Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Barcelona quer anular contrato de renovação de Frenkie de Jong devido a “ação criminosa” no processo

A FIFpro tem de intervir? Um jogador não pode ser ameaçado desta maneira pelo seu clube, ainda por cima parece claro que isto é só um truque do Barça para corrigir a folha salarial e assim conseguir inscrever os reforços.

O ‘The Athletic’ revela que o Barcelona pretende anular o contrato atual de Frenkie De Jong. O médio chegou à Catalunha em 2019 e renovou em 2020 até 2026, um processo que a atual direção considera que foi ilegal, tendo informado disso mesmo o ex-Ajax a 15 de Julho através de uma carta, ameaçando com uma ação na justiça. Segundo o clube blaugrana foram encontradas alegadas provas de “ação criminosa” nessa renovação, que obriga a um investimento de 18 milhões de euros, distribuídos ao longo de quatro temporadas – valor que o Barcelona ainda deve na totalidade ao jogador. Devido a isso o Barça quer que o neerlandês volte a ter o contrato com os valores concordados na altura da sua contratação, em 2019.

47 Comentários

  • jafdfm
    Posted Agosto 9, 2022 at 9:52 pm

    Já se pode comentar os gastos astronómicos do Barça neste mercado, na situação financeira em que o clube ainda está?

  • Romulo
    Posted Agosto 9, 2022 at 8:21 am

    É uma canalhice descarada e nem sequer faz o mais pequeno sentido: então se houve a tal “ação criminosa” (se calhar o jogador apontou uma arma a direção da altura…), havia renovação na mesma, mas pelos valores que o jogador já ganhava antes da renovação?! Ou seja, comprometia/se com o clube por mais uma carrada de anos, sem melhorar condições?! Isto faz sentido a alguém?!

  • Neville Longbottom
    Posted Agosto 9, 2022 at 5:11 am

    Sim sim. O Marco Silva também ia de fato de treino para os jogos.

    Sempre admirei este clube mas sinto que ultimamente teimam em provar-me que não são nada como apregoam, mais que um clube.

  • maZe
    Posted Agosto 8, 2022 at 4:48 pm

    Mais que um clube. Uma máfia também.

  • Miguel Lopes
    Posted Agosto 8, 2022 at 4:11 pm

    O Frenkie está assim, comeram-me a carne, agora têm de roer-me os ossos.
    Vai faze-los sofrer até às últimas horas, quase sem dar hipótese de o Barça inscrever jogadores.

  • T. Pinto13
    Posted Agosto 8, 2022 at 4:01 pm

    Situação extremamente comida….
    Só tenho pena é do De Jong….

  • Pablo
    Posted Agosto 8, 2022 at 3:46 pm

    Isto é bulling com o jogador, horror. Colocam o De Jong a jogar a defesa para poder desistir e sair sem nada. “Més que un club!”

  • nomster
    Posted Agosto 8, 2022 at 3:45 pm

    Aqui está uma oportunidade de ouro para o Porto ahah

    Mais a sério, o desespero financeiro do clube a ignorar o valor do Frenkie. Se havia jogador que não merece isto, é ele. Lembro-me de quando foi contratado de falar que estava a viver um sonho ao estar em Camp Nou.
    Compreende-se Laporta, mas não se compreende.

  • henry14
    Posted Agosto 8, 2022 at 3:34 pm

    Este Barcelona é mesmo rasteiro.
    Frenkie, compreendo-te. O clube para o qual o Barcelona te quer escorraçar é o Man United. Tá lá o teu ex-treinador e tal e coiso mas depois há Maguires, Shaws, Mctominays, Martiais, Freds… É preciso continuar a lista? Acho que não. Mas se conseguires arranjar um clube melhor, foge já daí. Podias era vir para o Arsenal, se bem que apesar de estar a melhorar não sei se seria muito melhor que o United, também não há champions. Mas serias titular de caras.

  • Marcio Ricardo
    Posted Agosto 8, 2022 at 3:31 pm

    Que situação embaraçosa..

  • FranLx81
    Posted Agosto 8, 2022 at 3:29 pm

    Que nojo de clube!
    Este ano nem sei quem apoiar em Espanha.
    Temos um Barcelona que chantagea e faz bullying aos seus jogadores e o meu desejo é que desçam de divisão.
    Temos um Real Madrid cujo presidente quer destrui o futebol com a tal Superliga.
    E temos um Atlético que destrói futebol dentro de campo com as ideias hiper defensivas do Simeone.
    Acho mesmo que vou apoiar o Español de Barcelona e o Getafe (de Madrid)…

    • Njord666
      Posted Agosto 8, 2022 at 8:14 pm

      Essa do Florentino destruir o futebol com a superliga é de uma ingenuidade que me custa a compreender. O Ceferin é um pau mandado dos clubes capitalizados com dinheiro árabe que lhes perdoa os gastos alterando a bel prazer o fairplay financeiro e mudando a Champions para evitar surpresas até aos quartos de final mas o Real é que é o mau da fita. O chato disto é que quando abrirem os olhos já não há escapatória possível e vamos ficar todos contentes quando o campeão português conseguir ir à Europa league.

    • Xyeh
      Posted Agosto 8, 2022 at 5:35 pm

      Eu tenho dado por mim a apoiar o Sevilha.

      • Marcio Ricardo
        Posted Agosto 8, 2022 at 7:42 pm

        Verdade seja dita, era engraçado ver o Sevilha campeão. Eles têm feito muito pela Espanha, principalmente na liga Europa e seria giro ver eles campeões, até pra desenhar dos típicos… À semelhança do que aconteceu com o Valência, o Sevilha também merece um momento de felicidade.

    • henry14
      Posted Agosto 8, 2022 at 3:43 pm

      Típicos espanhóis. Arrogantes até não dizer chega. Que se safe o Félix por lá e os tugas e pouco mais, O que o Barcelona está a fazer é medonho.

  • NTORION
    Posted Agosto 8, 2022 at 3:28 pm

    O real Madrid podia oferecer 10M ao de Jong para ele não aceitar sair ???

  • Dario Nunes
    Posted Agosto 8, 2022 at 3:26 pm

    O De Jong em sinal de protesto devia vir para o Benfica, para picar o Barcelona indo para a equipa que o eliminou da Champions o ano passado

  • Goncalo Silva
    Posted Agosto 8, 2022 at 3:17 pm

    Já tantos users me tentaram explicar a situação do Barcelona, mas ainda assim estão impedidos de inscrever jogadores por parte da La Liga. As receitas aumentam, o teto salarial aumenta, mas também a massa salarial aumenta obviamente porque se acrescentam contratos pesados e não se removem contratos em vendas: ou seja exatamente o que tenho dito. Agora paguem os 18 milhões que devem ao Frenkie, deixem lá o Depay sair a custo zero ou lá o que era, mas isto já é só triste.

  • Fabio Teixeira
    Posted Agosto 8, 2022 at 3:11 pm

    O pessoal aqui tem de perceber esta situação do Barcelona, que é fácil de explicar, mas muita gente não a compreende.

    Primeiro ponto, com a pandemia, fecho das lojas do clube, museu, bilhetes para o Camp Nou, o Barcelona teve perdas recorde, o que deixou o clube num estado caótico a nível financeiro. Juntando isso à borrada feita pelo Bartomeu podem imaginar como ficaram as contas.

    Agora, vamos perceber o seguinte. Se o Barcelona não for competitivo, não lutar interna e externamente por títulos, não gerar receita, não levar pessoas ao estádio, museu, loja, etc., não vai conseguir sair desta recessão. E é nesse sentido que decidiram apostar em antecipar dinheiro de patrocínios para conseguir manter a equipa competitiva e começar a recuperar a situação financeira do clube. Pode não fazer lógica para muita gente, mas aqui só gastando mais dinheiro se pode não comprometer o futuro. E isto não é prática incomum, cá em Portugal é habitual os grandes anteciparem valores de patrocinadores.

    No entanto, ter dinheiro para contrações e ter dinheiro para inscrever jogadores na La Liga são coisas muito diferentes. O pessoal gosta de falar no Fair Play financeiro, mas as regras da La Liga ainda são mais apertadas do que as do FPF. E o Barça neste momento está no vermelho, não consegue de forma nenhuma ter cap para inscrever os reforços.

    E é nesse sentido que há esta situação do De Jong, que é completamente doentia. O clube quer a todos os níveis livrar-se do contrato dele, nem que o tenha de vender, e o próprio Xavi tem feito essas afirmações, seguindo o que é dito por Laporta. Porque sabem que só por aí conseguem evitar uma situação que seria caótica (não conseguir inscrever as contratações). O Barcelona inclusive até acertou com o United a transferência, mas o Frenkie não quer mudar-se para o United (e bem).

    Como eu acho que isto vai acabar? Até final do mercado vai aparecer um clube de Champions que vai levar o FdJ, como o Chelsea. O Barça vai vender facilmente (tal é o desejo) e o jogador (que sempre respeitou a instituição) vai sair pela porta pequena, depois do tratamento de muita pequenez que foi alvo.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Agosto 8, 2022 at 8:42 pm

      Segundo ponto, todos levaram com a pandemia e muitos deles estão alive & kicking. O que o Barcelona está é em mode mafioso. Tough. Tivessem juízo. Não conseguem inscrever jogadores? Olha, o Boavista também não e já somou 3 pontos. E há sempre uma II Divisão à sua espera.

      P.S. E já agora leva os castelhanos com eles.

    • GoTellGo
      Posted Agosto 8, 2022 at 3:30 pm

      Concordo com tudo que disseste. Mas o ponto é: isso não justifica andar a rasgar contratos já feitos ou andar a arranjar desculpas para não cumprir contratos, e muito menos desrespeitar os proprios jogadores.

    • Mantorras
      Posted Agosto 8, 2022 at 3:21 pm

      Nao era o unico caminho, nem perto disso.

      O Barcelona meteu-se num buraco porque fez contratos ridiculos que ja eram ridiculos sem pandemia. Assim como certas coisas que anda a fazer neste contexto, em que antecipa receitas para serem gastas em contratacoes de jogadores que nao darao retorno financeiro.

      Se amanha a pandemia voltar, vao dizer isso de novo daqui a 2 anos? Ah estamos em falencia mas a culpa foi da pandemia “ter voltado”. O risco existe e a vida passa muito por gerir o mesmo. Eles arriscaram muito, deram-se mal e continuam a arriscar bastante. Eles para revitalizar o clube e ter receitas nao precisam de arriscar tanto, porque ha um risco bastante grande de, com Lewa ou sem Lewa, por exemplo, levar 5 ou 6 de um Bayern na champions na mesma.

  • GoldenFCP
    Posted Agosto 8, 2022 at 3:00 pm

    Epá o Frenkie pode gostar muito de jogar no Barça mas depois de tudo o que o clube tem feito para se ver livre dele como é que ele ainda faz força para ficar? Anda a ser tratado como lixo e já deu para perceber que vão fazer os possíveis e os impossíveis para se verem livres dele até pq se não o fizerem não inscrevem reforços

    • henry14
      Posted Agosto 8, 2022 at 3:37 pm

      Faz ele bem. Vai ficar bem visto por ter personalidade e aguentar este massacre psicológico. o Barça vai ficar mal visto. E ainda se escapa do Manchester United. Já sei que estás magoado com o jogador por ter rejeitado ido ir para o teu United mas aqui quem está mal é o Barcelona.

      • GoldenFCP
        Posted Agosto 8, 2022 at 6:13 pm

        Eu sei que é o Barcelona quem está mal. Mas o jogador a bem verdade já se devia ter mentalizado que o Barcelona não o quer manter e procurar um novo clube. Seja United,Chelsea,City, enfim…
        Situação humilhante para um jogador que não merecia isto pelo compromisso que demonstrou sempre que atuou pelo Barcelona.

    • Mantorras
      Posted Agosto 8, 2022 at 3:16 pm

      Pelo guito que ganha.

  • RuiMagas
    Posted Agosto 8, 2022 at 2:59 pm

    Patético.

    Como diria um grande user: “Lito perde, o futebol ganha”

    É o que mais desejo este ano: “Se o Barcelona perder, o futebol ganha”

    Um clube que nem consegue inscrever jogadores andar a comprar a torto e direito diz bem a impunidade que existe no desporto… Falamos mal do nosso país e o que se passa cá mas os nossos vizinhos não estão muito melhor. Ainda vem aí algum barcenete dizer ” Mas o patrocínio da Spotify já foi adiantado “. Novamente patético.

    • henry14
      Posted Agosto 8, 2022 at 3:41 pm

      Não concordando com a primeira frase, acho-a até ridícula e desrespeitadora para um treinador que mete o Arouca a ganhar aos grandes e a ir à Liga Europa, concordo a 100% com o resto do comentário. Se isto acontecesse no Real Madrid (clube pelo qual não morro de amores mas ainda assim nutro um pouco mais de simpatia) era o caos aqui nos comentários. Até o facto de ganharem com sorte já deixa as pessoas furibundas por aqui…

  • LevonAronian
    Posted Agosto 8, 2022 at 2:56 pm

    Isto parece algo tirado de um Bruno de Carvalho nos últimos meses de Sporting. Andam a deitar tudo o que é valores morais pela sanita abaixo.

  • JFN
    Posted Agosto 8, 2022 at 2:48 pm

    Vou compactuar?*

  • Joga_Bonito
    Posted Agosto 8, 2022 at 2:46 pm

    Espero perceber quais os argumentos do Barça. Que “acção criminosa” se refere?
    Sem saber isso, não se pode comentar muito mais.

  • GoTellGo
    Posted Agosto 8, 2022 at 2:40 pm

    Ai se essa moda de rasgar contratos de presidencias anteriores pega…. a que nivel o Barcelona chegou jesus!!!

    Curiosidade: existe algum fan do barça que apoie o que esta presidencia tem feito? se sim, apresentem argumentos pois quero mesmo saber que defesa se tem para isto.

    • Mantorras
      Posted Agosto 8, 2022 at 3:15 pm

      Como todas as direccoes seja do que for fizeram coisas boas e coisas mas.

      Nao faria o que esta direccao tem feito, nomeadamente investir em jogadores que nao darao retorno. Pedir para renegociar salarios enquanto se faz um all-in nao e muito inteligente. Iria por um caminho mais calculista, mais lento, e certo, mas mais seguro.

      Nao estou por dentro (alguem esta?) do que se passa nesta “ilegalidade”. O que me parece? Uma desculpa esfarrapada e inaceitavel para correr com o jogador ou baixar o salario “sim ou sim”. So que nao posso jurar que o seja. Algum de nos ficaria surpreso se de facto, entre agentes e dirigentes, se tivessem de facto cometido ilegalidades que justificassem anular o contrato? Eu nao ficaria assim tanto, por isso nao meto as maos no fogo por ninguem.

      • GoTellGo
        Posted Agosto 8, 2022 at 3:44 pm

        Pois, tambem não ficaria surpreso se encontrassem ilegalidades no contrato. Mas isso é um tiro no proprio pé do Barcelona (não um tiro no De Jong que é o que pretendem), pois o contrato foi feito por pessoal do Barcelona em que o De Jong só aceitou. E depois se se confirmar ilegalidades, a justiça vai querer olhar outros contratos do barcelona, o que de certeza vai causar ainda mais males ao Barça, pois de certeza vão encontratar mais “ilegalidades”.

        • Mantorras
          Posted Agosto 8, 2022 at 4:14 pm

          Sim, tambem me parece “pateta” desse ponto de vista. Na volta so vao arranjar lenha par se queimarem, mas creio que ja processaram a anterior direccao por causa de alguns contratos, por isso talvez fosse “no bolo”.

          O que parece mesmo e ser uma desculpa esfarrapada. Coitado do rapaz, que sera sempre perseguido por alguma parte dos adeptos por “nao ter feito o jeito ao clube”, como se a culpa fosse dele.

          • GoTellGo
            Posted Agosto 8, 2022 at 4:28 pm

            Pois, se a anterior direção destruiu o Barça financeiramente, esta nova direção está a destruir a imagem e reputação do barça. Daqui a pouco ninguem vai querer fazer contratos com eles. Vamos ver como termina, mas espero que o De Jong mantenha-se firme nos seus direitos.

    • JFN
      Posted Agosto 8, 2022 at 2:48 pm

      A parte das contratações sou contra. A parte de corrigir o que a presidência anterior fez, nomeadamente a nível de gestão danosa (potencialmente a nível criminal), sou a favor. E se, de facto, houver algo criminal na forma como a renovação do De Jong foi redigida, acho que fazem muito bem em tentar corrigir. Não ia ser eu como gestor de algo que chegava lá, via algo criminal que o meu antecessor tinha feito, e ia fechar os olhos e ser cúmplice. Tu irias? Chegavas a uma empresa, vias ações criminais a ocorrer e pensavas “ah, já está assim, não quero deixar ninguém chateado, vou ser compactuar”?

      • JFN
        Posted Agosto 8, 2022 at 4:42 pm

        Em resposta a todos: quando digo criminal, nao assumo que o criminal seja por valores do contrato, mas por alguma outra cláusula. Óbvio que se for uma questão de valores, não é criminal.
        Tanto quanto sei, a direcao do Barcelona está a ir atrás da anterior, o bartomeu ja foi acusado, digo de memória. E não acho extraordinário o Barcelona estar a atrasar o processo com o jogador se tiver um litígio com terceiros decorrente de questões contratuais. Óbvio que, se a questão “criminal” for o valor do salário, isto é ridículo…

      • Sombras
        Posted Agosto 8, 2022 at 3:32 pm

        Pagar em demasia a um jogador só é criminal na gíria, em termos práticos, não.
        Até porque, seja como for, se o Frenkie (no caso em particular) bater o pé e a questão se for arrastar para os tribunais, não será seguramente resolvida em tempo útil de permitir a inscrição dos reforços que é o objetivo. Posto isto, é evidente que isto não é mais do que tentar forçar o Frenkie a adbicar dos valores acordados após a renovação, algo que o próprio se recusou a resolver amigavelmente, ao contrário do sucedido com o Piqué e o Alba, por exmplo. Tudo isto não é mais do que uma tentativa de extorção de alto nível.
        Mesmo que hajam na renovação maroscas com offshores e etc, acho que é mais um rabo de palha para o clube que outra coisa.

      • GoTellGo
        Posted Agosto 8, 2022 at 3:22 pm

        Eu iria procurar e responsabilizar os culpados antes de andar a cancelar as coisas.
        Sim, fazem muito bem corrigir os erros anteriores, mas se foi feito algo a nivel criminal devem ir então atras dos ditos “criminosos” não? Devem ir atrás dos culpados por os responsabilizar e só depois tentar corrigir(se é que é possivel).
        Rasgar contratos tambem é crime. E uma coisa é tentar corrigir, outra é rasgar uniteralmente.
        Em termos legais, o De Jong não fez nada de mal, e não merece ser o prejudicado por um contrato que lhe foi oferecido pela anterior direção. Por mais que a nova presidencia não goste, ela tem de arcar com os direitos e deveres que erdaram da anterior presidencia.
        Se um antigo empregador teu te oferece um salario milionario e tu aceitas, mas depois vem um novo chefe e rasga-te esse contrato já assinado, não irias a um advogado reclamar?

      • Littbarski
        Posted Agosto 8, 2022 at 3:17 pm

        Mas se isso for da responsabilidade da anterior direcção, o jogador tem de andar a ser tratado como lixo?
        Ou achas que o jogador agiu de má fé perante o clube?
        Até ao momento, portou-se como qualquer outro profissional.

Deixa um comentário