Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica: Bah custou 8,67 ME, Musa ficou por 6,48 milhões

Vão justificar? Musa se aproveitar em Famalicão até pode ameaçar o lugar de Gonçalo Ramos, que tem estado mal nos últimos jogos. Já Bah até ao momento pouco acrescentou como titular (parece fazer mais a diferença quando sai do banco).

No Relatório e Contas da época 2021/22, o Benfica revelou os valores pagos por Petar Musa e Alexander Bah. O avançado croata chegou do Boavista “num investimento total de 6.487 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos, os encargos com serviços de intermediação, os encargos com o mecanismo de solidariedade e o efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de pagamento estipulados”. Já o lateral direito dinamarquês, contratado ao Slavia Praga, obrigou a um esforço de “8.672 milhares de euros, que engloba a aquisição dos referidos direitos, os encargos com serviços de intermediação, os encargos com o mecanismo de solidariedade e o efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de pagamento estipulados”.

35 Comentários

  • Nickles
    Posted Setembro 8, 2022 at 11:07 am

    Afinal o Musa custou mais 1.5 milhões. Tão bom

  • RuiCosta10
    Posted Setembro 8, 2022 at 11:12 am

    Musa tem cumprido apesar de ser cedo para dizer se valeu a pena. Bah precisa de mais tempo.
    Não é por compras destas que o Benfica tem estado mal até porque se percebe que os jogadores têm valor sem serem predestinados, mas sim pelos 20M em jogadores que não renderam o esperado, como o Weigl, Yaremchuk (bons jogadores que não correu bem), Cebolinhas e etc.

  • Vermelhudo
    Posted Setembro 8, 2022 at 11:24 am

    Bom, eu acho o Yaremchuk globalmente melhor jogador que o Musa. Mas eu percebo a gestão feita pelo Rogério e pela estrutura: se o Gerardo Ramos é a aposta principal, então não faz sentido manter um jogador tão valioso como o ucraniano no banco. Até porque ele provavelmente estaria insatisfeito.

    O Musa é um jogador sem nome no mundo do futebol, tem as suas qualidades e tem perfil para jogador de rotação. É o único no plantel que me parece ter a capacidade para reter a bola e ganhar no ar. E isso explica muito o porquê de estar a ganhar ao Lewandujo.

    Eu poderia estar aqui a rir a bom rir, dizendo que um jogador do Boavista veio tapar alguém da formação. Mas isso é para hater, porque do ponto de vista táctico eu percebo perfeitamente a opção do senhor Rogério.

    Já em relação ao Bah… BAAAA Ah Ah Ah Ah Ah Ah!
    Brincadeirinha… É um jogador com capacidade ofensiva, mas eu não estou admirado com a titularidade do Gilberto, pois ele é muito aguerrido defensivamente e isso também conta.
    Depois, é normal que um jogador só com olho para o ataque pareça jogar mais no decorrer das partidos do que sendo titular.
    Entra fresquinho e com missão de ir para a frente e isso parece ser muito benéfico para as suas características.

    Portanto, eu vou simplesmente dizer que compreendo as opções do senhor Rogério apenas achando estranho a pouca rotatividade dada até agora.
    Mas ok, ele lá terá as suas ideias e depois fazemos a análise global.

    • Vermelhudo
      Posted Setembro 8, 2022 at 11:53 am

      E gostaria também de acrescentar que há timings na vida e nem sempre estão reunidas condições para o sucesso.
      O Roman veio para o Benfica numa altura em havia Darwin e não era nada fácil conjugar ambos pois são jogadores essencialmente de golo.

      E foi pena porque o Roman tem muito boas características, fisicamente é muito bom, tecnicamente também. É mesmo assim e é assim mesmo.

      Também acho o Roman melhor que o Gerardo Ramos, mas eu percebo que se queira investir num jogador tão jovem e que poderá dar bom dinheirinho.
      Mas se ele for para um Forest ou Wolves, Valência desta vida… vou-me descascar todo a rir.
      Mesmo todo.

      • Antonio Clismo
        Posted Setembro 8, 2022 at 12:13 pm

        Bem, quais são neste momento os jogadores mais ”vendíveis” do plantel do Benfica já a pensar em encher o mealheiro no próximo Verão?

        António Silva? Duvido, muito novo ainda
        Florentino? Depende, se perder o lugar para o Aursnes
        Morato? Depende como regressar da lesão
        Enzo? É possível. O River ainda tem muita % do seu passe
        David Neres? Se continuar a este nível não tenho dúvidas
        Gonçalo Ramos? Só não foi este Verão por acaso. Já terá a sua transferência alinhavada com a roleta dos Mendilhões.

        Ou seja, no próximo Verão, seguramente o Benfica irá transferir 3 jogadores: Eu apostaria em Enzo, Neres e Gonçalo Ramos.

        Estaremos a falar em mais valias superiores a 100 milhões de euros.

        • Aurinegro
          Posted Setembro 8, 2022 at 12:49 pm

          Clismo e as suas certezas. As mesmas certezas de que o A.Silva vai aprender muito com o Chiellini, quando formos jogar a Turim ahahah

        • Vermelhudo
          Posted Setembro 8, 2022 at 1:01 pm

          Acho ainda demasiado cedo para prever transferências.

          Mas acho que o Tony Adams-Silva poderá mexer com a cena, porque há ali jogadores na defesa que vão ficar meio malucos se ficarem sempre no banco.

          A época ainda agora começou. O Neres começou em modo reforço bomba mas tem vindo a perder terreno.

          O João Mário supostamente não ia fazer nada, mas tem estado muito bem.

          Fiz um belo de um exercício de auto-psicose para me tentar convencer que estava louco quando dizia que o Mário poderia ser uma boa peça para o Rogério.
          Levei a minha mente ao extremo com aquela macumba, mas valeu a pena.

          Mas isso ficará, inevitavelmente , para um futura masterclass.

        • Jonas SCP
          Posted Setembro 8, 2022 at 1:03 pm

          Mesmo que vendam esses tais por 100m subtraindo ao que custaram e aos serviços de intermediação. O Benfica vai ganhar pouco e fica no plantel com o mesmo refugo como o chiquinho o Gil dias etc etc…. Esses 100m vão ser muito importantes mas ou se aproveitam mais jogadores das bases ou então o próximo ano vai ser terrível em termos financeiros

        • Rambo13
          Posted Setembro 8, 2022 at 1:49 pm

          Ody
          Gri, Antonio Silva, Morato, Gil
          Neres, Enzo, Tino, JM
          Rafa, GR88

          Vejam lá que deste onze, apenas Grimaldo, Gilberto e Joao Mario não tem mercado.
          Mas o (Auto)Clismo consegue fazer crer que não ha jogadores “vendiveis” no Benfica.

          • Antonio Clismo
            Posted Setembro 8, 2022 at 3:48 pm

            Olha outro ainda com esperanças de um dia conseguir vender o Rafa Silva (custou enormidades) para um colosso europeu…

            Agora com 30 anos é que vai dar o salto.. Só se for para o Dubai

            • Aurinegro
              Posted Setembro 8, 2022 at 4:06 pm

              Mas e o rendimento que se tira dos jogadores ?

              Olhas sempre para o que custaram e os ordenados, mas e o dinheiro que o Benfica foi ganhando com eles ? Os golos do Rafa e do Grimaldo ontem não deram mais uns milhões ?

              É como o chefe da tua empresa olhar apenas para ti como um valor negativo relativo ao teu ordenado, sem contar o dinheiro que ganha pelas tuas tarefas.

              Já chega a ser ridiculo falar sempre e apenas no que se gastou e não no que se ganhou, direta ou indiretamente, com os jogadores.

        • DiogoC
          Posted Setembro 8, 2022 at 2:32 pm

          Imaginemos:

          Enzo:50M
          comissão 10%: 5M
          25% river: 11,25M
          Custo de Aquição mias intremediação: 18M
          Mais Valia: 15,75M

          Neres 30M
          Coissão: 3M
          Aquisição mais intremediação: 14M
          MAis valia:13M

          Gonçalo Ramos 40M
          Comisão:4M
          Mais valia 36M

          Todos juntos, num cenário optimista gerariam 65M de mais valias. Para 100 falta muito

          • Rambo13
            Posted Setembro 8, 2022 at 3:19 pm

            Ao falares em mais-valias estás portanto a considerar que os custos que o Benfica teve foram… nulos.

            Ou seja, os gastos que aparecem nos anos anteriores são iguais a zero (porque estas a retirar valores da venda para considerar no custo de compra).

            Mais, o Neres apesar de ter tido um “custo” de 15,3M deve-se ao facto de o Benfica nao ter recebido esse valor do Pedrinho.

            Ou seja, o Benfica vendeu o Pedrinho por 3M + Neres.
            Tudo o que vier do Neres, é mais valia.

            • DiogoC
              Posted Setembro 8, 2022 at 5:55 pm

              Estás enganado, O custo foram os 15M. O Benfica depois usou um credito que tinha para o pagar mas isso não altera o custo. Custo e pagament osão dusas coisas diferentes. No Balanço do Benfica está lá o Neres por 15M. A. ais valia é calculada com base no valor de venda, custo e amortizaçãoes.

          • Antonio Clismo
            Posted Setembro 8, 2022 at 4:08 pm

            Se o Gonçalo Ramos continuar a marcar golos achas que sai por 40 mendilhões?

            Se chegar aos 25 golos este ano ainda vai ser vendido por um valor superior ao Darwin.

      • Fireball
        Posted Setembro 8, 2022 at 3:25 pm

        Em que ponto do jogo é que Yaremchuk é tecnicamente bom? Técnica não é só fazer fintas, mas eu vi um jogador com péssimo controlo de bola, mau primeiro toque, qualidade de passe nada de especial e mesmo finalização não era propriamente genial.

        • Vermelhudo
          Posted Setembro 8, 2022 at 4:08 pm

          É que nem estava a pensar nas fintas.
          Pois temos opinião diferente sobre o jogador.
          Tudo bem.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 8, 2022 at 11:48 am

    Quanto custou ao benfica o serviço de vender jogadores pelo mesmo preço do que os compraram mesmo depois de floparem?

    O clube também está quase a perder o Grimaldo a custo zero. Impressionante a gestão de carreira do jogador que consegue assim passar pelos pingos da chuva e ter a faca e o queijo na mão em relação ao seu passe.

    Em Novembro páram os campeonatos e ele em Janeiro já poderá negociar a custo zero com outro clube.

    E como não existe concorrência à altura dentro do clube, não o podem encostar para ele desvalorizar. Ele vai dar tudo nos próximos meses para valorizar, quiçá tentar ser chamado à seleção espanhola e depois em Janeiro assina o contrato da sua vida.

    Nunca na vida ele com 27 anos vai querer renovar com o Benfica quando pode assinar a custo zero com qualquer outro clube e receber o triplo.

    • troza
      Posted Setembro 8, 2022 at 12:06 pm

      O Grimaldo é um jogador ainda com muitas falhas. E quando se sente menos? Jogos menos exigentes do ponto de vista físico e defensivo e quando ele está numa de se esforçar.

      Se este ano está a dar tudo? Faz lembrar o Pedro Barbosa no Sporting… então que renove no máximo por um ano.

      Mas a falta de alternativa desde 2017 ou 2018 mostra a incrível incompetência ou sabotagem…

    • Aurinegro
      Posted Setembro 8, 2022 at 12:48 pm

      Se lesses o RC sabias a resposta à primeira pergunta: 8% em média.

      Quanto ao Grimaldo, se é preciso isso para ele dar tudo, então que se tire o rendimento desportivo.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 8, 2022 at 1:11 pm

    O Musa achei-o demasiado caro para o que acrescenta, preferia apostar forte no Henrique Araújo. Mas a verdade é que ele tem correspondido e com a saída do Yaremchuk parece que ganhou uma nova vida dentro do Benfica. Tem características interessantes e diferentes das restantes opções, por isso é apostar no Musa quando essas características forem necessárias.

    Quanto ao Bah, não concordo totalmente com o VM. É verdade que tem tido um impacto maior vindo do banco, mas isso é normal para um lateral tão ofensivo como ele, entra fresco e para cima dos adversários. Mas também tem estado bem como titular, não é tão fiável defensivamente como o Gilberto, mas é muito forte no cruzamento e tem entrado bem na equipa. Acho que mais tarde ou mais cedo irá conquistar a titularidade definitiva, mas até agora o Gilberto tem estado muito bem e não se mexe aí.

  • Rambo13
    Posted Setembro 8, 2022 at 1:47 pm

    E nao esquecer que ainda enviamos Ilija Vukotic e outros 50% de Ricardo Mangas.

    Que negócio ruinoso por um jogador que vai andar por emprestimo nos próximos anos.

  • Mantorras
    Posted Setembro 8, 2022 at 2:44 pm

    Eu acho que tanto um como outro valem o que custaram.

    O Bah nao e um lateral feito mas tem muito potencial. Vai dar lucro e rendimento desportivo. O Musa esta longe de ser o tolinho que fazem dele. Tem o perfil que o treinador quer para jogar ali e a concorrencia nao e muito forte, logo duvido que nao esteja nos 13/14 que jogam quase sempre ate final do ano. Nao sei se nao acaba a epoca como titular, nao me surpreenderia porque tem qualidade e vai melhorar com o tempo e a confianca.

  • feelfreeyouare
    Posted Setembro 8, 2022 at 3:07 pm

    Vim só acrescentar que o Benfica é o único clube em Portugal que se dá ao luxo de gastar quase 15 milhões em dois suplentes

    • Mantorras
      Posted Setembro 8, 2022 at 3:30 pm

      O Grujic e titular? O Veron e do Benfica? Quanto tempo ate serem titulares?

      O Pepe quanto tempo ficou de fora ate jogar? Quanto custou?
      Antes dele, quanto tempo ate Luis Diaz ser titular? E antes dele Corona?

      O Porto gastou 22M no Carmo que tem jogado tanto como o Bah.

      Aparece por ai noutro post, por acaso, 12M gastos num tal de Ze Luis. Tempos de Adrien Lopez e que tais tambem houve.

      Sei de um tal de Oliver que era o maior (por acaso sempre disse aqui que o Octavio era melhor e fui sempre desacreditado) e custou uns 20M e so foi titular mesmo antes disso, quando era emprestado e depois so a espacos.

      O Benfica tem inumeros assim, mas o Porto tambem. Pedrinho custou 18M ao Benfica e era banco. Chuck idem. So que nao me parece que essa era a ideia ao contratar.

      So nos ultimos 2 anos:

      Pepê €15.00m
      Galeno €9.00m
      Wendell €4.30m
      David Carmo €20.00m
      Marko Grujic €9.00m
      Gabriel Veron €10.50m
      Stephen Eustaquio €3.50m
      André Franco €4.00m

      Isto sao jogadores titulares? Foram? Alguns serao quase certamente, mas…

    • Xyeh
      Posted Setembro 8, 2022 at 3:47 pm

      Tiveste o FCP que deu 15M pelo David Carmo para comer banco do Marcano.

    • Aurinegro
      Posted Setembro 8, 2022 at 4:03 pm

      Para além do que o Mantorras e o Xyeh disseram, tens também quem dê 10M€ por 50% do passe para depois emprestar.

  • Kacal
    Posted Setembro 8, 2022 at 3:13 pm

    O Bah faz 25 anos em Dezembro, daqui a 2 épocas terá 26 anos (passará 22/23 com 25 anos e 23/24 com 26 anos fazendo só 27 em Dezembro) acho perfeitamente possível que ainda dê o salto e o Benfica lucre bastante. Basta vende-lo por uns 25-30 milhões que já é um retorno interessante. Desportivamente podem aproveitar até lá e sendo verdade que ainda não acrescentou como titular, está em adaptação enquanto o Gilberto já está no clube há mais tempo, acredito que na 2ª metade da época e sobretudo na próxima vai dar muito porque ofensivamente é claramente diferenciado por cá.

    Já o Musa ainda é novo e mesmo que não se afirme a titular no Benfica não me admirava que conseguissem pelo menos ter o retorno do que pagaram numa venda.

  • BENFICA36
    Posted Setembro 8, 2022 at 3:26 pm

    E valem esses valores .

    Tanto Bah como Musa vão continuar a ter muitos minutos.

    Parece-me que ao nível de compras o Benfica esteve muito bem.

    Peter Musa
    Ristic
    Alexander Bah
    David Neres
    Enzo Fernández
    João Víctor
    Aursner

    7 jogadores que todos eles serão importantes para o Benfica, Enzo Fernández e David Neres são titulares , Aursner,Bah e Musa são opções muito válidas e já com minutos e só falta ver Ristic e João Victor.

    Não conto com John Brooks e Draxler por estarem por empréstimo ou com contrato de apenas 1 ano .

    Da formação:

    Samuel Soares( André Gomes a ser titular da equipa B)
    Filipe Cruz (João Tomé na equipa B)
    Antonio Silva( Lacroix)
    Morato(T.Coser)
    Rafael Rodrigues

    Ndour(João Neves)
    Florentino(Rafael Brito)
    Martim Neto (Paulo Bernardo)

    Diego Moreira
    Henrique Araújo(Luís Semedo)
    Pedro Santos

    São jogadores a ter em conta e só Rafael Brito foi emprestado ao Marítimo.

    Mais importante do que vender é formar uma espinha dorsal na equipa que lute por títulos.

    Vlachodimos (Samuel Soares e Helton)

    Bah( Gilberto e Filipe Cruz)
    António Silva(Lucas Veríssimo e Coser)
    Morato(João Víctor e Lacroix)
    Grimaldo(Ristic e Rafael Rodrigues)

    Florentino(Aursner e Rafael Brito)
    Enzo Fernández(Martim Neto e Ndour)

    David Neres(Pedro Santos)
    João Mário(Paulo Bernardo)
    Rafa(Diego Moreira)

    Henrique Araújo (Musa e Luis Semedo)

    Penso que será este o plantel para 2022 e 2023.

    Otamendi,Draxler,John Brooks,Chiquinho, Diogo Goncalves, Gonçalo Ramos, Rodrigo Pinho mais alguns jogadores que estão emprestados como Meite,Weigl, Seferovic entre outros devem sair.

    • DiogoC
      Posted Setembro 8, 2022 at 6:06 pm

      Martim Neto acaba contrato este ano.No ano passada renovou por um ano com promessa de ser aposta e o benfica foi buscar o enzo e o Aursner.
      O Benfica para não entrar no fair play financeiro da UEFA tem de ter um resultado positvov no conjunto de 3 épocas, Nas 2 ultimas teve um acumuldo de -52M. Para este ano ter um positivo de 52M implica fazer 150M de mais valias em vendas…

      • Cossery
        Posted Setembro 8, 2022 at 6:29 pm

        Porquê 150M de mais valias? (pergunta honesta, quero mesmo perceber melhor)

      • BENFICA36
        Posted Setembro 8, 2022 at 8:48 pm

        E quero esclarecer que quando digo que será este o plantel é no sentido de se ter uma base na equipa principal podendo apostar em jovens da equipa B .

        Martim Neto irá entrar na equipa A ainda este ano , o Enzo Fernández não vai durar uma época inteira e Florentino e Aursner serão os médios defensivos .

        António Silva
        Martim Neto, Diego Moreira, Pedro Santos, Henrique Araújo

        São os 5 jogadores da formação com maior probabilidade de entrarem na equipa A.

        E não esquecer que temos António Silva, Florentino e Gonçalo Ramos a serem titulares .

        Acredito que mais jovens terão minutos .

        O Enzo Fernández pode estar de passagem mas o Benfica pode muito bem pedir uns 60 milhões de euros pelos 75 % do passe . Gonçalo Ramos se evoluir pode também render 40 a 50 milhões de euros. Mais os emprestados e alguns jogadores que não contam pode muito bem fazer esse montante .

        Gostava que Enzo Fernández ficasse mais que uma época mas o mercado pode surpreender.

        Não é à toa que os jogadores renovam com cláusulas de rescisão de 100 milhões de euros para cima .

        Tanto António Silva, Enzo Fernández e Henrique Araújo têm 100 milhões de euros de cláusula e Florentino e Gonçalo Ramos têm cláusula de rescisão de 120 milhões de euros.

        O Benfica se vender 2 jogadores por metade da cláusula mais uma boa campanha na liga dos campeões ,mais excedentarios chega para voltar ao positivo.

  • Alforreca
    Posted Setembro 8, 2022 at 3:27 pm

    Primeiro ponto, este tipo de custos de intermediação são incompreensíveis. Musa quase 1.5 Milhões? Sem qualquer tipo de desrespeito para o clube, mas qual é a necessidade que o Benfica tem de pagar este tipo de valores, para contratar um jogador ao Boavista? É descriminado quem são os beneficiários desses cerca de 1.5 Milhões? Fiquei curioso.

    Relativamente aos valores, é sempre complicado dizer agora se valem ou não. Neste último jogo o Musa mostrou que pode trazer soluções / movimentações diferentes ao ataque do Benfica. A questão é se era extremamente necessário havendo Yaremchuk e ainda o Henrique Araújo para crescer. Por outro lado podemos argumentar que sendo Ramos a opção número um para o ataque, Yaremchuk representava um investimento demasiado alto para ser suplente. Atendendo aos timings de compra do ex Boavista não me parece que tenha sido este o pensamento por detrás da contratação.

    Já Bah parece ter características interessantes e margem de progressão. No limite, o Benfica precisa de ter um plantel com alguma profundidade / qualidade – 8M por um agitador vindo do banco não me parece uma grande desgraça. Podemos sempre argumentar que haveria melhores opções no mercado por estes valores.

  • Marcio Ricardo
    Posted Setembro 8, 2022 at 4:51 pm

    O Bah parece ser um aposta segura, sendo titular ou não. Se não valorizar muito, pode muito bem ficar muitos anos na Luz, se valorizar, pode trazer rendimento financeiro.

    Quanto ao Muda achei desnecessária a sua contratação, pois já estávamos com excesso de avançados. Com o dinheiro que se gastou nele poderíamos trazer um extremo ou 10, por exemplo. Acresce que tirando uns 20 minutos, ainda está longe de me convencer futebolisticamente falando.. Vamos ver se melhora. Um ponta de lança tem que marcar golos. Isso é obrigatório em todos os clubes, mas nuns mais que outros e o Benfica é um deles. Isso vale pra qualquer um, seja Ramos ou Musa. Se ficam muitos minutos sem marcar, dêem oportunidades ao Araújo e Pinho, é pra isso que eles lá estão. Até porque sempre que foram chamados a jogo na A corresponderam. O brasileiro ainda esta semana marcou dois golos na equipe B. Espero que Musa e Ramos melhorem, mas se não, espero que o treinador tenha coragem de os sentar. Em todo caso, foi um investimento baixo e, como é avançado e jovem, não deve ser difícil cobrir o seu custo total e até obter retorno.

Deixa um comentário