Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O avançado português que Bruno Fernandes coloca à frente de Marega e Soares

É superior?

Bruno Fernandes abordou vários temas numa entrevista à Sport TV, e quando se referiu ao FC Porto não poupou nos elogios a Gonçalo Paciência, que regressou aos azuis e brancos na época passada, mas que saiu para o Eintracht depois de ter sido pouco utilizado. “O Gonçalo nas minhas equipas jogava sempre. Mais qualidade que Marega e Tiquinho mas talvez estes dêem outra coisa ao nível da intensidade e o tipo de jogo e pressão que o FC Porto quer e necessita para ser melhor”, afirmou o médio do Sporting.

14 Comentários

  • coach407
    Posted Abril 16, 2019 at 3:48 pm

    Eu sou particular fã do Gonçalo Paciência. É um craque, super talentoso. O mundo do futebol está recheado de histórias que provam que o talento não é suficiente. E nem estou a falar de problemas de mentalidade que é aposta uma posta típica de treinador de bancada. Isso não sei, não o conheço. O que quero dizer é que, p.e., o Marega não precisa de ser tão talentoso como ele para acrescentar mais à equipa. Por vezes não é uma questão de talento, mas de enquadramento.

  • MiguelF
    Posted Abril 16, 2019 at 1:48 pm

    Sem dúvida que a nível técnico é superior a Soares e Marega, noutros aspectos nem tanto mas mesmo assim é melhor que outros avançados que estão no FC Porto.

    No meu ponto de vista a questão aqui é… como ficam André Pereira ou Fernando Andrade no plantel e o Gonçalo, que é superior aos dois, é emprestado (com opção de compra) ?

    Com Marega, Soares, Gonçalo Paciência e Aboubakar (que está de regresso) estávamos bem servidos.

    Fernando pouco ou nada acrescenta (mais uma contratação sem nexo na minha opinião) e André Pereira não tem qualidade para um grande.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Abril 16, 2019 at 12:46 pm

    Off topic malta: o Quinzinho, que jogou no Porto, entre outros clubes portugueses, faleceu ontem, aos 45 anos. No Porto de SC era menino para ter mto tempo de jogo tal a besta que era tb. Houve um jogo dele pelo Farense, em que deu cabo do Benfica, ainda tínhamos o Maniche. R.I.P. Quinzinho.

  • Wonderkid
    Posted Abril 16, 2019 at 12:22 pm

    Por acaso não me importava nada de o ver no Sporting.

  • Richrad
    Posted Abril 16, 2019 at 11:55 am

    Tecnicamente é um jogador devera mente superior a Aboubakar, Tiquinho , Marega ou Adrian Lopez.
    O que falta a miudos como estes não será certamente a aposta do treinador mas sim a intensidade que os mesmos empregam.
    André Pereira tem tido as suas oportunidades. Rui Pedro, o mesmo teve as suas oportunidades.
    À imagem do Gonçalo existem outros casos como o de Francisco Geraldes. Não há duvidas que tem imensa qualidade técnica mas intensidade, será que a tem?

    • Pablo
      Posted Abril 16, 2019 at 2:09 pm

      Aboubakar é dos avançados mais técnicos em Portugal só é menos que Jonas, o Gonçalo é um avançado normal, na linha do Nelson Oliveira, tem uma média muito baixa de golos, não é tanto como pintam.

    • tiagoagm
      Posted Abril 16, 2019 at 12:34 pm

      Um avançado á imagem de André Silva e Nelson oliveira que não marca muitos golos. Não importa se batalha muito ou tem muita garra, se não marca golos é descartado. Para um benfica ou porto têm de ter jogdores a marcar mais de 20 golos. E nenhum desses tres marca 20 golos por época regularmente.

  • AngeloGJ
    Posted Abril 16, 2019 at 11:17 am

    Tecnicamente sem duvida que o Goncalo Paciencia é superior a Marega e Soares (lembro-me de um jogo dele no FCP B onde fintou 3 ou 4 defesas do Maritimo dentro da grande area e marcou) o problema é que neste FCP de Sergio Conceicao nao é o ser bom tecnicamente que te faz vencer ou ser util mas sim ser eficaz naquilo que o treinador tem idealizado para a equipa, que é fisicalidade, intensidade(+/-), habilidade de jogar em transicoes rapidas e ser eficaz a jogar ao lado do Marega e conseguir marcar golos quando o jogo esta apenas formatado para o Marega, no inicio da era SC a equipa chegou a apresentar uma dinamica muito interessante e que nao preveligiava necessariamente nenhum jogador mas sim uma ideia, muita intensidade, um mini gegenpressing, ataque organizado com muita gente, pecava apenas na falta de capacidade da equipa controlar o jogo com bola (era frequente o FCP quando estava cansado dar a bola ao adversario recolher-se e sofrer golos) mas a medida que o Marega foi ganhando protagonismo o treinador entendeu que o jogo da equipa devia passar todo pelo Marega e quando uma equipa é formatada na sua essencia para explorar as valencias de um unico jogador e esse jogador é um avancado, é normal que os outros avancados(assim como jogadores de outras posicoes) que nao consigam dar o mesmo que ele da a equipa ou serem tao eficazes nao tenham lugar, e o Paciencia sendo um avancado com qualidade tecnica mas ainda a precisar do clique nao vai ter lugar num FCP que esta pensado em demasia para um unico jogador.

    O Marega é tanto o abono de familia do FCP de SC como tambem o jogador que limita a integracao e o sucesso de outros, uma equipa nao pode ser apenas forca, intensidade, fisicalidade e transicoes rapidas, e o envolvimento do resto da equipa nao pode ser apenas para servir um jogador, infelizmente o FCP nao joga varias vezes contra equipas do nivel do Liverpool porque se assim fosse tenho a certeza que o SC mudaria a forma de jogar da equipa mas como no tugao 80% das equipas nao apresenta qualidade de jogo, servicos minimos sao suficientes para se ser campeao quando os adversarios tambem nada ou pouco jogam, e deixo aqui uma pergunta ao pessoal, como SC encaixaria o Bruno Fernandes no FCP, sera que faria dele um numero 8 tipo Herrera, encostaria o Bruno Fernandes numa ala? ou seria uma especie de Otavio?

    • Turiacus
      Posted Abril 16, 2019 at 11:34 am

      Concordo praticamente com tudo o que disseste! Chegamos a apresentar um futebol interessante com o Sérgio, muitas oportunidades de golo, pressão e recuperação rápida da bola mas quando esse futebol era anulado nunca conseguimos apresentar alternativas. Depois os nossos adversários começaram a perceber melhor o nosso tipo de jogo e como anula-lo e foi aí que começou aquele futebol mais direto na busca constante do Marega, no ano passado ficamos sem ele por lesão e perdemos logo 2 jogos porque o SC não conseguia pensar noutra forma de jogar. Por isso continuávamos a tentar jogar da mesma forma mas com jogadores que não tinham a capacidade física do maliano.
      Este ano, quando ele se voltou a lesionar acho que foi quando apresentamos o melhor futebol esta época. Com Adrián na frente no lugar do Marega havia outra capacidade para tabelar, para jogo interior e o futebol tornava-se mais propício a jogadores como o Oliver, Brahimi, Otávio, etc. Depois de recuperar da lesão tivemos aquele jogo contra o Benfica em que basicamente foi voltar ao jogo direto, previsível e sem ideias nenhumas.
      Acho que o Gonçalo é superior a praticamente todos (ou mesmo todos se calhar) os nossos avançados e que seria titular de caras ao lado do Marega mas infelizmente foi vendido por uma pechincha para ficarmos com o André Pereira e, posteriormente, Fernando Andrade… Só demonstra a gestão terrível que temos tido em termos de transferências e de plantel nos últimos anos.

      • AngeloGJ
        Posted Abril 16, 2019 at 12:18 pm

        Acho que a mudanca na dinamica da equipa nao aconteceu por causa de maus resultados mas porque os jogadores nao aguentavam jogar aquela intensidade (ja disse e repito que apesar do SC gostar de fisicaldidade em excesso a grande maioria dos seus jogadores nao sao fisicos) e como a equipa depois de entradas avassaladoras tinha grandes intervalos de repouso durante o jogo e demorava muito tempo a reagir (se tivessem jogadores fisicos mas igualmente tecnicos que soubessem gerir o jogo com bola nao precisariam ter de dar a bola ao adversario para descansar) e o Marega ja ia ganhando protagonismo, o treinador entendeu que servicos minimos em Portugal eram suficientes e os jogadores simplesente eram fracos fisicamente (muitas lesoes naquela altura), deu origem ao futebol chutao que assistimos hoje, um futebol confortavel e que vence jogos (nao estamos no coliseu entao nao é preciso jogar bonito) mas que nao evolui verdadeiramente os jogadores e que em jogos grandes contra equipas que apresentem qualidade de jogo da no maximo para o empate.

        Estou curioso para ver o plantel do FCP na proxima epoca e se com as varias provaveis saidas o Sergio vai construir uma equipa fisica e tecnica ou apenas mais jogadores burros que parecem fisicos mas nao sao, e em relacao ao Paciencia acho-o superior ao Soares e Marega tecnicamente mas nao ao Aboubakar (ate o Aboubakar sofre com este sistema SergiREGA) mas de qualquer das formas é preferivel que ela tenha saido, se evoluir o FCP pode ir busca-lo (duvido que o faca mesmo se atingir um nivel superior a Aboubakar por exemplo), regressa com estatuto e vai certamente jogar.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 16, 2019 at 11:07 am

    Para mim teria lugar todos os dias no plantel do Porto. Poderia fazer uma bela dupla com o Marega.

  • Santander
    Posted Abril 16, 2019 at 10:38 am

    Concordo Bruno! Para mim será eternamente subvalorizado… Num esquema de 4-3-3 que privilegia-se um PL mais técnico Gonçalo seria titular de caras na minha opinião, para mim é inclusivamente superior ao André Silva, tivesse sido ele aposta naquele ano e a história poderia ter sido diferente… Tem tido muitas contrariedades também.. Primeiro os empréstimos sem qualquer tipo de sentido depois o coração agora esta lesão no Frankfurt, mas ainda só tem 24 anos ainda vai a tempo de dar a volta por cima e parece-me super focado na carreira, algo que lhe faltou em algumas ocasiões da carreira, esperemos que singre..

Deixa um comentário