Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Até parece que sem os miúdos o Benfica antes ia às meias da Champions”

As águias devem manter a política? Agora já se fala em apostas mais fortes ao mercado, como se gastar 37 ME em 2 avançados não fosse suficiente, mas o problema esta época não parece ser a falta de plantel.

Nélson Oliveira, avançado do AEK, considera que é injusto associar a aposta na formação aos recentes maus resultados do Benfica na Liga dos Campeões. “Não se pode associar a falta de resultados na Europa aos miúdos. Até parece que sem eles o Benfica ia a meias-finais da Champions, ou passava a fase de grupos…”, revelou Nélson Oliveira, que foi formado nas águias, em declarações ao ‘Record’, acrescentando: “Mas é importante mesclar com experiência. E não se pode falar de falta de investimento no Benfica, porque só o Raul de Tomas custou 20 milhões de euros”.  “Quando vês os jovens em finais da Youth League, a jogar com os melhores clubes da Europa e a vencer, quando vês as seleções dominadas por jogadores do Benfica a conseguirem belíssimos resultados, alguém pode dizer que não há qualidade?”, disse ainda.

39 Comentários

  • MNX
    Posted Novembro 7, 2019 at 11:52 am

    Hoje surpreendeu-me … Parabéns!

  • Kafka
    Posted Novembro 7, 2019 at 11:57 am

    O que este ignorante se esqueceu de dizer é que sem os miúdos nunca o Benfica tinha perdido 15 em 18 jogos na Champions ou que sem os miúdos estava no top10 do ranking… Ninguém exige as meias finais ao Benfica, mas exige-se que não sejam a pior equipa da Champions, que não andemos a ser goleados pelo pior Basel da década ou sermos o saco de pancada de qualquer equipa europeia… E sim este ignorante se visse os jogos em vez de olhar apenas para resultados nas camadas jovens sabia perfeitamente que no plantel actual há pouca qualidade para o grau de exigência que é a Champions

    • Luke
      Posted Novembro 7, 2019 at 12:20 pm

      E o que tu te estás a esquecer é que sem os miúdos passámos 1 vez a fase de grupos da Champions em 6 anos de Jorge Jesus… e que antes de Jorge Jesus muitas vezes nem a fase de grupo jogávamos, porque não tínhamos qualidade suficiente para nos apurarmos. E acrescento só mais esta: a ÚNICA vez que o Benfica passou 2 vezes consecutivas a fase de grupos da Champions foi com um plantel recheado de miúdos (Renato, Ederson, Linfelof, Guedes, Nelson Semedo, etc), e curiosamente foi no tempo do teu querido professor de ginástica.

      Mas realmente sim, a culpa destes maus resultados deve ser toda dos miúdos…

      • Kafka
        Posted Novembro 7, 2019 at 1:14 pm

        O que tu não consegues perceber é que o critério principal tem de ser a qualidade e não se pertence ao Seixal ou não, e outra coisa que não percebes é que não há um único clube no Mundo capaz de produzir grandes jogadores em doses industriais, isso é ridículo, no máximo aparecem 2/3 jogadores por geração não mais que isso com raras excepções e isso actualmente já se está a ver, os actuais miúdos do plantel são todos fracos ou muito aquém do nível Champions que se exige, nenhum dos Tavares por exemplo tem nível Champions… O Florentino é um Fejsa versão 2.0 ou seja, é bom a defender mas acrescenta que zero com bola nunca será titular de um clube top10 Mundial enquanto não evoluir com bola… O Jota é um maniento… O Gedson é outro jogador fraco que com bola não acrescenta nada… Etc..

        E isto é perfeitamente normal, porque nenhum clube no Mundo consegue produzir estrelas em série, e há vários dados que provam isso, em média apenas 1/2 jogadores por geração são mesmo de top em cada clube (por País é diferente porque a base recrutamento é maior e são vários clubes a trabalharem essa base) mas um clube só não consegue mais do que 1/2 jogaodres por geração, e os actuais miúdos são fracos para o nível Champions e portanto era preciso ir contratar jogadores com esse nível…

        Tu não consegues perceber isso pq achas que o Seixal é diferente dos outros clubes todos no Mundo e portanto consegue produzir todos os anos 7/8 jogaodres de topo, como é óbvio não consegue é impossível

        O critério como é óbvio tem de ser a qualidade, se há qualidade nas camadas jovens aposta-se neles, senão há como é o caso actual, tem de se comprar

        • Joga_Bonito
          Posted Novembro 7, 2019 at 2:25 pm

          Tudo dito.
          Acrescento que o problema de alguns é pensarem que o Benfica nasceu em 2003 e não em 1904.
          Antes dos horríveis anos 90 tínhamos grandes equipas que faziam sempre grandes prestações europeias e íamos a finais. Eramos dos clubes com mais finais na Europa. e jogávamos com craques, não importa que fossem estrangeiros ou não, formados ou não, importava é que fossem jogadores à Benfica. Isto de impor a formação começou nos anos 90 na imprensa politicamente correcto que transformou uma parte do recrutamento (a formação) numa obsessão, em que parece a alguns que os clubes existem para criar contratos a jovens, muitos dos quais sem talento.
          Desde que Vieira assumiu a liderança, tenta-se rever a história do Benfica, usando os anos 90 como bitola apara dizer que está tudo para melhor. Se o grau de comparação for o Vale e Azevedo, então tudo é bom.
          Quando nos anos 90 horríveis fizemos más prestações com muitos estrangeiros com fraca qualidade e raça, atacavam tudo e todos dizendo que era preciso mística e que a mística vinha de formar (o que é um mito desmontável por cretinos como Hugo Leal).
          Agora que vemos mediocridade, humilhações e falta de raça provindas de equipas com n de meninos formados, os que vinham com a cassetinha de que os estrangeiros eram maus e os da formação eram um mar de mística e classe calaram-se.
          Como dizes e bem, o que importa é talento, nasça onde nasça.
          O Benfica é Jonas, não Hugo Leal.
          Para alguns, se craques como Pringle, Michael Thomas fossem lusos e com menos de 20 anos, então podiam ser a mesma porcaria, que já tinham condições de envergar o manto sagrado. Então afinal, basta que uma nulidade dentro deste rectângulo plantado à beira-mar que já pode jogar num colosso como o Benfica e ganhar balúrdios. Azar dos Pringles desta vida.
          Esta obsessão com a formação é uma forma de baixar as expectativas, vender a mediocridade embrulhada num retórica emocional de aposta nos jovens, e ganhar milhões em comissões.
          A formação é como dizes recrutamento, não diferindo em nada comprar alguém aos 25 ou aos 12 anos.
          E como qualquer um que envergue o manto sagrado, ou está à altura da qualidade ou não joga. É simples.

        • Cossery
          Posted Novembro 7, 2019 at 2:26 pm

          Kafka, não vou muito â baila com o teu tom quezilento e teimosice para lá do justificável. Mas concordo perfeitamente contigo na análise ao que deve ser o Seixal. Claramente não se investiu em posições para jogadores titulares porque havia jogadores na B e nos júniores (LD, 8), mas que não têm qualidade para estar neste momento na equipa principal. O Seixal é imprescindível, mas chegar à equipa principal não pode ser uma consequência da formação, só os predestinados podem ser titulares. Essa exigência distingue os grandes clubes dos simples clubes de formação.

        • Antonio Clismo
          Posted Novembro 7, 2019 at 7:37 pm

          Não concordo. A qualidade existe e só a conjuntura e exigência máxima poderão ditar o sucesso dos jogadores.

          O benfica pode perfeitamente conseguir ter 10, 12 craques desta geração na equipa principal. Agora é impossível dar exigência máxima a tanta gente ao mesmo tempo.

          Por vezes os jogadores têm que sair para outros contextos para evoluir mais.

          O barcelona teve que deixar sair o piqué e o fabregas para inglaterra para poderem jogar a altíssimo nível e depois sim voltaram ao barcelona já como jogadores feitos.

          Provavelmente o benfica necessitaria de fazer o mesmo com alguns jovens. Metê-los a jogar consistentemente na bundesliga, ligue 1 ou outras ligas que possam puxar por eles.

          Carvajal esteve 2 anos emprestado ao leverkusen antes de se fixar no real madrid.

          Há imensos exemplos desse tipo.

  • MV
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:04 pm

    Quantas vezes já disseste que somos o saco de pancada da Europa e da goleada do Basileia? No mínimo 20 comentários a falar disso, torna-se ridícula a tua atitude depreciativa. Todos já percebemos a tua opinião em relação a isso, acho que tá na altura de mudares o disco e procurares outro assunto para dizeres mal do nosso clube.

    Quanto ao Nelson Oliveira, o Benfica passava sim as fases de grupos. Os últimos anos foram um desastre. E se ele fala dos miúdos do Benfica para se proteger, que saiba que ele não faz parte da vasta colheita de qualidade que saiu do Benfica

  • Kurt1904
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:10 pm

    Concordo. Investimento existiu, se ele foi bem feito acho que não. Tem que haver uma mistura tendo em conta a formação e isso não foi feito. Achou-se que iam surgir três joão Felix este ano e pronto. O Lage dispensou Fesja, Cervi, Zik, Salvio, Caio (não o pediu) e pediu substitutos, um GR e um gajo para o lugar do Gabriel. O que o Benfica decidiu fazer? ignorar.
    Preferia ter dado os 20 Milhões do RDT no regresso do Renato por exemplo, um jogador que em forma e perto da família tem uma qualidade diferenciadora que é o que o Benfica precisa. Faltam uns 4 jogadores que substituam os jogadores que já não acrescentam nada

  • MuchoG
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:17 pm

    O Benfica nos últimos 3 anos perdeu 75% dos seus jogos na fase de grupos, a segunda pior equipa que também esteve nas últimas 3 edições perdeu á volta de 30%.
    Isto não é só um problema de talento, diz muito da mentalidade e cultura que rodeia o clube atualmente. Por muito que o Benfica precise de reforços não há desculpa nenhuma para jogar como uma equipa da segunda divisão que é autorizada a participar na UCL. Equipas como o Salzburg, Slavia de Praga e outras equipas que têm menos talento e experiência fazem muito melhor figura.
    Há culpa de sobra para todos, Lage não tem desculpa para a equipa defender como se achasse que o adversário nunca vai marcar, Lage não tem desculpa para insistir em Seferovic e Lage não tem desculpa para queimar jogadores como Gedson e Tavares quando tem melhores opções, apesar de não serem ideais, no banco . Os jogadores não têm desculpa para jogarem a passo (tirando algumas excepções) na maior competição de clubes do mundo.
    Mas o maior problema é a direção em termos da cultura que criou neste clube e na construção do plantel.
    Não há desculpa para Lage ser obrigado a usar jogadores que queria fora do clube, não há desculpa para Nelson Semedo ter saído em 2017 e a melhor opção ainda é André Almeida, não há desculpa para as duas contrações mais caras esta época terem sido feitas por motivos extra clube ( RDT para melhorar relações com o Real e Vinícius não interessa se for flop porque dá lucro na mesma) e não há desculpa por não haver alternativa a Gabriel. O Benfica ia desembolsar 15 milhões num guarda redes que não veio e acabou por não os gastar, podiam ter dividido esse valor em 2 e ter trazido um lateral direito e outro médio mas decidiram. Mas mais uma vez, para quê gastar se a lateral temos um miúdo que está a 2 anos de estar preparado para jogar na equipa A e a médio se podem fazer adaptações forçadas? Para quê gastar se ganhamos o campeonato na mesma?
    O Benfica está tão concentrado em construir a “brand” que se esqueceu do mais importante. Vejam a Juve, ganhar o campeonato sem jogar bem já não é o suficiente, agora querem a UCL. A direção levou o Benfica para um certo nível e está satisfeita em manter-se nesse nível. O futebol do Benfica estagnou e até regrediu em certos elementos.
    Por isso é que ano após ano LFV fala que estas exibições na Champions não podem acontecer mas as suas ações falam mais alto, plantel cada vez mais fraco, obrigar a aposta em miúdos demasiado verdes e apenas serviços mínimos para ganhar a liga, e assim continua o ciclo até fazermos alguma coisa.
    Rua Luís Filipe Vieira.

  • André Dias
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:18 pm

    Não há problema nenhum em apostar em jovens, até acho que a base da equipa deve ser constituída por talento da própria academia. O erro é achar que a equipa será competitiva apenas a apostar em miúdos. É necessário complementar a base formada no clube com talento acima da média e para isso é preciso ir ao mercado e investir nas posições em que há clara falta de qualidade.

    Posso dar como exemplo o Barcelona de Guardiola, que é provavelmente a melhor equipa que vi jogar. A base era formada na La Masia mas também havia Abidal, Dani Alves, Eto’o, Henry, Mascherano, Villa e Alexis.

  • Nickles
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:19 pm

    Claro que se pode. Ninguém diz que os miúdos são culpados, a aposta neles de qualquer maneira e com o único propósito de servirem de montra é que tem que ser associada ao mau desempenho na Europa.
    O Tomás Tavares não tem culpa de ter um jogador medíocre como a outra opção para a sua posição, e isto nem sou eu a inventar já que foi o próprio Lage que confirmou que meteu o TT porque o Almeida não tem nível para os jogos da Champions.

    Outra, “não se pode falar em falta de investimento”. Ai não? Desde Julho que o Benfica sabe que não tem um guarda-redes com a mínima qualidade para ser titular (por mais tangas que o Lage agora venha dar o Benfica não daria 15 milhões por um guarda-redes não titular) e mesmo depois do Perin falhar, não foi buscar ninguém.
    A lateral direita é outra posição que o Benfica sabe que não tem qualidade já que, e como referi acima, foi o próprio Lage a vir confirmar que o Almeida não serve para a Champions. E mesmo assim também não veio ninguém.
    Um substituto para o Gabriel que o Lage tem vindo a suplicar? Zeroooo.

    O investimento feito no plantel para esta época foi simplesmente para pagar favores, e é por ai que parece que sim que o Vieira investiu muito na equipa, o que é uma completa falácia já que o plantel tem exactamente as mesmas lacunas que tinha na época passada. Aliás o plantel até está pior que na época passada, já que saiu o Félix e mais uma vez não veio ninguém.

    • Bruno Cunha
      Posted Novembro 7, 2019 at 2:07 pm

      Já ninguém pode ser associado ao mau desempenho na Europa, já vamos em 10 anos de prestações medíocres.

      3 treinadores – nenhum fez nada
      Épocas com muito investimento – Nada
      Épocas com pouco investimento – Nada

      Isto parece ser um problema crónico do Benfica porque o Porto na ultima década poucas vezes teve um plantel superior ao Benfica e mesmo assim dá 10-0 em prestações na LC.

    • Malloy
      Posted Novembro 7, 2019 at 2:42 pm

      devemos ter visto conferencias de imprensa do Lage diferentes

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:21 pm

    Nem mais Nélson Oliveira, a aposta na formação é para continuar, mas é para se apostar a sério e não para vender. Deve-se lançar quando os miúdos estão prontos e não quando mostram muito potencial apenas.

    E quando é que os miúdos são os que causaram esta miséria? O Florentino e o Rúben Dias não têm sido dos melhores do Benfica? O Tomás Tavares concordo, está verde, mas lançá-lo assim às feras quando tem meia-duzia de jogos a nível senior? O Gedson a jogar a extremo? O Jota e o Nuno Tavares no banco têm influenciado para as más prestações na Champions?

    Muito do problema está na intensidade que damos ao jogo e isso é um problema global no nosso plantel. A equipa não é bem preparada fisicamente para jogar neste nível. Claro que o plantel tem as suas fraquezas e até tem bastantes mas deve-se fazer bem melhor.

    Aproveito este post para dizer quais ajustes o Benfica deveria fazer em Janeiro na minha opinião. Primeiro temos que definir se jogadores como o Zivkovic, o Conti ou o Caio servem. Este seria o meu plantel em Janeiro:

    GR: Livakovic e Odysseas

    DF: Maehle, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Conti, Morato, Grimaldo e Nuno Tavares

    MD: Florentino, Samaris, Gabriel, Gedson, André Horta, Pizzi e Chiquinho

    AT: Zivkovic, Leo Jaba, Rafa, Ricardo Horta, RdT, Seferovic e Vinicius

    Emprestar o Zlobin e o Jota, o Tomás Tavares desce para a B. O Caio Lucas seria emprestado e se o Zivkovic não contar para o Lage, é emprestar com uma opção de compra elevada e compra-se o Nuno Santos.

    • Daniel Alves
      Posted Novembro 7, 2019 at 1:13 pm

      Quanto dinheiro é que teríamos de pagar ao Braga para ter os Hortas em Janeiro? É que íamos estar a tirar-lhes jogadores decisivos a meio da temporada. O mesmo vale para o Livakovic, o Maehle e o Leo Jaba, que jogam em equipas que lutam pelo título nos seus campeonatos.

    • Malloy
      Posted Novembro 7, 2019 at 2:40 pm

      Nuno Santos, Ricardo e Andre horta ? por amor da santa…
      Mas isto e’ para melhorar ou piorar ? Nao deixem o FM , nao

    • FVRicardo
      Posted Novembro 7, 2019 at 2:43 pm

      Acho (e segundo a maioria dos Benfiquistas) que as posições prioritárias para reforçar são a de guarda-redes, lateral direito e extremo/médio ofensivo.
      No seguimento do teu comentário deixo-te algumas hipóteses para reforços. Estes jogadores estão todos em final de contrato:
      Nubel (GR Schalke);
      Walter Benitez (GR Nice);
      Kelvin Amian ou Kenny Tete (não estão em final de contrato, mas vão para o último ano e na minha opinião seriam bons reforços);
      Gaston Pereiro (MO PSV);
      Luan (MO Grémio);
      Kovalenko (MO Shakhtar);
      Zuber (ME Hoffenheim);
      Kuzyaev (MC/MO Zenit).

  • Chomate
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:28 pm

    Discordo do VM. É sim falta de qualidade do plantel. No onze inicial do Lyon, só metia Grimaldo, Ruben Dias e Gabriel. Quando dum lado se tem Cervi, e do outro se tem Aouar, acontecem destes resultados. Com o Leipzig, a diferença de qualidade é a mesma. O único plantel equiparável ao do Benfica em qualidade no grupo é o do Zenit, e aí sim, penso que a superioridade física e mentalidade (ou falta dela por parte do Benfica) fez a diferença, mas acredito que possam ganhar na Luz.
    O Benfica investiu 38M em dois jogadores, sim, mas foram para a mesma posição, e com preços altamente inflacionados.
    Se o Benfica tivesse investido esse dinheiro apenas em Vinicius + um DD + ED verdadeiramente desequilibrador (um Rafa na direita) + SA (investiam em Olmo em vez do De Tomás), acredito que estariam com plantel suficiente para serem competitivos na Champions.

    • Malloy
      Posted Novembro 7, 2019 at 2:38 pm

      Mas estamos a brincar ?!?! A insistencia no Olmo ja chateia , o Benfica naso tem condições econômicas para dar $40 milhões por um jogador.
      Falta sem duvida um extremo direito de inegável qualidade que entrasse de caras no onze e nunca se deveria ter renovado com Samaris e comprado lixo como Caio Lucas. Poderia tambem ter-se comprado um segundo avançado.

  • Pogback
    Posted Novembro 7, 2019 at 12:32 pm

    Aposta na formação sempre, é o unica maneira de conseguirmos um plantel competitivo a nivel de champions, não temos dinheiro em Portugal como os outros clubes.
    Agora, de que serve essa aposta para um futuro melhor, se os vamos vender todos no final do ano? E vamos continuar a mostra-los ao mundo, na champions, para nao jogarem no campeonato porque já ninguém liga.
    Tem de haver um equilibrio, entre formação e fechar outras posições onde não exista soluções para elas.
    Ala direita, jogamos com Pizzi ou Gedson, poupem-me.
    Ala esquerda, Rafa lesiona-se temos de jogar com o Cervi, poupem-me.
    Lateral Direito já nem vou bater no ceguinho.
    Se o chico se lesiona outra vez, temos de levar com aquela dupla maravilhosa na frente.

    Mas… gastamos o orçamento em 2 avançados, posição essa secalhar a de menos importância de arranjar 2 substituos. Prefiro produzir para o seferovic falhar 20 mas acertar 1, do que nem produzir nada e passar o tempo todo a passar a bola pá defesa a la Pizzi.

    • Filipe Ferreira
      Posted Novembro 7, 2019 at 2:01 pm

      Relativamente ao teu 1º parágrafo, não temos dinheiro porque não sabemos vender o nosso campeonato, há uma falta de profissionalismo irreal. Valoriza-se o anti-jogo, árbitros fracos, jogadores banais e treinadores antiquados. Deveria existir toda uma reformulação do futebol em Portugal, só através de um aumento de receitas televisivas e por sua vez da competitividade em Portugal, poderemos ter clubes a atingirem outros patamares na Europa

  • Daniel Alves
    Posted Novembro 7, 2019 at 1:10 pm

    Se ele tivesse passado a bola ao Djaló em vez de tentar uma trivela, podíamos ter chegado.

  • Knox_oTal
    Posted Novembro 7, 2019 at 1:31 pm

    Eu continuo a achar que este momento do Benfica nada tem haver com a aposta dos miúdos do Seixal! Tem sim haver com a (falta) de política desportiva por parte desta Direcção e com a inexperiência do treinador (que fica ainda mais visível quando o próprio plantel tem muitos jovens).

    Infelizmente, estamos em Portugal, logo a fava a sair vai sair aos miúdos, quando a posta na formação é a única forma sustentável dos clubes portugueses serem competitivos na Europa a médio/longo! Basta o LFV voltar a ter uma epifania e, por exemplo, JJ voltar à Luz (um pesadelo que tenho recorrentemente eheheh) e o Seixal volta a encostar a um canto! Vamos ver…

    Resumindo, há talento para fazer muito melhor, com os jovens incluídos, sobretudo com os jovens… mas a ganância, o populismo, a falta de competência/experiência e uma gritante falta de visão e ambição tem impedido esse crescimento da equipa.

    Saudações Desportivas

  • Jorge Deus
    Posted Novembro 7, 2019 at 1:40 pm

    Mas quais meias finais… quero é mais qualidade no futebol e não esta vergonha que é contra equipas de champions

  • Francisco Franco
    Posted Novembro 7, 2019 at 1:53 pm

    Nunca vai ser possível deixar todos os adeptos satisfeitos.
    Na altura do JJ, jogadores da formação eram praticamente inexistentes e fazíamos boas campanhas na Europa mas os adeptos reclamavam que queriam aposta na formação. Hoje em dia apostamos na formação e pedem melhores campanhas na Europa… Meus amigos, não se pode ter tudo e na minha opinião este é o caminho mas como alguns users já referiram neste post, os jogadores têm que ser para manter e não vender após 2/3 anos

    • Knox_oTal
      Posted Novembro 7, 2019 at 5:41 pm

      Boas campanhas na Europa?!? Com todo o respeito, isso no máximo é uma “meia-verdade”! Na Liga Europa podemos falar em boas campanhas, onde – após ser sistematicamente recambiado da fase de grupo da UCL – meritoriamente chegou a duas finais mas acabou por perder ambas! Porém na Champions em 6 épocas passou 2 vezes a fase de grupos, com futebol e resultados embaraçosos pelo meio. A memória é curta e selectiva por vezes… já para não falar nos recursos à disposição durante esse período e no rácio desproporcional entre esses recursos e os resultados apresentados!

      Neste há um problema grave no Benfica, agora, e nisso concordámos, o problema não é a aposta nos jovens! Está na postura (muita prepotência, displicência e falsa superioridade moral) e nas tomadas de decisão (muita promiscuidade com elementos externos ao clube, muita confusão nas prioridades e pouca transparência) de toda a gente da estrutura do Benfica neste momento (do Presidente ao treinador)…

      Saudações Desportivas

  • Francisco Rocha
    Posted Novembro 7, 2019 at 1:57 pm

    Não é por se estourar 40 M€ em 2 PLs que isso quer dizer que se investiu. Se essas fossem as únicas lacunas do plantel ainda aceitava essa afirmação mas quando nos falta metade de um 11 titular e só se preocupam em contratar 2 avançados é amadorismo. O Porto está todo rebentado a nível financeiro e foi buscar um GR, um LD, um 8, dois extremos e um 9 porque precisava desses jogadores. O Benfica precisava de jogadores para essas mesmas posições mais um 10/9.5 e só contrata 2 pontas. Se estivéssemos à rasca ainda percebia mas como andam a bradar aos 7 ventos que estamos óptimos a nível é só ridícula a falta de investimento. Não percebo como é que conseguem apoiar uma direção que não tem o mínimo de competência no que toca ao mercado (como disse no post em que o Bruno Lage falou na necessidade de ir ao mercado, ainda bem que o Boto saiu para se sentir valorizado e ganhar mais, no Benfica não é preciso scouting já que o Mendes trata disso). Não faltam opções de mercado para o Benfica. Trapp, Livakovic, Adan, Cleiton para GR; David Luiz para DC; Maehle, Dalot, Darmian, Bustos para LD; Berge para 6; Tonny Vilhena, Almendra, Quina para 8; os irmãos Horta; Rashica, Brekalo, Skov, Skov Olsen (estes 2 últimos foram por ninharias para a Alemanha e Itália respetivamente) para extremo; Almada, Waldschimdt, Olmo para 10/9.5; Ibra (acho que pede 3 M€ limpos, se temos jogadores como o Pizzi a ganharem 2 ou lá o que é assim tão estapafúrdio pagar isso ao Ibra?). São apenas algumas opções que nem precisei de pesquisar. O problema não é a liga é a relutância do Benfica em pagar salários adequados aos jogadores que deve, é o facto de não termos um quarto de tomate para ir às competições europeias e fazer boa figura e de usarmos essas competições como montra. Se as épocas fossem devidamente preparadas não precisávamos de tantos reforços e talvez apenas de 2 ou 3. Como são uns aburguesados de m*rd* deixaram andar para que, mais uma vez, fôssemos o saco de pancada na Europa.

  • Kacal
    Posted Novembro 7, 2019 at 2:04 pm

    Acho que ninguém fala em meias-finais, mas ter exibições convincentes na Champions e passar a fase de grupos, é o mínimo. Com um sorteio favorável ir aos quartos, já seria positivo. O Benfica tem jogado muito pouco e tem 3 derrotas em 4 jogos e mesmo a vitória contra o Lyon foi conseguida com um golo muito cedo no jogo e um erro clamoroso de Anthony Lopes, caso contrário até podiam ser 4 derrotas em 4 jogos. É mau demais. E a aposta em jovens da formação é positiva e deve ser feita, o Benfica tem muito talento na sua formação, mas nem tudo é ouro por lá também e certos jovens podem precisar de mais calma e mais tempo para se afirmar, nem todos têm a mesma evolução. Faz mais sentido apostar em certos jovens internamente e nos experientes na Champions que o contrário.

    Ferro, Florentino e Gedson (mas jogando na sua posição e não em todas menos na sua), não incluo Rúben Dias porque já o vejo noutro patamar de maturação, devem ser aposta na Champions e estão mais preparados. Agora Tomás Tavares está claramente muito “verde” e é um risco coloca-lo a jogar todos os jogos.

    Depois sobre o plantel, gastaram quase 40 milhões em 2 avançados, é verdade, mas foram mal gastos. Nenhum deles tem deslumbrado e o RdT nem parece encaixar na equipa. Deviam ter investido num deles apenas e nesse caso Carlos Vinicius sendo mais barato um pouco e já conhecendo o futebol português e pelas suas características, devia ter sido o escolhido. Depois investiam forte num SA que seja mais avançado que médio e tenha características que pudesse dar algo parecido com o que Félix dava, nem digo igual porque é complicado encontrar, mas parecido e com uma qualidade acima da média. Isto mantendo o 4-4-2, claro. Podiam testar o 4-3-3. Podiam testar Pizzi ou Taarabt como o 3º médio e o Carlos Vinicius como PL referência, mas depois falta um extremo direito de qualidade extra porque Cervi e Caio Lucas não são esses jogadores nem rendem tanto na direita. Rafa jogaria na esquerda, Florentino e Gabriel a completar o meio-campo. Mas jogando em 4-4-2, falta esse tal jogador a meu ver. E depois um DD desse nível também, mas não havendo André Almeida continua a ser a melhor aposta. Seja como for, Bruno Lage tem culpa no cartório e este ano está a desiludir.

  • Zamorano
    Posted Novembro 7, 2019 at 2:40 pm

    Percebo a ideia do jogador, mas é preciso ver que os verdadeiros valores do Seixal tiveram passagens rápidas no clube, o que obriga a uma reconstrução contínua do plantel (e não é todos os anos que saem verdadeiros craques do Seixal, embora a direcção queira passar mensagem contrária).
    Isto não é uma aposta desportiva verdadeira. É sobretudo uma aposta financeira e resulta em planteis desequilibrados como o actual, que continuo a achar que é interessante para consumo interno (e ainda assim, aparentemente, não chega para o FCP), mas é manifestamente fraco para o nível Champions. E como o treinador, embora interessante, não é propriamente um Guardiola, não há milagres…

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 7, 2019 at 7:30 pm

    Tem toda a razão.

    A aposta nos jovens é mais parte da solução do que do problema. Ter jogadores como tomás tavares ou nuno tavares é um claro upgrade para quem teve que levar com corchia, cortez ou melgarejo ainda há pouco tempo.

    O problema do benfica está mais na preparação e esquema táctico que não está a ser facilmente assimilado pelos jogadores especialmente nos jogos mais exigentes.

    Toda a gente sabe que o bruno lage treinou em inglaterra e ficou acostumado a uma relativização brutal dos jogos grandes, mas em portugal não pode preparar a equipa para a champions como se estivesse a preparar o jogo com a oliveirense.

    Não estamos na premier league em alturas de boxing day. Tem que se moldar às especificidades de treinar uma equipa grande em Portugal. Ponto final.

  • coach407
    Posted Novembro 7, 2019 at 9:45 pm

    É impossível contrariar isto. Ele diz que a aposta do Benfica na formação é boa (só um lunático pode negá-lo), mas tem de haver jogadores experientes também para se atingir resultados lá fora.

    Estruturalmente, o Benfica está evidentemente muito bem face ao que estava antes. Tem mais títulos que todas as outras equipas portuguesas juntas nos últimos 6 anos quando antes nem o n° 1 em Portugal era quanto mais. A juntar a isto, a formação foi essencial para o Benfica estar muitos patamares acima dos rivais em termos financeiros, sendo o grande culminar a transferência do João Félix que demonstrou a força do Benfica financeiramente. Seria normal aceitar 70/80/90 milhões. Rejeitar 100M+jogadores é completamente de anormal, mas a verdade é que foi mesmo aos 120 e só um clube saudável financeiramente poderia conseguir isto.

    Poderia passar muito mais tempo a falar do enorme sucesso da aposta do Seixal, mas acho que não faz qualquer sentido estar a falar para idiotas. Quem tem dois dedos de testa sabe isso.

    Agora não se pode é achar que a responsabilidade de ganhar isto é dos miúdos. Não é. É do Dias e do Ferro, mas os jogadores de 99 para a frente não é suposto serem os elementos decisivos. Já nem falo do Tomás Tavares que isso leva a questionar a sanidade mental do Lage e não futebol.

    Portanto não se pode culpar os miúdos, mas é preciso um treinador com cabeça e que não se lembre de meter 6 jogadores no 11 que há 1 ano e meio estavam, no máximo, na II Liga (o TT nem isso).

    Assim é estúpido né. Mas, mesmo assim, dava para muito mais.

Deixa um comentário