Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Aves corre o risco de perder todos os pontos conquistados no campeonato

E mesmo assim é pouco. Caso os Avenses falhem mesmo a partida devia ser aplicado o artigo 69.º do Regulamento Disciplinar da Liga de Clubes, que inclui a exclusão das competições profissionais por um período entre 6 a 10 anos. Por outro lado, já era hora de começar a penalizar também os dirigentes, impedindo que continuem no nosso futebol.

Se falhar a partida com o Portimonense, como anunciou, o Aves incorre numa sanção desportiva que lhe poderá retirar todos os pontos conquistados na Liga. É que a falta de comparência nas últimas três jornadas do campeonato tem prevista uma sanção mais pesada, segundo os regulamentos.

O que diz o Artigo 76.º
“Falta de comparência a jogos
1. A falta de comparência não justificada de um clube a um jogo oficial será punida:
a) nas provas por pontos, com a sanção de subtração de pontos a fixar entre o mínimo de dois e o máximo de cinco pontos e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 25 UC e o máximo de 100 UC, sem prejuízo do disposto no n.º 2;
b) nas provas por eliminatórias, com a sanção de desclassificação e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 25 UC e o máximo de 100 UC.

2. Se a falta se verificar em algum dos três últimos jogos de uma competição a disputar por pontos, o clube faltoso será punido com a sanção de derrota no jogo a que não compareceu e subtração de todos os pontos até então obtidos na competição e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 250 UC e o máximo de 500 UC.

3. A falta não justificada de um clube ao quarto jogo oficial consecutivo ou ao sexto jogo oficial alternado numa competição a disputar por pontos, e na mesma época desportiva, será punida com as sanções de exclusão das competições profissionais e de derrota no jogo a que não compareceu e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 750 UC e o máximo de 1.500 UC.

4. Nos casos previstos nos números anteriores, o clube faltoso será ainda condenado, acessoriamente, na sanção de reparação das despesas de arbitragem e de organização do jogo a que não compareceu, além dos prejuízos causados às entidades lesadas, em função da receita provável dessa mesma partida.

5. Somente justificam a falta a força maior, o caso fortuito e a culpa ou dolo de terceiros que determinem a impossibilidade absoluta de comparência.

6. A justificação da falta terá de ser apresentada por escrito e dar entrada nos serviços da Liga Portugal no prazo de dois dias a contar da data da falta, acompanhada das provas ou da indicação do meio de as obter.

7. A justificação do clube faltoso será apreciada pela Secção Disciplinar no âmbito do procedimento disciplinar respetivo; se o procedimento estiver a correr sob forma sumária os seus termos suspender-se-ão até que tenha decorrido o prazo previsto no número anterior.”

29 Comentários

  • Estigarribia
    Posted Julho 17, 2020 at 2:50 pm

    Tudo dito no negrito do Visão de Mercado.

    Saudações Leoninas

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 17, 2020 at 3:20 pm

      E com isto, o Setúbal voltará a ter chances de se safar, se faltarem mesmo ao jogo. Se (volto a repetir se, visto que não acredito), a classificação estaria:

      3º Braga – 60 pontos
      4º Sporting – 59 pontos
      (…)
      13º Portimonense – 36 pontos
      14º Paços Ferreira – 35 pontos
      15º Setubal – 33 pontos
      16º Belenenses – 32 pontos
      17º Tondela – 30 pontos

      E com isto mudaria tudo na luta pela permanência e pela vaga directa à Liga Europa. O Sporting estaria em pior posição (até pelo calendário) e na descida tudo muito em aberto entre os últimos 3 da lista que apresentei.

      Com base em todas as problemáticas da falta de comparência, não acredito que vá acontecer. Agora dirigentes destes, aconteça o que acontecer, devia ser erradicado.

      Saudações desPortistas.

      • Lumago
        Posted Julho 17, 2020 at 6:08 pm

        Os pontos do Aves não são atribuidos a ninguem…
        Fica tudo na mesma mas o Aves com 0

        • Francisco Ramos
          Posted Julho 17, 2020 at 7:01 pm

          Isso é ainda mais injusto porque os resultados tiveram influência directa na manutenção e luta pela Europa.

          • Miguel Lopes
            Posted Julho 17, 2020 at 7:15 pm

            Não é mais injusto, e espero que seja assim, o Portimonense ganha os 3 pontos por falta de comparência e as outras equipas que perderam pontos não os devem ganhar na secretaria depois de terem perdido os pontos. A única equipa beneficiada seria o Portimonense e a prejudicada o Aves.

            • Chico
              Posted Julho 17, 2020 at 9:49 pm

              Prejudicadas seriam também as outras equipas na luta pela permanência, porque têm um rival beneficiado.

      • Miguel Lopes
        Posted Julho 17, 2020 at 7:24 pm

        Se isto fosse verdade, era caso de polícia!!! Sim, porque cheira a negociata à chinesa! Têm jogadores para jogar com o Benfica e não têm para jogar com o Portimonense.

        • Chico
          Posted Julho 17, 2020 at 9:48 pm

          Porquê Benfica? O Aves também teve jogadores para defrontar as restantes equipas do campeonato.

          • Miguel Lopes
            Posted Julho 17, 2020 at 10:13 pm

            Atenção, o que eu estou a dizer em nada afeta o Benfica.
            O que estou a dizer é que têm jogadores para fazer a próxima jornada que é com o Benfica em casa e não têm para se deslocarem a Portimão? Se não têm para ir a Portimão, também não têm para jogar em casa com o Benfica. E depois, se retirarem ou somarem os pontos dos jogos com o Aves a todas as equipas, o Portimonense sai sempre beneficiado, mas o Setúbal e o Braga, já são muito beneficiados.

        • afanzeres
          Posted Julho 20, 2020 at 12:07 am

          A montra de Jogar contra o Benfica ajuda a encontrar uma equipa mais tarde.

  • Eder26
    Posted Julho 17, 2020 at 2:57 pm

    6 a 10 anos é muito pesado e não é solução para os problemas que a SAD do Desp.Aves tem colocado no clube.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Julho 17, 2020 at 3:06 pm

    Bom, a subtração dos pontos conquistados parece comportar a atribuição dos mesmos às equipas “prejudicadas”. Será que isso acarretaria grandes mudanças na classificação final? Creio que o Braga passaria à frente do Sporting…

  • FFC
    Posted Julho 17, 2020 at 3:09 pm

    Uma equipa que ganhou a liga revelação há pouco tempo não tem miúdos para colocar na última jornada. Este choro para terem apoio dos sindicatos e da liga na questão dos salários em atraso está a ser vergonhoso. Paguem o que devem e chorem menos!

  • Judge_Dredd
    Posted Julho 17, 2020 at 3:17 pm

    As pessoas não querem mas a I Liga tem de.ser.elitizada

  • pdomingues
    Posted Julho 17, 2020 at 3:28 pm

    Arrancaram supostamente com o 9º maior orçamento da Liga com 5M.
    Algo já não batia certo, ou havia “Patrocionador” que se pos a andar qd começou a correr mal, ou alguem fugiu com o guito

    • Chico
      Posted Julho 17, 2020 at 3:39 pm

      O Aves pertence a investidores chineses. Provavelmente saltaram do barco quando viram a coisa a dar para o torto. A machadada final foi o COVID.

    • afanzeres
      Posted Julho 20, 2020 at 12:05 am

      Desde que subimos, a sad investiu forte demais num primeiro orçamento onde acabamos a lutar para não descer e ficar fora da liga europa, na segunda época emagreceu-se o orçamento e ainda continuaram a lutar pela descida e este ultimo ano equipa nova e de qualidade duvidosa, orçamento muito mais baixo, maus resultados até ao covid-19, após reinicio os maus resultados continuaram o estado chinês retirou o orçamento passível de ser usado em portugal por esses investidores, por isso é que querem algum para apresentar ao estado chinês.

  • Aurinegro
    Posted Julho 17, 2020 at 3:29 pm

    A unica coisa que discordo é que os dirigentes deveriam ser afastados durante mais tempo (ou mesmo irradiados). Os clubes (instituições) e os seus adeptos, em grande parte das vezes, não têm culpa de alguns “gestores” que chegam a estes cargos.

  • Chico
    Posted Julho 17, 2020 at 3:38 pm

    Já deviam ter suspensos por muitos anos quando deixarem de cumprir com os salários dos funcionários. A rédea devia ser curta nestas situações. Agora vão ter que lidar com o aftermath de não terem feito nada. Por mim, dar como derrota do Aves todos os jogos feitos não é solução, porque mexe com demasiada coisa retroativamente. O Portimonense ganha o jogo com 3-0 e se houver algum conflito matemático na luta pela permanência em decorrer desse resultado faz-se um torneio play-in entre as equipas em questão. Simples. Ah, e o Aves fica suspenso de participar em campeonatos profissionais por umas boas épocas… Pode ser que os investidores chineses, que muitos acreditaram que vinham salvar o clube, contruir uma academia, etc, abandonem o projeto e o clube volte a pertencer aos seus sócios.

  • oMeuUserName
    Posted Julho 17, 2020 at 4:22 pm

    Podem explicar se a perda dos pontos pelo Aves implica a “recuperação” dos mesmos pelas restantes equipas? Se sim, acho mal!

    Quanto à interdição das competições, acho que o clube, isto é, os adeptos, não tem culpa nenhuma e não deviam ficar privados de ver a sua equipa durante tantos anos. A interdição deveria ser feita às pessoas responsáveis e deixar a instituição reerguer-se com outras pessoas.

    • Bruno Cunha
      Posted Julho 17, 2020 at 5:47 pm

      Acho que não pode ser esse cenário mas se alguém me pudesse esclarecer ficava agradecido.

      Até porque imaginemos que, por exemplo , o Benfica tinha perdido 4 pontos com o Aves e estava a 3 do Porto. A uma jornada da frente passava para a frente assim sem mais nem menos? Não me parece fazer sentido.

  • Dca
    Posted Julho 17, 2020 at 4:24 pm

    Bem, parece que leram os meus comentários, bastante engraçado ahah.
    Tinha dito que deveriam perder todos os jogos de modo a haver igualdade para todas as equipas e que deveriam ficar 10 sem poder participar no futebol profissional.
    Portanto, mais que óbvio que concordo.

  • TBL
    Posted Julho 17, 2020 at 5:55 pm

    Tenho ideia que quando um clube perde os pontos conquistados, isso não significa que transitem automaticamente para os adversários desses jogos.

  • J Silver
    Posted Julho 17, 2020 at 6:02 pm

    O VM toca no ponto chave. O clube não devia ser tão severamente punido a longo prazo. Já os dirigentes…

    • Zimbo
      Posted Julho 18, 2020 at 9:45 am

      Nem mais!!
      Não é um clube enorme, mas é um clube que tem adeptos que o sentem, tem a sua história e devido a uma gestão ruinosa é a instituição que vai pagar, enquanto que os dirigentes que levaram a que isso acontecesse provavelmente nem punidos serão. Another day at tugão

  • Lumago
    Posted Julho 17, 2020 at 6:07 pm

    Não diz em lado nenhum do artigo que as equipas recuperam os pontos perdidos…
    Além disso, nem faria sentido, tendo em conta que a subtracção dos pontos só ocorre se a falta de comparência for nos últimos 3 jogos. Então e se faltassem antes?

  • kiterioVFC
    Posted Julho 17, 2020 at 6:18 pm

    Subtração de pontos!! São subtraidos os pontos ao clube em causa e nada mais acontece.

Deixa um comentário