Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

As 15 melhores transferências a nível nacional

Com o mercado definitivamente fechado, e depois de um defeso em que praticamente todas as equipas nacionais adquiriam pelo menos uma dezena de jogadores, chegou o momento do Visão de Mercado indicar a lista final das melhores contratações neste Verão em Portugal (considerando a valia dos jogadores, dinheiro envolvido, e impacto que podem ter nas respectivas equipas).

1 – Markovic (Benfica) – Há meio ano era impensável que o extremo/avançado fosse actuar em Portugal em 2013-14, principalmente pela forte cobiça de equipas como o Chelsea e Inter no seu concurso. Um craque (figurou na lista do VM em 2012) em potência que aos 17 anos já era o melhor jogador do campeonato sérvio e aos 18 titular na selecção principal. Se juntar à sua fantasia (tem algo que o distingue dos jogadores acima da média daqueles que podem afirmar o seu nome na elite Mundial), velocidade e capacidade de assumir o jogo, a outra intensidade competitiva, em vez de ser uma opção a médio prazo será uma mais-valia já a curto prazo no elenco de Jorge Jesus.

2 – Djuricic (Benfica) – Ao contrário do que acontece com Markovic, o médio ex-Heerenveen já tem outra bagagem competitiva. Nos últimos 2 anos foi uma das principais referências da Eredivisie e os 6 milhões que o Benfica investiu na sua contratação, comparando com outras movimentações neste defeso representam um valor até algo simpático. Claramente um jogador acima da média, com uma elegância fora do normal, e com uma excelente qualidade técnica. Veremos se será o substituto de Aimar ou o “novo Saviola”, a única certeza é que o seu talento é indiscutível.
3 – Ghilas (FC Porto) – Como suplente de Jackson, ao lado do colombiano ou a fazer de “Derlei”, o argelino é um super-reforço para os azuis e brancos. O seu poderio físico e técnico, a capacidade de finalização, o que demonstrou em 2012-13 e margem de evolução, demonstram bem o impacto que pode ter nesta época no Dragão.
4- Eduardo (Sp. Braga) – Reforço de peso para os minhotos: pelo que representa para o clube, importância (Quim nunca deu garantias e era necessário um guardião com outra categoria) e estatuto (quando saiu de Braga era o titular da selecção AA e foi um dos melhores do Mundial 2010).
5 – Quintero (FC Porto) –  Um dos jovens mais entusiasmantes da actualidade que tem tudo para ser o novo mágico do meio-campo portista. Os moldes do negócio, o facto de não ter sido indiscutível no Pescara e a incerteza que seja uma aposta já a curto prazo, impedem que esteja no topo desta lista, mas o talento do nº10 é indiscutível.
6 – Fredy Montero (Sporting) – O clube leonino precisava de um avançado e apostou tudo na técnica individual e qualidade de remate do ex-Seattle. A missão de fazer esquecer Wolfswinkel não é fácil, a maneira como se vai adaptar ao futebol europeu também é uma incógnita, mas se conseguir dar continuidade à média de golos que apresenta nos últimos anos e apresentar o nível que o levou a ser por duas vezes o melhor marcador do campeonato colombiano tem tudo para ser a principal referência ofensiva dos leões.
7 – Siqueira (Benfica) – Finalmente os encarnados adquiriram um jogador com qualidade indiscutível que deverá resolver de vez a lacuna no lado esquerdo da defesa. Os moldes do negócio não foram os mais favoráveis para o Benfica, mas garantir um dos melhores laterais esquerdos da La Liga nos últimos anos (elemento que era cobiçado inclusive pelo Real Madrid) aumentou em muito a probabilidade de sucesso das águias em 2013-14.
8 – Bebé (Paços de Ferreira) – É considerado um dos maiores flops da história do Man Utd mas na Mata Real tem tudo para ser a principal figura da equipa (Carlão também foi um excelente reforço). Forte fisicamente, potente, com boa técnica, se conseguir juntar às suas características técnicas e físicas outro poder de decisão será a “salvação” de Costinha esta época.
9 – Herrera (FC Porto) – De todos os reforços dos azuis e brancos talvez o que tem mais probabilidades de ser titular a curto prazo. O internacional mexicano é uma aquisição de grande nível (já foi eleito o melhor jogador do torneio de Toulon e do Abertura). O médio ex-Pachuca foi apontado como o sucessor de Moutinho, mas o seu papel promete ser um pouco diferente do  desempenhado pelo português. Herrera pode jogar a 6,8 e até a 10. Um elemento de trabalho, recuperação, distribuição, ou seja, um box-to-box de eleição.
10 – André Santos (Vit. Guimarães) – Maazou, Abdoulaye e Tiago Rodrigues também foram reforços importantes, mas garantir em definitivo e logo a custo zero um jogador que em 2010-11 foi talvez o melhor jogador do Sporting e já chegou a ser titular na selecção de Paulo Bento, é obra. Caso volte a exibir o futebol que apresentou em Leiria e na 1ª época em Alvalade será sem dúvida um upgrade enorme no meio campo de Rui Vitória.
11 – Diego Reyes (FC Porto) – Contratação com os olhos postos no futuro (jovem muito promissor). O mexicano, que custou sensivelmente 7 milhões de euros, foi adquirido já com o pensamento numa eventual venda de Otamendi ou Maicon, e a qualidade na posição está garantida. Central de grande categoria (alto, veloz, forte no jogo aéreo e bom tecnicamente), que tem tudo para ser o novo elemento na história de grandes centrais que passaram pelo Dragão (o FC Porto sempre foi inteligente na preparação do futuro).
12 – David Simão (Arouca) – Desaproveitado no Benfica, potenciado no Marítimo, estrela no Arouca. Este parece ser o destino do médio português formado nas águias. O esquerdino saiu de forma atribulada da Madeira e, em virtude da falta de oportunidades na Luz, decidiu rumar ao recém-promovido à Primeira Liga. O emblema orientado por Pedro Emanuel (formou um bom grupo) ganhou um elemento com qualidade que tem tudo para ser a figura do clube.
13 – Sulejmani (Benfica) – De entre os reforços do Benfica, o ex-Ajax é o que menos “ruído” tem provocado entre os adeptos encarnados, mas pode ser um elemento importante para Jorge Jesus (alinha nas faixas e no apoio ao avançado). Contratado a custo zero, Sulejmani – de 24 anos – carrega consigo o rótulo de “estrela adiada” (maior transferência da história do futebol holandês), embora o seu valor seja sobejamente reconhecido (no campeonato português tem tudo para ter impacto). Resta saber se, com tantas opções ofensivas, terá espaço na águias.
14 – Felipe Pardo (Sp. Braga) – Um reforço bastante interessante por parte dos arsenalistas. Um extremo/avançado poderoso que pode ser o grande trunfo de Jesualdo. Contratado por 600 mil euros, este colombiano, conhecido pelo seu remate forte, tem condições para deixar a sua marca no Axa.
15 – Jefferson (Sporting) – Contratação interna, acessível (400 mil euros por metade do passe) e que acrescenta qualidade ao lado esquerdo da defesa leonina, posição que na última década tem sido das mais frágeis em Alvalade. 

75 Comentários

  • Marco
    Posted Setembro 6, 2013 at 1:01 pm

    Muito bem Visão de Mercado, gostei da lista e penso que estes jogadores poderão dar grandes jogadores no futuro, ou pelo menos ser os melhores nos seus respectivos clubes.
    Mas gostaria de impor um desafio ao Visão de Mercado, que tal agora fazer uma lista das piores contratações ou contratações que não parecem fazer sentido (como o caso do Luís Fariña, entre outros). Fica a dica.

  • Rui Costantino
    Posted Setembro 6, 2013 at 1:02 pm

    Pela relação preço qualidade, Montero, Jefferson e Maurício são excelentes. Não espera a que fossem tão bons.

    Falando só de baratos, destaco ainda JP Galvão, Derley, Cardozo, Miguel Rosa, Romário, Pardo, Felipe Gonçalves e Diogo Viana.

    • Suspeito do Costume
      Posted Setembro 6, 2013 at 1:34 pm

      Maurício? Das piores contratações que já vi, além de desnecessária o jogador em questão é tão mau, mas tão que até faz impressão vê-lo jogar num clube como o Sporting.

    • Kev
      Posted Setembro 6, 2013 at 1:58 pm

      O que é que ele fez de mal até agora "Suspeito do Costume" ?
      A serio, gostava de saber.

    • Mário M.
      Posted Setembro 6, 2013 at 2:02 pm

      Suspeito do Costume, foi irónico esse comentário? Assim espero.

    • José Costa
      Posted Setembro 6, 2013 at 2:04 pm

      o Mauricio tem sido o melhor defesa do clube. Bom jogador. Agressivo ao estilo Bruno Alves e forte nas bolas paradas. Dão jeito centrais assim.

    • Mário M.
      Posted Setembro 6, 2013 at 2:12 pm

      Ele está a ser irónico!

  • gonzab
    Posted Setembro 6, 2013 at 1:02 pm

    Apenas enaltecer o trabalho do Visão de Mercado. Ao verificar o post sobre o Markovic há um ano é claro que cerca de 70% dos utilizadores que comentaram não conheciam sequer o jogador. Hoje em cerca de 60 minutos de jogo toda a gente lhe reconhece o enorme valor. Impressiona a profundidade dos conhecimentos dos autores deste blog. Continuem assim, parabéns.

  • Peyroteo
    Posted Setembro 6, 2013 at 1:05 pm

    Para mim o Benfica foi, dos 3 grandes, foi o que se mexeu pior mercado, gastou muito dinheiro, não ganhou quase nenhum. Aparece com 4 jogadores neste top. Markovic, sem dúvida é uma estrela que se vai afirmar no futebol nacional.

    Porto e Sporting, na minha opinião, mexerem-se melhor no mercado, venderam e compraram estrategicamente. O Porto, com muito mais dinheiro que o Sporting, foi comprar jogadores, como Reyes, Herrera e Quintero para preparar o futuro do clube. Muito bem gerido, mais uma vez, pelo Pinto da Costa e a sua estrutura. O Sporting com pouco dinheiro, foi buscar um bom avançado, o Montero, um defesa esquerdo que já se tinha mostrado no campeonato e penso que se mexeram bem neste defeso. Mauricio também me pareceu uma boa compra, ate porque não custou nada, mas o melhor deste Sporting são os jovens que voltaram e que emergiram no clube.

    Em relação ao top, não estou de acordo com algumas opções. Por exemplo, penso que Quintero e Montero deveriam estar uns lugares acima. Mas muito bom trabalho do VM.

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 6, 2013 at 1:20 pm

      Achas que o Porto se reforçou bem porque com o Reyes,Herrera e Quintero estão a preparar o futuro do Porto…Mas o Benfica não está a preparar o futuro com Markovic,Djuricic e Sulejmani? Alem de parecer que com o Siqueira o Benfica finalmente resolveu o problema do lateral esquerdo.
      Só tenho pena do Cardozo não ter sido vendido e o Ghillas não ter ido para o Benfica.

    • MM
      Posted Setembro 6, 2013 at 1:42 pm

      ricardo ricard eu por vezes tenho dúvidas sobre qual o seu verdadeiro clube.você queria vender o cardozo e ir buscar o ghilas para o seu lugar?isso podia ser bom para muita gente mas para o benfica seria quase uma catástrofe.ghilas é inferior a lima,logo não percebo essa afirmação.

    • Peyroteo
      Posted Setembro 6, 2013 at 1:47 pm

      Não disse que o Benfica não preparou bem o futuro, apenas acho que não devia ter comprado tanto pro ataque e a defesa fica com pouca gente. O Siqueira foi uma grande contratação, manter o Garay foi muito bom, o Luisão está a ficar com a idade a pesar nas pernas(e o Benfica empresta o Lisandro, o 3º central da equipa, muita mal gerido) e para a direita não vejo ninguém com capacidade para um clube como o Benfica.

      O Benfica tem 10 jogadores para o ataque, Salvio, Gaitan, Funes Mori, Cardozo, Lima, Rodrigo, Djuricic, Sulejmani, Markovic e Ola John. Para a defesa tem tem 8 jogadores, o Siqueira, Garay, Luisão, Maxi, Silvio, Cortez, Steven Vitória, Andre Almeida e Jardel. Só acho que o Benfica dvia ter reforçado bem a defesa e preparado o futuro ao mesmo tempo, mas elo que vejo só preparou o futuro,na defesa fica a perder, no meu ponto de vista

    • Jose ribeiro
      Posted Setembro 6, 2013 at 1:52 pm

      O Benfica foi dos clubes que melhor se reforçou no mercado, não misturem é maus resultados, com bom reforço no plantel, pode ser que a partir de agora as coisas mudem, porque anteriormente não havia alternativa a artur, agora á Oblak, não havia alternativa a maxi, agora há silvio, não havia defesa esquerdo de raiz agora há dois, embora 1 ainda esteja em adaptação, não havia alternativa a matic agora há, já para não falar do meio campo pa frente

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 6, 2013 at 2:04 pm

      Peyroteo,assim já é diferente ;)

      MM…Queria vender o Cardozo por várias razões,por mim o Jesus tinha ido à vida dele mas ao renovar,o Cardozo jamais poderia ficar. Alem do mais está a ficar "velho" e naturalmente será mais difícil vender no futuro,não saiu este ano por 10/12 milhões,vai sair na próxima época ou na seguinte por 3/4,a sua velocidade nunca foi boa apesar de marcar bastantes golos,mas cada vez irá ser pior. Foi um grande ponta de lança do Benfica,mas tudo tem o seu tempo…
      O Ghilas é um bom jogador e ainda relativamente jovem,poderá melhorar ainda muito.

    • Anónimo
      Posted Setembro 6, 2013 at 2:16 pm

      Peyroteo,
      O tópico do VM é sobre as 15 melhores contratações, e o VM não estipula que são por ordem logo não se pode afirmar que a contratação 1 é melhor que a 15….. E depois você ressalva que ah e tal o Benfica aparece com 4 no top e foi o clube que se mexeu pior no mercado por ter gasto muito dinheiro e não ter vendido, ora, o post também não é sobre o clube que se mexeu melhor mas sim sobre as 15 melhores transferências. E mais um ponto, os jovens do Sporting que subiram de escalão não podem ser considerados transferências. Acho que é uma muito boa análise por parte do VM e espero que continuem a fazer um bom trabalho.

      Cumprimentos,

      Francisco TM

    • Paulo Galvão
      Posted Setembro 6, 2013 at 2:17 pm

      O Benfica não foi o único a planear mal a época. Na minha opinião continua a faltar um extremo de qualidade inegável ao porto

    • MM
      Posted Setembro 6, 2013 at 3:45 pm

      francisco tm,é óbvio que as contratações são por ordem,por isso é um top.para o vm,a melhor contratação foi o markovic e por aí fora.não perceber um top já é demais também.
      ricardo ricard,o cardozo é para continuar a dar lucro desportivo como tem feito até aqui.para ter lucro financeiro o benfica tem vários jogadores,tem também de ter outros que se mantenham e continuem a fazer o seu papel(e é aqui que poderá entrar também siqueira).é isso que faz cardozo,que se saísse seria o jogador mais dificil de substituir no plantel,apenas porque não há no mercado(na perspectiva do benfica) nenhum jogador com as suas características e capacidade de fazer golos como ele.
      o benfica deveria sim ter vendido um extremo,entre salvio,gaitán e ola john,porque tem excesso de opções para essa posição e todas elas de qualidade.
      claro que salvio seria uma enorme perda(acaba por perder quase toda a época mas isso era impossível adivinhar),já que é o extremo mais consistente e regular do plantel,gaitán continua a ser um dos melhores jogadores quando está em forma e com vontade(pena não ser mais regular),logo também seriam enormes perdas,mas a diferença é que já tinham substitutos no plantel.ola john seria a melhor opção de venda,já que não é um indiscutível e duvido que alguma vez será.mas duvido também que as propostas apresentadas pelo holandês fossem sequer satisfatórias.

    • JN
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:16 pm

      Essa teoria do problema do lateral estar resolvido realmente. Essa frase entra nos sites de 5 em 5 minutos neste momento. Nunca me deixa de fazer rir insistirem em afirmar isso com base em mediatismo e nada mais… Cortez resolveu o problema do Sao Paulo sendo o melhor lateral do campeonato como tanto se gabou, Emerson resolvia o problema do Lille sendo até um jogador que se destacava pela positiva no campeonato.

      E depois quando chegaram cá?

      Continuem a afirmar isso, e a fazer capas e entrevistas sobre o Siqueira ser a 7ª maravilha do futebol. Depois não chorem.

    • Peyroteo
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:33 pm

      Normalmente um top o primeiro é considerado melhor que o ultimo mas pronto.
      Não acho que tenha dito que a subida dos jovens fossem transferências, só disse "o melhor deste Sporting".

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:43 pm

      Não está resolvido porque ainda não jogou,à partida para lá caminha porque é um bom jogador,reconhecidamente por quase toda a gente que percebe de futebol,mas não te peço para reconheceres isso já que apenas andas por aqui a demonstrar o teu ódio ao Benfica e talvez alguma frustração pessoal.

  • Tiago Peixoto
    Posted Setembro 6, 2013 at 1:07 pm

    Sou portista e podem dizer que a minha opinião é influenciada por esse facto, mas acredito que o Quintero merecia estar uns lugares acima na tabela. Para mim deveria estar a discutir o 1º lugar com o Markovic. Neste momento talvez escolha o sérvio para primeiro (embora acredite que o colombiano seja um jogador mais completo e mais habilidoso), pois é titularíssimo na sua seleção (apesar de a Seleção Sérvia ser muito inferior à Colombiana) e tem tido um papel mais importante no Benfica que o Quintero no Porto.
    Quanto ao futuro, na minha opinião, o Quintero vai ser superior, pois é extremamente forte em muitos aspetos, como passe, remate, técnica, velocidade, resistência, joga bem com bola e sem bola, joga e faz jogar. Markovic tem rasgos de génio e, tal como Quintero, consegue resolver um jogo, mas não é tão interventivo e é um pouco, permitam-me a expressão, "egoísta" (não quero dizer que o seja, mas em comparação com o colombiano tem-se essa ideia). O sérvio é um jogador que joga mais para si e não tanto para a equipa, mas que é um puro talento disso não tenho dúvidas.
    Acredito que serão os dois uns foras-de-série no futuro e mesmo estrelas mundiais (não Messis nem Ronaldos, mas no top 20 mundial).
    Agora qual deles será melhor (aposto no Quintero, talvez por ser portista e seja indiretamente influenciado por isso) só o tempo o dirá.

    • João Lima
      Posted Setembro 6, 2013 at 1:19 pm

      Eu concordo com o VM em relação ao Quintero, acho que está bem justificado, o Quintero tem tudo para ser um bom jogador, mas quando pensas que não foi capaz de se impor no Pescara, ficas sempre a pensar se ele realmente será assim tão bom.

      Markovic é um jogador genial para a idade dele. É de 94, e pedir para ele trabalhar para a equipa é o mesmo que pores o Messi no meio campo a construir jogo. Não faz sentido.

    • João Lains
      Posted Setembro 6, 2013 at 1:29 pm

      Quintero será superior ao James Rodríguez, é a minha convicção. Excelente jogador.

    • Pedro Fakir
      Posted Setembro 6, 2013 at 1:39 pm

      Tás a sobrevalorizar o Quintero, confesso que ainda não vi muito dele, mas não me que hajam grandes diferenças em termos de técnica com a bola entre os dois, claro que se distinguem, mas isso é porque têm funções diferentes. O Quintero é mais um "10", enquanto o Markovic é um segundo avançado com instinto para o golo, podendo ainda jogar com extremo interior.

    • Sousa
      Posted Setembro 6, 2013 at 1:41 pm

      Quando se poe um numero 10 a trinco como aconteceu alguma vezes no Pescara não se podem fazer milagres, ele la raramente jogou na posição dele, daí uma das existências dele para assinar pelo porto ser jogar a numero 10.

    • Tiago Peixoto
      Posted Setembro 6, 2013 at 1:43 pm

      Acho que não intendeste bem o que eu quis dizer. Eu não disse que o Markovic devia trabalhar mais para a equipa (não digo que não lhe faça falta, mas também com toda a sua qualidade não é bem necessário). O que eu acho é ser um jogador com o talento de Quintero e Markovic e ainda conseguir trabalhar para a equipa é uma qualidade perfeita (Messi não joga sozinho no Barcelona, embora na maioria dos casos sejam os colegas a servi-lo, vê-se inúmeras vezes o Messi a assistir para golos e trabalhar para a equipa, o que faz dele um jogador quase perfeito).
      E já agora, o que o VM publicou aqui é copiado de um post que fizeram há cerca de mês e meio (tem vindo a atualizar com novos jogadores, mas o que já estavam mantém o que já tinham escrito) e neste momento não acho que seja uma incerteza que ele seja aposta a curto prazo (até dezembro já terá a titularidade garantida, acredito). Quanto ao facto de não ter sido indiscutível no Pescara, só posso falar na lesão dele e o facto de ter sido a sua primeira experiência europeia (demorou algum tempo a adaptar-se ao futebol europeu, mas após a adaptação vinha a ganhar cada vez mais importância no Pescara até ter sido travado por uma lesão que o afastou dos relvados durante, se não me engano, 4 meses).
      Respeito a sua opinião, tal como a do VM, apenas me limitei a dar a minha.
      Cumprimentos

    • David Martins
      Posted Setembro 6, 2013 at 1:51 pm

      De facto isso é mais por ser portista. Embora a Colombia conte com jogadores como Falcão, Jackson, James e Valencia (que são de facto jogadores de topo) a servia também conta com jogadores como Vidic, Subotic, Ivanovic, Ljacic, Nastacic e Kolarov. Por isso não sei se serão assim tão inferiores à Colombia. De qualquer forma Markovic marcou se não me engano 5 golos na pré temporada e 2 em jogos oficiais. Se isso não faz dele um pouco superior ao Quintero não sei, mas na minha opinião faz. Na minha opinião Quintero deveria surgir na 2ª posição ainda que não tenha tido a oportunidade de verificar a qualidade de Djuricic.

      Cumps.

    • Tiago Peixoto
      Posted Setembro 6, 2013 at 2:15 pm

      David Martins,
      1º Valencia é equatoriano,
      2º Esqueceste-te de nomes como Cuadrado, Armero, Zapata, Guarin, Luis Muriel, Carlos Bacca, entre outros,
      3º Apesar de importante, a qualidade de um jogador não se baseia exclusivamente na estatísticas,
      4º Em relação ao top, não sei se reparou mas eu disse que de momento o Markovic merece o 1º lugar (devia estar demasiado ocupado à procura de coisas que eu disse com me pudesse acusar de clubismo),
      5º Opiniões são opiniões e não tenho problemas que dê a sua, desde que seja bem fundamentada e não seja uma tentativa de "ataque" (é apenas uma expressão, não estou a insinuar nada) à minha opinião.
      Cumprimentos

    • David Martins
      Posted Setembro 6, 2013 at 3:25 pm

      Não sei onde é que o ataquei devido ao clube. Apenas confirmei aquilo que o próprio estava a referir. Eu dei a minha opinião e em qualquer momento depois de ler e reler o meu comentário não verifiquei qualquer tipo de ataque.

  • Pedro Rodrigues
    Posted Setembro 6, 2013 at 1:12 pm

    De uma forma geral, concordo com a lista apresentada. As minhas únicas alterações seriam a nível da ordem dos jogadores: Eduardo, na minha opinião não tem neste momento a qualidade que tinha quando saiu e por isso eu pôr-lo-ia mais abaixo; Jefferson merecia um lugar mais acima, tanto pela posição que ocupa (cada vez mais difícil arranjar laterais de qualidade), como pelos critérios usados (em comparação com Pardo por exemplo, parece-me que tanto em termos de valia, valores envolvidos e impacto na equipa ele é superior).

    • Sabugo
      Posted Setembro 6, 2013 at 3:01 pm

      O Pardo deveria estar mais em cima, e não concordo com essa do Jefferson. É um lateral banal que não é superior ao Cortez. Na minha opinião.

      Acredito sim que o Quintero pudesse estar mais bem colocado mas entendo o ponto de vista do VM.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 6, 2013 at 5:58 pm

      Jefferson não é superior a Cortez? Que barbaridade.. aliás, veja o posicionamento e o jogo de cada um no MESMO JOGO, ou seja, no derby e depois volte a comentar!

  • Nuno
    Posted Setembro 6, 2013 at 1:16 pm

    Veremos se daqui a uns meses não teremos uns destes nomes na lista das desilusões.

    Desta lista tirava o Reyes, na perspectiva de que não parece ser opção a curto prazo. O Miguel Rosa iria para o seu lugar.

  • jose ribeiro
    Posted Setembro 6, 2013 at 1:27 pm

    Na minha opinião torcaria o 4 lugar de ghilas e punha la o siqueira, passando o ghilas pa 7

  • MM
    Posted Setembro 6, 2013 at 1:39 pm

    de acordo em quase tudo,apenas trocava o ghilas pelo quintero e o eduardo pelo siqueira.

  • Kacal
    Posted Setembro 6, 2013 at 1:54 pm

    Eu subia o Fredy Montero para 2º, Quintero para 3º, Djuricic ia para 4º, Siqueira para 5º e Ghilas para 6º, o resto, com as devidas subidas por ter alterado os que falei, ficava tudo igual, porque acho que o Fredy Montero pelo que custou e pela qualidade e também porque acho que vai ter impacto e ser importante no Sporting, assim como os outros que falei.

  • FMota
    Posted Setembro 6, 2013 at 1:55 pm

    Caro Visão do Mercado,

    Só uma questão… não se enganaram no nome do Ghilas? Na minha opinião há diversos jogadores à frente dele, mesmo dentro do próprio FCP, como por exemplo o Licá ou o Josué! Parece completamente descabido que o suplente de Slimani na seleção argelina apareça como a 3ª melhor transferências deste defeso em Portugal.

    • Diogo
      Posted Setembro 6, 2013 at 2:04 pm

      Há 3 meses o Ghilas era o melhor avançado em portugal fora os que jogam nos grandes se tivesse ido para o Sporting nem se ia ouvir falar de monteros nem slimanis…como foi para o Porto já não presta.

      e isso do licá e josué é um argumento sem sentido eu sou do Porto e tenho a noção que eles vão sair do 11 para entrar o varela e quintero…a malta esquece-se que só estamos em Setembro, já dizem que uns são vedetas, outros flops e outros suplentes.

    • Nuno
      Posted Setembro 6, 2013 at 2:16 pm

      Estes comentários são influenciados pelo golo do Markovic, pelos golos já marcados pelo Montero e pelo facto do Ghilas nem jogar, ao contrário do Licá e Josue.
      No fim fazem-se as contas.

    • FMota
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:48 pm

      Então mas quantos jogos é que vocês acham que o Ghilas vai fazer? Eu não digo que não seja uma boa contratação, mas daí até ser a 3ª contratação, já é diferente. Para o Porto todos prestam, como por exemplo o Kleber o Djalma e agora o Ghilas!

  • Fábio Teixeira
    Posted Setembro 6, 2013 at 1:56 pm

    Muito boa lista VM. Tenho de referir uma coisa que tenho vindo a dizer. As equipas portuguesas andam cada vez a atacar o mercado da melhor maneira e a reforçarem-se melhor. Por isso mesmo é que cada vez temos um campeonato mais equilibrado ao nível dos não-grandes. É extremamente difícil apontar os clubes com descida certa, ou com qualidade para estar na Liga Europa, porque as equipas portuguesas têm cada vez mais o plantel com mais opções, mais qualidade e, acima de tudo, com mais equilíbrio.

    Não sei se me fiz entender, mas queria realçar o bom trabalho que as equipas portuguesas têm feito a atacar o mercado.

  • Marco Daniel
    Posted Setembro 6, 2013 at 2:08 pm

    é a primeira vez que comento aqui, até agora só lia os comentárioe e gostava do que lia, agora vou passar a comentar tambem.

    concordo com tudo menos a posição do quintero e eduardo, em relação ao quintero merecia estar em segundo ou em primeiro, em relação ao eduardo nem devia estar na lista, podia estar por exemplo o rafa do braga se o objetivo era por um jogador do braga, claro esta é a minha opinião não quer dizer que está correta e a lista do VM não.

    • Rui Amaral
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:03 pm

      concordo … penso que rafa é uma contratação mais importante que eduardo … nao so pelo actual mas também pelo futuro que projecta

  • PesadeloAmarelo
    Posted Setembro 6, 2013 at 2:21 pm

    A maior parte das pessoas aqui de certeza que nunca viram um jogo do Moreirense o ano passado para estar a duvidar da qualidade de Ghilas.

    É que neste momento, ele seria titular indiscutível no Benfica/Sporting. Não tem culpa de estar no Porto tapado pelo melhor avançado da liga…

    • Anónimo
      Posted Setembro 6, 2013 at 2:33 pm

      No sporting seria o 3º. Montero leva 5 golos e Slimani senta-o no banco na seleção.

      Cumps

      Zé Maria

    • PesadeloAmarelo
      Posted Setembro 6, 2013 at 2:43 pm

      Primeiro, Ghilas não teria de tirar o lugar ao Montero, poderiam mudar o sistema ou mesmo colocar o argelino na esquerda.. Quando a Slimani, acredita mesmo que é melhor que Ghilas ou é ironia?

      Porque o Otamendi nem vai á seleção argentina e neste momento é o melhor central que eles têm, Pastore muitas vezes é sentado por jogadores que não jogam metade do que ele joga, Fernando nem convocado á seleção brasileira é, e em boa forma tinha qualidade suficiente para ser um elemento de peso…

      São inúmeras este tipo de situações nas seleções nacionais, mas se quiser mais exemplos posso os providenciar sem pensar duas vezes.

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 6, 2013 at 3:00 pm

      Grande lógica Zé Maria…

      Se calhar o Ghilas tinha 6 golos nesta altura ou então no final do campeonato tinha 25 e o Montero 15.

    • Joao
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:07 pm

      PesadeloAmarelo sou portista mas Otamendi melhor central argentino? Nem sequer está entre os nossos primeiros 3 centrais, é o nosso pior.

    • João
      Posted Setembro 6, 2013 at 8:58 pm

      João eu vou presumir que está a dizer barbaridades sendo argentino. Porque se está a dizer barbaridades enquanto portista, ainda é mais grave.

    • PesadeloAmarelo
      Posted Setembro 6, 2013 at 10:04 pm

      Joao, eu vou presumir que o que o João disse é verdade ou que é algum ''anti'' a fazer-se passar por portista.

      Porque até o Visão de Mercado, no post pós-jogo FC Porto vs Napoles se não me engano concordou que o Otamendi é o melhor central a atuar em Portugal, e sendo Garay o melhor titular da seleção, Otamendi é ainda superior (embora eu ache que é uma luta muito renhida, jogadores diferentes).

      Mas eu não preciso de ser portista para dizer que Otamendi é o melhor central da argentina, da equipa do Porto e da nossa liga também.

  • Anónimo
    Posted Setembro 6, 2013 at 2:21 pm

    Estou de acordo com a análise, só mudaria se calhar só um jogador, O Ghilas e em vez dele meteria o Vitor (Sporting) porque apesar de o Ghilas ser bom jogador o Vitor vai ajudar muito mais a sua equipa e ser muito mais útil. Mas é só uma opinião.

    Cumprimentos,

    Francisco TM

  • Rabensandratana
    Posted Setembro 6, 2013 at 2:28 pm

    Na liderança optaria pelo colombiano Freddy Montero que para mim, não me surpreendeu nada, golos é com ele, além do enorme trabalho que costuma fazer na frente do ataque.
    Markovic seria a minha 2ª escolha, Quintero o 3º, colocaria o pânzer Maazou na 4ª posição.
    Herrera está a defraudar as um pouco as minhas expectativas, eu sei que precisa de tempo de adaptação e que jogar na Europa é bem diferente do que jogar no México, mas eu do que conheço do internacional mexicano, pelo menos já deveria ter uma enorme predisposição e raça para pelo menos ser uma das opções regulares no banco de suplentes e pelo menos ter participado nos 3 jogos do campeonato como suplente utilizado (só participou uns escassos minutos frente ao Setúbal), Herrera na equipa B também não tem mostrado grande coisa, alguns pormenores mas nada de especial, mas atenção, tenho enormes expectativas no colombiano.
    Concordo com a posição do Ghilas e espero que o Paulo Fonseca comece a dar oportunidades ao argelino, ainda para mais o Jackson tem estado em má forma e tem falhado golos de forma incrível e displicente.
    De resto concordo com os nomes avançados pela VM.

  • Fardal
    Posted Setembro 6, 2013 at 2:48 pm

    O Freddy Montero foi sem dúvida a melhor contratação. Pelo valor monetário da transferência juntando ao que acrescenta á equipa… Desde Liedson não havia ninguem decente para Ponta-de-Lança… Foi Acosta – Jardel – Liedson – Montero .

    • Ricardo Peixoto
      Posted Setembro 6, 2013 at 3:58 pm

      Foi assim tão fácil esquecer Ricky Van Wolfswinkel?

      Para mim ele nesta época com o que o Sporting tem produzido fazeria o mesmo que Montero ou pelo menos parecido!

      Mas é só a minha opinião.

    • Fardal
      Posted Setembro 7, 2013 at 9:31 pm

      Quem? Quem é esse? Não vamos comparar isso… Não ha comparação possivel… O Wolfswinkel é um jogadore com dois tijolos nos pés sem técnica nenhuma…tem algum instinto sim mas nada de mais… O montero é classe pura…

  • João Rocha
    Posted Setembro 6, 2013 at 3:04 pm

    Acho que a lista não está na minha maneira de ver, com jogadores que possam servir os clubes no imediato, poderão ser sem duvidas grandes reforços mas não esta época.

    Caso de

    Diego Reyes, valor elevado, e dificilmente jogará, é neste momento 4 Central.

    Herrera, valor elevado, terá que roubar o lugar a Fernando (acho impossível) e depois há ainda Defour em caso de necessidade, algo que já aconteceu, fará o lugar de Fernando.

    Sulemani – Ordenado elevado, e penso que não é a 1ª opção, mesmo depois da lesão de Salvio, duvido que JJ o tenha em conta para Extremo Direito, e se for como 2º Avançado, tem muitos jogadores à frente.

    André Santos, acho que apesar de ser um jogador para uma equipa como o Guimarães, acho que Tiago Rodrigues ou mesmo Mazou deveriam ter mais destaque.

    David Simão, muito potencial, mas que vai passando de clube em clube, sem provar aquilo que se espera.

    Eu incluiria na lista:

    Licá, um extremo totalmente diferente de todos os outros que o Porto tem no seu plantel, ainda por cima muito trabalhador.

    Salvador Agra, muito rápido, devido à idade de Alan, acho que vai ser uma boa contratação.

    Miguel Rosa, acho que sendo o melhor jogador da 2ª liga, terá uma palavra a dizer.

    Cardozo (Setubal) pelas actuações que vi contra o Porto e Guimarães, parece-me ser um avançado a ter em conta no campeonato.

    E para finalizar, as melhores contratações, foram os treinadores de Porto e Sporting, apesar de ser Benfiquista, reconheço muito valor a estes 2 técnicos, no caso do Porto então, foi do 8 ao 80.

    Saudações Desportivas.

    • PesadeloAmarelo
      Posted Setembro 6, 2013 at 3:29 pm

      A lista não representa quem serão as contratações que poderão ter impacto no imediato ou a curto prazo.

      Se fosse esse o objectivo o VM teria dito e feito uma lista diferente com parametros e critérios diferentes…

      Diz que a lista não está na sua maneira de ver, pois claro, você parece não ter noção do que ela representa ou pelo menos foi o que fez parecer.

      É por isso que se chama lista das melhores transferências não de quais transferências poderão fazer uma melhor época.

      Reyes por exemplo e como disse e bem, é neste momento o quarto central do Porto, mas foi uma grande aquisição a pensar no futuro depois da saída dos atuais titulares da defesa.

    • João Rocha
      Posted Setembro 6, 2013 at 4:08 pm

      Mas eu apenas dei a minha opinião, da qual não me revi na totalidade da lista apresentada pelo VM, em 5 nomes apenas.

      Acho que Reyes seria uma grande contratação se tivesse já mostrado alguma coisa, inclusive para ser a 3ª opção, algo que não acontece.

      Parece que só lhe fez confusão os 7M€ gastos para 4º central.

    • PesadeloAmarelo
      Posted Setembro 6, 2013 at 9:59 pm

      Com Mangala, Maicon e Otamendi pela frente, que são três bons centrais, já com anos no clube e muita qualidade provada a tarefa não é fácil.

      Um jovem de 20 anos, sem experiência na Europa e ainda com falta de massa muscular para jogar naquela posição, é totalmente normal ser a quarta opção e quando o Porto o contratou já sabia que ele viria para ocupar esse estatuto.

      Com o tempo verá que foi um negócio bem pensado, como o clube azul e branco já tem feito ao longo dos ultimos anos, gerindo bem os reforços a pensar no futuro

    • João Rocha
      Posted Setembro 9, 2013 at 3:59 pm

      Pesadelo Amarelo, a ver vamos, se continuar como tem estado ou seja escondido no Porto e só aparecer na Selecção para enterrar, neste momento já devia estar em 1º lugar do ranking….

      ah outra coisa, no programa Trio de Ataque (RTP) foi dito que ele afinal custou 11M€ e outra versão a do comentador do FCP, que custou 9M€.

      Seja 7, 9 ou 11M€ para colocar a amadurecer na Equipa B, na liga de honra, parece-me exagerado.
      Mas no FCP isso é um bom negocio, no Benfica comprar Pizzi por 6M€ e mete-lo a jogar no Espanhol na 1ª Divisão Espanhola, é mau negocio…ironia

  • Rodrigo
    Posted Setembro 6, 2013 at 3:21 pm

    Concordo com este top em termos gerais, embora fizesse algumas alteraçoes. Por outro lado, destaco o grande trabalho da maioria dos clubes portugueses neste defeso, ja que a maioria das equipas se reforçaram com qualidade e o campeonato podera ter mais qualidade e melhores jogadores do que na ultima epoca. Na verdade, apenas com um bom trabalho no mercado as equipas portugueses se podem equiparar a formaçoes de outros compeonato, ja que em termos financeiros a diferença e enorme.

    Sendo assim, o meu top-15 seria:

    1º Markovic
    2º Quintero
    3º Fredy Montero
    4º Ghilas
    5º Siqueira
    6º Djuricic
    7º Jefferson
    8º Herrera
    9º Bebe
    10º Diego Reyes
    11º Maazou
    12º Ramon Cardozo
    13º Sulejmani
    14º David Simao
    15º Eduardo

  • ManoloTiger
    Posted Setembro 6, 2013 at 3:21 pm

    Herrera não será titular tão cedo assim. Quintero está a demonstrar ter mais hipóteses disso.
    Em relação ao top trocava o Quintero pelo Djuricic

  • MOIKANO
    Posted Setembro 6, 2013 at 3:23 pm

    Ao longo deste tempo tenho vindo a elogiar o trabalho desenvolvido pela VM e aqui está mais um Post interessante.
    A minha opinião é bastante coincidente com a da VM, embora retirasse desta lista 2 nomes:

    André Santos e David Simão pois acho que são dois jogadores muito irregulares e com limitações de ordem física, e que normalmente nenhum deles tem estofo para jogar os 90 minutos, pelo Cardozo (Vitória de Setúbal) grande avançado com capacidade física, potência e facilidade de remate e pelo Miguel Rosa (Belenenses) jogador de 1ª divisão e que será uma mais valia para o Belenenses, tal é a sua capacidade técnica e ofensiva.

    Em relação aos restantes:

    SLB – Markovic é um fora de serie e irá desequilibrar muitos jogos a favor do SLB, Siqueira é um excelente lateral esquerdo com capacidade ofensiva e bom defensivamente. Djuricic e Sulejmani não pondo em causa as suas capacidades técnicas, tenho duvidas que se consigam afirmar como Markovic, até porque não seriam titulares, mas com as lesões de Sálvio e Gaitan, terão a oportunidade de demonstrar o seu valor.

    FCP – Ghilas é um excelente ponta de lança, mas está tapado pelo Jackson. Quintero um pouco à semelhança do Markovic, é outro craque que irá ser preponderante no FCP. Herrera e Reyes não consigo ter nenhuma, pois o Reyes ainda não se viu nada e do Herrera o que se viu foi muito pouco.

    SCB – Eduardo foi uma boa contratação do Braga, mas o Pardo é para mim a melhor contratação do Braga para esta época. Jogador rápido e que cria desequilíbrios nas alas e com um remate muito potente.

    SCP – Fredy é um avançado de enorme qualidade, com excelente facilidade de remate, capacidade de desmarcação, e muito útil no trabalho ofensivo. Se mantiver o nível exibicional será claramente uma mais valia para o SCP. Jefferson continua a demonstrar aquilo que demonstrou no Estoril, ou seja, enorme capacidade ofensiva e consegue centrar com enorme precisão, assim como nos lances de bola parada, onde faz a diferença.

  • Posted Setembro 6, 2013 at 5:23 pm

    Eu vi vários jogos do Moreirense e acho que o Ghilas jogou muito.

    Mas isso, por si só, não chega.

    É preciso ver o que rende num grande.

    O Kleber também era uma máquina no Marítimo e depois foi o que se viu.

    Quanto ao que disse o Ricardo Ricard, é possível que Ghilas tivesse já 6 golos (até é possível que tivesse 20).

    Mas uma coisa é ser possível, outra é ser provável. Basta ver que em dezenas de avançados, alguns de comprovada valia internacional, ainda nenhum conseguiu 6 golos.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 6, 2013 at 5:55 pm

    1 – Markovic, pelo que já mostrou, vale os 10 milhões e vai valer muitos mais… não fica por cá muito tempo.

    2 – Quintero, aplica-se o mesmo que Markovic… outro craque.

    3 – Montero, já marcou de cabeça, de pé direito, de pé esquerdo e até com nota artística… parece ser muito completo e a adaptação está a ser muito boa. Promete…

    4 – Siqueira, em princípio, o Benfica resolveu finalmente o problema da lateral esquerda.

    5 – Jefferson, claramente um upgrade enorme em relação a Joãozinho.

    6 – Bebé, grandes 6 meses no Rio Ave, prometem fazer de Bebé um caso sério esta temporada no Paços!

    7 – André Santos, já mostrou qualidade, sendo inclusivé internacional A e ainda um jovem. Acima da média para o Guimarães.

    8 – Maurício, a custo 0, apelidado de flop, para mim tem sido uma surpresa enorme… agressivo (às vezes ainda demais), muito forte no jogo aéreo, parece-me um líder e neste momento é um indiscutível no 11.

    9 – Maazou, À 2 anos vi pela primeira vez este jogador na CAN, fiquei fã… muito rápido, alto e com tudo para ser um goleador no nosso país.

    10 – Ghilas, a revelação do último campeonato, a alternativa que faltava a Jackson, vamos ver se tem minutos suficientes para mostrar valor e continua o seu processo de evolução.

    11 – Djuricic, não está mais acima pelo preço que custou e porque até ao momento ainda não confirmou as credenciais. Já se sabe que ser um criativo e um desiquilibrador na Holanda é muito subjectivo. Vamos ver no que dá.

    12 – Hugo Vieira – Fã deste jogador desde que o vi no Gil Vicente quando ainda estava na 2ª Liga.. para mim será titular em Braga.

    13 – David Simão, acima da média para um clube como o Arouca. Vamos ver se faz uma época regular.

    14 – Sulejmani – A custo "0", com a lesão de Salvio até pode saltar para a titularidade e mostrar o potencial que se espera dele à algum tempo.

    15 – Vitor,Vamos ver como será a adptação a um grande, mas tem qualidade, foi barato e pode vir a ganhar o lugar a André Martins pela sua experiência.

    p.s.: Basicamente, em relação ao top do VM alterei a posição de vários jogadores e acrescentei Hugo Vieira e Maazou.

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 6, 2013 at 6:08 pm

      E ainda Vítor e Maurício.

    • slb1994
      Posted Setembro 6, 2013 at 6:25 pm

      Acabo por concordar com a visão de mercado, pois o titulo do post e "as 15 melhores transferências".Se fosse "15 melhores jogadores"ou "quinze jogadores que serão mais preponderantes" discordaria(Reyes pouco ira jogar,Guilas esta tapado, Sulejmani não e melhor que Salvio ou Gaitan).
      So punha o Mazzou no top em vez do David Simao e jogadores como Galvão , Seba,Luis Gustavo…poderiam também entrar, mas como a lista e curta.Penso que o Eduardo tem uma posição destacada de mais.

      Em relação aos jogadores referidos, estou muito curioso em relação a Andre Santos, e ao Vitoria em geral.Estas ultimas contratações aumentaram em muito a qualidade e estou curioso como Rui Vitoria vai montar a equipa.

  • Paulo Almeida
    Posted Setembro 7, 2013 at 10:33 am

    gostei da lista, apenas acho que o Ghilas está num lugar muito acima.

  • Anónimo
    Posted Setembro 7, 2013 at 3:47 pm

    Não sei se Ghilas pode estar tanto acima, não pela qualidade mas porque acho que só vai mesmo ser opção quando Jackson não jogar. Duvido que jogue alguma vez lado a lado com o colombiano. Vai ser uma época complicada para ele mas não duvido do seu potencial.
    Markovic vai depender muito da estabilidade do Benfica não só no campeonato como na europa. Mas não tenho grande duvidas que o que vimos até aqui se vai repetir bastantes vezes.
    Quintero vai entrar com calma, e vai brilhar. Provavelmente o Porto vai fazer uma época sem grandes sobressaltos e Quintero será a revelação do Campeonato.
    Josue e Lica foram dois excelentes movimentos pelo menos para consumo interno são ótimas opções.
    Djuricic e Sulejmani vão precisar de jogar muito e de muita paciência porque são bastante irregulares ambos. Precisam de dar o salto tanto um como outro.
    Siqueira é um lateral de grande qualidade mas defensivamente ainda pode crescer. Acho uma aposta segura, mas com Maxi a titular a defesa do Benfica será sempre alvo fácil.
    No Sporting acertaram em cheio em Montero. Belo jogador de facto, sempre muito focado. Vai ser um dos destaques do campeonato e garantir uma época calma ao Sporting.
    Gosto muito de Jefferson acho que o Sporting acertou ai. Não gosto tanto de Maurício embora esteja a jogar bem. Piris é bom jogador mas não é nenhum fora de serie.
    A revelação será William Carvalho, só precisa de continuar a somar minutos.

    Quanto aos outros:
    Maazou encontrou em Portugal um belo local para se relançar; Tiago Rodrigues e Paulo Oliveira vão continuar o excelente nível do ano passado.
    Gosto muito de Hugo Vieira e acho que este é o ano mais importante da sua carreira. Tem um talento fantástico precisa de encontrar o seu lugar. Pardo é bom jogador optimo reforço. Agra é sem duvida jogador de qualidade vai chegar em breve à seleção.
    Atenção também a João Pedro Galvão (Estoril)

    Pires

  • Fábio Vidal
    Posted Setembro 13, 2013 at 5:26 pm

    Acho que para o FC Porto, o Josué e principalmente o Licá foram melhores contratações que o Ghilas.

  • João Silva
    Posted Setembro 13, 2013 at 11:15 pm

    diogo rosado e miguel rosa principalmente por mim entravam na lista

Deixa um comentário