Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Amorim sofre 1.ª derrota no Man United; Cantos do Arsenal voltaram a fazer a diferença

Imagem: Arsenal

Os Gunners são, por estes dias, a melhor equipa do mundo na bola parada (ainda que Onana pudesse ter feito mais no 2.º golo) e até podiam ter feito mais golos. Rúben Amorim fez, novamente, várias mudanças (agudizadas pelas ausências de Mainoo e Lisandro Martínez) e, após controlar o ímpeto da turma de Arteta na 2.ª parte, assistiu-se a um Manchester United impotente no 2.º tempo e muito ineficaz na bola parada defensiva. Nota para as fracas exibições de Hojlund, Garnacho (talvez a maior desilusão desta primeira fase de Amorim) e Ugarte (irreconhecível), enquanto os londrinos continuam a voar (15 golos em 5 jogos) desde que Odegaard voltou ao XI.

Está confirmada a primeira derrota de Rúben Amorim em Inglaterra. Na jornada 14 da Premier League, o Arsenal bateu o Man Utd por 2-0 e deu sequência ao bom momento, com dois golos na 2.ª parte, na sequência de dois pontapés de canto, concretizados por Timber e Saliba, aos 54′ e 73 minutos, respetivamente. Diga-se que é a primeira vez na história que os Gunners derrotam o rival de Manchester pela 4.ª vez consecutiva. Com este triunfo, os Red Devils caem para 10.º, com 19 pontos, enquanto o conjunto de Arteta segue na perseguição ao líder Liverpool, com 28 pontos, menos 7 do que os Reds.

XI Arsenal: Raya, Timber, Saliba, Kiwior, Zinchenko, Rice, Partey, Saka, Ødegaard, Martinelli, Havertz.
XI Man United: Onana, Mazraoui, De Ligt, Maguire, Dalot, Ugarte, Bruno Fernandes, Malacia, Mount, Garnacho, Højlund.

59 Comentários

  • henry14
    Posted Dezembro 4, 2024 at 10:19 pm

    VAMOOOOS GUNNERS!!!
    Era imperial ganhar a esta equipa de mancos que em 2024 ainda joga com o Maguire (a sério, Amorim???). Ganhámos 2 pontitos ao Liverpool e ainda conseguimos travar o ímpeto deste United que vinha em crescendo.
    Não foi o melhor jogo, mas o Arsenal foi superior (ligeiramente na primeira parte e de longe na segunda) durante o jogo inteiro. Adoro estes cantos, este Arsenal deve ser a equipa de sempre mais estratega nos cantos. Que delícia. Os cantos são quase sempre com perigo. A cara de alívio de Onana estava a ser linda sempre que o United se safava de sofrer nos cantos. Depois em bola corrida o Arsenal poderia ter feito o 3 0 inúmeras vezes, mas os jogadores teimavam em rematar contra os jogadores do United.
    É aproveitar esta época enquanto o Amorim não oleia isto. Mas continuar a insistir em Maguire é de rir.
    Relativamente ao United neste jogo, pah o que dizer? Muito fraquinhos. Há muito trabalho a fazer.
    PS: Havertz uma nulidade autêntica. Surpreendido? Não. Raya finalmente começa a mostrar GR de ser equipa grande, a ver se é para continuar ou se é para a voltar a ser o frangueiro que era. Força miúdo!!

    • Lopes da Silva
      Posted Dezembro 4, 2024 at 10:36 pm

      Adorar estes cantos é não gostar de futebol. A táctica é atrapalhar os defesas. Nada contra, é tudo legal, mas soam um bocado a anti-jogo. Uma coisa é concordar que são eficazes, outra é “adorar” como se fosse uma master class táctica ou um belo efeito técnico.

      Toda esta equipa do Arsenal respira cinismo. Aliás, é por isso é que finalmente os acho verdadeiramente candidatos.

      • henry14
        Posted Dezembro 4, 2024 at 11:09 pm

        Respeito a opinião mas não concordo.
        A tática não é atrapalhar os defesas.
        A tática é tentar fazer com que a bola entre na baliza.
        Se o Arsenal não marcasse tantos golos de canto, havia tanta conversa? Era assunto? Óbvio que não.
        O que incomoda não são os bloqueios (coisa que muitas equipas fazem), são o Arsenal ter um sucesso invulgar em cantos, coisa que noutra equipa é só um totoloto.

      • henry14
        Posted Dezembro 4, 2024 at 11:15 pm

        Só mais uma coisa. Quem gosta de futebol gosta de ver golos (bonitos ou feios). Que cantos é que os amantes de futebol gostam? Aqueles básicos em que há um centro para o barulho e que um dos defesas sacode e morreu aí a jogada?
        O que vocês queriam aqui é que os árbitros ingleses apitem faltinhas ridículas como em Portugal, coisa que está sempre a ser criticada aqui?
        Mas bem vindos a Inglaterra, isto não é o Tugão.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Dezembro 4, 2024 at 11:34 pm

        Eu gosto destes cantos e gosto de futebol.

      • Pedro_Almeida
        Posted Dezembro 5, 2024 at 2:46 am

        Sim porque o futebol é só jogar limpinho e como o Guardiola quer. Ser matreiro faz parte do futebol e sempre existiu. O futebol puro, é o futebol de rua.

        O Arsenal está a fazer o que tem de fazer e bem, se é permitido é por culpa dos árbitros.

      • Silva1921
        Posted Dezembro 5, 2024 at 10:48 am

        Que comentário sem sentido. A táctica é muito mais do que “atrapalhar os defesas” como referes. Mas vamos admitir o teu pressuposto, se o guarda redes tentar fazer mind games com o batedor do penaltie também é anti-jogo? É que no fundo está a tentar atrapalhar o batedor. Ou quando os adeptos assobiam a equipa adversária ? Também é anti-jogo?

    • FabioSilva
      Posted Dezembro 4, 2024 at 10:44 pm

      Os cantos são muito bem marcados, principalmente o Rice bate incrivelmente aqueles cantos, mas uma equipa mais matreira sacava muitas faltas. O Hojlund em ambos os cantos é claramente empurrado e são os jogadores que o empurram que marcam o golo, acho que bastava ele cair ao chão para ser assinalada falta. No segundo golo então é por demais evidente a falta do Saliba.

    • Stravinsky
      Posted Dezembro 5, 2024 at 11:25 am

      Portugal é um país em que o pessoal simpatiza por default com o Man Utd e, um pouco atrás, com o Chelsea. Então agora com Amorim no Man Utd, este país vai apoiar, genericamente, o Man Utd por mais 50 anos. Por isso, há sempre um enviesamento natural em relação ao Man Utd.
      Isto para dizer que se fosse o Man Utd a bater estes cantos e marca quinhentos mil golos assim seria elogiado à força toda. Como é o Arsenal (e ainda por cima o Arteta, uma espécie de patinho feio desde que era jogador), é visto como “jogo feio” e “anti-jogo” que “devia ser punido”. Normal. Estamos habituados.
      *
      Quanto ao jogo em si, na primeira parte foi mais ou menos equilibrado, mas na segunda fomos muitíssimo melhores.
      A equipa é claramente outra com Odegaard em campo e o futebol é muito mais fluído desde que voltou. Adoro o Timber e, para mim, tem de ser sempre titular, seja à direita ou à esquerda. A ala esquerda do ataque devia ter sempre Trossard e Martinelli seria o substituto e não o contrário. Sei que há muita gente que detesta o Havertz. Eu gosto cada vez mais dele.
      É importante ganhar o máximo de jogos até ao final de fevereiro para tentar colocar pressão no Liverpool. Neste momento o campeonato está basicamente entregue, por isso, só eles o podem perder. É fazer o nosso trabalho.
      *
      Quanto ao Man Utd, na primeira parte assustou-me. Conseguiram neutralizar o nosso jogo durante largos minutos e, sinceramente, parece-me que o Amorim vai ter sucesso, sendo certo que na segunda parte, com as substituições que fez, matou a equipa.

  • lipe
    Posted Dezembro 4, 2024 at 10:21 pm

    Não vai ser de canto em canto que o Arsenal vai ganhar títulos importantes.
    United no bom caminho, hão de ser felizes.

    • henry14
      Posted Dezembro 4, 2024 at 10:38 pm

      Lipe, não tentes resumir a evolução absurda do Arsenal nos últimos 3/4 anos em serem bons em cantos, ok?
      Concordo que o United está no bom caminho. Mas esse caminho o Arteta já o fez. O caminho de ser coitadinho, não contar para nada, de ter tralha a rodo no plantel e de lutar pelo top4 já está feito. Agora estamos a tentar dar o salto.

      • lipe
        Posted Dezembro 4, 2024 at 11:11 pm

        Longe de mim, não era a minha intenção. Evoluíram bastante.

      • TF
        Posted Dezembro 5, 2024 at 1:10 pm

        Se dizes que é uma evolução enorme da equipa, parece que tu e o Arsenal são poucos ambiciosos já que o único titulo relevante da era Arteta foi em 2019/2020 ganhando a Taça de Inglaterra… (sem querer tirar mérito às duas supertaças, não considero que seja uma competição importante como a taça da liga, taça de Inglaterra e Liga Inglesa no qual não ganham há 20 anos). Comparando com o Wenger, o Wenger ainda continua a ser superior já que pelo menos ganhou uma Premier ( com a equipa que tinham, seria um escândalo se não ganhassem a Premier). Penso que vangloriam demais o Arteta, são 5/6 anos a atacar a Premier, competições europeias e caem sempre.

        • henry14
          Posted Dezembro 5, 2024 at 1:21 pm

          Já percebi que tu não gramas o Arsenal e tá tudo certo. Para ti evolução tem que ser com títulos. É uma visão, tass bem.
          Agora eu vi o Arsenal a ser presa fácil para os candidatos ao título, vi o Arsenal ficar em 8o, vi o Arsenal com plantéis comediantes, vi o Arsenal fora da Champions 4/5 anos e vejo que hoje em dia mesmo sem ganhar títulos, incomodamos. Só esta história dos cantos é surreal. Para mim foi uma grande evolução .
          O Klopp só ganhou 1em 8. Acho demasiado redutor pôr as coisas assim, TF. Mas vê as coisas como tu preferires, não vou ser eu que te vai fazer pensar diferente.

          • TF
            Posted Dezembro 5, 2024 at 3:11 pm

            Não falei dos cantos, apenas referi que se a evolução fosse enorme pelo significado da palavra, teriam ganho uma Premier ou ganho 2 taças de Inglaterra em 6 anos. O que quis dizer é que houve uma evolução mas não enorme como vocês falam exageradamente. A melhor época do Arteta continua a ser a de 2019/2020 e estamos em 2024 a ir para 2025. Em relação aos cantos não sei porquê é que incomodam muita gente, são tácticas legais e são bastantes eficazes nos cantos, há que dar mérito a quem merece à equipa técnica do Arteta neste aspecto de jogo algo esquecido nos dias de hoje, já que a tendência é jogar curto nos cantos. Esquecem que se as equipas não querem sofrer esses golos de cantos então devem treinar para defenderem esse tipo de cantos, não é tão difícil com treino e prática. Não é por gostar ou não gostar do Arsenal que molda o meu ponto de vista ou ideia, eu congratulo as equipas ou treinadores quando eles merecem ser congratulados e até agora pela história do Arsenal é pouco. Vamos ver quantos anos o Arteta ficará no Arsenal e se ele ganhar uma Premier ou uma competição europeia eu parabenizo e dou crédito a quem merece. Mas duvido que alguma vez irão ganhar uma Premier com o Arteta, vamos ver se ele me surpreende. Ps: Precisam dum ponta de lança a sério, o Havertz é inconsistente demais.

            • henry14
              Posted Dezembro 5, 2024 at 3:19 pm

              Não estava a falar de ti especificamente em relação aos cantos. Estava a falar no geral.
              Não concordo que a melhor época de Arteta tenha sido essa.
              Concordo com o PS.

            • Stravinsky
              Posted Dezembro 5, 2024 at 5:29 pm

              Oh pá, a melhor época do Arteta continua a ser a de 2019/2020? A nível de conhecimento e acompanhamento do Arsenal, estás apresentado. Completamente.
              O Arteta chegou no final do ano, numa equipa de rastos (com um início de época para esquecer de Emery e com o Ljungberg a fazer uns jogos em que não se notava qualquer resposta da equipa), em termos de resultados e acima de tudo animicamente.
              O Arteta consegue implementar umas ideias para não sofrer mais goleadas. Vira o ano para 2020 e é a primeira personalidade do futebol inglês a ter covid-19. Fica em casa um mês, e têm uma Final da Taça contra o City (acho) em que ganham sem saber bem como. O campeonato continua a ser uma desgraça.
              Isto é uma boa época? Pelo amor de deus.
              E o Arsenal não está a atacar a PL há 5/6 anos. Fê-lo nos últimos DOIS anos. Em que ficou atrás do City, em segundo lugar. DOIS ANOS. E essas sim, são as melhores épocas do Arteta, de muito mas muito longe, com uma equipa que não ganhou uma Taça como a do primeiro ano, mas que joga MUITO, mas mesmo MUITO mais futebol que aquele conjunto de jogadores de 19/20.
              Falar à toa dá nisto…

              • TF
                Posted Dezembro 5, 2024 at 7:51 pm

                Continuo a preferir a conquista duma taça de Inglaterra a um segundo lugar… é a minha opinião não tens de concordar e entendo o teu ponto de vista, já que realmente jogam melhor ( mal seria se não jogassem melhor ao fim de 5 épocas com o mesmo treinador). Mas do que vale se não te faz ganhar uma liga como a Premier? Ou mesmo uma competição europeia? Estamos a falar dum clube como o Arsenal que é um clube histórico, dos mais titulados na história do futebol inglês que se bem me lembro só deve perder em títulos para o Liverpool e United, um clube como o Arsenal deve ter e tem sempre a ambição de ganhar a Premier quer queiras aceitar ou não.

        • Stravinsky
          Posted Dezembro 5, 2024 at 1:33 pm

          Obviamente que o Wenger é superior. É um dos melhores de sempre e ganhou 3 PL. Isto além do melhor futebol que existiu em Inglaterra pre-Guardiola.
          No entanto, ao dizeres que não houve uma evolução ENORME não podes ter acompanhado o que foram os 3 anos antes de Arteta.
          O Arsenal tinha exibições ao nível destas do Man Utd e quando o Arteta chegou elevou o clube para um nível de que estava afastado há uns 12 anos. É inegável.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Dezembro 5, 2024 at 2:15 pm

          O Arsenal está há 5/6 anos “a atacar a Premier”? Não, simplesmente não.
          _
          Wenger ganhou 3 Premier Leagues, não 1.

    • henry14
      Posted Dezembro 4, 2024 at 11:41 pm

      Btw mas afinal de contas tu és hater do Deus Mágico ou és lover??? Se és lover, bem vindo. Se és hater é um pouco ridículo esse “hão -de ser felizes.” Torces pelo United?? Se és hater do Amorim devias ter adorado esta derrotaz independentemente de serem frutos de cantos ou não. Quase que parece azia esse comentário.

      • lipe
        Posted Dezembro 5, 2024 at 9:03 am

        Water under the bridge.
        É um português a treinar um dos maiores do mundo, e ainda por cima é muito bom, quero que lhe corra bem.

        • henry14
          Posted Dezembro 5, 2024 at 10:52 am

          Ah ok. Pensava que não o gramavas. Fazes bem em ter curado essa azia que tinhas em relação ao Deus Mágico. Tenho pena de não poder torcer por ele mas não tenho culpa que ele só escolha clubes (ou seja escolhido) que não aprecio.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Dezembro 4, 2024 at 11:23 pm

    Amorim novamente a colocar as suas ideias em primeiro lugar e só depois as características dos jogadores.
    Maguire numa defesa a 3 a jogar pela esquerda é mau para o atleta. Fez também isso com Evans. Se o objetivo é queimar os jogadores, acho incorrecto. Novamente, poderia jogar com 4 defesas mas não foi por aí.
    Continuo a achar este técnico pouco pragmático. Tem uma boa ideia mas pode não colar com o plantel.
    Há uns anos havia o Miguel Cardoso no Rio Ave que também tinha uma ideia de jogo engraçada mas depois levava grandes goleadas contra os grandes porque jogava de uma forma arriscada. A ideia era interessante mas não podes meter defesas a fazer de Piqué quando as suas características são outras.
    Por mais que se fale em adaptação do técnico, os adeptos gostariam de ver um ataque aos lugares das competições europeias ainda este ano. Se não for mais pragmático terá dificuldades em jogos mais equilibrados.

    • henry14
      Posted Dezembro 5, 2024 at 8:39 am

      O Maguire não precisa que o queimem, Manuel.
      Ele fez de questão de se auto mutilar durante muitos anos.
      Mais uma coisa: é óbvio que neste caso são os jogadores que têm que se ambientar ao treinador e não o contrário. Poderia ser o contrário se Amorim chegasse a uma equipa de sucesso como aconteceu com João Pereira. É por isso que ele gosta de estar em clubes com adversidade para fazer as cenas dele à maneira dele.
      Esqueceste-te do “Tic TAC ⏰”.

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Dezembro 5, 2024 at 9:09 am

        O treinador anterior saiu porque não conseguia extrair o melhor destes atletas, portanto o que se pede a um novo treinador é fazer isso também de acordo com as características deles.
        O que se pede é um casamento entre as duas situações e parece-me que o Amorim é casmurro.
        Essa do Maguire de ter mutilado não tem lógica nenhuma. Não é por ele se ter mutilado que o novo treinador o vai colocar a fazer coisas sem sentido, com prejuízo para o próprio coletivo.
        Vocês claramente não teriam esse discurso caso o treinador fosse outro, mas eu estou mais interessado no clube porque sou simpatizante há muitos anos.
        Diria o mesmo se o treinador fosse da Guatemala.
        É verdade, a pressão sobre ele continua e tem de começar a arrepiar caminho e pensar talvez numa nova forma de jogar em alguns campos.
        Tik tak tik tak ⏰

        • Mik6
          Posted Dezembro 5, 2024 at 10:57 am

          “Vocês claramente não teriam esse discurso se o treinador fosse outro” e tu?
          “Estou interessado no clube porque sou simpatizante há anos”
          mas queres que perca, certo?
          Nova forma de jogar qual é? Eriksen e mais dez?
          Do teu clube não falas tu, ainda estou à espera.
          Tik tak

          • ManuelFAlbuquerque_
            Posted Dezembro 5, 2024 at 11:38 am

            Em primeiro lugar não te reconheço importância na minha vida para achares que eu tenho de comentar sobre os assuntos que tu queres.
            O United é um dos meus clubes e é de longe o que me interessa mais neste momento porque é o que está em pior situação.
            Esse argumento do Eriksen é a arma dos fracos porque eu especifiquei em que condições ele faz mais sentido. E claramente não é num meio a 2 em jogos fora ou em casa contra equipas de nível superior. Ainda por cima nesta forma de jogar do treinador que tem colocado jogares ofensivos também nas alas. Não é laterais ofensivos, ele tem colocado o Diallo que é um atacante e já meteu o Antony.
            Já expliquei esse ponto, mas obviamente que vão usar a estratégia dos Trolls que é tentar meter na boca dos outros coisas que eles não disseram.
            O sportinguista que me falou no Hjulmand e no Bragança para o United que se vá pondo a pau com o clube dele porque a probabilidade de ser agora sempre a descer é muita.
            Muita mania dá nisso.

            • Mik6
              Posted Dezembro 5, 2024 at 3:16 pm

              Então mas dá te assim tanto interesse quando perde? Não devias estar contente por ser um benfiquista lá no cargo? A tua revolta com o que o Amorim é demais. Mas tu tens dúvidas que o Morten está mais preparado para esse salto e até o Amorim já admitiu que era melhor que o Ugarte neste sistema. Mas vou deixar de te responder, claramente és adepto de Flashscore e falar do teu clube não está ao teu alcance, fazes o fácil e clássico tuga. Criticar o do lado.

    • In a Silent Way
      Posted Dezembro 5, 2024 at 9:28 am

      A liberdade é tão bonita por isto mesmo. Podermos dizer o que nos vai na alma, por absurdo que seja, e ter direito a fazê-lo. Enquanto não se ofender terceiros, é óptimo.
      Parabéns por isso. Quanto à opinião, nao posso concordar.

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Dezembro 5, 2024 at 10:21 am

        Tenho pena que não tenhas contribuído para a troca de ideias.
        A liberdade também é isto, dizer que alguém diz disparates mas não adiantar nada sobre o conteúdo.
        É também um disparate, no fundo.

    • Mik6
      Posted Dezembro 5, 2024 at 9:44 am

      Alguém que explique ao Manuel que o Amorim nunca utilizou outra táctica, não adianta no fim de cada jogo pedires para jogar com 4. Queres que o Amorim deixe de ter as suas ideias para meter a equipa a jogar como mandam às características do jogadores? Como se joga com Maguire? Ou Garnacho? Ou o Leonel Eriken?
      Os jogadores não valem nada para esse nível, e queres milagres? Se tiveres que optar entre o Ugarte ou o Casimiro até o podes fazer mas sabes que não ganhas a PL.

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Dezembro 5, 2024 at 10:28 am

        Portanto, não se pode pedir ao treinador para jogar de uma maneira que nunca jogou, mas já se pode pedir a centrais ou defesas para jogarem de uma forma que além de ser nova não vai ao encontro das suas características. É isto?
        É que vocês nem se dão conta da incoerência.
        Claro, os jogadores não valem nada. Nistelrooy 3 vitórias em 4 jogos e mesmo o Amorim deu 4 em casa no último jogo.
        É muito fácil dizer que os jogadores não prestam quando temos um treinador preferido.
        Muito honestamente estou-me borrifando para esse tipo de sentimento, eu acho incrível que o Amorim continue a inventar a este ponto. Maguire e Evans não tem nem características técnicas nem físicas para aquele tipo de jogo, ele poderia fazer outro tipo de sistema visto que supostamente é um dos meus promissores técnicos mundiais.
        Se um dos mais promissores técnicos mundiais não consegue fazer uma defesa a 4 em determinadas situações, então o mundo está de pernas para o ar.
        Vocês são completamente incoerentes.
        Eriksen é um craque, nenhum centro campista em Portugal tem a mesma relação com a bola.
        É mais fácil para o Amorim meter 4 na defesa do que o Eriksen voltar a ter condições físicas para missões defensivas. Mas mesmo assim no primeiro jogo o atleta ainda tentou. O outro não é capaz. Fantástico.

        • João Lains
          Posted Dezembro 5, 2024 at 12:40 pm

          Mas o Amorim já explicou a forma de trabalhar dele, e se o fez publicamente, é porque a direção está alinhada com essa política. É preferível agora sujeitar os jogadores a essa abordagem mais arriscada, para perceber quem realmente consegue ou não lidar com ela, do que tentar conjugar as ideias de um treinador com as características dos jogadores que tem à disposição, como tentou ten Hag, sem sucesso. E no caso dele é ainda mais dececionante, uma vez que teve todos os recursos financeiros à disposição, para contratar jogadores que até já tinham sido orientados por ele, e nem assim resultou. Vimos sempre uma equipa a jogar em função do adversário e quando falamos destes clubes, não podemos esperar isso, até porque têm recursos para contratar quem querem para uma ideia de jogo. Por exemplo, o City quando lá chegou Guardiola gastou imenso dinheiro na primeira época, mas gastou ainda mais na segunda, após ele ter uma ideia muito mais clara das necessidades da equipa, porque na época de estreia ainda teve de recorrer muitas vezes ao Kolarov, ao Clichy, ao Touré, ao Zabaleta, ao Sagna, que claramente já não tinham pernas para o seu modelo de jogo.

          • ManuelFAlbuquerque_
            Posted Dezembro 5, 2024 at 1:27 pm

            Há um meio termo e desconfio que ele não seja capaz de o colocar em prática. Isso num treinador pode ser fatal.
            Já expliquei esta minha visão portanto não vale a pena dizer outra vez.
            Desconfio que ele não tem muita flexibilidade tática.

        • Mik6
          Posted Dezembro 5, 2024 at 12:50 pm

          Claro que não podes pedir uma coisa que foi o que o levou até ali.
          Foi ele que escolheu o Maguire, Evans ou o Eriksen? Foi ele que gastou 100M no Antony?
          Não sei o Eriksen a jogar pelo Arouca era melhor que o David Simão.
          Já te disse e volto a dizer, se o Amorim cumprir o contrato dele vai se aproveitar 3/4 jogadores deste plantel.

          • ManuelFAlbuquerque_
            Posted Dezembro 5, 2024 at 1:28 pm

            Já disse o que tinha a dizer sobre esse tipo de experiências do Amorim.
            Se ele quiser meter o Garnacho como central pela direita, meta. Depois vemos o resultado.

    • Stravinsky
      Posted Dezembro 5, 2024 at 11:30 am

      Manuel, se estiveres minimamente atento às entrevistas que o Amorim deu desde que chegou a Inglaterra, perguntaram-lhe algumas vezes como seria a sua tática e ele disse sempre que o caminho que escolhia era SEMPRE a sua forma de jogar e que os jogadores teriam de se adaptar a essa forma. Na verdade é a forma que lhe trouxe sucesso até aqui.
      Parece-me acertado para perceber nos próximos meses com quem pode contar. Acho que está a fazer a coisa certa.
      Por isso, não vale a pena esperar o contrário (como pareces ter feito no teu primeiro parágrafo).
      *
      Dizes ser adepto do Man Utd, mas pelos teus comentários pareces desejar que a coisa não corra bem. Acho que há mesmo muito wishful thinking para um falhanço.
      Porventura será a tua costela de benfiquista a falar mais alto que a de red devil.

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Dezembro 5, 2024 at 1:32 pm

        Então estamos a falar claramente de alguém que só com um plantel completamente à sua medida consegue bons resultados. Esperava mais.
        Tem de haver um meio termo, nenhum treinador de jeito está limitado a apenas uma forma de jogar.
        Ele teve sucesso no Sporting mas também ficou em quarto numa época em que salta da taça contra o Varzim.
        As pessoas têm memória curta e eu desconfio que ele possa vir a enterrar à custa de algumas teimosias.
        Não é desejo nenhum, peço desculpa se tenho a ousadia de expor as minhas dúvidas sobre o herói do momento.

    • AM
      Posted Dezembro 5, 2024 at 1:55 pm

      Manuel o United sempre foi o meu clube em Inglaterra, desde os tempos de Andy Cole, dwight yorke, teddy sheringham, solskaer, cantona,etc etc… percebo que se queira ganhar sempre, mas neste momento o Rúben não vai mudar o seu sistema, aquilo em que acredita por causa de um jogo.. Acredito mesmo que ele foi contratado agora para montar o seu projecto, para no próximo ano se verem resultados, esta época já estava perdida, não há melhor do que preparar a próxima época e fazer todos os testes possíveis aos jogadores em competição.. Supondo que ele abordava o jogo numa defesa a 4, depois de 3 ou 4 jogos a defender uma ideia e mudava só porque jogou com uma equipa mais forte, como iam os jogadores depois acreditar na sua ideia? Não se pode querer resultados imediatos… É acreditar no processo

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Dezembro 5, 2024 at 2:36 pm

        Não coloquei de parte o sucesso do Amorim no clube.
        50% foi o que eu sempre disse.
        Não há pressa, simplesmente estou a ver algumas decisões que normalmente associo a gente casmurra.
        E já falei muito sobre isso.
        Volto a dizer qualquer coisa depois do próximo jogo.

    • Mantorras
      Posted Dezembro 5, 2024 at 3:36 pm

      Ia jurar que o Mazraoui e que jogou como central pela esquerda, com Maguire ao meio e De Ligt pela direita. Dalot a ala direito e Malacia a ala esquerdo. Nao?
      —-
      Ele neste momento esta a rodar demasiado, mas quer envolver todos, dar tempo a todos, e ter todos mais preparados para jogar. Diria que e um bom principio. Esta a fazer um pouco pre-epoca em competicao, e sim, e um risco que esta a correr, mas ele sabe e esta a faze-lo conscientemente. E impossivel medir o que aconteceria se nao o fizesse, mas podia perfeitamente perder na mesma e ir dar ao mesmo, e a evolucao, esperada por ele, da equipa ser mais lenta. Nao sabemos.
      —-
      Ele sera julgado pelo que acontecer, se eu fosse treinador fazia o mesmo. Entrou a meio, sabiam ao que iam quando o contrataram, certamente tera tempo e paciencia, nao podiam esperar algo muito diferente em termos de resultados de um dia para o outro. Tal como o Guardiola diz que “sair a jogar e um risco, mas nao podes treinar isso e chegar aos jogos e bater na frente, porque pode correr mal, ha que fazer isso no jogo, onde o risco e a serio, e ai sim evoluis e aprendes a faze-lo sem tremer”, aqui passa-se o mesmo. A equipa tem que aprender a jogar de outra forma, e nao o tentar em competicao seria jogar poker a feijoes, e so se aprende a jogar quando se joga com dinheiro a serio.

    • Bayern de Monchique
      Posted Dezembro 5, 2024 at 4:42 pm

      *O Maguire jogou ao centro. Quem jogou pela esquerda a cobrir as costas do Malacia foi o Mazraoui.

  • henry14
    Posted Dezembro 4, 2024 at 11:24 pm

    Nem sei que falta é essa. Mas pergunto eu:
    Se essa suposta falta de Saliba fosse feita por um defesa do United, estarias aqui a defender que devia ter existido penalty para o Arsenal???
    É que os árbitros por norma são useiros e vezeiros em marcar faltas ofensivas da p*** . Agora tê-los no sítio para apitar e marcar um penalty??? Vejo muito pouco. E ainda bem. No futebol há contactos.
    “Uma equipa matreira sacava muitas faltas”?? Pois claro, se for um defesa a cair e a ser Eliseu ou Pepe já é válido.

  • henry14
    Posted Dezembro 5, 2024 at 12:03 am

    Análise ao negrito (só agora isto atualizou):
    1) Arsenal a melhor equipa do mundo na bola parada? Nah que ideia. Não há mérito, há simplesmente batota e matreirice. Chego mesmo a ter pena dos adversários dos gunners, não há quem proteja estas pobres vítimas dos malandros Gabriel e Saliba??? ??? Basta.
    2) Arsenal podia ter feito mais golos? ✅
    3) United impotente no 2o tempo? ✅
    4)Muito ineficaz na bola parada defensiva? ✅.
    5) Hojlund é fraco, Garnacho tem muito talento mas o Edwards também tinha e não foi por isso que o Amorim foi na cantiga. Faltam-lhe muitas outras coisas.
    6) Bruno Fernandes. Na minha ótica fez o jogo possível. Não foi dos piores. No entanto, como estou smp a ouvir que ele tem que ser indiscutível na seleção e metendo aí a fasquia acho pouco. Se ele é isso tudo que dizem, para mim tem de dar mais, muito mais. Foi simplesmente mais um em campo que pouca diferença fez.

    • Bayern de Monchique
      Posted Dezembro 5, 2024 at 8:25 am

      O ponto 6 é claramente uma alfinetada, não é? ? Não bastava uma lente ser vermelha, a outra tinha de ser também ahah

      Uma pessoa minimamente atenta entenderá que o Bruno vai sofrer um pouco neste sistema do Ruben Amorim. O mesmo pode não acontecer no sistema do Roberto Martins. Mas no que diz respeito ao United, o treinador já o colocou a jogar duas vezes a 8 e duas vezes a “segundo avançado” – nem sei bem como caracterizar aquele falso extremo, falso interior. É nesta segunda posição que ele pode render mais mas isso faz com que o United também perca alguma acutilância quer em pressão alta como em profundidade. Por outro lado, jogando a 8 ganha na construção mas perde em rotação. Eu acho que Ruben Amorim ainda está à procura da posição ideal para o Bruno pelo que acho ridículo (ou sendo mais meigo: inapropriado), especialmente nesta fase, questionar-se o (des)empenho do jogador.

      • Pedro_Almeida
        Posted Dezembro 5, 2024 at 10:28 am

        O Pote é um Regen do Bruno, não é dificil perceber onde ele vai jogar.

      • henry14
        Posted Dezembro 5, 2024 at 1:07 pm

        Sim, teve toques de alfinetada ?. E tenho as minhas lentes vermelhas, sim ?. Faz parte.
        /
        Acabo por concordar com o teu comentário na maior parte. Só um reparo: eu por muito que não simpatize com o Bruno Fernandes, se há coisa que não coloco em causa é o seu empenho. Atitude não lhe falta. No máximo posso questionar algumas atitudes duvidosas enquanto capitão mas empenho e fome de vencer é inquestionável.

      • Mantorras
        Posted Dezembro 5, 2024 at 3:44 pm

        Onana, De Ligt, Martinez, Mazraoui, Dalot, Amad, Ugarte, Bruno, Garnacho e Hojlund, cerio, sao os jogadores com os quais o RA conta e contara. Alguns dos outros estao ainda em avaliacao, Eriksen, Shaw, Maguire, Casemiro, Rashford, etc, tem valor, mas nao sei ate que ponto farao parte do futuro do clube.
        —-
        O Bruno ontem jogou bem abaixo do que sabe, nao ha que negar isso. Na segunda parte todos estiveram abaixo do que sabem, o que o Bruno tem obrigatoriamente que melhorar, na minha opiniao, e que quando a equipa esta desorientada, ele nao pode fazer 3 ou 4 pases disparatados seguidos e oferecer a bola ao adversario, como fez ontem. Nesses momentos e onde ele tem que dar estabilidade. Leu mal o que o jogo pedia em certos momentos, mas e normal nele, porque como referes, ele normalmente joga noutra posicao, assume muito risco no seu jogo, e por isso e dos jogadores que mais oportunidades cria. Tal como os outros, tera de alterar um pouco a sua forma de jogar e ler melhor o jogo, porque ele nao vai fazer so uma posicao com Amorim, vai fazer de falso extremo (ou um dos 2 numeros 10, melhor dizendo), ou vai jogar a medio centro, seja de inicio, seja em certos momentos, vai jogar ai sim ou sim algumas vezes.

      • Mantorras
        Posted Dezembro 5, 2024 at 3:45 pm

        *Esqueci-me de alguns, claro, como Yoro e Mainoo, mas acho que se percebe a ideia…

  • Rated R
    Posted Dezembro 5, 2024 at 10:25 am

    Arsenal esta imparavel e sera entre eles e o Liverpool a disputa.
    O SCP n tinha hipoteses contra este arsenal super motivado e com fome de provar o seu valor.
    Com Amorim poderiam n ter levado goleada mas n acredito muito que houvesse vitoria, eventualmente um empate.
    Amorim terá muito mas mesmo muito trabalho e terá que fazer uma limpeza ao balneario… a muitos “moutinhos” la dentro :D

  • Mik6
    Posted Dezembro 5, 2024 at 10:26 am

    Só consegui ver a segunda parte deste jogo mas não estou nada surpreendido. O Arsenal é mais equipa ao dia de hoje, os centrais dão 10 a 0 aos do United. Até podiam ter sido mais que dois.
    O Onana não consegue ganhar bolas dentro da peq área, o Dalot é curto para ala, o Rashford é o Garnacho é do mais inconsequente que há. Os médios igual, não há milagres!
    O que me custa ver é esta filtragem que ele está a fazer com jogadores que claramente não podem fazer parte do futuro. E depois, ele que foi evoluindo o seu 3-4-3 agora parece que volta à estaca zero.
    Outro reparo que fiz foi que ele agora vai bater palmas aos seus adeptos, coisa que não fazia.
    O seu começo não está a ser brilhante mas enquanto andar lá com jogadores que não servem para a ambição do clube estará a afundar se ainda mais. No Sporting encostou o Mathieu e o Acuna por exemplo que já eram dos jogadores com mais estatuto no balneário.

    • João Lains
      Posted Dezembro 5, 2024 at 12:23 pm

      O Casemiro jogou hoje? Quando é que o Eriksen foi opção? Além do Maguire ou do De Ligt, que outros centrais estavam disponíveis? O Rúben é simpático mas não é parvo. Obviamente, que tem dentro da sua cabeça quem conta e quem não conta. Quando chegou ao Sporting, o Coates estava completamente desacreditado e eram muitos os que o queriam longe do clube, e o Rúben encontrou uma forma de ele não só se tornar útil como absolutamente decisivo e uma lenda do Sporting. Uma coisa é o que nós vemos os jogadores fazerem nos jogos e pela televisão, outra coisa é estar com eles nos treinos, onde podemos dar outro tipo de estímulos, desde posições diferentes, instruções, etc. Até como acto de boa gestão do clube, acho que o Amorim faz muito bem em testar todos os jogadores e explorar todas as opções antes de tomar uma decisão no verão. Além disso, nenhum treinador consegue construir um plantel à sua imagem apenas numa janela de mercado. A prioridade é formar um onze forte e o United tem vários jovens em torno dos quais pode cosntruir o seu futuro, e nas janelas seguintes aumentar a profundidade do plantel.

      • Stravinsky
        Posted Dezembro 5, 2024 at 1:24 pm

        Tudo dito.
        E isto vale para todos os treinadores. Além de que não é fácil andar sempre a estourar milhões em jogadores (a vida real não é playstation) e será sempre prioritário rentabilizar os jogadores que já existem no plantel.

      • Mik6
        Posted Dezembro 5, 2024 at 1:52 pm

        Em nenhum momento disse que jogou o Casemiro hoje, posso já ter dito já que não tinha rotação e ambição para este novo Man Utd. O Yoro estava no banco e o próprio Dalot parece melhor central nesta tática que a ala.
        O Eriksen foi titular no primeiro jogo.
        Em relação aos centrais só tinha o Yoro mas no Sporting também apostou no Inácio quando ninguém o conhecia.
        De resto concordo.

  • TugadaBola
    Posted Dezembro 5, 2024 at 12:18 pm

    Admito que nao vi este jogo.
    mas acho que estar a espera de mundos e fundos do amorim ate ao final de janeiro é uma estupidez. O united nao pode ficar a espera obviamente, mas tem que ter paciência e pelo menos dar dois meses e um mercado ao amorim para limpar e arranjar alguns jogadores com as suas caracteristicas.
    O Diallo por exemplo, foi capaz de fazer de Quenda contra o everton, mas do lado esquerdo nao há esse posicionamento. Há muita coisa para limar. O próprio maguire (que nao deveria ser do lado esquerdo) pode ter uma nova vida com o Ruben.
    acredito que este ano seja um ano zero tal como foi a primeira epoca do sporting e que para o ano a maquina esteja montada. Até porque o ruben nao adora jogadores com Ego e ja feitos (prefere moldar) e isso tem um preço de tempo.
    O amorim mais que treinador, é um molde de gestão. é der tempo e deixar acontecer

Deixa um comentário