Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bayern verga o Barcelona e ganha vantagem nas meias-finais da Liga dos Campeões; Catalães saíram de Munique goleados, sem criar uma oportunidade de golo (Messi foi uma nulidade) e precisam de uma reviravolta histórica; Bávaros foram muito superiores, demonstraram a força da dinâmica alemã e tiveram Martínez, Muller e Dante em destaque

Bayern Munique 4-0 Barcelona (Muller 25´ e 82´, Gomez 49´e Robben 73´)

O que podem Guardiola e Gotze acrescentar a este super-Bayern? Nunca esta geração do Barça (a que domina o futebol mundial há 5 anos) tinha sido vergada desta maneira. Os catalães foram apáticos, uma nulidade ofensivamente (Messi foi “engolido”),  não tiveram intensidade muito menos capacidade física, e saíram de Munique goleados (4-0) por um conjunto bávaro impressionante (incrível a qualidade defensiva, táctica, velocidade, e dinâmica ofensiva da equipa de Heynckes). Uma goleada justa (os números podiam até ter sido mais escandalosos), que premeia a superioridade do Bayern e que, a menos que aconteça uma reviravolta épica em Camp Nou, irá resultar num fim de ciclo (o Tiki-Taka esgotou, e algumas das suas figuras, principalmente Xavi estão claramente na curva descendente).

Num jogo em que o árbitro foi igualmente protagonista  e com duas partes distintas (o Barça teve uma posse consentida na 1ª, mas na 2ª só deu Bayern), destaque para a força do Bayern (desde o início da época que o VM tem enaltecido a qualidade do plantel e desejava este confronto de estilos), para as excelentes exibições de Javi Martínez (os 40 milhões foram um exagero, mas é claramente um dos melhores médios defensivos do Mundo e hoje provou isso com um jogo de grande nível: esteve em todo o lado, e com a sua capacidade física não deu espaço ao futebol catalão), Dante (muito seguro na defesa) e Muller (2 golos, uma assistência e ainda uma participação activa no 3-0 com um bloqueio), e para as prestações de Robben (excelente golo, mas algum egoísmo), Alaba (vai ser o melhor lateral esquerdo do Mundo e hoje juntou à segurança defensiva uma excelente assistência), Gomez (mais voluntarioso que é habitual deixou novamente a sua marca com 1 golo), e Lahm/Schweinsteiger (os 2 pilares da equipa, sempre com um rendimento muito acima da média). Do lado catalão, ninguém se destacou pela positiva, já pela negativa foram vários os jogadores em evidência: Messi nada acrescentou, Xavi está a milhas do que foi, Alba teve uma atitude imbecil (atirou a bola à cara de Robben), Pedro e Alexis quase não participaram no jogo, e Dani Alves (sempre controlado por Ribéry) não deu a profundidade habitual.

89 Comentários

  • João Vitorino
    Posted Abril 23, 2013 at 8:36 pm

    Aquela do Jordi Alba a atirar a bola à cara do Robben foi uma vergonha.

    • Rodrigo
      Posted Abril 23, 2013 at 9:43 pm

      Concordo e ja nao e a primeira vez que o Alba tem atitudes destas. Deve andar a ver se faz companhia ao Busquets…

    • justiceiro
      Posted Abril 24, 2013 at 12:32 am

      A atitude de Alba é vergonhosa e merecia vermelho.Agora não se vai generalizar porque mourinho e pepe tiveram piores e continuam a ser defendidos

    • João Lains
      Posted Abril 24, 2013 at 12:51 am

      Este Barcelona está muito fraquinho, a campanha arrasadora na primeira metade da temporada (enquanto Tito esteve a comandar a equipa), deixava indícios para que o Barcelona mantivesse todo este domínio e qualidade, e penso que esse é um facto determinante no desfecho da temporada.

      Xavi, tem dado mostras que está a entrar na fase descendente da carreira (33 anos), Puyol já não tem lugar no onze inicial, o próprio Villa já não é o mesmo jogador. Acho que já começa a ser altura de dar o papel que merece e alguma responsabilidade no futuro deste Barcelona a Fàbregas, que passou a ser considerado um mero jogador desde que se mudou, e que apesar das críticas tem números muito interessantes (90 jogos, 28 golos, 34 assistências, tempo de jogo equivalente a 67 jogos completos). É necessário reforçar o eixo da defesa para fazer face aos problemas físicos que afectam todos os centrais, ano após ano.

  • Santos
    Posted Abril 23, 2013 at 8:36 pm

    QUE MASSACRE!

    Só uma amostra do mau perder é a quantidade de amarelos que o Barça teve, sem falar dos que não foram mostrados e a falta de desportivismo depois do 3-0.

    MASSACRE! Sorte não sair de lá com a mão-cheia.

    • João Santos
      Posted Abril 23, 2013 at 11:18 pm

      Para não falar dos 3 golos 'ilegais', diria!
      Se fosse em Portugal, caia o Carmo e a Trindade; Mas como é na Alemanha, todos se calam.
      Naturalmente, no futebol quem manda é o árbitro e não se deve perder tempo a falar de arbitragens, certo?

  • D_scp
    Posted Abril 23, 2013 at 8:37 pm

    O melhor jogador do mundo onde andou? Só joga amanhã mesmo..

    • Sérgio Filipe
      Posted Abril 23, 2013 at 9:39 pm

      Bem metida Sr D_Scp

    • Filipe
      Posted Abril 23, 2013 at 9:57 pm

      O melhor jogador do mundo, quando faltam xavi e, sobretudo, Iniesta, é uma autêntica nulidade. Pensavam eles que, tendo vergado o pior milan da história e um conjunto francês com bons jogadores, já eram novamenteos principais candidatos à champions. Lembro também só que o Ronaldo, a jogar quase sozinho, sem iniestas, marcou 2 golos a este bayern e tornou a coisa bem mais equilibrada do que este "super" barça.

    • tiago
      Posted Abril 23, 2013 at 11:25 pm

      só um cego é que nao ve que é exactamente ao contrario, que basta o messi nao estar bem para o barcelona não jogar mada. e essa do ronaldo anda lá sozinho deve ser para rir, o ozil que é o melhor assistente da liga deve jogar no sevilla, o alonso e o benzema devem ser do malaga, di maria, higuai, kedhira devem ser jogadores do santa-clara

    • Filipe
      Posted Abril 24, 2013 at 8:04 am

      Tiago, isso é como a história do ovo e da galinha, se não tiveres consciência da Evolução natural das espécies.
      Xavi e Iniesta não jogam nada sem Messi, ou Messi não é nada sem Xavi e Iniesta?
      Tendo visto os últimos clássicos, e percebendo que o Iniesta foi sempre o melhor do Barcelona, então parece-me que é a segunda. Quando falta um dos dois magos, a história já não é a mesma. Se faltam os dois, dá erro de casting!

  • Ângelo
    Posted Abril 23, 2013 at 8:38 pm

    Esperava uma vitoria do Bayern mas não por estes números.
    O Barcelona esta em baixo de forma enquanto que o Bayern esta imparável.

  • Xiqinho @
    Posted Abril 23, 2013 at 8:39 pm

    O Guardiola vai ter um grande peso nos ombros se este Super-Bayern ganhar a Champions !

    Quem se fica a rir é Jupp Heynckes que mesmo sabendo que no final da época se vai embora pode ganhar tudo e ainda se rir do presidente do Bayern

    • Euclides!
      Posted Abril 23, 2013 at 9:08 pm

      Sinceramente, não tenho nada contra Guardiola, mas duvido muito que consiga
      ter na liga Alemã o mesmo sucesso que em Espanha, são conceitos e culturas de futebol completamente distintas, Faz-me impressão uma equipa que claramente nos últimos 2 anos era a melhor da Europa, que este ano ganhou o campeonato alemão com tanta facilidade e se prepara para tentar novamente ir a final da Champions queira mudar de treinador…

    • Jose Nuno Alves
      Posted Abril 23, 2013 at 9:28 pm

      Completamente de acordo Euclides.
      A acrescentar que os espanhois são uns nabos em linguas e não vai ser nada facil ao Guardiola transmitir as suas ideias(seja em ingles/alemão/ou com um tradutor) que já por si podem chocar com a cultura existente.

  • Rodrigo
    Posted Abril 23, 2013 at 8:39 pm

    Jogo tremendo do Bayern de Munique, a equipa que melhor futebol pratica na actualidade no futebol europeu. Muito merito para Jupp Heynckes, montando uma grande estrategia, sem medo de esperar pelo Barcelona com as linhas recuadas e desferindo ataques letais na resposta a posse de bola catala.

    Jogo tremendo de toda a equipa bavara, levando a pior exibiçao de sempre que me lembro de ver deste Barcelona (depois de outra em Milao). A equipa catala arrastou-se em campo (fantasmas como disse o Freitas Lobo), nao criou nenhuma oportunidade de golo e levou um banho de bola em Munique como a muito nao via numas meias-finais da Champions.

    Messi inexistente, Alexis e Pedro nem apareceram no campo, Busquets nao recuperou as bolas que costuma recuperar e a defesa levou com a avalanche ofensiva do Bayern, ja que o resto da equipa nao defendia (algo que no Bayern nao acontecia, ja que a defesa começava em Gomez).

    Humildade, força, talento, tecnica, mentalidade vencedora e qualidade sao as palavras que definem esta equipa do Bayern. Grande jogo de Martinez, Dante, Muller (um poço de força) e dos alas Ribery e Robben, fortissimos nos contra-ataques e na ajuda a defesa.

    Enfim, um fim de ciclo parece estar a vista no Barcelona e adivinha-se um Bayern na final, ja que esta vantagem sera extremamente dificil de suprir por parte dos catalaes.

    • Anónimo
      Posted Abril 23, 2013 at 9:17 pm

      falas num aspecto importante. a ajuda dos médios no processo defensivo. o Iniesta e o Xavi são jogadores para ter bola e nunca para defender. hoje ao Barça faltou um plano B. um duplo Pivot com Busi e Song, por exemplo. com a capacidade de desdobramento do Bayern e a velocidade nas transições o Barça sofreu e sofreu porque defendia com poucos homens e com homens pouco efectivos no processo defensivo. o futebol do Barça enche-me a vista mas precisa de como tudo de algum tipo de reformulação. as equipas preparam-se cada vez melhor e o Barça não pode unicamente tocar à espera de encontrar um espaço para criar uma situação de finalização. precisa de alternativas na forma de jogar e de alternativas em termos de opções no plantel. o pior central do Real dava um jeitaço ao Barça. a aposta na cantera á fantástica mas o futebol actual exige equilíbrio e o Barça no planeamento desta temporada não olhou ao equilíbrio porque exigia-se obrigatoriamente um central e o Barça não o comprou. próximo ano prevê-se um ano de mudanças. entrará um GR, Hummels e Neymar, seguramente. o Barça precisa de sangue novo.

      Dragão 86

    • Jose Nuno Alves
      Posted Abril 23, 2013 at 9:31 pm

      A falta do plano B torna-se evidente, quando já estão a perder 3-0 e aquela especie de treinador não faz substituições.

    • carlos
      Posted Abril 23, 2013 at 10:36 pm

      Exatemente.
      Eu penso que este Barcelona já deu o que tinha a dar e acho que terá que mudar de sistema. Para além da falta de planeamento do plantel, uma das razões para o baixo rendimento nesta época é a idade de Xavi que já vai pesando um pouco. A outra poderá ser a falta de motivação dos jogadores que se pode dever um pouco à ausência de uma presença assídua de liderança (o seu treinador).

      E, sinceramente penso que o Barcelona terá de contratar um treinador a sério capaz de implementar um novo sistema tático para aliar as qualidades de Messi e Neymar da melhor forma. Isto porque este tiki-taka só funciona com Xavi e Iniesta ao melhor nível, caso contrário adeus supremacia e a equipa fica completamente exposta.

  • Nuno
    Posted Abril 23, 2013 at 8:42 pm

    Holly s##t!!!!

    Aquilo foi um verdadeiro massacre!!! O Guardiola, se for esperto, nem mexe. Fica tudo como está. E o pior é que o Bayern tem quase 2 equipas. Gomez no banco, Kroos para lá vai, impressionante. É a força do futebol alemão, muito baseado na formação e no mercado interno.

  • Paulo Miguel
    Posted Abril 23, 2013 at 8:42 pm

    Espero muito sinceramente que o Guardiola não faça do Bayern um Barcelona versão2.0 com o seu tiki-taka.. Este futebol do Bayern é soberbo!

  • Anónimo
    Posted Abril 23, 2013 at 8:43 pm

    Resultado normal, já esperava que o Bayern ganhasse, apostei em 3-0 mas ficou 4, o barça nao tem equipa po Bayern, Messi mais uma vez nos jogos a doer=0..
    Resultado peca por escasso face ao ataque demolidor do Bayern

    João Pimenta

    • rui
      Posted Abril 23, 2013 at 10:16 pm

      messi nos jogos a doer 0 ? mas marcou nas 2 finais que ganhou, não eram a doer ? quem salvou o barcelona com o psg ? querem o que milagres ? ele nem fisicamente apto ta e queriam que ele fintasse a equipa toda do bayer, que ajudasse a defender, que criasse jogadas tudo sozinho ele é humano.

  • Helder
    Posted Abril 23, 2013 at 8:43 pm

    Ja era previsível depois do psg por pouco não eliminou o Barcelona, acabou o ticitaka, e ainda bem porque aquele futebol era chato demais, este bayer e uma grande equipa e vai ganhar esta champions com alguma facilidade.

    • André Filipe
      Posted Abril 23, 2013 at 9:08 pm

      se o real passar duvido… numa eliminatória o bayern era capaz de ganhar mas numa final as equipas de mourinho não perdoam e motivam se como ninguém. Alem disso o real é neste momento claramente melhor que o Barcelona que ta no seu pior momento de forma dos últimos 5 anos… não nos enganemos pela pontuação q se o real jogasse assim todo o campeonato como esta a jogar agora tinha ganho a la liga de caras

  • António Viriato
    Posted Abril 23, 2013 at 8:47 pm

    Guardiola do mais oportunista que existe! Vale zero! Quando pegar numa equipa difícil e fizer história aí sim terá mérito. Isto de andar de equipa top em top é muito fácil…

    • Helder Ferreira
      Posted Abril 23, 2013 at 9:01 pm

      Não concordo, o Guardiola quando chegou ao Barcelona, a equipa tinha acabado em 3º lugar, e ele correu as estrelas, como o Ronaldinho e o Eto'o, e transformou o Barça na (quiçá) melhor equipa de todos os tempos, e com um futebol de alta qualidade (na altura).

      Agora quanto ao Bayern, também estou curioso para ver o que faz…se com o Heynckes ganhou 4-0, com o Guardiola tem que ganhar por 5 ou 6 hehe.

    • João Lains
      Posted Abril 23, 2013 at 9:47 pm

      Lá estão vocês! Visão de Mercado por favor expliquem a esta gente que o Eto'o fez parte da equipa do Guardiola e que foi das peças mais importantes na época 2008/09 com mais de 35 golos apontados em toda a temporada!

      Como é que ninguém se lembra do trio Henry, Eto'o, Messi.

    • tiago
      Posted Abril 23, 2013 at 10:21 pm

      joao lains ele pegou numa equipa que tinha ficado em 3ºlugar a 18/20 pontos do 1º(e jogava lá o eto).ele chega revoluciona o plantel, saiem ronaldinho, deco por exemplo vai buscar 3 jogadores aos b e mete o barcelona a jogar como nunca se viu e ganha tudo logo no 1ºano. acha que nao tem merito ? acha que os jogadores sairam e entraram sozinhos no plantel ? que era o xavi que os ensinava a jogar o tiki-taka ? só falta dizer que o guardiola só la estava para ir as conferencias.

    • Helder Ferreira
      Posted Abril 23, 2013 at 10:24 pm

      Peço desculpa pela imprecisão…mas calma, é verdade que fez parte da 1ª equipa do Guardiola, mas já na altura ele queria o Eto'o fora do Barça.

    • João Lains
      Posted Abril 24, 2013 at 12:34 am

      Não há nenhum problema caro Helder, foi só uma correcção.

      Tiago mas onde é que eu retiro mérito ao Guardiola? Transcreea algumas das minhas palavras que o comprovem! Eu nem sequer falei do Guardiola, só corrigi outro comentador, por amor de deus não tenho de lidar com a tua desilusão desta noite. A sério, li o meu comentário várias vezes e ainda não percebi que ligação é que tu fizeste, ridículo.

  • osvaldo
    Posted Abril 23, 2013 at 8:47 pm

    Se o bayern contratar mais um jogador tipo Eric Dier , Carrillo , e Kompany poderá ter equipa para ser das melhores do mundo..estes tres jogadores poderiam nao integrar o 11 inicial mas acrescentariam muita qualidade..
    Eric Dier custaria por volta dos 18M
    Carrillo custaria por volta dos 25M
    Komapny custaria por volta dos 35M

    • Cazorla
      Posted Abril 23, 2013 at 9:02 pm

      Sem dúvida, carrillo é o jogador que o Bayern precisa. 25 milhoes é um pechincha. Eu diria nunca menos de 60 milhões. Robben e Ribery sentadinhos no banco a ver o peruano (que só é suplente no sporting porque já se sabe que a equipa do Sporting é poderosíssima) a destrocar! Era fantástico.

    • Rodrigo
      Posted Abril 23, 2013 at 9:03 pm

      Nao queira tirar ja o Dier e o Carrillo do meu Sporting, ja que ainda tem de evoluir para valer esses 18 e 25M, que ainda assim seriam muito bem vindos nesta altura em Alvalade.

      Parece-me que Kompany ou Hummels (outra facada no rival) tem de ser contratados para jogarem com o Dante ou o Boateng, enquanto que com a contrataçao de Gotze parece-me que a equipa nao precisaria de mais nada, a menos que hajam saidas.

    • João Gomes
      Posted Abril 23, 2013 at 9:04 pm

      E então se se esforçassem e ainda conseguissem garantir o Diogo Salomão, o Joãozinho e o Bojinov, aí sim, teriam equipa para ser das melhores do mundo de certeza!

    • Euclides!
      Posted Abril 23, 2013 at 9:05 pm

      Quem é que lhe disse que esses jogadores estão a venda?

    • Carlos
      Posted Abril 23, 2013 at 9:09 pm

      ó osvaldo reduz um bocado o que andas a consumir que isso tolda-te os pensamentos.

      Ao Bayern falta um Beckham ou um Ronaldo, um verdadeiro fenómeno cultural mundial que seja o principal produto de marketing dos Bávaros já que em campo não há ninguém melhor do que eles.

    • Rui Pedro
      Posted Abril 23, 2013 at 9:09 pm

      Eu não sei mas espero bem que estejas a ser irónico. Nem Dier (pelo menos para já) e muito menos o Carrillo íam para lá fazer alguma coisa. Essa do Carrillo é piada para todo o mundo rir! e ainda por cima por 25M !!! Á com cada uma…

    • Bruso
      Posted Abril 23, 2013 at 9:11 pm

      Carrillo 25M??
      Nota-se que tem um conhecimento bastante avançado de futebol.

    • ZiP
      Posted Abril 23, 2013 at 9:13 pm

      Sinceramente não percebi se está a falar a sério ou a ironizar!

    • Anónimo
      Posted Abril 23, 2013 at 9:38 pm

      O Hummels, para além, de uma facada no Dortmund (mais uma), seria um regresso a casa, visto que o Hummels foi formado em Munique, embora tenha saído relativamente cedo para o Dortmund, onde ganhou a notoriedade que hoje se conhece.
      Saudações
      Crow

    • Santos
      Posted Abril 23, 2013 at 9:40 pm

      Mas que raio de conversa.
      Contenham-se com ideias malucas, isto não é FIFA.

    • Rodrigo
      Posted Abril 23, 2013 at 9:46 pm

      Anonimo, Hummels era perfeito, ate porque e um central bom tecnicamente e com capacidade de passe, algo que o Guardiola aprecia. Alem disso, e formado no Bayern, e alemao e seria mais um da espinha dorsal da Mannschaft na Baviera. Era uma grande contrataçao, mas acho que acabara por chegar o Kompany.

    • Anónimo
      Posted Abril 23, 2013 at 10:01 pm

      De facto, a única pecha, se é que existe alguma, nesta equipa do bayern é o colega de Dante, visto que este parece-me indiscutível, na medida em que sai muito bem a jogar, talvez por tanto no standard como no gladbach, ter actuado múltiplas vezes a lateral.
      Apesar de tanto Boateng como Badstuber não serem totalmente toscos nesta tarefa, parece-me que apresentam pouca segurança, pelo que até Van Buyten tem vindo a ser aposta neste lugar, ele que é claramente o mais fraco em termos técnicos aliado ao facto de já não ser nenhum jovem e não apresentar a velocidade de outros tempos (se é que alguma vez a teve)
      Kompany e Hummels, parecem-me ambos boas opções. Hummels parece-me ter mais classe e melhor saída de bola, mas concordo contigo Rodrigo, parece-me mais provável a entrada de Kompany, na medida em que, apresenta um carisma e uma personalidade que de certo modo posso comparar com a de Puyol(claro pode não sentir a camisola da mesma maneira que o catalão, mas daquilo que observo, parece-me ser daqueles que mais sente a camisola do city e não é inglês), poderia ser um excelente complemento de liderança em relação ao Lahm, além de que apresenta excelentes qualidades quer a nível da velocidade, da capacidade de antecipação e do desarme
      Saudações
      Crow

    • carlos
      Posted Abril 23, 2013 at 10:39 pm

      De mais osvaldo. Isso foi para rir com certeza :)

    • Manuel F. Almeida
      Posted Abril 23, 2013 at 10:57 pm

      O autor do primeiro post está a falar a sério?
      Se está, estimo pelas suas melhoras.

      Como é que há pessoas tão alheadas da realidade. A serio, acredita mesmo?

      Nem no carcavelos FC tem lugar esses pernetas!

    • Filipe
      Posted Abril 24, 2013 at 12:31 am

      Mais piada tem: o Kompany vale só 35M? Se os outros valem 18 e 25 acho que o Kompany neste momento já atingiria o valor das centenas.

      P.S: Acho que o Dier vale de caras mais do que o Carrillo também.

    • Anónimo
      Posted Abril 24, 2013 at 12:36 pm

      Garay ou David Luiz serao boas contratações…
      Tambem Phill Jones podera ser boa opccao, e não esquecer Dede
      Kanjy

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 23, 2013 at 8:48 pm

    Wowww…Tinha apostado na vitoria do Bayern mas nunca por estes números…que tareia…Prevejo uma grande final entre Real e Bayern…se o Real ganha a Champions e o Cristiano não ganha a bola de ouro…é o fim do mundo…

  • Apenasfutebol
    Posted Abril 23, 2013 at 8:50 pm

    Mas que grande lição de futebol. Controlar a posse de bola não é sinónimo de golos não sofridos nem de golos marcados..

    O resultado diz tudo..

    Cumprimentos

  • Redboy
    Posted Abril 23, 2013 at 8:52 pm

    Vitoria incontestável do bayern, anulou completamente o grande barcelona que talvez esteja só fora de forma ou talvez esteja a acabar a era do tiki taka, espero que seja a segunda porque já não há pachorra para os espanhóis.
    Este bayern a continuar assim vai ser muito difícil de parar para qualquer equipa

  • Rui Amaral
    Posted Abril 23, 2013 at 8:53 pm

    Javi Martinez !!!

    Posicionamento – 100

    Melhor Medio Defensivo do Mundo!!!

  • Euclides!
    Posted Abril 23, 2013 at 8:55 pm

    Já tinha previsto esta situação, o Barcelona actualmente é uma equipa que vive demasiado do virtuosismo de Iniesta e Messi, estes dois jogadores não estão em grande forma, a dinâmica da equipa esta temporada claramente baixou, conseguem fazer a diferença contra clubes Espanhois, mas como se viu nos duelos contra o Real Madrid e outras equipas Europeias, o Barcelona já não apresenta o "andamento" da temporadas anteriores…

    Contra o Bayern não é sequer apenas uma questão de má forma, o Bayern tem uma super equipa, que é muito forte em termos físico/tácticos, sendo que não estou nada surpreendido com este resultado, excepto os 4-0, porque pensei que o Barcelona ainda conseguisse levar o jogo para a Catalunha com ambições de virar o resultado, não tiveram qualquer hipotece, hoje viu-se o que não é um treinador, e o que é um modelo de jogo desgastado, o tiki-taka esta a começar a pagar o facto de toda gente já saber como joga a equipa, o Xavi também não está a ficar mais novo, em suma, o Barcelona não consegue meter outra mudança, anda ali no seu jogo, na sua velocidade normal, mas ao contrário de outras épocas em que conseguia asfixiar os adversários com posse de bola e intensidade esta temporada só se tem visto virtuosismo de Messi e pouco mais…

    já podiam perfeitamente terem sido eliminados nos oitavos pelo Milan, podiam também ter caído com o PSG, caiem pela certa com o Bayern…

    Quanto a outra Meia final, estou convencido que o Real Madrid actual vai ganhar ao Dortmund com mais facilidade do que as pessoas julgam, a equipa já meteu o "input" champions, já não estamos em Outubro, e os jogos desta meia final vão ser completamente diferentes da primeira fase, o Cristiano Ronaldo também esta agora em melhor forma assim com outros jogadores, depois há ainda o factor Diego Lopez, que dá maior segurança defensiva a equipa no geral, esta transferência do Gotze também pode fazer mossa na coesão da equipa do Dortmund, mas creio que vai ser uma eliminatória espectacular, com golos para ambas as equipas e no final passa o Madrid estou convencido.

    Uma nota final: jogar com jogadores a 60% com diagnósticos reservados é suicídio, espero que a recuperação do Messi não seja afectada por esta situação, há N casos de jogadores que deram cabo da carreira por não terem tido calma nas recuperações… hoje viu-se que não vale a pena forçar, o Barcelona teria sido muito mais competitivo com 11 jogadores a correr a 100%, com Villa no banco, não se compreende que só tenha feito substituições depois do 4-0, mau demais…

  • DC
    Posted Abril 23, 2013 at 8:57 pm

    É claro que Gotze irá acrescentar qualidade ao Bayern, ao Bayern ou a outra equipa qualquer se fosse o caso.
    Grande vitoria…Nunca esperei ver este Barça encher o saco, mas estava enganado XD

  • Anónimo
    Posted Abril 23, 2013 at 9:00 pm

    Daniel Alves

    O Bayern matou o Barcelona…é só isto. Agora é fazer um jogo sério em Camp Nou e esperar para saber quem os acompanha à final…Não sei o que o Barcelona vai tentar fazer em casa mas se se descuida atrás ainda apanha outra em casa. Este Bayern joga de todas as maneiras enquanto o Barça só sabe o tiki-taka.Se não funcionar eles não dão a volta.
    Se os alemães ganham tudo (e para mim são favoritos a fazê-lo, depois de hoje ainda mais) Guardiola vai ter um grande peso nos ombros. Ainda vão inventar Taças para ele ganhar mais alguma :P

  • Lagartão
    Posted Abril 23, 2013 at 9:02 pm

    Ainda iamos na fase de grupos e já me parecia a mim que este Bayern seria um sério candidato a ganhar a LC este ano. Sinceramente a jogar a assim o Bayern é o principal favorito. Que mais poderá fazer Guardiola para o ano, este Bayern é simplesmente brutal!

  • Ric
    Posted Abril 23, 2013 at 9:04 pm

    Acertei no meu prognóstico e até nem me enganei muito nos números. Venceu a equipa do momento! Guardiola tem trabalho muito fácil pela frente. Fabulosos!

    • Ric
      Posted Abril 23, 2013 at 9:10 pm

      Se o Bayern vence a Champions, vai ser certamente uma das maiores injustiças da história do futebol o heynckes ser "corrido" do bayern depois de uma época deste nível. O homem é um bocado mal-amado e acho que ninguém se importa muito com isso, mas chega a ser revoltante.

  • Tiki-Taka Boring
    Posted Abril 23, 2013 at 9:05 pm

    Como se diz o tiki taka esgotou e esperemos que o bayern nao opte pelo boring football(termo dos adeptos do arsenal que eles usavam antes da entrada de Wegner) com a entrada de Guardiola.Se eu fosse o presidente do Bayern contatava-o para adjunto para prevenir uma saida do Jupp Heynkes e se a saida se confirmasse colocava-o na posição de treinador principal

  • Bruso
    Posted Abril 23, 2013 at 9:09 pm

    Excelente jogo do Bayern. É por praticar este tipo de futebol que o estádio está sempre cheio. Muita velocidade no ataque, pressão alta, e uma equipa que consegue alterar a velocidade de jogo quando quer (ora joga rápido, ora descansa com troca de bola). Sinceramente não sei o que Guardiola pode adicionar a esta equipa, mas tem obrigação de pelo menos manter este nivel.

    Destaques do jogo:
    Barcelona: sentiu muito a falta do Mascherano ou Puyol (Bartra para além de erros defensivos falhou dois golos em lances de bola parada). Já foi admitido pelos jogadores e hoje ficou provado que esta equipa sem Messi cria muito perigo à baliza adversária (Neuer foi espetador hoje). A média de alturas desta equipa é baixa e neste tipo de jogo isso é fulcral.

    Messi: é normalissimo que a equipa seja super-dependente do Messi, mas se quer chegar a algum lado precisa de alternativas válidas, porque o Barcelona hoje teve uma exibição ridicula ofensivamente.

    Dante:joga tanto à bola. Central com muita classe com a bola no pé, forte no jogo aereo, forte na antecipação, rápido. Tem tudo o que se pede de um central.

    Martinez/Schweinsteiger: Martinez fez um jogo enorme na 1ªparte. Gigante na pressão e com uma condução de bola excelente. Desceu na 2ª após ver o amarelo, e apareceu Schweinsteiger. Anulou completamente o ataque do Barça, e apareceu muitas vezes a apoiar o ataque. impressionante a disponibilidade fisica destes dois jogadores.

    Ribery e Robben: uma das razões para esta vitória foi a capacidade defensiva que estes dois emprestaram à equipa. Era sabido que os laterais do Barça são muito importantes na dinâmica ofensiva da equipa e foram anulados perfeitamente. Para além disso estes dois deram toda a sua capacidade ofensiva à equipa. Muita velocidade na condução de bola, muita criatividade, e grande poder de decisão.

    Alaba/Lahm: Alexis e Pedro não tiveram o comportamento do Ribery e Robben e estes dois tiveram muito espaço para atacar. Não se fizeram de rogados e exploraram muito bem o espaço.

    Gomez: pouco em jogo mas lá fez o golinho nos 70minutos em campo. manteve a média.

    Muller: quando olho para este jogador parece me sempre que lhe falta alguma coisa para chegar ao top mundial, mas depois vejo-o no campo e chego à conclusão que já lá está e tem tudo para continuar a subir ainda mais.

    • Jpc
      Posted Abril 23, 2013 at 11:40 pm

      Concordo, que jogão que este Bayern fez, os extremos Ribery e Robben ainda devem estar rebentados do jogo que fizeram de defesa/ataque. M-a-g-n-i-f-i-c-o.

  • Anónimo
    Posted Abril 23, 2013 at 9:12 pm

    Nunca vi uma equipa a secar tão bem o Barcelona como este Bayern hoje, gostei muito do jogo, acho que este ano, o Bayern tem lugar praticamente garantido na final, a não ser que aconteça algo muito estranho.
    Para mim o Guardiola, não vai acrescentar nada a esta fantástica equipa de futebol, quanto ao Gotze, acho que tomou uma má decisão, temos um sistema tático de 4x2x3x1, sendo que o Gotze a médio centro, na opinião não rende, nas alas temos Robben, Ribery e ainda Shaqiri, eo Bayern joga com o falso 10, chamado Muller, que é um jogador fantástico, já para não falar na concorrência de Kroos!!

    Ricardo Costa

    • Jorge Faria
      Posted Abril 23, 2013 at 11:12 pm

      A época é muito longa e exigente. Se a rotatividade do plantel for feita corretamente (como acredito que vai ser), todos esses jogadores que o Sr. referiu irão ter muito tempo de jogo.

  • Bruno
    Posted Abril 23, 2013 at 9:34 pm

    1 – Não sou nenhum hater de Messi (é um mega craque, como todos sabem), mas a verdade é que o astro argentino este ano, em todos os jogos (pelo menos desde Novembro) de elevada exigência competitiva não fez praticamente nada, muitas vezes uma autêntica nulidade. Um super talento destes não pode aparecer apenas nos jogos em que o Barça é muito melhor equipa que o adversário. Tem que ser mais regular no que diz respeito aos grandes jogos.

    2- Este Barça mais uma vez demonstra que defensivamente está muito vulnerável (a transição defensiva era das maiores virtudes do Barça de Guardiola, e este ano nunca foi a mesma, sendo que nestes últimos meses está muito má) e que ofensivamente só consegue criar desequilíbrios através dos dribles de Messi e Iniesta. E como é óbvio, quanto mais dependente de acções individuais, menos capaz se torna a equipa. Por muita qualidade que tenha este ou aquele, o futebol é o jogo em que mais importa o colectivo, e este Bayern é o exemplo perfeito (ou muito perto disso) da importância da força colectiva.

    3 – Não me parece que o tiki-taka tenha o fim anunciado (embora Xavi e Puyol estejam no fim), acontece que quem acompanha o Barça percebe que era normal que isto acontecesse. A equipa esteve sem líder durante uns meses, não treinavam com exigência, nos jogos não tinham grandes desafios, jogavam sem intensidade, mas acabavam por ganhar (apesar de sofrerem golos com quase todas as equipas). Até que levaram forte e feio do Madrid no seu estádio (mais o desastre de San Siro, onde o Barça não criou uma única jogada de perigo) há umas semanas, a partir daí soou o alarme. Todos em Barcelona percebiam que a equipa já não era a mesma, defensivamente fraca e ofensivamente uma enorme dependência de Iniesta e, sobretudo, Messi. Este Bayern era claramente favorito, não foi nenhuma surpresa. A ausência de Tito parece-me ter sido fundamental para a descida de rendimento da equipa.

    4 – Não sei porque ainda não se deram conta que a contratação ode Guardiola não se deve propriamente ao futebol da equipa (não porque ele mas porque Heynckes não dava/dá motivos para não continuar). É uma grande jogada de marketing, pois a liga alemã é subvalorizada e o Bayern sente que com Pep ganhará um estatuto diferente em termos mundiais. O Bayern quer colocar-se no mesmo patamar de Madrid e Barça em termos de reputação/prestígio/fama, o que lhe quiserem chamar. E claro, Guardiola sabe que é um óptimo sítio para começar a sua aventura no estrangeiro, pois nos próximos anos têm o campeonato ganho e um grande plantel para vencerem a Champions.

    • Anónimo
      Posted Abril 23, 2013 at 10:17 pm

      Subscrevo quase na totalidade a tua análise, no entanto, Messi não aparece porque fisicamente está muito abaixo de outras épocas e mesmo assim apostam nele, porque existe a quase obcessiva necessidade do barcelona de colocar messi em campo e este de jogar. Nota-se claramente que o astro argentino está fora de forma e que a arma ,outrora, infalível dos catalães, chamada messi está a falhar na pior altura para o barcelona, no ano em que à excepção do campeonato, nada corre bem em Nou Camp
      Saudações
      Crow

    • Bruno
      Posted Abril 23, 2013 at 10:43 pm

      Crow, ninguém obriga Messi a jogar todos os jogos (inclusive em más condições), asseguro-te que é ele que insite em jogar (até há aquele caso o ano passado num jogo da Taça que o Guardiola o pôr fora dos convocados e ele no dia do jogo disse ao Pep que queria jogar e, como ele é o "rei" do Barça, acabou por jogar). É que não foi este jogo (mesmo a 100% nunca poderia nada, pois neste momento o Bayern é muito superior a este Barça), foram os 3 jogos com o Madrid e o jogo de San Siro. Se não está fresco, que não jogue os jogos todos. O Barça este ano precisou imenso de Messi nos grandes jogos (sem ele não sei se passava as eliminatórias com Milan e PSG), e em muitos deles não apareceu em campo.

      Já agora, se fossem outros a ter estes desempenhos estavam aqui a dizer que só aparece contra os mais fracos (não concordo, mas muitas pessoas fizeram esta pseudo-análise há uns tempos com, por exemplo, Ronaldo). Há que perceber que tanto Messi como Ronaldo (e como todos os outros) são humanos, como tal por vezes falham. Apenas me parece que este ano esteve demasiado desaparecido nestes jogos, mas não há que o "matar", até porque foi o próprio Barça que quis evoluir o seu jogo no sentido de depender cada vez mais do argentino. Messi é humano, como todos. E o Barça que tente melhorar a dinâmica ofensiva em termos colectivos, não pode jogar tanto para Messi, porque assim arrisca-se a fracassar sempre que o argentino esteja em dia não.

  • André Filipe
    Posted Abril 23, 2013 at 9:38 pm

    Enorme bayern, Barcelona do pior que já se viu… tb há mérito muito grande do bayern mas tb há demérito do Barcelona. Pessima arbitragem inadmissível a este nível, 3 golos irregulares de do bayern (então o 3º parecia um golo de NFL para que é que servem os árbitros atras da baliza?! inacreditável) e dois penalties a favor do bayern não assinalados. Vitoria justíssima do bayern, mas a arbitragem teve influencia no fluir do jogo não haja duvidas.

    • Filipe
      Posted Abril 23, 2013 at 9:43 pm

      3 golos irregulares?? foram 2(embora o 3º para mim seja limpinho, mas pronto que seja 2)

    • André Filipe
      Posted Abril 23, 2013 at 11:24 pm

      o 3ºé escandaloso e não se admite o jogador do barcelona é abalroado autenticamente nem se discute…

    • Jose Nuno Alves
      Posted Abril 24, 2013 at 8:35 am

      André, estou de acordo contigo, a arbitragem teve influencia no fluir do jogo, porque se marcassem os penaltis, ao intervalo ja estavam la 3 batatas e ia ser uma goleada historica!

    • Filipe
      Posted Abril 24, 2013 at 11:55 am

      André Filipe foi erro meu, nao era o 3º golo que eu queria dizer que foi limpinho mas sim o 2º golo, mesmo com repetiçoes nao deu bem para perceber se estava fora de jogo ou nao(embora me pareça que esteja ligeiramente) e em caso de duvida deve se beneficiar o ataque, por isso nesse lance considero tenha sido limpo.

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Abril 23, 2013 at 9:57 pm

    "Reviravolta histórica" não é nada que eles não tenham conseguido até então. A questão é que o Bayern apresenta outros "argumentos" (neste momento impensáveis no AC Milan).

    Se dúvidas haviam, agora estão dissipadas. O Bayern é o mais sério candidato à conquista da Liga dos Campeões 2012/2013.

    • Bruno
      Posted Abril 23, 2013 at 10:22 pm

      "reviravolta histórica"? Apenas fizeram isso com o Milan, e mesmo assim não me parece nada do outro mundo ganhar a um Milan bastante fraco, ou pelo menos muito inferior ao que já teve.

  • Martucho
    Posted Abril 23, 2013 at 10:00 pm

    Penso que Guardiola com esta de despensar as estrelas fara besteira, e foi o maior erro do Bayern contrata-lo porque este Bayern ja tem tudo que uma equipa precisa.. Quanto ao jogo, o barcelona pomura e simplesmente nao entrou em campo pirque o Bayern nao deixou, estou feliz porque quero uma final, Real Bayern. Para Ronaldo poder receber o prémio que é seu por direito.

    • tiago
      Posted Abril 23, 2013 at 10:34 pm

      o homem ainda nem um treino fez como treinador do bayern e já é um erro incrivel. o ronaldo recebe o premio que é seu por direito ? o que é isto ? o ronaldo comprou o premio foi ou o rei morreu e o ronaldo é o principe herdeiro? le-se com cada coisa aqui

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 23, 2013 at 10:22 pm

    Não vi o jogo (a TVI desperdiçou de forma pacóvia a oportunidade de transmitir o grande confronto das meias!!!), mas o resultado fala por si. Fico contente com a grande vitória do Bayern e parece-me que anuncia o fim de um ciclo.
    Espero que o Bayern vença a Champions!!!!

  • Octavio
    Posted Abril 23, 2013 at 10:44 pm

    Afinal Guardiola faz mesmo a diferença, neste Barça.

    Messi (claramente lesionado) foi incapaz de ombrear com este Bayern, muito poderoso.

    Pegando nas palavras, de hoje, de Mourinho, dirigio-as para o Bayern:
    "Espero que o futebol seja justo desta vez".

    Merecem, claramente, esta Champions.

    Ribery é um jogador fantástico!

    Barcelona 2013/2014:
    – arranjar um treinador (isto de andar a ser treinado pelo Rui Faria e pelo Karanka lá do sítio não é a mesma coisa)
    – 2 centrais
    – 2 avançados (Villa e Pedro são bons para o banco)
    – usar mais vezes Thiago Alcantara, em vez de Xavi

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 23, 2013 at 10:45 pm

    Que massacre… eliminatória resolvida!
    Esperava um grande jogo, e um jogo EQUILIBRADO, mas por isto eu não esperava!
    Acho que o Guardiola se pudesse na próxima época já não queria ir para o Bayern, a herança vai ser pesada, muito pesada, se bem que com esta equipa tem pelo menos 2 títulos por epoca garantidos (pelo menos campeonato e Taça tem de ser do Bayern obrigatoriamente).

  • João Santos
    Posted Abril 23, 2013 at 11:16 pm

    O Barcelona apareceu gasto. Mas a eliminatória ainda não acabou. Pelo menos, poderemos assistir a outro bom jogo de bola.

  • Cláudio Pereira
    Posted Abril 23, 2013 at 11:33 pm

    Belíssimo jogo por parte do Bayern!
    Mesmo o Barcelona tendo razões para se queixar da arbitragem em algumas situações, não me pareceu em momento algum que equipa espanhola tivesse argumentos para contrariar esta armada germânica.Aguardo pela resposta (caso exista essa possibilidade) por parte dos catalães em Camp Nou.

    – VM, pedia que esclarecessem a situação do Jupp Heynckes a alguns utilizadores, pois julgam que a direcção do Bayern decidiu, deliberadamente, dispensar o treinador no final da época, o que é claramente errado. O atual treinador alemão decidiu, há uns meses atrás, retirar-se do mundo futebol, sendo a sua idade um dos motivos para a tomada dessa decisão. Visto esta situação, a direcção tratou logo de arranjar uma alternativa ao seu nível e que, neste caso, foi Pep Guardiola. Não existe nada contra o atual treinador, apenas uma jogada de antecipação.
    Heynckes para que anda a reconsiderar a hipótese de não deixar totalmente o desporto-rei, mas o negócio está feito, nada a fazer!
    Guardiola que faça um bom trabalho, pois o reinado que Jupp irá deixar, será difícil de esquecer.

  • Bruno
    Posted Abril 24, 2013 at 12:20 am

    Infelizmente não vi o jogo.
    Já previa uma vitória do Bayern, agora não esperava é que resolvessem já a eliminatória.
    Esta vitória só surpreende os mais distraídos. À muito que digo, que este Bayern é, a par do Barcelona, o grande "papão" Mundial. Nota-se é que os Alemães têm diferentes armas que podem mudar a sua forma de jogar, já o Barcelona, não.
    Dizer que é o fim do Tiki-Taka, parece-me excessivo. As coisas não acontecem por acaso, e acho que ouve má gestão do plantel esta época, e ainda a ausência de Tito.
    Em relação a Messi, é óbvio que podemos gozar com isso, mas não faz sentido nenhum por em causa a qualidade da pulga. Não são 2/3 jogos que definem um jogador, e Messi já provou ser extraordinário.
    Para a segunda mão, quero uma mão cheia. Vamos Bayern!

    SL!

  • Anónimo
    Posted Abril 24, 2013 at 12:56 am

    Ninguem entende que o Messi tem sido projectado fisicamente e que começa a chegar a uma altura de ter uma quebra física. O futebol é técnica mas tb é mt físico.
    Aguardo os próximos capítulos.

    helder s

  • Arel
    Posted Abril 24, 2013 at 8:50 am

    Para o barça passar só se a uefa fazer a sua "magia". De qualquer das formas, não merecem passar nem ganhar a champions, pelo que (não) fizeram este ano.

  • Anónimo
    Posted Abril 24, 2013 at 9:23 am

    Uns desculpam messi pelas dificuldades fisicas, mas quando estava supostamente em dificuldades fisicas marcou um golo decidiu, hoje e que nao deu para mais, estavam la jogadores com imensa qualidade para lhe pararem.

    O golo do robben e descarado nao sei com o arbito nao marca falta de muller, grande bloqueio

    Fagundes

  • Anónimo
    Posted Abril 24, 2013 at 10:43 am

    Julgo que existe muita gente a decretar prematuramente a falência do futebol do Barcelona, se bem que concorde que esta eliminatória está praticamente arrumada. No entanto, o Barcelona dispõe ainda de enormes recursos (jogadores) para disputar a supremacia do futebol espanhol e europeu nos próximos anos. Falta-lhe essencialmente um plano B para quando a estratégia di tiki-taka falha e nesse caso é gritante a ausência de um grande ponta-de-lança. Por outro lado falta-lhe pelo menos um central do género do Hummels, bom posicionamento, bom cabeceador ofensivo e defensivo e excelente técnicamente a partir para o ataque. Acho particularmente injustos os comentários depreciativos para com o Messi. Podemos embirrar pela concorrência que faz com o nosso CR7 na disputa de melhor do mundo mas paciência,o C.Ronaldo é um gigante mas o Messi tem uma dimensão até hoje inultrapassável e que o coloca, no meu ponto de vista, até acima de jogadores como Pélé ou Maradona. Mas atenção, esse recohecimento, de melhor jogador de todos os tempos, só virá se conseguir levar a Argentina a campeã do Mundo o que não parece nada fácil.

    Fernando Silva

  • Joao Goncalves
    Posted Abril 24, 2013 at 10:46 am

    Eu só vos digo uma coisa…. Se o Bayern Vai buscar o Gareth Bale acabou-se o CL seja para quem for nos próximos anos.

  • Spetsnaz @ News
    Posted Abril 24, 2013 at 2:01 pm

    Penso que o Arbitro foi protagonista, contudo a equipa catalã não perdeu o jogo por causa do arbitro ! os Bávaros foram muito superiores ( Javi Martinez incansavel a parar a transição espanhola )Mereceram esta vitória, e vai ser muito dificil impedi-los de ganhar esta champions. Messi estava a jogar ? ninguem notou ! foi uma nulidade e parece-me que afirmarem que estava lesionado não é desculpa ! Alexis e Pedro não são jogadores com forma e valor para serem as unicas referencias atacantes do barcelona , a equipa catalã precisa urgentemente de reforços para a proxima temporada ( jogadores para as alas e ponta de lança).

  • jose58
    Posted Abril 24, 2013 at 3:39 pm

    Bayern-München superior em todos os aspectos,eu vi o jogo ao vivo.

  • jose58
    Posted Abril 24, 2013 at 3:50 pm

    Certo ke o Barcelona pode-se keixar do arbitro mas nao tem razao nenhuma,kuando antes houve 2 penaltys escandalosos contra o Barcelona um ate com o fiscal de baliza a ver,como diz o adjunto do Barca este ano nao temos tido sorte com os arbitros,nao pode ser todos os anos a serem levados ao colo,ainda me recordo a meia final contra o Chelsea 5 penaltys contra o Barca e nenhum foi marcado ai o Barcelona nao se keixou,mas ainda faltam 90 minutos.

Deixa um comentário