Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O plano do Barcelona para contornar sanção da FIFA e garantir Danilo e Bender; Figo propõe um Mundial com 40 ou 48 selecções

Danilo (FC Porto), Paul Pogba (Juventus), Marco Reus (Borussia Dortmund), Juan Mata (Manchester United) e Lars Bender (Bayer Leverkusen) estão na lista da actual direcção do Barça. Resta saber quem são os “trunfos” de Laporta.

O Barcelona, apesar da sanção da FIFA, deve estar na mesma activo no próximo defeso. De acordo com o Mundo Deportivo, o plano dos catalães, que não podem inscrever jogadores este ano, passa por garantir alguns reforços no próximo Verão mas incluir uma “cláusula Champions”. Ou seja, os jogadores contratados no próximo defeso – rumarão ao Camp Nou apenas em janeiro de 2016, altura em que termina a sanção imposta pela FIFA – ficariam inibidos de disputar a fase de grupos da Liga milionária pelos clubes que representarem por empréstimo dos catalães até à reabertura do mercado de transferências, só podendo participar no campeonato e Taça.
Qual o melhor modelo? – Figo apresentou, hoje, em Wembley, a sua candidatura oficial à presidência da FIFA. O português quer que o organismo seja mais democrático e entre as suas propostas chamou a atenção a que se refere ao Mundial. O ex-jogador do Sporting quer um Campeonato do Mundo com mais países. Neste sentido Figo apresentou 3 ideias: 1.ª – Manter tudo na mesma, ou seja com 32 selecções; 2.ª – Ampliar o Mundial para 40 selecções, repartidas em 8 grupos com 5 selecções. 3.ª – E  mais radical. Um Campeonato do Mundo com 48 países, mas disputado numa 1.ª fase em 2 torneios, em 2 continentes diferentes, de maneira simultânea, com 24 países em cada um, que depois se juntariam numa 2.ª fase.

0 Comentários

  • H Vill
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 5:46 pm

    Esta estratégia do Barcelona não me parece ter nada de ilegal ou de contornar seja aquilo que for.
    A sanção implementada apenas impede o clube em questão de inscrever jogadores até 2016, logo, poderá comprar e vender quem quiser e bem lhe apetecer, acho que o orgão que pensou em tal sanção é que deveria ter analisado todos os pontos da mesma.
    Acho que muita gente aqui está a olhar para isto de uma forma errada, o Barcelona não está a proibir nenhum jogador de jogar, mas sim de ser inscrito numa competição. Se o jogador fosse inscrito não poderia representar o Barcelona, mesmo nem sequer sendo convocado para nenhum jogo. Aquilo que o Barcelona está a tentar fazer, é adquirir o jogador, empresta-lo ao clube onde ele já estava e em Janeiro de 2016 inscreve-lo, coisa que não me parece ter nada de ilegal ou que contorne o que for. Quanto ás condições impostas, seriam negociadas pelos clubes e em caso de acordo, tudo bem, penso que nem passariam por ser clausulas mas sim "acordos de cavalheiros"
    Também acho que muita gente iria achar esta estratégia inteligente e perspicaz se fosse feita por outro clube que não fosse o Barcelona…

  • Kacal I
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 4:54 pm

    Acho uma estupidez os clubes ficarem proibidos de utilizar os seus jogadores durante a fase de grupos da Champions, o Pogba é um elemento intocável no 11 da Juve e depois vai jogar no campeonato e na Taça e tem que ficar em casa nos seis jogos da fase de grupos da Champions, não estou a ver clubes como Porto e Juve a aceitar vender desta maneira, depois o Dortmund não deve ir à Champions na próxima época e o Mata não é indispensável no Man Utd e esses já acredito, acho que o Barcelona não precisa do Lars Bender e a contratação de um DC deve ser a prioridade, assim já podem utilizar o Mascherano no meio-campo e com o argentino e o Busquets ficam bem servidos.

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 4:10 pm

    Deixo aqui alguma boa literatura, para quem se interessa por estes assuntos paralelos à redonda a rolar na erva:

    https://www.theguardian.com/football/2014/apr/01/chelsea-vitesse-arnhem-roman-abramovich

    https://www.benefoot.net/the-vitesse-chelsea-connection/

  • António Vilares
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 2:02 pm

    Que medidas tão populares Figo…Enfim enquanto cada um se preocupar com os seus próprios interesses em vez de tentarem arranjar estratégias para o desenvolvimento do futebol, será sempre a "continuidade"!

    Depois de uma péssima visão de Mercado neste último verão agora ficam a ver navios. A estratégia deveria voltar (neste caso são obrigados a tal) apostar nos jovens da formação com contratações cirúrgicas. Centrais são obrigatórios!

  • Pedritxo
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 1:52 pm

    Figo a mostrar a sua essencia, ve-se logo porque quer mais selecçoes no mundial, chico esperto o menino, o Mundial nao e para qualquer 1 e assim deve continuar, senao vai começar a ser banal, o formato atual pode nao ser perfeito , mas e melhor do que o do figo.

    O Barça com essa clausula pode vir a conseguir uns bons jogadores, se bem que vai ser uma clausula de palavra, nao estara no contrato, pois deve ser ilegal, estou curioso para ver o que o barça vai fazer, principalmente se laporta ganhar

    • JNB
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 2:24 pm

      Em relação ao FCB não é ilegal se existir uma clausula no contrato de empréstimo que não permita que o jogador em questão não possa jogar na Champions pelo clube o que recebe.
      Cumprimentos

  • JNB
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 12:51 pm

    Medida inteligente por parte do Barcelona. Eu não sou contra esta medida, já que a partir do momento em que o FCB adquire o jogador, ou seja, paga-o, ele pode fazer o que quiser (se o jogador aceitar) com ele. Por exemplo, ele pode adquirir o Danilo, sendo que este ficaria emprestado ao FCP até Janeiro. Se no inicio da época ficar estipulado numa clausula do contracto de empréstimo (sim porque se o FCB o adquiriu, o jogador passa a pertencer aos quadros do clube, mesmo não o podendo inscrever) que este não pode jogar na Champions (como por exemplo no FM e sim sei que é um jogo mas isto pode ser real), e o FCP aceita a clausula e aceitar o jogador, não vejo o mal disso, nem vejo a ilegalidade do mesmo.. É apenas uma maneira de o jogador poder jogar posteriormente pelo Barcelona na Champions. Mas no caso que falam do Courtois, ai sim não concordo, e são casos bem diferentes, ou iguais, dependendo se certas circunstancias novamente contratuais. Se no contracto de empréstimo do GR ao Atlético não contar uma clausula que dizia que este não pode jogar contra o Chelsea, não concordo com o Chelsea. Apesar de este pertencer ao clube, não havia nada que o obriga-se a não jogar esse jogo. Mas se no contracto de empréstimo estava estipulado uma clausula que diria que o Courtois não podia jogar contra o Chelsea, ai acho que o clube de JM tinha toda a razão.. Nesta circunstancia, o clube espanhol sabia que não podia jogar contra o emblema inglês, e ai acho que a UEFA/FIFA não deviam intervir já que o Atlético aceitou essa condição no empréstimo. Ou seja, não vejo o mal dessas "clausulas" desde que sejam acordadas com os clubes. Assim cada clube sabe com o que conta e acho que as entidades superior não deviam de intervir. O FCB não via jogar com nenhum deles antes de 2016, vai apenas contrata-los e empresta-los. Lá está, é a minha opinião e desde já que não apoio nenhum clube espanhol, sou adepto do Benfica e da AS Roma apenas.
    Cumprimentos

    • JNB
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 5:53 pm

      Nuno R não percebeste o que quis dizer.. O que eu estava a dizer era que se um clube emprestar um jogador pode colocar clausulas sobre esse jogador, já que o passe pertence a esse mesmo clube. Não tem nada a ver com a equipa que o clube a que o jogador for emprestado pode jogar. O FCB pode colocar clausulas no contrato de empréstimo do Danilo, já que este lhe pertence e não em relação à equipa que possivelmente poderá defrontar na Champions. Imagina este caso: Tens dois carrinhos telecomandados e emprestas um ao teu amigo. Tu podes dizer ao teu amigo que se ele fizer uma corrida contra ti ou se participar numa competição em que irás competir para ele não utilizar o carro, visto que o carro te pertence e não ao teu amigo. É isto que o FCB quer fazer,

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 4:04 pm

      Eu acho normal o Barcelona chegar ao Porto e dizer, tomem lá o Tello, Delofeu, Xavi e Pique.
      Em troca, se nos encontrarem na LC, têm de meter os infantis.
      Todos saem a ganhar.

    • JNB
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 2:23 pm

      Mas isso é uma decisão do clube que recebe o jogador emprestado. (Vou continuar a dar o exemplo do Danilo) Se o FCP não quiser este tipo de contrato, pode ser negar o emprestimo, sendo que ai cabe ao FCB tentar coloca-lo noutro clube a rodar até Janeiro ou então mante-lo no plantel até Janeiro sem jogar. Mas não é ilegal o que o FCB está a fazer e não vejo o porque de a FIFA ter que intervir se isto acontecer e se estiver estipulado no contrato inicial a clausula de ele não poder jogar na Champions. O clube que o vai receber emprestado já sabe com o que conta

    • Guilherme Silva
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 1:24 pm

      Se eles adquirirem o Danilo e ele não puder jogar na Champions, não devia ser utilizado em mais nenhum jogo. Sabendo á partida que sai no meio da época, qual é o sentido de utilizar um jogador quando se pode ir dando rotinas a outro? Isto serve para o Danilo e para os outros.

  • Diogo Palma
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 12:50 pm

    Para mim é indiferente quem irá ganhar a corrida à presidência da FIFA, gostava era que implementassem medidas com vista a promover a verdade desportiva usando a tecnologia … mas isto nunca irá acontecer porque o é algo que não interessa ao "senhores" do futebol.

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 4:02 pm

      O Blatter promove as novas tecnologias.
      Ou acham que os dinheiros vão e vêm em pastas? Não, é tudo transferências via internet…

    • Diogo Palma
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 3:10 pm

      Hugo,
      E eu disse o contrario?
      Ainda gostava de o ver ganhar para saber se isso sao promessas como as dos politicos ou se é verdade.

    • Hugo Silva
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 1:17 pm

      Mas ele tem como medidas usar a tecnologia…

  • André Vieira
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 12:46 pm

    Quanto ao Danilo, acho que o FC Porto deveria negociar a sua venda para junho de 2016, tentando o acordo de cavalheiros o qual incluiria a tal clausula Champions.

    • Alexis
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 5:25 pm

      Ou seja, o Barça que no dia 1/1/2016 ja pode inscrever jogadores, vai deixar o Danilo mais 6 meses no FCP mas o FCP aceita não o inscrever na LC (não sei o que ganhava o Barça em recebê-lo no fim da época mas evitar que ele jogue a LC desde o inicio). E ia dar dinheiro ao FCP exactamente no mês em que ele termina contrato… Nem sei o que pensar deste seu "raciocínio"…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 2:29 pm

      O problema é que o contrato do Danilo termina em Junho de 2016.

      Rafael

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 12:22 pm

    Plantel Barça 2016

    Bravo, Ter Stegen
    Danilo, Montoya
    Alba, Mathieu/Grimaldo
    Piqué, Macherano, Barta, Vertoghen
    Busquets, Sergi Samper
    Rakitic, Iniesta, Rafinha, Veratti
    Messi, Neymar, Deulofeu, Adama Traoré, Munir
    Suaréz, Sandro Ramirez

    Manuel

    • Tiago
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 1:03 pm

      Mas algum dia vai ser esse o plantel, até podem la estar todos esse mas com mais 2/3/4 reforços em cima principalmente no meio-campo.

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 12:07 pm

    Eu acho é que deveria existir uma pré-eliminatória na Europa, em formato de torneio ou em confronto directo, entre as piores classificadas do ranking europeu. Isto levaria a uma redução do número de equipas na fase de grupo, e reduziria os confrontos que só servem para encher calendário.
    E quem acha que o futebol de sao marino evoluiu porque de vez em quando têm o privilégio de levar 7 ou 8 da Alemanha, está equivocado.

    • João Lains
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 4:49 pm

      Isso é estúpido. A Islândia tem 300 mil e falhou o apuramento para o último mundial por pouco. Caiu no playoff.

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 4:00 pm

      LM, perdoa-me, mas essa ideia é infeliz.
      Existe um ranking, baseado em resultados, e não em demografia, e é esse ranking que vale.

      Já agora na Champions, clubes de países abaixo do 10,0001 milhoes de habitantes tinham de jogar sempre eliminatórias de acesso…

    • LM
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 2:24 pm

      Países com menos de 200 mil habitantes deveriam todos fazer pré-eliminatórias.

    • João Lains
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 1:16 pm

      Creio que isso já acontece na CONCACAF e na CAF.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 12:45 pm

      Concordo inteiramente…

      PS: São Marino tem 30 mil habitantes, nem habitantes suficientes têm para encher um estádio de futebol, quanto mais para andarem a jogar ao mais alto nível :)

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 12:03 pm

    Quando o Figueiredo ganhou a Liga apelando aos pequenos com um alargamento, o país do futebol insurgiu-se, chamando-o de demagogo e tudo o mais.
    Vamos ver quais as reacções agora.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:58 am

    Muito bem Figo, excelentes ideias para ganhar mais uns votos. Para o bem do futebol, não vejo grandes ideias, esta do Mundial em dois continentes diferentes então… enfim, sinceramente não gostava que Figo ganhasse.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 3:43 pm

      Mais um engraçadinho a fazer passar-se por mim, enfim. A resposta ao meu comentário (o das 14:52) não foi um comentário feito por mim. Não quero que Figo ganhe de forma nenhuma, primeiro porque não gosto do que conheço do seu carácter e depois porque não vejo proposta nenhuma que me diga que vai melhorar alguma coisa no futebol!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 2:52 pm

      Aliás nem é que ele ganhasse, gostava que ele ganhasse e que fosse apanhado com as usas trafulhas para desmascararem o verdadeiro homem de caráter repulsivo que é.

    • LM
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 2:23 pm

      O que eu acho estranho é porquê que ninguém ainda confrontou o Figo com a questão dos fundos, porquê que nenhum jornalista lhe pergunta aquilo que interessa, que é saber qual é a postura em relação aos fundos de jogadores…

      porque ai é que está o verdadeiro gato desta historia, e a razão por ele se estar a candidatar!

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 12:49 pm

      Subscrevo, desejo que ele não vença, com ele será mais do mesmo ou pior, a ver pelas propostas que está a apresentar…

  • Awesome_Mark
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:57 am

    Duvido muito que esses jogadores estejam dispostos a tal. A verdade é que à exceção da contratação do Suarez, o Barcelona passou um mercado inteiro a ver aviões e agora está a tentar remediar a situação.Talvez juntasse o Verrati à lista que é muito boam

    • max alves
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 2:31 pm

      vc ta pensando errado a pergunta eh quais jogadores nao se submeteriam a isso para jogar num clube do status e tamanho do barca…eh talvez o clube mais atrativo ao lado do real madrid…espero que contratem 3 4 reforcos pra fortalecer a equipe

  • Filipe M
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:57 am

    O Posto do chico-espertismo.

    Chico-esperto este Barcelona! Impedido pelas instâncias superiores de contratar jogadores para reforçar o plantel, chega agora a notícia que todos já esperávamos. Os dirigentes blaugrana estão a tentar contornar a sanção imposta pela FIFA. Solução patética esta apresentada pelo clube espanhol que, a ser aceite, é sinal que as coisas ainda estão piores que aquilo que eu pensava. Desprovida de carácter, estamos perante um atentado ao próprio futebol.

    Chico-esperto este Figo! Não consigo descortinar uma outra medida que seja mais eleitoralista que a apresentada pelo "pastilhas". Nada que possa surpreender quem esteja mais atento, uma vez que estamos na presença de alguém que, por exemplo, assinou 2 contratos com 2 clubes diferentes simultâneamente. Nessa altura ainda era um miúdo, agora está mais velho e maduro, mas o espírito é o mesmo. Esta proposta (ou propostas, uma vez que parece que foram 3 – à escolha do freguês), é somente populista (para não me alongar).

    E assim vai o Mundo.

  • Vitor Machado
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:46 am

    Ao Figo só faltou prometer acabar com as guerras e a fome no mundo!
    Fica sempre bem medidas populistas que visam ganhar votos dos países com menos peso no mundo do futebol, mas que bela Miss Fifa me saiu este artista…
    SL

  • I.C.E.
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:45 am

    Pessoalmente, visto que a decisão foi aplicado pelo o órgão máximo decisório, este devia impedir que haja o contorno do castigo por parte do Barcelona. Caso contrário, de nada servirá de futuro este castigo para o cumprimento dos regulamentos de contratação/aliciamento de menores para os escalões de formação.

    Quanto aos jogadores apontados, penso que o Pogba e o Danilo seriam os únicos com impacto na equipa visto que Mata e Reus ficariam tapados. No entanto, visto o hábito que o Barça tem em usar a La Masia é para mim, contraproducente deixar atletas como Montoya ou Pedro a aquecer o banco.

  • Rodrigo M
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:44 am

    As 2 medidas que o Figo apresentou servem exclusivamente para garantir o voto dos pequenos, a maior democracia implica mais poder desses países e mais países a participar no Mundial implica que os Luxemburgos desta vida consigam de facto participar na competição, o que iria descer o seu nível.

    Conhecendo o Figo, isto são só artimanhas para ganhar.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:38 am

    Este Barcelona arranja sempre maneira de contornar o que lhe apetece, incrível!

    Dos referidos espero ver Danilo e Pogba nos calatães na próxima época, encaixavam que nem uma luva no seu sistema de jogo.
    Mata e Reus, acho mais opcionais, tendo o primeiro o entrave do seu valor de mercado pois acredito que o MU não o queira vender por menos do que o comprou, e o segundo sendo apenas cobiçado se Pedrito realmente rumar para outros lados no final da época.

    Rodolfo

    • JNB
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 2:28 pm

      Não está a contornar nada já que o FCB não está a inscrever jogadores, está apenas a comprar esses mesmo jogadores e a empata-los a clubes, como o Benfica por exemplo tem a mania de fazer. Mas a diferença é que está a por uma clausula no contrato que não permita a utilização do jogador na Champions para em Janeiro o poder inscrever. Não vejo o mal nisso, e nem vejo a ilegalidade nisso, já que o clube que o recebe sabe perfeitamente que ele não pode jogar na Champions.
      Cumprimentos

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 2:18 pm

      Rui Ferreira,

      Nos empréstimos é isso que se passa

    • Luís Laranjeira
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 1:56 pm

      Rui Ferreira, é simples, são "emprestados" a outro clube. Isso acontece montes de vezes, jogadores serem comprados mas permanecerem no clube onde jogam mais 6 meses/ 1 ano.

      Também temos o exemplo do Benfica com o Rodrigo/André Gomes.

    • Rui Ferreira
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 1:29 pm

      Alguém sabe se é possível o passe de um jogador pertencer a um clube e ele ser inscrito por outro?

    • Tiago
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 12:58 pm

      Nao esta a contornar nada, esta proibido de inscrever jogador até dia 1-1-16, até lá pode comprar quem bem lhe apetecer, depois tem que esperar para os inscrever.

      E é obvio que alguns nao se importam de esperar 6 meses para jogar no Barcelona, mas tambem é obvio que outros nao querem esperar.

    • Karabatic13
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:48 am

      Se Xavi e Alves saírem no Verão serão 2 ordenados elevados que deixam de contar. 8M+10M, creio eu.
      Mas não passam de puras especulações.

  • Kafka I
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:34 am

    Este Figo é tão artista enfim, claramente esta proposta para aumento para 40 ou 48 selecções, é apenas para ganhar os votos dos Países mais pequenos, que CURIOSAMENTE, são a maioria dos votantes, enfim, toda a vida foi um chico-esperto, não ia ser agora que ia mudar…

    Quanto à medida em si, é completamente descabida e iria baixar imenso o nivel do Mundial e tornaria o Mundial quase banal e com muito menos qualidade…esta medida faz lembrar a do Mário Figueiredo quando se candidatou à Liga e prometeu o aumento para 18 equipas, como é obvio os pequenos votaram todos nele

    Resumidamente, está mais que apresentado o Figo…

    • Diogo Moura
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 4:12 pm

      Não sei até que ponto poderá diminuir assim tanto a competitividade. É sabido que geralmente há sempre países com excelentes selecções que ficam de fora e que poderiam dar algo mais na fase final do Mundial. (Lógico que se deve ao facto de terem feito uma má prestação durante a qualificação, logo não deveriam constar no lote. Contudo, não deixam de ser equipas com potencial.).
      Julgo que o maior problema será no desgaste físico dos jogadores que irá reduzir em muito a qualidade de jogo. Mas uma convocatória em maior em número seria uma fácil solução para contornar o problema. Mais opções, mais rotatividade.

    • luis la liga
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 1:23 pm

      Também concordo mane. Nao obriga os países a gastar dinheiro em estádios que nao precisa.

    • Luis la liga
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 1:12 pm

      E um artista este figo. Qualquer dia nao ha apuramentos.vamos por jogadores que fizeram mais de 50 jogos a fazer mais n jogos

    • Mané
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 12:40 pm

      João Lains , porque dizes isso? Tem muito mais sentido assim….

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 12:34 pm

      Nem mais. Mais um oportunista que se quer servir do futebol. E este "alargamento" é bem pior do que o do Campeonato Português no impacto e na escala.

    • Bruno Fonseca
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 12:17 pm

      Kafka subscrevo inteiramente.
      A melhor parte é quando ele diz isto : " repor a confiança e credibilidade na FIFA ". Pois claro, credível e de confiança é ele…

    • João Lains
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:53 am

      Para mim não há nada pior que o Europeu "distribuído" por cidades de países diferentes.

    • Awesome_Mark
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:41 am

      Subscrevo inteiramente. É o Europeu com 24, agora o Mundial com 48…está-se a matar a essência das grandes competições!

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:33 am

    Isso é legal? Um clube pode proibir outros clubes de usarem jogadores?
    O Chelsea queria que o Courtois não jogasse, e a UEFA interveio a favor dos espanhois.
    Pior ainda fica a história se o Barcelona defrontar algum desses clubes na fase de grupos…

    • Mário Rebelo
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 3:58 pm

      Bem explicado Kafka, no fundo são "incentivos" dados aos clubes vendedores para não usarem o jogador em questão.

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 3:57 pm

      A minha dúvida prendia-se quanto à legalidade de uma clausula dessas num contrato assinado, e não com um suposto acordo por baixo da mesa.
      Continuo a duvidar se não entra em choque com regras da UEFA, que dizem (acho) que um jogador não poder ser impedido de jogar…
      Isto para não entrar em normas laborais… os profissionais estão contratualmente proibidos de desempenharem a sua profissão????

      Enfim, era uma dúvida jurídica, não conheço os regulamentos europeus, nem sou jurista… mas se aparece nos jornais e tudo, vou confiar que é legal (embora eticamente deixe algo a desejar)

    • JNB
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 2:33 pm

      No caso do Courtois é "ilegal" porque não havia nenhuma alínea no empréstimo que obriga-se os espanhóis a não jogarem com ele, e ai sim, é "ilegal"

    • JNB
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 2:32 pm

      Pessoal não é ilegal se o FCB colocar uma clausula no empréstimo que não permita a utilização do mesmo na Champions! O clube que o recebe sabe desde o inicio que o jogador em causa não pode jogar na Champions, e é uma clausula que o clube tem que cumprir se o quiser ter no plantel até Janeiro! Ai a FIFA/UEFA não pode intervir visto estar estipulado no contrato de empréstimo!
      Cumprimentos

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 2:19 pm

      É legal se a clausula for imposta no momento do acordo de empréstimo, depois de feito o acordo de empréstimo, ou seja, depois de serem assinados os papeis, já não podem ser adicionadas clausulas

      Nuno Costa

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 1:31 pm

      É sim, está dentro do âmbito da autonomia privada. Tem é de haver acordo entre as três partes
      Guilherme L

    • Rui Ferreira
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 1:27 pm

      É o que o Benfica faz com os jogadores que vende a clubes mais pequenos: não é ilegal, mas é uma trafulhice de primeria.

    • Tiago
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 1:11 pm

      Resumindo o jogador só iria ser proibido de jogar se o apuramento estivesse em causa, e nunca iriam ser os 4 ou 5 ou 20 jogadores que o Barcelona comprar, porque muitos desses clubes são do pote A, e outros do Pote B, logo só uma equipa pode calhar ao Barcelona, no maximo duas.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 12:54 pm

      A clausula não diz que eles não podem jogar. Legalmente apenas se refere a uma não inscrição na champions league, logo segundo o Anexo V artigo D apenas incorre em punição a equipa que impedir o adversário de utilizar um jogador devidamente inscrito no respectivo confronto directo.
      ou seja:
      Nada os proíbe de impedirem a inscrição nas provas da uefa logo o jogador pode defrontar ninguém.
      00J

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:57 am

      Atenção eu não estou a elogiar a ideia, estou a dizer que a mesma é contornável, não entanto não é ética como é óbvio…

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:47 am

      Quando um jogador é titular de uma equipa, e não participa nos jogos mais importantes… enfim, o processo de intenções é sempre complicado de provar, mas neste caso era uma verdadeira epidemia. Quatro ou cinco clubes fazerem o mesmo… há aqui um padrão.
      Mas enfim, devo estar a ver mal as coisas… siga a festa…

    • João Gonçalves
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:44 am

      Foi exactamente o pensamento que me veio a cabeça. . Mas não seria a primeira vez que viamos este tipo de acordo de "cavalheiros". .

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 19, 2015 at 11:41 am

      Nuno

      Legal penso que não seja, mas lá está, um clube não é obrigado a utilizar um jogador, logo não sendo legal, também não ilegal o Barça chegar ao pé do Dortmund e lhes dizer "não metam o Réus a jogar na Champions até Dezembro e nós até vos damos mais 5 ou 6 milhões de eur por isso" e o Dortmund não é obrigado a convocar o Réus para a Champions…

      Logo não sendo legal, digamos que é contornável a lei…

Deixa um comentário