Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

As 10 regras que Xavi já implementou no Barcelona

A maior parte delas até são básicas, ou deviam ser, mas num clube caótico como o Barça o que devia ser óbvio pelos vistos não é.

Xavi já começou a trabalhar como novo treinador do Barcelona e quer impor rédea curta no balneário. Segundo o jornal “As”, o sucessor de Koeman já implementou novas regras, que vão desde a hora de chegada, aos almoços e até à postura. A saber:
1 – Os jogadores têm de estar no centro de treinos uma hora e meia antes da sessão. Até agora chegavam pouco antes da hora marcada, mas Xavi quer tê-los disponíveis para esclarecimentos táticos ou conversas individuais.
2 – O staff tem de chegar duas horas antes do treino. Xavi será o primeiro a dar o exemplo. A ideia é que quando os jogadores começarem a chegar tudo esteja a postos para o início da sessão.
3 – Os jogadores comem no centro de treinos. Já não há a opção de almoçar fora. A ideia é controlar a alimentação com os parâmetros definidos pelos nutricionistas do clube, de modo a evitar mais lesões e melhorar a condição física.
4 – Voltam as multas. Desde a saída de Luis Enrique que deixaram de existir multas por faltas leves, graves ou muito graves. O argumento era que os jogadores são profissionais e sabem o que têm ou não de fazer.
5 – Sanções a crescer. As multas são crescentes, ou seja, quem for reincidente paga mais. Chegar atrasado ao treino dá uma multa de 100 euros, a segunda vez o valor sobe para 200 mas à terceira ascende aos 400. E assim sucessivamente.
6 – A 48 horas de um jogo não se pode chegar tarde a casa. No máximo à meia-noite. Considera-se que o jogador é suficientemente responsável para saber que tem de chegar ao jogo nas condições possíveis, pelo que tem de ter um estilo vida saudável.
7 – Meritocracia. Só jogam os que melhor treinam e os que mais compromisso mostrem no trabalho. Os restantes vão para o banco ou nem serão convocados.
8 – Controlo das atividades extra desportivas. As atividades extra futebol que possam perturbar o rendimento do futebolista têm de ser analisadas pelo departamento técnico. Não se podem fazer viagens particulares de muitas horas de avião durante a época sem a autorização explícita do treinador.
9 – Proibidas atividades de risco. Não haverá jogadores a fazer surf ou a andar de bicicleta elétrica. Este tipo de atividades são consideradas muito graves, passíveis de serem analisadas pelo departamento jurídico do clube por incumprimento do contrato.
10 – Boa imagem. Os jogadores têm de ser os primeiros a dar o exemplo. Têm de mostrar simpatia para com os adeptos, promover o ‘barcelonismo’, bem como adotar atitudes responsáveis.

39 Comentários

  • Joga_Bonito
    Posted Novembro 10, 2021 at 6:03 pm

    Quando regras tão básicas são notícia, algo ia mal no Barça.
    A única coisa que não concordo é terem de chegar tão cedo antes do treino. Não tanto por ser mau em si, mas pelo facto de poder massacrar os jogadores. Demasiada informação táctica pode secar os jogadores, sobretudo de manhã. Quando chegarem ao treino com bola e forem “cheirar” a relva, já terão levado uma seca de 1h30 de aspectos tácticos. Pontualmente fará sentido, mas se for todos os dias pode acabar a ser um massacre daqueles que todos levamos na escola bem de manhã cedinho. Ou seja, pode acabar a ser contraproducente.
    Fora isso, são regras normalíssimas.

  • Factualista
    Posted Novembro 10, 2021 at 12:49 pm

    A maioria parecem-me normais e comuns para atletas de alta competição, e se não existiam antes da chegada do Xavi, é uma grande incompetência. Alta competição é assim, há regras e cuidados a ter para a melhor performance. Não é questão de direitos, são sacrifícios que um desportista tem que fazer se quiser-se manter no topo.

    Chegar 1h30 mais cedo ao treino é relativo, estipula-se um novo horário, 1h30 mais cedo do anterior e pronto, quem chegar tarde leva a multinha. Se ficam a conversar ou a treinar, o treinador é que decide.

    Meritocracia nem devia ser regra, mas tudo bem.

    Não percebo porque andar de bicicleta eléctrica é muito grave. Qual a diferença entre eléctrica e não eléctrica, ou uma actividade como escalada que também tem riscos? Ou estes 3 são proibidos?

  • ktc
    Posted Novembro 10, 2021 at 12:02 pm

    Faz me confusão que o pessoal ache estas medidas como abuso de poder. Isto é alta competição, nem deveria ser precuso estabelecer este tipo de regras, deveria estar implícito. Claro que, quando temos muitos atletas que ganham muito dinheiro e não têm nada na cabeça, tem que haver rédea curta. E mais, ninguém é obrigado a seguir as regras, basta pedirem para sair do clube, duvido é que tenham regras mais leves em qualquer outro clube de topo.
    Ou acham que os grandes portugueses também não têm o seu regulamento interno? Nem todos os jogadores o seguem mas por isso vemoa alguns com talento a ficarem sempre no banco/bancada

  • Sombras
    Posted Novembro 10, 2021 at 11:14 am

    Sinceramente acho metade disto estúpido. Qual é a lógica de ter de chegar 1h30 antes do treino ao centro de estágio? Para a possibilidade de palestras ou conversas individuais? E se não houverem, ficam a coçar-se até à hora do treino?
    Se fosse meia hora, para dar tempo de preparem e etc, eu entendo e concordo, agora 1h30, parece-me absurdo. A regra devia ser que à hora do treino, todos têm que estar equipados e prontos para começar.

    Segunda que não concordo é do horário da meia-noite. Quem é o clube ou entidade patronal para restringir o que os seus funcionários podem fazer no seu tempo livre? Ainda por cima, o que é mais gravoso, um jogador chegar a casa às 0h30, ou fazer uma festa em casa até às 3h?

    A única regra que faria sentido é: façam o que quiserem, se a vossa performance assim o justificar e cumpram os horários dos treinos. Se não o fizerem, o rendimento será afectado e por isso serão penalizados.
    Se o Dembelé fosse o melhor jogador do Barça e chegasse ressacado aos treinos todos os dias, qual era o problema? Com o Ronaldinho nunca houve.

    • Miguel Lopes
      Posted Novembro 10, 2021 at 3:48 pm

      O Dembelé não precisa de sair de casa para jogar até às seis da manhã!!!
      E cumpre!!!

      • MasterOfPuppets
        Posted Novembro 10, 2021 at 5:32 pm

        Bem respondido Miguel… Mas aí impera o professionalismo de cada um e os valores dele.
        Se ele proprio n sabe o que quer da vida alem da PS4… Ninguem é policia de ninguem

    • MasterOfPuppets
      Posted Novembro 10, 2021 at 2:59 pm

      Futebol de alta competição é assim.
      Chegar mais cedo pq? pois para ir palestras e orientações ou até para um possível programa de treino individual e especifico caso não haja palestra ou o que for. Ou mesmo para criar um espirito de equipa entre os jogadores ( team building) e criar um grupo coeso com rotinas positivas e motivadoras. E mesmo o tempo que demoram a equipar-se.

      Regra da 00h00
      Jogadores são pagos a peso de ouro e nos contratos estão estipuladas determinadas regras e condições nas quais o clube fica livre de impor este tipo de limitações horarias.
      Ninguém obriga um atleta de alta competição a assinar e ninguém o obriga a ser jogador de bola, se quer outra vida pode seguir seu caminho.
      Ex: Dembéle…. Romário. em PT: Dani e companhia na nght…

      É muito facil criar normais globais como referes, mas muitos destes atletas e sejam do clube que forem… pelo facto de ganharem muito estão se marimbando de dormem 3h ou 8h e se o seu rendimento baixa. Têm que ser seguidos e apertados como miudos pois no fundo são um investimento do clube e um activo a valorar.

      No fundo muitos são crianças com milhoes que n sabem cuidar se e acham que tudo é tranquilo.

      Depois todos se admiram de quebras de performance e de eles n correrem. QQ desporto de alta competição exige foco e regras e sobre tudo empenho.

    • batalha34
      Posted Novembro 10, 2021 at 12:55 pm

      O Ronaldinho se tivesse cabeça provavelmente tinha sido com alguma facilidade o melhor jogador da historia do futebol portanto acho que o exemplo nao é o mais apropriado para aplicar à generalidade dos jogadores..

    • ktc
      Posted Novembro 10, 2021 at 12:52 pm

      Tens que perceber o que está associado a um atleta de alta competição e ai nem fazes essas perguntas. A hora e meia que vão chegar mais csdo dá para muita coisa, tomas o pequeno almoço, ou mais importante fazer recuperação.

    • MisterVaz
      Posted Novembro 10, 2021 at 12:19 pm

      São regras absolutamente normais para qualquer clube de topo.

      O argumento de “ficar a coça-los” caso não haja conversas ou palestras com o staff é para aumentar a vivência entre os jogadores, simples.

      “Qualquer entidade patronal” não se aplica a funcionários que ganham milhões ao ano e são atletas de alto rendimento, não são técnicos de informática.

      E será que o Ronaldinho apesar ter sido um dos mais talentos de sempre no Barcelona deu tanto ao clube como o Xavi, Iniesta ou Puyol? (só para citar alguns).

      Isto é pensar no futuro e no passado do clube e não só no presente, é assim que um clube com ambição funciona.

    • Kafka
      Posted Novembro 10, 2021 at 12:17 pm

      Com o Ronaldinho houve, assim que começou a a aproximar-se dos 30 anos, ontem corpo deixou de aguentar e deixou de render no mesmo patamar

      Pará além que Ronaldinho tinha um nível intrínseco tão alto que até bêbado dava para colmatar o quanto ele tratava mal do seu tempo corpo, mas essa não é a norma, 99% dois jogadores que fizerm o estilo de vida do Ronaldinho, não conseguirão render núm clube top10 Mundial, logo o Ronaldinho nunca pode servir de exemplo

      O Ronaldinho era o aluno que não estudava e tirava 18 ou 19 na mesma, mas isso não é a norma, a grande maioria dos alunos que não estudar jamais conseguirá tirar um 19, portanto a regra tem de ser obrigar os alunos a estudar

    • JJoker
      Posted Novembro 10, 2021 at 12:05 pm

      E foi precisamente por causa desse regabofe que o clube em questão chegou ao ponto onde se encontra.

    • Kacal
      Posted Novembro 10, 2021 at 12:00 pm

      Sinceramente até posso concordar que as regras sejam um pouco excessivas em algum ponto, mas dizer que não tem problema o jogador chegar ressacado ao treino, isso é sério? Então mas o jogador não tem que ser um profissional como deve ser? É a profissão deles e recebem milhões, os clubes assinam contratos porque acreditam no jogador e contam com a sua ajuda dentro de campo e com o seu profissionalismo, o desporto exige um foco e uma capacidade atlética que outras profissões não exigem, o profissional tem que dar o litro sempre.

    • JFN
      Posted Novembro 10, 2021 at 11:53 am

      O rendimento já está afectado, por isso é que as regras estão a ser implementadas….

  • Kacal
    Posted Novembro 9, 2021 at 10:51 pm

    Bem o Dembelé pós dislike nesta publicação e só ele vai perder uma parte do salário por causa destas regras… mas falando a sério acho bem e parece-me uma ótima lista de regras, isto chama-se exigência! Uma ou outra mais discutível e “inútil” sim mas no geral fazem falta e por mais que sejam óbvias estar implementado torna mais oficial e quem não cumprir, fora. Isto já é um começo no caminho certo.

    • Estigarribia
      Posted Novembro 10, 2021 at 12:33 pm

      Kacal,

      Roubaste-me a piada ? Mas no seu todo percebo o conteúdo de tudo isto e um clube como o Barça tem de voltar a ter a exigência que tinha naquele período com Guardiola e Luis Enrique.

      E aquele regra n°7 lembrei-me imediatamente do Rúben no Sporting.

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Novembro 10, 2021 at 7:41 pm

        Pois Estigarribia ahah era óbvia pensamos no mesmo ;)

        E concordo, estas regras deviam ser base mas se já não vinham a existir nem ninguém a cumprir, acho que bem que sejam impostas. E essa do ponto 7 nem devia ser regra mas sim prática habitual.

        Saudações DesPortistas

  • kanjy6
    Posted Novembro 9, 2021 at 9:56 pm

    A regra 9 (apesar de a perceber) considero em parte abuso de autoridade.
    Proibir um jogador de andar de bicicleta elétrica (até pode ser numa ciclovia com um filho de 5 anos) é um bocadinho exagerado, tal como fazer surf (desde que fossem nas folgas) acho que deveria ser autorizado!

    • Sombras
      Posted Novembro 10, 2021 at 11:15 am

      a 9 ainda é das que mais sentido faz, até por questões de seguros e etc. É comum noutros meios, como o cinema, por exemplo.

    • Filipe22
      Posted Novembro 10, 2021 at 11:10 am

      Já li, não me recordo ao certo dos desportos todos, mas na NBA não podem andar de ski ou fazer desportos que facilmente criem lesões. Também não me recordo sinceramente se eram abrangidos todos os jogadores.

    • JFN
      Posted Novembro 9, 2021 at 10:11 pm

      Com a quantidade de lesões que tem tido a equipa têm que acrescentar regras…

  • Flavio Trindade
    Posted Novembro 9, 2021 at 9:23 pm

    Seria notícia não fossem regras absolutamente normais para qualquer profissional minimamente decente poder cumprir.

    Algumas delas até são bem “libertinas”.

    O que causa estranheza, é num grande clube como o Barcelona isto ser sequer notícia. (Aliás no Real é exactamente o mesmo forró).

    Um sinal dos tempos, em que jogadores pagos a peso de ouro são tratados como prima donnas, achando muitas das vezes que são maiores que a instituição que representam.

    E até perceberem que ninguém é maior que o clube, não vão lá.
    Devia ser um privilégio, um marco na carreira e um orgulho representar o Barcelona.

    Mas há muito twitch e instagram para apelar ao marketing pessoal.

    Muito bem Xavi aqui.

    • Kafka
      Posted Novembro 9, 2021 at 11:55 pm

      Não é estranho, desde a saída de Guardiola (2012) que o clube começou gradualmente a perder exigência até chegar ao ponto actual onde não passa de uma colónia de férias

      Na Catalunha sempre se soube disto, mas a imprensa escondeu muita coisa, mas durante anos a fio avisei aqui para os muitos problemas financeiros e desportivos que se passavam no Barça, mas os reis do disparate e os fans dos Dembeles desta vida, diziam que eu só dizia isso para desculpar possíveis derrotas do Barça… Como era óbvio esses reis do disparate agora andam caladinhos ou até já querem despachar os Demebeles

      Até o Aguero quando chegou ao Barça ficou completamente pasmado com a desorganização e falta de exigência que havia no Barça quando comparada com o City…. Isto diz muito da fantochada em que o Barça se tornou, quando até um clube como o City que há 15 anos atrás não eram ninguém, hoje dá lições de gestão desportiva e financeira ao Barça…

      • Xyeh
        Posted Novembro 10, 2021 at 2:58 pm

        Já no tempo de Deco e Ronaldinho que era um forró, o Barcelona sempre foi bastante legalize com os seus jogadores, não ao nível do Real Madrid que só marcavam treinos para de tarde para os jogadores poderem dormir até tarde devido às noitadas, mas quase. Acho que os jogadores de clubes top10/20 têm que se mentalizar que são jogadores de alta competição e fazer algumas cedências ao nível dos atletas olímpicos, tendo em conta ao que recebem até deviam fazer mais.

      • Santander
        Posted Novembro 10, 2021 at 10:07 am

        Ahahahah adoro e farto-me de rir contigo! Obrigado! Em primeiro lugar já disse e volto a dizer para ficar bem claro! Para mim um ataque com Griezmann, Messi e Depay está longe de ser medíocre ou fraco e se tivermos no banco Coutinho, Fati, Dembele ou Aguero, menos problema é… Aliás, até já tive a oportunidade de escrever um artigo aqui no VM sobre isto mesmo.. Para mim é só ridículo andarmos a justificar os 3-0 da luz ou o atual 9º lugar com qualidade do plantel… Por isso digo e repito! Messi, Depay e Griezmann com Coutinho, Aguero, Fati e Dembele no banco, está longe de ser um problema e não pode ser usado como desculpa dos fracassos do Barça! E fracassos é bem diferente de ter a obrigação de ganhar ou ser favorito, simplesmente é ter a obrigação de não levar as humilhações constantes que se tem visto, mas para tu perceberes isso era necessário que não vivesses num mundo de 8 ou 80.. Se é igual ao Barça prime?? Lógico que não, mas isso seria uma tarefa impossível.. Substituir uma dream team por outra sem perder pinga de qualidade.. Para mim o problema do Barça estar tão abaixo é bem mais grave e profundo e por isso mesmo digo e volto a dizer, caso tivessem mantido Messi e Griezmann queria ver se o ataque continuava a ser desculpa… Para mim há vários problemas bem mais graves, desde de logo a gestão do clube que tem sido inexistente, depois é preciso questionar porque é que sistematicamente os jogadores que chegam ao Barça não rendem… Griezmann era dos melhores da liga e ficava perto dos 30 golos por época no Atlético, equipa que segundo tu, não tem sistema ofensivo trabalhado, jogador que atua como titular naquela que segundo tu é a seleção favorita a limpar todos os torneios em que entra, mas depois para o Barça já era medíocre… Coutinho era o melhor jogador da Premier, tem uma passagem pelo meio com mais de 2000 minutos num Bayern que segundo tu é a melhor equipa do mundo e contra o Barça, apesar de ter jogado 15 minutos foi o suficiente para marcar dois golos e fazer uma assistência, mas para a melhor equipa do mundo serve e para o Barça já não… A habitual narrativa e ginástica do Kafka.. Quanto a dembele nem é preciso falar, um jogador que esbanja qualidade, onde até os intervenientes do jogo o assumem, tem um problema com lesões como tinha o Robben ou outros… É necessário o clube ter gente competente neste departamento..
        Em segundo lugar, quando defendo a saída destes atletas é mais pela vertente financeira que desportiva, se a ideia é mesmo recuperar o clube a sério, então é necessário livrarem-se de salários altíssimos que compromete o devido reforço da equipa, por isso não mudei a minha opinião em rigorosamente uma vírgula… E volto a dizer, com um ataque daqueles os insucessos nunca poderiam ser desculpa por isso… Agora há muita coisa neste Barcelona que está mal e isso sim é o verdeiro problema para os recorrentes insucessos da equipa, mas para isso era preciso que percebesses minimamente do assunto…
        Por falar em ginástica, continuo à espera que venhas dizer que a Juve continua a ser favorita à Liga dos Campeões num lote de 3/4 favoritos a essa conquista! E não te esqueças de fazer o teu top-10 com Tomane à frente do Muller! Tão bom! É só rir com este Kafka!

        • Kafka
          Posted Novembro 10, 2021 at 12:11 pm

          Escreveste muito e como é hábito não disseste nada, mas deu para ver que a carapuça te serviu

          Ai com que então eu é que não percebo dos problemas que se passam no Barça, eu que ando há anos a alertar para todos os problemas estruturais que se passam no clube, desde a parte desportiva até à financeira (andava o clube a facturar 1000 milhões eur e eu a alertar que ia ficar falido) e tu e muitos sempre a dizeres que eu só dizia isso para desculpar derot as ??… Mas eu é que não percebo no que se passa no Barça…. Só rir contigo, nunca acabes

          Também é super engraçado dizeres que só porque na tua cabeça o ataque é bom (o que é falso, porque só na tua cabeça é que Dembele, Aguero e etc são jogadores topo ao dia de hoje, mas adiante ) então não havia desculpas para os mas resultados, como se o treinador não importasse para nada, o meio campo e defesa também não importassem ????…. Mas é normal, como não percebes nada de futebol, vês futebol como se vê na tasca, vês uma equipa com 2 ou 3 nomes no ataque e pronto basta para vencer ??… Não importa para nada o treinador ser medíocre, a defesa ser fraca, a organização do clube ser igual à de uma colonia de férias etc….

          Tem piada ainda dizeres “com Dembele no banco” ????? mas qual banco? Só se fôr na cadeira para jogar fortnite, ou então no banco da fisioterapia…

          Por fim és mentiroso, porque eu nunca disse esta época que a Juventus era um dos 3/4 favoritos à Champions, mais vindo de ti não surpreende que sejas desonesto intelectualmente e andes a inventar coisas que eu junção disse, sempre foi o teu módulo operandi aqui no blogue

          • Santander
            Posted Novembro 10, 2021 at 12:38 pm

            Ahahahah melhor exemplificação da teoria projetiva era impossível! Jovem, o comentário que eu escrevi a época era porque na altura se falava muito da fraca qualidade ofensiva do Barcelona e com um ataque com essa composição queria ver qual seria a desculpa para se mascarar incompetências bem mais profundas.. aliás de uma forma geral a qualidade da equipa não me parece assim tão ma.. se é suficiente para colocar o Barça num top-5? Claro que não, mas não é um plantel ao nível do Arrentela que tentas passar.. Mas vindo de alguém que diz que o Tomane é superior ao Muller não é de estranhar…. E tanta escrita e uma mão cheia de nada ??…. Pois não disseste! Mas então se o ano passado com Sarri e o ano passado com Pirlo eram, agora com o Allegri que é top-10 (palavras tuas) deixou de ser?? Ai essas costas ???

            • Kafka
              Posted Novembro 10, 2021 at 1:16 pm

              Mais uma vez voltas a mentir, porque eu o ano passado também não disse que a Juventus era um dos 3/4 favoritos… Tens de aprender a não ser méritos jovem… Eu apenas disse em 18/19 que eram um dos 3/4 favoritos, curiosamente o próprio VM também o disse na sua previsão em Agosto de 2018, é só ires ver o post

              O resto é a tua habitual mão cheia de nada e a habitual demonstração que percebes zero de futebol, e a habitual cambalhota, essa tua coluna ui, sempre a dares cambalhotas, afinal agora só falavas do ataque ???…. Ainda para mais um ataque treinado por um treinador absolutamente medíocre ???… Para mão falar na pérola de Aguero, Dembele e Coutinho e qualidade e quantidade na mesma frase ???

              Ah e outra mentira, eu não digo que o Tomane é melhor que o Muller, é só mais uma mentira tua, o que disse e mantenho era que aquele Muller naquele momento em concreto tinha um nível absolutamente medíocre e mantenho, ele estava num nível absolutamente deplorável, naquele no momento nem um passe acertava, é só ires ver os jogos dele naquela altura…

      • Kafka
        Posted Novembro 9, 2021 at 11:56 pm

        Aliás rectifico, há colónias de férias que conseguem ter mais exigência e regras do que tinha o Barça

  • LevonAronian
    Posted Novembro 9, 2021 at 8:20 pm

    A regra 7 parece ter o propósito única de haver 10 regras na lista

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Novembro 9, 2021 at 8:12 pm

    A regra n° 5 também já sugeri que se implemente cá com as multas aos treinadores quando fazem figurinhas, mas com valores a doer mais; a começar nos 1000€.

    Como diz o texto são regras básicas mas quando há demasiada anarquia até isto deve levar tempo a implementar.

    Acrescentaria ainda a regra n° 11: perder com o Benfica em casa, mas o Xavi está a armar-se em Deus e ficou -se pelos 10 mandamentos :D

  • Kafka
    Posted Novembro 9, 2021 at 7:56 pm

    Coitado do Dembele, se antes quando só tinha de chegar a horas ele chegava sempre atrasado, agora que vai ter de passar a chegar 1h30m mais cedo como é que vai fazer? Sai de jogar fortnite às 6 da manhã e vai directo para o treino?

    Ainda assim é engraçado, porque obviamente ter que implementar estas regras só demonstra a completa balbúrdia e desorganização que era e é o Barça, mas depôs há aqui uns iluminados que diziam que não havia desculpas para os maus resultados… Obviamente que só quem é desonesto intelectualmente ou fala do que não sabe é que podia exigir títulos à completa balbúrdia e desorganização que se tornou aquele clube

    • MasterOfPuppets
      Posted Novembro 10, 2021 at 5:38 pm

      A Raiva e o desespero de um apátrida de clube desiludido com o que era o se clube do passado e que n sabe para onde se virar agora…

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Novembro 9, 2021 at 7:15 pm

    O estranho é ter que implementar algumas das coisas, mas é só prova do desnorte, do acomodamento e da mediocridade dos treinadores que têm passado por lá e não conseguem ter pulso.

  • JFN
    Posted Novembro 9, 2021 at 7:14 pm

    Falta o controle ao fortnite fora de horas. De resto, palmas

Deixa um comentário