Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bayern vence Supertaça Europeia; Guardiola bate Mourinho e conquista 1.º título pelos bávaros; Vitória final (apenas nas grandes penalidades) sorriu aos alemães depois de um encontro bastante disputado, com Hazard, Ribéry e Cech em grande

Bayern Munique 2-2 (5-4 nas g.p) Chelsea (Ribéry 47′ e J. Martínez 120′; Torres 8′ e Hazard 93′)

O Bayern Munique conquistou a Supertaça Europeia, depois de derrotar o Chelsea, em Praga, nas grandes penalidades (5-4, depois do empate a 2 nos 120′), num encontro que marcou o regresso dos embates entre Mourinho e Guardiola.  O domínio dos alemães foi claro, embora sem grande objectividade, mas a organização, contra-ataque e posicionamento do conjunto inglês estiveram em destaque. Excelente partida, sempre com incerteza no resultado, que apenas foi decidida nas grandes penalidades onde os bávaros foram mais felizes, depois de Javi Martínez ter empatado o encontro já depois dos 120′. Esta conquista marca o primeiro título de Guardiola ao serviço dos alemães, depois de já ter desperdiçado a possibilidade de vencer a supertaça da Alemanha, enquanto que Mourinho adia, assim, o regresso às vitórias (o último título do português foi a supertaça espanhola com o Real Madrid), sendo que ainda não foi desta que venceu este troféu.
No que diz respeito ao encontro, o Chelsea fez o 1-0 nos minutos iniciais da partida, na primeira jogada ofensiva da equipa inglesa. Hazard cria o lance, Schürrle assiste primorosamente Fernando Torres, com o internacional espanhol a fuzilar Neuer para o golo inaugural. A formação de Pep Guardiola tentou responder, com Ribéry a testar os reflexos de Cech, mas os blues estavam, em virtude da liderança no marcador, claramente mais confortáveis no encontro. Muita organização da equipa orientada por Mou, sempre com as transições prontas aquando da recuperação de bola.  Domínio dos bávaros, com a posse de bola típica, apoiado num Ribéry bastante activo, perante uns londrinos mais pragmáticos e com as melhores ocasiões de golo. A segunda metade do encontro começou com mais pressão do Bayern Munique e… com o golo do empate. Ribéry dispõe de muito espaço na diagonal e, apertado por Ramires, atira forte para a igualdade. Depois do golo alemão, manteve-se o domínio do vencedor da Champions, desta vez com o Chelsea menos afoito no ataque. Robben ainda esteve perto de marcar à sua antiga equipa, mas depois os blues tiveram 3 excelentes oportunidades de fazer o 2.º golo. Primeiro foi Oscar a desperdiçar frente-a-frente com Neuer, depois de um erro tremendo de Dante, depois foi Ivanovic a falhar de cabeça, e de seguida David Luiz não marca porque o guardião adversário faz uma defesa fantástica. Antes do final dos 90′, Ramires foi expulso, no seguimento de uma entrada dura sobre Götze. No prolongamento, o Chelsea teve o título na mão, depois do golo de Hazard, aos 93′, mas no último minuto do encontro – e depois de muitas ocasiões desperdiçadas pelos alemães – Javi Martínez adiou todas as decisões para as grandes penalidades. Na marca dos 11 metros, o Bayern foi mais feliz, vencendo por 5-4 (Lukaku falhou o remate decisivo).

Destaques:


Bayern Munique – A equipa de Guardiola fez um jogo bem conseguido, muito melhor a partir da 2.ª parte (nos primeiros 45min sofreu com o contra-ataque inglês), com um domínio assinalável. Os bávaros, contudo, cometeram alguns erros defensivamente (falhas de Dante e passividade no golo de Hazard), que poderiam ter custado a conquista do troféu. Falta um pouco mais de objectividade ao jogo alemão, isto porque, por vezes, existe alguma cerimónia na hora de finalizar. Boateng e Dante estiveram algo inseguros, enquanto que Alaba fez um jogo verdadeiramente fantástico (deu profundidade ao flanco esquerdo durante os 120′). Javi Martínez trouxe outra segurança à posse de bola do Bayern e foi um dos responsáveis pela vitória final; Robben só teve alguns rasgos interessantes e Ribéry fez um jogo brilhante. Grande resposta do francês ao prémio de melhor jogador da Europa, ao ser o autêntico dinamizador do ataque bávaro. Mandzukic foi importante na batalha com os centrais, enquanto que Götze esteve pouco activo.

Chelsea – Jogo de esforço e luta por parte da equipa liderada por Mourinho. A 1.ª parte foi bastante interessante, com muita organização e intensidade, sendo que os blues tiveram as melhores oportunidades do encontro, apesar do domínio bávaro. Grande posicionamento defensivo que apenas foi derrubado no último minuto da partida, numa altura em que já se “celebrava” a conquista. Mesmo com a expulsão de Ramires, os ingleses estiveram coesos e o génio de Hazard quase levava a taça para Stamford Bridge. A dupla Cahill-David Luiz esteve impecável (apesar de alguma agressividade em excesso), e Ivanovic sofreu um pouco com as investidas de Ribéry. Cech fez uma exibição de classe mundial (a defesa ao livre de Ribéry foi um dos destaques da partida), sendo que Oscar fez uma partida assinalável a todos os níveis, sobretudo na ajuda defensiva. Hazard quase decidia a partida, depois de um grande golo (com grande “ajuda” de Neuer); Torres esteve muito bem na 1.ª parte, assim como Schürrle.

72 Comentários

  • fernando
    Posted Agosto 31, 2013 at 12:05 pm

    o mourinho se chorar mais ainda vai ficar desidratado. é incrivel num jogo que a unica equipa que tem razoes de queixa é o bayern o mourinho insiste em passar cá para fora que só não ganhou porque o arbitro não deixou. e depois ainda existem os seus disciplos que acreditam nisso. eu gosto do mourinho mas este discurso já começa a meter um bocadinho de nojo.

  • Paulo Almeida
    Posted Agosto 31, 2013 at 11:39 am

    grande jogo sem duvida, de louvar a intensidade nesta altura da epoca

  • Euclides!
    Posted Agosto 31, 2013 at 10:58 am

    Este jogo mostra que o Chelsea está preparado para bater-se com qualquer equipa Europeia, o facto de ter contratado dois jogadores como Etoo e Willian também lhe vai permitir jogar de forma diferente, com mais bola e em ataque mais continuado, mas no geral acho o Chelsea um sério candidato a ganhar o campeonato e a seguramente estará na disputa da Champions (meias-finais ou final).

    Hazard é um enorme jogador, assim que recebeu a bola com tanto espaço antevi que fosse fazer aquilo, recordei-me dos primeiros tempos do Cristiano Ronaldo, quando ainda não lhe faziam a marcação que fazem hoje, quando deixavam o Ronaldo receber a bola e só ter um na marcação e não 2 ou 3 como acontece hoje…

    Acho que Hazard é um nome a olhar para o futuro, quiçá estará aqui um provável vencedor da bola de Ouro nos próximos 4/5 anos.

    Quanto ao Bayern, não percebo porque quiseram mudar o que éra perfeito, o plantel é ainda relativamente jovem, embora os jogadores tenham todos grande maturidade, a equipa jogava com uma coordenação impressionante e arrasou praticamente tudo o que lhe apareceu a frente, tudo perfeito, poderiam dominar o futebol europeu durante mais 3 ou 4 temporadas, a semelhança de como fez o Barcelona…

    Em Espanha a esta hora está tudo contente por o Lukaku ter falhado o penalti só para dizerem que o Guardiola ganhou ao Mourinho, mas a verdade é que Mourinho deu baile a Guardiola durante todo o jogo, o Chelsea foi mais equipa, mais organizado e só não ganha nos 90 ou no prolongamento por manifesta falta de sorte…

  • Ricardo Ricard
    Posted Agosto 31, 2013 at 9:09 am

    O Bayern vingou o Benfica da final da liga Europa…

    Que exibição do Cech,incrível mesmo!!
    Sinceramente aquele Lukaku deveria ser castigado de alguma maneira,que penalty mais vergonhoso.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Agosto 31, 2013 at 2:20 am

    Vitória merecida da melhor equipa. O Bayern nem devia ter de passar pelos penalties. Felizmente, o Chelsea não ganhou a 3ª final consecutiva em que foi a pior equipa no terreno. Algum dia tinha de acabar a sorte!
    Mourinho mais uma vez lamentável. Queixar-se de uma expulsão evidente. Pensei que tivesse evoluído um bocado, mas fui um lírico. Aquele vai morrer assim.

  • Rui Bastos
    Posted Agosto 31, 2013 at 12:55 am

    Bem, provavelmente eu nem devia comentar isto. Não devia. Mas mesmo assim acho que vou tentar. Vi o jogo e saí de casa logo de seguida. Quando voltei, consultei, como faço regularmente aliás, as páginas relacionadas com desporto online. Vi que o Mourinho se queixou da arbitragem. Até aí, nada de anormal. Depois, numa das declarações, para bom entendedor, disse que as equipas de Guardiola são sempre beneficiadas(fazendo referência anteriormente ao Barcelona e ao Bayern actualmente) e que era um mártir por jogar sempre com 10. Coitado. Transmito desde já o meu apoio a Mourinho e a todos os seus familiares por ser constantemente prejudicado.
    Falando do jogo em si, o Chelsea (já que só falam de City e PSG) investiu perto de 100€ no mercado (penso eu, falando assim por alto) e no ano passado provavelmente investiu valor semelhante e tem um dos melhores e mais completos planteis da Europa. Não tentem argumentar que o Mourinho faz omeletes sem ovos. Sinceramente, admiro-o como treinador e como estratega, mas é ridículo que tenha sempre que encontrar desculpas, e que não consiga pôr uma equipa a dominar jogos contra equipas grandes.
    Agora, da parte do Bayern, penso que Javi Martinez a servir de "Busquets" acrescentou grande qualidade à equipa, e que não há um Messi para colocar a avançado falso/recuado com visão de jogo e finalização simultaneamente no Bayern e por isso vai ser bastante difícil implementar o Tiki-Taka de forma eficiente visto que não tem tanta superioridade numérica no meio campo. Mesmo assim, com este plantel e assim que todos estiverem recuperados, o Thiago vai pautar o jogo e aí vai ganhar outro ritmo. Kroos e Thiago com Javi na cobertura, parece-me um meio campo forte. Quanto ao vencedor, foi uma lotaria. Se o Chelsea ganhasse, era merecido. Mas ganhando o Bayern, não deixou de o merecer na mesma. Foram incríveis as equipas, cada uma à sua maneira. Agora queixar-se de uma gigante injustiça como Mourinho faz e fez regularmente ao longo de toda a sua carreira, pode ser adequado nalguns jogos, mas neste, em particular, não é.

    • Jorge Faria
      Posted Agosto 31, 2013 at 10:46 am

      A ideia de colocar esse meio-campo até é boa, mas colocar Bastian Schweinsteiger no banco não me parece que seja algo que vá acontecer.

    • luis
      Posted Agosto 31, 2013 at 1:26 am

      Bem observado. Ve-se que neste período já se vê a mão de Guardiola (para o bem e para o mal). No Chelsea não se vê nada da mão de Mourinho, mesmo com as aquisições. Por isso é que eu não percebo esta azia constante de Mourinho. Também li a marca e algumas páginas inglesas e todos os comentários vão nesse sentido. Que o Mourinho não consegue ter o domínio nestes jogos, que a aura em torno dele espaireceu-se e que estas declarações são no minímo patéticas.

      Quanto ao Bayern, o problema reside mesmo na finalização. Porque o Ribery embora tenha feito um grande jogo, não consgue materializar as oportunidades que vai acumulando ao longo do jogo. O melhor exemplo foi logo nos primeiros minutos em que este vai isolado e faz um remate inadmissível. Gosto particularmente de Alaba, um grande defesa esquerdo.

  • Miguel Martins
    Posted Agosto 30, 2013 at 11:05 pm

    Há pessoas que só devem ter visto o jogo no prolongamento, após o 2-1 para o Chelsea. É perfeitamente normal o Chelsea com menos um e em vantagem no prolongamento jogar mais na expectativa e a defender o resultado. Jogou contra uma equipa individual e colectivamente superior. O Bayern vai dominar nos próximos anos na Europa. Duas equipas diferentes, dois estilos distintos, mas com enormes qualidades. Grande jogo de bola, grande espectáculo…qualquer uma seria justa vencedora.

  • luis
    Posted Agosto 30, 2013 at 10:51 pm

    Eu já disse isto mais que uma vez. O mourinho especializou-se em por as suas equipas a não jogar futebol. Tenho muita pena uma equipa como o Chelsea passar o jogo todo em contra ataque com esta qualidade de equipa.

    PS: É muito mau para o futebol ver um jogador como o Ramires fazer uma falta que era para vermelho e só levar amarelo. Depois vem Mourinho queixar-se da arbitragem, ainda mais quando é benificiado em 2 penaltys no prlongamento.. Mas ninguém para esta loucura? Porque é que ele não é capaz de aceitar uma derrota?

    • Luís Borges
      Posted Agosto 31, 2013 at 12:17 am

      Não me lembro a 100%, mas tinha ideia que disse claramente que "passou a pior equipa".

    • filipe
      Posted Agosto 30, 2013 at 11:42 pm

      não foi bem assim luis borges, em manchester como ganhou e tinha sido ajudado(não se queixou do arbitro tipico) e depois disse que o manchester merecia tambem e repito também passar a eliminatoria mas que só podia ser uma e que apesar de terem jogado um pouco mal que até era justa a passagem do real.

    • Luís Borges
      Posted Agosto 30, 2013 at 11:34 pm

      Filipe, o mesmo Mourinho que na época passada reconheceu que não merecia ter passado na eliminatória frente ao Manchester United para a Champions (reconheceu que o Real foi inferior)?

    • Luís Borges
      Posted Agosto 30, 2013 at 11:25 pm

      Eheh, desculpa lá, não resisti. Mas sim, tenho que te dar razão em parte quanto ao que disseste. O Mourinho nunca foi um bom perdedor, o que é normal visto que tem uma carreira dotada de momentos vitoriosos. Mas nesta fase da carreira tem que ter um pouco mais de bom senso nestas situações.

    • filipe
      Posted Agosto 30, 2013 at 11:13 pm

      quando ouvires o mourinho a dar o merito á equipa adversaria por ter ganho, ou perder um jogo sem se queixar dos arbitros ou ganhar um e admitir que foi beneficiado é porque o mundo acabou.

    • luis
      Posted Agosto 30, 2013 at 11:11 pm

      Por acaso achei o Mourinho mais bem vestido que o Guardiola.

      Quanto ao Schurrle fez um bom jogo defensivo e fez a assistência para o golo. Reconheço isso, embora seja claramente um jogador que não aprecio.

    • Luís Borges
      Posted Agosto 30, 2013 at 11:03 pm

      Faltou-te o teu habitual elogio atencioso ao Schurrle.

      Ah, e reparaste no fato do Mourinho? Não se admite, o que era aquilo?

    • Reinaldo Ventura
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:58 pm

      porque nao sabe perder. Não é óbvio? Nunca soube

  • Luís Duarte
    Posted Agosto 30, 2013 at 10:47 pm

    Que grande jogo de futebol, com um vencedor injusto…11 contra 11 o Chelsea teve muito mais oportunidades de golo e só por total ineficácia não arrumou com o jogo logo nos 90 minutos, depois a jogar com 10 teve que recuar o bloco como é obvio, mas mesmo assim podia e merecia ter vencido

  • Kacal
    Posted Agosto 30, 2013 at 10:24 pm

    Grande jogo, boa intensidade, bom ambiente e duas equipas com grandes jogadores, o Bayern dominou em passes e posse de bola, mas, foi pouco objectivo e não conseguiu criar muito perigo, o Chelsea esteve muito bem defensivamente, principalmente o Cech e o David Luiz e depois tem um ataque com jogadores rápidos, talentosos e criam muito perigo e no contra-ataque criaram sempre muito perigo, depois no prolongamento só deu Bayern quase e tanto tentou, tanto tentou que acabou por marcar e nos penaltis é uma lotária, ganhou o Bayern, como podia ter ganho Chelsea.

  • Fábio Teixeira
    Posted Agosto 30, 2013 at 10:22 pm

    Só vi o prolongamento, mas é verdade que o Lahm começou o jogo a médio defensivo?

    • Luís Borges
      Posted Agosto 30, 2013 at 11:39 pm

      Mentira, vsn. O Lahm foi testado a médio interior direito em 3 partidas da pré-época. Em jogos oficiais, jogou sempre na sua posição de origem e onde é o melhor do mundo. A excepção foi o jogo de hoje, visto que não havia mais nenhuma (era arriscado colocar logo o Martinez que acabou de regressar de lesão…).

    • vsn7647
      Posted Agosto 30, 2013 at 11:33 pm

      Fabio teixeira o Lahm tem sido medio desde a pre epoca parece piada mas sim Guardiola tem 6 ou 7 opçoes para o miolo mas opta por o lateral …

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:57 pm

      O Badstuber acho que teve uma recaída e não joga mais esta época.

    • Jose Nuno Alves
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:48 pm

      Lahm

    • diogoribeiro
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:47 pm

      Quando o médio mais recuado é o Kroos diz muito sobre a equipa.

    • David Gomes
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:46 pm

      Lahm. rafinha a trinco era capaz de não dar grande resultado, digo eu…

    • Santos
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:43 pm

      Nem sempre foi Kroos, eles trocaram várias vezes para baralhar as marcações.

      Martinez veio de lesão, foi notória a preocupação depois daquela falta de David Luiz sobre ele, era agravar a lesão e perder o jogador. Acho que até foi um boa opção, não tendo Schweinsteiger nem Martinez (em condições) e com a saida de Luiz Gustavo…

      Eu teria apostado em Boateng, já fez a posição, e Dante-Badstuber para centrais.

    • Fábio Teixeira
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:42 pm

      Quem jogou a médio? O Lahm ou o Rafinha?

    • Luís Borges
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:28 pm

      O médio mais recuado era o Kroos. Não compreendi a aposta naquele meio-campo inicial do Bayern… Dois médios mais ofensivos que defensivos (Kroos e Muller) e um defesa direito. Mal o Martinez entrou, notou-se logo a diferença. É um jogador fulcral para esta equipa, no futuro o trio do Guardiola tem que ser Javi Martinez mais dois (Schweini e Kroos, possivelmente).

  • Luís Borges
    Posted Agosto 30, 2013 at 10:22 pm

    Este Chelsea tem muitas razões para sorrir. Deste onze, 9 jogadores jogaram na final da Supertaça Europeia do ano passado frente ao Atlético de Madrid (lembram-se do resultado?). Equipa já muito personalizada, com uma competência defensiva assombrosa (o Cahill e o Cole, por exemplo, eram dados como acabados nesta equipa, mas têm começado muito bem a época e fizeram uma grande exibição). Depois há muita irreverência no ataque.

    O Hazard é um prodígio, aliás, se há alguém parecido com o Ribery é ele. Neste momento é o "jogador mais" desta equipa, já nas primeiras jornadas da Premier League o tinha provado…
    O Oscar é já um dos melhores médios ofensivos do mundo, sendo que muitos o continuam a ignorar um pouco… Que maturidade, que classe! O Mata por exemplo perdeu espaço precisamente porque o Mourinho sabe que o espanhol rende verdadeiramente naquela mesma posição, contudo, optou pelo brasileiro, simples. Aliás, o facto do Óscar ser mais voluntarioso no capítulo defensivo também ajuda.
    Lampard: "young legs"? É unânime que o Gerrard é já dos melhores centro-campistas que a Inglaterra conheceu, o Lampard também já vai merecendo esse estatuto.

    Nota para o D. Luiz que nesta altura é dos melhores centrais do mundo, claramente, até pelo que tem vindo a mostrar desde a Taça das Confederações. O Alaba, esse, é o meu defesa-esquerdo preferido já de algum tempo. Tivemos também presentes os dois melhores guardiões… E o Cech hoje foi superior no confronto direto.

    • Jose rigido
      Posted Agosto 31, 2013 at 12:38 am

      O problema do Mata é so 1 e é um grande problema para mourinho é mto tenrinho e é mto menino a fazer-se a bola…se virmos estes jogadores q entraram no 11 titular sao jogadores mto disponiveis quer para a atacar quer para defender…e isso é algo q o futebol mundial cada vez mais necessita…os 10 magicos q so atacavam e q nada faziam nada defesa ja nao existem e mesmo os Pontas de lança sao cada vez mais os primeiros defesas da equipa…como tal nao me admire q perca lugar e q ate possa mesmo ser trasnferido…e pode-se criticar por isso? o q nao falta a este chelsea sao MO e extremos…

  • Santos
    Posted Agosto 30, 2013 at 10:08 pm

    Grande jogo!
    Estes jogos devem todos ir a 120 minutos.

    Bayern tem mais posse mas é menos objectivo e menos rápido que o Bayern do ano passado.
    Chelsea mantém muito do ano passado, defesa segura, ataque muito rápido, criativo e perigoso.

    Lukaku entrou muito bem no jogo, Dante no confronto físico nunca ganhou mas teve aquele azar no penalty. Foi pena para este jovem… 20 anos, que jogador.
    Ribery com moral alta pelo prémio mas contra Ivanovic teve dificuldades, não fosse Alba a ajudar na ala (ao contrário de Robben) e teria menos espaço para brilhar.

    Melhor(es) jogador(es): Cech e Neuer.

    • luis
      Posted Agosto 31, 2013 at 12:24 am

      e o hoje o bayern foi beneficiado por uma decisão correcta do arbitro (vermelho do ramires) ou isso só se aplica ao barcelona?

  • Diogo Nata
    Posted Agosto 30, 2013 at 10:00 pm

    Eu sei que Mourinho e português mas ele n devia ter tomado a decisão de mandar subir cada vez mais a claque do chelsea enquanto isso tomou um golo inesquecível na historia do futebol

  • Jose Nuno Alves
    Posted Agosto 30, 2013 at 9:57 pm

    Eu cada vez acho mais que não percebo nada de futebol.

    Todos os comentários que li até ao momento dizem que foi um grande jogo de futebol. Eu não sou da mesma oponião.

    Sou fã de Mourinho por tudo o que tem feito e ganho, mas não gosto do futebol do Chelsea. Fez-me lembrar quando foi jogar à defesa com o Barça e apanhou na pá! Depois, aprendeu e com um futebol mais positivo conseguiu contrariar o Barça e ganhar.

    Com a equipa que tem, tem obrigação de fazer mais, até porque se nota-se que este Bayern de Guardiola não está ao nivel do de Heynkes. A jogar de igual para igual, acho que podia ter melhor resultado… mas lá está, eu não percebo nada disto.

    • João
      Posted Agosto 31, 2013 at 12:04 pm

      "Não está ao nível" e "AINDA não está ao nivel" são coisas completamente diferentes. Não quer que lhe chamem estúpido, certo. Aprender a escrever ajudava

    • Anónimo
      Posted Agosto 30, 2013 at 11:56 pm

      Jorge Nuno Alves, jogar à defesa não significa necessariamente que não tenho sido um grande jogo de futebol. O jogo foi bem disputado, ambas as equipas criaram oportunidades com um jogo fluido, rápido, grandes defesas e emoção até ao fim. Se estes não são os ingredientes para um grande jogo de futebol então o que se joga em portugal nem sequer deve ser considerado futebol.

      Diogo Santos

    • diogoribeiro
      Posted Agosto 30, 2013 at 11:43 pm

      Reinaldo, lembra-se da expulsão desse jogo?

      Jose, o Chelsea teve muitas opurtunidades do jogo para um jogo contra o bayern. Por defender bem não significa que tenha de atacar mal. O chelsea atacou muito bem, por isso não percebo as críticas.

    • Jose Nuno Alves
      Posted Agosto 30, 2013 at 11:12 pm

      Pedro,

      Correcto, o "se nota-se" é um erro.

      O meu comentário é bem claro, é sobre a forma do Chelsea de Mourinho jogar e forma como acho que às vezes ele se acagaça, ou se preferir, joga simplesmente para o resultado. Eu posso estar errado, mas ao contrário da grande maioria dos comentadores não gostei do jogo, esperava mais.

      Parece-me obvio, que não estou a comparar o trabalho de Guardiola com o de Heynckes, apenas digo que o Bayern de Guardiola AINDA não está ao nivel do de Heynckes. Não é a essencia do meu comentário. Virem virgens ofendidas a defender o Guardiola e dizer que o minha comparação é absurda, para mim é como me chamarem estupido e isso eu não gosto. Posso não perceber muito disto, mas não tenho paciencia para certo tipo de gente.

    • Reinaldo Ventura
      Posted Agosto 30, 2013 at 11:01 pm

      o inter em camp nou sofreu 2 golos e seria eliminado mas o 2º golo foi invalidado erradamente.

    • Jose Nuno Alves
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:59 pm

      Diogo,

      Nesse jogo existia uma grande diferença em termos individuais. O Chelsea tem muito mais armas que o Inter dessa altura. Esse jogo foi uma lição de bem defender, mas acho que a este Chelsea pede-se mais.

    • Pedro Alves
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:54 pm

      Mas então porque comentou a sua ignorância? Não faz sentido nenhum.. e também tem ali um "se nota-se" se quer atirar-se aos outros dessa maneira..

    • diogoribeiro
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:46 pm

      Lembra-se do jogo do Inter em Camp Nou?

    • Jose Nuno Alves
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:28 pm

      Qual foi a parte do meu comentario que nao percebeste? O teu nivel de portugues é absurdo também?

    • ACSilva
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:23 pm

      Comparar o futebol de Heynkes e Guardiola, quando este tem 2 meses de trabalho, é o mínimo absurdo!

  • Diogo Nata
    Posted Agosto 30, 2013 at 9:56 pm

    Eu sei que Mourinho e português mas ele n devia ter tomado a decisão de mandar subir cada vez mais a claque do chelsea enquanto isso tomou um golo inesquecível na historia do futebol

    • diogoribeiro
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:45 pm

      david gomes, queria que o chelsea fosse atacar de igual para igual com o bayern para depois levar 7-0 como o barça?

    • Hugo
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:11 pm

      Ele simplesmente pediu mais apoioaos adeptos, numa altura em que a pressão do Bayern era muito forte. Infelizmente não conseguiu ganhar…

    • David Gomes
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:08 pm

      também não gostei. equipa de topo que é equipa de topo não joga na retranca. eu só vi o bayern a jogar, o chelsea nunca fazia mais de 6/ 7 passes seguidos

  • Schmeichel
    Posted Agosto 30, 2013 at 9:54 pm

    O Petr Cech merecia ganhar a taça. Agora o Chelsea a meter-se todo dentro da área e sem ninguém a sair para pressionar o homem da bola pôs-se a jeito.

  • Perfeito
    Posted Agosto 30, 2013 at 9:47 pm

    Grande jogo de futebol, entre duas grandes equipas. Foi um pouco mais aberto do que esperava, mas considero que um jogo assim só poderia mesmo ser decidido em penalties. O Bayern, naturalmente teve mais posse, mas o Chelsea defendeu bem e nunca descurou o ataque.

    Do lado do Bayern, nota-se que a equipa ainda sente alguns problemas neste modelo de jogo (ao nível da decisão, principalmente), mas tiveram mais bola e acreditaram até ao fim. Pela positiva.. Ribéry, pois claro. Que grande jogo do francês a todos os níveis, a justificar o facto de ter sido considerado o melhor jogador da Europa. Alaba também esteve em grande (incrível capacidade física para fazer o corredor inteiro), apoiando muito bem o francês, enquanto que Kroos foi o mais esclarecido do meio campo (as ausências no sector fizeram-se notar). Pela negativa, Dante (vários erros) e Robben, que esteve muito apagado.

    Do lado do Chelsea, Mourinho tomou uma postura um pouco diferente daquela que tinha tomado em Manchester e por pouco não deu resultado. É claro que passou vários períodos do jogo a defender, mas teve sempre a baliza dos bávaros em mira. De destacar a exibição da dupla Cahill-David Luiz, que foi quase intransponível, assim como de Cole, que anulou por completo Robben. Cech foi fundamental no prolongamento, Lampard foi incansável no meio campo, enquanto que Hazard espalhou magia. Pela negativa, Ramires, que foi expulso de maneira infantil, e ainda Ivanovic, que apesar de ter apoiado bem os centrais, sofreu muito frente a Ribéry.

    Em suma, um grande jogo de futebol sobretudo e que valeu bem o tempo dispendido.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 30, 2013 at 9:47 pm

    Cech a fazer relembrar os tempos em que era o melhor do mundo!

    Grande jogo de futebol, ambas as equipas mereciam a vitória

    • Paulo Almeida
      Posted Agosto 31, 2013 at 12:28 pm

      para mim o melhor gr do mundo estava na outra baliza

    • Luís Reis
      Posted Agosto 30, 2013 at 11:57 pm

      Sim, mas acredito que podia ter feito mais no primeiro golo do bayern, foi surpreendido na altura do remate do Ribery quando ja tinha sido várias vezes visado anteriormente.

    • diogoribeiro
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:44 pm

      Se não for o atual do mundo atualmente, é o 2º melhor.

  • Anónimo
    Posted Agosto 30, 2013 at 9:41 pm

    O Riberry fez um inicio de segunda parte enorme…
    O Chelsea precisa de um Ramires com mais intensidade porque aquele meio-campo nao tem funcionado e nao estou a falar apenas deste jogo!!!

    Renato

  • Rabensandratana
    Posted Agosto 30, 2013 at 9:39 pm

    Grande espectáculo de futebol!!!
    Jogos assim valem a pena ser vistos, muitas oportunidades de golo, grandes jogadas, bons golos e espectaculares defesas.
    Melhor em campo Franck Ribéry, mas que jogador cada vez sou mais fã, deste francês que jogador de equipa.
    Petr Cech, Ashley Cole, Eden Hazard e Óscar estiveram muito bem.
    Vitória inteiramente justa e merecida por parte dos bávaros, os alemães têm um pendor ofensivo muito forte. Finalmente conseguiram um empate ao terminar o jogo, fez-me lembrar a final perdida contra o Manchester United.
    Espectacular o público alemão, para mim são únicos, a equipa a perder e os adeptos fervorosos sempre a apoiarem , 5 estrelas e grande atmosfera.

  • diogoribeiro
    Posted Agosto 30, 2013 at 9:38 pm

    Sou o único que acha que o Chelsea tem mais razões para sorrir do que o Bayern?

    • diogoribeiro
      Posted Agosto 31, 2013 at 3:05 pm

      O que estou a tentar dizer não é que em todos os jogos se ande a dar porrada para tentar magoar intencionalmente os adversários. O que estou a dizer é que quando se joga contra equipas superiores há momentos do jogo onde tem de ser fazer falta ou a equipa é castigada.

      Acha que o Chelsea sem a agressividade que mostrou hoje, com 10 jogadores 35 minutos empatava com o bayern no ultimo minuto? Acha que o atletico empatava com o barça sem ter a agressividade que teve?

    • diogoribeiro
      Posted Agosto 31, 2013 at 3:02 pm

      Claro que não sou adepto da cacetada como é óbvio e nunca disse isso nos outros comentários. Agora se acham que neste jogo o Chelsea deu porrada, não percebem nada de futebol. O futebol é um jogo de contacto, se não gostam de contacto, vejam ténis.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Agosto 31, 2013 at 2:12 am

      Diogo Ribeiro: então é adepto da cacetada? As faltas são para ser feitas? Não. As faltas existem, é verdade, mas são um desvio ao jogo, uma violação das regras que é consequentemente punida. É óbvio que quando há uma sucessão de infracções, ou faltas graves, o castigo é acrescido. Seja no Bayern – Chelsea ou nas suas batalhas campais.

    • Johnny W.
      Posted Agosto 31, 2013 at 1:05 am

      gil materazzi nao era medio e nc foi considerado grande jogador. gattuso e gravensen apesar de jogadores agressivos tem qualidade bastante diferente. Tenho pena que não se saiba elogiar o trabalho defensivo. O futebol não é so ataque. O Mou reconheceu que o bayern tinha melhor equipa e fez um jogo notavel. Nao fosse a perdida incrivel de oscar ou a bola a trave de ivanovic e estariamos aqui a gabar a tatica incrivel e o genio de Mou. A que reconhecer valor tbem quando se perde. Talvez o meu comentario seja faccioso mas abomino o futebol de Pep com aquele dominio e posse exagerado e a cerimonia toda para rematar. Nao tenho a certeza que seja ideal na liga alemã. Da equipa que deu 7 ao barcelona esperava se bem mais…

    • gil
      Posted Agosto 30, 2013 at 11:32 pm

      tem razao o futebol é um desporto de contacto e se há faltas são para ser feitas, mas esquece-se de uma coisa que existem cartoes e que tambem são para ser mostrados e muitas vezes os arbitros com o medo(imprensa,treinadores adversarios,de estrgar o espectaculo) perdoam entradas barbaras como se viram hoje por exemplo.

      é muito simples se existe uma falta para amarelo no 1ºminuto é para dar e mais nada, e não andar constantemente a perdoar, e depois essse jogador acaba o jogo com 5/6 faltas e sem amarelo. ou aquelas jogadas que o jogador leva amarelo por acumulaçao de faltas e logo a seguir tem uma entrada dura para amarelo e o arbitro perdoa, porque lhe tinha acabado de dar 1, isto é que é errado

      e sabe porque é que agora esses são os melhores medios porque cortam os lances sem cortarem as pernas aos adversarios como faziam os gattusos,materrazis,gravensens etc etc.

    • diogoribeiro
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:43 pm

      deve ser muito novinho… se ja alguma vez viu um jogo antes de 2000, aí era limpinho. antes os melhores médios eram os essiens, gattusos, makeleles, etc. agora são os busquets e os javi martinez.

      Futebol é um jogo de contacto e se há faltas é para serem feitas. Querem que os jogadores do chelsea deixam o ribery e o robben ficarem de frente para a defesa e causem desequilíbrios?

      Devia ver um jogo das distritais de cá do norte para ver o que é porrada.

    • diogoribeiro
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:40 pm

      marcos lopes, o seu comentário também tem muito de positivo. Faço-lhe uma vénia.

    • marcos lopes
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:14 pm

      tem. deu muita porrada e só foi um jogador para a rua. positivo.

    • Santos
      Posted Agosto 30, 2013 at 10:01 pm

      Eu acho que deveria ter ganho. Neur salvou várias vezes o 1-3.

      Hazard vai ser o protagonista deste Chelsea, já o tinha dito no jogo do Manchester, leva a equipa para a frente com objectivo e velocidade.
      A expulsão marca o jogo, no bom e no mau, porque foi desde esse momento que o Chelsea ficou mais perigoso.
      Acho que Mourinho ainda terá que trabalhar mais neste Chelsea porque em 90% dos jogos vai ter que assumir mais as despesas e não pode jogar assim.

      Mata poderá ser importante, mas não neste tipo de jogo.

    • Jose rigido
      Posted Agosto 30, 2013 at 9:48 pm

      eu tambem acho q sim…em relaçao a este bayern…honestamente nao é possivel melhorar com o treinador anterior para mim a equipa ja tava a dar o max possivel para uma equipa de futebol…intensidade, agressividade, tecnica, posse de bola velocidade…alias cilindrou a "melhor equipa do mundo" mas de longe e mostrou q é de longe a melhor do mundo…na minha opiniao isto foi uma equipa do mesmo genero…penso q ao chelsea ainda falta ali um ajuste no meio campo…se calhar mais um jogador…sera necessario…

      mas em tempos do q o ataque produz ja foi um jogo á Mourinho equipa fechada e solida atras e mto mto forte nos contra ataques e nas transiçoes…enquanto tava 11 para 11 o bayern pode ter tido mais bola mas as melhores oportunidades sao do chelsea a coisa so disfarça ja no prolongamento e o bayern acaba merecer o empate pelas oportunidades criadas no fim do prolongamento…

      quanto aos penaltys ganha quem tem sorte e frieza…

      perderam a 2 anos contra o chelsea ganharam este ano…acontece…apesar de tudo tenho a certeza q o chelsea sai convicto na sua equipa e no seu treinador…pq ja se nota uma evoluçao notavel no futebol da equipa

    • luis
      Posted Agosto 30, 2013 at 9:39 pm

      sim.

  • Ângelo
    Posted Agosto 30, 2013 at 9:37 pm

    Grande jogo. Só gostava que o David Luiz recebesse o destaque que merece.

  • NFM
    Posted Agosto 30, 2013 at 9:37 pm

    aquele penalty de lukaku nao foi pessimo foi a seguir…

    grande jogo de futebol sempre em grande intensidade…

    azar para mourinho ao sofrer o golo aos 121 m e depois aquel penalty ridiculo de lukaku

Deixa um comentário