Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica é o 15.º clube mais valioso do Mundo; Barcelona lidera a lista, FC Porto está em 20.º, Sporting em 46º e Braga na posição 80

Nova actualização no ranking dos clubes mais valiosos do Mundo da empresa brasileira Pluri Consultoria.

O estudo, que tem por base apenas a análise ao valor de mercado dos planteis, «não incluindo os valores das marcas, nem qualquer outro tipo de ativos tangíveis ou intangíveis», como refere Fernando Ferreira, economista autor do trabalho. Indica que o Benfica foi em 2013 o clube português mais valioso e o 15º a nível mundial. As águias, com um valor de mercado total de 248,3 milhões de euros, subiram três posições em relação a 2012 e quatro em relação a 2011. O FC Porto (201,2 ME), que em 2011 era 13º, é agora o 20º mais valioso. Enquanto que o Sporting (110,3 ME) desceu em relação a 2012 (37º) e está em 46º. Também o Sporting de Braga (65,3 ME) desceu em relação ao ano passado, da 68º posição para o 80º lugar.


No pódio, só os dois primeiros permanecem iguais: Barcelona (600,1 ME) e Real Madrid (575,3 ME), sendo que o terceiro lugar é ocupado pelo Bayern de Munique (493,2 ME), 5º em 2012. O Manchester City (479,2 ME) desce do terceiro para o quarto e o Chelsea (451,2 ME) sobe do sexto para o quinto.

Outras notas:
– o valor médio por jogador à disposição de Jorge Jesus é de 7,8 milhões de euros;
– Em 2013, 15 clubes entraram na lista dos 100 mais valiosos do Mundo, entre eles o  Monaco (França), Cardiff e Crystal Palace (Inglaterra).
– As equipas cujo plantel mais valorizou foram o: Monaco (+347%), Southampton (+64%) e Real Sociedad e Cruzeiro (+53%). Os que mais desvalorizaram foram: Santos (-63,1%), São Paulo (-52,9%) e Anzhi (-49,8%);
– No ranking por país, a Inglaterra é quem tem mais representantes (22 clubes no top 100), que valem no conjunto € 3,9 mil milhões, seguido da Espanha com 9 clubes e € 2,08 mil milhões e a Itália com 14 clubes € 2,07 mil milhões;

97 Comentários

  • Dr. Bayard
    Posted Dezembro 19, 2013 at 10:44 am

    Sendo assim, o treinador tem que ser fraco…
    Agora a sério, estes valores são subjectivos, senão vejamos: o Defour e o Herrera tem um valor de mercado muito superior ao Lucho e no entanto… nem para moço de recados do Lucho eles chegam!
    Há muitos casos destes em todos os clubes, no entanto deve ser motivo de orgulho para os responsáveis benfiquistas. Agora é pensar bem o porquê deste plantel tão valioso ganhar poucas vezes.

    • João Lains
      Posted Dezembro 19, 2013 at 2:00 pm

      Para aqueles que não acreditam que este ranking seja muito fiável gostava só de relembrar que esta mesma empresa realizou um estudo há um mês atrás no qual avaliou os jogadores mais valiosos que iriam estar presentes no próximo campeonato do mundo e que teve por base 77 critérios distribuídos por 18 parâmetros. Aqui ficam alguns deles: idade, capacidade de adaptação, potencial de valorização, conquistas, experiência internacional, convocações para a selecção, posição em que joga, condição clínica, nível dos campeonatos onde actua, titularidade, etc.

      Acredito que para este ranking a análise não fosse tão profunda porque estamos a falar de 100 equipas, o que dá aproximadamente 2500 jogadores, mas é um ranking que pode ser levado em linha de conta, tendo ainda assim noção que por exemplo o Bayern apesar de ter o plantel mais forte do mundo, o ranking nunca o poderia reflectir porque o Ronaldo está avaliado em 104,2 milhões, o Messi em 139,6 milhões, o Bale em 76,3 milhões, o Neymar em 67,4 milhões e o Falcao em 59,1 milhões, só para citar alguns.

    • Dr, Bayard
      Posted Dezembro 19, 2013 at 3:18 pm

      Estamos os dois de acordo, há aspectos subjectivos que desvirtuam um pouco o resultado final.

    • tiago santos
      Posted Dezembro 19, 2013 at 7:22 pm

      não são apenas os valores que são subjectivos mas também as suas interpretações, esta tabela apresenta um valor do plantel do Benfica superior , relativamente ao porto, apenas porque tem mais jogadores, pois a nível individual o valor de mercado dos jogadores do Porto é superior, tal como apresenta a tabela (8,4>7,8) o que significa , em média, que os jogadores do Porto valem mais 600 mil por jogador do que os jogadores do Benfica, mas tem um plantel mais restrito.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 19, 2013 at 8:06 pm

      e não só tiago santos o porto vendeu jogadores nos quais 2 deles por 60 milhoes enquanto que o benfica nao vendeu ninguem e ainda se reforçou.. mal era que nao estivesse a frente do porto..enfim este estudo vale o que vale… fiquem la com a taça ;)
      Nuno C

  • MM
    Posted Dezembro 19, 2013 at 10:53 am

    11º treinador mais bem pago do mundo, 15º plantel mais valioso do mundo. e títulos?
    algo não bate certo…

    • Pedro Fakir
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:18 pm

      Sabes que não é por ganhar a liga portuguesa que o teu rankingvalor vai subir, o Benfica tem estado bem nas competições europeias, prova disso foi a última época. Agora, concordo que deveríamos ganhar títulos, mas também temos que ver que o estatuto do clube, ao longo destes 4 anos, tem subido bastante a nível europeu ou até mesmo mundial, pena é ter um treinador a receber 4 milhões por época para perder os títulos nas finais.

    • Hugo
      Posted Dezembro 19, 2013 at 6:00 pm

      Temos que ver o estatudo do clube? Que estatuto? O estatudo de ter sido eliminado da champions num grupo fácil? O estatuto de ter o 15º plantel mais valioso e estar a jogar péssimamente? Diga-me lá que estatuto é que está a falar porque se eu bem me lembro o benfica não ganhou nada. O benfica perdeu contra o braga nos quartos de final da liga europa. Onde é que está o estatuto disso?

    • lizardking
      Posted Dezembro 19, 2013 at 7:54 pm

      Primeiro, este ranking é anual, segundo o Benfica não perdeu contra o Braga nos quartos de final. Informem se antes de comentar sff

  • Nuno R
    Posted Dezembro 19, 2013 at 10:55 am

    No caso do Real, o CR e o Bale valem 100M cada um, grosso modo. O resto do plantel só vale 375M?

    • David Gomes
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:13 pm

      se calhar não valem. isto não é o custo do plantel, é o valor. se for tipo FM nenhum jogador vale mais de 50M e aí já a coisa bate certo. ainda pensei que se pudessem guiar pelos valores do transfermarkt mas nesse caso voltávamos ao mesmo

    • Nuno R
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:25 pm

      Deduzo que os valores levem em consideração valores de aquisição e clausulas de rescisão… ou é la carte?

  • Lourenço
    Posted Dezembro 19, 2013 at 11:04 am

    O que supreende é a posição do sporting, muito sobrevalorizada.
    A do benfica e do porto são expectáveis e realistas. O investimento dos ultimos anos justifica tais valores.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 19, 2013 at 11:47 am

      Lourenço, não sei 2013/2014 está incluído nos dados. Pela classificação penso que sim. que tem a haver com o 4º trimestre de 2013 em que o valor de mercado dos jogadores do Sporting cresceu um bom bocado. Se calhar, se houvesse um dado exclusivo da corrente época desportiva era mais visível.

      Cumprimentos

      João Rato

    • JN
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:08 pm

      Sobrevalorizada?

      Secalhar quem avaliou não inventa é que estes jogadores vão em 1º só porque ainda "só" jogaram com todas as equipas do campeonato.

    • Lourenço
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:25 pm

      JN
      O paços acabou em 3 e hoje vai nos últimos. A classificação nao é um bom exemplo no caso do Sporting.
      O jogador mais valioso do scp é o Patrício (devera rondar 12-15). Depois terá cerca de 5-6 jogadores entre os 6-10 milhões e nada mais

    • JN
      Posted Dezembro 19, 2013 at 1:00 pm

      Pois e o Paços tem um dos melhores marcadores na Europa neste momento que anda a ser comparado ao Falcão, tem uma das maiores figuras da selecção Inglesa de Sub-21, tem o melhor jogador da liga há 2 meses seguidos, tem um titular da selecção argentina, tem o médio Português em melhor forma a par de Moutinho etc…

      Acho que a tua comparação faz todo o sentido. O Paços tem isto tudo e muito mais por isso devia estar era à frente do Sporting nesta lista…

      Se pensas que o valor de certos jogadores do Sporting ainda não duplicou ou triplicou por o que tem acontecido estás muito enganado. Vamos ver que surpresas vão haver no verão.
      Só te digo que o campeonato a continuar assim (o que é muito dificil), o Sporting pode chegar ao "ridiculo" de depois da pior época da história do clube de repente conseguir fazer um encaixe de mercado maior que o Benfica ou Porto.

      Até porque a atenção que certos jogadores do Sporting estão a chamar tira o valor de muitos jogadores desses 2 clubes. O Jefferson está a fazer uma época abaixo do ultravalioso Alex Sandro? Vale mais investir no 2º melhor marcador do campeonado do que no 1º? Alguém do meio campo do Sporting está a mostrar menos potencial que qualquer meio campo da liga? Mauricio está a fazer uma época inferior à de Garay?

      Pois é, tudo isto pesa em quem vem investir dinheiro em Portugal.

    • Luis Carvalho
      Posted Dezembro 19, 2013 at 1:25 pm

      JN, mas tu achas que os jogadores do Sporting se vão valorizar não estando a participar em nenhuma ligação europeia?

    • Rúben
      Posted Dezembro 19, 2013 at 1:32 pm

      Lourenço , como é óbvio o paços não iria estar tão valorizado como o Sporting este ano até porque á partida o valor base dos jogadores de uma e outra equipa são completamente diferentes por exemplo : mesmo que o valor do André Leão disparasse em flecha seria na mesma inferior ao do Rinaudo desvalorizado .

      Se isso lhe preocupa muito a mim enquanto sportinguista não preocupa nada , até me dá orgulho de ver uma equipa que vale menos 100 M que os rivais a mostrar um futebol muito superior e a mostrar mais querer e vontade que esses "pseudo ricos" que só são ricos nos 11 meses em que não se fala dos relatórios de contas .

    • JN
      Posted Dezembro 19, 2013 at 1:53 pm

      Luis Carvalho, o Sporting é o Sporting. Por mais que queiram desvalorizar e deitar abaixo toda a gente na Europa toma atenção ao que o Sporting faz. O Sporting mesmo não estando na Europa tem a atenção de todas as pessoas do futebol.

      Os jogadores que estão no Sporting a fazer isto são muito conhecidos por todo o seu percurso. Jogadores como Jefferson ou Mauricio são obviamente um mistério. Mas jogadores como Cedric, Adrien, Patricio, Rojo são dos jogadores mais conhecidos na Europa, deste campeonato. Estes jogadores são seguidos há anos e outros é igual, Dier, Capel etc… Quase toda a gente do futebol de topo os conhece.

      Isto é uma realidade quer queiram quer não. E volto a dizer, quem pensa que os jogadores do Sporting não duplicaram ou triplicaram JÁ, NESTE MOMENTO o seu valor estão muito enganados.

    • JN
      Posted Dezembro 19, 2013 at 1:58 pm

      Luis Carvalho, Sulejmani, Djuricic, Ola John… Estes artistas andaram na fase de grupo da Champions, algum deles se valorizou mais neste momento que por exemplo o William que só jogou em Portugal?

      Não.

    • Tiago Beça
      Posted Dezembro 19, 2013 at 2:23 pm

      Cedric, dos mas conhecidos da Europa HAHAHAHAHA que verdadeira máquina esse homem, qualquer dia é o novo Roberto Carlos mas no lado direito…..

      O Patrício como é titular de Portugal e o Rojo como está na Argentina e joga, ainda vá lá….

      Capel, jogador de topo, sim sem dúvida, especialmente quando tira os olhos da bola ou do relvado para ver onde andam os colegas.

      O Adrien tem jogado bem sim, o motor do meio campo do Sporting. Competições europeias? Nada. Selecção? Nada. A liga portuguesa tem alguma visibilidade, mas nada por ai além.

      Toda a gente na Europa toma atenção ao que o Sporting faz? Isso deve ser para rir. Às tantas está a dizer que o presidente do Real Madrid compra o Jornal do Sporting e é sócio do clube, tal é a visibilidade e proeminência do Sporting.

      Acorde para a vida homem, acabaram em 7º lugar e ainda não ganharam nada. Se ganharem lá estarei para dar os parabéns, senão olhe, é mais do mesmo a que nos habituaram.

    • Rúben
      Posted Dezembro 19, 2013 at 2:37 pm

      Quem conhece o capel ha 2 anos é que pode afirmar isso , porque o Diego Capel do Sevilla era dos jogadores mais cobiçados , tendo o seu clube recusado 19M do Tottenham .
      Quanto ao Cedric pelo menos na Alemanha deve ser conhecido pois dá varias entrevistas a jornais alemães porque ele próprio nasceu lá , e já foi cobiçado por alguns bons clubes desse país .

      Por isso antes de falar informe se um bocado …

    • Luis Carvalho
      Posted Dezembro 19, 2013 at 2:38 pm

      Posso dizer que já li de tudo…
      Toda a Europa tem em atenção ao que o sporting faz; cedric, adrien, rojo, Capel, são muito conhecidos na Europa…
      Só falta dizer que é só tubarões a seguir os jogadores do Sporting

      JN vens me falar de jogadores do Benfica que jogaram 45minutos, se muito, na champions?

    • JN
      Posted Dezembro 19, 2013 at 2:48 pm

      Tiago Beça, a tua opinião ou a minha é uma coisa. Os factos são outros. Tu gostares ou não dos jogadores do Sporting não muda o quanto eles são seguidos pela maior parte.

      Eu também não sou admirador do Cédric, mas é um facto que meia Europa o conhece mesmo que não queiras acreditar nisso. Vais à Alemanha e não há um clube que não saiba quem ele é.
      O Capel podes ironizar o que quiseres. Foi capitão da selecção Espanhola sub-21 que ganhou o Europeu, mostrou-se à Europa inteira quer no Sevilla quer no Sporting. Podes dar as voltas que quiseres que ele é dos jogadores mais conhecidos do Campeonato português, quer queiras quer não. Já agora, onde anda a o vosso fantástico Nolito que é melhor que o Capel em tudo, reserva do Celta de Vigo, 16º classificado de Espanha? Pois é… Ainda bem que vocês sabem tanto de futebol.

      O Adrien tenho uma novidade pra ti, que pelos vistos, pelo que afirmas é uma novidade. Ele não começou a ser jogador de futebol este ano. Pouco mais tenho a acrescentar a isto.

      Quanto ao resto, compreendo a tua frustração mas os factos continuam os mesmos, toda a Europa toma atenção ao que o Sporting faz. Podes chorar e berrar o que quiseres que esta realidade não muda.

    • JN
      Posted Dezembro 19, 2013 at 2:53 pm

      Luis Carvalho, a tua ultima frase resume exactamente o que quis dizer.

      Se o Sporting fosse campeão de Portugal qualquer jogador teria mais visibilidade por isso do que ser eliminado na fase de grupos da Champions. Jogar na Europa é uma ajuda para dar visibilidade, não é a unica maneira possivel de um jogador ganhar valor como estão a tentar inventar que é.

    • Zinga Master
      Posted Dezembro 19, 2013 at 3:23 pm

      JN, é sempre um prazer ver a tua criatividade.

      Os jogadores do Benfica que falaste nao valorizaram, desvalorizaram. Tipo jogadores que valiam 8 ou 6 milhões agora valem apenas 6 ou 5 Milhões. Mas o Benfica não jogou com 5 jogadores, se esses desvalorizaram, outros valorizaram. Não passam a ser estrelas, mas valorizaram, mesmo sem fazerem grandes jogatanas, estavam na montra, como teu querido Markovic.

      Dizes que os jogadores do Sporting triplicaram o valor. Certo. Exprimenta multiplicar zero por 3.
      Os jogadores não valiam zero, mas muitos deles pouco mais valiam. Não é por triplicarem o seu irrisório valor que passam a ter o mesmo valor dos jogadoes do Porto e Benfica, por tal como os jogadores do Sporting tinham uma cotação base próxima de zero, os do Porto e Benfica tinham uma cotação base de uns quantos milhões.

      Quando falas do Capel e do grande mercado que tem (para não falar da piada do Cedric), deixa-me lembrar-te que toda a gente de futebol de topo que o conhece e que andava atràs dele se resume aquela equipa fantástica que conseguiu fazer zero pontos em 6 jogos da Champions. Se isto é ser de topo…

      Boas festas e continua com a criatividade

    • Inverno
      Posted Dezembro 19, 2013 at 4:32 pm

      Concordo com o que o JN diz…O sevilha é um dos maiores clubes de Espanha e o capel começou a jogar la ainda era junior sera que isso não lhe deu visibilidade? O cedric é um lateral novo que fez uma boa prestação nos sub20 de Portugal que ficaram em 2 a uns anos, sera que não deu visibilidade ? Agora imagina um jogador do benfica dispensado e que foi rodar por clubes pequenos em portugal que foi emprestado ao Zaragonça e dispensado de la que valia 0(como os jogadores do sporting) e esse jogador do benfica foi vendido por 30 M….. falo do coentrão

      Os clubes acompanham jogadores por anos as vezes antes de avançar para a compra!!!

    • Nuno Marques
      Posted Dezembro 19, 2013 at 5:14 pm

      Zinga Master diga-me quais os jogadores do benfica que valorizaram por causa da champions este ano? Markovic? Eu sou sportinguista e admito que o markovic tem mesmo muito talento, alias é dos que mais talento tem em portugal, mas dizer que um jogador que faz quase todos os jogos na liga dos campeos e nao marca nenhum golo, ainda por cima sendo da posiçao que ele é acho que nao valoriza muito. Para mim os unicos jogadores do benfica que se estao a destacar nesta epoca sao os habituais como o matic, enzo e gaitan. Uma equipa como o benfica, com um dos melhores planteis tinha obrigação de fazer muito mais, mas mesmo muito mais! agora nao me venha dizer que os jogadores do sporting valem perto de zero, porque esses mesmo jogadores que voce diz deram 5-1 ao arouca enquanto o seu clube empatou 2-2. A conclusao que tiro daqui é que por muito que o Jorge Jesus tenha dado ao benfica bom futebol quando chegou la, acho que agora nao serve para o cargo, e ainda por cima ganhando o que ganha, é completamente insustentavel para um pais como o nosso em que os direitos televisivos e os patrocinios sao muito baixos

    • JDC7
      Posted Dezembro 19, 2013 at 5:20 pm

      Só mesmo alguém com muita falta de bom senso para vir dizer que o Sporting não dá visibilidade aos seus jogadores…

    • Lourenço
      Posted Dezembro 19, 2013 at 5:41 pm

      O Sporting é isto… 8 ao 80 e de volta ao 8 numa velocidade espantosa…

      Já falam de um novo falcão (emprestado), de uma estrela inglesa que nem suplente é, entre outras barbaridades.

      Ponham os olhos no discurso do LJ. Humilde e realista. É de louvar estarem em primeiro com este plantel fraco.
      Veremos se existem lesões e como respondem a elas…

    • JDC7
      Posted Dezembro 19, 2013 at 6:07 pm

      Deixa lá que no Benfica e no Porto deve ser diferente…
      O ano passado o Benfica estava a praticar o melhor futebol de que tenho memória (no Benfica claro), podia ter feito uma época histórica ao ganhar o campeonato, taça de portugal e liga europa, no fim do ano já estava a ouvir o pessoal a pedir a cabeça do Jesus e a dizer que foi uma época miserável. O Porto é o campeão em título e este ano apesar de estar a ter exibições muito abaixo do normal para o Porto, está a 2 pontos do Sporting, já anda tudo a contestar.
      O passar do 8 ao 80 e vice-versa é normal para as grandes equipas. Se estão a ganhar e a jogar bem, os adeptos dizem que a sua equipa é a melhor, se estão a jogar mal e a perder os adeptos contestam. Portanto, se o ano passado o Sporting acabou em 7º (e por esta altura andava pelo 10º/11º lugar) e neste momento é o líder isolado da liga, obviamente passou de 8 para 80, o que não significa que não venha a ter uma série negativa durante este mesmo campeonato. O que é certo é que até aqui tem sido a equipa mais competente. É permitido elogiar o bom trabalho feito até aqui ou não?

    • Inverno
      Posted Dezembro 19, 2013 at 6:08 pm

      O benfica e o porto tem feito grandes negocios que trazem grande visibilidade ao nosso campeonato..E os dois tem varios jogadores apeteciveis para outros grandes clubes…O sporting que se encontra a uns anos uns furos abaixo sera que não pode benefeciar dessa visibilidade que os dois ganharam para Portugal? Ou sera que o porto e benfica tem jogadores bons e o sporting lixo? O sporting sempre foi uma montra e é uma das escolas de formação mais conceituadas do mundo!!

      O jackson é pertendido por muitos clubes…se ha um jogador que tem mais golos que ele no mesmo campeonato sera que isso não valoriza o Montero?

      Lourenço ja reparas te que os clubes ingleses as vezes compram jogadores dessa nacionalidade por 10 M e 20 M …agora imagina um Ingles que ta na selecçao sub 21 que vem de uma das escolas mais conceituadas do mundo e que joga no estrangeiro..que é um feito raro pois todos os sub21 ingleses jogam em Inglaterra!!!

    • lizardking
      Posted Dezembro 19, 2013 at 8:00 pm

      Última venda do Sporting relevante: Nani 2007. Apenas William Carvalho pode atingir esse valor 25 M penso eu, e so depois de disputar competições europeias e fazer pelo menos 2 épocas em Portugal.

  • Manuel
    Posted Dezembro 19, 2013 at 11:06 am

    Este tipo de estudos têm sempre de ser vistos "with a pinch of salt". Todos eles têm uma grande quantia de subjectividade embora como benfiquista eu tenha gostado do que li.

    O maior contributo deste estudo será para confirmar a tendência ("trend") que se observa no mercado. A tendência dos últimos anos mantém-se, com o Benfica a subir e o Porto a descer. Por isso, em termos de tendência o estudo está de acordo também com o ranking dos clubes na UEFA, com o Benfica dentro dos 8 melhores e o Porto de fora e com tendência para descer.

    A descida do Sporting também já era esperada dado o "downsizing" a que foram obrigados, downsizing esse que ainda está longe se estar terminado se tivermos em linha de conta o último relatório trimestral.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 19, 2013 at 11:47 am

      Plantel mais valioso, treinador mais bem pago, so faltam os titulos, essa pormenor chato… Fico contente por ver que o assunto merece a primeira pagina da Bola, pena foi que nos anos anteriores este estudo era um nao assunto.
      MPires

    • Super Dragão
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:08 pm

      O Porto continuará a descer, o benfica continuará a subir…O Porto fica com os títulos de futebol e o benfica com os títulos dos estudos. Parabéns!

    • Manuel
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:20 pm

      Qualquer pessoa que perceba um pouco de "trends", tenha estudado estatística ou algo equivalente, sabe que o começo de um "downtrend" é quase sempre influenciado positivamente pela inércia associada ao anterior "uptrend". Depois… "the reality sets in".

    • Anónimo
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:31 pm

      é como o passivo do SLB, é um uptrend, nao para de subir… para o space shuttle…
      MPires

    • Super Dragão
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:32 pm

      Bem, nunca vi tamanho chico esperto com tanta falta de argumentação

    • Tiago Pereira
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:39 pm

      Manuel:

      Explique à audiência do Visão de Mercado se 8 títulos em 10 são uma "downtrend" ou uma "uptrend". Ficámos todos curiosos por saber em que "trend" estão Benfica e Porto uma vez que a "uptrend" de um significa a "downtrend" de outro.

    • RVT
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:48 pm

      Melhor…Qualquer pessoa que tenha estudado estatística ou algo equivalente…Só aí eliminou 98% da população (?)…Muito bom argumento!

  • JDC7
    Posted Dezembro 19, 2013 at 11:07 am

    É realmente incrível o investimento feito pelo Benfica e pelo Porto nos últimos anos! Principalmente pelo Benfica, tendo também em conta o ranking dos treinadores, onde o Jesus surge muitíssimo bem posicionado. Tenho dificuldade em perceber qual é a dificuldade que estas duas equipas têm tido nos últimos anos para passar a fase de grupos da champions, em grupos relativamente fáceis.
    Devemos também salientar a excelente época do Sporting, que vai nesta altura em primeiro com um plantel que vale metade do plantel do Benfica e do Porto. Esta direcção do Bruno de Carvalho está a mostrar que uma liderança forte era o que faltava ao clube e a competência e profissionalismo de todos, incluindo equipa técnica e jogadores está à vista de todos.

  • Super Dragão
    Posted Dezembro 19, 2013 at 11:07 am

    O Benfica tem um dos treinadores mais bem pagos, tem dos planteis mais valiosos…só não tem títulos…

  • Anónimo
    Posted Dezembro 19, 2013 at 11:18 am

    Treinador mais bem pago da Liga Portuguesa, de longe, equipa mais cara/valiosa que alguma vez houve na Liga Portuguesa. Infelizmente os títulos é que continuam por aparecer. É engraçado que os títulos europeus de Benfica e Porto tenham sido com a maioria dos jogadores, portugueses, porque não apostar no que é evidente? Beneficiavam os clubes e principalmente a Seleção.
    Gomes

    • João Silva
      Posted Dezembro 19, 2013 at 1:08 pm

      Isso do mais caro é mentira, o orçamento do Porto é maior.
      O Benfica é a mais valiosa em termos de projecção dos valores dos jogadores no mercado.

  • Xoto
    Posted Dezembro 19, 2013 at 11:19 am

    Parabens ao Benfica que muito mérito tem para estar no 15o lugar. No entanto, apenas estão à frente do Porto neste ranking unicamente por terem mais jogadores no seu plantel. O valor médio de um jogador do Benfica é 7,8M, enquanto no Porto é 8,4M, mostrando que, apesar de o plantel do Benfica valer mais, o plantel do Porto é que tem mais qualidade (isto tudo no papel, porque, e eu sou portista, o plantel do Benfica é extremamente superior ao do Porto quando se trata de qualidade de jogo e dos proprios jogadores).

    • Manuel
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:05 pm

      Gostaríamos de saber como os cálculos foram feitos e com que quantidade de jogadores, os efectivos, apenas 23 ou o plantel total? Sem esse número é difícil. As comparações para serem bem feitas têm de ter premissas iguais.
      A razão do Porto ter uma média superior poderá ser devido ao facto de ter menos suplentes, os quais aumentam a média embora possam no fim baixar o total, embora marginalmente, penso. Nos activos dos respectivos clubes o valor do plantet do Benfica é superior em cerca de 15% ao do Porto.

    • RVT
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:23 pm

      Se o Benfica tem mais jogadores que o Porto, então é normal ter activo superior…Onde é que isso rebate a média apresentada pelo Xoto?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:33 pm

      Este estudo ate ha 48 horas atras nao valia nada para certas pessoas, mas agora ja vale e merece primeira pagina de um certo pasquim tendencioso cujo nome comeca com um B e acaba num A, e tem as letras O e L no meio.
      MPires

    • Xoto
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:34 pm

      Manuel,
      nao é muito dificil fazer o raciocinio. Se o plantel do Benfica vale mais que o do Porto e o valor médio dos jogadores do Porto é superior (se é esta a sua duvida, o valor médio dos jogadores está escrito na tabela que vem com este post), então obviamente o Benfica tem mais jogadores que o Porto.
      Cumprimentos

    • Johnny W.
      Posted Dezembro 19, 2013 at 1:17 pm

      Manuel se fosse só com os 23 e tendo em conta que o valor medio do plantel portista é superior entao o valor do plantel seria também maior. Parece me obvio que é a totalidade do plantel.

    • Manuel
      Posted Dezembro 19, 2013 at 1:35 pm

      Sim, Johnny, tens razão. No entanto não sabemos que jogadores foram incluídos. A totalidade do plantel inclui o quê, atendendo a que muitos jogadores flutuam entre os A e os B?
      Estes estudos não valem nada. Just a marketing stunt!

  • F0nZ
    Posted Dezembro 19, 2013 at 11:19 am

    Não acredito muito nestas estatisticas.. Deve ter em conta o valor das clausulas de rescisão certamente…

    • Rúben
      Posted Dezembro 19, 2013 at 11:58 am

      Tem em conta o valor do mercado da transfermarkt , melhor agencia de avaliação de mercado futebolistico !

    • Luis Pacheco
      Posted Dezembro 19, 2013 at 1:29 pm

      O William Carvalho e o Vítor Silva valem ambos 3,5M, de acordo com o transfermarkt. Não me parece a coisa mais credível do mundo…

    • Rúben
      Posted Dezembro 19, 2013 at 1:53 pm

      Um jogador que tem uma serie de bons jogos queria que valesse quanto ? só explodiu esta época é normal que por enquanto valha isso , agora se está a por a credibilidade da transfermarkt em causa (por causa de um jogador veja se) secalhar devia andar mais informado …

    • Anónimo
      Posted Dezembro 19, 2013 at 2:17 pm

      Ruben, quando para esse site o steven vitoria vale mais que o william carvalho (e repara que digo o william carvalo por ser um miudo de 21 anos internacional A pelo seu pais) algo nao pode estar muito bem…um jogador que ainda nem sequer jogou um jogo para a liga valer mais que um internacional A de 21 anos não bate certo..como também não bate certo o Sulejmani valer metade do steven vitoria..

      MDC

    • Rúben
      Posted Dezembro 19, 2013 at 2:42 pm

      MDC o valor de mercado baseia se nas estatisticas e num valor base . Valor Base esse que foi cotado William aquando da sua venda do passe a um fundo (penso que 1M) e acha pouco que decorridos 14 jogos da época ele tenha valorizado 1.5 M não sei o que queria mais … Steven Vitória foi um central goleador o ano passado e é normal que todos os seus golos tenham valorizado uma posiçao que não é normal marcar golos , Sulejmani jogou mais na B do que na A o ano passado , queria o que ?

      Sou sportinguista mas por meia duzia de jogos devem querer que em base num critério qualquer (que nem voces sabem qual) haja razão para o William triplicar o seu valor , e acredito que isso vai a acontecer mas é preciso ter calma ….

  • JGonçalves
    Posted Dezembro 19, 2013 at 11:20 am

    Valor médio 7,8milhões / jogador? Jesus realmente faz um grande trabalho.
    Espero que fique muitos e bons anos no Benfica.

  • Luis Matias
    Posted Dezembro 19, 2013 at 11:36 am

    Até podíamos ter o plantel mais valioso do universo, no entanto se isso significar não ganhar nada então dispenso estes 'títulos'.
    Este estudo reflecte bem a realidade do futebol português actual, como o FCP a desinvestir na sua equipa (não sei a causa) e o SLB a superinvestir na equipa. O problema é que jogam todos uns contra os outros estão 3 em luta mas no final ganha sempre infelizmente o FCP.

    • Nuno R
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:17 pm

      O Porto tem uma subida de 11% no valor do plantel, como é que isso é "desinvestir"?

    • Luis Matias
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:45 pm

      Uma coisa é a valorização da equipa, outra é o investimento feito na equipa. eu considero desinvestir na equipa, quando se vende um James e um Moutinho e se compra para o seu lugar um Lica e um Josue. Mas compreendo o que queres dizer.

    • Nuno R
      Posted Dezembro 19, 2013 at 1:42 pm

      Mas não compraste só esses, compraste também um Herrera, um Reyes, um Quintero… e esses representaram um investimento de vulto

    • Luis Matias
      Posted Dezembro 19, 2013 at 2:01 pm

      1º Comprei não, eu sou do SLB. Sim eles fizeram investimento, mas acho que foi inferior às epocas anteriores. Mas não é isso que eu quero realçar, e até posso estar enganado. O que quero realçar é que o SLB tem vindo a investir fortemente nos ultimos anos, joga 30 jornadas, ao inicio existem candidatos no final ganha sempre o Porto, isto é que não pode ser.

  • Ace-XXI
    Posted Dezembro 19, 2013 at 11:37 am

    Estes estudos são muito relativos e o exemplo flagrante acaba por ser o SCP, como é o possível alguém dizer que o plantel de hoje vale menos que o do ano passado em dezembro?

    • mpcp
      Posted Dezembro 19, 2013 at 11:43 am

      como é que o plantel do sporting vale 110.3 milhões? quando o unico jogador e titular da seleção, o joão pereira saiu por 2,5 milhões?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 19, 2013 at 11:56 am

      Os jogadores, no ano passado eram mais bem pagos, mas o seu valor de mercado caia todas as semanas, devido à péssima prestação do Sporting (principalmente na Liga Europa) durante o período.
      Este ano, o William de Carvalho, por exemplo, tem a sua cotação a subir em flecha, o que se compreende porque tem tido exibições "do outro mundo", apesar de ter custado uns pães e uns copos de leite aos cofres leoninos ao longo de 10 anos, ao passo que Gelson, Maniche, Pranjic (custo zero?) ganhavam o Euro Milhoes todos os meses durante 1 ano.
      Na minha opinião, nao retiro uma vírgula ao seu comentário

      Cumprimentos
      João Rato

    • Barack Obama
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:47 pm

      Amigo mpcp, numa frase consegue dizer dois disparates, o que é notavél!

      – O único jogador jogador titular da seleção, joão pereira.
      – João Pereira saiu por 2.5M

      Cumps,
      BO

  • Wonderkid
    Posted Dezembro 19, 2013 at 11:45 am

    Este tipo de estudos valem o que valem… eu não acho que o plantel do Bayern Munique seja mais de 100€ menos valioso do que o do Barcelona, por exemplo. Muito menos que o do Sporting desta época valha menos que o da época passada.

    • Fábio Teixeira
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:23 pm

      O fator Messi desequilibra muito. Não te esqueças que é o jogador mais valioso do mundo.

    • Wonderkid
      Posted Dezembro 19, 2013 at 2:38 pm

      Ainda assim Fábio Teixeira. A diferença do valor total da equipa do Barça para a do Bayern é de mais de 1/5 do valor total do plantel do Bayern de Munique?! Não creio que esteja muito correcto…
      Acho estes estudos muito inconclusivos.

  • Bruso
    Posted Dezembro 19, 2013 at 11:49 am

    Tendo em conta os investimentos feitos por Benfica e Porto em jogadores acho normalissimo constarem no Top-20 desta lista. Estas duas equipas cada vez gastam mais em contratações.

    Não há muito mais a dizer sobre esta notícia.

  • porquinhodaindia
    Posted Dezembro 19, 2013 at 12:02 pm

    Correção técnica:

    A palavra "Billions" refere-se a milhares de milhão (10^9) em português e não a bilhões (10^12) como é referido no texto. Por favor rectifiquem.

  • Pawn
    Posted Dezembro 19, 2013 at 12:03 pm

    Os valores dos clubes portugueses não diferem mto dos valores apresentados no Transfermarkt, e falando do clube que melhor conheço, o Sporting, penso que o valor apresentado está ainda assim bastante inflaccionado. Não acredito que o valor de mercado do plantel do Sporting seja actualmente de 100M.

    Para terem uma ideia, no Transfermarkt, o Sporting aparece avaliado em 107M, distribuidos pelos seguintes jogadores principais:
    Rui Patrício 20.000.000 € <= Exagerado… acredito que valha 10M, no máximo 15M
    Fabián Rinaudo 7.500.000 € <= Exageradissimo!! 1M-2,5M talvez…
    Diego Capel 7.500.000 € <= aceitável, mas falava-se em vendê-lo por 7M se calhar por 5M já ia…
    André Martins 7.000.000 € <= exagerado, nem sei qto valerá um jogador como o André Martins…mas a vida real n é o FM :p
    Marcos Rojo 5.500.000 € <= exagerado, acho que pagámos demasiado pelo jogador e agora joga para recuperar o investimento
    Zakaria Labyad 5.500.000 € <= n sei qto valerá o seu passe após tudo o que se tem passado, mas parece-me que, considerando a carga salarial, poderá sair por bem menos…
    Fredy Montero 5.500.000 € <= subavaliado, atendendo ao seu rendimento, poderá já valer +
    Cedric Soares 5.000.000 € <= sobreavaliado
    Adrien Silva 5.000.000 € <= sobreavaliado
    André Carrillo 5.000.000 € <= não vale seguramente 5M tendo em conta o que tem demonstrado…

    Isto só para mostrar os 10 mais caros, segundo o Transfermarkt…

    Claro que falta ali o William Carvalho, talvez o jogador + valioso do actual plantel, que no Transfermarkt é avaliado em 3,5M.

    Se o Sporting mantiver esta performance até ao final da época, para o ano acredito que o valor de mercado dos jogadores já esteja neste nível (100-120M), mas de momento parecem-me na generalidade sobre-avaliados.

    Mas ateção, parece-me que os planteis do Benfica e Porto tb há casos destes…

    Benfica:
    Artur, 32 anos, 4M lol…
    Garay, 20M ? :D
    Maxi: 10M ? buahahahha :p
    Lima, 30 anos… 10M ? No way!

    Porto:
    Josué: 6M ahahahah
    Licá: 5M ?? Deve ser por ser internacional A :p
    Isnotmylove: 3,5M que é como quem diz: 0

    SL

    • Fábio Teixeira
      Posted Dezembro 19, 2013 at 12:26 pm

      Também não exageres. Rojo acho que vale isso, Adrien vale mais (ao contrário do que dizes) e mesmo Cédric penso que seja justo o valor que lhe é atribuído.

    • Rúben
      Posted Dezembro 19, 2013 at 1:37 pm

      Se acha 5 M de valor de mercado do Adrien sobreavaliado e do Cedric e acha bem 4 M do Jardel , 3 M do André Gomes , 4 M do André Almeida e 12 M do Ola John realmente é lá consigo mas ao menos não esconda dados mais relevantes .

      Mas é sempre bom saber que a nossa equipa já sendo de tostões é sobreavaliada , ainda dá mais mérito á excelente época então e muito demérito dos "craques" rivais !

  • Nuno R
    Posted Dezembro 19, 2013 at 12:14 pm

    O valor relativo de um jogador é isso mesmo, relativo. Dando como exemplo dois jogadores, Quintero e Fernando. Qual deles tem maior valor enquanto activo? Diriam Fernando, provavelmente… mas o facto é que o brasileiro está a dias de poder assinar por outro clube, sem o Porto receber nada em troca, enquanto o primeiro tem um contrato de longa duração. Ou seja… daqui a meia dúzia de dias, pode acontecer que Fernando valha… zero.
    Outra questão que penso não ser abordada neste estudo é a da percentagem do passe detida pelo clube. O plantel do Benfica, Porto e Sporting pode estar avaliado em X milhões, mas duvido que esteja a 100% na posse dos mesmos.

  • David Gomes
    Posted Dezembro 19, 2013 at 12:18 pm

    atenção que o benfica vale isso tudo por ter mais jogadores pois o valor médio por jogador é inferior ao do porto. quanto ao sporting não me parece mal. apesar de achar que o valor do porto está um pouquinho exagerado, no geral acho que as contas não estão mal feitas

  • Barack Obama
    Posted Dezembro 19, 2013 at 12:39 pm

    Isto é mais parecido com um estudo de uma criança da escola primária.

    Por exemplo, por este "estudo" o plantel Benfica vale mais de metade do plantel do City ou mesmo do Bayern, não faz qualquer sentido como podem perceber.

    Cumprimentos,
    BO

  • Miguel
    Posted Dezembro 19, 2013 at 1:12 pm

    Falta aí na imagem uma coluna essencial para a leitura global: o TAMANHO DO PLANTEL.

    Dividindo o valor total pelo valor médio chegamos à conclusão que enquanto Porto e Sporting têm 24 jogadores, o Benfica tem 31 jogadores.

    Desta forma não admira nada que seja o mais valioso.

  • Miguel
    Posted Dezembro 19, 2013 at 1:16 pm

    Aliás, o Benfica é considerado como tendo 32 jogadores, e não 31.

  • luis bcn
    Posted Dezembro 19, 2013 at 1:16 pm

    Para ja nao puseram comissões ao barulho…se assim fosse o Porto era 1º (e para que conste sou portista). Igualmente nao sei como avaliaram os planteis…por exemplo o Roberto ainda é do SLB? O saviola foi pago pelo malaga ou ainda o tiveram de vender outra vez?

  • Mike-UK
    Posted Dezembro 19, 2013 at 1:31 pm

    Esta tabela nao faz sentido absolutamente nenhum porque a questao "valor de mercado" e' muito subjectiva.
    Os valores do Real Madrid entao sao completamente ridiculos…. Ronaldo e Bale foram contratados por quase 200 milhoes e nenhum deles desvalorizou. Se depois formos para os Illas, Isco, Pepe, Sergio Ramos, Benzema, Alonso, ja' para nao falar nos incalculaveis como Varane ou Casillas, o real valor de mercado do plantel facilmente ascende a 700 milhoes.
    Misturam-se demasiados conceitos neste tipo de calculos e isso esvazia a analise de qualquer significado, entao quando analisamos o plantel do Man City a coisa perde ainda mais sentido.

  • Rúben
    Posted Dezembro 19, 2013 at 1:33 pm

    Um plantel que vale menos 100 M que o dos rivais e em campo , nota se assim tanto a diferença ? Nota se , os planteis astronómicos jogam futebol mediocre , e o plantel de tostões joga bom futebol .

  • João Lains
    Posted Dezembro 19, 2013 at 1:50 pm

    Esta empresa foi a mesma que fez uma avaliação dos jogadores que iriam estar presentes no próximo mundial e nessa altura eu não poderia estar mais de acordo com os valores que eles atribuíram por isso acredito que este ranking possa ser levado em linha de conta, mais ainda que o Transfermarkt. Apesar disso, acho que estes valores não são muito relevantes porque um simples valor não dá para perceber que clube tem um plantel mais forte ou completo porque existem jogadores que desvirtuam este ranking como por exemplo Ronaldo e Bale (185 milhões) ou Messi e Neymar (207 milhões) que representam exactamente 1/3 do valor total do plantéis de Real Madrid e Barcelona. Isto para chegar aonde? Que o Bayern tem actualmente o plantel mais forte do mundo e que esta tabela não o mostra porque os bávaros não têm nenhum extraterrestre sendo o seu jogador mais valioso o Götze, avaliado em 48,4 milhões de euros.

    O mesmo também é válido para o Mónaco já que só o Falcao vale 59,1 milhões de euros.

  • rikhardo
    Posted Dezembro 19, 2013 at 1:58 pm

    lá está novamente a questão do subjectivo.
    Se analisarem o quadro vão perceber que o benfica tem o plantel mais valioso, mas os jogadores do porto valem em média 8.4milhões contra os 7.8milhoes dos do benfica, ou seja o plantel do benfica vale mais pq tem mais jogadores.
    O mesmo se passa entre o barça e o real, pois em media os jogadores do real valem mais 1 milhao que os do barça.

    • Daniel
      Posted Dezembro 19, 2013 at 2:24 pm

      Génios das finanças – se o FCP tivesse mais 20 jogadores não significa que o plantel valeria muito mais (por exemplo se cada tivesse o valor de 1 milhão ainda ficava muito abaixo do valor do plantel do SLB) Só significa que no entender dos autores do estudo os activos do SLB são superiores aos dos outros clubes portugueses.

    • rikhardo
      Posted Dezembro 19, 2013 at 2:34 pm

      o estudo está correto, o plantel do benfica vale mais do que o do porto, agora, acho que é falsear a situação quando um tem 32 jogadores e o outro 24…

    • Nuno R
      Posted Dezembro 19, 2013 at 5:27 pm

      Falsear? O Benfica pode ter os jogadores que quiser, e o estudo aponta para o valor dos planteis, tenham eles 20, 30 ou 100 jogadores. Existe subjectividade neste estudo, mas a proporção nº total/valor total não é um deles

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 19, 2013 at 2:00 pm

    Nada mal colocado o Sporting para a realidade em que está (fora das competições europeias, e com jogadores da formação/contratou a baixo preço).
    Isto vale o que vale, se há um clube que gasta num reforço, aquilo que outro gasta em todas as contratações, logo à partida terá um plantel mais valioso, mesmo que um jogador que custe menos, possa ser tão bom e valer tanto ou mais que o outro de milhões (temos o exemplo flagrante de Montero).

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 19, 2013 at 2:04 pm

    Depois de ler alguns comentários e ver os valores que dão a alguns jogadores (Rinaudo = 7.5 milhões enquanto o William está avaliado em 3.5 milhões, Maxi = 10 milhões, etc.), pode-se mesmo dizer que isto tem pouca credibilidade

  • Rabensandratana
    Posted Dezembro 19, 2013 at 2:29 pm

    Parabéns ao SLB!!!
    Consegue finalmente ser o clube mais valioso de Portugal.
    Eu nunca liguei a estes rankings da treta!!! Sendo portista o que me interessa realmente é que o meu clube, ganhe títulos e que pague a dívida astronómica que tem.

  • slb1994
    Posted Dezembro 19, 2013 at 4:22 pm

    Sinceramente acho estes "rankings" pouco importantes. É normal que o Benfica esteja numa posição elevada, pois têm muitos internacionais, foi à final da Liga Europa e não vendeu ninguém (pelo contrário, até reforçou se com jogadores importantes como Markovic ou Djuricic).

  • Abel Alves
    Posted Dezembro 19, 2013 at 8:20 pm

    Não sei se essa avaliação do plantel do Sporting não está curta. Fui o mais conservador possível na minha avaliação (Sou Sportinguista) e consigo facilmente 95M de euros. Avaliei com 0 jogadores como Fokobo, Nuno Reis, Magrão, Chaby, Esgaio, João Mário, Salomão, Iuri e Ponde. Entre ( ) faço uma avaliação mais optimista de valores possíveis de conseguir actualmente no mercado relativamente ao jogador em questão e facilmente chego aos 127M. E não acho que tenha exagerado na avaliação em demasia.

    Patricio 10M (12)
    Cedric 4 (6)
    Rojo 5 (6)
    Mauricio 3 (4)
    Jefferson 3 (4)
    William 8 (10)
    Adrien 6 (10)
    Martins 3 (4)
    Carrilo 6 (7)
    Capel 6 (7)
    Montero 10 (15)
    Piris 4 (4)
    Dier 3 (6)
    Semedo 1 (1)
    Labyad 6 (6)
    Vitor 1 (1)
    Rinaudo 3 (4)
    Jeffren 3 (4)
    Slimanni 3 (5)
    Wilson 2 (3)
    Mané 2 (4)
    Cissé 2 (2)
    Betinho 1 (2)

Deixa um comentário