Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Avançado do PSG dado como certo no Barcelona; Portugal é nono em expatriados nas cinco principais ligas de futebol europeias

Portugal continua a expatriar, mas cada vez menos para os principais clubes do Mundo. Sem ser Pepe e Ronaldo não há um português nas 10 equipas mais ricas da actualidade, a excepção é Tiago que integra um conjunto Top 8 na vertente desportiva.
As cinco principais ligas de futebol europeias têm a atuar nos respetivos campeonatos 31 portugueses, colocando Portugal em nono lugar na lista de países que mais jogadores fornecem aos ‘Big 5’. De acordo com o elenco elaborado pelo Observatório do Futebol, grupo de pesquisa do Centro de Estudos do Desporto (CIES), a Liga francesa é aquela em que mais portugueses atuam – está em segundo lugar, com nove jogadores, seguido do Brasil, em primeiro lugar, com 22 jogadores. O Mónaco, comandado pelo português Leonardo Jardim, é a equipa francesa em que alinham mais portugueses: Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão, João Moutinho, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa e Rony Lopes. Na lista hoje divulgada segue-se a Liga espanhola, onde jogam 13 portugueses (Portugal é o quarto país que de onde provém o maior número de expatriados). A Liga inglesa, onde dominam os jogadores franceses (40) e espanhóis (28), tem apenas quatro portugueses, colocando Portugal em 17.º lugar em número de expatriados (a par de países como a Colômbia, Estados Unidos e País de Gales). Cenário semelhante em Itália: na série A, onde imperam os jogadores brasileiros (33), Portugal surge em 17.º lugar, a par da Bélgica, Eslováquia e Paraguai, com quatro jogadores. Na Bundesliga – onde Portugal é representado por Vieirinha -, a Suíça lidera, com 19 jogadores. A França é o país de onde são naturais a maioria dos jogadores expatriados (105 ao todo, excluindo a ‘Ligue 1’), seguido do Brasil, com 104, e da Argentina, com 79. Fonte: Agência Lusa

É uma transferência que faz sentido, o extremo tem qualidade (por exemplo foi titular no último jogo da Argentina), pode ser uma boa alternativa ao trio de ataque, e ainda por cima é amigo de Messi – Segundo a Gazzetta dello Sport, o avançado argentino Ezequiel Lavezzi chegou a acordo com o Barcelona para representar o clube catalão a partir de 2016/17. O jogador do PSG chegará à Catalunha a 30 de junho, depois de terminar contrato com o clube francês, e receberá quatro milhões de euros por ano. Lavezzi, de 30 anos, chegou em 2011 a Paris a troco de 30 milhões de euros.

0 Comentários

  • João Silva
    Posted Outubro 19, 2015 at 9:29 pm

    Tendo em conta que somos um país pequeno e que apenas uma pequena parte dessa população conta para a estatística, não é de todo um mau "resultado" para Portugal.

  • Anónimo
    Posted Outubro 19, 2015 at 9:58 pm

    Dão tanto destaque à Ligue 1 nem sei por quê.
    Historicamente não são top-5.
    No passado recente também não.
    No ranking atual também não.

    É por ter lá o Ibra e ser a França?

    Vitorino

    • Gabriel Esteves
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:42 pm

      É por ter um gigante do futebol atual, o PSG, por ter vários clubes tradicional e actualmente fortes, como o Mónaco, o Marselha,o Lyon, e por as equipas do fundo da tabela serem muito melhores que as da liga portuguesa.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Outubro 20, 2015 at 12:46 am

      Então historicamente qual é o 5°??
      Não vais dizer Portugal pois não?

    • Anónimo
      Posted Outubro 20, 2015 at 1:07 pm

      Holanda, Filipe Ribeiro.
      Os clubes franceses tem 1 LC…tanto como a Roménia ou a Sérvia.

      Vitorino

    • Filipe Ribeiro
      Posted Outubro 20, 2015 at 1:22 pm

      Ok concordo contigo era só para ver o que escrevias.

  • afl!
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:04 pm

    Não acho que o Lavezzi seja uma boa contratação para o Barcelona pela idade e pela postura.

    • Paulo Almeida
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:16 pm

      Compreendo, mas discordo. O argentino apesar de ter tido problemas de profissionalismo em Itália, é um bom jogador, que não deve ter problemas em ser suplente – condição que nenhum craque iria aceitar – e ainda só tem 30 anos, ainda pode render uns anos a bom nivel. É uma grande alternativa a partir do banco, na minha opinião!

    • afl!
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:31 pm

      Concordo que seja um bom jogador mas o Ibra também já o era e não foi feliz.
      Creio que deviam de apostar em jogadores como Pogba ou Aguero porque seriam dos unicos no Mundo que entravam diretamente para o onze.

  • El Shourito
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:06 pm

    Nada mau o ranking temos mais jogadores espalhados em ligas de topo por uma larga margem do que a Itália e a Alemanha(apesar dos alemães tarem na sua maioria na Bundesliga ) e temos tantos como a Bélgica por exemplo
    Prova que afinal o jogador português não tá em decadência e continua a ser muito valioso e exportado para as ligas de topo

    • Kafka I
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:17 pm

      Desculpa mas essa comparação com a Alemanha e Itália não faz muito sentido a meu ver, porque Alemanha e Itália já têm ligas de topo logo os Alemães e Italianos só em último caso querem sair do seu País…A comparação sim deve ser feita com os restantes Países fora do Big 5, se bem que é mais Big 4 (Alemanha, Itália, Espanha e Inglaterra), porque mesmo os Franceses, caso não joguem no PSG, querem ir jogar para outro campeonato que não o Francês.

    • El Shourito
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:39 pm

      La esta concordo contigo em relação aos Alemães mas a liga italiana não é assim tão forte financeiramente como a BBVA ou a BPL aqui acho que tem havido um decréscimo de qualidade do jogador italiano
      Verdade visto que uma Inglaterra ou uma Alemanha com muita mais população tem uma maior base de recrutamento (mesmo assim no top 5 acho que podemos compara-nos com a Holanda) agora ter tantos jogadores espalhados como uma seleção emergente como a Bélgica e sempre fantástico para nos

    • Kafka I
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:54 pm

      El Shourito

      Inteiramente de acordo contigo, estarmos em 9º lugar a nível Mundial é muito bom e meritório e sinal não se trabalha assim tão mal em Portugal no concerne ao Futebol

    • El Shourito
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:14 pm

      Kafka

      Sim podemos não ter 80M da Alemanha em com mais população+maior base de recrutamento=maior probalidade de surgirem jogadores de qualidade mesmo assim sou da opinião que com 10M e um número suficiente para ter uma seleção de top 10 mundial permanentemente

      Extraordinário e a Islândia que com uma população de tamanho do Distrito de Viseu ou Aveiro consegue ir a um Europeu aínda por cima contra seleções teoricamente superiores como Holanda, República Checa ou Turquia e um feito estratosferico dada a dimensão do país

  • Diogo Palma
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:14 pm

    Mas num futuro próximo Portugal deverá com toda a certeza inverter esta situação e colocar jogadores como William, Bernardo, A. Gomes, R. Neves, etc em clubes de top.
    Tivemos um período de cerca de 10 anos (entre 2005 e 2015 em números redondos) onde apareceram poucos jovens com qualidade e consistência para para se afirmarem na alta roda do futebol mundial (Moutinho, Veloso e Nani são exemplos de jovens com um potencial tremendo mas não conseguiram chegar onde podiam) mas acredito que os "meninos de ouro" de hoje vingaram.

    • El Shourito
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:48 pm

      Esse limbo também não ajudou nada
      engraçado que quando acabamos com as equipas Bs começamos a tal crise de aparecerem jovens portugueses de qualidade e depois quando voltamos a ter as equipas Bs em 2012 os Rubens Neves,os Andres Gomes,Williams,Bernardos começaram a aparecer… além de irmos a fase finais de sub 21,sub 19,e sub 17 e com boas campanhas algo que entre 2005 e 2012 era muito raro

    • ACT7
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:53 pm

      Sim concordo 100% acho que temos matéria prima para equipas de top. Coisa que não aconteceu com esses que enuncias-te e mais Quaresma por exemplo… Acho que podemos ter 4 ou 5 jogadores já num futuro próximo em equipas de top.
      Vejo Guardiola levar os ''seus'' espanhois e os nosso Mourinho quem leva?

    • João Dias
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:13 pm

      Os treinadores portugueses também têm uma certa quota de culpa no que toca a algum afastamento dos jogadores portugueses das equipas de top.

      O Van Gaal leva holandeses para o United, o Guardiola leva espanhóis para o Bayern.

      E o Mourinho? Diz que não quer portugueses no plantel. E o Paulo Sousa? Não caberia nenhum português no plantel da Fiorentina?

    • PedroL
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:58 pm

      Epah ó João agora por o treinador ser português tem de ir buscar uns portugueses para o plantel… por amor da santa

    • ACT7
      Posted Outubro 20, 2015 at 12:03 am

      Tanto fazia ao Mourinho ir buscar o Falcão como o Éder ahahah
      Mas acho que podia ir buscar William, ou até mesmo Bernardo etc etc

    • Diogo Palma
      Posted Outubro 20, 2015 at 7:40 am

      O Mourinho levou para o Chelsea Carvalho, P. Ferreira, Deco, Tiago, Bosingwa, Maniche …

  • gonçalo Duarte
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:14 pm

    Faz sentido a aquisição de Lavezzi,mas era preciso uma solução já para Janeiro…
    Van Persie,Lavezzi,e Marquinhos eram um boost enorme na luta por todos os objetivos em que o Barça esta inserido

  • Kafka I
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:19 pm

    NEsta lista surpreende-me essencialmente a Suiça, não tinha noção que tivessem mais jogadores que Portugal,..

    • El Shourito
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:32 pm

      Ainda por cima quando tem menos população do que nós e a Servia que também está a frente de nós e da Bélgica…
      Mas é normal se na nossa liga temos dificuldade em aguentar jogadores nucleares sejam portugueses ou estrangeiros então na Sérvia ou na Suíça basta 1 época boa e até meia época e vão logo embora dado que um Basileia ou um Partizan tenham uma dimensão financeira nos máximo dos máximos dum Braga.

    • Anónimo
      Posted Outubro 19, 2015 at 10:38 pm

      Um país que tem evoluído a olhos vistos! Muito forte.

      Luis Magno

  • Kafka I
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:25 pm

    Quanto ao Barça, bem continuo a não perceber a politica de contratações que o Barça esta a tomar, pois a equipa titular cada vez esta mais velha e todos muito próximo dos 30 anos (com excepção do Neymar), e mesmo assim o Barça só pensa em jogadores muito perto dos 30 ou com mais de 30 anos, acho uma politica incorrecta e que vai sair bastante caro ao Barça dentro de 1/2/3 anos …portanto sou contra esta contratação do Lavezzi que já terá 31 anos em 2016

    Não estou a gostar nada deste rumo

    • dante-ramos1
      Posted Outubro 19, 2015 at 11:29 pm

      Concordo por inteiro. Acho que há 4 ou 5 jogadores que poderiam ser grandes contratações para o Barça, tanto a curto como longo prazo, e que na minha opinião faziam muito sentido. Verratti, Griezmann, Marquinhos são os principais nomes que me vêm à cabeça e para as posições que faria mais sentido. Seria interessante, também, a contratação de Bellerin ao Arsenal, foi formado no Barça, e seria interessante ter uma "mota" de cada lado, tendo Pique, Marquinhos e Busquets a cobrir o que fosse necessário. Griezmann, também seria interessante, pois Messi como o próprio já disse, com o passar dos anos, possivelmente irá fixar-se no meio campo, e tendo Neymar, Suárez e Griezmann na frente seria ótimo com o Messi atrás deles, e por sua vez Verratti e Busquets atrás do Leo.

    • Rúben Gomes
      Posted Outubro 20, 2015 at 6:20 am

      Não concordo…

      1. Para substituir alguém do trio não podia ser um jovem. Dado que iria estagnar lhe a evolução.

      2. É uma boa oportunidade de negocio. É a custo "zero".

      3. É um excelentr jogador.

    • SC
      Posted Outubro 20, 2015 at 11:53 am

      Não gosto nada do Lavezzi, mas nada mesmo, mas reconheço o seu talento e sei que é um bom jogador e neste sentido, e para estar no banco até acho que é uma boa contratação, mas concordo com o Kafka temos urgentemente que começar a pensar na renovação da equipa.

  • Pedro Moura
    Posted Outubro 19, 2015 at 10:25 pm

    Interessante, não fazia ideia que a Suíça exportava mais jogadores que Portugal.

  • João Dias
    Posted Outubro 19, 2015 at 11:03 pm

    Não me surpreende estes números. O jogador português tem pouco nome em Inglaterra… dantes ainda tinha algum mas nos últimos anos ele perdeu-se.

    Para terem uma noção: Portugal é a única seleção europeia no top-10 no ranking que não tem nenhum jogador num clube inglês de top. Vale o que vale.

  • luis bcn
    Posted Outubro 20, 2015 at 12:00 am

    Mas…se entendi bem o Lavezzi acaba contrato no final da época…o que implica que o Barça só pode chegar a acordo com o jogador dia 1 de janeiro, antes disso é uma ilegalidade.

    • Anónimo
      Posted Outubro 20, 2015 at 2:14 am

      Acordo não é igual a assinatura de contrato. Antes de 1 Janeiro, os jogadores já tomaram a decisão que julgaram mais apropriada para as suas carreiras profissionais, mesmo que seja 3 meses antes.

      João Soares

  • Filipe Gonçalves
    Posted Outubro 20, 2015 at 12:01 am

    A lista de jogadores portugueses no campeonato francês não está incompleta?
    É que a juntar aos 7 jogadores do Mónaco, ainda posso acrescentar, assim de cabeça, o Ricardo Pereira,o Anthony Lopes e o Raphael Guerreiro. Eu sei que estes 2 últimos têm dupla nacionalidade, pois ambos nasceram em França, mas não contam na mesma como portugueses?

    Em relação ao Lavezzi parece-me uma boa aquisição, pois é experiente e a custo zero. Aqui o senão pode ser a possível aquisição do Van Persie em Janeiro, pois ambos têm um salário alto ( não que isso seja problema para o Barça) e ficariam demasiados jogadores de luxo no banco, pois Arda Turan a partir de Janeiro já estará disponível ( ainda sobram os jovens Munir, Sandro e, principalmente, Rafinha quando recuperar da grave lesão). Acho que o Barça passaria do 8 ao 80: falta de opções credíveis no banco para demasiadas opções de qualidade a serem habituais suplentes.

    • João Lains
      Posted Outubro 20, 2015 at 1:02 am

      Completaram ambos a sua formação em França, onde aliás, sempre viveram, como poderiam ser considerados expatriados?

    • Filipe Gonçalves
      Posted Outubro 20, 2015 at 5:12 pm

      Faz sentido João. Eu só perguntei isso porque, se incluíssemos estes 2 jogadores, dariam 10 jogadores portugueses, se os tirássemos ficariam só 8. De quem eu me estava a esquecer era do Pedro Mendes, central do Rennes.
      Seja como for as regras da FIFA não dizem claramente que o Anthony e o Guerreiro contam como jogadores portugueses? O que isto quer dizer é que na teoria são só 9 jogadores portugueses, mas na práctica são 11, o que não deixa de ser um mau número numa boa liga como a francesa efectivamente é ( não está ao nível da top 3 nem da liga italiana, mas está logo num patamar abaixo juntamente com a liga portuguesa).

  • Rodolfo Trindade
    Posted Outubro 20, 2015 at 8:50 am

    Consigo perceber a contratação de Lavezzi a pensar no imediato, mas acho que o Barcelona deveria começar a pensar em ir adquirindo jogadores com menos idade.

    • Ruben
      Posted Outubro 20, 2015 at 10:18 am

      Para que adquirir Lavezzi quando mandaram Pedro embora?
      Tendo em conta que se tem Messi, Neymar, Suarez e para suplentes tem nos quadros: Aleix Vidal e Arda Turan e ainda jovens cheios de potencial e da formação como: Adama Traore, Deulofeu, Tello, Munir, Sandro Ramirez..

      Adquirir mais jogadores para que?

      Ruben-

  • karabatic13
    Posted Outubro 20, 2015 at 9:10 pm

    Não acredito mininamente na contratação de Lavezzi.

Deixa um comentário