Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica posiciona-se sobre Rui Vitória: “Não fazia o mínimo sentido mudar de treinador agora”

Deixou de estar no ‘fio da navalha’? Vieira não é de mudar de treinador, mas parecia claro que se as águias não vencessem em Tondela dificilmente RV ia permanecer.

Varandas Fernandes, o dirigente do Benfica que mais tem dado a cara nos últimos tempos, manifestou hoje total apoio a Rui Vitória e garante que o futuro do clube será com o atual treinador, mesmo com a contestação de alguns adeptos. “Tem dado muitas oportunidades aos jogadores que saem do Caixa Futebol Campus. Como benfiquista e como dirigente do Benfica, respeito. Tenho partilhado muitas opiniões no meu meio que são fortemente positivas em relação ao treinador e não há motivo para que se ponha a mínima questão sobre a sua continuidade. O Benfica é um clube estável e não fazia sentido, na minha opinião, haver qualquer tentativa de o treinador sair. Não fazia o mínimo sentido estar a mudar de treinador agora”, assegurou o vice-presidente dos encarnados, em declarações à Antena 1.  Revelando igualmente a sua opinião pessoal sobre o técnico: “Excelente! É um treinador à Benfica, que tem todas as condições para ter muito êxito ao longo das próximas épocas no Sport Lisboa e Benfica.”

43 Comentários

  • golias
    Posted Novembro 15, 2018 at 11:13 am

    e ainda bem. mostra que a direção do benfica tem algum bom-senso e não vai na cantiga de alguns pseudo-adeptos. especialmente aqueles que faltam ao respeito de forma consistente e constante ao treinador do benfica. só para relembrar os pseudo-adeptos mais esquecidos, este é o treinador que detém o recorde de pontos pelo Benfica no campeonato que sendo uma prova de regularidade mostra que não foi obra do acaso. no final façam-se as contas, se cumprir os objectivos gostava que ficasse se não cumprir a direção deverá procurar outras soluções. O campeonato ainda está em aberto, uma boa prestação na liga europa e possível conquista da taça de portugal fariam desta época uma época positiva.

  • Mantorras
    Posted Novembro 15, 2018 at 2:30 am

    E novidades há?

  • psychomantis
    Posted Novembro 15, 2018 at 12:24 am

    Acho muito bem. A direcção não pode ir na cantiga dos treinadores de bancada, despedir RV neste momento só iria desestabilizar a equipa. No final da época, com a avaliação de desempenho feita com rigor, é que se pode tomar este tipo de decisões.

  • Joao X
    Posted Novembro 14, 2018 at 10:54 pm

    Não faz sentido sair agora.
    Na minha opinião, RV deve ser demitido no final desta época seja ou não campeão.

    • coach407
      Posted Novembro 15, 2018 at 12:37 am

      3 campeonatos em 4 mais um conjunto de outros títulos. Despedido? Não sei como andam as coisas no Sporting mas no Benfica não estão assim tão boas para despedirmos um treinador que conquiste 3 campeonatos em 4 possíveis.

      • Joao X
        Posted Novembro 15, 2018 at 10:39 am

        Penso que podiam contratar um melhor pois com o RV dá a sensação que qualquer época pode ser um fracasso, embora as estatísticas digam o contrário eu sei.

  • ThatMan
    Posted Novembro 14, 2018 at 8:45 pm

    Aí está o nível de exigência do Benfica atual, então o “Excelente” e o “treinador à Benfica” dizem tudo…

  • MuchoG
    Posted Novembro 14, 2018 at 7:52 pm

    Mudar de treinador a meio de uma época costuma resultar em duas situações muito diferentes, ou a equipa dá a volta por completo e tem uma excelente época (Real com Zidane, Chelsea com Di Matteo) ou conta como hipotecar a época (Mónaco com Henry), neste caso penso que o Benfica caminha para o segundo caso com o treinador atual.
    Este Benfica joga o pior futebol da década, vem de uma época muito fraca e mesmo este ano os objetivos já começam a fugir, Champions já foi e vamos em 4º na liga. A juntar a isto nota-se uma falta de atitude da maioria dos jogadores e a grande maioria dos adeptos já manifestou o seu descontentamento.
    Parece-me muito complicado o Benfica dar a volta e acabar a época numa nota positiva, então, porquê esperar? É óbvio para todos menos a direção que o ciclo de RV acabou e prolongá-lo seria o hipotecar de uma época onde houve grande investimento e onde se é superior aos rivais em todos os aspetos menos no treinador e no futebol jogado.
    Custa-me muito a acreditar que a direção do Benfica ache sinceramente que isto é o futuro do clube, sim é muito giro a aposta na formação mas do que vale se os jovens entram num sistema medíocre que pouco serve para a sua evolução? Já disse aqui, a maioria dos jovens que entraram e saíram com RV eram os mesmos jogadores no início e no fim (tirando Semedo e talvez Guedes).
    Parece-me claro que a entrevista de LFV saiu-lhe muito mal porque a situação piorou bastante num curto espaço de tempo e seria uma contradição gigante despedir o treinador tão pouco tempo depois de manifestar o seu apoio. Resultado, o Benfica está preso a RV até ao final da época, e rezo a todos os santinhos que não passe daí.
    Penso que outro aspeto a ter em conta é quem está disponível para assumir o lugar, todos os treinadores portugueses de qualidade ou estão comprometidos ou com demasiada cotação e contratar um estrangeiro é um tiro no escuro. Talvez a estratégia seja esperar pelo fim da época e ver se aparecem melhores opções porque actualmente só mesmo Renato Paiva ou Bruno Lage. Atenção, sou a favor da saída de RV desde o fim da época passada mas percebo este ponto de vista.
    Basicamente este apoio da direção servirá para manter RV a época inteira e aí começar um novo ciclo no Benfica, se isso não acontecer só comprovaria que a direção não quer saber do sucesso do clube mais do que quer saber do seu.

    • André Dias
      Posted Novembro 14, 2018 at 8:26 pm

      O Mónaco não é o melhor exemplo. Perderam os melhores jogadores e desde o início da época que têm sido atingidos por inúmeras lesões que afectam o rendimento da equipa e a adaptação dos reforços.

  • André Dias
    Posted Novembro 14, 2018 at 7:50 pm

    O meu palpite é que Rui Vitória só será despedido se voltar a não ser campeão este ano, o que por este andar é bastante provável. Só é pena que até lá tenhamos que assistir ao espectáculo deprimente que é o futebol praticado pelo Benfica.

  • ilusorius
    Posted Novembro 14, 2018 at 7:12 pm

    Posição que peca apenas por tardia. Rui Vitória merece todo o apoio por todo o trabalho que fez. Não esqueçamos o modo como pegou no clube, o peso da herança. Resultados, objectiva e globalmente falando, em dimensão semelhante aos do antecessor.

    • coach407
      Posted Novembro 15, 2018 at 1:15 pm

      Subscrevo.

    • Pedro Leal
      Posted Novembro 14, 2018 at 9:26 pm

      Exato a nível de resultados e títulos o trabalho do Rui Vitória (com excepção desta última época onde sofreu um desinvestimento brutal na equipa) tem ganho vários títulos ( 2 campeonatos, 1 taça de portugal, 1 taça da liga e 2 supertaças) e juntou a isso duas boas campanhas na Champions (quartos de final e oitavos de final).
      Portanto deve-se manter o mínimo de respeito por ele e na minha opinião não deve sair até ao final de época e ai faz-se contas ao balanço da época.

  • Nickles
    Posted Novembro 14, 2018 at 7:09 pm

    Claro que isto é a gozar com os adeptos, no seguimento do que tem sido esta época e a última. É tudo a gozar com a cara dos Benfiquistas, e o mais engraçado nisto tudo é que há Benfiquistas que caiem. Aliás o nível de exigência dos adeptos neste momento é tão bom, que muitos deles adoraram o jogo em Amesterdão.

    Ah e o RV só sai em 2020 porque há eleições. Nesse ano como o LFV vai estar à rasca à procura de votos, pode ser que ai sim venha um treinador que seja mesmo um treinador.

  • mcthespecialone
    Posted Novembro 14, 2018 at 7:05 pm

    Vêm dizer isto depois de obterem a primeira vitória que permitiu sair daquele ciclo… assim também eu xD

    • DAP
      Posted Novembro 14, 2018 at 8:44 pm

      É mais legítimo dizer isto após uma vitória fácil do que despedir um treinador de uma equipa (melhor classificada, por sinal) após uma derrota para a Taça da Liga frente ao Estoril.

      • mcthespecialone
        Posted Novembro 14, 2018 at 9:32 pm

        Esqueceste de referir que o Estoril está na segunda divisão e que essa equipa melhor classificada não joga nada desde o inicio da época tendo plantel para jogar bem melhor. Além disso, essa equipa ainda não estava “melhor classificada” quando o despedimento ocorreu.

  • Primo1904
    Posted Novembro 14, 2018 at 6:59 pm

    Assim sendo resta-nos a nós benfiquistas apoiar!
    Mas Rui Vitória tem que saber que não basta apostar na formação,com o plantel que tem,tem que apresentar muito mais…
    O discurso também tem que mudar definitivamente.
    Desde que Luisão saiu que a equipa ressentiu-se,parece-me a mim que Luisão era o verdadeiro”chefe” do balneário… supostamente este era o maior atributo de Vitória,a união da equipa…
    Por outro lado vamos continuar a ver desaproveitados jogadores como Zivkovic, Ferreyra ou Castillo o que é um crime.
    Indo e vendo mas estou com receio.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Novembro 14, 2018 at 6:56 pm

    Já nem sei o que dizer….
    1- Nunca acreditei que um desaire em Tondela valesse a demissão. O LFV ficou avesso a chicotadas com o episódio “Fernando Santos”. Ainda por cima, o Presidente “atravessou-se pelo Rui Vitória há duas semanas na TVI, o que lhe retirou bastante margem de manobra para uma decisão destas.
    2- Pelo acima aduzido, concluo que o Vitória só sai numa situação limite em que já não consiga suportar a pressão e o mais provável é ser por sua iniciativa (mesmo que com alguma “ajuda”).
    3- Por outro lado, não é líquido que as coisas melhorem mesmo que saia. As alternativas não devem ser muitas e a transição pode ser morosa, especialmente se o treinador for estrangeiro.
    4- Finalmente, eu próprio estou a ficar cansado do treinador. Eu sou treinador de bancada, mas parece-me evidente que a equipa precisa de actuar a maioria dos jogos em 4-4-2 que lhe dá mais punch ofensivo e o Benfica tem um plantel bem talhado para este sistema e no entanto, jogue contra o Bayern ou contra o Barreirense não consegue sair do 4-3-3. Frequentemente parece perdido nas palavras e nas tácticas e…achei a gestão do jogo no Jamor verdadeiramente catastrófica. É verdade que o Salvio falhou um penalty e desperdiçamos múltiplas situações de golo, mas o treinador só ajudou a enterrar a equipa. Confesso que fiquei possesso.
    Resumindo, ou se dá uma grande volta, ou o Benfica está numa lose-lose situation. Not good.

    • coach407
      Posted Novembro 15, 2018 at 1:16 pm

      Lose-lose situation?

    • Mantorras
      Posted Novembro 15, 2018 at 2:28 am

      O problema é mesmo esse, é lose-lose, no entanto insistir no erro com os adeptos fartinhos… eles trabalham para arranjar soluções, que arranjem melhor.

    • ACT7
      Posted Novembro 14, 2018 at 8:47 pm

      Concordo com tudo.
      O 4-4-2 têm de ser o nosso sistema, fomos tetra campeões neste sistema pois é a melhor receita para a nossa liga, até o SC foi “obrigado” a jogar assim ano passado e foi campeão.

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Novembro 14, 2018 at 9:14 pm

        Pois é, infelizmente o ano passado o Rui Vitória estava em apuros e lembrou-se de “inventar” o 4-4-3. Como a coisa até foi correndo bem (até correr mal outra vez) agarrou-se àquilo como uma bóia. Suspeito que continuará agarrado à bóia até perceber que está furada e a meter água por todo o lado. Oxalá ele descubra isso ainda em tempo útil.

        • ACT7
          Posted Novembro 14, 2018 at 10:54 pm

          Até compreendo o uso do 4-3-3 do ano passado, pois era preciso mudar alguma coisa.
          Mas este ano a aposta deve ser o 4-4-2, até porque Zivkovic, Ferreyra, Castillo, Jonas, Félix, Cervi, Fejsa, Gedson, Gabriel, Pizzi (à direita), etc. para mim rendem mais neste esquema.

    • Teixas
      Posted Novembro 14, 2018 at 7:25 pm

      Um excelente comentário Rui. Embora nao concorde na totalidade.

      Gosto particularmente do ponto 4. O 4-4-2 deveria voltar.

  • Estigarribia
    Posted Novembro 14, 2018 at 6:53 pm

    Penso que isto tem duas conclusões muito simples de perceber: se o Benfica vencer o campeonato, o Rui Vitória fica; se o Benfica perder o campeonato, o Rui Vitória sai. Simples.

    Ainda assim, penso que os adeptos do Benfica estão a mostrar muita ingratidão para com Rui Vitória, um treinador que ganhou 2 campeonatos, 1 Taça de Portugal, 1 Taça da Liga e 2 Supertaças de Portugal, juntando ainda uma chegada aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, no primeiro ano, e aos oitavos-de-final, no segundo ano.

    Além disso, Rui Vitória lançou na equipa principal jovens jogadores de formação, como, por exemplo, Ederson Moraes, Renato Sanches, Victor Lindelöf, Nélson Semedo, Gedson Fernandes, João Félix, Rúben Dias ou Yuri Ribeiro (ah, e, quase que me esquecia, o Clésio Baúque).

    Em suma, os adeptos do Benfica deveriam mostrar gratidão pelo trabalho feito pelo técnico benfiquista em vez de passarem os dias a chamarem-lhe “professor de ginástica”, “professor de dança”, “trolha”, “calhau”, “banana” e outros nomes pejorativos, acabando por mostrar ingratidão para com o treinador benfiquista.

    Saudações Leoninas. E mais respeito por um treinador que já vos deu 6 títulos em quatro épocas no Estádio da Luz.

    • NunoLFC
      Posted Novembro 15, 2018 at 10:26 am

      Desses jogadores todos que Rui Vitória lançou, só dois jogam no Benfica, Rubén Dias e Gedson, os outros ou jogaram apenas uns meses, ou não jogam ainda. De que te serve apostar na formação se não aproveitas os jogadores? Eu não sou accionista nem investidor, não festejo vendas, festejo vitórias. Se apostar na formação é ter um jogador durante 6 meses para o vender e ir dar o seu contributo a outro clube, então não é preciso obrigado.

    • Pedro Leal
      Posted Novembro 14, 2018 at 9:22 pm

      Bom comentário.
      Pode não se gostar do treinador e critica-lo, porque o Rui Vitória tem bastantes limitações e acredito que no final da época saia. Agora tem de haver o mínimo de respeito ainda para mais eles já fez boas época no clube onde ganhou títulos (2 primeiras) e a equipa não jogava muito mal (especialmente na primeira o Benfica até jogava bem).

    • Marco
      Posted Novembro 14, 2018 at 9:16 pm

      E qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento sabe que os 6 títulos foram ganhos apesar do Vitória. Se o caro Estigarribia gosta tanto do RV, por favor, leve-o para o seu SCP!! :-D Eu conduzo se for preciso

    • Marco
      Posted Novembro 14, 2018 at 9:13 pm

      Essa da gratidão… que eu saiba o homem é pago para trabalhar, e o que é ganho é ganho por uma equipa (neste caso especifico APESAR do treinador que tem).

      Nunca vou entender essa da gratidão, ainda para mais relativa a cargos incrivelmente bem pagos e, neste caso especifico, entregue a um incompetente.

      E os adeptos do Benfica “devem” agir e pensar consoante a impressão que o trabalho de RV lhes provoca – asco normalmente – e nao consoante opinião de terceiros. Ja basta a BTv e o seu constante e vergonhoso “os benfiquistas deveriam pensar isto e aquilo, e quem nao bate palminhas nem deve ser benfiquista”

      • Kafka
        Posted Novembro 14, 2018 at 9:47 pm

        Nem mais grato, nunca percebi essa da gratidão associada ao futebol e a algo que é feito por alguém que recebe (principescamente) para o fazer….

        Gratidão é para alguém que por exempla aceita trabalhar de graça, agora para um gajo que recebe um salário para fazer o que faz, não há que está grato, faz apenas aquilo para que é pago, é uma relação comercial, o Benfica dá-lhe todos os meses X de dinheiro, e ele em troca presta um serviço ao Benfica…

    • ACT7
      Posted Novembro 14, 2018 at 8:52 pm

      Enquanto se confundir exigência com insulto gratuito não se vai longe.
      Acho que o RV devia sair, pois têm um plantel muito superior aos outros.
      Pode fazer-se piadas com a profissão do homem, sim pode, até porque o humor faz parte.
      Faz sentido chamar professor de dança? não, não faz. Até porque seria mais inteligente chamar professor de patinagem, podia ser que assim o LFV lhe metesse os patins.

    • ThatMan
      Posted Novembro 14, 2018 at 8:43 pm

      Só uma pergunta, o Peseiro foi despedido porque mesmo?

    • Aslio
      Posted Novembro 14, 2018 at 8:27 pm

      O dia-a-dia do Benfica devia pautar-se pela exigência a todos os níveis.
      No entanto, pelo contrário, temos vindo a assistir a um decréscimo da sucessivo da qualidade de jogo desde que Rui Vitória assumui o cargo.
      Este ano, sucedendo-se os maus resultados, o treinador viu-se obrigado a apostar em Jonas, o seu ganha-pão (relembro que no ano passado a equipa só rendeu quando havia Jonas, após a lesão do Krovinovic). Jonas esse que, pasme-se, não foi embora por um triz, indo contra ao que o presidente e treinador desejavam.

      Acima de tudo, devia imperar o respeito pela instituição que é o Sport Lisboa e Benfica. Não há ninguém que esteja acima do clube: nem jogadores, nem treinador, nem presidente (ou pelo menos devia ser assim). Manter Rui Vitória é manter a medriocridade e a falta de exigência.

      Eu entendo que os adeptos rivais queiram que o Benfica continue com o Rui Vitória… mas não venham com falsos moralismos.

    • Francisco Torgal
      Posted Novembro 14, 2018 at 8:12 pm

      É preciso um sportinguista para se ler uma visão imparcial do meu clube. Eu não estou a gostar do futebol e resultados deste último ano e meio mas não apago as conquistas e méritos do treinador. Critico, mas apoio a 100% enquanto lá estiver.
      Saudações Benfiquistas

  • E o que temos
    Posted Novembro 14, 2018 at 6:46 pm

    Bem, vou deixar de ver jogos deste benfica nos próximos tempos, para ver futebol de CNS vou ver o amarante ao estádio que sempre é bem mais interessante

  • Kafka
    Posted Novembro 14, 2018 at 6:43 pm

    “excelente” “é um treinador à Benfica”

    Isto é simplesmente vergonhoso, uma ofensa a toda a história do clube… É um baixar de fasquia digno de um Arrentela… Vergonhoso

  • Zamorano
    Posted Novembro 14, 2018 at 6:42 pm

    Parabéns ao FCP pelo bicampeonato.

Deixa um comentário