Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jogadores do Arouca ficaram à porta do estádio

Lamentável!

O Arouca, que desceu ao III escalão do futebol português na última jornada, estará a preparar um pedido de insolvência e rescisão coletiva dos contratos de trabalho. Os jogadores, que ainda não receberam o mês de Abril e alguns prémios, apresentaram-se hoje no estádio para treinar mas ‘deram com o nariz na porta’, já que as instalações estavam fechadas. O Sindicado dos Jogadores de Futebol Profissional foi contactado e informou os jogadores que, até indicação em contrário, têm de se apresentar diariamente no local de trabalho. Recorde-se que o Arouca disputou a Liga Europa em 2016-17, mas nessa época, quando parecia que tinha a manutenção garantida, desceu de divisão, e o ano passado, apesar de ter mantido muitos jogadores, não conseguiu a subida.

53 Comentários

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 22, 2019 at 10:40 am

    Gestão de Carlos Pinto e do seu filho à frente deste clube sempre foi ridícula. Enquanto havia dinheiro estavam lá sempre, agora que a torneira fechou fogem a sete pés.

    Tiveram anos e anos para construir uma base sustentável para o futuro e não o fizeram, agora que o clube caiu desportivamente, não têm nada onde se agarrar.

    Nada fizeram pela comunidade, sempre foi o típico clube ”máquina de lavar”, portanto não me espanta este fim.

  • Brandao
    Posted Maio 22, 2019 at 1:19 am

    Entretanto o clube emitiu um comunicado a desmentir a situação… Vamos lá ver no que isto dá. De qualquer das formas, o FC Arouca tem uma estrutura muito deficitária, mesmo para 2ª liga.
    Por outro lado, boa oportunidade para equipas de 1ª liga adquirir jogadores a custo zero. Kiko, Massaia, Thales, Bukia, Fábio Fortes, Adílio e Malele são jogadores que podem encaixar perfeitamente em várias equipas.

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 21, 2019 at 9:30 pm

    Mais um belissimo exemplo de como a gestão de merceeiro é tolerada por uma liga cuja sua direcção e Presidente compactuam com isto.

    Vejo muitos comentários a pedir a redução do número de equipas como a solução mas apesar de isso poder ser feito (embora na minha opinião o número ideal para um país da nossa dimensão fossem 16) não iria resolver o problema maior que é a solvabilidade financeira dos clubes.

    Aqui uma simples certidão de não dívida é suficiente e daí vemos ciclicamente clubes mesmo de primeira liga a conseguirem inscrever-se sem o mínimo de condições.

    A liga terá que intervir e solicitar com carácter obrigatorio, garantias bancárias em que os clubes se comprometem a ter durante toda a época a sua situação regularizada com atletas, staff e demais intervenientes, sendo essa condição obrigatória para fundamentar a inscrição.

    Não o conseguindo fazer os clubes deveriam ser automaticamente despromovidos como acontece na maior parte dos países com o mínimo de seriedade.

    • afanzeres
      Posted Maio 22, 2019 at 12:15 am

      A Liga já tem regras de inscrição da equipa e jogadores, onde estas devem apresentar a sua situação regularizada e não apresentam. Podendo ainda em situações de divídas juntos dos credores ter algo que indica que se encontra regularizado ou existe um plano de pagamentos. Porém não sei se existe algum regulamento no qual o deve mostrar que o seu orçamento cobre as despesas para a época, seria interessante mas talvez os relatórios de contas teriam que ser processados de forma diferente.
      Portugal tem dimensão para 18 clubes, portugal não tem é dimensão de adepto local para dar sustento financeiro a todas as equipas, aliás todos os clubes que se encontram na primeira liga ou irão disputar tem dimensão populacional local para encher o seu estádio, enquanto a mentalidade do adepto não mudar não vai haver milagres.

      Saudações Avenses.

    • Estigarribia
      Posted Maio 21, 2019 at 11:32 pm

      Flavio,

      Tendo em conta a dimensão do nosso país, em vez de 16 equipas porque não termos o número de equipas do campeonato suíço, que penso serem 10? Ou isso é demasiado exagerado? É que tendo em conta que, além dos três grandes, do SC Braga e do Vitória de Guimarães, há mais equipas com projectos desportivos interessantes para termos esse número de equipas como na Suíça. É só uma sugestão o que eu aqui deixo.

      Saudações Leoninas

      • EmanuelFields
        Posted Maio 22, 2019 at 12:21 am

        Acho melhor termos um campeonato de 1ª Liga com 3 clubes e uma 2ª liga com 16, um 3ª Divisão semi-profissional com 4 séries de 18. O resto do entulho fica nas distritais e concelhios.

  • Chico
    Posted Maio 21, 2019 at 7:34 pm

    Ter mais olhos que barriga.

  • Ryovanni
    Posted Maio 21, 2019 at 7:09 pm

    Lamentável, mas não me surpreende nada. Enquanto houve dinheiro e vontade, o Arouca foi um clube com uma ascensão muito rápida, tendo atingindo o seu pico quando chegaram à Liga Europa. No entanto, as coisas começaram a correr mal e já vinha a notar que as ambições do Arouca estavam a diminuir (esta época pouco investiram). Este ato de fechar portas e pedir insolvência para não pagar ao seus credores é uma ação típica do Carlos Pinho e só surpreende quem realmente não o conhece a ele e ao filho.

  • Mike-UK
    Posted Maio 21, 2019 at 6:52 pm

    É apenas mais um capitulo no longo livro dos clubes profissionais a mais que existem neste país.
    Não temos expressão para dois campeonatos profissionais de 18 equipas cada, e é por isso que os nossos clubes estão atolados em estrangeiros de qualidade duvidosa, o que redundou na criação de equipas B (que em alguns casos herdaram os virus das equipas A) e na liga revelação cujo mérito e relevância tenho dificuldade em identificar.
    O campeonato português está dependente de Benfica e Porto lá fora para não se transformar numa cópia dos campeonatos Belga e Holandês, temos a mais valia de termos melhor prospecção, tirando isso estamos sujeitos a acabar do mesmo modo.
    Exigem-se menos clubes na primeira liga, mais jogos entre eles, um sistema mais dinâmico na atribuição de lugares europeus, definição de campeão e identificação de equipas relegadas e uma segunda liga mais competitiva, o que só se vai conseguir quando lá estiverem equipas que se vão arrastando ano após ano na primeira liga, com dividas, salários em atraso etc, e que facilmente conseguiriam colmatar essas situações caso recebessem empréstimos de excedentários de clubes primo-divisionários – sem desprimor, mas Boavista, Setúbal, Nacional prestariam um melhor serviço ao nosso futebol na segunda divisão do que na primeira.
    Todo o respeito para com os adeptos destes clubes, é somente a minha opinião.

    • Rev7
      Posted Maio 22, 2019 at 12:27 am

      Se o Boavista tivesse tido salários em atraso ao longo do ano, o Rafa Lopes não deixava a mensagem de despedida que deixou hoje no seu facebook. A direcção do Boavista no passado cometeu muitos erros de gestão e acabou punida fortemente por isso. Mesmo assim nunca declarou insolvência e está a caminho de pagar tudo o que deve. Nestes últimos meses foi provado com assistências que se viu no Bessa, que o Boavista tem tudo para ser um dos clubes mais estáveis e regulares da Liga. Precisa de um pouco mais de tempo, mas lá vai chegar. Se com o clube na ruína já era o 6º clube com maior assistência média em Portugal, imagina no futuro. Parece-me é que há pessoas que continuam com um fortemente desconhecimento da nossa liga e dos seus clubes e continuam a mandar postas de pescadas para encontrar soluções para uma liga que pouco ou nada sabem. Sabem dos seus clubes e se calhar nem desses sabem. O próprio Vitória tem hoje os seus problemas. Precisa de encontrar estabilidade, porque tem capacidade para crescer também. Arouca esse sim era um clube demasiado pequeno, de uma terra com pouca gente e este seria sempre o seu futuro.

    • David
      Posted Maio 21, 2019 at 10:18 pm

      Porquê o Boavista nesse lote?

    • panther1903
      Posted Maio 21, 2019 at 7:55 pm

      Falar de boca cheia sem saber nada dá nisto. Absurdo.

      O Boavista tem-se arrastado na últimas épocas? 8º nos últimos dois anos.

      O Boavista tem salários em atraso? Desde que subiu à primeira liga NÃO.

      O Boavista tem dívidas? Tem, estão a ser pagas mensalmente sob o âmbito de um PER, cumprido escrupulosamente.

      Empréstimos? Sabes quantos empréstimos tivemos esta época? 1, o Jubal do Arouca.

      Comentário que retrata perfeitamente o adepto de futebol português atual.

    • 100Clubismo
      Posted Maio 21, 2019 at 7:01 pm

      O Boavista é um clube histórico do fut português e extremamente estável na 1ª Liga. Não percebo o porquê de estar incluído nesse lote.

  • Amigos e bola
    Posted Maio 21, 2019 at 6:05 pm

    Para o ano descem aos distritais.

    Quem os viu e quem os vê…

  • Rafaa
    Posted Maio 21, 2019 at 4:44 pm

    Dos dias mais tristes da minha vida…

    Sou Portista nasci no Porto mas a minha namorada/familiares são de Arouca e como tal passo o meu fim de semana na minha terrinha.
    Aos fins semana ia ao estádio do Arouca feliz para ver os craques.
    A vírgula do Ceballos, a velocidade do Kayembe,o pé esquerdo do David Simão, o nosso tosco do Roberto, a luva sagrada do Braccali, o nosso capitão Nuno Coelho que limpava tudo, o nosso Baliu que andava bicicleta e com uma mão passeava o cão, o enorme Iuri Medeiros ai que qualidade e que nostalgia, Maurides e Walter González era Messi e Ronaldo mas numa versão ligeiramente inferior. O nosso Lito Vidigal <3, Vítor Oliveira que esteve presente na nossa subida e levou Arouca a festejar de forma efusiva a subida à 1 divisão.
    Vou guardar para sempre a memória de ver o Benfica, Porto, Sporting a jogar no nosso estádio e de ser o único a gritar Goloooo num jogo contra o Benfica com ar de mau e a azia dos benfiquistas a olhar para mim, mas o resultado final é o menos :)
    Vou guardar para sempre o bilhete porque eu estive presente no Arouca Heracles jogo a contar para a Liga Europa, nem que seja o meu último olhar do clube…

  • José S.
    Posted Maio 21, 2019 at 4:33 pm

    Lamentável é que se chegue a este ponto.
    Eu obrigava a que tudo fosse auditado e revisto, para além da liga e FPF terem muitas responsabilidades nisto.
    Há que criar sistemas para que não aconteça.
    Por muita carolice que existe tem de haver um mínimo de controlo.
    Já não falo na injustiça financeira e por consequência desportiva a ir por aí dá panos para mangas.

  • FVRicardo
    Posted Maio 21, 2019 at 3:28 pm

    Que tristeza… Os dirigentes do clube não têm a noção que representam uma comunidade (por muito pequena que seja). Isto não se faz!

  • offtopicguy93
    Posted Maio 21, 2019 at 3:19 pm

    Como é possivel isto ainda acontecer?

    Mas os clubes não sao auditados correctamente? A liga ainda permite que isto aconteça? Mas somos um pais de 4º geração?

    • Pedro Salgado
      Posted Maio 21, 2019 at 4:14 pm

      Os clubes são auditados como foram o BES e o Lehman Brothers, bancos apresentados como sólidos pouco antes de implodirem.

    • AngeloGJ
      Posted Maio 21, 2019 at 4:03 pm

      Ja ouviste falar de auditoria feita a alguma clube? Faco essa pergunta de forma seria, em relacao ao pais de 4 geracao, ainda ta dificil compreender que se Portugal fosse transportado para a America do Sul, Africa ou Asia Portugal seria um pais de terceiro mundo?

  • AngeloGJ
    Posted Maio 21, 2019 at 3:16 pm

    Nao sei ate que ponto Portugal, um pais com apenas 10M de habitantes (inferior a populacao de muitas capitais pelo mundo a fora) nao tem demasiados clubes de futebol, entendo que alguns clubes sao representantes locais das varias comunidades espalhadas pelo pais, mas sera que neste momento, em 2019 com um pais estagnado economicamente e socialmente a Federecao ou Liga (nao sei qual é o orgao responsavel por fiscalizar aptidao dos clubes para serem profissionais) nao deveria seriamente ponderar nos proximos 5 anos reduzir o numero de equipas profissionais em Portugal atraves de uma forte exigencia nos requisitos necessarios para inscrever uma equipa profissional (garantias de estabilidade financeira e capacidade em cumprir com os compromissos, aptidao dos estadios para realizacao de jogos profissionais e etc ), penso que a funcao da Federacao/Liga em primeiro lugar é preservar o bem estar dos participantes (jogadores e treinadores que sao pessoas com responsabilidades) e aumentar a exigencia na hora da inscricao poderia seriamente resolver alguns dos problemas que muito se fala no mundo do futebol em Portugal, acredito que se isso fosse feito em 5 anos o numero de equipas na primeira liga e segundo liga diminuiriam, haveria menos clubes mas clubes financeiramente mais saudaveis sendo que seria possivel aumentar o numero de premios para cada clube ja que haveria menos participantes, melhores jogadores a circular, maior competitividade e os campeonatos seriam mais interessantes.

    Ficando em Portugal :

    Primeria liga com 14 equipas + Play Offs
    Segunda Liga com 16 equipas + Play offs
    Liga Revelacao igual ao que ja é (14 equipas + play offs )
    Campeonatos Nacionais igual ao que ja sao.

    Penso que o maior entrave neste momento para a evolucao deste ideia em Portugal é a existencia de uma Liga de futebol, talvez seja hora de acabar de vez com a Liga e dar a Federacao toda a responsabilidade como é feito em varios paises com sucesso, o excesso de instituicoes é um cancro serio que tem matado lentamente Portugal

    • FVRicardo
      Posted Maio 21, 2019 at 5:11 pm

      Acho que a medida de reduzir a Liga para 16 ou 14 clubes tem de ser levada a sério por todos. Para mim seria para 14 com 32 jornadas (26 jogos na fase regular e 6 na fase de campeão e fase de descida). Atribuía 1 lugar europeu ao vencedor da Taça da Liga disputava-se por eliminatórias como a Taça de Portugal.
      Obrigaria também os jogos do campeonato a decorrerem ao sábado e domingo com começo entre as 14h e as 18h.
      Colocava em prática a centralização dos direitos televisivos.

    • Tsubasa
      Posted Maio 21, 2019 at 4:08 pm

      Concordo com quase tudo, excepto a medida dos playoffs, pois os playoffs não premeiam a melhor equipa do ano, mas premeiam sim a equipa em melhor momento em Abril e Maio que é quando se decidem os mesmos, e isso vai contra o conceito de uma prova de regularidade que visa premiar a melhor equipa ao longo do ano… Pelo que mantinha a prova de regularidade sem playoffs, mas reduzia para 12 clubes, sendo 3 voltas todos contra todos que daria 33 jornadas, mais 5 jornadas finais divididas pelos 6 primeiros e pelos 6 últimos, daria um total de 38 jornadas

      De resto concordo com tudo, face à população que temos e a distribuição da mesma e pelos vários clubes não faz sentido haver tantos clubes, há uma clara disparidade entre a procura e a oferta, sendo a oferta muito superior à procura, quando assim é deve-se ajustar, é assim em qualquer actividade e no futebol não deve ser diferente

      • Tiago_Sa
        Posted Maio 21, 2019 at 11:32 pm

        Basta pesquisar um bocado sobre o crescimento do sistema de playoff nas ligas europeias para perceber que o teu argumento dos playoff não é de todo verdade…
        Alias das 12 ligas europeias que tem o sistema de playoff incorporado, em nenhuma delas os pontos são reduzidos a zero. NENHUMA! Ou são divididos para metade, ou simplesmente mantidos (formato seguido pela maioria e que devia ser seguido pela liga). Pelo que a perda do campeonato por parte do líder da fase regular só vem por demérito nos confrontos contra os restantes membros do playoff campeão, face ao mérito do vencedor.

        • Tsubasa
          Posted Maio 22, 2019 at 12:00 am

          O sistema que falas foi o que eu propus e isso não é playoffs….playoffs é algo completamente diferente, são equipas jogaram em estilo “mata-mata” como na NBA, etc…

          O que estas a falar, foi o que eu propus logo ao inicio

    • offtopicguy93
      Posted Maio 21, 2019 at 4:07 pm

      A islandia tem 400 mil habitantes e tem uma divisão com 14 clubes…

      • Judge_Dredd
        Posted Maio 21, 2019 at 4:48 pm

        A Islandia trabalha quase exclusivamente em formação daí os resultados subirem ao nivel de selecção.
        Em termos domesticos não tem qualquer expressão

      • Tsubasa
        Posted Maio 21, 2019 at 4:14 pm

        E os estádios na Islândia estão vazios e os clubes são fracos, mas a Islândia não é exemplo para nada, com 400 mil habitantes terá sempre clubes fracos e estádios vazios..

        A que ponto queres chegar com o exemplo Islandês?

        • offtopicguy93
          Posted Maio 21, 2019 at 4:53 pm

          Que o numero de habitantes não pode influenciar o nº de equipas existentes num campeonato… acho que a estratégia não pode passar por ai! Já foi aqui debatido no Blog, e é sabido por todos que exisem zonas do pais onde há mais clubes com capacidades de terem um bom projecto e ambicionarem chegar ao 1º escalão do futebol nacional, possivelmente por se encontrarem em zonas geográficas onde existem mais pessoas e consequentemente mais poderio económico….

          Eu sou alentejano, e adorava ver 1 ou 2 equipas do Alentejo na 1º divisão, mas a verdade é que é algo impossivel… o clube “O Elvas” ou o “Campo Maior” tiveram na primeira divisão quando tinham poder para segurar os melhores jogadores e fazer investimentos controlados para terem projectos sustentados… mas nos dias de hoje, até no futebol de formação é impossível segurar jogadores… se aparece 1 ou 2 jogadores bons nos iniciados do Elvas, o benfica e o sporting começam logo a sondar o jogar e passado 1 ano já não está em elvas, o que torna impossível competir com esses clubes, e só estou a falar do futebol formação, nada de profissionalismos!! Ora, se o problema começa no futebol formação, diz-me o que é que a população tem a ver com a competitividade? Os problemas são outros… além de que ninguém quer investir num clube alentejano a não ser, por exemplo, um comendador da terra tipo “Nabeiro” que investe milhoes o Campomaiorense e consegue levar a equipa para a 1º divisão, só isto!

  • Eder26
    Posted Maio 21, 2019 at 2:55 pm

    Enquanto uns recebem 42M por entrar numa competição, outros vão comendo as migalhas que caem. E a única ação que vejo da Liga e da FPF é um fechar de olhos a tudo isto.

    • Tsubasa
      Posted Maio 21, 2019 at 4:11 pm

      Mas o que é que a Liga/FPF podem fazer? Chegam ao pé da UEFA e obriga-a a baixar os prémios de entrada na Champions?

      O que a UEFA faz nas suas competições não diz respeito à Liga/FPF…

      • GoncaloB
        Posted Maio 21, 2019 at 8:50 pm

        A liga/FPF poderia fazer o forcing para centralizar os direitos, o que automaticamente aumentaria o dinheiro recebido por direitos televisivos de todos os clubes fora grandes (e talvez o Braga/Guimaraes).

        • w0bbly
          Posted Maio 22, 2019 at 9:41 am

          E isso tem a ver zero com a UEFA. O que dizes está certo mas tem zero a ver com a UEFA. Centralizar os direitos televisivos é uma coisa. Distribuir o dinheiro da Champions por todos é outra

  • Farinheira
    Posted Maio 21, 2019 at 2:54 pm

    Era até ao dia que o presidente quisesse. Não é obrigado a continuar a investir para além desta época, mas pelo menos tem que pagar os salários até ao término dos contratos.

  • 100Clubismo
    Posted Maio 21, 2019 at 2:50 pm

    Esta insolvência do Arouca é uma grande oportunidade para algumas equipas aproveitarem e pescar aqui alguns jogadores com qualidade para alguns clubes de Primeira, como Bukia, Jubal, Cephas Malele e Ericson.

  • GoncaloB
    Posted Maio 21, 2019 at 2:50 pm

    Não esperava melhor desta direcção.

  • pdomingues
    Posted Maio 21, 2019 at 2:44 pm

    Tiveram futebol de 1ª graças aos senhores do dinheiro.
    Perderam o futebol graças aos senhores do Dinheiro. E pronto, menos 1 clube para a historia.

    Mais valia fazer uma cena à NBA. 18/20 equipas melhor espaçadas no território e esta seria a Nata do Futebol português. Não havendo descidas o unico objectivo é apontar ao topo.

    Para o restante futebol, dito amador, criava-se a 1ª liga, a funcionar nos Moldes que existem hoje em dia.

  • golias
    Posted Maio 21, 2019 at 2:44 pm

    O presente envenenado da liga europa tramou o Arouca. Que sirva de exemplo para outros. Ao que parece, por exemplo, o Moreirense não se inscreveu para as provas da UEFA…

    • offtopicguy93
      Posted Maio 21, 2019 at 4:08 pm

      Depois desse presente houve um presidente que deixou de “apoiar” o Arouca, porque o arouca começou a fazer frente ao clube desse mesmo presidente… sem referir que apareceram outros “afilhados”…. portimoneses etc etc

  • Ramon Caetano
    Posted Maio 21, 2019 at 2:43 pm

    No dia em que se confirmou a descida do Arouca ao CNS, pensei que algo assim podia acontecer. É um clube sem estrutura, sem massa adepta que viveu alguns bons anos pela aposta de um presidente que é um construtor civil com empresas sólidas financeiramente.

  • Estigarribia
    Posted Maio 21, 2019 at 2:40 pm

    É verdade que o Arouca tem salários em atraso? Estou a perguntar porque nunca vi uma notícia sobre isso e a única que vi sobre um eventual fecho de portas foi quando um dirigente do Arouca, já não me recordo se foi o Carlos Pinho ou Joel Pinho (director desportivo), disse que se descessem ao CPP iriam fechar as portas.

    Ainda assim é lamentável que um clube como Arouca, que andou pela 1ª Liga e até na Liga Europa, tenha chegado a este fim lamentável.

    Saudações Leoninas

    • Rev7
      Posted Maio 21, 2019 at 4:40 pm

      Não é só o Arouca com ordenados em atraso. Há mais e não esperes pelos jornais. Hoje em dia o interesse dos media é quase exclusivamente só pelos 3 grandes. Antigamente ainda mandavam jornalistas aos clubes pequenos para seguir treinos e saber novidades, hoje em dia nada. Por isso há clubes na I e na II Liga que têm dificuldades em pagar ordenados. Muitas vezes basta ver atitudes dos jogadores em campo em vários jogos para se perceber que há problemas nos clubes. Se fores esperar por blogues ou jornais, nunca vais saber.

  • Marega
    Posted Maio 21, 2019 at 2:39 pm

    Isto não se faz!
    Vergonha

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 21, 2019 at 2:36 pm

    É como o Boavista. Terá dado um salto maior que perna.
    É uma queda a pique.
    Um alerta para todos.
    Crescer sim, mas com sustentação.

    • Rev7
      Posted Maio 22, 2019 at 12:33 am

      Um pouco diferente. O Boavista deu mesmo um salto maior do que devia, oferecendo ordenados e fazendo negócios ruinosos. Este caso é o mais um investidor que deixou de por lá dinheiro.

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 22, 2019 at 12:05 pm

        O princípio geral é o mesmo: manter equipas a competir a um nível para o qual não têm sustentação. Deve-se crescer aos poucos e com base.

    • GuGu
      Posted Maio 22, 2019 at 12:25 am

      Sabes, ao menos, o motivo pela descida de divisão do Boavista?

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 22, 2019 at 12:04 pm

        Sei. Oficialmente foi uma punição desportiva, mas na prática o clube desceria devido à situação calamitosa a nível financeira. Ameaçaram inclusive fazer greve e não jogar. Os jogadores estavam a perder jogos sistematicamente e o clube desceria na mesma. Até poderia descer por falta de comparência ao fim de três jogos. Quando falei de um salto maior do que a perna, falei genericamente de um clube que chegou ao top e caiu pouco depois, por ter querido competir a um nível para o qual não tinha sustentabilidade. Não falei apenas desse ano em concreto.

        • GuGu
          Posted Maio 22, 2019 at 12:37 pm

          Ok! Parece que estás mais a par que eu kk! Só sabia da parte da punição, já o futebol que praticavam e a nível de gestão do clube não fazia ideia.
          Mas sendo assim, resta me agradecer pelo esclarecimento!

    • Estigarribia
      Posted Maio 21, 2019 at 4:17 pm

      Joga_Bonito,

      Tudo dito. Até te posso dar um exemplo de um clube que está ser bem gerido e que não dá passos maiores que a perna (e já agora aproveito para ‘puxar a brasa à minha sardinha’): SC Covilhã. Os clube da Serra da Estrela todas as épocas investe em jogadores de baixo custo, quer nos distritais, quer nos campeonatos menores do Brasil e até no Campeonato de Portugal Prio, e muitas vezes consegue ter equipas competitivas na 2ª Liga.

      Ainda à quatro anos, na época em que o SC Covilhã falhou por 1 ponto a subida à Liga NOS, o Erivelto, jogador na altura contratado ao Madureira, acabou por ser o melhor marcador da 2ª Liga com 23 golos (os mesmos de Tozé Marreco na altura no Tondela).

      Na 2ª Liga há muitos poucos clubes com gestões equilibradas e todas as equipas querem ir ao pote (leia-se lutar pela subida) muito depressa e muitas vezes endividam-se e metem-se com empresários pouco claros. Atlético, Beira-Mar ou Olhanense são os melhores exemplos daquilo que não se deve fazer.

      Saudações Leoninas

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 21, 2019 at 4:53 pm

        Sinceramente, acho que a Liga deve controlar melhor isto. Deve haver de facto inibição de contratação de jogadores por parte de quem tenha dívidas. Alguém pensa nos jogadores que são pais de família e ficam sem sustento? E ainda há a questão desportiva.
        Deve haver melhor auditoria, sobretudo o conhecimento público das contas para se perceber como um clube que há 3 anos estava no topo está agora nisto.
        Um clube com dívidas que absorvem as receitas anuais não pode contratar indiscriminadamente. Aliás, a vinda de muitos jogadores estrangeiros nos últimos anos para as II e III Divisão cheira-me a golpada. Esses atletas desconhecem por completo a realidade social desses clubes e é muito fácil virem cair no conto do vigário. Ao passo que os jogadores nacionais já conhecem melhor a realidade e sabem quem paga a tempo e horas e quem não. E também conhecem bem o enquadramento jurídico de Portugal e saber-se-ão defender melhor. Há autênticos casos que serão de conto do vigário para jogadores que vêm de fora.
        Acho que é preciso actuar de forma mais severa nisto. Agora temos jogadores sem contrato e miúdos da formação sem clube.
        Veremos que fará a Liga.

  • shikabala1906
    Posted Maio 21, 2019 at 2:29 pm

    Quando se prepara (e se investe) uma época para subir e se desce, é o que acontece…

Deixa um comentário