Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica confirma saída de Lage mas acrescenta que ainda está a negociar a rescisão

Quem deve ser o substituto? Esta saída só peca por tardia (foi um erro histórico Vieira não ter demitido Lage em Março, quando já estava numa série de apenas uma vitória em oito jogos), e agora o timing não podia ser pior. Por um lado nomear um treinador para entrar a 5 jogos do fim, com a equipa desfeita em termos anímicos, pode proporcionar uma entrada com o pé esquerdo, mas por outro ainda há um segundo lugar para segurar e uma Taça para conquistar, o que poderá ser mais complicado de alcançar para um adjunto ou técnico de uma equipa B ou sub-23.

O Benfica comunicou à CMVM que está a tratar da rescisão de Bruno Lage com efeitos imediatos: “A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, que está a negociar um princípio de acordo com o treinador Bruno Miguel Silva do Nascimento (Bruno Lage) para a rescisão do contrato de trabalho desportivo com efeitos imediatos”, informaram as águias. Lage deixa assim o banco dos encarnados depois de duas derrotas seguidas e uma série de apenas dois triunfos nos últimos 13 jogos. Recorde-se que o técnico, de 44 anos, na época passada levou o Benfica à conquista do campeonato, sendo que começou 2019-20 a vencer a Supertaça, mas com a mudança do ano os resultados começaram a descambar.

93 Comentários

  • Nazgul
    Posted Julho 1, 2020 at 7:08 pm

    O ciclo do Lage fechou-se e não havia mesmo mais condições, tudo no nosso futebol era sofrível desde a defesa, ataque, bolas paradas, garra, intensidade …

    O problema é que no pack do Lage falta incluir:
    Pizzi
    Jardel
    Conti
    Lema
    Tomas Tavares
    Ebuehi
    Tino
    Fesja
    Cervi
    Esferovite
    Zivkovic
    Jota
    Caio
    Cadiz
    Dyego sousa

    Precisávamos como se tivéssemos no FIFA ou FM mandar metade embora e comprar uns 5 com qualidade!

  • Caxineiro
    Posted Junho 30, 2020 at 11:33 pm

    Tenho curiosidade acerca do que Jesualdo Ferreira poderia oferecer, principalmente no aspeto do desenvolvimento de jovens como Jota, Florentino, Nuno Tavares, etc…

    • Joga_Bonito
      Posted Junho 30, 2020 at 11:46 pm

      Jesualdo Ferreira depois da forma como se comportou no Benfica e no pós-Benfica? Nunca! E saiu em litígio com Vieira, esse é certinho que não volta.

  • TBL
    Posted Junho 30, 2020 at 8:11 pm

    Não concordo que o Lage devesse ser despedido em março. As limitações estavam à vista de todos, mas a paragem poderia ter ajudado de um ponto de vista físico e anímico e isso podia ter sido game changer. Não foi. Na minha opinião, o momento certo teria sido depois do Portimonense, quando se percebeu que a equipa não ia a lado nenhum mesmo no pós-pandemia.

  • Zamorano
    Posted Junho 30, 2020 at 6:55 pm

    O negrito resume perfeitamente a alhada em que esta direcção meteu o Benfica.
    Renato Paiva para o que resta da época. Marcelino Toral para 20/21 seriam as minhas apostas.

    (a nível nacional tenho imensa curiosidade em perceber o que Ivo Vieira ou Vítor oliveira poderiam Fazer num grande mas são apostas arriscadas naquele que é provavelmente o pior momento desportivo do SLB nesta década)

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 30, 2020 at 5:05 pm

    O problema é que o Renato Paiva também não se vai querer queimar. Imaginemos que pega na equipa que está num estado anímico horrível e perde o 2º lugar e a Taça… Acham que os adeptos não lhe iriam fazer a vida negra nos tempos seguintes? Com que moral iria ele voltar à equipa B??

    Faz lembrar quando o Luís Castro teve que deixar a equipa B do Porto para acabar a época do Paulo Fonseca e correu tudo muito mal e no ano seguinte lá teve que engolir os sapos todos e continuar com o selo de treinador incapaz na equipa B por mais alguns anos…

    Caso Renato Paiva saia da estructura do Benfica deveriam ir buscar para a equipa B o Jorge Maciel (adjunto do Lille) que estava a fazer um trabalho fantástico nos sub23.

  • João Pinto
    Posted Junho 30, 2020 at 4:39 pm

    Uma lufada de ar fresco neste lamaçal que é o futebol português. Quero começar por agradecer pela conquista do campeonato transato e por aquilo que de bom deu ao clube num momento de instabilidade gigante com a saída de Rui Vitória. Fui uma das muitas pessoas que o venerou depois daquilo que fez a época passada (foi ganhar ao Dragão e a Alvalade com uma personalidade que nunca tinha visto numa equipa do Benfica, atropelou por 10-0 o Nacional e a equipa teve de facto momentos muitos bons). Foi sempre correto com toda a gente e teve sempre um postura genuína com todos, merecendo um agradecimento pelo autêntico milagre que foi a conquista do campeonato da época passada.

    Apesar disso, na minha opinião, não tem há uns meses condições para continuar depois de uma época completamente abaixo das expetativas em todos os objetivos que o clube tinha. Na Champions não cumpriu os objetivos, na Liga Europa foi eliminado por uma equipa em pré-época e a jogar num estádio neutro que a meu ver é inferior, na taça da liga foi eliminado na fase de grupos com 3 empates, sobrando uma taça de Portugal onde nos apurámos para o Jamor depois de dois banhos de bola do Famalicão e um campeonato onde mesmo tendo efetuado uma excelente primeira volta se sentiu na maior parte dos jogos que o futebol praticado era insuficiente e a qualquer momento a sorte que nos permitiu ter 16 vitórias em 17 jogos ia deixar de existir. A meu ver, perder o balneário com a aposta em algumas vacas sagradas e no encostar de alguns elementos que erraram bem menos do que aqueles que têm sistematicamente lugar cativo no 11 inicial. Isto, a juntar à péssima leitura do jogo que tem onde mata a equipa sistematicamente em todas as substituições que faz foi a morte do artista.

    Claro que existe sempre competência em quem consegue fazer o que Lage conseguiu, mas qualquer equipa estará mais perto do sucesso quanto melhor futebol praticar. De qualquer maneira, tenho pena que um treinador com o qual me identifico e que sempre foi correto seja escorraçado do clube sem que em qualquer momento tenha sido defendido pela estrutura, sendo usado como um mero peão para camuflar a péssima abordagem estratégica e a ausência de um projeto desportivo nos últimos 3 anos por parte da direção.

    Quanto a nomes e assumindo que Pocchetino e JJ me parecem irrealistas, espero não ver uma aposta em Emery. Luis Castro e Paulo Fonseca também não me parece que aceitem abandonar os projetos onde estão inseridos, restando Paulo Sousa e Marco Silva que me parecem insuficientes para um clube que diz querer ser grande na Europa. A juntar isto, não consigo ver um treinador com capacidade para ser uma mais-valia no imediato a aceitar entrar nesta equipa que está completamente destruída animicamente a faltar 5 jogos e uma final de taça para o fim da época, pelo que sou a favor de um treinador interino (Renato Paiva) nestes 6 jogos para assegurar o segundo lugar (que não me parece de todo que esteja assegurado) e tentar vencer a taça a um Porto que não é nenhum bicho papão mas que em termos de atitude dá 10 a 0 a este plantel de pseudo-vedetas que muito possivelmente fizeram a cama ao treinador. A partir daqui, que se contrate um treinador no verão e se prepare a próxima época com pés e cabeça, em outubro cá estaremos para dar (ou não) um novo rumo ao futuro do Benfica.

  • P. Pereira
    Posted Junho 30, 2020 at 4:08 pm

    Ter mandado o Lage embora em Março podia ter evitado esta situação uma vez que tinha mais tempo para arranjar treinador e podia começar a trabalhar durante a quarentena ambientado-se para depois começar forte na retoma… Ai o Vieira renovou o contrato do Lage de 2023 para 2024 em Dezembro? Ah…pois, se calhar não convém despedir um treinador que renovou 3/4 meses antes…

  • DNowitzki
    Posted Junho 30, 2020 at 4:05 pm

    Lage nunca mostrou qualidade suficiente para treinar um Benfica. Os dois jogos em Guimarães provaram-me isso e disse-o aqui. Ganhou por 1 a 0 em ambos, com um golito caído do céu e depois permitiu que o Vitória se instalasse no ataque, massacrando o SLB. Para mim, ficou aí carimbado como treinador.
    Se excetuarmos a ida ao Dragão, sempre que o Benfica joga com um clube acima da média, sofre e tem uma postura cobarde.
    Acresce a forma como foi eliminado da Taça de Portugal frente ao Sporting (aquele jogo em Alvalade é miserável e só poderia dar no que deu), na Taça da Liga este ano, na Liga Europa o ano passado (inenarrável!), na Liga dos Campeões e Liga Europa este ano. Estava tudo lá, bem à mostra, mas, enquanto se ganha, com mérito, sorte ou azar, só se tecem loas.
    O próprio percurso no campeonato em 2019-2020 deveria ter feito soar as campainhas, mas, lá está!, enquanto se ganha, está tudo bem. Só que o Benfica não jogava um chavo e ganhou vários jogos com o credo na boca.
    Esquecemos-nos também que, o ano passado, a partir de certa altura, Félix e um Jonas a 50% resolveram problemas atrás de problemas. Este ano, ficaram os craques da quinta do Pizzi e deu no que deu.

    Digamos que só a dimensão do desastre me deixou espantado, porque o desastre em si era mais do que expectável.

    • Freitas
      Posted Junho 30, 2020 at 6:04 pm

      Concordo com tudo.
      Os sinais estavam lá, a super estrutura que está 10 anos à frente é que não percebe nada de bola.
      Amadorismo total.

  • Ss
    Posted Junho 30, 2020 at 4:00 pm

    O Peseiro vai agarrar nesta equipa e vai ganhar a taça e ser campeão! Leram aqui a primeira vez!

  • Ryovanni
    Posted Junho 30, 2020 at 3:48 pm

    Tendo em conta o atual momento que o clube vive, deixo aqui uma lista de nomes interessantes para assumirem o cargo interinamente, com possibilidade de renovação por uma época:

    – Petit: tem clube, mas é benfiquista ferrenho e não deve ser difícil de tirá-lo do Belenenses, que já tem a manutenção praticamente garantida. Com ele é certo que não descem de divisão;
    – José Peseiro: está livre e tem experiência em outros grandes clubes do futebol português;
    – Manuel José: está livre e nunca disfarçou o seu desejo de retornar ao Benfica;
    – Carlos Azenha ou Acácio Santos: dois grandes teóricos da TV, que teriam a oportunidade de aplicar todo o seu conhecimento em prática num grande clube;
    – Jorge Gabriel: tem conhecimentos no mundo da televisão, algo positivo para a boa imagem junto da comunicação social, e tem uma voz carismática que poderá ser importante para o levantamento da moral dos jogadores.

    Cumprimentos a todos.

  • Outsider
    Posted Junho 30, 2020 at 3:40 pm

    Vou ter de discordar do visão de mercado. Parece consensual que os clubes de futebol têm, em geral, demasiado pouca paciência com os treinadores e que a estabilidade num clube é subvalorizada. Ainda esta semana houve um artigo que falava na paciência que o Liverpool teve com o Klopp e como isso acabou por compensar. Ao mesmo tempo, parece-me que existe uma enorme falta de perspectiva a quem diz que Lage deveria ter sido despedido em Março. Obviamente agora é fácil dizer que o Liverpool fez bem em manter Klopp. Mas no final do seu 3.º ano, após um grande investimento e sem qualquer título, havia também muita gente que o despediria.
    Quero lembrar que em Março o Benfica era favorito a ganhar a liga e se encontrava na final da taça. Claro que hoje, e principalmente no final da época, será fácil falar, mas não é tão certo assim que os despedimentos são o melhor caminho ao fim de meia dúzia de jogos menos bem conseguidos. Há que perceber onde está realmente o problema. O Liverpool percebeu que precisava de um guarda redes e de um central de outro mundo. Talvez o Benfica precise de um lateral e um guarda redes extraordinários. Aqui não posso deixar de criticar a contratação de weigl. Parece claro que foi mais um aproveitar de oportunidade do que uma necessidade. E foi após a sua contratação que a equipa descambou. É preciso ter muito cuidado para não desestabilizar um plantel ganhador a meio do ano.
    Por fim, quero dizer que a época está encaminhado mas ainda não acabou. Se o Porto perdeu 5 pontos nos últimos 5 jogos, quem diz que não perde 7 pontos nos próximos 5? (Fui o único que vou o jogo contra o Paços?!)

    • Malloy
      Posted Junho 30, 2020 at 5:01 pm

      A decisão devia ter sido tomada logo depois do jogo com o Braga ; teria sido a altura certa para o fazer , pois o Benfica já há muito que se arrastava

    • El Bandido
      Posted Junho 30, 2020 at 4:34 pm

      Sim, má o Klopp no seu 3o ano foi só à final da liga dos campeões… Não ganhou qualquer título mas a equipa praticava um bom futebol e vai-se bem que com um pouco de estabilidade e consistência os títulos apareceriam…

    • DNowitzki
      Posted Junho 30, 2020 at 3:52 pm

      O Benfica já não jogava um pêlo muito antes da chegada do alemão, um dos poucos que tem jogado futebol naquela manta de retalhos.

    • Post Author
      Visão de Mercado
      Posted Junho 30, 2020 at 3:48 pm

      Em Março o Benfica já não dependia de si para ser campeão, como é que era o principal favorito?

      • Outsider
        Posted Junho 30, 2020 at 4:12 pm

        Obrigado pela correção, queria dizer “um favorito” e não “favorito” (estava a 1, 2 pontos do Porto? Não considero que Lage esteja “obrigado” a estar em primeiro destacado, pois o Benfica não é um PSG)
        De qualquer forma, o ponto principal do meu comentário é acerca da precipitação que existe na tomada da decisão de despedir um treinador sem haver uma análise profunda do porquê de a equipa estar a jogar menos bem.

  • Manchester Is Red
    Posted Junho 30, 2020 at 3:14 pm

    O Benfica vai ao Dragão a 8 de Fevereiro, com 1 derrota em todo o campeonato e 0 empates.

    9 jornadas depois, o Benfica conta com mais 3 derrotas e 4 empates e 2 vitórias.

    Em 20 jornadas, ganhou 19 jogos. Nas 9 subsquentes, ganhou 2.

    Vai correr muita tinta, mas receio que o mais importante de esclarecer não vai ser tocado.

    O Benfica não jogava propriamente bem, mas chegou à 20ª jornada a ganhar “sempre”. O que mudou depois do jogo com o Porto?

    • Fim da oligarquia
      Posted Junho 30, 2020 at 9:14 pm

      Para mim não tem a ver só com sorte ou falta dela.Mas quando atinges resultados e estes não são correspondentes com o futebol que praticas significa que estás a um ligeiro sopro de que a casa caia porque quando vêm as derrotas deixas de ter os resultados e também não tens o nível exibicional para suportar o que estás a fazer.
      Foi isso que aconteceu. Perdeu-se com o Porto e ainda por cima no calendário vinha logo a seguir o Braga. Foi a tempestade perfeita. O que impressiona é a brutalidade da queda mas os péssimos sinais estavam todos à vista, basta ver a exibição com o Porto na Luz que é das piores da história contra um dos piores Porto em que nem um remate acertamos na baliza.

    • El Bandido
      Posted Junho 30, 2020 at 4:40 pm

      Notei uma queda anímica brutal após esse jogo no dragão… Para piorar a situação, apanharam o Braga a jogar bem e motivadíssimo logo a seguir, e depois disso a eliminação da liga Europa foi o último prego no caixão.

    • Antonio Clismo
      Posted Junho 30, 2020 at 4:27 pm

      A entrada de Weigl na equipa.

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 30, 2020 at 6:13 pm

        Claro, não tem que ver com um Ferro a quem deu um síndrome Paulo Madeira não? Sempre os estrangeiros os culpados, já cansa!

      • Malloy
        Posted Junho 30, 2020 at 5:04 pm

        A entrada de Weigl na equipa não tem nada a ver ; o futebol exibido pelo Benfica há muito que roçava o medíocre …disfarçava com vitórias porque havia confiança ; a derrota com o Porto pôs tudo a nu e a com o Braga confirmou a descrença …a partir daí E sem confiança voo sempre a descer . O mesmo aconteceu com o Porto a época passada e nem o Lage nem o Conceição conseguiram dar a volta

    • MuchoG
      Posted Junho 30, 2020 at 3:35 pm

      Penso que a sorte é um elemento muito importante, mesmo nessa série de 19 jogos ganhos em 20 disse muitas vezes aqui que o Benfica não jogava bem e que era permeável defensivamente, mas uma grande primeira volta de Odysseas e falta de acerto do adversário iam impedindo os golos.
      Isso acabou por volta de Janeiro, mesmo antes desta série tivemos um jogo com o Aves em casa onde podíamos muito bem ter começado a perder 0-2, e isto contra uma das piores equipas na primeira liga nos últimos anos. Gosta-se muito de falar que o motivo foi a lesão de Gabriel mas não se lembram que no preciso jogo em que o brasileiro se lesionou o Benfica levou um banho de bola em casa com o Famalicão, depois veio o jogo do Porto e começou esta série de jogos desastrosa.
      Isto depois começou um efeito bola de neve que Lage não conseguiu parar, a permeabilidade defensiva mostrada durante toda a época começou a resultar em golos sofridos e os resultados começaram a não aparecer. Lage não tinha opções no banco para rodar jogadores em baixo de forma logo teve de manter sempre o mesmo 11.
      Mesmo depois do regresso, o jogo de ontem e do Tondela se tivesse sido jogados em Outubro o Benfica tinha despachado o jogo em 30 minutos, mas neste momento não há qualidade, sorte, nem capacidade do treinador em virar este mau momento.

      • Manchester Is Red
        Posted Junho 30, 2020 at 3:53 pm

        Percebo e concordo com quase tudo.

        No entanto, custa muito “engolir” que isto tudo se explica por a “sorte acabou”. 19 jogos em 20 não pode ser só sorte.

        A equipa não jogava bem, mas quando carregava nos adversários, era sempre mais do que suficiente para ganhar sem problemas.

        Isto não se desliga do nada, como se fosse um interruptor.

  • renatopedra
    Posted Junho 30, 2020 at 3:13 pm

    Um nome que gostava que viesse treinar o Benfica e que ainda não foi levantado seria o de Xavi. Seria um upgrade em relação ao Dubai, teria a oportunidade de ter um teste para se preparar para o banco do Barça.
    Teríamos um futebol envolvente, seria mais fácil atrair jogadores estrangeiros pelo nome do treinador e talvez fosse interessante para fazer uma ponte com jovens da academia do Barça que não estão a ser aproveitados neste momento e que têm muita qualidade.

    Alternativas Luís Castro e Marcelino Torral.

    • Outsider
      Posted Junho 30, 2020 at 3:49 pm

      Não tinha pensado no Xavi (ainda o outro dia refleti acerca da dificuldade que um clube português tem em atrair bons treinadores, sendo “obrigado” quase sempre a arriscar), mas acredito que tem tudo para ser um enorme treinador (era o jogador que melhor entendia e praticava o sistema de jogo que mais dominou a Europa da história recente, o barça de guardiola), sendo que o Benfica reúne as condições que lhe poderiam interessar: uma academia excelente, disponibilidade financeira, participação na liga dos campeões e luta por títulos. O facto de não pertencer a uma big 5 pode ser vantajoso pois dar-lhe-á a ideia que não está debaixo dos holofotes e que, portanto, pode evoluir ao seu ritmo para depois assumir o banco do Barcelona (aqui poderá ter uma surpresa quando chegar e conhecer os adeptos menos pacientes do clube). Se eu fosse benfiquista estaria entusiasmado com este nome, sem dúvida

    • Bispo
      Posted Junho 30, 2020 at 3:36 pm

      Testes nesta altura??? Precisamos de um treinador a sério, não de projetos!

      • renatopedra
        Posted Junho 30, 2020 at 4:18 pm

        Ainda este ano foi convidado a treinar o Barcelona, parece-me um teste mais exigente que o Benfica, por ser um crónico candidato a vencer a Liga dos Campeões.

      • renatopedra
        Posted Junho 30, 2020 at 4:17 pm

        Ainda este ano foi convidado a treinar o Barcelona. Parece me mais exigente que o Benfica.

  • RuiCosta10
    Posted Junho 30, 2020 at 2:56 pm

    Engraçado como o Benfica começar a descer acentuadamente de forma a partir do momento em que Pedrinho é falado e confirmado como reforço. É como se alguém com peso no plantel não quisesse perder o seu lugar na equipa.

    • Antonio Clismo
      Posted Junho 30, 2020 at 4:29 pm

      Pedrinho é inferior ao Caio Lucas.. Quem é que teria medo de perder o lugar para um jogador destes?

      O surpreendente aqui foi a forma com que o Benfica decidiu dar 20 milhões por esse jogador só para fazer capas de jornais e para demonstração de força no mercado…

      • RuiCosta10
        Posted Julho 1, 2020 at 2:45 pm

        Já o viste jogar? Deves saber mais que os olheiros do Benfica. Se calhar temos de ir buscar um jovem da equipa B ou juniores para meter o Pizzi no banco. Já concordas com isto?

    • Bispo
      Posted Junho 30, 2020 at 3:36 pm

      Portanto começa a jogar mal para não perder o lugar na equipa??? Tem lógica… Da batata!

      • RuiCosta10
        Posted Julho 1, 2020 at 2:43 pm

        Jogar mal o Pizzi já vinha a jogar ao tempo. Mas assim consegue correr com o treinador que deu o aval à contratação. Esta “teoria” explica o porquê de Lage já na recta final apostar num jogador que esteve tanto tempo queimado como o Zivkovic.
        Não explica tudo o que tem acontecido ao Benfica, mas explica algumas coisas.

      • DNowitzki
        Posted Junho 30, 2020 at 3:54 pm

        Estou contigo! Há «argumentos» que a malta precisa de ver luzes para compreender.

  • O Comendador
    Posted Junho 30, 2020 at 2:45 pm

    Não é o timming perfeito, mas o Benfica é um grande clube e não tenho dúvidas que vão encontrar um treinador.
    No passado diria que Lage teria um grande futuro pela frente, hoje em dia já não arrisco previsões, mas fico curioso em relação ao seu futuro como treinador.

    SL

    • Joao Silvino
      Posted Junho 30, 2020 at 3:26 pm

      Irá para o Atlético de Madrid ganhar a Champions com JFelix a ganhar a Bola de Ouro.

    • Richrad
      Posted Junho 30, 2020 at 3:21 pm

      Tem perfil para pegar num desafio em imediato no estrangeiro, nomeadamente na Championship. O mesmo tem já essa experiência com Carvalhal e acredito que possam surgir interessados.
      No entanto… perante o elevar ambicioso que Salvador quer para o seu Sp.Braga, Bruno Lage poderia ser o homem certo para o tal projeto. A meu ver Custódio não tem condições para tal.
      Qualquer uma dessas opções que dei, em nada colocam como passo atrás na carreira de um treinador que teve “a felicidade” de já ter sido campeão nacional.
      Paulo Fonseca no FC Porto teve também uma má experiência e está neste momento num histórico italiano.

      • O Comendador
        Posted Junho 30, 2020 at 3:55 pm

        De acordo, mas o Paulo Fonseca já tinha mostrado serviço no Paços, na Primeira Liga e voltou a uma cidade e clube que já conhecia bem. Lage não… será sempre uma incógnita e não sei se o Salvador o considera o homem certo para o lugar. Além do salário que já não deverá ser acessível.
        Em relação ao Custódio ainda é cedo. Tem ideias diferentes de Amorim mas é impossível atestar a sua competência com tão poucos jogos.

        SL

  • Nickles
    Posted Junho 30, 2020 at 2:44 pm

    Hoje saiu que o Pochettino recusou o Benfica. Como assim? Estou incrédulo. Como é que um treinador que recusou a Argentina, o Milan ou o Real não quer vir para o Benfica? Não se percebe.

    Quanto ao Lage, espero que lute até ao último tostão a que tem direito. Eu faria o mesmo.

    • Bispo
      Posted Junho 30, 2020 at 3:42 pm

      Então se o teu patrão te renova o contrato com um salário muito mas muito muito mais generoso porque trabalhavas bem e depois desse contrato começas produzir menos… O teu patrão decide despedir te porque não produzes a bem dizer nada e dás prejuizo a empresa! E mesmo assim merecea receber tudo??? Então quer se dizer, O patrão valoriza O teu trabalho com um aumento do salário e tu fazes tudo mas mesmo assim merecea receber tudo??? O único mal foi O patrão (direção do Benfica) ter confiado e valorizado no teu trabalho (Lage nesta situação)… Deixa que te diga, não queria ter te como empregado!

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 30, 2020 at 6:15 pm

        E quem garante que a Lage foi dado tudo o que queria? Que teve o apoio e condições que pediu? Essa é que é essa! Por isso, sim deve pedir tudo o que tem direito e assim se aprenda a não se fazerem contratos tão longos, sobretudo com treinadores ainda verdes.

  • chuta dai
    Posted Junho 30, 2020 at 2:41 pm

    Primeiro agradecer a Lage pelo o seu empenho e pela conquista do campeonato da epoca passada que só foi possivel graças a ele. Agora para o seu lugar dentro das opções possiveis Marcelino Toral seria bom tanto como L.Jardim. Mas se nenhum desses 2 for possivel, eu optaria por Vitor Oliveira. O actual treinador do Gil Vicente vai ficar livre, é um treinador que em termos de treino é bom, consegue quase sempre fazer muito com pouco recursos. Na 2ª liga ja demonstrou inumeras vezes que quando tem o melhor plantel não falha e é um treinador que ja merece a sua opuertunidade numa equipa grande. Vitor Oliveira seria a minha escolha.

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 30, 2020 at 2:38 pm

    Já se falou muito no assunto, já se culpabilizou quem tinha que se culpabilizar.

    Há uma coisa que contudo não me sai da cabeça, porque não acredito que alguém vá do muito bom ao péssimo tão depressa…

    O que falhou, e o que está a falhar dentro do balneário do Benfica?

    Porque parece-me evidente que isto vai bem mais além do que as deficiências técnicas de Lage, e a (não) aposta no plantel por parte de Vieira.

    Sim, poderia ser o factor Félix como muitos já disseram. Faz algum sentido.

    O que não faz sentido é que já sem Félix o Benfica fez a melhor pré época de que há memória e que trucida o Sporting na Supertaça a jogar óptimo futebol, e que ganha uma vantagem de 7 pontos sobre o rival directo.

    Tudo isto foi neste campeonato…

    Outra coisa que me faz imensa estranheza continua a ser o jogo com o Porto em casa, que continuo a achar que marcou o princípio do fim.

    Se é sempre possível explicar uma má exibição de 3 ou 4 jogadores, uma invenção táctica do treinador, erros de abordagem seja o que for, é super complicado e ainda hoje não tenho explicação para uma total apatia colectiva. Naquele jogo, ninguém compareceu…

    E o que se sucedeu nesse jogo, voltou a suceder-se em muitos outros jogos desta fase negra.

    Falta de empenho, falta de vontade e falta de liderança.

    Ou seja, por muitos que tenham sido os erros de Lage (e foram vários) acredito que aconteça com ele o mesmo que aconteceu com Paulo Fonseca.

    Não era Paulo Fonseca que é bom agora e pior na altura, é que toda a conjuntura conspirou contra desde jogadores a direção.

    Paulo Fonseca não aguentou a pressão psicológica, baixou o nível, e hoje em dia é um treinador bem mais preparado do que era quando assumiu o Porto. Não pior ou melhor mas mais preparado.

    Tenho para mim que acontecerá o mesmo a Lage. Estou mesmo curioso para seguir o seu futuro percurso.

    Agora, é factual. Lage não está preparado psicologicamente para um desafio desta dimensão.

    Veremos se esta ideia sobre o seu futuro vinga…

    Agora, mais do que o nome sonante, ou o capta votos eleitoral, o Benfica precisa de um líder no banco.

    Um líder incontestado, e cuja “apatia e falta de vontade” de alguns jogadores não seja suficiente para incomodar.

    Por muito que já tenhamos falado e escrito sobre as mais do que evidentes lacunas de Lage e Vieira em todo este processo, não é difícil para ninguém depois de tudo isto, perceber que o plantel precisa de uma vassourada e de uma injeção de liderança brutal.

    Como isso dificilmente vai acontecer, porque ninguém pega nos ditos líderes de balneário, a liderança terá que vir do banco.

    Curioso vai ser ver este mesmo plantel com Renato Paiva à frente até ao fim da época cuja diferença de estilo para Lage é como da água para o vinho…

    • Freitas
      Posted Junho 30, 2020 at 6:22 pm

      Os sinais estavam lá todos.
      É verdade que fomos campeões mas acabamos o campeonato com exibições fraquinhas e com o coração nas mãos.
      Houve uma altura em que o Félix baixou o seu rendimento e reflectiu-se imediatamente na equipa.
      A eliminação com os alemães na liga europa foi coisa de amadores.
      A eliminação da taça de Portugal.
      A super taça enganou muita gente mas jogamos contra um Sporting que estava morto, os jogadores arrastaram-se em campo e mesmo assim tiveram as primeiras oportunidades do jogo.
      A pré-época correu bem em termos de resultados mas em jogo jogado deixou muito a desejar, recordo o jogo com uma equipa mexicana em que foram bolas à trave e à barra e no final o Lage estava todo contente.
      Há um jogo no início da liga contra o Paços, salvo erro, em que não jogamos um caracol, vencemos por três ou quatro golos em contra ataque nas únicas oportunidades que temos e no final o Lage fala em grande exibição.
      Quando perdemos com o Porto em casa foi cair na realidade, equipa fraca, sem Félix e sem Jonas.
      Jogadores banais, aburguesados e sem classe para jogar no Benfica.
      O Lage não ajudou, fico mesmo com a sensação que ainda não percebeu o que se passa.
      Está mesmo convencido que tinha ali um grupo de grandes jogadores….

    • Joga_Bonito
      Posted Junho 30, 2020 at 6:21 pm

      Excelente comentário. Sobre essa queda abrupta junta-se outro factor estranhíssimo! Nuno Tavares foi aí tirado depois de ter dado casa, mas aí defendeu-se e bem que era um puto e ainda por cima numa posição adaptada. A partir daí Nuno nunca mais foi opção, mesmo com um Grimaldo em modo avenida e só quando ele se lesionou é que foi titular. Apesar de me parecer que Nuno dará apenas um bom jogador (excelente cruzamento mas muitas deficiências técnicas impedem algo mais) fazia bem mais que um Grimaldo que só enterrou na época e já nem acrescenta na defesa. Esse apagamento do Nuno das convocatórias, a não aposta em mais jogos em Jota, a incompreensível saída de Conti e Lema, o “caso Samaris” desde o início da época em que o jogador que junto com Jardel tem mais mística nem jogava e já no ano passado a desaparição de Zivkovic, tudo isto nunca foi explicado. O Benfica tinha mais qualidade que poderia ser aproveitada e suicidou-se com as apostas que fez.
      Talvez um dia se saiba.

    • Bispo
      Posted Junho 30, 2020 at 3:44 pm

      É algo que me faz confusão também! O porquê desta descida abrupta! Do feliz não pode ser por mesmo a jogam mal, O Benfica teve mais de metade da época 1 e a ganhar quase todos os jogos da Liga! Mas de um momento para O outro… Foi este desastre!

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Junho 30, 2020 at 2:35 pm

    Para mim, a solução que faz mais sentido é Renato Paiva para o resto da época. No final, focar atenções em JJ ou num treinador que tenha provas dadas. Se não for JJ, gostava que o próximo treinador não fosse português. Porquê? Porque acho que influencia bastante a aposta em determinados jogadores, podia ser que o Pizzi começasse a comer banco, o Almeida tivesse um concorrente e preferisse o Samaris a central que a desgraça em que o Ferro está. Além disso, já não me lembro da última vez que tivemos um treinador estrangeiro, aliado ao facto de não haver uma opção clara tirando JJ, Leonardo Jardim e Marco Silva já demonstraram níveis semelhantes ao que Bruno Lage demonstrou e vejo-os perfeitamente como outro ‘yes man’ a seu tempo.
    Lage é fraco em vários momentos do jogo, o plantel é o melhor da liga e isso faz com que não haja qualquer justificação válida para os resultados desastrosos. No entanto, deve se fazer uma revolução no plantel, é um plantel desequilibrado e, portanto, estará sempre limitado à mediocridade que só ganharia o campeonato a um dos piores Portos do século (o que evidencia à incompetência de BL).
    TODAS as secções do plantel tem falhas gritantes, sendo que o meio-campo ainda é o melhorzinho, mas muito mal gerido, quer em termos de aposta, quer em termos táticos.
    Vlachodimos TEM que ter concorrência, pode ser o titular indiscutível até porque sou defensor do grego e acho-o bastante bom, apesar de não ser Oblak/Ederson quality…..mas tem que ter um guarda redes que dê para rodar nas taças que não faça os adeptos tremer só de ouvir o nome dele. Pelo que vi da equipa B, o Svilar cresceu e, portanto, esta evolução tem que ter continuidade, faz sentido um empréstimo a um clube da primeira liga portuguesa, a venda do Zlobin e a compra de um GR experiente (apostaria em Helton Leite ou, se possível, Joe Hart já que não tem qualquer procura dentro da Premier).
    Posição de defesa esquerdo, sinceramente se é para vender alguém de modo a equilibrar as contas, que seja o Grimaldo. Contínuo a confiar nas qualidades e no potencial de Nuno Tavares, por isso manteria o miúdo como suplente mas sem apostas estranhas a defesa direito ou a aparecer e desaparecer das opções constantemente. A minha aposta para o lado esquerdo seria Max (Augsburgo), Kamara (Reims) ou Leibold (Hamburgo).
    Para defesa direito, defendo manter o Almeida como alternativa (funcionando como bombeiro para outras posições como MDf) e contratar um jogador. Quiça Dalot? O Manchester United pode já não ter assim muita paciência e um empréstimo com clausula de 20~25M não era mal pensado)
    Na zona central da defesa, é, sem dúvida, a maior lacuna do plantel. E para ser sincero, não sei o que fazer ao Ferro, já demonstrou que tem qualidades raras e confesso que não consigo entender se isto é falta de qualidade ou estado psicológico mesmo muito mau, talvez uma mistura dos dois. Ainda assim, gostava de o ver com um treinador que conseguisse treinar a transição defensiva e que lhe ensinasse uma coisa ou outra sobre abordagens ao 1×1 e de posicionamento. Manter Ruben Dias é necessário, já se exibiu a um nível horrível nesta ponta final, mas foi claramente arrastado pela má forma da equipa, sendo que, no início do campeonato, com a equipa a ganhar jogando mal, era ele um dos que se destacava jogo sim jogo sim. Jardel/P.Alvaro para quarto central e contratação para titular (diria Koch), também não colocaria de parte a contratação de mais um central, descer o Ferro para 4o central, vender o Jardel e manter o Pedro Álvaro como backup (5o), neste cenário, Lema mereceria uma oportunidade.
    Passando para o meio-campo, Weigl e Florentino como apostas para médio defensivo, Gabriel + contratação (que já deveria ter sido Bruno Guimarães) e Taarabt + Krovinovic.
    Para extremos, outro setor da equipa caótico. Eu não consigo não pensar num futuro sem o Pizzi, a sério, acho que já chegámos a um ponto em que simplesmente está a mais na equipa, tanto oferece muito como retira muito. Cervi e Zivkovic também seriam para despachar, Jota para emprestar e manter Rafa. Contratar um extremo-direito (Tsygankov, Matheus Pereira ou Skov?) e alternativas para cada uma das alas.
    Chegamos a outro dos setores mais caóticos, na minha opinião. Seferovic está claramente a mais e Dyego Souza foi das contratações mais pointless que alguma vez vi na minha vida. É preciso investir num segundo-avançado (ou até dois), aqui apostaria fortemente em Luca Waldschmidt ou, idealmente, Joaquin Correa ou Jonathan David. Concorrência para o Vinicius precisa-se (Piatek, Batshuayi, Mitrovic, Joelinton, Cutrone…talvez? Nenhum deles se tem afirmado em pleno nos clubes, tirando o Mitrovic).

    • Enzo Pérez
      Posted Julho 1, 2020 at 1:45 am

      Ah, e o TT é bem melhor do q o Dalot.

    • Enzo Pérez
      Posted Julho 1, 2020 at 1:44 am

      Gr: Timo Horn do Colónia (ou o gr do U. Berlin q está em final de contrato); Def. Esq.: Aaron Martin do Mainz; DC: Garay e Koch (falar no Lema é para uma monumental gargalhada); MD: Samaris é para ficar e Tino tem de rodar (ou sair a título definitivo, à troca pelo Paquetá); Extremos: D. Gonçalves de regresso e trazer o N. Santos de volta (R. Ave); AV: Gaich era boa alternativa ao Seferovic (e até o Paulinho do Braga seria opção interessante).

    • Francisco Ramos
      Posted Junho 30, 2020 at 3:46 pm

      Primeira pergunta, onde vão encontrar dinheiro para tanta contratação?

      Segunda pergunta, para quê 4 médios e 4 avançados? Se for para apostar no 4-3-3, não precisam de SA, se for para continuar a 4-4-2, não precisam de tanto médio centro.

      • Bernardo Guerreiro
        Posted Junho 30, 2020 at 3:57 pm

        Quanto à primeiro questão, descrevi um cenário ideal. Vendendo Grimaldo, buscar Koch, Helton Leite, Max, Dalot nos modelos de negócio que mencionei e um extremo não deve ser assim tão difícil. Convém considerar todas as vendas que mencionei e as que não mencionei por não contarem.
        Quanto à segunda questão, tens razão ahahahah, a minha linha de pensamento estava no 433 e depois por alguma razão falei no segundo avançado. Estive o comentário todo a pensar no 433, só nessa parte é que me deu brainfreeze.

        • Francisco Ramos
          Posted Junho 30, 2020 at 4:12 pm

          Bernardo,

          O primeiro problema é também a desvalorização dos activos com base nestes resultados recentes. Por exemplo, Pizzi tem 30 anos, quem virá comprar este jogador a Portugal? Ou qual o valor de mercado de Cervi, Zivkovic, Severofic? Obviamente o Benfica é o clube com melhor capacidade financeira mas o novo empréstimo obrigacionista diz-me que também não é assim tão boa como demonstravam (nada comparado às misérias dos rivais, atenção!).

          É que bem vistas as coisas, é necessário um guarda-redes suplente, um defesa direito titular, um central titular, um defesa esquerdo, um médio centro. Depois depende de quem fica e qual a táctica, ainda podem ser precisos extremos e avançados. Estaríamos a falar de mais de 80M, sem contar com os 20 já gastos em Pedrinho.

          Sobre a táctica, eu entendi onde querias chegar. O 4-4-2 funciona melhor no burgo (metade das equipas nem se preocupa em ganhar mas colocar o autocarro) e o 4-3-3 melhor no estrangeiro por uma questão de equilíbrios. Por alguma razão, Jonas é, para mim, o jogador mais influente do tetracampeonato e não apareceu nunca lá fora ou nos grandes jogos.

          • Bernardo Guerreiro
            Posted Junho 30, 2020 at 11:13 pm

            Percebo e concordo perfeitamente, tornei um pouco Football Manager, mas seria viável talvez em 2 mercados de verão, nenhuma grande equipa foi construída num só mercado, agora que existem todas essas lacunas, existem e terá que ser pensado como as corrigir para evitar mais uma época penosa.
            Quanto à tática, exato, acabou por ser uma mistura de ideias. Mas honestamente penso que preferia investir num SA e jogar em 433 com falso 9 na Champions. O SA cá em Portugal faz MUITA diferença e um jogador tecnicamente evoluido e que decida bem naquela posição, é o jogador que dá pontos. Esta época dá perfeitamente para ver isso, não há ninguém que seja o elo de ligação entre os médios e o ataque. Nesse sentido, adoro os 3 jogadores que mencionei. Correa penso que seja quase impossível, mas David e o Waldschmidt talvez por 20M.

            • Francisco Ramos
              Posted Julho 1, 2020 at 10:17 am

              Em vários mercados acredito que seja possível e neste caso até necessário um rejuvenescimento do plantel benfiquista.

              Para a baliza, precisam de uma alternativa viável para concorrer com Vlachodimos. Rui Silva seria uma opção viável?

              Para defesa direito, um empréstimo de Emerson ao Barcelona, Henrichs ao Mónaco, Kenny ao Everton, Porro ao City ou Calabria ao Milan, sempre com opção de compra não seria mal pensado. E André Almeida como suplente.

              Para central, tentar manter ao máximo Ruben Dias, averiguar a situação de Garay, Morato para 4º central e um central na onda dos 23-24 anos para 3º opção (Koch, Foyth, Leo Duarte, etc). Ferro tem que sair do clube visto que foi queimado sem nunca ser protegido.

              Defesa esquerdo depende sempre da saída ou não de Grimaldo. Eu tentava manter o jogador para não criar tantas mudanças no clube, pelo menos para já.

              Médio defensivos está fechado com Florentino e Weigl, sendo que o médio centro seria Gabriel e Samaris e para médio ofensivo Pizzi, Taarabat e Chiquinho.

              Nas alas, potenciar Zivkovic, o regresso de Diogo Gonçalves e a contratação de Pedrinho. Na esquerda manter Rafa e alguém explosivo como Lookman (sem muitos minutos no Leipzig) ou Paulinho (pelas mesmas razões em Leverkussen).

              A finalizar Jonatahm David ou Waldschmidt para alternativas a Vinicius.

              Na época seguinte renovar aquele meio campo visto que quase todos se encontram com mais de 30 anos, sendo necessário um 8 e um 10. E renovar também a lateral esquerda.

              Assim não seriam grandes gastos e seria possível uma mudança gradual.

  • vascoosb
    Posted Junho 30, 2020 at 2:34 pm

    ‘If there’s something weird
    And it don’t look good
    Who you gonna call?
    Jose Peseiro!’

    • AngeloGJ
      Posted Junho 30, 2020 at 3:48 pm

      Não seria de estranhar, pegou no FCP quase na mesma situação e ainda há uma taça de Portugal por disputar e algum campeonato, o FCP ainda deve perder alguns pontos portanto

  • josediogo
    Posted Junho 30, 2020 at 2:12 pm

    A melhor decisão seria arranjar um treinador interino.
    Não estou a ver quem pegue no Benfica, no estado em que está, no final de época.
    Arranjem alguém que termine a época e o novo treinador devia começar no verão para a próxima época.

  • Tiago Martins
    Posted Junho 30, 2020 at 2:08 pm

    Bruno Lage – A saída anunciada

    O futebol desperta as mais profundas emoções e o limiar entre o estatuto de bestial e de besta é demasiado estreito para a estabilidade de qualquer treinador. Bruno Lage têm o mérito evidente de recuperar um título que parecia perdido e de reavivar a chama dos adeptos, perdida ao longo do tempo de Rui Vitória ao leme da equipa. Escreveu certamente uma das histórias mais memoráveis da história do Benfica, e isso ninguém lhe retira.

    Muitos questionam o porquê da quebra este ano. Bem, primeiro é preciso enquadrar os diferentes momentos. Bruno Lage agarrou a equipa com o estatuto de treinador interino e com a equipa afastada da liderança, tendo portanto pouca pressão. Teve a felicidade na recta inicial (aquelas deslocações a Guimarães…) e o mérito de colocar o génio João Félix e Gabriel. A equipa encarreirou, teve uma série de 8-9 jogos de grande qualidade e, com os percalços do rival, ascendeu à liderança. Se tudo foi brilhante? De todo … Nas vitórias abafam-se os problemas, mas os últimos jogos do Benfica foram de uma inconstãncia enorme, com a equipa a denotar falhas graves no processo defensivo. Os jogos com Tondela (c), Vitória FC (f), Rio Ave (f), Portimonense (f), Portimonense (c), Feirense (f) ou Eintracht (f) e Sporting (f, taça) tiveram longe de ter a qualidade exigida.
    Nova época, oportunidade ideal para Bruno Lage demonstrar todas as suas mais-valias. Não foi preciso esperar muito para identificar-se uma série de erros iniciais – falta de aposta na dupla de meio-campo que mais rendeu a época passada (Gabriel-Samaris), colocação de Raul de Tomás em zonas muito recuadas, adaptação de Nuno Tavares ao lado direito e inércia no mercado (Vieira referiu, por mais de uma vez que Lage estava satisfeito com o plantel que tinha). As vitórias sucederam-se na primeira volta – no campeonato – mas esperava-se o pior. Jogos como com o Moreirense (f), Vitória SC (c), Tondela (f), já não falando das péssimas prestações na Taça da Liga (pior prestação de sempre) e nas competiçoes europeias não foram suficientes para se tomarem medidas. Em Janeiro, com a equipa a precisar urgentemente de defesas e extremos foi-se buscar o que melhor tinha-se, médios. O resto já se sabe – os maus resultados apareceram naturalmente, Lage foi-se perdendo e demonstrando cada vez mais incapacidade até à perca total do campeonato.

    Logicamente que não é o único responsável nesta época desastrosa do Benfica, mas tem uma cota parte substancial. O Benfica tem o melhor plantel em Portugal, tem a estabilidade que mais ninguém tem cá, e a equipa joga muito, muito pouco. Não parece existir estilo de jogo além de um futebol rendilhado e com pouca progressão, o processo defensivo é horrendo, nas bolas paradas defensivas a equipa é top 4 … pela negativa. Mesmo em relação à eleição de jogadores para o 11, o critério é estranho, parece algo aleatório – há 3/4 jogadores que independentemente da forma, jogam sempre, o resto é conforme as fases da lua.

    A sua saída peca por tardia. Foi preciso rubricar uma das piores séries da História do Benfica para abandonar o barco … E é de assinalar que nem com esta série, Vieira foi capaz de o despedir, mas isso fica para outra altura …

    • Kurt1904
      Posted Junho 30, 2020 at 3:03 pm

      Já se sabe que ele não estava satisfeito com a equipa, se tentou um GR, aquele médio Brasileiro e ainda se falou num defesa..O que ele cedo percebeu é que era uma perda de tempo barafustar porque não lhe iam dar o que ele queria.

      Eu concordo contigo, nem tudo foi perfeito antes e esta época há várias erros/teimosias. No entanto o que faz falta é um projecto desportivo e isso não é culpa dele. Eu acho que o Lage é o treinador certo para o Benfica, mas que o Benfica está ausente de mais valias claras.

  • André Dias
    Posted Junho 30, 2020 at 2:07 pm

    Na época passada esteve impecável, colocou a equipa a jogar de forma ofensiva e pressionante, fez uma recuperação pontual fantástica, lançou vários jovens com sucesso na equipa A e conquistou um título que há muito parecia perdido e já ninguém esperava.

    Esta época não teve os reforços que desejava, a sua inexperiência veio ao de cima, não geriu bem a equipa em termos anímicos ou desportivos, fartou-se de fazer más substituições, pareceu perdeu o balneário e passou a ser mais problema que solução. Tem grande responsabilidade na pior série de resultados que já vi o Benfica atravessar mas da minha parte não é considerado o maior culpado.

    Apesar de tudo e da notória queda de qualidade no seu discurso, há que louvar a sua postura quase sempre correcta. Não desrespeitou ninguém, não tentou responsabilizar terceiros pelos maus resultados, não pressionou árbitros nem se desculpou com erros dos mesmos. Houve um ou outro episódio em que esteve menos bem ao falar publicamente de um determinado jogador mas fora isso é possivelmente o treinador mais correcto que me lembro de ver no Benfica. Tenho realmente pena que as coisas não tenham resultado, desejo-lhe a maior sorte para o futuro e espero que um dia esteja num ponto de qualidade e experiência suficientes para regressar e voltar a conquistar títulos com o Benfica.

    Um sincero obrigado a Bruno Lage.

    • Bino Costa
      Posted Junho 30, 2020 at 2:34 pm

      Enquanto tudo corria bem, era muito correcto, mal começou a descambar mostrou que era mais do mesmo, tendo batido no fundo com a acusação completamente infundada e populista de que os jornalista andavam a ser comprados por outros treinadores ou empresários que o queriam fora do Benfica. E é nos momentos maus que realmente se vê o carácter das pessoas, e Lage demonstrou que nisso não é diferente da maioria dos treinadores.

      • Mantorras
        Posted Julho 1, 2020 at 12:48 am

        E vais meter o Lage no mesmo saco dos outros todos por isso? Lage, tal como o Andre referiu, esta a milhas dos outros em correccao. Tentar apontar algo ao homem para o meter no saco do resto e mesmo ma fe.

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 30, 2020 at 2:56 pm

        A acusação não é infundada, quem tem dois olhos na cara percebe o que é a imprensa em Portugal. Aliás, dias antes aqui no VM toda a gente apoiou quando quer SC quer BL criticaram perguntas cretinas, venenosas e cheias de armadilhas que eram montadas. A imprensa é que se acha acima das regras, confunde liberdade de expressão com calúnia, mentira, difamação e depois quando leva o troco queixa-se. Que BL esteja a fazer um péssimo trabalho e até tente usar isso como desculpa ninguém nega, agora vir com o politicamente correcto de dizer que a imprensa é boa é absurdo. Basta ver as páginas de jornais a tentarem sempre mandar abaixo os treinadores, a inventarem casos (sempre em timings convenientes) ao serviço de vários interesses: empresários que querem colocar lá os seus treinadores, presidentes que querem mandar abaixo o treinador e forçá-lo a sair (como aconteceu com BL agora), até jornalistas sem o mínimo de escrúpulos e decência que se acham acima das regras. Se a lei fosse aplicada metade da imprensa estava presa por passar a vida a mentir e a caluniar as pessoas. Aquele episódio com um jornalista português que foi ao Rio perguntar a JJ sobre os “padres” que tinham dado um título ao Benfica, isto é alguma coisa? Que disse o sindicato dos jornalistas sobre isso? Ficaram caladinhos e ainda vieram criticar o Benfica por ter barrado esse “jornalista”. Nos últimos tempos com o politicamente correcto, criou-se uma cultura em que a imprensa pode dizer o que queira mas ninguém pode dar o troco. Assim como estamos a caminhar para um totalitarismo na Liga ao punir treinadores e jogadores por tudo e por nada, também na sociedade criamos um grupo que se acha acima das regras e quando leva troco é que fica ofendido porque pensa que ninguém lhes pode tocar.
        Creio que até foi o Dias Ferreira que um dia, quando falou sobre os ataques a Paulo Bento, disse que era prática comum dos dirigentes e empresários nos anos 90 usarem jornalistas para desgastarem treinadores e jogadores, botando as culpas neles, através de darem informações (verdadeiras e falsas) sobre o balneário e com isso tirarem a culpa dos verdadeiros culpados. E isto não era só no Sporting, era em todos os clubes. Quem não se lembra de Vale e Azevedo a usar a imprensa para atacar JVP e culpá-lo de tudo no balneário, processo que culminou na sua dispensa?
        A menos que tenha 15 anos de idade, não pode ser tão ingénuo. Os empresários (em particular um certo super empresário que por cá manda na imprensa), os dirigentes têm relações pouquíssimo claras com a imprensa que usam para toda a sorte de jogadas. Capas de jornais plantadas quando jogadores fazem maus jogos para serem protegidos de tudo (jogada típica dos empresários); ataques ao treinador ou a x jogador para salvar a face dos “projectos” como os que vemos com Vieira, que agora desgastou Lage e outros jogadores. O próprio Dias Ferreira disse que isso era comum nos anos 90 e que a imprensa tem ligações pouco claras com o dirigismo e empresários. Só quem for muito ingénuo ou pouco atento ao futebol é que não vê isso.
        Lage está a fazer um mau trabalho sim, uma coisa não nega a outra, mas ainda há dias se criticou as perguntas cretinas que se fazem aos treinadores e toda a gente critica a imprensa aí, aqui vai ser diferente. Lage foi é muito diplomata em muitos momentos, fosse eu e já tinham levado certas respostas tortas em outros momentos.

        • Bino Costa
          Posted Junho 30, 2020 at 11:19 pm

          Portanto, dizes que a acusação não é infundada mas apresentas apenas conjunturas e teorias sobre o que se fazia nos anos 90 ou da falta de deontologia dos jornalistas. Não me viu dizer em lado nenhum que os jornalistas são todos uns inocentes e que nunca houve jogadas e capas de jornais plantadas.
          No entanto, BL fez uma acusação específica sobre os jornalistas que lá estavam na conferência de imprensa quando lhe fizeram uma pergunta mais incómoda. E se fez essas acusações tem de as provar e não é com discursos sobre os anos 90 ou whataboutism sobre o politicamente correcto. Se tem provas que os jornalistas andam a receber “jantares” de outros treinadores e empresários que as apresente, tudo o resto é puro populismo no qual tu pareces facilmente cair, apenas alicerçado no passado.

          • Joga_Bonito
            Posted Julho 1, 2020 at 12:29 pm

            Apenas conjunturas e teorias? Então por essa lógica não há o poder de Mendes no futebol, são apenas conjunturas, observar padrões de comportamento que se repetem sempre não nos deve fazer pensar, devemos esperar que de alguma forma mágica a verdade vá cair em cima de nós, mesmo que por essa tua lógica ninguém deva nunca apontar coisas. Então como se acha a verdade?
            Lage acusou especificamente os jornalistas de estarem comprados, como eles passam a vida a acusar tudo e todos, sem o mínimo de provas, apenas quando alguém inverte o jogo já é pimenta no c* dos outros é refresco. O jornalismo é hoje em Portugal um lixo, ainda ontem se fez uma pergunta vergonhosa a Ruben Amorim, mas claro é um grupo que se esconde atrás da lei da calúnia quando são eles os acusados, exigindo provas concretas quando eles são os acusados, mas são o mesmo grupo que passa a vida a acusar tudo e todos sem provas. Por isso ver a imprensa e o sindicato da treta dos jornalistas a exigirem provas seja do que for é quiçá a melhor e maior piada de sempre.
            Não é conjecturas nenhumas, são verdades lógicas e universais, tal como se perceber que hoje o Benfica tem uma política de “projecto de formação” que é apenas uma carrossel de comissões não é conjecturar,é observar um facto evidente.
            O Dias Ferreira foi dirigente do Sporting, não é um comentador qualquer, sabe bem o que é o futebol por dentro e conhece bem os meandros do futebol. Só quem anda distraído é que não percebe as coisas. Todos sabemos que existe doping no mundo do desporto, que existem jogadores que adulteram a idade. Isto são verdades universais, alicerçados em n de casos passados e cujas traços que esses fenómenos deixam são facilmente observáveis, mas há sempre quem prefira vir com discursos de politicamente correcto para evitar respostas. Quando é a imprensa a acusar tudo e todos, aí é “liberdade de expressão” e ninguém pede provas, quando é o contrário já é errado? Lage tem o mesmíssimo direito de questionar as motivações dos jornalistas, como eles quando inventam toda a casta de cenários sem o mínimo de provas. O resto é treta do politicamente correcto.

      • Miguel Mendes
        Posted Junho 30, 2020 at 2:44 pm

        Gostando-se dele ou não, não é verdade o que disse? A cs à força toda que vende o JJ que tem um hype e uma propaganda por parte da dita cuja brutal.

      • André Dias
        Posted Junho 30, 2020 at 2:43 pm

        Na conferência de imprensa seguinte admitiu imediatamente que tinha errado e pediu desculpa aos jornalistas antes de terem tempo de lhe fazer uma pergunta. O “momento” mau de Lage já dura há meses. Se o pior que lhe consegues apontar é isso então só comprovas o meu ponto de vista.

    • Joga_Bonito
      Posted Junho 30, 2020 at 2:17 pm

      Isto.

  • MILKA
    Posted Junho 30, 2020 at 1:54 pm

    Sendo realista para as opções, gostava de ver Marcelino Toral ou Leonardo Jardim no Benfica. Não sei se são sequer opções na mesa de quem tem poder de decidir.

  • ThatMan
    Posted Junho 30, 2020 at 1:52 pm

    Ainda não disse noutro post, por isso vou dizer neste.

    Apesar de tudo que correu mal, agradecer a Lage pela época passada.
    Esta época vieram (ainda mais) ao de cima as suas fragilidades.
    Espero que tenha sorte no futuro, mas para o Benfica é curto (pelo menos neste momento).

    • Zedane
      Posted Junho 30, 2020 at 2:01 pm

      Infelizmente Lage foi fragilizado e isolado pelo Vieira.. teve sequências espetaculares desde que pegou na Equipa até perder no estádio do Dragão! Teve mérito nisso mas a falta de liderança, o discurso que foi passando para fora a partir de um certo momento e a Equipa ter regredido em todos os aspetos, ditaram este desfecho e nisso é totalmente culpado! Podia ter saído de uma forma menos desagradável e talvez ainda podíamos almejar o primeiro lugar. Na verdade esta pressão junto da falta de apoio do Vieira, acabou por expô lo ainda mais nas suas lacunas.

      • ThatMan
        Posted Junho 30, 2020 at 4:21 pm

        Sim.

        Não quero dizer que Lage não tem culpas (porque tem), mas há mais (e maiores) culpados para o momento atual.

  • APCB9
    Posted Junho 30, 2020 at 1:51 pm

    O substituto vai ser alguém que seja uma marioneta de direção e que não levante muito o tapete, na linha de RV ou BL, de forma a que consigam dar continuidade ao projecto que LFV orquestrou.

    Agora quem deveria ser é uma conversa totalmente diferente, eu apostava em alguém com experiência, com provas dadas (troféus) e que tivesse um futebol positivo. Leonardo Jardim seria um nome a equacionar, pois não acredito que Allegri’s ou Pochettino’s tenham ambição de vir para Portugal.

    • Zedane
      Posted Junho 30, 2020 at 2:15 pm

      Espero bem que não, assim como espero que chegue uma candidatura credível para começarmos um novo projeto.. um projeto vencedor assente na formação mas com jogadores de craveira internacional que possam ajudá los a crescer de forma saudável e sustentada!
      Se for treinador Português, é apostar tudo no Jardim. Eu gostava de ver o Marcelo Gallardo pois acho o um treinador multifacetado e com ganas, que gosta de pôr a Equipa a correr atrás da bola com pressão, intensidade altissíma. Aí acho que podíamos introduzir o Pablo Aimar como adjunto e seria uma integração mais direcionada..
      Também podiamos retomar a aposta num mercado que já nos deu muitas alegrias que é o mercado argentino, com um treinador que o conhece bem. Jogadores como Santos Borre, Montiel e Martinez Quarta que já trabalha podiam ser uma mais valia, mas outros como Urzi, Gaich, Thiago Almada seriam optimas adições..

      • Mantorras
        Posted Julho 1, 2020 at 12:45 am

        Gallardo nao me tinha ocorrido… gosto dele, mas para primeira experiencia europeia era sempre incognita.

  • MuchoG
    Posted Junho 30, 2020 at 1:47 pm

    O Benfica em Dezembro estava com excelentes resultados no campeonato apesar de as exibições não convencerem e de ter sido mais uma vez eliminado na fase de grupos da Champions, o Lage nessa altura tinha contrato até 2023.
    Porque raio foram renovar mais um ano? Não faz sentido nenhum e só contribui para a acomodação que se vive na equipa de futebol. Só mais um exemplo da péssima gestão, Lage tem todo o direito em ser compensado e espero que o seja.

    • Miguel Mendes
      Posted Junho 30, 2020 at 2:45 pm

      Então mas tu disseste após o Benfica perder pontos há uns meses que não estavas preocupado porque o Benfica seria campeão visto o plantel ser overkill para o tugão assim como pela vantagem que tinha sobre os adversários.

      • MuchoG
        Posted Junho 30, 2020 at 3:44 pm

        Dois factos:
        1-Eu critiquei o Benfica a época toda pelo fraco futebol, e quando vejo uma equipa que ganha 19 em 20 e 7 pontos de vantagem sobre um Porto muito fraco a jogar da maneira que jogou, dei o campeonato quase como ganho
        2-O plantel do Benfica tem buracos mas é de longe o melhor em Portugal
        Por fim, o que é que isso tem a ver com o meu comentário? Não fez sentido renovar com um treinador que estava fechado até 2023 e que não era cobiçado por nenhum clube superior ao Benfica. Lage tinha sido recompensado pelo título com um contrato até 2023 e depois foi recompensado outra vez sem merecer.

Deixa um comentário