Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Benfica empresta João Victor ao Nantes

Erro de casting ou vítima do contexto? Sai sem sequer se estrear para o campeonato, e continua a surpreender o clube da Luz investir 10 ME num central quando já tinha Otamendi, Morato ou Veríssimo (mesmo que a recuperar de lesão). Mas na altura a estrutura encarnada não acreditava que António Silva conseguisse atingir este nível, ainda por cima o ex-Timão chegou lesionado, o que impediu que conseguisse superar o jovem luso na hierarquia logo na fase inicial. Por outro lado, o cenário em 2023-24 poderá ser totalmente diferente, principalmente se Otamendi sair e um dos centrais for vendido, e com esse quadro o brasileiro poderá justificar a aposta.

João Victor vai jogar até final da época no Nantes cedido pelo Benfica. O central, de 24 anos, chegou à Luz no último Verão proveniente do Corinthians, num negócio que rondou os 10 milhões de euros, mas só fez 3 jogos (todos para as Taças), e ruma assim à Ligue para ter mais minutos. A cedência não contempla uma opção de compra.

28 Comentários

  • fanatic
    Posted Janeiro 24, 2023 at 5:56 pm

    O Benfica este ano fez dois dos melhores mercados da sua historia (ate agora), no entanto, existiram duas falhas graves.

    A primeira foi a contratação do João Victor, lesionado na altura, quando ja existiam Antonio Silva (muito bem ja na altura), Otamendi, Morato, Tomas Araujo e Lucas Verissimo (a voltar de lesão). Acho que na altura chegaria ter contratado Brooks ate o Lucas voltar e nao ter emprestado o Tomas, sendo assim, nao fez qualquer sentido.

    O segundo erro foi a venda do Jota, fez falta na primeira metade da epoca (é muito melhor que o Diogo Gonçalves) e faria muito melhor figura que o Draxler esta a fazer.

    • Stromberg
      Posted Janeiro 24, 2023 at 6:05 pm

      O Jota não foi “vendido” no sentido de o Benfica ter negociado. O Celtic apenas exerceu a opção de compra.

      Quanto ao João Victor, creio que foi uma boa contratação… no entanto, foi pena a lesão naquele último jogo e foi boa a ascensão do António Silva

    • golias
      Posted Janeiro 24, 2023 at 6:05 pm

      Penso que o João Victor se lesionou precisamente no ultimo jogo (já deveria estar o acordo firmado).

    • Shadez
      Posted Janeiro 24, 2023 at 6:09 pm

      O Jota não foi erro desta janela, sim da anterior que incluiu uma clausula baixíssima no empréstimo. Mas de resto concordo com o comentário! Ainda que o João Victor possa cartas, e parece-me mais que acertada esta decisão em emprestar.

      Mas podemos dizer que foram erros que se aceitam num contexto geral, a ideia estava muito bem vincada de títulos no imediato.

    • PedRex
      Posted Janeiro 24, 2023 at 6:16 pm

      A história não foi bem assim: no início da época a dupla era Otamendi e Morato, o Benfica foi buscar o João Vitor porque o Lucas Veríssimo estava lesionado, então só “tínhamos 2 centrais”,… precisávamos de mais um pois com o João Vitor eram apenas 3!! Fomos buscar o Brooks à última da hora porque o Morato se lesionou e o João Vitor chegou lesionado (e sim, penso que na altura foi um erro). Entretanto apareceu o António Silva que ninguém contava que fosse “assim” e de uma situação com centrais a menos passámos a ter 6 centrais!!!
      Jogadores que estão lá e não podem jogar, ainda bem que são emprestados para ver se jogam e ganharem ritmo, a política de construção do plantel do Benfica está excelente!!
      O Jota foi um erro não deste mercado mas sim do anterior quando lhe meteram uma cláusula de compra…

    • Bruno Cunha
      Posted Janeiro 24, 2023 at 8:19 pm

      Falta ai a contratação de Musa

    • Slayer666
      Posted Janeiro 24, 2023 at 10:37 pm

      Não sei aonde viste isso, mas, e de cabeça, está muita cosa errada…
      – João Victor não foi contratado lesionado, ele lesionou-se no último jogo que fez no Brasil.
      – Veríssimo sabia-se que ia ser longa a recuperação (ok, “falou-se” que poderia voltar mais rápido do que o previsto…mas ia ficar de fora bastante tempo).
      – Brooks foi mesmo por “necessidade extrema”, porque nessa fase, tinha-se Otamendi, António Silva e os da B, porque o resto dos DC estava lesionado.
      – Jota não foi vendido “esta época”, o empréstimo tinha cláusula e o Celtic exerceu-a.

  • Baryonyx
    Posted Janeiro 24, 2023 at 6:02 pm

    Vamos ver, ainda pode dar certo….

    Ninguém podia ter apostado no António Silva naquele momento, e a verdade é que o Otamendi pode não ficar e o próprio Antonio sair….

    Lucas também é incógnita

    Assim sendo parece-me bem o empréstimo, vai para uma equipa bastante mais fraca, onde tem obrigação de ser titular e uma das principais figuras…

    Qualquer jogador que aspire a jogar no Benfica tem de ser indicutuvel num qualquer Nantes desta vida, portanto só se não calçar no Nantes é que direi que a aposta neste jogador foi um falhanço..

    • Nunop
      Posted Janeiro 24, 2023 at 6:14 pm

      Comentário absurdo…o Florentino não calçou no Mónaco e nos Getafes desta vida.

      Chega aqui e é indiscutível com exibições inacreditáveis.

      Quando é que as pessoas vão perceber que só pelo facto de um jogador ser emprestado, perde logo muito na corrida pela titularidade face a jogadores que pertencem ao clube onde estão?

      Só clubes desesperados por qualidade, é que andam a valorizar ativos dos outros a troco de tentarem ganhar mais jogos. O resto dos empréstimos são para fazer plantel.

      • Mantorras
        Posted Janeiro 24, 2023 at 6:43 pm

        Erdade. No entanto, emprestimos a meio da epoca tem uma perspectiva diferente. Costumam ser mais para jogar, mais no desespero.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 24, 2023 at 6:07 pm

    Foi um erro ter dado 10M por ele, não que ele não mostrasse valer isso na altura, mas sim porque estavamos bem servidos na posição de central na altura com Otamendi, Veríssimo, Morato e Vertonghen e ainda os miudos Tomas Araujo e Antonio Silva a aparecer.

    Mas ele chegou lesionado praticamente e houve muitas mudancas até então nesta posição. A meu ver este empréstimo poderá fazer muito bem a ambos os clubes, o Nantes ganha um central com um nível elevado (o ultimo que tiveram deste nivel foi o Diego Carlos na qual vejo até algumas semelhanças) e para o jogador que ganha ritmo num campeonato forte. E o Benfica fica com ele de certeza na próxima época já com outro ritmo.

    Sendo assim falta definir as situacoes de Lucas Verissimo e Brooks. Um deles terá que sair, eu preferia que saisse Brooks em definitivo, mas não seria de descartar emprestar o Veríssimo sem opção de compra e ficar com o Brooks como central de emergencia até ao final de contrato. Esta é até a solução que mais me agrada se conseguirmos encontrar um bom contexto competitivo para o Lucas Veríssimo jogar emprestado e sem opção de compra, um pouco como foi este.

    • w0bbly
      Posted Janeiro 25, 2023 at 1:49 pm

      Morato estava a aparecer na equipa A finalmente (tinha tido minutos mas não continuidade), Vertonghen claramente queria sair e o Verissimo como se veio a provar só voltou em Janeiro. O António nem sequer era equacionado na altura. Basicamente havia dois centrais e claramente a ideia era ter quatro soluções fortes e um central mais rápido (precisamente o João Vitor). A contratação fez todo o sentido, foi vitima de circunstância simplesmente.

  • Nunop
    Posted Janeiro 24, 2023 at 6:11 pm

    Nota muito importante neste processo:

    O Benfica não contratou o Joao Victor lesionado. O Benfica contratou o Joao Victor e permitiu que ele jogasse um último jogo, onde aí sim se lesionou com gravidade.

    Erro inacreditável.

    • coach407
      Posted Janeiro 24, 2023 at 8:57 pm

      E permitiram que o Enzo pudesse ficar até Janeiro caso o River passasse na Libertadores, fazendo montes de jogos pelo River, perdendo meia época desportiva e correndo o risco, semana após semana, de ter uma lesão grave, etc.

      Mais um erro inacreditável do Benfica…

      O Benfica não negoceia sozinho. Não faz o que lhe apetece. Não pagaram a cláusula de rescisão. Tens sempre riscos nestes negócios. Com o Enzo assumiste um risco gigante e foi jackpot total. Com o João Victor assumiste um pequeno risco e correu mal. Com certeza o João Victor não jogou por cortesia do Benfica…

      O problema desta contratação é o brasileiro já passar a vida lesionado no Brasil. Nem é fazer mais 1 jogo menos 1 jogo.

      • Nunop
        Posted Janeiro 25, 2023 at 12:30 am

        Mais razão me dás, uma equipa fazer a exigência que um jogador tem que ficar 6 meses é muito mais difícil de negociar do que fazer mais um jogo.

        Como tal, fazia sentido arriscar com Enzo e não fazia sentido nenhum arriscar com o Joao Victor. É 6 meses vs 1 jogo. A probabilidade de se lesionar é maior na primeira mas também é muito maior a intransigência da outra equipa em libertar o jogador.

  • LevonAronian
    Posted Janeiro 24, 2023 at 6:53 pm

    Em teoria até fazia algum sentido, Verthonghen ia sair, Verissimo só está a regressar a sério agora em Janeiro, e António Silva ainda era uma puto com poucos jogos na equipa B, que ficaria como 4º opção enquanto competia na 2º liga para crescer, com J.Vitor, Otamendi e Morato a garantir a posição.
    Na prática, com a afirmação do António Silva tornou-se uma contratação completamente desnecessária. No entanto 9 M quer dizer que o Benfica acredita no jogador, e dependendo do quer acontecer no próximo mercado pode levar a que volte a haver espaço, pelo menos é uma posição onde o Benfica à partida não terá de contratar na próxima época, mesmo que haja alguma saída

  • gandrezcm
    Posted Janeiro 24, 2023 at 7:04 pm

    Segundo alguns (muitos) pensadores do futebol que aqui andam o Benfica fez mal em ir buscar o João Victor porque já tinha António Silva. ???? A falta de noção… …

  • Kacal
    Posted Janeiro 24, 2023 at 7:18 pm

    Como pode o João Victor ser um erro de casting se pouco jogou? Então o homem já chegou lesionado demorou muito tempo a recuperar e não é fácil voltar forte depois, não jogou assim tanto para recuperar o ritmo e ganhar confiança. Depois não é como se a concorrência dele fossem “mecos” e ele foi incapaz de ganhar o lugar. A dupla Otamendi – António Silva tem feito uma ótima época e ainda há Morato como outra forte opção. Acho que o João Victor precisa de jogar, adaptar-se à Europa e voltar bem fisicamente e mais confiante, aí com possíveis saídas de Otamendi e quem sabe mais alguém poderá ter a sua oportunidade.

  • Mr.433
    Posted Janeiro 24, 2023 at 7:32 pm

    A contratação dele fez sentido, porque sem considerar os miúdos que eram verdadeiras incógnitas, eles estavam a pensar em ter 4 centrais bons (ou com provas no futebol senior), Otamendi, Lucas, Morato e João Victor. Já se sabia que era um a mais (4a vaga podia ser os miúdos), mas creio que já foi feito a pensar que Otamendi podia sair o ano que vem e que Lucas Veríssimo ia ser uma incógnita no regresso da lesão. Ou seja, preparando de certa forma a próxima época. Deixando Otamendi e Lucas como as incógnita para o ano que vinha e Morato e João Victor a preparar uma saída deles. Enquanto os miúdos da formação ganhavam experiência.

    O erro veio em não acreditar no Tomás, nem digo no Antonio porque este superou todas as espectativas. O segundo erro foi o jogo a mais do João Vítor. Porém esse mesmo erro acabou por ser de certa forma a sorte grande, porque permitiu que o António Silva a dada altura tivesse espaço, e hoje é indiscutível. Esse erro pode ter dado origem a uma grande venda de AS e ou a alto rendimento desportivo. Dado que o Benfica com esta dupla atual fez das melhores primeiras metades de época que já vi fazer.

    Brooks foi apenas pelo momento, onde não havia opções tudo por lesão (Mesmo com a contar com então incógnita AS, só havia dois centrais, no mínimo tínhamos que ter três). Veio a custo zero, foi rápido dado o negócio draxler (mesmo agente). Tinha experiência e veio só tapar buraco, para o ano sai (não acredito que se tenha considerar vender já).

    Este empréstimo vai fazer ganhar ritmo e experiência europeia, que poderá ser essencial para o ano. Em vez de estar sentado por estar tapado. Para o ano volta, não tem muito que se dizer.

    • chuta dai
      Posted Janeiro 24, 2023 at 8:21 pm

      Concordo com este comentário 100%! Foi uma contratação que fazia sentido na altura que foi feita e foi perdendp sentido com vários acontecimentos que se sucederam ao longo da época até agora. O emprestimo para uma equipa europeia parece me também excelente.

  • Fireball
    Posted Janeiro 24, 2023 at 11:02 pm

    Que seja vendido o mais depressa possível para esquecer este enorme fiasco de negócio. Isto nem chega a ser flop. Flop era se houvesse alguma expectativa. Desde o início que se viu que ia correr mal.

    • Cossery
      Posted Janeiro 24, 2023 at 11:37 pm

      Como é que podes qualificar alguém que ainda não jogou como flop?!? Até podes vir a ter razão mas neste momento simplesmente não sabemos e a facilidade com que se faz isto é assustadora…

      • Fireball
        Posted Janeiro 25, 2023 at 1:47 pm

        Não é um flop. É um fiasco a nível de negócio apenas. Eu disse aqui quando ele chegou (e se começou a perceber que a lesão era complicada e que ninguém fazia a mínima ideia de qual era o problema dele) que ele mal ia chegar a jogar pelo Benfica, que ia acabar emprestado em Janeiro a um clube médio duma liga europeia ou ia acabar recambiado para o Brasil. Estava-se mesmo a ver que isto ia acontecer. Foi uma contratação desnecessária, cara, e ainda por cima veio com problemas físicos desconhecidos. Para já, só está a dar prejuízo e não é pouco.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Janeiro 24, 2023 at 11:10 pm

    Aparentemente falta memória. O Veríssimo estava lesionado e ninguém fazia ideia quem era o António Silva. Não há qualquer discussão de que era preciso um central que desse garantias. Nem ninguém sabia que o João Victor se ia lesionar. Foi no último jogo la como podia ter sido no primeiro cá. Ou podia não ter sido.
    Emprestar por uns meses para o jogador ter ritmo é uma opção lógica e natural.

    • Cossery
      Posted Janeiro 24, 2023 at 11:38 pm

      Inteiramente de acordo! Até o Brooks teve explicação lógica, as coisas acabaram por se solucionar de outra forma mas se o António Silva não resultasse ou houvesse mais alguma lesão andava tudo aqui a gritar que o Benfica era um conjunto de amadores e sei lá mais o quê…

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 24, 2023 at 11:43 pm

    Ninguém no seu perfeito juízo pode criticar a contratação do João Vitor.

    O Benfica mudou o paradigma, necessitava de um central rápido que permitisse subir as linhas.

    Iniciamos a época com Otamendi, Morato e Verissimo lesionado.

    João Vitor vinha para ser titular de caras.

    Passamos dois anos a jogar com dois centrais lentos e um trinco mole.

    O que ninguém esperava é que João Vitor viesse lesionado e que António Silva se assumisse tão rapidamente.

    Aliás com o miúdo a pegar de estaca, era fácil perceber que treinador nenhum (quase nenhum pelo menos…) lhe iria tirar o lugar ainda para mais quando Otamendi assumiu o papel de líderanca e mentoria.

    Brooks sim, foi overkill, e uma reação à lesão de Morato.

    Agora o brasileiro precisa de ritmo competitivo e este empréstimo, tal como o do Henrique são excelentes.

    Mais uma vez muito bem o Benfica na gestão do dossier futebol.

    • guilhermessi
      Posted Janeiro 25, 2023 at 12:28 pm

      Referir o “trinco mole” numa óbvia referência ao Weigl e não mencionar o 8 sem qualquer cultura tática com quem o alemão jogava é descabido. Até parece que o grande problema do meio-campo do Benfica dos últimos dois anos era o Weigl.
      De resto, concordo com tudo.

      • Flavio Trindade
        Posted Janeiro 25, 2023 at 2:31 pm

        Guilherme, não era o único problema mas era um problema…

        Mas sim não jogava sozinho e quem o acompanhava no miolo também não tinha a intensidade e a sagacidade táctica para fazer a diferença.

        Mas uma coisa não invalida a outra.

Deixa um comentário