Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto: AS Roma revela quanto é que recebeu por Marcano

Vai justificar? Poucos clubes deram esta quantia por um central de 32 anos, ainda para mais depois de ter saído a custo zero. Já para os giallorossi receber este encaixe por um flop, é excelente.

A AS Roma anunciou que recebeu 3 milhões de euros com a venda de Iván Marcano para o FC Porto. Recorde-se que o central espanhol, d 32 anos, chegou aos romanos há um ano a ‘custo zero’, mas só alinhou em 13 jogos.

77 Comentários

  • E o que temos
    Posted Julho 11, 2019 at 11:49 am

    negocio do século… para a Roma

  • Tiago Peixoto
    Posted Julho 11, 2019 at 11:53 am

    Muito mau negócio. Enfim, deixar o Sérgio Conceição encarregue do dossier das contratações é o mesmo que dar pérolas a um porco.

  • Ricardo M.
    Posted Julho 11, 2019 at 11:53 am

    Isto só serve para motivo de gozo…

  • Amigos e bola
    Posted Julho 11, 2019 at 11:56 am

    Esta política está a matar o Porto aos poucos.

  • Tiago Peixoto
    Posted Julho 11, 2019 at 11:58 am

    Custou mais aos 32 anos depois de sair a custo zero do que quando veio aos 27 anos…

    • Xyeh
      Posted Julho 11, 2019 at 4:01 pm

      E quando supostamente desvalorizou por não calçar na Roma, a UEFA, FIFA, seja o que for estão-se nas tintas para estas situações, não regulam o mercado porque são uma cambada de corruptos. Sou portista mas caramba como é que o Nakaijima desvaloriza a jogar e o Marcano valoriza sem jogar? Investigue-se isto por favor, acabem com esta corja do futebol que só querem comissões.

      • Valderrama
        Posted Julho 12, 2019 at 12:24 am

        O Marcano desvaloriza sem jogar…
        Sabe que o valor de mercado do Marcano, logo no dia seguinte a assinar pela Roma não era zero, certo? Ou acha que esse jogador, no final da época anterior, titular e capitão do Porto campeão nacional, tinha um valor de mercado inferior a 3M de euros?!
        Concordo que há muita artimanha no futebol que deveria ser investigada, percebo quem não queria a contratação por desvalorizar activos do plantel do Porto, mas este negócio no aspecto que refere parece-me bastante “limpo”

  • De Carvalho
    Posted Julho 11, 2019 at 12:05 pm

    Uma vergonha.

  • MV
    Posted Julho 11, 2019 at 12:06 pm

    Negócio irreal. Como é que o Porto se sujeita a uma coisa destas. Escandaloso

  • Bairrada
    Posted Julho 11, 2019 at 12:08 pm

    Que negócio este do Porto. Em duas épocas seguidas tem capitães a saírem a 0. Paga 3M mais prémios de assinatura por um jogador que não renderá nada financeiramente apenas desportivamente. Poderá jogar mais 3/4 anos, mas não acredito que seja titular. Tinha bastantes expectativas me relação ao Mbemba,

  • RicardoFaria
    Posted Julho 11, 2019 at 12:11 pm

    Estes gajos deviam ser corridos do meu clube ainda hoje!
    Espero que na próxima aparição pública do PdC, algum jornalista lhe peça para explicar aos adeptos a aposta nos jovens que disse que iam fazer.
    Estão tão revoltado com estes palhaços no meu clube.. a sério.

    Saudações DesPortistas!

    • Estigarribia
      Posted Julho 11, 2019 at 12:36 pm

      Ricardo,

      O FC Porto precisa de uma ‘limpeza’ ao nível de Direcção, visto que Pinto da Costa já não acrescenta nada ao clube, na minha opinião. Parece haver muitos abutres a sobrevoar e à procura de todo o dinheiro que possam meter ao bolso. O FC Porto precisa um líder jovem, carismático e com boa visão daquilo que é o futebol os dias de hoje. Alguém como Frederico Varandas dando um exemplo do meu clube.

      Em relação ao mercado de transferências, antes o FC Porto conseguia manter muitos negócios no mais absoluto secretismo, isso é inegável, e só oficializar quando estivesse tudo tratado. Agora sabe-se tudo e programadas como o ‘Mais Transferências’, por exemplo, sabem tudo e mais alguma coisa dentro dos clubes. E acho que o FC Porto não se adaptou a este novo mercado de transferências.

      Saudações Leoninas

      • RicardoFaria
        Posted Julho 11, 2019 at 12:56 pm

        Por muito que me custe dizer isto Estigarribia, o PdC já não tem condições para se manter na direção do clube e depois de tudo o que fez pelo Porto, vai sair pela porta pequena porque até pode ganhar mais campeonatos mas nos últimos anos deixou uma mancha muito negra como presidente.

        Em relação às transferências, isso acontece em todos os clubes mas era importante descobrir quem é que passa a informação para que fosse despedido e assim dar como exemplo para quem tivesse atitudes semelhantes.
        Mas muitas vezes nestes casos até são mesmo presidentes, directores de comunicação que lançam os boatos para fora e às vezes até são mentira mas é para os jornais terem algo para publicar.. acredita que isto acontece.

        Saudações DesPortistas!

        • Estigarribia
          Posted Julho 11, 2019 at 1:26 pm

          Eu até acho que os sócios do FC Porto deveriam pedir explicações para este e outros negócios do género. Assinar com o Marcano até aos 36 anos de idade não passa pela cabeça de ninguém. E, no entanto, os Diogos ficam a estagnar e quem me dera vê-los de leão ao peito.

          Saudações Leoninas

          • RicardoFaria
            Posted Julho 11, 2019 at 1:38 pm

            Eu acho que esta contratação vai dar muito que falar ainda porque pelo que vejo nas redes sociais do clube, há muitos mas mesmo muitos adeptos a criticarem está opção.
            É muito provável que Marcano seja assobiado na apresentação no Dragão.
            Nas próximas eleições se não mudar muito e se houver algum candidato válido, acho que PdC vai tremer.

            Saudações DesPortistas!

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 11, 2019 at 12:37 pm

      Adorava ver o Sérgio Conceição no lugar do Rui Jorge como seleccionador dos sub21 a coçar a cabeça e a pensar ”então mas não posso seleccionar estrangeiros agora?”

      • RicardoFaria
        Posted Julho 11, 2019 at 12:58 pm

        Ia naturalizar vários Marius e Maregas ou então ia ao ginásio mais próximo e os que tivessem mais cabedal e fossem sub-21, jogavam no próximo jogo. Enfim.
        Mas digo-te que pior que ele, é quem permite que isto aconteça.

        Saudações DesPortistas!

    • FilRamos
      Posted Julho 11, 2019 at 1:20 pm

      Acho que a questão dos jovens não é assim tão fácil como nos portistas desejávamos. De fora podemos dizer que o Queirós e o Leite dão conta do recado mas dizemos isso com que argumentos? Que fizeram um bom percurso até agora? Só quem está a trabalhar com eles sabe o quanto eles estão preparados para dar o salto, não se resume a ter boas médias como no football manager e mete-lós a jogar. Um empréstimo de um deles por exemplo ao rio ave seria extremamente benéfico. Claro que adorava ver os putos todos como tem feito o nosso rival mas é preciso ter calma também. Todos sabemos que se a nossa equipa titular fosse constituída por Queirós Leite, Fábio Silva, Barómetro, Tomás Esteves lutávamos pela permanência apesar de serem dos maiores promissores do futebol português. É preciso ter algum cuidado, não só pensar que é meter os miúdos só pq corre bem ao rival e a nos tambem haveria de correr. Mas é claro que tem que Serb feita uma aposta grande neles

      • RicardoFaria
        Posted Julho 11, 2019 at 1:32 pm

        FilRamos, eu concordo contigo que não podemos apostar em todos assim só porque sim mas o Diogo Leite no ano passado começou a época a titular e não comprometeu apesar de SC ter deixado de contar com o jogador depois do jogo contra o Belensenses quando o Felipe até essa altura tinha cometido mais erros que o miúdo.
        Por mim emprestava Queirós e talvez Baró apenas para equipas que normalmente tivessem bola e com garantias que os jogadores iam jogar.
        Tomás Esteves tem estado muito bem na pré época assim como o Fábio Silva mas não lhes faz mal um ano na equipa B a jogar regularmente.
        O principal problema é que não apostas nos jovens para apostar em Fernandos Andrades, Waris e por aí fora..
        Não meti Marcano na lista porque tem qualidade e não é por isso que não o queria no Porto, os motivos são outros.

        Saudações DesPortistas!

        • FilRamos
          Posted Julho 11, 2019 at 2:26 pm

          Sim, totalmente de acordo, o gestão tem sido ruinosa, Waris, Mbemba (?), Loum (?), Fernando Andrade… para além de haverem opções do treinador que não lembra nem ao menino Jesus como essa do Diogo Leite, do Oliver em que tínhamos uma sequência de vitórias enorme e depois joga mais meia dúzia de minutos… acho que atacar na posição de central com marcano, pepe, Osório e Diogo Leite agradava-me. O que me preocupa neste momento é o meio campo e o guarda redes. É claro que se não tivermos um verdadeiro upgrade ao Vaná nem uma taçinha ganhamos

          • RicardoFaria
            Posted Julho 11, 2019 at 3:25 pm

            Eu acho que Mbemba até pode ser uma opção interessante e sempre que jogou até esteve bem por isso não o coloco nos flops para já.
            Loum está nas mesmas condições e veremos o que vai dar este ano.
            O problema em relação a Mbemba e Loum é terem sido pedidos pelo treinador para quase nunca jogar.. simplesmente não faz sentido.
            Do Óliver nem vou comentar porque já casquei tanto no SC por causa disso que nem vale apena falar mais.
            Trocava o Osório pelo Mbemba e fechava esse quarteto.
            Em relação aos GR, o Porto está no mercado e vai contratar alguém porque Vaná não serve.

            Saudações DesPortistas!

    • Kacal
      Posted Julho 11, 2019 at 1:25 pm

      Concordo com essa frustração, Ricardo. Por mim era correr com eles! Já chega!

      • RicardoFaria
        Posted Julho 11, 2019 at 1:27 pm

        Até estávamos a ir bastante bem no mercado e foram estragar com isto.. enfim.

        Saudações DesPortistas!

        • Kacal
          Posted Julho 11, 2019 at 1:47 pm

          Nem é pelo factor desportivo, aí acho um bom reforço. É mesmo pelo financeiro e o facto de deixarem sair a custo zero para agora investirem dinheiro nele apenas 1 ano depois e ainda assinarem por 3 ou 4 anos e provavelmente com salário mais elevado do que tinha há 1 ano. Enfim mesmo.

          Saudações DesPortistas!

          • RicardoFaria
            Posted Julho 11, 2019 at 1:50 pm

            Eu também é pelo mesmo motivo que tu e por achar que o Diogo Leite está preparado para assumir a titularidade.

            Saudações DesPortistas!

            • Kacal
              Posted Julho 11, 2019 at 2:14 pm

              Nisso tenho mais duvidas, mas nada como apostar forte e ver o que acontece. Até porque haveria Mbemba e Osório caso o Diogo não resultasse, mas preferia apostar num jovem de 20 anos que é da formação e poderá dar um enorme retorno e lucro financeiro
              que num central de 32 anos que saiu a custo zero e volta 1 ano depois. Nisso totalmente de acordo!

              Saudações DesPortistas!

              • RicardoFaria
                Posted Julho 11, 2019 at 2:20 pm

                De qauqluer forma já sabemos que não vai acontecer é que o titular será o Marcano.

                Saudações DesPortistas!

                • Kacal
                  Posted Julho 11, 2019 at 2:50 pm

                  Ora nem mais, Ricardo. E nem vale a pena enganar-nos a nós próprios. A dupla titular base será Pepe – Marcano, que me parece uma boa dupla a complementarem-se bem, experientes e com o Pepe a jogar no lado onde rende mais, com Mbemba e Osório à espreita. Os Diogos irão limitar-se a ser 5º central e titulares da equipa B. Espero que sejam emprestados, pelo menos.

                  Saudações DesPortistas!

                  • RicardoFaria
                    Posted Julho 11, 2019 at 3:26 pm

                    Vamos esperar para ver os primeiros jogos e aí já vamos conseguir tirar mais ilações.
                    Uma coisa é certa, Pepe não vai ser logo titular devido a lesão por isso Queirós, Osorio e Mbemba por jogarem do lado direito têm uma possibilidade de entrar na equipa nos primeiros jogos.

                    Saudações DesPortistas!

                    • Kacal
                      Posted Julho 11, 2019 at 4:44 pm

                      Sim, mas fala-se que o Pepe estará disponível para as pré-eliminatórias da Champions e duvido que o SC mantenha uma aposta no Diogo Queirós com o Pepe recuperado portanto será “sol de pouca dura”! Mbemba e Osório dependerá do rendimento, mas o Marcano vai ser titular na esquerda já que já tinha começado os trabalhos na Roma e apenas esteve 1 ano fora, será chegar e trabalhar logo no 11. Aposto em Osório – Marcano para começar já que Pepe ainda demora mais um pouco a voltar e o Mbemba deve regressar mais tarde. Mas é esperar para tirar ilações concretas como disseste.

                      Saudações DesPortistas!

                    • RicardoFaria
                      Posted Julho 11, 2019 at 5:46 pm

                      Pelo que li, o Mbemba vai chegar no início do estágio por isso vai estar ao mesmo nível que o Osório.
                      Pepe até pode estar apto para jogar mas não deverá ter o ritmo necessário ainda, contudo, também acho que o SC vai apostar nele se estiver disponível.

                      Saudações DesPortistas!

                    • Kacal
                      Posted Julho 11, 2019 at 7:18 pm

                      Nesse caso tenho duvidas entre Mbemba – Marcano ou Osório – Marcano no inicio do estágio, mas acredito que o espanhol será mais utilizado e os outros irão rodar a seu lado nos jogos de pré-época no estágio. Mas Pepe voltando irá entrar no 11, não tenho muitas duvidas disso tal como disseste.

                      Saudações DesPortistas!

  • Primo do Mendes
    Posted Julho 11, 2019 at 12:11 pm

    Tiveram-no a custo zero pelo Porto, foi flop, não o queriam, o mesmo assim devem ter recuperado um ano ou quase de salário. Adoro esta politica – brilhante!

  • PJAN_FCP
    Posted Julho 11, 2019 at 12:17 pm

    Pior que tudo é saber que temos o Queirós e o Leite a espumarem-se da boca por saberem que estão atrás de Pepe, Mbemba, Osório e sabe-se lá mais quem….

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 11, 2019 at 12:35 pm

      O Sérgio saiu muito a mal da selecção nacional (sem explicação depois de uma derrota por 3-0 contra a Espanha em Guimarães na preparação para o Euro 2004), aliás ele foi afastado da selecção para dar espaço ao Cristiano Ronaldo entrar.

      Ele nunca conviveu bem com isso e sempre foi um crítico feroz da selecção depois disso. Especialmente de Scolari e Gilberto Madaíl.

      Deve ter feito uma promessa qualquer de que nunca iria desenvolver jogadores para a selecção nacional, mesmo que fossem foras de série. Ele vai sempre fazer de tudo para que os jogadores da formação com mais potencial acabem esquecidos como sexta ou sétima escolha.

      Nem os filhos dele ele deixa irem às competições internacionais pela selecção nacional, por muito bons que eles sejam. Fazem uns amigáveis aqui e ali mas quando chega a alturas de europeus nunca os deixa ir (Rodrigo Conceição foi impedido de ir ao Europeu sub19 este ano) e o mais novo, Moisés Conceição poderia ter ido ao europeu sub17, já que é dos melhores jogadores dessa geração e o pai também não o deixou ir.

      • NCM
        Posted Julho 11, 2019 at 1:25 pm

        Que bela teoria da conspiração. A minha parte preferida é quando o SC até está disponível para prejudicar a carreira dos filhos para se vingar da seleção nacional. Um mimo. Se está contratação significar que vão emprestar os 2 Diogos para poderem jogar e evoluir então eu aceito esta contratação. Ou pode significar a venda do Mbemba ou Osório, embora este último gostava que ficasse.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 11, 2019 at 12:29 pm

    Se não tencionam apostar nos miúdos ao menos que lhes facilitem a saída.. Nunca vi clube como este.. Sérgio Conceição é mesmo um zero à esquerda no que toca a aproveitar talentos da formação.. Nem que tivesse Messi a sair do Olival iria apostar nele. Seria apenas um jogador para fazer número.

    Eu não sei se o Sérgio não faz isto propositadamente uma vez que saiu muito a mal da selecção nacional e ficou sempre com a FPF atravessada na garganta. O facto dele nunca apostar em jogadores portugueses pode ter a ver com situações do passado entre ele e a FPF.

    • Estigarribia
      Posted Julho 11, 2019 at 12:41 pm

      Antonio Clismo,

      Se o teu segundo parágrafo for verdade é só ridículo da parte do Sérgio Conceição, porque a Selecção Nacional precisa de rejuvenescer, principalmente, a posição de defesa-central, onde estamos mais carenciados, e os dois Diogos seriam excelentes adições para a turma de Fernando Santos.

      Por este andar, o Sporting vai recuperar o prestígio na formação mais depressa que o FC Porto e Benfica e Sporting ainda passarão a dominar a formação em Portugal. Oxalá, o FC Porto se possa juntar a Benfica e Sporting nesta questão.

      Saudações Leoninas

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 11, 2019 at 4:39 pm

        Estigarribia, tal como a posição de defesa central precisa de rejuvenescer, a de ponta de lança também e não é por isso que temos que apostar nos jogadores só porque são portugueses. Ou por já termos muitas opções para defesa direito ou as alas que não produzimos mais.

        Mas o Porto tem um problema grave (ou melhor, tem muitos) que se chama ter perdido a hegemonia do campeonato nacional para o Benfica. Nos últimos 20 anos, o Porto ganhou 10 vezes. Mas nos últimos 10, só ganhou 4. E nos últimos 5, 1. Isto faz com que a massa adepta não esteja tão permissiva a permitir erros de crescimento e o Porto tenha que apostar mais em jogadores feitos (as boas ou más contratações é outro tema). E depois existe uma outra conjectura na época desportiva actual que são as eliminatórias da Champions League que começam no dia 6 de Agosto. Neste momento, Pepe está lesionado, Mbemba de férias pós-CAN, Osório esteve emprestado e vem com poucas férias pós GOLD Cup (e eu não acredito no jogador) e apenas sobrariam os dois Diogos para jogar – tal como tem acontecido na pré-época. Imaginemos que algo corre mal e o Porto não se apura por erros destes, como iriam estas carreiras ser geridas, mesmo com a nossa massa adepta a criticar? Penso que foi nesta salvaguarda que a contratação foi feita. Até eu queria um central, apesar de não ser este. E os Diogos devem sair para serem apostas regulares, ganharem traquejo e voltarem ao clube e assumirem-se como titulares indiscutíveis, algo feito no passado com Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Fernando Reges e outros. Se algo correr bem, nesta pré-época, Mbemba, Osório e até o próprio Chidozie têm mercado e pode ser eles a sair, ficando os dois velhos (Pepe e Marcano) e os dois novos (Diogo Queirós e Diogo Leite).

        Espero ter contribuído saudavelmente para este debate de ideias.

        • Estigarribia
          Posted Julho 11, 2019 at 6:11 pm

          Francisco Ramos,

          Antes de mais, permite-me uma pequena correcção: o Osorio esteve na Copa América pela Selecção da Venezuela e não na Gold Cup. Fica registada a correcção.

          Passando ao que interessa, o paradigma está a mudar e a aposta na formação tem de ser uma coisa bem planeada e bem pensada por parte dos clubes e o FC Porto tem matéria-prima para poder lançar na equipa principal, como o Romário Barós, os três Diogos (Costa, Leite e Queirós), Fábio Vieira ou Fábio Silva, por exemplo.

          O Benfica está a anos-luz, neste momento, no que à formação diz respeito, o Sporting está, aos poucos, a fazer ‘renascer’ a sua formação, sendo um clube que historicamente sempre lançou grandes jogadores (Futre, Simão, Figo, CR7, Quaresma, Nani, Moutinho, Rui Patrício, William, Gelson, etc, etc) e o FC Porto tem também de entrar nessa parte da formação porque esse é o caminho para o sucesso desportivo e financeiro dos clubes em Portugal.

          Saudações Leoninas. E espero que também eu tenha contribuído para um bom debate de ideias.

          • Francisco Ramos
            Posted Julho 11, 2019 at 6:56 pm

            Do Osório, foi erro meu, obrigado.

            A respeito da formação do Benfica, devemos dividi-la em 2 pontos: estrutura e apostas. Em relação à estrutura das camadas jovens, concordo. O Benfica está a anos luz dos restantes, em todas as condições que oferece aos jovens e aos treinadores destes jovens. Em termos de aposta não posso concordar. Tirando João Félix que tem um talento por demais, todos os outros aparecem força das circunstâncias. Ferro aparece porque o Benfica está a 7 pontos, Luisão já se tinha reformado, Lema é emprestado e Jardel e Conti lesionam-se. Ruben Dias a mesma coisa anos antes. Mesmo Oblak ou Ederson, aprendem com o grande Júlio César e depois saem um ano para jogar no Rio Ave (algo que eu digo que já devia ter sido feito com Diogo Costa). E mesmo o reforço das camadas jovens, o Porto tem feito e bem, a pressão dos resultados é que faz com que não seja tanto aposta.

            Ou seja, isto deve ser faseado e estruturado. Os 3 diogos deviam ter sido emprestados já na época passada. Fábio Silva tem 16 anos, até penso que está a ser bem gerido!

            • Estigarribia
              Posted Julho 11, 2019 at 7:07 pm

              Mas os resultados, mesmo assim, não podem ser usados sempre como desculpa para a não aposta na formação.

              Um jogador da formação quando tem qualidade e potencial para ser explorado tem de ser lançado, não importa a idade que tenha. Até vou dar um exemplo, que pode não ser o melhor, mas é o único de que me lembro: quando Atlético de Madrid estava ‘perdido’ na 2ª Liga Espanhola, em meados de 2000 (mais coisa, menos coisas), é lançado na equipa principal ‘colchonera’ um miúdo de 17 anos de seu nome Fernando Torres, mais conhecido por ‘El Niño’, que viria ser um dos grandes avançados da história do Atlético de Madrid.

              Saudações Leoninas

    • Ricardo Xavier
      Posted Julho 11, 2019 at 12:54 pm

      Duvido imenso que seja um plano tão “maquiavélico”… Acho que tem mais a ver com o facto de ele preferir jogadores mais físicos, um pouco como Jorge Jesus no Benfica também raramente apostou em jogadores a formação(não pelas mesmas razões, mas lá está, não era assim um plano “maquiavélico”, era mais a sua preferência e estilo).

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 11, 2019 at 12:36 pm

    Isto é um negócio ruinoso. Independentemente do que cumpriu enquanto jogava, foi alguém que nunca aceitou renovar e saiu a custo zero para ir à procura da sua “reforma”. Como foi flop, quer voltar, nós queremos que ele volte (esquecendo que saiu a custo zero de um clube que o fez jogador) e ainda pagamos à Roma o que gastou com ele em prémio de assinatura.
    Sempre fui apologista de um negócio de oportunidade para um central esquerdo, mas nunca isto. Esta direção devia vir dar a cara e explicar estes negócios e depois meter-se na rua e ir à sua vida.

    Posto isto, desportivamente entendo a contratação porque Pepe está lesionado, Mbemba na CAN (agora em férias), Osorio acabou de chegar e os Diogos estão verdes para as pré-eliminatórias da CL que ainda são este mês. Espero é que a carreira dos miúdos seja tão bem gerida como a planificação da época!

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 11, 2019 at 12:41 pm

      Os Diogos se tivesse juízo forçavam a saída para clubes onde pudessem efectivamente ser postos à prova semana após semana e evoluir. Poderiam muito bem ser titulares de um Lille ou de um PAOK na Liga dos Campeões… E arriscam-se a ficar mais um ano a jogar na equipa B

      Mais uma dupla de centrais da selecção nacional de sub21 que não a deixam passar da equipa B… Sérgio Conceição deveria ser considerado persona non grata pela FPF e receber o galardão de pior gestor de recursos humanos no que toca a aproveitamento de jogadores da formação.

  • oscar77
    Posted Julho 11, 2019 at 12:36 pm

    Possivelmente 3 milhoes era o que deviam ter de pagar para renovar há um ano…

  • david-fcp
    Posted Julho 11, 2019 at 12:39 pm

    Não acho que seja assim tão absurdo. O ano passado para conseguir renovar com o Marcano provavelmente o prémio de assinatura seria 3M ou mais.

  • masterDC
    Posted Julho 11, 2019 at 12:42 pm

    Que péssimo negócio, um central que quis sair a custo 0 e volta ao Porto depois da forma que saiu por 3M já com 32 anos de idade. É revoltante como português não ver o Porto a apostar nos jovens que tem formado e com grande potencial, veja-se o caso do rival Benfica que conta com um eixo defensivo novo e de grande valor e que tem conseguido muito bem potenciar a sua formação.

    Esta gestão tem sido péssima e esta contratação é mais uma demonstração disso. Eu espero que os Diogos saiam do Porto porque nunca serão aposta e precisam de jogar.
    A tal aposta que o PdC falou é claramente mentira e para o bem da seleção precisamos de ver os jovens a sair do Dragão para poderem ter o sucesso que se prespetiva neles.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 11, 2019 at 12:56 pm

      Claramente se não vão apostar neles, que os deixem sair.

      Por muito talento e potencial que o Diogo Queirós, Diogo Leite, Diogo Costa, Romário Baró, etc possam ter, o facto de terem um treinador na equipa principal que lhes corta as pernas sempre que pode é frustrante.

      Obviamente que não vão dizer nada porque têm medo de represálias por parte do clube, mas deveriam mesmo tentar arranjar outro clube.

      É a diferença entre com 25 anos estarem a jogar na Champions League ou a jogar no Arouca

      • masterDC
        Posted Julho 11, 2019 at 1:36 pm

        Eu se fosse jogador do Porto forçava a saída, têm que ser aposta e jogar, se já se sabe que tanto a direção como o treinador não estão interessados nisto para o bem deles e da seleção que saiam urgentemente senão estagnam por completo.

  • DiogoC
    Posted Julho 11, 2019 at 12:54 pm

    Isto há uns anos no Porto era impensável. Um jogador que era capitão e se recusa a renovar sai a custo 0 para um ano depois se pagar por ele?

  • Apessoa
    Posted Julho 11, 2019 at 12:57 pm

    Sinceramente isto é triste.
    1- Mbemba foi um tiro ao lado – vender.
    2- Osório ainda não está preparado para assumir – emprestar.
    3- Os Diogos ou não tem qualidade ( duvido que seja isto ) ou ainda não estão preparados – emprestar.
    4- Sair a custo zero e comprar passado um ano por 3 milhões e ainda nem sabemos os prémios de assinatura, nem para o empresário.
    5- Até aos 36 anos? Mas estamos a brincar?
    Agora é só pegar num ponto destes e tripar. Obrigado Porto por mais um bom momento.
    Depois da venda do meu ultimo capitão ( Ruben Neves) só mesmo este negócio ridículo para me sentir assim… Ridículo, quero explicações.

  • FilRamos
    Posted Julho 11, 2019 at 1:14 pm

    Boas a todos os comentadores do melhor blog em Portugal. Faz já muito tempo que sigo o blog diariamente, que mete qualquer programa televisivo sobre desporto num bolso porque aqui discute-se futebol a sério. Decidi hoje começar a participar nos comentários para continuar a divirtir-me com o futebol que é essa a função deste desporto para quem é adepto
    Sou portista desde sempre para sempre e por isso também não tenho compreendido muito bem algumas perspectivas dos porristas em particular. Tudo bem que o negócio financeiramente não é bom, 3 milhões que nunca mais os vemos, contrato de 4 anos mas financeiramente é mau? Acham assim tanto 3 milhões quando a nossa SAD ultimamente tem sido uma lástima a gerir o clube dando prejuízos de 50 milhões para cima? Com uma vitória da champions quase pagamos o passe do Marcano e ele pode perfeitamente dar a vitória num jogo da champions. Para além disso, como já vi comentarem aqui, caso ele tivesse renovado ano passado, o seu prémio de assinatura seria muito maior que estes 3 milhões e o ordenado maior do que o que é agora. Claro que ninguém gostou do episódio no dragão mas quando esteve cá deu sempre o exemplo, até ao último dia. Outra coisa que nós adeptos também desconhecemos são as negociações que se estão a fazer neste momento. De certeza que Osório ou Mbemba estão a ser negociados e sinceramente eu prefiro ver Marcano como uma opção do que um destes dois.
    Saudações a todos ?

    • MV
      Posted Julho 11, 2019 at 2:47 pm

      Antes de tudo, bem-vindo ao blog!

      Acho que justificar os 3M com ter um jogador para atacar a Champions não é justificação. O Porto tem centrais super competentes para atacar a qualificação para a Champions (Osório brilhou na Copa América, Mbemba destacou-se na CAN, etc.). Não é o Marcano que vai ser o salvador que vai dar a passagem ao Porto. Considero o Porto superior à Roma, não calça na Roma vai ser peça chave para a Champions no Porto? E ainda pagam por um atleta (e capitão) que se recusou renovar e forçou saída a custo zero?
      Sou benfiquista mas nasci no Porto, sempre vi o Porto a ser exímio nos mercados e intransigente com quem não respeita a clube. Com muito pena minha, isto não é o Porto. Aliás, era impossível isto há uns anos atrás acontecer

      • FilRamos
        Posted Julho 11, 2019 at 3:34 pm

        Concordo com umas coisas mas não concordo com outras.
        isso de desrespeitar o clube não concordo muito. se há pessoa que até respeitou o Porto nos últimos anos foi o Marcano, assim como o Herrera. Acho que saírem a custo zero não tem influencia naquilo que é o respeito pelo clube. O Griezmann vai dar 120 milhões ao atlético (sendo um dos melhores jogadores colchoneros de sempre) e desrespeitou completamente o clube, isso sim. O marcano quando esteve aqui deu sempre 100%. Acho que isso de não ter vingado na Roma (e o Porto provavelmente ser melhor que a Roma) também não é comparável com o rendimento e ajuda que Marcano pode dar ao Porto. Jonas não fazia grande diferença no Valencia quando assinou pelo Benfica (daí ter vindo a custo zero já com alguma idade) e foi o que se viu, a referencia nacional do campeonato nos últimos 5 anos (e o Benfica se calhar também era melhor que o Valencia). Tudo vai da adaptação, do estilo de jogo, do fator sorte, de muita coisa.
        Concordo sim com o facto de o Porto ter DC’s competentes mas também não me convencem tanto como convence Marcano.

  • joaolmaio
    Posted Julho 11, 2019 at 1:18 pm

    Boa contratação. Pena o facto de ter de se despender 3M num indivíduo que o ano passado terminou contrato.

    No entanto, apesar de não ter calçado em Roma, é uma contratação inteligente: já conhece o campeonato, o país, o clube (do qual foi capitão), é certinho e sério em campo e vem para acrescentar. O Porto fica com uma dupla de centrais (idosa quase é certo) que já está familiarizada com tudo o que é o clube e o campeonato (ambos estão já cientes do que é ser campeão nacional).

    E o Porto em julho a entrar com força e a construir uma equipa interessante. Agradado, no global.

  • JGomes
    Posted Julho 11, 2019 at 1:23 pm

    Hoje é o dia em que deixo de ser adepto do Porto. Isto é só triste.

  • Kacal
    Posted Julho 11, 2019 at 1:24 pm

    Obviamente não faz qualquer sentido… deixa-se sair a custo zero e 1 ano depois contrata-se por 3 milhões e ainda pagando, provavelmente, um salário mais elevado do que este tinha há 1 ano atrás. A Roma é que lucra já que contrata sem pagar nada ao Porto e agora recebe 3 milhões do mesmo Porto. Em termos meramente financeiros é gestão danosa e de amador, mas nada a que não estejamos habituados. No clube interessa vencer no imediato e dar tudo por isso, o futuro os outros que resolvam, parece-me ser assim. Mas pronto, vou focar-me no lado desportivo.

    • FCPenta
      Posted Julho 11, 2019 at 2:00 pm

      Estou desolado com a decisão.

      Mas vou analisar racionalmente:

      1º A Roma perde sempre dinheiro porque creio que Marcano estava a ganhar 2 ou 3M líquidos, logo Brutos + prémio de assinatura são sempre mais de 3M. Mas esta é uma vitória pírrica.

      2º Parece-me demais evidente que Leite e Queirós não contam. Concordo? Não. Mas quem sabe é o treinador que os vê jogar todos os dias. Aliás no meu plantel pré-Marcano já não ficavam pelo simples facto de que há muitos centrais com qualidade no plantel e os Diogos não têm experiência de 1ª Liga e podem muito bem rodar um ano, as situações contratuais estão salvaguardadas neste aspecto.

      3º Pepe, Mbemba e Osorio são centrais destros. Marcano vai ser o único esquerdino. Não desvalorizar este facto.

      4º Traição à parte, o Porto recupera um jogador para render no IMEDIATO, com uma eliminatória importantíssima a semanas de ocorrer.

      5º As alternativas mais credíveis, Diogos à parte, chegaram ontem (Osorio), ainda não chegaram de todo (Mbemba), ou estão a recuperar de lesões graves e com idade avançada sujeita a lesões frequentes durante a época (Pepe)

      6º Se Marcano ajudar a assegurar a Champions já fica tudo perdoado? Se der mais 1% de probabilidades de o conseguirmos fazer, já vale a pena? Eu odeio esta contratação por tudo o que representa (traição perdoada, má política de valorização de activos) mas coloquem-se nos pés de Sérgio, não fariam tudo para assegurar a Liga Milionária? Imaginem as consequências se não conseguir esse objectivo? De fora apostar na juventude e 2as linhas parece linear, ate óbvio… Mas eu compreendo a decisão. Demorei a perceber, mas agora compreendo.

      • Kacal
        Posted Julho 11, 2019 at 2:45 pm

        Sim FCPenta, mas em termos desportivos eu acho um bom reforço e é bem-vindo, nada a dizer. O que crítico e me desagrada é o resto, tal como tu. O que referes é sobre o lado desportivo, mas aí nada a criticar. Só mesmo o facto de investir 3 ou 4 anos num central de 32 anos quando temos 2 jovens da formação promissores para apostar. Tal como disse, é apostar tudo no vencer no imediato e pode trazer consequências futuras.

      • Mouandilmadji
        Posted Julho 11, 2019 at 4:25 pm

        Isso! Efectivamente, calçando os sapatos SC, faz sentido – custa a aceitar! – mas faz sentido! A Champions nestas contratações é relevante.

      • Cpt Obvious
        Posted Julho 11, 2019 at 9:39 pm

        Excelente análise FCPenta. Também demorei a chegar lá mas agora com a cabeça mais fria penso que seja mais fácil aceitar. Só espero que os restantes adeptos também o entendam na hora de começar a assobiar na apresentação e durante os jogos. Espero porém, que Marcano nos prove a todos que isto foi a melhor opção

        • Kacal
          Posted Julho 11, 2019 at 10:26 pm

          Assobios de mim nunca irá ouvir! Assinou e terá uma segunda oportunidade de mim parte, terá o meu apoio e benefício da duvida, mas ele terá que nos compensar! Nunca irei assobiar durante o jogo, criticar construtivamente após sim.

      • Valderrama
        Posted Julho 12, 2019 at 12:46 am

        Boa análise, sem se deixar ir na histeria colectiva, parabéns. Acima de tudo, o Porto parece estar a fazer all in para assegurar a presença na Champions, com os prémios monetários actuais faz todo o sentido. O negócio, principalmente a nível de duração de contrato não é bom (o empréstimo por um ano seria claramente a melhor solução) mas terá sido o que se conseguiu arranjar para não chegar aos valores de ordenado que o jogador auferia em Itália.

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 11, 2019 at 3:46 pm

      Apesar de me repudiar tal transferência, acho que se visaram na conjuntura desportiva actual. Mbemba de férias pós-CAN, Pepe lesionado, Ozorio chega após um ano fora, a vir da Gold Cup e sem tarimba e apenas teríamos os dois meninos para atacar as pré-eliminatórias da Champions. Vamos imaginar que não nos apuramos por 1 erro de alguns destes dois? Provavelmente iríamos estragar as suas carreiras, como já aconteceu no passado.

      Apenas espero é, já que pensaram no projecto desportivo do clube, que também salvaguardem o destes dois jogadores que têm que sair por empréstimo para jogarem no clube que lhes permita ganhar calo. Pepe é a sua última época e não acredito em Osório.

      • Kacal
        Posted Julho 11, 2019 at 4:41 pm

        Segundo o que se fala, o Pepe estará apto para disputar as pré-eliminatórias da Champions portanto jogaria o Diogo Leite a seu lado que já fez uns jogos com a equipa principal na época passada e treinou com ela.

        Além disso Osório e Mbemba já estarão aptos para as pré-eliminatórias.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 11, 2019 at 1:47 pm

    A construcção do plantel principal já é uma piada mas a equipa B ainda é pior.

    O que fazem por lá jogadores como Musa Yahya? Mikel Agu? Mor Ndiaye? Boris Enow? Christopher Lungoiy? Taddeus Nkeng? Tony Djim?

    Mas o que é isto??

    Já não bastava a equipa ser treinada pela famosa dupla Rui Barros/ Paulinho Santos que de treinadores têm muito pouco, ainda para mais numa posição tão específica que é de potenciar jogadores na equipa B.

    Este clube funciona à base do compadrio e é cada vez mais uma piada do ponto de vista de gestão..

    • Estigarribia
      Posted Julho 11, 2019 at 3:09 pm

      Eu agora vou ser mauzinho: o Paulinho Santos é para os ensinar como partir narizes e maxilares aos adversários ahahaha

      Saudações Leoninas

    • Einstein de Avanca
      Posted Julho 11, 2019 at 3:25 pm

      Sou benfiquista logo insuspeito e digo-lhe que o Ndiaye tem um potencial muito interessante.

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 11, 2019 at 3:42 pm

      Atacar é muito fácil, principalmente a casa do vizinho. (de certeza que não é o Kafta?)

      Mikel Agu não faz parte deste plantel já faz algum tempo, apenas se encontra a treinar até arranjar colocação. Mor Ndiaye é um trinco com mais potencial que Rui Pires, que tanto o tem apregoado como fabuloso. Lungoyi é um júnior internacional pela Suiça nas camadas jovens que foi adquirido quando já fazia jogos pela equipa principal do Servette. Enow e Nkeng são internacionais pelos Camarões nas camadas jovens. Só para ter uma ideia do que você chama de potencial, alguns destes miúdos têm bastante. E se só o recrutamento nacional não é suficiente – o Sporting faz muito nos países PALOP e o Benfica usa mais os Balcãs -, o Porto virou-se para uma zona do globo ainda não muito explorada de modo a tentar ganhar vantagem pelos demais.

      Para finalizar o comentário, não se chamam Inazio, Fernandez, Cássio, Breno ou Ivan porque o mercado sul-americano inflacionou bastante e os clubes portugueses, salvo rara excepção, já não têm poder de compra nestes mercados. Só para ter uma ideia dos valores, Paquetá custou 35M, Arthur 31M, Paulinho 18,5M, etc.

  • Axel Matic
    Posted Julho 11, 2019 at 3:16 pm

    O Porto não vai bem e estas contratações vão ainda pior, então querem apostar nos jovens e cada um está como pelo menos terceira opção no plantel?
    Diogo Costa- vai ter dois à frente que vão ser contratados!
    Leite- Marcano e Osório (ao Queirós não tirava mas o Leite ficou com na fama da época passada pelos vistos)
    Queirós – Pepe e Mbemba

    Tomás Esteves- Saravia e Manafa (escusam de dizer que vai jogar na esquerda, quando o argentino não jogar joga o destro possante!)

    Baró – Oliver, SO, diz-se que vem aí um jogadormais o Otávio, isto na ideia que os avançados vão voltar a ser 2

    Fábio Silva – Aboubakar, Marega, Soares, Fernando, Zé Luís mais ?

    Se isto é apostar na formação então vou ali e já venho.
    Deve ser aquela aposta que nem sequer ofereceu o cargo de treinador da B ao senhor que venceu a YL, secalhar o Rui Barros tá a ter mais sucesso…

    • Xyeh
      Posted Julho 11, 2019 at 3:49 pm

      Eu preferia fechar os olhos e apostar no Mário Silva para continuar o projecto da formação na equipa A e mandar o SC dar uma volta, não é por ter resultado com o Lage que fosse dar com o Porto mas para ter o SC a encher o clube de entulho mais valia.

      • Axel Matic
        Posted Julho 11, 2019 at 5:59 pm

        Não seria prudente fazer isso, o Mário Silva podia crescer de forma sustentada no Porto, mas ninguém tem visão ou vontade, há muitas avenças no Porto, é uma desgraça ver que as equipas profissionais são na sua maioria treinadas por ex jogadores, que com todo o respeito não são todos génios táticos e por isso devia se ver a aposta também em treinadores mais académicos com uma formação de raiz!

  • PMCM
    Posted Julho 11, 2019 at 3:34 pm

    Mau negócio do FCPorto.

  • Bluerock
    Posted Julho 11, 2019 at 4:41 pm

    Com este negócio com o qual não concordo neste momento restam 2 saídas. 1ª Vender o Mbemba ou o Osório. 2ª. Emprestar os dois Diogo’s.

  • Alexis
    Posted Julho 11, 2019 at 5:32 pm

    Pelo passado recente (recusa em renovar e saída a custo 0), parece-me mais uma medida de desespero da direcção, de forma a ter um bom 11 para atacar a entrada na Champions.
    No entanto acho uma boa contratação da parte do FCP. Central esquerdino e certinho, com boa saída de bola. Com Pepe lesionado, Osório atrasado na preparação (chegou há dias depois de ter estado na Copa América), e M’Bemba ainda de férias, era muito arriscado ir a jogo “apenas” com os Diogos.
    3M de Euros para fazer ainda 2 épocas a titular, não me parece nada mau.
    Como Benfiquista, este mercado no geral, parece-me positivo para o Porto. Sim, perdeu Casillas, Maxi (talvez, e até seria o melhor visto já não ter nada para acrescentar), Militão (trocado por 50M não me parece negativo), Felipe (25M foi um Jackpot, já que este Central parecia melhor do que realmente é, já que usufruía da proteção dada aos jogadores dos 3 grandes), Herrera (esta sim a grande perda), Brahimi (para renovar ou vender, o Porto tinha de pagar à Doyen mais de 9M, e verdade seja dita, a sua irregularidade não justificava o investimento nem o ordenado. Nakajima e o Luís Diaz têm capacidade de oferecer muito mais à equipa) e Hernâni (já só era um peso na folha salarial) – 75M em caixa e saída de ordenados altos.

    Faz regressar Osório e Sérgio Oliveira. Não serão indiscutíveis, mas trazem profundidade e qualidade às opções de SC.
    Gasta 3M em Marcano, que dispensa apresentações. Saravia será um upgrade a Militão (quando jogava à direita), Manafá e Maxi. Custou cerca de 7M. Nakajima (50%) e Diaz custaram 20M mas não só vem suprir a saída de Brahimi, como são um upgrade ao Argelino. Nakajima pode ainda ser o 3o médio e até SA. Acertaram em cheio com o jogador Nipónico. Zé Luís é um upgrade a qualquer dos Pontas do Porto – excluindo Marega que deve sair por números bastante simpáticos – (Aboubakar seria a concorrência mas a condição física começa a ser preocupante). E custou algo a rondar os 10M. Os gastos rondam os 40M.

    Com a venda de Marega e (talvez) Soares entrarão no mínimo mais 45-50M. Com isto podem ir buscar ainda um GR de topo e um Médio centro. Para mim, é um plantel melhor e mais completo que ano passado.

    E como creio que ainda haveria possibilidade de investir, juntava a estas entradas a de mais um avançado (caso saiam Soares e Marega) e um extremo direito, vendendo Otávio se for necessário.
    (Trapp / Rulli / A.Lopes), Vaná, D. Costa
    Saravia, Tomás Esteves
    Telles, Manafá
    Pepe, Marcano, Osório, M’Bemba, Diogo Leite, Diogo Queirós
    Danilo, Loum, (Ntcham / Siliki / Bruno Guimarães / Almendra), Oliver, Sérgio Oliveira, Baró,
    Nakajima, Corona, Diaz, Otávio (Zaracho)
    (Pedro / L. Alario / Jean-Phillipe Mateta), Zé Luís, Abou, Fábio Silva.

    E na minha opinião, ficariam com o melhor plantel em Portugal a par do Benfica (que, naturalmente está a demorar mais a fechar o plantel) – caso confirmem um GR e um SA de topo.
    O Sporting corre por fora, mas os outros dois não podem adormecer… O Sporting está a criar óptimas bases para voltar aos títulos.

    No fim que vença o melhor, e que se possível o melhor seja o Benfica.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 11, 2019 at 9:55 pm

    Que jackpot para a Roma, lucro de 3M por um cepo com 32 anos. Um dos melhores que já vi.

    Eu se fosse adepto do Porto ficaria escandalizado! Deixam-no sair a custo 0, quando estava a jogar muito e agora vão buscá-lo novamente um ano depois pagando 3M mais comissões! E vão tapar a evolução dos Diogos e do Osório. Surreal!

Deixa um comentário