Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«FC Porto-Benfica é a maior rivalidade em Portugal»; Águias emprestam mais um ao Paços de Ferreira

Concorda?

O avançado Jonas  numa entrevista à rádio brasileira CBN definiu a rivalidade entre o Benfica e o FC Porto como a maior neste momento no futebol português. O brasileiro destaca que como há poucas equipas grandes em Portugal, a rivalidade aumenta. “Tendo em conta o pouco tempo que passei aqui, e tendo em conta a história do futebol português, sem dúvida que FC Porto-Benfica é a grande rivalidade. Em termos de títulos, todos sabem a história dos dois clubes, por isso, eu diria que a maior “luta” é entre Benfica e FC Porto. Benfica e Sporting também têm uma grande rivalidade, mas não se compara em relação à que existe com o FC Porto”, explicou o principal goleado da Liga.

Foi cedido mas poderá ficar nos castores a título definitivo, no âmbito da transferência de Diogo Jota para a Luz – Carlos Ponck, que foi contratado pelo Benfica ao Farense neste mercado de Inverno, vai jogar até final da época no Paços de Ferreira por empréstimo das águias. O médio defensivo, de 21 anos, é o 3.º jogador cedido pelo campeã nacional ao emblema da capital do móvel depois de Fábio Cardoso e Pelé.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i[‘GoogleAnalyticsObject’]=r;i[r]=i[r]||function(){
(i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
})(window,document,’script’,’//www.google-analytics.com/analytics.js’,’ga’);

ga(‘create’, ‘UA-71200351-1’, ‘auto’);
ga(‘send’, ‘pageview’);

0 Comentários

  • m1950
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:01 pm

    Não é a primeira vez que Jonas diz isto , no ano passado penso que disse igual antes do jogo 1-1 Sporting – Benfica em Alvalade.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:21 pm

      Ele vivendo em Lisboa não pode ter este tipo de declarações já que a realidade que se vive na capital é somente entre benfiquistas e sportinguistas. Não há expressão de portistas em Lisboa. Assim sendo este tipo do comentário apenas revela uma de duas coisas: ou resultam de uma azia tremenda já que em 5 jogos contra o SCP não conseguiu ganhar nenhum nem marcar se quer um golo ou então resultam de uma inteligência diminuída da parte do atleta o que justificaria em parte a fraca carreira desportiva que teve para o talento que detinha. Nem com o Brasil a passar uma das maiores secas (se não a maior) da sua história no que toca a avançados ele consegue ser convocado. Dá que pensar.

      André Martins

    • Marco Matias
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:31 pm

      Contrariamente a muitos outros temas, quando se fala em rivalidades, se há coisa que interessa é a opinião dos adeptos. E, a esse respeito, não tenho dúvidas que, quer os adeptos do Benfica, quer do Porto, concordarão com o que o Jonas disse.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:51 pm

      E qual é o problema? É mentira? Não é pela actualidade desportiva que se esquecem pelo menos os últimos 6 anos, de constantes disputas entre Benfica e Porto! E não é decerto pela actualidade do FCP que ele agora possa ser descurado e substituído pelo SCP. Aliás até mesmo ao nível de títulos, é incompravél…
      João Cruz

    • Kafka I
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:25 pm

      "Jonas com azia tremenda do Sporting"

      De facto desde que o Jonas chegou a Portugal o Benfica venceu 1 campeonato e o Sporting 1 Supertaça, ora olhando para importância de ambas as competições vê-se que o Jones tem de facto muitos motivos par ter azia do Sporting, porque o Jonas de certeza que trocava o titulo de campeão nacional pela Supertaça…que comentário sem noção

      Depois o Jonas é pouco inteligente porque diz que o maior rival do Benfica é o Porto quando na realidade o maior rival do Benfica é mesmo o Porto, então esta certo

      Bem acho que o comentário do André Martins deu perfeitamente para perceber quem esta aziado e quem é pouco inteligente e NÃO É o Jonas de certeza absoluta…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:34 pm

      Não pode ter este tipo de declarações? Tendo em conta os últimos anos e os títulos o Porto é o maior rival do Benfica. Eu sou de Lisboa e acho que o maior rival do Benfica é o Porto.
      Tirar conclusões de que o Jonas tem uma inteligência diminuída é ser tudo menos sério na análise.

      JD

    • Nuno R
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:02 pm

      Desde que o Jonas chegou a Portugal o Sporting já ganhou uma taça de Portugal, para alem da mencionada supertaça.
      Vamos a ver que o brasileiro é amuleto de boa sorte…

    • Maxi
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:04 pm

      O Porto é o grande rival do Benfica. O Sporting tem naturalmente como maior rival o Benfica, até porque em termos de prestigio tanto nacional como internacional inegavelmente acabam por ser o segundo clube da cidade (e terceiro de Portugal).

    • Kafka I
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:13 pm

      Tens razão Nuno R, obrigado pela rectificação, ainda assim mantenho o que disse, a Taça Portugal nao altera nada

    • ola
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:14 pm

      Claro que a rivalidade é maior com o Porto, o numero de titulos diz tudo. O Sporting que num passado recente pouco ou NADA de relevante ganhou sem ser a taça de portugal, é simplesmente rival por ser em Lisboa e por ter um considerável numero de adeptos. Se isso chega? Obvio que não

    • Nuno R
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:36 pm

      Então não altera? É o dobro dos troféus, o dobro!!!
      Ha que ser sérios, ha que ser sérios.

      E o Jonas nunca terá o prazer de partilhar a tribuna do Jamor com o Cavaco. NUNCA!!!

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 7:41 pm

      Não percebo esta contestação ao Jonas. O Sporting, nos últimos 30 anos, ganhou 3 ou 4 campeonatos. Não é natural portanto, que a maior rivalidade do passado recente (e já nem é assim tão recente), seja entre Benfica e Porto?
      Nuno R, esse comentário do "dobro dos troféus" é absurdo. Como se um campeonato se equiparasse aos que citaste. Mas mesmo pela tua lógica meramente quantitativa, o Jonas também ganhou a taça da Liga.

      Ricardo Ferreira

    • Nuno R
      Posted Janeiro 18, 2016 at 8:41 pm

      Caro Ricardo

      Segue os comentários, lê, e volta a comentar.

      (Vou dar uma pista: havia alguma ironia na resposta ao Kafka)

    • Diogo Moura
      Posted Janeiro 18, 2016 at 8:57 pm

      No distrito de Lisboa a maior rivalidade é entre o Benfica e o Sporting. Mas no centro e norte do país, um Benfica vs Porto vive-se mais intensamente. O factor associado está no quotidiano em que se vive. Se eu morar numa zona onde a maior parte dos meus amigos/conhecidos são do Porto e do Benfica, é lógico que esse duelo será vivido com um despique muito mais intenso que para com o Sporting. Caso existam mais sportinguistas, o critério já muda.
      Mas destaco ainda a importância de em todos os pontos do país o Benfica ser sempre o rival "directo". Em Lisboa é o Sporting – devido à localização geográfica, número de adeptos, etc. E no centro/norte é o Porto – fruto do regionalismo criado à décadas e pelo avultado número de títulos que nos últimos quarenta anos Benfica e Porto amealharam.
      Relativamente à declarações de Jonas, fazem o seu sentido. Nos últimos anos assistimos a campeonatos a serem disputados até à ultima jornada entre o Benfica e o Porto. Além disso é a opinião do Jonas, portanto não vejo o motivo das criticas tão corrosivas por parte do André Martins.
      Não vejo qual é a necessidade de dizer que o homem tem uma inteligência diminuída só porque vibra mais com os duelos contra o Porto do que contra o Sporting.

  • Logen
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:02 pm

    Off Topic ,

    Nole e Federer cumpriram calendário e passaram á próxima fase!
    Karlovic e S.Querrey desistiram , Paire perdeu surpreendentemente ,K.Edmund tinha a oportunidade de seguir no torneio mas vacilou perante Dzumbur .
    Nishikori apresentou um bom nível ,Coric foi eliminado vs Albert Ramos ( O ex/futuro Nadal)
    Kyrgios e Goffin também cumpriram bem a sua tarefa!

    • Pedritxo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:08 pm

      Consegui ver um pouco do Japones, e jogou muito bem, e onde poderia ter tido uma 1ºronda complicada, o seu nivel descomplicou a partida.

      O Femino como sempre a supreender, e ja foi Wozniacki, infelizmentre.

    • Fábio Mendes
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:14 pm

      Destaque para a eliminação no quadro feminino de Wozniacki e Cibulkova, esta última finalista vencida em 2014.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:35 pm

      Como complemento ao nível do feminino:

      Penso que no ténis feminino já não se pode falar propriamente em surpresas que excluindo Serena e mais 1 ou 2 tenistas, praticamente não há regularidade, ainda assim de destacar:

      C. Wozniacki –> Não estando propriamente numa grande forma (ainda assim 18º ou 19º), não deixa de causar surpresa ao cair na primeira ronda, especialmente frente a uma tenista sem qualquer título no WTA.

      Samantha Stosur –> Estando a jogar em casa esperava-se mais do que a 1º ronda, especialmente jogando com uma adversária que nem no top 100 se encontra.

      S. Errani –> Caiu em 3 sets com uma adversária teoricamente acessível, sendo a primeira vez que cai numa primeira ronda num Grand Slam nos últimos 2/3 anos. Não sendo top, ainda recentemente jogou uma final do Roland Garros.

      Cumps,

      Rui Sousa

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 7:15 pm

      Logen o Querrey está com algum problema físico mais sério? É o segundo torneio consecutivo em que abandona.

      Desilusões do primeiro dia para mim foram o Coric e a Errani. Wozniacki e Cibulkova podiam figurar nesta lista mas a irregularidade nelas já é um hábito pelo que não me surpreendeu tanto como a saída prematura da Errani.

      Acácio Norberto

    • RMSO
      Posted Janeiro 18, 2016 at 8:34 pm

      Não vi o jogo do Nole, mas pelo resultado parece ter sido um passeio, tal como aconteceu com o jogo do Fedex, que cilindrou o seu adversário em pouco mais de uma hora.

      Acompanhei também o jogo do Dimitrov, e que grande tiebreak no segundo set. Tenho bastante pena que o búlgaro ainda não tenho dado aquele passo que todos esperavam. Trata-se de um dos tenistas com mais "ténis" no seu estilo de jogo. Perspectiva-se mais um belo duelo de ténis ofensivo daqui a um par de rondas contra o Federer, se nada de anormal acontecer.

      Não esperava nada a derrota do Paire, nem do Coric (um dos jogadores mais promissores do circuito).

      O Sam Querrey acredito que seja novamente problemas nas costas (já no ano passado teve alguns problemas).

      Do lado feminino, tal como aqui já foi dito, tirando a Serena, e mais uma ou duas tenistas, o circuito é demasiado irregular, daí estas derrotas em primeiras rondas não surpreendam tanto…

  • Sotto
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:02 pm

    Para os jogadores acredito que pensem assim, sao os jogos que num passado recente decidem os titulos, e por isso acredito que os profissionais os sintam mais. Mas para os adeptos de Benfica e Sporting que vivem na zona de Lisboa,principalmente esta epoca, nem pensar.
    Basta ver televisao, so falta pegarem-se á pancada.

    • luis bcn
      Posted Janeiro 18, 2016 at 7:46 pm

      Se formos sérios rapidamente percebemos que no sul o grande jogo é o SLB-SCP e no norte o FCP-SLB (por motivos óbvios). Da mesma maneira que o jogo grande em Guimarães nem sequer envolve os 3 grandes.

      O Sporting (fruto do tipo de discurso do seu presidente) tem ganho grande ódio dos rivais e depois de uma guerra que começou com o Porto e ficou fria, nestes últimos meses tem estado em guerra aberta (e muito quente) com o slb e por isso imagino que as coisas não estejam fáceis na capital.

      Ainda assim a rivalidade Porto-Benfica ultrapassa o desporto, é algo semelhante ao Barcelona-Real (ainda que muitas pessoas não entendam o conceito pelo facto do benfica ser um clube Sui generis, não tendo o conceito proteccionista e representando uma localidade como 99,99999% dos clubes do mundo).

      O scp acaba por ser semelhante ao slb mas como é mais pequeno passa para segundo plano.

    • Dave Snow
      Posted Janeiro 19, 2016 at 2:40 pm

      Sou da Madeira, e sente-se que os jogos entre Benfica Porto são mais mais vibrantes.

  • Kafka I
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:02 pm

    Benfica (75) e Porto (74) são os 2 maiores clubes Portugueses em títulos, a larga distância do Sporting (47) portanto sim o Jonas esta certo, a maior rivalidade é entre Benfica e Porto…

    • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:10 pm

      Kafka I,

      Espero que estejas cheio de paciência, porque irás ter umas quantas respostas… Por mais que digas uma verdade incontornável…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:16 pm

      Acabamos de aprender que no final das contas uma taça da liga vale tanto quanto uma Liga dos Campeões.

      Neste caso até tens razão no comentário (mas apenas por acaso) já que o argumento é próximo do absurdo. Porque neste cálculos é preferível ganhar 10 Taças da liga a ganhar 5 campeonatos e duas liga dos campeões.

      André Martins

    • Nuno R
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:24 pm

      Se a rivalidade se medisse somente em títulos sim, mas existem outros factores a considerar. E não, o JJ não está incluído.
      Espero não estar com esta opinião a beliscar uma verdade incontornável.

    • Miguel Costa
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:25 pm

      André Martins,

      Por menos que uma taça da liga valha, penso que o ponto que o Kafka queria mostrar ficou à vista de todos, i.e. a distância de FCP e SLB para o SCP em termos de títulos.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:26 pm

      Concordo com o André Martins.

      É como por exemplo chegar agora um árabe a Portugal comprar o Arouca, eles ganhavam os próximos 10 campeonatos e depois fartava-se. O Arouca naturalmente não ganharia mais nada e daqui a 50 anos quando o Arouca tivesse nas distritais iríamos andar a dizer que o Arouca era um dos maiores de Portugal porque tinha 10 campeonatos nacionais.

      A grandeza (assim como a rivalidade) não se mede somente por títulos (este é um parâmetro), para além deste há que ter muitos outros.

      João Pedro

    • trikas
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:27 pm

      Mas uma rivalidade é por títulos? Braga e Guimarães, Bétis e Sevilha, Arsenal e Tottenham são rivais por títulos???

    • G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:27 pm

      André! Podias ser um pouco mais claro?
      Apesar de achar o teu raciocínio muito confuso, depreendo que para ti uma taça da liga não é significativa, mas as super taças já são importantes?

      E vais logo comparar com a LC? Que, por acaso, tanto o SLB como FCP têm 2. faz todo o sentido. (not)

    • Daniel Gomes
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:28 pm

      Mas até parece que o Benfica não ganhou taças/ligas dos campeões europeus (tal como o Porto) ou parece que o Sporting ganhou alguma. A valorização feita as taças da liga é exactamente igual a das supertaças Cândido de Oliveira, com a vantagem da supertaça ser apenas um jogo…

    • G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:30 pm

      Já agora, as contas do Kafka I estão de acordo com os títulos nacionais e internacionais reconhecidos tanto por FPF, UEFA e FIFA.

      Podes adicionar uma taça latina às contas do Benfica (que não é contabilizada oficialmente)

    • Rabensandratana I
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:30 pm

      Eu como portista também acho que o SLB é o nosso maior rival.
      Indubitavelmente!!!

    • ACT7
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:30 pm

      André Martins no teu caso nem uma taça da liga nem uma LC.
      Sendo que quando comparas taças da liga tens que comparar com supertaças.
      Agora se falasses de 2 LE ainda compreendia agora vens falar de LC quando o número é o mesmo.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:32 pm

      André Martins

      Taças da Liga??

      Vamos a titulos importantes que são o Campeonatos e as competições Europeis

      Campeonato

      Benfica 34
      Porto 27
      Sporting 18

      Taças Portugal que são o 2º titulo mais importante em Portugal

      Benfica 25
      Porto 16
      Sporting 16

      Ou seja, tirando a Taça da Liga e Supertaça Portugal temos

      Benfica 59 titulos
      Porto 43 titulos
      Sporting 34 titulos

      Titulos Internacionais

      Benfica: 2 Champions
      Porto: 2 Champions, 2 Taças Uefas, 1 Supertaça Europeia 2 Taças Intercontinetais
      Sporting: 1 EXTINTA Taça das Taças

      Portanto Somando Campeonato, Taça Portugal e titulos Internacionais temos

      Benfica 61 titulos
      Porto 50 titulos
      Sporting 35 titulos

      Portanto quem é que precisa mesmo das Taças da Liga???

      Vamos agora somente fzer contas com o titulo nacional, Liga Campeoes e Taça Uefa e Taça Taças que são os 3 titulos mais importantes que um clube Portugues pode vencer

      Benfica: 34 Campeonatos + 2 Champions dá 36 titulos topo
      Porto: 27 Campeonatos + 2 Champions + 2 Taças Uefas dá 31 Titulos topo
      Sporting: 18 Campeoantos + 1 Taça Taças dá 19 titulos de topo

      Quem é que precisou da Taça da Liga?????? em todas as contas NUNCA pus a Taça da Liga ao barulho e em TODAS elas o Benfica e Porto estão equiparados e SEMPRE bem longe do Sporting

    • Tico
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:36 pm

      E a supertaça vale quanto nessa classificação André Martins?

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:38 pm

      Então? O Benfica não tem duas ligas dos campeões também? Já fui ao museu e estavam lá. Mas como o Benfica é um clube de gente inferior, provavelmente foram roubadas. E quem fez os cálculos dessa forma foste tu, o Kafka só constatou um facto. Btw, quantas supertaças tem o Porto? Pois.
      E sim, desde que nasci e vejo futebol, a maior rivalidade sempre foi com o Porto. Mas pronto, o Sporting é que é a maior potência desportiva do país.
      Já agora, alguém tem visto as declarações de BdC nas redes sociais? Sinto vergonha alheia. O homem é mais que ridiculo. Nem um garoto faria o que ele faz… Os árbitros têm família, mas ele também. Ele que pare de se embaraçar a si e aos seus. É que as declarações dele, enquanto figura máxima do clube, representa a opinião de todos. Bater palmas àquilo é ridiculo.

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:38 pm

      Então Andre Martins tens de me ensinar a fazer contas de matemática ja que o que o Kafka disse foi absurdo. E já agora tanto o Benfica como o Porto tem 2 Champions não percebo esse comentário. Simplesmente não faz sentido.

      Luis Magno

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:39 pm

      André Martins

      A taça da liga não devia contar como títulos, mas a supertaça já não importa não é?

      Mas pronto o maior rival de Benfica devem ser aqueles que têem 47 títulos, e dos quais apenas 18 são campeonatos. Enfim…

      Mirba

    • David Martins
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:43 pm

      Ande martins mas tanto benfica como porto têm duas champions. E o benfica é o que tem mais campeonatoa por isso nao estou a perceber bem o que queres dizer com isso.

    • Mike-UK
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:50 pm

      São tudo fases.
      De momento penso que sim, pelos títulos que ambas as equipas conseguiram nos últimos 8 anos, parece-me indiscutível.
      E o argumento das taças da liga ou super taças é supérfluo pois se as retirarmos da equação decerto que tanto Benfica como porto continuarão com larga vantagem.
      Antes que me caiam em cima e para os recem chegados a este estaminé: sou sportinguista….
      Sportinguista que não procura validação do seu amor pelo clube no número de títulos que o mesmo conquistou. Seria Sporting com 1 ou com 90 campeonatos, o clube não se traduz apenas no resultado mas pela paixão que move é aí o Sporting não deve nada nem ao benfica, nem ao porto, nem ao Manchester united nem a nenhum tubarão do futebol europeu e não vai ser um dispensado do Valência com mensagem encomendada que vai excluir a grandeza do clube nas suas comparações que são material meramente político e acessório.
      Em todo o caso não julgo Jonas pela qualidade do que diz nem pela (falta de) substância da sua mensagem… Daqui por 50 anos haverá Jonas ou não, daqui por 50 anos haverá Sporting, haverá Benfica, haverá tudo aquilo que é amor eterno.
      Nenhum Homem de segunda ou terceira categoria poderá algum dia compreender isto. É demasiado metafísico.
      Os de primeira categoria tendem a perceber e a não dizer miséria, felizmente o plantel do Benfica é mais feito de homens de primeira do que de tristes de segunda.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:52 pm

      André não fossem supertaças (essa sim uma grande competição) e tinham ainda muuuuuuito menos titulos que o Benfica.

      Rui carvalho

    • Sombras
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:55 pm

      André Martins:

      Não sei se é do Sporting, mas se for digo-lhe que o FCP tem 27 campeonatos, 16 Taças de Portugal e 2 Taças UEFA e 2 Champions contra 18, 16, 0 e 0 do Sporting respectivamente.

      Se a boca é para o facto de o Benfica levar vantagem nos títulos devido à taça da Liga, bem esta vale pelo menos tanto como uma supertaça que não é mais que um jogo de pre-época, e caso tivesse sido disputada anteriormente a 1979 se calhar o Benfica teria 18 ou 20 em vez das actuais 8 dado o domínio que teve nas décadas de 60 e 70.

    • John Days
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:56 pm

      Não há ninguém em Portugal e só o Barça no Mundo com mais títulos em todas as modalidades como o Sporting, ora, para mim, como apreciador de Desporto como um todo que sou, o clube não vale apenas pelo futebol, isto falando de clubes que têem outras modalidades para além do futebol, portanto podem discutir as rivalidades que quiserem, quem tem mais títulos em todas as modalidades em Portugal é o Sporting.
      Para mim a maior rivalidade em Portugal é Sporting-Benfica, sem a minima duvida, o pais pára.

    • The Monster
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:56 pm

      Andre Martins, nao percebi la muito bem o que queres dizer com isso.
      Mas uma coisa e certa o Sporting nao e um grande mundial, e um grande nacional mas nao passa disso, ao contrario do Porto e Benfica que sao grandes mundiais( mais o Porto que tem muitos mais titulos internacionais que o Benfica, e esta um pouco a frente do Benfica no Ranking de equipas com maior historial da Champions, ambos estao nos 10 primeiros, ja o Sporting nao e tido nem achado).

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:06 pm

      André Martins aconselho-te a veres melhor os números.

      Nos troféus nacionais, o Porto está atrás do Benfica tantos em campeonatos (27-34) como em taças de portugal (16 – 25). Taças da Liga o Benfica tem 6 e o Porto 0. A maior diferença está nas supertaças em que o Porto tem 20 e o Benfica apenas 5.
      A juntar e estes troféus existe ainda o Campeonato de Portugal (4 para o Porto e 3 para o benfica)

      A nível europeu e internacional o Porto leva vantagem.
      Ainda assim na Taça dos Campeões Europeus/Ligas dos Campeões estão empatados com 2 sendo que o Porto ganhou ambas mais recentemente, em 86/87 e 03/04 (a 2ª num formato mais complicado) por oposição ao Benfica, vencedor em 60/61 e 61/62. Supertaças europeias o Porto tem uma (na altura em que o Benfica ganhou a Taça dos Campeões europeus ainda não existia). Taça Uefa/Liga Europa o Porto tem 2 (o Benfica perdeu recentemente nesta competição duas finais, não conta mas foram duas finais). Para além destes o Porto tem 2 Taças Intercontinentais e o Benfica 0 (perdeu das duas vezes que jogou).

      Os números são estes e até bem fáceis de encontrar. E apesar de cada um ter um valore e prestígio diferentes, um troféu é um troféu (o vencedor da liga dos campeões por enquanto só ganha uma taça).
      Eu também posso dizer que prefiro ganhar 30 campeonatos que 20 supertaças que não ia adiantar nada.

      Zacarias Ribeiro

    • Fábio Mendes
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:14 pm

      Outra vez essa do Sporting ser o clube com mais títulos em todas as modalidades?

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:22 pm

      Em termos de títulos sem dúvida que o Benfica e Porto estão agora a grande distância do Sporting, e a verdade é que com o futebol comercial de hoje em dia alguma da cultura clássica dos clubes se perde, no entanto eu diria que independentemente da enorme rivalidade do Benfica e Porto a maior será sempre entre Sporting e Benfica.
      Nem tem a ver com títulos ou cidade sequer, a meu ver é a questão intrínseca de inicialmente o Sporting ser um clube de pessoas de mais alta sociedade e o Benfica mais da população comum.
      Claro que sempre houve e sempre vai haver de tudo em ambos os clubes. Hoje em dia especialmente, mas acho que ainda se nota que muitos "tios e tias", "beatos e beatas com os fios de prata" são na sua generalidade Sporting, e o resto é Benfica.

      Uns não "podem" com os outros. Vai sempre haver esta divergência de "classes" que a meu ver faz com que independentemente de há várias décadas o Sporting não ganhar tanto como os outros dois faz com que a rivalidade dos de Lisboa seja tão maior que com o Porto. Com o Porto é a questão desportiva e de proximidade de títulos e de nos anos mais recentes ser (quase) sempre com eles que se disputa o campeonato, com o Sporting é superior a isso. É vencer o "patrão", é mostrar aos "ricaços" quem manda, é a oportunidade da "ordem social" ser invertida em campo, ou pelo lado do Sporting, mostrar aos "labregos" quem manda, dar lições de classe, e o perpetuar da "superioridade" de uns sobre outros.

      Com todo o devido respeito pelo Benfica mas para mim, enquanto Sportinguista, (apesar de torcer sempre pelo Benfica nas competições lá fora, que antes de ser Sportinguista sou Português), este é o clube que mais gozo dá derrotar e é claramente a maior "antipatia" de estimação, se é mútuo ou não isso vocês é que sabem ahah

      Afonso de Albuquerque

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:30 pm

      O que é que disse? Tanto faz ser uma Supertaça ou uma taça da liga. Daí eu ter dito que neste contexto a lógica batia certo mas a premissa (quantidade de títulos) Não faz sentido.

      Não se pode dizer que os maiores são os dois que tem mais títulos apenas por um número estatístico.

      Eu prefiro ser campeão este ano que ganhar a Supertaça mais taça da liga e e Supertaça. Mas a verdade é que ganharia somente um título em vez de três. Apenas referi que nem todos os títulos têm a mesma importância e assim sendo não se pode contabiliza-los sem fazer uma análise prévia.

      André Martins

    • Zé Barros
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:40 pm

      Como benfiquista e residente no distrito do Porto (não na cidade) a rivalidade é Benfica e Porto. Até este ano "ninguém" pensava no Sporting (este ano é a excepção). Portanto tenho de concordar com o Jonas

    • Nuno Gouveia
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:42 pm

      Kafka,

      se só os titulos fossem importantes nao haveria rivalidade nos clubes pequenos… olha Londres é um bom exemplo. sabes qual é provavelmente a maior rivalidade? Millwall – West Ham conta aí as Champions e os campeonatos…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:45 pm

      Mas eu aceito que o Benfica seja o maior rival tanto do Sporting como do Porto, porque é quem tem mais títulos e mais expressão, é sempre o alvo a abater. Isto é uma realidade, pelo menos é isso que observo em relação aos meus amigos e às pessoas com quem convivo. Agora o maior rival do Benfica para mim é sem dúvida o Porto. Tenho 1/4 de século e desde que me lembro a maior rivalidade foi sempre com o Porto!
      Há 30 anos atrás admito que a realidade fosse completamente diferente.
      Mike o teu comentário sobre a diminuição intelectual do Jonas não tem qualquer cabimento, ele tem a opinião dele e não é por ser diferente da tua que o deves considerar diminuído intelectualmente. O Jonas chegou ao futebol português há pouco tempo e a realidade que encontrou foi uma rivalidade maior com o Porto, não sei qual é o mal das suas declarações!

      JD

    • Sombras
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:48 pm

      Outro fabuloso mito esse do John Days. Falando apenas de modalidades relevantes (isto é tirando o tiro com armas de caça, carabina a 10 metros com caracol a passar ou a corrida dos sacos de papel), e considerando apenas Campeonatos Nacionais, Taças e títulos internacionais de ressalva (ou seja retirando a Liga da Amizade da Gronelandia):

      Futebol:
      Benfica 34 Campeonatos + 25 Taças + 2 Ligas dos Campeões = 61 Títulos
      Sporting 18 Campeonatos + 16 Taças = 34 títulos
      FCP 27 Campeonatos + 16 Taças + 2 Ligas dos Campeões + 2 Taças UEFA + 2 Intercontinentais = 47 Títulos

      Futsal:
      Benfica 7 Campeonatos + 6 Taças + 1 UEFA Futsal Cup = 14 Títulos
      Sporting 12 Campeonatos + 4 Taças = 16 Títulos
      FCP não tem futsal

      Basquetebol:
      Benfica 26 Campeonatos + 20 Taças = 46 Títulos
      Sporting 8 Campeonatos + 5 Taças = 13 Títulos
      FCP 11 Campeonatos + 13 Taças = 24 Títulos

      Hóquei em Patins:
      Benfica 22 Campeonatos + 15 Taças + 1 Liga Europeia + 2 CERS + 1 Intercontinental = 41 Títulos
      Sporting 7 Campeonatos + 4 Taças + 1 Liga Europeia + 2 CERS = 14 Títulos
      FCP 21 Campeonatos + 14 Taças + 2 Ligas Europeias + 2 CERS = 39 Títulos

      Andebol:
      Benfica 7 Campeonatos + 4 Taças = 11 Títulos
      Sporting 17 Campeonatos + 15 Taças + 1 Challenge = 33 Títulos
      FCP 20 Campeonatos + 7 Taças = 27 Títulos

      Voleibol:
      Benfica 6 Campeonatos + 15 Taças = 21 Títulos
      Sporting 5 Campeonatos + 3 Taças = 8 Títulos
      FCP 9 Campeonatos + 6 Taças = 15 Títulos

      Se quiser ainda é possível juntar o futebol de praia e o Rugby que são todos favoráveis ao Benfica que dá um fabuloso total de
      Benfica = 194 Títulos
      Sporting = 118 Títulos
      FCP = 152 Títulos com menos uma modalidade (Futsal)

      isto em modalidades colectivas a nível sénior. Se acha que é intelectualmente aceitável incluir a natação, o atletismo ou o judo nestas contas quando estas dependem única e exclusivamente do trabalho individual dos atletas e que seriam facilmente manobráveis (se o Vitória de Setúbal contratasse o Michael Phelps, ultrapassava todos os clubes portugueses em títulos de natação em 2 ou 3 anos), então faça você este raciocínio. Nas modalidades que historicamente reflectem o colectivismo em Portugal e que são as mais praticadas por inerência, o Sporting está longe sequer de se aproximar dos títulos do Futebol Clube do Porto e muito menos dos do Benfica.

    • Rui Caeiro
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:56 pm

      Um clube quw na sua historia, apenas por uma vez passa a fase de grupos da maior competiçao Europeia de clubes, tendo perdido com 12 golos sofridos em 2 jogos, e ainda é preciso discutir a grandeza dos clubes?

    • coach407
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:57 pm

      André Martins, quiseste complicar e o Kafka comeu-te de cebolada…

      Contra factos já faltam argumentos… afinal o Benfica não precisa das taças da liga… acontece, deixa lá.

      Até percebo um bocado a lógica do teu comentário, mas discordo na mesma. Uma equipa que tem tanta diferença de títulos para o Sporting é óbvio que também ganha mais dos títulos mais importantes. Ok, vai ter umas taças da liga pelo meio (não conta?) mas é óbvio que uma equipa que tenha 5 taças da liga também ganha campeonatos. Bate certo em qualquer caso ou achas que há algum clube que tenha 30 títulos dos quais 25 sejam taças da liga?

    • Nuno R
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:10 pm

      Intelectualmente ha campeonatos nacionais e internacionais por equipas de natação, judo ou atletismo.

      Daqui a uns meses vai realizar-se um encontro desportivo em que Portugal estará representado em modalidades relevantes tais quais corrida de veículos de duas rodas sem motor, ténis com raquete pequenina e corridas de barcos, à bolina ou a remos. Coisa pouca, 99% dos comentadores aqui nem vão ligar.

    • Fábio Mendes
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:12 pm

      Sombras, comentário TOP.

    • TiagoSong
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:38 pm

      Sombras, o Sporting tem mais titulos e tacas no seu museu do que Benfica e Porto. Isso ninguem pode negar. Agora se quiseres menosprezar a importancia de modalidades e desportos que sao praticados por individuos e nao por equipas, isso é contigo.

    • G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
      Posted Janeiro 18, 2016 at 9:33 pm

      A Questão resume-se so seguinte:
      Adeptos Portistas – maior rival Benfica (rivalidade de conquistas)
      Adeptos Benfiquistas – maior rival Porto (rivalidade de conquistas)
      Adeptos Sportinguistas – maior rival Benfica (neste caso os títulos não contam, porque é uma rivalidade de bairro).

    • Daniel Gomes
      Posted Janeiro 18, 2016 at 9:44 pm

      Só uma correcção, o porto não ganhou nenhuma supertaça europeia como alguém escreveu aí em cima

    • Pedro Gonçalves
      Posted Janeiro 18, 2016 at 10:11 pm

      Tiago Song, isso é porque o Benfica não as meteu todas no museu. Estão dezenas de milhares de peças guardadas.

      Aliás, até prefiro ter os troféus mais importantes todos identificados e num espaço que os favorece do que os ter todos amontoados em vitrinas onde nem se consegue identificar os mesmos.

      São opções.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Janeiro 19, 2016 at 1:49 am

      Ganhou sim senhora em 87 frente ao Ajax.

    • Sebastião América
      Posted Janeiro 19, 2016 at 9:02 pm

      Sendo directo. A maior rivalidade de um clube varia de adepto, para adepto. Culturalmente, e historicamente, a maior rivalidade do futebol português, é o Sporting-Benfica.
      Desportivamente a história é diferente, nos ultimos 6 anos (era JJ) o maior rival do SLB foi o Porto. Assim como de 1995 a 2009 a maior rivalidade do Sporting era o Porto, porque era com ele que os campeonatos eram discutidos. Agora esta época voltamos a juntar a rivalidade historica com a desportiva, visto que para além do "baile" que o Benfica levou com o caso JJ, temos tambem declarações incendiarias de parte a parte (mais do BdC), uma supremacia em campo do SCP (especialmente no jogos com o SLB) que enerva, e muito os adeptos do Benfica, o Sporting e o Benfica estão na luta pelo titulo (que nos ultimos 16 anos só aconteceu em 2005 e em 2014). E se quiserem negar isso, faço aos "comentadores" benfiquistas daqui um pergunta, esta época, sabendo que o SLB não vai ser campeão, quem preferiam que fosse? O SCP ou o FCP?
      Só mais uma coisa, a rivalidade entre SCP e SLB também se ve nas pequenas coisas, como os comentarios aos jogos no VM, se forem as ver bem, os jogos mais comentados são sempre os do SCP, os tópicos mais comentados também, e sabendo nós que o Sporting não é (nem no VM) o clube com mais adeptos em Portugal chegamos a conclusão que adeptos de outros clubes vão lá sempre deixar a sua opinião (normalmente provocatoria).

  • Vermelho
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:02 pm

    Normal de quem não acompanha o campeonato há anos, mas apenas recentemente. É certo que Benfica e Porto têm disputado os campeonatos há uns anos para cá (com o Sporting a intrometer-se raramente) e daí ele dizer que são os clássicos mais marcantes (decidiam mais), no entanto, aqueles que se vivem mais (pela paixão dos adeptos), são sem dúvida o Benfica-Sporting e, noutros tempos também, o Porto-Boavista.

    • Fábio Mendes
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:15 pm

      E já agora, o Vitória de Guimarães – Sporting de Braga.

    • Vermelho
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:20 pm

      Fábio Mendes, correcto, esqueci-me por completo.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:26 pm

      Com "há uns anos para cá" deve querer dizer há 40 anos para cá. Desde 75 o Sporting ganhou 4 títulos. 10% já é alguma coisa, já o Boavista só tem 1 título.

      Bruno Barbosa

    • Custom
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:03 pm

      Parece-me que a afirmacao do Jonas tem a ver com quem o Benfica tem discutido os campeonatos e nao com a historia em si. Obviamente que para os adeptos neste momentos a rivalidade e benfica sporting. O Jonas nao andas pelos cafes e foruns a discutir futebol e percebe-se a sua opiniao. Ja a de alguns comentarios nao.

    • rui oliveira
      Posted Janeiro 22, 2016 at 12:33 am

      VSC-SCB é a rivalidade mais intensa de portugal!

  • Anónimo
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:03 pm

    Já foi, neste momento vejo mais os adeptos portistas do lado do Benfica que do Sporting, efeito Bruninho talvez.

    Mário

  • Anónimo
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:04 pm

    Como farense que sou desejo a maior das sortes ao Carlos, que sempre foi um excelente profissional enquanto esteve por cá.

    Trinco com uma capacidade física incrível que varre o meio-campo como poucos. Precisa de crescer a nível táctico e do passe mas tem potencial para se afirmar numa equipa como o Paços.

    JA

  • Daniel
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:10 pm

    Concordo com o Jonas. Benfica e Porto têm maos titulos e um historial mais recente.
    Se formos a usar metáforas diria que um Benfica x Porto é como um Barça x Real, e um Benfica x Sporting é um Barça x Atlético de Madrid.
    Sem provocações nem alaridos. O Sporting simplesmente não teve o ritmo dos outros 2 grandes e eu cresci com a rivalidade Benfica x Porto. O Porto ganhou a maioria dos campeonatos e como vivo perto do Porto a maioria dos meus amigos eram portistas. Daí concordar com Jonas Pistolas

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:24 pm

      Deves ter nascido em 2009 ou 2010, é que antes disso o Benfica era bem inferior ao Sporting.

      Mário

    • H Soares
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:34 pm

      Permite-me apenas corrigir, um Benfica x Sporting é um Real Madrid x Atlético de Madrid, tem mais sentido.

    • John Days
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:58 pm

      Essas comparações são descabidas, se mesmo assim fosse, quem seria o Real era o Benfica e não o Porto, isto porque o derby é de madrid, se o Sporting é o Atletico.
      Que disparate.

    • RMC
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:00 pm

      Ó Mario quer refazer?
      Em que era o Benfica "bem inferior ao Sporting" antes de 2009?

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:49 pm

      Na classificação RMC. Vai ver a tabela classificativa deste século até 2009 (já que não era nascido). Relembro me até do grande Vitória acabar à vossa frente o campeonato. Digamos então, por esta lógica do Jonas, que o jogo com maior rivalidade era o Sporting-Porto nesta altura visto que o Benfica nunca se intrometia na luta pelo primeiro lugar e os adeptos encaravam os jogos com o Benfica apenas como uma deslocação difícil em termos desportivos.
      Pinho

    • Daniel Alves
      Posted Janeiro 19, 2016 at 12:08 am

      Benfica- Sporting, se há jogo para comparar em Espanha é com o derby de Madrid. É lógico, derby de Lisboa=derby de Madrid.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Janeiro 19, 2016 at 1:52 am

      Benfica inferior ao Sporting agora já li mesmo tudo tirando os anos 40 o Sporting nunca foi superior ao Benfica.
      Isso já é doença.

  • Diogo Palma
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:10 pm

    Há dois tipos de rivalidade de que podemos falar, se for a rivalidade desportiva na luta por titulos a maior é entre Benfica e Porto por serem as equipas com mais conquistas e que mais vezes lutam pela vitoria final mas se falarmos na rivalidade emocional em que os sentimentos estao mais à flor da pele entao à que eleger o Benfica e Sporting.

    Nao sei se estas declaraçoes do Jonas sao para tentar desestabilizar o JJ e o Sporting mas lamento dizer que isto so vai motivar mais a equipa e sera usado pelo JJ no futuro.
    Podem-lhe chamar mania da perseguição, sao opiniões.

    • Fábio Mendes
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:27 pm

      Diogo Palma, subscrevo o teu 1º parágrafo.

      No 2º parágrafo não entendi essa ligação entre JJ e o que o Jonas proferiu. Não sei se foi provocação ou não, ninguém sabe. Poderá servir de motivação para os jogadores do Sporting? Sim. Poderá ter resultados imediatos? Talvez.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:39 pm

      O Jonas já o tinha dito antes… Além disso, concordo com ele. Se fosse uma opinião completamente descabida, como dizer que o Belenenses é o maior rival em Lisboa, seria para provocar. Esta… Não.

      Bruno

    • David Martins
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:48 pm

      Eu desde que nasci que comecei a odiar o Porto e nos ultimos anos o odio aumentou e de que maneira (aqueles 5-0 ai ai) mas o sporting bastou intrometer-se este ano para o meu odio por eles aumentar ate a um nivel que nem se compqra com o porto (sempre odiei mas sempre senti mais pena que odio). O BdC tambem nao ajudou é verdade mas sendo de Lisboa vejo o Sporting como o maior rival.

    • Sombras
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:57 pm

      Sim, o Jonas esta manhã quando comeu um croissant também foi uma indirecta para picar o Jesus pelas negociações com o PSG não terem dado em nada.

      Há com cada um…

    • Diogo Palma
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:02 pm

      David,

      O sentimento é recíproco … eu odeio o Benfica, muito mais do que o Porto.

    • Diogo Palma
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:06 pm

      David,

      Nao percebo como é que tinhas pena do Sporting, voces so ganharam alguma coisa com o JJ porque nos ultimos 20/30 anos pouco mais que o Sporting fizeram.
      Ate o JJ chegar o Benfica tinha ficado praticamente todos os anos em 3 lugar no campeonato neste seculo.

    • Nuno Gouveia
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:10 pm

      finalmente um único Benfiquista que admite o que está à vista de todos.

      Parabéns David

    • Ruben Gomes
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:11 pm

      Ódio?! Rivalidade é óptimo e saudável e o que nos faz muitas vezes chegar a patamares inimagináveis agora dizer que se tem ódio por determinado clube… É por estes «adeptos» de futebol que muitas vezes escolho por ver o jogo Grande em casa do que ir ao estádio apoiar a minha equipa.

    • Nuno R
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:21 pm

      Ódio, pena, que sentimentos tao bonitos…

      Num aspecto o Jonas tem razao, a geração mais jovem sentirá alguma rivalidade maior para com o Porto, porque é o clube ganhador, essa mentalidade da rivalidade em função das vitórias também está mais presente agora.

    • Rui Gaspar
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:40 pm

      Quando, vivemos num país em que para se ser visto como verdadeiro adepto temos de amar o nosso Clube e odiar os outros 2 rivais, faz pensar se a humanidade ainda tem alguma salvação.

    • Nuno R
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:11 pm

      Não é preciso odiar, podes simplesmente sentir pena.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:25 pm

      Ruben, Rui e Nuno disseram tudo.
      Estes são aqueles "supostos" adeptos que na minha opinião nem os jogos dos rivais vêm, o que interessa são as fofocas de arbitragem, comunicados disparatados do bdc ou ainda o apito dourado. Isto a ver se no café ganham a discussão porque o árbitro….
      Apreciem mais o desporto e deixem esse pseudo ódio de parte sff
      Miguel

    • David Martins
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:53 pm

      Ate parece que estamos a falar de odio para com pessoas. Calma sff, os meus amigos mais proximos sao todos do Sporting e Porto e nao os odeio naturalmentw. Sao coisas distintas e lá por eu odiar duas instituições não quer dizer que seja um rancoroso assassino. O meu amor ao Benfica faz-me por instinto odiar as instituiçòes rivais, nada mais. Quanto ao factor pena não vejo nada de mal com isso. O Sporting com os lideres que teve nos ultimos anos é digno disso, e muitos adeptos do sporting, nao querendo generalizar demasiado, gostam de se ver onde ainda nao chegaram.

    • Pedro Gonçalves
      Posted Janeiro 18, 2016 at 10:15 pm

      David Palma,

      O Benfica pouco fez 20/30 anos antes do Jesus? Ri-me tanto. Fez mais do que o teu clube alguma vez irá fazer, isto é, ir a uma final da competição máxima de clubes em futebol (neste caso, até duas, em 88 e em 90).

  • Nuno Gouveia
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:11 pm

    Tanto que se fala do complexo de inferioridade dos sportinguistas e afinal mais que nunca o benfiquistas querem à força ter um "complexo de superioridade" perante o Sporting e os Sportinguistas. Enfim… ainda o Jonas não era nascido e já o Sporting era o maior rival do Benfica e vice versa… venham-me com o número de títulos ou que o o Sporting esteve umas décadas "apagado" mas não há nada como um Sporting-Benfica ou Benfica Sporting.

    • ACT7
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:38 pm

      Por falar do nascimento do Jonas, é bom realçar esse facto. Jonas nasceu a 1 de Abril de 1984 (dia das mentiras), sim eu sei que parece mentira o Sporting ganhou uns incríveis 2 campeonatos. Queriam que o rapaz disse-se que o rivalidade era Benfica-Sporting?

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:40 pm

      Para ti, enquanto sportinguista, talvez.

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:41 pm

      a discussão é entre benfica-porto ou benfica-sporting e o benfica é que tenta ter "complexo de superioridade"? pelo seu comentário essa luta seria entre sporting e porto, dado que o benfica aparece como maior rival nas duas teorias propostas (a de jonas e a dos sportinguistas). ou seja, o seu comentário não tem lógica. até quando o "duelo" nao é com o benfica vocês chamam o benfica. haja paciência

      Marco Lopes Sousa

    • John Days
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:00 pm

      A verdade é que a rivalidade é em todas as modalidades, e o Sporting é o clube com mais titulos em Portugal no conjunto de todas as modalidades.

    • Nuno Gouveia
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:04 pm

      ACT7 vê-se bem que vocês benfiquistas não dão importância nenhuma ao Sporting… têm é umas irritações na pele este ano que não sabem explicar. mas deixa lá que muito provavelmente vão ser campeões outra vez porque não são só vocês com a tal comichão.

    • Nuno Gouveia
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:24 pm

      Bruno,

      eu vivo em Lisboa mais de metade dos meus amigos é Benfiquista e alguns até admitem outros não admitem mas quando o Sporting perde é uma vitória. tive amigos meus a dizer "prefiro que o Benfica desça de divisão a que o Sporting ganhe a liga Europa". mas já sei… o Sporting não mexe convosco…

    • Nuno Gouveia
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:39 pm

      Marco,

      não na verdade é ao contrário. Benfica-Porto ou Benfica-Sporting. o Benfica é que está no duelo de rivais se assim podemos dizer. mas obrigado por fazer ver o que eu queria dizer. o complexo de superioridade mostrado perfeitamente no seu comentário.

    • ACT7
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:46 pm

      Sim concordo que temos comichão, é normal que eu como Benfiquista tenha comichão de quem está em primeiro lugar, seja ele Porto, Sporting, Braga ou um qualquer dos restantes.
      Agora não venhas com essas tretas do preferia descer de divisão do que ver o Sporting ganhar a LE. Então essa dos meus amigos dizerem isto e aquilo é como aquela de a minha mãe dizer que eu sou o rapaz mais bonito da cidade…

    • TMAT
      Posted Janeiro 18, 2016 at 10:10 pm

      @John Days fazemos assim, o Sr. arranja uma lista de esses títulos todos do seu Clube e eu farei o mesmo com o meu, porque esse é o ultimo mito que vocês se continuam a agarrar para demonstrar uma grandeza que pensam ter… Em relação à maior rivalidade claro que é SLB-SCP.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:12 pm

    Off Topic
    A selecção feminina de Portugal venceu hoje a Turquia por 11-10 no europeu de Pólo-Aquático a decorrer na Sérvia. Com este resultado a selecção melhorou o 11° lugar obtido em Viena em 1995. Dia 22 defrontará ou a Sérvia ou a Alemanha para apurar o 9° e 10° lugar da classificação geral
    Rosas

  • João Pimenta
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:18 pm

    Eu tenho 24 anos e desde que me lembre a rivalidade sempre foi Benfica-Porto, nunca fiquei chateado com algumas derrotas com o Sporting, contra o Porto sim ficava com uma grande azia e ainda hoje é assim, perdemos 3x com o Sporting mas tirando a supertaça pq foi um titulo à vida,não me chateei muito sinceramente, o Porto continua a ser o grande rival do Benfica e assim continuará a ser nos proximos 10-15 anos, pq a nivel de titulos o Sporting tem de comer muita sopa e em campeonatos nem se fala..

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:35 pm

      Basta ver o alarido que os benfiquistas fazem quando o Sporting perde e comparar quando o Porto perde.

      Melhor basta passar nas redes sociais e atentar na diferença enorme de.comentários de benfiquistas nas.notícias do Sporting face as notícias do Porto. Já havia um bom lote de benfiquistas a.torceram pelo Porto so para o Sporting não ser campeão. A desculpa era porque não queria o Jesus nem o Bruno de Carvalho campeão…

      André Martins

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:40 pm

      Eu, como benfiquista e com 23 anos, tenho uma opinião contrária. Tirando casos pontuais, como o célebre jogo em que o Kelvin decidiu o campeonato para o Porto (talvez esse tenha sido o que mais me custou ou dos mais sem dúvida), sempre me custou mais perder com o Sporting por duas razões.

      Primeiro, justamente por reconhecer o Porto como o nosso grande rival e admitir que a superioridade deles em Portugal tem sido evidente até há 6 anos. Portanto, e independentemente de casos de arbitragem e campeonatos mais ou menos "amanhados", custa assumir como é óbvio, mas eu não sou faccioso ao ponto de não admitir a superioridade de um adversário, como foi o Porto em muitos casos. Segundo, sou Lisboeta e evidentemente tenho muitos amigos do Sporting (e naturalmente do Benfica), mas não suporto a arrogância e o ecletismo que tanto evocam (vá-se lá saber porquê, hoje em dia as coisas estão muito diferentes em relação à época da fundação dos clubes) para justificar o fracasso que tem sido o seu clube nos últimos anos, não há coisa pior do que vê-los a espumar ódio e a glorificarem-se quando pouco ou nada têm ganho.

      Tiago Antunes

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:24 pm

    Bem estas declarações do Jonas são tudo menos inocentes. Se bem que tem razão. Nos últimos anos sem dúvida que sim. Pelo que os dois clubes têm ganho e pelo afastamento do Sporting dos grandes títulos sem dúvida.

    No entanto, a minha opinião é que a maior rivalidade em Portugal será sempre Sporting – Benfica. E isso continua a ser facilmente comprovado pela reação de uns e outros adeptos. Isto apenas se alterou com Pinto da Costa, e agora voltou ao normal com Bruno de Carvalho.

    Dito isto as rivalidades vão sempre existir, mais ou menos acesas, os presidentes e treinadores é que depois puxam por elas.

  • Tiago Martins
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:25 pm

    Duvido sinceramente que este empréstimo seja isolado, sendo que há dois cenários especulados – a contratação de Jota por parte do Benfica e/ou o regresso de Pelé neste defeso. Conheço pouquissimo do jogador, mas caso não haja saidas parece-me complicado que Ponck tenha grande impacto no clube da Capital do Móvel, dado ao rendimento de Pelé (um dos melhores da época), Romeu (talvez a maior surpresa atendendo ao diferencial de rendimento em comparação com a época passada) e Christian (o sistema não o favorece muito, mas tem vindo a crescer jogando no duplo-pivot). O mais importante seria mesmo a contratação de um extremo direito capaz de corresponder com qualidade / regularidade, dado que nenhum dos presentes no seio do plantel mostra ser capaz disso.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:27 pm

    O Romeu é o pior elemento da equipa do Paços na minha opinião. Veremos o que traz este Ponck.

  • Tiago Martins
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:27 pm

    Quanto à afirmação de Jonas é a constatação dos ultimos anos, se bem que a tendência mais recente leva-nos a um maior “equilibrio” de forças, fruto claro do crescimento do Sporting patenteado nos ultimos anos. Este deve ser o motivo de orgulho dos Sportinguistas, pena que tenham um presidente que revela constantemente um complexo de inferioridade enorme , motivo que deve envergonhar os verdadeiros sportinguistas. É-me indiferente o clube do coração dos jogadores, dirigentes ou roupeiros dos clubes de quem gosto, desde que sejam profissionais de qualidade nas suas funções… preocupava-me mais se tivesse um miudo mimado de claque ao leme, ainda para mais quando nem pode ser considerado do clube … Sim, porque respeito muito o Sporting e os verdadeiros sportinguistas, mas Bruno de Carvalho não o é. Pertence é uma ceita – anti-Benfica.

    • Zé Maria
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:41 pm

      Os verdadeiros sporitnguistas podem estar ou não com o presidente. Os pequenos sportinguistas criticam em público.

      Não percebo porque é que os verdadeiros sportinguistas são obrigados a sentir vergonha do seu Presidente.

  • Rodrigo Aleixo
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:27 pm

    Isto das rivalidades é um tema para encher chouriços. É mais um tema para exibir superioridade de certos adeptos perante outros.
    Falando de títulos…o Sporting não precisou de vencer muito para ver adeptos rivais a preferirem que Porto(para os benfiquistas) e Benfica(para os portistas) ganharam invés do Sporting. A rivalidade é tanta em campo que nestes meses preferem ganhar entre eles, do que ganhar outro.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:00 pm

      Também há que falar que isso está a acontecer porque Sporting está a frente, ou seja, só um adepto "burro" preferia o Sporting ganhar pois assim ainda ficava mais longe.
      E também o incontornável BdC que está a depositar ódio em todos os adeptos excepto nos do Sporting
      Joel M

    • Rodrigo Aleixo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:46 pm

      Tal como é incontornável que a rivalidade Porto vs Benfica cresceu como cresceu devido ao PdC.

      A verdade é que isto de rivalidades é um tema para encher chouriços, mas pronto, como ja se pode comprovar nos comentários é mais para uns se superiorizarem e inferiorizarem outros.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:23 pm

      Aliás eu diria mais, o sporting como consequência de não ter vencido nada nestes últimos anos, viu os próprios adeptos festejarem mais as derrotas do Benfica ou as vitórias do Porto do que qualquer êxito do próprio clube – entenda-se vitórias para o campeonato ou taça, não títulos efectivamente.

      Luis Pereira

  • Anónimo
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:29 pm

    Ou isso ou o Porto nos próximos 10 a 15 anos terá como grande rival o Sporting. Esta época pode ser sido já essa mudança de ciclo, já que o benfica para nos ganhar tem que comer muita sopinha e também muita proteína..

    Mane

    • Ruben Gomes
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:15 pm

      Por mim podem ganhar todos os mini-campeonatos que existem na vossa cabeça em que apenas existem 2 jogos por época :) a 5 de março acaba o vosso campeonato e podem começar já a pensar na próxima época

    • PedroL
      Posted Janeiro 18, 2016 at 10:30 pm

      Facto curioso: o Sporting chegou ao golo 5 mil. O Benfica atingiu o golo 5 mil em 2008. Ou seja, o Benfica podia ficar sem marcar NENHUM golo durante os próximos 8 anos e mesmo assim o Sporting tinha menos golos e menos campeonatos.

      E esta, hein? Portanto é lógico que essa ideia dos 10-15 anos é completamente errónea.

  • Zé Maria
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:29 pm

    É verdade. Ultimamente Porto e Benfica têm discutido os títulos, por isso é natural que os jogadores pensem assim. Jonas já o tinha dito o ano passado.

    SL

  • Zé Maria
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:32 pm

    O Jonas foi questionado sobre este tema ou apeteceu-lhe falar?

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:15 pm

      Tu leste a notícia ou apeteceu-te falar? "Numa entrevista à radio brasileira CBN". A mim parece-me claro.

      Luis Pereira

  • Anónimo
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:39 pm

    Penso que o que o Jonas diz é sentido pelos adeptos do Benfica que nasceram nos últimos 20/30 anos. Falo por mim que tenho 25 e por aquilo que o Porto conquistou nos últimos 20 anos, sempre o vi como o meu principal rival, e digo isto sendo de Lisboa. Já o meu pai que é de outras gerações continua a ver o Sporting como o grande rival.

    PR

  • Fredgbm
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:42 pm

    Pos eu tenho 36 anos e estou 100% de acrodo. Para quem vive em Lisboa ou arredores a rivalidade fará mais sentido ser entre Benfica e Sporting. No resto do país, sobretudo no Norte, a rivalidade é Benfica – Porto sem qualquer dúvida. Aqui no Porto poucos adeptos há do Sporting e a mim, como benfiquista custa-me muito mais perder um jogo com o Porto do que com o Sporting.

    • KingLeao
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:22 pm

      A maior rivalidade vai ser sempre entre Scp vs Benfica a um odio de estimacao entre estes dois clubes , agora em termos de titulos(Futebol) a rivalidade cai ser sempre entre Porto vs Benfica mas este ciclo acredito que vai mudar e muito .

      SL

    • Zé Maria
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:44 pm

      Fredgbm, o teu argumento cai por terra, pois até aceito que o Sporting no norte tenha poucos adeptos (apesar de discordar, pois sou sportinguista, vivo no norte e conheço muitos sportinguistas daqui), mas o Porto, fora do seu conselho não tem nem muitos nem poucos adeptos, Nenhuns!

    • José Silva
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:01 pm

      Concordo com o Fredgbm, acho que a rivalidade depende um pouco da zona de onde és (Norte: Benfica/Porto, Centro e Sul:Benfica/Sporting). É óbvio que momento/histórico recente das equipas, episódios temporários (ex: troca de Jesus da Luz para Alvalade) ou até declarações de dirigentes/jogadores podem inflamar um pouco os adeptos e alterar temporariamente as rivalidades.

  • Estive Lá
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:45 pm

    Pode ser a maior mas não é a mais genuína. Braga – Guimarães onde praticamente todas as duas cidades se mobilizam é muito mais interessante que o Benfica – Porto onde por exemplo metade dos adeptos nem sequer de Lisboa são.

    Por isso reitero que pode ser a maior, mas prefiro um Braga – Guimarães ou até um Porto – Boavista como antigamente.

  • André P. Santos
    Posted Janeiro 18, 2016 at 4:45 pm

    O Jonas nao esta errado, dado o ponto de vista de passado recente e titulos, mas existem diversos tipos de rivalidades, certamente que os mais versados no assunto saberao de casos concretos (na Premier league existem de certeza) de clubes que em termos de titulos podem ter menos mas sao os maiores rivais de sempre, essa sera uma rivalidade historica devido a serem clubes da mesma cidade, ou localidade, ou apenas porque sempre foram rivais. Depois existe a rivalidade devido a competitividade ano apos ano tipo Real-Barcelona em que sempre sao os 2 principais favoritos a ganhar a La Liga, e nos ultimos 20 (ou mais) anos essa rivalidade em Portugal tem sido Benfica – Porto, nada de errado nisso, e um facto, desde 2008-2009 so conseguimos um segundo lugar (salvo erro), agora como Sportinguista espero que o Sporting consiga intrometer-se mais nessa conversa este ano e nos proximos para vir. Saudacoes Leoninas

    • Kafka I
      Posted Janeiro 18, 2016 at 4:57 pm

      André Santos

      Se me permites, a rivalidade Real-Barça na minha opinião ultrapassa a simples questão competitiva, é também uma rivalidade com contorno politicos…Catalunha contra o poder central de Castela…inclusive já houve um Presidente do Barça assassinado pelas tropas de Franco e tudo…mas isso são outras histórias e eram outros tempos…

    • André P. Santos
      Posted Janeiro 18, 2016 at 6:56 pm

      Caro Kafka,
      Como disse no meu comentario, outros mais conhecedores dos detalhes saberao mais que eu, de facto o Real – Barca e um caso muito particular, mas estava apenas a referir-me ao facto de serem quase sempre estes dois, com uma intrusao a cada 5-10 anos a ganhar a liga.

  • Nuno S
    Posted Janeiro 18, 2016 at 5:05 pm

    Como benfiquista nascido no Porto, não podia estar mais de acordo com o Jonas. Mas a rivalidade Benfica – Porto tem muito que ver com razões extra futebol e não por o Sporting ser uma equipa que não está ao nível dos outros dois. Esta época a rivalidade Benfica- Sporting foi obviamente catapultada para um nível histórico: não só pela troca de treinador, como também pelas provocações semanais do BdC visando o Benfica.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 18, 2016 at 5:07 pm

    Sendo pragmáticos, e perdoem-me os sportinguistas, uma equipa que não é campeã há 14 anos não pode ser o maior rival de ninguém além de si própria.

    Ass: Rui Bastilhas

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:14 pm

      Concordo em parte Rui, mas acho que não pode ser assim tão linear… Sem dúvida que dado o passado recente existe uma clara rivalidade em termos de títulos, mas a rivalidade que mais ódios desperta continua a achar que é a Verde e Vermelha!

    • Zé Maria
      Posted Janeiro 18, 2016 at 5:46 pm

      Ok, a partir de agora só os clubes campeoes (e campeoes recentes atenção) é que podem ter rivais. Sporting, Milan, Arsenal ou Liverpool apenas são rivais de si próprios. O mesmo para Sevilla ou Valência.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 18, 2016 at 9:01 pm

      Os maiores rivais são aqueles que lutam e disputam os mesmos objetivos de cada competição. Nos últimos anos o Sporting e o Benfica, verdade seja dita, não disputavam os mesmos objectivos (eu sei que é difícil de o dizer, e não estou a ser arrogante). O Benfica disputava os mesmos objetivos do Porto e o Porto do Benfica, o Sporting lutava de maneira diferente, portanto é natural que a maior rivalidade seja Benfica-Porto.

      JD

  • RMC
    Posted Janeiro 18, 2016 at 5:12 pm

    Tenho mais de 50 anos e na verdade a rivalidade com o SCP já morreu há muito.
    Dizerem nesta época que a rivalidade se reacendeu é algo falácia, o que se reacendeu foram as picardias, muito derivadas das provocações constantes a que o presidente-adepto nos sujeita. Mas isso com o tempero da idade não passa de algo temporário, tão temporário quanto seja possível ao populista manter a "onda". Não dura acreditem. O Benfica já teve do mesmo. Não resultou e não durou.

    Alfinetando e mesmo só alfinetando – por favor não sintam isto como pessoal – como pode um Benfiquista sentir uma rivalidade com SCP superior à com o FCP, mesmo que por acaso o Sporting vença o seu 19º campeonato. O Benfica venceu o seu em 1972 há quase 44 anos. Acham mesmo que são tão rivais como o FCP?

    Saudações desportivas.

  • claudio perhat
    Posted Janeiro 18, 2016 at 5:17 pm

    E tem razão o sporting já fgoi, nos ultimos 10 anos benfica e porto são realmente clubes de topo a nível nacional e europeu e por isso naturalmente rivais

  • Anónimo
    Posted Janeiro 18, 2016 at 5:22 pm

    Eu enquanto benfiquista concordo totalmente com o que o Jonas disse, para mim nem sequer comparação tem a rivalidade com temos com o FC Porto que é uma rivalidade a todos os níveis (a nível de titulos nacionais e europeus, devido a grande dimensão dos dois clubes e o facto de ser uma rivalidade que envolve as duas maiores cidades do país, da mesma maneira que um Real-Barça, com as devidas diferenças é claro), enquanto que a rivalidade com o Sporting deve-se apenas ao facto de ser um derby entre clubes da mesma cidade e o facto de o Sporting também ser um dos grandes de Portugal, mas em termos de títulos e de dimensão dos clubes não existe comparação. O Benfica tem quase o dobro dos campeonatos do Sporting, para além do facto de o Sporting nunca ter passado os 8º final da LC.

    Apesar de esta ser a minha opinião, entendo que talvez para alguns benfiquistas da cidade de Lisboa, esta rivalidade assuma uma maior importância, mas não me parece que de modo algum suplante a rivalidade com o FC Porto.

    Bruno Monteiro

  • bpstp
    Posted Janeiro 18, 2016 at 5:23 pm

    Tenho 28 anos e lembro de acompanhar fielmente Benfica desde 98 e sempre senti maior rivalidade com Portistas do que Sporting. Talvez por serem melhores em Portugal e pelo Ódio que PdC tem pelo Benfica. Até ao ano passado o Sporting não me afectava, inclusive "apoiava" Marco Silva por ser Benfiquista e tio de um amigo meu, mas com a saída de JJ e BdC, pela primeira vez vejo mais Benfiquista a preferirem Porto ganhar ao Sporting. Portanto, aquilo que o Pistolas diz tem certo sentido se formos ver a história recente de campeonato Português mas este ano o paradigma alterou-se.

  • Flávio Trindade
    Posted Janeiro 18, 2016 at 5:50 pm

    O maior rival quer do Sporting quer do Porto é definitivamente o Benfica.
    Disso não hajam dúvidas.

    Quanto à maior rivalidade é tudo uma questão de perspectiva.
    Para os benfiquistas de Lisboa, será o Sporting, mas para os benfiquistas do resto do país é definitivamente o Porto.

    Sendo eu também um benfiquista portuense, como é lógico o maior rival será sempre o Porto.

    Tendo em conta os últimos anos também, logo as declarações de Jonas parecem-me acertadas.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 18, 2016 at 6:15 pm

    Tenho 41 anos e cresci no Minho. A maior rivalidade para mim foi sempre o Porto. Nunca vi o Sporting como rival. Quando há um Sporting – Porto normalmente torço pelo Sporting a menos que não favoreça o Benfica. Acho que a rivalidade entre o Sporting e Benfica é mais em Lisboa, onde vivo, e mais da parte dos sportinguistas que continuam a ver o Benfica como grande rival.
    MCL

  • cards
    Posted Janeiro 18, 2016 at 8:01 pm

    Totalmente de acordo com o Jonas Benfica e Porto são as duas maiores equipas de Portugal.

  • Antonio Carlos Carvalho
    Posted Janeiro 18, 2016 at 8:33 pm

    Está tudo doido? A maior rivalidade é do Porto-Benfica :) e? Sou sportinguista e estou-me completamente nas tintas, mais, até gostava que os Jornais Desportivos dessem mais importância ao Porto e menos ao Sporting…. mas não capa sim, capa não (e não me digam que não há motivos para falar do Porto, então não dava, só que não tem …) e espero que os Benfiquistas continuem só a olhar para o Porto… assim como os adeptos do Porto…. não liguem a "coisas" menores….
    SL

  • Pedro Sousa
    Posted Janeiro 18, 2016 at 9:37 pm

    Realmente desde que o Jonas cá está, a maior rivalidade que se viu com o Porto. Nem me venham falar de títulos porque com certeza o Jonas deverá ser bastante conhecedor da história do futebol português… pois, só que não.
    A maior rivalidade é com o Porto, pois é o mais disputado em termos de resultados desde que chegou. Já ao Sporting NUNCA ganhou e já vai em 3 jogos seguidos com derrotas mais que merecidas. Sejamos coerentes.

  • Pedro Gonçalves
    Posted Janeiro 18, 2016 at 10:21 pm

    Sou da AM Lisboa e para mim, a rivalidade, pelo menos a que eu sinto, é com o Porto. Eu e a maioria dos benfiquistas que conheço.

    Como sempre disse, odeio o FC Porto, do Sporting tenho pena.

    • Antonio Carlos Carvalho
      Posted Janeiro 18, 2016 at 11:25 pm

      Pena?!? é bonito.
      e depois gostava de ter mais benfisquistas, amigos, como tu! Porque não vejo um benfisquista, que não fale tanto do Sporting…raios
      Falamos no final…

Deixa um comentário