Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica carimba apuramento com tranquilidade e marca encontro com Mourinho; Sociedade nórdica Aursnes-Schjelderup resolveu; Rios voltou a ser o mais errático

Encarnados foram novamente bastante superiores e cumprem o objetivo com relativa facilidade. O Nice até entrou bastante agressivo e a procurar pressionar alto, mas o Benfica contornou bem os esforços dos franceses, apostando num jogo mais direto que valeu o 1-0 (grande passe de Barrenechea). A partir daí, as Águias passaram a ter períodos mais longos de posse e a recuperar mais rapidamente a bola, o que deu um sentimento de eliminatória resolvida. Aursnes foi a grande figura do jogo, marcando, assistindo e praticamente não tendo errado qualquer ação, enquanto Schjelderup assumiu o papel de seu coadjuvante (bela exibição). Barrenechea também se voltou a destacar pela segurança com bola, enquanto António Silva esteve em foco na linha defensiva (muito forte a jogar em antecipação e a construir). Nota positiva também para os minutos de Prestianni (talvez os melhores com a camisola do Benfica), com várias arrancadas e pormenores de grande qualidade. Por outro lado, Rios aumentou as dúvidas sobre a sua real valia, voltando a estar muito errático no capítulo do passe (tanto entrega autênticas ‘pedradas’ aos companheiros como às vezes nem olha antes de bombear a bola para zonas de ninguém). Ivanovic também não repetiu o impacto da 1.ª mão. No Nice, consegue-se descortinar qualidade na construção, mas a ligação com o ataque não existe e os defesas têm todos tendência para o erro, resultando numa eliminatória que não chegou a ter discussão.

Benfica 2-0 Nice (Aursnes 18′ e Schjelderup 27′)

O Benfica voltou a vencer o Nice por 2-0 e carimbou o apuramento para o play-off da Liga dos Campeões, onde terá pela frente o Fenerbahçe. A sociedade nórdica entre Aursnes e Schjelderup resolveu o jogo ainda o 1.º tempo, com ambos a marcarem e a assistirem-se. De resto, os encarnados estiveram sempre no comando do jogo e tiveram várias oportunidades para ampliar (Schjelderup acertou na trave, Prestianni e Pavlidis também ameaçaram), enquanto o Nice só assustou num remate de Clauss ao poste, na sequência de um canto.

XI Benfica: Trubin; Dedić, António Silva, Otamendi, Dahl; Richard Ríos, Barrenechea; Aursnes, Schjelderup; Ivanović, Pavlidis.
XI Nice: Diouf; Mendy, Juma Bah, Peprah Oppong; Clauss, Louchet, Coulibaly, Bard; Bouanani, Jansson, Moffi.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

63 Comentários

  • Sloth
    Posted Agosto 13, 2025 at 9:00 pm

    Existe um sentimento geral de quase censura em apontar lacunas nesta fase, que assumo, prematura da época. Há coisa que todos vemos de menos boas e estão no direito os que, devido a elas, projectam uma fase inicial com potencial de crescimento, como os que detectam sintomas de um futuro menos bom. Nas 2 previsões existe um ponto em comum, há coisas a melhorar. Eu prefiro ficar do lado dos optimistas, pois os pessimistas parecem sempre mais inteligentes e eu não tenho jeito nenhum para essas coisas. Dito isto, uma salva de palmas à exibição, mas de mangas arregaçadas.

  • BP
    Posted Agosto 13, 2025 at 3:41 pm

    Eliminatória “trigo limpo, farinha Amparo” ou eliminatória “dois muda, quatro ganha”?

    Ontem já se viu mais entrosamento e algumas dinâmicas colectivas, sobretudo na primeira parte. O jogo da primeira mão já tinha sido melhor do que o da Supertaça, o de ontem foi melhor do que o da primeira mão – a equipa tem estado sempre em crescendo, bom sinal.

    Gosto particularmente de não termos sofrido nenhum golo nestes três primeiros jogos da época. Sendo um derby e dois jogos europeus, três clean sheets é outro bom sinal.

    Eu até concordo com quem diz que falta criatividade ao plantel do Benfica – saíram os três melhores criativos da época passada (Di Maria, Kokçu e Carreras), estranho seria se assim não fosse. Mas acho que essa falta de criatividade só se aplica aos médios centro, não aos extremos: Schjelderup e Prestianni são dois criativos de rara qualidade, ontem ambos o mostraram mais uma vez. São duas enormes descobertas do nosso scouting que ainda não aproveitámos, espero que esta época finalmente apostem consistentemente neles. Gostava que fossem ambos titulares indiscutíveis, mas sendo o Ausrnes dono de uma ala e o Ivanovic titular a segundo avançado, vai ser difícil. Btw, entre os dois criativos, acho o Prestianni ainda mais talentoso do que o Schjelderup…e esta época Prestianni tem mostrado muita disponibilidade e agressividade defensivas (ontem faz duas grandes recuperações) – ou seja, já não há nenhuma desculpa para não o utilizar a sério…carrega Prestianni!!!

  • Mantorras
    Posted Agosto 13, 2025 at 12:52 pm

    Bom jogo do Benfica, diria o melhor ate agora.
    Nota-se que a equipa vai ganhando dinamicas mais sofisticadas com o tempo de jogo e treino, hoje apos a entrada forte do Nice, que o Benfica contrariou, e bem, com bolas mais directas, ja que tem 2 PLs para lutar por elas, e isto pode ajudar muito a mitigar dificuldades na saida de bola. Depois desse inicio mais forte, o Benfica impos-se e viu-se bons envolvimentos colectivos, com uma dinamica muito boa entre Rios e Enzo, onde se entende que podem sair a jogar e construir de variadas formas, ora com um, ora com o outro, baixos. Viu-se mais envolvimento dos laterais, mais constante, pelo menos da parte do Dahl, que cada vez mais vai mostrando que pode melhorar defensivamente e tornar-se no lateral que precisamos, sem dramas. Sheld e Aursnes casam muito bem com os laterais de cada lado e os 2 PLs sao onde a equipa vai melhorar mais, porque me parece que se complementam, mas ainda lhes falta muito tempo de jogo.
    —-
    Sobre o Rios, ele ja era e continuara a ser algo erratico, o que tem é que dosear o erro e as zonas onde o comete. É um jogador humilde, apesar de extravagante, sacrifica-se pelos outros, pensa na equipa, nao precisa dos louros nem todo o foco nele. É o perfil certo, foi algo caro, mas é o que é, as vezes mais vale pagar por cima e ter o jogador cedo e sem dramas, do que esperar 1 mes ou ter que ir por outro com menor encaixe.
    —-
    Contente pelo Sheld, contente por ver o Benfica neste 442 hibrido, era o que desejava, e agora venham um extremo de pe esquerdo e outro PL. Se vamos jogar com 2, nao podemos ter so o Henrique como alternativa.

    • Jons Mendi
      Posted Agosto 15, 2025 at 3:47 pm

      Eu não podia descrever a situação melhor. É isto tudo.

    • Petrol
      Posted Agosto 13, 2025 at 4:12 pm

      Ainda acrescento um ponto em relação ao preço de Rios. Foi a forma de fechar o meio-campo mais cedo em vez de andar em novelas até perto do fim do mercado.

  • henry14
    Posted Agosto 13, 2025 at 12:43 pm

    Há jogadores que fazem 3 a 5 jogos maus (João Mário, Akturkoglu, Salvio, Cervi, Seferovic são alguns exemplos), mas têm sempre direito a um quarto ou a um sexto jogo não se sabe muito bem porquê. Porque os treinadores têm uma espécie de fetiche por eles ou por “estatuto”. E depois há jogadores que fazem 3 jogos bons mas ao primeiro jogo mau, são logo chutados para o banco sem “dó nem piedade”. Vamos lá ver se é desta que Schelderup tem continuidade e se tem alguma confiança ou se ao mínimo jogo desaparecido leva logo com um banquinho.
    Enfim, foi só um desabafo sobre algo que me irrita.
    No entanto, justiça seja feita: bom início de época com um título, 3 vitórias e zero golos sofridos. No entanto, isto pode ser tudo passageiro. Basta UM empate na liga ou não conseguirmos passar contra o Fenerbahçe para este “clima positivo” esfumar-se.
    Jogo a jogo.
    //
    Nota para Akturkoglu: está longe de ser brilhante mas tem a mentalidade certa. Se todos os jogadores do plantel tivessem a sua mentalidade estaríamos mais perto do sucesso. Se por um lado acharia que ele pudesse ser muito útil, por outro lado tinha receio que fosse daqueles jogadores que jogavam sempre só porque dá tudo. É importantíssimo mas pode não ser suficiente. Boa sorte.

  • filipe19
    Posted Agosto 13, 2025 at 9:27 am

    Talvez alguém me possa responder aqui: o que se passa com o Tomas Araujo, nem na ficha de jogo estava?

  • Antonio Clismo II
    Posted Agosto 13, 2025 at 8:59 am

    Entre gastar 30M no Ríos ou fazer uma aposta no Rafael Luís que daqui a uns meses valeria 30M, talvez a segunda opção fosse o melhor ato de gestão por parte da direção do Benfica…

    • DNowitzki
      Posted Agosto 13, 2025 at 11:13 am

      Essa cantiga é linda, mas não tens nada a dizer sobre o Araújo?
      Por outro lado, o miúdo era capaz de ter o desempenho de um tipo que joga na sua seleção A, entre outras coisas?
      Está visto: está encontrado um dos gajos em quem bater esta época, um dos únicos que tem físico para se impor aos adversários.
      E não tens nenhum da caneta para pôr no lugar do norueguês e do argentino? Ninguém? Nada? Ou estás à espera de jogos menos conseguidos dos miúdos para ir buscar um craque qualquer da B?
      Haja pachorra para tanta baboseira!

    • Citizen_Erased
      Posted Agosto 13, 2025 at 10:56 am

      Meses não, dias.

  • rmatos24
    Posted Agosto 13, 2025 at 8:40 am

    Vários pontos positivos:
    – Eliminatória sem qualquer discussão, o Nice só pontualmente conseguiu dividir o jogo, mas o Benfica controlou quase sempre bem as operações não dando grandes chances de se questionar quem iria passar à próxima fase;
    – Lage parece ter encontrado o 11 base e parece estar a resultar bem este 442 com Aursnes a ser fundamental nos equilíbrios do meio campo, permitindo maior liberdade para os 2 da frentes e o extremo oposto;
    – António Silva parece ter reencontrado os índices anímicos que o (nos) fizeram duvidar da sua qualidade. Não sendo um super central, está muito melhor nos últimos tempos e parece ter estabilizado, com isso ganha o Benfica;
    – Duvidei um pouco de Enzo Barranechea mas está a encher-me as medidas. Se não quebrar fisicamente, está ali uma bela descoberta e mais um Enzo com sucesso no meio campo do Benfica.

    Dúvidas/Menos bom:
    – O Benfica parece bem fisicamente e ainda agora começou a época. As minhas dúvidas prendem-se com o futuro. Tudo bem que hoje em dia tudo é preparado, antecipado. Mas o Benfica mal teve férias, muitos jogadores com pouco descanso, começo de época a todo o gás… Espero que não rebentem;
    – Não consigo defender Lage nas substituições. 4-0 na eliminatória, tudo resolvido. As saídas/entradas são sempre as mesmas. Se a coisa tivesse dividida, a entrada de alguém mais experiente como Tino ou Barreiro é natural, mas com 4-0 não poderia dar uns minutos a Prioste ou João Veloso por exemplo? Não poderia ter entrado o Gouveia que dá sempre boa resposta? A questão é, se estes miúdos não têm minutos em jogos destes “resolvidos”, quando é que terão?
    – Por último, Schelderup. Está a começar bem, a titularidade e a regularidade vão dar-lhe mais confiança e números. Mas já aqui o disse, sinto que Lage não é fã do rapaz. Se Aktur ficar, Schelderup até pode fazer 1 golo ou assistência por jogo, mas volta à condição de suplente num ápice, espero estar enganado.

    • henry14
      Posted Agosto 13, 2025 at 2:42 pm

      Bom comentário.
      Para mim os últimos 2 pontos são chave e é muito por causa do que disseste que não consigo apreciar mais o Lage.

    • Mantorras
      Posted Agosto 13, 2025 at 1:12 pm

      Sobre as tuas duvidas, concordo e acho que o ponto fundamental é mesmo o das subtituicoes. Entendo que o Lage, como disse no final, nao tendo tido grande pre epoca nem jogos para jogarem todos, tem que ir dando minutos aqueles que ele acha que vao contar mais. Imagino que ele veja Tino, Barreiro e Presti, como esses jogadores que vao ter mais minutos e por isso quer dar-lhes tempo de jogo, mas gostava de ver aposta concreta no Veloso e no Rafael, porque acho mesmo que podem entrar na equipa sem problemas e serem solucoes. Ha que ir rodando os PLs e o Aursnes, pelo menos, porque sinto que se nao o fizerem vao rebentar mais la para a frente. Se tivesse que escolher contratacoes, seria sem duvida um extremo de pe esquerdo, jovem e que venha nao para jogar sempre, mas para ir sendo alternativa ao Aursnes, diferente, mas para a mesma posicao e aceite o banco e entre para dar tudo, e outro PL, porque o Henrique ainda ontem teve la um lance em que pode ficar isolado mas lembrou-me o Cabral. Nos primeiros 20m perde 30m para o defesa, é um jogador mais de area, e mesmo na pressao e a baixar, nao tem o nivel dos outros.

      • BP
        Posted Agosto 13, 2025 at 4:25 pm

        Sublinho tudo o que escreves sobre o Henrique Araújo. Nem no Famalicão foi titular, por amor de Deus! 🙄 foi suplente e marcou 2 ou 3 golos a época toda…esse lance que mencionas foi particularmente confrangedor – e sim, lembrou mesmo o ‘Chimarrão’!…

        Mas não tenho as tuas certezas sobre este 442 com dois noves na frente: acho que o Plano A continua a ser um 442 com um médio ofensivo/SA criativo para jogar nas costas do Pavlidis OU do Ivanovic (espero que do Pavlidis). Acho que só estamos a jogar com os dois noves no onze porque falhámos o Thiago Almada e o João Félix e ainda não contratámos o SA para o plano A táctico…este 442 com os dois noves simultaneamente vai ser o Plano B táctico, para quando estivermos a precisar de virar um resultado negativo, na segunda parte. É um Plano A transitório, enquanto não chega o nove e meio/dez.

        Estou a sublinhar isto porque, se for assim como vaticino, não precisamos de mais nenhum nove no plantel. Temos Pavlidis e Ivanovic para um lugar no onze (HA obviamente dispensado/emprestado). Nas costas de um deles, joga o tal reforço que falta chegar ou o Prestianni (embora eu prefira ver o Prestianni a partir da ala)…

        • Mantorras
          Posted Agosto 13, 2025 at 5:25 pm

          É um bom jogador de area*
          Quanto ao 442*
          No lance do segundo golo*

        • Mantorras
          Posted Agosto 13, 2025 at 5:21 pm

          O Henrique ainda tem que mostrar que merece jogar. É um bom da area, mas isso é quase coisa do passado, principalmente para jogadores pouco versateis fora dela ou que nao sejam monstros fisicos que se imponham quase contra qualquer central. No desespero, entrando em jogos em modo “todos ao ataque”, é capaz de meter umas batatas la dentro, mas isso nao é ser uma alternativa valida. É muito curto. Precisamos de alguem que seja visto como opcao com continuidade, para ser suplente com muita utilizacao e titular quando for preciso, e nao acredito que esse jogador seja ele, sinceramente (e com pena, gostaria muito que fosse).
          —-
          Quando ao 442, pode claramente vir alguem que nao seja mais um PL e seja mais um SA, que possa baixar como medio ofensivo, mas nao seja um MO e sim esse SA. A certa altura pensei que Aktur e Presti iam contar para ai (ate acho que o Aktur joga melhor ai), mas se se confirmar a saida do Aktur, o Presti tera que contar muito mais a partir da esquerda, porque so o Sheld nao chega e ele raramente faz os 90min.
          Ou seja, sou capaz de concordar que vir um SA ate é capaz de tornar o plantel mais completo, MAS tenho poucos problemas se este 442 nao for um plano transitorio e for para manter. Ter 2 PLs bons faz muita diferenca em PT, e poder mudar para 433 facilmente, que é possivel, torna possivel jogar a epoca toda com estes 2 sistemas, sendo um o preferencial, mas tendo o outro sempre bem presente. É que sao dois PLs de qualidade, e com os laterais que temos, com qualidade ofensiva, nao sao so capazes de chegar a frente e cruzar de olhos fechados, ambos levantam a cabeca e tem intencao naquilo que fazem, temos o Rios e Ivanovic com remate exterior, o Aursnes da muita dinamica onde estiver, porque faz muitos movimentos sem bola, ataca muito o espaco, acho que mesmo em jogos “desinspirados” podemos ser aquela equipa que “tanto bate ate que fura” porque a presenca na area, e viu-se neste jogo, abre muito espaco.
          Ainda ontem, a dinamica da primeira parte, com a envolvencia dos laterais e os medios perto da area, foi possivel por termos 2 PLs. No lance do primeiro golo, o Ivanovic ao baixar leva o lateral a ficar na duvida e a ficar entre ir a ele e ao Sheld, isso permite que o Sheld receba, e se nao fosse o Aursnes a finalizar ali, seria o Ivanovic que ja estava la tambem. Naquele momento tinhas 3 homens no coracao da area. No lane do segundo golo, quando o Dedic tem a bola dominada, antes de arrancar para a area, ja tens os 2 PLs a obrigar a fixar 3 defesas dentro da area, porque se deixam 2 vs 2, o Dedic pode simplesmente cruzar que temos igualdade na area, ora, quem fecha é novamente o DD deles, o que logo a partida deixa o Dahl sozinho para la do segundo poste. No momento em que o Dedic solto para o Aursnes, o Rios ja entrou na area e levou mais um com ele, e claro que nao ha gente que chegue para todos, o Sheld fica solto ali a entrada com espaco para ser servido e rematar de primeira. Isto para dizer que jogar com Pavlidis e Bellotti/Cabral nunca resultaria, mas é MUITO diferente de jogar com Pavlidis e Ivanovic, porque ha ali muita qualidade e capacidade de ter “criatividade colectiva” ou pelo menos “variedade colectiva”, entar por dentro, por fora, com os laterais subidos, com remates de fora, etc, e que quando consegues fazer isso e alem disso tens 2 PLs com muita qualidade… alguma bola vai parar la dentro.

          • BP
            Posted Agosto 14, 2025 at 12:08 am

            Ah mas eu tb não fico nada chateado se este 442 com estes dois noves acabar por ser o Plano A táctico, em definitivo! E concordo com tudo o que escreves acima sobre o nosso jogo com estes dois PLs.

            Acho é que um ‘João Félix’ para SA seria sopa no mel e ainda é a maior necessidade do plantel…até pq com esse nove e meio no plantel, podemos jogar nas duas formas de 442 (dois 9 puros ou um 9 puro e um SA).

            Mas enfim, admito que possa ter um bias pelas minhas memórias de benfiquismo: as melhores versões de 442 que vi no nosso Benfica foi sempre com esse padrão de dupla de avançados, um 9 puro mais de referência com um SA criativo nas costas. Estou a pensar em duplas míticas como Filipovic e Nené, Saviola e Cardozo, Jonas e Mitroglou…

      • henry14
        Posted Agosto 13, 2025 at 2:09 pm

        Boa referência a esse lance do Araújo. Parecia que estava a ser puxado como o Cabral.
        Sinceramente, a partir desse lance as minhas dúvidas aumentaram exponencialmente. Talvez seja mesmo melhor buscar outro. O Araújo até pode ser um um bom rato de área com finalização acima da média (não mostrou isso nos empréstimos) mas eu sou mais exigente com os avançados do Benfica. Claro que se ele marcasse 30 golos por época era outra coisa mas obviamente isso não irá acontecer, até pq não terá minutos para isso. Talvez seja bom para o jogo aéreo em jogos fechados contra os “pequenos”.

        • Mantorras
          Posted Agosto 13, 2025 at 5:30 pm

          É exactamente isso que penso, Henry.
          Ele é esse rato de area (na melhor das hipoteses!), mas ja com o Schmidt ele nao jogava mais porque nao dava o resto (a pressao, os movimentos sem bola, o baixar e ajudar a ligar o jogo), é que quer Pavlidis quer Ivanovic dao isto, sao completos. Acho que o Henrique é um prototipo de jogador “mais do passado”, e que, infelizmente, nao se adaptou ao futebol moderno, nem a sua exigencia fisica. Sinto que se ele sequer tentar vir ligar o jogo, pressionar forte e fazer movimentos sem bola para afundar a defesa ou causar duvida nos laterais rebenta ao fim de 20min. Nao sei se estou a ser injusto com ele, gostava de estar enganado. Tambem nao tem poder de choque para ser referencia mais fixa, nem tem velocidade ou explosao para atacar a profundidade, como se viu nesse lance ontem.

          • Petrol
            Posted Agosto 14, 2025 at 8:36 am

            Henrique Araújo é isso mesmo. Por esses mesmos motivos é que não teve sucesso nos seus empréstimos. Não creio que estejas a ser injusto.

  • Lickass
    Posted Agosto 13, 2025 at 8:05 am

    Pois é, da equipa das Quinas, 2 titulares jogam na Liga Portugal, o keeper e o central canhoto mas ninguém das Big 5 lhes pega por culpa do Renato e do Félix.
    #NÃOAOHYPE!

    • Citizen_Erased
      Posted Agosto 13, 2025 at 11:00 am

      Provavelmente o Keeper e o central canhoto sao sobrevalorizados pelos próprios adeptos. Choque. O Keeper ja ha uns anos se diz que é dos melhores do mundo mas no entanto continua sempre cá.
      O central canhoto que era um escândalo não ser titular na selecção, ainda este ano houve umas trocas de centrais, mas nao entrou nas contas.
      Ja os hypados ficaram com um GR ca meia época, outro época e meia, o central nao canhoto ficou ca pouco tempo…
      #SIMAOHYPE!!!

  • porra33
    Posted Agosto 13, 2025 at 7:37 am

    Um jogo sólido, a equipa foi menos exposta defensivamente que em França e manteve as boas dinâmicas no meio campo e no ataque. Acho que a equipa não necessita de mais extremos, Schjelderup, Prestianni Akturcoglu e Aursnes dão boas soluções para alas especialmente porque os laterais Dahl e Dedic também acrescentam ofensivamente. Parece uma equipa mais solidária e competente colectivamente.
    .
    Uma palavra para o jogo de Pavlidis, um jogo muito solidário não se importa de se afastar da zona de finalização para favorecer a dinâmica ofensiva da equipa e fá-lo muito bem. Notou-se no entanto que tem fome de golo e quando a equipa controlou o resultado atacou mais a zona de finalização e procurou o seu golo. É o jogador chave da dinâmica ofensiva.
    .
    Não sei qual o futuro do Akturcoglu mas se sair como alternativa ia buscar o Neres novamente, deve vir mais barato e acrescenta em todo o ataque.
    .
    Boas indicações e agora vem o Fenerbahce. Na minha opinião mete menos medo que o Feyenoord apesar de ter o plantel melhor. O jogo na Turquia será dificil mas se formos mais competentes defensivamente do que no jogo da Eusebio Cup acho que estará ao alcance.

  • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
    Posted Agosto 13, 2025 at 7:16 am

    Não gosto nada desta coisa de sentir que mal a coisa ficou ganha tiraram o pé do acelerador e começou a descontração. Ainda por cima nem pré época fizeram decentemente pelo menos até aos 60min teriam que se manter intensos e focados. Até porque talvez esta equipa não perceba bem (muita malta nova e pouco habituada a ganhar no Benfica) mas quando o Benfica ganha há um reflexo nos rivais. Se o Benfica ganhasse 5-0 ontem o FCP e Sporting entravam de maneira diferente em campo no próximo fds. Para além disso esta época pode muito bem resolver-se no foto finish, convém ganhar bons hábitos.
    ____
    Do jogo este 4-4-2 começa a convencer. O Aursnes realmente faz tudo naquela ala direita e dá uma liberdade ao Dedic que bem trabalhada pode ser muito interessante. O Ríos parece ainda meio trapalhão e desconcentrado, talvez com as rotinas isso melhore. Acho que contra equipas mais fraquinhas ou fechadas este sistema pode vir a ser um rolo compressor.
    ____
    O Akturkogolos pelos vistos já está na porta de saída. Espero que entre um extremo e um médio mais criativo. Ver boas exibições nesta altura (e uma supertaça já no papo, convém lembrar) pode convencer a direção de que não é preciso reforçar. Espero bem que as eleições sirvam precisamente para impedir de facilitar.

  • JackaL
    Posted Agosto 13, 2025 at 3:16 am

    A Luz que Ilumina o Caminho Europeu: Benfica Desfaz o Nice com Elegância e Algum Bocejo
    Ah, caros amigos da bola, que noite esta na Catedral da Luz, onde 64.500 almas se reuniram não apenas para ver um jogo, mas para testemunhar o eterno ritual do futebol, esse bailado imprevisível onde o Benfica, qual fidalgo de antanho, estende o seu manto encarnado sobre adversários que, por vezes, parecem vir de terras distantes só para admirar a grandeza. O Nice, pobrezinho, veio da Côte d’Azur com o seu perfume de verão e desdobramentos ofensivos, mas esqueceu-se da solidez defensiva em casa, como quem sai para um piquenique sem levar a manta para se sentar. E assim, o Benfica carimbou o passaporte para o play-off da Champions com um 2-0 que, no agregado, faz 4-0, mas que podia ter sido uma goleada de antologia se o último passe não tivesse andado a brincar às escondidas.
    O jogo começou como uma daquelas óperas italianas: um prólogo agitado, com o Nice a entrar forte, qual convidado indesejado que tenta roubar a cena. Aos três minutos, já pregavam um susto a Trubin, que resolveu o assunto com a frieza de um guarda-nocturno lisboeta. Mas o Benfica, sob o comando de Bruno Lage – esse pragmático que parece gerir a equipa como um hortelão cuida das suas couves, sem pressas desnecessárias –, saiu a jogar devagar, quase com preguiça, trocando passes entre os defesas como se estivesse a contar anedotas antigas. Era letargia ou estratégia? Ah, mistérios do futebol, onde a paciência é virtude e a velocidade, por vezes, um luxo.
    Então, aos 18 minutos, eis que surge o primeiro lampejo de génio: Barrenechea, esse argentino que tem vindo a subir de tom como um tango bem tocado, abre o jogo para Schjelderup, o norueguês de pés frios mas coração quente, que assiste Aursnes para o 1-0. Golão, amigos! Aursnes, compatriota do assistente, finaliza com a precisão de um viking a conquistar terras novas. As esperanças do Nice evaporaram-se como névoa matinal, e dali em diante, os franceses limitaram-se a evitar a humilhação, qual turista perdido na Baixa que só quer voltar ao hotel sem mais incidentes.
    Não contentes, aos 27 minutos, novo entendimento na direita: Dedic e Aursnes combinam como velhos compadres num café de bairro, e Schjelderup, esse miúdo que está no seu melhor momento de águia ao peito, faz o 2-0. Quatro golos de vantagem na eliminatória – sim, porque na ida, em Nice, já tínhamos ganho por 2-0, com Ivanovic e Florentino a marcarem, este último com um remate de longe que deve ter ecoado até ao Mediterrâneo. O Nice ainda teve um remate espetacular de Clauss aos 30, que embateu no ferro, e Ivanovic podia ter ampliado antes do intervalo, mas o destino já estava escrito nas estrelas da Luz.
    A segunda parte? Ah, o primeiro quarto de hora foi um tédio digno de uma assembleia municipal: o Benfica a trocar a bola recuada, fingindo atacar, e o Nice a fingir que pressionava, mais preocupado em não desfazer a defesa do que em sonhar com milagres. Anticlimax para os adeptos, que merecem mais fogo do que esta tepidez. Mas aos 62, Schjelderup acorda o estádio com uma bola na barra, e Lage, qual maestro que muda a partitura, lança Prestianni, Barreiro e Florentino. O jovem argentino Prestianni, rápido e técnico como um fadista inspirado, trouxe alegria ao relvado, desmontando a defesa francesa peça a peça, qual puzzle mal montado. Pena o último passe ter falhado, senão era goleada certa. Franck Haise, treinador do Nice, reagiu com substituições defensivas, reequilibrando o barco que já ia ao fundo.
    Os minutos finais, com Henrique Araújo em campo – e porquê manter Ríos até ao fim, quando o colombiano já bufava como um touro cansado aos 75? –, regressaram ao ritmo lento, todos a olhar para o relógio como quem espera o eléctrico na Praça da Figueira. Taticamente, Lage foi pragmático, chamando o adversário para feri-lo nas costas, conservando energias numa época que se faz em jogos oficiais. Mas este não é o Benfica que nos enamora: o de pressão alta, de transições velozes, explorando a dupla Pavlidis-Ivanovic com alas criativas. Ríos, o playmaker, ficou sem espaço perante a consistência de Barrenechea, e a equipa andou a fazer passes entre defesas e guarda-redes como se fosse um exercício de paciência zen.
    Deste embate, ficam notas que valem ouro: Schjelderup em ascensão, qual estrela que brilha cada vez mais; Barrenechea com passes de 40 metros, precisos como setas de Cupido; Prestianni, faminto de bola, pronto a espalhar o caos como um miúdo traquinas; Otamendi, imperial, mandando na equipa como um general romano; e o regresso de Aktürkoğlu, a tempo do duelo com o Fenerbahçe. Ah, Mourinho espera-nos, esse “Special One” que transforma jogos em teatros shakesperianos.
    No fim, a manta do Nice provou-se curta para o tamanho deste Benfica, mas que sirva de lição: o futebol é arte, não só ciência. Que a Luz continue a iluminar caminhos europeus, com mais alma e menos bocejos. Até à próxima crónica, amigos, onde a bola rola e os sonhos voam.

  • v de vendetta
    Posted Agosto 12, 2025 at 11:54 pm

    O Rios terminou com 92% de passes certos, não entendo essa do errático. Falhou dois passes longos e mandou um passe com força a mais para o Dedic e daí?
    Já o ano passado até a 10 jornada também era o Pavlidis que era menos 1. Só que não muitas vezes era mesmo o melhor jogador do Benfica. O Rios está pelos vistos a levar o mesmo tratamento.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Agosto 13, 2025 at 1:04 pm

      Tem de sempre de haver um jogador caro com más avaliações, caso contrário como mostraríamos que percebemos de futebol?

  • Nelson rodrigues
    Posted Agosto 12, 2025 at 10:06 pm

    Jogo controlado desde os 10m +/- até aos 90m.

    O Rios até pode errar alguns passes, e nota-se que por vezes as coisas não lhe estão a sair bem. Mas não me pareceu, de todo,que o seu jogo de hoje seja merecedor do título deste post. “Errático”…

    Tudo o resto que ele dá ao jogo, não é mencionado por aqui. Não se esconde do jogo, pede sempre bola, dá linhas de passe, ganha muitos duelos, mete sempre o cabedal, mete sempre o pé, quebra linhas com bola, temporiza o jogo( às vezes abusa, eu sei). Não tínhamos um jogador assim na equipa e era bem preciso.
    Que continue a ser assim “errático” que eu/nós vivemos bem com isso.

    Um aparte, está cada vez mais difícil vir aqui comentar após os jogos.
    Com certeza, não serei o único a não conseguir fazer o login, a página não sai do sítio, quando saí dá erro.
    Estará na hora de arranjarem outro alojamento/servidor.

    • Jons Mendi
      Posted Agosto 13, 2025 at 11:39 am

      100% de acordo acerca do Rios.

    • Petrol
      Posted Agosto 13, 2025 at 9:06 am

      Isto. Rios oferece muita capacidade nos duelos, coisa que tem faltado ao Benfica de forma recorrente nos últimos anos. Dificilmente perde uma bola dividida. Sobre o resto, já deu para ver que tem qualidade mas que ainda precisa de tempo. Com o entrosamento na equipa acredito que só tem a melhorar.

    • O Patrão
      Posted Agosto 13, 2025 at 8:45 am

      Disseste tudo, até na questão do login.
      Já avisamos muitas vezes que o site funciona mal.
      Já foi chão que deu uvas…

  • DNowitzki
    Posted Agosto 12, 2025 at 9:36 pm

    Foi um jogo todo controlado, o fundamental era carimbar a eliminatória, a equipa tem poucos treinos, mas, porém, todavia, contudo, no entanto, esperava mais para justificar os 900 km e a chegada a casa de madrugada.
    *
    Aursnes esteve em todo o lado. Ivanovic fez tudo mal. Dedic inventou várias vezes. Araújo não deu uma para a caixa. Ora e Silva limparam o que havia para limpar. Rios está a léguas do que fez no Palmeiras.
    *
    A entrada em jogo foi mole. Creio que é a mente de Lage: vamos ver como o adversário vai jogar, para depois nos adaptarmos.
    *
    Os putos norueguês e argentino , sobretudo este, mostraram laivos de grande qualidade.

    • Petrol
      Posted Agosto 13, 2025 at 9:11 am

      Gostava de saber o que é necessário para ficares contente. O Benfica fechou o jogo em 20 minutos. Ganhou por 2-0. A eliminatória por 4-0 e mesmo assim… Houve demasiada descompressão depois do 2-0, também gostava de ter visto outro tipo de jogo a partir daí mas o mais importante foi feito e acaba por ser normal alguma descompressão após estar a ganhar a eliminatória por 4-0.

      • DNowitzki
        Posted Agosto 13, 2025 at 11:07 am

        Identifiquei premissas que podem justificar coisas de que não gostei e assinalei claramente que o objetivo tinha sido mais do que alcançado.
        Isso não impede de assinalar o que me pareceu mal. O início foi de uma moleza absurda. Grande parte do jogo foi um porre. Felizmente, entrou o miúdo argentino , que não estava de acordo com o guião, caso contrário a segunda parte teria sido um suplício.
        É isso.

  • Jons Mendi
    Posted Agosto 12, 2025 at 9:28 pm

    Boa primeira parte do Benfica. Entramos mal na segunda e depois lá entraram uns pés de cimento Florentino e Barreiro pra estancar o jogo. Gosto cada vez mais do onze inicial com que entramos apesar de ainda ter algumas dúvidas na dupla de avançados. O Schjelderup está muito bem e espero que não seja remetido ao banco como na época passada quando passava por uma fase semelhante. Prestianni também entrou bem para o seu lugar – gosto destas 2 opções para extremo esquerdo. O Aursnes a fazer mais um grande jogo, principalmente a primeira parte. Fiquei com a sensação que foi o último jogo do Aktur. Agora que venha de lá o Mourinho – vai ser um osso muito duro de se roer.

    • Petrol
      Posted Agosto 13, 2025 at 9:10 am

      Partilho contigo as dúvidas quanto ao funcionamento da dupla de avançados. Pode ser uma questão de entrosamento mas também pode ser devido a tanto Pavlidis como Ivanovic procurarem os mesmos espaços.

      • porra33
        Posted Agosto 13, 2025 at 12:58 pm

        Parece-me que o grego se vai moldar e isso pode ter custos no seu rendimento nesta fase inicial. No entanto só com o Pavlidis a moldar-se é que a dupla pode funcionar, o grego é muito inteligente e tem espirito de sacrificio para pôr o rendimento da equipa à frente do seu. Para mim é o jogador chave da manobra ofensiva da equipa neste momento. Se sair o Akturcoglu acho que faltará um avançado senão preferia Akturcoglu, Schell, Prestianni, Gouveia, Aursnes, e H. Araújo, Pavlidis e Ivanovic a terem bastantes minutos. Caso venha uma vedeta ficará escalada no 11 e as alternativas ficarão com muito menos minutos e isso terá impacto nas rotinas ofensiva da equipa.

      • Jons Mendi
        Posted Agosto 13, 2025 at 11:50 am

        Acredito que seja exatamente o que explicas – penso que com rotinas vai lá. Acho que o problema (ou não) é que quando vejo um 4/4/2 lembro-me automaticamente the duplas como Jonas/Mitroglu ou Lima/Rodrigo, e tenho as minhas duvidas se Pavlidis/Ivanovic irão dar tais dinâmicas. Mas nunca se sabe, até pode dar coisa ainda melhor.

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 12, 2025 at 9:20 pm

    Mais um jogo tranquilo e que o Benfica resolve com 25m da primeira parte.
    O 11 inicial está encontrado, o modelo também, os jogadores parecem confortáveis neste 4*4*2 híbrido.

    O modelo só resulta devido ao jogador mais importante da equipa.
    Porventura só lhe darão o devido valor quando sair, mas já faz parte do meu imaginário de heróis nórdicos do Benfica.

    Cresci com Magnusson, Thern e Schwarz e Aursnes já garantiu o seu lugar nesse imaginário nórdico.

    Aursnes está em todo o lado. Dobra o lateral, equilibra o meio, recupera, assiste, marca, aparece.
    Aursnes a Presidente da República. Aursnes como diria Lage, a chief scout, Aursnes a prémio Nobel da Paz.

    Este sistema com dois pontas só resulta se Aursnes estiver em campo. Não tem substituto.

    Quem também cresce com este sistema só com um extremo é Schjelderup que ganha outra acutilância podendo fazer movimentos interiores.

    Mantenho a opinião que mesmo saindo Akturkoglou (e pela linguagem corporal de Lage e do próprio tudo indica que sim), o Benfica não necessita de mais extremos.

    Schell, Prestianni, Gouveia e Bruma quando regressar são mais que suficientes para apenas um lugar.

    Outra nota do jogo de hoje foi Lage ter optado por inverter a dupla de miolo. Não resultou na perfeição mas percebeu-se a ideia.

    Recuar Rios para não o expor à transição defensiva e colocar Barrenechea mais à frente para tentar o último passe com mais critério e também para não o expor tanto na recuperação defensiva. Não resultou hoje mas gostei da ideia.

    Acredito que para fechar o plantel e para fazer resultar este 4*4*2 o último reforço seja um avançado mais móvel.

    O perfil avançado de Amoura é o correto, o jogador é que não. Dar 30M por uma terceira opção é um exagero, e o Benfica deveria aproveitar o fim da janela de mercado para obter um negócio de ocasião.

    Outra situação que fica ainda mais notória agora, foi um erro crasso o adiamento da primeira jornada com o Rio Ave.

    O Benfica tinha todas as condições de passar esta eliminatória de forma confortável como passou sem carregar o calendário futuro

    • Mantorras
      Posted Agosto 13, 2025 at 1:23 pm

      Sobre o Aursnes, se jogar a epoca toda naquela posicao, vai acabar a epoca com um numero interessante (se calhar os melhores de todos os nossos alas/extremos) de golos e assistencias. A unica ressalva é ter acabado a ultima epoca morto e, por isso, temo que nao dure o ano todo se nao for bem gerido.
      Sobre a dinamica do meio campo, a meu ver resultou, e a ideia dele deve ser ter ambos a fazer as duas coisas, ou seja, quer o Rios quer o Enzo serem ou o homem mais baixo, ou o homem que se procura nas costas dos medios contrarios (juntamente com um dos PLs). O Rios nao tem a saida do Enzo, tao limpa, mas aguenta bem a pressao e raramente perde a bola por ter alguem em cima, tem sim muitas dificuldades em jogar limpo quando tem gente em cima dele, entrega um pouco mais “a pressa”.
      Sobre os avancados, acho que casam bem, precisam de jogar mais vezes e so vao melhorar, e falta vir outro porque a alternativa é muito curta para ser a unica, jogando de inicio com 2. Se nao vier, vamos ver o Lage, muitas vezes, a mudar para 433 durante os jogos (nada contra, tem jogadores para isso).
      Sobre os reforcos, dizer ainda que concordo 100% com isso de nao comprar gente para jogar sempre, o perfil certo, para mim de um extremo direito de pe esquerdo e de um PL mais, seria de jogadores que podem acrescentar ja mas que ainda nao sao feitos, tem que crescer, aceitarao o banco e os minutos que tiverem e vao la para dentro dar tudo. Comprar gente feita vai mexer no que temos agora, e parece-me que o que faltam sao alternativas e possibilidade de variar, mais que mexer no que esta.

    • Petrol
      Posted Agosto 13, 2025 at 9:16 am

      Caso a saída de Akturkoglu se confirme, tendo a concordar que a esquerda fica fechada com Schjelderup que merece ter continuidade. Como alternativas há Prestianni e Tiago Gouveia. Bruma dificilmente vai contar esta época. Na minha opinião é curto ter apenas estas opções para extremo, ainda para mais sendo todos jogadores com pouca experiência. Defendo a contratação de mais um extremo que tenha capacidade de desequilibrio. Até porque imagino jogos na liga contra equipas mais fechadas em que será necessário jogar com dois extremos declarados e aí faltam opções.

      • Jons Mendi
        Posted Agosto 13, 2025 at 11:53 am

        De acordo. Alias, apesar do Aursnes estar a jogar muito bem a extremo direito neste momento – penso que não será solução em todos os jogos (até mesmo por uma lesão). Neste caso parece-me necessário um extremo direito de pé esquerdo – até porque não ha nenhum.

    • DNowitzki
      Posted Agosto 12, 2025 at 9:59 pm

      Discordo da tua apreciação sobre a entrada do Artur Com Golo. Jogou mesmo à minha frente e esteve empenhado, quis jogar, dialogou com os colegas… Para quem ficou no banco e, ainda por cima, entrou com o jogo já a fechar, esteve muito bem.
      Já Lage…

      • Flavio Trindade
        Posted Agosto 12, 2025 at 11:04 pm

        Se estavas no estádio não te deves ter apercebido.
        Não teve a ver com a postura em campo, mas sim o cumprimento caloroso de Lage a Aktur antes da entrada deste.

  • Dad Vader
    Posted Agosto 12, 2025 at 9:15 pm

    Excelente jogo do Benfica. Equipa muito confiante, já com boa dinâmica e a apresentarem as ideias do treinador. Claro que esta equipa do Nice é bem inferior ao Benfica e ainda por cima estava muito desfalcada, mas há mérito do Benfica que em nenhum momento desta eliminatória deixou o Nice acreditar, foram 180min sempre por cima. Ainda assim, e especialmente nesta 2ªa mão, falharam-se muitos golos e este resultado é bastante curto para a produção ofensiva. Ivanovic desta vez demasiado individualista e Pavlidis ainda desenquadrado com a Baliza, assim como Henrique Araújo.
    Já Schjelderup, Dedic e sobretudo Aursnes irrepreensíveis no conjunto das duas mãos. A dupla de centrais também a bom nível.
    O playoff vai ser bem diferente, o Fenerbahçe é uma equipa bastante superior ao Nice, com grandes individualidades e jogam num estádio muito difícil. Vão criar muitas dificuldades defensivas ao Benfica, que continua a ser o calcanhar de aquiles da equipa.
    Não é uma questão de individualidades, mas sim de processo. Lage sempre teve grandes dificuldades na transição defensiva, já tinha sido assim na primeira passagem e não aprendeu nada porque continua igual nesta segunda passagem. É muito bom a trabalhar o processo de transição ofensiva com a equipa a imprimir velocidade, fluidez de processos e com muitas soluções, mas na transição defensiva criam-se clareiras gigantes, sobretudo no meio e concedem-se muitas oportunidades ao adversário. Ainda há poucas rotinas entre Enzo e Ríos, que não ajuda. Algo a melhorar.
    O Benfica tem de entrar na Liga dos Campeões, não há outra opção.

    • BP
      Posted Agosto 13, 2025 at 4:43 pm

      Concordo com o que escreves sobre a transição defensiva, mas infelizmente não acho que seja problema só do Lage: acho que é um problema ‘estrutural’ do nosso Benfica, desde que me lembro…

  • Gil-Galad
    Posted Agosto 12, 2025 at 9:13 pm

    Ríos parece completamente banal para o que custou

    • Chepe
      Posted Agosto 13, 2025 at 2:34 am

      É bom jogador, simplesmente foi comprado pelo dobro do que realmente vale.
      Usando um ex-jogador do rival como comparação, parece-me um jogador na linha do Uribe quando chegou à Europa.

    • Nelson rodrigues
      Posted Agosto 12, 2025 at 10:08 pm

      Sim, bom bom é o Gabri Veiga!

      • Bisc8
        Posted Agosto 13, 2025 at 9:42 am

        Não tendo visto nenhum dos 2 a jogar, para que é preciso trazer outro jogador de outra equipa para a conversa? O Rios ter sido caro para o que mostrou até agora não tem nada a ver com o Veiga tambem estar a mostrar pouco para o valor dele, segundo o teu comentário

      • Chepe
        Posted Agosto 13, 2025 at 2:31 am

        Que comentário mais aleatório….
        Por acaso é, teve bons apontamentos na pré-época e jogou bem contra o Vitória.

      • Gil-Galad
        Posted Agosto 12, 2025 at 11:49 pm

        Isso defende o Ríos em quê?

    • Honestly
      Posted Agosto 12, 2025 at 9:57 pm

      Também a mim… Mas pode ser só falta de rotinas com a equipa

      • Gil-Galad
        Posted Agosto 13, 2025 at 12:04 pm

        Ainda por cima não dá para ver bem ainda no que é que ele se sente confortável a fazer em campo mas já vi que bate livres

  • Van Basten
    Posted Agosto 12, 2025 at 9:09 pm

    O Benfica a cumprir a sua obrigação.
    Sobre os jogadores, especialmente os mais novos,não vou falar.
    Após uma profunda introspecção, decidi que não vou fazer parte da máquina de “hype” que inflaciona o valor dos jogadores e depois quando são flops em outras ligas,prejudicam a imagem do futebol português e dificultam a venda de verdadeiros jogadores de qualidade de outros clubes.
    Porque qualquer departamento de scouting dos grandes clubes europeus, obrigatoriamente tem que ver as capas do jornal “A Bola” e depois vir aqui ao blogue ver a análise dos vários adeptos benfiquistas. Chega de perpetuar o mito da qualidade da formação do Benfica, porque o Bernardo Silva, o Rúben Dias e o João Neves não devem jogar futebol, devem jogar bilhar de bolso.
    #NÃOAOHYPE!

Deixa um comentário