Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Arsenal compra médio polaco por 2,5 ME; Penafiel reforça a defesa; Seleção chinesa de futebol deu finalmente uma alegria aos seus milhões de adeptos

A China quer ser uma potência no futebol
A selecção chinesa deu finalmente uma grande alegria aos milhões de adeptos após vencer quarta-feira o Uzbequistão, por 2-1, assegurando a passagem aos quartos de final da Taça da Ásia de futebol, pela primeira vez em mais de uma década. No atual ranking da FIFA, a China figura em 96.º lugar, quatro lugares à frente da Austrália, que poderá ser o seu próximo adversário na Taça da Asia, mas atrás da maioria das seleções que disputam o troféu. O desempenho da China na Taça da Ásia entusiasmará também o secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC) e Presidente da República, Xi Jinping, conhecido por ser “um grande adepto de futebol”. O “sonho chinês” preconizado por Xi Jinping para o “rejuvenescimento da nação chinesa” estende-se, aliás, ao futebol. A realização do “sonho”, neste caso, tem três etapas: a China voltar a qualificar-se para um Mundial; organizar um Mundial, pela primeira vez, e vir um dia a ganhá-lo, proeza nunca alcançada por um país asiático. Numa conferência nacional realizada em novembro passado, o ministro chinês da Educação, Yuan Guiren, anunciou que o futebol passará a ser “parte obrigatória” da disciplina de Educação Física, proporcionando aos estudantes mais oportunidades para praticarem aquela modalidade As escolas irão manter um registo do talento futebolístico dos estudantes e o seu desempenho na prática da modalidade contará para a avaliação global dos alunos, adiantou o governante. Em 2017, prevê o governo chinês, o país deverá ter cerca de 20.000 escolas primárias e secundarias “focadas na promoção do futebol”. O futebol só se tornou uma modalidade profissional na China no início da década de 90, quando o PCC adotou o sistema de “economia de mercado socialista”, mas apesar dos maus resultados da sua seleção, é o desporto mais popular do país. A popularidade sobreviveu mesmo à corrupção que até há pouco tempo ‘minava’ o futebol chinês. Dezenas de árbitros, jogadores e dirigentes desportivos, entre os quais dois vices-presidentes da Associação de Futebol da China CF, foram condenados em 2012 por aceitarem subornos para falsificar resultados. Nos casos considerados mais graves, as penas excederam os 10 anos de prisão e, na sequência dos inquéritos disciplinares entretanto instaurados pelas autoridades desportivas, trinta e três pessoas foram banidas para sempre da modalidade. Fonte: Agência Lusa


Nasceu apenas em 1998 mas já fez 5 jogos pelo campeão da Polónia – Krystian Bielik é o 1.º reforço de Inverno do Arsenal. Pelo jovem médio de 17 anos que representava o Légia de Varsóvia de Orlando Sá e Hélio Pinto os Gunners pagaram 2,5 milhões de euros.

Indiscutível na defesa do Paços nos últimos 2 anos – O central Tiago Valente assinou um contrato até ao final da época com o Penafiel, por empréstimo dos polacos do Lechia Gdansk.

0 Comentários

  • Guilherme Silva
    Posted Janeiro 15, 2015 at 12:02 pm

    Um excelente mercado a explorar pelos clubes europeus, principalmente os carentes de receitas como os grandes portugueses.. O Porto bem podia tentar aproveitar.

    • Xaimito
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:10 pm

      O Porto podia aproveitar em parceria com o seu patrocinador (warrior), era bom para os dois crescerem em vez de apontarem a África

    • Guilherme Silva
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:43 pm

      Em África também há bons mercados a explorar. PALOP's, principalmente Angola é um mercado bastante promissor até tendo em conta que o presidente angolano é portista.

      Atacar o mercado chinês não impede que o clube de expanda também para África, mas acho que o chinês é mais lucrativo. É a economia mais forte a nível mundial, e toda a gente sabe a loucura dos chineses quando aparece uma coisa do género.

  • Xaimito
    Posted Janeiro 15, 2015 at 12:05 pm

    Uma curiosidade:
    O Porto quer Adnan Januzaj porque Louis van Gaal não conta com ele.
    Acham que ele pode aceitar vir para o Porto? Seria bom para os dois. Devolvíamos tello e investíamos neste. Ele pode ver casemiro como exemplo

    • Ricardo Peres
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:11 pm

      Não vale a pena, iria jogar na equipa B.

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:15 pm

      Quem é que o Porto tem na equipa principal, para as alas, melhor que o Januzaj? Só vejo meso o Brahimi, e o Tello é rasgadinho…

    • Renato Teixeira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:21 pm

      Devolver Tello? Porquê se o temos emprestado por 2 anos?

    • Rui Sousa
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:33 pm

      Ruben, o Januzaj é overrated (na minha opinião).
      Não é solução para a champions (por não ser craque), e para o mercado interno o plantel do Porto actualmente deveria ser mais do que suficiente (brahimi, tello, quaresma, mesmo ricardo pereirae /ou adrian). Não fazia sentido aumentar folha salarial por ele.
      Cumps

    • Diogo Palma
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:40 pm

      O Porto já tem um grande plantel, se for contratar mais alguém tem de ser um jogador que entre de carac no 11 para chegarem longe na Champions.
      Duvido que o belga conseguisse ser titular na Porto, podia era ir fazer companhia ao Nani no Sporting ;D … mesmo assim não sei se iria tirar o lugar ao Carrillo (visto que o Nani é indiscutível).

    • Gustavo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:58 pm

      Não tira lugar ao Carrillo. Já temos o Nani emprestado, não vamos estar a potenciar jogadores que nem sequer são experientes ou formados (+/-) no clube

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:05 pm

      Não tira lugar a ninguém. O Carrillo é tão indiscutível como o Nani.

    • Xaimito
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:18 pm

      Cada vez mais acho piada a maneira de raciocinar dos sportinguistas em geral…

      Ele ainda nem treinou ou jogou pelo Sporting, mas já dizem que não tem lugar…
      Ele que já provou em Manchester um pouco do talento que tem.

    • Xaimito
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:23 pm

      E vocês devem pensar que o nani irá continuar em Portugal, tal como carrillo. O empresário deste até já veio dizer que ele poderá sair. Ou seja para a próxima época ficam com capel e mane?? Não precisam de se preocupar com a próxima época, está visto

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:34 pm

      Exactamente por não ter treinado ou jogado pelo Sporting é que não tem lugar, ao dia de hoje, que é o que me interessa. O empresário veio dizer o que todos os empresários dizem, aquando de uma possível renovação, para fazer pressão nas direções. E se o Carrillo reslmente sair, será por um valor suficiente para se contratar uma alternativa muito mais rentável do que o Januzaj.

    • Xaimito
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:15 pm

      É o que te interessa… E tens toda a razão, o que interessa ter um plantel que ganhe títulos, desde que se meta um ou outro da formação para calar os adeptos, e se contrate 10 jogadores estrangeiros para a equipa B, em vez de apostar em alguém como Januzaj

    • Guilherme Silva
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:25 pm

      Será que não tinha lugar mesmo? Um meio-campo com ele a 10, com William e João Mário por trás..

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:50 pm

      O Januzaj a 10? Jesus Cristo Superstar.

      Xaimito, escusas de vir com meias conversas. Para quê ter o Januzaj cá por empréstimo de um ano, para no ano a seguir voltar para o United, valorizado ou não? E nem venhas com o caso do Nani, que não tem rigorosamente nada a ver.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:23 pm

      Januzaj no FC Porto?! Acho impossível!! Se for para a vaga do Kelvin, não tem lógica pois o Kelvin fazia parte da lista para a champions como jogador formado no clube e não há mais vagas nas outras listas, que eu saiba. Também não vejo ninguém do núcleo da equipa de saída, pois o Ádrian López é para manter, portanto não vejo interesse do porto em ter este jogador, já o empresário estar a usar o porto para colocar pressão nos verdadeiros interessados isso sim, já acredito.

      João Almeida

    • Guilherme Silva
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:25 pm

      Sim, a jogar no meio. Para mim é a posição onde ele pode vir a ser melhor.

    • Diogo Palma
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:50 pm

      O que eu sei é que o Sporting precisa de contratar pelo menos mais um extremo.
      Nani e Carrillo oferecem grande qualidade para o 11 inicial mas faltam opções para o banco, o Mané tem potencial mas é precisa mais alguém (de preferência canhoto visto que os outros são destros) … o Hernâni do VSC encaixa no perfil (jogador barato, com potencial, canhoto e já está adaptado à nossa liga).
      A par do Hernâni o Sebá também seria uma boa opção mas penso que a contratação do brasileiro seria mais complicada.

    • Xaimito
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:53 pm

      Mas quem fala em empréstimo? No Porto era em definitivo

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 6:14 pm

      Tu falaste do Januzaj para o Sporting, quase disseste que em vez de apostar em estrangeiros para a B, que se apostasse no belga. Alguma vez o Januzaj vem em definifivo para Portugal? Parem de sonhar.

      Moyes tentou fazê-lo, Guilherme, e diga-se sem grande sucesso. Nem nas alas, que deve ser a posição mais carente do United, ele se tem afirmado. Não tem visão de jogo nem capacidade para desequilibrar para ser importante na posição 10, parece-me. Na linha talvez dê um bom jogador. Mas nunca o apreciei por aí além, foi demasiado hype.

  • Gustavo
    Posted Janeiro 15, 2015 at 12:53 pm

    Entretanto, a Índia continua a ser ridícula e a importar-se exclusivamente com o cricket…
    2º país mais populoso do mundo (brevemente, será o 1º) e têm menos medalhas olímpicas que Portugal…

    • Guilherme Silva
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:58 pm

      Já começaram a investir no futebol. Vários reformados já lá foram ganhar uns trocos este ano.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:06 pm

      Ridícula por não apreciar futebol????

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:34 pm

      Os States também são ridículos por se importarem mais com o baseball ou com o futebol americano do que com o soccer?

    • João Lains
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:00 pm

      Gustavo, não digas disparates, se estivesses atento à Indian Super League durante os últimos três meses, não dirias isso.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:13 pm

      Gustavo

      E o que tem de ridiculo um País gostar exclusivamente de ….cricket? não é um desporto como outro qualquer? ou só o futebol é que é importante?

      Atenção eu nem gosto de cricket, nunca vi um jogo de principio ao fim nem sequer sei as regras nem nada, portanto não estou a defender o cricket, agora gostos não se discutem, se uma determinada cultura/País prefere outra modalidade que não futebol, está no seu direito e não faz deles ridículos por isso…

      Quanto às medalhas, não faz sentido sequer olhar para as mesmas como um mero dado estatistico, sem as contextualizar…pois a India só muito recentemente tem começado a apostar no desporto em geral, e portanto se um determinado País nunca apostou em nenhum desporto, não é por ter muita ou pouca gente que terão campeões olímpicos…a população só faz diferença, quando a aposta é igual, porque aí pelas probabilidades quem tem mais escolha terá melhores desportistas…

      Pela tua lógica,será que os Indianos também podem achar a Europa ridícula por gostar de futebol?

    • Rui Sousa
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:17 pm

      João, nem é preciso ir tão longe. Um país não é ridículo apenas por apreciar ou não futebol.
      O que o Gustavo diz não faz sentido nenhum…
      A título de curiosidade, excluindo as zonas de Londres (muitos clubes de Londres nas primeiras divisões inglesas) e Manchester (zonas de maior densidade populacional), o desporto mais apreciado no Reino Unido é o cricket e não o futebol…..

    • Gustavo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 7:44 pm

      Investir na ISL é trazer estrangeirada com fartura? Estamos a falar da Índia, 2º país mais populoso do mundo. Acham normal terem as medalhas que têm nos Olímpicos?

    • Gustavo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 7:52 pm

      O facto de terem lá muitos (demasiados) estrangeiros só prova que é um mercado grande e apetecível… que falha em ter os seus próprios jogadores. E como é no futebol, podia ser noutra coisa qualquer…

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Janeiro 15, 2015 at 1:07 pm

    O PCC está mal habituado: nem tudo se consegue por decreto e mesmo em totalitarismo há limites para o poder.

    • Luiz Adri
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:23 pm

      Engraçado como o seu comentários faz sentido quer esteja a falar no PPC chinês ou no dirigente sportinguista.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:44 pm

      Luiz adri

      E que houvesse um post que não falassem do "dirigente sportinguista". Faz-vos muita comichão realmente… não pode ser por acaso ;)

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:17 pm

      Rui,

      Eu por um lado percebo o que quer transmitir e concordo com a afirmação, ou seja, não vale tudo para se chegar a um determinado fim…

      Agora reportando-nos apenas ao exemplo concreto da aposta da China no futebol querendo ser uma Potência Mundial, onde se enquadra a sua afirmação? desde que o faça de forma legal, não vejo problema algum nisso…

    • Luiz Adri
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:42 pm

      Sim de facto o Paulo Pereira Cristovão faz-me uma comichão louca.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:26 pm

      Mas que eu saiba é PCC e não PPC! ;) Foi ao lado.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 15, 2015 at 5:10 pm

      Luiz e Luís: não estava a pensar nele e confesso que quando li o comentário do Luiz nem percebi de quem ele falava :-)
      Kafka: O problema é o princípio. O chefe gosta, o partido manda e o povo obedece, a bem ou a mal. Legal é. Bom não é. Mas é a natureza dos regimes totalitários. Se fosse o Kim Jong-Un ou o Bashar Al-Assad já havia coros a gritar "opressão". Como o Xi, não se passa nada.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 8:04 pm

      Ok, fiquei esclarecido, obrigado :)

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 15, 2015 at 1:44 pm

    Típica contratação do Wenger… vai-se gastando dinheiro mas não se reforça a equipa. E pior, compra-se miúdos, que ficam 3/4/5 anos a errar e aprender no Arsenal, quando der o salto competitivo, pede para sair e o Arsenal vende.
    Tem sido assim o ciclo dos gunners. E como Wenger não mete um travão nisto, pelo contrário, até gosta de ser formador, assim continuará enquanto o francês não sair!

  • Rui
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:10 pm

    por favor……é uma questão cultural, muito dificilmente serão uma potência no futebol.
    Senhores, um amigo meu chinês contou-me que a China tem menos federados que Portugal. Sim, em valor absoluto, não estou a falar de taxas, percentagens, etc…

  • Fábio Coutada
    Posted Janeiro 15, 2015 at 2:25 pm

    Vi ontem o jogo contra o Uzbequistão e a China tem boas intenções. Procura fazer da posse de bola uma característica da equipa, tem algum critério na 1ª fase de contracção mas assim que a bola entra no último terço do terreno ficam em evidência as enormes falências técnicas por parte dos jogadores chineses.

    Mesmo contando com espaço para jogar, existe dificuldade nas recepções orientadas, no drible, dificilmente se vê uma tabela bem executada. Têm muitíssimas dificuldades para criar jogo, o jogador que acabou por se destacar mais até foi o Sun Ke que entrou na 2ª parte, fez um bom e golo e criou alguns desequilíbrios individuais, mostrou alguma capacidade no drible.

    No entanto não é um problema único nesta Taça Asiática. Eu já à quatro anos acompanhei a competição com muita atenção e este ano tenho feito a mesma coisa. As melhorias técnicas são nulas na grande maioria das equipas.

    Exceptuando as equipas que estiveram presentes no Mundial, que têm outra qualidade técnica e sobretudo um maior conhecimento tácito do jogo, as restantes equipas continuam a demonstrar muitas dificuldades. Os jogos acabam por ser interessantes de seguir porque existem muitos espaços, atacasse muito e portanto são jogos vivos, com várias situações de golo na sua maioria. Mas ficam em evidência as dificuldades técnicas que muitos jogadores têm e as tremendas falhas defensivas que se sucedem de jogo para jogo.

    De facto quando se pensa que o futebol asiático poderá estar numa momento de evolução, tendo como referência a última competição à quatro anos atrás, a ideia que que fica é que está completamente estagnado esse processo.

    A principal noticia do torneio é o excelente rendimento que os Emirados Árabes Unidos têm tido. São a equipa que até agora tem praticado o melhor futebol (exceptuando novamente os gigantes da região). Têm uma grande qualidade na posse de bola, uma grande vontade de adornar todos os lances, muitas vezes em demasia, mas a realidade é que fogem ao estereótipo da competição e têm se mostrado uma equipa de muita qualidade técnica.

    Tudo isto sobre o comando do fantástico Omar Abdulrahman, que é para mim até ao momento o melhor jogador da competição. Na liga dos campeões asiáticos já o tinha visto fazer bons jogos mas nesta Taça Asiática está a encantar. Em todas as jogadas em que participa sai do pé esquerdo deste artista puro requinte técnico, é um 10 como manda a lei e é um luxo vê-lo jogar. Hoje fez uma assistência verdadeiramente extraordinária contra o Bahrein e fez um jogo tremendo, sobretudo no capitulo do passe.

    Provavelmente faltar-lhe-à mais velocidade e mais robustez física para poder jogar na Europa e poder fugir ás marcações muitas mais rispidas que enfrentaria por aqui, mas dentro do seu mundo, é um verdadeiro artista.

  • Fábio Teixeira
    Posted Janeiro 15, 2015 at 3:19 pm

    Por momentos pensei que fosse o Krychowiak. Esse sim, dava jeito.

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 3:51 pm

      Podes crer… mas para ser esse, era 2.5 milhões vezes 6 prai.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:15 pm

      É bem capaz. Mas dava um jeitaço, principalmente porque é uma máquina defensiva (parece que tem praí 4 pulmões).

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:23 pm

      Penso que no final da época dará o salto, é um médio fantástico, com tudo para vingar, seja em que contexto for.

    • Rúben Cardoso
      Posted Janeiro 15, 2015 at 4:32 pm

      Hoje já vem na imprensa inglesa que, com a chegada do Lucho, o Arsenal pode mesmo avançar para o polaco. Tomara que seja verdade, era espectacular.

    • Kacal I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 7:32 pm

      Concordo, é verdade que deve sair caro mas seria um excelente reforço para o Arsenal, os "Gunners" precisam de um médio que encaixe na filosofia de jogo deles e que seja forte a defender mas também bom a nível de passe e técnica mas se não é possível arranjar um médio assim então que contratem alguém que acrescente maior capacidade física e qualidade defensiva e aí o Krychowiak seria excelente.

  • Kacal I
    Posted Janeiro 15, 2015 at 7:27 pm

    O Arsenal precisa é de reforçar o plantel com jogadores feitos e de classe mundial e não de mais jovens porque assim não vão conquistar títulos e vão continuar na mesma, um MDF é a prioridade mas um DC também não seria mal pensado.

Deixa um comentário