Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Avançado brasileiro do FC Porto também vai ficar disponível para Fernando Santos

Opção a considerar? Depois de Otávio é mais um brasileiro dos azuis e brancos a entrar as opções da selecção nacional.

Tiquinho Soares confirmou, em declarações ao Globoesporte, que já pediu o passaporte para naturalizar-se português. «Portugal é incrível. Aqui aprendi muita coisa boa, os meus filhos adoram e a minha esposa ama. Foi aqui que realizei todos os meus sonhos. Eu amo Portugal. Já dei entrada para o passaporte português, a minha filha já é portuguesa», afirmou o avançado do FC Porto, que está em Portugal desde 2014-15.

56 Comentários

  • Goncalo Silva
    Posted Abril 20, 2020 at 1:55 pm

    Soares e Otávio não têm qualidade para a seleção. Gabriel sim pode vir a ser boa opção, apesar de neste momento não pertencer aos 30 melhores.

    • Fields
      Posted Abril 20, 2020 at 2:00 pm

      Neste momento até acho que desses 3 o Soares é o mais bem colocado para fazer parte da convocatória. Não porque lhe reconheça grande valor, na verdade até o acho fraco (tirando de cabeça, aí é matador), mas é uma posição em que não temos grandes opções. Gabriel e Otávio têm alguma qualidade, mas nas suas posições temos muito melhor.

      • Kacal
        Posted Abril 20, 2020 at 2:53 pm

        Temos 3 opções óbvias em André Silva, Gonçalo Paciência e Paulinho. Não são avançados de topo, mas Soares também não o é e não faz qualquer sentido prescindir destes para o chamar. Ainda para mais quando André Silva e Gonçalo ainda têm margem de progressão, Soares não.

        • Espessol
          Posted Abril 20, 2020 at 7:37 pm

          Totalmente de acordo, infelizmente, ao contrário da opinião de muita gente, julgo que o Soares desde que veio para o Porto desceu de nível, especialmente no que toca à finalização e técnica. Eu era um admirador confesso do mesmo nos seus tempos de Vitória, recebia bem de costas, passava bem e era muito frio em frente à baliza.
          Aliás foi um jogador que me fazia lembrar nessa altura, a espaços, largos claro :P, o Berbatov pois tinha momentos de classe deliciosos.
          Qualquer um dos 3 que referiste, e junto o Jota apesar de ser um avançado diferente, tem mais condições para ser chamados que o Tiquinho.

          • Kacal
            Posted Abril 20, 2020 at 9:46 pm

            Sem duvida, Espessol. Tenho a mesma opinião, mesmo no Porto entrou a todo o gás, mas foi perdendo fulgor e não evoluiu o que esperava, tem sido bem menos consistente também.

            De resto, lá está apoio mais a chamada desses 4.

        • Fontez
          Posted Abril 22, 2020 at 12:18 pm

          Paulinho? Já chega do hype que querem dar ao rapaz. Depois é assim, falarem de opções para avançados e não falar de CR7, e em alternativas como Rafael Leão, não acho logico

  • heldersoares
    Posted Abril 20, 2020 at 1:56 pm

    Acho que sim tendo em conta as opções para a posição até deve ser neste momento a seguir a Paulinho o PL com mais golos. Sendo um PL forte fisicamente, com um jogo aéreo muito bom e tecnicamente não sendo nenhum fora de série também não é um cepo e sabe o que fazer com a bola

  • Kacal
    Posted Abril 20, 2020 at 2:00 pm

    Não Obrigado! Este até poderia ser útil, mas não é nenhuma jovem promessa e tem qualidade mas não é acima da média. Prefiro apostar em Gonçalo Paciência, André Silva e Paulinho. Até porque o Soares é um avançado de combate, fisicamente imponente, corre e pressiona muito, batalha, forte no jogo aéreo, mas tecnicamente está longe de ser fantástico e falha bastante por vezes a finalizar. Tem lacunas como os outros avançados que temos ao dispor, mas mal por mal prefiro apostar no que temos. Embora um avançado destes fosse potenciar CR7 abrindo espaço a ele fazer o seu trabalho, mas não, prefiro apostar no que temos.

  • André Dias
    Posted Abril 20, 2020 at 2:20 pm

    Não justifica uma chamada. Um jogador que nem sequer é consensual no FCP actual dificilmente vai ter nível para a nossa selecção. Temos opções superiores como André Silva, Gonçalo Paciência e Dyego Souza. E a chamar alguém fora do habitual então era preferível convocar Paulinho ou dar oportunidade a jovens como Rafael Leão ou Fábio Silva.

  • Lourenco Vaz
    Posted Abril 20, 2020 at 2:43 pm

    Não é extraordinário, mas nao me parece inferior aos que lá andam, tendo a vantagem de ser mais experiente e conhecer as “matreirices” precisas para um avançado fazer mossa.

  • FVRicardo
    Posted Abril 20, 2020 at 2:44 pm

    Só assim de cabeça à frente de Soares na seleção portuguesa para a posição de ponta-de-lança ou segundo avançado (na minha opinião) estão Cristiano Ronaldo, Félix, Guedes, André Silva, Paciência, Jota, Paulinho, Podence, Leão. Podendo ainda vários jogadores como Bruno Fernandes, Bernardo, Rafa, Pizzi ou João Mário fazer a posição de médio-ofensivo/2º avançado acho que não se justificaria a sua chamada, a menos que houvesse uma vaga interminável de lesões.
    P.S.: Acharia incompreensível se Soares for convocado e Marcos Paulo (Fluminense) passar despercebido na(s) próxima(s) convocatória(s), visto que o segundo ainda pode escolher entre Portugal ou Brasil e é um dos mais promissores do Brasileirão.

    • Giuseppe F
      Posted Abril 20, 2020 at 10:51 pm

      Desses nomes apenas o André Silva e o Gonçalo Paciência são da mesma posição que o Soares, embora eu não concorde minimamente.

      • FVRicardo
        Posted Abril 21, 2020 at 9:51 am

        Por isso mesmo é que referi as duas posições antes dos nomes, porque o sistema pode variar. Pode haver a possibilidade de jogar com dois pontas de lança puros sendo que tanto Soares como CR7 (hoje em dia é mais ponta de lança que outra coisa, na minha opinião), André Silva ou Paulinho são bem móveis, se isso passar na cabeça de Fernando Santos.

  • DNowitzki
    Posted Abril 20, 2020 at 3:21 pm

    Por amor da santa!

    Discordo! Não tem qualidade para a seleção.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 20, 2020 at 3:27 pm

    Acho que apenas jogadores com outro nível, nomeadamente para ser titular indiscutível é que valem a pena chamar, como foi com o Pepe e com o Deco. Portanto seja ele o Soares, como o Dyego Souza, como o Matheus ou o Otávio, acho que mais vale chamar os nossos.

  • Mantorras
    Posted Abril 20, 2020 at 4:07 pm

    Nao tem lugar. De todo.

    Ronaldo, Felix, Trincao, Goncalo, Andre Silva, Leao…

  • Daniel Alves
    Posted Abril 20, 2020 at 4:13 pm

    Portugal não tem grandes opções para PL, mas as que tem, a juntar a outros jogadores que também podem jogar lá, são suficientes. Penso que neste momento não precisamos de ir buscar naturalizados para posição nenhuma.

  • Bio
    Posted Abril 20, 2020 at 5:08 pm

    Nem pensar, por favor…
    Adoro a paixão destes jogadores ao seu país!

  • Khal Drogo
    Posted Abril 20, 2020 at 6:11 pm

    Não é necessário. Não tem qualidade.

  • Pablo
    Posted Abril 20, 2020 at 6:17 pm

    Não tem muita qualidade para uma seleção como a portuguesa mas é melhor que todos os ponta de lanças que estão lá.

  • Walter Sobchak
    Posted Abril 20, 2020 at 6:19 pm

    Queria aqui destacar as palavras do Soares. Sente-se bem no nosso país , a sua família também. É sempre bom ouvir estas palavras e não o contrário. A partir do momento que é elegível para a seleção tem que ser tido em conta , depois simplesmente passa a ser uma opção técnica e uma escolha ou não de Fernando Santos! Na minha opinião não tem lugar, mas tendo em conta a falta de qualidade nesta posição , acho que uma eventual chamada poderá ser determinada pela forma do jogador aquando das próximas convocatórias ! Essa ideia de que só deve chamar ” os nossos” não consigo estar de acordo porque temos exemplos de jogadores que também não nasceram no nosso país , inclusive nunca actuaram no nosso campeonato e já foram convocados. A partir do momento que um jogador tem o passaporte português temos de aceitar o facto que também foi decisão da pessoa se tornar parte integrante do nosso país !

  • AndreChaves9
    Posted Abril 20, 2020 at 6:45 pm

    Era o que faltava…. Isto qualquer dia com a quantidade de brasileiros que por aí andam vão ser muitos a dizer que gostavam da seleção portuguesa. Pior é ainda quem quer transformar a seleção Portuguesa numa seleção de jogadores.

  • coach407
    Posted Abril 20, 2020 at 6:56 pm

    Acho engraçado que o Paciência marque 5 golos e tem de ir à seleção. O Soares que já vem de 3 épocas a ser muito importante no FC Porto e arrumou o Paciência sem grande hipótese… Não tem qualidade.

    Se for preciso o Fábio Silva ou o Gonçalo Ramos fazem meia dúzia de jogos a titulares e já têm de ir…

    O Soares é um bom ponta de lança. Para a realidade portuguesa tem de ser tido em conta porque realmente há falta de qualidade. Vejo aí pessoas a falar do Félix ou até do Bruno Fernandes como se não faltassem opções. Quê?

    Temos Rafael Leão, Soares, Dyego Sousa, André Silva, Éder, Nélson Oliveira, Gonçalo Paciência, Paulinho…

    É provável que o Fernando Santos queira apenas um ponta de lança mais fixo. Desta lista o melhor será o Rafael Leão, mas também é o menos ponta de lança de todos, tem jogado longe da baliza e tem estado desinspirado.

    Se Fernando Santos quiser mesmo um avançado fixo o Soares é uma opção perfeitamente a ter em conta. Não sei se bate o André Silva, Paciência ou Paulinho, mas não podemos dizer que não tem qualidade como se tivessemos muito melhor.

    • Kacal
      Posted Abril 20, 2020 at 7:09 pm

      Não se trata de ter melhor ou não. A questão é, Soares é acima da média? É topo mundial? É como Pepe e Deco foram? É muito superior ao que temos? Não sendo, mais vale chamar os “nossos” e não faz sentido naturalizar. Só defendo naturalizações com certos critérios e aqui nem sei se o Soares os preenche.

      • Walter Sobchak
        Posted Abril 20, 2020 at 8:21 pm

        Qual é o critério para ser considerado “nosso” ?
        O Anthony Lopes que não nasceu e nunca jogou em Portugal ?
        O Figo que não mora em Portugal há quantos anos ?
        Eu que nasci em Angola em 1980 mas vim para Portugal em 1981 ? Se calhar porque o meu pai nasceu em Ponte de Lima ( está pertinho de Guimarães ) já faz de mim mais português ?
        O William Carvalho que nasceu em Luanda mas fez toda a formação em Portugal ?
        Tenho dificuldade em perceber como chega a uma conclusão de quem é mais ou menos português ?
        Além disso só se pode escolher uma seleção , logo quando um jogador escolhe , tem a sua decisão vinculada e já não pode representar outra selecção !
        Existe critérios que estão descritos na nossa constituição para definir a nacionalidade portuguesa, logo se um treinador convoca em função de achar ou não se é “nosso” entra numa área de bastante subjectividade !

        • AndreChaves9
          Posted Abril 20, 2020 at 9:36 pm

          E uma pessoa que até aos 20 anos que nunca ouviu falar de Portugal?

        • Kacal
          Posted Abril 20, 2020 at 9:44 pm

          Para mim o critério é ter alguma ligação a Portugal seja como for, não apenas viver cá. Depois é ter verdadeira intenção de representar a selecção e não apenas porque o Brasil não chama, sermos a 2ª opção. E terceiro ter o país no coração como nós temos. Se tiver esses 3 critérios, apoio a chamada, tenho duvidas que no Soares seja assim e o Otávio muito menos. Depois nem sequer são jogadores do nível de Pepe e Soares.

          • Walter Sobchak
            Posted Abril 20, 2020 at 10:12 pm

            Ok, até posso aceitar algumas das razões. Mas para isso a FPF teria que criar um questionário para averiguar as razões para qual um jogador quer representar a selecção ( algo que penso que não existe ). Isso ajudaria a clarificar e afastar eventuais polêmicas. Não pode ser só responsabilidade do treinador estabelecer esses critérios. Se for da sensibilidade da comunidade desportiva estabelecer critérios que o façam para se tornar clara a questão, porque senão vai haver sempre dúvidas. Por exemplo eu não sei se umas das razões para eventualmente o Soares querer representar a selecção seja o facto de ter algum filho nascido em território português e dessa forma retribuir o facto de sentir em casa em Portugal ( desconheço as suas razões ou se tem filho/a nascido cá ).

            • Kacal
              Posted Abril 20, 2020 at 11:28 pm

              Sim, concordo com esse questionário ou algo mais a fundo da questão. Há que dificultar um pouco mais a naturalização e possibilidade de representar a selecção a estrangeiros, a meu ver. Por exemplo, no caso de Otávio até disse que aceitaria quem chamasse primeiro, isso é inadmissivel. Por mim nunca seria chamado. Mas concordo com a ideia do teu comentário.

              Sobre Soares, penso que teve filhos cá mas não sei se essa razão é assim tão válida e aceitável.

              • Walter Sobchak
                Posted Abril 21, 2020 at 12:29 am

                O processo de naturalização regra geral costuma ser 6 anos em muitos países, na Alemanha penso que 8 e na Rússia acho que 10 anos.

        • Jay-Jay Okocha
          Posted Abril 22, 2020 at 4:33 am

          Comentario mais sensato até agora. Obrigado Walter.

      • Pablo
        Posted Abril 21, 2020 at 10:37 am

        Então se fosse de classe mundial, com passaporte português e estivesse a lixar pelo país, deveria ser convocado? Sinceramente essa dos “nossos” saiu-lhe mal. E o Soares não deve nada aos ponta lanças portugueses. É melhor do que o Paciência de certeza.

        • Kacal
          Posted Abril 21, 2020 at 1:16 pm

          Tu é que estás a assumir isso Pablo, se for de classe mundial mas não tiver certos critérios. Ou seja, ligação a Portugal de alguma forma e paixão pelo país e ter como prioridade representar-nos, não deve ser chamado. Nada tem a ver com ser classe mundial, mas neste caso nem estamos falar de um avançado acima de média. Não é muito melhor do que temos.

  • Artur Trindade
    Posted Abril 20, 2020 at 6:57 pm

    Sempre considerei Soares uma opção bem mais válida e segura que Dyego Sousa, pois sempre o considerei um jogador muito competitivo, que responde em grandes palcos e que subiu o nível quando foi chamado a jogar num grande e particularmente na champions.
    Apesar de tudo acho que Paulinho merecia uma oportunidade, e havendo Gonçalo, André Silva e Leão…
    Não invalida que no presente Soares fosse a opção mais segura.

  • Rodrigo 77
    Posted Abril 20, 2020 at 7:38 pm

    O Paulinho merece primeiro uma oportunidade, mas tendo em conta que jogos da seleção neste ano civil devem ser inexistentes pode ter perdido a sua oportunidade. Para os jogos de Março naquele torneio no Qatar, acredito que ia ser convocado. Vai depender do seu momento de forma.

  • diogo_scb
    Posted Abril 20, 2020 at 7:47 pm

    Tem passaporte Português, é convocável. Está no seu direito e não é por ter dupla nacionalidade que se deve discutir se merece ou não ir à seleção. Relativamente ao seu rendimento dentro de campo, acho que é uma opção ao nível dos restantes avançados Portugueses; André Silva, Paciência, Dyego Sousa, Paulinho. Não é de topo no contexto da nossa liga mas também está longe de ser um jogador mediano.

  • Hugorr
    Posted Abril 20, 2020 at 8:18 pm

    Será certamente convocável a partir do momento em que tiver passaporte português, mas honestamente, e como adepto do FC Porto, não me parece que traga nada de novo, nem que tenha qualidade para tal.

    Paulinho mereceria uma aposta, ou continuar a chamar André Silva e Gonçalo Paciência.

  • Ventola28
    Posted Abril 20, 2020 at 8:42 pm

    Isto agora é uma fartura! Á uns anos atras quando nao tinhamos nenhum avançado de jeito e tinhamos o Lima a fazer boas epocas no Braga que lhe fez dar o salto para o Benfica e ai fez super épocas e nao foi naturalizado e gerou uma onda de constatação quando se falou em ele jogar por Portugal! Agora que temos andre silva,gonçalo paciencia, ronaldo,paulinho e felix q tbm pode jogar lá é que se anda a naturalizar o soares e o otavio( é que se fossem jogadores fora de serie, mas nao sao jogadores banais) Enfim, se eles forem chamados á selecao é mais jogadas de empresarios pra valorizar e vender como foi com o diego sousa! Deixem-se de tretas! Temos qualidade pra dar e pra vender em todas as posicoes de jogadores portugueses! Ainda se fossem jogadores de grande qualidade como foi com o deco e com o pepe, agora por jogadores banais por amor de deus!

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 20, 2020 at 9:19 pm

      Eu seria contra mesmo que fossem craques de nível mundial. Sou contra as naturalizações, é uma forma de roubar os países do que geram, só vai agravar o fosso entre países pobre e mais ricos e é apenas feito para favorecer os interesses individuais de jogadores.
      Por outro lado, é apenas uma questão de tempo até um país se começar a interrogar de que vale investir em jogadores se depois a maioria não quer jogar por lá e se vende ao primeiro que aparecer ou vai para a equipa nacional que mais lhe convier. Isto só vai fazer implodir o apoio e interesse dos países pelo futebol, de que vale investir se nada se ganha em troca?
      Ainda estou para perceber esta nova onda de obsessão que todos os jogadores descobriram em quererem jogar todos os mundiais, CAN, Copa América, Euro, agora toda a gente tem de jogar sempre por uma equipa, até há muito pouco tempo um grande conjunto de craques tinham carreiras fracas na selecção, ou porque nasciam em países pequenos sem expressão mundial ou porque o seu país era tão forte que não chegavam a ser convocados.
      Parece que toda a gente enfiou na cabeça que tem de jogar todos os mundiais senão é o fim do mundo, as pessoas têm de valorizar o país onde nasceram e dar-lhe o rendimento do investimento que esse país fez nele, não andar como mercenário à procura da equipa que melhor se adeqúe aos seus interesses. Certo que há excepçoes, mas a maioria são naturalizações movidas por interesses. Isto vai descaracterizar o futebol e gerar um cinismo sobre os mundiais. Não sei quanto tempo será preciso para ver que tem de se pôr cobro a isto.
      De caminho o Brasil não terá jogadores nem para formar uma peladinha, isto é espoliar um país.
      Não me interessa se é o Tiquinho ou o R9, um jogador tem de dar o seu contributo ao país que o gerou e nele investiu, não andar atrás da equipa que mais o favoreça.

      • Joga_Bonito
        Posted Abril 20, 2020 at 9:30 pm

        Acrescento o número de grandes craques do passado que só jogaram um mundial ou euro e com sorte e nem por isso deixaram de ter reconhecimento. Os jogadores têm de ter contratos pelo que fazem todos os dias, não quererem à força toda jogar numa competição de um mês de quatro em quatro anos, para criarem um bom hype aí e saírem para um grande contrato. As carreiras fazem-se no dia a dia, nos clubes, se a conjuntura da selecção não for a melhor, paciência, ninguém morre por isso, a vida nunca é perfeita.

  • Knox_oTal
    Posted Abril 20, 2020 at 9:42 pm

    Espero que não chegue à selecção, já chegou a brincadeira do Dyego Souza e este até mostrou mais qualidade na Liga!

    Quanto à parte civil e legal da questão, tudo certo! Tem nacionalidade portuguesa (ainda que ache que se facilita demasiado no que toca aos futebolistas), seja bem-vindo à portugalidade, que tenha tudo a que tenha direito e que cumpra com os seus deveres, aliás mesmo que não tivesse a nacionalidade diria o mesmo! Estando em Portugal deve ser tratado como um de nós, tão simples quanto isso!

    Agora faz-me imensa confusão muitas pessoas actualmente banalizarem quem vai à selecção e o porquê de quererem ir à selecção! Neste caso é claramente, tal como o Octávio, oportunismo e incapacidade de chegarem às suas selecções de origem! A camisola das Quinas vale muito mais do que isso, ou pelo menos deve valer!

    E nem tem haver tanto com o local de nascimento, que é o argumento vazio que normalmente sai em defesa destas naturalizações, mas sim com as motivações, o compromisso e a pertinência da convocatória deste tipo de jogadores! A conquista do Euro em 2016 significou muito mais do que um caneco, mas para o Soares tenho muitas dúvidas que significasse muito mais do que isso mesmo! A selecção não é uma agência ou uma montra… ah e o argumento do “os outros também fazem” também é fraquinho!

    Mais, e mesmo que peguemos pelo lado da qualidade, onde é que raio este jogador alguma vez mostrou qualidade para representar Portugal?!? A liberdade de expressão é muito bonita e defenderei sempre, mas fico espantado como há gente a pôr o Tiquinho Soares ao nível do André Silva ou do Paciência! E nem ao nível do Paulinho o ponho, quanto mais! Que não gostem do André porque é maniento, ou posta muito no Instagram, ou porque só marca às selecções fracas, tudo bem são opiniões… mas parece-me evidente que o português atingiu já um patamar aos 24 anos que o Soares nunca atingiu no seu prime (sim já o passou e está na fase descendente da carreira).

    Além disso, não estamos desesperados para andar a naturalizar este tipo de jogadores… nem que estivéssemos aliás!

    Saudações Desportivas

    • heldersoares
      Posted Abril 21, 2020 at 8:22 am

      Não é naturalizar é pedir a nacionalidade por direito próprio ja cumpriu os anos necessarios.
      Pode.me dizer um ponta de lança que nas últimas 3 épocas tenha feito mais golos que Soares?? Esta época por exemplo só Paulinho tem mais e não fossem algumas lesoes Soares tinha somado muito mais golos ao longo do tempo no FCP. Em certas alturas de convocatórias se Soares já fosse português tinha entrado logo até houve uma fase no porto que Tite ou o adjunto falou que estava a observar Soares para o levar a canarinha devido ao grande rendimento que apresentou na fase inicial.
      Sou contra naturalizações forçadas mas a partir do momento que obtém a nacionalidade tem os mesmos direitos de todos nós como achei bem a convocatória de dyego Souza na altura merecia

      • Knox_oTal
        Posted Abril 21, 2020 at 9:55 am

        Significado de naturalizar = conceder (a estrangeiro) os direitos e privilégios de que desfrutam os naturais de um país.

        Que o levem para a Canarinha então! Até o Pena foi melhor marcador no FCP, isso muitas vezes não quer dizer nada sendo óbvio que no FCP (principalmente na pouco competitiva liga actual) os avançados têm melhores condições para marcar golos. Se o Paciência tivesse tido as mesmas oportunidades, minutos e continuidade que o Soares tenho poucas dúvidas que faria pelo menos igual. Não tem qualidade para a selecção, e mesmo que fosse de topo não precisamos dele! Tão simples quanto isso, sobretudo nestas situações de claro oportunismo (de repente é só entrevistas a clamar amor eterno por Portugal)… as selecções não são clubes nem agências!!!

        Sim a convocatória do Dyego prestes a fazer 30 anos foi de uma pertinência e de um acréscimo de qualidade brutal… santa paciência!

        Continuas muito precipitado nas respostas…

        • heldersoares
          Posted Abril 21, 2020 at 11:42 am

          Sim naturalizar tem razão o que queria dizer é que vai obter por direito próprio não vai ser forçada como as vezes fazem como por exemplo o atleta olímpico do Benfica Pichardo por muito top que seja sou contra
          Dyego Souza é um cidadão português que até podia ter na altura 40 anos se era o melhor e merecia estar na convocatória muito bem. Liedson por exemplo também quando foi a seleção já foi numa fase avançada e não acrescentou muito mas era útil no momento. Compreendo o que quer dizer de sentir mesmo a seleção concordo mas temos jogadores africanos que também chegam já com idades mais avançadas e não se põe problemas as convocatórias deles e serão mais portugueses que estes? Ou os franceses Anthony Lopes ?? Que espero nunca mais ser chamado pq não está para se dar ao trabalho de vir a seleção.

          • Knox_oTal
            Posted Abril 21, 2020 at 12:19 pm

            Sim estamos de acordo quanto à legitimidade, nem eu disse o contrário. E quanto à frase final era no sentido de utilizar naturalizados na selecção, não sou a favor excepto casos especiais e muito singulares… como o de Pepe!

            Liedson, Deco (gostava de ter visto se tivesse explodido um ou dois anos antes se mantinha a grande vontade de representar Portugal), Dyego Souza, eventualmente Tiquinho Soares, Octávio e Gabriel, são casos de oportunismo e conveniência a dada altura das suas carreiras. Não sou a favor de jogarem ou terem jogado pelas Quinas, e nem tem a haver com o lado cívico e legal da questão (isso nem se põe em questão) ou sequer com a qualidade! Tem haver com o que a selecção significa para mim e o que ela deve representar, tão simples quanto isso! Agora obviamente a minha opinião vale o que vale, ou seja muito pouco!

            Quanto à questão dos PALOP’s e descendência de emigrantes portugueses relativamente recentes, para mim não faz sentido algum a comparação com estes casos dos brasileiros no futebol ou sequer o Pichardo como referes e bem. E digo-te isto tendo estado em França durante o Euro 2016 e ter visto em primeira mão o que tal significou para a comunidade portuguesa aqui!!! Mesmo tendo uma eventual maior dificuldade com a língua, muitos luso-descendentes sentem tanto ou mais o país e a selecção! Quanto à ligação com o Brasil e os PALOP’s, é só ver as datas das respectivas independências! Obviamente a ligação a Portugal é bem mais presente, sinérgica e viva para Cabo Verde do que é para o Brasil no geral, é opinativo mas parece-me evidente!

            Resumindo, nada contra quem usufrui dos seus direitos, mas para mim uma ida à selecção vale mais do que o que diz num passaporte! Mais, no caso do Tiquinho não sei (à partida não), mas não era a primeira vez que uma naturalização era acelerada por se tratar de um jogador de futebol e outros “valores” estarem envolvidos (e muitos destes naturalizados, no fim das suas carreiras, voltam ao Brasil e não querem saber de Portugal para nada)! A ida de naturalizados à selecção devem ser excepções e não banalizadas, como o tal caso do Pepe. É a minha opinião…

            Saudações Desportivas

            P.S.: quanto ao Lopes estamos de acordo, não deveria voltar! A sua decisão é legítima, mas se não esteve disponível quando foi preciso por mim não voltava mais… se bem que digo isto se estar a par de todos os dados e do contexto em detalhe. Mas pareceu-me claramente por não ser titular, o que lhe fica mal, se bem que poderia ter tido mais oportunidades.

          • Knox_oTal
            Posted Abril 21, 2020 at 12:37 pm

            Ah só para reforçar, penso igual de jogadores como o Bruma, Jovane e aparentemente Joelson (não apreciei muito o discurso que fez sobre que selecção deseja representa, mas dou-lhe um desconto pois é muito jovem).

            São jogadores que abordam a questão da selecção a pensar única e exclusivamente nas suas carreiras e como isso irá os beneficiar a si e aos seus empresários! Não devíamos premiar jogadores destes e com este (fraco) compromisso com idas à selecção na minha opinião!

            Cada um sabe de si e tem direito de tomar as suas decisões obviamente mas acho completamente hipócrita jogadores como o Rolando terem preferido jogar por Portugal para terem mais visibilidade e, logo, melhores chances de uma melhor carreira, mas depois nas horas das conquistas aparecerem com cachecóis de Cabo Verde por exemplo! O orgulho e o sentimento pela sua nação não era suficientemente grande para a representar?!? Só ele saberá…

            • heldersoares
              Posted Abril 21, 2020 at 3:01 pm

              Concordo consigo por acaso ainda quando li as declarações de Joelson claro prefere ir a de Portugal pq da.lhe mais visibilidade como Gelson, Ruben semedo recentemente e muitos outros o fazem.
              Mas Pepe acho que é um grande exemplo não só pela qualidade mas não estando na cabeça dele mas o que passa é que neste momento é mais português que brasileiro e seria um ótimo capitão da nossa seleção se não estivesse Ronaldo por exemplo. Concordo que Otávio, Soares não sintam como nós mas pelo menos em Portugal tem que se estar uns 5 anos agora penso que antes era 6 no país e até já têm filhos portugueses e acho que isso lhes dá uma ligação maior não é como noutros países como Itália ou espanha que praticamente ficam logo prontos para a seleção. Gabriel já é por ter um parente mas por exemplo Jardel que já chegou a exibir um nível aceitável para a seleção neste momento claro que não mas é um jogador que esta cá há 10 anos será menos português que jovens que chegam ca já com alguma idade e aproveitamos para a seleção?

              • Knox_oTal
                Posted Abril 21, 2020 at 5:37 pm

                Percebo o que dizes, e é realmente especulativo o que digo pois não estou na cabeça dos jogadores. Mas arriscando opinar completamente ao lado, parece-me diferente a ligação de um Nani ou um Éderzito com Portugal comparativamente ao Jardel por exemplo. Aliás, muitos destes jovens já têm o sonho de representar as Quinas antes mesmo de cá chegar, e são genuínos nessa vontade, e são muitas vezes adeptos, a sério, de clubes portugueses. Já para não falar do facto de se tornarem adultos cá muitas das vezes, das ligações familiares e da sinergia cultural ainda existente (também há com o Brasil mas de uma forma mais distinta penso eu)!

                Mas concordo há casos e casos! Nani, Éderzito ou até Gelson não me fazem qualquer espécie pois acho que sempre tiveram uma vontade genuína em representar Portugal e isso vê-se na postura e no discurso. Já no caso de Bruma ou Rolando, por mim não iam simplesmente!

                Saudações Desportivas

                P.S.: podes me tratar por tu!!! eheheh

        • heldersoares
          Posted Abril 21, 2020 at 11:43 am

          E concordo com o Gonçalo também tenho muito pena que não tenha sido aproveitado é muito bom jogador

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Abril 22, 2020 at 4:31 am

      para andar a naturalizar? por favor…

  • Chico
    Posted Abril 20, 2020 at 10:26 pm

    Obviamente que é convocável, mas não tem qualidade para isso. No que toca a brasileiros com dupla nacionalidade, Gabriel daria muito jeito agora, assim como Lima há uns anos.

  • Giuseppe F
    Posted Abril 20, 2020 at 10:50 pm

    Fui contra Deco, fui contra o Liedson, sou conta o Pepe e sou contra o Dyego Souza. Neste caso será igual.

    SL

  • CarlosSL
    Posted Abril 21, 2020 at 9:50 am

    Hei de morrer sem entender uma coisa, qual a lógica de ser contra isto com base no local de nascimento? Legalmente a nacionalidade portuguesa pode ser conseguida, logo se é legalmente português, tem os mesmo direitos e deveres que todos nós. É tão pequenino esse argumento tão medieval que faz confusão. O meu pai é portugues e portista, a minha mãe espanhola e madrisita. Já podia ter celebrado campeonatos do mundo e perdido a conta às champions, mas contento me com o europeu e com o palmarés azul e branco. Sabem porquê? Porque a nacionalidade é algo que se sente! Tal como o Pepe sente a camisola das quinas mais que qualquer Djaló ou Miguel Veloso.
    Posto isto, sou contra….não por ter nascido no brasil, mas por ser um cepo

Deixa um comentário