Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Arsenal dá nega ao Manchester City; “Inimigo” de Casillas apontado ao Nápoles e Liverpool; Benfica considera “incongruente, injusto e ilegal” fim dos fundos

Tem um dos melhores currículos da história, com a conquista de 2 europeus e um Mundial (e em 2012 como titular), mas é uma espécie de “patinho feio”. Mesmo no Real, também devido ao seu atrito com Casillas e por ser um “Mourinhista”, tem poucos fãs.

Arbeloa está de saída do Real Madrid. Este ano tem jogado menos e a aquisição de Danilo fechou-lhe por completo a possibilidade de figurar no próximo plantel. Mas, a julgar pela imprensa, não falta mercado ao lateral direito, de 32 anos. Hoje o internacional espanhol é apontado ao Arsenal e Liverpool e em Itália continuam a garantir que é um dos alvos do Nápoles para 2015-16.

Citizens estão obrigados a aumentar o n.º de ingleses no plantel, mas o leque de opções é reduzido  – Wilshere e Walcott tem sido apontados ao Manchester City nos últimos dias mas Wenger garantiu, hoje, que o Arsenal não está disponível para negociar com o campeão inglês. Questionado sobre o tema o francês foi contundente: “podem imaginar a minha resposta. Nesta fase já não precisamos de negociar e muito menos estamos disponíveis para vender os nossos melhores jogadores”.

Concorda? – O assessor jurídico do Benfica Paulo Gonçalves considerou hoje “incongruente, ilegal e injusta” a decisão da FIFA de proibir os fundos de investimento no futebol, quando implicam uma co-propriedade dos passes de jogadores. “Esta decisão da FIFA é , do ponto de vista legal, incongruente com os seus próprios regulamentos”, disse Paulo Gonçalves no decorrer de um seminário em Madrid sobre os fundos de investimento no futebol.  A FIFA decidiu no final de 2014 banir a partir de 01 de maio deste ano os fundos de investimento no futebol, que muitas vezes se constituem como uma terceira entidade que partilha os passes com os jogadores e com os clubes. No entanto, para o assessor jurídico do Benfica o problema é que a FIFA considera que os próprios jogadores são uma “terceira parte”, no que diz respeito a influência na relação jurídica de uma transferência (tipicamente entre dois clubes). “Assim sendo, os jogadores não podem ser titulares de direitos económicos e não podem participar numa futura transferência. Isto é incongruente, porque o jogador não é terceiro, é parte da relação jurídica. Por isso é que existem cláusulas de rescisão e por isso é que os jogadores podem ter direito a uma percentagem das futuras transferências”, disse o assessor jurídico do Benfica. Um jogador, disse Paulo Gonçalves, pode sair de um clube a qualquer momento pagando a cláusula de rescisão (habitualmente com dinheiro do clube para onde vai jogar a seguir). “Então isso não é uma influência [de uma terceira parte]? Um clube não quer que ele saia, outro clube quer contar com ele, o jogador paga os 20 ou 30 milhões da cláusula. Mas não é ele que os tem, é o outro clube. Já existe nas regras a influência de terceiras entidades”, explicou. O Benfica tem trabalhado com os fundos de investimento no futebol, como o Doyen, para contratar e vender jogadores como Di Maria, Ramirez, David Luiz, Matic, Markovic ou Javi García. A decisão da FIFA (no seguimento de argumentação da UEFA) motivou uma queixa das ligas profissionais de futebol de Portugal e Espanha junto da Comissão Europeia, na qual consideravam que a medida viola as regras de concorrência na União Europeia. Na abertura do seminário, o diretor geral da Liga espanhola de futebol, Javier Gómez, considerou que o tema dos fundos de investimento tem um caráter “estratégico” para a competição em Espanha e que a decisão da FIFA “surpreendeu”, porque a maioria dos clubes defendiam uma “maior regulação” e transparência e nunca uma proibição. “Parece-nos óbvio que a decisão é ilógica, irracional e ilegal, uma vez que impede que venham recursos financeiros para um sector. É ilógico e irregular”, disse Javier Gómez. Para o responsável da LFP, “a União Europeia também não quer a circulação de dinheiro ilegal, mas não é por isso que impede as transferências bancárias”. “O que faz é impor mais controlo, sanções, policiamento”, disse. Fonte: Agência Lusa

0 Comentários

  • jose costa
    Posted Abril 9, 2015 at 12:26 pm

    acho bem que se acabe com os fundos. Quando não dinheiro, que se aposte na formação. A selecção só tinha a ganhar com isso.

    Em Inglaterra é proibido os fundos e é a melhor liga do mundo. O que devia acontecer por cá é que os direitos tv deviam ser repartidos por todos os clubes e assim permitir aos pequenos aproximarem-se dos grandes e termos um campeonato competitivo. Porque mesmo com fundos os nossos clubes não têm hipoteses na champions e o fosso para os pequenos é injusto e demasiado grande.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 9, 2015 at 12:50 pm

      Acaba-se com os empréstimos dos bancos para comprar casa,se não há dinheiro que vivam debaixo da ponte,só os ricos têm direito a comprar uma casita!
      Acaba-se com os empréstimos para comprar carros também,andem de Fiat Uno ou de bicicleta,deixem os carros bons para os ricos!

      Na Premier League qualquer clube faz mais dinheiro que os Portugueses todos juntos,chama-se a isso, utopia.

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 12:54 pm

      Ou seja mediocridade para todos?

      Zebiole

    • Fábio Mendes
      Posted Abril 9, 2015 at 12:58 pm

      Não há clubes ingleses nos quartos-de-final da Champions desta época.
      A Inglaterra não chega a umas meias finais de um Euro ou Mundial desde 1996.
      Mas é a melhor liga do Mundo…..

    • Renato Teixeira
      Posted Abril 9, 2015 at 1:08 pm

      Quase todos os clubes em Inglaterra recebem mais só de direitos televisivos do que Porto ou Benfica numa época e a ganharem a Champions

    • Rodrigo
      Posted Abril 9, 2015 at 1:16 pm

      Internamente as coisas serao mais equilibradas, isso parece-me evidente. Quanto a prestaçao europeia, sera afectada inegavelmente, uma vez que se ja com este tipo de jogadores adquiridos com a ajuda dos fundos e dificil chegar longe nas provas europeias, sem esse auxilio as coisas complicam-se ainda mais.

    • DS
      Posted Abril 9, 2015 at 1:19 pm

      Ricardo, disseste tudo!
      Que haja coerência, anda tudo ceguinho com a formação e não pensam que o futebol vai perder a pouco qualidade que tem.
      Toca a ir toda a gente a viver para bairros sociais para haver coerência, oupa!

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 1:22 pm

      Comentário absurdo, então nunca pedirás qualquer tipo de empréstimo, queres um carro e não tens dinheiro anda de bicicleta ou a pé!

      Que comentário absurdo, comentar dois países em que as pessoas têm rendimentos diferentes, em que os direitos televisivos são uma absurdidade, os estádios estão cheios e os patrocinios enormes…enfim é de quem não quer ser sério.

      Esses clubes que tu dizes que também apostam na formação, também têm empréstimos, e pela tua logica também estão errados.

      José

    • Roberto Silva
      Posted Abril 9, 2015 at 1:40 pm

      Caro senhor Ricardo Ricard,

      você escreve ironicamente que se deviam acabar com os empréstimos para os pobres.

      Concordo consigo mas nao de uma forma irónica mas a falar mesmo a sério. Se o pobre nao pode depois pagar de volta o empréstimo entao nao tem direito a ele e isto aplica-se ao jogador "bom" e caro que os nossos clubes querem ter. Os juros para esses clubes nao sao o que pagam pela minoria que têm do passe mas sim pelos ordenados que esses ditos jogadores têm que sao completamente imcompatíveis para a nossa realidade. Esses jogadores ficam uma época ou duas no mais tardar e depois sao transferidos. Os clubes onde estiveram com um pouco de sorte tiveram um ganho desportivo e tiveram de vender o jogador porque a) nao têm possibilidade de continuar a pagar um luxo b) porque o fundo decidiu que era altura de ganhar dinheiro com uma transferência. Se um clube só tem 20% de um jogador que depois é vendido para um clube por 20 milhoes o clube acaba por ficar só com 4 milhoes nessa venda. Mas se esse jogador tinha um ordenado de 3 milhoes por ano e se ficou dois anos (6 milhoes de euros em custos)…. o que é que o clube ganhou com ele? Uma taca? Um campeonato? Mas o que é que isso dá em € para um clube em Portugal? E mais só estou a falar de um jogador.

      O que é que um fundo fez afinal pelo clube onde pos o jogador? NADA! Só lucrou e tentou com uma boa imprensa valorizar o jogador. E dar meia dúzia de trocos á imprensa é bem barato e fácil demais.

      Você acha que o dinheiro é sinónimo de vencer? Entao como é que o Porto de Mourinho ou o Inter de Mourinho ou o Porto no final dos anos 80 ou o Ajax das épocas de 90 ou outros clubes com menos possibilidades financeiras conseguiram tantas vezes ganhar? Interessante nao?

      Existem muitos mais argumentos contra os fundos mas este texto seria longo demais. Existem documentários suficientes a mostrar o que fazem. Youtube e Google ajudam.

    • Cafageste
      Posted Abril 9, 2015 at 1:43 pm

      Acho piada a alguns argumentos.

      Fazer boa figura com o dinheiro dos outros é tipicamente latino.

      Durante o empréstimo da casa, vamos pagando os juros. Mas se por acaso vendermos a casa com lucro só temos de pagar ao banco aquilo que nos emprestou. Já nem sequer há penalizações por pagar adiantado! E a mais-valia fica quase toda para quem comprou a casa. Comparar o que os fundos fazem com um empréstimo da casa é ridículo.

      E é sempre melhor andar de Fiat Uno e pagá-lo do que comprar um Porsche e não ter dinheiro para a gasolina.

    • DS
      Posted Abril 9, 2015 at 2:11 pm

      Mas vê algum clube a queixar-se de não ter dinheiro para a gasolina? Enquanto houver, venham os fundos!

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 2:30 pm

      Roberto Silva,

      Não se esqueça que em 2004 não existiam os investidores das arábias, todos os clubes estavam em igualdade. Ora, hoje em dia não é isso que acontece. Há cada vez mais milionários a comprar clubes e a enchê-los de dinheiro, e os fundos são uma forma de poder equilibrar mais as coisas para os clubes que não têm investidores diretos! Ora então diga-me se acha justo haver a possibilidade de haver clubes detidos por milionários onde estão sempre a serem injetados com dinheiro? Tipo PSG, City, Chelsea, etc. e os outros clubes a terem de competir praticamente com nada? É que o que vai acontecer é cavar-se um fosso ainda maior!
      Aliás, digo mais, se de facto os fundos forem proibidos o que vai acontecer é que mais tarde ou mais cedo os clubes vão acabar por ser adquiridos por alguém com dinheiro, isto se quiserem continuar a ser competitivos na europa! Acho que é preferível haver fundos (devidamente legislados e fiscalizados) do que haver pessoas que compram clubes só porque sim, e aí sim, nesse caso haverá perda de mística e identidade.

      JD

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 9, 2015 at 2:53 pm

      Só existem Fiat´s e Porsche´s?
      O Benfica não teve gasolina para o Ramires ou para o Markovic?

      Os fundos deveriam ter regras apertadas e não simplesmente acabar com eles,os fundos são como muita coisa desta vida,são boas ideias mas que são usadas de forma errada.

      Comparar os fundos com um empréstimo da casa é ridículo se não perceberes a ideia,imagina que ganhas 1000 euros por mês,como é vais comprar uma casa? Vais juntar dinheiro durante 20 anos? Os fundos nisso funcionam como os empréstimos,ajudam-te a poder comprar uma casa consoante o teu ordenado.

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 3:14 pm

      acho graça a todos estes comentários…

      Viver com o dinheiro dos outros é que é bom…tipico. Vê-se pela mentalidade aqui demonstrada que é por isso que Portugal anda pelas ruas da amargura. A mim sempre me ensinaram, "não tens dinheiro nao tens vicios! Trabalha que os resultados vêm dai…" Mas isso de trabalhar para ter resultados não é pa nós portugueses…andar de fiat uno? ridiculo!! eu quero é pedir dinheiro emprestado pa comprar um bom carro, e fazer boa figura para as pessoas me verem na rua.

      ah e tal "depois não temos possibilidade de competir pela champions! Não é justo por causa dos clubes ingleses!"

      Não os vejo tão preocupados com a maior parte dos clubes da liga portuguesa que andam a ser geridos com tostões.. Aqui acontece exactamente a mesma coisa que vocês não querem que aconteça com o fim dos fundos, mas com estes clubes não tão vocês preocupados.. Os pequenos são pequenos e têm que se amanhar com os jogadores que conseguem amealhar, os grandes recebem as ajudas dos fundos e podem competir à vontade! Neste caso já é na boa andar de fiat uno certo? quando sao os outros…

      MDC

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 3:19 pm

      A maioria dos comentários aqui mostra bem a mentalidade Portuguesa, toca a possuir mesmo sem capacidade para tal.
      Créditos são a solução? Óbvio que não, não existe possibilidade aluga-se casa como na maioria das sociedade evoluídas acontece. Não existe dinheiro para carro? Bicicleta, transportes públicos…
      Acho preocupante e ao mesmo tempo clarificador que a maioria das pessoas acreditem realmente que viverem acima das suas reais possibilidades é uma solução para os problemas ou um tesouro para a felicidade. Talvez por esta pequena amostra de opiniões se consiga entender porque temos a classe politica que temos, os dirigentes desportivos que temos e porque estamos enquanto pais na situação que estamos.
      Os fundos são mais do mesmo, proteger o enriquecimento paralelo de determinados grupos económicos através de "hospedeiros" ingénuos ou adeptos da máxima "chico esperto".

      Paulo Ricardo

    • Cafageste
      Posted Abril 9, 2015 at 3:38 pm

      Sim, mas a casa é tua. Se a venderes, só tens de pagar o que deves ao banco.

      Já na venda dos jogadores, quem fica com a fatia mais gorda são os fundos. Quem estoirou o dinheiro nos salários foi o clube. Há alguns em que se se fizerem as contas te deram prejuízo.

      Já para não falar que os preços dos jogadores ao diminuir, e por isso os jogadores vão ficar igualmente acessíveis aos cofres dos clubes.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 9, 2015 at 3:45 pm

      Ena pah,só visionários…

      Das duas uma…Ou são ainda algumas crianças que vivem à conta dos paizinhos ou já estão reformados…Mas onde é que pedir um empréstimo para comprar casa ou um carro é viver acima das possibilidades? Uma pessoa que ganhe 1000 euros não pode pagar um empréstimo de um carro usado de gama baixa/média ou pagar 300/350 euros de renda de uma casa? Isto é viver acima das possibilidades? O mal de muita gente vem depois,é plasmas,LCD´s,smartphones,jantar fora quase todos os dias…Isso é outra conversa! Eu não estou a falar daquela gente que gasta aquilo que tem e o que não tem.

      Agora eu pergunto…O Benfica ganhou ou perdeu com os fundos? Tanto no plano desportivo como no econômico,são capazes de responder?

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 4:01 pm

      Sobre o Benfica não vou falar até porque basta pensar nos negócios com Atlético Madrid com o Roberto e afins, para ficar com a certeza que não gosto de poeira nos olhos.
      As crianças que vivem em casa dos pais e os reformados devem estar todos a rir à gargalhada com o ataque gratuito dos "fundistas", estando inclusive extasiados com o raciocínio de que não ter dinheiro para um determinado fim é sinónimo de correr atrás de empréstimos e de crédito, não vá a vida trocar as voltas e chegarmos ao fim e pensar: "bolas não sou dono de nada, não possuo nada meu". Se a preocupação real fosse Ser e não Parecer, se a motivação fosse ao encontro da cidadania e não encontro do umbigo de cada um, talvez não estivéssemos a debater os fundos no futebol, mas sim a desfrutar do jogo na sua essência.
      Negócios e mais negócios a paixão simples pelo futebol fica lá no fim do túnel, se um dia se destaparem todos os "buracos" da sociedade portuguesa (onde se inclui o nosso futebol), vamos ver onde vão parar os que possuem casa, carro e passes de jogadores.

      Paulo Ricardo

    • stanpanan
      Posted Abril 9, 2015 at 4:06 pm

      Há outra coisa que as pessoas parecem se esquecer, antigamente, há uns bons 20, 30 anos atrás não havia fundos, os dinheiros de TV´s eram poucos e mesmo assim os clubes pequenos eram pequenos e os grandes grandes… Não entendo porque se acha que são os fundos ou o dinheiro das TV´s que está a tirar competitividade aos clubes, se assim fosse, antes disso provavelmente tinhamos tido campeonatos mais competitivos, mas o que vemos e que mesmo antes disso eram só os grandes que ganhavam…
      A mim parece me que os clubes pequenos querem é ganhar á custa dos grandes, eu não vejo grande lógica numa repartição igual dos direitos de TV por todos os clubes, mas afinal um jogo de um grande tem a mesma audiência de um jogo de um pequeno? Então com que lógica e que um clube ganha o mesmo dinheiro a fazer menos por isso? Então para isso reparte se o dinheiro ganho em publicidade ou o dinheiro ganho em bilheteiras, porque para mim, pedir uma repartição igual dos dinheiro dos direitos de TV por todos os clubes seria o mesmo que um Arouca ir ao Estádio da Luz e pedir que o Benfica reparta os ganhos nos bilhetes como ele…
      E se pensam que isto trás competitividade, eu tenho de perguntar: Mas afinal o que entendem por competitividade? Porque assim, o mais certo seria os clubes pequenos melhorarem um bocado e os grandes piorarem bastante e encontravam se todos num ponto, mas um ponto baixo, seria renhido mas com muito menos qualidade… Isso para mim nao é competitividade..

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 9, 2015 at 4:10 pm

      Não sei que contas fazem mas deixa ver…

      Markovic custou ao Benfica 6 milhões por 50% do passe,foi vendido por 25 milhões,50% dá 12.5 milhões. O Markovic foi para o Liverpool ganhar cerca de 180 mil euros por mês,no Benfica não deveria ganhar 1 milhão por ano,fazendo as contas estamos a falar de 4/5 milhões de lucro financeiro fora o desportivo.

      Ramires custou 7.50 milhões,o Benfica vendeu depois 50% por 6 milhões e por fim foi vendido por 22 milhões ao Chelsea. Estamos a falar de 9.5 milhões de lucro,metam os ordenados e mais algumas despesas e estamos a falar de um lucro total de 6.5 / 7 milhões. Mais uma vez sem contar com o lucro desportivo.

      Em apenas 2 jogadores o Benfica além de contar com o rendimento desportivo de 2 craques mundiais,fez cerca de 11 milhões de lucro…É de facto muito mau…Os fundos são uns papões!

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 4:56 pm

      Ricard

      Trabalho e ganho cerca de 1000 € mês. Pago renda de casa. Uso um carro com 10 anos. Vou agora, em principio trocar de carro, vou comprar um novo. Vou pedir um empréstimo? não, fui comedido e consegui poupar o suficiente para me dar a essa liberdade e conseguir paga-lo a pronto. Se não tivesse conseguido poupar pedia um empréstimo para comprar um carro? não.. continuava a usar o meu velhote que tenho agora! Fico contente por me achares um visionário..

      Se o Slb ganhou ou perdeu com os fundos?
      No plano económico, e falando apenas nas transferências, até acho que podes ir ver a capa de um jornal desportivo que saiu a semana passada acho, teve lucros de 20 e poucos milhões… se juntares os salários do vosso treinador durante esse período, o resultado passa apenas para algumas centenas de milhares de euros..

      No plano desportivo, que eu saiba, a maioria dos vossos títulos foram conquistados sem qualquer tipo de interferências de fundos, ou o Benfica só começou a partir de 2005?

      Repara que se desaparecerem os fundos, estes desaparecem para todos! ou seja, o vosso adversario directo estes ultimos anos (Porto) também deixa de ter esse apoio, logo a possibilidade de continuarem a ser extremamente competitivos em termos nacionais mantem-se.

      Olha pensa agora assim: sabes porque é que os jogadores hoje custam tanto? Porque alguem andou a inflacionar os seus valores…eu lembro me de ver a contratação mais cara dos Scp ser de cerca de 1 milhao de contos ( cerca de 5 milhoes de euros). Desde que começaram os fundos ja vi o Scp a pagar 9 milhoes euros por um jogador.. praticamente o dobro do que tinha pago antes de existirem fundos!

      MDC

    • José Leal
      Posted Abril 9, 2015 at 5:20 pm

      Stanpanan, então para ti a competitividade é o benfica ter gaitans, salvios, taliscas, jonas outros que tais e passear no campeonato contra a academica, gil vicente, penafiel, arouca e muitos outros que nao têm dinheiro para mandar cantar um cego?
      Achas que os craques do Benfica vao ter o estimulo necessario para evoluir continuamente e para passar para um nível competitivo acima se souberem que não precisam de se esforcar a cem por cento porque vao sempre ganhar com facilidade? E quando o benfica perde ou empata com equipas pequenas como em rio ave garanto-te que nao é porque essas equipas têm melhor futebol. É porque os jogadores do benfica nesse dia se desleixaram e estavam com excesso de confiança.
      Para mim só vai haver competicao a serio quando as receitas da liga portuguesa forem distribuidas uniformemente por todas as equipas, permitindo aos mais pequenos ter mais armas para lutar.
      A liga portuguesa tem de se começar a focar nas suas 18 equipas e não apenas nos interesses dos 3 grandes.
      No dia em que as equipas grandes tenham que se esforcar mais internamente, vao poder evoluir e aspirar o salto que lhes permita ombrear com os outros gigantes europeus

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 5:22 pm

      Ricardo Ricard a expressão é mesmo essa, de facto os fundos são uns papões, é para isso que existem, ou seja, sugarem o máximo dinheiro que conseguirem, mas entretanto alguns adeptos de futebol ainda pensam que é para ajudarem os clubes.
      Penso ainda que os fundos deviam receber um louvor de intervenção social pelo impacto positivo que têm no auxilio aos mais necessitados, são sem dúvida os grandes responsáveis pelas contas positivas e extinção das dividas dos clubes. Já para não falar que facilitam imenso a constituição de equipas a médio/ longo prazo, uma vez que adoram que os jogadores permaneçam o máximo possível num só clube.

      Joaquim

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 5:37 pm

      Ricardo Ricard a tua visão dos fundos e dos empréstimos/créditos é representativa do que difere a sociedade portuguesa da região da Escandinávia, aqui os deputados vão na sua generalidade de carro xpto para a assembleia da republica, na Escandinávia onde o nível de vida é muito superior, os deputados na generalidade deslocam-se de transporte públicos e vivem em casas alugadas.
      Assim vai o Benfica com a sua visão dos fundos, veremos se não irá ao fundo…

      Roberto Mendes

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 9, 2015 at 5:43 pm

      MDC… São opções,já pagas a renda da casa,não teria muita logica ires pedir um emprestimo para comprar um carro,tiveste cabeça. Mas isso não significa que és mais esperto ou que tens uma filosofia melhor do que quem por exemplo ganha 1000 euros,não paga renda nenhuma e pede 5 ou 6 mil euros para comprar um carro. Desde que não passe fome,não tenha dividas e que tenha uma vida minimamente organizada,não tem mal nenhum e não está a viver acima das possibilidades!
      Essa capa de que falas não é sobre os fundos,é sobre as compras e vendas na sua totalidade, nem todos os jogadores são comprados por fundos.
      O Benfica muito graças aos fundos tem disputado todos os campeonatos dos últimos anos,excepção 2010/2011,além dos títulos ganhos e de duas finais europeias.
      A competitividade nacional mantem-se mas a nível europeu iria piorar bastante,em poucos anos teríamos apenas o campeão na Liga dos Campeões a fazer figuras tristes e o 2º classificado na Liga Europa. Além disso as receitas de publicidade e de publico iria baixar bastante também.

    • Fabio
      Posted Abril 9, 2015 at 5:58 pm

      Batiam aqui palmas ao Estoril e as suas grandes épocas, que era de louvar que mais equipas tirando os 5 grandes tivessem mais qualidade mas esqueciam-se que o Estoril só fez essas equipas porque tinha um fundo por tras. Como este ano o Braga conseguiu eliminar o Benfica por exemplo porque tem um fundo por tras a meter lá Danilos e Marcelos.

      O MDC diz que tem um carro com 10 anos e que se nao tivesse dinheiro mantinha o carro, pois a questão é que ja tem, porque se nao tivesse tinha que arranjar um e se nao houvesse dinheiro tinha que o ir arranjar a alagum lado, com os clube é igual o Benfica só vai ver de jogadores que nao tem, o Porto igual, só foi ver do Jackson porque ficou sem o Falcao nao foi porque lhe apeteceu ir gastar mais algum.

      As pessoas esquecem-se que estão em Portugal e não na Espanha/Alemanha/Inglaterra, porque se os clubes portugueses tivessem nesses paises nao necessitavam de vender tanto, e por isso ja nao necessitavam tanto dos fundos.

      Falam do antigamente como se fosse um dado adquirido que o futebol sem os fundos tambem iria regressar 10/15 no passado, mas voltam-se a esquecer na mediocridade das centenas de jogadores que entravam no nosso campeonato todos os anos, os Mareques, Pesaresi, Kings, Benitez, Mawetes que entravam as toneladas todos os anos em Portugal.

      Jose Leal

      E acha justo que o 1º receba o mesmo que o 18º ? Acha justo que o dinheiro das tvs seja o mesmo para o clube que vai passar todos as semanas com o clube que passa de 4 em 4 semanas na TV ?

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 6:18 pm

      Só uma pergunta para os amantes dos fundos. A nível financeiro o passivo do benfica, neste caso em concreto, cresceu ou decresceu desde a entrada dos fundos em cena?

      Alvim

    • João
      Posted Abril 9, 2015 at 9:35 pm

      "Benefício mútuo" é uma coisa que requer demasiado arcaboiço intelectual por estas paragens nitidamente.

      Mas que "viver com o dinheiro dos outros"? Tenham noção, informem-se. Já parece aqueles génios que se escandalizaram todos quando o Sócrates disse (o que é evidente para qualquer pessoa com meia aula de macro-economia) que as dívidas dos países não se pagam, gerem-se.

      Óptimo exemplo José Leal, só faltou aí o Rio Ave. Desfaz-se tudo em elogios, só se esquecem de onde chegou essa competitividade. Mas vai ser porreiro, voltar a penar pela fase de grupos da Liga Europa. Na altura vamos todos agradecer aos visionários que vai aplaudindo o próprio enterro.

  • Kacal I
    Posted Abril 9, 2015 at 12:45 pm

    O Arsenal já pagou o estádio, já fez muitas vendas ao longo dos últimos anos com encaixes significativos, neste momento já podem investir e não precisam de vender a torto e a direito, podem segurar os seus melhores jogadores e nunca vão vender a um rival nesta fase, acho que o Man City precisa de alterar os "métodos" porque o Arsenal "Best Friend" já acabou.

    Quanto aos ingleses no plantel, há outras opções e que podem ser apostas interessantes como John Ruddy (como alternativa ao Hart), John Stones (como 3º ou 4º central), Will Hughes (como aposta de futuro), Ward-Prowse (útil no momento e aposta de futuro) ou Ross Barkley (mais-valia no imediato).

    • Rodrigo
      Posted Abril 9, 2015 at 1:37 pm

      Espero nao ver Stones, Wughes ou Ward-Prowse (jogador que nao deu o salto que estava a espera esta epoca) rumarem ao City ja na proxima epoca, uma vez que sao grandes talentos e nao me parecem prontos ainda para um desafio desta natureza. Ruddy subscrevo.

    • Kacal I
      Posted Abril 9, 2015 at 1:44 pm

      Concordo, também espero não ver esses jogadores no Man City, no entanto são opções a ter em conta se o Man City quiser olhar para o futuro e quiser ter jogadores ingleses sem ser necessário tê-los a ter muitos minutos, foi mais nesse sentido que falei, agora tenho a mesma opinião que tu.

    • Rodrigo
      Posted Abril 9, 2015 at 1:52 pm

      Hughes*.
      Exacto, eu percebi

    • Kacal I
      Posted Abril 9, 2015 at 2:02 pm

      Agora resta esperar e ver em quem vão investir.

  • Anónimo
    Posted Abril 9, 2015 at 12:53 pm

    Jose Costa, dizes que "os nossos clubes não tem hipóteses na champions e o fosso para os pequenos é injusto e demasiado grande" e ao mesmo tempo pedes para acabar com os fundos! Não estou a perceber-te mesmo.
    A unica forma de fazer frente com grandes equipas na champion é tendo dinheiro e umas das formas de "arranjar" esse dinheiro é com a ajuda dos fundos.
    E sobre a aposta na formação, Porto e Benfica não tem nada que apostar na formação só para ajudar a seleção, o clube vêm sempre em primeiro lugar e depois a seleção. A nossa liga tem 18 equipas, não é só os grandes que devem apostar na formação.
    RubenAndrade

  • Rodrigo
    Posted Abril 9, 2015 at 12:54 pm

    O titular da Espanha no Mundial 2010 a lateral direito era o Sergio Ramos. Quanto ao Arbeloa, e um jogador razoavel, mas que tem um curriculo demasiado preenchido para aquilo que conseguiu oferecer as equipas por onde tem passado. O seu tempo no Real Madrid esgotou ha muito tempo, sendo que ainda poderia ser util numa equipa media italiana ou inglesa. Mesmo para Arsenal e Liverpool acho que e curto ja.

    Quanto aos Citizens, Walcott e Willshere sao duas promessas adiadas do futebol ingles, tem um historial clinico elevado e como tal tambem nao creio que fossem grandes opçoes para o Man City atacar o titulo na proxima epoca. Se querem ter mais ingleses no Ettihad existem outro tipo de soluçoes na Premier League mais capazes de melhorar o plantel. Sterling, Clyne, Berahino, Barkley ou Delph sao jogadores transferiveis mediante uma boa proposta. Mais dificeis seriam elementos como Kane ou Henderson.

    • Kacal I
      Posted Abril 9, 2015 at 1:15 pm

      Concordo, só não falei em Clyne, Henderson, Sterling, Kane e Berahino porque já têm dois laterais direitos e avançados não lhes falta, depois acredito que Henderson e Sterling vão renovar e o Kane é um alvo muito complicado.

      Subscrevo o Delph.

    • Rodrigo
      Posted Abril 9, 2015 at 1:36 pm

      Sim nao olhei para se as posiçoes estavam preenchidas ou nao, mas caso o City pretenda mais ingleses tem aqui opçoes para todos os gostos, embora alguns envolvam um grande investimento.

    • Kacal I
      Posted Abril 9, 2015 at 1:42 pm

      Sim, nisso concordo, há aqui opções para todos os gostos, posições e idades, é só escolher e investir.

  • Cafageste
    Posted Abril 9, 2015 at 12:59 pm

    Boa argumentação…para quem não pensa pela própria cabeça. Não há qualquer impedimento à entrada de dinheiro. Que eu saiba não está a ser proibido o investimento nos clubes. O que estes tipos querem, sabemos todos.

    Invistam o dinheiro nos clubes e retirem dai os dividendos…ou os prejuízos. Pois, se calhar não da muito jeito…

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 2:32 pm

      Então vamos abrir a SAD a investidores vindos das arábias e da china. Aí sim, o clube continua com a mística e com a identidade. E quem vem, vem pelo amor à camisola. Aí sim, fica tudo contente. Sinceramente…

      JD

    • Cafageste
      Posted Abril 9, 2015 at 3:35 pm

      Sim, porque quem vem agora tem um amor à camisola…

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 4:30 pm

      Exatamente, não existe amor à camisola em nenhum caso. Só me está a dar razão. Então vamos deixar os reis das arábias comprar os clubes que querem e passarem assim a dominar o futebol a seu belo prazer.

      JD

    • Fabio
      Posted Abril 9, 2015 at 6:01 pm

      Depois quando o G16 tiver a ser todo dominado por "ricos" que fazem o que lhes da na gana, e combinam as coisas entre eles, como acontece em todos os grandes lobbys nao se queixem, é melhor um fundo ou um "rico" como aconteceu ao Beira-Mar e tantos outros

  • Posted Abril 9, 2015 at 1:02 pm

    Sem entrar na guerra se é bom ou mau acabar com os fundos e sem entrar em conversas clubísticas, vou tentar focar-me apenas na vertente jurídica disto.

    O problema é que o Paulo Gonçalves está, propositadamente a desviar a conversa da questão central (e, já agora, está a dizer um perfeito disparate).

    É claro que o jogador não é parte da relação jurídica numa transferência. O jogador pode ter uma parcentagem dos seus próprios direitos desportivos que têm um preço correspondente, mas a única entidade que pode negociar esses direitos é o clube que tem os direitos registados na Federação de Futebol. Um jogadr nunca pode negociar os eu próprio passe se não tiver os direitos desportivos inerentes. Nunca.

    Por outro lado, o exemplo do jogador que compra os próprios direitos é descabido porque mesmo que o jogador pague do próprio bolso (o que já aconteceu várias vezes) o jogador nunca seria um terceiro porque, nesse caso, não ha nenhum outro clube na equação, logo, não há senhum "segundo" para que ele seja o terceiro! (mesmo que o jogador assine por outro clube passados 5 minutos)

    O jogador é parte na relação jurídica com o clube com o qual se vai vincular por meio de contrato de trabalho desportivo e é parte da relação jurídica com o clube do qual se vai desvincular por meio de resolução do contrato de trabalho desportivo. Só isto.

    Os fundos são, obviamente, terceiros a qualquer destas relações e serão sempre terceiros face a qualquer um dos clubes porque, como disse, o que está sempre a ser transaccionado são os direitos desportivos do jogador, os quais têm subjacente, naturalmente, o preço (no qual o fundo investiu com vista a mais-valias futuras numa venda subsequente) mas os fundos nunca podem ter direitos desportivos dos jogadores registados em seu nome, o que, por si só, é motivo bastante para se ver que, se não podem ter direitos desportivos em seu nome, não têm lugar no futebol, mas isto é a minha opinião pessoal.

    Peço desculpa pelo alongar do comment.

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 2:36 pm

      O clube seria considerado terceiro em vez do jogador, logo pode-se considerar que o jogador está envolvido com uma terceira parte que tem interesse nisso.

      JD

  • Vitor Machado
    Posted Abril 9, 2015 at 1:07 pm

    Só vejo o Benfica e o Porto a chorar pelo fim dos fundos, estão com medo do quê?
    É com ajuda dos fundos que vão ganhar a liga dos campeões? Sejam realistas, na europa com fundos ou sem fundos vamos continuar ser inferiores aos grandes tubarões do futebol atual, quando muito podem ambicionar ganhar uma liga europa e para isso não precisam de fundos para nada.
    Se o Sporting consegue ser competitivo apostando na formação, o Benfica e o Porto não conseguem? SL

    • DS
      Posted Abril 9, 2015 at 1:22 pm

      Sporting competitivo com quem? Com o Braga? Lá teve a sorte de fazer pontos nos derbys mas onde está na classificação? E nos últimos anos? E na Europa? Realmente o Sporting é grande exemplo…

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 1:23 pm

      O benfica neste momento tem quase nenhum jogador partilhado com fundos e vai a uns bons pontos à frente do sporting..e poucos miudos da formação tem.

      Jose

    • Moskamorta
      Posted Abril 9, 2015 at 1:27 pm

      O SCP consegue ser competitivo??? Só se for pelo 3º lugar da liga… Passados quase 10 anos têm novamente hipóteses (não quer dizer que ganhem) de ganhar uma taça, se isto é ser competitivo, está tudo dito…

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 9, 2015 at 1:30 pm

      O Sporting é competitivo com quem?!

    • Vitor Machado
      Posted Abril 9, 2015 at 1:39 pm

      Não foi competitivo na liga dos campeões? Só foi inferior ao Chelsea na fase de grupos.
      Não foi competitivo na liga europa? Foi superior ao 2º classificado da liga alemão.
      Internamente podíamos estar melhor classificados, mas lá está o Benfica e o Porto têm outras armas que nós não temos, é por isso que não somos competitivos?
      Ser competitivo não quer dizer que ganhemos títulos, mas é impossível aliar as duas coisas aproveitando os melhores da formação? SL

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 1:56 pm

      Ser competitivo é ganhar jogos!! Não é jogou bem mas perdeu. . .
      Joel M

    • Filipe
      Posted Abril 9, 2015 at 2:02 pm

      Moskamorta o Sporting ha três anos teve na final com a academica

    • Moskamorta
      Posted Abril 9, 2015 at 2:06 pm

      Claro, o Arouca (sem desprezar o clube) também consegue ser competitivo com o Gil Vicente e com o Penafiel, na luta pela manutenção. Para cada caso existe um grau de competitividade, e é óbvio que a vossa competitividade anda pelo 3º lugar e nas vitórias morais das eliminações com boas exibições… Mas isso não chega para ser competitivo com o FCP e SLB…

    • Kacal I
      Posted Abril 9, 2015 at 2:07 pm

      O Sporting teve um desempenho decente na Champions, cometeu erros mas aquelas roscas dos centrais contra o Maribor e a decisão vergonhosa do arbitro ao assinalar penalti contra o Schalke eliminaram o Sporting, na Liga Europa bateu-se bem contra o Wolfsburgo e com mais alguma sorte e eficácia na 2ª mão podiam ter passado.

      Em termos de competições internas, estão em 3º e já perderam pontos mas Porto e Benfica também os perderam e sem fundos terão plantéis menos fortes e perderão mais pontos ainda.

      Nas Taças, o Sporting utilizou uma equipa secundária na Taça e borrifou-se um pouco para a competição mas na Taça de Portugal estão na final, sem esquecer que o futebol que praticam até é agradável e positivo, como Portista acho que se pode classificar o Sporting como competitivo e sem fundos pode haver maior equilíbrio entre os três "grandes", agora é apenas a minha opinião.

      PS: não esquecer que o Sporting joga com muitos portugueses e alguns formados no clube.

    • DS
      Posted Abril 9, 2015 at 2:16 pm

      Tanto na Europa como na Champions perdeu, sem grande argumentação…
      E no campeonato acabou de afirmar aquilo que estavamos a dizer, que é o Porto e Benfica têm outras armas, mais argumentos… São superiores.
      Se ser competitivo não quer dizer ganhar títulos então Sporting e Braga estão no mesmo patamar!

    • Moskamorta
      Posted Abril 9, 2015 at 2:19 pm

      Filipe, sim por isso escrevi têm novamente hipótese…

      Kacal, pois sem os fundos, poderemos ter um campeonato mais equilibrado mas por baixo, não penses voltar a ir a um estádio ver um james, um falcao, um jackson, um di Maria, um salvio ou um gaitan… o que quer se queira quer não vai empobrecer a liga portuguesa, levando ainda menos gente aos estádios, estrangulando os clubes mais pequenos e como consequencia toda a liga… se o SCP não quer recorrer a fundos, ok, isso é com eles, agora com esta medida, cada vez mais o futebol será dos mais ricos, ficando os clubes da periferia com missões herculanas para fazer face aos grandes e veremos nas proximas decadas, na CL sempre os mesmos clubes, isto é nos quartos de estarem sempre os mesmos, Real Madrid, Barcelona, Bayern e um outro qualquer que vai aparecendo como o Chelsea,ou o Atletico Madrid…

    • Jesus
      Posted Abril 9, 2015 at 2:20 pm

      O Sporting não tem uma equipa competitiva? No ano passado lutamos pelo título quase até à última jornada e este ano ficamos no 3 pote da Champions e só não passamos por causa de uma arbitragem ridícula, este ano estamos numa final da taça de Portugal com 8 portugueses e só não estamos na luta pelo título devido a inexperiência da equipa até porque no confronto direto provamos que não somos inferior quer ao Porto quer ao Benfica

    • Vitor Machado
      Posted Abril 9, 2015 at 2:22 pm

      E desde quando ser competitivo é ganhar jogos ou títulos?
      Para mim é jogar taco a taco contra equipas supostamente superiores! SL

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 2:41 pm

      Obviamente que para o Sporting faz sentido que os fundos acabem, pois permitirá aproximar-se muito de Benfica e Porto. É apenas uma questão política, mais nada! A questão é que está a pensar ao contrário. Devia tentar construir um projeto de base (como está a fazer), de forma a em poucos anos estar a lutar com Benfica e Porto de igual para igual. Mas ao invés disso, está a baixar a competitividade do futebol português na europa, o que vai significar baixar no ranking e consequentemente perder equipas na champions. Ora, imaginando (é uma suposição) que o Sporting fica na maior parte das vezes em 3º lugar, pode significar estar a prejudicar-se a si próprio. Mas o que conta é enfraquecer os outros a qualquer custo, em vez de se fortalecer a ele próprio!

      JD

    • Octávio Alvarez
      Posted Abril 9, 2015 at 2:51 pm

      Não terei certamente o dom da verdade, mas há coisas que leio absolutamente extraordinárias, porque os comentadores que defendem os fundos para aumentar a qualidade e competitividade das equipas principalmente nas competições europeias, são adeptos dos clubes que acham normal os problemas gástricos e as gripes dos jogadores que emprestam, que não vêm qualquer inconveniente em ceder definitivamente jogadores mas impedido-os de defrontarem o clube anterior. Então como fica a competitividade nessas situações? E depois a cereja, comparar fundos com empréstimos bancários, que já teve a resposta correcta num post anterior do Cafagest.

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 2:57 pm

      DS sem grande argumentação?? O Schalke ainda hoje deve estar a agradecer aos céus a passagem…Levaram um festival em Alvalade e na Alemanha foi a roubalheira que foi

      Francisco Brandão

    • Kacal I
      Posted Abril 9, 2015 at 2:59 pm

      DS,

      Eu continuo a achar que o Sporting e competitivo e sem fundos vai equilibrar com o Porto, quanto ao dizeres que não são argumentos válidos, é a tua opinião, mantenho o que disse.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 9, 2015 at 3:03 pm

      Ser competitivo não significa apenas ganhar títulos mas convém ganhar alguma coisa de vez em quando…Como é que se pode ser competitivo sem lutar pela Competição mais importante em Portugal? Estão a 11 pontos do Primeiro Lugar,no ano passado que foi de longe o melhor nos últimos anos,ficaram a 7 pontos,antes disso ficaram a 36 pontos, 16, 36 novamente…Já vão em 7 anos sem vencer nada,vamos ver se ganham a Taça ao Braga.
      A conversa da Champions e da Liga Europa é ridícula, foram eliminados e ponto final,interessa lá se foram melhores que os outros ou não! Em Alvalade com o Chelsea poderiam ter levado 5 ou 6,isso conta para alguma coisa?

    • Rui Ferreira
      Posted Abril 9, 2015 at 3:06 pm

      Joel, o Sporting joga bem e nao marca golos… está a dizer entao que é porque não tem passes de jogadores partilhados com fundos?…

    • Kacal I
      Posted Abril 9, 2015 at 3:39 pm

      Moskamorte,

      Aí já estás a falar na perspectiva de Porto e Benfica e também na do campeonato (geral), eu falei no Sporting e aí ficariam beneficiados com o fim dos fundos.

    • Kacal I
      Posted Abril 9, 2015 at 3:41 pm

      Ricardo Ricard,

      Aqui até interessa porque estamos a falar em competitividade e não títulos, o Sporting foi competitivo na Champions e foi superior a Maribor e Schalke, deixa de ser competitivo porque o arbitro "gamou" ou os centrais (nenhum deles é titular neste momento) meteram água?? eu acho que não.

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 4:35 pm

      O Sporting é competitivo. Mas ser competitivo também o Braga o é! O Sporting fez, para mim, um bom trabalho na champions e não passou apenas por erros pontuais (internos e externos). Mas no campeonato são competitivos porque fazem jogos bastante bons ao longo do campeonato, mas outros bastante maus. E a verdade é que se dissermos que são competitivos para ganhar o campeonato, claramente a resposta é não. Mas qual é a dúvida do Sporting querer o fim dos fundos? Isso aproxima-os do Benfica e Porto, logo acho que é uma posição lógica.

      JD

    • Kacal I
      Posted Abril 9, 2015 at 5:17 pm

      Lá está, essa é exactamente a minha opinião, subscrevo JD.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 9, 2015 at 5:18 pm

      Kacal, a afirmação foi "o Sporting consegue ser competitivo", competitivo porque poderia ter passado de grupo? Isso é muito pouco para dizer que uma equipa é competitiva,ainda para mais falar ou fazer qualquer tipo de comparação com o Benfica e o Porto,e mais ainda quando a afirmação parece ter sido feito pelo que se tem passado nos últimos anos.

    • Kacal I
      Posted Abril 9, 2015 at 7:40 pm

      Sim, considero que um clube português passar a fase de grupos da Champions e ser superior a dois dos três adversários do seu grupo é ser competitivo, depois não comparei com Porto e Benfica, falei apenas no Sporting.

      Quanto aos últimos anos, foi uma má fase do clube mas acontece a todos.

  • Cafageste
    Posted Abril 9, 2015 at 1:11 pm

    E será que ninguém se pergunta o porquê de a FIFPro, que representa os jogadores, apoiar esta proibição?

    Este advogado, em vez de andar a fazer queixinhas dos pilotos da TAP devia melhorar os seus argumentos…

  • Awesome_Mark
    Posted Abril 9, 2015 at 1:29 pm

    Não tinha noção deste atrito do Arbeloa com o Casillas e só espero, em bem do bom senso, que a sua posição atual deva-se única e exclusivamente ao que (não) tem feito em campo. Já li rumores de um possível reencontro com Mourinho, algo que a acontecer, e caso o espanhol aceite continuar no estatuto de suplente, seria uma boa alternativa ao Ivanovic. Das hipóteses referenciadas no texo, o Arsenal acaba por ser a mais apetecível pois ao contrário das restantes, deve voltar a marcar presença na Champions, apesar de que a próxima temporada poderia marcar a afirmação de jogadores como Bellerin ou Chambers. E o Arsene Wenger deve ter exatamente esta postura pois claro, ou seja, não pensar em algum momento que for reforçar os rivais.

    Quanto aos fundos, já se começa a ver a malta assustada…mas há que pensar que uma Liga não é apenas feita de 4 equipas (Benfica,Porto,Sporting,Braga) e esta medida apenas vem diminuir, mesmo que ligeiramente pois as receitas continuarão a ser muito desiguais, as assimetrias entre os diversos emblemas.

    • Rodrigo
      Posted Abril 9, 2015 at 1:54 pm

      O Arbeloa nao faz falta ao Arsenal, na minha opiniao. Alias, para mim ja nao e jogador de equipas de topo do futebol europeu.

    • Awesome_Mark
      Posted Abril 9, 2015 at 2:00 pm

      Concordo. Eu falei isso na perspetiva do espanhol.

    • Kacal I
      Posted Abril 9, 2015 at 2:08 pm

      Concordo com o Rodrigo, há Debuchy (se deixar de ter lesões constantes, só tem acontecido desde que chegou a Emirates), Bellerín e Chambers.

  • Mah Med
    Posted Abril 9, 2015 at 1:42 pm

    Na minha opinião estão a fazer um bicho de sete cabeças , os fundos são bons ate um determinado ponto, para se ir buscar UM ou dois jogadores mais caros , que em condições normais nunca jogaria nesse clube, agora não e isso que acontece , os fundos são donos de maioria dos planteis, exemplo disso foi o Sporting de Godinho Lopes em que único jogador que o passe pertencia na totalidade ao clube era do Bruno Pereirinha, havendo juniores de primeiro ano já comprometidos com fundos( Tobias , Chaby, Bruma , Dier etc..)
    Compreendo a posição de Porto e Benfica , mas acho que em vez de se porem a lutar em guerras perdidas , devia-se reinventar o futebol português, o futebol em Portugal tem demasiados pesos mortos , há clubes que época sim época não ficam a dever dinheiro a jogadores, acho que foi o Kafka( se nao foi peço desculpa) que propus um modelo de 12 equipas, um modelo baseado naquele em que os Alemães implementaram, em que TODAS as equipas da primeira da liga deviam ter uma academia , etc…

    Com o exclusão de equipas sem projectos sólidos, aumentaria-se a competição, e consequentemente numa espécie de efeito domino, aumentariam as receitas , visibilidade, qualidade etc.., com os aumentos de receita ja não seriam precisos os fundos .

    Claro que isto seria um plano a longo curso e que no imediato dificilmente haveria quartos de Champions para alguém, mas algo tem de mudar no nosso futebol ou acabaremos colapsar como aconteceu com o futebol grego .

    Os dirigentes também teriam que comprar jogadores com muito maior responsabilidade, dessa lista que o dirigente do Benfica fala , apenas o David Luiz foi de certo modo uma surpresa , porque de resto toda a gente conhecia a sua qualidade, se os dirigentes deixarem de comprar por comprar de certeza também não haveria tanta necessidade de dinheiro vindo de fora , por exemplo porque que o Benfica quer comprar o Pele ?, ou a exigência na luz desce muito ou vai ser outro a saltar por empréstimo por empréstimo, como o Candeias, como o Farina etc… Acima de tudo tem de haver critério quando se vai comprar , exemplos como o do Candeias a ao kilo no Porto ou Sporting, criterio acima de tudo!

    • Rodrigo
      Posted Abril 9, 2015 at 1:56 pm

      12 equipas com play-off's ou 3 voltas?

    • Awesome_Mark
      Posted Abril 9, 2015 at 2:04 pm

      Foi o Kafka e eu concordo. 12 equipas, com uma fase regular de 22 jornadas. Após essa fase, dividiam-se os 6 primeiros e os 6 últimos e tinhamos uma segunda com 10 jornadas, totalizando um total de 32 jogos. Um modelo semelhante ao aplicado na Jupiler League, sendo que a hipótese dos pontos da primeira fase serem dividos ao meio também é uma hipótese a levar em conta.

    • Mah Med
      Posted Abril 9, 2015 at 2:08 pm

      Isto e mais uma opinião pessoal, mas os play-off`s trariam outra espectacularidade

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 2:43 pm

      Diminuir para 16 e não mais que isso. Há outras formas de financiar os clubes menos fortes.
      E não acho que a questão dos fundos é uma guerra perdida, bem pelo contrário!

      JD

    • Rodrigo
      Posted Abril 9, 2015 at 2:51 pm

      Seria uma ideia interessante sim, sendo que o rigor para a participaçao na 1ª Liga teria de ser mais apertado, de modo a existir uma maior competitividade. Elementos como a falta de condiçoes do estadio ou existencia de salarios em atraso teriam de ser factores de exclusao obrigatoriamente, existindo um controlo a serio e nada semelhante ao que e feito hoje em dia.

    • stanpanan
      Posted Abril 9, 2015 at 4:17 pm

      Não sei se 12 clubes seria o melhor, não quer dizer que não funcionasse mas não conheço nenhum campeonato que tenha beneficiado com isso, muito pelo contrário, países que optaram por essas reduções ainda ficaram pior… A melhor altura dos clubes portugueses nas ultimas décadas (focando me em resultados Europeus) foi nos anos que tinhamos 16 clubes, acho que devia se ter mantido isso.
      Sou completamente contra Play off´s em qualquer modalidade, porque apenas premeia quem estiver melhor na fase final e não premia a regularidade.

    • Kafka I
      Posted Abril 9, 2015 at 4:39 pm

      Awesome Mark

      Subscrevo :)

      Rodrigo

      A título de exemplo, na Alemanha esse rigor existe mesmo, e os clubes em Junho/Julho (não te sei precisar, já não me recordo ao certo da noticia) têm de apresentar garantias bancárias junto da Federação, que TODOS os ordenados serão pagos até Maio do ano seguinte, quem não conseguir apresentar estas garantias bancárias não pode participar na Bundesliga, fica excluído

      O rigor financeiro na Alemanha é levado mesmo muito a sério, e quem não cumpre fica excluído, dai a Bundesliga também ser quase o único campeonato onde mais de metade das equipas dá lucro todos os anos (a Premier League envolve mais dinheiro, mas a maioria dos clubes dá prejuízo, gastando bem mais do que ganham por ano)

      Já agora como nota final, quando algum clube dá prejuízo na Bundesliga, tem de ir à Federação justificar (muito bem justificado) o motivo de ter dado prejuízo…é outro tipo de rigor

      Eu diria inclusive que me parece que o Fair-play financeiro praticado pela Federação Alemanha é mais rígido e rigoroso que o da Uefa

    • Kafka I
      Posted Abril 9, 2015 at 4:47 pm

      stanpanan

      Os exemplos de campeonatos que reduziram para 12, são de Países com população inferior a Portugal (logo menos população menos receita), logo tivessem 12 ou 18 ou 30 equipas seriam sempre campeonatos menor

      Muita gente dá o exemplo da Escócia como exemplo para provar o fracasso que seria 12 equipas, agora a Escócia tem apenas 5 milhões de Habitantes, logo com 18 equipas o campeonato seria medíocre na mesma porque não têm população suficiente para gerar receita suficiente para abranger todos os clubes…

    • Awesome_Mark
      Posted Abril 9, 2015 at 4:55 pm

      O esquema que aprsentei não se trata de play-offs e acho ajustado, sendo que a divisão de clubes apenas é um método para completaram-se um número razoável de jornadas. Também não acredito que o sucesso europeu das equipas portuguesas esteja relacionado com o facto da Liga ter 16 clubes e os campeonatos que com poucas equipas não tiveram sucesso, não acredito que se deva exclusivamente à redução de clubes.

      Na Escócia por exemplo existem 12 clubes (com 4 voltas e 44 jogos no total creio eu) mas a falta de qualidade do campeonato não se deve bem ao modelo, mas antes pela falta de competitividade no que respeita ao título tendo em conta a despromoção do Glasgow Rangers e a sobrecarga de partidas (no modelo que apresentei seriam apenas 32 rondas).

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 7:10 pm

      12 equipas com os play offs (32 jornadas) ou então 10 equipas a 4 voltas (36 jornadas) acho que era o melhor para o nosso futebol…
      A Segunda Liga também tem de ser reduzida, 18 equipas, 34 jornadas, parece-me bem.

      Zé Manel

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 10:10 pm

      Todas as vossas ideias esbarram no grande problema do futebol português: Os 3 grandes.

      Enquanto 99% dos adeptos portugueses estiverem concentrados em apenas 3 clubes, nada vai melhorar.

      Por exemplo, um jogo de primeira liga com menos de 500 adeptos é uma tragédia desportiva a todos os níveis e jamais poderia acontecer.

      Por isso meus amigos, podem alterar o numero de equipas, proibir os fundos, os empréstimos e não sei mais o quê, mas enquanto não houver uma mudança de mentalidade, nada feito.

      Cumprimentos

      VerdeRubro

    • JSC
      Posted Abril 9, 2015 at 11:17 pm

      Pessoalmente penso que o número de equipas é irrelevante, porque como já demonstrei aqui e está à vista de todos a segunda liga é muito mais competitiva que a primeira liga (apesar de também haver diferenças substanciais dos orçamentos entre as equipas).

      Pessoalmente gosto do sistema de Playoff's, mas para o futebol teria de seguir um modelo nfl e não nba, portanto cada jogo uma eliminação, o que podia implicar por exemplo o Paços de Ferreira no ano que ficou em terceiro ser campeão o que ajudaria a diversificar a massa associativa e tornar o campeonato mais equilibrado.

  • Rui Traquino
    Posted Abril 9, 2015 at 1:51 pm

    Este tema é uma hipocrisia, senão vejamos: se os fundos favorecem a igualdade e a competitividade entre os clubes, porque que só negoceiam com determinados clubes em cada liga, favorecendo uns em detrimento de outros? Muitas vezes interferem em negócios já apalavrado entre clube A é B, levando o jogador para um clube C. Veja_se o caso de Aboubakar e Brasil. Por outro lado hiper-inflacionam o valor dos passes dos jogadores, tornando qualquer jogador mediano inacessível para a maioria dos clubes, que ficam reféns dos TPO para poder adquirir um jogador. Veja-se o caso do mercado brasileiro, por exemplo. Qualquer jogador vale mais de 10M… Basta dar dois toques na bola.

  • Anónimo
    Posted Abril 9, 2015 at 1:51 pm

    Mas é claro que concordo com o Paulo goncalves, a fifa esta toda contra os fundos, etc. Mas depois nao ha problema em haver clubes comprados com a lavagem de capitais ( chelsea e zenit), reis do petroleo (psg e city), muitos outros. O psg tem acordo com uma empresa da arabia que patrocina. Essa empresa, o dono e o dono do psg. O psg precisa de 20pmilhoes para comprar jogadores. O que faz? Renova cobtrato de publicidade com essa empresa e em vez.de 50milhoes, o dono decide dar o que quiser (os 200) onde anda a verdade nisto?? Ou so e mau os clubes serem ajudados pelos fubdos a trazerem os melhores jogadores para portugal e espanha? Uma vergonha esse blater. Um gajo que tem a lata de criticar os fundos mas depois compra votos para as eleicoes. A fifa tem 13 comissarios no futebol e dos 13 ha gente das ilhas caimao, honduras, etc. o que esses representam para o futebol??

    Nuno

  • TM_2
    Posted Abril 9, 2015 at 1:57 pm

    Quando o Porto ganhou a taça UEFA existiam fundos?
    Quando o Porto ganhou a Champions existiam fundos?
    Quando o Sporting chegou á final da UEFA existiam fundos?
    ….

    É preciso é ter VISAO DE MERCADO, jogar por antecipação, e apostar também no que é nosso, foi isso que os clubes portugueses sempre fizeram e é o que têm que continuar a fazer!!

    E esta conversa dos empréstimos, um banco só te empresta aquilo que podes pagar!! Peçam um empréstimo de 2M para comprar uma casa a um banco e vão ver qual será a resposta!!

    • Rui Traquino
      Posted Abril 9, 2015 at 2:36 pm

      Os bancos já só emprestam para comprares as casas que lhes foram devolvidas…

    • Rui Traquino
      Posted Abril 9, 2015 at 2:38 pm

      já agora, o FCP, que ganhou 600M em vendas nos últimos anos, onde está o dinheiro!? Será que foi o clube o grande ganhador com essas vendas? Ou foi o Nélio, que agora anda de jato privado e antes tinha um bar de alterne?

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 2:44 pm

      Também não existiam milionários que eram donos de clubes!

      JD

    • João
      Posted Abril 9, 2015 at 9:43 pm

      O Porto de 2004 era uma grande equipa, mas não sei se batia o PSG actual. O PSG em 2004 era uma piada de mau gosto. É só essa a diferença.

  • Marcos Cruz
    Posted Abril 9, 2015 at 2:21 pm

    A justificação que os defensores dos fundos dão para não os banir – e o Paulo Gonçalves faz o mesmo – é a de que o clube pretendente de um jogador pode resgatá-lo ao seu clube actual mesmo que este não queira, dando-lhe dinheiro para ele pagar a rescisão, e portanto comporta-se como uma terceira parte com influência na relação contratual vigente. E dá também o exemplo dos bancos. E falou-se aqui igualmente da lavagem de capitais a partir de clubes adquiridos por magnatas. Moral da história: como se rouba e ilude a transparência noutros campos e por outras formas, deixa de haver razão para proibir os fundos de fazer o mesmo. Além disso, assim os pequenos continuam pequenos e os grandes ficam cada vez maiores. A minha posição em relação a isto é clara, aliás já tinha uma opinião semelhante acerca da vã tentativa – aqui há uns anos – de impedir clubes da primeira divisão de emprestar jogadores a outros do mesmo campeonato. O discurso dos contestatários desta ideia foi o mesmo: se os clubes pequenos não puderem contar com os empréstimos dos grandes nunca vão estar capazes de competir com eles. Mas que raio de lógica haverá nisto? O que se passou, e só não continua a passar tanto por causa do advento das equipas B, é que os clubes grandes implementaram políticas de eucalipto, secando os recursos formativos dos pequenos com essa dependência dos seus projectos de jogadores ou dos seus excedentários. Olhe-se para o Gil Vicente, que ainda luta com o FC Porto pelo título de campeão nacional de juniores. Isso sim, é fantástico. Olhe-se para o Paços de Ferreira, com um quase pleno de portugueses cujo nome poucos conhecem e que aparece no trilho da Europa. Notável. Portugal sofreu do mesmo com os fundos europeus: deram-nos para que crescêssemos economicamente e ganhássemos competitividade e em troca levaram-nos a capacidade produtiva. Ao menos que aprendamos com isso. Quem sete a falta dos fundos é quem lucra com eles e, a meu ver, o futebol português não se insere nesse lote.

  • António Vilares
    Posted Abril 9, 2015 at 3:17 pm

    Não considero, nesta altura, o Arbeloa um jogador para equipas de top. Talvez meio da tabela de Inglaterra, pois a sua capacidade defensiva poderia ser útil naquele futebol. Não é um lateral de grande expansão mas é seguro e cumpre a sua posição

  • Nuno R
    Posted Abril 9, 2015 at 3:31 pm

    Não vejo o problema, se até o Nelio afirma ser contra o TPO. Invistam nos clubes, injectem dinheiro, tornem-se accionistas, para o bem e para o mal. Assim, os fundos continuarão a deter parte do "património"

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 4:37 pm

      Tornar-se accionista implica coisas bem diferentes, que os clubes não querem que aconteça. Ou prefere que os clubes percam a maoiria das SAD. Aí então é que se perde totalmente o controlo.

      JD

  • egnestle néstle
    Posted Abril 9, 2015 at 3:57 pm

    Os fundos não são precisos para nada, Empresários IDEM, são parasitas que se alimentam do trabalho dos futebolistas, treinadores, técnicos e dirigentes dos Clubes.
    O que é preciso é transparência e boa gestão.
    O Porto e o Benfica, já varias vezes foram campeões Europeus e não havia fundos pelo meio.

  • Anónimo
    Posted Abril 9, 2015 at 10:14 pm

    Os fundos não devem ser proibidos, apenas passados a pente fino e obrigados a declarar tudo, investidores, percentagens e lucros. Mas não é só os fundos, todos os intervenientes no futebol, começando pela própria a fifa e as outras entidades que governam o futebol.

    Cumprimentos

    VerdeRubro

  • Anónimo
    Posted Abril 10, 2015 at 12:23 am

    Eu sou contra os fundos tal como estão, embora se dirigisse um clube tentaria de tudo para não recorrer a fundos mesmo que fosse regulados… Mas aceito q se fossem regulados quem quisesse poderia recorrer a eles mas teria semp de ter dois critérios nessa regulação critério 1 tinha de se conhecer a proveniência do dinheiro fosse só um investidor ou 1000 investidores 2o critério é q o fundo no máximo só podia ter 49% do jogador porque caso n se lembrem quem faz o futebol são os clubes por isso convém q sejam esses mesmos clubes a decidirem se querem vender o jogador hoje ou para a semana e para onde o querem vender… Mas para falar das coisas tal como estam há uma coisa que me dei ao trabalho de fazer q vcs (que defendem os fundos) deviam fazer q era ir ler os termos dos acordos "dos fundos dos clubes" o Benfica tem um o SCP TB tinha … É de rebolar a rir para n ser rebolar a chorar … Por exemplo eu invisto no fundo e compra-se um jogador q tem muito potencial e é novo e tudo isso… Mas ele chega cá e não vinga ou parte as duas pernas ou afinal só sabe jogar a bola no brazil "parado" o que acontece com o investidor ? Fica a perder o seu dinheirinho ??? Não nada disso!!!! Os fundos podem trocar a percentagem q têm desse flop por uma percentagem de um outro jogador ou em partes de outros jogadores… Ou seja o investidor nc tem prejuízo é o melhor investimento do mundo eu próprio se tivesse muito dinheiro investia num desses fundos … Isto tudo para quê? Para ganhar este ou aquel campeonato … Se n arrepiarem caminho qq dia já n podem ganhar nada pq deixam de existir … Se não algum eliminado que me explique pqq o porto (para dar um exemp) que ainda aqui há dias saiu uma notícia a dizer q já tinham ganho 600 milhões desde de 2003 não parou de duplicar o seu passivo ??? Da que pensar não é….
    António G P

  • Romeu Paulo
    Posted Abril 10, 2015 at 11:07 am

    Desde quando são necessários os fundos para conseguirmos ter bons jogadores nos nossos campeonatos?

    Antes dos fundos, houve excelente jogadores por cá, alguns bem aproveitados, outros nem por isso.

    O que Portugal e os clubes portugueses precisam é de uma mudança de mentalidade; é preciso parar de cada um navegar para seu lado e todos entrarem no mesmo barco.

    Os direitos económicos TV devem ser o primeiro passo, é preciso centralizar os direitos num modelo semelhante ao inglês e ao alemão; relativamente às arbitragens, é preciso introduzir novas tecnologias como a linha de golo, outro passo importante seria também limitar o número de repetições de lances polémicos, há comentadores que admitem que têm dúvidas em alguns lances, mas passadas algumas repetições já é um caso escandaloso; é fundamental evitar as polémicas com as arbitragens para nos focarmos no que é essencial, o futebol.

    Um outro ponto, mas embora mais complicado devido à escassez de dinheiro, era a criação de academias à semelhança do que se fez na Alemanha; não digo cada clube ter uma academia, mas talvez uma por distrito, permitiria dar a muitos jovens talentos melhores condições de treino e aprendizagem.

    No entanto, para tudo isto dar certo, é preciso que os clubes, principalmente os "grandes", estejam disposto a sacrifícios agora a pensar num melhor futuro.

Deixa um comentário