Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica conquista Taça de Portugal; Depois do desaire europeu, os encarnados triunfam no Jamor e fecham a temporada com um triplete; 1.ª parte dominadora bastou (Gaitán fez o tento decisivo), apesar da excelente réplica do Rio Ave no 2.ª tempo (o conjunto de Nuno Espírito Santo teve várias oportunidades para marcar); Maxi Pereira esteve em destaque, Oblak voltou a dizer presente e salvou a vantagem, Rodrigo esteve desinspirado; Edimar e Tarantini foram as melhores unidades vilacondenses

Benfica 1-0 Rio Ave (Nico Gaitán 20′)

Os encarnados venceram a sua 25.ª Taça de Portugal, ao bater o Rio Ave pela margem mínima no Jamor. A equipa de Jorge Jesus, depois da derrota na final da Liga Europa, conquistou o 3.º troféu da temporada, encerrando assim um jejum de 10 anos sem vencer a prova rainha do futebol português (Jesus estreia-se finalmente como vencedor). Jogo claramente com duas partes distintas. O Benfica foi dominador na 1.ª parte (controlou totalmente o Rio Ave), chegou à vantagem e não teve problemas defensivos. Na 2ª parte, os vilacondenses surgiram muito melhor, criaram muito perigo junto da baliza encarnada (2/3 oportunidades claras), mas Oblak voltou a estar seguríssimo. Em termos individuais, Maxi Pereira esteve muito activo (incrível a intensidade do uruguaio), Rodrigo não fez um bom jogo (apagado, raramente apareceu), Oblak disse presente, Salvio apareceu, mas foi algo inconsequente (decidiu quase sempre mal). Nos vilacondenses, Edimar esteve bem defensivamente (lateral difícil de ultrapassar), Filipe Augusto apenas surgiu no 2.º tempo, enquanto que Pedro Santos desequilibrou depois do intervalo, mas falhou a igualdade.
A primeira parte foi toda dos encarnados. Desde o início houve um controlo quase total das operações, uma gestão da posse de bola e organização que não permitiam à equipa vilacondense aparecer em zonas mais adiantadas. O Benfica estava instalado no meio-campo da equipa de Nuno Espírito Santo, obrigava o adversário a recuar em demasia, mas as oportunidades de golo junto a Éderson não eram muitas. Tarantini, com um remate ao lado, aproveitou uma desatenção encarnada, mas quem marcou foi a formação de Jorge Jesus. Jogada na esquerda, com Gaitán a recuperar uma bola perdida para, de pé direito, fazer o 1-0. Pouco depois, Garay esteve muito perto de aumentar (cabeceou para defesa apertada do guardião brasileiro), mas até ao intervalo – apesar do domínio claro do Benfica – o 1-0 manteve-se. Depois do intervalo, a história foi outra. Fantástica reacção do Rio Ave, explorando também o desgaste de muitos elementos encarnados. Ukra, Pedro Santos (ao poste) e Marcelo estiveram muito perto de igualar a partida, sendo que Oblak, mais uma vez, mostrou carácter, presença e segurança. Depois de Markovic ter assustado Éderson, o Rio Ave ameaçou pela última vez, perto dos 90′. Oblak salvou as águias e garantiu a conquista.
Destaques:

Benfica – Época terminada com um triplete. Mesmo depois do desaire europeu, os encarnados não entraram em depressão e fecharam a época com o pleno em termos nacionais. Estreia para Jorge Jesus (todos sabem o simbolismo que esta prova tem para o técnico) e o fecho de uma temporada muito positiva por parte das águias. O encontro foi irregular. A 1.ª parte foi dominada claramente pela equipa de Jesus, mas o 2.º tempo foi bastante sofrido (valeu Oblak para segurar a vantagem). Individualmente, Rodrigo foi o elemento em menor evidência, sendo que Almeida – apesar de muito activo ofensivamente na primeira fase da partida – pecou em termos defensivos perante Pedro Santos. Lima foi importante no equilíbrio, mas apareceu pouco em zonas de finalização, sendo que Salvio, embora irrequieto, falhou no último capítulo. Luisão e Garay voltaram a estar muito seguros e Maxi fez um jogo muito bom (intensidade não falta ao uruguaio).
Rio Ave – Apesar da derrota, época fantástica dos vilacondenses. A formação de Nuno Espírito Santo (é quase certo que foi a despedida do técnico português) não entrou bem em campo (a 1.ª parte foi muito pobre), não conseguindo explorar o contra-ataque, mas a reentrada em campo impressionou. Grande 2.ª parte do Rio Ave, com oportunidades claras de golo e mérito na forma como foi explorado o desgaste físico das águias. Individualmente, Lionn esteve muito mal (sofreu com Gaitán na 1.ª parte e poderia ter dado outra profundidade ao flanco), enquanto Edimar fez um grande jogo (defensivamente não deu hipóteses a Salvio). Tarantini foi um dos melhores elementos, sendo que Pedro Santos desequilibrou perante Almeida.

0 Comentários

  • MM
    Posted Maio 19, 2014 at 9:50 am

    Era impensável no final da época passada/princípio desta que se o Benfica ganhasse os 3 títulos internos, iria saber a pouco, pelo menos a mim… Só prova o excelente trabalho realizado por toda a equipa (jogadores, técnicos, dirigentes), mas a liga europa ainda me está entalada na garganta. Porque o Benfica eliminou equipas como o Tottenham e Juventus, à partida dois dos favoritos, porque ultrapassou inúmeros imprevistos e contrariedades, principalmente na 2ª mão com a Juve, porque mesmo com essas contrariedades tinha tudo para ganhar ao Sevilha, foi melhor que a equipa espanhola, mas houve sempre alguma ou alguém que impediu essa conquista. Foi uma excelente época, mas o amargo fica porque poderia ser uma época perfeita, porque poderia ter marcado o regresso do Benfica aos títulos europeus e a conquista de 4 títulos numa só época (mais a possibilidade das supertaças).
    Parece parvo estar com esta "azia" depois de conquistar os 3 títulos internos e depois de uma época incrível, mas é a prova do que este Benfica tem feito. A fasquia está muito alta devido à competência dos intervenientes e do trabalho realizado.

  • Alf Gonçalves
    Posted Maio 19, 2014 at 7:35 am

    Tantos elogios!!!! É pena que alguns tenham a memória curta!!! Só chegaram à final e ganharam porque em devido tempo houve um benfiquista assumido chamado Duarte Gomes que os fez passar a eliminatória com o Sporting. Lembram-se desse jogo, desse "Roubo"? Há uma taça que se chamou Lucílio Batista, esta devia chamar-se Duarte Gomes!

    • JF
      Posted Maio 19, 2014 at 12:06 pm

      Com certeza que sim. Os meus parabens ao Sporting pela excelente época no "ano zero". Nós levamos as taças para o nosso museu.

      Até à próxima época

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 19, 2014 at 9:32 am

      Estou a ver que isso está mesmo mal para esses lados…Não te preocupes que vem ai uma época nova e vão ser novamente os melhores em tudo,vão ser de longe o melhor plantel! As melhoras rapaz!

  • Flávio Trindade
    Posted Maio 18, 2014 at 10:21 pm

    Acaba uma época de alto nível por parte do Benfica.
    O jogo em si foi de pré-férias, pouco espectacular e a valer pelo grande golo de Gaitan, as defesas de top de Oblak, e a resposta altamente personalizada do Rio Ave.
    Agora falta chegar a Supertaça em Agosto para o Benfica poder fazer história ganhando 4 títulos nacionais em 4 possíveis.

    Já agora saudações a todos os intervenientes e comentadores deste fantástico blog e preparemo-nos já amanhã para dar inicio à cruzada do Mundial!

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 18, 2014 at 9:53 pm

    Acabou e acabou bem. O Benfica terminou o jejum da Taça de Portugal, recupera o Campeonato Nacional e ainda soma a Taça da Liga!
    O Benfica mereceu, os seus jogadores, treinador e Presidente mereceram e os seus adeptos mereceram muito!
    Boas férias, para o ano há mais futebol!!!

  • Diogo JR
    Posted Maio 18, 2014 at 9:46 pm

    Caro José Sousa, pelo seu comentário já vi que é mais um dos benfiquistas arrogantes, considero-o apenas mais um no meio de "milhões"…

    Para quem quiser ficar esclarecido, tem aqui o significado de triplete, https://es.wikipedia.org/wiki/Triplete_(f%C3%BAtbol) , o que significa ganhar o campeonato, uma taça nacional e uma competição internacional…

    Para quem quiser saber mais sobre isso, vão ver qual o único clube português que aparece aí (duas vezes até)

    Só para concluir, no incio do meu comentário disse que congratulava o Benfica pelo feito conquistado hoje, mas já me arrependi devido à arrogância dos seus adeptos, é por estas e por outras que apoiei o Sevilha na quarta feira (e para quem vier com tretas, lembrem-se de quem levou uma tarja em 2003/2004)

    • Anónimo
      Posted Maio 19, 2014 at 6:28 pm

      "Futebol europeu
      Na imprensa esportiva européia, o conceito de "Tríplice Coroa" (em geral chamada "Treble", mas também "Triple Crown") é mais frequentemente aplicado para os clubes que conquistam três títulos em competições de temporada – excluindo-se, portanto, o Mundial de Clubes e competições de um único confronto, como as Recopas e Supercopas.

      Na Europa, chama-se "Double" ("Dobradinha") à conquista, em uma mesma temporada, do Campeonato e da Copa de um país – feito raríssimo no futebol da Itália ou da Inglaterra, mas realizado 21 vezes pelo Linfield na Irlanda do Norte.3 No caso, a "Tríplice Coroa" ("Continental Treble") é conferida ao clube que, além de conquistar o "Double" no seu país, na mesma temporada vence também a "Liga dos Campeões".

      Em pouco mais de 50 anos de Campeonato Europeu de Clubes, apenas 7 vezes uma equipe conquistou a Tríplice Coroa Européia: o Celtic da Escócia em 1966–67, o Ajax da Holanda em 1971–72, o PSV Eindhoven (também da Holanda) em 1987–88, o Manchester United da Inglaterra em 1998–99, o Barcelona da Espanha em 2008–09 , Internazionale da Itália em 2009–10 e o Bayern de Munique da Alemanha em 2012-13."

      Diogo JR, se quer mostrar uma página com definição de triplete use uma portuguesa porque espanhola, como é óbvio, é só com uma competição internacional pois só têm 2 troféus internos. Se quer fazer citações faça-as corretamente.

      Nuno

    • Diogo JR
      Posted Maio 19, 2014 at 4:20 pm

      ahahah compreendo, não conseguem ganhar títulos internacionais (culpam sempre o Bélla Guttmann, coitado do homem), e arranjam desculpa para fazer o tão famoso "triplete"(poucas equipas conseguiram o verdadeiro triplete, e peço desculpa so o grande Porto aparece na história duas vezes)

      Bem, mas qualquer coisinha, por 12€ entram no nosso museu, e podem ver lá duas dessas ;)

    • Pedro
      Posted Maio 19, 2014 at 11:40 am

      E ler aquilo que recomenda aos outros? O que está aí nessa página é isto:

      El triplete, o triple corona, es una expresión utilizada en el fútbol, para referirse a la consecución de tres títulos en una misma temporada, sean nacionales o internacionales. Por antonomasia, triplete o trébol es la consecución de un título de liga, uno de copa y un trofeo internacional, también puede ser cualquier título indistinto a estos…

      Veja lá se não diz, por duas vezes, que basta serem três títulos, sejam eles nacionais ou internacionais.

      Presunção e água benta, cada um toma a que quer.

      Seja triplete, ou não, o que interessa é que são três competições ganhas pelo Benfica numa época, fazendo da mesma um feito para recordar. O resto… são distracções e escapes que pouco interessam.

  • porquinhodaindia
    Posted Maio 18, 2014 at 9:19 pm

    Triplete? Por favor, esclareçam-me.

    • JF
      Posted Maio 19, 2014 at 12:04 pm

      Ganhar 3 titulos numa só época.
      Neste caso foi campeonato, taça de portugal e taça da liga. Tambem pode ser campeonato, taça nacional e competição europeira, por exemplo

  • Roberto Aguia
    Posted Maio 18, 2014 at 9:13 pm

    Digogo JR, tens que perceber que cada um ganha os tripletes que conseguem… E depois ainda são arrogantes.. E se quem não ganha nda fica melhor calado não percebo porque ouvi tanta gente durante todos estes anos, mesmo no ano passado com o triplete de finais falhadas..

  • Diogo JR
    Posted Maio 18, 2014 at 8:53 pm

    Congratulo o Benfica pelos 3 títulos, mas sem querer tirar mérito, sempre ouvi dizer que o triplete era ganhar o campeonato, uma taça e uma competição internacional…

    Onde está a competição internacional?

    • Filipe Santos
      Posted Maio 18, 2014 at 11:07 pm

      Porra, que agressividade! Mas o homem pode não saber o que significa um triplete? Podes fazer a explicação que tão bem fizeste sem ofender o homem?

    • Palosha
      Posted Maio 18, 2014 at 11:06 pm

      José Sousa, e é você que percebe de futebol? Deixe-me rir. O triplete sempre foi com uma competição europeia agregada mas vá, deixemos falar quem percebe mesmo de futebol. Enfim.

    • José Sousa
      Posted Maio 18, 2014 at 8:58 pm

      sempre ouviste dizer? sempre ouvi dizer q quem nao ganha nada fica melhor calado

      triplete significa 3 titulos…se nao sabes isso…mas ouviste dizer outra coisa qq de uma vizinha tua q nada percebe de futebol fica por la

  • Anónimo
    Posted Maio 18, 2014 at 7:50 pm

    Só uma correcção. o jejum foi de 9 anos, e não de 10 anos.

    Exemplo: o Fcporto quando ganhou o campeonato em 2002/2003 e foi campeao outra vez em 2003/2004 não teve um ano de jejum.

    Pedro Carvalho

  • Fábio Coutada
    Posted Maio 18, 2014 at 7:29 pm

    É certo que o Rio Ave mereceu mais na 2ª parte, foi uma equipa intensa na recuperação, com uma circulação de bola rápida e criou bastantes prbolemas nas linhas. Merecia pelas sitauações de golo pelo menos o empate, mas se vamos falar em merecimentos, começamos a falar nãosó fda final de Turim, mas sim das finais europeias ue o Benfica tem disputado eperdido sobretudo asúltimas 2 que são as que estão mais presentes.

    Uma grande chapada de luva branca do Jesus e sobretudo do Vieira que manteve a sua decisão demanter o treinador contra tudo e todos e saiu viotrioso.

    Não deixa de ser incrivel que num jogo em que o Benfica provalemente até teve um rendimento inferior ao jogo do Ano passado contra o Guimarães, o pós jogo seja tão diferente. De facto, aos adeptos importa-lhes muito pouco o caminho para chegar ao resultado. O Jesus que aproveite, sabe-se lá separa o ano não será insultado e alvo das cuspidelas outra vez dos mesmo que este ano o reverenciam e que o ano passado o "lincharam" em praça pública.

    • Filipe M
      Posted Maio 18, 2014 at 9:12 pm

      Precisamente. Vocês são muitos. Felizmente o Presidente já não vos liga nenhuma. Já está vacinado. A última vez que ligou foi com o Fernando Santos.

    • Tiago Fouto
      Posted Maio 18, 2014 at 8:34 pm

      Eu sou um deles…

    • Filipe M
      Posted Maio 18, 2014 at 7:58 pm

      A chave do sucesso está toda no teu segundo parágrafo. Mas se perguntares por aqui ninguém acha que levou uma chapada de luva branca. Alguns até dizem que querem que Jesus saia na mesma.

  • van Basten
    Posted Maio 18, 2014 at 7:09 pm

    O Benfica conseguiu gerir melhor do que previa o desgaste emocional da equipa após a derrota da Liga Europa, e isso merece um destaque. Uma época que até pode deixar um travo agridoce tendo em conta o quão perto esteve a conquista de uma competição europeia, mas na qual o Benfica mostrou domínio absoluto nas provas nacionais.

    No Rio Ave, após uma época muito conseguida, dever-se-á assistir a um êxodo de grande parte dos protagonistas deste ano (NES e pelo menos 5 ou 6 jogadores importantes).

  • Filipe M
    Posted Maio 18, 2014 at 7:05 pm

    Chega assim ao fim uma época tremenda. Fica o amargo de boca pelo jogo perante o Sevilha, mas o futebol é mesmo assim. O Benfica voltou e vai haver gente com insónias hoje.

  • Rui Martins
    Posted Maio 18, 2014 at 7:00 pm

    Bom não tem muito a dizer o Benfica dominou toda a primeira parte mas para alem do golo não me lembro de uma real situação de golo

    Já o Rio Ave que não se entende bem porque se encolheu na primeira parte fez o que quis na segunda menos o golo, dominou, rematou ao poste , criou chances de golo suficientes para dar a volta ao marcador e ainda lhe viu um fora de jogo de braga ser MUITO mal tirado quando já estava isolado…

    Enfim tem dias da caça e outros do caçador e hoje o benfica teve a sorte TODA do jogo..

    Palavras tambem para o treinador Nuno do rio ave. atitude de equipe pequenina e muito medroso, perder por 1 ou por 3 é igual! A perder e a dominar substitui aos 75m pela primeira vez um jogador? e só mete o ponta de lança a 8minutos do fim?? Já tinha visto na taça da liga que o suébé não é o papão que a comunicação social quer fazer querer, por isso teve azar mas foi bem feito para a falta de os ter no "sitio" !

    Agora queixem-se da sorte e do arbitro, hoje o jasus já não deve ter queixas!!! aquele fora de jogo do braga…grande lolol..

    Mais lolol ainda é a capacidade de serem nojentos os comentadores e nada nada profissionais, não conseguem tirar as palas vermelhas por 1 segundo que seja! São pagos para aquilo??? um canto para o rio ave dizem opntape de baliza para o rio ave, no NÂO fora de jogo disseram logo fora de jogo clarissimo quando dá para ver na repetição que está BEM em jogo, calaram-se e não mostraram mais a repetição, vermelho para o jogador do rio ave naquele encosto (GRANDE LOL), etc etc etc…

    Não correm com este tipo de gente?

    Rui Martins

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 19, 2014 at 4:50 pm

      Essa do "recorde dos 17 campeonatos sem vencer já está aí tão perto" parece-me de uma arrogância de quem este ano está de papo cheio. Mas posso ter interpretado mal, confesso.

    • Kafka
      Posted Maio 19, 2014 at 3:10 pm

      Onde é que estou a ser arrogante? disse alguma mentira? constatar factos é ser arrogante? nos últimos 32 campeonatos apenas venceram 2, isto é ser arrogante?

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 19, 2014 at 10:12 am

      Espero que a tua arrogância de te traia o mais cedo possível, Kafka.

    • Kafka
      Posted Maio 19, 2014 at 9:06 am

      Rui Martins, tens noção do disparate que acabaste de dizer?

      Ora vejamos no novo século:

      -Campeonatos: Benfica 3 – Sporting 2
      -Taças Portugal: Benfica 2 – Sporting 3
      -Taças Liga: Benfica 5 – Sporting 0
      -Supertaças Portugal: Benfica 1 – Sporting 4
      -Finais Europeias: Benfica foi a 2 e Sporting foi a uma

      Ora isto dá 11 títulos para o Benfica e 9 para o Sporting

      Já agora, quanto aos 2 títulos em 30 anos, é de facto mentira, pois mais precisamente venceram apenas 2 campeonatos nos últimos 32 campeonatos (e o vosso recorde dos 17 campeonatos sem vencer já esta ai tão perto)..

    • Rui Martins
      Posted Maio 19, 2014 at 12:50 am

      Zé Carlos verifica lá senão foi apenas um titulo em 30 anos!

      O vosso problema é esse mesmo , pouca inteligencia!

      Mesmo com esta taça ainda ficas com numero de titulos atras de nos neste novo seculo grande inteligencia! para rir são voces!

      E contem lá as vossas tacas lucilios pode ser que assim fiquem mais perto!

      São os maiores de quê?

      2 titulos em 30 anos….santa ignorançia e arrogancia e idiotice!

      Rui martins

    • D Pires
      Posted Maio 18, 2014 at 10:50 pm

      fabio jesus,

      Essa do Quim adiantado nos penaltys aconteceu precisamente contra o benfica na taça da liga. Quando eliminaram o benifca nas meias e acabaram a ganhar o fcp na final

    • Anónimo
      Posted Maio 18, 2014 at 9:57 pm

      Rui Martins, sendo tu do Sporting devias apostar no silêncio. Dois títulos em mais de 30 anos é mau demais! Se dissesses que eras do Rio Ave fazias certamente melhor figura.

      Zé Carlos

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 18, 2014 at 9:50 pm

      Do Sporting ou do Porto para o caso é igual. Vem para aqui escrever lol disparatados quando é óbvio que vontade de rir não tem nenhuma!

    • Rui Martins
      Posted Maio 18, 2014 at 9:32 pm

      Daniel a tua inteligencia e perspicácia são brutais!

      Nem te vou acrescentar muito mais mas sou do SPORTING! grande lol mais uma vez que voces são….

      Hoje ganhas-te com a sorte toda, 2 chances 1 golo , já o Rio ave na segunda parte não sei se foram 4/5 ou mais hipoteses de golo, mas marcaram ganharam são os maiores do mundo

      Rui Martins

    • Daniel
      Posted Maio 18, 2014 at 8:58 pm

      Nao deves ter lido a segunda linha, ou nao respondeste a essa porque nao ha uma boa resposta?
      Para voces fica isto:
      Filho: " pai, porque estás tão contente?"
      Pai: " porque o Sevilha ganhou a Liga Europa"
      Filho:" pai, mas não foi o Sevilha que eliminou o nosso Porto?
      Pai:" foi filho!"
      Filho: "então porque estás contente? tens a certeza que és pelo Porto?"
      Pai: "Claro filho, assim podemos dizer que perdemos com o campeão!"
      Filho:" Mas pai, quando perdemos o campeonato e a Taça da Liga, com o Benfica, também ficamos contentes porque perdemos com o campeão?"

      Da que pensar…

    • josé
      Posted Maio 18, 2014 at 8:55 pm

      grande LOL para ti também.

      o Suébé é o que, VM?

    • fabio jesus
      Posted Maio 18, 2014 at 8:46 pm

      O Beto só tentou imitar o Quim quando este ainda estava no Benfica.

    • Daniel
      Posted Maio 18, 2014 at 8:42 pm

      Ficaste assim tao chateado quando o Beto deu tres passos a frente para defender penalties?
      Ou quando o alemão não marcou o devido penalty sobre falta sobre o Lima?

  • Rui Costa
    Posted Maio 18, 2014 at 6:59 pm

    N foi injusto o resultado. Benfica marcou um golo certo? Agora podemos dizer que o tio ave com uma pontinha de sorte poderia empatar o jogo e depois logo se veria quem faria o segundo golo. Parabéns ao Benfica com mais um troféu

  • Kafka I
    Posted Maio 18, 2014 at 6:58 pm

    Excelente época do Benfica, que para ser perfeita só faltou mesmo a vitória na Taça Uefa, no entanto não deixa de ser excelente…

    Com a vitória de hoje, foi a 10ª dobradinha do Benfica, que aumenta assim a vantagem para Porto (7) e Sporting (4)

    Nota ainda para o Benfica ter sido o primeiro clube em Portugal a ter conseguido vencer, Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga no mesmo ano…

    Por fim com este título, reduzimos a diferença para o Porto no total de títulos, passando a estar 72-74 para o Porto…

    • Vermelho
      Posted Maio 19, 2014 at 12:56 pm

      Alfemus, explique-me como é que um Benfica que ganha o campeonato + taça da liga e vai aos 1/4 de final da Uefa (2009/2010) consegue ser melhor que um Benfica que ganha campeonato + taça portugal + taça da liga e segundo classificado na Liga Europa (2013/2014)? Que eu saiba contam mais os títulos que golos, e até em 2009/2010 foi necessário a última jornada para se sagrarem campeões…
      Claro que o Benfica tinha obrigação de passar aos grupos da CL, mas a partir do momento em que caiem para a LE são considerados uns dos favoritos (a par do Porto, Juventus, Nápoles e ainda Tottenham que lá andava meio perdido também).

    • Alfemus
      Posted Maio 19, 2014 at 12:18 pm

      André,

      – quanto ao campeonato, estou apenas a dizer que o Benfica esta época não foi perfeito. Não foi tão bom como o Porto de Vilas Boas e nem como o primeiro Benfica do Jorge Jesus, quando foi campeão a primeira vez… Se vês semelhanças, eu não….

      – Quanto às provas europeias. Eu sou da opinião que é sempre bom ganhar um título. O que eu penso, porque sou muito exigente com o meu clube (FCP), é que estar na Liga Europa é mau por si só. Ganhá-la não é bom, é remediar, pois a obrigação dos dois "grandes" portugueses é passar da fase de grupos da Champions, e lutar depois para tentar chegar o mais longe possível.

      Só assim o Benfica é "Grande" e "Glorioso", assim como o Futebol Clube do Porto. Têm os dois uma história a manter e não se devem contentar e saltar de alegria com as Ligas Europas que podem conquistar. Não vejo clubes como Manchester United (mesmo nesta situação), Arsenal, entre muitos outros, que trocariam uma passagem da fase de grupos da Champions pela Liga Europa…

      Mas isto é a minha exigência, pode não ser a mesma…

      Para concluir, como eu acho que o Benfica pode, e já na próxima época, se conseguir manter mais ou menos o plantel e estabilidade, chegar mais longe, seja na Liga pontualmente seja na Europa, não posso concordar com a afirmação que esta época ficava "quase perfeita" com a Liga Europa… Seria hipocrisia minha dizer o mesmo do FCP, daí que aplico o mesmo ao Benfica….

      Quanto às Taças, mais uma vez, e à semelhança da Liga, o Benfica foi um vencedor justo pela prova, apenas ressalvando que o resultado poderia ter sido muito diferente ontem e já não se ouvia este êxtase…

      Espero ter-me feito entender.. Cumprimentos :D

    • andre
      Posted Maio 19, 2014 at 10:15 am

      Comentário ridículo Alfemus

      Por fazer menos pontos no campeonato a temporada é pior? Mesmo que tenha subido de 2º para 1º? O que se vê por aqui…

      O Benfica nem precisou dos últimos 2 jogos, se não poderia ultrapassar a marca do ano passado.

      A prova europeia não foi positiva? Como se explica a chegada a uma final e subida ao 5º lugar do ranking da UEFA?

      Nas Taças interessa é ganhar! Quero lá saber se fomos dominados ou não!

      "Agora não penso que foi uma excelente época… e longe de ser perfeita mesmo com a vitória na LE" – Então e ganhar 3 das 4 competições, chegar à final da outra, ganhar 42 jogos em 57 (10 empates e 5 derrotas) e marcar 101 golos e sofrer apenas 35 não faz uma temporada quase perfeita?

    • Alfemus
      Posted Maio 19, 2014 at 9:51 am

      Sei que no fim só se contam os títulos, mas penso que a época do Benfica não foi assim tão boa quanto isso.

      – Ganhou o campeonato com 74 pontos, menos 3 do que o ano passado, em que ficou em 2.º.

      – Não ganhou a Liga Europa, sendo que para a ganhar teve que "descer" da Champions, o que só por si é mau, pois o objectivo inicial, pelo que foi dito, foi lutar para tentar ir o mais longe possível numa edição da Champions em que a final é no próprio estádio.

      – Quanto às Taças, nada a dizer. Foi melhor nas duas durante toda a competição, se bem que este último jogo, ia ser um completo reviver do jogo do ano passado: Benfica marca primeiro, deixa-se descansar com o calor da tarde e depois quase que leva uma remontada… Foi dominado na segunda parte…

      Agora, não penso que foi uma excelente época… e longe de ser perfeita mesmo com a vitória da Liga Europa…

  • Jonas
    Posted Maio 18, 2014 at 6:57 pm

    Fim de tarde excelente a marcar o final de uma epoca epica a todos os niveis.

    A vitoria foi suada e conseguida com a equipa a aproximar-se da exaustao fisica, alias como foi visivel na segunda parte. Dos herois desta tarde destaco Oblak, Maxi, Gaitan e Andre Gomes. Estiveram em grande e com muita forca e qualidade neste final de epoca o que e de louvar especialmente quando todos eles teem largos milhares de minutos nas pernas.

    Parabens a todos os Benfiquistas por mais esta vitoria. Parabens tambem ao Rio Ave, os seu jogadores e treinador que foram este ano a novamente das melhores equipas em Portugal.

    Jonas

  • Luke Van Diesel
    Posted Maio 18, 2014 at 6:56 pm

    O Oblak ainda é mau?

    • Mah Med
      Posted Maio 18, 2014 at 8:23 pm

      so disse que gostava de ver na champions para ver com reage, em momento alguem pos em causa a sua qualidade!

    • José Sousa
      Posted Maio 18, 2014 at 7:43 pm

      Comentario ridiculo Juventus é equipa de nivel de champions e ele foi tao calmo como sempre é…quem te ouve falar parece q jogar um benfica/porto um Benfica/sporting ou um Benfica/juventos na Liga Europa diferencia mto de umas fases de grupos da liga do campeoes…enfim

    • Mah Med
      Posted Maio 18, 2014 at 7:27 pm

      a para de kapino para mim sao dos guarda redes promissores da europa , estou curioso para o ver na champions

  • Mah Med
    Posted Maio 18, 2014 at 6:54 pm

    ontem ouvi a conferencia do presidente do valencia e indirectamente disse que Rodrigo e andre gomes vao para valencia , estou com pressentimento que jj vai para valencia

    • sadf
      Posted Maio 18, 2014 at 9:21 pm

      Mas o Jesus vai po valência para que?

      Para estar anos a tentar ganhar alguma coisa.

      Como disse um comentador hoje ele só sai do Benfica para ir para o man Utd( ou espécie disso)

  • André Vieira
    Posted Maio 18, 2014 at 6:51 pm

    Como diria o catedrático do Futebol, não ganhou a melhor equipa.
    Justiças á parte, será que o Benfica foi mesmo a única equipa da história do futebol nacional, a conquistar o Triplete nacional numa época?
    E aquelas épocas em que o porto conquistava 3 títulos nacionais (Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça), não contam?
    Será que a supertaça não é considerada um titulo?
    Enfim, continua-se a vender propaganda ao Benfica.

    • Anónimo
      Posted Maio 19, 2014 at 9:39 am

      Caro André,
      a supertaça é referente à época anterior…
      Alexandre Guedes

    • Ruben F.
      Posted Maio 19, 2014 at 5:49 am

      Nunca ninguém fez ESTE triplete. Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga. Vocês ouvem as coisas a meio …

    • Ricardo Fernandes
      Posted Maio 19, 2014 at 2:34 am

      André Vieira,

      de nada serve os parabéns quando não são dados com intenção!!

    • André Vieira
      Posted Maio 18, 2014 at 10:43 pm

      José Sousa o FC Porto sempre usou a taça da liga para rodar os suplentes, exceto este ano, que não pode ser argumento para os outros anos todos.
      Mas pronto, Parabéns pelas 3 taças que ganharam este ano, e parabéns ao Beto, Figueiras e Carriço que honraram a nossa bandeira em Turim.

    • José Sousa
      Posted Maio 18, 2014 at 9:02 pm

      Ganhar minutos?…viu-se no Porto-Benfica deste ano…(por parte do Porto) ou do Porto-benfica na final de á uns 3 anos atras…(q sem ser o guarda redes toda a equipa titular la estava)…

      as equipas principais usam nessa taça equipas suplentes quando tem q o fazer…mas o mesmo se passa na taça de Portugal…

      No entanto, a taça de Portugal acabas mta das vezes a jogar de equipas de divisoes mto secundárias…enquanto q na taça da liga sao sempre boas equipas q chegam as fases de grupos…equipas de primeira linha…

      logo a dificuldade de ganhar uma taça da liga ou uma taça de portugal é ate maior na taça da liga…

      embora nao discuta q é mto mais importante e simbolico ganhar uma taça de Portugal…de qq forma fica bonito ver-te destilar tanto

    • Gargonar
      Posted Maio 18, 2014 at 8:58 pm

      André Vieira, diz lá as equipas da meia final faz favor.

    • Andre Vieira
      Posted Maio 18, 2014 at 8:03 pm

      Pois José Sousa, e o que dizer da taça da liga que todos os clubes referem que serve para dar minutos aos suplentes, todos com exceção ao Benfica que faz dessa taça uma coisa mítica.
      Com isto, acabo o meu comentário dizendo que prefiro perder de vez em quando do que ganhar de vez em quando.

    • Anónimo
      Posted Maio 18, 2014 at 7:56 pm

      Como disse Mourinho e bem, competições de 1 jogo não valem de muito.

      Ass: Carlos Barbosa

    • Pereira
      Posted Maio 18, 2014 at 7:46 pm

      Só agora é que notou?

      Desde o inicio da época que andam todos com a mesma campanha

    • José Sousa
      Posted Maio 18, 2014 at 7:41 pm

      Supertaça essa fantastica taça q se ganha em 1 so jogo normalmente contra equipas q tiveram uma epoca decente e q na epoca seguinte estao feitas num 8

  • Anónimo
    Posted Maio 18, 2014 at 6:48 pm

    Os sportinguistas viveram com ânsia esta final para poderem festejar pela segunda vez, mas não deu.
    André Almeida muito fraco, Gomes com a "moleza" habitual e Maxi Pereira a fazer mais uma exibição conseguida, após ser o melhor jogador do Benfica em Turim. Depois do final dramático da época passada, é com enorme orgulho que o Benfica reescreve o seu glorioso nome na história.

    Zé Carlos

    • Filipe Santos
      Posted Maio 18, 2014 at 11:02 pm

      Ganham tudo o que há para ganhar, e mesmo assim continuam tão pequeninos. ..deixem lá os sportinguistas em paz que hoje não jogou o sporting

  • Mah Med
    Posted Maio 18, 2014 at 6:46 pm

    Bem ganhou a melhor equipa , mas não a que mereceu mais, o jogo dividiu se em duas partes , uma de domínio claro do Benfica( na 1 parte) e um domínio claro do Rio ave(2 parte) , Ruben Amorim mais um grande jogo do médio português, enzo esteve bem mas sabe fazer melhor , maxi fantástico como fez todo o corredor fazendo lembrar o velho maxi, gaitan bom jogo mais um golaço, salvio esteve longe do seu nivel, oblack segurou o benfica muita segurança , luisao e garay ao seu nível habitual, rodrigo esteve mal , lima mas uma boa exibiçao , Andre almeida ja o disse nao tem nivel para o benfica bastava o pedro santos pressionar um pouco que ele cedia, andre gomes nao merece limpar as botas de enzo ou de Amorim em meia hora deve ter conseguido perder mais bolas e falhar mais passes do que enzo e amorin na epoca inteira que peter lim o leve para valencia, da equipa do rio ave filipe augusto( que venha para o sporting) esteve muito bem na segunda parte, tarantini este irrepreensível, edimar nao deu 1 cm ao salvio muito bem, braga esteve bem na segunda parte, jj esta de parabens e nuno espirito santos tenha toda a sorte do mundo em braga porque merece!

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Maio 18, 2014 at 6:38 pm

    Exibição pobre do Benfica que por pouco não resultou no empate no fim dos 90 minutos. Empate este que seria o resultado mais justo depois do que se passou no tempo regulamentar, em que o Benfica dominou na 1ª parte e o Rio Ave na 2ª.

    A final foi resolvida por um grande gesto técnico de um jogador fenomenal, numa altura em que o Benfica encostava o Rio Ave às cordas e teria tudo para inaugurar o marcador. Felizmente para os encarnados, a equipa de Jesus tem jogadores que podem resolver o jogo a qualquer altura e em qualquer ocasião. Já Nuno Espírito Santo, que quase surpreendia no Jamor, viu a sua equipa desperdiçar oportunidades constantes e em fases de jogo cruciais para chegar ao golo.

    Fora das quatro linhas, de realçar a péssima organização por parte da Federação. Num país como o nosso, eu considero inconcebível que situações como a de hoje aconteçam. Por momentos pensei estar a ver em directo uma reportagem na Índia, tal era a afluência humana numa zona tão curta e condicionada como aquela entrada no Estádio. E o ponto mais alto da confusão foi quando permitiram (quase no desespero) a entrada a "qualquer um". Sem revista e sem mostrar o respectivo bilhete. Felizmente não aconteceu nada de mal.

    • José Sousa
      Posted Maio 18, 2014 at 7:40 pm

      Sublinho este comentario parece-me ajustado em relaçao ao q se passou em campo…o Rio Ave teve mto bem e vendeu cara a derrota…para um benfica q estava mto cansado…

      e sublinho 2 vezes a questao da organizaçao

  • Fábio Teixeira
    Posted Maio 18, 2014 at 6:34 pm

    André Almeida volta a ser massacrado.

    • João Lains
      Posted Maio 18, 2014 at 10:06 pm

      Massacrado, ultrapassado, vi sempre o Pedro Santos fazer coisas destas a quem lhe pareceu pela frente, já desde a última temporada, em que foi um dos jogadores que mais apreciei do nosso campeonato, acho que merece mais crédito. Fiquei surpreendido com tão pouca utilização no Braga.

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 18, 2014 at 8:56 pm

      O Pedro Santos fez o mesmo na Taça da Liga, e se bem me lembro o titular foi o Siqueira.

    • Fábio Teixeira
      Posted Maio 18, 2014 at 8:38 pm

      Não foram poucas as bolas que levou nas costas ou em diagonais (inclusive o lance do poste) e foi ultrapassado pelo Pedro Santos em alguns lances.

    • Rui Roldão
      Posted Maio 18, 2014 at 8:06 pm

      Ângelo grande resposta!
      O porquinho o q tem a ver é que o cedric está numa equipa q não merece a atenção do Paulo bento

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 18, 2014 at 7:46 pm

      Caro Ângelo,

      o que tem uma coisa que ver com a outra?

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 18, 2014 at 7:42 pm

      Não, não voltou a ser massacrado. Na primeira parte o Rio Ave nem atacou, na segunda que a equipa estava pior devido à final de Turim (que ele tambem jogou e fez 100 minutos), cometeu uns quantos erros ligeiros.

    • Ângelo
      Posted Maio 18, 2014 at 7:33 pm

      Enquanto que Cedric vê o jogo pela televisão.
      Não se esqueça que aquela posição não é a dele.

    • Mah Med
      Posted Maio 18, 2014 at 7:29 pm

      amanha vai estar nos 23….

  • Stalley
    Posted Maio 18, 2014 at 6:29 pm

    Excelente época do Benfica, limpou tudo em Portugal, eu tinha escrito aqui á uns tempos que se o Jasus fosse inteligente, com o plantel que o Benfica tem, podia limpar tudo este ano, na Liga Europa, dependia do sorteio, mas mesmo assim chegaram á final, mas não deixa de ser uma excelente época por parte do Benfica.

    Agora veremos o futuro de Jasus, e alguns jogadores (Gaitan, Garay, Enzo, etc), a minha "aposta" é que Jasus sai está época (pela "Porta Grande"), o destino será o Monaco ou Valencia.

    SL!

    • Joel
      Posted Maio 18, 2014 at 6:51 pm

      Monaco já tem 2 treinadores, para que é que quer 3 ??? lool.

    • João Carvalho
      Posted Maio 18, 2014 at 6:47 pm

      O JJ sai para o Mónaco? Qual Mónaco, aquele que está nos EUA?
      O JJ tem mais um ano de contrato e não sai. Sai o Rodrigo e Gomes para o Valência e talvez Garay e mesmo Cardoso.
      Não sai mais ninguém.
      Mas já há suplentes para quase todos.

    • Joao
      Posted Maio 18, 2014 at 6:34 pm

      a supertaça quem ganhou foi o porto(se bem que o benfica a deste ano nao podia ganhar obviamente)

  • José Sousa
    Posted Maio 18, 2014 at 6:24 pm

    Não foi uma exibição fantastica…fizemos uma 1 parte extremamente consistente…mto dominadora…mas sem merecer mais do q o 1-0…

    Na 2 parte admito q o Rio Ave talvez merecesse um golo (ate por aquela bola no poste)…

    Enfim para aqueles q dizem q oblak nao provou nada nao percebem nada de futebol

    • Anónimo
      Posted Maio 18, 2014 at 10:34 pm

      Joel,

      No futebol não há merecer, há marcar! Uma equipa que faz 40 remates e não marca um golo e sofre um golo no único lance da equipa adversária não mereceu, nem de perto ganhar. Não sei se sabem mas o futebol tem um objetivo: marcar golos. Que interessa se fazes 30 remates e se passas o jogo no meio-campo adversário se não marcas? Merece ganhar aquele que marca! O Benfica não mereceu ganhar em Turim mais que o Sevilha, teve o azar dos penaltis mas não merecia ganhar. Aqueles que merecem ganhar são aqueles que marcam, o resto é para a estatística.

      Manuel

    • David Gomes
      Posted Maio 18, 2014 at 9:35 pm

      Tenho de me rir quando se diz "Enzo não é um jogador de outro mundo" e a resposta é "diz-me um médio centro melhor que ele a actuar em Portugal". Não estamos sozinhos neste rectângulo plantado à beira mar…

    • Anónimo
      Posted Maio 18, 2014 at 9:00 pm

      O Enzo não é um jogador do outro mundo? Então diz-me um médio centro melhor que ele a atuar em Portugal, assim só para começo de conversa. E o Oblak tem que provar mais o quê? Tem de fazer 10 defesas impossíveis por jogo? Numa equipa como o Benfica isso nunca acontece. Queres mais provas que uma final europeia? Ou uma meia-final europeia contra uma das melhores equipas da europa? Poupem-me, Adriens e Cédrics é que são muito bons.

      João

    • Joel
      Posted Maio 18, 2014 at 6:50 pm

      Talvez merecesse um golo?? lool. Essa tá boa. Na segunda parte parecia que o SLB estava de verde.. Vitória é injusta, Rio Ave merecia mais, mas é futebol.

      Oblak é um bom GR, acho que ninguem tem dúvidas. Os benfiquistas pensam que descobriram a pólvora, mas deveriam ter experimentado ver os jogos do Rio Ave o ano passado que já tinham descoberto isso há mais tempo!!

      Porém, não é o super guarda redes que querem que ele seja imediatamente! Os comentadore têm todos o mesmo discurso. Bolas para o meio sem dificuldade, saidas sem dificuldade, são elevadas a um nivel de dificuldade imensa, só porque é ele que está na baliza.

      Fez um bom jogo, nada de especial. Boa defesa a remate do Braga, seguro nas saidas, que também não tiveram grande dificuldade, uma vez que o Rio ave até jogou a maior parte do jogo sem ponta de lança fixo.

      O Oblak já provou que é bom, já do tempo do Rio Ave, apenas não é o super guarda redes que voces dizem. Pode vir a ser, mas é prematuro. Assim com o Enzo não é um jogador do outro mundo, só porque assim o querem fazer.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 18, 2014 at 6:21 pm

    Já agora, o Sporting que olhe bem para o Edimar…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Maio 18, 2014 at 9:52 pm

      Edimar, Marçal ou até Djavan e Ruben Ferreira. Jander nao me parece, de todo.
      Filipe Augusto sim, muita qualidade!

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 18, 2014 at 9:45 pm

      O Augusto tem qualidade. mas hoje a especialidade dele foi o cacete. Não devia ter jogado mais do que um quarto de hora.

    • Rodrigo
      Posted Maio 18, 2014 at 8:40 pm

      Jander? A serio?
      O Edimar sim nao me importava, assim como o Filipe Augusto. O Edimar e bastante completo, defende bastante bem e poderia ser util como concorrente do Jefferson.

    • gsg
      Posted Maio 18, 2014 at 8:18 pm

      E para o Felipe Augusto está ali muito potencial naquele miudo tal como edimar.

    • IslamTsunami
      Posted Maio 18, 2014 at 7:46 pm

      Há muito que penso no Jander para alternativa ao Jefférson e ninguém fala nele

      É verdade que estava no pior clube da Liga, mas era o melhor jogador, capitão (liderança) e foi adaptado pelo que tem a velocidade e a técnica de um médio-esquerdo, mas defende e posiciona-se com muita classe.

      É provável que acabe num Braga ou Estoril que estão mais "atentos" ao mercado nacional.

    • Mah Med
      Posted Maio 18, 2014 at 6:48 pm

      e para o Filipe augusto…

    • DiogoFSP4ever
      Posted Maio 18, 2014 at 6:41 pm

      Edimar e Jander seriam bons reforços para os grandes, para 2º escolha

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 18, 2014 at 6:21 pm

    Na minha humilde opinião é injusto. Se é verdade que na 1a parte conta-se pelos dedos de uma mão as vezes que o Rio Ave passou o meio campo, na 2a parte, pela diferença de qualidade das duas equipas e pela exibiçao do Rio Ave, acho que os vila condenses mereciam no mínimo o prolongamento! Valeu o poste e o Oblak, porque acredito que se o Rio Ave empata seria dificil ao Benfica reagir. É claro que foi muito notório o desgaste no Benfica, mas mesmo assim, penso que seria justo.

    Destaque para o golo de Gaitán.. muito bom. Parabéns ao Benfica e ao Jesus pela temporada que efectuaram.

    • Guilherme Loureiro
      Posted Maio 18, 2014 at 11:24 pm

      Os sr. José Sousa, João Carvalho e Carlos Barbosa deviam ainda ter o GOSTO de ver 3,4 ou mais dedos levantados de Sporting ou Porto para vossas excelências perceberem o que o Luís quis dizer. Respeito é o que os adeptos do Barça fizeram ontem. Provocações e criancices é o que se vê em Portugal. O que vale é que nem todos pensam como estes senhores clubíticos e fanáticos que acham graça a tudo o que rebaixe o próximo.
      O que vos devem saber é que isso não afecta em nada e que só mostra a pequenez das pessoas que estão no Benfica, sejam eles dirigentes, treinadores e até mesmos jogadores.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Maio 18, 2014 at 9:51 pm

      Nao me senti ofendido. simplesmente nao sou burro, e sei que o Benfica ganhou 3 trofeus, tal como os benfiquistas sabem, acho que numeros de circo sao escusados.
      É so a minha opiniao, acho que nao ficou bem, vale tanto como as vossas que pelos vistos gostaram. Ainda bem, cada um com os seus valores. E repitp, nao me afectou em nada e ate felicitei o Benfica e o JJ pela epoca que fizeram.

    • José Sousa
      Posted Maio 18, 2014 at 9:04 pm

      Pereira nao arranjes desculpas vais sempre odiar seja por que razao for…torce pelo teu clube e tenta q ele te tente dar alegrias..

      foca.te nele e deixa os outros em paz pq assim preocupas-te a dobrar e nao ganhas nada com isso

    • vsn7647
      Posted Maio 18, 2014 at 8:09 pm

      Estava a falar de 3 centrais …

    • Anónimo
      Posted Maio 18, 2014 at 7:53 pm

      Os vencedores fazem o que quiserem desde que não desrespeitem ninguém. Quem se sente ofendido lá saberá porque tem telhados de vidro. Triplete! 3!

      Ass: Carlos Barbosa

    • Pereira
      Posted Maio 18, 2014 at 7:44 pm

      João Sousa

      É por pessoas como tu, que eu desprezo os adeptos do Benfica

    • Pereira
      Posted Maio 18, 2014 at 7:44 pm

      3 dedos era o numero do Luisão

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 18, 2014 at 7:43 pm

      Este Joel parece o JN em versão Porto. Ou então será o JN mas com outro nome

    • José Sousa
      Posted Maio 18, 2014 at 7:37 pm

      Luis SCP…na verdade foi mesmo isso…ganhamos 3 titulos e um ficou pelo caminho sem perdermos ficamos sem a europa league…

      q é certamente mais do q o q tu podes dizer

    • João Carvalho
      Posted Maio 18, 2014 at 7:37 pm

      Os 3 dedos eram de regozijo e apenas para os adeptos do Benfica, não eram para os adeptos dos outros clubes. Mas cada um toma para si as dores que quer.

    • Joel
      Posted Maio 18, 2014 at 6:52 pm

      Grande golo, mas foi claramente um charuto. Olhos fechados e pumbas de pé direito. Pena os jogadores não fazerem disso mais vezes e perderem-se muitas vezes em toquezinhos inconsequentes!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Maio 18, 2014 at 6:40 pm

      A ideia do JJ por os jogadores na tribuna a mostrar tres dedos era escusado. Pareciam os miudos da escola.. "toma toma, ganhei três coisas e tu nao ganhaste nenhuma."

  • Kacal l
    Posted Maio 18, 2014 at 6:19 pm

    Foi uma grande final, com grande ambiente (foi pena os incidentes), típica do Jamor, um bom jogo, com intensidade e ritmo alto, duas equipas com qualidade e que proporcionaram um bom espectáculo, o arbitro também esteve bem.

    O Benfica foi superior na 1ª parte, mas não claramente, o resultado até se justificava ao intervalo, mas na 2ª parte o jogo foi mais equilibrado e bem disputado, o Rio Ave até foi ligeiramente superior e acho que o empate até se justificava, nota-se que o Benfica se ressente quando o Enzo Pérez está mal, na parte em que ele esteve algo tocado e a menos de 100%, o Benfica ficou mais exposto, o André Gomes é muito “mole”, não dá segurança ao meio-campo, o André Almeida é limitado e na esquerda tem dificuldades, o Gaitán (apesar de ter feito um grande golo) e o Rodrigo estiveram mais apagados hoje, menos influentes, e o Benfica não fez uma grande exibição, nos últimos 20 minutos até se dedicaram a gerir e defender o resultado, que se compreende quando está uma Taça em disputa, notou-se algum cansaço também, o que é normal, foi uma época longa e competitiva.
    Destaque para as exibições do Oblak (muito seguro e atento, fez boas defesas), Garay (sempre imperial), Maxi (raça a defender e esteve bem activo no ataque), Enzo Pérez (incrível a raça, a vontade e o grande espírito de sacrifício deste jogador, acabou o jogo a coxear e em claro esforço), Salvio (foi dos que mais tentou e esteve activo, principalmente na 1ª parte) e o próprio Lima (teve algumas oportunidades, tem estado perdulário, mas fez uma boa exibição).

    O Rio Ave não esteve bem na primeira parte, entraram a medo e o Benfica pressionou e atacou e o Rio Ave ficou lá atrás e depois teve dificuldades em construir jogo, uma 1ª parte “cinzenta” do conjunto de Vila do Conde, tentaram muito jogo directo e o Braga e o Rúben Ribeiro não são jogadores para esse estilo de jogo, nem beneficia jogadores como Filipe Augusto e o próprio Tarantini, penso que foi um erro, mas na segunda parte fizeram uma boa exibição e mereciam o golo, tiveram bastantes oportunidades para tal, mas não conseguiram, valeu o Oblak ao Benfica, em geral, foram uns dignos vencidos e bateram-se bem, gostei de os ver, destaque para as exibições do Edimar (seguro a defender e muito interventivo e esforçado no ataque, bom lateral) e Tarantini (tentou tudo).
    Há qualidade no plantel do Rio Ave, mas não vejo ninguém que possa ir para um dos três “grandes” e ser titular, como alternativas no plantel e apostas de futuro há, vejo o Filipe Augusto e o Hassan, mas para um clube como o Braga, há ali muita “matéria-prima”, jogadores como: Ederson, Marcelo, Lionn, Edimar, Filipe Augusto, Ukra, Pedro Santos (regresso do empréstimo) e Hassan, quem sabe o próprio Tarantini, podem ser possíveis reforços interessantes, mais o NES que deve mesmo seguir para Braga, fala-se que o Filipe Augusto pode acompanhar o NES na ida para o AXA, acho que seria uma mudança positiva, tanto para o NES, como para o Filipe Augusto, mas também para o Braga que recebe um treinador jovem e com qualidade (desta nova “geração” de treinadores Portugueses) e um jovem com potencial, vamos esperar e ver o que acontece.

    • Ricardo Fernandes
      Posted Maio 19, 2014 at 2:19 am

      Só eu é que achei que o Rio Ave usou um pouco do jogo faltoso e impetuoso e o arbitro deixou um bocado que isso acontecesse?

      Quando ao Edimar e Filipe Augusto estou de acordo, jogadores interessantes para as equipas de top português!!

    • Kacal l
      Posted Maio 18, 2014 at 9:43 pm

      Rodrigo,

      Eu falei em termos qualitativos, concordo que está em má forma e fez uma época fraca, mas tem qualidade e potencial para tal "salto", a meu ver.
      Quanto ao Edimar e Filipe Augusto, concordo, mas acrescento o Benfica, o Edimar como DE suplente e o Filipe Augusto como uma alternativa no meio-campo, acho que não é descabido no Benfica.

    • Rodrigo
      Posted Maio 18, 2014 at 8:38 pm

      O Hassan esta horrivel, tem de ficar mais uma epoca no Rio Ave porque ainda nao mostrou o suficiente para dar o salto.

      O Filipe Augusto e o Edimar sim seriam reforços muito interessantes para FC Porto, Braga e Sporting.

    • Kacal l
      Posted Maio 18, 2014 at 7:32 pm

      Mah Med,

      Exacto, essa parte dos incidentes com a entrada das pessoas foi o pior desta final, concordo que o Filipe Augusto tem qualidade para jogar no Sporting, assim como o Hassan e o próprio Edimar, mas os dois primeiros até têm qualidade para fazer parte do plantel de Porto e Benfica (como alternativas, são jovens com potencial).

      van Basten,

      Sem duvida, o Filipe Augusto e o Hassan até seriam reforços interessantes para o Porto, são jovens, com grande margem de progressão, mas com qualidade no imediato, como alternativas no plantel, não vejo problemas.

    • van Basten
      Posted Maio 18, 2014 at 7:03 pm

      Eu confesso que gostaria bastante de ver Filipe Augusto no Porto. É muito novo, tem uma enorme margem de progressão e já muita qualidade.

    • Mah Med
      Posted Maio 18, 2014 at 6:59 pm

      foi so pena a palhaçada na entrada das pessoas, de resto estou a 99% de acordo contigo pois acho que filipe augusto tem qualidade para jogar no sporting e o proprio edimar tambem esta pronto para o salto, ambos seriam opçoes muito boas para o banco.

    • Kacal l
      Posted Maio 18, 2014 at 6:42 pm

      Acrescento que o Rio Ave foi superior na 2ª parte (eu disse ligeiramente, mas estiveram bem melhores), mereciam o prolongamento e essa "segunda oportunidade" de lutar pelo troféu, sem duvida.

  • Rucascp17
    Posted Maio 18, 2014 at 6:19 pm

    Muito injusto.. O Rio Ave merecia mais, foi mais equipa, jogou melhor, teve mais oportunidades mas o futebol resume-se em eficácia e não em jogar bem. Parabéns ao Benfica pelo triplete . Para o ano há mais!

    SL

    • Jon Snow
      Posted Maio 19, 2014 at 9:49 am

      Cabeceamento de Garay não???? Vejam futebol e analisem sam clibites!

    • Anónimo
      Posted Maio 18, 2014 at 7:40 pm

      E ainda na 1ª parte um cabeceamento do garay que o GR defende como pode

      Francisco

    • João Carvalho
      Posted Maio 18, 2014 at 7:35 pm

      O remate do Markovic defendido pelo guarda redes não foi perigoso? E na 1ª parte também houve ocasiões.
      Mas os guarda redes estão lá para isso, para defender. Como fez o Oblak.

      Não falem da exibição do Oblak senão também tenho de falar da exibição do Roberto quando jogámos na Grécia.

    • Rucascp17
      Posted Maio 18, 2014 at 7:23 pm

      Xis- Vi o jogo todo e sem ser o golo nao me lembro de mais nenhum lance de perigo do Benfica e como tal o resultado ao intervalo era o espelho da exibição das duas equipas

    • Rucascp17
      Posted Maio 18, 2014 at 7:19 pm

      Silva- O Benfica tem o golo e nao tem mais nenhum remate perigoso. o Rio Ave tem a bola ao poste, o cabeceamento do Marcelo e a defesa do Oblak ao remate do Tarantini, chega?

      Samuel- Dai eu ter dito a que o futebol resume-se a eficácia e nao em jogar bem :p

    • Samuel Leite
      Posted Maio 18, 2014 at 6:48 pm

      E desde quando é que o futebol é justo?

    • Silva
      Posted Maio 18, 2014 at 6:40 pm

      O rio ave com mais oportunidades? Em que jogo?

    • Xis
      Posted Maio 18, 2014 at 6:36 pm

      Um jogo não se resume apenas à 2ª parte, que foi aquilo que deves ter visto …

Deixa um comentário