Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica: Gabriel com entorse no joelho e lesão no ligamento

Águias devem ir ao mercado? Há Andreas Samaris, que preencheu o espaço do brasileiro na época passada, Taarabt ou David Tavares, mas nenhum tem o mesmo perfil do ex-Leganés, ainda por cima uma dupla Samaris-Florentino condicionar muito os encarnados no momento da posse, principalmente por o português ser limitado no passe.

O Benfica informou que Gabriel sofreu uma entorse no joelho direito,  com lesão do ligamento lateral externo. As águias não revelaram o tempo de paragem mas o médio deve falhar pelo menos o Clássico frente ao FC Porto. Recorde-se que Gabriel na época passada sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo.

52 Comentários

  • Chico
    Posted Agosto 6, 2019 at 3:38 pm

    Discordo que o Florentino seja limitado no passe. Pode não arriscar muito, mas isso é uma questão de confiança e raramente falha. Quanto à lesão do Gabriel, é uma perda muito importante. Temos jogadores que oferecem algo semelhante com bola (Taarabt até é mais forte no passe vertical) e outros que oferecem algo semelhante na pressão alta (Samaris e, a um nível inferior, David Tavares), mas nenhum conjuga as duas vertentes de jogo como ele. Eu ia a jogo com Florentino-Taarabt, mas a escolha deverá recair em Tino-Samaris (pelo menos nos jogos mais difíceis).

    • Marcio Ricardo
      Posted Agosto 6, 2019 at 3:47 pm

      Por essa ordem de ideias o Fejsa também não é, afinal ele nunca falha um passe… É claro que o Florentino é limitado no passe. Raramente faz um passe a rasgar ou a desmarcar colegas, é quase sempre tudo para o lado e para trás. É como dizes, um jogador que não arrisca e por isso mesmo limitado sim. Quanto ao resto concordo.

      • Chico
        Posted Agosto 6, 2019 at 3:54 pm

        O toque da bola e a receção do Tino são muito superiores à do Fejsa. O Fejsa quando pressionado sempre teve dificuldades em receber e virar-se com tranquilidsde e era frequente perder bolas assim. O Florentino é muito mais calmo e tem outros recursos técnicos, sendo muito raro vê-lo perder bolas nas mesmas circunstâncias.

      • Bispo
        Posted Agosto 6, 2019 at 3:57 pm

        Não sei se ele é limitado ou não, visto que ele raramente ou nunca arrisca um passe mais longo ou a rasgar! Só quando ele começar a assumir esse “risco” é que vou saber se é limitado ou não!

      • Adnarim
        Posted Agosto 6, 2019 at 7:03 pm

        Não concordo. Das melhores qualidades (com bola) do Tino são, na minha opinião, a qualidade dos passes a quebrar linhas (é o que considero como passes a rasgar). No ano passado era dos que mais tentou o passe entre linhas, o Félix e o Pizzi fartavam-se de receber passes dele á entrada da área. Um exemplo rápido disso é o primeiro golo do Benfica no jogo da Supertaça. Aconselho a ver como o Tino põe a bola no Pizzi. É aí que se cria o desiquilíbrio. Já no passe longo concordo que não o arrisca tanto. No entanto, para mim, é o único “titular” do duplo pivot do Benfica. No próximo jogo colocaria o Taarabt.

        Cumps

      • Mantorras
        Posted Agosto 6, 2019 at 9:12 pm

        Ele nao arrisca, no sentido em que prefere esperar pelo passe seguro, mas sabe ler o jogo e meter essa bola vertical, quando o momento surge. Nao o considero um jogador fraco por isso, atte porquue certamente e isso que Lage lhe pede, porque Gabriel e muito forte a distribuir longo. Nao me matem por colocar aqui este ao barulho, acusando me de comparacoes ridiculas, mas por exemplo, Busquet e um jogador que raramente faz um passe muito longo, ou por alto… por norma, faz questao de ir trocando e lendo o jogo, para meter o passe “facil” vertical, se der e se nao der, jogar curto e/ou facil onde ha espaco, para a bola rodar rapido e obrigar o adversario a ajustar.

        Florentino e obviamente inferior a Gabriel no passe, mas nao o acho fraco nesse aspecto.

    • The Mo
      Posted Agosto 6, 2019 at 4:05 pm

      De facto ele não é limitado no passe, um jogador que raramente falha um passe não é que seja limitado.
      Limitado no passe é o Herrera, por exemplo.
      O Florentino não tem visao de jogo nem criatividade, isso sim, cada vez que recebe a bola o primeiro pensamento é “livrar-se dela” e o colega que estiver mais próximo que assuma a responsabilidade.
      É basicamente uma fotocópia do Fejsa, tem outras qualidades como o jogo sem bola, desarme ou antecipação.
      Jogadores deste perfil dificilmente evoluem neste aspecto, pelo menos não conheço nenhum caso semelhante, o Fernando do Porto era igual, e dizia-se que tinha de arriscar mais e podia evoluir e ficou sempre na mesma, o Já vi Garcia era igual e continua igual, o Fejsa era igual e continua igual, só para citar alguns casos mais conhecidos.

      • Xyeh
        Posted Agosto 6, 2019 at 4:47 pm

        O William de Carvalho no Bétis já faz passes mais longos, cá em Portugal era muitas vezes criticado por só fazer passes para o jogador mais próximo dele por isso acho que se pode dizer que evoluiu, quanto aos outros mencionados concordo, o Fernando é um dos meus jogadores preferidos mas quando arriscava num passe longo normalmente dava sh*t.

        • The Mo
          Posted Agosto 6, 2019 at 5:02 pm

          O William sempre teve uma qualidade de passe e visão de jogo muito acima da média, os haters dele com intenção de o desvalorizar diziam que ele só passava para o lado

          • Chico
            Posted Agosto 6, 2019 at 8:53 pm

            Da mesma forma que o Florentino tem sempre uma qualidade de passe bem acima da média. Um jogador que nunca falha um passe, mesmo quando pressionado, tem uma ótima qualidade de passe.

        • Fantantonio
          Posted Agosto 6, 2019 at 5:36 pm

          O passe longo sempre foi a melhor qualidade do William, nem se pode dizer que foi algo que aprimorou no Bétis sequer.
          Essas críticas eram infundadas porque até na seleção o William sempre foi um jogador preocupado em fazer passes verticais para queimar linhas, por isso é que acabou por sentar o Danilo definitivamente desde o Euro 2016.

          • Chico
            Posted Agosto 6, 2019 at 8:57 pm

            Eu adoro o William, mas não é frequente ele fazer passes longos, que até é uma opção bastante ineficaz na maioria dos casos e portanto de evitar. O William tem uma qualidade técnica assombrosa para um jogador com a estatura de ele e, como sabe proteger bem a bola e é calmo, é muito difícil perder a bola. Nesse aspeto, até é similar ao Florentino, mais claro que é um jogador mais experiente, maior (consegue proteger mais facilmente a bola e ganha tempo para definir melhor) e com uma visão de jogo mais aprimorada. Não é por acaso que se falou no interesse do Man City no Tino há uns tempos.

          • Fantantonio
            Posted Agosto 6, 2019 at 10:14 pm

            O WC fazer variações de flanco ou armar jogo de trás ou lançar contra-ataque com passes longos é frequente e normalmente fá-lo bem.
            Quanto ao Tino, não acho que tenha a ver. O Florentino arrisca menos, joga certinho e pode fazer passes entre-linhas quando a oportunidade surge, mas não arrisca tanto como o WC nem é tão vertical. Tem um raio de ação maior e disponibiliza linhas de passe aos colegas, mas não é propriamente a capacidade de passe a primeira coisa que me vem à cabeça quando penso no Tino, ao contrário do William e, de forma ainda mais flagrande, do Rúben Neves.

  • Teixas
    Posted Agosto 6, 2019 at 3:44 pm

    Acho o Gabriel um bom jogador, mas é algo molengão e acaba muitas vezes por meter-se em disputas de bolas propicias a lesões, já desde o ano passado vi isso. É um problema que acho que devia trabalhar mais.

    Tendo Samaris, Florentino, Gedson ou até Pizzi, não acho muito necessário ir ao mercado, até porque à partida deverá parar 5 semanas dizem.

    • N.S.
      Posted Agosto 6, 2019 at 4:12 pm

      De acordo com o primeiro parágrafo. Gabriel tem uma forma muito peculiar de proteger a bola e parece que não sabe usar o pé direito pondo-se em situações perigosas quando o adversário está em cima dele. Basta ver a lesão que sofreu em Abril frente ao Sporting.

  • Bispo
    Posted Agosto 6, 2019 at 3:54 pm

    Mais um azar bate à porta do Benfica e do Gabriel em particular! Mas assusta me um bocado a fraca rotação feita pelo Lage, faz substituições sempre tarde mesmo com os jogadores a apresentar fadiga, ainda este jogo, a ganhar 3 ou 4 devia ter rodado e só tirou o Gabriel porque se lesionou e o Pizzi que já estava visivelmente cansado! Acho que deveria mudar isso, temos muito boas opções no banco para fazer uma rotação inteligente sem que a equipa perca qualidade e dando oportunidade a todos… Mas provavelmente não vai acontecer porque o Lage já mostrou isso infelizmente! Mais casos destes vão acontecer certamente

    • Fabio Mendes
      Posted Agosto 6, 2019 at 4:03 pm

      Outra vez esta conversa?

      Tenho de discordar contigo.

      O Gabriel não se lesionou sozinho. A lesão ocorreu devido ao choque que ele teve num lance disputado com o Doumbia e não devido a fadiga muscular.

      Além disso, há uma equipa técnica muito boa no Benfica que sabe avaliar muito melhor que nós as condições físicas dos atletas e portanto se o Lage o deixou em campo é porque tinha capacidade física para estar.

      Por fim, já agora, diz-me a quantidade de “lesões graves” que aconteceram no Benfica desde que o Lage e a sua equipa técnica estão no comando técnico com a excepção da lesão do Gabriel em Maio?

      Cumprimentos.

      • Bispo
        Posted Agosto 6, 2019 at 4:52 pm

        Estava a falar mais sobre a fadiga no plantel, ou o ano passado praticamente não se abdicou da Liga Europa para os jogadores estarem ao máximo pro campeonato? Temos qualidade suficiente para fazer rotação e não se ter de abdicar de competições! Mais, quanto mais fadiga, maior probabilidade de jogador se lesionar visto que já não entra da mesma forma na disputa da bola! Mas o meu comentário era mais em relação à fadiga e não tanto às lesões! E sim, Há uma boa equipa técnica, mas é demais evidente que o Lage não é muito apologista de rotação, o ano passado foi constante as situações de só substituir nos últimos 10 minutos e quando se está a ganhar com boa margem acho que se deve rodar! Mas são opiniões

        • Fabio Mendes
          Posted Agosto 6, 2019 at 5:29 pm

          Penso que a falta de rotação na época passada aconteceu devido à escassez de soluções nas segundas linhas do plantel.

          Mas concordo contigo num aspeto. Lage deve rodar mais quando o resultado está seguro. Penso que este ano isso acontecerá com mais frequência pois a ideia é atacar todas as frentes para as vencer.

          • Bispo
            Posted Agosto 6, 2019 at 6:12 pm

            Exactamente, o ano passado não havia tantas soluções, principalmente no ataque! também espero que mude esse aspecto, mas daquilo que vi o ano passado e na Supertaça, fico a pensar que se calhar nada vai mudar! A ver vamos, espero me enganar

        • Mantorras
          Posted Agosto 6, 2019 at 9:49 pm

          Ainda e cedo para rodar. Os jogadores tem que cpmecar a jogar 90min regularmente para depois nao abafarem, no entanto, por ser o primeiro jogo podia ter rodado, porque deviam estar algo cansados… Quanto ao ano passado concordo contigo, e mais para a frente isso sera importantissimo.

        • Dca
          Posted Agosto 7, 2019 at 12:27 pm

          Acho que é óbvio porque é que o ano passado não rodamos. Não houve pré época e a oportunidade de TODOS os jogadores crescerem e jogarem muito. Com o campeonato em disputa era um risco enorme. Agora isso já não acontece. Tens Chiquinho, Jota, Taarabt, Samaris, Caio Lucas e Jardel em forma física e com ritmo de jogo para jogarem. É mais fácil colocares agora do que antes que sem pré época, arriscar um Taarabt ou um Jota era perigoso.

  • Nunop
    Posted Agosto 6, 2019 at 4:04 pm

    Taarabt é o mais próximo que temos do Gabriel. Perde-se imensa capacidade de pressão (Gabriel farta-se de recuperar bolas no meio-campo ofensivo) e passe longo mas ganha-se jogo entre linhas onde Taarabt é fantástico.

    Florentino-Samaris não resulta e no final da época passada passámos mal em muitos jogos por causa desta dupla. Jogava com Florentino-Taarabt.

  • Fabio Mendes
    Posted Agosto 6, 2019 at 4:06 pm

    Tendo em conta que a paragem é entre 4 a 5 semanas, à partida estará recuperado para a 5ª jornada di campeonato e para o início da fase de grupos da CL.

    Assim de repente, não podemos contar com o Gedson e Gabriel para dois jogos dificílimos contra Porto e Braga mas há sempre a dupla Samaris – Tino. David Tavares deverá ser integrado no plantel principal até os lesionados recuperarem e há sempre Taarabt e Fejsa de reserva para o miolo.

    No entanto, é sempre uma contrariedade tendo em conta que o Benfica perde dinâmica com a lesão do Gabriel.

  • N.S.
    Posted Agosto 6, 2019 at 4:18 pm

    O Gabriel destaque-se no passe longo mas perde muitas vezes a bola em zonas proibidas devido à sua lentidão e diga-se também um pouco de falta de jeito. No global não será uma grande perda. Gedson oferece coisas diferentes e o Pizzi pode ser o jogador para lançar em profundidade.

    • Pedrosdopereira
      Posted Agosto 6, 2019 at 5:42 pm

      Falta de jeito? Podem acusar o homem de muita coisa agora de falta de jeito… Ele perde muitas bolas simplesmente porque arrisca demasiado, no entanto são mais as vezes em que ele sai, literalmente, de cabines telefónicas do que aquelas em que perde a bola.

    • Mantorras
      Posted Agosto 6, 2019 at 9:50 pm

      Pizzi no meio? Nao obrigado.

    • Mantorras
      Posted Agosto 6, 2019 at 9:51 pm

      Nao, obrigado*

  • Secret B
    Posted Agosto 6, 2019 at 4:23 pm

    Mais do que reação à lesão do Gabriel, é uma questão de visão para o plantel da época 19/20. Porque o brasileiro é um jogador muito particular, que não tem ninguém parecido no banco/plantel. Já se sabia que não faria todos os jogos, agora é tentar perceber quem seria o elemento que o substitui no plantel. Pode-se falar de Gedson e David Tavares mas são muito mais de transições e menos posicionais. O ano passado depois do Lage assumir a equipa, para mim foi Gabriel+10. E a lesão dele coincide com o início do sofrimento. Para mim não houve coincidências. Talvez se entregue o papel ao Adel mas defensivamente vamos sofrer muito mais nos próximos jogos. E nos jogos grandes, provavelmente seja necessário mais um médio, algo como Tino-Samaris e Adel possivelmente, jogando com apenas um PL.

  • Eagle1991
    Posted Agosto 6, 2019 at 4:33 pm

    Adel será o substituto em jogos que seja necessário um maior pendor ofensivo. A dupla Samaris Florentino também me oferece garantias. Não me parece que seja necessário ir ao mercado.

    • Pedro Leal
      Posted Agosto 6, 2019 at 11:25 pm

      Concordo, ir ao mercado buscar um médio quando temos Florentino, Samaris, Fejsa (acho que devia sair, mas faz parte do plantel), Taraabt, Gedson e tendo ainda Pizzi ou Chiquinho em caso de necessidade extrema para fazer a posição do Gabriel, não faz muito sentido.
      Por mim contra o Paços jogava o Taraabt na posição do Gabriel ao lado do Florentino para termos um maior pendor ofensivo como referiste, visto que é um jogo acessível em nossa casa.

  • Miguel Carvalho
    Posted Agosto 6, 2019 at 4:43 pm

    Não é necessário ir ao Mercado por 1 ou 2 meses.
    Apesar de achar que é a posição em que no Banco não temos ninguém igual.
    Contra equipas de menor poder ofensivo pode jogar o taarabt, com equipas mais ofensivas fora da luz pode jogar o Samaris, por isso não à necessidade.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 6, 2019 at 4:49 pm

    Com 19 anos o Florentino tem todo o tempo do mundo para melhorar no capítulo do passe e na chegada a área. Se rematasse com a qualidade do Bruno Fernandes então o Florentino era menino para ser transferido por 500 milhões de euros

  • Zamorano
    Posted Agosto 6, 2019 at 4:59 pm

    Penso que é o momento “tudo ou nada” para Adel Taarabt…

  • Joao X
    Posted Agosto 6, 2019 at 5:00 pm

    Jogará o Taarabt.

  • Red Scorpius
    Posted Agosto 6, 2019 at 5:16 pm

    Parece-me que algo terá que ser feito ao nível do trabalho fisici em Gabriel. Os seus joelhos não estarão preparados para suportar o peso do tronco, principalmente quando sujeitos a cargas dos adversários.
    A sua forma de jogar também não ajuda, pois por vezes retêm demasiado a bola, protegendo-a com o corpo convidando os adversários a entradas mais agressivas. É uma situação recorrentes em Gabriel, pelo que irá ter mais paragens por este tipo de lesão.

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 6, 2019 at 6:00 pm

    Florentino e Samaris no duplo pivot com Taarabt e Chiquinho como opções para o inicio da época.

    Quanto a Florentino ser limitado no passe…discordo por completo.

    Jogar simples e não arriscar em passes estúpidos não quer dizer que se é limitado mas revelador de inteligência.

    Florentino joga simples, joga com base no passe curto e procura sempre a melhor opção.
    Aliás o facto de Florentino jogar desta forma faz com que o Benfica jogue sempre mais rápido e de a bola estar sempre a correr.

    • Marcio Ricardo
      Posted Agosto 6, 2019 at 6:29 pm

      O que distingue os bons jogadores dos grandes jogadores é que estes fazem coisas que os outros não fazem.
      Pra quem sabe, o risco é sempre calculado é o difícil se torna fácil. Jogar simples é pra quem não tem capacidade pra mais. O Pirlo manda um abraço.

      • Flavio Trindade
        Posted Agosto 6, 2019 at 7:04 pm

        Num país que tem uma liga que tem das mais baixas percentagens de passes certos da Europa, onde até a própria Selecção Nacional tem dificuldades em jogar em posse, ter um jogador que descomplique é uma bênção.

        Aliás na posição 6, Busquets que foi (e ainda é para alguns) o melhor 6 do mundo, usa e abusa do passe curto para não só manter a posse com qualidade mas também para dar velocidade ao jogo.

        Corre-se em demasia em Portugal quando na realidade quem tem que correr é a bola.

        São fundamentos base do futebol e das primeiras coisas que se ensinam no futebol de formação.

        Passe- recepção – manutenção da posse via trocas ao primeiro toque.

        E ainda assim há sempre espaço para Florentinos ou Busquets e para Pirlos ou Rúben Neves.

        • Chico
          Posted Agosto 6, 2019 at 8:51 pm

          O Busquets foi a primeira coisa em que pensei quando criticaram a qualidade de passe do Tino, que para mim é uma das suas maiores virtudes.

      • Tiago Silva
        Posted Agosto 6, 2019 at 9:54 pm

        É muito difícil jogar simples! Manter a bola sempre redonda e manter a bola a rolar no chão no desenvolvimento do ataque posicional não é para toda a gente. O Gabriel é importantíssimo em variar o jogo é desequilibrar com mudanças de flanco, mas é importante ter um elemento seguro que garanta a posse de bola. Não estou a dizer que o Florentino faz isso, até é um pouco limitado com bola, mas tem melhorado.

        Eu pessoalmente gostaria de ver o Taarabt no lugar do Gabriel e contra o Porto punha o Samaris e o Pizzi e o Rafa a jogarem muito por dentro e a serem eles a transportar a bola.

    • Analista Especialista
      Posted Agosto 6, 2019 at 7:28 pm

      Percebo a tua abordagem, mas discordo. En termos Dr passe Pêpê Rodrigues sim, é uma benção.

      • Chico
        Posted Agosto 6, 2019 at 8:52 pm

        O Pêpê é bom no passe, mas exagera no passe longo e acaba por ser frequentemente prejudicial à equipa nesse aspeto. Até é um aspeto a melhor no jogo dele. O Florentino é mais sóbrio nesse aspeto.

  • Analista Especialista
    Posted Agosto 6, 2019 at 7:31 pm

    Aparentemente é um atleta com bastante propenção a lesões ligamentares.

  • Pedro Leal
    Posted Agosto 6, 2019 at 11:21 pm

    Um duro golpe, o Gabriel é um dos jogadores mais importantes neste esquema do Lage e não há nenhum jogador que consiga oferecer tudo o que ele dá à equipa.
    Ainda assim acho que o Taraabt poderia ter aqui uma boa oportunidade de jogar no onze na posição do Gabriel, pois do que vi gostei e nota-se que é um jogador esforçado e que tem uma qualidade técnica acima de média. Portanto seria a minha dupla de meio campo contra o Paços seria o Florentino-Taraabt.

Deixa um comentário