Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Plantel mal construído? Disso falaremos internamente, mas não vou estar a discutir opções do treinador»

Mourinho já tinha deixado sinais no Dragão que não confia na maioria dos suplentes, mas em St. James Park essa toada acentuou-se. Veremos é se será Rui Costa que terá de lidar com os pedidos do Special One em janeiro…

Rui Costa foi abordado sobre a falta de substituições de José Mourinho frente ao Newcastle, na medida em que o treinador do Benfica lançou apenas Ivanovic no 2.º tempo, e por lesão de Amar Dedic, rejeitando discutir publicamente as opções do técnico: “Não vou estar a discutir opções do treinador, como é natural e como compreendem. Se só fez uma substituição é porque entendeu fazer só uma substituição. Plantel mal construído? Disso falaremos internamente, mas não vou estar a discutir opções do treinador”.

25 Comentários

  • Mantorras
    Posted Outubro 24, 2025 at 9:32 pm

    Faltam 24h. Adeus e ate nunca.

  • Kramer
    Posted Outubro 23, 2025 at 10:47 am

    Há sempre uma primeira vez, não é? Pois cá estou eu, pela primeira vez, a escrever o que muitos benfiquistas pensam e poucos têm paciência para dizer: chega. Chega de viver nesta ilusão anual, neste teatro de pré-temporada em que nos vendem sonhos a peso de ouro e nós, ingénuos, ainda batemos palmas.

    Todos os anos é o mesmo filme — contratações inflacionadas, promessas de craques cobiçados “por meio mundo”, e nós, felizes e crédulos, lá acreditamos que desta vez é que é. Que temos o melhor plantel do campeonato e que até vamos fazer uma gracinha na Champions. E depois, claro, a realidade entra em campo — e normalmente goleia-nos.

    Vendem-nos craques, entregam-nos bons rapazes. Alguns nem isso. Uns quantos parecem ter ganho a camisola do Benfica num sorteio de supermercado, tal é o apego e o entendimento do que ela significa.

    O Trubin? Bom guarda-redes, sim senhor. Mas o “super GR” que nos prometeram? Só se for no modo carreira da PlayStation.
    O Dedić? Divertido a atacar, mas defender… bem, parece alérgico. E lesiona-se como quem troca de meias.
    António Silva? Bom central, ponto.
    Otamendi? Foi enorme — agora é um líder… de veteranos.
    Tomás Araújo? Tem potencial, precisa é de comer mais bifes.
    Dahl? Mediano com vontade.
    Enzo? Defensivamente, é uma espécie de passadeira vermelha para os adversários.
    Aursnes? Bom jogador, mas tão deslocado da sua posição que devia ter GPS.
    Rios? Outro mediano.
    Sudakov? Milhões para quê mesmo? Até agora, mostrou pouco mais que um penteado moderno.
    Ivanovic? Esforçado, pobrezinho, mas não é ala com certeza.
    Lukebakio? Tão irregular que irrita. É o Rafael Leão da loja dos chineses.
    Pavlidis? Um quase craque — quase.
    Prestiani? Precisa de jogar. Um dia, talvez.
    Barreiros? Mediano.
    Obrador? Mistério digno do “Casos de Polícia”.

    E por aí fora, porque a lista é longa e o desalento também.

    Os treinadores? São pagos para treinar, dizem. Mas passam mais tempo a suspirar pelos jogadores dos outros do que a fazer render os que têm.

    No fim, a diferença está menos nas táticas “sofisticadas” e mais na capacidade, ou falta dela, de fazer os jogadores acreditarem em si e no plano de jogo. E nisso, meus caros, andamos há anos a perder por goleada.

  • Kacal
    Posted Outubro 22, 2025 at 4:06 pm

    O Benfica parecia ter Félix como prioridade e também falava-se muito em Moussa para extremo direito. Andaram nessas novelas sobretudo a primeira durante demasiado tempo. Acabaram a virar-se para Sudakov e Lukebakio como alternativas. Nem acho que foram más contratações, pelo contrário. Depois Dedic foi bem contratado. Na baliza e centro da defesa acho que há qualidade e não era prioritário reforçar algo. Na lateral esquerda decidiram manter Dahl e acho que foi uma boa decisão, mas Obrador é uma incógnita no momento e se não acreditavam nele para o imediato talvez devessem ter reforçado melhor a posição. Voltando Bah e Manu Silva o plantel fica ainda mais apetrechado. Ivanovic foi bem sacado para alternativa a Pavlidis mas é aí que tem que jogar. Há ainda jovens interessantes da formação a aparecer. Sinceramente acho que a falha esteve no meio-campo. Havendo Manu Silva a recuperar acho que Enzo e Rios foram mal contratados, foram caros e acho que não precisavam deles. Mais valia ter mantido Florentino como titular e eventualmente o Manu Silva regressaria para ser alternativa a ele. Barreiro e Aursnes podem ser alternativas na posição #8. Acho que não teria contratado nem Enzo nem Rios e sim investido num forte #8 que seja box to box, que ajude a defender e dar equilíbrio mas tenha stamina e qualidade técnica para construir e ter chegada à área. E não vendia Akturkoglu! Ou seja mantendo Florentino e Akturkoglu mais a contratação de um lateral esquerdo (melhor que Obrador) e um #8 de grande dimensão. Com estas decisões, juntando aos regressos de Bah e Manu Silva, além de uma maior aposta em Prestianni. Acho que o plantel ficava bem melhor do que está, ou seja acho que investiram até demais e mudaram em demasia, podiam ter sido mais certeiros. De qualquer forma o erro também está na escolha dos treinadores, a meu ver. O Benfica precisa de um treinador ambicioso, que traga ideias novas e frescas, que coloque os talentos a jogar e prefira um futebol de qualidade e ofensivo. Mesmo com o plantel atual há matéria prima para tal!

  • Uzzinhoo
    Posted Outubro 22, 2025 at 2:29 pm

    Comentários de Rui Costa sobre o mercado de verão.
    Numa entrevista, Rui Costa afirmou que o plantel do Benfica ficou “mais competitivo e equilibrado” após o mercado de verão.
    No mesmo artigo: “Foi a prioridade… dar mais equilíbrio à equipa, sem descurar a dimensão financeira”.
    RTP
    Noutra entrevista, ele disse que “o trabalho do Benfica no mercado tem de ser elogiado” TSF
    Ontem já disse que não gosta de trocar tantos jogadores e provavelmente dentro de pouco tempo vai dizer que foi mal construído.
    Rui Costa é isto, banal, incompetente e ao sabor do vento. O mais triste é que provavelmente os sócios do Benfica vão dar-lhe mais 4 anos disto. Enfim. Ao Norte despacharam o Papa à primeira oportunidade e o Benfica é isto.

  • Dad Vader
    Posted Outubro 22, 2025 at 1:17 pm

    Gastou-se muito dinheiro no mercado de verão, mas foi com outro treinador e com outros objetivos em mente.
    Mourinho exige sempre muito investimento, já tinha alertado para isso. A pouca rotação que fez na Taça e as poucas e tardias substituições que tem feito são já um indicador de que não confia nos jogadores que tem.
    Schjelderup por exemplo, mais uma vez parece que não terá grandes oportunidades com mais um treinador. Já é o terceiro. Ontem o treinador até preferiu insistir em meter um PL a extremo. Se calhar, mais vale vender. Já se percebeu também que não gosta muito dos laterais esquerdos que tem.
    Mourinho não é treinador de pegar num jovem e desenvolver, Mourinho gosta de jogadores feitos e exigirá isso em Janeiro. É pena porque o plantel tem qualidade jovem para desenvolver e ainda alguns bons valores nas equipas secundárias que podem ajudar a equipa.

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 22, 2025 at 12:51 pm

    Nem acho que o mercado tenha sido mal planeado, foi é mal executado. O Rui Costa construiu um plantel para o Lage e para o seu 4-4-2. E começou bem com a chegada do Dedic para fazer todo o corredor jogando o Aursnes como interior direito. O meio-campo foi remodelado para jogar em dupla, Enzo e Rios no papel encaixam bem. Mas ambos estão a desiludir e ainda não se conseguiram retirar o melhor de ambos em campo. Faltou foi contratar o tal segundo avançado que era a peça mais importante para o sistema do Lage. Falhou-se o Felix, falhou-se o Amoura. E veio o Sudakov que não é um segundo avançado mas sim um 10. Os maiores erros estiveram aí e na falha na contratação de um sucessor do Carreras. Ficaria um plantel curto mas com espaço para os jovens jogadores se mostrarem. E claro o despedimento do Lage, preparam uma época para um treinador e despedem-no logo no princípio.
    *
    Agora com a mudança de sistema com Mourinho, a equipa não está feita para as suas inexistentes ideias e ele só quer trutas! Claro que nenhum dos jovens jogadores do Benfica serve. Tem que ter coragem e apostar nesses jovens jogadores, juntamente com os mais experientes para os ajudarem a integrar-se bem na equipa.

    • Carocho1
      Posted Outubro 23, 2025 at 8:05 am

      Sim e não.
      A ideia era fazer do plantel um 4-4-2 para o Lage, sim, mas a ideia de vir Dedic para ficar Aursnes a extremo direito é errada. Estivemos desde o início atrás de um ED (Moussa, Alvarez, etc).
      Vendemos e bem o Aktur mas depois erramos a pensar que podiamos atacar esta época com o Schjelderup como única solução para EE. Péssimo.
      Quanto ao resto, sem dúvida. Enzo e Rios no papel ia ser meio-campo patrão, a carborar, mas a mostrar não haver qualidade nem para metade disso.
      Dahl é um segundo Aursnes, não enterra mas também não dá rasgo nenhum e é curto para titular. Pede-se mais.

    • Ricardo8989
      Posted Outubro 23, 2025 at 12:33 am

      Ainda não vi nada no Sudakov que parece o menino bonito que justificasse o valor, o Olinho do Rio Ave por exemplo no jogo na luz mostrou que é muito mais jogador.

    • Bruno90
      Posted Outubro 22, 2025 at 5:36 pm

      Andaram o mercado todo à procura de um ED, portanto não acho que a ideia fosse ficar com o Aursens à direita…

      • Kacal
        Posted Outubro 23, 2025 at 2:31 am

        Concordo Bruno. Acho claro que a ideia era Aursnes jogar na esquerda e ter Félix q #10/SA e um extremo direito de pé canhoto no outro lado. E a prioridade era Moussa. Ele e Félix foram os nomes mais falados e com mais “novela” arrastada!

  • MuchoG
    Posted Outubro 22, 2025 at 12:49 pm

    Ano após o ano com Rui Costa o Benfica gasta 100+ milhões em contratações, é o campeão do mercado, e 3 meses depois já tem de fazer mais uma revolução. Um misto de flops e falta de atenção aos setores do plantel que mais precisam de reforço.
    __
    Ontem acabou-se o jogo com um central a lateral esquerdo, um médio a lateral direito, e um ponta de lança a extremo esquerdo. Também não ajuda que, pelo 2º ano seguido, despeçam o treinador para quem o plantel foi construído, meros dias depois do mercado fechar.
    __
    É desgastante esta falta de competência, organização, capacidade aprender com os erros. Já andamos nisto há anos, não vale a pena bater na mesma tecla. Daqui a 3 dias vamos ter uma oportunidade de um novo começo.
    __
    Uma coisa eu sei, Mourinho já plantou as sementes de que não está satisfeito com o plantel e vai pedir reforços milionários já em Janeiro. E sendo Rui Costa o dirigente previsível e incompetente que é, vai fazer-lhe as vontadinhas todas. Vai ser giro ver como vão pagar esta fatura no próximo Verão, especialmente se não chegarmos à Champions.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Outubro 22, 2025 at 12:48 pm

    Mal construído ou não tão forte quanto as pessoas esperariam?
    Vou pela segunda opção.
    Bah e Dedic são opções muito interessantes. Depois há o jovem, mas já se sabe na formação do Benfica só houve jogadores realmente bons quando esteve lá Jesus e Vitória. E não aproveitaram tudo. De resto, quando outros treinadores são obrigados pelas circunstâncias a utilizar os jovens aí é um plantel sem soluções. Lage e Schmidt foram sabotados, no Benfica é uma roda viva.
    No Porto a conversa do ouro da casa foi metida no baú, por exemplo.
    O plantel do Benfica não é mau, longe disso.
    As pessoas é que ficam chocadas mas não se apercebem que um Newcastle tem jogadores de alto calibre e ficam espantadas com a diferença. É uma questão de falta de noção, falta de noção que eu li muito quando as viúvas e os coelhos em geral 🐰 falaram sobre o United. Não têm noção da diferença.
    Premier está cheia de equipas com jogadores de grande nível. Como em Portugal praticamente só há 3 eles acham que um Newcastle é “acessível”. Impossível não é, claro. Mas há diferenças. E hey são substanciais.
    Enzo e Rios têm sentido dificuldades, foram compras muito elevadas.
    Florentino? Mas quantas e quantas vezes o Florentino também enterrou?
    O problema do Benfica não é a saída de Florentino o problema está em não terem um Enzo que agora está no Chelsea por exemplo. Nível absurdo e habitou a malta mal.
    Eles não vos dizem mas o Benfica ficou muito viúvo do Enzo. Nenhum jogador foi tão forte a comandar o sector como ele nos últimos tempos. Neves? Grande personalidade, mas não comanda. É outro tipo de jogador. Vitinha comanda.
    Portanto o Benfica tem um bom plantel mas não suficientemente forte para voos europeus. Acontece.
    Hey, o Sporting do Amorim teve grandes performances europeias? Nem por isso.
    Acontece.
    Talvez agora “deiam” valor ao que uma pessoa sente ao perder contra o pior Tottenham dos últimos tempos.
    “À” ironias na vida… Metam no baú 🏀

    • Ricardo8989
      Posted Outubro 23, 2025 at 12:39 am

      Depois do jogo com o Chelsea que até foi bem equilibrado não há desculpa para dizer que o Newcastle é um bicho papão.

    • ManuelFAlbuquerque_
      Posted Outubro 22, 2025 at 5:11 pm

      Ivanovic por exemplo não é um puro avançado de área e parece alguém que gosta de espaço o que até pode ser interessante se Mourinho trabalhar um futebol mais direto. O Benfica teve um jogador com características interessantes chamado Artur Cabral mas não lhe deu grandes oportunidades, nunca foi visto como solução e sempre que jogava mal saía. Assim não há jogador que resista porque é preciso alguma continuidade.
      Acho que falta a este plantel um homem de área como por exemplo Højlund é, um jogador com boa compleição física e determinação.
      Pavlidis é um avançado bastante interessante mas não tem grande capacidade para lutar entre os centrais. Jogadores como Slimani nisso eram muito bons.
      Mas hey como não fintam não prestam.
      Dahl custou 9 milhões e é um bom jogador.
      Nós demos 20 pelo Dorgu. Acham que fizeram pior compra? Tá bem.
      Claramente o objetivo era Félix que tem mais criatividade que o Sudakov mas o Sudakov tem mais agressividade e poderiam perfeitamente coexistir. Sudakov bem trabalhado poderia com facilidade ser 8 ofensivo.
      Aktur seria um Derlei para Mourinho, um jogador de ala para o meio e rematador.
      Nisso concordo com o mister, é um atleta que marcava bastante.
      O plantel é bom, mas não perfeito.
      Tem de ser trabalhado.

  • Nickles
    Posted Outubro 22, 2025 at 12:13 pm

    Ao fim de Agosto ouvi coisas como “foi o melhor mercado da história”. É fácil alegrar o benfiquista comum com o “melhor jogador” de um Sevilla moribundo e o pior dos ultimos largos anos, um médio que é excelente no tiktok mas banal em campo, um defesa direito que foi (já nem sequer é) craque no FM mas que na realidade nem num Marselha se safa, um ponta de lança de 25M para suplente do melhor jogador da equipa e que, por isso, é opção apenas a extremo esquerdo ou um numero 10 com um valor de 32M no transfermarkt e portanto deve ser bom, não interessa se sempre jogou num campeonato do mediocre para baixo.
    Ser presidente do Benfica é das profissoes mais acessiveis ao dia de hoje, sendo que o chefe (benfiquistas) exige muito perto de zero.

    • Art Vandelay
      Posted Outubro 22, 2025 at 1:14 pm

      O Chefe exige ABAIXO de zero…mais de 10 anos de braço dado com o Vieira e 4 anos como presidente onde está a levar o clube para o abismo financeiro e desportivamente ganhou 1 campeonato apenas contra o pior Porto da era Pinto da Costa e 1 Sporting moribundo no pós Alcochete é abaixo de zero e o chefe (benfiquistas) acham que está óptimo e é o gajo indicado para enterrar ainda mais o Benfica
      **
      Isto é completamente insano, o próximo Sábado ficará para a história da futebol como a maior demonstração de burrice em estado puro num clube de futebol

    • Rijkaard
      Posted Outubro 22, 2025 at 1:04 pm

      Então mas agora já está tudo mal? Onde é que meteste toda a bazófia da pré-época? Campeões do defeso serão sempre vocês…

  • Petrol
    Posted Outubro 22, 2025 at 12:09 pm

    Plantel mal construído? É só mais um ano em que o Benfica apresenta um plantel desequilibrado. Nada de surpreendente.

  • Art Vandelay
    Posted Outubro 22, 2025 at 11:43 am

    O pior presidente da história do Benfica, não percebe literalmente nada sobre nada e vai ganhar as eleições pq marcou 1 golo ao Benfica e chorou… é este o nível de burrice dos sócios do Benfica, é surreal

Deixa um comentário