Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica cumpre antes da Champions; Ivanović desbloqueou; Aursnes marcou um golaço e ainda assistiu Prestianni; Dedić voltou a destacar-se; Obrador demonstrou dificuldades a defender

Exibição que não deslumbrou, mas chegou para o Benfica cumprir o objetivo com uma vitória incontestável, gerir esforço para a Champions e continuar com a baliza a zeros. Com algumas novidades no onze, a equipa de Bruno Lage entrou forte e voltou a ter no flanco direito a sua principal arma, de onde surgiram os três golos. Ivanovic desbloqueou após uma assistência fantástica de Dedic (a fazer lembrar Carreras), sendo que logo no minuto 1 a mesma sociedade já tinha ficado perto de produzir um golo parecido. O bósnio terá sido mesmo o melhor em campo (sempre em alta rotação) e beneficiou da maior capacidade com bola de Tomás Araújo relativamente a António Silva. Já Aursnes apontou um golaço e Prestianni voltou a deixar boas indicações nos minutos a que teve direito. Nota ainda para mais uma exibição muito sólida de Otamendi e para uma exibição mais imponente de Rios, mas sem se livrar de vários erros técnicos (voltou a falhar passes fáceis e algumas receções). Por outro lado, Obrador mostrou personalidade e assumiu as bolas paradas, mas demonstrou limitações, principalmente no plano defensivo e Schjelderup fez uma boa assistência, mas ainda não dá ao jogo aquilo que se pede de um titular se tivermos em conta todo o jogo. Já o Tondela deu uma boa réplica, sendo que o melhor que se pode apontar é que soube aguentar a entrada forte do Benfica e equilibrar a partida, bem como conseguiu ir tendo os seus momentos de posse e perigo, nunca permitindo que houvesse a sensação de encontro resolvido. No entanto, no último terço faltou sempre qualidade para conseguir reais oportunidades. Bernardo deu nas vistas na baliza e Tiago Manso foi o melhor da linha defensiva. Destaque ainda para a capacidade técnica de Hodge.

Benfica 3-0 Tondela (Ivanovic 32′, Aursnes 42′ e Prestianni 90’+6)

O Benfica venceu o Tondela, em casa, por 3-0, antes do jogo decisivo frente ao Fenerbahçe. Os encarnados resolveram o jogo na 1.ª parte, conseguindo depois gerir a vantagem de forma relativamente tranquila. Ivanovic abriu o marcador após um jogada fantástica de Dedic, tendo antes do intervalo Schjelderup assistido Aursnes para o 2-0. Já a 2.ª parte decorreu sem grandes oportunidades de golo. Pavlidis e Otamendi tiveram as melhores para o Benfica, enquanto o Tondela nunca desistiu de atacar, mas não chegou a incomodar verdadeiramente Samuel Soares. No último minuto, Prestianni fechou o resultado.

XI Benfica: Samuel Soares; Dedić, Tomás Araújo, Otamendi, Obrador; Richard Ríos, Barrenechea, Aursnes, Schjelderup; Ivanović, Pavlidis.
XI Tondela: Bernardo Fontes; Tiago Manso, Christian Marques, João Afonso, Maviram; Hodge, Juanse; Yarlen, Hélder Tavares, Pedro Maranhão; Miro.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

62 Comentários

  • porra33
    Posted Agosto 24, 2025 at 9:03 am

    Foi um jogo simpático para o Benfica, o Tondela tentou um futebol positivo e levou 3 que poderiam ter sido mais. Se tivessem vindo aqui com o autocarro e a criar dificuldades seriam logo catalogados de equipa para descer. Um dia normal na liga portuguesa. Quando assim é há que falar no Benfica:
    – Pavlidis esteve um pouco desastrado na finalização e já poderia ter um número de golos relevante. Como disse antes isto não me preocupa porque o grego faz jogar o ataque todo.
    – Aursnes e Dedic estão com uma excelente dinâmica e acho que mais tarde ou mais cedo será altura de gerir os indices físicos do norueguês porque neste topo de forma é um jogador fundamental que está em todo o lado e por isso não interessa rebentá-lo. O bósnio é muito ofensivo e destemido e assumo que acrescenta muito ofensivamente quer com técnica quer com explosão, o seu cartão de visita não era muito convincente mas está a provar que será uma grande mais valia esta época.
    – Obrador com calma pode ser uma alternativa a Dahl em jogos onde não seja preciso defender muito como dizem por aqui outros users.
    – Tomás Araújo, Otamendi e A. Silva em boa forma dão garantias e formam duplas fortes e fiáveis.
    – Schell e Prestianni ainda só tem físico de tugão, desequilibram pela técnica em zonas avançadas do terreno mas contra equipas mais físicas são facilmente anuláveis. Sim são novos mas tem que se perceber que ainda são curtos para os jogos mais exigentes especialmente se não tiverem ao seu redor jogadores fisicamente mais capazes para dividir a atenção.
    – S. Soares não foi testado mas a sua presença transmite segurança.
    Segue-se agora um dos jogos chave da época, os turcos estão ao nosso alcance mas há que não ser arrogante por se jogar em casa, eles irão estar compactos e tentarão aproveitar o espaço que houver com os jogares físicos da frente. Alguma matreirice é recomendada.

    • dgenio
      Posted Agosto 24, 2025 at 12:56 pm

      Pavlidis parece “desastrado”, mas o profile dele cria valor mesmo quando não marca: atrai centrais, dá apoio frontal e libera o half-space direito para Aursnes/Dedić. A variância na finalização corrige com volume e posição média dos remates.
      Gestão física: Aursnes está a cobrir três funções (8, 10 e compensações laterais) — eu dava-lhe 20’ a menos em jogos fechados e entrava Prestianni a 10 para manter criação sem perder controlo.

  • VaideMota
    Posted Agosto 24, 2025 at 8:44 am

    Jogo razoável. O Benfica ainda joga poucoquinho e há demasiados factores que podem influenciar para se conseguir fazer um análise concreta.
    – O meio-campo mudou a 100% e isso é muito na dinâmica de uma equipa. O Enzo é evidentemente melhor com os pés que o Tino mas tem falhas que nos vão custar golos, espero que não pontos. O Rios (gosto da análise feita pelo BP relativamente ao anti-Kokçu) tem capacidade para muito mais. Os níveis físicos dele são raros e podem fazer a diferença no nosso campeonato. Se ele apurar o passe e o posicionamento, é o 8 sem discussão.
    – Schel, gosto do garoto, quero muito que ele consiga, tem quase tudo o que é preciso mas falta-lhe o tal ‘danoninho’. Ou é demasiado tenrinho, ou pouco intenso, ele está a dar o litro mas lá está.. falta qualquer coisa. Vai passar a época a rodar com o Kerem e vice-versa. Para o ano vendemos os 2 e compramos um titular indiscutível…
    – A nossa tripla de avançados é excelente mas jogar com dois 9 deixa muito espaço vazio no meio. Idealmente teríamos um 10 mas para isso precisamos de um extremo-direito porque o Aursnes (desde o Aimar que não me apetecia ter uma camisola do Benfica) não tem a profundidade (apesar de já ter assistências da linha) e ainda faz as compensações quando defendemos a 5. Ou seja, ou jogamos remendados ou temos de gastar uma fortuna a compensar os erros de planeamento. Prestianni a 10 pode funcionar se descair para a direita. Gostava de ver o Rego a ter minutos naquele lugar também.
    – Adoro a nossa tripla de centrais. Com o Toni e o Tomás temos centrais para uma década. Houvesse capacidade e desejo (de ambas as partes) para que isso fosse possível.
    – Dedic é máquina, vai perder bolas e fazer erros mas o que dá ao jogo… pffff… é o lateral para jogar numa defesa a 3 em que ele faz o corredor todo e ainda sabe ocupar o corredor central. Isto sim é um reforço.
    – Gosto muito do Samuel, é o meu redes favorito da equipa, parece ser frio como gelo, tem os pés do Neuer (give me a break) e a vender, venderia sempre o Trubinado. Outro que por ser das escolas poderia fazer a carreira toda com o manto sagrado.

    • dgenio
      Posted Agosto 24, 2025 at 12:58 pm

      A tua leitura bate certo: sem 10 há “buraco” no corredor central quando os dois 9 ocupam última linha. Duas rotas simples:
      • 4-2-3-1 com Prestianni a 10, Dedić fixa largura e Aursnes alterna 8↔10 conforme pressão.
      • Ou Aursnes a 10 situacional + um ED de largura (quando existir) para não forçar o norueguês a fazer tudo.
      Assim resolves o vazio entre linhas e preservas o rest-defence em 3+2 (Tomás alarga, Ríos ancora).

    • Petrol
      Posted Agosto 24, 2025 at 11:44 am

      Porque razão é necessário um extremo direito para jogar com um 10? Na minha opinião Aursnes seria uma opção bastante válida na mesma a jogar com um 10. E já aconteceu semelhante no Benfica. Animar a 10 e Ramires na direita.

  • Jons Mendi
    Posted Agosto 24, 2025 at 5:29 am

    Apesar do bom resultado ainda se nota alguma falta de fluidez no futebol do Benfica. Parece me normal visto que os dois jogadores no meio campo são novos além do defesa direito e segundo avançado – a isto ainda juntamos a mudança táctica a que os próprios jogadores que já estavam no plantel têm que entender as suas rotinas.
    *
    Sem ser isso houve rasgos interessantes (principalmente) o Dedic – muito bom reforço. Ter o Tomás de volta dá outra qualidade ali atrás – para mim seria titulariassimo. Rios esteve muito bem – gosto cada vez mais do reforço. É verdade que falha uns passes que não se percebe como, mas em tudo o resto é muito bom – é um boxTobox autêntico sempre em alta rotação com uma força muito grande para além de ser bom a transportar a bola. Enzo hoje esteve um pouco mais fora do jogo mas tem uma qualidade espectacular – acho um excelente reforço. Ivanovic muito bem também – ainda se nota falta de entendimento com o Pavlidis mas tem muita qualidade. Para finalizar só me apetece falar de mais um jogador – Samuel – de alguma forma da me mais segurança que o Trubin. Espero que tenha mais oportunidades este ano.

  • pedrofer
    Posted Agosto 23, 2025 at 11:58 pm

    Fui só eu que achei o Obrador um Jurasek que fala espanhol? Tecnicamente quase todos os lances muito mal. Normalmente estas contratações-compensação são sempre um barrete e este parece mais um.

    • ideologia
      Posted Agosto 24, 2025 at 4:09 pm

      Carreras recebeu a sentença logo no primeiro jogo. Os impacientes, sempre apressados, pouco ligam aos factos lentos e aborrecidos do dia a dia — aqueles mesmos factos que, por obra do tempo, transformam jogadores medianos em surpresas memoráveis. Tal como aconteceu com a estreia de Jonas, decretaram: “não serve para o Benfica.”

      Mas o tempo tem uma paciência cruel. Os factos aborrecidos, jogo após jogo, deram-lhe a resposta: Carreras cresceu, surpreendeu… e hoje quem o julgou cedo demais ficou a contemplar com olhos arregalados.

      E quanto a Obrador? Será ele como Carreras ou como Jurassek? Não se pode decidir isso depois de um único jogo. Deixemos essas sentenças precipitadas para mais à frente, quando os factos lentos e aborrecidos do dia a dia falarem por si.

    • Jons Mendi
      Posted Agosto 24, 2025 at 2:23 pm

      Não tenho, de longe essa opinião. Vê se que ainda está verde, mas até vi uns bons apontamentos. Tem é muito que evoluir ainda.

    • dgenio
      Posted Agosto 24, 2025 at 12:57 pm

      Rótulo precipitado. Obrador é lateral de contexto: útil vs blocos baixos (cruzamento/set-pieces) e menos confortável em transição defensiva longa. Se jogar, precisa de:

      1. Extremo interior que feche por dentro (não deixá-lo 1v2 fora),

      2. 6 mais posicional do lado dele (Ríos a proteger costas),

      3. LE proibido de cruzar cedo de zonas “mortas”.
      Para jogos grandes, Dahl é o default; Obrador é o plano B certo nos jogos certos.

    • fernando pimentel
      Posted Agosto 24, 2025 at 11:54 am

      Era jogador que normalmente is a custo 0 para o Arouca. Disse logo que era nível mediano para a equipa B

    • Petrol
      Posted Agosto 24, 2025 at 11:37 am

      Não percebo esta postura. Ainda mal jogou e já o estão a chamar de flop. Não é possível dar tempo aos jogadores antes de tentar forçar conclusões em relação a flops?

    • AndreChaves9
      Posted Agosto 24, 2025 at 6:20 am

      Flop pela certa. Mas ao menos metade dos jogos em casa da para fazer descNzD o Dahl.

  • BP
    Posted Agosto 23, 2025 at 11:33 pm

    Finalmente, hoje vi alguma dinâmica e qualidade em organização ofensiva, neste Benfica 25/26. Resultado peca imenso por escasso, falhámos uma goleada por um misto de ineficácia, azar e grandes intervenções defensivas do guarda-redes e defesas do Tondela. Há dois triângulos que começam a ganhar protagonismo no nosso ataque posicional: o triângulo Dedic-Ausrnes-Ivanovic na metade direita do meio-campo ofensivo, o triângulo Dahl-Schjelderup-Pavlidis na metade esquerda. Continuo a achar que precisamos muito de um 10/9,5 criativo para jogar nas costas de um dos noves, mas também entendo que deixar Ivanovic ou Pavlidis no banco é uma dor de cabeça daquelas…e embora seja uma dupla de dois noves, pode resultar porque têm características muito complementares: o Pavlidis mais associativo e criativo, mais de baixar para dar apoio frontal e ligar o ataque; o Ivanovic mais possante, mais de ataque ao espaço e à profundidade.
    Algumas notas mais individuais:
    1. Samuel Soares é o nosso melhor guarda-redes e devia ser sempre titular. É um guarda-redes muito mais fiável, consistente e seguro do que o Trubin; e é muito superior nas saídas a cruzamentos, no controlo da profundidade e no jogo com os pés, na primeira fase de construção. Ainda hoje, encaixou lá uma bola difícil que aposto que, com o Trubin, ele tinha defendido para a frente, fazendo mais uma assistência a um adversário, como costuma fazer com o Geny Catamo. Samuel Soares e mais 10!
    2. Nos médios-centro, o Benfica a dar razão à velha teoria hegeliana da tese-antítese-síntese. Sendo a tese o Kokçu, estamos agora na fase da antítese, com o Rios, que é rigorosamente o anti-Kokçu – como médio-centro, Rios é a antítese perfeita de Kokçu, eles são extremos diametralmente opostos, estão nos antípodas um do outro. Isto porque o Rios é mais forte em tudo o que o Kokçu era mais limitado; e é também mais limitado em tudo o que o Kokçu era mais forte. Os pontos fortes do Rios são os pontos fracos do Kokçu, os pontos fortes do Kokçu são os pontos fracos do Rios: Rios um médio-centro de grande dimensão atlética, de grande robustez física e efectividade nos duelos e disputas de bola, muito agressivo, disponível e efectivo defensivamente, no momento sem bola (ou seja, o pior do Kokçu); mas com bola um médio-centro muito pouco inteligente, com má tomada de decisão e má execução técnica da decisão, seja um passe ou uma recepção, com fraca leitura de jogo e pouca qualidade de passe, pouca criatividade ofensiva (ou seja, o melhor de Kokçu). Mal posso esperar pela síntese: um médio-centro com a força física, agressividade e efectividade defensiva do Rios, que com bola tem a inteligência, leitura de jogo, tomada de decisão e qualidade técnica na execução da decisão (passe, recepção, remate) do Kokçu!
    3. Numa equipa a quem todos apontam falta de criativos no ataque, o melhor criativo do plantel não é titular?!?! Falo do rato atómico argentino, Gianluca Prestianni, que ainda hoje, mais uma vez, produziu e criou muito mais jogo em 25 minutos de suplente utilizado do que o Schjelderup em 65 minutos de titular…o Prestianni é de longe o jogador mais criativo do plantel, é um avançado que combina criatividade, velocidade e técnica de uma forma só ao alcance de muito poucos – predestinados gonna predestinate…e esta época tem estado sempre muito forte e agressivo também no momento defensivo (bastante mais agressivo e efectivo sem bola do que o Schjelderup), com muitas recuperações de bola. Prestianni foi a melhor descoberta do nosso scouting nos últimos largos anos, é profundamente estúpido não estarmos agora a retirar rendimento desportivo máximo desta grande descoberta que fizemos! Tem crescido na sombra já há uns 2/3 anos, está mais do que pronto para ser titular. Prestianni e mais 10!

    • Gato das Bolas
      Posted Agosto 24, 2025 at 5:57 pm

      Prestianni tem uma capacidade de entrar em jogos que parecem mortos e agitar a partida, contagiar a equipa e contagiar o público. Não esta ao alcance de muitos a ter essa capacidade. Adoro o miúdo, tem muita qualidade e personalidade. Gosto da forma como ele não quer saber de quem tem pela frente. Joga sempre sem medo.
      Sobre a tese-antitese-sintese, se calhar o kokcu neste meio campo funcionava melhor do que quando ca esteve. Com Rios e Enzo nas suas costas e ele dedicado a ligar ao ataque. Ou seja, a síntese seria um jogador que fizesse as duas coisas, mas podia ser neste caso juntar as valências de ambos, a juntar ao enzo. Concordas?
      No geral, concordo com praticamente tudo no teu comentário.

      • BP
        Posted Agosto 24, 2025 at 6:07 pm

        Concordo, pois. Já o disse acima: com este meio-campo, com um duplo pivot muito forte defensivamente nas suas costas, Kokçu era sopa no mel!…

        • Pedro_Almeida
          Posted Agosto 25, 2025 at 6:45 pm

          Kokcu só é 10 na cabeça de alguns.
          Ele não tem técnica suficiente para jogar entre linhas.
          O papel no futebol moderno é do Kroos.
          Ele não sabe rodar sobre si e jogar pressionado por 3 elementos.
          E para além disso e revejam os jogos por favor.
          Ele literalmente escondia-se do jogo quando era a obrigação dele pegar na construção de jogo da equipa na primeira fase.
          Era um nabo que veio por 30 milhões.
          E é glorificado por alguns golos e más atitudes.
          Depois andam lá portugueses Benfiquistas durante anos a dar titulos ao clube a serem enxovalhados como Pizzi, Rafa, João Mário, André Almeida e etc.

    • dgenio
      Posted Agosto 24, 2025 at 12:56 pm

      Concordo com os triângulos — e a assimetria explica metade do jogo:
      • Direita funciona porque Dedić dá largura/ruptura, Aursnes entra por dentro a criar underlaps e Tomás A. compensa por trás (3+2 em rest-defence).
      • Esquerda emperra quando o LE não inverte e o extremo (Schjelderup) fica em 1v2 sem “apoio interior”.
      Para Champions eu trocava “2 noves” por 9 + 10: Pavlidis a ligar + Prestianni entre linhas a cair à direita (onde já existe largura de Dedić). Ganha-se último passe e segunda bola na entrada da área sem perder o gravity do 9.

      • BP
        Posted Agosto 24, 2025 at 3:37 pm

        “Top comment”, como diria o nosso treinador campeão em 2023.

        Ontem jogou o Obrador, mas o titular é o Dahl e eu acho que o Dahl, não sendo o Dedic, também sabe dar largura e profundidade, sendo o Schjelderup mais um avançado interior esquerdo do que um extremo, na verdade (em organização ofensiva, o Schjelderup e o Ausrnes partem do meio-espaço esquerdo e direito, respectivamente, não partem da linha lateral – os laterais é que asseguram a largura).

    • Petrol
      Posted Agosto 24, 2025 at 11:49 am

      Plenamente de acordo em relação a Prestianni. É um predestino e sem dúvida o jogador mais criativo do plantel. E sempre me pareceu um jogador com compromisso defensivo. É daqueles jogadores chatos que disputam todos os lances.

    • Carocho1
      Posted Agosto 24, 2025 at 8:16 am

      Concordo com praticamente tudo.
      Para jogar com o tal 10 que tanta falta faz (seja Prestianni, que parece ter criatividade para tal, ou outro), acho que Ivanovic deve começar no banco. É bom ao pé da baliza mas muita falha técnica quando baixa, várias vezes com passes/receções atabalhoadas.
      Jogava com Pavlidis como PL puro e Prestianni (ou Sudakov, idealmente) atrás dele a jogar entre linhas.

      • BP
        Posted Agosto 24, 2025 at 1:57 pm

        Pois, eu acho o mesmo e já o tinha dito aqui. Preferia o Sudakov a 10 e o Prestianni como extremo/avançado interior esquerdo, mas se não vier mais ninguém, tb preferia o Prestianni a SA do que o Ivanovic. O Ivanovic é um 9 de ataque ao espaço e profundidade, mas para SA é como dizes, tem muitas falhas técnicas. Se nem o RDT, que tinha bastante mais técnica do que tem o Ivanovic, se conseguiu adaptar ao recuo de 9 para SA, não é de certeza o Ivanovic que o vai conseguir fazer.

    • AndreChaves9
      Posted Agosto 24, 2025 at 6:23 am

      Prestiani é mais 10 concordo. Não acho é que deva sair o Scheldrup mas sim um dos dois avançados. É um problema mas precisamos da criatividade do argentino a frente do Rios

      • BP
        Posted Agosto 24, 2025 at 1:50 pm

        Pois, Prestianni pode muito bem ser esse 9,5 criativo para jogar nas costas do Pavlidis. Mas eu acho que ele rende ainda mais a partir de uma ala. É um criativo de corredor central, sem dúvida, mas partindo de uma das alas, de preferência a esquerda, é ainda mais perigoso do que estando já à partida no corredor central. Ele tem criatividade e técnica para jogar a SA, em espaços curtos, sem dúvida, mas partindo de uma ala, com mais espaço, podemos tirar ainda mais partido das qualidades dele – até porque a velocidade estonteante em condução de bola é uma das suas maiores qualidades.

        • ideologia
          Posted Agosto 24, 2025 at 4:21 pm

          BP, fico com.a ideia de que Kokçu, com este meio campo, muito físico e defensivamente consiste, seria extremamente útil pois nao se ocuparia muito das tarefas defensivas e receberia a bola mais à frente e não tão atrás como aconteceu muitas vezes.

          • BP
            Posted Agosto 24, 2025 at 6:04 pm

            Já somos dois. Ironicamente, o Kokçu a 10, protegido atrás pelo duplo pivot Enzo-Rios, era sopa no mel!…

  • Sloth
    Posted Agosto 23, 2025 at 10:56 pm

    É uma exibição segura que não me remove a ideia de que quase todos os benfiquistas continuam a afiar as facas, aguardando a perda de pontos (ou uma não entrada na Champions), para fatiar o Mister Lage. Lá está, ganhamos e o inevitável regozijo q daí advêm, tende a desvanecer assim que o dito senhor abre a boca

  • chuta dai
    Posted Agosto 23, 2025 at 10:35 pm

    Vitória fácil, também seria contra este Tondela em casa se assim não fosse. Mas continuo com a certeza que precisamos de um jogador para jogar atrás do PL e extremo que consiga fintar adversários. O único que consegue neste 11 base é o defesa direito. Não pode ser, assim é curto. “É impressionante como Akturkoglu entra na 2a parte fresquinho contra uma equipa fraquinha e falha praticamente os passes e recepções de bola todos. Faz fintas e leva a bola para fora do campo. Tirando as vezes que ele aparece isolado em frente a baliza e só tem que dar um toque para fazer golo. É jogador um fraquíssimo para o Benfica.

    • BP
      Posted Agosto 24, 2025 at 2:48 pm

      É bem verdade. Aliás, eu tive muita pena que tenha caído o negócio com o Fenerbace. Tem uma boa relação com a baliza, mas uma péssima relação com a bola…a jusante, ele tem golo e finaliza bem as jogadas da equipa, mas a montante impede que muitas jogadas da equipa cheguem à fase de finalização, com a sua má tomada de decisão e as suas limitações técnicas…

    • AndreChaves9
      Posted Agosto 24, 2025 at 6:24 am

      Concordo. Era ótimo vender o turco e contratar outro extremo

  • Petrol
    Posted Agosto 23, 2025 at 10:29 pm

    Jogo tranquilo do Benfica num jogo sem grande história. O Benfica ficou a dever alguns golos a si mesmo e teve uma segunda parte em que procurou essencialmente controlar o jogo. Não julgo. É um jogo entre uma eliminatória europeia. Discordo do VM em relação a Obrador. Pareceu-me bem mais bem preparado do que estava à espera. De qualquer das formas, há que ter em conta que esteve a competir na 2a divisão espanhola na época passada. Sendo ainda um jovem, é normal ainda estar longe de ser um jogador feito. Quanto a Schjelderup, acabo por concordar. Fez um jogo interessante mas parece-me que ainda falta alguma coisa. Creio que ainda precisa de crescer fisicamente. De qualquer das formas, esse crescimento será complementado com minutos de jogo. Potencial não lhe falta. Ausnes e Dedic continuaram o início de época muito bom.

  • Tiago Abreu
    Posted Agosto 23, 2025 at 10:05 pm

    Ou seja, dois suplentes do Marselha, como o Dedic e o Luís Suárez conseguem-se destacar nos grandes? E o Marselha quando joga contra os grandes não nos consegue vencer?
    Algo de errado não está certo no Marselha, mas uma coisa é certa, se os suplentes que eles não os querem são assim tão bons, imagino os titulares… A nossa liga é mesmo uma miséria.

    • Pablo2
      Posted Agosto 24, 2025 at 4:29 am

      O Marselha eliminou o Benfica na liga Europa

    • Kacal
      Posted Agosto 23, 2025 at 11:16 pm

      E o Todibo que cá esteve meia época jogando apenas 2 jogos sendo uma “via verde” a defender e depois no Nice jogou, afirmou-se levando o Nice a pagar 16,5 milhões no fim dessa época e agora proporcionou uma venda de 40 milhões para West Ham? Com todo o respeito, é um pouco lógica da batata ver as coisas assim e há exemplos diferente para ambas as partes. Por vezes é uma questão de contexto. O Dedic esteve no Marselha com 21 anos vindo da Austria custando 1,5 milhões e jogou 10 jogos não mais. É uma amostra pequena, a meu ver.

    • Sloth
      Posted Agosto 23, 2025 at 11:05 pm

      Não percebo onde começa e termina a ironia. Desculpa e obrigado

    • Miguel Jack
      Posted Agosto 23, 2025 at 10:47 pm

      Este comentário é incrível….do 11 do Marselha, apenas seria titular neste Benfica o Greenwood e o Gouiri.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Agosto 23, 2025 at 9:55 pm

    Muita ineficácia. Foi jogo para 5 ou 6.

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 23, 2025 at 9:55 pm

    O jogo ideal para aperitivo do jogo mais importante da época.
    A entrada na Champions é obrigatória e a rotação de Lage no meu entender até foi curta.

    Otamendi e Aursnes devem ter dados biométricos fora do comum para nunca entrarem na rotação.
    E os 4 do meio do meio campo e ataque também podiam ter rodado.
    Florentino não joga na quarta podia perfeitamente ter rodado com Barrenechea, Prioste e Veloso podiam ter sido opções de banco (se não o são contra o Tondela em casa dificilmente serão) assim como Henrique Araújo podia ter entrado e dado descanso a um dos pontas.

    O jogo esteve sempre controlado e só não acabou numa expressiva goleada porque Bernardo defendeu quase tudo, e Pavlidis que se fartou de trabalhar esteve desastradissimo na finalização.

    Destaque individual para Dedic, que jogaço, hoje mais expressivo na ausência de Dahl, foi o lateral mais ativado, e claro, o Presidente da República Aursnes que não sabe jogar mal seja em que posição for, e já vai com dois golos e algumas assistências.

    Notas finais para Prestianni e Akturkoglou a dizerem presentes e que se pode contar com eles, para Ivanovic que é claramente ponta de lança para jogar na Champions (ele gosta é de transições e profundidade) e para o melhor jogo de Rios desde que chegou. Mais soltinho, principalmente na segunda parte, mais influente e intenso. Hoje gostei.

    O próximo jogo vale a entrada na prova onde o Benfica tem que estar, vale projeção europeia e crescimento enquanto equipa, porque crescemos a jogar contra os melhores, e o apuramento valerá porventura o último reforço.
    Ao que parece e bem, um médio ofensivo em vez de outro avançado caro.

    E se se confirmar, com a passagem do plano B de volta para o plano A que seria o 4*2*3*1 vamos acabar por ter 30M numa segunda opção para PL no banco.

    Fala-se em Sudakov, seria um excelente nome, embora caríssimo.

    • BP
      Posted Agosto 24, 2025 at 12:09 am

      O Pavlidis até tem lá um lance em que remata para a baliza com o pé direito e faz o corte com o pé esquerdo! Não sei se já tinha visto alguma vez. É um bocadinho o mesmo princípio que iluminou Beto, o antigo central leonino, num memorável derby em que ganhámos 3-1 ao Sporting e o Beto marcou todos os golos do jogo! :-D

      • Carocho1
        Posted Agosto 24, 2025 at 8:22 am

        Sim, Pavlidis é um PL que oferece mais fora de área do que dentro dela. É banal a finalizar, mas acima da média a associar-se com os colegas, e por isso vai merecendo ser o avançado titular.

        • BP
          Posted Agosto 24, 2025 at 4:00 pm

          Aqui devo dizer que estou mais com o Petrol. O Pavlidis é um ponta de lança muito completo, com e sem bola. Não é só um ponta de lança que baixa para dar apoio frontal e ligar fora da área, mas que depois é mau dentro da área e a finalizar: é muito bom dentro e fora da área, a atacar e a defender. Falha muitos golos ‘feitos’, sim, mas mesmo assim é um excelente goleador, com várias épocas a marcar 30+ golos.

        • Jons Mendi
          Posted Agosto 24, 2025 at 3:45 pm

          ????

        • Petrol
          Posted Agosto 24, 2025 at 11:34 am

          Banal a finalizar? Marcou 30 golos na época passada. Nem imagino quantos marcaria se tivesse alguma qualidade a finalizar.

    • Petrol
      Posted Agosto 23, 2025 at 10:18 pm

      Quanto a Aursnes, já vimos que é incansável mas é humano. Acabou a última época de rastos. Quanto a Otamendi, está sempre disponível e não tenho memória de acusar fadiga. A rodar Otamendi seria mais numa ótica de futuro e de ir consolidando a dupla António Silva e Tomás Araújo porque com 37 anos continua a ser dos jogadores mais fiáveis fisicamente de todo o plantel.

  • Carocho1
    Posted Agosto 23, 2025 at 9:49 pm

    Mais do que o jogo em si, e vitória natural, importante para motivar a equipa para 4ª feira.
    Notas:
    – Enzo. Sei que ainda é cedo mas nestas centenas de minutos que já vimos dele, acho demasiado displicente para jogar a 6. Para mim não é este o 6 que o Benfica precisa. Cumpre, mas em jogos de nível acima (clássicos, Champions, Braga etc) vai ser o nosso elo mais fraco a defender de longe.
    – Rios. Melhor hoje, mas a quantidade de passes falhados é um absurdo. Compensa nos duelos, mas pede-se mais a um médio de quase 30 milhões.
    – Dedic. Não abuses rapaz, senão és vendido já em Janeiro… Joga tanto.
    – Ivanovic. Golo bom e tal, mas medíocre no resto. Muito atrapalhado e estraga muita jogada quando está longe da área.
    :: Vitória expectável, exibição qb e um bocado atabalhoada na 2ª parte, mas furos acima do que tem sido a qualidade dos últimos jogos. Contra um Tondela muito modesto, vale o que vale.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Agosto 24, 2025 at 2:54 pm

      Continuo a ver muitas semelhanças com o Weigl.

    • Tiago Silva
      Posted Agosto 24, 2025 at 8:37 am

      Discordo quanto ao Enzo, acho que tem sido dos melhores. Dos poucos que tem tido algum critério com posse, é muito forte a arranjar espaços para o Benfica sair curto e é bastante forte em termos posicionais e até ao nível do desarme. Não tem um perfil físico para estar em todo o lado, mas por isso encaixa tão bem com um jogador como o Rios. Tenho gostado da dupla e tenho mais razões de queixa do Rios que não pode falhar tantos passes fáceis e perder tantas vezes a bola.

      • Petrol
        Posted Agosto 24, 2025 at 11:33 am

        Esse é também o único apontamento que tenho a esta dupla. Complementam-se muito bem. Falta Rios melhorar o acerto nos passes fáceis. Não lhe podemos exigir que seja ele o criativo da equipa mas também não se admite a quantidade de passes fáceis que ele tem falhado por jogo.

    • Jons Mendi
      Posted Agosto 24, 2025 at 5:18 am

      O Enzo talvez tenha estado um pouco menos que nos outros jogos. Mas não podia discordar mais com a tua análise ao mesmo.

    • BP
      Posted Agosto 24, 2025 at 12:01 am

      Eu gosto muito do Enzo, com bola é um upgrade descomunal ao Florentino. E isso é muito importante, num 6 que joga na cabeça da área – perdas de bola numa zona tão baixa são particularmente perigosas, ainda mais se o adversário for o SCP, FCP ou de Champions…mesmo sem bola, gosto muito dele, como tem inteligência de jogo está sempre bem posicionado, faz as dobras e movimentos certos…
      Mas não te esqueças que, para derbies, clássicos e Champions, o Lage tem sempre a hipótese de recuperar o 433 (4123) da época passada, juntando o Florentino ao Enzo e ao Rios (o Tino a 6, os outros dois interiores como eram o Ausrnes e o Kokçu no 4123 de 24/25).

      • Carocho1
        Posted Agosto 24, 2025 at 8:30 am

        Sem dúvida, qualquer jogador que saiba receber e passar uma bola seria um upgrade monumental ao Tino.
        A minha questão que ainda está na retina foi a facilidade com que o Sporting enquadrou entre-linhas no raio de ação do Enzo na supertaça… Ele esteve super macio. Por (muita) sorte não deu em golo, mas foram vários lances, uma meia dúzia pelo menos. E fiquei logo desconfiado com isso.
        Espero estar enganado e ele evoluir para ser de facto o nosso patrão defensivo.
        Mas a questão é, tu a 6 não precisas de um criativo, de um suprassumo que te faça passes incríveis do nada. A não ser que tenhas um Rodri ou um Kimmich. A 6 precisas de um gajo que seja OK a passar e orientar jogo mas que brilhe sobretudo quando a equipa precisa dele para matar contra-ataques e ser o tampão a defender organizado.
        Nestes jogos contra Tondelas, até acho que ter lá o Enzo ou o Barreiro tem pouco impacto no global do jogo, porque a criação surge à frente deles. Claro que Enzo trata melhor a bola, não estou a dizer que estão ao mesmo nível, mas reflete-se pouco. Num jogo contra o Sporting em que tenhas de travar combinações do Pote e do Trincão, não basta o Enzo ser “o jogador que tem pés excelentes e faz bons passes”

        • BP
          Posted Agosto 24, 2025 at 4:06 pm

          Concordemos em discordar, então . Eu não acho nada que o Enzo seja só um “jogador que tem pés excelentes e faz bons passes”: acho que ele também é muito bom sem bola, a defender, em organização ou em transição. Aplica a mesma inteligência que usa para fazer os bons passes longos ao seu jogo defensivo – bem posicionado, movimenta-se bem e faz bem as dobras e compensações, tanto aos centrais como aos laterais.

          Vi ao vivo o primeiro jogo do Enzo e Rios (Eusébio Cup) e fiquei logo com muito melhor impressão do Enzo versus Rios…

        • Petrol
          Posted Agosto 24, 2025 at 11:31 am

          No jogo da supertaça o Benfica jogou com uma dupla de médios que não se conhecia praticamente sem pré-época. Não seria de esperar uma dupla coesa. Esse jogo não deve servir de barómetro dado o contexto.

    • Kacal
      Posted Agosto 23, 2025 at 11:20 pm

      Rios e Ivanovic parecem-me jogadores de qualidade, mas sendo caros ficam logo com alta pressão em cima e depois o problema é que andam a fazer funções que não são as deles. Ivanovic deve jogar como PL e o Riis como #6 ou um #8 que apenas meta a bola no criativo. Ambos têm valor mas podem vir a sofrer de lhes pedir o que não são tão bons a fazer. Mais vítimas do contexto, a meu ver. Sobre Dedic subscrevo, neste momento é o melhor lateral direito cá e a continuar assim vai chegar muito interessado ai!

      • Petrol
        Posted Agosto 24, 2025 at 11:29 am

        Subscrevo a 100%.

        • Kacal
          Posted Agosto 25, 2025 at 3:01 am

          Acredito Petrol que o Benfica eliminando o Fenerbahçe vá acabar por trazer mais um jogador e mandar o Ivanovic para o banco para suplente do Pavlidis com o Rios a dedicar-se mais ao que sabe e o Benfica possa assim crescer colectivamente. Mas o jogo da Champions sera fundamental!

  • MuchoG
    Posted Agosto 23, 2025 at 9:38 pm

    Serviços mínimos quando de um lado esteve uma equipa que passou os últimos anos na 2ª divisão, e do outro uma que já gastou 80 milhões de euros neste mercado e que se prepara para ultrapassar a fasquia dos 100. Obrigação cumprida.
    __
    O Benfica de Lage vai alternando entre más fases ou fases onde não deslumbra mas vai levando a água ao seu moinho, neste momento está na segunda. Tirando a 1ª parte frente ao Nice vê-se pouco futebol mas o estilo mais conservador tem funcionado (0 golos sofridos em 6 jogos, com alguma sorte à mistura) e até agora os resultados são satisfatórios. Continuo a achar que não serve para uma época inteira, mas é onde estamos por agora.
    __
    Individualmente, a ala direita de Dedic (melhor reforço) e Aursnes continuam a ser os MVPs deste início de época, e tirando Obrador sai tudo com nota positiva.

  • Nickles
    Posted Agosto 23, 2025 at 9:35 pm

    Ainda estou a espera de descobrir algo sombrio sobre o Dedic. Bate nos colegas? Tem 6 dedos do pé? Não é possivel não haver uma razão para só ter custado 10M

    • Jons Mendi
      Posted Agosto 24, 2025 at 5:19 am

      😂😂😂

    • Sloth
      Posted Agosto 23, 2025 at 10:46 pm

      Já vi algumas falhas a nível de decisão do Dedic. Atenção, sou fã do rapaz e isto se calhar sou eu a não querer que os 6 dedos do pé acusem nos testes anti doping

    • Flavio Trindade
      Posted Agosto 23, 2025 at 9:58 pm

      Se calhar às vezes é possível encontrar o jogador certo sem ter que vender um rim para o comprar.
      Belo reforço de facto.

      • Johny45
        Posted Agosto 23, 2025 at 10:47 pm

        Mas foi apontado pela visão de mercado como um suplente do marselha e que seria flop….
        Realmente há coisas…

Deixa um comentário