Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bélgica, Alemanha, Suíça e Colômbia apuradas para o Mundial (Suécia e Croácia vão ao playoff); FC Porto encerra época 2012/2013 com 20,3 milhões de lucros; Bernardo Silva (Benfica) substitui André Gomes nos sub-21

E ainda falta Kompany e Benteke

Mundial 2014 – Grupo A: Croácia 1-2 Bélgica (Kranjcar 83´; Lukaku 15´e 38´); País de Gales 1-0 Macedónia (Church 67´). Grupo B: Dinamarca 2-2 Itália (Bendtner 45´+1 e 79´; Osvaldo 28´e Aquilani 90´+1); Arménia 2-1 Bulgária (Ozbiliz 45´+1 e Movsisyan 87´; Popov 61´); Malta 1-4 Rep. Checa (Mifsud 47´; Hubschman 3´, Lafata 34´, Kadlec 51´e Pekhart 90´). Grupo C: Alemanha 3-0 Rep. Irlanda (Khedira 12´, Schurrle 58´e Ozil 90´+2); Suécia 2-1 Áustria (Olsson 56´e Ibrahimovic 86´; Harnik 29´); Ilhas Faroé 1-1 Cazaquistão (Hansson 41´; Finonchenko 55´). Grupo D: Andorra 0-4 Roménia (Keseru 41´, Stancu 53´, Torje 62´g.p. e Lazar 85´); Holanda 8-1 Hungria (Van Persie 16´, 44´e 52´, Strootman 25´, Lens 38´, Devecseri 64´a.g., Van der Vaart 85´e Robben 89´; Dzsudzsak 47´g.p.); Estónia 0-2 Turquia (Bulut 22´e Yilmaz 47´). Grupo E: Albânia 1-2 Suíça (Salihi 89´g.p.; Shaqiri 48´e Lang 79´); Islândia 2-0 Chipre (Sigtorsson 60´e Sigurdsson 76´); Eslovénia 3-0 Noruega (Novakovic 13´, 15´e 49´). Grupo F: Azerbaijão 2-0 Irlanda do Norte (Dadasov 58´e Shukurov 90´+5); Luxemburgo 0-4 Rússia (Samedov 9´, Fayzulin 39´, Glushakov 45´+2 e Kerzhakov 73´). Grupo G: Lituânia 2-0 Letónia (Cernych 7´e Mikoliunas 68´); Bósnia-Herzegova 4-1 Liechtenstein (Dzeko 27´e 39´, Misimovic 34´e Ibisevic 38´; Hasler 61´); Grécia 1-0 Eslováquia (Skrtel 44´a.g.). Grupo H: Inglaterra 4-1 Montenegro (Rooney 48´, Boskovic 62´a.g., Townsend 78´e Sturridge 90´+3 g.p.; Damjanovic 71´); Ucrânia 1-0 Polónia (Yarmolenko 64´); Moldávia 3-0 San Marino (Frunza 55´e Sidorenco 59´e 89´). Grupo I: Espanha 2-1 Bielorrússia (Xavi 61´e Negredo 78´; Kornilenko 89´)

A Bélgica conquistou o apuramento para o Brasil, 12 anos depois da última participação num Campeonato do Mundo. A forte formação belga derrotou a também interessante equipa croata, com destaque para a potência de Lukaku. O avançado do Everton aproveitou uma assistência de Defour para fazer o 0-1 e, depois, com toda a força e velocidade, fez o 0-2. Kranjcar minimizou os prejuízos para a Croácia, que vai tentar chegar ao Mundial via playoff. O grupo B trouxe a desilusão para as hostes dinamarquesas e búlgaras. A derrota da Bulgária não impede o 2º lugar no final do apuramento, contudo, a selecção búlgara precisava de conquistar pelo menos 1 ponto, para evitar ser o pior 2º classificado de todos os grupos. A Dinamarca precisava de uma vitória na recepção à Itália, mas o golo tardio de Aquilani relegou os dinamarqueses para a mesma posição da Bulgária. Curiosamente, e fruto da derrota frente a Malta (os resultados frente aos malteses são anulados para a classificação dos melhores e piores 2ºs classificados), a Arménia é a única selecção do grupo a ter hipóteses de evitar ser o pior 2º de todos os grupos, mas terá que bater a Itália e esperar os empates da Bulgária (frente à Rep. Checa) e da Dinamarca (frente a Malta)…A Alemanha confirmou o 1º lugar no grupo C, depois de mais uma vitória tranquila na fase de qualificação (das 8 vitórias no grupo, 7 foram por 3 ou mais golos de diferença), enquanto a Suécia suou e muito para ultrapassar a Áustria. Os austríacos até estiveram em vantagem, o empate até podia agradar (seguia-se um Suécia-Alemanha), mas Ibrahimovic ofereceu os playoffs à Suécia, a 5 minutos do final. A Holanda aplicou a goleada do grupo, precisamente frente à selecção que estava na 2ª posição, a Hungria. Van Persie esteve irresistível, com um hat-trick, enquanto a Holanda chegou aos 32 golos na fase de apuramento. Assim, Turquia e Roménia espreitam o 2º lugar, contudo, a vantagem de 4 golos dos turcos, poderão ser anulados pelos romenos (Turquia-Holanda e Roménia-Estónia). A Suíça confirmou a presença no Mundial 2014, depois de alcançar uma vitória por 2-1 no terreno da Albânia. Shaqiri e Lang deram boa vantagem aos suíços, que não falharam ao longo da fase de apuramento (6  vitórias e 3 empates). A luta pelo 2º lugar resume-se à surpreendente Islândia e à Eslovénia. Os islandeses, com uma boa dose de juventude, viajam até à Noruega (falhou completamente a abordagem à fase de qualificação), enquanto os eslovenos viajam até à Suíça. A Rússia não falhou na deslocação ao Luxemburgo, com 3 golos sem resposta logo na 1ª parte, deixando a confirmação do 1º lugar para a visita ao Azerbaijão. A selecção azeri somou a 1ª vitória no grupo, precisamente frente à “poderosa” Irlanda do Norte, que empatou em Portugal…No grupo G, a Bósnia e a Grécia continuam taco a taco, num duelo com clara vantagem para os bósnios (diferença de 17 golos). Na última jornada, a Bósnia viaja até à Lituânia, enquanto a Grécia recebe o Liechtenstein. Destaque para os 10 golos marcados pelos gregos em 9 partidas (a Bósnia marcou 29). A Inglaterra ficou mais perto de garantir um lugar no Brasil, depois de bater Montenegro por 4-1. Os ingleses entraram bem no segundo tempo, chegaram ao 2-0, mas o golo de Damjanovic ainda assustou Wembley. Nada que Andros Townsend não resolvesse, com uma excelente execução e o golo da tranquilidade. A Ucrânia subiu ao 2º lugar do grupo, e ficou perto do playoff, pois a última partida será frente ao frágil San Marino. A Espanha ficou perto de assegurar uma vaga para o Brasil, depois de bater a Bielorrússia por 2-1, numa partida pobre de “nuestros hermanos”. Os espanhóis têm 3 pontos de vantagem para a França e recebem a Geórgia.

CONMEBOL – A Colômbia assegurou presença no Mundial, depois de uma espectacular partida frente ao Chile. Os chilenos entraram a matar e chegaram facilmente ao 0-3 (Vidal 19´g.p. e A. Sanchez 22´e 29´), mas os colombianos surgiram com outra atitude no 2º tempo. T. Gutierrez (69´) e Falcao (75´g.p. e 84´g.p.) lideraram a equipa da casa até ao empate final (3-3). O Uruguai perdeu por 1-0 no Equador e fica à espera de um milagre para garantir a qualificação directa. Jefferson Montero marcou o único golo da partida. Venezuela e Paraguai empataram 1-1, num resultado que comprometeu as aspirações dos venezuelanos, que mesmo assim realizaram a sua melhor fase de qualificação de sempre. Chile e Equador estão bem perto do Mundial (basta um empate, ou então derrota ou empate do Uruguai), enquanto os uruguaios, em princípio, têm encontro marcado com a Jordânia. CONCACAF – As Honduras derrotaram a Costa Rica por 1-0 (Bengtson 64´) e só precisam de um empate no último jogo para chegar ao Mundial. Já o México, venceu o Panamá por 2-1 (golaço de Raul Jimenez a 5m do fim), no entanto para chegar ao Brasil tem de vencer na Costa Rica e esperar por uma derrota das Honduras.

Vit. Guimarães – O clube
minhoto assinou uma parceria de cooperação com o AS Monaco, com a
duração de 3 anos, que tem como objectivo a troca de experiências na
área técnica e na formação de jogadores. O intercâmbio de treinadores e
jogadores também será possível, sendo que Chris Malonga foi o primeiro a
chegar via protocolo. 
FC Porto
A SAD dos dragões anunciou lucros de 20.3 milhões de euros no exercício
da temporada 2012-13, saindo da situação de falência técnica em que se
encontrava. Os dragões recuperaram de um exercício negativo (35.7
milhões em 2011-12), em grande parte devido aos valores recebidos pela
transferência de jogadores (passou de 29 milhões para 76 milhões). Os
proveitos operacionais aumentaram (72 para 78 milhões), tal como os
custos (91 para 96 milhoes), com especial destaque para os custos com o
pessoal (49 para 54 milhões). O FC Porto conseguiu reduzir o passivo em 3
milhões de euros (220 milhões) e aumentou o activo em 17 milhões (para
227 milhões). 

Sub21
– Rui Jorge chamou Bernardo Silva para a deslocação da selecção ao
Azerbaijão, por troca com André Gomes, que se queixou de problemas
musculares. O jovem do Benfica B poderá fazer a estreia neste escalão.

50 Comentários

  • Pedro
    Posted Outubro 12, 2013 at 11:00 am

    A Bélgica deve ser a equipa com os melhores centrais do Mundo…pelo menos em quantidade nenhuma tem 4 tão bons.

    • Paulo Almeida
      Posted Outubro 12, 2013 at 11:43 am

      até tem mais, Lombaerts, Van Buyten, Alderweireld, Vertonghen, Vermaelen, …

    • Paulo Almeida
      Posted Outubro 12, 2013 at 11:45 am

      e ainda ha o Kompany

    • Carlos
      Posted Outubro 12, 2013 at 12:53 pm

      A Sérvia também está bem servida com Vidic, Subotic e Nastasic. Em termos de jogadores mais jovens a frança com Zouma, Mangala, Varane e Sacko tem tudo para ter a melhor dupla de centrais da próxima década.

      Quanto aos Belgas são todos bons centrais, mas o Kompany é de um nível muito superior, é um dos melhores do mundo. A discussão para mim é entre ele e o Tiago Silva. Pena é a Bélgica não ter laterais, mas os centrais que eles adaptam não se safam mal. Pelo menos sabem defender, o que é o que a Bélgica precisa já que no ataque á muitos ara fazer a diferença…

  • André Raio
    Posted Outubro 12, 2013 at 11:07 am

    O jogo entre Chile e Colômbia foi de loucos. Muita qualidade/agressividade de lado a lado.

  • João Jonet
    Posted Outubro 12, 2013 at 11:24 am

    o sporting devia ter contratado o jefferson montero para n estar a gastar dinheiro com dois craques diferentes quando podia arranjar um dois em um

  • Rabensandratana
    Posted Outubro 12, 2013 at 11:29 am

    Bons resultados financeiros. Finalmente saímos de uma situação de falência técnica e o mais importante estamos a cumprir as normas do fairplay financeiro exigido pelos orgãos que regem este desporto.
    Boa alternativa ao André Gomes, Bernardo Silva é um jogador que tem tudo para ser o novo criativo da selecção, assim como foi o mágico Deco.
    A Bélgica mais uma vez não vacilou e conseguiu mais um vitória e a tão esperada vaga para o Brasil 2014.
    Excelente parceria entre o VSC e o Mónaco desta forma os vitorianos poderão fazer bons negócios com os monegascos que têm excelentes jovens jogadores. Finalmente o VSC tem um presidente condizente com a grandeza do clube.
    Grande jogo entre a Colômbia e o Chile, Falcao já é o 3º melhor marcador de sempre da selecção dos cafeteros e está muito próximo dos dois primeiros.
    Estou mesmo a ver Portugal calhar com uma equipa fortíssima no play-off.

    • Manuel
      Posted Outubro 12, 2013 at 12:25 pm

      Penso que a afirmação de que a SAD do Porto cumpre as normas do fairplay financeiro não estará totalmente correcta a ajuizar pelas informações do R&C.

      "A criação de uma nova empresa, cujos resultados não são consolidados nas contas da FC Porto SAD, permitiu à sociedade dos dragões retirar salários dos custos da sociedade.

      De acordo com o Relatório e Contas relativo aos primeiros nove meses da época 2011/12, é possível verificar que a FC Porto – Serviços Partilhados (SP), criada em Março de 2011, tem como objectivo a "prestação de serviços de assessoria empresarial, administração e recursos humanos a todas as empresas do Grupo", sendo que os seus custos entram na rubrica de Fornecimentos e Serviços Externos. Aqui, a SAD registou custos de 26,8 milhões, uma subida de 10,6 milhões em relação aos mesmos meses da época 2010/11. E parte deste crescimento é justificado com "o pagamento dos serviços prestados" pela SP. A própria SAD admite que "parte dos funcionários, que estavam alocados às várias empresas" da SAD, transitaram para a Serviços Partilhados. Apesar desta transferência, o relatório diz que "verificou-se um aumento de 6% nos custos com o pessoal", que atingiram 31,5 milhões".

      Os FSE nos últimos anos de acordo com o R&C:


      2009/10: 20M€

      2010/11: 31M€

      2011/12 : 35M€

      2012/13: 37,5 M€



      Este ano os custos de pessoal declarados no R&C (54M€) são 69% dos proveitos operacionais (96M€).
      portanto abaixo dos 70%. Aposto que para o ano serão os mesmos 69%. Mas os FSE continuam a subir.
      E ninguém questiona isto?

    • João
      Posted Outubro 12, 2013 at 1:06 pm

      Manuel já usou essa desculpa umas duas vezes nos últimas 4/5 meses.. Havemos de estar no ano da graça de 2018 e continua a desculpar os bons resultados com o textinho que já tem no ctrl+v.

      Eu queria ter no ctrl+v aquele outro textinho do Manuel aí no mês passado ou perto disso onde andava aqui a garantir que o Porto ia apresentar prejuízos já no próximo relatório trimestral. Que ficávamos no mesmo estado ou pior que o Sporting, se bem me recordo.

      Aquela azia…

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2013 at 1:12 pm

      O FCP apresentou resultados positivos ponto final. O resto, como eu ja li aqui uma vez, é conversa para boi dormir.
      MPires

    • Manuel
      Posted Outubro 12, 2013 at 1:52 pm

      João, isto não é desculpa, desculpa de quê? São factos.Os custos com pessoal verdadeiros serão superiores a 70M€.

      Eu não previ prejuízos, aliás disse sempre que iriam ter resultados positivos e a minha previsão eram exactamente à volta de 20M€. Pudera, com vendas brutas de quase 140M€ também era melhor. No entanto com estas vendas todas apenas amortizaram o passivo em 3M€. Extraordinário. Algo está errado, não acha?

      Têm custos operacionais a roçar os 100M€ e proveitos que não chegam aos 80M€.
      Se não tivessem vendido jogadores teriam resultados negativos de 56M€. Significa isso que com a estrutura de custos actuais para atingirem o "break even" têm de ter vendas anuais de jogadores (proveitos extraordinários) de cerca de 100M€.
      Acha que fiz mal as contas?

      O plantel perdeu 25% de valor no activo, as amortizações diminuiram 10M€, subindo o resultado no mesmo valor (10M€=50%). Significa isso que irão perder capacidade para investimentos no futuro. Ainda acha que estou a sonhar?

      Terão de fazer o mesmo que fez o Sporting, um "downsizing".

    • josé
      Posted Outubro 12, 2013 at 3:30 pm

      No em que o FCP gera 76,4 M de mais-valia na venda de jogadores(Hulk,Moutinho,James entre outros), tem um lucro de 20M, quantos/quais jogadores terá de vender para ter um resultado positivo este ano?

      As contas não estão assim tão bem.

    • João
      Posted Outubro 12, 2013 at 5:21 pm

      josé por acaso não me sabe dizer em que loja andam a vender Herreras, Reyes e Quinteros de borla, não? Dava-me jeito.

      Manuel honestamente nem vou perder tempo com as suas finanças porque já todos temos vastas provas das inquinadelas que dá aos factos (essa dos 100 milhões extraordinários é tão anedótica só por si que quase merecia mas eu contenho-me). Quando quiser falar sobre os quase 600M€ de passivo total e 100 e muitos milhões de passivo corrente a vencerem no próximo mês de Junho sem receitas que se prevejam salvo deserção em massa de jogadores de um certo clube no mercado de Inverno, podemos falar à vontade.

    • Manuel
      Posted Outubro 12, 2013 at 6:48 pm

      João, não respondeu às questões. E era tão fácil se soubesse fazer contas ou uns rudimentos de contabilidade..
      O que tem o Benfica a ver com os resultados do Porto? Não é o Benfica que irá resolver os problemas do Porto. Pelo contrário, terá contribuido para eles.
      Deserção em massa? É esse o argumento que lhe resta?

    • Dragão Voador
      Posted Outubro 12, 2013 at 6:55 pm

      Manuel, trata-se de um problema de contabilidade analítica.

      Os funcionários da sociedade Porto – Serviços Partilhados tanto trabalham para o FCP clube, como para FCP SAD e provavelmente outras sociedades Porto, portanto é legítimo e contabilisticamente correcta a contabilização como FSE e não como custos com pessoal, pois os funcionários trabalham para a sociedade Porto – Serviços Partilhados que faz o outsourcing para outras sociedades Porto e quem sabe até possam fazer serviço para alguma entidade externa.

      Trata-se de um expediente legal de diminuir os custos com pessoal para facilitar o enquadramento nas normas de fair-play financeiro, sendo assim normal o aumento verificado nos FSE, por isso, obviamente a sociedade Porto – Serviços Partilhados não entra no perímetro de consolidação no FCP SAD.

      A diminuição do Passivo em apenas 3 milhões de euros dum ano para outro, é, de facto, pouco significativo mas os capitais próprios melhoraram 19 milhões saindo da falência técnica e o Activo melhorou 17 milhões, melhor ainda que isto foi a melhoria no equilíbrio financeiro corrente de 114 milhões negativos para 48 milhões ainda negativos.

      O "downsizing" do Porto já está feito, saíram Hulk, Alvaro Pereira, James e Moutinho, entraram Licá, Quintero, Ghilas, Herrera, Carlos Eduardo, etc. e continuamos na frente e ainda temos jogadores como Jackson, Mangala, Otamendi, Danilo e Alex Sandro para vender, Fernando só se for em Dezembro, sabendo que já temos à espreita Ghilas para substituir Jackson, Kléber para qualquer eventualidade e ainda Kelvin, Caballero e Vion, Maicon que veio de lesão e Reyes para substituir um central que seja eventualmente vendido, Temos Fucile para as laterais e ainda Quiño.

      De qualquer maneira, se houver necessidade de haver alguma contratação já deverão estar em marcha novos empréstimos obrigacionistas que permitem liquidez suficiente para o reforço do plantel.

      E, por último, comparando as contas do FCP SAD com as Sads dos rivais internos temos uma margem de manobra infinitamente superior.

    • Manuel
      Posted Outubro 12, 2013 at 8:07 pm

      Contabilidade analítica? Tenho a nítida sensação que não faz a mínima ideia do que seja contabilidade analítica.

      Começo pelo fim. Não têm uma margem de manobra infinitamente maior e vocês sabem-no bem. Isso não passa de demagogia para enganar os adeptos mas a mim garanto-lhe que não enganam.

      O que disse da mudança de jogadores, compra, troca e venda, não é downsizing. Pelos vistos não sabe o que é ou se sabe, mentiu. Downsizing é quando uma empresa se desfaz de empregados, diminui a sua actividade, baixa a massa salarial, muda a estrutura de custos para um nível mais baixo. Foi aquilo que fez o Sporting.

      O Porto tem feito o contrário. Todos os anos aumenta a massa salarial (os R&C não mentem, apesar de não sabermos o que está incluído nos FSE), necessitando cada ano de um volume maior de vendas de jogadores para poder mostrar resultados positivos. Ora isto não é downsizing. Chama-se expansão da actividade e é exactamente o contrário. Daí eu afirmar que estão numa bolha.

      Em relação ao FSE. Eu nunca afirmei que fosse ilegal, mas não é ético, é uma chico espertice, pois tenta mostrar algo que não é verdade, que os custos do pessoal que trabalha para o grupo FCP é muito superior ao que o R&C tenta mostrar.

      Sendo uma empresa cotada, a informação dada tem de ser rigorosa e fiel da actividade e é pública pois tem como objectivo informar o público e os investidores, daí haver uma autoridade externa chamada CMVM que fiscaliza e que deveria ter uma palavra a dizer sobre este assunto. Se o não fizer há matéria para investigação criminal.
      Portanto, afinal eu sempre tenho razão, os custos de pessoal são superiores aos 54€.

      Para além disso, então se é tudo legal e vale tudo, nada impede um clube desportivo de colocar alguns contratos de atletas e trabalhadores numa empresa de Trabalho Temporário, uma forma de outsourcing como outra qualquer, ficando assim livre das responsabilidades fiscais e patronais. A única obrigação legal é a que está adstrita ao contrato entre o clube e a empresa de outsourcing.
      Very convenient.

      O chico espertismo português está sempre a arranjar meios lícitos e ilícitos para fintar a boa prática, a ética (não sei se sabem o que isso é) assim como o fair-play desportivo.
      Neste campo o FCP tem dado cartas e daria um belo "Case Study" para ser estudado em todos os cursos de MBA nas universidades do todo o Mundo. Numa disciplina de que eu ainda não me esqueci e que se chamava, "Morality and Business Ethics".

    • Dragão Voador
      Posted Outubro 12, 2013 at 9:08 pm

      Manuel, contabilidade analítica, sim senhor, ora se os funcionários faziam serviço para o Porto Clube, Porto Sad e outros não fazia sentido o Porto SAD pagar a totalidade do salário, logo, a melhor maneira de resolver o problema foi criar o Porto Serviços Partilhados que serve também para diminuir os custos com Pessoal do Porto SAD e assim também facilitava o enquadramento nas normas de fair-play financeiro.

      Sei perfeitamente o que é o downsizing, mas estava a utilizar uma "imagem" da diminuição salarial da equipa principal essencialmente com as saídas de Hulk, Alvaro Pereira, Moutinho e James e sendo substituídos por jogadores com salários mais baixos.

      O aumento da estrutura de custos deve-se essencialmente à criação da equipa B e também à integração de vários jogadores dos Juniores nos pagamentos dos valores dos contratos de formação, ou seja, custa mais mas é por muito mais jogadores.

      Outros custos que irão ser contabilizados a partir desta época serão o Torneio de Jovens da Champions League, ou seja, novos custos.

      Os "activos escondidos" que são os jogadores das camadas jovens, pois os jogadores são valorizados por baixo e a qualquer momento podem ser transferidos por valores muito superiores ao seu valor líquido contabilístico.

      O investimento nos substitutos da primeira equipa era mesmo necessário para manter a competitividade da equipa, além disso, nas vendas também se contabilizam os custos das vendas nomeadamente comissões e outros.

      A nível de custos financeiros é previsível que o Porto SAD consiga emitir empréstimos obrigacionistas a taxas inferiores aos anteriores empréstimos obrigacionistas, pois as contas estão muito melhores agora.

      A situação do Porto Serviços Partilhados é legal, contabilisticamente correcta e obviamente ética. Está bem registada, anotada e auditada nas contas, portanto não tem razão.

      Em relação aos FSE, obviamente que sabe que isso também engloba muitas outras situações, nomeadamente custos com água, energia, comunicações, honorários, rendas e alugueres, deslocações, transportes, combustíveis, estadias, material de escritório, informática, publicidade, etc.

      Em termos estruturais não é nada conveniente o "outsourcing de jogadores" (estou a utilizar uma "imagem"), embora isto seja efectuado através dos empréstimos de jogadores, contudo a sad que recebe os jogadores emprestados não os pode vender.

      O outsourcing a que se refere, não me parece que seja viável para os jogadores, pois em caso de venda quem receberia o valor da transferência seria a empresa de trabalho temporário, agora ao nível de administrativos, operários e outro poderá ser sempre uma alternativa a ter em conta, por isso, referi no meu anterior comentário que o Porto Serviços Partilhados poderia prestar outsourcing a outras entidades externas ao Porto.

      Não é chico-espertismo, é conhecer bem a lei e o que se pode fazer com ela de modo a beneficiar o Porto SAD.

    • Manuel
      Posted Outubro 12, 2013 at 11:38 pm

      O bate papo é que já vai longo. Tudo o que disse não é novidade para ninguém, passa-se o mesmo nos outros clubes.

      Nunca afirmei que é ilegal nem que está mal contabilizada, o que afirmei é que não mostra toda a informação a quem devia mostrar. não é ético por isso.
      Por exemplo, não disse quanto é que nos FSE estão de custos com pessoal nem a razão pela qual os custos de pessoal têm aumentado todos os anos. O Benfica tem os mesmo torneios e equipas, até tem mais, no entanto tem conseguido reduzir, pouco, os custos com pessoal.
      Devem essa informação aos sócios, investidores e à CMVM. A mim não me devem nada pois não sou nem uma coisa nem outra.

      Quanto ao outsourcing sabe tão bem como eu que esse problema de venda dos jogadores não se coloca no caso do Porto. Bastava colocar a empresa em nome de um dos administradores do Porto ou um dos amigos que esse problemas deixava de existir. Ou não é assim? Não fazem isso com as off-shores?

    • bruno
      Posted Outubro 13, 2013 at 12:59 am

      se comunicarem como alguns fizeram com o roberto tambem nao vale a pena

    • Luís Miguel
      Posted Outubro 13, 2013 at 2:59 pm

      Manuel, pelo menos já passou de " se o não fizer há matéria para investigação criminal" para "… não mostra toda a informação a quem devia mostrar, não é ético por isso", ou seja, obviamente não há matéria para investigação criminal, mas eu dou-lhe uma dica; procure nas notas dos R&C na nota "Entidades Relacionadas" que poderá ver os valores das "contas a receber" e "contas a pagar" entre o Porto Serviços Partilhados e o FCP SAD, ou seja, pode calcular quanto de "custos com pessoal" estão nos FSE.

      Os "custos com pessoal" têm aumentado essencialmente porque desde há dois anos para cá existe a equipa B, ou seja, mais jogadores, assim sendo, tem tido mais custos salariais e encargos sobre esses salários.

      Outro motivo para o aumento dos "custos com pessoal" é obviamente o sucesso desportivo, pois implica o pagamento de prémios, ou seja, presumo que o FCP SAD pague o prémio por vitória no campeonato (jogadores, treinadores, dirigentes), situação essa que não se verifica nas outras sads.

      Em relação à ética estamos conversados, mas reconheço que há falta de exigência/transparência pela própria CMVM, pois, para mim, todos os contratos laborais com os jogadores (principal activo das sads), técnicos, dirigentes, etc. deveriam ser divulgados ao público, assim como os contratos de transferência de jogadores (facilmente se percebia a palhaçada da venda do Roberto por 8,6 milhões que obviamente não era para ser pago), assim como os contratos de publicidade, direitos televisivos, etc., mas isto não seria ao FCP SAD mas sim a todas as SADS.

      Manuel, continua a não ver bem as coisas, pois como já anteriormente referi, os jogadores são o principal activo das sads, ou seja, uma situação de "testa de ferro", seria diminuir o valor do activo das SADS. Só no FCP SAD seria uma diminuição de mais de 76 milhões de euros no activo (conforme contas de 31/03/2013), ou seja, seria a falência técnica por largos milhões.

      A acabar, Manuel volta a lançar a suspeição "Não fazem isso com as off-shores?".

      Ó Manuel, voltamos à situação dos "testas de ferro", ou seja, seria diminuir activo piorando as contas da SAD, agora se o FCP SAD tiver alguma conta no estrangeiro (obviamente em nome do FCP SAD), nos tempos que passam isso apenas seria um acto de boa gestão, pois seria um acto de gestão prudente, pois como deve saber, o país só não está de rastos devido aos empréstimos da Troika, ou seja, se houvesse um "corralito" ou mesmo um confisco de parte ou mesmo da totalidade dos depósitos o FCP SAD ainda ficava com liquidez para se mexer.

    • Manuel
      Posted Outubro 13, 2013 at 6:54 pm

      1) Retirado do R&C, sobre a utilidade dos FSE.

      "A criação de uma nova empresa, cujos resultados não são consolidados nas contas da FC Porto SAD, permitiu à SAD retirar salários dos custos da sociedade.
      A própria SAD admite que "parte dos funcionários, que estavam alocados às várias empresas" da SAD, transitaram para a Serviços Partilhados".

      2) Falemos de Filomena?

      "Tenho pena que os abutres que se têm vindo a aproveitar do meu clube, ao longo destes anos todos, irão continuar a encher os bolsos, com a venda dos passes do jogadores, que agora valem muito mais." O desabafo é de Filomena Pinto da Costa, mulher do líder dos dragões mas já em processo de divórcio, escreveu numa crónica do CM, ser essa apenas a sua única tristeza ao comemorar mais um título dos azuis-e-brancos. "A todos conheço, um por um, há quase 30 anos! Como chegaram, como enriqueceram e acreditem não é com trabalho árduo, infelizmente". Filomena P da C poderá ser chamada à PJ para consubstanciar as acusações.

      3) De um blogue portista.

      “Uma pergunta.
 Alguém sabe quem detém por participação indirecta o GOL Football Luxemburg ?

      Não se preocupem.
 Eu respondo.

      O Presidente.

      Cumprimentos”

      J.Norton
      ~~~
      “Já o disse e vou repetir. 
Quem detém esse Fundo (Goal Football Luxembourg) indirectamente por intermédio de outra empresa é o Presidente.
 Admirados? 
Eu não.
      Nem eu nem a ex-esposa Filomena. 
Que infelizmente está prestes a voltar a ribalta e bem documentada.
 A vida privada do Presidente infelizmente vai continuar a interferir com o FCPORTO”.

      ~~~
      “Boa Noite,

      Conforme já o afirmei quem detém este Fundo de forma indirecta é o Presidente. 

      A ex esposa Filomena (Evita para muitos mas não para mim) está infelizmente bem documentada sobre este tema.
 Ela e quem julga que cartas recebidas do Dr Gil Moreira dos Santos lhe dá a protecção necessária sobre os lobbys tripeiros.”

      JNorton
      ~~~
      “Caro JNorton tem toda a razão; a vida privada do presidente continuará a afectar o FC Porto; infelizmente quando se tenta descodificar alguns desses pormenores da vida privada do presidente interelacionados com a VIDA DO FCP, somos logo censurados.

      Em relação á ex esposa Filomena infelizmente não só está bem documentada sobre este tema como de outros que poderiam ter prejudicado em muito o clube na sua vertente desportiva. Portanto pelo que eu começo a ler nos seus comentários, não será para si uma novidade que o casamento foi de conveniência e foi uma forma da testemunha principal não testemunhar e assim após o Apito Final o presidente lá se safou e neste caso felizmente o FCP também; se não ainda estariamos pior que o BoavistaFC.
      Mas infelizmente para muitos ser um bom portista não são aqueles que querem o bem e a transparência do clube, mas sim aqueles que fazem de avestruz e que não querem ver o nome do FCP manchado publicamente, mesmo que a isso o obrigue a abrir falência.”

      4) Sobre "testas de ferro" basta ler quem são os "donos" da empresa irmã da Gol Football (Luxembourg) no off shore de Gibraltar.

      "Gol Football (Gibraltar) Limited, a company having its registered office at Suites 7B and 8B, 50 Town Range, Gibraltar (Gibraltar), registered in the Registrar of Company of Gibraltar under the number 104095, here represented by Mr Frank Trinteler, private employee, residing professionally in Schuttrange.

      The Company will be administered for an unlimited period by the following managers:
      Managers of Class A:
      1. Mr Nicolaas Johannes Alexander van Zeeland, private employee, born in 's-Gravenhage (The Netherlands) on October 16, 1970, residing professionally at 64, rue Principale, L-5367 Schuttrange.
      2. Mrs Michelle Marie Carvill, private employee, born in Down (Ireland) on November 26, 1966, residing professionally at Schuttrange
      Managers of Class B
      3. Mr James David Hassan, private employee, born in Gibraltar on November 27, 1946.

      Mais provas? O segredo é não mostrar tudo.

      PS. Numa coisa estou de acordo, "uma situação de testa de ferro seria diminuir o activo das SAD".

    • Dragão Voador
      Posted Outubro 13, 2013 at 7:37 pm

      1) A estratégia seguida foi correcta. A criação do Porto Serviços Partilhados permite diminuir os "custos com pessoal" o que facilita o enquadramento nas normas de fair-play financeiro.

      2) Irrelevante

      3) Irrelevante

      4) Irrelevante

      Presumo que pretenda lançar a suspeição sobre as compras e recompras de passes de jogadores quando na verdade trata-se essencialmente de gestão de risco e dificuldades de tesouraria que espero que tenham sido ultrapassadas.

    • fabio
      Posted Outubro 13, 2013 at 8:17 pm

      1- eu gostava era de ler os relatorios da cmvm sobre o roberto para me rir um bocadinho.
      2-tambem lhe posso transcrever umas frases de antigas glorias do benfica a dizer que o vieira está a levar o benfica para o abismo, que só aparece nas vitorias, que a palavra dele nao vale 1 euro etc etc.
      3- quantos blogs benfiquistas quer a por em causa a politica do vieira, dos negócios do vieria, a por em causa o jesus ?
      4- quem são as pessoas donas das percentagens dos passes do benfica, tambem podia publicar.
      5-nao tava mas eu acresento, porque acho-lhe piada.todos os semestre diz a mesma coisa que a bolha esta para rebentar, que o porto é so ilegalidades, as suas teorias absurdas do costume e que o benfica lançou mais uma medida revolucionaria no futebol que o vai levar ao sucesso, mas o que acontece no fim do ano ?
      —-a bolha não rebenta, reduz passivo, sai da falência técnica e ainda soma títulos
      —-as medidas revolucionarias dão prejuízos, aumentam o passivo e ganham rigorosamente nada

      mas lá para o ano é que é.

      ps: o senhor nao se cansa de andar sempre com as mesmas historias seja aqui, seja nos outros blogs que acompanha, é que se eu ganhasse 5 euros sempre que acerto nos seus comentarios já estava milionario.

    • Manuel
      Posted Outubro 13, 2013 at 9:00 pm

      Já percebi.

      1) Informação incorrecta nos relatórios à CMVM, aos investidores e ao público – Irrelevante. )O que tem a CMVM a dizer sobre isto?)
      Subtracção de custos das empresas do grupo de modo a conseguir enquadramento no fair play financeiro da UEFA – Irrelevante (O que tem a UEFA a dizer sobre isto?)

      2) Subtracção de meios do clube por parte de administradores, amigos e associados com concomitante fuga ao fisco – Irrelevante.

      3) e 4) Criação de offshores que consubstancia fuga de capitais, fuga ao fisco assim como branqueamento de capitais – Irrelevante.

      Muito me contam.

      PS. Se a informação que eu mostro e que eu sei que é correcta não fosse verdadeira vocês nem se davam ao trabalho de responder.

    • fabio
      Posted Outubro 14, 2013 at 10:51 am

      manuel não insista que nos ja sabemos que o senhor é contabilista do porto e que está por dentro da estrutura do porto para fingir que sabe tudo e por isso já sabemos a cantiga de cor, olhe tem ali uma noticia sobre o jackson para ir dizer que é plantada que o porto também tem muito poder na espanha, e mais abaixo tem outra do iturbe já que gosta tanto de repetir a mesma mentira tem a possibilidade de o fazer por mais 2 vezes.

      e daqui a 6 meses no próximo relatório já sabemos que vamos ler as seguintes palavras: bolha, offshore, ilegais, pouco ético etc etc etc as mesmas teorias de sempre, sempre as mesmas desculpas, sempre a mesma cantiga que ja quase que ninguém liga.

      só me entristece é que nos relatórios do benfica o senhor não se queira aprofundar ou simplesmente dar uma opiniao, pois também não ha desculpas para aquele passivo.

    • Dragão Voador
      Posted Outubro 14, 2013 at 11:12 am

      1) Informação correcta nos R&C, registada, anotada e auditada.

      Foi a própria UEFA a determinar as normas de fair-play financeiro, as sads só têm que se enquadrar nelas.

      2) O que escreveu anteriormente no ponto 2 no seu comentário às 19.54 do dia 13 é que era irrelevante, mas se tem dados factuais e objectivos faça o favor de apresentar.

      3) e 4) O que escreveu anteriormente no ponto 3 e 4 no seu comentário às 19.54 do dia 13 é que era irrelevante.

      Outro assunto

      As restrições de circulação de capitais na Europa já foram abolidas há muitos anos, abrir contas no estrangeiro é uma situação perfeitamente legal e normal seja em "paraísos fiscais" ou não.

      Não existe "fuga de capitais" e os depósitos no estrangeiro ficam sujeitos à legislação fiscal do território em questão.

      O branqueamento de capitais é o processo pelo qual os autores de algumas actividades criminosas encobrem a origem dos bens e rendimentos obtidos ilicitamente. Ora, assim sendo, não existe branqueamento de capitais pois o futebol é uma actividade legal, regulada e sujeita a impostos como muitas outras actividades económicas.

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2013 at 11:33 am

    de salientar que na equipa belga ainda faltam Vincent Kompany e Benteke dois jogadores poderosos.. A juntar a este grupo pode surgir Janujaz, o diamante de Manchester..

    Fica de facto um grupo de jogadores super forte, com todos os sectores equilibrados e com abundância em todos eles, sendo a média de idades relativamente baixa temos uma selecçao para os próximos anos com qualidade para figurar no top 5 a nível Mundial.

    Quanto ao Bernardo penso que é justo, não compreendo a não inclusão do Jõao Cancelo ou mesmo do Gonçalo Paciencia ( não tenho a certeza se está apto ou não )

    SL, Xiox

    • Carlos
      Posted Outubro 12, 2013 at 12:59 pm

      Se o Janujaz optar pela Bélgica e tiver a carreira que se espera, ficarão com mais um extremo d qualidade. Podem perfeitamente daqui a 3 ou 4 anos terem 2 dos melhores extremos do mundo com Hazard e Januzaj…

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2013 at 5:36 pm

      Gostava que me dissessem ao longo da carreira além dos dois golos o que já viram o januzaj fazer para justificar poder ser um dos melhores extremos do mundo?

      António Antunes

    • Carlos
      Posted Outubro 12, 2013 at 6:14 pm

      Simplesmente tem sido sempre dos melhores do Machester quando tem jogado…

      Claro que ninguém pode garantir que vai ser craque, a menos que tenha uma bola de cristal na garagem, mas que tem muito potencial disso não tenho dúvidas.

      O próprio treinador do Man Untd, disse no fim do jogo que ele tinha uma qualidade semelhante ao Rooney quando ele o lançou no Everton…

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2013 at 9:14 pm

      Isso que esta a dizer que ele foi dos melhores nao é verdade… Mesmo nesse jogo falhou a maior parte dos passes de rotura que tentou e so teve bastantes passes bem sucedidos porque foram para o lado e para traz… Já no jogo anterior entrou e nao teve nenhuma influencia positiva…
      Nao quero com isto dizer que é mau jogador so quero dizer que acho prematuro fazer dele uma superestrela por ter feito dois golos… Veja-se o caso de macheda ou até Carlos vela que marcou um hattrick na estreia.

      António Antunes

    • Carlos
      Posted Outubro 13, 2013 at 12:55 am

      Eu gostei do que vi sinceramente… Dos alas parece claro que é o que está a jogar melhor do Untd, não só pelos golos, nota-se que tem boa técnica e ao contrário da maior parte dos jogadores com qualidade da sua idade que jogam no ataque não é nada individualista…

      Macheda nunca foi o que prometeu quando começou a jogar aos 17 anos, mas Vela está longe de ser um flop,apesar de ter saído do Arsenal. É neste momento um dos melhores da Real Sociedad que ficou em 4º no último campeonato espanhol…

  • Pedro Rodrigues
    Posted Outubro 12, 2013 at 11:39 am

    Só uma questão: Eu tinha ideia que o 4º classificado da CONCACAF ia a playoff com a Nova Zelândia. Sendo assim, o México mesmo não tendo qualificação directa ainda se pode apurar. Estou enganado?

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2013 at 12:43 pm

      Sim, está correto o 4º classificado da Concacaf irá jogar com o vencedor da Oceania, neste caso a Nova Zelândia, sendo certo que o México ainda não tem o 4º lugar assegurado.

      CS7

  • João Lains
    Posted Outubro 12, 2013 at 11:47 am

    Ignorei, a certa altura, a partida da nossa selecção (mal sabia eu o que estava reservado para os minutos finais) para acompanhar o Colômbia – Chile e a primeira coisa que me veio à cabeça foi: este vai ser o melhor jogo de futebol, no que já se disputou nesta nova temporada! Pois bem, enganei-me… A enorme intensidade com que estava a ser disputado, rapidamente deu lugar à agressividade, entradas duras que escaparam aos olhos do árbitro e o apito leve deste senhor que assinalou três grandes penalidades! Enfim, estavam reunidos todos os ingredientes para este jogo ser aquilo que os primeiros minutos davam a entender. No final, fiquei desapontado.

    Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Chile e Uruguai, as melhores selecções desta confederação vão marcar presença no Mundial e nenhum de nós podia pedir melhor que isto!

  • Gonçalo Pereira
    Posted Outubro 12, 2013 at 11:52 am

    Considero que as equipas apuradas são as espectáveis. Gosto de salientar a Bélgica que tem uma seleção muito consistente e com várias soluções de extrema qualidade e de uma suiça que só apareceu em 2008 porque foi pais organizador com muitos bons jogadores.

    Penso que a inclusão de bernardo silva fazia já sentido não só por ser um médio sensacional com potencial para estar ao nível dos melhores (com sorte pode lá chegar), como os jogadores de 94 já só podem jogar pelos sub-21, daí jogadores como cancelo e até (mais para daqui a uns tempos) ié, f.cardoso, medeiros, mané, chaby, paciência…

  • João Lains
    Posted Outubro 12, 2013 at 12:12 pm

    A Bélgica confirma o apuramento, com um grupo de jogadores que tem tudo para superar os feitos da geração de ouro da década de 80. Para mim, há um núcleo duro que eu gostava que marcassem presença no Brasil: Courtois, Mignolet, Kompany, Vertonghen, Vermaelen, Lombaerts, Alderweireld, Hazard, Witsel, Fellaini, Dembele, De Bruyne, Mertens, Defour, Lukaku, Benteke, Mirallas, Chadli – 18 jogadores todos com enorme qualidade que jogam nos melhores campeonatos europeus (12 na Premier League)

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 12, 2013 at 1:16 pm

      Superar a geração de 80? está tudo doido só pode…para superarem a geração de 80 tinham de ír a uma final de Mundial e serem campeões da Europa

    • Carlos
      Posted Outubro 12, 2013 at 1:35 pm

      O que pode perfeitamente acontecer, no europeu passado íamos chegando á final com uma equipa inferior a esta Bélgica.

      Já vi surpresas maiores no futebol do que a Bélgica ser campeã do mundo. A Grécia ou o Porto de 2004 são bons exemplos disso… Quem diria antes das competições começarem que eles iam ganhar o europeu e a champions?

    • zecababas
      Posted Outubro 12, 2013 at 3:49 pm

      sr Miguel Antunes vá lá ver melhor à internet o que anda para aí a dizer, que isto de ter internet não serve só para dizer baboseiras

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 12, 2013 at 3:52 pm

      Carlos,

      Concordo em parte, relativamente ao Europeu de facto tem havido surpresas e não é de todo impossivel vencerem um, como a Grécia (bem mais fraca que esta Bélgica) o demonstrou…agora Mundial?? há quantos anos um "underdog" não vence um Mundial? a última surpresa terá sido em 1950…desde aí tem sido sempre um "grande" a ganhar

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 12, 2013 at 3:57 pm

      Zecababas,

      o que é que eu disse de errado explica-me lá tu que és tão esperto…o João Lains disse SUPERAR, não disse igualar, logo SUPERAR caso não saibas é fazer melhor, e portanto se a geração de 80 da Bélgica foi a uma final do Europeu e a umas meias finais de um Mundial, fazer melhor que isto, é ser campeão da Europa e finalista de um Mundial…para a próxima antes de dizeres asneiras, vai aprender primeiro lingua portuguesa

    • João Lains
      Posted Outubro 12, 2013 at 5:28 pm

      Miguel Antunes está na cara que a Bélgica tem um excelente grupo de jogadores, mas tu és o único que por aqui anda que se vai mostrando sempre reticente em relação ao seu potencial. Sim eles até podem não conquistar nada, sinceramente nem eu acredito nisso, mas que se possam bater frente às melhores selecções durante as fases finais é inegável! E não te esqueças da longevidade desta selecção. Todos estes jogadores ainda são jovens e os únicos que vão cair depois deste Mundial, são o Van Buyten e o Simons. De resto todo o restante grupo se poderá manter até ao final do Mundial 2018, já para não falar do nível que jogadores como Hazard, Courtois, Lukaku, Benteke, Bruyne terão por essa altura e mais curioso perceber em que clubes estarão jogadores ainda mais jovens como Lestienne, Praet, Thorgan Hazard, Carrasco, Malanda, Tielemans ou Bakkali. É que para além de uma nova geração de ouro, já há bases para que o nível não cai na próxima década.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 12, 2013 at 6:09 pm

      João,

      Quando ponho reticências ao seu potencial é face às "extravagâncias" de alguns que já falam em títulos…porque uma coisa é ter uma grande selecção (e eles inegavelmente têm), outra é vencer, são coisas distintas…acredito que possam fazer exclentes campanhas nos próximos 10 anos, em Europeus e Mundiais, ou seja, idas a 4ºs de final e meias finais, mas duvido que passem dai, principalmente no campeonato do Mundo duvido muito mesmo que vão sequer alguma vez a uma final…logo, quando contestei o teu superar, foi nesse mesmo sentido, porque a geração de 80 tem uma final de um Europeu e umas meias finais de um Mundial, portanto tenho muitas dúvidas que esta geração consiga melhor…

  • Miguel C.
    Posted Outubro 12, 2013 at 12:17 pm

    Bélgica tem um plantel de sonho, imensa juventude com muita vontade e talento!

  • Carlos
    Posted Outubro 12, 2013 at 1:01 pm

    O que é estúpido é o Bernardo não ser convocado logo de início, é muito mais jogador que André Gomes ou João Mário por exemplo. Assim como o Cancelo é superior ao Amorim do Guimarães ou ao que jogou no último jogo…

  • Parm
    Posted Outubro 12, 2013 at 1:30 pm

    O México tem sempre a hipótese de qualificação ganhando o play-off frente ao representante da Oceânia…

  • Fábio Teixeira
    Posted Outubro 13, 2013 at 12:29 pm

    Grupo A: Bélgica e Croácia
    Grupo B: Itália e Dinamarca (não vai ao playoff)
    Grupo C: Alemanha e Suécia
    Grupo D: Holanda e Roménia
    Grupo E: Suiça e Islândia
    Grupo F: Rússia e Portugal
    Grupo G: Bósnia e Grécia
    Grupo H: Inglaterra e Ucrânia
    Grupo I: Espanha e França

    Playoff – Pote 1:

    – Croácia
    – Portugal
    – Grécia
    – Suécia

    Pote 2:

    – França
    – Ucrânia
    – Roménia
    – Islândia

Deixa um comentário