Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Aston Villa tem acordo para comprar 46% das ações do Vit. Guimarães

É este o futuro dos clubes portugueses? Já tinha acontecido o mesmo com o SC Braga.

O Aston Villa anunciou que o seu proprietário, a empresa V Sports, vai entrar em cena para comprar «46 por cento das ações» do Vitória SC, atual quinto classificado da Liga Bwin. Também os vimaranenses confirmaram o acordo, esclarecendo que o grupo liderado por Nassef Sawiris “já chegou a um princípio de acordo com António Miguel Cardoso para a compra de 46% das ações da SAD por 5,5 milhões de euros. Esta operação está pendente de aprovação dos associados em Assembleia Geral (a agendar brevemente), conforme compromisso eleitoral assumido pelo Presidente do Clube, sem prejuízo de, até à data da Reunião Magna, se realizarem sessões de esclarecimento sobre o tema. A validação associativa desta operação mantém o Vitória SC como acionista maioritário da sociedade desportiva (apenas 3,16% do capital social está disperso por pequenos acionistas), sendo que o Conselho de Administração passará a ser composto por três administradores da Vitória Sport Clube, Futebol SAD e dois afetos ao fundo V Sports S.C.S. Em resultado do pré-acordo estabelecido, o futuro parceiro da SAD suportará o investimento de dois milhões de euros em infraestruturas, a aplicar em dois anos, tornando ainda possível uma linha de crédito até 20 milhões de euros, com taxa de juro sob condições preferenciais”.

35 Comentários

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Fevereiro 14, 2023 at 10:26 pm

    Se os clubes em Portugal, nomeadamente os três grandes, quiserem ser ainda mais competitivos em qualquer competição europeia e segurar os Enzos, os Porros, os Nunos Mendes, os Vitinhas ou os Matheus Nunes terão que abrir portas á entrada de um investidor estrangeiro, isto claro desde que os sócios aprovem em Assembleia Geral.

    E além de poderem segurar os melhores jogadores, contratar melhores jogadores e serem mais competitivos lá fora, poderiam também melhorar ainda mais as suas infraestruturas.

    Saudações Leoninas ?

    • Syd Barrett
      Posted Fevereiro 15, 2023 at 2:52 am

      Vão avaliar negativamente o teu comentário, mas depois elogiam a competitividade da Premier league. Não tenho números concretos mas acredito que a grande maioria ( se não todos) os clubes da Premier tenham dono. Aliás até na 2a e 3a divisão isso acontece. E depois questionam se o porquê da liga italiana já não ser a melhor como era nos anos 90 e a espanhola posteriormente. Claro que não faltam exemplos de projetos que correram mal ( Aves vem logo à cabeça), mas se estas parcerias de Vitória e Braga correrem bem, a liga pode ganhar muito com isso. ( Mais dinheiro investido, melhores jogadores e salários, maior retenção de jogadores, melhor nível de jogo e consequentemente melhores prestações europeias e uma liga mais “exportável”.)

    • Diogo Moura
      Posted Fevereiro 15, 2023 at 6:26 am

      Depois acontece como no Valencia/Mónaco/Málaga, etc. Quando esses mesmos investidores se lembram que já não querem meter mais dinheiro e querem o seu lucro de volta, toda a vender tudo ao desbarato e deixam o clube na ruína. Os clubes são dos sócios, ponto final.

      • Christian "Chucho" Benítez
        Posted Fevereiro 15, 2023 at 8:24 am

        Diogo,

        Mas lá porque existiram projetos fracassados como o AS Mónaco, Valência e Málaga não quer dizer que isso vá acontecer no futebol português. Se estas parcerias de Braga e Vitória correrem bem, o futebol português terá muito a ganhar. Não podemos ter mentalidade quadrada de não querer investidores nos clubes.

        Mas tal como eu disse no meu comentário, a entrada de investidores teria de passar pela aprovação dos sócios em Assembleia Geral. E tendo em conta que os sócios/adeptos querem títulos e bons jogadores facilmente seria aprovada.

        Saudações Leoninas ?

        • kurt
          Posted Fevereiro 15, 2023 at 10:36 am

          “não quer dizer que vá acontecer no futebol português” só assim por acaso o que mais temos é exemplos disso…. Belenenses, Aves, Leiria, Beira Mar, Olhanense, Rio Maior, Oliveirense, Cova da Piedade, entre muitos outros.

          • Christian "Chucho" Benítez
            Posted Fevereiro 15, 2023 at 10:55 am

            kurt,

            Mas se o investidor for sério, e essa avaliação compete aos dirigentes dos clubes, os clubes e o próprio futebol português só tem a ganhar com isso.

            Esses clubes todos tinham investidores de caráter duvidoso, mas isso não quer dizer que sejam todos os investidores assim.

            Saudações Leoninas ?

            • MiguelCosta
              Posted Fevereiro 15, 2023 at 7:08 pm

              Claro.
              Aproveitam para te dar exemplos de clubes portugueses que se meteram na brincadeira dos investimentos e que correu bastante mal e a tua resposta é esta.
              No teu mundo imaginário e perfeito a solução é simples e nunca ninguém se tinha lembrado dela: escolham e decidam bem.

              O problema não é, na sua maioria, o facto dos investidores parecerem minimamente sérios e fazerem mil e uma promessas, focando-se no problema maior do respetivo clube.
              O problema destes clubes todos foi que as suas direções e adeptos era tudo uma cambada de incompetentes e ignorantes.
              Afinal de contas, segundo o Estigarribia, dá para perceber a milhas quem tem caráter duvidoso ou não.
              Dá para adivinhar a milhas quem é que, passado 5 anos, vai querer continuar a investir numa liga ou num clube que não dá os lucros que se achava que ia trazer.

              É fácil arranjar investidores nas ligas top5 porque rende e são ligas de interesse.
              Fora de Portugal, ninguém tem interesse em investir no tugão de maneira séria. Se assim fosse, não ias ter tanto exemplo que correu mal. O mundo não é assim tão simples como tu gostas de dar a entender.

  • Lumago
    Posted Fevereiro 14, 2023 at 11:09 pm

    Portanto o Vitória como clube não chega a valer 15 milhões sequer?
    Avaliação estranha

  • lipe
    Posted Fevereiro 15, 2023 at 12:24 am

    Muito interessante.

    Como adepto do Braga estaria a mentir de dissesse que não me agrada ver o meu clube melhor que os rivais depois de décadas e décadas de ser consideravelmente inferior, mas ao mesmo tempo, nunca quis nem hei de querer um Vitória fraquinho e pequenino.

    Bons clubes precisam de bons rivais e adoro que o nosso sejam estes gajos.

    • Sede de vencer
      Posted Fevereiro 15, 2023 at 6:03 pm

      Lipe,

      Já não é a primeira vez que demonstra um certo respeito (ia escrever carinho eh eh eh…) pelo meu Vitória.

      Gostava que o passar da idade me trouxesse essa sua costela desportiva.

      • lipe
        Posted Fevereiro 15, 2023 at 8:02 pm

        Carinho nunca, obviamente, mas respeito sim. É muito mais o que nos une do que o que nos separa, para além disso, Braga e Guimarães são duas cidades com uma relação, digamos, especial.

        Tenho consciência de que do outro lado estão pessoas como eu, que sentem o seu clube como eu, que só querem o melhor para ele e que, ao contrário de mim, não têm sido presenteadas com uma gestão do clube que amam condizente com aquilo que merecem.
        Sei que nada é eterno e que um dia o Braga pode perfeitamente voltar ao que era até há uns 20 anos atrás e o Vitória voltar ao que foi durante muito tempo.

        Dum ponto de vista mais racional, é por demais evidente que depois de nós o Vitória é o clube com mais potencial e condições para ser uma força extra-grandes, o que seria ótimo para o futebol português.
        E em relação à rivalidade: tem muito mais piada ganhar a um rival forte e em bom estado do que a um rival enfraquecido e mal gerido. Estas duas décadas de desequilíbrio foram boas pra equilibrar o “score”, que estava bem a vosso favor, mas já chega.

  • Sede de vencer
    Posted Fevereiro 15, 2023 at 6:40 am

    Isto não é uma regra 3 simples.
    O Vitória não está necessariamente avaliado em 12M.

    Diria que estará bem perto dos 20M – e isto sem considerar os 2M de investimento em infraestruturas, que não percebi de que bolso sai e se haverá reembolso.

    Porquê 20M? Fácil. Porque nestas situações existe o chamado prémio de maioria. O comprador paga tanto mais quanto mais perto dos 50% da sociedade comprar. Este efeito é tanto mais verdadeiro quanto mais longe dos 50% comprar.

    Daí que não se possa estabelecer uma relação de 1 para 1 entre o valor pago e a valorização total do activo.
    Neste caso, o todo é maior do que a soma das partes minoritárias.

    Para quem tem dúvidas, existe um raciocínio semelhante: a dosagem de 1 medicamento tem, digamos, 1mg do composto x. No entanto, nada nos garante que meio medicamento terá 0,05mg.
    Temos uma expectativa que meio medicamento tenha dosagem inferior a um inteiro, mas desconhecemos a distribuição da substância ao longo do medicamento.

    Posto isto, seria importante perceber a questão dos 2M alocados às infraestruturas e, ainda no mesmo capítulo, tentar permutar os terrenos da Unidade – nosso complexo desportivo – para localização nos arredores da cidade (ou até em concelhos vizinhos, como Fafe).

    Para quem não sabe, a Unidade não dispõe de qualquer privacidade. Diz-se que o Jorge Mendes terá um apartamento com vista privilegiada para os campos.
    Além do mais, não confere tranquilidade aos atletas.

    Assim, mais do que injecção financeira para reforços, seria bem mais importante a questão do complexo desportivo.

    Quanto ao negócio em si, nada podemos dizer. As informações são parcas e existem alguns boatos.

    Eu sou do Vitória. Gosto de ganhar, mas gosto mais do Vitória.

    Não sou naif, sei que os tempos mudaram, mas espero que o Cardoso esclareça totalmente os sócios. Que a decisão dos soberanos seja tomada após o esclarecimento de todas as dúvidas apresentadas.

    Que os nossos se informem, que estejam abertos à mudança e que não boicotem os esclarecimentos prestados – este é o meu desejo para os verdadeiros donos do Vitória.

    Quanto à minha opinião pessoal: ao dia de hoje, com a informação disponível, percebendo que não há almoços grátis, inclino-me para o não.

    • João Ribeiro
      Posted Fevereiro 15, 2023 at 9:12 am

      Não sei se o Jorge Mendes tem casa ou não mas de relembrar que no tempo de Luís Castro, em vésperas de jogo contra o Rio Ave, um indivíduo que estava a estagiar com a equipa técnica dos vilacondenses foi apanhado num desses apartamentos a espiar o treino do Vitória, fazendo gravações de vídeo dos mesmos.

  • João Ribeiro
    Posted Fevereiro 15, 2023 at 8:49 am

    Não é o futuro dos clubes portugueses mas sim o presente. Dos clubes presentes na Liga Sabseg e Liga 3 já são uma maioria os que têm investidores e na Liga Bwin deve ser meio por meio.

    Quanto a esta notícia, ainda carece de muita falta de informação, mas parece-me que a única forma do clube ter salvação é desta forma. Temos todas as receitas antecipadas até 2025, pelo que serão mais 2 anos onde a nossa única fonte de rendimento é via transferências de jogadores, dos quais são necessários 20M por temporada para conseguirmos formar orçamentos competitivos. Se o Vitória se quer manter, pelo menos, no nível que tem apresentado, é indispensável a entrada de investidores.

    Pelo que, para já, se sabe deste negócio, parece-me que se trata da tal “almofada” que António Miguel Cardoso falava na campanha. Entram 5.5M no imediato, são investidos 2M em infraestruturas (pelo que percebi financiado pela V Sport) e possibilidade de abertura de um crédito de 20M, ou seja, um empréstimo até 20M na prática. O que para já concluo é que esta entrada da V Sport na SAD serve apenas, nesta fase, para garantir que o Vitória até 2025 sobrevive e ficam com perspetivas de ter no clube um parceiro para longo prazo. Por isso, convém que os sócios do Vitória não comecem a achar que é a salvação e que é uma alavancagem para o clube porque, nesta fase, não se tratará disso.

    Fico é curioso com a entrada de 2 administradores na SAD e que consequências práticas isso trará ao funcionamento do clube. Fico a aguardar, ansiosamente, pelas tais sessões de esclarecimento e pela Assembleia, porque a entrada de investimento não pode ser feita a todo o custo.

    • Sede de vencer
      Posted Fevereiro 15, 2023 at 12:14 pm

      João,

      Essa dos 20M por época é uma caixa de pandora.

      Se forem 20M de mais valias, o esforço exigido é brutal – e relembro que a dispensa dos miúdos trocados com o porto, mas altamente inflacionados, implicará, necessariamente, o reconhecimento de perdas brutais.

      Se for “apenas” de receita, então estou relativamente tranquilo – relativamente!

      Assim de repente, ocorrem-me diversos activos externos (não detidos por nós) que nos poderão render quantias simpáticas – quer em percentagens que ainda detemos, quer pelo mecanismo de solidariedade.

      Dou como exemplo o André Almeida, Edwards, Tapsoba, Raphinha, Ricardo (Leicester), Otávio, Al-Musrati, Rochinha, Lyle Foster (caso tenha sucesso no Burnley).

      E não considerei nenhum dos miúdos com quem rescindimos mas cuja percentagem do passe mantemos. Nem o caso de atletas como o Gui.

      Como podes evitar a obrigação de aumentar a receita em caso de redução de gastos, julgo ser premente a saída de jogadores caros como o André André – com muita pena minha.

      Em todo o caso, tudo dependerá, em última instância, de quanto tempo necessitaremos de 20M por ano.

      (Suponho receitas uefeiras perto do zero).

      • João Ribeiro
        Posted Fevereiro 15, 2023 at 12:41 pm

        A ideia que fiquei tanto de declarações do atual presidente do Vitória como do suposto plano de reestruturação do anterior presidente é que esses 20M são de mais valias.

      • João Ribeiro
        Posted Fevereiro 15, 2023 at 12:45 pm

        E esses 20M por época serão até 2025, baseado naquilo que interpretei do que foi dito.

  • Gato das Bolas
    Posted Fevereiro 15, 2023 at 9:17 am

    5.5M? Mais do que isso deu o Vitória SC ao FC Porto por um jogador júnior :)

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 15, 2023 at 10:20 am

    Investir em infraestruturas? O Vitória não tem a totalidade do estádio e do novo centro de treinos e academia de formação?

    Deveriam era investir em maior captação, acompanhamento e triagem de atletas em idade formativa e reforçar o investimento em equipas técnicas profissionais de forma a conseguirem formar para vender.

    Só assim os clubes portugueses poderão sobreviver no futuro.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Fevereiro 15, 2023 at 10:39 am

    Só 5.5M?? Fogo, para isso mais vale pedirem ao Porto para contratar outro junior por 11M como fizeram antes.. que noobs

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 15, 2023 at 5:12 pm
    1. Como adepto de futebol em PT acho que so teremos a ganhar com a subida de clubes como Braga e Vitoria para outro patamar. Desse ponto de vista, acho positivo.
    2. Engracadissimo ver como aqueles que defendem coisas estapafurdias como “partilha de passes com os grandes e mau e subserviencia”, mas ser comprado ja e bom, e servir para entreposto e negocios de jogadores ciomo incubadora para outros clubes ja e tranquilo.
    3. E um clube conhecido essencialmente por representar a sua cidade e ter adeptos fieis. Acho particularmente ironico se for o primeiro a ser comandado por “um outro alguem que chega de para quedas com dinheiro num saco”.
    • João Ribeiro
      Posted Fevereiro 15, 2023 at 6:47 pm

      Não sei qual é a dificuldade de perceber que o Vitória continuará a ter maioria da SAD e a ser dono do seu destino… isto se os sócios aprovarem este investimento.

      Não sei também como chegas à conclusão que o Vitória passará a ser uma incubadora ou um entreposto de negócios. É porque no título da notícia diz que é o Aston Villa que tem o acordo? É que se for até concordo que o título é enganador uma vez que quem apresenta a proposta é o fundo detentor do clube e não o clube em si. Para tal basta ler o resto da notícia e não só as gordas. Para o resto das conclusões, nem sequer os próprios sócios sabem os contornos desta proposta, mas tu já estás esclarecido. Não queres partilhar aqui o que sabes?

      • Mantorras
        Posted Fevereiro 16, 2023 at 1:05 pm

        Acho que estas com muita vontade em intrepretar isto como conclusoes. Eu estou a deixar tudo no ar, tal como a noticia. Estou a assumir que investimentos nao sao feitos por bolachas e fotografias de equipa perto de um castelo, logo deve ser para ganharem algo com isso. Nao sei, e as hipoteses sao puramente lucro ou preparar jogadores para.

        Atencao que em momento algum eu digo que sera assim ou assado, ou que sendo assim sera obrigatoriamente mau. O Vitoria pode ter um plantel muito melhor e fazer melhor e servir de trampolim para outros clubes, e desse ponto de vista sera na mesma positivo para o clube.

        No entanto, sendo um clube com uma identidade tao forte, e nao estou a ser ironico, numa cidade onde se partem as casas dos outros clubes uma semana depois de serem feitas porque “ali e so Vitoria”, acho ironico se forem por esse caminho. Estou no meu direito, sinceramente.

        • João Ribeiro
          Posted Fevereiro 16, 2023 at 2:58 pm

          Ah ok… Quiseste “deixar tudo no ar” mas já a tentar mandar umas bujardas sabe-se lá a quem e para onde… Dom Quixote não faria melhor…

          Em relação ao “caminho” que falas, continuas sem dizer que caminho é esse e como achas irónico o Vitória segui-lo. Vou assumir que és minimamente informado e que saibas que o Vitória até 2021 não era maioritário na própria SAD como o é atualmente e como continuará a ser… Se não o sabias, começas a perceber então o quão ao lado te está a sair esse teu momento kafkiano.

          • Mantorras
            Posted Fevereiro 16, 2023 at 4:33 pm

            Amigo Joao, tenho apreco pelos teus comentarios e nao me parecem horas de andar com ataques pessoais.

            No comentario inicial insinuei coisas? Sim, e relendo, achar que aquilo era para ser contundente nao e sequer sensato. Sim, esta inclusive escrito de forma explicitamente especulativa, por exemplo, and I quote, em relacao a entrada de investidores, “acho particularmente ironico SE for”…

            Nao te respondi a dizer isso para me defender de nada. Ja me retratei e desculpei inumeras vezes, nao me aflige minimamente, mas sou incapaz de dar o braco a “torcer” so porque sim e ficares feliz. Diz-me, por favor, se tudo espremido, do meu comentario inicial, ves algo mais que “seria ironico ver um dos clubes mais emblematicos em termos de identidade ser manietado por investidores e servir de trampolim ou de entreposto de negocios”? (A historia das partilhas de passe foi uma discussao com outros users)

            Se vires mais, explica-me por favor, o que e, exactamente, e baseado em que parte daquilo que esta escrito. Talez fosse um bom comeco para inicio de argumento.

            Tendo em conta o quao ofendido me pareces, acho que deves ter visto o meu comentario inicial como provocador. Se foi isso peco desculpa. Tenho a atenuante de, mesmo relendo, ver que tive cuidado a escrever para nao ofender ninguem verdadeiramente. Ou seja, pode ter tom provocatorio, mas com os “achos” e “ses” no sitio certo.

            Na resposta, quando tentei clarificar, e nao vejas tambem isto como provocacao, mas tento dizer que “nao acredito no pai natal” (e so uma expressao que explica bem o que quero dizer, por isso utilizo, nao e para “tirar ninguem do serio”). Sem materia para sustentar, refiro que quando falamos em entrada de investidores, EU assumo que nao entram para socializar, imagino que entrem para ganhar a) dinheiro b) um clube para preparar jogadores para outro patamar e servir como “negocio”.

            Mais uma vez, estou a especular. Uma mao cheia de nada? Obvio, mas podemos colocar hipoteses. Os contornos que as coisas tomariam sao incertos e nao faltam exemplos de “acordos” (os meus preferidos sao parcerias publico privadas) que raramente comecam onde depois terminam. A entrada de investidores nao termina, necessariamente, da forma que comeca, e tambem convem referir que uma coisa e “no papel” e outra “na pratica”.

            Mais uma vez, nao estou a dizer que seja, apenas que pode ser. Estou a especular, puramente, mas tudo aquilo que pode ser…

            Ah, e ressalva das ressalvas, eu so disse que acharia ironico, nao disse nem bem nem mal, concretamente, e na resposta referi que MESMO um acordo com contornos, e vou colocar assim para ser mais claro, embora existam as devidas distancias obvias, clube satelite, nao deixa de ser possivel ser algo positivo para o Vitoria(!) e resultar muito bem. E nao deixa mesmo!

            Admitir que se esta a deixar coisas no ar, da forma como fiz, no fundo e dar-te razao. Custa-me um bocadinho ver tudo ser transformado numa ofensa gigante e levar com ataques reduzida a piadas com Dom Quixotes “de las Kafkas”. Eu referi sim (na resposta) qual o caminho acerca do qual insinuei (inicialmente). As bujardas que referes sao o que? O ponto 2) da partilha de passes e uma conversa com outros users, o ponto 1) e apenas elogioso e positivo para com a situacao e o ponto 3) e especulativo, mas de forma CLARA. E o que havia para explicar sobre o 3) esta explicado, sim e especulacao, nao sei se isso te da direito a uma taca, mas ok, fica com ela.

            • João Ribeiro
              Posted Fevereiro 16, 2023 at 4:42 pm

              Não, quem leva a taça és tu. Dom Quixote de las Kafkas é das melhores coisas que já li por aqui nos últimos tempos…

    • João Ribeiro
      Posted Fevereiro 15, 2023 at 6:53 pm

      Em relação à partilha de passes com os grandes, acho extremamente positivo e um dos motivos para estarmos a assistir ao crescimento de muitos dos clubes pequenos/médios em Portugal.

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 15, 2023 at 7:55 pm

    Por acaso tive esta mesma conversa com um amigo vimaranense e até lhe disse que caso fosse um investidor, o Vitória seria a minha primeira escolha porque nunca seria um clube de plástico, e é dos poucos clubes fora dos 4 grandes com potencial de crescimento (os outros seriam Boavista e Marítimo).

    O valor talvez pareça baixo mas vai permitir ao Vitória manter-se competitivo e evitar ficar depauperado a nível financeiro.

    Aliás esta equipa actual do Vitória é quase um Vitória versão low cost, mas que mesmo assim consegue manter-se em zona euro.

    De resto por parte destes investidores é um tiro certeiro.

    Adeptos fervorosos e em grande número, muito boas infraestruturas, excelentes camadas jovens, scouting habitualmente certeiro.
    Para alguém que investiu na Premier, investir no Vitória é investir no clube mais “inglês” de Portugal.

    Que aproveitem e capitalizem e cresçam tal como o seu vizinho minhoto

Deixa um comentário