Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Às portas da Seleção”

Roberto Martínez tem um talento raro: consegue transformar uma convocatória da Seleção Nacional num exercício de ilusionismo institucional. Diz que há jogadores “à porta da Seleção” – mas a porta está trancada, com alarme, videovigilância e um segurança chamado Cristiano Ronaldo que não deixa ninguém entrar.

A cada conferência, o espanhol distribui elogios como quem distribui rebuçados em campanha eleitoral. “Gostamos muito do Lelo”, “O Mora está a ser acompanhado”, “O Quenda respondeu bem ao estágio”… tudo frases que soam a promessa, mas que acabam em nada. Porque elogiar é fácil. Convocar é que custa.

Há jogadores que já foram chamados e nem aqueceram. Rodrigo Mora, por exemplo, já viu o nome na lista, já vestiu o fato de treino, já posou para a fotografia – mas nunca entrou em campo. Geovany Quenda idem. São os chamados “convocados de vitrine”: servem para mostrar que há renovação, mas não para jogar. É como pôr um carro novo na montra e continuar a vender o modelo antigo.

E depois há os que estão sempre “perto”. Ricardo Horta, Lelo, Tomás Araújo, Eduardo Quaresma… todos com estatísticas, todos com rendimento, todos com potencial. Mas todos fora. Porque a porta da Seleção não é uma porta – é um espelho. E o que Martínez vê no espelho é sempre o mesmo: os nomes que já conhece, os que jogam nos clubes certos, os que têm o selo da Liga dos Campeões ou da Arábia Saudita.

Na Bélgica, o padrão foi igual. Martínez prometia renovação, mas manteve o núcleo duro até ao colapso. Hazard, Witsel, Vertonghen, Mertens… todos ficaram até ao fim, mesmo quando já só corriam por inércia. Os jovens belgas esperaram, esperaram, e quando finalmente entraram, já era tarde. O Mundial foi um funeral tático, e o selecionador saiu pela porta dos fundos – a única que parece conhecer.

Em Portugal, o filme repete-se. A Seleção tem talento, tem profundidade, tem margem. Mas não tem coragem. E o discurso das “portas abertas” já soa a piada. Porque uma porta que nunca se abre não é uma porta – é uma parede com maçaneta.

Martínez diz que acompanha os jogadores. Que os vê nos Sub-21. Que os observa nos treinos. Mas observar não é integrar. E elogiar não é apostar. A Seleção não precisa de scouts – precisa de decisões. E enquanto isso não acontecer, continuaremos a ouvir que “o jogador X está perto”… mas o campo continua longe.

A porta da Seleção está aberta, dizem. Mas só entra quem já lá está.

Visão do Leitor: Valter Batista

18 Comentários

  • filipe19
    Posted Outubro 5, 2025 at 10:20 am

    Mais um artigo para desvalorizar o trabalho do treinador. Enquanto o artigo do «negrito» tinha apenas duas pequenas tiradas, este está repleto de afirmações ridículas. É realmente inacreditável como alguém consegue escrever isto sem refletir nem um segundo sobre o que realmente escreveu. Quase não consigo evitar pensar se isto não está a ser orquestrado. Valter, estás a ser pago pelo Mourinho? Ou será pelo JJ? É que isto é ridículo.
    ………………………………………………………………………………………..
    Rodrigo Mora nem sequer é titular no FC Porto, mas deve jogar na seleção principal? Já agora, e quem é que devia sair para o lugar dele? O Rafael Leão, é?
    Quaresma? A sério? Estás a gozar com as pessoas? Quaresma jogou três partidas nesta temporada. TRÊS! E nem sequer jogou os 270 minutos possíveis, mas apenas 158 minutos. Não posso acreditar o que escreveste, sinceramente. O Tomás Araújo também não tem jogado com regularidade, não vejo todos os jogos do Benfica, mas até o considero melhor que o Antonio Silva, mas a verdade é que o Silva tem jogado e já leva o TRIPLO de minutos do que o Araújo. E diga-se, com dois treinadores diferentes. Ou seja, o senhor Batista prefere convocar jogadores que nem têm jogado com regularidade e que sobretudo têm jogado MENOS do que aqueles que foram convocados. É isso?
    O Quenda podia ser realmente uma opção, mas ias deixar de fora o Neto, que tem sido titular indiscutível no Chelsea e que semana após semana joga num nível mais alto do que o Quenda? Ainda ontem jogou com o Liverpool. Deixavas de fora o Chico que é mais driblador, que tem mais golo que o Quenda e que também já joga noutro patamar? Ambos por vezes até nem entram direto no onze inicial porque ainda tens a opção de colocar o Bernardo Silva nessa posição.
    …………………………………………………………………………………
    Quem é que queres tirar para convidar o Ricardo Horta e o Lelo? Quem? O Nuno Mendes? O Trincão? Não é óbvio que o selecionador tem também ter um certo discurso para manter aqueles que estão à porta motivados? Achavas melhor ele dizer “ah, não, aqui já ninguém entra”? Mesmo sendo uma mentira, porque acredito se algum jogador sobressair de uma forma clara ele seria convidado. Só que daqueles jogadores que estão no lote, digamos nr. 25 a 35, não vejo ninguém que seja urgentemente necessário de convidar e que seja indispensável para esta seleção. O único na minha modesta opinião é o Tiago Santos do Lille, mas esse primeiro tem que voltar ao nível antes da lesão. De resto? Por mim, até nem convidava o Pote que não vai para lá fazer nada, mas ok. Até me admira não teres mencionado o Paulinho. Esse talvez pelas características até fazia jeito, seria, ao lado do Ramos, o nosso único 9 puro. E aqui realmente podíamos novamente ter a discussão do costume, porquê que joga o rei sol…o Aveiro…o dono da nossa seleção…o patrão que manda nisto tudo…ahaha…enfim. Como dizia o Homer Simpson? Boooooooring.
    ……………………………………………………………………………….
    Isto não é nenhum jogo da Playstation, onde um jogador que faça dois ou mesmo três bons jogos seguidos é logo convidado para a seleção. A seleção encontra-se amanhã e depois tens uma semana toda para trabalhar todas as rotinas. E esta semana é uma exceção, da última vez tivemos duas sessões de treino antes de a equipa partir para Baku, depois foram logo de seguida para Budapest. Vais mudar a equipa toda em tanto curto espaço?
    ……………………………………………………………………………..
    Seja como for, todos nós somos livres de expressar a nossa opinião, ok, essa é a tua, aceito, mas não concordo. Eu vejo as coisas de outra forma. Atualmente, não há NENHUM jogador de quem eu sinta falta aqui. Cancelo e Tiago Santos são os únicos que ainda poderiam entrar neste elenco. A minha esperança é mesmo que o Tiago Santos volte ao seu nível. E não me importa se um ou outro ganha o seu dinheiro no deserto. Nem Neves nem Cancelo (que jogou muito bem nos últimos dois jogos) deram sinais de que não conseguem acompanhar este nível. O Neves até jogou a final da LdN. A Espanha também tinha um «árabe» na final do Euro. O Kanté fez um grande Euro. O Ronaldo, apesar de todas as críticas, tem marcado sempre nos últimos jogos. Azar do Paulinho e sobretudo do Gonçalo, mas é que é. Todos esses nomes que mencionaste iam mas era fazer esta seleção mais fraca. Isto é o nosso núcleo para o mundial e se não acontecer algo fora de série, são estes os jogadores que vão aos EUA. Não percebo o problema. Antes pelo contrário, se realmente estes jogadores que mencionastes têm a qualidade de estar na seleção isso é um bom sinal para a nossa equipa. Porque só significa que temos muito por onde escolher. Ao contrário de 2010 p.ex..

    Se houver alguém que mereça entrar aqui, tenho a certeza de que terá essa oportunidade.

    • Super Hans
      Posted Outubro 5, 2025 at 1:16 pm

      Por muito que possa concordar nas críticas, algumas mais justas do que outras, valorizo estas publicações que vão tentando manter o blog à tona trazendo tópicos diferentes para a discussão. Se não fosse isso isto era só as conferências de imprensa do Mourinho e o Manuel a falar para um espelho.

      • Valter Batista
        Posted Outubro 5, 2025 at 6:03 pm

        Obrigado, caro Super Hans. O que interessa é manter isto vivo, com ideias que mexam e não fiquem a marinar no tédio institucional. Nem tudo é consensual, nem tem de ser. Mas enquanto houver espaço para provocar e desmontar, vale a pena.

      • 2DedosDeTesta_
        Posted Outubro 5, 2025 at 8:04 pm

        O Manuel a falar para um espelho foi do mais accurate que li aqui. Acho que asseguir ao Estigarribia e ao Kafka, o Manuel ganha a medalha de bronze

    • pogagnolo
      Posted Outubro 5, 2025 at 1:26 pm

      Concordo em absoluto. E, ao fim de contas, o futebol jogado não é bom? Não somos vencedores da Liga das Nações? Não percebo este fetiche para com Martinez – é o nosso melhor selecionador desde Scolari, mas parece fazer muita impressão a alguns. Se calhar, preferem ver os jogadores dos seus clubes nas convocatórias a ver Portugal arrecadar títulos internacionais.

    • Filipe_Carvalho
      Posted Outubro 5, 2025 at 1:58 pm

      Eu até sou do Sporting e tenho um carinho especial pelo Quaresma, pela forma como ele sente o clube e pela sua personalidade. Mas se há algo que eu não entendo é o endeusamento que fazem dele. Até agora não mostrou mais do que ser um central jeitozinho e que dá jeito ter no plantel. Só isso.

      • Neville Longbottom
        Posted Outubro 8, 2025 at 12:02 am

        Na minha opinião o Quaresma é o melhor central do plantel exceto:
        .
        1. No aspeto físico (Diomande suplanta-o);
        2. No jogo aéreo (penso que todos são melhores que ele).
        .
        O que quase equivale a dizer que é o pior central do plantel porque as caraterísticas acima são muito importantes. No entanto, o Quaresma tem um dom especial para lidar com as suas limitações. Contra o Nápoles quem sofreu nos duelos foi o Inácio (o Quaresma safou-se bastante bem). É um central que tem uma capacidade de drible muito acima da média, o que podia ter permitido que o Sporting ultrapassasse a primeira fase de pressão nos jogos em que perdeu pontos no campeonato. É o melhot central do plantel no desarme e na marcação. Para mim é muito mais do que jeitosinho. Até vou mais longe, se fosse eu a mandar faria dupla com Diomande, sentava o Inácio e jogava com o Debast ao lado do Morten. Teria de ter uma estratégia eficaz para esconder as suas debilidades, mas acho que o Sporting saía muito a ganhar com esta alteração.
        .
        Dito isto, o Quaresma não é nenhum suprassumo e não há escândalo nenhum aqui.

    • Valter Batista
      Posted Outubro 5, 2025 at 2:31 pm

      Filipe19, Agradeço o esforço. Nem todos têm a coragem de escrever um testamento emocional, com estatísticas de rodapé e indignação de influencer em crise. Mas já que vieste com tanta vontade de desmontar, vamos por partes – como quem limpa um peixe.
      Dizes que o artigo está “repleto de afirmações ridículas”. Curioso. Porque o ridículo, neste caso, não está nas ideias – está na forma como as tentas rebater. Com números soltos, comparações de minutos e uma fé cega no Excel da convocatória. Como se a seleção fosse uma folha de cálculo e não um organismo vivo, político e simbólico.
      Rodrigo Mora não é titular? Verdade. Mas também não é preciso ser titular para ser útil – basta ver o historial de suplentes que decidiram jogos. E se a tua lógica fosse lei, o Éder nunca teria ido ao Euro. Mas foi. E calou Paris.
      Quaresma jogou 158 minutos? Sim. E em 158 minutos fez mais pela identidade da seleção do que muitos titulares em 900. Porque há jogadores que não se medem em minutos – medem-se em impacto. E tu, Filipe, pareces medir tudo com régua e esquadro, mas esqueces que o futebol também se joga com alma.
      Sobre Tomás Araújo, Quenda, Horta, Lelo – não são nomes para agradar à FIFA, são nomes para lembrar que há talento fora do circuito mediático. E se isso te incomoda, talvez o problema não seja a convocatória – seja a tua dificuldade em aceitar que há futebol para lá da Premier League e da Liga dos Campeões.
      Dizes que não estamos na Playstation. Concordo. Mas também não estamos num simulador de conformismo. E se a seleção for só para os que jogam mais minutos, então que se convoque o relógio. Porque esse joga sempre.
      Insinuar que estou a ser pago pelo Mourinho ou pelo JJ é delicioso. Não por ser verdade – mas por revelar o desespero argumentativo de quem já não sabe como contrariar ideias sem recorrer à conspiração. Quando falta substância, sobra suspeita.
      Mas vamos ao essencial: não é preciso jogar 90 minutos por semana para merecer a seleção. É preciso ter impacto, inteligência tática e coragem. E isso não se mede em Excel. Mede-se em contexto, em visão, em capacidade de ver para lá do óbvio. Tu preferes o óbvio. Eu prefiro o futebol.
      E no fim, talvez estejamos mesmo a ver o mesmo jogo – só que com lentes diferentes. É a beleza do futebol e da liberdade. Podemos estar os dois a olhar para a mesma situação e somos ambos livres de termos a nossa opinião. Saudações!

  • Steleao
    Posted Outubro 5, 2025 at 10:51 am

    Quando num jogo resolvido prefere lançar por exemplo um Bernardo Silva, ao invés de promover uma estreia está tudo dito, sobre o conservadorismo do mister.

  • pogagnolo
    Posted Outubro 5, 2025 at 1:23 pm

    Qual é mesmo o problema com Martinez? O futebol jogado é bom, somos campeões da Liga das Nações, vencendo a Alemanha e a Espanha no caminho. Temos 100% vitórias nos apuramentos. A equipa joga de forma personalizada, coesa, com excelentes timings de pressão e uma saída de bola super robusta. Temos opções de jogo interior e nos flancos.

    Eu estou convencido de que se o Martinez não fosse estrangeiro, não lhe apontariam estas críticas. Muitos dizem que temos uma seleção tão boa, que não faz diferença ter lá o Martinez – se esse é o caso (que não é), para que é que querem pôr lá jogadores dos sub-21?

    Deixem o espanhol em paz. Ele está a fazer um excelente trabalho e gosta de grupos restritos – é lidar. É a metodologia dele, e até agora tem dado resultados.

    • Valter Batista
      Posted Outubro 5, 2025 at 6:07 pm

      Caro Pogagnolo, o problema não é o passaporte do Martínez – é o padrão. Ganha jogos, sim. Mas com uma seleção destas, até o autocarro do INEM fazia 100% nos apuramentos. A Liga das Nações foi mérito? Foi. Mas não é escudo contra crítica. E quanto à metodologia de grupos restritos… restrito devia ser o número de lugares cativos por decreto. Resultados não anulam debate. Na minha opinião, claro.

  • Neville Longbottom
    Posted Outubro 5, 2025 at 2:46 pm

    Eu não posso com este tipo precisamente por isto. Se é para dizer que o Lelo (e mais uns 10) estão à porta da seleção mais vale não dizer nada.

  • Joao Gomess
    Posted Outubro 5, 2025 at 3:01 pm

    Texto para encher chouriços e criticar por criticar. O homem está a limpar os jogos todos, nenhum dos referidos no texto é melhor dos que lá estão. Entra o Mora que pouco joga no Porto e sempre que joga está meio perdido e pouco acrescenta. Entra o Quenda para sair quem? O Trincao? O Pedro Neto? O Conceicao? Chegara claramente o tempo dele, e deve ser em pouco tempo. Por agora os melhores estão lá. Dito isto, faltam-nos nest momento melhores centrais e um lateral direito mais consistente. Se souberem de algum indiscutível e melhor que os convocados avisem.

    • Valter Batista
      Posted Outubro 5, 2025 at 6:05 pm

      Caro João, se fosse só para encher chouriços, punha emojis e fazia reels. Mas aqui enche-se com contexto, memória e exigência – coisa que não cabe num boletim de convocados. O tempo deles há de chegar, claro. Mas o tempo da crítica é agora. E se os melhores estão lá, então que joguem como tal. Porque limpar jogos não é sinónimo de lavar argumentos.

  • FootballTotal
    Posted Outubro 5, 2025 at 5:01 pm

    É o chamado problema de primeiro mundo. Neste momento Portugal tem muitas soluções e boas, e este tipo de discussão é desnecessária dada a qualidade que a convocatória tem.
    Claro que algumas opções podem ser discutíveis mas nada de chocante. Olhando os nomes que assinalaram no texto, são assim tão melhores que os estão convocados? Ou é simplesmente uma questão de gostos pessoais?
    Quaresma ou Tomás Araújo são muito melhores que António Silva ou Renato Veiga?
    Ricardo Horta ou Quenda são muito melhores que Rafael Leão, Francisco Conceição ou Neto?
    Mora é muito melhor que Félix?

    Obviamente que se fosse eu, secalhar também levava mais um defesa esquerdo, sendo que não havendo Nuno Mendes, não há concorrente direto e provavelmente levava mais um número 9 tipo Paulinho. Provavelmente deixava Pedro Gonçalves e Matheus Nunes/Ruben Neves de fora. Mas seria uma questão de gosto pessoal e nunca por ser bem mais justo ou não.

    • Valter Batista
      Posted Outubro 5, 2025 at 6:09 pm

      Caro FootballTotal, chamar “problema de primeiro mundo” à discussão sobre convocatórias é simpático – mas não cola. Isto não é capricho, é exigência. E sim, na minha opinião, há jogadores que merecem mais do que palmadinhas e promessas para daqui a três anos. A qualidade da convocatória não anula o debate – alimenta-o. Porque quando há fartura, o erro não é faltar – é escolher mal.

  • Mantorras
    Posted Outubro 6, 2025 at 2:18 pm

    Nao pretendo ser o advogado de defesa do Martinez, mas discordo da generalidade do texto.
    —-
    Primeiro, no ultimo Europeu, perdemos com a Franca, a jogar olhos nos olhos: nunca nos encolhemos, soubemos gerir bem o jogo, tivemos oportunidades para vencer (tambem para perder), e no prolongamento estivemos mais perto de passar. Perdemos nos penalties. Custou, mas nao envergonhou. Segundo, vencemos a liga das nacoes contra a Espanha, nao contra uma seleccao menor. Novamente, jogamos olhos nos olhos, nao fomos inferiores, tivemos os nossos momentos e eles os deles, e vencemos nos penalties. Podiamos ter perdido ou vencido ambos e mostramos uma identidade mais positiva do que pre Martinez.
    —-
    Depois, quanto as convocatorias. Ricardo Horta nao é jogador de seleccao. Mora nao joga no Porto. Quaresma idem no Sporting. E o mesmo (infelizmente) acontece com o Tomas no Benfica. Acho que se fossem convocados seriam alvo de criticas, como ja aconteceu no passado, com o Felix, por exemplo, ou com o Toni.
    Depois, o Neves foi para la, foi muito criticado porque “outros demoraram mais a ir”, e afinal saiu, singrou noutro clube, e hora é incontestavel e fixo na seleccao. Estava certo Martinez. Trincao ja ia e jogava pouco, tem ido mais e jogado mais, tem crescido muito no clube e tornou-se um dos melhores do Sporting. Pote tambem tem ido, joga muito pouco, e bem, nao deve jogar muito mais porque ha melhores, é mesmo assim, mas a vaga é dele, nao vale a pena pensar em Ricardo Horta, ate pela idade. Renato Veiga tambem foi criticado, agora parece ser constante na convocatoria, ele queria uma equipa que jogasse a 4 e a 3/5 atras, queria outro pe esquerdo alem do Inacio, e tem mantido a coerencia com Ruben/Toni e Inacio/Veiga (o mesmo nao acontece quando mete o Ruben Neves a central, ou o Joao Neves a lateral, mas estamos a discutir convocatorias). Quenda tamem deu que falar, mas logo depois deixa de jogar no Sporting, acaba a epoca a jogar pouco e comeca esta na mesma situacao, sendo que so agora, ha coisa de uma semana e tal, é que passou a titular, mas a meu ver, Martinez convocou-o e muito bem. Pretendia conhecer o jogador, viu ali um talento fora da curva, alguem que se espera jogue muitos anos ao mais alto nivel, e vai acontecer, mas como é ainda muito jovem, nao foi para la para resolver jogos, mas sim para tomada de contacto. Qual é o mal disto? Acho positivo. Agora vai o Nuno Tavares, tambem nao conta como renovacao de nada? Eu diria que na calha, para uma renovacao, estao Semedo e Dalot, um porque chega a uma idade em que normalmente ha um declinio e compete agora num nivel muito inferior ao que estava habituado, e o outro porque tem jogado muito pouco no clube, e nao sei sequer se por la se aguenta muito tempo.

  • Jan the Man
    Posted Outubro 6, 2025 at 5:41 pm

    Continuo a achar que, mais do que criticar as opções de Roberto Martínez, se deve é criticar a sua falta de coerência. Menciona nomes nas conferências de imprensa mas, quando tem a oportunidade de os incluir, ficam sempre de fora. Faz algum sentido a selecção ter uma convocatória de apenas 23 jogadores, como aconteceu em Setembro, para depois voltar novamente aos 25/26 na chamada seguinte? Só comprova a teoria de que é um grupo fechado de 26 nomes (os 25 convocados iniciais + Nuno Tavares).

Deixa um comentário