Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Barcelona conquista Liga dos Campeões; Época de sonho para o clube da década; Juventus equilibrou, chegou a estar melhor, mas Suárez resolveu; Neymar e Dani Alves foram os melhores dos catalães numa noite em que Messi não foi protagonista; Morata massacrou a defesa blaugrana, Pogba e Marchisio também apresentaram muita qualidade

Juventus 1-3 Barcelona (Rakitic 4′, Suárez 68′ e Neymar 97′; Morata 55′)

Consumado o triplete. O Barcelona juntou à La Liga e Taça do Rei a vitória na Liga dos Campeões. Uma época de sonho para o conjunto de Luis Enrique, principalmente com a conquista desta 5.ª Champions (a 4.ª na última década), que volta a meter os catalães no topo do Mundo (se é que algum dia saíram de lá). Depois de uma final que teve muita Juventus, mais do que se pensava na antevisão e até pelas incidências do jogo (entrou praticamente a perder), mas com um vencedor justo. O conjunto blaugrana, apesar de não ter deslumbrado (muito futebol de transições), criou mais oportunidades e esteve por cima durante uma maior fase do encontro. Mas uma vitória por 3-1 que não representa o que foi a partida. Com muito equilíbrio, sem um equipa a dominar de maneira clara, e que teve como principal nota de destaque o jogo menos inspirado das principais estrelas: Messi e Tevez. A “Pulga” apesar de ter participado no 2-1 e 3-1, não fez a diferença, muito menos foi o jogador de outra galáxia, como é habitual e até teve menos protagonismo que Neymar; Já o Apache não esteve particularmente inspirado na finalização, nem teve as acções de desequilíbrio que por norma consegue. Pela positiva mais uma grande partida de Morata, que com a sua potência criou muitas dificuldades à defesa catalã; Pogba com a sua técnica e força também foi sempre uma ameaça; mas foi essencialmente a noite de Neymar. O elemento mais activo do ataque dos blaugrana, que começou logo a desequilibrar ao inventar a jogada do 1-0, e matou o jogo ao fazer o 3-1 final.

Quanto à partida, o golo do Barça surgiu bem cedo no encontro. Grande jogada colectiva dos espanhóis, com Neymar e Alba a combinarem bem, antes do brasileiro assistir Rakitic para um golo fácil. Os minutos seguintes foram muito interessantes por parte dos blaugrana. Uma intensidade tremenda na circulação de bola, sendo que Luis Enrique contava com um Neymar irreverente e um Iniesta sempre a procurar ser o maestro (Messi não estava muito em jogo). Aos 13′, Buffon tem uma defesa magnífica. Messi serve Dani Alves e o lateral brasileiro atirou de pé direito para uma acção complicada. Os transalpinos não conseguiam ter muita bola, embora as transições rápidas, sempre com Morata a explorar a sua potência, criassem algum perigo. A equipa de Allegri, depois de um período em que o Barcelona esteve francamente dominante, teve mérito ao subir as suas linhas e foi crescendo de produção. Ainda assim, a Juve não tinha arte para acertar no alvo e o melhor que consegui nessa fase foi uns remates fortes de Marchisio e Tevez. Antes do intervalo, registo para duas boas oportunidades para Suárez, mas o uruguaio não aumentou a vantagem. Após o interregno, os primeiros minutos trouxeram logo um contra-ataque muito perigoso. Rakitic desmarcou Suárez e o ponta-de-lança uruguaio obrigou Buffon a intervir, ignorando as opções que tinha no 2.º poste. O encontro estava equilibrado (a Juventus libertou-se e começou a jogar de forma mais personalizada), sendo que num lance em que Lichtsteiner foi descoberto por Marchisio surgiu o empate. O suíço cruzou de forma precisa para Tevez e o remate do argentino, defendido por Ter Stegen, acabou por dar o golo ao espanhol Morata. A equipa italiana estava na sua melhor fase (Tevez voltou a desperdiçar), mas foi o Barça que marcou. Contra-ataque com Messi a conduzir e o argentino, depois de ter deixado pelo caminho um opositor, rematou para a defesa para a frente de Buffon. Na recarga, Suárez não perdoou e deu novamente a vantagem para os culés. Nos minutos seguintes, Neymar ainda fez golo, mas o árbitro anulou por mão do ex-Santos. A Juve tentava arriscar na frente (Llorente já estava entre os centrais blaugrana), mas era o Barça que ia tendo oportunidades. Piqué rematou forte mas por cima . Os últimos minutos foram gastos em esconder a bola em zonas adiantadas do terreno e, num lance rápido, Neymar fechou as contas e entregou a 5.ª LC ao Barcelona.


Barcelona: Segundo “triplete” em 6 anos e uma temporada perfeita para o clube da década no futebol Mundial. Uma conquista Europeia que premeia Luis Enrique, que depois da turbulência inicial conseguiu estabilizar o conjunto a partir de Janeiro e é, neste momento, a equipa a temer pelos demais no panorama do futebol Europeu. Hoje, apesar da entrada a ganhar no jogo, não foi uma exibição de gala, pois a maior parte das oportunidades surgiram em transições e os Culés sentiram dificuldades perante o espírito competitivo da Juve, apesar de ser notório que são um conjunto mais poderoso. Individualmente, destaque para Dani Alves (um dos melhores defesas da sua geração, subiu imenso o nível nos últimos 6 meses, voltando a evidenciar a sua técnica e capacidade no momento ofensivo), para Rakitic (a sua intensidade é fundamental neste Barça e ainda abriu o marcador), sendo que, na frente, Messi esteve nos golos, deixou classe e magia como sempre, mas não foi um extra-terrestre (à excepção do lance do 1-0 esteve apagado na 1.ª parte e no 2.º tempo apareceu essencialmente nos momentos de transição), Suarez obrigou Buffon a uma grande defesa e marcou o segundo golo, ao passo que Neymar foi fundamental no primeiro golo (excelente visão) e sentenciou o jogo com o terceiro. Nota de destaque ainda para Xavi, um monstro do futebol, um dos melhores médios de sempre, que abandona o futebol de alto nível e o Barça como Tetra-Campeão Europeu (como Iniesta, Piqué e Messi) e como o jogador com mais partidas jogadas na Liga Milionária.


Juventus: Chegar a esta final batendo o detentor do título já foi um feito, mas a Vecchia Signora voltou a mostrar hoje que é uma grande equipa, capaz de competir como poucas e de vender muito cara a derrota. A Juve não se deixou abater pela entrada forte do rival, foi subindo as linhas, tendo mais bola e, apesar de não criar muito perigo (um Tevez mais inspirado tinha dado jeito), chegou ao empate e esteve na discussão até ao minuto 97. Buffon não fica ileso de culpas no segundo golo (o remate é forte mas nunca é de elogiar quando a bola fica morta na zona frontal da área) mas foram as suas defesas que mantiveram a sua equipa ligada ao jogo (sobretudo a evitar o 2-0 de Dani Alves antes dos 15 minutos e a tirar um golo a Suarez), enquanto que a defesa sofreu com o ataque Culé (no primeiro golo foi completamente batida), apesar de Barzagli até ter vencido bastantes duelos. No meio-campo, Pirlo, caminhando pelo campo, espalhou classe e deu critério na posse, enquanto Vidal teve uma entrada em jogo algo infantil (muitas faltas e quezílias desnecessárias) mas conseguiu estabilizar emocionalmente (apesar de não ter recuperado tantas bolas como é costume). Pela positiva é preciso realçar o grande jogo de Marchisio (um dos médios mais subvalorizados do futebol Europeu, capaz de defender e atacar bem, aparecendo a rematar com perigo e com um pormenor de classe que foi chave para o golo do empate) e de Pogba (a junção de força e técnica fazem-no ter um impacto muito forte em qualquer luta de meio-campo). No ataque, Morata fez valer a sua potência para causar estragos na defesa rival, marcando ainda o único tento da equipa, mas o grande ausente do jogo foi Tevez, que nunca fez a diferença, estando mesmo estranhamente impreciso (muitas bolas perdidas).

0 Comentários

  • Sombras
    Posted Junho 6, 2015 at 8:45 pm

    Que hino ao futebol.

    Querem convencer alguém a gostar deste desporto, mostrem o filme desta final. Ambiente fantástico, estádio fantástico, intensidade aos montes, artistas para todos os gostos. Que superlativo do futebol presenciamos hoje!

    • Jackson_Rodriguez
      Posted Junho 6, 2015 at 9:06 pm

      Sem dúvida! Nos primeiros 10 minutos a avalanche de futebol do barça era tal que parecia estarem a jogar com 12 ou 13.
      Depois na segunda parte após o empate da Juve viu-se que, afinal, tinham 16 em campo….

  • produtordevinho
    Posted Junho 6, 2015 at 8:46 pm

    Momento do jogo: quando o Dani Alves faz aquela macacada ao Pogba dentro da grande área, não sei que modalidade é aquela, wrestling, luta greco-romana, seja o que for, e no seguimento da jogada, contra-ataque do Barça e golo do Suarez.
    Excelente jogo, excelente final. Pena o resultado.

    • Alexandre Guerreiro
      Posted Junho 6, 2015 at 9:05 pm

      Não foi na mesma jogada

    • Pedro Leal
      Posted Junho 6, 2015 at 9:17 pm

      Foi sim na mesma jogada Alexandre

    • Diogo JR
      Posted Junho 6, 2015 at 9:18 pm

      Alexandre,

      Foi sim, pénalti por marcar a favor da Juve, contra ataque do Barcelona e golo do Suárez

    • Anónimo
      Posted Junho 6, 2015 at 9:35 pm

      Acho que vir falar de arbitragens tem de se falar para os dois lados, quando ainda estava 1-0 existe um penalti claríssimo a favor do Barcelona, que possivelmente dava o 2-0 e a partir dai tudo se tornava mais fácil, por isso acho errado quando voçê diz que esse é o momento do jogo
      Na minha opinião foi uma arbitragem muito fraca para uma final da Champions League mas felizmente tanto o Barcelona como a Juventos proporcionaram um excelente espectáculo

      Rocha

    • produtordevinho
      Posted Junho 6, 2015 at 9:59 pm

      É o momento do jogo, sim. Posso não ter densificado, mas a Juventus estava por cima do jogo, mais perto de marcar o 2-1 do que o Barça, e aquele golo de Suarez quebra o ânimo da equipa italiana.

    • Anónimo
      Posted Junho 6, 2015 at 10:10 pm

      Epa mas terei sido o único que não viu penalty nesse lance do Pogba e do Daniel Alves? Eu vejo no inicio o Pogba abraça o Daniel Alves e empurra-o ligeiramente, depois o Daniel Alves também abraça o Pogba e nunca o puxa (Reparem que tem sempre a mão fechada), Pogba larga o Daniel Alves e deixa-se cair . Onde é que isto é falta? Expliquem-me por favor que posso estar errado.

      https://www.youtube.com/watch?v=9M4e5OMJcHw

      Também discordo em absoluto que na primeira parte tenha havido mão intencional de Lichsteiner, ainda por cima estava junto ao corpo…

      Cumprimentos,
      João Gonçalves

    • Ruben Ribeiro
      Posted Junho 6, 2015 at 10:40 pm

      Clarissimo ? O cruzamento foi forte, ainda que sem ser muito perto, e o Liechensteiner estava com o braço encostado ao corpo. Queria que o homem fosse maneta ?
      E ainda ha uma falta de alba por marcar sobre pogba em que este ficava 1×1 para o gr.

    • produtordevinho
      Posted Junho 6, 2015 at 11:53 pm

      Concordo, Ruben Ribeiro.

  • Anónimo
    Posted Junho 6, 2015 at 8:47 pm

    Grande final, grande jogo, grandes equipas, grandes jogadores. Não há muito a dizer. Quero dar, desde já, os parabéns ao Barça e aos seus adeptos aqui do blogue. A Juve também fez um grande jogo, mas o Barcelona foi mais eficaz. Quero destacar o meio-campo dos italianos, tanta qualidade, meu deus. Neymar fez um grande jogo e uma grande época. Merece estar nos melhores da Europa, em Agosto.

    Daniel Salgueiro

  • Tiago Alves
    Posted Junho 6, 2015 at 8:47 pm

    Um prazer ver este jogo! Sou daqueles que, ainda esperava ver um prolongamento tal a emoção da última meia hora. Homem do jogo: Neymar
    PS Vale o que vale, mas Cristiano Ronaldo foi melhor marcador da Liga dos Campeões.

    • Anónimo
      Posted Junho 6, 2015 at 8:54 pm

      Não dava o Homem do Jogo ao Neymar, dava ao Rakitic.

      Tomás

    • Anónimo
      Posted Junho 6, 2015 at 8:56 pm

      Esse PS resume perfeitamente o que tem sido o ciclo do CR7 no Real: muitos golos e poucos títulos colectivos.
      Jorge S.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 6, 2015 at 9:10 pm

      Golos de Ronaldo indiferentes e contra as equipas mais acessíveis. Quando foi preciso nem vê-lo…
      Igual ao campeonato e a taça do rei.
      Parem de dar valor a isso.

    • E Jorge
      Posted Junho 6, 2015 at 9:17 pm

      Tiago Alves estás bem errado. Melhor marcador é o Neymar…Também marcou 10 golos e em menos minutos do que o Messi e o CR7

    • Pedro Costa
      Posted Junho 6, 2015 at 9:26 pm

      Quando foi preciso nem vê-lo? Marcou os 2 golos do Real nas meias finais, nos quartos é dele a jogada e a assistência para o único golo da eliminatória, nos oitavos marcou 3 dos 5 golos do Real e ainda fez 1 assistência… critique-se a restante equipa do Real, agora dizer que o Ronaldo não aparece quando é preciso é de um facciosismo extremo…

    • Anónimo
      Posted Junho 6, 2015 at 9:35 pm

      Golos de Ronaldo indiferente contra equipas mais acessiveis não é?

      O Barcelona pelos vistos é acessivel, visto que o Ronaldo marcou ao Barça nas duas jornadas da liga, Messi nesses jogos ficou em branco para dar um termo de comparação.

      O Ronaldo marcou em 5 jogos da fase de grupos, apenas não marcou em um, tal como Messi.

      Ronaldo marcou nos dois jogos dos oitavos, Messi não.

      Tanto Messi como Ronaldo não marcaram golos nos quartos.

      Ronaldo marcou um golo em cada mão das meias contra a Juve (equipa tão acessivel que não sei como Messi não lhes marcou 5 golos hoje)

      Ronaldo marcou dois golos na supertaça europeia.

      Isto vem só para desmistificar o que já andas a repetir a uns quantos posts, na tentativa de desvalorizar os golos de Ronaldo.

      Ele fez menos 2 jogos que o Messi, menos 300 minutos esta época e marcou mais 3 golos que o Argentino, isto são factos.

      Não foi pelos golos de Ronaldo que o Real não venceu titulos esta época, bastava ter o Neymar e o Suarez ao seu lado e os titulos tinham vindo para os lados de Madrid, porque a grande diferença foram as épocas de Benzema e de Bale muito abaixo das normais e dos seus rivais.

      Eu apenas fiz este comentários a falar de GOLOS e só GOLOS, não estou a comparar o futebol que o Messi e o Ronaldo apresentaram está epoca, porque desde Janeiro que o Messi tem estado melhor e eu não sou parvo para tentar desvalorizar o jogo jogado do Messi, agora acho que não deverias ser parvo a tentar desvalorizar os golos do Ronaldo como tens feito de à um mes para ca.

      Jozef

    • Stalley VM
      Posted Junho 6, 2015 at 9:49 pm

      Subscrevo Jozef a 100%.

      SL!

    • Jorge Assunção
      Posted Junho 6, 2015 at 9:55 pm

      Jozef então no ano passado bastava o Messi ter um Sérgio Ramos, Bale, Modric e Benzema em grande forma que os golos teriam ido para o Barcelona? É que se bem me lembro o Ronaldo até no banco ganhou título por causa do Bale. Mas ya, agora vamos acabar com o mito de Xavi e Iniesta e criar um outro de Neymar e Suarez…
      Para já o Ronaldo passou a maior parte do tempo na sombra da bananeira, o Messi jogou em todo o campo. E mesmo na final não marcou, mas esteve em envolvido em todos os JOGOS.

    • produtordevinho
      Posted Junho 6, 2015 at 9:56 pm

      Absolutamente de acordo, Jozef.

    • José Castro Gonçalves
      Posted Junho 6, 2015 at 10:09 pm

      Jozef mas tu achas mesmo que a diferença entre o Messi e o CR7 foi um ter Neymar e Suarez e o outro não? Em que mundo vives? Já não é "O Ronaldo se tivesse o Xavi e Iniesta"? O Ronaldo da maneira que tranca a cara quando os outros marcam, duvido muito que iria entender-se tão com Neymar e Suarez como se entendem com o Messi. Hoje vi um Messi que não marcou,não assistiu, esteve envolvido em todos golos e mesmo assim celebrou todos como se tivessem sido dele. Ronaldo no ano passado só conseguiu celebrar o seu golo de penalti quando o jogo já estava decidido…Por isso, assim como no ano passado o que faltou ao Barcelona não foi Modric e Bale, foi uma equipa no verdadeiro sentido da palavra, o mesmo pode ser dito sobre o Real na actual temporada.

    • cards
      Posted Junho 6, 2015 at 11:06 pm

      Melhor marcador da champions foi o Neymar

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 6, 2015 at 11:36 pm

      Mas continuam a analisar os jogadores por golos. Vejam futebol!

      O Ronaldo frente ao atlético jogou muito mal nas duas mãos. Fez 1 assistência, e já dizem que foi bom.
      Ronaldo foi mau contra a juventus, marcou já dizem que foi bom.
      Farto de ver exibições medíocres coroadas com coisas insignificantes.
      Messi hoje não marcou nem assistiu e esteve nos 3 golos. Hoje o messi nem fez um enorme jogo (teve bem) e foi melhor que o Ronaldo nesses jogos.
      Frente ao bayern o messi fora não marca nem assiste, mas está nos 2 golos.
      E querem a falar nas diferenças de sorteio? Uma destruiu todos os campeões, outra teve sorteios bastante acessíveis.

      Só sabem falar de golos. Eu digo que os golos foram insignificantes (e foram se não tinha ganho qualquer coisa)

      Falam dos jogos do Real e comparam com o barca, e depois dizes que só falas de golos e não de performances. Esse era o meu ponto.
      Golos insignificantes de exibições medíocres.
      Depois chega a bola de ouro e vem falar de prémios de melhor marcador, mas futebol jogado? 0.
      Depois falas dos companheiros de messi, todos os anos a mesma história.

      E já agora, viram o Ronaldo na taca do rei?
      No campeonato frente ao atlético. Valência.
      Supertaça?

      O Ronaldo foi medíocre quando se pediu e não e um golo que o muda. Se acham que não, a conversa fica por aqui. Porque não há nada que se possa dizer.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 6, 2015 at 11:39 pm

      Já agora jozef o facto de ter menos minutos e mais golos e um facto irrelevante. Parabéns pelos golos.
      O talisca também tinha uma media alta no início. Qualidade exibicional, nem tanta.

    • Anónimo
      Posted Junho 7, 2015 at 12:06 am

      O problema do Real é do meio campo para trás.
      A diferença de produção/concretização face ao Barça não determina nada, já a diferença de golos sofridos é de rir.
      Não sei de cor as estatísticas mas são pouquíssimos os jogos em que o real perde pontos e fica em branco, aliás, a grande maioria desses jogos foi com o At. de Madrid.

      Mas hoje o que interessa é a vitória do Barça e a derrota (mais uma final) da Juve.
      Grande jogo de futebol em que estava a torcer pela Juve (mais propriamente pelas lendas Pirlo e Buffon, que infelizmente nunca ganhou uma CL). Mas ganhou a melhor equipa sem dúvida.

      Bruno M.

    • Anónimo
      Posted Junho 7, 2015 at 1:19 am

      Para já nunca na vida disse que ao Ronaldo faltavam Xavi e Iniesta, e sim Cristiano e Messi todos os anos fazem o suficiente para ganhar todos os titulos onde entram, a luta entre eles dificilmente define quem ganhas as competições, será sempre o rendimentos dos outros 10 jogadores e banco que irá desiquilibrar os titulos, porque nos individuais Ronaldo e Messi tem estado muito proximos um do outro, nos titulos colectivos nem por isso.

      Jozef

    • Luís Martins
      Posted Junho 7, 2015 at 1:58 am

      Mosqueteiro, então presumo que os 50 golos do Messi no campeonato de 2011/2012 foram insignificantes, visto que o Barça não foi campeão. E os 73 golos ainda mais, com excepção dos que marcou na Taça do Rei dessa época.

    • Luís Martins
      Posted Junho 7, 2015 at 1:58 am

      Mosqueteiro, então presumo que os 50 golos do Messi no campeonato de 2011/2012 foram insignificantes, visto que o Barça não foi campeão. E os 73 golos ainda mais, com excepção dos que marcou na Taça do Rei dessa época.

    • fui
      Posted Junho 7, 2015 at 8:50 am

      O Messi é o talento puro e este ano mostrou que na história ficará nos três melhores de sempre (se ganhar o mundial e ganhar noutro clube, pode mesmo mostrar que é o número um!). O Ronaldo é um portento, o melhor atleta que o futebol já viu, o mais persistente e forte psicologicamente futebolista que existe, o único que consegue vencer Messi apesar de não ser melhor que ele, porque nunca desiste de melhorar, consegue sero melhor do mundo a jogar na mesma altura e na mesma liga que o melhor de sempre a jogar na melhor equipa de sempre.
      Poder ver estas duas lendas na mesma era é injusto e precioso. Não devemos negligenciar nenhum. A força de cada um está em qualidades humanas opostas e extraordinárias. É dar graças por existirem e podermos vê-los semana após semana!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 7, 2015 at 9:48 am

      Não digo irrelevantes apenas nesse sentido.
      Se marcas 5 golos num jogo básico, e em 4 outros não marcas tens uma media de 1 golo por jogo. O que não diz nada, pois em 5 jogos saiu 1.
      Marcar cinco golos ao num jogo que fica 9-1 e irrelevante. Com ou sem Ronaldo dava em goleada ( e óbvio que se fosse una equipa interessante era melhor ).
      Os golos são relevantes para a bola dr ouro se conseguires jogar de acordo com o número que mqrcas.
      O messi frente ao atlético marcou 1 golo… golo que esse que deu o campeonato ao barca.
      O que e mais relevante?

      O Ronaldo nas decisões não apareceu. Isto é um facto. Pode ganhar os prémios todos. Simplesmente não tenho paciência, pois já se está a ver que quando chegar a altura da bola de ouro, vão usar estes prémios todos para justificar a bola de ouro, quando por futebol jogado não merece estar no top 3.
      E depois vêm dizer que a FIFA e corrupta, e que o Messi e o menino querido única e simplesmente porque preferem ver prémios ridículos como esse.
      Aliás basta comparar esta champions, o Ronaldo com mais golos por minuto, mas em qualidade exibicional o messi deu 10-0 .

  • Diogo JR
    Posted Junho 6, 2015 at 8:48 pm

    Grande jogo de duas equipas, Barcelona com mais bola, mas a Juventus sempre pronta a criar perigo com Tévez e Morata na frente. Resultado injusto para o Buffon, que merecia ficar com uma Champions no currículo.

    Não vale a pena estar aqui a comentar um jogo que toda a gente viu, destaque para Neymar e Iniesta, e para Morata e Pogba, mas para mim o melhor em campo foi Buffon, com várias defesas de alto nível.

    Inadmissível como ficam 2 grandes penalidades por marcar (1 para cada lado), e como o árbitro deixa passar aquele lance do Alba sobre o Pogba à entrada de área (o que era um pénalti para o Pirlo), prestação muito pobre do árbitro principal, sem nível para uma final de champions.

    • Anónimo
      Posted Junho 6, 2015 at 8:58 pm

      Tendo em conta todas as prestações que já vi deste turco, fiquei tudo menos surpreendido que tenha sido o pior em campo.

      Tomás

    • Diogo JR
      Posted Junho 6, 2015 at 9:20 pm

      O que aconteceu na FIFA, devia acontecer na UEFA, não percebo como nomeiam árbitros para a final da maior competição de clubes do mundo sem provas dadas.

  • Guilherme Silva
    Posted Junho 6, 2015 at 8:49 pm

    Já está! Triplete! Ninguém apontava para isto no início da época mas o Barça conseguiu-o, fantástico!

    Belo jogo, e o grande momento é o golo de Suarez. A Juventus depois do empate até estava por cima, e golo do Pistolero foi um autêntico balde de água fria. A partir daí julgo que se definiu o vencedor. Não percebi a postura de Allegri a não dar tudo mais cedo. Quando decide meter Llorente, tira Morata. Só mete mais um avançado já quase na compensação e porque Evra tinha que sair. Se a Juve arriscava mais, com jogo directo, Llorente, Morata, Pogba e Tevez nas segundas bolas, era possível chegar ao empate. Ainda bem que não chegou e fico contente pelo Barça.

    Uma última palavra para o meu guarda-redes favorito de sempre, Gianluigi Buffon. Tenho muita pena por ele, o Barça é dos meus clubes favoritos (depois de Porto e Liverpool), e a perder para alguém que fosse para Gigi. Duvido que volte a ter uma oportunidade destas para vencer a Champions antes de se retirar, e é com muita pena que o fará sem uma Champions.

    • Pedritxo
      Posted Junho 6, 2015 at 8:58 pm

      o grande momento e o que dani alves faz dentro da area ao pogba

    • Pedritxo
      Posted Junho 6, 2015 at 9:00 pm

      um bom jogo com 2 excelentes equipas, e penso que o prolongamento seria o mais justo, mas quem tem MSN na frente e capaz de tudo.

      O Barça por tudo o que fez na champions e o justo vencedor, mas aquela falta de dani alves e para se marcar.

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 6, 2015 at 9:04 pm

      Não queria entrar por aí, mas também há uma mão do Lichsteiner na área.. Num belo jogo não há necessidade de falar nisso.

      Concordo quando dizes que foi um belo jogo entre duas excelentes equipas, mas discordo em relação ao prolongamento. A Juve só foi superior depois do golo que marcou, na 1º oportunidade que teve. O 3-1 é exagerado, mas o Barça é um justo vencedor.

    • Rui Magalhaes
      Posted Junho 6, 2015 at 9:04 pm

      "Ninguém apontava para isto no início da época"? Mas que raio? O Barça com aquela frente tinha tudo para o fazer…

    • Fredy
      Posted Junho 6, 2015 at 9:05 pm

      Que engraçado, esses (Porto, Barça, Liverpool) também são os meus clubes hehe Mais o clube treinado pelo Mourinho claro porque sem ele nunca tínhamos sido bi-campeões,

      Grande jogo e foi pena o Messi não ter marcado. E estendo-me também na referência ao Buffon..se havia alguém que merecia pelo menos uma, era ele.

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 7, 2015 at 1:25 am

      Fredy, bom gosto :)

      Rui Magalhães, não, ninguém apontava a isso. No início do ano, nas competições espanholas havia o Real Madrid, que era o favorito, e o Atlético, campeão em título e que se esperava puder dar mais luta. O trabalho de Luis Enrique era posto em causa, o Real estava quase a bater o recorde do mundo de vitórias consecutivas, e vens dizer que esperavas um triplete do Barça? Nem na Champions eram favoritos ao início. O maior candidato para a maioria das pessoas era o Bayern, e depois vinha Real e só depois o Barcelona. Se tu esperavas, parabéns, és bruxo. Eu não esperava, e acredito que a maioria das pessoas também não.

  • João Gonçalves
    Posted Junho 6, 2015 at 8:49 pm

    E assim acaba o sonho de ver Buffon a ganhar a liga dos campeões.. Vitória justa do Barça que tem melhor equipa e dominou largos períodos do jogo.. Messi esteve bem abaixo do que é capaz mas ainda assim participa nos dois golos do Barça (já nem considero aquele último, que até me pareceu existir um fora de jogo, mas também não interessa para o jogo).. De resto um jogo bom de se ver que acaba por ser digno de uma final da champions.. O Barça foi claramente a melhor equipa do mundo nos últimos 5 meses e ganha a liga dos campeões vencendo apenas campeões, pelo que a justiça do título é indiscutível.. Parabéns a ambas as equipas pelas suas épocas.

    PS: E com esta derrota a Juventus é agora a equipa que mais vezes perdeu a final da liga dos campões desempatando com o SLB..

    • João Gonçalves
      Posted Junho 6, 2015 at 8:54 pm

      Já agora nota negativa para a arbitragem com alguns erros para ambos os lados.. Foram a única equipa não digna desta final na minha opinião.

    • Anónimo
      Posted Junho 7, 2015 at 12:13 am

      Também fico com pena do Buffon e do Pirlo, que já tinha ganho pelo Milan. Foi uma despedida de sonho para o Xavi com a 4ª CL, impressionante!
      Apesar de tudo nenhum deles é leigo na matéria de ganhar, os três têm um Campeonato do Mundo, que é a competição mais prestigiante que um jogador pode almejar.

      Em suma, fico triste por ver duas lendas desaparecerem dos grandes palcos europeus, mas é a vida!

      Bruno M.

  • MiguelR
    Posted Junho 6, 2015 at 8:50 pm

    Parabéns ao Barcelona por mais uma Champions..
    Estava a torcer pela Juventus e ainda acreditei de vitoria nos minutos seguintes ao golo do empate, mas o contra ataque do Barcelona é muito forte..
    Para o ano há mais…

  • Invictus
    Posted Junho 6, 2015 at 8:51 pm

    Grande Final, quem tem Neymar Suarez e Messi tem tudo…
    So sendo a 5 conquista na champions é que se leva a taça e ñ a replica para casa.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 6, 2015 at 8:54 pm

    Bela final da Champions. A Juventus mostrou que não foi por acaso que aqui chegou…. mas no geral, a vitória é claramente justa, por parte do Barcelona, a melhor equipa da época, sem dúvida alguma!

    Messi apagado, mas com este triplete, na forma em que está e ainda em ano de Copa América, está com grandes hipóteses de assegurar mais uma Bola de Ouro.

    Começo a ficar fã do Morata, como joga e batalha o miúdo lá na frente. Não tinha nenhum favorito para esta final, mas fico com pena essencialmente da derrota da Juventus devido ao Buffon e Pirlo.

  • Kafka I
    Posted Junho 6, 2015 at 8:56 pm

    Que grande Barça, enorme estou sem palavras, que grande alegria, neste momento não estou com grande capacidade para análises, mas quando o Barça esteve em perigo voltou-nos como tantas e tantas vezes a valer-nos o melhor jogador pós-Maradona (Messi) que desbloqueou o jogo na jogada do 2-1, grande grande grande Barça…deixo só algumas curiosidades derivado desta final

    – Barcelona iguala Liverpool e Bayern com 5 Champions, tornando-se o 3º clube com mais Champions, só atrás de Milan (7) e Real (10)

    – Barcelona torna-se de forma isolada o clube Espanhol com mais títulos oficiais (81) contra 80 do Real Madrid

    – Barcelona torna-se a única equipa em toda a história do futebol Europeu a já ter feito o triplete (Campeonato, Taça e Champions no mesmo ano) por 2 vezes

    – Messi, Xavi, Iniesta e Pique vencem a sua 4ª Champions (Pique foi 3 pelo Barça e 1 pelo United)

    – Barça este ano conseguiu eliminar os 5 Campeões da época transacta das 5 melhores ligas do Mundo, ou seja, eliminou nesta Champions o Campeão Inglês (City), Campeão Francês (PSG), Campeão Alemão (Bayern) e Campeão Italiano (Juve), tendo ainda internamente eliminado o Atl Madrid na Taça do Rei..

    – Espanha aumenta a vantagem e passa a deter 31 Competições Europeias ganhas contra 28 da Itália, que é o 2º País com mais competições europeias ganhas

    – Espanha aumenta também a vantagem ao nivel de Champions, passando a deter 15 contra 12 de Itália e Inglaterra

    – Espanha nas últimas 20 Competições Europeias (10 Champions e 10 Taças Uefas), venceu 11

    – Espanha iguala Itália, e Alemanha, tornando-se o 3º País a ter vencido pelo menos 2 competições europeias em 2 anos consecutivos, a saber:

    Alemanha em 73/74 (Bayern Champions e Magdeburgo Taça Taças) e 74/75 (Bayern Champions e Moenchengladbach Taça Uefa)

    Itália em 88/89 (Milan Champions e Napoles Taça Uefa) e 89/90 (Milan Champions, Juventus Taça Uefa, Sampdoria Taça Taças) e Itália em 92/93 (Juventus Taça Uefa e Parma Taça Taças) e 93/94 (Milan Champions e Inter Taça Uefa)

    E agora Espanha em 2013/2014 (Real Champions e Sevilha Taça Uefa) e 2014/2015 (Barça Champions e Sevilha Taça Uefa)

    – Espanha nas últimas 33 eliminatórias entre equipas Espanholas e equipas Estrangeiras, a Espanha venceu 30 e perdeu 3

    – Por fim a Juventus desempata com o Benfica e torna-se de forma isolada o clube com mais finais da Champions perdidas, ou seja, 6

    • Paulo Pereira
      Posted Junho 6, 2015 at 9:06 pm

      Grandes dados, Kafka! Não fazia ideia de que tinha havido uma época em que as equipas italianas limparam as 3 grandes competições europeias.

    • Pedro, o Polvo
      Posted Junho 6, 2015 at 9:13 pm

      Grandes dados, muito obrigado :) vou só confirmar a coisa dos títulos porque ja noutro dia li numeros diferentes dos teus .. Também é um preciosismo porque estas contas são sempre dependentes do que consideram como títulos válidos e isso para mim, não vale nada. Na realidade o Barcelona tem uma história recente do futebol, indubitavelmente superior à do Real Madrid. Como o Real teve um período de ouro com o Di Stefano.

      Na Europa, neste passado recente, Manchester United, Barcelona e Futebol Clube do Porto deixaram a sua marca de hegemonia nacional, com boas participações internacionais. Obviamente, de longe o Barcelona se destaca neste último ponto. O Lyon, em França, chegou a ter um bom momento mas não com a mesma linha de continuidade dos outros.

    • Kafka I
      Posted Junho 6, 2015 at 9:37 pm

      Obrigado a ambos

      Pedro,

      Segundo a minha intrepretação a Taça das Cidades não é uma competição reconhecida pela Uefa, pelo que não considerei para o efeito, sendo assim as minhas contas são as seguintes:

      Barcelona: 23 Campeonatos, 27 Taças Espanha; 2 Taças Liga (competição oficial disputada entre 82/83 e 85/86); 11 Supertaças Espanha, 3 Copas Eva Duarte (Foi a Supertaça Espanha organizada entre 47/48 e 53/54 e era organizada pela Federação Espanhola que a considera um competição oficial, tendo suspendido a competição entre 53/54 e reatado em 82/83); 5 Ligas Campeões Europeus, 4 Supertaças Europeias; 2 Campeonatos Mundo Clubes; 4 Taças Taças…o que dá 81

      Real Madrid: 32 Campeonatos; 19 Taças Espanha, 1 Taça Liga; 9 Supertaças Espanha; 1 Copa Eva Duarte (a tal Supertaça Espanha que tinha outro nome), 10 Champions; 2 Taças Uefas; 2 Supertaças Europeias; 1 Camp Mundo Clubes; 3 Taças Intercontinentais, o que dá 80 titulos oficias

      Agora isto é como dizes, este ranking é um mero preciosismo nada mais, até porque apesar de eu ser do Barça, reconheço que o Real Madrid tem a mais os títulos mais importantes, ou seja, mais campeonatos (32-23) e mais Champions (10-5)..

    • Kafka I
      Posted Junho 6, 2015 at 9:46 pm

      *Taça das Cidades com Feira (que o Barça venceu 3 e o Real não venceu nenhuma)

    • Pedro, o Polvo
      Posted Junho 6, 2015 at 10:08 pm

      Não estou a encontrar os meus dados, mas um dia digo-te qd der com aquilo .. Exacto, não tem grande interesse, era mais por curiosidade!
      Já agora, junto dois dados curiosos aos teus:

      – Evra, primeiro jogador a perder 3 Champions por clubes diferentes (Monaco, Man United e Juve)
      – Iniesta, Xavi e Messi, ganharam JUNTOS 4 Champions. Não havia um grupo assim desde 1960 com o Real.
      – Daniel Alves ganhou o seu 8º título europeu (contando com Supertaças), superado por muito poucos..Maldini tem 9.
      – Jogadores com 2 tripletes em toda a história do futebol europeu: Alves, Pedrito, Busquets, Iniesta, Messi, Pique, Xavi e Eto'o
      – Marcaram na mesma edição de Champions a Barça e Real: MORATA, Jardel e Nedved.
      – Pela primeira vez enfrentaram-se na final, dois capitães (Iniesta e Buffon) que foram campeões do mundo pela sua selecção.
      – 16 anos marcaram a diferença entre a primeira e última final de Champions de Buffon. Giggs teve 20 anos.

    • Kafka I
      Posted Junho 6, 2015 at 10:33 pm

      Quem agradece agora sou eu Pedro, excelentes dados :)

    • Filipe Ribeiro
      Posted Junho 6, 2015 at 11:13 pm

      Mas qual hegemonia tem o Barça posso saber?Nos ultimos 20 anos tem mais duas ligas e as mesmas champions se for nos ultimos 30 tem mais uma liga e uma champions onde isto é hegemonia?Pode estar num ciclo vencedor como teve com o Cruyff há 25 anos atrás mas nunca hegemonia.

    • José Castro Gonçalves
      Posted Junho 6, 2015 at 11:21 pm

      Filipe Ribeiro okay, e por quê não nos últimos 10 anos? 10 anos é pouco tempo para ser considerada hegemonia? 10 anos, 7 campeonatos e 4 champions, se isto não é hegemonia…Sinceramente

    • Filipe Ribeiro
      Posted Junho 6, 2015 at 11:32 pm

      É um ciclo vencedor hegemonia é bem diferente hoje usa se muito rapidamente essa palavra.

    • José Castro Gonçalves
      Posted Junho 7, 2015 at 12:01 am

      O que é hegemonia então? Explica-me lá…

    • Anónimo
      Posted Junho 7, 2015 at 12:29 am

      Excelentes dados!

      Espanha tem de longe a hegemonia do futebol europeu da última década, é impressionante a forma como vencem com tanta frequência a CL e a LE.
      Curioso ver que estão agora taco-a-taco com os italianos em termos de títulos. A supertaça europeia irá obrigatoriamente para Espanha (tal como no ano passado), e vão assim 6 seguidos!

      Bruno M.

    • João Santos
      Posted Junho 7, 2015 at 3:49 am

      Excelentes dados, Kafka e Pedro.

      Só para juntar aos vossos dados, apesar de ser menos marcante que esses que apresentaram, também li algures que hoje o golo do Rakitic foi o primeiro golo de abertura do Barcelona sem golo ou assistência de Messi, Suárez ou Neymar desde 28 de fevereiro. Ou seja, há mais de 3 meses que o primeiro golo do Barcelona tinha sempre golo ou assistência de um destes 3. Sendo verdade esta informação, diz alguma coisa da importância do trio para o sucesso do Barcelona.

  • Luis Sa
    Posted Junho 6, 2015 at 8:56 pm

    Contente pelo Suárez, triste pela Juventus.

    Na minha opinião, o Barcelona passou a um nível completamente diferente quando o Suárez e o Barcelona( base da equipa) se adaptaram um ao outro. Mais, acho que o Barcelona cresceu mais com o Suárez do que com a subida de rendimento do Messi.

    Pogba, erro do Ferguson aproveitou a Juventus. Do melhor que há por aí, impressionante!

    O critério de selecção dos árbitros para a final deveria ser repensado. Não sei como é feito a escolha, mas o critério foi muito estranho, rapidamente ia do 8 ao 80.

    Bom jogo, acho que a Juventus merecia mais mas também, a vitória do Barcelona não surpreendeu

    • PJ
      Posted Junho 6, 2015 at 11:32 pm

      De acordo, Suárez nunca esteve totalmente "adaptado" ao Barça (ou o barça a ele) como esteve no Liverpool, mas quanto mais companheirismo e entrosamento teve, melhor o barça (MSN) foi jogando.

      PJ

  • Anónimo
    Posted Junho 6, 2015 at 8:58 pm

    A Juve e a sua malapata, mais uma final perdida, é agora a equipa com mais finais perdidas na Champions! Há duas faltas claras sobre Pogba, uma à entrada e outra dentro, podia, principalmente a segunda ter mudado o jogo. De qualquer das formas o Barca é um justo vencedor, num grande jogo de futebol.
    Dois adeus em ambas as equipas de dois senhores do futebol!

    Del Piero

  • Pedro, o Polvo
    Posted Junho 6, 2015 at 9:00 pm

    A Juventus devia ter arriscado mais no fim, tirava um defesa para meter o Llorente, de resto, fez quase tudo..Ficou aquela sensação que era possível, e isso, é o maior elogio que se pode dar a alguém que enfrenta o Barcelona.

    Quanto ao Barcelona, apesar de ser muito pró-Ronaldo e portanto defender o Real Madrid actualmente, aprecio de forma genuína este clube. Mereceu todo o recente sucesso e mostrou ao mundo do futebol que os Romanticos ainda podem continuar a sonhar. Parabéns!

    Estavam jogadores de futebol a sério neste campo: desde a classe e elegância dos "veteranos" Pirlo, Iniesta, Xavi e Buffon, passando pela irreverência e genialidade de Messi, Pogba, Vidal, Neymar e Suarez. Assim dá gosto ver futebol :)

    Foi uma final com tudo a que tínhamos direito, ainda que a partida, estivesse com medo de uma final ao género do Barça vs Manchester, de há uns anos atrás, onde a diferença entre as equipas era gritante, não dignificando o espetáculo.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Junho 6, 2015 at 9:01 pm

    Não concordo com a definição de Messi.
    messi desequilibrou bastante. Na primeira parte puxava 2 ou 3 jogadores virava o jogo w deixava neymar 1 para 1 estragando todas as marcações aos elementos da juventus .
    Quase assistiu também neymar, mas este chegou 1 segundo atrasado.
    O Messi esteve nos 3 golos. O primeiro pelo exemplo já dito em cima, vira o jogo e as marcações da juventus perderam-se o segundo remata para a recarga e o 3 lança neymar.
    Na segunda parte fez boas jogadas.

    Iniesta também a demonstrar uma classe temenda.

    Pogba executou um bom jogo.

    Neymar também desequilibrou bastante e fez um belo jogo, coroado com 1 golo.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 7, 2015 at 2:10 pm

      Acho o mesmo. Para mim Messi foi o melhor em campo, mas destacado dos outros. Se fosse outro a fazer o seu jogo nem havia dúvidas.

  • Gabriel F
    Posted Junho 6, 2015 at 9:03 pm

    Que final. Não há muito que dizer. Os 22 jogadores (mais suplentes) que entraram em campo hoje, mereciam esta final.
    Pontos a mencionar:
    – Buffon sem uma Champions nesta Juve é crime. Do outro lado temos Douglas. O futebol nunca será justo.
    – Neymar a "partilhar" a liderança da artilharia e a jogar uma final assim no segundo ano. Futuro melhor do mundo e, dependendo da Copa America, 3 melhor este ano.
    – A imagem desta final: Pirlo (veterano e ja vencedor da Champions) em lagrimas a ser consolado por Pogba.

    O futebol é lindo, injusto mas lindo!

  • SportingBruno
    Posted Junho 6, 2015 at 9:03 pm

    Fantastico este Barcelona e ja vai na quinta champions conquistada !!!!
    Nunca vi o meu Sporting Clube de Portugal numa final de champions mas era um dos meus sonhos espero que Jorge Jesus seja o timoneiro dessa conquista por mais irrealista que possa ser este meu sonho … o barça so comecou a ganhar champions na decada de 90 pode ser que o nosso clic seja agora com o Presidente Bruno de Carvalho e com o Mister Jorge Jesus.
    Descobri o visao de mercado a pouco tempo e ja sao o primeiro blog que visito quando estou na net obrigado por este grande blog desportivo

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 6, 2015 at 9:11 pm

      O JJ ainda agora chegou e já pensam na champions…
      Não deves ter visto ele no Benfica…

    • Anónimo
      Posted Junho 6, 2015 at 9:22 pm

      Nunca viste tu e mais ninguém, ninguém vê o que não acontece! E suspeito que mesmo que chegue aos 120 anos de idade não vai ver.

      Del Piero

    • The Monster
      Posted Junho 6, 2015 at 9:59 pm

      Eu já tive o privilégio de ver o meu Porto a ganhar a Liga dos Campeões( ganhar não é só ir à final, não façamos confusão), e era bem vivo nessa altura, lembro-me como se fosse ontem.
      E estou convencido que o Porto ainda ganha mais uma, aliás, o Pinto da Costa vai se despedir com 10 títulos internacionais( 7+ Liga dos Campeões+Supertaça Europeia+Taça Intercontinental).

    • Stalley VM
      Posted Junho 6, 2015 at 10:02 pm

      SportingBruno, sonhar não custa, mas isso é uma miragem para as equipas PT nos próximos anos, se me viesses falar da Liga Europa ai ainda acredito ser possível, o que a "gente" quer é ganhar campeonatos é para isso que Jorge Jesus vem, vamos ter calma um passo de cada vez.

      SL!

    • Anónimo
      Posted Junho 7, 2015 at 5:04 pm

      Deus te oiça TheMonster…Deus te oiça

      Carlos Aníbal

  • Rodolfo Trindade
    Posted Junho 6, 2015 at 9:04 pm

    Que grande final!

    Tenho pena pelo Buffon, mas é uma vitória inteiramente merecida para o Barcelona que foi superior!

    Foi bom ver a Juve de regresso a estas grandes discussões!

  • max alves
    Posted Junho 6, 2015 at 9:06 pm

    Agora quero ver todos aqueles que falaram que o neymar era flop,ou que o msn era pior que o bbc ou entao que o barcelona nao tinha chances nessa edicao…parabens barca…aqui eh barca pra sempre haja o que houver

  • Anónimo
    Posted Junho 6, 2015 at 9:08 pm

    Troféus individuais:
    Melhor jogador da Europa : iniesta ( eleito MVP da final, por isso)
    Melhor jogador do Mundo : Messi ou Iniesta.
    Bola de Ouro: Cr7
    Melhor equipa da Champions:
    Buffon
    Dani Alves, Pique, chiellini, evra
    Mdf: pirlo
    Md: pogba e Iniesta
    Avançados: Messi, Morato (Suárez ou neymar) e CR7 ( Melhor marcador da champions)

    Álvaro Sousa.

    • Pedro Miguel
      Posted Junho 6, 2015 at 9:19 pm

      Bola de Ouro Cristiano? a que propósito mesmo? que fez ele em 2015 a mais que o Messi? e já agora o Messi e o Neymar também foram os melhores marcadores da Champions

    • Stalley VM
      Posted Junho 6, 2015 at 9:51 pm

      Penso que o Álvaro queria escrever Bota de Ouro.

      SL!

  • diogoribeiro
    Posted Junho 6, 2015 at 9:12 pm

    Na história do futebol houve 8 tripletes sendo que 4 deles foram nos últimos 7 anos. Alguém me explica como é que isto é possível?

    • Kafka I
      Posted Junho 6, 2015 at 9:44 pm

      É simples, o futebol actual com a liberalização que existe na contratação de jogadores (antes havia as regras das nacionalidades por exemplo, onde uma equipa não podia ter mais do 4 ou 5 estrangeiros por exemplo), a somar à total desregulamentação que existe na contratação de jogadores (clubes podem ter 50 e 60 jogadores) levou a que os melhores jogadores do Mundo estejam TODOS concentrados em apenas um restrito grupo de 6/7 equipas o que leva a que essas 6/7 equipas num bom ano possam limpar tudo

      Se reparares por algum motivo, mesmo a nível nacional nos ultimos 5/6 anos se bateram os recordes de pontos tanto em Espanha , como em Itália, Alemanha e Inglaterra (as 4 melhores ligas do Planeta), porque lá esta a actual desregulamentação nas contratações levou à criação de 6/7 equipas que estão muito acima das restantes e portanto num ano que corra melhor não é tão dificil como antes, porque antes o nivel era mais similar entre as melhores equipas e as restantes..

    • Filipe Ribeiro
      Posted Junho 6, 2015 at 11:17 pm

      O Kafka disse tudo nem é preciso dizer mais nada.Lentamente estão a matar a paixão pelo futebol.

    • karabatic13
      Posted Junho 7, 2015 at 2:10 am

      Mas só houve 1 sextete. Mas daqui a uns meses haverá outro.

  • Kacal I
    Posted Junho 6, 2015 at 9:15 pm

    Só deu Barcelona na 1ª parte e até na 2ª até ao golo da Juventus, tiveram o domínio, mais bola, mais oportunidades e grande pressão sem bola, demonstraram a habitual classe e qualidade desta equipa, depois a Juve lá conseguiu o 1-1 contra a corrente do jogo e a partir daí o dominio foi italiano e o Pirlo apareceu com a sua enorme visão de jogo e qualidade de passe longo e o Barça deu mais espaço o que permitiu à Juventus explorar mais o seu futebol e ter algumas oportunidades de golo, no entanto o Barça imita a Juventus e faz o 2-1 contra a corrente do jogo (é o que dá ter jogadores de muita qualidade e perigosos no contra-ataque) e até ao fim foi mais equilibrado mas o Barça finalizou aos 96 minutos com o 3-1 e em geral foram justos vencedores no jogo de hoje e a melhor equipa de 2014/2015 provou isso mesmo e conquistou a Champions.

    No Barcelona ninguém esteve mal mas Dani Alves, Iniesta, Neymar, Suárez e Messi estiveram endiabrados e são jogadores de classe mundial, o Neymar deixou de ser o "brinca na areia" e passou a ser um senhor jogador e com a idade que tem a tendência é melhorar e está aqui um craque, já o uruguaio foi só recuperar o ritmo e entrosar-se na equipa e a partir daí o seu rendimento só aumentou e tornou este Barcelona ainda mais potente e perigoso.

    Na Juventus destaque para Buffon (fez grandes defesas e segurou a Juventus em alguns momentos, deu sempre tranquilidade aos seus colegas e pediu-lhes calma, destaco aquela defesa na 1ª parte em que atira-se para um lado e a meio estica o braço contrário e defende o remate do Dani Alves, sensacional, está aqui para as curvas), Pirlo (na 2ª parte apareceu e lançou o ataque algumas vezes com visão e qualidade no passe longo, foi importante), Pogba (dos que mais desequilibrou na Juve) e Morata (muito esforçado, oportunista e trabalhador, criou dificuldades à defesa contrária); Vidal também esteve bem na 2ª parte mas na 1ª foi demasiado imprudente e agressivo.

    Tive pena de não ver o Buffon e o Pirlo (a imagem dele a chorar é de "partir o coração, dá pena) a levantar o troféu mas o futebol é assim e a melhor equipa saiu vitoriosa e dou os Parabéns ao Luís Enrique, aos jogadores e adeptos do Barcelona e também a todos os simpatizantes pelo Mundo fora estejam onde estiverem, é merecido.

  • Gonçalo Pinheiro
    Posted Junho 6, 2015 at 9:19 pm

    Melhor marcador foi o Neymar. É tudo por minutos

    1) Neymar – 10 gols: 936 + 96 = 1032 minutos
    2) Cristiano Ronaldo – 10 gols: 1065 minutos
    3) Messi – 10 gols: 1057 + 96 = 1153 minutos

    • João Dias
      Posted Junho 6, 2015 at 11:29 pm

      Mas o Ronaldo tem menos 1 jogo…

    • Gonçalo Pinheiro
      Posted Junho 7, 2015 at 12:10 am

      Sim, mas na champions o melhor marcador é aquele que levou menos minutos para marcar, assim como no Euro. Quantos jogadores marcaram 3 golos no Euro 2012? Vários. Quem foi o melhor marcador? Torres, porque precisou de menos minutos para marcar os 3 golos.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 5, 2016 at 5:10 am

      Nada a vê, por critério de desempate o melhor marcado é o Messi que foi quem deu mais assistências entre os três. André.

  • Rodrigo
    Posted Junho 6, 2015 at 9:28 pm

    Confirmou-se o que se esperava desde Janeiro-Fevereiro, isto e, o triplete para o Barcelona. A partida ate foi equilibrada durante alguns periodos, mas a equipa catala demonstrou sempre mais capacidade para criar perigo, teve mais oportunidades de golo e cada lance iniciado nos pes do trio de ataque (que luxo!) parecia sempre capaz de dar golo. Messi realizou uma grande partida, exibindo a sua grande visao de jogo, qualidade de passe e desequilibrando com as suas tipicas arrancadas; Neymar esteve em foco durante grande parte do encontro, "abriu a lata" no 1º golo e selou o resultado final; Suarez voltou a marcar, Rakitic idem, enquanto que Daniel Alves e Iniesta (que classe) rubricaram belas exibiçoes.

    Do lado da Juventus, um bloco baixo como se esperava, sempre capaz de explorar um erro do adversario ou um contra-ataque. A pressao nao foi intensa e isso favoreceu o Barça, uma vez que quando nao sao pressionados os jogadores blaugrana tem facilidade em cercar o adversario e descobrir linhas onde nao parecem existir. Tevez esteve desinspirado e isso nao ajudou a equipa de Allegri, sendo que elementos como Pirlo, Pogba ou Marchisio acabaram por realizar uma boa partida. Por outro lado, a defesa revelou sempre enormes problemas perante o trio ofensivo culé, enquanto que Buffon, apesar de algumas defesas, nao fica bem na fotografia no 2º golo do adversario e, nao fosse uma finalizaçao atabalhoada de Neymar com braço e cabeça a mistura e esta exibiçao poderia ate ter ficado no album de piores momentos do fantastico guardiao italiano que assim continua sem vencer a Liga dos Campeoes.

    Deste modo, o Barcelona conquista a sua 4ª Liga dos Campeoes da ultima decada, algo absolutamente fantastico para a equipa espanhola. Ninguem apresentou este poderio nos ultimos tempos, esta regularidade ao mais alto nivel e fica a ideia que nos proximos anos poderemos ter uma aproximaçao real a Milan e Real Madrid no topo dos que mais vezes venceram a prova milionaria.
    A nivel individual, Suarez e Rakitic entram da melhor maneira em Barcelona, Neymar conquista o seu primeiro trofeu a nivel europeu, Messi, Busquets, Daniel Alves, Iniesta e Pique continuam a engordar o curriculo e, por fim, Xavi abandona a cidade condal com mais uma grande conquista e apos uma epoca de grande sucesso colectivo.
    Por fim, uma palavra para Luis Enrique. Muitas duvidas na altura em que foi contratado, esteve com um pe fora de Barcelona na primeira fase da temporada, mas a verdade e que acaba por vencer tudo. Apesar de me parecer que ter um ataque destes da imenso jeito, bem como uma serie de jogadores habituados a esta rotina de vitoria, a verdade e que o ex jogador do clube tem o merito de ter colocado a equipa a praticar um futebol vibrante, onde nao parece haver espaço para o egocentrismo, bem como de conquistar o Triplete no seu primeiro ano a frente da equipa catala. 50 vitorias, 175 golos(!). Soberbo!

  • Flávio Trindade
    Posted Junho 6, 2015 at 9:37 pm

    Caíram as cortinas da época 2014/2015, da melhor maneira!
    Grande final de Champions, com grandes momentos de futebol de parte a parte, com a equipa mais forte a ganhar no fim.
    Várias notas:
    – Quem conseguir discordar de mim hoje tem que apresentar argumentos bem sólidos, quando digo que este é o Barcelona mais completo e espectacular que já vi jogar. Acaba-se o mito Cruyff, e acaba-se o mito Guardiola. Este Barcelona de Luis Enrique domina todas, sublinho todas, as vertentes do jogo! Continuam a ser eficazes em posse, são mais eficientes no seu processo defensivo, são implacáveis a jogar em transição rápida, têm o melhor trio de avançados que já teve (bem superior aos tempos de Guardiola e só podendo ser comparado com o trio Beguiristain, Romário e Stoichkov), são colectivamente mais fortes e menos dependentes dos rasgos individuais e têm jogadores que receberam uma segunda vida com Luis Enrique (Dani Alves e principalmente Piqué estão no melhor nível de sempre. É um regalo ver jogar este Barça!
    – Grande jogo da Juventus, que fez a melhor equipa da europa suar durante todo o jogo. Pogba é provavelmente o médio mais completo do Mundo por esta altura, Buffon continua enorme (pena aquela bola que dá o segundo golo), Morata está um senhor avançado e Marchisio renasceu também para o futebol com Allegri.
    – Arbitragem a milhas do nível das duas equipas. Dois "pormaiores": Vidal fartou-se de distribuir charuto e conseguiu não ser expulso e o lance que marca a partida, penalty do tamanho do muro de Berlim que se viu a olho nú em Leipzig de Dani Alves sobre Pogba e que poria a Juventus em vantagem (caso concretizado) e na sequência contra.ataque demolidor e 2-1 para o Barcelona.
    -Destaques individuais pela positiva para Rakitic, Neymar e Piqué pelo Barça, Pogba, Morata e Marchisio pela Juventus
    – Pela negativa Iniesta (dos poucos que ainda não assimilou este novo Barcelona) e para Tevez, claramente o flop do jogo.
    Venha 2015/2016 depressa que não tarda nada a ressaca será grande!

    • Kafka I
      Posted Junho 6, 2015 at 9:52 pm

      Caro Flávio

      Não podia estar mais de acordo contigo, vi o Barça de Cruyff, vi o de Guardiola e vi este de Luis Enrique, e o que mais me encantou e prazer deu ver jogar foi este, portanto é só mesmo para dizer que subscrevo…

    • Kafka I
      Posted Junho 6, 2015 at 9:57 pm

      Flávio,

      Já agora faltou apenas, na minha opinião, frisares que este Barça é MUITO superior tanta nas bolas paradas ofensivas como defensivas do que era o Barça de Guardiola..e nos dias que correm essa situação de jogo é também muito importante para a decisão de uma partida e este Barça de Luis Enirque melhor imenso nesse capitulo de jogo..

    • Pedritxo
      Posted Junho 6, 2015 at 10:15 pm

      concordo com a analise a equipa de luis enrique, domina todas as vertentes de jogo com uma eficacia tremenda, e depois ter aqueles 3 la na frente, da para tudo.
      Digo que tambem o proprio busquets melhorou

    • Rodrigo
      Posted Junho 6, 2015 at 10:32 pm

      Nao acho que o Iniesta tenha estado mal, nem que nao se tenha adaptado a este estilo de jogo. Pode tocar menos na bola, mas continua a revelar toda a sua qualidade. Tudo o que faz, faz bem.

    • Pedro, o Polvo
      Posted Junho 6, 2015 at 10:44 pm

      Não foi o mito Guardiola, eu vi-o, sei que não foi mito, foi realmente uma expressão do que existe de mais belo neste jogo. Indubitavelmente superior aos seus rivais. Digere bem as vitórias, dá tempo ao tempo e daqui a uns aninhos talvez possas fazer essa afirmação sobre este Barça. Actualmente é só falar com o Rei na barriga devido a este triplete.

      Foi uma boa época, aliás óptima, recheada de bons jogadores, grandes jogadas e golos, mas estás a falar de treinadores que marcaram Eras e a querer comparar a uma única. Não queiras comparar, PARA JÁ, sublinho.

      Não concordo com a tua visão. Primeiro ponto, as bolas paradas também são uma vertente do jogo e este Barcelona não se distingue especialmente nas bolas paradas ofensivas, há inclusivamente melhores no campeonato espanhol. Assim só de repente, com a primeira coisa que me veio à cabeça, demonstro-te que não é verdade a tua frase e acho que quem ler isto concorda comigo.

      Este Barcelona tem o seu valor mais equilibrado, melhor distribuído pelas várias vertentes do jogo que num passado recente. Isso é verdade. Não te sei falar do tempo do Cruyff porque não vi, apenas vídeos e li vários textos. Quanto ao passado recente isso é verdade. Agora, isso não faz desta, melhor equipa que outras que eu já vi vestiram o manto blaugrana.

      Dou-te um exemplo: o Mónaco é uma equipa equilibrada, que domina bem os vários aspectos do jogo, para as suas possibilidades (leia-se jogadores), quase que arrisco a dizer que domina todas que pode dominar. No entanto, o PSG é claramente melhor. Sendo mais desequilibrado, sem dúvida.

      O que quero eu dizer com isto? Primeiro, que os jogadores fazem diferença para o que consegues espremer de uma equipa. Segundo, que mais equilíbrio não significa necessariamente maior qualidade. Este Barcelona é muito bom/bom em quase todas as vertentes do jogo. O Barça do Guardiola era excelente em muitas dessas vertentes e apenas razoável em outras. Se queres que te dê a minha opinião, estás a comparar um génio a um bom treinador. Uma equipa lendária a uma óptima equipa.

      Era aqui que queria chegar.. Este Barcelona é muito bom. Assim como é o Real Madrid. E um pouco atrás o Bayern e o Chelsea. No entanto e apesar do triplete, não acho que seja tão brilhante quanto tu e outros o querem pintar. Mudou um pouco o paradigma do Barça dos últimos anos e venceu. Ok, tem muito mérito, mas não vamos tirar conclusões precipitadas.

      Só o tempo vai mostrar quem tem razão, daqui a uns 2, 3 anos, veremos se o Barcelona de Luis Enrique continuará e encantar e ganhar pela Europa fora. A minha aposta é que não.

      Cumprimentos

    • Anónimo
      Posted Junho 6, 2015 at 11:13 pm

      Deixo aqui entao esta pergunta para a discussao : Nao foram o Barça de Guardiola e de Cruyff que lançaram as bases para que este Barça de Luis Enrique pudesse explanar todo o seu futebol ? Vi neste Barça atual rasgos de Tiki-Taka de ha 4 ou 5 anos. Quanto a questao deste Barça ser mais completo que os outros 2 nao acho, ate porque o Barça de Guardiola realizava uma pressao bem mais eficiente que o Barça atual. Dou mérito ao Luis Enrique por ter aproveitado as individualidades da melhor forma, colocando-as ao serviço do coletivo, e sobretudo equilibrou a equipa, ao contrario do seu rival, Real Madrid.

      Gonçalo Moreira

    • Kafka I
      Posted Junho 6, 2015 at 11:15 pm

      Pedro

      Eu não comparei as bolas paradas do Barça com as restantes equipas da Liga Espanhola, comparei as bolas paradas do Barça de Luis Enrique com a do Barça de Guardiola e ai a diferença é abismal, tanto a nivel defensivo como ofensivo do Barça de Luis Enrique da 15-0 sem se cansar nas bolas paradas ao Barça de Guardiola, não há comparação possivel..

      Quanto ao resto, lê bem o que disse, eu frisei que este é o Barça que mais me encantou, o facto de encantar não quer dizer que seja o melhor ou mais eficaz (a titulo de exemplo a equipa mais gosto me deu ver jogar futebol foi o Ajax de Van Gaal no entanto o Milan de Sacchi era bem mais eficaz, letal e até quiça forte, agora se tivesse de perder 90 minutos do meu tempo para ver uma destas duas equipas jogar, sem duvida que escolheria o Ajax de Van Gaal) e o mesmo é valido para esta situação do Barça, ou seja, se tiver que "perder" apenas 90 minutos para ver um dos 3 Barças jogar, sem duvida que escolhia este Barça de Luis Enrique..

      Ainda assim, partilho da opinião do Flávio, este Barça é mais completo que o de Guardiola, porque domina mais capítulos de jogo que o de Guardiola e tem mais alternativas ao plano inicial que o de Guardiola,

      Se vai marcar uma era? se nunca mais vai ganhar nada? não sei, não prevejo o futuro, mas sei que o desta época para mim é o melhor de todos o que vi entre Cruyff, Guardiola e LE, é isso a unica coisa que sei, pelo menos na minha opinião..

    • José Castro Gonçalves
      Posted Junho 6, 2015 at 11:17 pm

      Flávio não concordo lá muito com o que escreveste. O Barcelona de Cruyff foi a base e é graças a ele que hoje temos este grande Barcelona. Depois vieram grandes treinadores mas não ofereceram consistência. Foi com o Guardiola que o Barça teve a maior consistência em toda a sua história. Agora o Luís Enrique teve como exemplo o Guardiola, viu onde este mais errava e ajustou. Resta saber se vai conseguir apresentar consistência em todos os sectores nos próximos anos. O Guardiola em 4 anos ganhou 3 campeonatos e 2 champions, sendo que nos anos em que não ganhou sempre teve algo a dizer. Será que o Luís Enrique vai conseguir o mesmo? Espero bem que sim…

    • Flávio Trindade
      Posted Junho 6, 2015 at 11:22 pm

      Kafka,
      Sem dúvida. No caso das bolas paradas ofensivas isso nota-se principalmente devido a Piqué que tem estado intratável, mas ajuda o facto de a equipa também ter ganho centímetros. E com Mathieu a jogar por exemplo, o francês domina o espaço aéreo.

      Pedrixto,
      Acho o mesmo. E olha que eu não gosto nada do Busquets.

      Rodrigo,
      Não está em causa a qualidade do jogador, porque tem-na de sobra. Fantástico executante. Mas faço-te este exercício. Se realmente o Barça avançar para Pogba, quem seria o sacrificado? Rakitic dá neste momento muito mais à equipa que Iniesta.

      Pedro,
      Quanto às bolas paradas ofensivas, claro que há melhor em Espanha. O Real é de longe superior neste capítulo, mas Ronaldo sozinho é melhor que os 3 avançados do Barça juntos neste capítulo. Mas os centímetros ajudam. Sempre que jogou Mathieu por exemplo, o Barcelona conseguia ter aquilo que nunca teve, presença na área.
      Quanto a ser melhor ou pior, não foi isso que eu disse. Disse que era mais completo e mais espectacular. São coisas diferentes. Ser melhor ou pior é sempre relativo, principalmente em futebol. Dou-te o exemplo de hoje, caso o turco marcasse o penalty a favor da Juve, com 2-1 para os italianos…talvez não ganhasse o melhor. De resto concordo com a tua ideia base. Lógico que uma equipa como o PSG que tem os melhores executantes, pode dar-se ao luxo de ser colectivamente menos forte. O Monaco ou o Lyon colectivamente são melhores, mas não têm a riqueza de jogadores dos parisienses, daí a aposta que têm que fazer no colectivo para se aproximarem ou encurtarem essa diferença.
      Voltando atrás, este Barça acaba por ter isso tudo. Os melhores jogadores (principalmente no ataque) mas agora um colectivo fortissimo.
      Se nos próximos 2/3 anos isso será suficiente para dominarem na Europa não sei. Já o disse várias vezes, que muito por culpa das Ligas em causa, Barcelona, Real e Bayern são e serão nos próximos 10 anos os principais favoritos, porque a concorrência caseira limita-se a 2/3 equipas e o resto são goleadas. O Chelsea de Mourinho talvez conseguisse entrar neste lote devido à força dos seu processo colectivo, mas jogar na Premier não é a mesma coisa e mesmo a Juventus terá mais dificuldade porque a tendência da Serie A é para voltar a ficar nivelada por cima.
      Logo este Barcelona de Luis Enrique tem 33,33% de possibilidades de o fazer. Cabe agora a Benitez e a…Guardiola o contrariar dessa tendência.

    • AristidesMonho
      Posted Junho 7, 2015 at 3:28 am

      Acho que a diferença é que a juventus hoje nem cheirava de fosse com o barca do guardiola. Conseguimos marcar dois golos em contra ataque que com o guardiola não íamos marcar porque não seria preciso. Aliás das três finais mais recentes esta foi a mais difícil de ganhar e onde houve mais sustos. Só aí…isso nao invalida qie LE não tenha os seus méritos. Ganhou a liga com bolas paradas em momentos cruciais..agora o perfume não é igual..

  • Anónimo
    Posted Junho 6, 2015 at 9:45 pm

    Neymar mostra que é o futuro jogador a dominar o futebol mundial. Digam o que disser: Hazard, Gotzer e Pogba estão um nível a baixo do Neymar.

    Natan Fox

  • António Vilares
    Posted Junho 6, 2015 at 9:49 pm

    Que hino ao futebol!!! Que entendimento dentro de campo, que conhecimento uns dos outros e que qualidade individual! Fico feliz por presenciar este Barcelona desta década…duvido que alguma vez vá ver algo superior!!!
    Quanto ao jogo de hoje, a estrelinha esteve do lado dos catalães com o segundo golo a surgir num momento em que a Juventus estava por cima do jogo. Mas a estrela da sorte procura-se e o Barcelona, Suarez, teve mérito e procurou a sorte! Allegri não esteve bem na leitura do jogo. A entrada de Llorente foi tardia e retirou Morata que estava a fazer um bom jogo (joga muito!) E teve medo de arriscar, o que numa final não é compreensível. Marchisio é brutal, um médio todo o terreno que consegue ocupar e cobrir várias zonas do terreno, percebi a sua colocação num meio-campo a três muito rotativo mas gostava de ter visto Pereya no lugar de Pirlo, com Marchisio na primeira linha do meio-campo.
    Contudo, parabéns à Juventus pela época realizada pois esta derrota não mancha em nada a época da equipa de Turim.

  • Stalley VM
    Posted Junho 6, 2015 at 9:57 pm

    Excelente final.
    Não tinha preferência por ninguém, que ganha-se o melhor e foi assim que aconteceu, em 2015 só tem dado Barça, depois de um fraco inicio de época, acaba em beleza com o TRI.
    Penso que já foi tudo dito pelos meus colegas aqui do VM.

    Quanto á bola de Ouro, quem parte na frente é Messi, com Neymar na "cola" depois do TRI este ano com muitos golos á mistura por parte de Neymar, na champions foram 10, se vencer a Copa América pelo Brasil (vou torçer pelo Brasil) pode muito bem lutar pela Bola de Ouro, mas isto só vem a provar que Neymar evoluiu imenso neste segundo ano no Barcelona, e a Bola de Ouro vai chegar mais ano menos ano, não duvido disso. O 3º lugar, poderá ser entre Ronaldo (duvido que consiga mais que isso), Suárez e Tevez a meu ver.

    SL!

    • karabatic13
      Posted Junho 7, 2015 at 2:13 am

      Neymar vai lutar pelo 2º lugar. O 1º é do Messias. Só se partir uma perna é que não será Bola de Ouro.

  • André Gomes
    Posted Junho 6, 2015 at 10:03 pm

    E ao fim da temporada, Neymar cala os críticos e aqueles que diziam que este seria apenas um jogador comum.
    Parabéns ao Barcelona, torci pela Juve. Mas não foi desta.

  • Anónimo
    Posted Junho 6, 2015 at 10:12 pm

    Neymar prova que é um dos 3 melhores jogadores do mundo e que está um ou dois degraus a frente de nomes como Hazard, Pogba, Gotze (ainda o colocam como futuro vencedor de Bola de Ouro?).
    O menino tem tudo para chegar ao nivel pelo menos do Cristiano Ronaldo.
    Veremos…

    Natan Fox

    • Luís Martins
      Posted Junho 7, 2015 at 2:12 am

      É muito difícil o Neymar atingir o nível do Ronaldo (o do Messi já nem falo, isso é impossível). E nem estou a falar de golos ou exibições. Refiro-me, sobretudo, à regularidade. Eu nunca vi ninguém a apresentar a regularidade que Messi e Ronaldo têm apresentado nas últimas 7 ou 8 (!) épocas.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 7, 2015 at 8:19 am

      Este ano acredito que ficará em 3º lugar como melhor do mundo. E fico muito satisfeito… não me esqueço de todas as "batalhas" que travei aqui e não só, com outros portugueses que diziam que era um flop ou um novo Robinho. É um fora de série o menino! :)

  • SC
    Posted Junho 6, 2015 at 11:11 pm

    Tot el camp
    es un clam
    som la gent Blau Grana
    Tan se val d'on venim
    Si del sud o del nord
    ara estem d'acord, estem d'acord
    una bandera ens agermana.
    Blau Grana al vent
    un crit valent
    tenim un nom, el sap tothom:

    Barça!, Barça!, Baaaarça!!!!

    Não preciso de dizer mais nada… BarçaSempre!

  • karabatic13
    Posted Junho 7, 2015 at 2:14 am

    Depois de um triplete soberbo venha daí um sextete. E mais a Copa América para a Argentina.

  • André Dias
    Posted Junho 7, 2015 at 2:05 pm

    Grande Juventus que chegou onde ninguém esperava e se bateu bem na final contra um gigantesco Barcelona que é um hino ao futebol. Não sei se já referiram aqui, mas nesta edição da Champions o Barcelona eliminou apenas campeões dos respectivos países: Apoel, Ajax, PSG, Manchester City, Bayern Munique e Juventus. Não sei se é um feito inédito mas é absolutamente algo fantástico.

Deixa um comentário