Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Arsenal cobiça o médio que diz ser o melhor do Mundo; Jémez não vai entrar na dança dos treinadores; França quebra jejum que durava desde a geração Benzema

O ano passado disse ao “Bild” que era o n.º 1 entre os médios. “Sou o melhor do Mundo porque ninguém defende como eu e, ao mesmo, tempo, marca tantos golos”, afirmou o internacional chileno. Mas curiosamente esta época teve uma prestação algo discreta, pelo menos para o nível que nos habituou (em 2013-14 tinha sido o 3.º melhor marcador da Vecchia Signora e em 2012-13 o melhor). 


De acordo com a imprensa inglesa, o Arsenal está a tentar fechar a contratação de Arturo Vidal. O médio da Juventus na época passada foi fortemente cobiçado pelo Man Utd mas este ano, segundo a imprensa italiana, o finalista da Champions parece mais disponível para vender o chileno. A ideia da Vecchia Signora é forçar a permanência de Pogba nem que para isso seja necessário abdicar de Vidal. Por outro lado o Arsenal conta com o factor Alexis Sanchez, que até tem o mesmo empresário de Vidal, para convencer o médio. Em Inglaterra dão conta que os Gunners podem garantir o chileno por 30 milhões sendo que estão disponíveis para lhe pagar cerca de 120 mil euros por semana.


Surpreendente, já que podia ser uma boa solução para vários emblemas (Sevilha, Marselha e até clubes portugueses) – Paco Jémez está “fora do mercado”. Depois de alguma especulação, o treinador de 45 anos decidiu renovar o contrato com o Rayo Vallecano, onde tem realizado um excelente trabalho, até 2016. 
Os gauleses não venciam a competição desde 2004, na altura a geração de Benzema, Ben Arfa, Nasri e Menez derrotou a Espanha de Piqué, Fàbregas, Capel e Javi Garcia na final – A França é a nova campeã da Europa de sub-17. Os franceses bateram a Alemanha no jogo decisivo, por 4-1. Um resultado que até podia ter sido mais expressivo não fosse a boa exibição do guarda-redes Frommann. Odsonne Edouard foi a grande figura da partida ao fazer um hattrick. O avançado do PSG, muito poderoso fisicamente (à semelhança de quase todo o conjunto gaulês o que neste escalão faz a diferença), sem surpresa ganhou o prémio de melhor jogador e marcador do torneio, com 8 golos. E à partida tem tudo para ser um dos principais nomes do Mundial da categoria, que se disputa no Chile. Quanto à Alemanha, é a 3.ª final perdida nos últimos 5 anos, mas alguns elementos deixaram boas indicações, principalmente o capitão Felix Passlack.

0 Comentários

  • Kacal I
    Posted Maio 22, 2015 at 7:03 pm

    Não há duvidas que o Vidal é um dos melhores médios do Mundo e também dos mais completos, tem capacidade para jogar em qualquer clube e campeonato, se é o melhor ou não é discutível mas é positivo termos confiança em nós próprios e só nos torna mais fortes e com mais vontade de melhorar e triunfar.

    O Arsenal já conta com Ramsey e Wilshere no plantel e precisam mais de um MDF, no entanto já houve jogos em que o Wenger utilizou um duplo-pivot sem MDF e acho que o chileno pode formar uma dupla consistência e equilibrada com o Ramsey, além disso há um historial de lesões de Ramsey e Wilshere e o Vidal é um jogador de alta rotação e que joga muitos jogos por época, se for bem gerido é jogador para durar a época toda a grande nível, sendo que pode ser um jogador-chave no meio-campo dos "gunners", há outras opções mais apropriadas para o meio-campo e outras posições a reforçar também, agora o Vidal seria sempre um excelente reforço.

    • AC
      Posted Maio 22, 2015 at 7:07 pm

      E não esquecer que Wenger ainda tem à disposição o promissor Coquelin… O arsenal ficaria com um meio campo de alta rotação!

    • Kacal I
      Posted Maio 22, 2015 at 7:18 pm

      AC,

      Exacto, há ainda o Coquelin, se contratarem o Vidal ficam com várias hipóteses de duplas no meio-campo como Coquelin/Vidal (com Ramsey ou Wilshere também), )Vidal/Ramsey ou Vidal/Wilshere, ficam com apenas um MDF mas o meio-campo fica consistente e equilibrado com várias soluções, o chileno seria um excelente reforço.

    • Anthony Miguel
      Posted Maio 22, 2015 at 7:33 pm

      O Vidal era uma excelente contratação por parte do Arsenal, e não há duvidas de que é um dos melhores naquilo que desempenha em campo (box-to-box). Agora será que é de um jogador assim que o Arsenal precisa? Na minha opinião não. Para esse papel já existe o Ramsey que eu aprecio bastante, e até mesmo o Wilshere que sendo um jogador diferente, também faz a posição com excelente qualidade (isto quando não está lesionado). Já para não falar no Cazorla que hoje em dia é mais um 8 do que um 10, e por isso também faz a posição muito bem.

      O que faz mesmo falta a esta equipa é uma âncora estilo Coquelin, mas com mais capacidade com bola nos pés, e melhor ocupação de espaços. Imbula, Schneiderlin ou Kondigbia penso que seriam excelentes opções para o meio campo dos Gunners.

    • Anónimo
      Posted Maio 22, 2015 at 7:35 pm

      Gostaria de ver Vidal em Madrid, no Atlético; um meia no estilo de Simeone gosta e seria um grande upgrade, não desmerecendo Gabi ou Tiago.

      Rodrigo Puskas

    • Kacal I
      Posted Maio 22, 2015 at 8:01 pm

      Anthony Miguel,

      O teu comentário é em geral ou em resposta ao meu?

      Quanto ao que dizes, subscrevo, como disse no meu comentário já há Ramsey e Wilshere, é preciso um MDF com capacidade física e defensiva mas que também tenha qualidade com bola nos pés, agora o Vidal é um médio que fisicamente e defensivamente é muito mais consistente que Ramsey e Wilshere, sendo que no resto também é muito bom e portanto seria sempre uma excelente contratação do Arsenal.

      Rodrigo Puskas,

      Concordo, no Real é possível mas duvido que aceite ir para o Atlético.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 22, 2015 at 8:09 pm

      Kakal

      Foi o que falamos antes este sim é um médio que o Arsenal precisa um verdadeiro médio intenso de alta rotação gostava muito que se concretiza se esta contratação depois ficaria a faltar um central de top avançado de top e um médio mais defensivo

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 22, 2015 at 8:11 pm

      O Imbula gosto muito dele mas não para médio defensivo para 8 sim médio defensivo perde se muito na ocupação dos espaços exagera tanto nos passes de risco mas como a saida de bola na zona de pressão mas tem tudo para ser top na posição 8

    • Anthony Miguel
      Posted Maio 22, 2015 at 8:33 pm

      Kacal,

      Era um pouco dos dois, era só a minha perspetiva sobre a noticia :)

    • Kacal I
      Posted Maio 22, 2015 at 9:02 pm

      Filipe Ribeiro,

      Exacto, um médio intenso de alta rotação é o que falta ali no Arsenal, se conseguissem o Vidal mais um DC, um MDF e um PL já ficavam mais fortes e com mais hipóteses de disputar o titulo até à última.

      Um extremo também não seria mal pensado porque só há Sánchez, os restantes são propícios a lesões (Walcott e Chamberlain) e não gosto de ver Ozil ou Cazorla na ala.

      Quanto ao Imbula, tenho a mesma opinião.

    • Kacal I
      Posted Maio 22, 2015 at 9:44 pm

      Anthony Miguel,

      Ok, na boa, apenas me pareceu o teu comentário em geral e daí a minha pergunta, estamos de acordo. :-)

  • Zizou
    Posted Maio 22, 2015 at 7:14 pm

    Foi a selecção de sub 17 do Congo ou da Costa do Marfim que ganhou o europeu ? Está a ficar tudo muito desvirtuado…

    • João Magalhães
      Posted Maio 22, 2015 at 7:29 pm

      Incrível, mas é o estado da globalização. Dando o exemplo da Bélgica sub16, que perdeu há dias com Portugal, entraram em campo com jogadores de origens Polaca, Mexicana, Croata, Congolesa etc.
      Uma autêntica sociedade das nações.

    • António Tonga
      Posted Maio 22, 2015 at 7:31 pm

      Uau este seu comentário é algo de especial e banal ao mesmo tempo, ainda mais quando o seu username é Zizou…

    • João Lains
      Posted Maio 22, 2015 at 8:18 pm

      Não te aflijas, porque ao mais alto nível, a cabeça ainda prevalece sobre o corpo. Aliás, são cada vez menos os jogadores africanos ou de ascendência africana entre os melhores futebolistas do mundo. Pogba, Kompany, Lukaku, Touré, Bony e Matuidi. Apenas meia dúzia de jogadores num universo de 100, sendo que apenas Touré concluiu a sua formação em África.

      E esta é uma questão bastante pertinente que surgiu após as polémicas declarações de Sagnol, treinador do Bordéus, que afirmou em Novembro: «A vantagem do jogador tipicamente africano, é que não é caro e geralmente está pronto para a luta. Podemos considerá-lo forte no terreno. Mas o futebol não é só isso, é também técnica, inteligência, disciplina. É preciso um pouco de tudo.»

      Não confundam este comentário com racismo. O importante é não cairmos em generalizações. Por exemplo este problema já não acontece com os países da África Branca ou do Magrebe. Tudo isto está relacionado com a diferença entre os níveis de profissionalismo do futebol na Europa e em África, condicionado por todos os problemas de índole política, social e económica que os países africanos enfrentam.

    • Zizou
      Posted Maio 22, 2015 at 8:35 pm

      João Magalhães, é mesmo incrível !
      Sinceramente não sei que posição tomar, é um assunto complicado… Mas tenho a certeza que este caminho percorrido por esta Europa liberal e do "politicamente correcto" no âmbito do abrir as fronteiras sem qualquer tipo de controlo ou selecção não é de todo o melhor, e daqui a umas décadas é que se irá ver as alterações e os problemas que isto irá criar. Na moral do politicamente correcto quem diz tal coisa é rotulado de xenófobo ou racista, o que não é de todo o caso. É mesmo um problema a médio/longo prazo as proporções que a globalização está a tomar. O caso mais grave poderá mesmo ser em França, quando dentro de poucas décadas haverão mais muçulmanos em França que os próprios franceses, o que por consequência irá originar forças políticas muçulmanas, que com certeza irão ter eleitores suficientes para ganhar uma eleição. Uma invasão disfarçada e apenas tolerada pelo "politicamente correcto" europeu. Agora pensa no problema que isto pode dar…
      Imigração sim, mas devidamente controlada , não pode ser como hoje em dia. O que se vê nos dias de hoje é uma autêntica de invasão. A Europa não pode, não consegue nem tem a obrigação de albergar o mundo inteiro que muitas das vezes vive em condições muito piores. O que era digno era melhorar as condições de vida dessas populações nesses mesmos países para estes povos não terem de emigrar.

      António Tonga, porque é um comentário especial e banal ao mesmo tempo? É um facto, e se fosse francês etnico/nativo não me iria identificar com a minha selecção. Nem é de todo uma representação que orgulhe um francês comum, já que a selecção praticamente não tem franceses no 11 inicial.
      E não ligues ao nick, nada tem a ver com o assunto. Se calhar tu é que estás a fazer uma confusãozinha, e eu sei qual é…

    • João Lains
      Posted Maio 22, 2015 at 8:39 pm

      Em relação aos jogadores em questão, creio que o mesmo já não se aplica porque nasceram na Europa, cresceram na Europa e completaram todas as suas etapas de formação aqui. Posto isto, a tendência é para que apareçam cada vez mais Pogba's.

    • Zizou
      Posted Maio 22, 2015 at 8:58 pm

      Concordo contigo João Lains. Mas ainda assim acho que há genes que podem ter influência nisso e não apenas os problemas de índole política, social e económica. Acho que está provado, que os Africanos na generalidade tem menor capacidade de concentração que um Branco ou um Asiático, por causa da evolução… Houveram mutações genéticas que influenciaram fisicamente e mentalmente o homo sapiens que migrou para as áreas da Ásia e da Europa. Não somos todos iguais como nos fazem pensar… É perigoso explorar isto, mas as pessoas não podem ser idiotas e cair em ideologias fascistas. Há que ter respeito por todas as raças e as mesmas conviverem pacificamente sem preconceitos preservando o seu património genético.

    • João Magalhães
      Posted Maio 22, 2015 at 9:59 pm

      Por acaso é um tema que considero interessante e se repararem o ritmo de crescimento populacional em grande parte dos países da europa é progressivamente decrescente. Neste momento, no nosso país, cada mulher tem em média 1,22 filhos, sendo que o primeiro nasce aos 29 anos. Se tudo se mantiver constante – e é de o prever -, em 2100, Portugal terá uma população de 2 milhões de pessoas. Como é que vamos contornar isto?
      Provavelmente, a melhor forma é mesmo abrir as fronteiras, receber povos dos PALOPS, e de outros destinos que não partilhem a nossa língua. Por mais que isto desmistifique o conceito de país e identidade de um determinado espaço, a realidade é que o mundo está em constante mutação. Não podemos ficar agarrados a um passado se o presente nos indica um caminho diferente e as respostas têm que ser, por conseguinte, distintas.

      Quanto ao número de jogadores africanos na europa, tenho que concordar com o Lains. A grande diferença está no local onde fazem a formação e nos estímulos que aí recebem. Se forem enquadrados nesse ambiente mais profissional, conseguem "pensar" como os restantes e, porventura, conciliar isso à tal maior força física.

    • Zizou
      Posted Maio 23, 2015 at 12:53 am

      João Magalhães, entendo o que dizes. Mas a melhor solução não seria o Governo português criar condições para aumentar a natalidade ? Acho que a solução passa por aí… Já houveram muitas crises destas na natalidade e deu-se a volta por cima com a execução de políticas a este favor. Agora a questão é que a qualidade política neste país e na própria europa é uma desgraça… Não é apenas corrupção ou egoísmo da parte deles, muitas vezes é mesmo estupidez e incompetência… Ainda assim , há países europeus que têm uma taxa de natalidade bastante positiva, como é o caso dos países nórdicos, Alemanha , Áustria, por aí… É preciso é dar condições para que isso aconteça, neste país é impossível alguém pensar em ter mais que 1 filho, ás vezes nem um… Com a média de ordenados que temos, com a carga de impostos, despesas, taxa de desemprego, etc, é impossível haver um ambiente fértil para a natalidade… É o maior problema do país hoje em dia, mas só se fala na dívida e ninguém faz nada por este assunto. Esta apatia dos povos , sobretudo o português, para defender o que é seu é uma vergonha…

    • Scott_23
      Posted Maio 23, 2015 at 12:57 am

      Desde 2006 que a selecção principal francesa é constituida maioritamente por jogadores de cor portanto isto já nem é novidade.

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 23, 2015 at 1:16 am

      O problema é que estes africanos não tiram o lugar no futebol profissional onde a cabeça prevalece sobre o físico, mas tiram nas camadas jovens. E quantos jovens promissores se calhar nunca chegam a jogar para jogarem estes? Quantos bons profissionais se estarão a perder? E depois o outro grande problema, é que qualquer coisa que se diga de mal contra africanos é confundido com racismo, como o Sagnol muito bem sabe. Mesmo dando uma opinião baseada em factos, é impossível defendermos a nossa ideia porque somos logo apelidados de xenófobos e racistas.

    • António Tonga
      Posted Maio 23, 2015 at 1:21 am

      Zizou, não podes deixar de reparar que é curioso, emitir este tipo de comentários, quando o seu username é este, sem querer recorrer a uma lógica bacoca, mas não é estranho um username que dá pelo nome de Zizou falar da desmistificação da selecção francesa por esta "africanização" dos blues, por razões óbvias claro.

      Quanto a este problema o João Lains frisou acertadamente que os jogadores africanos (formados em África) raramente têm cultura de jogo, mas ainda assim posso refutar com os casos do Sadio Mané, Yanick Bolasie e o clássico Gervinho, que constituem lufadas de ar fresco no marasmo do futebol europeu (jogadores por vezes anárquicos)

      Quanto aos afro gauleses, são na minha opinião franceses como os outros, e isto vem da história, as potências coloniais europeias iniciaram este processo de mundialização, é perfeitamente exequível que os elementos das ex-colónias optem pela vida na metrópole, agora os modelos de assimilação destas massas é que podem diferir de país para país.

    • António Tonga
      Posted Maio 23, 2015 at 2:02 am

      Ainda de acrescentar que os franceses não se devem ter importar muito quando tinham 9 jogadores de grupos étnicos africanos em 1998 e 8 jogadores em 2000, quando arrebataram o mundo, falo jogadores da craveira de Desailly, Thuram, Zidane, Henry, Vieira, Karembeu. E apesar de tudo em 2006, nem vale a pena estar a referir o número de jogadores de origem africana nesse ano, também não devem ter ficado muito tristes, de referir que a França antes desta "africanização" não era uma potência(a meu ver) do futebol.

      João Lains, penso que o número de jogadores de grupo étnico africano nos 100 é um pouco maior, se Lukaku entra Benteke também entra, Gervinho também não pode ficar para trás, Boateng também arrepia caminho havendo jogadores como Delph, Aurier, Wellbeck, Sturridge, Evra, Mandanda, Sissoko entre outros que não me vêm à cabeça, que se não estão na elite andam pertíssimo! Depois ainda temos os jogadores sul-americanos de grupo étnico africano.
      Isto claro que numa escala, pode até dar 1 em 10, mas quem é conhecedor dos contextos económico-sociais facilmente vê a luz.

    • António Tonga
      Posted Maio 23, 2015 at 2:03 am

      João Magalhães, abordagem interessantíssima!

    • João Lains
      Posted Maio 23, 2015 at 10:25 am

      António, mas o Sadio Mané, o Bolasie e o Gervinho são artistas e ainda bem que podem ser considerados jogadores anárquicos. O futebol de rua também faz falta, sobretudo num período em que se fala de um jogo cada vez mais robotizado.

      Em relação aos jogadores que eu referi, baseei-me nos 100 jogadores mais valiosos segundo o portal Transfermarkt e só deixei o Mangala para trás (para não desencadear discussões paralelas). Mas posso te dar outro exemplo. Na lista de 23 nomeados para a Bola de Ouro, Touré e Pogba eram os únicos jogadores de cor. Nos 100 melhores para a revista FourFourTwo, o número não ficava pelos 10, e o Touré era o único que aparecia nos 30 primeiros.

    • João Magalhães
      Posted Maio 23, 2015 at 11:50 am

      Zizou,

      Mas já há incentivos à natalidade e a tendência não se altera, porque isso não é suficiente. Há toda uma envolvente que não incentiva a ter filhos, desde a maior informação, à profissionalização da mulher que coloca a carreira profissional à frente e claro à falta de meios financeiros. Eu não me acredito que seja assim que vamos inverter a tendência. Os exemplos que dás são muito mais remotos e esses choques na população foram mais por desastres naturais ou emigração em massa. Não estou a ver ninguém, nos próximos 20 ou 30 anos, a ter 6,7 filhos como muitas famílias tinham no passado, mas já estou a entrar um bocado em off-topic.

      Quanto ao resto, é preciso pensar duas vezes antes de escrever qualquer coisa sobre isto, porque se eu chegar aqui e disser que os jogadores africanos são pouco inteligentes, ou que pensam pouco, pode ser entendido por muitos sentidos. É uma questão de escolher as palavras certas.

    • António Tonga
      Posted Maio 23, 2015 at 12:26 pm

      João Lains, não posso deixar de dar-te a razão. Como disse anteriormente, o rácio continua a ser por alto um 10 para 1, isto prende-se ao facto, dos grupos étnicos africanos, além de estarem fragmentados por muitas partes do globo, ainda sofrem de inúmeros problemas estruturais a todos os níveis, nos países de origem, problemas estes que decorrem da história.

    • Zizou
      Posted Maio 23, 2015 at 1:33 pm

      António Tonga, não ligues ao nick a sério… Não tem nada a ver, mas eu percebo a tua ideia. E acho que isso já não se justifica… Para a quantidade de jogadores africanos a serem formados por equipas de top em países europeus já deviam ter um rácio melhor em relação aos brancos… Tem que se ser pragmático e ver as coisas como elas são, e não se pode rotular de xenófobo ou racista quem aborda os factos tal como eles são.

      João Magalhães, achas que este país no estado em que se encontra é propício para a natalidade? Mesmo que hajam incentivos (muito pouco…) não são suficientes quando a falta de emprego, alta carga de impostos, despesas básicas com preços acima da média europeia, etc, se juntam todos… Ninguém fala em se ter 6 ou 7 filhos como antigamente, isso nem é sustentável. É suficiente ter 2 filhos no máximo 3 e no máximo dos máximos 4 ( e aqui não pode ser toda a gente).

    • Zizou
      Posted Maio 23, 2015 at 1:33 pm

      Guilherme Silva, 100% de acordo contigo.

    • Zizou
      Posted Maio 23, 2015 at 1:43 pm

      António Tonga, outra coisa, discordo quando dizes que a França antes da africanização não era uma potência no futebol… Jogadores como Platini , Eric Cantona , etc, quando ainda haviam poucos ou nenhuns negros nas suas selecções já eram candidatos a ganhar pelo menos , Europeus…
      E para finalizar, não incluas berberes caucasianos com negros… O Zidane é um africano branco, não se inclui nesse lote de jogadores africanos que se está a falar e que têm menos cabeça que músculo…

    • António Tonga
      Posted Maio 23, 2015 at 6:38 pm

      Zizou, vejo que não estás a entender… Mas faço-te uma pergunta. Qual a percentagem de negros na Europa? Digo-te desde já a população negra em Portugal ascende no máximo, ao 1 milhão de pessoas (se não estou muito erro), ou seja uma proporção inferior, como tinha apontado 10 para 1, sinceramente não vejo onde está a surpresa desta percentagem corresponder… Aliás noutros países europeus a percentagem de jogadores negros(de elite) , é muito superior em relação à percentagem da população negra nesse país.

      Quanto ao que diz sobre o jogador negro europeu, é completamente falacioso, e se estivesse atento à argumentação do João Lains chegaria à conclusão, que sendo formado na Europa o jogador apresenta a mesma cultura futebolística, agora pode dizer que o que salta à vista são os atributos naturais dos atletos negros.

      Digo-te mesmo na época desses dois ilustres, já havia um tal de Trésor que era um defensor de elite entre outros que não me recordo de cabeça. Mas apesar de puderes não concordar, mas o melhor período do futebol francês é factualmente este (final década de 90 para 2006).

    • Zizou
      Posted Maio 23, 2015 at 7:33 pm

      António Tonga , há países em que há mais negros nas selecções do que brancos… Como é o caso dessa selecçção francesa sub17… Se viste o europeu podes observar que Holanda e Inglaterra estão na mesma linha. E isto tem sido assim há já algum tempo, sobretudo em França. Não é a toa que o Sagnol diz o que diz… O jogador negro destaca-se ou pela capacidade física ou pelo virtuosismo técnico levando a serem anárquicos tacticamente… Nenhum atinge o nível táctico que os brancos atingem… Se estou enganado diz-me 10 jogadores negros que se destaquem na qualidade táctica… Há algum negro como um Xavi, Iniesta, Pirlo ? Ou do Kroos, Marchisio, Verratti, Schweinsteiger, Busquets ? Não estou a ver ninguém…
      E para finalizar, se os países africanos que gostam tanto de futebol têm assim tanta dificuldade para formarem jogadores de qualidade também diz muito do povo africano, mesmo que factores externos influenciem isso, não desculpa tudo.

    • João Lains
      Posted Maio 23, 2015 at 8:50 pm

      Touré é a excepção que confirma a regra. De resto, os guarda-redes e os centrais têm baixos níveis de concentração, os alas são locomotivas, os médios têm uma elevada capacidade de trabalho, os extremos rapidíssimos e os avançados muito poderosos fisicamente e não estou a desmerecer o jogador da África Negra.

    • Zizou
      Posted Maio 23, 2015 at 9:19 pm

      Eu desmereço João… Um jogador fraco a nível psicológico em termos de concentração e inteligência e por consequência fraco a nível táctico não serve para uma equipa vencedora.
      É engraçado como em equipas muito fortes a nível táctico não se veja um único negro nos habituais 11's… No máximo vêem 1 ou 2 que são uma excepção à regra. Vai de encontro ao que o Sagnol disse. Vejam a Juventus (apenas Pogba e Evra), o Bayern (Boateng e Alaba que nem chegam a estar no lote de que falo porque são mestiços), o Barcelona (nem um negro puro, apenas 2 mulatos), Chelsea, equipas de Itália então há clubes onde nem 1 negro há nos 11's. Depois em selecções, Espanha, Alemanha (apenas boateng que é mulato) , Itália (apenas com Balotelli) . Só não vê o óbvio quem não quer.

    • Zizou
      Posted Maio 23, 2015 at 9:25 pm

      P.S: Falando agora contra mim: Tenho esta opinião baseada em factos, mas obviamente que há boas excepções, apesar de não ser comum haverem jogadores negros como Pogba ou Touré acho que se deve potenciar na mesma medida o jogador africano porque há sempre uma minoria que vai dar um excelente jogador a nível táctico, por vezes melhores que muitos brancos. Mas repito, são excepções remotas num universo de jogadores muito vasto.

    • João Lains
      Posted Maio 23, 2015 at 9:50 pm

      Repara, eu fui dos poucos que sublinhei por inteiro as declarações do Sagnol neste blogue. Não fui atacado porque soube argumentar o meu ponto de vista, mas vi muita gente com comentários deste género "O Touré manda um abraço" ou "Que ignorante".

      O jogador africano pode ser potenciado mas um treinador só se lembra deles quando quer alguém rápido para um corredor, um avançado forte, ou um médio de combate. Ninguém procura um guarda-redes africano, e um central idem. Repara na selecção dos Camarões que chega ou chegava a jogar em simultâneo com Mbia, Enoh, Song e Makoun, porque simplesmente não têm ninguém que seja capaz de pensar o jogo. Touré é um oásis.

    • Zizou
      Posted Maio 23, 2015 at 10:32 pm

      Exactamente João Lains, estou de acordo contigo. O jogador africano é mesmo isso. E para mim isso entra nos campos da inteligência de uma e outra etnia (houveram mutações genéticas que influenciaram isto há milhares de anos atrás).
      Concluo, portanto, que na generalidade o jogador Branco é mais inteligente que o jogador Negro. E agora com esta afirmação há quem pense que sou racista, coisa que não sou, e se recuse a enxergar os factos.

      Outra questão pertinente e que vai de encontro ao que se está aqui a falar é a ausência de treinadores negros ao mais alto nível. Como se justifica isto ? Mesmo os jogadores negros que cá foram formados na Europa e se reformaram nenhum deu para treinador. Porque será? A maior parte não opta por esse caminho, mas isto então também diz muito do perfil dos jogadores que eram, se é que me faço entender… Praticamente todos os treinadores (que foram jogadores) tinham ,enquanto foram jogadores, grande qualidade táctica e eram super inteligentes. Provavelmente é esta a grande razão de não se verem negros a treinar na Europa. Por isso para mim , os negros estão um degrau abaixo no futebol face aos brancos.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 23, 2015 at 10:33 pm

      Não tem nada haver com a cor mas sim a escola que tem.
      O Vieira,Makelele,Davids,Seedorf,Paul Ince,Tigana por aí fora em nada ficam a dever a esses jogadores.Quantos brancos não tem qualidade táctica nenhuma são uns brinca na areia também!Nunca se deve generalizar.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 23, 2015 at 10:38 pm

      Por essa lógica no Basket os brancos estão abaixo dos negros.

    • Zizou
      Posted Maio 23, 2015 at 10:43 pm

      Filipe, isso são tudo jogadores de maior capacidade física… O Vieira, o Makelele, Davids , Paul Ince, são jogadores de organização de jogo ? Não falo só no ser disciplinado tacticamente, falo também em níveis de inteligência… Isso aí são tudo jogadores de maior capacidade física que inteligência ao pensar o jogo… São jogadores comparáveis a Pirlo, Xavi ou Iniesta ? Ou mesmo a um Lahm, Busquets, Kroos ? Claro que não… E mesmo esses jogadores são excepções ao nível táctico, a generalidade não é assim e podes ver isso ao observar as equipas muito fortes a nível tactico, em que não há praticamente nenhum negro. Achas que é por acaso?

    • Zizou
      Posted Maio 23, 2015 at 11:20 pm

      Filipe estás a comparar o incomparável, mas sim, na minha opinião os negros dominam no basket por uma questão física… É um desporto em que o físico prevalece sobre a cabeça.

    • João Magalhães
      Posted Maio 23, 2015 at 11:40 pm

      Essa questão da cultura táctica pode ser adaptada a qualquer jogador, branco ou negro, porque depende dos estímulos que recebe na formação e dos obstáculos que vão encontrando. Eles crescem a ser melhores que os outros, a ganharem os duelos individuais e ficam com a sensação que aquele modo de jogar ser-lhes-à suficiente para triunfarem. Com o subir de escalões, as dificuldades vão aparecendo e o hábitos que ganharam não chegam.
      E isto acontece com qualquer jogador, daí que os grandes pensadores do futebol de formação – que é onde tudo começa – defendam que, nos dias de hoje, todos os jogadores de campo devem passar por diferentes tarefas, para entenderem todas as fases do jogo e compreenderem o que é que o colega tem que fazer no momento certo. Posso te puxar exemplos que tenho todos os dias de jogadores de ataque que, durante a fase regular, fazem a diferença jogo após jogo, porque são mais rápidos e mais possantes que os defesas. Depois, chegamos à fase de apuramento de campeão, e os adversários são igualmente rápidos, e o jogo deles fica limitado. Estão habituados e padronizados a determinados movimentos e não conseguem mudar o ship. Daí que no treino, o treinador tenha que encontrar forma de evitar este relaxamento e sensação que é fácil. Há quem defenda que deve-se limitar o número de toques na bola, que devem jogar em equipas em inferioridade numérica no treino ou que devem ser deslocados para o centro do terreno, para terem que pensar mais rápido.

      Com isto quero dizer que tudo depende dos ensinos que tens. O jogador em África nem academias tem, não tem nem de perto a "profissionalização" a que um miúdo em Portugal está sujeito.

    • António Tonga
      Posted Maio 24, 2015 at 1:30 am

      Zizou já vi que sinceramente não percebes, onde quero chegar… Sendo o futebol um fenómeno europeu, que se expandiu para muitas partes do globo(em termos de relevância como primeiro desporto) é normal que o futebol seja dominado pela Europa, que é o centro nevrálgico da economia do futebol, da cultura futebolística, assim sendo é lógico, o futebol ser dominado, por jogadores europeus, caso não saibas, a emigração africana, deu-se em massa na segunda metade do séc. XX consolidando-se nos anos 90, ora o futebol já era um fenómeno perfeitamente consolidado na Europa, o jogador europeu já era a referência do atleta ideal.
      Ainda assim o atleta de ascendência africana, cedo despertou a atenção dos senhores do futebol, pelas suas capacidades inatas, que trabalhadas em prol da equipa constituiam mais-valias para as equipas que deles beneficiavam.
      Em pouco menos de 10 anos o número duplicou e foi sempre subindo até aos nossos dias.
      Isto para dizer que num desporto, que tem mais de 100 anos de história, o jogador europeu de origem africana(que é aquele que atacas) ocupa uns míseros 15-25 anos. Isto para dizer que o jogador africano ter de estar em maioria nas equipas de topo europeu, não faz sentido. Ainda mais quando sabemos que os africanos constituem uma Minoria (menos em relação ao grupo dominante) étnica na Europa.
      Quanto á questão de os jogadores europeus de origem africana serem, fracos tacticamente não consigo entender, por exemplo em Portugal saltam-me á baila 3 jogadores Jorge Andrade, Costinha e mais recentemente William Carvalho, que eram/são autênticos génios tácticos, o que estes 3 jogadores têm em comum? Falta daquela velocidade/intensidade africana, como tal aguçam outras características, mas devem ser seres inferiores

      Já agora espero que as crianças europeias não sejam ensinadas pelas fontes do Zizou, senão teremos toda a gente a dizer de fonte segura que os africanos são inferiores, e daí ao retrocesso a uma época cinzenta será um só passo.

    • António Tonga
      Posted Maio 24, 2015 at 1:32 am

      Nem mais João Magalhães, acho que é bastante óbvio o que defende pena é que nem todos vemos esta temática da mesma forma.

    • Zizou
      Posted Maio 24, 2015 at 11:48 am

      João Magalhães isso não é bem como dizes, mas ainda assim não é razão que justifique tudo. E não acho que cresçam a serem os melhores. Só se for em termos físicos, aí sim…

      António Tonga, esses 3 jogadores que referiste são as tais excepções de que falo (e mesmo assim estão longe de ser génios tácticos… são comparáveis aos jogadores que referi em cima?) E eu não sei se há étnicas inferioes ou superiores às outras , só sei que há factos que mostram que houve sempre sociedades mais fortes que estiveram na vanguarda tecnológica e civilizacional do mundo, muito devido às mutações genéticas que o Homo Sapiens sofreu quando migrou para a Ásia e Europa. Isto é um facto, as grandes invenções e as grandes civilizações que deram origem ao mundo civilizacional actual aconteceu tudo no hemisfério norte com os asiáticos e com os europeus. E uma outra razão que pode justificar esta diferença entre o Homo Sapiens que ficou em África e o que migrou para a Europa é o cruzamento genético com o Neandertal que já vivia na Europa. Já foid escoberto ADN Neandertal em etnias brancas e nada em populações de negros.
      Resumidamente , o que quero afirmar é que os negros , brancos , asiáticos não são todos iguais, há diferenças genéticas que condicionam muitas coisas tanto para o bem como para o mal. São particularidades que a evolução criou. O jogador negro tem as suas qualidades, assim como o europeu e o asiático. No jogador negro predominam as características que o João Lains referiu e muito bem, podendo haver uma ou outra excepção à regra.

      P.S: Os negros não assim uma minoria como falas… Observa essas selecções da Holanda, Inglaterra e França… Sâo minoria onde? Na população em geral poderão ainda ser, mas não estamos a falar disso. Os negros cada vez mais predominam nas equipas nacionais de formação. Observa agora também o Barcelona actual na formação e depois vê quantos é que vão calçar na equipa principal.

    • João Magalhães
      Posted Maio 24, 2015 at 12:58 pm

      A minha opinião é esta:
      – Tendencialmente, o jogador africano cresce de forma mais rápida que o jogador europeu, isto é, com a mesma idade, é mais rápido, mais forte e mais resistente.
      – Tendencialmente, o jogador europeu é mais maduro a jogar, isto é, mais inteligente, melhor tecnicamente e toma melhores decisões dentro do campo.

      Na minha opinião, hoje por hoje, isto é irrefutável. Logo, cada jogador tem que ser alvo de uma abordagem diferente. Se cresce mais rápido, tem de enfrentar outros enquadramentos que não competir com jogadores que estão um degrau abaixo.
      O que o Zizou aponta é obviamente correcto. Há diferenças entre raças que resultam de inúmeros factores históricos, que demorariam imenso a coligir num texto.
      Quanto às novas tendências, deixo aqui três fotografias de escalões jovens nacionais, para terem noção de que há mudança e que, muito provavelmente, os próximos anos vão ser de agravamento dessa mudança.

      Selecção sub 17 2015 : https://www.fpf.pt/Portals/0/Imagens/0Info/Sele%C3%A7%C3%B5es/Futebol%20Masculino/Sub-17/2014-15/Onze_PorxCro_2015.png ( 2 Brancos)

      Selecção sub16 2015
      https://www.fpf.pt/Portals/0/Imagens/0Info/Sele%C3%A7%C3%B5es/Futebol%20Masculino/Sub-16/2014_2015/conquista_torn_desenvolvimento_uefa.jpg ( 6 Africanos)

      Selecção sub16 2001 ( Cristiano Ronaldo na foto – Número 17)
      https://www.fpf.pt/Portals/0/Imagens/0Info/Sele%C3%A7%C3%B5es/1vez_ronaldo.jpg ( A foto é a preto e branco, mas não há nenhum jogador Africano nessa selecção)

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 24, 2015 at 2:09 pm

      Oh pá isso não tem nada a ver com a raça tem haver com as condições e profissionalismo de quem os rodeia.
      O futebol foi inventado na Europa mas durante várias e várias décadas o futebol mais desembolvido estava na América do Sul jogado por brancos,negros e Indíos.
      Mas tu vais continuar com a tua por isso não vale a pena.

    • Zizou
      Posted Maio 24, 2015 at 9:39 pm

      Filipe eu não estou na minha nem de outro. Eu disse uma verdade baseada em factos. Não é por isso que sou racista ou algo do género. Aprecio e muito o jogador africano, mas como disse, pela genética das raças, a tendência é que seja o tipo de jogador que estamos a falar que é. Gosto muito do Pogba, do Kondogbia, do Kompany, do Matuidi , eram jogadores que metia numa equipa minha sem sombra de dúvidas. Mas não há nem nunca houve um jogador negro na linha de um Zidane (é africano mas é caucasiano), um Pirlo, um Lahm, um Xavi, um Busquets ou um Iniesta.

      João Magalhães, subscrevo o teu comentário. Talvez o futuro possa mostrar que estou errado , mas para já a realidade é mesmo esta. Não sou xenófobo nem racista, mas acho muito mau a política de imigração que o nosso país adopta, há que controlar e colocar limites. Tantos portugueses de etnia negra a jogar por essas selecções desvirtua muito a identidade e a cultura dos países. Mas se é português no B.I. , não se pode fazer nada (a política por de trás disto a partir de um certo ponto acho que está errada). Resta saber quantos desses jogadores negros que estão nessas selecções irão singrar ao mais alto nível. E sim , concordo contigo , essa realidade de uma maior quantidade de negros face aos brancos na selecção portuguesa e em muitas outras europeias tem tendência para se acentuar cada vez mais.

    • António Tonga
      Posted Maio 25, 2015 at 1:04 pm

      Zizou, este é o meu comentário final neste post, dizer que Zidane é caucasiano… Vai ver isso pois são afirmações como essa que dão pouco valor aos factos que dizes suportarem a tua teoria..
      Saudações.

    • Zizou
      Posted Maio 25, 2015 at 4:09 pm

      António, os berberes são povos caucasianos. O Zidane é um caucasiano por ser berbere e pela próprio fenótipo. Por ser africano não quer dizer que seja de raça negra, há africanos caucasóides, que são pelo menos os berberes… Falo com conhecimento de causa, acredita se quiseres. Ou então vai pesquisar.

  • Pedro Fernandes
    Posted Maio 22, 2015 at 7:16 pm

    é deste tipo de jogadores que o arsenal precisa, vidal é um dos médios mais completos do mundo e é bastante versátil logo encaixaria que nem uma luva. Contratando um central de outro nivel, schiniderlin ou william, um ponta de lança (higuain?) e um defesa esquerdo e teriam tudo para voltar ás vitorias

    • Anónimo
      Posted Maio 22, 2015 at 7:22 pm

      PL para o Arsenal? Jackson, era perfeito. Alguém tem dúvidas?

      Fausto

    • Kacal I
      Posted Maio 22, 2015 at 7:28 pm

      Se é para escolher, acho que o Cavani seria o ideal.

    • Zizou
      Posted Maio 22, 2015 at 7:29 pm

      Ó Fausto mas achas que alguém paga o que o Porto pede pelo Jackson tendo em conta a sua idade? Alguma vez é melhor que o Higuain por exemplo? Não brinquem…

    • Anthony Miguel
      Posted Maio 22, 2015 at 7:34 pm

      Lacazzete e não se fala mais nisso.

    • Anónimo
      Posted Maio 22, 2015 at 7:40 pm

      Claro, também ninguém dava 50 pelo D. Luiz e pelo Mangala. Brincadeira.

      Fausto

    • Filipe Ribeiro
      Posted Maio 22, 2015 at 8:12 pm

      Sem dúvida o Cavani era o ideal para o jogo do Arsenal

    • Pedro Fernandes
      Posted Maio 22, 2015 at 9:29 pm

      Zizou penso que o Jackson em nada fica a dever ao higuain, mas a idade é um problema, ficariam servidos com os dois apesar de achar o jackson mais completo e com capacidade para interpretar mais variantes de jogo.
      Lacazzete não é um jogador mais para a faixa? não acompanho o campeonato frances.

  • Ruben Ribeiro
    Posted Maio 22, 2015 at 7:22 pm

    Vidal não seria de todo uma má opção para o Arsenal, apesar de eu preferir um médio mais posicional.

    Esta geração francesa pareceu-me muito musculo e pouco cerebro. Duvido seriamente que a maior parte singre no futuro.

    • Zizou
      Posted Maio 22, 2015 at 7:30 pm

      Normalmente, salvo algumas excepções, é o protótipo do jogador africano. Até podes ver isso nas selecções africanas durante os mundiais…

    • steph
      Posted Maio 22, 2015 at 11:51 pm

      Nenhum deles e africano sao franceses

    • Zizou
      Posted Maio 23, 2015 at 12:57 am

      Steph, são franceses porque nasceram num bocado de terra chamado de França. Mas não são étnicos franceses. Para mim contam as duas coisas, sobretudo a parte da etnia. A maior parte dos jogadores da França são africanos étnicos, e eu referia-me a isso. Porque o que te define geneticamente não é o sitio onde nasces mas sim a tua etnia. Por isso o que eu disse aplica-se também a um africano que nasça em França.

  • Rodrigo
    Posted Maio 22, 2015 at 7:23 pm

    A França esta muito forte ao nivel dos escaloes de formaçao nos ultimos anos. Acredito que mais tarde ou mais cedo voltarao ao top a nivel de selecçoes juntamente com a Alemanha. Para ja terao um Euro em casa e que podera começar a dar curriculo a uma geraçao jovem, mas muito talentosa.

    Quanto ao Vidal, e um dos melhores medios centro do mundo quando esta bem. Esta epoca nao tem estado tao em foco, mas tem subido de produçao nos ultimos meses, assumindo na ausencia do seu companheiro Pogba. Globalmente e, a semelhança do frances, um jogador muito completo. Agressivo, bom tecnicamente, rapido, forte no transporte de bola, forte na finalizaçao. Creio que o Arsenal teria uma necessidade mais imperiosa noutras posiçoes, mas um reforço como o chileno daria sempre outra qualidade ao meio-campo e tendo em conta que elementos como Willshere ou Ramsey tem um certo historial clinico poderia ser uma bela opçao dos Gunners. Por outro lado, a Juventus se quer manter Pogba precisa de deixar sair outros elementos para financiarem o defeso. Morata continua a ser associado a Juventus, Vidal tem mercado, mas de resto poucos elementos podem garantir um grande encaixe.

    Por fim, Paco Jemez e um dos melhores treinadores da Liga Espanhola, sendo que me surpreende ter renovado quando teria certamente propostas de clubes com ambiçoes superiores para o contratarem para a proxima epoca. Seria um excelente substituto de Emery no Sevilha ou de Montella na Fiorentina se este sair.

  • Rafael Vicente
    Posted Maio 22, 2015 at 7:47 pm

    João Magalhães, vais fazer uma descrição da competição? Gostava de saber a tua opiniao quanto a estes miúdos.
    Gostei muito de Passlack (não sei escrever) e Edouard.

    • João Magalhães
      Posted Maio 22, 2015 at 8:03 pm

      Não sinto que acompanhei com a atenção necessária para o fazer, mas gostei do Reece Oxford, Jay daSilva,Nathan Holland,Donnarumma, do Passlack,Ikone. A Bélgica também era muito jeitosa. Azzaoui,Van Vaerenbergh e o Faes.

      Mas como disse não vi assim tantos jogos para ter uma opinião consistente e que me dê algumas certezas.

    • Rafael Vicente
      Posted Maio 22, 2015 at 8:41 pm

      Sim o Jay da Silva também gostei bastante, mas não acompanhei muito talvez uns 5 jogos só é grande parte foi da França.

  • MM
    Posted Maio 22, 2015 at 8:13 pm

    O Vidal, de momento, é mais jogador que o Pogba, mas admito que o francês o ultrapassará se tudo correr dentro da normalidade. Por isso mesmo, por 30 milhões de euros, seria uma pechincha e não acredito que a Juventus o deixe sair por esse valor. A verdade é que há pouquíssimos médios que combinam capacidade defensiva, ofensiva, intensidade, garra e técnica como o internacional chileno. Ou talvez nenhum…

    • João Lains
      Posted Maio 22, 2015 at 8:44 pm

      Pogba já passou há muito o Vidal. O chileno, condicionado (ou não) pelos problemas físicos, viveu uma temporada aquém das expectativas, marcada por imensos altos e baixos. Além disso, tem se tornado num jogador cada vez mais agressivo, no mau sentido, bem para além do chamado "q.b".

    • Sergio Costa
      Posted Maio 22, 2015 at 10:36 pm

      Vidal é sem duvida um jogador completo, so de lembrar os tempos em que jogava a central ou lateral em Leverkusen..

  • João Dias
    Posted Maio 22, 2015 at 9:05 pm

    Incrível como mesmo com o alargamento, Portugal não se apura para o torneio e mesmo assim não acontece nada ao selecionador…

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 23, 2015 at 1:18 am

      O trabalho de um seleccionador, mais até do que o de um treinador, não pode ser avaliado apenas por resultados.

Deixa um comentário