Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Atenção às regras: Benfica-Gil Vicente no Restelo pode ser ilegal

O próximo jogo do Benfica para a Taça da Liga, no sábado contra o Gil Vicente, será disputado no estádio do Restelo. A decisão de mudar o “palco” da receção aos gilistas foi divulgada um dia depois de o Benfica ter comunicado que o relvado do seu estádio ia ser objeto de “uma intervenção de choque” devido às más condições climatéricas e ao excesso de jogos nas últimas semanas.
No entanto esta decisão das águias viola os regulamentos da Taça da Liga. 
A alínea 7 do artigo 9º do Anexo IV do Regulamento das Infra-Estruturas e Condições Técnicas e de Segurança nos Estádios referente à Taça da Liga é clara: “7. Quando um clube esteja impedido de realizar jogos no seu estádio, devido a aplicação de sanções desportivas ou disciplinares ou por razões de falta de condições do terreno de jogo, será o mesmo realizado no estádio do adversário”.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): NR

PS – Porventura esta leitura dos regulamentos não será a mais correcta, até porque é necessário um ou mais cursos superiores para interpretar correctamente legislação em Portugal, pelo que não se estranha que qualquer uma das partes envolvidas tenha feito algum tipo de chamada de atenção relativamente a esta questão.


PS (2) – O Gil Vicente já respondeu e em comunicado transmitiu que vai comparecer ao jogo mas deu razão à nota do Visão de Mercado e reforçou que este processo foi ilegal: “2. Em despacho emitido pela Comissão Executiva da Liga, concluiu-se pela existência de força maior, autorizando-se o Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD a realizar o jogo no Estádio do Restelo, desde logo violando a correta interpretação do art.º 58º, em conjugação com o art.º 22º, ambos do Regulamento das Competições Organizadas pela LPFP, e expressamente violando o art.º 9º, n.º 7 do Regulamento da Taça da Liga, levando o Gil Vicente a ponderar não comparecer no Estádio do Restelo no próximo sábado para o jogo com o Benfica, não só por questões de legalidade, mas também por questões de indelicadeza e falta de respeito para com o clube”, pode ler-se no site dos gilistas.  

53 Comentários

  • Mitique
    Posted Janeiro 23, 2014 at 9:44 pm

    Mas qual é o problema de o Benfica ir jogar a Barcelos? Equipa que é equipa joga em todos os campos sem temer o adversário!

  • Santos
    Posted Janeiro 23, 2014 at 6:20 pm

    Então o ano passado foi um drama por causa dos jogadores do FCP que jogaram na equipa B e depois na Taça da Liga, e agora o não cumprimento das regras já não é nenhum drama?

    Também é preciso ter coerência, não interessa a cor…
    A situação acaba por ser igual, regulamentos feitos em cima do joelho, direcções dos clubes a c#gar para os regulamentos e a Liga calada porque o que interessa é entrar dinheiro.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 23, 2014 at 11:50 pm

      mosqueteiroSLB,

      essa tua ultima frase é ridicula e não faz sentido nenhum… independentemente de ambos concordarem não passa a ser legal…

      e não sei até que ponto é que o 2 classificado desse grupo pode contestar esse jogo e qual o possível castigo!

      rikardo

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 23, 2014 at 8:16 pm

      quem tem que falar com o gil e a liga. o benfica so tem que informar que o campo nao esta disponivel. o benfica nao tem problemas de ir jogar ao gil. a liga e que tinha que avisar.

      a ilegalidade era o presidente nao concordar, a partir do momento em que concorda, apesar de tardio, passa a ser legal.

    • Santos
      Posted Janeiro 23, 2014 at 7:22 pm

      Os jogadores do Porto também não jogaram pela B, ficaram no banco, e a parte do regulamente apenas é para defender a integridade física do jogador, prejudicou alguém? Não jogaram dois jogos, apenas apareceram na ficha de jogo de ambos.

      Obviamente que prejudica, neste caso até mais o Benfica, mas não é essa a questão.
      Questão é o cumprimento dos regulamentos, algo que "todos" se estão a esquecer.

      Óbvio que o presidente aceitou, haveria ele de lutar contra o Sistema? Para quê? assim talvez ganhe alguma coisa em troca, pouco ou muito é mais do que se calhar ia gastar a levar o processo para outras instâncias e no final perder.
      Não podemos ser ingénuos a esse ponto…

    • Pipocante Azevedo Delirante
      Posted Janeiro 23, 2014 at 6:58 pm

      Desculpa, houve e HÁ ilegalidade (basta ler o comunicado). O GV preferiu ignorar para não levantar ondas (caso o grupo estivesse em discussão certamente seria diferente).

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 23, 2014 at 6:38 pm

      santos sao coisas diferentes. a mudança do campo nao prejudica ninguem.
      ja agora, o presidente do gil ja aceitou jogar no restelo, logo, a ilegalidade era a mudança sem mutuo acordo, mas agora ja ha. logo, mais uma vez, sao coisas muito diferentes

  • Mac
    Posted Janeiro 23, 2014 at 4:12 pm

    O Porto em Alvalade não jogou sequer com dois jogadores da formação durante 45 minutos, como está nas regras.. Isso de seguir as regras em Portugal é tudo treta!

    • Tiago Quintas
      Posted Janeiro 23, 2014 at 6:37 pm

      É formados em Portugal, não no clube.

    • Nuno R
      Posted Janeiro 23, 2014 at 4:36 pm

      penso que o "formados" seja formados no País (no dia do jogo discutiu-se isso)

    • antonio silva
      Posted Janeiro 23, 2014 at 4:31 pm

      quem disse?

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 23, 2014 at 4:30 pm

      E no caso particular da Taça da Liga a situação toma proporções ainda maiores. Uma competição que não é respeitada nem consegue dar-se ao respeito. No papel tinha tudo para resultar (por exemplo as estações de televisão sempre estiveram interessadas na sua transmissão, a promoção da formação como refere.) mas na prática não se percebe para que serve/qual o papel da Taça da Liga no futebol português.

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 23, 2014 at 3:59 pm

    Portanto…Se o Benfica vencer a Taça da Liga….Será a Taça do Restelo ou algo assim do género…

  • Ruben
    Posted Janeiro 23, 2014 at 3:55 pm

    O artigo mais importante do Código Civil português fala-nos sobre a interpretação da lei, portanto temos que de facto saber interpretá-la e de lá tirar as conclusões correctas. Neste caso seria necessária a leitura do artigo 9º por inteiro e não apenas de uma alínea para confirmar a ilegalidade do jogo no Restelo.

    • Ruben
      Posted Janeiro 23, 2014 at 5:37 pm

      Se o ponto 9 fala da mudança de local por mútuo acordo é tudo uma questão de analisarmos os pontos para percebermos quais as opções possíveis e a forma legal de as tomar. Se de facto era necessário um aviso prévio de 10 dias e o Benfica não o deu (não me parece que a situação do relvado tenha acontecido há 10 dias), o jogo é ilegal. Resta saber se houve ou não uma tomada de conhecimento e respectiva autorização do Presidente do Gil para que o jogo se disputasse no Restelo. Mas é como o Nuno disse, o Fiúza não é propriamente conhecido pela sua honestidade … mais uma vez, não temos total conhecimento das circunstâncias (pelo menos eu não tenho). As leis já são dificeis de interpretar, então se lhe juntarmos o facto de desconhecermos uma série de factores … de qualquer das formas, é sabido que muita legislação não é respeitada, ou melhor, é adaptada e interpretada de forma a servir interesses. Esperemos que esta polémica se resolva nos tribunais e que deixe espaço aos adeptos para apreciar o futebol que é muito menos aborrecido do que as leis !

    • Nuno R
      Posted Janeiro 23, 2014 at 4:33 pm

      O ponto 9 fala em mudança de local por mútuo acordo. Algo aconteceu no Estoril-Benfica de há uns anos… e o ponto 10 afirma que esta mudança deve ser pedida com pelo menos 10 dias de antecedência (foi o caso?)
      A questão é saber se neste caso se aplica o 7 ou o 9… ou se se sobrepõem.
      Para não dizer que o presidente do GV afirma (mas é aldrabão, por isso não podemos acreditar nele) que não foi consultado.
      O mais estranho é a possibilidade do jogo ser em Barcelos ter sido sequer levantada.
      Mas cada um lê o que quer, e como quer. Preferem encarar isto como um ataque ao Benfica, ou um choramingo, em vez de perceberem que é MAIS UM caso de legislação mal feita, ou ignorada por todas as partes.
      PS: gostaria de saber como se comportaram os que hoje preferem ignorar ou acusar em relação ao caso do Porto-Setubal do ano passado. Se calhar foram menos tolerantes

  • Anónimo
    Posted Janeiro 23, 2014 at 3:39 pm

    Acho que toda a gente está a passar ao lado do busílis da questão.
    O importante a reter nesta mudança do local do jogo não é se o Benfica beneficia ou se o jogo deveria ser em Barcelos, mas sim que o próprio órgão que tutela a competição não actua em concordância com os regulamentos que fez, reforçando a incompetência que todos já lhes reconhecemos..
    Isso sim é o que faz confusão, é como e que liga aceita essa mudança estando a própria a agir contra os regulamentos que deveria fazer cumprir..?

    MDC

  • Anónimo
    Posted Janeiro 23, 2014 at 3:26 pm

    Eu pessoalmente até preferia ir jogar a barcelos, rodar a equipa, calar o fiuza, e jogar perante os muitos benfiquistas que aí temos…

    luis borges

  • José Santana
    Posted Janeiro 23, 2014 at 3:25 pm

    Sinceramente não vejo como possa ser responsabilizado o SLB com esta situação. Se há alguém responsável é a liga que autorizou sem consultar a equipa adversária…

  • Ball8
    Posted Janeiro 23, 2014 at 3:24 pm

    Falta é o resto do regulamento. Pela primeira vez sinto-me totalmente desagradado com um post do VM. Este é um post digno de qualquer jornal desportivo. Falta aí o resto do artigo e o resto dos acontecimentos, como o papel assinado por Fiuza a autorizar a realização do jogo no restelo.

    Post falso e tendencioso. Peço imensa desculpa mas isto não é de todo normal em vocês. Não entrem por caminhos desses e mantenham-se isentos.

    Podem falar do caso, do timing (que parece não ser o correto), mas ao exporem a situação metem a informação toda.

    Lamentável…

    • Inverno
      Posted Janeiro 23, 2014 at 4:00 pm

      Post falso? Concordo isto devia haver um regulamento especial para o Benfica e outro para outros Clubes visto que o Glorioso é o maior do mundo e arredores… Isto há cada um, o Vm está a informar de uma possivel falha do Benfica e do Gil Vicente..Ja não bastou ir jogar noutro estadio sem sequer informar o clube rival?

  • Sideshow Bob
    Posted Janeiro 23, 2014 at 3:10 pm

    Seria uma questão importante se a classificação do grupo estivesse em causa. Não estando, e para evitar interpretações duvidosas e circos mediáticos desnecessários talvez a melhor opção seja mesmo uma deslocação a Barcelos (isto partindo do principio que existe alguma queixa por parte do Gil Vicente pelo facto do jogo se realizar no Restelo).

    Curioso como um troféu menor no nosso panorama é o que tem regras mais exigentes, já na época passada o caso do Porto vs Setúbal foi no mínimo peculiar..

    Um abraço

    • Ball8
      Posted Janeiro 23, 2014 at 3:27 pm

      Tocou no cerne da questão. Os regulamentos estão mal feitos e dá ideia que os clubes não dão a importância devida à competição e como tal nem para os regulamentos olham…

  • L.
    Posted Janeiro 23, 2014 at 3:10 pm

    Se bem que, no caso de pedido de alteraçâo do local do jogo, tem de haver um pedido com uma antecedência mínima de 10 dias.

    • Renato
      Posted Janeiro 23, 2014 at 4:00 pm

      É verdade, estao nos regulamentos da Taça da liga uma alínea que diz que os pedidos têm que ser obrigatoriamente entregues com 10 dia de antecedência…
      Mas como em tudo em Portugal depois temos que complicar, porque essa mesma alínea diz que se nao for entregue dentro do prazo cabe a liga decidir se aceita ou nao o pedido…
      Ou seja, a decisao esta nas maos da liga, que só por acaso foi a única que eu ainda nao ouvi falar sobre este caso…

    • LuisSilvaTV
      Posted Janeiro 23, 2014 at 3:27 pm

      Não sei se isso é verdade ou não, mas em 10 dias é muito tempo para que aconteçam os tais imprevistos que façam mudar o local do jogo.

  • Rukavina
    Posted Janeiro 23, 2014 at 3:08 pm

    Então que se façam cumprir as regras! Nem há conversa, e caso o Benfica atue no estádio do Restelo, incorre numa sanção que deveria ser a exclusão da prova.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 23, 2014 at 5:45 pm

      pessal, o assunto ja esta resolvido, ja nao ha nada de ilegal. a liga demorou a informar o gil, mas ja esta resolvido. fica aqui o comunicado do gil.

      "1. Como é do conhecimento público, o Sport Lisboa e Benfica requereu, unilateralmente, à Liga Portuguesa de Futebol Profissional que o jogo SL Benfica-Gil Vicente FC, a contar para a 3ª jornada da 3ª fase da Taça da Liga, tenha lugar no Estádio do Restelo, tudo por existirem causas de força maior que assim o exigiam.

      2. Em despacho emitido pela Comissão Executiva da Liga, concluiu-se pela existência de força maior, autorizando-se o Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD a realizar o jogo no Estádio do Restelo, desde logo violando a correta interpretação do art.º 58º, em conjugação com o art.º 22º, ambos do Regulamento das Competições Organizadas pela LPFP, e expressamente violando o art.º 9º, n.º 7 do Regulamento da Taça da Liga, levando o Gil Vicente a ponderar não comparecer no Estádio do Restelo no próximo sábado para o jogo com o Benfica, não só por questões de legalidade, mas também por questões de indelicadeza e falta de respeito para com o clube.

      3. Sucede, porém, que após explicações fornecidas e enviado o pedido de desculpas pelo Sport Lisboa e Benfica e pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional e considerando a proximidade do encontro, o Gil Vicente decidiu dar o seu assentimento, acordando com as partes envolvidas a realização do jogo, manifestando a sua disponibilidade em comparecer no Estádio do Restelo.

      4. Não obstante, previna-se que assim se admitiu a realização do jogo para não beliscar o crédito e a imagem do futebol Português, não deixando de lamentar, todavia, a falta de respeito das partes envolvidas para com o Gil Vicente Futebol Clube – Futebol, SDUQ, Lda "

    • Anónimo
      Posted Janeiro 23, 2014 at 5:18 pm

      Rukavina, não diga disparates. O Benfica pediu, a liga aceitou e mudou o local sem ter consultado os dirigentes do Gil, dá a controvérsia. Até nas declarações do Fiuza ele frisa que foi uma falta de respeito a liga ter aceite mudar o local do jogo sem antes falar com ele!
      Não fale sem saber do que se trata.

      Francisco TM

    • slb1994
      Posted Janeiro 23, 2014 at 4:28 pm

      Descida de divisão para o Benfica e pena de prisão para os dirigentes!

    • Rukavina
      Posted Janeiro 23, 2014 at 3:38 pm

      A liga não aceitou… o Benfica informou apenas!
      No caso Mateus também foi utlizado esse argumento… Veja o caso da Portuguesa dos Desportos: utilizou um jogador (a liga aceitou, ou deixou jogar um jogador fora dos regulamentos) e o clube foi punido à posteriori.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 23, 2014 at 3:25 pm

      por amor de deus. nao digam disparates ridiculos. o benfica anunciou a liga que o campo nao tinha condiçoes, a fifa aceitou jogarmos no belem. querem penalizar alguem penalizem a liga, nao o benfica. se a liga aceita o benfica so tem que ir la jogar.

    • Nuno R
      Posted Janeiro 23, 2014 at 3:18 pm

      Se a Liga aceitou, como pode agora punir???

  • L.
    Posted Janeiro 23, 2014 at 3:08 pm

    O n.º9 do mesmo artigo também refere que: "O local de realização do jogo pode ser alterado por mútuo acordo dos clubes, excepto no jogo da final."

    • Nuno R
      Posted Janeiro 23, 2014 at 3:19 pm

      Será o Estádio do Restelo e não o da Luz a receber o encontro entre Benfica e Gil Vicente, da 3.ª jornada da Taça da Liga (sábado, 16H15), devido aos problemas que o relvado da casa dos encarnados têm revelado

      Quem não foi consultado foi o Gil Vicente. O presidente do clube de Barcelos, António Fiúza, ponderou mesmo não comparecer ao encontro, mas, segundo avança a Antena 1, reuniu-se esta manhã com a SAD do Benfica e tudo ficou esclarecido.

      "O Benfica já é líder da série, o jogo já não conta muito. O que há a lamentar é que a Liga mudou [o local do jogo] e não nos deu conhecimento", afirmou à Antena 1

  • ZeTo
    Posted Janeiro 23, 2014 at 3:07 pm

    Isso foi escrito quando deu "jeito"…mas a taça da liga possui um regulamento actualizável durante a mesma, dependendo do interesse de cada 1. Isto aplica-se a todo o tipo de regras, desde o número de portugueses no 11 inicial, à mudança de estádios, à possibilidade de penalties com o peito, às horas entre jogos de equipas A e B, até aos penalties fora da área…

  • João Gonçalves
    Posted Janeiro 23, 2014 at 3:02 pm

    Todos sabem que o presidente do Gil, é benfiquista… vai acabar por ceder! Esperem e vão ver

  • Ribeiro dos Santos
    Posted Janeiro 23, 2014 at 3:01 pm

    Falta o resto do regulamento…

    • Ribeiro dos Santos
      Posted Janeiro 23, 2014 at 3:48 pm

      Mas alguém acredita no que o Fiuza diz?
      Só acho que na noticia deveriam estar transcritas as diversas alíneas do Artigo, que também fazem parte do regulamento, como as 9 e 10…

    • Ball8
      Posted Janeiro 23, 2014 at 3:25 pm

      Pois diz. Mas depois dá entrada na Liga o Documento com a assinatura dele…

    • Nuno R
      Posted Janeiro 23, 2014 at 3:14 pm

      O artigo 9? Aquele que diz que pode ser alterado por mutuo acordo? É que o Fiuza diz que recebeu o novo loca e nem foi consultado…

  • Tiago Stuve Figueiredo
    Posted Janeiro 23, 2014 at 3:01 pm

    Porquê "pode" e não "é"? Se esse artigo existir, qual é a dúvida que o jogo devia ser em Barcelos?

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 23, 2014 at 3:00 pm

    Ou seja, pelas regras, o jogo terá de ser disputado em casa do Gil.. o Benfica nada tem a perder visto que já está apurado. Para prevenir, porque não irem a Barcelos jogar?

  • MosqueteiroSLB
    Posted Janeiro 23, 2014 at 2:59 pm

    por mim e indiferente. provavelmente ja iriam fazer polemica sobre isto, por isso ate podemos ir la jogar. este jogo nao serve para nada. ja passamos.
    o benfica nao jogar em casa eu compreendo. agora, se querem fazer polemica entao nao vale a pena.
    mas nao concordo com essa regra. imaginem no grupo do sporting, se o porto jogasse sempre em casa, so porque os outros nao tem condiçoes, isso iria ser prejudicial. deve ser um campo mutuo, de preferencia perto do estadio do 1º, para nao afetar tanto

    • Nuno R
      Posted Janeiro 23, 2014 at 3:15 pm

      Isto é um fait-diver… apenas isso. Mas daria que pensar…
      – regulamentos mal feitos (e não é a 1ª polémica com o regulamento)
      – ninguém liga ao que está escrito

      Mas adiante…

  • Rubens Ribeiro
    Posted Janeiro 23, 2014 at 2:58 pm

    Perderem na Luz, no Restelo ou em Barcelos qual é a diferença? Mesmo até que ganhem já não passa ninguém senão o Benfica. Por isso isto é só para arranjar problemas.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 23, 2014 at 8:02 pm

      Não tem nada a ver com arranjar problemas, quem esta a arranjar problemas e o benfica, se bem sabes, um clube pequeno como o gil vicente, precisa imenso das receitas geradas nos jogos com os grandes, e visto que ja na taça jogou fora, e jogar em casa e outra historia, para perder? isto e futebol tudo pode acontecer…

      Ricardo Carvalho

    • Nelson Queiros
      Posted Janeiro 23, 2014 at 5:23 pm

      Não é para arranjar problemas. É uma questão de cumprimento de leis, senão abre-se um precedente… ilegal!

    • Nelson Queiros
      Posted Janeiro 23, 2014 at 5:21 pm

      Não é para arranjar problemas amigos, é para seguir as regras. Se há leis, temos de as cumprir senão abrimos precedentes.

Deixa um comentário