Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

À atenção de Portugal: Cabo Verde chama por Gelson Martins e Rúben Semedo

vtSerá surpreendente se Portugal permitir este “desvio”. Mas também já surpreendeu a omissão de Rúben Semedo na última convocatória de Fernando Santos e a FPF não é a única que está “no mercado” a persuadir jogadores. Por outro lado, apesar do sucesso da aposta em Guerreiro nos últimos anos, talvez devido ao bons resultados das selecções jovens, voltou a haver algum desleixo nesta matéria.  

A Federação de Futebol de Cabo Verde convidou Gelson Martins e Rúben Semedo para integrar a selecção “AA” nacional, estando ambos os jogadores, que têm ascendência cabo-verdiana, a ponderar sobre a proposta recebida e em deixar a Selecção Nacional portuguesa eventualmente “pendurada”. A revelação foi feita, a Bola Branca, pelo presidente federativo daquele país dos PALOP. Vítor Osório endereçou um “convite formal” e presencial ao extremo e ao defesa-central do Sporting, em Junho deste ano, quando ambos estiveram de férias em Cabo Verde. “São dois jogadores que gostaríamos de ver na nossa selecção. Estiveram cá de férias no Verão passado e fizeram uma visita de cortesia à Federação, altura em que fizemos um convite formal para que pensassem na disponibilidade de integrar a selecção de Cabo Verde”, começa por adiantar Vítor Osório, relatando que os dois atletas responderam que iriam “pensar, para o futuro”.

86 Comentários

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Setembro 15, 2016 at 6:48 pm

    Acho o caso do Ruben mais grave que o Gelson, ainda assim são dois jogadores com muito potencial, e que não nos deviam escapar. Acredito que numa próxima convocatória lá estejam e que o problema fique resolvido.

  • luismcaixinha
    Posted Setembro 15, 2016 at 6:50 pm

    Devem ir para onde lhes dão realmente o valor que merecerem.
    Agora, uma coisa é ser internacional por Cabo Verde e outra internacional por Portugal..

  • Dani
    Posted Setembro 15, 2016 at 6:52 pm

    Gelson não fará falta, já Rúben Semedo será titular indiscutível da selecção daqui por uns tempos.

    • luismcaixinha
      Posted Setembro 15, 2016 at 6:59 pm

      Gelson não fará falta? diz-me só um extremo, nascido depois de 90 que apresente mair qualidade ou maior potencial que o Gelson.. só um..

      • Bernardo Silva
        Posted Setembro 15, 2016 at 7:03 pm

        Bernardo Silva.

        • João Pedro
          Posted Setembro 15, 2016 at 7:22 pm

          Sim e jogamos só com um extremo.

          • Dias
            Posted Setembro 15, 2016 at 7:44 pm

            Ele só pediu um mas ok.

            Que eu saiba Rafa e Jota por exemplo nasceram depois de 90.
            Ou o Gelson já é melhor que eles porque fez 3 bons jogos?

            Ainda há Iuri Medeiros que para mim é melhor e ainda João Mário que faz a posição tal como Rony que embora não sendo extremo faz também essa posição.

            Cumprimentos

          • Dias
            Posted Setembro 15, 2016 at 7:49 pm

            Ah esqueci-me de referir um coisa.

            E se jogarmos só com um extremo morre alguém? Ia jurar que faz pouco tempo ganhamos o Euro a jogar com 0 extremos.

            Curiosidades..

            • João Pedro
              Posted Setembro 16, 2016 at 12:08 pm

              Alguma vez na vida o Jota é melhor que o Gelson? Mas está tudo maluco?

              O Gelson tem mais potencial que esses todos, excepto, Rafa e Bernardo Silva.

              Tou curioso é para saber que jogadores levavas se o Mundial ou Euro fossem agora.

              Levavas o Nani ou o Quaresma?

    • João
      Posted Setembro 15, 2016 at 7:01 pm

      Sim, Gelson não fará falta de certeza. Temos dezenas , se não centenas, de extremos a jogar em clubes de 1ª linha nacional muito melhores como, por exemplo, Gonçalo Guedes que está na calha para ser nomeado para a Bola de Ouro.

      • roDj
        Posted Setembro 15, 2016 at 7:11 pm

        Estava a verque o comentário a falar do Guedes nunca mais aparecia !

        • Kafka
          Posted Setembro 15, 2016 at 7:36 pm

          O ano passado o ódio de estimação era o trintão (ainda estou à espera das provas e nada) do Renato…

          Como este ano o trintão (1 ano à espera que o Sporting mostre as provas e nada) do Renato já não joga no Benfica, os Sportinguistas tiveram de arranjar um novo ódio de estimação a quem possam destilar o ódio e demonstrarem o complexo de inferioridade que têm face ao Benfica, e o eleito foi o Guedes…

          Nada de novo portanto, é o Sporting a ser Sporting, normal

          • Poonya
            Posted Setembro 15, 2016 at 10:05 pm

            Vê-se no teu comentário quem tem realmente ódio de estimação.
            O Gonçalo Guedes ir à Selecção Principal quando nada tinha feito para o justificar é aceitável. O Gelson que está num grande momento de forma não.
            E depois os outros é que sofrem de clubite aguda…

          • Hook
            Posted Setembro 15, 2016 at 10:18 pm

            Mais acima temos quem chame o Ruben Semedo de mediocre e que o Gelson é um hype que não faz falta a Portugal… será também ódio? Já para não falar do comportamento habitual com Patrício, William e companhia… serão também ódios de estimação? Ou isso só funciona num sentido?

          • JoseRibeiro
            Posted Setembro 15, 2016 at 10:22 pm

            Uns odeiam o Renato e Guedes.

            Outros fazem críticas de futebol a Rui Patrício, William, Gelson, Rúben Semedo,Adrien. O normal portanto

            • Kafka
              Posted Setembro 15, 2016 at 10:29 pm

              A instituição Benfica, alguma vez veio por em causa a idade, integridade e bom nome do Rui Patricio, William, Gelson, Ruben Semedo e Adrien??

              Ou por a idade de uma pessoa em causa, tem a ver com futebol?

              Mas põe ai um link qualquer da instituição Benfica a nivel oficial por a idade de um jogador do Sporting em causa, como o Sporting fez ao Renato

        • Nuno R
          Posted Setembro 15, 2016 at 8:46 pm

          Sai da frente Guedes, que vem aí o Gelson e medo é coisa que não lhe assiste.

    • Rui Lopes
      Posted Setembro 15, 2016 at 7:05 pm

      Tu dizes isso com base em? Ambos os jogadores tem imenso potencial, se continuarem com os pés no chão e a crescer como estão vão ser de certeza consulta jogadores de 1º linha da Seleção AA.

    • Stalley
      Posted Setembro 15, 2016 at 7:12 pm

      Jogador com qualidade são sempre bem vindos.
      E Gelson Martins a continuar a sua evolução será uma mais valia, ano menos ano, temos que olhar para o futuro, Nani e Quaresma, daqui “nada” penduram as botas, portanto o extremo do Sporting terá a sua oportunidade.
      E quem fala de Gelson, também posso ir buscar Guedes, Bruma, Iuri, Jota e por ai vai.
      Quanto á parte do Ruben Semedo, concordo.

    • Nuno R
      Posted Setembro 15, 2016 at 7:40 pm

      Dani, Dani…

      Só me lembrei de me dizerem “deixa lá ir o Ronaldo que não faz falta, temos o Luis Filipe”

      • Stalley
        Posted Setembro 15, 2016 at 8:10 pm

        o Dani, sempre foi um “playboy”, hoje anda a “rapar” o tacho na TVI24, nada mau, mas ele nunca “precisou” do futebol, vinha de boas familias.

  • Sombras
    Posted Setembro 15, 2016 at 6:53 pm

    Era uma burrice de todo o tamanho quer da Federação quer dos jogadores. Mas estão no seu direito.

    • logen
      Posted Setembro 15, 2016 at 7:01 pm

      Eu penso de forma diferente .
      Tanto Semedo como Gelson são jovens de muito potencial que estão enquadrados nos S.21 .
      Sabem perfeitamente que se continuarem a jogar como têm jogado ,mais dia menos dia estarão nos A .
      No caso do Semedo até já deveria estar .
      Mas se optarem por Cabo Verde ,então que sejam felizes ,se o seu “coração” indicou esse caminho ,é decisão dos jogadores .
      A Federação apenas deve demonstrar que conta com eles ,se os mesmos optarem por outros caminhos que sejam felizes e que representem com orgulho Cabo Verde.

      Mas mesmo assim não acredito que os jogadores optem pelo país Africano!

  • Nélson Freitas
    Posted Setembro 15, 2016 at 6:54 pm

    Penso que será: Têm ascendência cabo-verdiana. Ou até: são descendentes de cabo-verdianos

  • claudio
    Posted Setembro 15, 2016 at 6:55 pm

    Seriam duas perdas enormes. São claramente os dois melhores jogadores do Sporting, neste momento, vindos da formação (excepto William Carvalho).

    Atenção também a Matheus Pereira que poderia ser uma boa injecção de qualidade e cuidado com outros que podem igualmente fugir, tais como: Zé Gomes (Guiné), Florentino (Angola), Gedson (São Tomé)…

    • Jesus
      Posted Setembro 15, 2016 at 7:10 pm

      Calma, o Adrien ainda está à frente deles, ainda ontem juntamente com o William e o Bruno César banalizou o meio campo do Real durante 70/75 minutos.

  • Viper1701
    Posted Setembro 15, 2016 at 6:57 pm

    Noticia interessante..Não vejo grande mal em se deixar “fugir” estas grandes estrelas..Em boa verdade cabe-lhe a eles a decisão final de quererem integrar a potencia futebolistica que é Cabo-Verde, no fundo, e como em qualquer decisão profissional, cabe a cada jogador decidir o melhor para o futuro deles, no entanto entristece-me ver o Gelson a não jogar por Portugal (caso tal realidade venha a acontecer), já o Ruben Semedo não percebi tanto alarido não passa de um jogador bastante mediocre e muito inconstante (talvez esta epoca venha a crescer sob as ordens de Jesus), de qualquer das formas não é jogador de selecção campeã europeia, tem enumeras falhas ao nivel da concentração e isso é visivél no seu posicionamento e ataque ao jogador com bola (atenção: como qualquer jogador profissional, tem os seus momentos de genialidade, mas não passa muito disso, de momentos). Estaremos cá para ver, se forem são menos 2 se ficarem serão mais 2 jogadores para se pensar.

    • Carlos F.Silva
      Posted Setembro 15, 2016 at 7:32 pm

      Ruben Semedo um jogador bastante mediocre….. pronto chega de net hoje antes que me dê um coisinha má…. (ontem jogou o irmão gémeo dele… batota!)

  • Rodrigo A.
    Posted Setembro 15, 2016 at 6:57 pm

    Ruben e Gelson demonstram pelas redes sociais que gostam muito de Cabo Verde…se Portugal perder estes dois jovens que nas mão de JJ podem dar que falar é só mais um sinal de burrice como se fez com o Rony que basta explodir e temos logo o Brasil a perna.

  • Diogo Faria
    Posted Setembro 15, 2016 at 6:58 pm

    Não concordo em convocar jogadores só para eles ficarem presos à selecção. Se o Ruben e o Gelson quiseram jogar por Cabo Verde, então é a escolha deles. Isto das selecções deveria ser fácil, escolher o país com o qual mais nos identificamos. Simples.

    Mesmo assim, ambos os jogadores irão ficar na selecção nacional, por Cabo Verde só com muita sorte disputam um Mundial. Com Portugal já sabem que Europeus é certo e mundiais quase certo. Parece-me uma escolha fácil e evidente no plano desportivo.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 15, 2016 at 7:01 pm

    São dois jogadores que já deveriam ser convocados para a seleção nacional! O Semedo seria a yerceira opção atrás do Pepe e do Fonte e irá pegar de estaca o centro da defesa num futuro próximo. O Gelson na minha opinião é melhor do que o Nani e do que o Quaresma.

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Setembro 15, 2016 at 7:18 pm

      Melhor que o Nani? Ui, opiniões não se discutem mas sinceramente é melhor que o Nani em quê?

  • Sir Peter Griffin
    Posted Setembro 15, 2016 at 7:06 pm

    Só porque venceram o Europeu pensam que já podem dormir à sombra da bananeira? Toca a trabalhar!

  • Tio Charles
    Posted Setembro 15, 2016 at 7:07 pm

    O caso do Rúben Semedo parece-me o mais flagrante porque pode perfeitamente ocupar a vaga de Bruno Alves nas convocatórias. Seria um claro upgrade de qualidade, para não falar na idade.

    Quanto ao Gelson, pura e simplesmente não tem espaço neste momento. Mesmo não contando com o Ronaldo como opção para extremo, Nani, Rafa, Quaresma, Bernardo Silva e até o Pizzi são opções mais válidas para as zonas que ocupa no terreno.

    • João F
      Posted Setembro 15, 2016 at 7:13 pm

      Se fosse pelo momento atual, Gelson seria chamado à frente tanto do Nani como do Quaresma. Mas lá está, os lugares cativos na seleção ainda se mantêm.
      Pizzi nem vou comentar.

    • Ricardo Mendonça
      Posted Setembro 15, 2016 at 7:24 pm

      O Pizzi?! Só podes estar a brincar. Obrigado, pela anedota.

      • Tio Charles
        Posted Setembro 15, 2016 at 7:35 pm

        Não estamos a discutir com clubites pois não? Não é pelo Gelson vestir verde e branco e ter feito meia-dúzia de jogos a bom nível neste início de temporada que se torna a última coca-cola no deserto. E já sei, vão buscar ao cofre o argumento de que o Guedes foi convocado por bem menos. Talvez seja verdade, talvez não (Guedes, na altura, também estava num bom momento e era bem mais novo que o Gelson). Mas andamos a brincar ao Desvaloriza o Pizzi, um jogador titularíssimo no tricampeão e dos mais influentes em jogo jogado? Hype não é tudo, meus amigos. Eu entendo a necessidade que sentem em ter também um Renato este ano, mas calma. Os jogadores dos rivais não são todos péssimos e os vossos não são todos banhados a ouro.

        • Marques
          Posted Setembro 15, 2016 at 7:47 pm

          Clubite? Só se fôr a sua. Qualquer adepto minimamente imparcial vê Gelson muito melhor jogador hoje em dia do que Pizzi alguma ver virá a ser.

        • Ray
          Posted Setembro 15, 2016 at 11:00 pm

          Falta de conhecimento. O Gelson fez muitos bons jogos na época passada. Até mais que o Renato. Todos são excelentes jogadores e daí a necessidade de os segurar, sendo Benfica ou Sporting. Concerteza também irás esperar que todos os adeptos do Sporting tenham a mesma opinião, mas eu não comparo Renato e Gelson porque são posições diferentes, agora em qualidade e número de jogos não há diferença.

      • Ben Howard
        Posted Setembro 15, 2016 at 9:37 pm

        Sou benfiquista e desepero com o Pizzi muitas vezes, mas nao se pode esquecer que nas principais ligas da Europa, foi o terceiro jogador que mais situações de golo criou. Nao e um jogador na linha do Gelson, veloz e com finta facil, mas mais na linha do J.Mario, um criativo que joga na linha e que entra muito no meio.

    • Carlos F.Silva
      Posted Setembro 15, 2016 at 7:29 pm

      Pizzi?? Isso é a sério?

      • Pedro
        Posted Setembro 15, 2016 at 7:43 pm

        Tendo em conta a atual forma dos jogadores, obviamente que o Gelson ganha a corrida, mas não nos podemos esquecer do que o Pizzi fez na época passada. A mudança deste do meio para a ala direita do Benfica, juntamente com o aparecimento do Renato Sanches, foi extremamente fundamental no título. Podemos gostar mais ou menos do jogador, mas a verdade é que Pizzi foi muito importante no título de campeão, ajudando com golos e assistências, aliás até me lembro que foi dos jogadores com mais ocasiões de golo criadas (onde apareciam jogadores como Ozil). Posto isto também foi e acredito que continuará a ser (apesar de estar numa péssima forma, admito) titularíssimo no Benfica.

        Resumindo, não me parece estranho considerá-lo para a seleção nacional, onde a meu ver já tinha merecido a convocatória para este Europeu.

        Este comentário não é só para ti mas também para o João F e o Ricardo Mendonça.

      • Lopes
        Posted Setembro 15, 2016 at 11:36 pm

        Claro que não, ora o Pizzi…não, espera, o Pizzi? aquele que foi “só” o TERCEIRO jogador em ocasiões criados por jogos a nível…EUROPEU (o que equivale a dizer no top do futebol mundial)?
        Ainda mais numa selecção como Portugal, que tirando Ronas, é uma complicação para criar (e marcar) golos?
        “Não obrigado, não queremos cá disso”.

        Queremos lá “gajos” que criem tanto e que metem os outros na cara do golo?. Agora se me falarem do que finta 3 jogadores, faz 2 túneis mas…perde a bola, isso sim, queremos e aplaudimos.
        Aonde já se viu preferir um que é só o 3º nas principais ligas Europeias a criar aquilo que dá vitórias? naaaaa

  • Tiago Ramos
    Posted Setembro 15, 2016 at 7:08 pm

    Acho isto uma não notícia, a decisão cabe aos jogadores e todo o mediatismo a volta disso é que é mau e prejudicial para o futebol.

    Ainda me lembro do Rolando festejar um título europeu pelo FCP com a bandeira de Cabo Verde no corpo quando era internacional por Portugal.

    Os jogadores, se estão mais ligados a Cabo Verde que a Portugal, é deixá-los seguir o seu caminho. Nada contra nem ressentimentos. Representar a seleção nacional do país pelo qual se nutre carinho é uma honra e um prazer e mais nada!

    • Ray
      Posted Setembro 15, 2016 at 10:55 pm

      Qualquer pessoa pode ter dois países que ama, apesar de só poder jogar por um. Não se pode pedir a alguém que defina os sentimentos. O Pepe foi um dos melhores contra o Brasil e não deixou de ser brasileiro.

  • Stalley
    Posted Setembro 15, 2016 at 7:09 pm

    Se eles quisessem jogar por Cabo Verde, nem aos sub-21 de Portugal aceitavam ir neste momento, não tinha muito sentido andar nos sub-21 sem a pretensão de chegar á Selecção nacional Portuguesa, quando neste momento por Cabo Verde eram indiscutíveis nos A.
    Agora isto sou eu a pensar por “eles”.

    Se por acaso o Ruben e Gelson, quiserem jogar por Cabo Verde estão no seu direito, agora era um grande perda para Portugal, isto nem é por serem do Sporting, mas a Selecção aos poucos esta-se a renovar, e tanto o Gelson como Ruben Semedo vão ser chamados, mais dia menos dia, quem sabe já agora em Outubro.
    Pelo menos o Ruben Semedo já merece a chamada.

  • Rui Costa
    Posted Setembro 15, 2016 at 7:09 pm

    Para mim Gelson é o mais prioritário, pois seria uma arma fantástica para Portugal e nesta forma roubava o lugar de Nani/Quaresma.
    Para mim o onze seria:
    Patrício
    Cancelo
    Pepe
    Semedo ( está a pedir seleção também)
    Raphael
    William ( está na sua melhor forma)
    Adrien( nesta forma ótima, porque Renato é o titular)
    João Mário
    Gelson
    André silva( a mim convence-me)
    Ronaldo

    Incrível um banco com :
    Anthony
    Cedric
    Fonte
    Sanches
    André Gomes
    Bernardo
    Nani
    Quaresma

    • Tio Charles
      Posted Setembro 15, 2016 at 7:37 pm

      Gelson a titular com Bernardo, Nani e Quaresma no banco? E o Rafa, fica em casa a ver um jogador inferior ser convocado? Pensava que a intenção era jogar com os melhores.

      • Ruben Pinto
        Posted Setembro 15, 2016 at 8:02 pm

        Ja sabia que o Rafa, depois de ignorado no Europeu, ia se mudar para um grande e já ia ser obrigatoriamente titular.
        Típico.

        • Tio Charles
          Posted Setembro 15, 2016 at 8:08 pm

          Que argumento é esse do Europeu? Por um jogador ter poucos minutos numa competição merece menos ser continuar a ser convocado? Não entendo.

          A questão é: Gelson é superior ao Rafa? Eu respondo: não.

    • Mr. Pink
      Posted Setembro 15, 2016 at 8:01 pm

      O Gelson a titular? Até há 2/3 semanas toda a gente previa que viesse a ser suplente do Sporting, e agora passava á frente de jogadores superiores neste momento (e a não ser que aconteça um desastre ao Bernardo, este, embora seja diferente, muito provavelmente irá ser sempre superior ao GM).

      Às vezes é preciso um bocado de noção. Mas pronto, mais um episódio a juntar a muitos nos últimos anos. Melhor exemplo: Sportinguistas com a absolutamente convictos que o Rinaudo era melhor que o Javi Garcia e Fernando. Sim, isto aconteceu, e não foi pouca gente a achá-lo…

      • Stalley
        Posted Setembro 15, 2016 at 8:18 pm

        Também não concordo com Gelson a titular(ser chamado aos “A” esta época é outra história) como escrevi ontem ainda está a “ganhar asas”.

        Mas ele esta época agarrou o lugar, então com a saída de J.Mário ainda mais, quem previu isso foi mais os adversários, porque JJ não “aposta na formação”.
        Agora no banco quando for preciso temos Markovic (que na teoria faz o lugar com qualidade, apesar de ontem entrar bastante mal, vamos dar tempo ao jogador), porque o Gelson não vai fazer os jogos todos, é ainda um jogador em crescimento, mas está a trabalhar no clube com o treinador certo para evoluir.

        • Rui Costa
          Posted Setembro 15, 2016 at 11:34 pm

          Eu disse se ele continuasse na forma que apresentou em Madrid, porque o jogo dele foi sobrenatural, eu estou há vontade para falar , porque não sofro de clubista pois sou do Benfica… Agora a sério, sou do Benfica, mas isso não me impede de ver que o Ruben , o Gelson e o william nesta dorma são titulares na seleção mas o rafa também tem lugar no banco, há muitos adeptos que gostam do campeonato da formação e muito por culpa do Sporting, que precisa disso para se valorizar, são estas coisas que nos impedem de progredir!

  • bmcrl
    Posted Setembro 15, 2016 at 7:14 pm

    O Ruben ja merece uma oportunidade, o Gelson ainda nao. Ainda tem muitos jogadores à sua frente, mas basta continuar assim que a sua oportunidade há-de chegar.

  • Kafka
    Posted Setembro 15, 2016 at 7:23 pm

    Se há coisa onde a Federação Portuguesa de Futebol é forte, é neste tipo de situações, basta ver que no último Europeu dos 23 convocados, 9 eram nascidos fora de território Português, portanto neste caso acredito que estes 2 vão também acabar por escolher Portugal

    No entanto lá esta, se escolherem Cabo Verde estão no seu direito e devem é escolher o que o coração lhes diz, no caso do Gélson então até era o que faria mais sentido pois é o País onde ele nasceu

  • diogopalma
    Posted Setembro 15, 2016 at 7:35 pm

    Tanto o Rúben como o Gelson são jovens de um potencial enorme, jogadores indiscutíveis da nossa seleção de sub21 e com capacidade para entrarem nos 23 de Fernando Santos.
    Principalmente o Rúben que na minha opinião deveria ser desde já o 3º central da nossa seleção principal ao passo que o Gelson devido à concorrência talvez ainda não entre nestas contas (se bem que pode aproveitar a falta de minutos do Rafa nesta época).

  • Brandão Abreu
    Posted Setembro 15, 2016 at 7:42 pm

    Gelson neste momento ainda tem Bernardo Silva e Rafa (dos mais novos à frente), Quaresma, Nani e Ronaldo (dos mais experientes), no entanto o Nani e o Quaresma dou-lhes 1/2 anos para começar a perder o lugar na seleção…
    também não esquecer que o Ronaldo, Rafa e o Nani jogam melhor na esquerda, e Gelson melhor na direita (tal como Bernardo Silva, embora este seja um interior), Quaresma já o vi brilhar na direita e na esquerda, embora na seleção seja mais aposta para o lado direito…
    Não esquecer Bruma, que embora ande um bocado fora da órbita é uma solução a ter em conta no futuro (é apenas um ano mais velho que Gelson) e Pizzi que é uma opção de recurso muito boa.
    Já Gonçalo Guedes (1 ano mais novo que Gelson), Ivan Cavaleiro (2 anos mais velho que Gelson), Iuri Medeiros (1 ano mais velho) e Ivo Rodrigues tão cedo não têm hipóteses…Ricardo Pereira virou lateral.
    Veremos os próximos extremos a aparecer.

    Já centrais, Ricardo Carvalho e Bruno Alves estão na altura de dar o lugar aos mais novos, sobra Pepe e José Fonte, ainda há os recursos Neto, Ricardo Ferreira e Daniel Carriço (que ainda não foi convocado)…
    Nisto depois há os jovens, e se inicialmente Tiago Ilori, Paulo Oliveira, Edgar Ié e Tobias Figueiredo mostraram mais potencial que Rúben Semedo, hoje em dia já foram todos ultrapassados pelo Rúben e tão cedo não terão hipóteses. Outro central que mostra bom potencial é Rúben Vezo.
    Veremos os próximos centrais a aparecer.

    Neste momento para centrais Pepe, Fonte, Rúben Semedo e Daniel Carriço deveriam ser os convocados.
    para extremos Bernardo e Quaresma para a direita, Nani, Ronaldo e Rafa para a esquerda.

    Neto e Ricardo Ferreira são/deveriam ser as opções em caso de lesão para central…
    Pizzi, Gelson e Bruma as opções para extremos em caso de lesão…

    • João Pereira
      Posted Setembro 15, 2016 at 11:31 pm

      Não faz mal nenhum convocar Pepe, Fonte, Alves e Semedo. Certamente aprenderia muito com os 3 mais velhos.

      Mas iria criar um grande problema ao Rui Jorge que deixaria de contar com um dos pilares dos sub21.

  • Nuno R
    Posted Setembro 15, 2016 at 7:42 pm

    Esses dois, mais o Ronny Lopes deviam ser convocados já para os próximos confrontos da fase de apuramento.

  • Manuel Cardoso
    Posted Setembro 15, 2016 at 8:07 pm

    Rúben Semedo já merece uma chamada. E olhando para as opções atuais penso que devia tornar-se uma escolha regular (os titulares já são trintões, pede-se uma renovação e as restantes opções ainda não convenceram).

    Já o Gelson tem muito mais e maior concorrência, mas mantendo o nível que tem mostrado merece ser chamado, nem que seja para evitar a fuga dele para Cabo Verde (mesmo estando o jogador no seu direito de escolher qualquer das duas seleções). Não tem a experiência de Nani ou Quaresma nem a qualidade de Bernado Silva ou Rafa, mas está num nível exibicional possivelmente superior e consistente, e nas seleções devem por norma estar não apenas os melhores jogadores mas também aqueles que estão, no momento da convocatória, a jogar melhor. Quaresma ainda é melhor que Gelson, mas Gelson está possivelmente a fazer mais e melhor. Igual para Ruben Semedo e Bruno Alves por exemplo.

  • Kacal
    Posted Setembro 15, 2016 at 8:15 pm

    Sinceramente não vão representar Cabo Verde, tenho a certeza. No entanto é “brincar com o fogo” e portanto há que dar oportunidade e convoca-los, quem fala destes dois fala do Rony Lopes também. São dois jovens com muita qualidade, grande potencial e neste momento estão a titulares no Sporting e a ser potenciados pelo JJ, é o momento certo para chama-los e espero que aconteça já na próxima convocatória. O caso mais “grave” é do Rúben Semedo, a meu ver, visto que temos jovens com muito talento como Bernardo Silva, Rafa, entre outros, para o ataque mas no eixo da defesa, tirando Pepe e Fonte, há um Bruno Alves que já não serve e o Neto que é bom mas é curto, mais o Carriço, mas o jovem mais promissor no momento na posição é o Rúben Semedo e está a titular no Sporting, tem que ser chamado mas o Gelson também.

  • Andre Santos
    Posted Setembro 15, 2016 at 8:29 pm

    Ja varias pessoas referiram, na defesa temos maiores necessidades, logo deixar escapar o Renato que tem estado bem e tem potencial era mau para Portugal.
    Gostei muito do Gelson nos ultimos jogos e gostava de o ver crescer ainda mais, mas extremos e onde Portugal esta melhor servido, ainda assim uma convocatoria so para nao o deixar fugir nao nos fazia mal…

  • Nuno R
    Posted Setembro 15, 2016 at 9:06 pm

    Esta discussão mostra bem como é difícil ao luso pensar a longo prazo.
    O Gelson está tapado pelo nani, CR, quaresma, e mais uns quantos. Não faz falta.
    E daqui a 6/8 anos? Se calhar…
    Ninguém sabe o futuro, mas assegurar a presença (disponibilidade) na selecção de um jovem promissor é crucial.
    Se virá ou não a ser útil…

    • Tobias
      Posted Setembro 15, 2016 at 10:44 pm

      Guedes, Cavaleiro e Ricardo Horta estão tapados por quem? No entanto já foram internacionais

    • João Pereira
      Posted Setembro 15, 2016 at 11:26 pm

      São as duas posições onde mais é preciso injectar sangue novo. Defesas centrais e médios ofensivos. Os médios ofensivos actuais se calhar ainda duram até ao Mundial 2018 mas depois disso não estou a ver Quaresma, Nani, etc no topo das suas formas.

      Quanto a defesas centrais, seria para ontem, não faz sentido estar a convocar o Neto quando há o Rúben Semedo nesta forma.

      Mas uma coisa é certa, quer um quer outro estão num momento de forma de nível de selecção.

  • Asaints
    Posted Setembro 15, 2016 at 9:39 pm

    O que eu sei que se dependesse da malta aqui do blog os extremos da selecção seriam Gelson, Pizzi, Iuri e Pedro Santos. O Ronaldo não joga nada e só marca golos de encostar, o Quaresma só faz malabarismos ineficazes, o Nani tá retirado faz 6 anos e o Bernardo é só hype, produto da imprensa benfiquista pra mandar o JJ abaixo por não apostar nos tugas. Tavamos bem entregues realmente.

  • bpstp
    Posted Setembro 15, 2016 at 9:43 pm

    Penso que os dois não irão jogar pelo Cabo-Verde. Terão mais a “ganhar” se optarem pela selecção Portuguesa. Passo a explicar. Apesar de CV nos últimos anos ter melhorado a olhos vistos e até tem um conjunto interessante que poderá surpreender no CAN e eventualmente apurar para Mundial (basta verem a evolução desta selecção no Ranking da FIFA), os dois têm grandes possibilidades de terem lugar “cativo” na selecção a médio-prazo, onde terão muitas possibilidades de actuar em grandes palcos (Europeu e Mundial) e terão outra visibilidade.

  • João D
    Posted Setembro 15, 2016 at 10:02 pm

    Duvido que aceitem. Portugal dá outro prestígio e visibilidade.

    • João Pereira
      Posted Setembro 15, 2016 at 11:18 pm

      Há jogadores jovens a despontar no campeonato holandês, francês e alemão que podiam muito bem ser integrados nas selecções jovens portuguesas. Filhos de pais portugueses.

      Têm-se feito boas coisas como a inclusão do patrão da defesa italiano dos sub16 Pedro Justiniano para as selecções portuguesas, bem como do ponta de lança Simões que vem da Alemanha.

      Há ainda os casos do Deroy Duarte, Leandro Fernandes (Holanda), Cláudio Gomes e Valentin Pinto (França) e existem outros casos na Alemanha e Suiça.

      Temos que apanhar todos os jogadores que pudermos porque a qualidade não abunda, principalmente nos jogadores mais fantasiosos da frente. O Matheus Pereira do Sporting está em Portugal desde os 8 anos, Será que 12 anos depois ainda não adquiriu nacionalidade portuguesa? Porque não é chamado? A geração de 96 basicamente é só o Gonçalo Guedes e mais 10, porque não chamam um jogador com a sua qualidade?

  • M1950
    Posted Setembro 15, 2016 at 10:32 pm

    Estou muito contente com o processo de renovação, eu diria que está a ser de topo, mas ainda não entendi porque Semedo não é convocado sendo titular indiscutível do Sporting e tendo como concorrentes Neto e Bruno Alves.

    Já o Gelson é mais complicado, há muita gente à sua frente, sendo que poderá merecer atenção especial por ser um extremo puro tal como Nani e Quaresma, e sinceramente não acho que nos próximos tempos apareçam extremos, que é uma posição que nos parecia impossível de acabar o filão. Acho que ainda tem evoluir bastante e ser consistente no 11 e nas suas exibições. E depois as coisas vão acontecer com naturalidade.

    Já agora fica aqui a sua exibição.

    https://youtu.be/DQxpCo6nEJw

  • Pachuca
    Posted Setembro 15, 2016 at 11:15 pm

    Na minha opinião não deveriam ir porque tem muito futuro pela selecção…. Mas se também não forem chamados Boa sorte. O pior disto é que vão ficar “marcados” porque o clube que os tiver vão ficar sem eles a meio do ano devido à CAN, apesar d ser d dois em dois anos, s não estiver enganado.

  • Sakamoto
    Posted Setembro 16, 2016 at 11:38 am

    Seria um “crime de lesa-pátria” isto acontecer.

    Está mais que visto (ou pelo menos perspectiva-se, em condições normais) que terão um grande futuro e que vão fazer falta à selecção. Quem temos para substituir Pepe, por exemplo, com o potencial de Ruben Semedo?

    E Gelson pode ser um caso sério. Só não o digo que já o é porque tem vindo a fazer grandes jogos e, na minha opinião, quero ver se isto é só uma fase ou algo para crescer e muito.

  • Bardias
    Posted Setembro 16, 2016 at 12:24 pm

    Por esta altura já o Fernando Santos ou alguém da federação falou com eles. Perder dois jogadores desta qualidade é impensável.

  • Tabulero
    Posted Setembro 16, 2016 at 1:49 pm

    Comentários interessantes hehehehehe agora que “servem” á seleção já são considerados “portugueses”. Se jogarem pelo seu país natal, Cabo Verde não estaria a roubar a ninguem, muito pelo contrario…prova disso é o facto de jogadores como Oceano, Jorge Andrade, Rolando, Nani, Renato Sanches, Nelson (k nunca mais se ouviu falar), terem sido subtraidos da sua natural seleção. Deviam todos jogar pelo seu país de origem!!

    • Feirense
      Posted Setembro 16, 2016 at 2:35 pm

      Qual é o país de origem de Renato Sanches para ti? Consideras Lisboa um país à parte de Portugal?

      • Tabulero
        Posted Setembro 16, 2016 at 5:12 pm

        Deves perguntar isso ao milhares que nasceram no país “Lisboa” como referes e que sequer têm a nacionalidade, ao contrário dos que “servem” pelo menos para jogar á bola.

    • Jeremias Sentop
      Posted Setembro 16, 2016 at 5:44 pm

      O pais natal de Ruben Semedo e Gelson Martins é Portugal. Eles têm ascendência cabo-verdiana. Está lá escrito.

Deixa um comentário