Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bartomeu anuncia quem vai ser o treinador do Barça em 2019-20

Para mais tarde recordar? Se Valverde voltar a falhar na Champions não vai ser fácil manter o lugar. 

Nas últimas semanas especulou-se muito sobre a saída de Ernesto Valverde do comando técnico do Barcelona no final desta época, mas hoje Josep María Bartomeu, presidente do Barça, garantiu que o ex-Athletic vai continuar à frente da equipa em 2019-20. “Não temos dúvidas que Valverde será o treinador do Barcelona nesta e na próxima temporada“, disse o líder dos catalães ao Sport.

17 Comentários

  • johnny balls
    Posted Janeiro 17, 2019 at 10:01 am

    não gosto dele no barcelona. tacticamente o jogo afunila completamente, o 4-4-2 não funciona da melhor forma, defende mal e que o safa é que tem um plantel muito bom e o melhor do mundo. com ele a champions será sempre mais difícil porque quando chega uma equipa com bons jogadores e bem organizada, será sempre difícil ganhar. o que vale é que o messi este ano na champions está a dar tudo que tem

  • Kostadinov
    Posted Janeiro 16, 2019 at 2:23 pm

    Fala-se muito no Setién para o Barça, mas mesmo sendo um treinador que até considero superior e mais condizente com a matriz natural do clube, não acho que seja justa a apreciação que muitas vezes se tem feito ao trabalho do Valverde. Nem indo tanto ao excelente dado que o Kahl Drogo trouxe à conversa no outro post, a verdade é que o Barcelona tem praticado um futebol que, não deslumbrando, é muito competente e é normalmente o melhor que se vê em campo nos jogos da equipa. Acho que a grande diferença entre este momento e alguns anteriores era o ‘problema Suárez’, que de repente deixou de ser o avançado que todos conheciam para passar a ser um jogador mediano. Com a retoma da forma do jogador, o Barça melhorou e muito ofensivamente, a responsabilidade deixou de recair tanto sobre o Messi, e globalmente tenho gostado de ver a equipa. Se há coisa que aponto ao Valverde enquanto crítica é a sua aparente incapacidade para uma rotação adequada do plantel, o que pode claro ter efeitos ao longo da temporada. Mas para já nem sequer faz muito sentido falar em substitutos, porque não se pode apontar muito ao seu trabalho. Agora também é um facto que a prestação na Champions pode mudar este ponto de vista num futuro próximo.

  • SenyorPuyol
    Posted Janeiro 16, 2019 at 12:17 pm

    E espero que assim seja porque, em primeiro de tudo, confio nele, em segundo, acho que faz um trabalho excelente e em terceiro, neste momento não vejo mais ninguém no mercado mais indicado que ele.
    Guardiola não volta, acredito que Allegri só sairá da Juventus para treinar o Real Madrid, Pochettino nunca treinará o Barcelona, Sarri está em início de projeto, Blanc é uma incógnita e Machin só ganharia com continuar o seu progresso no Sevilla antes de assumir uma equipa ainda maior.

    Para mim, tacticamente o segundo melhor da liga (atrás de Simeone). Tem falhas na rotação e substituições, não nego isso. Mas fez muito bem àquele balneário.
    E a verdade é que a maioria das críticas que recebe apenas existem porque caímos em Roma, mas isso é a sina dos treinadores, a culpa daquela eliminação foi, por inteiro, dos jogadores, mas é mais fácil colocar uma pessoa debaixo de fogo do que uma dezena.

    • PauloDybala1O
      Posted Janeiro 16, 2019 at 1:03 pm

      Sétien ?

      • SenyorPuyol
        Posted Janeiro 16, 2019 at 2:11 pm

        Respondi em cima ao Fernando neves _36.

        Já agora, aproveito para acrescentar. Apenas não acho que seja o indicado, mas caso Setién chegue ao Barcelona terá todo o meu apoio!

    • Fernando neves _36
      Posted Janeiro 16, 2019 at 12:27 pm

      Não achas que o Quique Setien podia ser uma opção válida?

      • SenyorPuyol
        Posted Janeiro 16, 2019 at 2:07 pm

        Com toda a sinceridade, para mim não.
        Já me confessei, e continuarei a fazê-lo, como admirador de Setién, mas também o sou de Mendilibar ou Paco Jemez. Porque os admiro? Simplesmente pela postura das suas equipas, todas elas olham da mesma forma qualquer adversário, quer sejam melhores, quer sejam piores que eles, e isso é admirável, dá gosto ver qualquer equipa a jogar o jogo pelo jogo.

        Agora, não é só por uma ideia atractiva que vou considerar um treinador bom ou mau, vejo filosofia e qualidade como factores independentes. Por exemplo, considero Bordalás (Getafe) um dos melhores da liga e detesto a sua forma de jogar.

        Voltando a Setién, pessoalmente não o coloco entre os 5 melhores da LaLiga, nunca me propus a fazer um ranking mais estendido, mas provavelmente ficaria entre o 7º e o 8º lugar (para mim, volto a repetir).

        Aprofundando um pouco a minha análise sobre ele:
        – Excelente gestão de balneário.
        – Boa capacidade de comunicação, mas vejo-o menos confortável com a pressão do Bétis do que com a que tinha no Las Palmas. Na minha opinião, não aguenta o Barcelona.

        – Excelente transição ofensiva.
        – Transição defensiva competente.
        – Boas ideias para a criação, mas beneficiaria de uma fase de construção melhor alicerçada.
        – Péssimo momento ofensivo (Sanabria é muito mal aproveitado, por exemplo), tem muitas falhas na leitura dos jogos e com isso cai no erro de repetir várias vezes uma opção já bem controlada pelo adversário, o que o faz perder muito mais bolas em criação do que em definição e isso prejudica muito o Bétis, sofrem muitos contra-ataques por isso.

        Setién simplesmente leva a sua ideia a um ponto em que arrisca mais do que aquilo que pode controlar. É apaixonante, mas isso, por si só, não faz dele bom. Atenção que o considero bom, só não o acho assim tanto para “confiar” num Barcelona nas mãos dele.

        • Fernando neves _36
          Posted Janeiro 16, 2019 at 8:11 pm

          Obrigado pela resposta, é uma opinião bastante válida ?

        • O justiceiro
          Posted Janeiro 16, 2019 at 5:06 pm

          Antes de partilhar a minha visão, gostava só de realçar o seu contributo para os posts relativos ao Barça. Vê-se claramente que não só acompanha o clube como também percebe do assunto.
          Como adepto culé, e por conseguinte, dando uma especial atencão ao que se passa no clube, aproveito para partilhar aqui pela primeira vez a minha visão sobre este tema.
          1. É natural considerar que tudo o que veio depois de Guardiola não é suficiente, independentemente do sucesso desportivo. A verdade é que, excepção feita aos 2 médios e ao lateral direito e aos que continuam desde então (Piqué, Sergio e Messi), considero que o actual 11 tem mais potencial que o da altura de Pep. Isto estende-se ao resto do plantel, considero o plantel bastante completo, com muito talento para ser potenciado, ainda que não concorde com a política de contratações do clube: variadas soluções para o meio campo, úteis num esquema de rotatividade, e falta de soluções para a lateral esquerda e ponta de lança.
          2. Apesar desta qualidade e de ser adepto do clube, a grande (única) razão para eu ver hoje os jogos é para poder ver Messi e Sergio. E talvez Arthur. Também gosto muito de ver ter Stegen mas preferia vê-lo menos. E é aqui que eu acho o maior problema de Valverde. Acho que 80% dos jogos do Barça são enfadonhos, e não deveriam ser. Eu gosto do Barça mas gosto mais de futebol. Quem tem os craques que o Barça tem, deve tornar o futebol mais atractivo, algo que se reflectiu nas assistências da época passada, com uma diminuição de cerca de 10% se não me engano.
          3. Falando agora de uma perspectiva mais estratégica/táctica, o futebol é demasiado previsível. É verdade que sem Messi a equipa respondeu bem, mas penso que quando ele joga ele torna-se o centro de tudo e isso, em jogos de Champions, um “dia mau” dele tende a dar em mau resultado para o clube. Com Luís Enrique não jogávamos melhor nem pior, mas tínhamos Neymar, Suarez em forma e Iniesta com menos 3 anos que conseguiam atenuar esse “dia mau”. Se por um lado, o corredor esquerdo oferece largura e profundidade, por outro o direito oferece muito pouco ou nada (então esta época, com a péssima forma do Sergi ainda pior está). Quando joga Semedo, que teria tendência não só mais largura como acima de tudo mais profundidade, é raro vê-lo a arriscar na linha e chegar ao último terço. No entanto reconheço que este ano, do que tenho visto, está melhor nesse aspecto. O corredor direito tende muito a jogar com Messi e raramente explora a largura no último terço. Tirando as bolas de Messi para Alba é raro ver passes de ruptura, sobretudo pelo corredor contrário, onde haveria espaço para o fazer (faltam é soluções).
          4. Defensivamente, concedemos demasiadas oportunidades, não só em transição defensiva como, e mais preocupante, em organização defensiva. Tanto a 1ª linha de 4 pressiona mal, assim como os corredores laterais encontram-se constantemente mal posicionados.

          O comentário já vai longo, portanto vou concluir. Valverde cumpre, é verdade. Mas é o Barça. Não querendo ferir susceptibilidades, cumprir é para o Real e para o Atlético. Da mesma forma que não considero uma boa época se ganharmos a Champions mas não ganharmos o campeonato, não aceito custar-me ver grande parte dos jogos do Barça, por toda a previsibilidade e ritmo baixo que acontece durante a maior parte do tempo. Há excepções, tipo Tottenham, mas são muito poucas. Demasiado poucas. Não sei quem seria a melhor opção para o banco. Os jogadores gostarem de Valverde já é bom. Mas a qualidade de jogo, fica bastante aquém do que pode e deve ser feito. É apenas a opinião de alguém que gosta muito do clube e que gostava de chegar ao fim do jogo com a sensação de ter valido a pena “perder” 2 horas do meu tempo. Há sempre o City para equilibrar esses sentimentos. Saudações culés

          • SenyorPuyol
            Posted Janeiro 16, 2019 at 6:24 pm

            Excelente comentário!!
            Quanto ao primeiro ponto, sou suspeito, mas também acho que Puyol era melhor que Lenglet/Umtiti ;) De resto, concordo com tudo! E estou esperançoso que o overbooking no meio comece a ser resolvido.

            Sobre o segundo ponto, entendo. Pessoalmente, os jogos com Luis Enrique emocionavam mais, mas estes com Valverde dão-me muito mais gosto de analisar, ao nível tático é completamente diferente.
            Sobre o ser “enfadonho”, penso que simplesmente controlamos os ritmos, e esta época nota-se que andam em auto-gestão pela Champions. A minha opinião? Também não gosto que se “desvalorize” assim os jogos da Liga, sempre o disse aqui, a Liga será sempre a minha prioridade enquanto adepto, mas ambos sabemos que andam a pressionar demasiado o Barça por causa das Champions do Madrid, e Valverde e a equipa, já não têm outra opção que não seja o all-in nessa competição. Volto a repetir, não me agrada que as coisas se façam assim, mas entendo a posição deles.
            Na época passada, entendo que era ainda pior a questão do ritmo, devido a nos termos visto forçados a usar o 4-4-2, mas a redução da assistência também se deveu, em grande parte à situação da Catalunha em si.

            Sobre o terceiro ponto. A questão dos corredores, para mim, tem a ver com equilíbrio. Não vejo que isso seja um problema se o explorar do corredor esquerdo continuar a resultar.
            Mas sim, uma equipa organizada e com os recursos certos, é capaz de anular-nos, isso entendo. Mas também tenho visto em Valverde a capacidade de ler essas situações e procurar as respostas.

            Sobre o quarto ponto, tem toda a razão.

            Sobre o último parágrafo, acabei por dar a minha explicação para isso que aponta na resposta ao segundo ponto.
            Mas sim, entendo a preocupação, e adoro ver essa exigência num adepto do Barça, não pense que eu não a tenho, mas apenas faço um exercício de entender a posição deles.

            Obrigado por partilhar a sua perspectiva!
            Saudações culés!!

        • Dennis Bergkamp
          Posted Janeiro 16, 2019 at 4:12 pm

          Fantástico. Subscrevo absolutamente TUDO, neste comentário e no outro acima, e também sou grande apreciador de Sétien. És a prova que não é preciso ser “politicamente correto” nem tentar mostrar que sabe tudo sobre tudo, como alguns fazem, para ser um grande comentador, um dos melhores deste espaço. Abraço, SenyorPuyol

          • SenyorPuyol
            Posted Janeiro 16, 2019 at 5:44 pm

            Bem! Fico-lhe muito agradecido por esse comentário!! Muito obrigado mesmo!

            Já agora, saudades de Bergkamp!! ;)

            Abraço!

  • T. Pinto13
    Posted Janeiro 16, 2019 at 12:10 pm

    Quique Setien era uma excelente opção para o Barcelona.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 16, 2019 at 11:50 am

    O Valverde é muito curto para o Barcelona. Tem sabido gerir mais ou menos a equipa e gerir alguns egos, mas pede-se um treinador que meta esta equipa a jogar livre e com um futebol dominador e ofensivo, porque na minha opinião o Barcelona tem o melhor plantel do Mundo.

    • SenyorPuyol
      Posted Janeiro 16, 2019 at 1:39 pm

      Mas o que fazemos não é jogo dominador e ofensivo?
      Em termos estatísticos:
      Média de 2,48 golos por jogo (na Liga salta para 2.79) e golos marcados em 97% dos jogos
      Em relação aos dados disponibilizados pela liga:
      – Segunda equipa com mais remates (atrás do Eibar)
      – Equipa com mais remates enquadrados com a baliza
      – 87% dos golos marcados desde dentro da área (46, 4 deles de penalty). Mesmo sendo a equipa com menos cruzamentos da Liga.
      – Segunda equipa com menos tackles.
      – Equipa com mais passes (geral) da liga. Equipa com mais passes curtos. Equipa com menos passes longos.
      – Equipa com mais through balls (passes ao espaço/”a rasgar a defesa”), com o dobro da segunda equipa (Atlético).

      Por acaso não encontro valores médios de posse de bola.

      Em termos de jogo em si, defendemos normalmente com 8 unidades mais pressão de Suárez e Messi (esta com gestão), mas em termos ofensivos projectamos os dois laterais, mantemos, por norma, um único pivot e mantemos uma rotatividade das duas/três unidades por dentro do bloco adversário. Suárez normalmente também só se mantém fixo em fase de construção, mas em fase de criação, é raro ver unidades estáticas na frente de ataque (aliás, ainda recentemente critiquei esse jogo estático em Coutinho e depois congratulei o seu excelente jogo contra o Eibar, no qual voltou a oferecer mobilidade à equipa), com tudo isto, penso que mantemos, com sucesso, um mínimo quase constante de duas linhas de passe. Tudo isto, para mim, é liberdade, mas não sei se é a isso que se refere na questão do “jogar livre”. Porém, se se referir a liberdade criativa, com toda a sinceridade, também não vejo que esta falte. Pois no último terço ela existe, e é onde tem de existir (sob a minha óptica).

      Mas esta é apenas a minha visão, e é óbvio que não é, nem tem de ser, irrefutável, posso perfeitamente estar a analisar as coisas de forma equivocada ou sob um prisma errado, aceito e reconheço tudo isso. Não é minha intenção falar como se uma opinião diferente da minha fosse um ultraje.

      • Tiago Silva
        Posted Janeiro 16, 2019 at 2:08 pm

        Confesso que não costumo ver os jogos todos do Barcelona e com certeza que estás mais a par do teu Barcelona do que eu e até nem tenho visto os últimos jogos. Mas o que vi, principalmente na época passada, havia certos jogos em que o Barça se baseava no individual, nomeadamente no Messi, estava uma equipa sólida defensivamente , mas com poucas ideias ofensivas. É normal o Barcelona dominar as estatísticas este ano porque o Real está péssimo e o Atlético joga um futebol mais direto e objetivo e não costumam marcar muitos golos.

        Eu pessoalmente preferia ver o Sétien ou o Sarri neste Barcelona, já que o Guardiola parece-me impossível, mas reconheço qualidades no Valverde, só não o acho o homem indicado para fazer subir o nível do futebol do Barcelona.

        • SenyorPuyol
          Posted Janeiro 16, 2019 at 3:04 pm

          Apenas usei as estatísticas para refletir que o foco é atacar e controlar, não tinha o objectivo de comparar com os rivais.

          Quanto aos jogos do ano passado, sim, havia muito mais dependência nas individualidades, é certo. O sistema também levava a isso, mas foi a solução encontrada tendo em conta o plantel que tínhamos (Iniesta tinha que ser gerido e Dembélé e Coutinho apenas contaram na segunda volta).

Deixa um comentário