Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica investiu 4,5 milhões por mais 40% do passe de Jonas

vtPara sair no final da época? O brasileiro é o melhor jogador e o maior goleador em Portugal mas fazer este investimento num jogador de 32 anos, partindo do principio que ele ainda proporcionar uma boa venda, não deixa de ser arriscado.

No Relatório e Contas Consolidado de 2015/16 que o Benfica enviou à CMVM os encarnados dão conta de que fizeram um investimento de 4,5 milhões de euros em Jonas, avançado que chegou à Luz em 2014 depois de ter terminado o contrato que o ligava ao Valencia. “Aquisição do direito a 40% sobre uma futura mais-valia na transferência definitiva do atleta Jonas para outro clube e encargos com serviços de intermediação, num investimento total de 4.513 milhares de euros, que engloba o efeito da atualização financeira tendo em consideração os planos de pagamento estipulados“, pode ler-se no documento. As águias ficam assim com 90% do passe do internacional brasileiro.

85 Comentários

  • Helder
    Posted Novembro 1, 2016 at 10:29 am

    Como é que se contrata um jogador a custo 0 e nao se tem 100% do passe? Como é possivel?

    • Diogo Moura
      Posted Novembro 1, 2016 at 12:33 pm

      O próprio jogador pode ter o seu passe e vende a percentagem que quiser. Ou o jogador, ou a empresa do agente, ou o agente… Enfim, qualquer um.

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 1, 2016 at 10:34 am

    Não percebo estas partilhas do passe. Não percebo!

  • Goncalo Silva
    Posted Novembro 1, 2016 at 10:40 am

    É sempre importante que os clubes tenham a percentagem total do passe dos seus jogadores, mas neste caso não seria necessário gastar estes 4,5 milhões por 40% do passe, pois assim o Benfica terá de vender o Jonas por 11,25 milhões pelo menos para ter retorno financeiro, o que já é um pouco complicado para um jogador de 32 anos. A não ser que vá para a China, não acredito que hajam clubes que dêem mais de 10 milhões, muito menos com a recente lesão.

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 1, 2016 at 11:07 am

      E os primeiros 50% foram comprados por 4,5 milhões??!

    • Gil Rodrigues
      Posted Novembro 1, 2016 at 11:42 am

      A aquisição de 40% do passe pode servir, para garantir que não sejam obrigados a aceitar uma venda que não nos seja vantajosa.

      Diria que esse valor foi um investimento na equipa, mas sem hipóteses de retorno financeiro.

      • coach407
        Posted Novembro 1, 2016 at 12:22 pm

        Gil, então foi um investimento estúpido visto que se não dá retorno financeiro, não dá retorno nenhum. A nível desportivo o Jonas já era do Benfica sem ter gasto 4,5M€.

        • Kafka
          Posted Novembro 1, 2016 at 12:35 pm

          Não dá retorno financeiro não dá retorno nenhum?? só rir….então e o retorno desportivo não conta

          Como o Gil disse e muito bem, estes 4,5 podem ter sido para garantir que não sejamos obrigados a vendê-lo por qualquer preço e tendo como base o seu rendimento desportivo, é um excelente investimento os 4.5 Milhões, pois tirando a lesão (impossível de prever), é expectável que continuaria pelo menos mais 2 Anos num nivel similar ao actual

          • coach407
            Posted Novembro 1, 2016 at 1:00 pm

            Qual é o retorno desportivo associado a estes 4,5M€??? O Benfica já tinha os direitos desportivos, portanto isto foi uma mera manobra financeira. No máximo podes dizer que pode dar-lhe uma motivação extra, mas duvido que a diferença seja tanta ao ponto de valer 4,5M€.

            Isso do rendimento desportivo que teve no passado é uma treta. Quer dizer eu compro um jogador por 10M€ mas ele rende tanto que eu dou mais 10M€. Ele na realidade até pode valer 40M€ mas se paguei 10M€, não vou pagar 20M€ só porque ele rendeu 40. É deitar 10M€ ao lixo. Se me dissesses que pagou 4,5M€ para ele vir para o Benfica e depois ele teve este rendimento eu diria que foi um investimento fantástico. No entanto ele já estava no Benfica logo não era necessário gastar mais dinheiro (a nível estritamente desportivo, porque dar 10M€ pelo tal jogador pode fazer sentido porque depois vende-o por 40M€ e tem 100% do passe logo o investimento compensou, no entanto se nunca o vender serão 10M€ perdidos).

            E atenção que não disse que foi um mau investimento porque se o Benfica o vender por 20M€ como foi falado é um investimento fantástico!

            Se não o vender são 4,5M€ deitados ao lixo (apesar de que na altura do investimento pode ter feito todo o sentido pois seria expectável que continuasse a valer acima dos 11,25M€ portanto teoricamente foi um bom investimento mas na prática pode não se confirmar como acontece com imensos casos). Neste momento com a lesão se calhar o Benfica já se arrependeu, mas na altura pode ter feito todo o sentido. E mesmo com a lesão pode compensar na mesma. Se o vender por mais de que 11,25M€, claro.

            • Kafka
              Posted Novembro 1, 2016 at 3:04 pm

              Mas qual vender?? o objectivo deste investimento como já te foi explicado, é precisamente não ficar à merce para o vender por qualquer preço

              Tanta confusão que vai nessa cabecinha

          • iBenfiquista
            Posted Novembro 1, 2016 at 2:27 pm

            Coach, não diga disparates. Leia bem o que diz o Gil e pense. Reflita. Não foi um investimento estúpido. Pelo contrário, foi um investimento inteligente.

            • coach407
              Posted Novembro 1, 2016 at 3:24 pm

              O investimento não foi estúpido porque é possível revender o Jonas por um preço superior (principalmente se não se tivesse lesionado, o que o Benfica não podia prever), no entanto o que o Gil disse foi que isto não ia ter retorno financeiro mas sim, desportivo. Ainda estou para perceber como um direito estritamente financeiro aumenta o rendimento desportivo.

  • Kafka
    Posted Novembro 1, 2016 at 10:43 am

    Antes da lesão o Benfica era Jonas-dependente e sem Jonas não teria havido Tri-campeonato para ninguém… E mesmo com 32 Anos tinha tudo para continuar a ser o melhor jogador do campeonato… A lesão é que estragou tudo mas isso é impossível de prever… Assim sendo acho bem o Benfica ter comprado o restante do passe do Jonas…

    A mim como sócio do Benfica o que me “custa” é o Benfica estoirar cerca de 3 milhões de Euros/Ano no barril de gordura do Taarabt

    • coach407
      Posted Novembro 1, 2016 at 12:36 pm

      Se o Benfica era Jonas-dependente antes da lesão e ele lesiona-se e o Benfica continua a ganhar é porque se calhar não eram assim tanto Jonas-dependente.

      Pelo menos a nível interno, porque a nível de Champions o Benfica empatou com o Besiktas e perdeu com o Nápoles no entanto foram dois jogos que não faltava só o Jonas, com os turcos até foi o Guedes o ponta-de-lança e Zé Gomes no banco, além de Jardel ter falhado ambos os jogos também.

      Se calhar podemos falar mais nesse caso de dependência no caso do Sporting com o Adrien porque realmente os resultados e exibições cairam muito desde a sua lesão, no caso do Jonas, apesar de ser peça-chave, provou-se que o Benfica tinha soluções extra-Jonas que lhe permitiram não estar dependente do brasileiro para vencer.

      • Kafka
        Posted Novembro 1, 2016 at 3:02 pm

        Caíste hoje de para quedas no Planeta Terra? Não viste os 2 últimos Anos do Benfica? em especial a última época?

        • coach407
          Posted Novembro 1, 2016 at 3:18 pm

          Vi que o Jonas jogou sempre muito bem mas quando não jogava o Benfica ganhava na mesma logo não há Jonas-dependência nenhuma.

          Tanta dependência do Jonas como havia do Javi Garcia, do Di Maria, do Ramires, do Gaitan, do Cardozo, do Rodrigo…

          O Jonas está lesionado e o Benfica teve o melhor arranque de época desde que o campeonato se disputa a 3 pontos. Com o Jonas o Benfica não fez isto. Será Guedes-dependência agora? Contribuir muito para o sucesso coletivo é uma coisa. Esse sucesso coletivo ser dependente da contribuição individual do Jonas é outra e é algo que tem sido contrariado pelos momentos em que o Jonas não jogou.

          • Kafka
            Posted Novembro 1, 2016 at 4:21 pm

            Ok confirma-se portanto que sabes do que estas a falar, pois o Jonas só por acaso até participou nos 34 jogos do Campeonato da época passada

            • Kafka
              Posted Novembro 1, 2016 at 4:38 pm

              **que não sabes do que estas a falar

            • coach407
              Posted Novembro 1, 2016 at 4:48 pm

              Mas espera aí… O Benfica só joga no campeonato? E o Jonas só esteve uma época no Benfica? Ia jurar que o Benfica está a ter um dos melhores arranques da história do futebol português e o Jonas só fez 1 jogo, mas se calhar sou eu que estou errado.

              Se calhar queres dizer que o Benfica é dependente do Jonas no balneário ou assim porque dentro do relvado acho que está mais que provado que essa dependência não existe. Não tem jogado e melhor arranque do Benfica desde que o Jonas chegou. É difícil de perceber?

              • Kafka
                Posted Novembro 1, 2016 at 5:16 pm

                Que não dominas o futebol e contabilidade, já era um facto, agora que não sabias ler, é uma novidade para mim….eu falei “antes da lesão” e isto é factual e basta teres visto a época passada toda, onde ele foi o principal obreiro do titulo do Benfica

                Depois utilizares o inicio desta época, que não passa de uma amostra que ainda não deu titulos, para dizeres que o Benfica não precisa do Jonas para nada, é no minimo irrisório, mas só comprova que não percebes nada disto

                Já agora, o Real Madrid também já venceu sem Di Stéfano, mas portanto para ti não foi Di Stéfano-Dependente quando ele lá esteve….o Benfica também já venceu sem Eusébio, mas para ti não foi EusebioDependente enquanto o Eusébio lá esteve, claro esta…

  • ACT7
    Posted Novembro 1, 2016 at 10:46 am

    O Jonas vale cada cêntimo investido.
    Pena que os médicos do Benfica andem a brincar aos hospitais, senão podia ser o melhor marcador do Benfica.
    Dificilmente vai render muito no futuro dada a sua idade, não me admirava nada que o LFV o vende-se já em Janeiro para a China. Ainda para mais com os bons jogos do Guedes (não estou a comparar a Jonas) e com a capacidade do Rafa (outro ratinho de laboratório para os médicos do Benfica) em jogar na posição de Jonas.

    • Nuno Pereira
      Posted Novembro 1, 2016 at 11:37 am

      Infelizmente os casos médicos no Benfica continuam a ser assunto tabu. Enquanto se vai ganhando está tudo bem, mas se as coisas derem para o torto…
      O departamento do Benfica já tem uma política para se salvaguardar ao nunca afirmar prazos estimados. Ainda ontem por exemplo, soube-se que o Pepe iria ficar fora 4-6 semanas. Não seria igualmente possível fazerem o mesmo no caso Rafa e Jardel?

      • ACT7
        Posted Novembro 1, 2016 at 1:26 pm

        No final da época o LFV tem que correr com eles, tão simples quanto isso.
        Uma lesão “normal” no Benfica torna-se numa doença terminal…

  • Miguel Simpson
    Posted Novembro 1, 2016 at 10:49 am

    Não vão recuperar nada deste investimento a não ser que apareça um clube louco da China ou das Arábias.

    • Cunha
      Posted Novembro 1, 2016 at 11:39 am

      Recuperas tu por nós o investimento no Alan Ruiz.

    • Sombras
      Posted Novembro 1, 2016 at 11:44 am

      O investimento no Jonas está pago. Rendeu 2 campeonatos.

      • João Duarte
        Posted Novembro 1, 2016 at 12:41 pm

        Está mais que recuperado. O retorno do investimento não tem de ser necessária e exclusivamente financeiro.

    • cards
      Posted Novembro 1, 2016 at 11:58 am

      Já recuperamos o Dinhekro investido em Jonas com os títulos ganhos.

      • Emanuel
        Posted Novembro 1, 2016 at 1:29 pm

        Se já recuperaram para que querem os 40% do passe que pagaram agora?

        • cards
          Posted Novembro 1, 2016 at 1:48 pm

          Prémio pelo seu rendimento desportivo

          • coach407
            Posted Novembro 1, 2016 at 2:24 pm

            Quê???? Para isso já renovaram o contrato, respetivo aumento salarial e prémio de assinatura, além de ter sempre recebido prémios de jogo, vitórias, títulos e golos.

            E mesmo que quisessem dar 4,5M€ de mais um prémio pelo seu rendimento desportivo que lhe dessem a ele, não a outro qualquer!

        • B0SS
          Posted Novembro 1, 2016 at 2:44 pm

          Simples, porque querem continuar a contar com o Jonas para mais títulos e “recuperar” ainda mais o investimento. Jonas ainda tem muito para dar ao futebol (espero eu que a lesão não prejudique o seu contributo) mas, caso não comprassem o restante passe, poderiam ser obrigados a vendê-lo no final da época e assim a decisão é toda do Benfica.

          • Kafka
            Posted Novembro 1, 2016 at 3:54 pm

            Exactamente BOSS

          • Emanuel
            Posted Novembro 1, 2016 at 4:12 pm

            De simples não tem nada. Como o Miguel disse (e parece que ofendeu muita gente com isso) esta venda a realizar-se será, em princípio, para a China ou para as Arábias.

            Em relação ao outro ponto: o Benfica tinha 50% do passe poderia ser obrigado a vendê-lo se Jonas assim o desejasse. Também não faz sentido manter um jogador desmotivado se ele desejar ir para a China ou para as Arábias ganhar um salário muito elevado.

          • coach407
            Posted Novembro 1, 2016 at 5:16 pm

            O Benfica poderia ser obrigado a vendê-lo porquê? É que está difícil de perceber que o Benfica só é obrigado a vender se o Jonas pressionar (e mesmo assim não é obrigado porque o jogador tem contrato) ou se alguém bater a cláusula de rescisão.

            E isso continuou exatamente igual (com a diferença dos 4,5M€ na caixa que pode ser recuperado e ter um bom lucro caso haja uma venda. Caso não haja é só menos 4,5M€ sem ter NADA em troca).

    • Diogo
      Posted Novembro 1, 2016 at 2:00 pm

      Mas vocês não conseguem perceber que estes 4M foram completamente desnecessários?
      O Jonas já é vosso à 2 anos. Sem esta compra dos 40% ia deixar de marcar golos?

      • Kafka
        Posted Novembro 1, 2016 at 4:38 pm

        Quem não consegue perceber és tu…e sim sem estes 40% podia deixar de marcar golos, porque o Benfica ficava no posição fragilizada para o vender, quando o objectivo é continuar a tê-lo….assim só o vende por uma valor impossível de recusar, se isso não aparecer e esperemos que não apareça, irá e muito bem continuar no Benfica…

        É assim tão difícil perceber?

      • coach407
        Posted Novembro 1, 2016 at 6:35 pm

        Deixa lá Diogo, não vale o esforço. Até me admira como o Benfica não o vendeu no verão visto que tinha uma posição tão frágil, o Jonas era mais novo um ano e tinha feito uma época estupenda lutando até pela Bota de Ouro. Depois de tudo isto a “posição frágil” do Benfica chegou para segurar o jogador mas agora é preciso comprar o direito a 40% de uma futura mais-valia financeira numa transferência futura para… não haver transferência. Até agora o Benfica era obrigado a vender barato o Jonas, não esquecer desse pormenor… Enfim.

        • Kafka
          Posted Novembro 1, 2016 at 6:49 pm

          Se duvidas haviam que não percebes nada de contabilidade, aqui esta mais uma vez uma prova….

          Mas onde é que o BEnfica investiu estes 4,5 Milhões “AGORA”?

          Estes dados são consolidados e relativos à época anterior, logo esta operação não foi feita “agora”…foi feita na época 2015/2016

  • Jorge Santos
    Posted Novembro 1, 2016 at 11:04 am

    Se não o conseguirem vender o amigo Jorge Mendes dá uma ajuda e mete-o na China por 50 milhões de euros.

  • Manchester Is Red
    Posted Novembro 1, 2016 at 11:07 am

    Jonas é Benfica.

    Para terminar a carreira aqui e se quiser, que fique cá depois num cargo qualquer.

    Jonas é magia. Jonas é poesia.

    • Bernardo Mendonça
      Posted Novembro 1, 2016 at 3:30 pm

      The Wine Is Red, Jonas, Magia, Poesia?! Que grande lobotomia te fizeram.

      Um jogador eficaz, só.

  • Anderson
    Posted Novembro 1, 2016 at 11:15 am

    Pode ser para uma eventual venda, mas também pode ter sido porque estava estipulado em contrato tal compra ao fim de X anos, ou fim de X objetivos.

  • Pc26
    Posted Novembro 1, 2016 at 11:18 am

    Um investimento bem feito para um futura venda ganhar mais uns milhões

  • Dca
    Posted Novembro 1, 2016 at 11:18 am

    Merece. Mesmo que saía a 0’s do Benfica, merece esta consideração, por tudo o que representa. Que volte mas sem pressas, queremos o velho Jonas de volta.

  • Dr.evil
    Posted Novembro 1, 2016 at 11:19 am

    Ha quem os chame de agentes de futebol,eu chamo-os de parasitas,sem contrato com o clube nao significa jogador livre

  • Sombras
    Posted Novembro 1, 2016 at 11:24 am

    Sem qualquer tipo de provocação, os outros grandes também expuseram assim todas estas negociações, nomeadamente a nível dos encargos com renovações de contratos e etc? É que não me recordo de isto ser sempre assim…

    • Diogo
      Posted Novembro 1, 2016 at 1:57 pm

      No Sporting sim.
      Jornal Sporting umas semanas depois do fecho de cada mercado.

    • Carlos
      Posted Novembro 1, 2016 at 2:31 pm

      SIm

    • Marcell Dettmann
      Posted Novembro 1, 2016 at 3:09 pm

      Estou a tentar mas nao consigo perceber o sentido do seu comentário. Quantos negócios fez o benfica sem declarar em primeira mão os valores envolvidos? É preciso esperar sempre pelo R&C anual, seja o benfica,porto ou sporting. Dizer que o benfica é o único que se “porta bem” é de uma falta de noção completamente absurda. E não, não me senti minimamente provocado, apenas constatei a sua falta de coerência.

    • Emanuel
      Posted Novembro 1, 2016 at 3:56 pm

      Sim, os outros clubes já fazem isto há alguns anos.

  • Luis Santos
    Posted Novembro 1, 2016 at 11:31 am

    Uma das situações que me tem decepcionado este ano no Benfica: caso Jonas. Desconhecendo a situação com detalhe, não me interessa culpar A ou B pela morosidade do processo. Mas tratando-se do nosso melhor jogador, podiam ter uma politica de comunicação diferente.
    E os casos de Rafa e Jardel também já começam a soar estranho, tanto tempo.

  • Sombras
    Posted Novembro 1, 2016 at 11:32 am

    Para mim o mais importante é que o Benfica tem neste momento 100% do Ederson, do Lindelof, do Guedes, do Semedo e do Grimaldo (sobretudo estes) e 90% dos direitos do Cervi. Mesmo que os agentes tenham uma percentagem de transferência (Jorge Mendes no Ederson, principalmente) isto garantirá sempre bons encaixes. Boas notícias!

  • Gil Rodrigues
    Posted Novembro 1, 2016 at 11:44 am

    A aquisição destes 40% do passe pode servir, para garantir que não sejam obrigados a aceitar uma venda que não nos seja vantajosa.

    Diria que esse valor foi um investimento na equipa, mas (provavelmente) sem hipóteses de retorno financeiro.

  • José Lopes
    Posted Novembro 1, 2016 at 12:02 pm

    Mais um negocio duvidoso, pelos valores e idade, mas só o tempo o dirá.

    • iBenfiquista
      Posted Novembro 1, 2016 at 2:21 pm

      Duvidoso porquê?

      • José Lopes
        Posted Novembro 1, 2016 at 3:38 pm

        É como disse, só o tempo o dirá. Se for vendido claramente não é. Mas duvido que alguem de 12M por um jogador a caminho dos 33 anos. “ah e tal, o jonas marca mtos golos ja nos deu campeonatos e ainda joga até aos 36”, pois, o Jonas é maquina, mas é no campeonato português, e nesta idade ja só se desce.

        Por fim, condeno estes negócios pouco transparentes no meu clube tbm

        • iBenfiquista
          Posted Novembro 1, 2016 at 4:53 pm

          Mas em que é que o negócio é pouco duvidoso? Onde está a pouca transparência?
          O que tem a venda posterior a ver com a pouca transparência como está a insinuar??

  • cards
    Posted Novembro 1, 2016 at 12:03 pm

    Jonas se custasse 30 milhões ao Benfica e depois do que já nos deu mesmo assim era um excelente negócio.
    Se nos tivesse custado 30 era excelente, custando nem 8 milhões é um negócio somente superado pelo do Renato Sanches na história do Benfica.

    Obrigado NES

  • pedro miguel
    Posted Novembro 1, 2016 at 12:13 pm

    Objectivamente, pagar este valor por um jogador de 32 anos, é um preço um pouco elevado, mas se tivermos em conta aquilo que ja Diu ao Benfica, não fico nada triste
    4 milhões por um jogador que em 2 anos teve a importância que teve, marca os golos que marca, joga e faz jogar, arrisco a dizer que se fosse 8 milhões não ficaria triste a mesma, se pensarmos que levamos com índi, tarabht, gaulds desta vida….

    • Filipe Santos
      Posted Novembro 1, 2016 at 1:29 pm

      O Gauld custou metade do Vitor Andrade e 1/3 do Jovic.

    • Diogo
      Posted Novembro 1, 2016 at 1:55 pm

      A questão aqui é que se podia não pagar nada e ele continuar na mesma à dar alegrias aos benfiquistas.

      • coach407
        Posted Novembro 1, 2016 at 5:13 pm

        Exatamente Diogo, mas isso parece um raciocínio muito avançado. Pelos vistos aqui pensasse que o Benfica até pode dar uns 10M€ ao Valencia agora de agradecimento porque ele tem jogado muito e tricampeões e tal…

  • coach407
    Posted Novembro 1, 2016 at 12:19 pm

    Esta compra só se justifica se venderem o Jonas por mais de 11,5M€.

    A partir do momento que fazem esta aquisição fica a ser obrigatório vendê-lo, pois se for para o manter o Benfica apenas deitou 4,5M€ ao lixo. Não ficaram com mais nem menos direitos desportivos.

    • cards
      Posted Novembro 1, 2016 at 1:09 pm

      Jonas mesmo custando 30 ou 40 milhões era um excelente negócio.
      Slimani custou 300 mil euros NÃO VENCEU nenhum campeonato em 3 possíveis.
      Jonas mesmo que custasse 30 ou 40 milhões venceu 2 campeonatos em 2 possíveis estando a caminho de vencer o seu 3º campeonato em 3 possíveis.

      • coach407
        Posted Novembro 1, 2016 at 1:34 pm

        E eu não disse que não vale, mas se o Di Maria custou 5M€ e depois rendeu o que rendeu vais dar mais 30M€ só porque valia os 35? Deve ser difícil de perceber.

        • cards
          Posted Novembro 1, 2016 at 1:46 pm

          Existem duas formas de rendimento o Desportivo e o financeiro.
          Com Jonas o Benfica tem rendimento desportivo e financeiro só o terá se o vender para China ou Arábias.

          • coach407
            Posted Novembro 1, 2016 at 2:10 pm

            Exatamente. E em que é que este investimento de mais 4,5M€ vai acrescentar ao rendimento desportivo do Jonas?

      • ilcalcioedichiloama
        Posted Novembro 1, 2016 at 2:12 pm

        As coisas não são assim tão preto no branco, isto na minha perspectiva

    • Rama
      Posted Novembro 1, 2016 at 4:07 pm

      Obrigatorio vende lo porquê? o Benfica pode muito bem ter comprado a restante percentagem do passe do Jonas para afastar interessados no jogador, para que este possa manter a cabeça limpa. Nao concordo que sejam 4,5M deitados ao lixo. O que acho lamentavel sao os negocios como o do Vera ao Rubiu Nu, isso sim, é dinheiro deitado ao lixo, dado que o jogador nem sequer era um craque no seu anterior clube.

      Se 4,5M significarem um Jonas completamente focado no Benfica nas proximas epocas isso sera sinonimo de golos.

  • B0SS
    Posted Novembro 1, 2016 at 2:30 pm

    Concordo em absoluto com esta compra! Assim o Jonas, independentemente do interesse de terceiros, pode acabar a carreira com o manto sagrado vestido.

    Para mim, era um contrato vitalício com ele e para ontem! Jogava até quando ele quisesse e depois assumia uma função qualquer no clube ahah

    Mais a sério, o Jonas é pura magia! Jonas é inteligência! Jonas é paixão! Jonas é golo. Jonas é futebol! Espero que volte rápido e bem mas admito que tenho receio que se ressinta da lesão… Apesar disso, o Benfica tomou a melhor decisão sem sombra de dúvidas. Que continue a espalhar classe durante muitos anos (eu sei que já tem 32 mas deixem-me sonhar que se aguenta até aos 50…)

  • coach407
    Posted Novembro 1, 2016 at 2:51 pm

    “Aquisição do direito a 40% sobre uma futura mais-valia na transferência definitiva do atleta Jonas para outro clube (…)” e ainda há quem duvide que caso o Jonas não seja vendido este dinheiro foi deitado ao lixo e venha falar de rendimento desportivo…

    Isto não tem nada a ver com direitos desportivos. Esses já são do Benfica e não têm mais nem menos direitos por ter mais % do passe. Não, não tem mais poder para rejeitar vendê-lo porque quem detinha o restante passe apenas podia vender a sua parte, não podia vender os direitos desportivos. Esses são do Benfica e o clube podia rejeitar tudo que quisesse (abaixo da cláusula de rescisão) na mesma.

    Se o Jonas não for vendido por 11,25M€ ou mais, o Benfica só teve prejuízo neste negócio.

    Se não for vendido não há mais-valia nenhuma, logo esta aquisição do direito a 40% das mais-valias terá sido um excelente negócio mas foi para quem vendeu o passe do jogador. Mas claro que o Benfica pode vendê-lo e tornar isto um bom negócio.

    • Kafka
      Posted Novembro 1, 2016 at 3:06 pm

      Tu vives mesmo noutro Planeta e aterraste cá hoje, é que só pode…onde é que o Benfica senão vender o Jonas teve prejuízo? 2 Campeonatos chegam-te??

      Tu não sabes, mas há 2 tipos de retorno, o financeiro e o desportivo…Surreal o teu comentário,

      • Barrow
        Posted Novembro 1, 2016 at 3:36 pm

        Kafka um bocadinho de calma não te fazia mal nenhum. O coach407 mencionou é muito bem que isto nada tem a ver com direitos desportivos. Esses o Benfica já os tinha. Retorno financeiro é que será muito difícil de alcançar

      • Emanuel
        Posted Novembro 1, 2016 at 3:53 pm

        O coach tem toda a razão no que disse em baixo: esta compra em termos de negócio só faz sentido se o benfica vender o jogador por mais de 11,25M€ isto porque, depois desta compra, vão ganhar exactamente o mesmo a nível desportivo com Jonas.

        Ninguém está a colocar em causa o grande negócio que foi a aquisição do Jonas e que teve grande influência nos últimos títulos do Benfica.

      • Hugo Rocha
        Posted Novembro 1, 2016 at 3:59 pm

        Não fui eu que escrevi o comentário original, mas não me parece difícil de entender. O Benfica já tinha o jogador, a única razão para agora gastar mais 4.5 milhões nele é se julgar que vai ser vendido. Se não for, estes 4.5 milhões são prejuízo, sim. E já agora, considerando que o Jonas é provavelmente o melhor jogador do plantel, e presumindo que ninguém vai pagar um valor irrecusável por alguém da idade dele, é de questionar a utilidade de o vender de todo. O que só torna mais estranho este negócio.

      • coach407
        Posted Novembro 1, 2016 at 4:59 pm

        Barrow, Emanuel e Hugo Rocha, obrigado! Por momentos pensei que não havia pessoas aqui que conseguissem interpretar o que significa adquirir o direito a uma mais-valia de uma futura transferência.

        É que comecei mesmo a acreditar que toda a gente achava que uma mais-valia de uma futura transferência pode dar lucro sem existir a tal futura transferência (ou a mais-valia ser inferior ao valor de aquisição desse direito).

        No global o negócio até pode ter dado um lucro de 10M€, com este negócio se o Jonas não for vendido o Benfica terá um lucro de 5,5M€. Será difícil de perceber que se não o venderem não vão ter mais-valia nenhuma e terão menos 4,5M€ na conta? Mas pronto estás pouco por dentro do assunto (nada contra, nem todos precisam de ter conhecimentos em todas as áreas). Tenta é não passar da ignorância para a arrogância, como é hábito teu por favor.

        • Kafka
          Posted Novembro 1, 2016 at 5:10 pm

          Não estou dentro do assunto? não faças rir a sério, muito bom…

          Tu é que achas que um clube de futebol é um Banco e apenas se conta a questão financeira, quando aqui já te foi explicado que num clube de futebol também há o rendimento desportivo…e o propósito desta compra é precisamente (como já te foi explicado apesar de tu não perceberes) não ficar à mercê de uma venda, porque face ao rendimento desportivo que tem, é um jogador para continuar a não ser que haja uma oferta de outro Mundo e impossível de recusar…continuar a não ter o passe na totalidade, significaria que continuaria a haver pressões de quem detinha o resto do passe para ele sair (mas esta parte como não estas dentro do meio do futebol é normal que não saibas)

  • Kacal
    Posted Novembro 1, 2016 at 3:12 pm

    À partida é estranho e não faz muito sentido. No entanto, não ficaria surpreendido caso o Benfica conseguisse vender o Jonas por mais de (ou por) 12 milhões a um clube chinês, resta esperar para ver.

  • Daervar
    Posted Novembro 1, 2016 at 3:19 pm

    Reparo: acho que o VM deveria fazer um post geral com estas informações novas que o Benfica revelou no relatório, assim muitas das opiniões (e tenho lido várias bastante válidas) vão ficar dispersas pelos posts relativos a compra ou venda de jogador A, B ou C.

    Em relação a estas notícias, corrijam-me se estiver enganado. O LFV falou na ultima entrevista que trabalhava em parceria (entendi que, ou é exclusiva ou é muito perto disso) com o Jorge Mendes e a sua empresa.
    Funcionaria da seguinte forma: o Benfica diz quanto quer pelo jogador e paga 10% disso, não percebi é como funciona este acordo no caso do agente vender por mais. Mas, pela lógica, a fatia desse valor superior deverá ser bem acima deste percentual.

    Não concordo a 100% com esta medida, no entanto compreendo-a e, a ser verdade, deveriam vir a público os detalhes deste tipo de negócio. Ao analisar as vendas de alguns dos jogadores encontramos comissões de 10% e outras superiores em negócios que me parecem sobrevalorizados, neste caso o que referi poderá ter validade.
    Alguém mais viu essa ultima entrevista do Vieira?

Deixa um comentário