Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Barça volta a superiorizar-se ao Real; Rakitic resolveu com classe; Lenglet destacou-se na defesa; Vinícius pecou, de novo, na finalização, Bale foi assobiadíssimo; É a 11.ª vez que os catalães vencem no Bernabéu na última década

Merengues têm um ‘bloqueio mental’ quando recebem os culés? Passam os treinadores mas o Real Madrid continua a ter imensas dificuldades para enfrentar o Barcelona no Bernabéu (bem mais do que em Camp Nou), e esta segunda derrota em poucos dias poderá deixar marcas na turma de Solari (que fica ‘obrigado’ a vencer a Champions para não ver esta campanha convertida num fracasso). O ‘El Clásico’ teve bem menos domínio dos blancos do que se viu na Taça, jogando o Barcelona mais cómodo e ficando mais perto do 2-0 do que de sofrer o empate. Valverde conseguiu que, colectivamente, os catalães controlassem melhor as investidas de Vinícius, que ainda assim foi, claramente, quem mais perigo gerou no Real. O brasileiro teve algumas boas arrancadas mas, uma vez mais, não foi eficaz nos metros finais (tem de melhorar esse aspecto para dar um salto de qualidade). Bem pior esteve Bale, que pouco ou nada interveio (mostra um grande desleixo em campo) e foi muito assobiado pelo público. No Barça, que dá um passo de gigante para revalidar o título, a estabilidade da equipa assentou sempre nos centrais Piqué e Lenglet, que estiveram imperiais (o francês está a fazer uma grande temporada).

O Barcelona derrotou o Real Madrid, por 1-0, alcançando assim a 2.ª vitória no espaço de 3 dias no Bernabéu (a 11.ª só na última década). Num jogo que deixa a equipa de Solari a 12 pontos dos blaugrana, Rakitic, aos 26′, marcou o golo de um conjunto de Valverde que teve em Piqué e Lenglet uma garantia de segurança. Do outro lado, o 4.º desaire caseiro neste campeonato deve abrir nova crise num Real muito dependente do desequilíbrio individual de Vinícius (Bale não se viu).

Quanto à partida, o Real Madrid foi a primeira equipa a criar perigo, com Benzema a rematar ao lado da baliza de ter Stegen e Modric, após excelente lance de Vinícius, a rematar dentro da área, evitando Piqué o golo do croata. O Barcelona respondeu com efectividade máxima, fazendo Rakitic, aos 26’, o 1-0 (o médio tabelou com Sergi Roberto e, perante a saída de Courtois, picou o esférico com classe). Até final do 1.º tempo, o lance mais perigo foi um tiro de Suárez (boa defesa de Courtois), sendo que do outro lado Reguilón e Modric ameaçaram ter Stegen mas os culés foram mesmo para o descanso em vantagem. No 2.º tempo, os merengues entraram apostados em obter o empate, mas Vinícius, em duas situações, voltou a pecar na finalização. Solari mexeu na equipa (Valverde e Asensio entraram por Kroos e Bale, que foi assobiadíssimo) mas foi o Barça a ficar perto de aumentar a vantagem num tiro cruzado de Dembélé. Nos últimos 20 minutos os merengues não conseguiram criar perigo e foram os visitantes a gerar as chances mais claras, com Courtois a tirar o tento a Coutinho e Messi a disparar muito perto do poste do belga. Nos descontos, Nélson Semedo ainda saiu do banco dos blaugranas, que venceram no Santiago Bernabéu pela 4.ª edição seguida da La Liga. 

XI do Real Madrid: Courtois; Carvajal, Varane, Ramos, Reguilón; Casemiro, Kroos, Modric; Bale, Vinícius, Benzema.

XI do Barcelona: ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Lenglet, Alba; Busquets, Arthur, Rakitic; Messi, Dembélé, Suárez.

 

VM
Author: VM

49 Comentários

  • Khal Drogo
    Posted Março 3, 2019 at 12:53 pm

    Não vi o jogo por razões óbvias.
    Mas deixo aqui alguns dos dados do MisterChip:

    1. Dos 75 clássicos jogados no Bernabéu na era pré-Messi, o Barcelona ganhou 14 (19%). Dos 22 clássicos jogados no Bernabéu na era de Messi, o Barcelona ganhou 12 (55%).
    2. É a quarta época consecutiva em que o Barcelona vai ao Bernabéu ganhar para o campeonato (algo inédito).
    3. No total de todos os clássicos oficiais, o Barcelona passou para a frente depois do jogo de ontem: 96-95 em vitórias, neste momento (ou seja, catalães na frente deste confronto direto 87 anos depois).
    4. Nos 20 jogos realizados no Bernabéu na presente temporada, o Real marcou 37 golos. Nas 9 épocas em que Ronaldo esteve em Madrid, nos primeiros 20 jogos em casa da época, o Real marcou, em média, 62 golos.

    • Kacal
      Posted Março 3, 2019 at 9:25 pm

      Esse 4º ponto não engana eheh!

      • Khal Drogo
        Posted Março 3, 2019 at 9:59 pm

        Sem dúvida, Kacal. Estes 4 pontos desmontam a argumentação de dois grupos de pessoas: aqueles que acham que o Messi não tem influência nos jogos grandes; e aqueles que consideram que a saída do Ronaldo não teve qualquer influência na capacidade goleadora do Real.

  • Jose Osorio
    Posted Março 3, 2019 at 4:52 am

    Queria só informar os fãs do Messi que o próximo recital está marcado para dia 9 de Março, frente ao Rayo Vallecano. Estes apagões e papéis secundários nos grandes jogos são apenas… normais! Já sei que é o melhor marcador da história do “el clássico” (também já é o atacante com mais “el clássicos”, e o Ronaldo detém o recorde de golos consecutivos nesse “grande jogo”) e o segundo melhor marcador da história da Champions, mas isto números alcançados há uns anos atrás, porque atualmente só quem for intelectualmente desonesto não repara que em 90% dos jogos com mais intensidade o jogador tem dificuldades em encontrar espaços e ter a bola. Estes últimos 7 jogos aparecem depois de uma sequência de 9 jogos sempre a “recitar” contra equipas medíocres como o Levante, o Celta de Vigo, o Getafe, o Eibar, novamente o Levante, o Leganés, o Girona e sobretudo o Sevilla versão Farça (que “estranhamente” joga sempre a passo contra o Barcelona, com defesa aberta e linhas partidas, fazendo exatamente o jogo que o Barça quer). Continuo a dizer que o Messi este ano apenas fez um grande jogo: em Londres contra o Tottenham. Não se admirem quando este ano voltar a ficar preterido para posições quase fora do top10 nos prémios individuais e fora em muitas Equipas do Ano. De qualquer maneira dia 9 há recital, dia 13 apagão e dia 17 novamente recital. Quando ao Real, essa “grande instituição” que “não está dependente do jogador X ou Y”, sossego os adeptos informando que apesar da derrota ainda tem 8 pontos de avanço sobre o Alavés e 9 pontos sobre o Getafe (que pode reduzir para 6, mas mesmo assim está seguro) e que estes 4 jogos a dançar kimzomba ao som do Barça não colocam em causa os objetivos para esta temporada. Por fim a minha vénia ao Luis Suárez que sendo “o pior ponta de lança da atualidade”, “que irrita ver o Barcelona começar os jogos com 10”, “que mete impressão um jogador tão medíocre como ele ao lado do GOAT”… destrói qualquer organização defensiva com aquelas movimentações, abrindo espaços para os médios marcarem, para o Dembélé parecer bom jogador e já leva 19 golos esta época, sem marcar pênaltis, 5 dos quais contra o Real Madrid.

    • Fernando neves _36
      Posted Março 3, 2019 at 4:11 pm

      Isto é sério José Osorio ?

    • Eusebio
      Posted Março 3, 2019 at 1:22 pm

      Tenho de concordar com este comentário. Sou fã de Messi mas a verdade é que o craque argentino tem este handicap (o próprio Maradona já o admitiu) de não aparecer nos jogos grandes. Outro que tem é a falta de liderança. Tirando isso, não há realmente nada a apontar ao argentino.

      • Jose Osorio
        Posted Março 3, 2019 at 5:07 pm

        Também é preciso ter cuidado com o que Maradona diz, até porque muitas vezes fala do Messi cheio de azia. Não deixa de ser curioso que ele esteja sempre a mandar farpas e às vezes agressivas sobre 4 dos 5 melhores avançados argentinos da atualidade: Messi, Aguero, Icardi e Higuaín. Só o Dybala escapa e quando o ouço a falar fico com a sensação que o Carlos Tevez é o melhor ponta-de-lança do Mundo. E para continuar-mos a ser intelectualmente honestos temos que dizer que o Messi não teve sempre esse handicap, por isso é que é o segundo melhor marcador de sempre da Champions, e até há bem pouco tempo, nem muito longe do primeiro. Mas é por demais evidente que o jogador nas últimas 4 ou 5 épocas perdeu intensidade. E no período em que o Neymar esteve no Barcelona, até perdeu visibilidade. Mas neste blog (que gosto de ler por outros artigos que não este tema) têm um pouco o vício de hiperbolizar o jogador e um conjunto de leitores que aquando dos jogos com o Leganés ou o Levante vem para aqui fazer uma idolatria que não faz sentido nenhum. É um grande jogador, houve uma altura em que era claramente o melhor jogador do Mundo, já foi doutra galáxia mas nos últimos anos desceu à terra. E nos últimos anos tem vivido muito à custa de golos marcados contra equipas fracas e esta época está a ser mais um exemplo. Aliás não quero endeusar o Ronaldo, mas o ano passado, na última sequência de jogos consecutivos que fez para o campeonato antes de começar a ser poupado fez melhor média de golos por tempo de jogo que o Messi e estava já a apanhá-lo para a Bota de Ouro.

        • SenyorPuyol
          Posted Março 3, 2019 at 5:24 pm

          Para quem não gosta de ler este tema, acaba por ser bastante interessante que apenas tenha vindo aqui deixar uma posta (que tresanda de tão degradada que está) após um jogo que claramente não viu.
          É que se viesse falar no jogo da Copa, onde Messi, efectivamente não apareceu, até lia o seu comentário como uma reflexão mais do que legítima e até interessante!

          Mas depois do jogo de ontem… pronto, o seu comentário só deu para rir.
          Um bem haja e muita sorte para a sua digressão.

      • SenyorPuyol
        Posted Março 3, 2019 at 2:07 pm

        É você que abre o espectáculo do caro Jose Osorio? Por favor digam-me onde e quando vai ser!
        Já não dá para aguentar a vontade de assistir. ;)

    • Mike The Kid
      Posted Março 3, 2019 at 10:57 am

      Humor bom

    • SenyorPuyol
      Posted Março 3, 2019 at 10:29 am

      Pode sossegar os fãs de comédia e informar-nos onde é o seu próximo espectáculo?

  • Chico
    Posted Março 3, 2019 at 1:00 am

    O Real Madrid é um clube tóxico e já se sabe que, mais tarde ou mais cedo, os jogadores estrangeiros vão passar a odiados. Ronaldo foi a anomalia e fez bem em sair a tempo.

  • Kacal
    Posted Março 3, 2019 at 12:27 am

    Não vi o jogo, mas parece-me claro que o Real precisa de um treinador na próxima época e o plantel precisa de uma mini-revolução. As “vacas sagrada” têm que sair. Apenas ficariam o Ramos e o Modric praticamente, a meu ver. Marcelo, Kroos e Bale é para sair. É apostar mais na juventude com Reguillon e Vinicius Jr à cabeça. E investir forte em 3/4 reforços de “peso”. Mais o treinador. Barça é claramente superior como equipa e até mesmo como clube, vai fazer a dobradinha em Espanha e com toda a justiça. E penso que o Real fica pelo caminho na Champions na próxima ronda.

  • Knox_oTal
    Posted Março 2, 2019 at 11:57 pm

    Grande Barça!!!

    Uma pequena nota para o elevadíssimo nível de centrais que tem a França neste momento… Varane, Laporte, Umtiti, Lenglet, Kimpembe, Pavard, Zouma, Sakho e ainda os jovens Konaté e Upamecano, ambos do RB Leipzig, Malang Sarr do Nice ou Badiashile que desponta agora no Mónaco!!!! Incrível…

    • Daniel Alves
      Posted Março 3, 2019 at 12:51 am

      Onde é que a França não tem grandes jogadores neste momento?

      • PGDuarte
        Posted Março 3, 2019 at 9:29 am

        Mesmo ! A França vai estar nos jogos das grandes decisoes nas proxima decada.

        Aproveitando a tua pergunta: vou arriscar (e matem-me a seguir ahah) e dizer que a posicao de DE é a mais “fraca”, onde há Digne e Kurzawa, dois que particularmente nao aprecio, e depois os dois Mendy (o do City com a irregularidade em termos fisicos e o do Lyon que ainda tem de amadurecer um pouco mais).

        Ainda assim, muito dificil de responder a essa pergunta.

        • Daniel Alves
          Posted Março 3, 2019 at 6:30 pm

          Mesmo para defesa esquerdo pode adaptar o Sakho ou o Lucas Hernandez, se fo preciso. E mesmo esses que tu dizes são bons o suficiente para não serem considerados o ponto fraco.

          Arrisco que a França tem jogadores para ter um domínio maior do que a Espanha de 2008-2012.

      • Knox_oTal
        Posted Março 3, 2019 at 9:25 am

        É verdade, sem dúvida! Mas referia-me à abundância de opções! No centro da defesa é particularmente avassaladora, pois não vês a mesma abundância, nem pouco mais ou menos, nas alas defensivas por exemplo (na minha modesta opinião Portugal está melhor servido para as laterais).

        Ah… e ainda podia acrescentar Lucas Hernández do Atlético, esqueci-me dele… talvez por jogar mais a lateral esquerdo ultimamente, mas também é central de raíz. Ou outra jovem promessa que é Jean-Clair Todibo, que assinou recentemente pelo Barça.

        Saudações Desportivas

        • Daniel Alves
          Posted Março 3, 2019 at 6:29 pm

          Sim, a quantidade de opções para um lugar onde normalmente só jogam 2 é incrível. Até dá pena ver uns com tanto e outros com tão pouco. O Pavard por exemplo jogou no Mundial a defesa direito. É de facto muita gente.

  • Tiago Silva
    Posted Março 2, 2019 at 11:44 pm

    O Bale tem que sair do Real, não tem o apoio de ninguém lá, está com a confiança mais a baixo possível. Que regresse à Premier League.

    • Eusebio
      Posted Março 3, 2019 at 1:24 pm

      O Bale tem é de começar a jogar à bola. Um tipo que custou mais que o Cristiano e não teve 1/10 da performance em campo. Para além disso passa a vida lesionado.

      • Tiago Silva
        Posted Março 3, 2019 at 1:41 pm

        Isso de estar lesionado sempre, não sei se acredito… a verdade é que me parece que a equipa e os adeptos lhe estão a fazer a cama. Depois das declarações do Courtois e do Marcelo de dizerem que o Bale não convivia com eles, enquanto o Kroos por exemplo não faz isso também.

    • Knox_oTal
      Posted Março 3, 2019 at 9:28 am

      Exacto… é uma pena ver o Bale definhar naquele clube! Precisa sair para Premier, totalmente de acordo. Espero que o seu regresso aos Spurs se concretize! Um trio com Bale, Kane e Son, colocava ainda mais força no sonho do Tottenham em ser campeão…

      Saudações Desportivas

      • Tiago Silva
        Posted Março 3, 2019 at 10:09 am

        Eu queria o mesmo Knox_oTal! No Tottenham poderia relançar a carreira e poderia ser aquele elemento que falta para levar os Spurs para outro nível. Juntar Ali, Eriksen, Bale, Son e Kane seria um luxo, faltava apenas um 6 que enchesse o campo e permitisse ter tantos jogadores ofensivos em simultâneo (não me parece que o Dier seja esse jogador). Depois tendo o Sissoko poderiam rodar algum destes 5 elementos de forma a equilibrar a equipa e fazer uma gestão destes craques!

        • Knox_oTal
          Posted Março 3, 2019 at 9:04 pm

          Eu por acaso gosto imenso do Dier, não é por acaso que na sua ausência os resultados tem sido mais irregulares! Não será por ele que a equipa ficará mais fragilizada no meio-campo… E mesmo Winks e Wanyama (com ritmo!) são excelentes opções!

          Falta, lá está, o TAL elemento que ajude Kane a fazer a diferença e a elevar o nível competitivo. Bale por conhecer a casa seria o ideal!

          Também fico a torcer por um regresso dele e, consequentemente, por uma Premier conquistada pelos Spurs!

          Saudações Desportivas

    • Kacal
      Posted Março 3, 2019 at 12:31 am

      Concordo. Regresso aos Spurs ou rumo a Old Trafford! Queremos o velho Bale de volta e para tal precisa de tranquilidade, estabilidade, apoio de quem o rodeia e recuperar a motivação.

  • SenyorPuyol
    Posted Março 2, 2019 at 11:07 pm

    Como seria de esperar, jogo com muito menor qualidade na segunda parte onde se fez notar o desgaste físico, e sobretudo mental, que traz dois clássicos.
    Por sua vez, a primeira parte foi interessante de assistir.

    Solari perdeu o jogo ao colocar Bale, muito sinceramente não percebi a ideia.
    Do nosso lado, Arthur entrou e até passou muito despercebido, mas ter Rakitic na direita fez toda a diferença. E nem falo pelo golo, esse foi uma autêntica incompetência de Ramos. Ao croata dou-lhe o mérito de saber aproveitar.

    Em termos tácticos o Real jogou quase igual, mas a já referida entrada de Bale deu muita liberdade a Dembélé na direita. E o Real foi sendo muito desgastado pelo francês.
    Mais duas diferenças:
    – Benzema a jogar mais centrado e recuado foi uma aposta completamente falhada de Solari. Sem o trabalho do francês, houve muito menos espaço para Vinícius.
    – Modric começou mais avançado, e para mim estava a ser o melhor do Real, mas vendo os problemas que Casemiro estava a ter com Messi, Solari recuou o croata para a sua posição do jogo na Copa e o Real deixou de ter ligação de sectores. Kroos estava a ter um papel obsoleto porque Messi jogou mais centrado hoje e com isso o alemão podia ter avançado mais no terreno. Mas Solari lá terá tido as suas razões para não apostar nisso, quando o vi a tirar Kroos tão cedo, até acredito que o alemão não estivesse em condições para ter desempenhado um papel com mais desgaste. Quando Valverde (o do Real) entrou, veio desempenhar precisamente esse papel de ligação de sectores e conseguiu ser útil.

    Do nosso lado, flanco direito muito melhor apoiado desta vez, Roberto nunca esteve tão sozinho como Semedo na Copa e até pôde fazer incursões na frente. Razões? Na minha opinião, o tal posicionamento de Busquets que eu referi no outro jogo. Por acaso diferente do que eu tinha pensado. Na altura falei simplesmente de estar mais à direita, Valverde apostou em colocá-lo mais no meio dos centrais (sem chegar a fazer uma linha de três), e abrir Piqué mais para a direita, sendo que Rakitic recuava do flanco para uma zona mais central também. O que acabava por engaiolar Vinícius. Sendo que o posicionamento de Benzema até nos facilitou a tarefa.
    Em termos ofensivos, Rakitic não adoptou uma posição tão comprometida com o ataque como fez Roberto na Quarta-feira, e ao colocar-se em zonas mais interiores permitiu a Messi jogar mais por dentro. Depois o tal apoio lateral de Roberto, aliado à inteligência posicional e táctica de Rakitic foi essencial para descongestionar a zona onde se movia o argentino.
    Por último, Suárez a recuar muito mais, dando linhas de passe e permitindo-nos subir algo mais as linhas.

    Confesso que não gostei nada de ver a equipa depois do golo. Isso é que não é o Barcelona. Baixámos a intensidade, começámos a tentar sair de qualquer forma e o Real ganhou ascendente. Ganhavam quase todos os duelos e sempre que puderam procuraram a área. A nossa sorte foi que só conseguiam chegar lá com cruzamentos e o perigo foi muito menor que no jogo da Copa.

    Na segunda parte, voltámos mais concentrados e fomos controlando o jogo. O Real já estava demasiado frustrado para manter a cabeça fria e acabaram a atacar sempre em inferioridade numérica. Acabou por haver pouca história.

    Para mim:
    Melhores do Real – Reguilón, Modric e Vinícius.
    Melhores do Barça – Rakitic, Lenglet e Piqué (estaria até em primeiro se não fossem aquelas parvoíces que faz por querer picar o Bernabéu).

  • Joga_Bonito
    Posted Março 2, 2019 at 10:44 pm

    Histórica marca! Não sei se será caso único, mas duvido que haja algo assim nas rivalidades no futebol. O normal é o empate ou em favor da equipa da casa.
    O Real Madrid que não comece a pensar no que o galactismo fez ao madridismo e ainda vai ver o Barça a ter mais Champions que o Real para este acordar.

    • AndreADG
      Posted Março 3, 2019 at 3:32 am

      “No seculo XXI vai valendo as champions” ahaha que é só o troféu mais importante do futebol a nível de clubes. Eu hei-de morrer e o Real ainda terá mais champions que o Barcelona. E este domínio interno do Barça também deverá acalmar quando Messi pendurar as chuteiras, porque é um jogador único em 30 ou 40 anos. O Real precisa é de mudar o plantel, criar bases para o futuro, aceitar que este ciclo de sucesso já acabou. Isto até já devia ter sido feito esta época com a saída de Zidane e CR7. O pessoal fica logo todo eufórico mas esquece-se que no futebol tudo muda muito depressa.

      • Kacal
        Posted Março 3, 2019 at 12:24 pm

        Champions é prova de “mata-mata”, campeonatos são títulos de regularidade. Penso que já ficou provado qual o mais complicado. Quantas vezes vemos um vencedor diferente na Champions e quantas vemos num campeonato de topo? O Barça está a aproximar-se do Real a nível interno e ameaça ultrapassa-lo, é um facto. Mas concordo que sem Messi o domínio deverá diminuir e poderá haver mais equilíbrio. Obviamente o Real tem mérito nas Champions conquistados, mas não acredito que as conquiste com tanta frequência como o fez nos últimos anos daqui para a frente nos próximos anos. E o Barça nos últimos 10 anos quantos campeonatos, taças e supertaças conquistou em contraste com o Real? Parece-me óbvio o que quis dizer e o Real em provas de “maratona” tem sido bem fraco para o seu estatuto e grandeza. Concordo com a sugestão para o Real, mas é também preciso um treinador!! E talvez uma mudança de política de presidente.

        • Pablo
          Posted Março 3, 2019 at 4:29 pm

          Kacal mudaste o discurso? Até você a tentar diminuir os feitos do Real? Na champions jogam os melhores…

          • Kacal
            Posted Março 3, 2019 at 9:24 pm

            Não mudei o discurso, Pablo. O que sempre afirmei foi que o Real é o maior clube do Mundo e continuo a achar o mesmo, apenas digo que o Barça começa a aproximar-se e ameaçar este estatuto. Não mudei o discurso em nada. Na Champions jogam os melhores, mas são 13 jogos, enquanto num campeonato são 38, o triplo. Metade jogos fora, é óbvio que é mais complicado conquistar campeonatos. No “mata-mata” é bem mais possível haver uma surpresa. Mas não retira mérito ao Real. Mas achava que o Real era o maior clube do Mundo, continuo a achar.

      • Joga_Bonito
        Posted Março 3, 2019 at 11:44 am

        Quem é que esta eufórico? A minha euforia é só com a liderança do Maior de Portugal. Apenas constato que o Barça aproxima-se do Real.

    • Mike-UK
      Posted Março 2, 2019 at 11:02 pm

      Claro. Fazemos assim: o Barça, que não vence uma champions desde 2015, que vença então agora as próximas 8 edições consecutivas.
      É a forma mais rápida de termos essa conversa, e ainda assim está a 8 anos de distância.
      Mais ajuda a contextualizar?
      Que seja: quando o Barça venceu o seu primeiro título de campeão europeu, estava o Real mergulhado numa crise e ainda assim já contava com 7 títulos europeus.
      Entretanto, desde esse primeiro título do Barça, o Real já conquistou outras 7 ligas dos campeões.
      Desde o primeiro título do Barça, podia a conta ter começado do zero para vos ajudar, ainda assim o Real estaria por cima.
      Tenham respeito pelo Palmares sagrado do mais titulado campeão europeu da história quando se metem em bicos dos pés por favor.

      • Kacal
        Posted Março 3, 2019 at 12:29 am

        Só vale Champions? E o passado é isso mesmo… passado! Nos últimos 25 anos, a nível interno quantos campeonatos e Taças conquistou o Real, mesmo Supertaças? E o Barça? O Real foi o maior e melhor clube do século XX, mas no século XXI vai valendo as Champions.

      • felisbertom
        Posted Março 2, 2019 at 11:55 pm

        Hehehe a azia é tanta que até se baralhou nas contas.

        Não se preocupe, enquanto houver Messi tudo é possível ;)

      • Mike The Kid
        Posted Março 2, 2019 at 11:39 pm

        O Ronaldo já saiu, podes dizer que o barça é melhor

      • Joga_Bonito
        Posted Março 2, 2019 at 11:33 pm

        Primeiro apenas apoio o Benfica, o único amor da minha vida. No restante, apoio o futebol. Não apoio nem o Barça, nem o Real, mas apenas o SLB.
        Segundo. Acabei de dizer ao Tsubasa que o Real é o maior de sempre, onde é que viu algum desrespeito meu ao Real?
        Apenas constato o facto evidente que o Barça se aproxima do Real, o que era impensável há década e meia.
        Terceiro. As últimas Champions ganhas pelo Real foram à base de frangadas e paragens cerebrais de alguns GR e muitas polémicas. Não me gabaria muito disso.
        Quarto. O contextualizar serve para quê? Alguém disse que o Barça é maior que o Real? Apenas se constata que o Barça é neste momento mais que o Real a nível de estrutura e resultados, mesmo que Real seja maior historicamente. Vir dizer que o Barça tem de ganhar as próximas 8 seguidas para se igualar ao RM é brincar ao discurso, eu também podia dizer que o Real ganhasse todos os confrontos no Camp Nou nos próximos 4 anos para sentir o que era algo histórico. Ou dar goleadas sistemáticas com direito a baile anos seguidos. Que falácia é essa? Pega num momento histórico preciso para criar um castelo assente em areia, quando aqui o que eu e o Tsubasa estamos a dizer é que o Barça está a crescer e que pode ameaçar dentro de 20 anos o Real. Ou só porque o Real é hoje o maior de sempre, amanhã continuará a sê-lo? A história não para, é isso mesmo que friso dos dois comentários acima.
        Alguém se põe em bicos em pé? Você é que deve ter algo mal resolvido com o Barça, não sei porquê mas descubra.
        É tão absurdo o seu comentário quando a minha actual foto de perfil é de um dos jogadores icónicos do Real que é um dos meus preferidos de sempre, junto com Raúl.
        Enfim…

        • Pablo
          Posted Março 3, 2019 at 12:42 am

          Joga_Bonito o seu comentário foi um pouco defasado, o Real é o maior clube da história só que este ano as coisas não andam a funcionar bem. Vê estes últimos anos o investimento do Barça e compare com o do Real. E sobre ganhar os clássicos, o nosso Benfica também anda a perder mais com o Porto do que ganhar. Fomos humilhados no dragão, festejaram o campeonato na Luz e perdemos uma eliminatória quase ganha na Luz. Sem falar o minuto 92 do Kelvin. Então o Real está como o Benfica em relação ao seu rival.

          Também não entendi essa do Barça ter melhor estrutura do que o Real. O Barça teve o seu antigo presidente preso, a transferência do Neymar obscura e as atitudes que tanto criticam do Real (o caso do Malcolm).

          Portanto é ela por ela.

          Saudações Benfiquistas!!

          • Joga_Bonito
            Posted Março 3, 2019 at 12:59 am

            Mas eu não disse que o Barça é maior que o Real, apenas que nos últimos anos está mais forte no geral.
            Quanto à estrutura, apesar de todos terem sombras na sua direcção, eu referi-me apenas à gestão desportiva dos clubes, na qual a do Barça tem sido melhor.
            :-)

            • Pablo
              Posted Março 3, 2019 at 4:28 pm

              Sobre a parte de estrutura não nada de desportivo dito por si, e já agora fica mal diminuir as champions ganhas pelo Real nos últimos anos, sendo que o Barça já ganhou a champions e passou eliminatórias da mesma forma. Então que culpa tem o Real se o Karius deu um frango? Há imensos casos pelas conquistas do Barça também…

              • Joga_Bonito
                Posted Março 3, 2019 at 4:55 pm

                Apenas constatei lances polémicos, não vamos fingir que não existiram. Claro que os jogadores do Real não tiveram culpa, mas existiram.

      • SenyorPuyol
        Posted Março 2, 2019 at 11:11 pm

        Rennie, Gaviscon, Kompensan, etc.
        É só escolher caro Mike-UK.

    • Tsubasa
      Posted Março 2, 2019 at 10:53 pm

      Joga Bonito, talvez eu tenha induzido em erro na minha afirmação, no Bernabeu o Real continua a liderar largamente o frente e frente com o Barça, e o Barça tb lidera largamente no Nou Camp… Agora no somatório total dos jogos entre Barnabé, Nou Camp, Campo Neutro, é que 87 anos depois o Barça voltou a liderar tendo mais vitórias que o Real

      • Joga_Bonito
        Posted Março 2, 2019 at 11:01 pm

        Ah, obrigado pela correcção. Mas acho que a continuar assim, o Real está a pôr-se a jeito de ainda ver o Barça a aproximar-se cada vez mais. Ainda nem há 15 anos o Barça tinha apenas 1 LC, hoje é o que se sabe. O Real continua a ser o maior de sempre do mundo, mas o Barça está a crescer imenso e pode ameaçar dentro de uma década o Real (ao nível dos títulos internos) e a nível externo aproximando-se. Isto era impensável à 15 anos.

  • Mike The Kid
    Posted Março 2, 2019 at 10:39 pm

    Já se sabe que o bernabeu é o campo de treinos do Barcelona

  • Tsubasa
    Posted Março 2, 2019 at 9:41 pm

    4a vitória consecutiva do Barça no Bernabeu para o campeonato, nunca tal tinha acontecido nem no Bernabeu nem no sentido inverso do Real no Nou Camp…

    Dia histórico para o Barça, 87 anos depois volta a liderar o face to face frente ao Real Madrid

Deixa um comentário