Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

As vicissitudes do ‘ex-marido da outra’

Esqueçam-se as consonâncias. Distantes vão os tempos em que as relações andavam de mão dada com os números (colocando de lado as comunhões de bens). Não por culpa da matemática que, passe a antítese, se mantém exata e infinita, foram antes os encadeamentos – à imagem da maioria dos produtos de hipermercado – a adquirir prazo de validade. Dados recentes dizem que, por dia, há 72 divórcios em Portugal. Litigiosos talvez rondem os 80%. Bettencourt, adepto do obsoleto, tentou – falhando redondamente – travar uma embarcação que está próxima de chegar a bom (?) porto. Paulo Bento embateu no iceberg, devolveu o anel quilatado e refugiou-se – após um interregno mediano – nos braços do novo bem-querer. Depois disso, já o bem-querer arranjou outro respetivo – perceber até quando é meramente especulativo – e já Bento se dedicou a outras andanças. Em ambos os imbróglios, a minoria percentual predominou.

Paradoxalmente, e como a probabilidade contenciosa se assemelha à posse de bola do Barcelona (especialmente, de Guardiola) surge o conflito mais sinuoso dos últimos anos (décadas?): Bruno de Carvalho cobiçou o alheio que, segundo consta, já não era desejado veemente na casa do antigo amor platónico. Vieira endereçou um convite ao ex-cúmplice, solicitando-lhe que fosse consigo “ver os aviões”, ao que Jesus torceu o nariz. Não se sabe ao certo se foi sentimento de carência, vingança ou desejo antigo. O que é certo, sim, é que o amadorense quis sentir na pele o que é ser “o marido da outra”. O romantismo desmedido, quiçá, de cariz temporário, fez BdC endeusar JJ – negligenciando os atributos de um rosto mais jovem, menos experimentado, menos calejado, talvez menos capaz de garantir rejubilação imediata – recitando-lhe versos ‘perfecionistas de arquétipos’, colocando os ‘pináculos da criação’ na mesma linha.

A estada em Alvalade não tem sido um pedestal puro, embora a recente vitória no dérbi possa fazer esquecer muita coisa e embandeirar em arco. Cinco notas:
1. Piromania no ataque leonino? – O timoneiro de 61 anos não tem, neste momento, armas incendiárias para pontificar no clube verde e branco aquilo que dogmatizou na Luz. O curioso é que JJ não só não se está a dar mal com uma situação que, dificilmente era crível no início da época, como está a retirar proveitos da situação. João Mário e Ruiz não são jogadores de ludibriar defesas com dribles desconcertantes, mas são elementos capazes de garantir posse de bola, com constantes movimentos interiores, provocando, inúmeras vezes, o rompimento dos laterais (como cruza bem Jefferson) ou até mesmo de Slimani, que não só tem aprimorado um jogo de cabeça que já não se via no clube, provavelmente, desde Jardel, como revelado uma faceta que muito poucos conjeturavam: cair nas linhas, contemporizar, avançar com bola, entregá-la redonda…
2. Atopia à formação: estará a desvanecer? – Continua a ser o ‘calcanhar de Aquiles’ do técnico, pelo menos, por enquanto. O Sporting apresenta muitos elementos da formação na equipa titular, ponto assente. No entanto, já todos eles eram, no ano passado, jogadores de créditos firmados, não precisando do tão badalado “período de adaptação”. Saltam à vista os nomes de Gelson e Matheus, que ainda estão umbilicalmente conectados à fase descrita. A dúvida subsiste: está o treinador carenciado de opções que o levam a apostar na prata da casa, num plano alternativo? Jesus é mestre a potenciar jogadores, resta perceber se vai revelar-se mestre na transição dos mesmos para a equipa principal e consequente valorização.
3. Burro velho aprende línguas. Mais uma vez ficou patente a capacidade adquirida pelo veterano. Outrora incapaz de entregar o jogo aos adversários JJ é, hoje, magistral na abordagem aos clássicos. Quando necessário, entrega a bola ao contendor, esperando um lapso para lançar o veneno mortal. Pragmatismo aliado a qualidade de jogo, que tem trazido repercussões tremendas.
4. A presunção do discurso. Ponto que não muda, nem vai mudar. Talhado para crispações, dicionário ‘sui generis’, não deixa passar incólumes os méritos por si alcançados. Quem parece atingido pelos ‘mind-games’ é Rui Vitória, que não se encontra preparado para este duelo de gladiadores.
5. Resiliência dos jogadores. Inefável a forma como leva a equipa consigo, que se apresenta num estado anímico poderoso. Jogadores dão sinais de emancipação e de prazer, remando todos no mesmo sentido. Quebrar recordes começa a ser uma constante..
Quebrar o longo jejum do campeonato? Só o tempo o dirá.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Renato Santarem

0 Comentários

  • Tiago Moreira
    Posted Outubro 28, 2015 at 4:57 pm

    Muito bom texto, como já é habitual aqui no visão de mercado…
    Verdade seja dita, pelo menos este sporting de JJ, já mete mais respeito que em outros anos atrás, pode nem ser campeão, mas quase de certeza que andará por essas andanças até ao fim do campeonato. O Sporting não tem o melhor plantel nem se calhar a mesma atitude vencedora que tem o Benfica e o Porto mas tem na minha opinião o melhor treinador em Portugal e um dos melhores treinadores portugueses da atualidade.

    • Anónimo
      Posted Outubro 28, 2015 at 6:02 pm

      Com todo o respeito não vejo grande atitude vencedora no Benfica e Porto.
      Aliás, no Benfica, e especialmente no último domingo vi uma aterradora e muito pouco habitual atitude derrotista, e logo desde muito cedo.

      Sousa Santos

    • José Soares
      Posted Outubro 28, 2015 at 7:26 pm

      Caro Tiago Moreira, penso que "atitude vencedora" não era bem aquilo que queria dizer. Isto porque, se algum dos 3 grandes tem atitude vencedora, essa equipa é claramente o Sporting. O Benfica está como vimos, e o Porto continua a falar pragmatismo, identidade uma equipa campeã. Não digo que o Sporting será campeão, mas no que concerne à atitude e à postura está claramente à frente, valendo isso aquilo que vale.

      Cumprimentos.

    • Francisco A.
      Posted Outubro 28, 2015 at 7:47 pm

      Sporting tem atitude vencedora? Mas estamos a brincar ou quê? Lá por esta semana o Sporting ter ganho um derby tem atitude vencedora?

      Os sportinguistas vêm-se no topo e pensam que já são campeões, que aos outros falta tudo e que o sporting é um clube invejado. Enfim, vamos lá a ter calma. A Liga acaba para Maio.

      É o mesmo que afirmar que o Arsenal tem uma atitude/mentalidade vencedora. Não tem nada. Não ganham um título desde 2004.

      Eu percebo a exaltação de ver o seu Sporting lá em cima, mas, o Sporting não joga sozinho na Liga e faltam muitas jornadas.

    • Sebastião América
      Posted Outubro 28, 2015 at 8:15 pm

      Francisco A,

      No actual plantel do Porto quantos jogadores é que já foram campeões pelo clube? A famosa mistica de campeão do Porto já acabou, nunca um Porto com essa mistica perdiria pontos esta semana.
      O Sporting também não tem a mistica de campeão, por motivos óbvios, mas o treinador tem. E muita. Se chega para fazer a diferença? Não sei, mas que equilibra as coisas entre os 2 candidatos ao titulo, equilibra. (Sim, esta época só há 2 candidatos ao titulo, como no ano passado, a equipa do JJ e o Porto).

    • gonçalo Duarte
      Posted Outubro 28, 2015 at 8:51 pm

      Francisco A.
      O Sporting entra em todos os jogos para ganhar,o Porto para Champions come relva e a jogar contra os clubes do fim da tabela parece que estão a fazer um frete no fundo falta aquilo que se a elogiava antes no Porto e era muitas vezes chave das conquistas,já o Benfica,o derby foi prova disso mesmo,entrou o primeiro e o Benfica foi-se abaixo no jogo inteiro teve uma oportunidade de golo fruto da capacidade de Jonas e outra fruto de um erro de Naldo,.
      Isto acontece em função do treinador e é o mesmo a chave dessa atitude.
      O Atlético até nem pode ser campeão mas tem uma atitude vencedora mais forte que a do Real ou não?

    • Francisco Xavier
      Posted Outubro 28, 2015 at 8:54 pm

      Francisco A., não sejas ressabiado. JJ ainda está a trabalhar uma equipa com várias caras novas e só recentemente recuperou Ewerton e o esteio da equipa, W.Carvalho. Com ele, qualquer equipa se sente mais segura. O próprio Ruiz veio em esforço e sem férias, perdeu Carrillo… Dá valor a quem o tem.

      Cumprimentos.

    • Pedro Sousa
      Posted Outubro 28, 2015 at 9:08 pm

      Eu até ia levar o teu comentário com seriedade Francisco A., mas depois vi quem o tinha escrito e como o tinha escrito (aprender a escrever fica para mim?).
      Acho que quem tem tido uma grande atitude vencedora é o Porto, que a jogar em casa com o Benfica apenas consegue fazer um golinho quando já todos esperavam o empate, enquanto que o Sporting esmaga o Benfica em sua casa, e dá-se ao luxo de gerir o ritmo de jogo, o resto da partida.
      Se vens comentar, ao menos que seja algo que valha a pena ler.

      SL

  • Ricardo
    Posted Outubro 28, 2015 at 4:58 pm

    Brilhante. Grande texto.

    Para mim o ponto 3 é o mais pertinente, e já deu para ver isso na época passada quando o Benfica foi ao Dragão.

    • The Monster
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:14 pm

      Discordo, no ponto 3 fala de aliar pragmatismo com qualidade de jogo, e o senhor faz um paralelo com o jogo do dragao, o que eu nao concordo, visto que o Benfica no ano passado no dragao mostrou pragmatismo, mas nao mostrou qualidade de jogo, teve o jogo todo na retranca e nas duas vezes que foi a baliza do Porto saiu-lhe a lotaria

    • RREB
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:54 pm

      O ano passado em classicos empatou 3 e ganhou 1, não me parece correcto chamar abordagem magistral.
      Este ano ganhou por duas vezes à sua ex-equipa que conhece como a palma da mão, contra o porto é que é correcto avaliar, apesar da qualidade dos jogadores o Benfica devia ser a equipa mais fácil para ele controlar, sabe as fraquezas de todos praticamente.

    • Anónimo
      Posted Outubro 28, 2015 at 7:00 pm

      Ótimo texto sinceramente pensei q tava a ler o príncipe de Alvalade by Ruben maquiavel. Aplaudo saudosamente quem tão nobre escreve um assunto proletário
      Francisco neves

    • RREB
      Posted Outubro 28, 2015 at 8:27 pm

      O príncipe é um dos livros mais interessantes para se ler, e também acho que alguém andou a ler o 1984 ;)

  • Anónimo
    Posted Outubro 28, 2015 at 5:00 pm

    O Sporting ultrapassou a fase mais miserável da sua história e o Benfica regressou à miséria que era antes de Jesus. A vida é assim. Abrem-se novos ciclos, enquanto outros se fecham.

    SL

    Afonso

    • Gonçalo Melo
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:10 pm

      Afonso, esperemos que até maio nao desapareça destas bandas!

    • The Monster
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:17 pm

      A fase entre 1982 e 2000 nao foi mais miseravel do que esta?

    • Tiago Moreira
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:20 pm

      Acho que ainda é muito cedo para estarmos aqui com essas especulações, nós adeptos do Sporting sempre fomos assim de que este ano é que é o tal, mas como a história já nos mostrou nem sempre o raramente acontece o que mais queremos por isso acho que devíamos mudar as nossas mentalidades e aproveitar este bom momento, mas em fazer festas antecipadas porque nada está decidido.

    • Anónimo
      Posted Outubro 28, 2015 at 6:08 pm

      Em títulos, foi claramente. Mas não em gestão desportiva e financeira. São campeonatos diferentes!
      Os Sportinguistas nunca "desaparecem", estiveram sempre lá. Carregam o Clube às cavalitas, se for preciso. Não pensem que estou a dizer que vamos ganhar tudo, nada disso. Acredito que começou um novo ciclo no Sporting, apenas isso.

      Afonso

    • João Carlos
      Posted Outubro 28, 2015 at 8:37 pm

      The Monster, desportivamente foi similar no futebol, nas modalidades existia um grande investimento e dominávamos em quase todas, ao contrário deste período onde até se pensou extinguir o Sporting Clube (com isso todas as modalidades, excepto futsal) e passar o futsal e a formação para a SAD, matando as nossas origens.

      Financeiramente nem se fala, desde 2002 que são injectados milhões e milhoes na SAD, vendendo quase tudo, passando de clube com maior património em Portugal para o mais pobre dos 3 grandes, para dar prejuízos durante 7 ou 8 anos seguidos e quase (MESMO) falir a instituição.

      Não percebo como é que você acha que as duas fases são comparáveis

  • Kafka I
    Posted Outubro 28, 2015 at 5:12 pm

    Não me vou estar sempre a repetir, portanto parabéns ao Sporting por ter levado o de longe melhor treinador do campeonato…o Sporting até pode não vencer o campeonato, mas andará até á ultima jornada na luta com o Porto e isto irá levar o Sporting para uma nova dimensão, que é a das vendas milionárias que até aqui pertenciam apenas a Benfica e Porto…e com essas vendas acontecerá efeito bola de neve, mais dinheiro, melhores jogadores etc…

    Já o Benfica esta em sentido inverso, deu um tiro na própria cabeça ao perder o melhor treinador do campeonato para ir buscar RV, e portanto não só deixara de lutar por titulos, como as vendas milionárias começarão cada vez a ser menos e portanto o 3º lugar passará a ser serventia da casa

    A minha esperança é que no fim da época o RV seja despedido e se vá buscar um treinador de Futebol, no entanto já ontem ouvi uns zunzuns que se fala nos corredores da Luz em Paulo Bento, ou seja, seria a continuidade na mediocridade, portanto não há mesmo nada a fazer, enfim..

    Voltámos aos gloriosos anos de andarmos 6 meses (de Dezembro a Maio) a cumprir calendário bem longe dos lideres, mas pronto enfim..

    • Pedro Barata
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:29 pm

      Como Benfiquista, qual seria a tua opção? Tentar aproveitar a aparente instabilidade de Vítor Pereira?

    • Gonçalo R
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:31 pm

      Pedro Barata,
      Não me perguntaste a mim mas eu escolhia Vitor Pereira ou Bielsa. Tudo o que for Pedro Martins, P Fonseca, Jorge Simão entre outros, não têm estofo. Tudo o que for L Jardim, é continuar na mesma mediocridade de futebol.

    • Kafka I
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:32 pm

      Vitor Pereira era a escolha nº1, mas há imensos anti-corpos por parte de vários Benfiquistas, que olham para ele como Portista…eu cá prefiro olhar para ele como profissional e não tenho duvidas que seria 100% profissional no Benfica e daria tudo o que sabe e pode para vencer no Benfica..

      Caso VP não desse devido aos tais anti-corpos de uma boa parte de adeptos Benfiquistas, preferia que se é para correr riscos, então dava-se a oportunidade a Paco Jemez que tem um estilo e ideia de jogo, claramente de equipa grande…

    • SlyRP
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:36 pm

      Se isso do Paulo Bento for verdade, voltamos tempo de trocar de treinador de meia e meia época, porque voltamos às gloriosas escolhas de treinador.

    • Pedro Barata
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:38 pm

      O VP era a escolha que fazia sentido, até porque no FC Porto foi sempre uma espécie de "Anti-Jesus". Ver Paco Jemez era interessante, mas ele é uma fortíssima hipótese para a Selecção após o Euro (Del Bosque vai sair) e não me parece que ele abrace um projecto tendo essa posibilidade.

      Gonçalo R, não sou Benfiquista, mas a mera ideia de ver Bielsa em Portugal deixa-me com um brilho nos olhos…Que Viera te oiça!

    • Joaquin
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:40 pm

      Acho que as pessoas estão a tirar conclusões um bocado precipitadas, ainda só estamos na 8ª jornada!! O Sporting ainda não ganhou nada e o Benfica ainda não perdeu nada… No entanto podemos ver que existem alguns factos a retirar, como o medo que o sporting perdeu de jogar contra o benfica e isso nestes 2 últimos jogos entre as respectivas equipas viu-se, mérito que dou a JJ, e um medo que parece que se criou do Benfica em jogar contra o Sporting, única e simplesmente por estar do outro lado JJ. Se formos a ver os 11 das duas equipas são individualmente parecidos, os dois fortes, mas a maneira como jogam em equipa ai sim ja existem demasiadas diferenças…
      No entanto mais uma vez realço, o que serve ao Sporting ganhar por 3 na luz se chegarmos a março com o campeonato perdido… Ainda falta muito jogo e todas as equipas vão perder pontos… as pessoas estão a tirar demasiadas conclusões com apenas 8 jornadas jogadas e ainda vão haver muitas surpresas

    • SlyRP
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:40 pm

      Eu ia sugerir o Paco Jemez, mas já vi que o Kafka o fez e explicou o porquê da mesma forma que eu o faria.

    • Henrique Dias
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:41 pm

      Apesar de reconhecer qualidades ao vitor pereira também nao me parece que seja tão bom como querem fazer crer, para além disso independentemente da situação entraria logo com pressão por toda a história no clube azul e branco.
      Para mim, berizzo do celta, paco do rayo seriam opções interessantissimas, apesar de talvez ja serem demasiado cotados.
      Outra opção que gostaria muito era o favre, gotavawde ter um treinador com outro tipo de cultura e tradicionalmente os treinadores germânicos têm um estilo de jogo prático rápido e eficaz que me agrada bastante, reconheco no entanto que qualquer um seria uma contratação dificil.

    • Francisco A.
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:44 pm

      A marca Benfica é tão grande que o Benfica não precisa de ganhar títulos, para ter os melhores patrocínios em Portugal.

      O Sporting tem que ganhar vários campeonatos para ter as vendas de Porto e Benfica.
      Nenhum clube de TOP europeu dá 30M por um jogador do Sporting.
      Por 20 M, há o Slimani- se continuar nesta forma.- e o William Carvalho.
      Por 10-15 M, há o João Mário e o Jefferson.

      O resto não tem lugar em nenhum clube B+ na Europa e nenhum vale mais que 10M. Com os títulos e Champions os jogadores valorizam-se. Caso contrário, é difícil igualar as vendas.

      O Benfica e o Porto vendem 3/4 jogadores e chegam aos 100M.

    • Gonçalo R
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:45 pm

      O Jemez também é uma excelente opção, embora não sei até que ponto é acessivel. Ele e o Bielsa para quem gosta de futebol bonito eram as melhores opções. O VP boa opção para um futebol de posse, coeso e com solidez defensiva, sem ser de longe a besta ofensiva que é o Bielsa.

    • RREB
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:56 pm

      O VP não deve aceitar vir para o Benfica, o homem é Portista de gema e certamente que se existe um convite do Benfica existira de outros clubes.
      Acho que é um excelente treinador e seria uma facada no JJ e uma no FCP mas não me parece mesmo.

    • Paulo_Leixonense
      Posted Outubro 28, 2015 at 6:06 pm

      Kafka I,

      O Paulo Bento no Benfica, na minha opinião, e mesmo estando a ser alvo de críticas pela maneira como as coisas têm corrido, era pior que Rui Vitória. Parece que ficou parado no tempo, não evoluiu a nível técnico-táctico, as equipas fazem sempre a mesma coisa, é previsível, conflituoso com jogadores (pelo que se sabe do Sporting e Selecção).

      Acho que se for para o Benfica mudar de Treinador, como tu referes o Vítor Pereira era uma excelente escolha e tenho a certeza que iria ser profissional. Continuo a dizer que o Benfica deveria ter ido buscar o Marco Silva, mas a tal cláusula do Sporting não devia ter permitido, embora Vieira tenha dito que RV foi 1ª escolha.

      Dos actuais e que mais gostava de ver no Benfica, era o Bielsa e o Emery, mas isto é quase impossível. Devem ganhar muito dinheiro e embora o Sevilha esteja numa fase má, os adeptos adoram o Emery.

    • Gonçalo R
      Posted Outubro 28, 2015 at 6:14 pm

      Paulo,

      O Marseilha sustentava o Bielsa, nos também havemos de conseguir.

    • Paulo_Leixonense
      Posted Outubro 28, 2015 at 6:35 pm

      Gonçalo,

      Acredito que sim, mas não te esqueças que as equipas francesas pagam muito e bem, mas, como disse, não faço ideia dos valores de vencimento do Bielsa, mas também quem pagou a JJ…

    • Rodolfo Trindade
      Posted Outubro 28, 2015 at 6:39 pm

      Kafka o que vai acontecer é levarmos com Paulo Bento ou o NES!

      Mentaliza-te!!!

    • The Monster
      Posted Outubro 28, 2015 at 6:48 pm

      É impressionante o hype que o Vítor Pereira tem aqui no blog, devia de ser um caso de estudo.
      No Porto foi campeão duas vezes com uma equipa de luxo, indiscutivelmente melhor que a do Benfica, na Europa fez-me passar a vergonha de ter sido eliminado pelo Apoel, na Taça de Portugal não chegou a Janeiro nas duas épocas.
      No Olympiakos ganhou, mas aí toda a gente é campeão, se fosse para lá o Manuel Machado ou o Cajuda também ganhavam com uma perna às costas, adiante.
      No Fenerbahçe voltaram a por-lhe nas mãos uma equipa de luxo com Diegos, Van Persies, Nanis, Markovics e mais uns quantos e o que é que ele faz? É humilhado pelo Shakhtar no play off da Champions, está em terceiro no campeonato a jogar um futebol miserável, e na Liga Europa levou 3 em casa do colosso Molde, enfim.

    • Joe Johnson
      Posted Outubro 28, 2015 at 7:03 pm

      Francisco A.

      Se o Sporting for campeão o Adrien sai facilmente por pelo 15M para um Mónaco;

    • Gonçalo R
      Posted Outubro 28, 2015 at 7:05 pm

      Equipa de luxo?! Indiscutivelmente melhor que a do Benfica?????

      Se pegares no que ele fez no estrangeiro não o quero, agora se pegares no que ele fez em portugal, quero. Foi o unico treinador até agora em pt a vergar o JJ taticamente, o que demonstra competencia. Além disso acho que tem pulso sem ser o rei do carisma.
      Depois as pessoas esquecem mas para mim não é coincidencia, o AVB saiu o VP ficou e o VP continuou a ganhar, o AVB não teve sucesso em mais lado nenhum. Ou vais dizer que ganhar no Zenit é um feito?(e mesmo assim esta época upa upa)
      O que eu não percebo é o odio que vejo de muitos portistas ao vp e depois a adoraçao ao AVB, quando o vp era braço direito do avb e quando o vp com planteis piores que os do avb, ganhou duas ligas sem ele, e com grandes registos estatisticos. Praticamente nunca perdeu a nivel nacional, é apenas por sorte?

    • Francisco A.
      Posted Outubro 28, 2015 at 7:06 pm

      The Monster, no 2º ano de VP o nosso plantel era uma vergonha. Sim, o 11 base era o melhor em Portugal, mas, não tínhamos banco. Não tivemos o Hulk.
      No 1º ano tinhamos o Hulk mas um Pl de jeito nem vê-lo, a não ser que aches o Jancko e Kleber grandes 9. Parte do plantel estava ressabiado por não ter saído no ano anterior.
      Rolando, Álvaro Pereira, Fucile, Guarín e mais uns.

      Achas que o Lopetegui é algum treinador de jeito? Ele desceu o Rayo Vallecano, treinou a cantera do Real Madrid e as seleções jovens de Espanha que tinham os melhores jovens e melhor equipa de Espanha. Isto é algum currículo para o treinador do Porto? E sim, eu já sei que vais falar do AVB, VP, Jesualdo e outros. Mas é que eles tinham conhecimento do futebol português e aprenderam com os melhores. Os processos de jogo, defensivo e ofensivo, com ou sem bola e muitos outros aspectos como a marcação de cantos e jogo interior, o Lopetegui nem sonha.

      Este Lopetegui é a maior vergonha que passou no FCP.

    • diogoribeiro
      Posted Outubro 28, 2015 at 7:11 pm

      O que aconteceu no Benfica foi o que aconteceu há dois anos no United. O mérito do treinador começou a ser atribuído em parte à estrutura do clube e pensou-se que mesmo sem um treinador de topo a estrutura e grandeza do clube acabaria por chegar para se ter sucesso.

      Dito isto, e apesar de não gostar dele como treinador, o Rui Vitória não merece que se esteja a pensar no seu substituto. O Benfica ainda está na taça, está numa boa posição na Champions e está a 8 pontos do Sporting e a 6 do Porto, mas com menos um jogo e já tendo jogado contra ambos (enquanto o Sporting e o Porto ainda não jogaram entre si).

      A não ser que se esteja a falar de uma alternativa claramente superior, mudar de treinador é normalmente um processo muito complicado e que acaba por desestabilizar mais o clube.

    • gonçalo Duarte
      Posted Outubro 28, 2015 at 7:16 pm

      Francisco A.
      O William vale 30 a brincar…
      Os clubes não compram a marca,compram a qualidade do jogador,ou a marca Santos é a assim tão boa que o Neymar valha 120M?

    • Zé Maria
      Posted Outubro 28, 2015 at 8:17 pm

      A marca Mónaco é ótima e por isso o Martial vale 80 M. Aliás o Mónaco está na Champions e tem tudo para ganhar títulos, como tem feito ultimamente.

    • Rodrigo Cruz
      Posted Outubro 28, 2015 at 8:40 pm

      Francisco A.
      Diz-me além do Gaitan quem é que poderia ir para um clube top da Europa ? E alem disso o gaitan também nao teria lugar em muitas equipas top da europa.

    • Francisco Xavier
      Posted Outubro 28, 2015 at 8:59 pm

      Joaquin, o Sporting ainda não ganhou nada? Ganhou um treinador, uma nova atitude e uma Supertaça… curiosamente, ao Benfica. Ou agora a Supertaça já não vale por não ter sido o Benfica a ganhá-la? Sejam humildes, deixem o clubismo de lado nas análises.

      Reformula lá a tua frase "o Sporting ainda não ganhou nada e o Benfica ainda não perdeu nada…"

    • Diogo Ferreira
      Posted Outubro 29, 2015 at 2:23 am

      Kafka como transferir as tuas ideas para a cabeça do Vieira ?

  • Gonçalo R
    Posted Outubro 28, 2015 at 5:29 pm

    Kafka o nosso problema é grave, porque vai além, MUITO além do Rui Vitoria. O nosso presidente é que escolhe os treinadores, além do JJ em quem mais é que ele acertou para o cargo? Ou seja para mim mesmo que saia o RV, vai entrar outro que também não serve, isto sendo realista. Sendo optimista espero que haja um milagrezito.

    • Kafka I
      Posted Outubro 28, 2015 at 5:41 pm

      Subscrevo

    • S.L.Benfica
      Posted Outubro 28, 2015 at 7:09 pm

      Quem escolheu o Quique não foi o Rui Costa? Já agora, quem é que escolheu o Trapatonni?

    • João André Pedrosa
      Posted Outubro 28, 2015 at 7:52 pm

      Tudo bem que pode não ter acertado praticamente vez nenhuma, mas ainda acredito que RV se irá safar bem, temos que ver que lhe estão a pedir muito sem lhe darem as melhores condições… Má pré-época, pausa no campeonato na nossa melhor fase e jogadores sem corresponderem/fazerem o que sabem! Silvio e Eliseu são maus demais e quando o Jardel, que eu até gosto, é o melhor, meu Deus! Depois André Almeida e Samaris são os melhores dentro dos "elegíveis", visto que Cristante quando jogou nao mostrou entrega e não sei até que ponto Renato Sanches ou joão Carvalho já estão prontos. Depois Jonas sempre desapareceu nos jogos grandes e as outras opções ainda não mostraram ser grandes mais valias… Mitroglou falha muito e Jimenez ainda não entrou bem na equipa. Salva-se JC que no derbi foi mau, Gaitan e Gonçalo Guedes, isto além do jardel. E quando o sporting sem fazer muito faz 3 ataques e 3 golos é difícil… Mas pronto, acho mesmo que o Benfica irá melhorar.

      E já agora, há outro treinador em quem se acertou e que eu gostava muito de voltar a ver no banco do glorioso e ele é Ronald Koeman! Gostava muito de o ver de novo aqui!

    • Gonçalo R
      Posted Outubro 28, 2015 at 8:17 pm

      SLBenfica
      Estas a querer dizer que o Vieira acertou no Trapatonni? Campeão com quase 10 derrotas e um futebol sofrivel? Acertamos foi na sorte dos outros fazerem pior.

    • Gonçalo R
      Posted Outubro 28, 2015 at 8:19 pm

      João, sim de facto esqueci-me do Koeman, é um bom treinador mas se vamos pelo sucesso que os treinadores tiveram fora do Benfica, então o Vieira acertou no Mourinho também xD

    • RREB
      Posted Outubro 28, 2015 at 8:32 pm

      João André, concordo cm a tua visão, mas discordo pois o Cristante quando jogou mostrou qualidade.
      O Koeman teve o problema de no Benfica ter um plantel limitado e para ele a Champions era muito mais importante que o campeonato, fez grande campanha eliminando o campeão e só perdendo por pouco com o vencedor dessa edição.

    • João André Pedrosa
      Posted Outubro 28, 2015 at 10:14 pm

      Ok Gonçalo, o Koeman pode não ter tido grande sucesso no que toca a títulos, mas que jogávamos bem lá isso jogávamos. Faltou alguma continuidade e melhor equipa. Agora não vamos exagerar e falar no Mourinho. Essa "aposta" ainda tenho encravada!

      RREB, de facto tens razão, para o Koeman a Champions estava em primeiro o que levou a menor sucesso nacional. Mas temos que ver que se jogava bem com ele, por acaso gostava muito. Ah e em relação ao Cristante ainda, admito que tem muita, mesmo muita, qualidade, qualquer um repara nisso, então aqueles passes longos são uma delícia de assistir, agora acho é que lhe pode faltar alguma intensidade, principalmente se olharem para ele não tanto como 8 mas mais como 6, o que a mim me parece um erro descomunal! Tudo bem que dali poderia sair um Pirlo, não comparo os dois pois Cristante ainda tem muito que crescer mas tem potencial, mas é muito difícil criar condições para tal. Agora uma dupla Samaris-Cristante agradava-me e muito! Isso e começar a jogar com referência ofensiva e um 10 atrás, Djuricic que para mim dá um gosto imenso de ver jogar.

    • sotôr
      Posted Outubro 29, 2015 at 12:49 am

      Olá,

      Muito bom artigo. Com poucos floreados e sucinto (tal como eu gosto) :).

      Quem acertou no Mourinho foi o Vale e Azevedo… pasme-se… E quem escolheu o Trapattoni, cheira-me a José Veiga :).

      Um abraço

  • Pedro Barata
    Posted Outubro 28, 2015 at 5:36 pm

    Grande texto, gostei muito, até porque sou fã de Azeitonas e o início está cheio de referências à Banda, bem como o título.

    Quanto ao conteúdo, foca muito bem aspectos relevantes daquela que é a principal arma do Sporting: Jorge Jesus. A sua entrada pode ter sido um marco de viragem, e para já as perspectivas são animadoras. Chama-me especialmente à atenção a forma como a baixa de Carrillo está a ser contornada com a colocação de João Mário, levando a um futebol mais pausado e de toque do que o habitual no treinador.

    Por outro lado, o seu recente ascendente em clássicos é notável, bem como o "baile" que tem dado a Rui Vitória, sem argumentos para o contrariar.

  • Nickles
    Posted Outubro 28, 2015 at 5:36 pm

    Estão a elevar o Jorge Jesus a um estatuto que ele não esta, nem de perto. As duas ultimas vitorias no campeonato, foram contra duas equipas que estão a jogar pessimamente mal:

    O V. Guimaraes esta a fazer a pior época dos últimos anos. O lugar que ocupam na Liga diz tudo. A taça de Portugal já era e neste momento ganhar-lhes 5-1 em casa parece mais do que aquilo que realmente é.

    O Benfica é uma equipa que depende de um e um só jogador. Um jogo menos bom do "magico" e não existe Benfica em campo. Com Rui Vitoria, é bola para frente e quem marcar marcou. O 0-3 na Luz é sempre de se enaltecer, pois é um derby que vale 6 pontos. Mas será mais mérito de Jesus ou demérito deste Benfica de Rui Vitoria? Na Turquia só não houve goleada graças a um enorme Julio Cesar. Contra o Vianense, o "Imperador" voltou a evitar um escândalo. O Benfica joga mal, não existe uma movimentação, uma desmarcação, nada que se aproveite! Jorge Jesus é 10 vezes mais treinador que o Ruizinho.
    Agora o Sporting ganhou, e ganhou bem, porque aproveitou as inúmeras falhas defensivas adversarias. Remates a golo o Sporting fez 4, 3 entraram.

    Claro que o JJ tem mérito, mas mais que mérito, tem toda a imprensa nacional do lado dele. É um treinador com personalidade que só serve para consumo interno. Os russo que o digam.

    • Francisco Xavier
      Posted Outubro 28, 2015 at 9:02 pm

      Nickles, e porque é que aconteceram essas inúmeras falhas defensivas? Achas que o Sporting deixou o Benfica jogar? O Benfica não jogou sozinho.

  • Unknown
    Posted Outubro 28, 2015 at 5:43 pm

    Muito Bem escrito. Adorei o texto

    Parabens!

  • Nuno Silva
    Posted Outubro 28, 2015 at 5:55 pm

    Acho que o que ele errou no Benfica foi muito positivo para o crescimento dele.
    Tal como acredito que o Mourinho vai aprender e evoluir.
    É com os erros que se aprendem.
    Apesar de não ter o melhor plantel, o facto do porto ser instável e o RV não mostrar argumentos pode fazer os Sportinguistas sonhar.
    Veremos o futuro

  • João S
    Posted Outubro 28, 2015 at 5:56 pm

    Acho que o Liedson tinha um jogo de cabeça tão bom ou melhor que o Slimani. Possivelmente não se destacava tanto porque marcava de todas as maneiras e feitios :)

    • diogoribeiro
      Posted Outubro 28, 2015 at 6:24 pm

      A altura do Simani e a força que consegue pôr na bola são superiores ao Liedson, por isso considero o Slimani melhor neste aspeto. Como a movimentação do Liedson era melhor aparecia muitas vezes sozinho no sítio certo o que aumentava o número de golos de cabeça. Em termos de colocação da bola com a cabeça, o Liedson era ligeiramente superior.

      Basicamente, para mim, o Slimani é o melhor "cabeceador" mas o Liedson tinha melhor jogo de área

    • André Cruz
      Posted Outubro 28, 2015 at 6:30 pm

      Vinha aqui fazer um comentário igual ao teu. Isso mesmo, depois de Jardel, o Sporting teve Liedson com um belo jogo de cabeça.

    • RREB
      Posted Outubro 28, 2015 at 8:34 pm

      Sou benfiquista mas o Liedson versão Sporting excepto última época era magnifico, um verdadeiro rato de área, por vezes lembrava-me o Inzaghi na forma como a bola entrava e ia ter com ele.

  • Anónimo
    Posted Outubro 28, 2015 at 6:12 pm

    Abril de 2007 – SLB-SCP na Luz,,1-1 o jogo em que provávelmente Paulo Bento e Fernando Santos (por medo) deram o titulo ao FCP (isso.. e outras coisas..)..

    1º.minuto – centro de Abel (salvo erro) e Liedson fuzila de cabeça Quim. Um golo que nunca esquecerei.

    Pedro Borges

  • diogoribeiro
    Posted Outubro 28, 2015 at 6:13 pm

    O Sporting ainda tem muitos problemas a resolver e na minha opinião, com as últimas duas vitórias muita gente se está a esquecer que os problemas estão longe de estar resolvidos.

    Ruiz e J.Mário resultaram frente ao Benfica mas não os quero ver a jogar ambos nas alas frente ao Estoril por exemplo. São excelentes em posse e caso o Sporting esteja a vencer são perfeitos para controlar o jogo com a bola. Mas falta claramente um desequilibrador nas alas e nem Gelson, nem Mané, nem Matheus são a solução. Vai haver jogos em que os adversários não cometem nenhum erro e é necessário criar algo do nada. O Slimani não pode sempre resolver de cabeça.

    A lateral direita e as bolas paradas ofensivas também preocupam.

    Futebolísticamente falando, em relação ao ano passado não vejo praticamente nenhuma melhoria tirando a abordagem ao jogo com o Benfica. Mentalmente a equipa está muito mais estável e algumas vitórias "feias" que não teriam acontecido no ano passado são o que faz a diferença. A única coisa que me faz acreditar que é possível chegar ao título é que o Porto e o Benfica atualmente ainda estão piores. E mesmo assim, ainda considero o terceiro lugar mais provável que o primeiro.

    • João S
      Posted Outubro 28, 2015 at 6:53 pm

      Estou de acordo que continua a faltar um extremo ou 2 tipo Carrillo, apesar de achar que esses 3 que disseste que não servem, com tempo e treino podem vir a servir.

      Falando da mentalidade, o Sporting no ano passado perdeu vários pontos depois de ter estado em vantagem. Não sei precisar mas lembro-me que em vários jogos chegámos à vantagem e logo a seguir sofremos (nos malogrados empates em Alvalade para a Liga se não me engano). Podemos dizer que isso já aconteceu este ano (empate para a Liga com o Paços se não me engano, e CSKA na Rússia), no entanto acho que estamos melhores, e que isso tem o dedo do JJ. Por exemplo na Luz não vacilámos depois de estar em vantagem, como deste a entender.

    • Rui Amaral
      Posted Outubro 28, 2015 at 8:18 pm

      melhor cometário de todo o artigo !

      concordo na integra … Sou Sportinguista

      continuam a haver 3 problemas

      – lateral direito
      – Desiquilibrador de ala (PRIORITÁRIO! e de preferencia 2)
      – Jogador de médo campo que faça a diferença (menos prioritário mas a olharmos para o plantel quem do meio campo resolve jogos como faz por exemplo Slimani ou Carrillo fazia ? )

  • SCP SEMPRE-28
    Posted Outubro 28, 2015 at 6:28 pm

    Benfiquistas tenham calma. Vão passar esta fase menos boa. O Rui Vitória é bom treinador dêem tempo ao homem pelo menos até a época terminar para fazer uma avaliação. Uma troca de treinadores só trará mais desestabilização. O Benfica está em oitavo mas com menos um jogo, ganhando aquele passará imediatamente para as posições cimeiras. Acalmem-se.

  • Rummenige
    Posted Outubro 28, 2015 at 6:43 pm

    Cada vez que ha um post sobre jj fico sempre muito confuso, desta feita queria fazer uma pergunta sem maldade nenhuma e sem querer picar ninguem, e queria que respondessem sem "cor". Estes ultimos anos apregou-se que o Benfica ganhou com ajudas dos arbitros, desde que jj mudou-se diz-se que é mestre e ganhou campeonatos com mestria, sem nunca retirar o merito aos arbitros…. O problema é que as grandes conquistas do jj coincidem com os ganhos do apito por parte do Benfica. Afinal como funciona isto, mérito de quem?

  • Anónimo
    Posted Outubro 28, 2015 at 7:28 pm

    Primeiro queria dar merecido reconhecimento pela vitória do SCP na Luz, no entanto, não deslumbrou (nem o fez sequer esta época) nem fez uma exibição superlativa. Infelizmente, o demérito do SLB é que foi largamente decisivo.
    Depois, constatar que realmente futebol é momento e como as pessoas se deixam levar numa onda de euforia ou depressão facilmente. Ponto assente, para mim pelo menos, Jorge Jesus não é nem nunca foi (já enquanto treinador na Luz tinha esta opinião) um grande treinador, no geral pelo menos. Trabalha acima da média o posicionamento e transição defensiva, mas fica-se por aí. É um bom treinador? Claro que sim, mas com claras limitações que não lhe permitem por exemplo tentar campeonatos mais exigentes. Depois, na Europa provou zero!!! (ah e tal as duas finais da Liga Eurapa, só esteve lá porque foi humilhado na Champions e mesmo assim perdeu as duas) Na Champions falhou quase sempre em toda a linha e, sendo verdade que tem 3 campeonatos nacionais ganhos com planteis extremamente qualificados (a conversa de que o SLB tinha plantel fraco o ano passado é mito para mim), perdeu pelo menos 2 de forma clamorosa e contra um FCP algo fragilizado. No entanto, como o adepto português gosta é de uma boa peixeirada e alguns estão se nas tintas para o fair-play e, estando uma dupla de "cozinheiros" em Alvalade especialistas em caldeirada de peixe, JJ e BdC, não falta bajulação e se calhar com direito a estátua e tudo.
    Quanto ao dérbi, nem o Sporting é a melhor equipa em Portugal depois de ter ganho e onde tudo funciona perfeitamente, nem o SLB está morto e prestes a ser enterrado (como tanto anti-benfiqui… desculpem sportiguista diz por aqui).
    Quem pensava que após 6 anos com o mesmo treinador, e um carismático (seja para o mal ou para o bem), este ano não iria ser extremamente díficil e possivelmente de transição, então não está muito atento ao que se passa no futebol. Aconteceu ao Man United pós Ferguson, ao Barça depois de Guardiola (ter Messi ajudou!). Ainda para mais com o péssimo planeamento da época do Benfica, aqui muitas responsabilidades da Direcção, a pré-época, as apostas arriscadas em Carcela e Taarabt, muitas contratações sem nexo nem proveito, etc. Agora culpar exclusivamente Rui Vitória pelo começo fraquinho de época é muito injusto! Um homem que aliás tinha melhor currículo que JJ à chegada à Luz (uma taça pelo Vitória, contra o Benfica de… JJ). Agora RV é um super-treinador? Não, tem as suas limitações evidentes. Mas pela qualidade humana e postura que apresenta (discurso com respeito e serenidade não equivalente a fraqueza!) e sua capacidade de transformar fraquezas em forças como demonstrou em Guimarães vou ter retorno desportivo, no entanto é preciso alguma paciência e perceber o contexto da sua chegada ao SLB (seria um grande desafio para qualquer treinador). Por isso tem o meu apoio, no entanto é preciso melhorar e mostrar mais confiança, até porque prefiro alguém com valores e sério à frente do meu clube do que o que tínhamos dantes um bully (que nos deu alegrias é certos mas nos fez passar muitos embaraços para dizer no mínimo).

    Por isso vamos ver como isto acaba este ano e logo celebramos quem merecer!

    Knox_oTal

  • Anónimo
    Posted Outubro 28, 2015 at 8:54 pm

    Primeiro, o Rui vitoria tão cedo não sai do Benfica porque o Vieira acredita plenamente nele, por causa do projecto da formação, e no passado já vimos que ele quando acredita em alguém não tem medo de apostar nessa pessoa, como aconteceu quando o Vieira renovou com o Jesus, na época em que ele perdeu os 3 títulos.E eu apoio a continuidade do treinador.
    Eu acho que o problema não é o treinador, mas sim plantel que é demasiado curto, porque falta um MC(poderá ser por causa desta lacuna que o Jonas não rende tanto nos jogos grandes, porque não tem ninguém com capcidae para transportar a bola para a sua zona e ele é incapaz de a ir buscar tão atrás no terreno), um lateral esquerdo, um substuto a altura para a lateral direita, um defesa central, e um extremo, Ou seja quatro posições que é bastante significativo. E sim o treinador ainda não está preparado ter sucesso com uma equipa tão limitada, o próprio Jesus só na ultima época é que mostrou competência para ter sucesso com uma equipa com estas limitações, porque ele sempre teve equipas com grande qualidade.
    Tiago M

Deixa um comentário