Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Avançado sueco a caminho do FC Porto

Boa aposta? Não é habitual titular no Hammarby, o que demonstra que a ideia é adquirir um elemento com potencial, que tem dado nas vistas pela sua envergadura física e capacidade técnica.

Deniz Gül deve ser o primeiro reforço do FC Porto para esta época. Os azuis e brancos já chegaram a acordo com o Hammarby a troco de 5 milhões de euros e só falta o avançado sueco, de 20 anos e 1m90, cumprir as habituais formalidades para ser oficializado.

38 Comentários

  • Lúcifer Morningstar
    Posted Agosto 22, 2024 at 10:40 am

    Curioso para ver a reação do Jasomp aka Clismo 2.0 a esta notícia. Se fosse o Sporting a contratar este avançado sueco vinha já aí um testamento sobre a falta de aposta da formação. Mas como é no FC Porto está tudo tranquilo…

    • Francisco Ramos
      Posted Agosto 22, 2024 at 10:50 am

      O homem critica tudo e todos, deixa lá essa mania de pequenez a pensar que é só o Sporting!

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 22, 2024 at 10:55 am

      Se trouxer qualidade não há problema nenhum em vir. O problema é quando se enchem os quadros com jogadores de qualidade duvidosa (para não dizer inexistente). E o Benfica que supostamente era a melhor formação do país a léguas está neste momento cheio de jogadores que foram buscar com qualidade inexistente como o Voitinovicious, Sandahl, Coser, Ndembi, Mustmaa, Wynder, Keita, Lowe, etc etc e já nem falo no Zambrano que nem nos júniores no Vitória de Guimarães se conseguiu destacar dos demais… Um fartote, e um paraíso para os empresários que sabem que podem vir a Portugal e que facilmente arranjam um clube para apostar nos seus ativos, porque aqui estão todos de pernas abertas, prontos a receber luvas e subornos por fora..

    • Jasomp
      Posted Agosto 22, 2024 at 11:08 am

      A minha reação é que isto é ridículo. Um clube que está de rastos financeiramente…
      São 5 milhões que o Porto não tem. Ponto.

      Para já, do que vejo, só conversa fiada isto do “ouro da casa”. O único a aparecer foi o Vasco Sousa. O Martim Fernandes já vinha do Conceição.

      • Guinha10
        Posted Agosto 22, 2024 at 12:03 pm

        Querias o que? Que pegassem em 4 ou 5 putos e os colocassem no 11? No último 11 jogou Costa, Martim, Vasquinho e Namaso…e entrou o Borges! Apostar na formação não é por putos a jogar. Mas tu não percebes nada disto. Se fosses diretor de um clube tinha que ser na ultima divisão distrital que aí já não dava para descer…

        • Jasomp
          Posted Agosto 22, 2024 at 12:42 pm

          Colocar 4 ou 5 putos no 11? Que miséria. Isso é só mesmo para clubes que jogam na distrital, tipo o Barcelona.
          Ainda assim, ninguém falou em por 4 ou 5 putos no 11.

          • Guinha10
            Posted Agosto 22, 2024 at 1:07 pm

            Comparas logo com a melhor academia do Mundo onde estão quase sempre a aparecer talentos geracionais. Mesmo assim tem corrido bem, grande época do Barça o ano passado!

            • Jasomp
              Posted Agosto 22, 2024 at 2:10 pm

              E o Porto precisava de ter a melhor formação do mundo para ganhar o tugão e a Taça de Portugal?
              Para quem é bacalhau basta.

              Andam os 3 grandes a dar 25 e 30 milhões por jogadores para jogar contra o Moreirense e Rio Ave. É ridículo. E nem é por aqui que mais ou menos longe nas competições europeias.

              • Mushy
                Posted Agosto 22, 2024 at 3:18 pm

                O problema é depois não ver que trazem mais qualidade e vendas pelo dobro.
                Mas compreendo a tua preferência por jogadores de 3, 5, 7 milhões para encher chouriços e depois andarem de empréstimo em empréstimo ou até sair a custo zero.
                (para não ficares virgem ofendida, estou a falar do Sporting)

      • Antonio Clismo
        Posted Agosto 22, 2024 at 12:15 pm

        Martim Fernandes e Rodrigo Mora são talentos geracionais e como tal, vão ser aposta durante este ano na equipa principal,cada um a seu tempo, gerindo os estímulos a cada um deles.
        .
        A verdadeira revolução e arrumação da casa está a ser feita mais atrás, na equipa B, e nos sub19 que pela primeira vez em muitos anos não vão poder competir na Youth League.
        .
        É fundamental arrumar a formação novamente, melhorar todos os processos, aumentar a captação e triagem de talentos e melhorar o acompanhamento entre escalões, já a pensar na ativação de uma equipa sub23 a curto prazo (já a partir da próxima época), e a construção de uma academia de formação dedicada a médio prazo (daqui a 2 ou 3 anos).
        .
        O Porto continua a ser a maior escola de pensamento tático a nível universitário e de formação de treinadores, a nível de treino desportivo, seria um crime não usar todo esse know-how e associá-lo a uma escola de formação com ADN 100% Porto.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 22, 2024 at 10:47 am

    Deverá ser para a equipa B.
    .
    Anhá Candé ainda é novo demais (supostamente) e o Abraham Marcus já não tem idade para estar a ser testado numa equipa B na Segunda Liga. Não faz sentido nenhum o FC Porto continuar a apostar num internacional nigeriano que irá fazer 25 anos daqui a 4 meses na sua equipa B que deveria ser de desenvolvimento.
    .
    Jorge Meireles e Luís Mota podem também ter uma palavra a dizer esta época na Segunda Liga.
    .
    Seria importante o FC Porto resolver de uma vez por todas o litígio com o Cardoso Varela e colocar as mãos na massa no que toca ao futuro da academia de formação que prometeram que iam construir.

    • Gorlami
      Posted Agosto 22, 2024 at 1:17 pm

      Essa boca à idade do Anha Cande fica-te muito mal. Especialmente para quem passa a vida a falar da formação e a pedir aposta na formação.

      • Antonio Clismo
        Posted Agosto 22, 2024 at 2:57 pm

        Se estiver a jogar contra séniores não me preocupo nadinha. Se estiver a competir em escalões mais baixos aí já me irei pronunciar.
        .
        Se me dissesres 1 jogador que tenha vindo da Guiné-Bissau nos últimos 20 anos com a idade correta, dou-te um prémio.
        .
        Nada contra os jogadores, afinal, é o sistema de registo guineense que falha, uma vez que estamos em 2024 e mais de metade das crianças nascidas na Guiné Bissau nem sequer são registadas convenientemente. Obviamente que é uma mina de ouro que permite que qualquer “empresário” com 2 olhos de testa, chegue lá, apanhe 2 ou 3 miúdos bons de bola com 14 ou 15 anos de verdade, arranja documentos guineenses oficiais em como têm 11 ou 12 e trá-los para Portugal para jogarem nos escalões de infantis, e olha que eles dão logo nas vistas e têm as portas dos 3 grandes escancaradas… Depois basta conseguirem sacar 1 bom contrato e fica consumada a golpada, partindo para outra..
        .
        Os jogadores, nem eles próprios conseguem dizer que idade real têm, ou qual o seu dia de aniversário verdadeiro, apenas se guiam por esses papéis que lhes arranjam. Por cada Bruma que aparece há imensos Sancidinos, Zé Turbos, Moreto Cassamá, etc que partem tudo na formação e subitamente desaparecem nos séniores ou depois de fazerem um bom contrato.
        .
        E mesmo olhando para o caso de jogadores como o Roger Fernandes ou o Quenda, não é por acaso que foram logo cogitados para o futebol sénior quando tinham 15 anos ainda… jogando nos séniores, não me faz diferença nenhuma, pois estão a jogar contra os da sua idade.. agora, meter um jogador destes a jogar nos sub19 (ainda podem) é só desleal. Mas os jogadores são os menos culpados nestas histórias todas e esquemas montados…

        • Syd Barrett
          Posted Agosto 22, 2024 at 6:20 pm

          Mas as tuas suspeitas ou o que tu achas injusto é pela fisicalidade dele? É que ,por exemplo, eu com 10 anos media 1.60 e com 14 já tinha quase 1.90…

  • Kacal
    Posted Agosto 22, 2024 at 10:54 am

    Não vou dizer que conheço porque não é o caso. Não vejo a Liga Sueca e este avançado até está praticamente em estreia na equipa sénior esta época.

    No entanto tem 20 anos apenas o que lhe dá grande margem de progressão e em minutos somados leva 10 jogos completos com participação direta de 5 golos (3 golos e 2 assistências) o que não é nada mau, mas claro que não parece um jogador lapidado nem sequer um goleador ainda.

    Mas a realidade é que não há dinheiro para comprar Gyokeres, Pavlidis ou Ioannidis e por isso nós temos que agir no mercado à base de um scouting de qualidade e em antecipação. Aqui é o caso gastando apenas 5 milhões e digo apenas porque não é um valor significativo no geral, mas por um avançado de apenas 20 anos e sem experiência aí já é algo significativo e portanto não diria que vem para andar apenas na equipa B ou pelo menos não vejo que haja capacidade financeira e contexto para gastar 5 milhões num avançado de 20 anos sem ainda muita experiência e coloca-lo na equipa B. Seria muito estranho. Diria que o Porto está a jogar no scouting e na antecipação arriscando a ver o que dá neste avançado e não virámais ninguém. A prioridade será fechar um central e essa levará a maior fatia de dinheiro investido. Não espero mais nenhum avançado a chegar.

    É esperar e dar o benefício da duvida ao nosso scout e tirar conclusões depois dando tempo e tendo paciência, esse é o caminho. Mas do que vi os números não sendo extraordinários são interessantes na época de estreia na equipa sénior e parece-me ser um avançado bom fisicamente com alguma potência e velocidade e que tem remate fácil (do que vi em highlights vale o que vale) e é agenciado pela mesma agência de Gyokeres (também vale o que vale) mas Hulk também veio da II divisão Japonesa e foi o que foi. Entre outros casos. Por vezes há achados. Vou acreditar que saia um! Pelo menos curioso e expectante estou e acredito que vem para a equipa principal o resto vou aguardar para tirar conclusões!

  • O Comendador
    Posted Agosto 22, 2024 at 11:01 am

    Comprar avançados Suecos = copiar os melhores. Faz parte. Antes imitar os melhores, do que ser como os piores.

    SL

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 22, 2024 at 11:05 am

    Anhá Candé também ter envergadura física… Não tem é capacidade técnica

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 22, 2024 at 11:12 am

    Há uma parte que me agrada e outra que não.

    O Porto procurar mercados alternativos é de louvar visto que há muito que não fazíamos. Antigamente era barato comprar na América do Sul, regra geral, agora o preço aumento e já não conseguimos captar os melhores jogadores mas os de um nível abaixo (posteriormente podem dar ou não mas isso é desenvolvimento individual). O Benfica conseguiu fazer esse switch mais cedo, apostando nos mercados da Europa do Leste (Sérvia, República Checa, Eslovénia, etc, pelo que será sempre o caminho a seguir. Mercados onde ainda conseguimos ter bom poder de compra.

    Agora, qual a parte negativa. Na atual situação financeira do Porto não me agrada estar a pagar por projetos de jogadores (que tanto podem dar, como não). Penso que nos primeiros anos, o objectivo fosse investir pouco (em número) mas bem, contratando jovens de valia assegurada (22/23 anos, como foi Varela, Jaime, Nico) e não potenciais promessas.

    Sobre o jogador em si não me posso pronunciar porque não conheço mas o que reparei no Transfermarkt é que não é o jogador titular do Hammarby e isso sim deixa-me receoso porque vamos gastar muito dinheiro num jogador que é uma promessa e nem é titular do clube (como tal não posso avaliar os 3 golos em 18 jogos).

    • Jasomp
      Posted Agosto 22, 2024 at 11:26 am

      Deixou-se de comprar na América Latina tão em barda porque a qualidade também caiu. Dantes o Porto ia ao México e à Colômbia como quem ia ali à Rotunda da Boavista. Agora deixou de compensar ir a esses países.

      • Diogo Oliveira
        Posted Agosto 22, 2024 at 11:35 am

        Porque, naturalmente, a concorrência é muito maior. Por exemplo, o Asprilla, que o Porto estava interessado, foi para Inglaterra por 3 milhões, em 2022. Antigamente, há uns 20 anos atrás, pouco clubes ingleses tinham essa politica, facilitava a captação de talento.
        É um pouco como a vida e acontecia antigamente com os portugueses, na altura, dos descobrimentos. Num primeiro momento, eram reis e senhores, noutro período já vieram os holandeses e os ingleses.

    • Diogo Oliveira
      Posted Agosto 22, 2024 at 11:33 am

      Francisco,
      Percebo a tua ideia e corroboro em parte. Também, não podemos esquecer as condições negociais em que esses jogadores vieram para o Porto. O Varela foi quase um achado, mas toda a gente sabe o tempo que demorou em vir e, por exemplo, o seu substituto no Boca, que interessava ao Porto, já não estava ao nosso alcance.
      O negócio do Nico, financeiramente, pouco dá ao Porto, estando o Barcelona muito mais salvaguardado do que o Porto e isso vê-se pelo negócio falhado do Faye, que foi cobiçado para entrar nesta temporada.
      É uma aposta de risco, mas, certamente, que este jogador está bem referenciado pelo scouting e se corresponder, será um excelente negócio.
      Se não corresponder, até pela sua idade, não me parece muito difícil o Porto conseguir amortizar este montante.

      • Francisco Ramos
        Posted Agosto 22, 2024 at 2:05 pm

        Diogo,
        Sobre Nico discordo um pouco. Nem todos os negócios têm que dar rios de dinheiro ao Porto desde que sejam bons negócios desportivos (veja-se o caso de Casemiro). Nico custou 9M sendo que o Barcelona tem direito a 40% das mais valias e uma cláusula de recompra. Se dividirmos isto ao meio para análise:
        – O Porto nunca se importou com a cláusula de recompra porque mesmo que vá por 30M é porque rendeu e o Barcelona tem dificuldades financeiras para fazer este tipo de jogadas num meio campo já povoado (há Gavi, Pedri, De Jong, Fermin, Casado ou Torre). Quando muito seria para comprar e voltar a vender mas o máximo que um jogador destes atinge é 40M, logo faz sentido para ganhar 10M quando têm 40% das mais valias?
        – O Porto abdicou de mais valias, não do passe. Logo se vendermos por 40M (imaginando), o Barcelona recebe 40% de 30M, o que dá 12M, e o Porto recebe 28M. Parece-te assim tão mau negócio? Já recebemos bem menos por jogadores como Otávio, por exemplo.
        *
        Sobre o avançado sueco não digo que poderá ser um excelente negócio. O que estou a mencionar é que tendo em conta as nossas dificuldades financeiras se faz sentido já andar a fazer este tipo de apostas? Se corre mal foram 5M que podíamos ter investido noutra posição numa época que temos pouco para gastar.

    • For Dummies
      Posted Agosto 22, 2024 at 12:53 pm

      Fala-se que o negócio do Nehuen Perez está praticamente fechado, e penso que por valores entre os 15-20M já com objectivos e parece-me que a forte aposta na defesa leve a uma aposta menos avultada no ataque e, assim sendo, este jogador está dentro dos trâmites de um mercado menos saturado (como dizes) e alia a possibilidade de um possível encaixe futuro mais significativo.
      Fica a faltar “limpar” a casa a jogadores como Grujic, Franco e Wendell e reforçar primeiramente a lateral esquerda e depois o meio campo.

      • Jasomp
        Posted Agosto 22, 2024 at 2:06 pm

        O Porto dar 15/20 milhões por um jogador? Está tudo doido. O Villas Boas a querer dar seguimento ao desastre financeiro do PdC.

        • For Dummies
          Posted Agosto 23, 2024 at 12:02 pm

          Não confirmei, por isso disse que “se fala” nos montantes até porque o Porto ofereceu 13M e não tinham sido aceites e, aparentemente, as negociações foram avançando e por isso suponho que tenham terminado entre esses valores, com objectivos.

      • Francisco Ramos
        Posted Agosto 22, 2024 at 2:12 pm

        O negócio por esses valores e para a nossa realidade parece-me um mau negócio. Não encontrávamos algo equivalente a valores mais simpáticos? Eu olho para o Tiago Djaló por exemplo e acho estranho não tentarmos um empréstimo com opção de compra, por exemplo!
        *
        Sobre as vendas, concordo que devíamos livrar-nos do muito entulho que para lá anda. Wendell devia sair porque está no último ano de contrato. Grujic devia sair porque tem um salário principesco para o que joga e podemos muito bem ir com Varela, Vasco, Eustáquio e Nico. Franco porque para a posição 10 temos além de Nico, Jaime e Mora.
        Aos teus nomes acrescentaria Baró (não tem qualidade para estas andanças), Carmo (é um crime termos 20M no banco, prefiro vender e apostar, por exemplo, no empréstimo de Djaló), Toni Martinez (o seu ciclo acabou, uma transição com o empréstimo de André Silva era o ideal).
        *
        Nunca nos podemos esquecer que o dinheiro não abunda e vamos ter que ter emprestados (a valorizar para outros) na transição.

        • For Dummies
          Posted Agosto 23, 2024 at 12:05 pm

          Percebo o teu ponto de vista. Quanto a mercado de centrais não estou a par, mas esse empréstimo do Tiago Djaló via com bons olhos.
          Quanto às vendas fizeste bem em adicionar o Carmo, o Baró (porque não tem espaço nem qualidade) e o Toni, um jogador pelo qual tenho carinho dado a sua entrega e que foi maltratado pelo clube quando foi colocado à parte (como outros), mas que não acrescenta, apesar de pensar o mesmo de Navarro, só que este último é mais novo e foi contratação bem mais recente.

  • FCPSTYLE
    Posted Agosto 22, 2024 at 11:15 am

    Sinceramente e espero estar enganado, dar 5M por um “SE”, é muito arriscado, preferia canalizar esse dinheiro por um defesa central ou lateral.
    Contratação sem sentido….
    O FCP não se pode dar ao luxo de desperdiçar dinheiro e GYO só há um!!!

    • Kacal
      Posted Agosto 22, 2024 at 12:08 pm

      Nós não temos 15 ou 20 ou até 25 milhões para dar por um avançado. Este tem apenas 20 anos e não acredito que o Porto o vá buscar só porque sim, quero acreditar que foi observado e estava referenciado pelo scout. É jogar em antecipação. Agora se o scout está a ser competente temos que esperar para ver e dar o benefício da duvida. Mas não tenho duvidas que este jogador mesmo que falhe cá não será muito difícil recuperar quase todo o investimento lá está porque 5 milhões é dinheiro mas num jogador tão jovem e que deve estar bem referenciado na Suécia e no Hammarby tendo depois mais experiência por jogar cá e sendo maos velho não me admirava que o viessem buscar novamente por um valor semelhante. Acho que o conseguimos vender recuperando investimento pelo menos. Já se funcionar e tão jovem aí é um super ativo e o caminho pode ser por aqui. Nós precisamos rapidamente de comprar assim um elemento por 5 milhões que dê certo e saia por muitos milhões numa grande venda isso iria ajudar imenso as contas. Pode ser que seja este! Vamos confiar na equipa de scout do clube e na nova direcção!

  • Tiago MR
    Posted Agosto 22, 2024 at 1:59 pm

    Nao conheço o jogador pelo que me posso enganar redondamente, mas este pode ser o preço a pagar para entrar no mercado sueco. Comprar um jogador, pagar a tempo e horas e “ter lugar à mesa” para quando surgir um bom talento local, porque apesar de tudo o jogador escandinavo esta na moda (Haaland, Odegaard, Gyokeres, Isak, Hjulmand, Hojlund, etc), é sempre forte fisica e tacticamente, têm escola europeia no que respeita a robotizacao dos processos pelo que sao facilmente adaptaveis e nesse sentido este tipo de negocios podem aparecer. Creio que vira fazer o mesmo que fez Namaso, andar pela B até ter lugar na A.

    Resta agora colocar o Toni Martinez e ver no que vai dar. Caso seja mesmo um flop acredito que em séries de empréstimos ou até numa transferência para clubes mais modestos pelo menos metade do investimento sera sempre recuperavel. Se é urgente este tipo de negocio? creio que nao mas que é importante, isso sim. é um desapegar dos velhos habitos de comprar sempre aos mesmos fornecedores. Retiraremos ilaçoes dentro de 2/3 anos

  • OTioVermelhudo
    Posted Agosto 22, 2024 at 2:57 pm

    Pois este Porto faz-me lembrar em algumas coisas aqueles Benficas dos Chanos e Escalonas, não tem dinheiro para mandar cantar um cego e tenta arranjar o que pode.
    Acho que a sorte daquela malta é, aparentemente, ter muita garra e organização interna. Caso contrário, acho que o Porto iria por aí abaixo.
    —–
    Não conheço este jogador, não faço ideia do que vale, mas claramente é uma contratação à Porto actual porque eles estão limitados e tentam pescar trutas. Esta vem do mar escandinavo, é bem grandinha e talvez dê mais power aéreo.
    Mantiveram alguns bons jogadores, mas quando vejo as opções para central até fico parvo porque até foi sempre um sector onde eles davam cartas. Otávio e Zé Pedro? Ganharam uma super? Parabéns aos atletas e parabéns ao treinador. Se este tivesse um Otamendi ou um Bruno Alves fresquinhos teria outra tranquilidade.
    ——
    Ponho o Porto abaixo do Sporting e do Benfica, teoricamente não tem as mesmas armas mas podem formar uma equipa humilde, guerreira e coesa. Têm alguns guris interessantes, aquele Desco Sousa é bom tecnicamente e tem um cabedal rijo para lutar no meio. É baixinho mas isso não quer dizer tudo, no futebol não se fazem placagens, vocês têm de evitar frases feitas e lógicas descontextualizadas.
    —-
    Portanto é ver, já fiquei bem impressionado com a remontada contra o Sporting, tar a comer 3 e ganhar é histórico.
    Vamos ver, acho que há actualmente no Porto mais união do que no Benfica.

  • Bjorn
    Posted Agosto 22, 2024 at 3:04 pm

    Bom. 5M nesta altura para o clube ainda é considerável mas este é o caminho. Apostar em jovens, formar e vender mais caro. A política que mais sucesso nos deu no século 21 tanto financeiramente como desportivamente e que nos últimos anos nos tornámos bastante mais fracos. Diria que o foco do clube deveria ser um lateral esquerdo, dois centrais e por fim o PL. Mas se calhar é mais fácil arranjar um PL por estes valores

  • BluKru
    Posted Agosto 22, 2024 at 4:47 pm

    Não conheço o jogador, mas a meu ver é uma aposta com pouco risco.
    Jovem (20 anos) e apenas custou 5M€, penso que tem tudo para superar todos os avançados que temos no FC Porto (também não é difícil). Caso não consiga, o prejuízo também não é grande.
    Penso que foi o reforço possível para o ataque, tendo em conta as finanças do clube.

Deixa um comentário