Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Barcelona não passa no Anoeta

Não foi um mau resultado para os catalães, é certo que tiveram as oportunidades mais claras, mas a Real teve mais posse, cantos, remates, caudal ofensivo e até podia ter chegado ao 3-2. Odegaard e Guevara estiveram em destaque. Já Messi, apesar de ter dado o 2-1, esteve algo escondido, num jogo que fica marcado pela falha de Ter Stegen, que esteve particularmente mal no lance do 2-2 (será que acusou a boa exibição de Neto em Milão?). 

O Barcelona não foi além do 2-2 no terreno da Real Sociedad e pode ser ultrapassado pelo Real Madrid no topo da La Liga. Os catalães, que por norma se dão mal no Anoeta, viram os bascos adiantarem-se numa penalizade de Oyarzabal (12′), ainda deram a volta por intermédio de Griezmann (grande finalização) e Suárez (golo oferecido por Messi), mas Isak, depois de uma má intervenção de Ter Stegen fez o 2-2 aos 62 minutos. Pouco depois a Real Sociedad teve tudo para fazer o 3-2 mas desperdiçou e o resultado não se alterou. Nélson Semedo, que não jogava desde 9 de Novembro, entrou na 2.ª parte.

30 Comentários

  • Quinhas
    Posted Dezembro 14, 2019 at 10:56 pm

    Os jogos geralmente são ganhos no meio campo…e esse Barça com Busquets e Rakitic é impossível,a nível interno só se Real e Atlético de Madrid derem abébias ,quanto a Champions,aos anos que não alimento esperanças !!!Rakitic e Busquets aos anos que digo que não têm agressividade defensiva e são lentos demais,não conseguem segurar e dominar uma partida ,o Barça fora é constantemente dominado .O penalty do Busquets é absurdo,parecia um reformado no activo .No lance do segundo golo da Real,é notório a passividade de Rakitic,só tem uma velocidade e não faz a aproximação necessária ,quando o lance era de fácil leitura .Fez mais o Alena nos poucos minutos que jogou ,que esses 2 juntos.Roma e Anfield aconteceu por causa desses passinhos e temperamento de caracol .Valverde tinha que ser despedido nessa altura,vamos a caminho do mesmo com sinais bem visíveis,mas parece que a tendência para o drama é mais forte…

    • SenyorPuyol
      Posted Dezembro 15, 2019 at 10:32 am

      Rakitic e Busquets resultaram de maravilhas a nível interno no duplo-pivot da 2017/18, mesmo com os passinhos e temperamento de caracol.

      Mas para o 4-3-3 entendo o que diz. Só que Rakitic este ano só tem voltado a jogar ultimamente com as ausências de Arthur. Não me parece que seja ele a explicação para as más sensações fora de casa. E no segundo golo parece-me exagerado também culpá-lo a ele quando a defesa estava completamente descompensada (Lenglet ainda não estava nem perto da grande área e havia uma autêntica avenida entre Roberto e Piqué que estava centrado para compensar a falta de Lenglet). Se há alguém passivo nesse lance é Busquets. Mas é a minha leitura, se voltar a ver o lance, diga-me se concorda.
      Agora, tal como disse no meu comentário, concordo que Rakitic esteve completamente perdido no momento ofensivo, raramente sendo opção em circulação e não interpretando os momentos em que devia recuar (e compensar Busquets) para abrir a possibilidade de baixar o ritmo e descomprimir a mesma circulação, foi pelo seu lado que nos vimos, pelo menos em três ocasiões, na necessidade de recuar até Ter Stegen para poder começar a construir novamente!

      Aleñá, na minha perspectiva, não tenho dúvidas que está a merecer mais minutos.

      • Quinhas
        Posted Dezembro 15, 2019 at 4:56 pm

        Senyor Puyol
        Quando falamos de Barça,há o artigo VM e há Senyor Puyol,análise exaustiva e pormenorizada ,que é sempre do meu agrado e prazer para todos!!!Mas isso não significa que não haja discórdia como é natural,não estivéssemos nós a falar de futebol.
        Indo aos pontos ,apesar de concordar muito contigo,temos pequenas diferenças e uma delas é precisamente essa dupla Rakitic,Busquets,não concordo que tenham feito a época 17/18 ,boa,porque quando realmente foram colocados a prova ,não foram capazes …em qualquer jogo se eles conseguissem controlar o meio campo ,estaríamos bem,mas ao contrário disso,sempre que perdemos,merecemos e fomos engolidos no meio campo,diferente dos tempos de Xavi,Iniesta em que por vezes perdemos por mero azar ou por causa do bus e excessivo anti jogo do oponente…
        Quanto a este jogo e ao lance do 2° golo ,olhei para o momento crucial,que para mim é o cruzamento e que é permitido pelo Rakitic ,que tinha tempo de estar bem colado ao adversário e retirar até a ideia deste cruzar,mas aceito também a tua explicação ,embora eu acho que esses lances têm que ser abordados de forma agressiva,cortar espaço físico e mental ao adversário,por isso gosto de Semedo .Mencionas-te as falhas de colocação dos restantes,e bem ,mas isso é marca da casa,Piqué embora reconheça que esteve bem em alguns cortes,geralmente concede muitos espaços e que cria as tais avenidas que mencionas-te.
        Vamos aguardar melhores dias(títulos, principalmente a Champions)mas com Rakitic/Busquets é praticamente impossível…!!!

        • SenyorPuyol
          Posted Dezembro 15, 2019 at 5:53 pm

          Agradeço as palavras Quinhas!
          E agradeço ainda mais a disponibilidade para debater! Porque, tal como diz, é perfeitamente natural discordar, e também porque quando posso ler perspectivas bem sustentadas como a sua, só tenho a ganhar!

          Eu comecei a comentar no VM a meio da temporada 17/18 e lembro-me de elogiar várias vezes o bem que o 4-4-2 fez a Busquets e quanta utilidade ganhou Rakitic (à semelhança do que tenho dito de Vidal nas últimas semanas! Mudei a opinião assim que comecei a ver um papel bem desempenhado em campo, antes não gostava nada do Rakitic da “era” Luis Enrique). Penso que enquanto dupla foram bastante regulares, os nossos maiores problemas estavam, defensivamente, no controlo da profundidade nos flancos, e ofensivamente na falta de largura e canalização de jogo num único corredor.
          Não concordo que tenham sido incapazes em jogos de maior exigência, sem ir muito longe lembro-me de boas exibições no 3-0 ao Real Madrid, na final da Copa contra o Sevilla e no jogo contra o Atlético que nos encaminhou definitivamente para o título.
          Por último, não me parece “honesto” (espero não ser mal-interpretado por esta palavra) comparar o controlo do meio campo com a dupla Busquets-Rakitic e com Xavi-Iniesta. Em primeiro porque Xavi e Iniesta são incomparáveis, em segundo porque as funções desempenhadas por cada dupla eram bastante diferentes e em terceiro porque a diferença de sistema da equipa, para este caso, é determinante.

          Sobre o lance, entendo e sem dúvida que Rakitic é lento, não há como negar, mas é que esse espaço não devia estar a cargo dele, é apenas isso que me leva a retirar-lhe grande parte das culpas.
          Piqué, apesar do excelente jogo de ontem, é de facto um problema nessas questões. Com Semedo ao lado essa lacuna fica mais escondida, pelo factor que você aponta, e para mim, bem.

          Atenção que eu concordo que para o 4-3-3, não faz sentido ter ao mesmo tempo os atuais Busquets e Rakitic!! Eu neste momento também não os colocaria em jogos de Champions a eliminar ou jogos em que se queira bloquear as transições do adversário.
          Apenas estava a apontar que Rakitic não tem sido sequer opção, não lhe podemos atribuir culpas nas más sensações fora de casa. E que, na minha opinião, apesar das falhas que apontei e reconheci na minha resposta, não foi um dos principais culpados do empate de ontem.

  • auba14
    Posted Dezembro 14, 2019 at 7:23 pm

    Ché, Guevara jogou bem (tinha que fazer isto)

    E também o Odegaard e o Oyarzabal

  • Dca
    Posted Dezembro 14, 2019 at 5:58 pm

    Que desespero é ver este Barcelona. Que porcaria de equipa que está, com individualidades tão boas.

  • SenyorPuyol
    Posted Dezembro 14, 2019 at 5:46 pm

    Bem, que o Anoeta é complicado já se sabe (nos últimos 10 anos apenas tínhamos vencido a Real, como visitantes, nas últimas duas épocas). Mas vendo o jogo hoje, a vitória estava ao alcance.

    Mas apesar de termos podido perfeitamente levar os três pontos, a haver um vencedor por justiça, penso que hoje seria a Real. Fiéis a si próprios, propondo jogo, arriscando e acima de tudo mostrando um à vontade com bola que é sempre de aplaudir.
    Quanto a nós, a saída de bola pelos flancos resultou bem, a circulação ofensiva também me agradou… Mas a exploração da profundidade foi péssima, quase sempre procurando a amplitude em vez de acumular, e depois a distância para os jogadores no corredor central era demasiada para tirar algo daí.
    Defensivamente, nenhum dos três do meio estava nos seus melhores dias, entre Busquets e De Jong havia sempre um deixado fora da equação e superado por um dos interiores da Real. Se Messi e Suárez não pressionavam, porque saiam eles a pressionar? Isto quando já por inúmeras vezes defenderam no 4-4-2 que Rakitic e Griezmann estavam claramente a marcar. E falei agora de Rakitic mas também me pareceu perdido nas compensações a Busquets, o caso do croata é um pouco mais compreensível porque se lhe pedia servir como muleta de Roberto na saída de bola, mas ainda assim esperar-se-ia mais dele. Griezmann foi para mim, depois de Piqué, quem melhor defendeu hoje. Aproveito a referência a Piqué, na minha opinião foi a nossa melhor unidade hoje.
    Por fim, gostei quando Valverde meteu Alená, mas porque razão pediu a De Jong que assumisse o pivot em vez de Rakitic?? Penso que esteve muito mal aí.
    Mesmo antes da troca podia ter pedido a Rakitic que ficasse mais atrás e a Busquets que se aproximasse mais de Messi na circulação, a reação à perda é sempre mais efectiva quando é Busquets a referenciâ da pressão avançada da equipa, pelo menos na interpretação que tenho feito dos jogos. Neste cenário Alba teria de ficar mais atrás, mas hoje nem teria feito diferença porque tal como disse em cima, hoje não aproveitámos a profundidade em momento ofensivo.
    Ah e não entendi o que procurava com colocar Messi no meio e Suárez na direita, com isso apenas tirou o uruguaio de jogo. Hoje o Valverde teve de facto uma sequência de decisões que me custam entender.

    Como notas finais:
    – A arbitragem hoje não pode ser desculpa, o critério foi ambíguo no lance do penalti em comparação com este último minuto? Para mim foi. Mas faz parte do jogo, foi interpretado assim, é o que está. Devíamos justificar a vitória por argumentos independentes da arbitragem.
    – Tal como disse, para mim Piqué foi a nossa melhor unidade hoje. Que mantenha este nível para quarta-feira!!
    – Não vejo tantas culpas para ter Stegen, penso que a bola só entra no seu alcance porque é desviada. E tenho dúvidas se teve tempo de colocar melhor o braço para a desviar para outro lado. É um lance fortuíto. Agora, uns minutos mais tarde já me pareceu ter mais culpa, felizmente não deu golo da Real.
    – Messi hoje pareceu-me decidir demasiadas vezes mal. Não sei o que se passou, mas algumas das perdas de bola que teve hoje, contra o Madrid seriam fatais. Espero que na quarta esteja bem mais desperto!

    • Estigarribia
      Posted Dezembro 15, 2019 at 10:49 am

      SenyorPuyol,

      Em relação ao penalty do Piqué também me pareceu existir falta sobre o central catalão, pelo que o árbitro deveria ter mantido o critério do 1º penalty, aquele a favor da Real Sociedad, e deveria ter assinalado esse sobre o Piqué. De resto, a arbitragem até nem foi má, sendo que os dois lances mais polémicos sejam de facto os dois penaltis.

      Agora é rezar para que o Valência consiga travar o Real Madrid, o que não me parece que vá acontecer, mas no futebol nunca se sabe. E na quarta-feira só há um resultado possível: vitória.

      VISCA EL BARÇA

      • SenyorPuyol
        Posted Dezembro 15, 2019 at 11:27 am

        O Mestalla também se tem tornado um campo difícil para o Real Madrid, mas nunca se sabe.
        De qualquer forma, o resultado de hoje não é algo que me preocupe, continuamos a depender de nós para ganhar a Liga. Por isso o único que me interessa é que ganhemos na quarta!

    • SenyorPuyol
      Posted Dezembro 14, 2019 at 5:53 pm

      *quase sempre procurando a amplitude em vez de -afunilar-

  • Muska
    Posted Dezembro 14, 2019 at 5:22 pm

    De sublinhar que com esta exibição o Odegaard soma agora grandes exibições contra Real Madrid, Atlético Madrid e Barcelona. Está mais que preparado para ser titular na equipa do Zidane.

  • Kafka
    Posted Dezembro 14, 2019 at 5:19 pm

    Mais uma exibição portentosa do Barcelona, que grande treinador que o BArça tem, é mesmo top….vai ser mais uma sessão aqui de cambalhotas e tal dos do costume para justificarem que o mosca morta é bom

    • DNowitzki
      Posted Dezembro 14, 2019 at 6:01 pm

      O Barça deixou de ser uma equipa de posso para passar a jogar em transição.

      Espero que o Valverde ganhe tudo esta época, mas será sempre um dos piores treinadores recentes que lá passaram.

    • SenyorPuyol
      Posted Dezembro 14, 2019 at 5:49 pm

      Precipitpu-se ?

  • Ferdel
    Posted Dezembro 14, 2019 at 5:18 pm

    Arbitragem ao seu mais alto nível.

  • Di Sanctis
    Posted Dezembro 14, 2019 at 5:18 pm

    Mais um mau jogo dos blaugrana, mas aquele penalty não assinalado no último minuto contra a Sociedad é gigante. O VAR nem analisou o lance, incrível!

    • Quinhas
      Posted Dezembro 14, 2019 at 10:11 pm

      O responsável pelo VAR era Mateus Lahoz ,acho que está explicado…!!!

    • Filipe Ribeiro
      Posted Dezembro 14, 2019 at 6:10 pm

      Quê o agarrar da camisola como falta só conta para o Llorente é?? O Piqué está agarrá-lo também, os dois agarrarem se o árbitro decidiu bem.

      • Di Sanctis
        Posted Dezembro 14, 2019 at 7:15 pm

        Toda a imprensa diz que é factual, e tu dizes que não, ok!

        • Filipe Ribeiro
          Posted Dezembro 14, 2019 at 7:55 pm

          O árbitro e o VAR concordam comigo ;)

          • SenyorPuyol
            Posted Dezembro 14, 2019 at 8:22 pm

            O árbitro e o VAR devem tomar a decisão num intervalo temporal limitado.
            Os especialistas da imprensa tiveram a oportunidade de dedicar um tempo consideravelmente maior.

            Penso que o erro não pode ser usado como desculpa (como disse no meu comentário).
            Mas penso que, vista a maioritária concordância que há entre os especialistas, podemos assumir que é um erro.

      • SenyorPuyol
        Posted Dezembro 14, 2019 at 7:06 pm

        Iturralde Gonzalez, o (ex)árbitro com mais jogos dirigidos na primeira divisão espanhola, não concorda consigo.

  • HeberPrincipe
    Posted Dezembro 14, 2019 at 5:17 pm

    O Anoeta continua a ser uma besta negra para Barcelona

  • Muska
    Posted Dezembro 14, 2019 at 5:14 pm

    Belo espetáculo num jogo que poderia ter caído para os 2 lados. A primeira meia hora da Real foi excelente, dominou completamente o Barcelona (tinha quase 65% posse de bola), mas acabou por não conseguir criar reais ocasiões de golo e sofrer na primeira e única grande oportunidade do Barça na primeira parte (belo golo do Griezmann).

    Os primeiros 25 minutos da segunda acabam por ser uma antítese da primeira, o Barça entrou muito mais confortável, faz o 2-1 depois de uma abertura brutal do Busquets, viu ser tirado um golo ao Piqué em cima da linha logo a seguir e sofre o empate na primeira oportunidade da Real (Ter Stegen com muitas culpas como já não o víamos há imenso tempo).

    Nos últimos 20 o jogo podia ter caído para qualquer lado e sobretudo a falta de acerto do Odegaard e do Willian José foram fulcrais para o empate se manter. Messi esteve muito apagado apesar da assistência, mas Odegaard, Merino, Isak, Guevara e Oyarzabal espalharam técnica. Grande equipa é a Real Sociedad!

  • Oldasity
    Posted Dezembro 14, 2019 at 5:08 pm

    Mais uma vez. Fraco, fraco, fraco Valverde. Demora 45 minutos a perceber que o Busquets não podia ir ser o 1º médio a fazer pressão e isto é inacreditável. Estava à vista de qualquer um. Era sempre o primeiro médio a ir à pressão e deixava a equipa super descompensada. Além disso, por mais que goste dele, não serve para a maneira de Valverde jogar. Já que quase não temos a bola e jogamos à base de transições, Busquets não está ali a fazer nada.

    Valverde demorou novamente a mexer e nem tentou ganhar o jogo já a pensar completamente em quarta feira. Outra coisa que não percebi foi o porquê de Jordi Alba começar de início; se for para Firpo ser titular na quarta feira até compreendo, mas se não for o caso, não faz sentido nenhum.

    Precisamos de um treinador urgentemente. Uma nova mentalidade e motivação para esta equipa.

    • SenyorPuyol
      Posted Dezembro 14, 2019 at 6:08 pm

      Porque diz que Busquets não pode ser o primeiro a ir à pressão? Na minha opinião é precisamente ele a melhor referência a tomar e portanto a melhor opção para essa função.
      Critico mais que o resto da equipa não acompanhe essa pressão, mas é apenas a minha perspectiva claro, por isso pergunto porque diz isso, a sua interpretação pode perfeitamente dar-me uma perspectiva que me esteja a passar ao lado.

      Quanto ao resto do comentário, nada a apontar! Opinião e postura respeitáveis!!

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 14, 2019 at 5:02 pm

    A saga Valverde continua.

Deixa um comentário