Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Arteta está a transformar-se num treinador do estilo Mourinho»

Imagem: Premier League

Concorda?

Mikel Arteta foi apontado como uma espécie de ‘novo Guardiola’, até por ter trabalhado com o espanhol no City, mas Jamie Carragher considera que o treinador do Arsenal está a transformar-se num treinador mais do estilo Mourinho, pelas dificuldades que têm em determinadas situações e postura que adopta em vários jogos.

22 Comentários

  • Angelo GJ
    Posted Outubro 28, 2024 at 2:52 pm

    Discordo, penso que o Arteta esta a tentar dar uma roupagem diferente a equipa e ver se dessa forma consegue finalmente ser campeão, e a crítica que deve ser feita é que esta a tentar ser demasiado “Guardiolista”.

    Nas duas ultimas temporadas o Arsenal foi a equipa que melhor futebol jogou na Premier, mas claudicou no último sprint, com Arteta a ser acusado de ter falta de pragmatismo (tenho de concordar porque o City venceu os últimos 2 campeonatos jogando pouco, mas sendo super pragramático).

    Depois ha fatores que, a meu ver, condicionam bastante este Arsenal, tem um plantel globalmente curto, não tem um substituto (nem concorrente) para o Odegaard e falta-lhe um matador(o Havertz e o Jesus juntos não fazem um ponta de lança), portanto consigo perceber o pouco que tem jogado este Arsenal e o excessivo pragmatismo que se confunde com o Mourinhismo, mas é apenas a última versão do que tem sido Guardiolismo.

  • Veridis Quo
    Posted Outubro 28, 2024 at 2:47 pm

    Discordo, mas já aqui tinha dito que por toda a influência de Wenger ou Guardiola, acho que se passa por cima dos anos com Moyes e até na Escócia. Certamente que lhe tirou quaisquer preconceitos de ter uma equipa forte fisicamente, de apostar na bola parada e recuar quando sente necessidade disso.
    O que tem acontecido, e talvez isso possa ser criticável, é estar a ir demasiado por aí e a esquecer o que no passado tornou o Arsenal forte ofensivamente com bola. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra e acho que ainda não encontrou esse equilíbrio. E enquanto encher a equipa de centrais (por muito bons que sejam com bola) e médios que se destacam mais pelas tarefas defensivas, faltará sempre alguma fluidez e criatividade. Até porque Saka e Martinelli, sendo objetivos e práticos, não se podem caracterizar como mágicos ou extraordinariamente criativos. E se só sobra Odegaard (e agora nem isso), obviamente que a equipa se tessente.
    Falta-lhe algum equilíbrio entre aquilo que foi o Arsenal da primeira metade de 22/23 e aquilo que é o Arsenal de hoje, demasiado preso à questão física e às bolas paradas.

  • whatyouth
    Posted Outubro 28, 2024 at 2:37 pm

    Há muitas diferenças para o Guardiola mas também há muitas diferenças para o Mourinho.
    Em primeiro lugar, não se compara um treinador com 3/4 anos de experiência com dois dos melhores treinadores da história do futebol. Só o Carragher, que nas 18 épocas que jogou no Liverpool não conseguiu ser uma vez campeão. Tem zero credibilidade.
    Ainda assim, há uma diferença assinalável: o Arteta é sujo. É um treinador que diz aos seus jogadores para perderem tempo, que segura a bola para a reposição do adversário demorar mais.
    Tenho pena do Arteta, tem o plantel do Arsenal mais caro dos últimos anos, tem Odegaard, Saka… e mesmo assim não ganha nada, nada… Mantém-te humilde, mikael.

    • LittleMozart
      Posted Outubro 29, 2024 at 12:18 am

      Não sei qual foi a melhor parte, se achares que o Carragher tem zero credibilidade por não ter sido campeão como jogador, ou apontares o jogo sujo do Arteta como uma diferença assinalável em relação… a Mourinho.

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 28, 2024 at 5:33 pm

      Tem zero credibilidade porque não conseguiu ser campeão com o Liverpool? Desde quando é que isso atesta ou diminui a credibilidade de alguém?

    • Art Vandelay
      Posted Outubro 28, 2024 at 4:09 pm

      Depois, o que e é isso do “Arsenal não ganha nada nada”?
      **
      Em Agosto de 2022 a maioria nem sequer punha o Arsenal nos lugares de acesso à Champions e passados 2 anos, o Arsenal passou a tratar por TU o Man. City e passou a ser destacado a 2ª melhor equipa inglesa destes 2 últimos anos …
      ***
      isto é um super trabalho de autor do Arteta, que agarrou no Arsenal desacreditado, que não metia medo a uma mosca e andava a deambular pelo 5° e 6° lugar e transformou isto, na 2ª melhor equipa de Inglaterra a perder campeonatos para o City na última jornada

    • Stravinsky
      Posted Outubro 28, 2024 at 3:48 pm

      Bem, se há coisa que o Arteta é, é ser um tipo humilde. Lá por ter a ambição de ser campeão da Premier League não se pode dizer que ele não é humilde. Nem sequer é preciso estar muito atento para perceber que é um tipo com humildade e muita gratidão por todos aqueles que o ajudaram a chegar aqui, por exemplo o staff e jogadores do City.
      Nem sei como se espera que ganhe alguma coisa (e se critica tentando até humilhar “mesmo assim não ganha nada, nada”), quando tem pela frente o melhor treinador de todos os tempos…
      Mas é cool mandar umas larachas à Haaland (num dos seus jogos com comportamentos mais bizarros de que me lembro).
      *
      Quanto ao ser sujo… se achas o Arteta mais sujo que o Mourinho… ?
      *
      Já agora, esse argumento de que “o Carragher em 18 anos nunca foi campeão, por isso tem zero credibilidade para falar ou comparar treinadores” tem zero credibilidade também.
      Não é que aprecie muito do que diz, porque não aprecio, mas isso tem zero a ver com a sua carreira enquanto profissional. Lá por não ter ganho não quer dizer que não tenha tido uma excelente carreira, por exemplo.

    • Art Vandelay
      Posted Outubro 28, 2024 at 2:53 pm

      E o Mourinho não é sujo?
      O Mourinho já chegou ao ponto de ele próprio entrar em campo e cortar uma jogada de golo do adversário em q o adversário ia isolado … Sim isto aconteceu mesmo, quando ele estava no Porto

  • Jasomp
    Posted Outubro 28, 2024 at 1:44 pm

    A diferença é que é bem menos titulado que o português.

    • whatyouth
      Posted Outubro 28, 2024 at 2:32 pm

      Bem menos é dizer pouco… O Arteta não ganhou nada (ganhou duas taças). O Mourinho ganhou, a nível de clubes, TUDO o que há para ganhar. TUDO.

      • LittleMozart
        Posted Outubro 28, 2024 at 11:58 pm

        Sim, vamos comparar o palmarés de um treinador com 5 anos de carreira com o de outro com 24. Não acertas mesmo uma.

  • Buddah
    Posted Outubro 28, 2024 at 10:33 am

    Não concordo a 100% mas está mais perto do Mourinho do que do Guardiola, claramente.
    Em relação ao Pepe, dificilmente vai voltar a haver um treinador que apresente o seu estilo de futebol e que ao mesmo tempo apresente resultados. O que não falta são treinadores na história do futebol que só treinaram “equipas grandes”, com orçamentos semelhantes (fazendo os ajustes de inflação) e não ganharam nem 1 terço do que o espanhol ganhou.

  • Stravinsky
    Posted Outubro 28, 2024 at 10:24 am

    Em Portugal há um ditado antigo que diz que “ataques ganham jogos e defesas ganham campeonatos”. Se calhar o Arteta passou férias cá e está a adotar a filosofia.
    Não diria que é um Mourinho (ainda). Acho que ainda está muito longe.
    Basicamente o Carragher viu essa discussão na net e, como geralmente não acrescenta muito, trouxe a discussão para o mainstream.
    O tema já foi tão discutido online que o The Atlantic até fez uma reportagem/conteúdo bastante bom sobre o tema há uns tempos. Nada de novo.

    • Gaudi
      Posted Outubro 28, 2024 at 4:11 pm

      Em Portugal? Esse ditado é internacional, não se sabe bem onde aparceu, mas em portugal não foi de certeza.

Deixa um comentário