Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bebé: Uma “cabeça” desproporcional ao talento

Tiago Manuel Dias Correia, Bebé no mundo futebolístico, não é uma figura de proa do nosso campeonato, não é capa de jornais, não faz parte das convocatórias de Paulo Bento, não está no patamar que deveria…não porque não pode, mas porque não quer. Um jogador com tudo para ser destaque no futebol português. Forte fisicamente (1,90m), rápido, dono de uma elevada potência, perigoso no um contra um e com capacidade para jogar tanto em ambos os flancos, como no meio da frente de ataque, atributos raros nos nossos futebolistas hoje em dia.

No entanto, e apesar de finalmente estar a demonstrar o seu futebol, muito contribuindo para isso o seu regresso, ou ingresso (já que nunca tinha jogado no escalão máximo) ao futebol português (à semelhança de Antunes fez-lhe bem dar “este passo atrás”)…a cabeça não ajuda. É aquele jogador que decide mal 9 em 10 jogadas, são várias as vezes em que desequilibra, não tomando posteriormente a melhor opção, são inúmeras as vezes em que tenta fintar quando se pedia um passe, as vezes em que o movimento pede uma acção colectiva e ele decide mal individualmente. Aliado a tudo isto, como o próprio admitiu recentemente, o seu empenho nos treinos não é o adequado a um profissional do seu nível. Ainda bastante jovem (apenas 22 anos), já com experiências internacionais, falta a Bebé um pequeno “click”, que lhe permita um amadurecimento no seu futebol, e consequentemente regularidade exibicional pode a qualquer momento explodir, o que lhe permitirá uma carreira de sucesso. Veremos é se a cabeça ajuda…

Na opinião do leitor, poderá Bebé afirmar-se no futebol português? Imagina a frente de ataque da selecção nacional com Nani, Ronaldo e Bebé? Por onde passa o futuro do extremo/avançado (ganhou mercado com esta sua passagem pelo Rio Ave)?

55 Comentários

  • rui paiva
    Posted Junho 14, 2013 at 12:40 am

    Concordo , de facto é uma mais valia na transição do meio campo para a zona de perigo do adversário, mas mostra uma falta de inteligência na altura de decidir que penso que não tem melhoras, um jogador pode melhorar tudo, mas a inteligente/decisão , ou se tem, ou não se tem.

  • Danilo Botelho
    Posted Junho 13, 2013 at 10:29 pm

    Ainda é novo e ainda pode dar que falar. Precisa de um treinador, de uma equipa técnica que aposte nele e que trabalhe com ele.

    Têm qualidade óbvia para jogar num bom clube.

  • Tiago Quintas
    Posted Abril 29, 2013 at 1:03 pm

    Se tiver cabeça ainda pode atingir nível para jogar numa boa equipa europeia.

    Jogadores fortes, altos e rápidos não são muito comuns, especialmente em terras Portuguesas.

    Nunca será um verdadeiro fora de série como Cristiano Ronaldo/Messi (como Fábio Paim poderia ter sido, ou até melhor) mas pode chegar longe se trabalhar.

  • Pedro Pinto
    Posted Abril 29, 2013 at 8:31 am

    Bebé pode dar cuecas, slips ou fio dental. É um jogador mediano, e o MU apercebeu-se certamente disso senão não o tinha emprestado. Repare-se em Anderson, que estava tapado na equipa quando chegou ao MU mas sempre foi conservado na equipa principal, e nunca foi emprestado (e penso que chegou bem mais novo ao United que Bebé).

    Não entendo também esta insistência em JJ quando Ferguson não fez nada por ele. E Ferguson sim, sabe transformar jogadores (basta ver o caso de Ronaldo) bem como Mourinho (fez o Inter passar de lar da terceira idade a campeão europeu)

    • Tiago Quintas
      Posted Abril 29, 2013 at 12:59 pm

      No entanto não pode negar que em Portugal o maior potenciador de individualidades como treinador é JJ.

      Fez do Matic o melhor médio em Portugal, e elevou o futebol do Salvio a outro nível (na primeira época dele no Benfica), entre outros exemplos não tão recentes como Dí Maria e Fábio Coentrão.

      Vitor Pereira por exemplo não foi capaz de fazer o mesmo com alguns dos jogadores do plantel do Porto.

  • João Faria
    Posted Abril 22, 2013 at 2:55 pm

    Vi-o jogar ao vivo no Estádio da Luz e é um jogador com enorme potencial, com lugar na seleção nacional se tiver cabecinha! Faz-me lembrar o CR7 a jogar!

    • Anónimo
      Posted Abril 29, 2013 at 1:38 am

      CR7 ?! Opiniões são opiniões mas por favor não vamos comparar coisas que nem são comparáveis ! A começar pela atitude na forma como encara o treino não vai chegar longe, depois pelo que tenho visto apesar de a nível físico ser um jogador alto, veloz e possante, a nível técnico deixa algo a desejar, como já foi dito aqui decide muito mal e falha muito no que toca ao passe e cruzamentos. Na minha opinião é um jogador mediano, que só com muito trabalho poderá atingir outro patamar, mas pelos vistos esforço e trabalho nos treinos não é com ele. Existem muitos jogadores como ele, acho que só consegue ser mediático devido à sua transferência por valores muito exagerados para o Manchester United.

      Mendonça

  • Anónimo
    Posted Abril 22, 2013 at 2:46 pm

    Parece-me o jogador ideal para ingressar no Braga!
    Pouco mercado (não me parece que o que fez este ano seja o suficiente para chamar a atenção de um grande clube nacional ou internacional e Sir Alex não conta minimamente com ele) e um potencial elevado, aliado ao facto de ser português, tinha muito para evoluir num clube estável, onde os jogadores têm todas as condições mas menor pressão ao nível da comunicação social.
    Para ele era positivo pois o Braga já abriu as portas da selecção a muitos jogadores antes "enterrados para o futebol" e seria interessante ver um ataque com BeBe, Alan e Eder! A ver se Salvador faz mais um dos seus grandes negócios…
    Pedro carvalho

  • Anónimo
    Posted Abril 21, 2013 at 3:41 pm

    Pelo que tenho visto nos jogos do Rio Ave, não tenho dúvidas que o Bebé tem caracteristicas que se bem desenvolvidas e potenciadas em favor do colectivo poderão fazer dele um excelente jogador. Sendo que ele próprio tem consciência que não é um exemplo ao nível do treino, esse será logo à partida o primeiro problema a resolver.
    Gostava de o ver no meu clube, porque considero que tem qualidade para se afirmar no futebol português se tiver quem o faça rever os seus comportamentos e atitudes e se quiser trabalhar em função disso.
    Um exemplo de um jogador que tinha uma atitude competitiva que era fraca e que esta época tem apresentado uma atitude exemplar e se tornou um jogador muito mais completo é o Josué, não tenho dúvidas que a qualidade sempre esteve lá, mas foi este treinador do Paços de Ferreira que lhe indicou o caminho certo.

    António

  • Zapata
    Posted Abril 20, 2013 at 6:01 pm

    Ele nem sequer pode ser considerado um jogador "brinca na areia", pois para isso era necessário ter técnica e saber ter a bola… Bebé só sabe correr. Efeitos práticos, são poucos.

    Capacidade de decisão é algo anedótico. Como ele, há aos pontapés.

    • Melas
      Posted Abril 20, 2013 at 9:22 pm

      Zapata isso é um absurdo, alias contra o Benfica o luisao e o garay levaram dois nos cegos na mesma jogada, o Miguel lopes sofreu horrores durante 90 minutos e contra o Porto foi sempre perigoso (enquanto o rio ave jogou com 11 jogadores. Ao nível da decisão concordo com a tua avaliação mas nas maos de um bom técnico pode ser um caso serio

  • Vadeer
    Posted Abril 20, 2013 at 4:23 pm

    Penso que será o tipo de jogador que jesus gosta. Agarrar nas suas capacidades e molda-lo.

  • benficasempre
    Posted Abril 20, 2013 at 2:32 pm

    Este Bébé às vezes parece aquele típico puto da escola que é mais velho e mais forte e que passa por todos mas raramente faz um golo porque exagera sempre. O Bébé não consegue crescer mentalmente, mas também ser considerado a pior contratação de sempre não ajuda…

  • TiagoTeixeira'
    Posted Abril 20, 2013 at 2:15 pm

    Pelos comentários só JJ faz evoluir os jogaodres, os molda e valoriza. . . E Jesualdo????

    Acho que com o mesmo numero de jogadores o Jesualdo valorizaria mais que JJ, pois o JJ só vai com os que lhe apetece e gosta. ..

  • carlos
    Posted Abril 20, 2013 at 2:00 pm

    Na minha opinião a cabeça é o que comanda o corpo, obviamente. E nem toda a gente consegue ter disponibilidade mental para pensar rápido e decidir bem as jogadas. Acho que é isso que faz a diferença entre um mero jogador com talento individual e aquele que consegue tirar partido dele da melhor forma numa dinâmica de equipa e para isso é necessário que a cabeça coordene bem. As capacidades físicas/individuais não são suficientes para singrar no mundo do futebol, caso contrário teríamos muitos craques por aí espalhados.

    Só para dizer que penso que Bebé é um caso igual a tantos outros. Tem capacidades físicas/técnicas mas sem cabeça não vai a lado nenhum e muito dificilmente irá conseguir melhorar isso.

  • Pelé
    Posted Abril 20, 2013 at 1:41 pm

    Se este jogador for bem trabalhado poderá vir a ser um caso sério no futebol português, se continuar assim, é mais um "brinca na areia" que não conjuga o talento futebolistico com o talento cerebral.

    Na próxima época quando regressar a Manchester United se mudar a sua mentalidade, Sir Alex poderá melhorar o seu jogo e quem sabe ter um lugar no banco(pelo menos). Se não, que venha outra vez para portugal(Benfica, Porto ou Braga seriam os mais indicados) para ver se em vez de decidir bem 1 em 10, se decide bem pelo menos 6 em 10 jogadas, já não era mau…

  • Nuno
    Posted Abril 20, 2013 at 1:25 pm

    O Jesus não é Deus, apenas Jesus. Como diria Al Pacino no Advogado do Diabo, tudo se resume a livre arbítrio. Se o Bebe quiser, pode ser excelente. Caso não queira, nada há a fazer

  • Rodrigo
    Posted Abril 20, 2013 at 1:24 pm

    E um jogador interessante, com caracteristicas invulgares no futebol portugues e que ainda tem uma grande margem de progressao (22 anos apenas). Precisa de alguem que o trabalhe e que lhe possibilite uma evoluçao em todos os momentos do jogo, de modo a ser mais constante e a nao decidir tao mal as jogadas.

    Parece-me que tem futebol a mais para o Rio Ave e a menos para o Man Utd, alias achei logo que essa transferencia a 2 anos foi fruto do empresario que tinha do que propriamente do merecimento do Bebe, embora o potencial ja la estivess.

    Creio que era um bom reforço para qualquer um dos grandes portugueses. O Benfica nao precisa de extremos, mas precisa de portugueses e este poderia valer muito nas maos de Jesus. O FC Porto precisa de este tipo de jogador, um mini Hulk em potencia e que poderia ser util. Por fim, o Sporting devera vender Capel e Jeffren, pelo que o Bebe poderia colmatar alguma dessas saidas.

    • Jpc
      Posted Abril 21, 2013 at 11:19 am

      Pelo que tenho visto do Bebé esta temporada, na minha opinião pessoal faz-me crer que não é jogador para os grandes, pelo menos por enquanto. Mas sim, o facto de ser treinado por JJ, só iria fazer bem a este jogador, iria ganhar a maturidade futebolística e evoluir muito enquando jogador.

  • D_scp
    Posted Abril 20, 2013 at 1:15 pm

    Provavelmente falta-lhe um treinador que lhe mostre que futebol não é fazer umas fintas de vez em quando.

  • Anónimo
    Posted Abril 20, 2013 at 1:07 pm

    Não discutindo aqui a justiça ou injustiça da subida do Boavista. Caso voltasse ao escalão máximo do futebol luso, o Bébé seria uma grande opção. Aliás deixo aqui o "meu" plantel para o Boavista:

    * Mário Felgueiras
    * Ricardo
    * João Cancelo
    * Frechaut
    * Miguel Vítor
    * Tonel/Nunes
    * Edgar Ié
    * Júnior Caiçara
    * Manuel Curto
    * Petit
    * Agostinho Cá
    * John Ogu/Tiago Gomes
    * David Simão/Hélio Pinto
    * Vukcevic
    * Diogo Cunha
    * Ivan Cavaleiro
    * Bébé
    * Carlos Fonseca
    * Yazalde
    * Nélson Oliveira
    * Nuno Gomes

    Ass: Marco Carneiro

    • José Miguel Oliveira
      Posted Abril 28, 2013 at 11:52 pm

      Não estou a ver esses jogadores emprestados pelos grandes.. Primeiro porque agora têm equipas B (ou seja, a qualquer momento, no caso de "emergência", a equipa A teria ali uma fonte de reserva, como exemplo o andre almeida e o andre gomes), e também a serem emprestados seriam para um clube que dispute a Europa, a meu ver.
      No entanto, teria um plantel interessante, sem duvida

    • Anónimo
      Posted Abril 20, 2013 at 10:16 pm

      Está sim senhor, mas até há bem pouco tempo não estava. Assim teria de se contratar outro jogador, Miguel Rosa seria uma interessante alternativa.

      Ass: Marco Carneiro

    • Manuel
      Posted Abril 20, 2013 at 8:23 pm

      O Boavista tem uma dívida de 20M€ ao fisco. Como é que a vai pagar?

    • Jesus
      Posted Abril 20, 2013 at 5:15 pm

      Estava a espera dessa resposta,só que o Vuk ao contrario do que a maioria pensa não está desempregado ele está a jogar na Ucrania.

    • Anónimo
      Posted Abril 20, 2013 at 3:35 pm

      O que jogou no Sporting, está desempregado à cerca de meio ano. Funcionaria como o craque da equipa.

      Ass: Marco Carneiro

    • Jesus
      Posted Abril 20, 2013 at 3:04 pm

      Só uma pergunta que Vukcevic é esse?

    • Anónimo
      Posted Abril 20, 2013 at 2:59 pm

      Emprestados: Cancelo, Edgar Ié, Agostinho Cá, David Simão, Ivan Cavaleiro, Bébé, Nélson Oliveira e Yazalde

      Não há dinheiro não há vícios, é preciso ter-se cuidado.

      Ass: Marco Carneiro

    • Anonymus
      Posted Abril 20, 2013 at 2:05 pm

      Esses ex juniores do Sporting e Benfica são emprestados ou tens dinheiro para compra.los. ja nao basta o boa vista dificilmente vir para a primeira liga coisa que eu acho que n vai acontecer.

  • Anónimo
    Posted Abril 20, 2013 at 12:56 pm

    Vamos ver mas, se melhorar a nível tático (ser menos individualista) podemos ter um caso sério (até titular na seleção nacional)

    Fernando

  • Lourenço
    Posted Abril 20, 2013 at 12:56 pm

    Gostava de o ver no Benfica treinado pelo Jesus.
    Acho ia ser um caso seriO

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 20, 2013 at 12:43 pm

    O facto de ter admitido que não treina como deve ser é um bom princípio. Agora é preciso retirar as consequências dessa constatação.
    Precisa de ser trabalhado, mentalizado e disciplinado. Jesus é muito bom nisso, mas não sei se jogaria muito no Benfica….

    • José Miguel Oliveira
      Posted Abril 28, 2013 at 11:49 pm

      Não jogaria regularmente, mas repara no Ola John, é um jogador (na minha opiniao com menos potencial que o Bebe) mas nota-se a diferença desde o inicio de epoca…

  • Ricardo
    Posted Abril 20, 2013 at 11:51 am

    tem potencial para ser um bom jogador. a transferência por 9M sem ter feito um unico jogo na primeira liga pesou demasiado e elevou exponencialmente as expectativas sobre um jogador tão jovem e tão inexperiente.
    Mas ainda vai a tempo, ainda é novo.
    Mas este caso do bebé até é um bom exemplo para os jovens portugueses que querem sair de portugal tão cedo e assinar por grandes clubes, mesmo sabendo que para além de um contrato chorudo não terão grandes hipóteses de jogar e evoluir

  • Ricardo ''Mendieta''
    Posted Abril 20, 2013 at 11:44 am

    não digo que seja mais um Fábio Paim,mas parece-me mais um Targino.a ver vamos…

  • Cristiano Barbosa
    Posted Abril 20, 2013 at 11:42 am

    Espero bem que consiga afirmar-se no futebol, seja no Manchester United ou em outro clube, e que não passe de mais uma promessa, ou seja, alguém que tinha tudo para ser um grande jogador mas falta o principal, cabeça. Não tenho bem a certeza, mas penso que esteja no Rio Ave por empréstimo por 1 ano, e para o ano poderia continuar lá (caso o Rio Ave consiga ir à Liga Europa) ou ir para um outro clube (português de preferência) que vá ás competições Europeias, pois iria ganhar mais maturidade, mais experiência, e mais visibilidade podendo mais tarde retornar ao Manchester ou ir para um outro grande clube. Desde que consiga jogar com regularidade é muito bom, pois vai evoluir, podendo ser mais uma hipótese para a selecção.

    Espero que para o ano não o veja na equipa de Reservas do United. O Vitória (de Guimarães) é que poderia pedir o empréstimo do jogador ao Manchester (o salário teria de ser quase todo suportado pelo United), pois seria um bom reforço, visto que o Ricardo está de saída. Ele já conhece a estrutura do clube (apesar de só ter estado lá 1/2 meses.

    PS: Visão de Mercado, continuem o bom trabalho. Acompanho o vosso trabalho e vale sempre a pena vir ao blog dar uma vista de olhos aos vossos posts, pois ficamos sempre a conhecer algo. Good Job, Keep Working…

    Cumprimentos Cristiano Barbosa.

  • Pincesa
    Posted Abril 20, 2013 at 11:34 am

    Mais um Fábio Paim…

    • Johnny W.
      Posted Abril 28, 2013 at 11:58 pm

      O Fabio Paim só é 3 anos mais velho que o Bebe. O Paim sempre foi melhor que Ronaldo nas academias do sporting, e o Cr sempre admitiu isso. O Paim com 13 anos teve propostas de meia europa e com 17 ja ganhava mais que a maioria dos seniores. Tecnicamente mil vezes melhor que bebe. Quem viu o Paim jogar sabe o que digo.Se Tivesse cabeça estaria a nivel de Ronaldo e afins,coisa que Bebe simplesmente não tem qualidade para. Não estou a dizer que é mau jogador, mas não tem comparação. Vejam o Repotv-Quem quer ser Fabio Paim e ja ficam com uma pequena ideia…

    • José Miguel Oliveira
      Posted Abril 28, 2013 at 11:48 pm

      Mais um Fábio Paim?!?! Este jogador joga profissionalmente, tem 22 anos, é a imagem do Rio Ave e tem tudo para apostarem nele! Jorge Jesus, Jesualdo ou Wenger fariam dele um jogador ainda melhor do que é actualmente, não digo Mourinho, Ferguson, porque são treinadores de clubes demasiado enormes para "ensinarem", puxarem por um jogador que (nota-se) precisar de tempo e "lavagem cerebral".

    • Marcos Aguas
      Posted Abril 28, 2013 at 11:43 pm

      Ao banco das reservas do United?
      DC comentario descabido, Paim ainda chegou a ir para o Chelsea (também para as reservas). Um já desperdiçou a carreira, outro ainda pode emendar

    • Pedro Fernandes
      Posted Abril 22, 2013 at 3:14 pm

      Bem dito

    • DC
      Posted Abril 20, 2013 at 11:43 am

      Gostava o Fábio Paim de ter chegado onde ele chegou…

  • Anónimo
    Posted Abril 20, 2013 at 11:31 am

    ele disse que gostava de vir jogar para o sporting !

    Goncalo Guedes

  • Jacinto Soares
    Posted Abril 20, 2013 at 11:30 am

    podia ser um reforço interessante para o sporting

  • DC
    Posted Abril 20, 2013 at 11:27 am

    Bebé é um exelente jogador, de facto é um jogador que decide mal as jogadas, mas no entanto jogadores como Di Maria também o fazem e não é por ai que se desperdiça talento, embora se aumentar a percentagem de jogadas bem concretizadas e que no momento da decisão não erre, claro que melhorará como jogador. No entanto a questão dos treinos é muito mais problemática, porque um jogador que não treina bem, não evolui.
    Se Bebé conseguir dar o tal "click" teremos então um caso serio do futebol Português, e neste momento já é uma figura de destaque do nosso campeonato entre as equipas "médias". Bebé inclusivé já foi apontado como possivel reforço para o SCP para a próxima época.

  • Miguel
    Posted Abril 20, 2013 at 11:24 am

    O Bébé é um jogador com um porte atlético muito invulgar para a posição que joga, extremo. Como vocês referem dono de um grande talento (não confundir com excepcional…).
    É um jogador que precisa de um treinador que potencie as suas capacidades e que ao mesmo tempo seja como um pai (tal como JJ fez com Di Maria…).
    Basicamente tinha todas as capacidades para ser o Hulk Português.
    Abordando a minha paixão clubistica… Bebé, Pizzi, Ghilas e Chuchu Benitez eram os jogadores que gostava de ver no meu Sporting na próxima época (fosse por empréstimos ou não…)

  • luis bcn
    Posted Abril 20, 2013 at 11:22 am

    Este jogador é muito veloz mas ao contrario do que ele diz a culpa nao é dele de neste momento nao estar no United, a culpa é que os outros jogadores sao muito melhores do que ele. è um jogador mediano que no maximo chega a um braga. Quanto mais depressa ele perceber isso melhor.

  • joao pires
    Posted Abril 20, 2013 at 11:18 am

    confesso que o jogo dele na luz(arrancadas de craque, inclusivé duas cuecas seguidas a luisão e garay) me mudou a opinião negativa que tinha dele, e a verdade é que passei a ver nele uma esperança no nosso futebol, tanto a extremo como, quiçá a PL(ideal). Espero que tenha o mesmo percurso do coentrao em termos de empenho e ambiçao para ser o que é. Acho que era preferivel ele ingressar num clube maiorzinho mas não num united onde nem nani tem jogado, acho que n é benéfico, como portugues se jogasse no braga seria bom.

  • Francis
    Posted Abril 20, 2013 at 11:17 am

    Pelo que vi desde que chegou ao Rio Ave é um jogador com um potencial enorme. Um talento que poderia ser bem trabalhado pelo professor Jesualdo…

  • Mestrando
    Posted Abril 20, 2013 at 11:15 am

    Ou de um click ou de um treinador q realmente acredite nele e o ajude a potenciar todo o talento.Tipo JJ….
    Já q deve ir Garay n seria interessante pedir o BB em troca?? Axo q seria uma boa contratação para o Benfica.

    • VG
      Posted Maio 9, 2013 at 11:14 am

      Tudo. Supostamente Garay está a ser cobiçado pelo Man. United. O mesmo clube que detém o passe… do Bébé! Até acho quer seria interessante daqui a uns anos mas a verdade é que Bébé se voltar a ser suplente vai estagnar de vez… Mas depois de 9 milhões gastos não vai ser fácil o seu futuro próximo.

    • José Miguel Oliveira
      Posted Abril 28, 2013 at 11:44 pm

      O que é que o Garay (defesa central) tem a ver com bébé(avançado) amigo?

  • Ana Paula Pereira
    Posted Abril 20, 2013 at 11:14 am

    O Sir Alex bem tentou fazer dele um excelente jogador mas não conseguiu… E se Sir Alex não conseguiu julgo que o Bebé não vai passar disto…

Deixa um comentário