Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica praticamente fora da Champions; Águias não conseguiram lidar com a maior qualidade futebolística da Real Sociedad; Jurásek foi atropelado por Kubo; Ataque também pouco produziu

Adeus Champions? Este resultado praticamente atira a equipa de Roger Schmidt para fora da prova… As águias foram “engolidas” pela Real Sociedad, que impôs o seu futebol de posse e associativo a partir de meio da primeira parte e anulou qualquer sequência de construção que o Benfica tentava ter desde trás. Por conta disso, o conjunto português cedo se remetou a jogar bola longa procurando o ataque à profundidade de Rafa ou Musa, mas sempre sem sucesso. João Mário esteve desinspirado, tendo sido rendido ao intervalo, juntamente com Musa, e só Rafa e Neres a espaços (fartou-se de somar perdas de bola, mas na segunda parte foi dos poucos a ameaçar) tentaram incomodar. O meio campo ficou a assistir a aula dada pelo trio Zubimendi-Merino-Méndez, enquanto que a defesa sofreu com as investidas de Kubo (Jurásek voltou a estar desastrado, tendo saído assobiado), Barrenetxea e Oyarzábal. João Neves acabou por ser o melhor elemento dos encarnados, e do banco só Tiago Gouveia conseguiu produzir algo para tentar mudar o rumo do jogo.

Benfica 0-1 Real Sociedad (Brais Méndez 63′)

O Benfica foi derrotado em casa pela Real Sociedad, por 1-0, em jogo a contar para a 3.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões. As águias, tirando uma fase inicial na primeira parte, sentiram muitas dificuldades para conseguir ter bola e criar jogadas e acabaram por sucumbir perante o domínio do conjunto basco, que chegou ao único golo da partida já no segundo tempo, numa boa jogada de Barrenetxea, finalizada por Brais Méndez. Com este resultado, os encarnados mantêm-se no último lugar do Grupo, sem ainda qualquer ponto somado, já a formação de Imanol Alguacil volta a encostar no Inter na liderança.

XI Benfica: Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Jurásek, João Neves, Aursnes, Neres, João Mário, Rafa e Musa.
XI Real Sociedad: Remiro; Traoré, Zubelida, Le Normand, Aihen Muñoz; Brais Méndez, Zubimendi, Mikel Merino; Barrenetxea, Kubo; Oyarzabal.

VM
Author: VM

108 Comentários

  • Kafka
    Posted Outubro 24, 2023 at 8:56 pm

    Resultado mentiroso, mais justo teria sido 3 ou 4 no mínimo, tal foi o domínio…mas nada disto é surpreendente

  • Nickles
    Posted Outubro 24, 2023 at 8:56 pm

    Pelo menos não foi contra o Porto, aí é que vão ver.
    O Benfica não joga nada desde a pausa para as seleções, da última época.
    O objectivo agora na Champions é marcar 1 golo. Jurasek, João Mário, Musa e Bah a titulares é o mesmo que jogar PlayStation com teclado. Para melhorar, a primeira opção a sair do banco é o Cabral. E o Chiquinho que em 2023 ainda joga no Benfica?!? Tão bom.
    Vale lembrar que o Jurasek e o Cabral custaram 40M. Cada vez que o Jurasek toca na bola desvaloriza 10%. Já o Cabral não desvaloriza porque a chicha está cara

    • Kafka
      Posted Outubro 24, 2023 at 9:04 pm

      Tudo dito, resumo perfeito de um planeamento de época por parte de uma estrutura e scoutings do mais amador que existe na atualidade do futebol mundial

    • Rosso
      Posted Outubro 25, 2023 at 3:11 am

      Pelos 40 milhões suponho que sejas dos que digas que “o Cabral custou 25 milhões”. Não custou vinte. Ainda muito, mas ao menos não acrescentem mais ao que ele valeu.

  • Dca
    Posted Outubro 24, 2023 at 8:56 pm

    Confrangedor. Contra uma Real Sociedad. Podem dizer que jogam de bola, e jogam, mas isto foi o quê? Parecia que estávamos a jogar contra um Barcelona de há 15 anos tal foi a nossa incapacidade. Este Benfica a este ritmo vai igualar o registo de 6J 6D na Champions. Do pior que se tem visto. Mau demais.

  • João
    Posted Outubro 24, 2023 at 8:56 pm

    Não vi bem o jogo porque estava a ver o Braga , mas acho que deram mais luta ao Real que este benfica à outra Real lol.
    Mas não me espanta esta derrota , esta equipa joga muito. Lembra-me um pouco a Atalanta no sentido que não é uma equipa de 1 linha mas jogam muito

  • Borsalino
    Posted Outubro 24, 2023 at 8:57 pm

    Viu-se Benfica apenas com o Tiago Gouveia. Não se entende o crédito infinito do Aursnes e João Mário!
    Jurasek 14M e Cabral 20M… devia dar cadeia!!!

  • FiliGon
    Posted Outubro 24, 2023 at 8:57 pm

    Nem sequer pressionaram…. Que atitude vergonhosa!

  • Valentes Transmontanos
    Posted Outubro 24, 2023 at 8:58 pm

    O 1º lugar ainda é matematicamente possível. Carrega, Benfica. É continuar a comprar activos para os transacionar em 1/2 anos e depois lançar notas de 100€ no Marquês, onde todos festejaremos as vendas bombasticamente históricas.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Outubro 24, 2023 at 8:58 pm

    Mais uma derrota que era esperada, quando o treinador do Benfica dá mais importância as vitorias contra o Porto que só valeram uma taçita sem grande importância em vez de se preparar como deve ser para este jogo que era fundamental está tudo dito.. jogar com João Mário, Aursnes que são moles na pressão, já para não falar em Rafa e Neres mas esses tinham sempre de jogar, mas o meio campo devia ter levado com o Tino por exemplo.. Tiago Gouveia entrou bem, pelo menos agitou alguma coisa, mas foi tudo muito fraquinho, a Liga Europa é quase impossível para o Benfica

  • É dia de jogo
    Posted Outubro 24, 2023 at 8:58 pm

    0 golos marcados quando jogou em casa com Real Sociedad e Salzburg, muito muito mau. Cheira a mais uma vergonha na liga dos campeões como aquela de há uns anos, isto não é o Benfica…

  • Francisco Goncalves
    Posted Outubro 24, 2023 at 8:58 pm

    Vamos voltar a fazer 0 pontos e quiçá marcar menos golos do que nessa altura.

  • Amigos e bola
    Posted Outubro 24, 2023 at 8:59 pm

    O mesmo que digo sobre o Futebol Clube do Porto, digo do Benfica. Falta política desportiva aos clubes portugueses.

    Andam a contratar Juraseks, Bahs e afins quando tenho sérias dúvidas que sejam melhores que os jogadores da formação. Hoje o Tiago Gouveia entrou e fez melhor em 20 minutos que o Neres em 70 minutos.

    Já o Bernat, sem comentários.

    Ambiente muito fraquinho na Luz. Parecia uma biblioteca municipal.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Outubro 24, 2023 at 9:04 pm

      Já estive em bibliotecas mais barulhentas.

    • John Travolta
      Posted Outubro 25, 2023 at 12:39 am

      O ambiente é quase sempre assim quando o Benfica perde, os 90 % dos fanáticos pelo Benfica só se interessam quando o Benfica ganha , o grande inferno so é quando o Benfica ganha ou marca, porque enquanto perde ou está empatado pouco se vê, sempre foi assim aos anos, é tipico .. O problema é que o Benfica aqui na tuga poucas vezes se vê nessa situação e não fica muito tempo sem ganhar um jogo, um campeonato etc etc .. se tivessem 18 anos sem ganhar um campeonato, metade dos adeptos já nem punha lá os pés nem queria saber de futebol.. Viu-se isso nos tempos de Vale e Azevedo ..
      Aburguesaram-se à frase do ganha o Benfica ou não ganha ninguém e então é o vale tudo desde que ganhe o Benfica, por isso é que depois se leva com um choque de realidade e fica tudo amuado .. estão mal habituados, jogaram contra uma equipa melhor e perderam bem .. Respeitem os outros para se darem ao respeito.

  • Veridis Quo
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:00 pm

    Kubo é absolutamente brilhante. Quando for mais consistente na tomada de decisão, é para palcos muito grandes.

    • Joga_Bonito
      Posted Outubro 24, 2023 at 9:12 pm

      Duvido. Há um certo desprezo ainda pelo jogador asiático, muito em virtude da sua baixa estatura e jogo bonito. O passaporte japonês ainda não tem o valor que outros com mais “nome”. Fora isso, concordo por absoluto, Kubo é um regalo de jogador!

    • Jeco Baleiro
      Posted Outubro 24, 2023 at 9:29 pm

      Sem dúvida. Que tratado de jogador. Dos que está em melhor forma nesta fase da época.
      O contexto ajuda, a equipa joga um futebol soberbo. Ima é um grande treinador (o homem certo na sua cadeira de sonho) e há uma harmonia enorme com a equipa. No campo ve-se o resultado.

  • GR24
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:01 pm

    Que chocolate basco.
    Apenas 2 pontos um mais tático, outro mais físico.
    A incapacidade do Schmidt em perceber as centenas de vezes que a Real ligava com o Brais Mendez nas costas dos médios encarnados, e foi aí que teve a chave do jogo e a tremenda superioridade espanhola.
    Na parte física foi brutal a diferença também , nunca chegaram perto para forçar o erro, só pressionavam com os olhos (que diferença neste aspeto para a época passada), pelo contrário, os espanhóis pressionavam constantemente e recuperaram centenas de bolas no meio campo do Benfica.
    Pontos positivos? 0

  • MuchoG
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:03 pm

    Estamos oficialmente na nova versão do 2º ano de Lage, desta vez com Schmidt.
    __
    A equipa é o oposto do que mostrou o ano passado. Falta de atitude e ideias em todos os momentos do jogo, facilmente anulada e sem grande vontade em contrariar as adversidades. Hoje foram 90 minutos a bater longo e a ser explorado nos inúmeros buracos que oferece no meio campo e alas defensivas.
    __
    70 milhões em reforços e só o Trubin se afirmou a 100%, Kokcu é um bom jogador que nem de perto vale os 25 + 5, Jurasek e Arthur nem vale a pena mencionar. Aursnes, Rafa e João Mário estão a léguas do ano passado, mas o problema é mais coletivo. Nada desculpa esta falta de atitude que ficou bem demonstrada com a entrada do Tiago Gouveia.
    __
    Schmidt está às aranhas. Vai ficar em último neste grupo que é o melhor porque esta equipa nem de Liga Europa é. Meter todas as fichas no campeonato, tem o melhor plantel e nem o Porto e Sporting andam a deslumbrar, talvez tenha sorte. Mas há muita decisão a tomar no fim desta época porque esta equipa não é boa o suficiente.

  • Aidos
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:04 pm

    Será que já podemos afirmar que o efeito Schmidt já passou? Este início de época tem sido muito pobre, houve momentos em alguns jogos a lembrar o ano passado e pouco mais. A equipa está amorfa, jogadores perdidos e sobretudo alguma falta de qualidade e opções. Grande jogo da Real Sociead, seria injusto não vencerem. Em perspectiva uma nova humilhação para o Benfica, com o fantasma dos 0 pontos bem presente, isto num ano com um investimento destes. Enfim, como benfiquista sinto que estamos de volta ao normal: o ser apenas uma equipa banal e de fogachos, sem ter uma consistência ao longo dos anos que a catapulte para outro patamar.

  • Bucky
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:04 pm

    Pior que ver este jogo é ver o jogo na TVI e os comentários do Dani

    • João
      Posted Outubro 24, 2023 at 9:30 pm

      Eish , isso é duro sim

    • Hirok "The Truth"
      Posted Outubro 25, 2023 at 8:36 am

      Concordo mas desta vez o Dani até estava a ler bem o jogo em certos momentos, até desejei que trocasse com o Schmidt porque estava a ver aquilo que todos nós vemos na TV.. mas o treinador lá dentro não vê, eu começo a achar que o Schmidt devia ir para a bancada ficar mais alto para ter outra perspetiva que no relvado não tem, já que está ali sempre parado podia ser que fosse diferente

  • Mantorras
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:07 pm

    Muito pouco futebol, muito pouco colectivo.
    Os melhores foram Joao e Gouveia… porque superam os outros em atitude e vontade.
    Ate acho que o Roger mexeu bem ao intervalo, embora nao retirasse o Musa, passar para 433 foi bem feito, mas nao adiantou. So que depois nao se entende o Chiquinho, sinceramente. Ja o Kokcu entrou aos 45m mas acabou sem pilhas.
    Somos inferiores a eles individualmente, mas colectivamente a diferenca e mesmo muito grande.
    Zero pontos, zero golos, e no jogo decisivo… levamos baile em casa…
    Desta champions ja fomos, resta tentar ir para a liga europa, mas nao faz mal… ganhamos ao Porto…

  • LevonAronian
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:08 pm

    O Benfica deste ano perdeu completamente a sua identidade da reação a perda.
    O problema não é o que estava mal continuar, e aquilo em que éramos muito bons, já não ser mos.
    Por muito importante que fosse o jogo, se um jogador não está em condições, não pode jogar, é kokçu claramente não estava preparado.

  • DNowitzki
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:08 pm

    1. Resumo do jogo de hoje: um monumental banho de bola, técnico, tático, tudo! Foi duche, imersão, ablução, na cama!
    *
    2. Ando a escrever aqui, desde há um ano sensivelmente, que, em pressão alta, a equipa do Benfica joga zero seja contra quem for e que o Sr. Chaimite não é metade do que alguns fazem dele.
    *
    3. A apatia, a falta de velocidade e intensidade, o medo, os 11 jogadores no próprio meio campo, a incapacidade para subir, ter bola, pressionar o adversário… Alguém explica isto?
    *
    4. Vamos lá ser sérios: o plantel do Benfica é desequilibrado e constituído por uma série de pernetas, tendo em conta o nível, ou falta dele, de que falamos em termos de competição. Soluções de hoje: Cabral, Tiago, Chiquinho e Bernat! Uau! Peço desculpa, Tiago mostrou mais do que Mário, Neres, Musa e Rafa!
    *
    5. Está na hora de os defensores deste estado de coisas se pronunciarem.
    *
    6. É só mais um esforcinho e igualamos o extraordinário feito de Rui Vitória.
    *
    7. Valha a verdade, o Sr. Chaimite já venceu duas vezes o Porto, portanto a época está feita. Bem avisei que já estava a preparar o desastre desta noite.
    *
    8. Rui Costa não pode passar incólume no que está a acontecer. Não quis dar 10 milhões ao Grimaldo, mas não teve pejo em estoirar 40 num tronco e num pote!

  • jolasdasagres
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:08 pm

    Como disse no jogo com o inter , contra a real sociedade o benfica ía perder.
    Jogam muito, muito pouco.
    Custa a aceitar porque sou benfiquista, mas somos talvez a pior equipa desta champions ( so a frente do shaktar). Teriamos dificuldades fosse qual fosse o grupo . Muito mau. Esta equipa tem que jogar mais

  • zebenfas
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:09 pm

    Completamente vulgarizados, incrível a falta de intensidade da equipa, parece que estão em final de época.
    Roger continua a cometer os mesmos erros…meio campo de princesas para este nível é para rir .
    João Mário impossível descrever , tudo mas tudo mal…O Aursnes fruto das brincadeiras das laterais, completamente perdido…então o acompanhamento que faz no lance do golo, se eu fosse treinador, tirava-o logo para castigo, deixou o jogador progredir sem pressão, zero…deve pensar que o adversário é como na liga portuguesa.
    A cereja, nao meter Guedes . o morango meter chiquinho. Os zero pontos estão já ali ao virar da esquina…Continuem a vender que o Artur tem tantos golos quanto o Taremi, areia para os olhos…incrível como os únicos que tiveram alguma atitude competitiva vieram da formação…Benfica que se passa…Rogerio que desilusão…

    • Borsalino
      Posted Outubro 25, 2023 at 10:12 am

      No lance do golo não foi só o Aursnes, tudo começa com o Neres que a partir daí deveriam ter saído imediatamente. Foi vergonhoso.

  • Ricardo10_
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:09 pm

    Miséria…A Real joga muito e é uma equipa, o Benfica não joga nada e é uma anarquia!
    A única coisa positiva foi o Tiago Gouveia e a vontade do João Neves! Pensar que o Benfica gastou 60 milhões ou mais , em três jogadores banais…

  • Joga_Bonito
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:10 pm

    O esperado considerando que RS não aprendeu com os erros.
    Conseguimos piorar na segunda parte, quando precisamos absolutamente da vitória!
    ——————————————-
    Roger insiste em não perceber que o problema do Benfica é que o seu miolo é atropelado por qualquer equipa na Europa porque ele insiste num meio-campo mole que só resulta na liga portuguesa…
    ——————————–
    A defesa e o meio-campo defensivo têm de ser fortes na pressão e no desarme para libertar os jogadores mais ofensivos. Por sua vez jogar com um 10 num 4-3-3 permitiria fazer rapidamente a transição entre a defesa e o ataque, com a equipa a ser capaz de sair da pressão, recuperando a bola e circulando-a logo rapidamente.
    Ao invés, Roger insiste em sobrecarregar João Neves com tarefas defensivas, achando que o rapaz chega para tudo.
    ———————————
    Tino tem de jogar nesta equipa, alternando com Aursnes a 6. A capacidade de recuperação de bola que ele tem é o que necessitamos para sair de sufocos como os que hoje os bascos nos colocaram. Não fazer como Roger optou, que foi colocar Kokcu, que é um 10 e um jogador macio a defender, a 6, unicamente para tentar que ele conseguisse fazer grandes passes longos a partir dos centrais. Isso só fez a equipa recuar no campo, além do mais, do que adianta pôr à frente dos centrais um 10 se a equipa não consegue recuperar a bola? Kokcu nada fez no jogo porque Roger o pôs a 6, sem perceber que o problema daquela área do Benfica é a falta de um tampão como Tino!!!
    Não percebo porque Roger não vê isto…ou é birra ou então não sei…
    Tino tem de jogar nesta equipa num 4-3-3, sobretudo nestes jogos. Neves joga a 8, fazendo a ligação entre o ataque e a defesa e ajudando na recuperação. Kokcu ou João Mário a 10, com isso a equipa ganhava logo outra dinâmica.
    —————————
    A recuperação, a recepção de bola e o passe, são três elementos chaves que quando não se conseguem executar bem uma equipa vai abaixo. Não se pode ter grande recuperação com um miolo mole, muito menos conseguir receber a bola, quando se está a jogar a passo e rodeado de vários adversários, com os colegas sempre parados, sem ninguém para quem entregar a bola. Este aspecto básico do jogo está a ser comprometido no Benfica pelas birras de Roger…
    O Benfica perdeu este jogo por culpa destas opções…
    ———————
    De positivo destaco a grande entrada de Tiago Gouveia, a merecer mais minutos no futuro. Também o Arthur Cabarl teve um bom jogo, sempre que a bola lhe chegou até deu bons pormenores e parece-me mais magro e com isso a sua produção subiu logo. Espero que fique em forma, porque qualidade ele tem, veremos como reagirá neste sistema…

  • ACT7
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:13 pm

    A Real foi muito melhor que nós, encostou-nos atrás, nem nos deixou tocar na bola, equipa perfeita em todos os momentos do jogo.
    O Benfica aos 10minutos até pareceu que ia animar, mas depois só voltou quando entrou o Tiago Gouveia.
    O Aursnes não é por fazer muitas posições que é um jogador bom, ok dá jeito ter um gajo destes, mas no capítulo onde se devia destacar não o faz, que era no passe, coberturas defensivas e criar superioridade no meio. Aliás o rendimento dele já desde o fim da época passada é muito mau, só que caiu no goto por fazer várias posições.
    O Kokcu é dos poucos que sabe fazer passes com qualidade, sem ele e Dí Maria a equipa fica muito sem ideias, depois não ajuda ter gajos na frente que não sabem estar longe da equipa, como Rafa, Musa e Cabral. Nenhum avançado faz o papel do Ramos de pressão, movimentos de aproximação, de procura da profundidade ou abrir espaços para o Rafa, como fazia o PL português.
    Também me quer parecer que o Florentino têm de voltar ao 11, é certo que falha muitos passes, mas o Aursnes falha bem mais e não têm 1/5 das recuperações nem sentido posicional, como têm o Florentino, aliás com o Florentino conseguimos fazer uma pressão alta, recuperar rápido e encostar o adversário atrás, não é por nada mas grande parte do nosso sucesso começou com Javi, Fejsa e Florentino a titulares.
    Não que influencia-se em alguma coisa pois fomos muito inferiores, mas como é que o defesa direito da Real não é expulso, como é que aquela entrada sobre o Neves não é vermelho e como é que num lance que o Neres pode isolar 2 jogadores é agarrado e nem é falta (na jogada a seguir há golo da Real)

  • Nelson Santos
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:13 pm

    Este grupo de Champions é mais forte do que o ano passado, em que PSG e Juventus tinham mais nomes do que futebol, mas a diminuição de qualidade do futebol apresentado é difícil de entender. Será que o alemão foi mesmo uma one-hit wonder, que aproveitou o bom início de temporada (facilitado pelo calendário interno) para fazer 2/3 de época muito positiva mas, desde então, tem sido sempre a descer.

  • Jons Mendi
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:14 pm

    Já não via um Benfica em apuros desta maneira à algum tempo. Falta muita qualidade em alguns jogadores como o Jurasek e o Arthur… sao neste momento um grande problema por todas as razões e mais algumas. Um Aursnes desesperado em campo a tentar ser bombeiro mas a falhar uma quantidade de lances assustadora. O Bah parece que estagnou desde Janeiro. O Schmidt muda o centro do meio campo 40 vezes por jogo. Percebe se claramente que o Schmidt anda a testar tudo e mais alguma coisa até ver se encontra onze jogadores em campo que lhe voltem a dar o feeling to Benfica da época passada. A ver vamos – é preciso mais atitude de todos. Saudações Açoreanas

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:15 pm

    Equipinha triste.

    Aliás este Benfica tem tudo para repetir a proeza histórica dos zero pontos de Rui Vitória.

    Com uma grande diferença…
    Rui Vitória tinha craques no plantel como Douglas, Keaton Parks ou Filipe Augusto e apanhou a época do boicote de Vieira.

    Schmidt tem um plantel caro, de luxo para a realidade portuguesa (pelo menos em valor), um investimento fortíssimo em todos os brinquedos que queria e esta equipa não joga um charuto.

    Sem garra, sem alma, triste. Apenas e só triste.
    Dei por mim a mudar de canal N vezes para ver o Braga jogar olhos nos olhos do Real Madrid, enquanto o Benfica em casa apanhava um cheiro épico da Real Sociedad.

    Nada de estranhar, porque os bascos são já há algumas épocas das equipas que melhor futebol jogam em Espanha e hoje só não foi pior porque resolveram jogar sem ponta de lança…

    Oyarzabal é um craque, Zubimendi, Merino e Brais Mendez jogaram de cadeirinha e espalharam classe, Remiro é dos melhores keepers espanhóis, e Kubo e Barrenetxea destruiram a seu bel prazer Jurasek e Bah.

    Voltando a comparações com equipas anteriores, há muita gente que refere que foi Félix que “criou” Bruno Lage e o catapultou como treinador.
    Tenho algumas reservas quanto a isso embora reconheça a influência.

    Poderia se calhar dizer o mesmo agora.

    Foi Enzo Fernandez que “criou” o Benfica dominador de Roger Schmidt.
    Sem Enzo o Benfica morreu e só não definhou porque João Neves saiu da cartola.

    Esta época isso volta a notar-se.

    Sem Enzo não há pressão e a que há é mal feita, intensificada pela perda de Gonçalo Ramos que desgastava muito os defesas.

    Sem querer entrar no cenário catastrofista mas sendo coerente, caso Roger Schmidt continue com esta Champions miserável e caso não seja campeão no final do ano, o seu ciclo terminou e tem a porta escancarada para sair.

    Uma equipa que evolui zero de um ano para o outro e ainda mantém todos os defeitos é revelador

    • DNowitzki
      Posted Outubro 24, 2023 at 9:25 pm

      Só uma nota sobre a relação Chaimite / Enzo: já somos mais do que dois – eu e tu – a colocar isso em discussão. Mais: começa a generalizar-se também a ideia de que foi Neves quem segurou, «in extremis», a «débacle» do final da época passada.

      • Flavio Trindade
        Posted Outubro 24, 2023 at 10:05 pm

        Nowitzki infelizmente se era uma suposição na época passada, é claramente uma certeza nesta.

    • Kafka
      Posted Outubro 24, 2023 at 10:13 pm

      Concordo com a parte de Enzo mas acrescento o Gonçalo Ramos também…para cumulo a estrutura/scouting (amador) do Benfica, foi substituir estes 2 jogadores por 2 jogadores que são ZERO no momento defensivo e não reacção à perda da bola bola (Kokcu e o Mister Chimarrão)….e depois ainda tens a inclusão do Di Maria (que hoje nem jogou) no 11 titular, que também é menos 1 a defender….e o que é que o Rogério faz perante tudo isto? não faz NADA e mantém o mesmo sistema de jogo da época passada, com jogadores com caracteristicas completamente diferentes para desempenhar esse sistema da época passada

      Isto demonstra que o Rogério ou é burro e como tal não percebeu isto que é análise básica, ou então é extremamente limitado ao nível táctico e portanto só conhece 1 sistema de jogo e é incapaz de adaptar a sua ideia de jogo e o seu sistema de jogo aos jogadores que tem

      • Flavio Trindade
        Posted Outubro 24, 2023 at 11:34 pm

        Não tem muito que saber Kafka.

        Invariavelmente e tendo em conta os jogadores que existem esta equipa vai acabar num 4-3-3.

        Em condições normais o Guedes é sempre titular numa das alas, Kokcu vai ter que jogar no sítio onde rende como 10 e seria o responsável pela primeira fase de pressão, à direita alternar entre o Rafa e o Di Maria.
        Florentino nos jogos de maior dificuldade como 6, Neves como duplo pivot a fazer de Enzo.

        O ponta de lança até ver tem que ser o Musa porque não há outro.

        Mesmo com as mais do que prováveis saídas do Rafa e do Di Maria no final da época há Schjelderup para explorar (continuo a achar que tem muito talento), Prestiani que pelos vistos está contratado, Tiago Gouveia, Neres.

        Florentino, Neves, Aursnes, mais o miúdo Rafael Luís que tem tudo para ser o próximo craque a sair da B tudo isto para dois lugares.

        Trubin é guarda redes para muitos anos, André Gomes é muito bom também, os centrais tens a juventude do António e do Tomás e a experiência do Ota e do Lucas Veríssimo.

        Ao contrário de outras épocas em que o plantel era mau, desequilibrado, sem capacidade de renovação, este e se calhar o próximo são plantéis de nível muito alto para a nossa realidade.

        Diria que estamos a um lateral direito e um ponta de lança de termos um plantel incrível.

        Não rende por responsabilidade exclusiva do treinador.

    • Odizquefaz
      Posted Outubro 25, 2023 at 2:44 am

      Bem , quanto aos 0 pontos :

      “Benfica tornou-se o primeiro cabeça-de-série da história da Champions League com 0 golos marcados e 0 pontos na primeira volta”

      Esta nem o Rui Vitoria fez. 0 golos é outro nível.

    • Tiago Silva
      Posted Outubro 25, 2023 at 7:19 am

      Na mouche quando dizes que o Benfica caiu muito quando perdeu Enzo e caiu ainda mais com a saida do Gonçalo Ramos. A equipa valia claramente pela sua capacidade na pressão, já no ano passado vimos pouco Benfica em ataque posicional e em termos de capacidade com bola, valia muito das arrancadas do Rafa e da capacidade de desequilíbrio do Neres.
      __
      O Benfica tem que trabalhar muito melhor o momento ofensivo para o momento defensivo se expor menos. Temos que ser mais pressionantes, mais dominadores e principalmente ter uma maior capacidade quando temos a bola. Subir mais os laterais e preparar a transição defensiva com os médios, ter os extremos por dentro, jogar mais ao primeiro toque e com um coletivo mais fluido. É isso que falta e apesar do plantel ter sido mal construído temos equipa para melhorar muito.

  • Red Punisher
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:17 pm

    Confirma-se que o Benfica é a equipa mais fraca do grupo. Confirma-se igualmente que o treinador é o mais limitado dos 4, neste grupo.
    Confirma-se a má pré-época no que concerne a contratações de milhões de euros falhadas.
    Confirma-se que possivelmente iremos imitar a época dos 0 pontos do Rui Vitória….quando um recorde negativo de 0 pts já nos pertencia…2 levarão certamente a equipa para o Guiness.
    O Benfica vende vários slogans neste Outono, tais como “aluga-se meio campo”, “onde paira um avançado”, “Kokçu a 6 quando foi o melhor 10 da Holanda por dezenas de jogos”.
    Esta equipa atual é uma caricatura em termos exibicionais do ano anterior. Parece-me que mudámos de treinador, falta tudo. Enzo, ondandas?
    Será que Di Maria, João Mário e Rafa destroem o balneário?
    Será que a não venda do Neres e do Morato, por tremenda ambição de Rui Costa, fez com que a médio prazo, com falta de liderança de balneário, destruiu por completo o Benfica?
    Uau…e as conferências de Roger Schmidt dos últimos 6-7 jogos? Que limitativo…em tudo!!
    Começo a achar que tem de sair, a breve trecho…vergonha máxima!!
    P.S- Rafa tem Free “Mendes” Pass?

  • Gustavo Fring
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:18 pm

    A Real joga tanto à bola…

  • KCL
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:19 pm

    3 jogos da champions, os 3 podiam ter acabado a perder por 5 ou mais.
    3 jogos sem Tino
    Ele que continue a jogar em 442 contra equipas superiores. É só ver o meio campo a não ter homens para segurar a bola e para pressionar.

    Roger não chega a Janeiro. A equipa não tem raça, quem tem raça não joga. Frederik hoje não jogou um boi. O melhor em campo é sempre o mesmo porque é o único que dá tudo em campo. Esta análise é do meio campo para a frente, porque a defesa e GR têm estado bem +/-. O problema está mesmo no meio e frente.

    O ano passado tínhamos 2 máquinas defensivas em campo a toda a hora, Tino e Ramos. Este ano temos um João Neves que é curto porque parece que joga sozinho o tempo todo.

    Para mim a equipa entrava com
    Trubin
    aursnes (direita) Silva Ota Jurasek
    Tino e Neves
    Rafa (esquerda) neres(centro) e Gouveia(direita)
    Musa

    Para mim é a melhor equipa do Benfica ao dia de hoje. Se Tino não jogar, trocar o 10 por outro médio sem ser Chiquinho que esse não sabe o que faz sem bola e JM igual.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:20 pm

    No ano passado, o Benfica fez-me delirar pela maneira como tramaram o PSG e conseguiram ficar em primeiro num grupo bem DIFÍCIL. Para não falar naquele “pormenor” (nada pequeno) de poderem ter chegado às meias-finais. Foi épico. Mas agora…3 jogos, 3 derrotas. Tudo bem que este grupo não é fácil, mas o Benfica do ano passado dificilmente passaria por isto. No futebol as coisas mudam rapidamente, certo…mas tão rapidamente? Que estranho…
    .
    Terá sido de Schmidt a ideia de o Benfica jogar na expectativa em vez de uma abordagem mais activa? Se foi, então eu diria que, em campo, se notou a diferença entre os 2 treinadores.
    De resto, mesmo que façam piadolas com o tamanho de A. Cabral, pareceu-me que hoje o brasileiro usou bem o seu físico para ajudar a equipa. Nem tudo é mau, pois…ah, e Zubimendi só conhecia de ouvir falar, mas a julgar pelo que vi hoje…sim, é mesmo jogador diferenciado. Vários pormenores de qualidade.

  • Andy Cole
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:22 pm

    Este Benfica tem todo o ar daquele clube que passa a jogar o dobro ou o triplo com a entrada de um novo treinador, capaz de olhar para as peças e começar de novo. O problema não é o plantel, também acho que Schmidt é bom, mas ficou preso a uma tática que já não tira o melhor das (boas) peças que tem. Imagino perfeitamente um novo treinador a chegar e a montar um 4x3x3 e, de repente, Tino a ganhar uma nova vida, Kokçu a justificar o investimento, Neves a fazer o que faz tão bem e, à volta deste meio campo, tudo a beber da subida de rendimento do coletivo. Por que Schmidt não faz isto, não entendo, se calhar seria despedi-lo e contratar de novo no dia a seguir.

  • Jeco Baleiro
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:22 pm

    Vão todos bater no Benfica como de costume nestas ocasiões mas o que joga a Real Sociedad é um absurdo e talvez agora que jogou em Portugal comece a ser vista com outros olhos. Um trabalho fenomenal de Ima Alguacil, equipa de autor, futebol de posse e classe daquele que vale bem o bilhete e, não tenho dúvidas, com elementos de classe mundial. Sim estes jogadores da Real são de classe e top mundial. O mais mediático, Oyarzabal, nem foi dos mais inspirados mas quem tem, para além do capitão, Kubo (o que joga este menino é ridículo), Brais Mendez, Barrenetxea, Merino, Zubimendi ou Le Normand, tem uma capacidade infima de controlo e uma qualidade na ocupação do espaço, no circular a bola, na busca constante de soluções, seja no passe, na desmarcação. A bola está sempre bem guardada e circula redonda nos pés destes craques.
    Repito, critiquem à vontade o Benfica que sim fez um mau jogo e está a fazer uma prova muito longr daquilo que são os seus pergaminhos mas hoje não perdeu para uma equipa qualquer, perdeu (e bem) para uma grande equipa que é, desde há já algum tempo, a equipa que melhor joga em Espanha na minha opinião.

  • Nickles
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:23 pm

    Já agora vamos falar sobre o elefante na sala (surpreendentemente não é o Arthur)?! Os 25M gastos no Kokçu. Nunca na vida justificará este valor, o que faz deste mercado já desastroso ainda pior. Vá lá que acertaram no Di Maria e nos 60% de Trubin (continua a ser muito melhor que 100% de Vlachodimos). Mas pronto mesmo sendo um desastre total houve uma grande melhoria desta direção, já que a taxa de acerto no mercado anda sempre muito perto dos 0%

  • Ricardo Teixeira
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:23 pm

    Vou dar uma achega.
    O balneário não existe, neste momento. Não há coletivo e há problemas internos.
    O treinador já nem capaz deve ser de passar uma mensagem.
    O Aursnes não rende em lado nenhum e foi jogando já, por todo o lado.
    O Neres está a fazer o manguito (retribuir) que o treinador lhe fez no início da época.
    O Rafa está com a cabeça em todo o lado, menos no Benfica.
    O João Mário foi sendo queimado e tanto queimou que agora já nem acende o interruptor.
    Saíram 2 dos melhores jogadores da época passada (Grimaldo e Ramos).
    Fez-se a cama de forma muito ingrata e inglória, ao Vlachodimos.
    Os jogadores viram que chegaram caras novas e que nada justificam o investimento.
    O Florentino mudou de profissão e ninguém avisou.
    É tanto, mas tanto, mas tanto disparate… Que isto cheira mal por todos os lados.
    O tratamento dado ao Musa, é do mais injusto e baixo que já vi.

    Tem-se salvo os dois centrais e o João Neves.

    O treinador não tem mais condições para liderar este projeto.

    Ano passado, talvez tenha sido o homem certo, no lugar certo e na hora certa.

    Este ano, já não está cá. Tudo desapareceu. O Benfica perdeu-se e o treinador deixou-se perder.

    • Mantorras
      Posted Outubro 25, 2023 at 9:41 am

      Infelizmente, essas questoes que abordas em relacao ao balneario parecem-me bem reais, e ainda falta ai o Morato e o JV, o chuto ao Gil no final do ano passado, etc. Acho que se complicou o que era bem simples de gerir. E a lideranca dele ficou muito mais dificil.

  • Schwifty
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:35 pm

    Por onde começar? Foi tudo tão mau que até deixa uma pessoa sem palavras… A “excelente” preparação da época fez com que a equipa ficasse completamente desequilibrada! Bah não tem concorrente à altura e assim que o nível sobe, lá vai ele cometendo erros atrás de erros. Mais um jogo a estar associado ao golo sofrido… O homem joga bem é contra Chaves, Estoril… (não desrespeitando). Quando o nível sobe, não pode ser a única opção para a ala direita. Jurasek tem de ficar no banco para o Bernat… Parecia-me óbvio! Tem de vez em quando alguns pormenores interessantes mas quando a pressão do adversário é alta, o homem nem sabe onde se meter… Não sabe receber uma bola, recorre frequentemente ao chutão para a frente sem ter resultados e além disso, defensivamente é um passador como o amigo da ala oposta! António Silva e Otamendi lá vão tentando tirar tudo que aparece na área deles, mas há colegas demasiado maus nas redondezas e fica dificíl ter de levar constamente com mais do que 2 jogadores para fazer marcação quando eles são só 2… João Mário não tem nível para isto… Por amor de Deus… Andamos a jogar com o Pizzi há umas épocas atrás e o homem a ser constantemente criticado (e bem na minha opinião) e agora temos outro que não há meio de pegar nas malinhas e ir ganhar dinheiro para a Arábia! Em relação ao Neres, gosto mais de o ver na esquerda porque acho que se torna mais imprevisível! Enfim… Tanta coisa de errado de uma época para a outra… Este meio campo está constantemente a ser engolido pelos meios campos adversários e este jogo foi só mais um exemplo disso mesmo… Não gosto de Florentino porque o homem com bola é sofrível e este ano não temos um Enzo na equipa para passar a bola quando estamos pressionados, mas se queremos jogar em pressão alta e com um meio campo a fazer recuperações defensivas e a disputar segundas bolas, então Florentino tem de ser titular. Incrível como até o “inútil” Chiquinho está à frente do Florentino na hierarquia… Por fim, venderam o Gonçalo Ramos que foi um dos principais culpados da excelente pressão alta do Benfica na primeira fase da época passada e agora temos de jogar com um ponta de lança como o Musa que é incapaz de ganhar qualquer bola em pressão ou o Arthur Cabral que parece que tem de pedir licença para mexer as pernas… Em suma, o Benfica deste ano é assustador… Se um pressiona alto, os de trás ficam mais atrás e a ir a passo. Não há um jogador diferenciado com bola no meio campo! Nem sequer conseguimos ter bola por mais de 1 min sem ser a trocar a bola entre os centrais e mesmo assim… Desilusão autêntica este Benfica… Coletivamente, parece que estão ali jogadores que se estão a ver pela primeira vez… Até questão básicas e fundamentais como a equipa se movimentar em bloco somos capazes de fazer… Assim fica difícil! A única coisa de positivo que vi hoje foi mesmo Tiago Gouveia a jogar! Uma lição de raça e atitude para os senhores 25 e 30 milhões que andam lá dentro!

    PS: Ainda bem que ganhamos os dois jogos mais importantes da época até agora. Vai servir de consolo ao Schimdt quando perder a liga e quando acabar a champions com zero pontos. Erro craso de Rui Costa em ter renovado com o homem na época passada, embora seja difícil criticar a decisão porque eu próprio teria feito o mesmo… Schimdt este ano parece um treinador diferente! Casmurro, incapaz de mudar o rumo dos jogos, raramente mexe bem, implicativo com alguns jogadores, com uma comunicação bastante infeliz… Espero sinceramente que me volte a surpreender!

    • Tiago Abreu
      Posted Outubro 25, 2023 at 7:14 am

      Contra o Chaves não joga assim tão bem que perdeu ano passado, e contra o Estoril também tenho dúvidas visto que o último jogo o Estoril teve oportunidades suficientes para marcar, e quiçá vencer o jogo mas não lhes correu bem.

  • Winchester
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:38 pm

    O Benfica está, aos poucos, a transformar-se gradualmente num clube de “plástico”. Plástico porquê? É assim, como o outro dizia, “pipi, bem apresentadinho e muito arrumadinho”. Depois, quando se espreme, é tudo muito curto. O outrora inferno da Luz transformou-se num recinto de ópera – estilo Netflix – onde os jogadores, à exceção de alguns putos da formação e outros com mais brio profissional, pouco ou nenhum ensejo têm em jogar à bola. Os adeptos, convencidos de que vão assistir à mais fina ópera na Luz, consomem, apáticos, um futebol medíocre, estilo McDonald´s. Meus senhores e minhas senhoras, não é bife da vazia! É um prato muito mal preparado, por um treinador (que quase perdeu um campeonato com mais de 11 pontos de avanço para o segundo classificado) eque diz que os jogos mais importantes do Benfica são contra o Porto; jogos esses em que a equipa treme que nem varas verdes ao vento. Tudo isto, proporcionado por craques que custaram milhões mas que não valem tostões, liderados por uma direção competente, moderna e muito bem apresentadinha.
    Um clube que se internacionalizou, mas que continua a sofrer vexames em casa na prova rainha, desta feita, com todo o respeito, contra uma equipa que perante o – outrora – glorioso, não passa de um clube de bairro.
    Ai Benfica, no que te estás a tornar!…

  • yellow_label
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:40 pm

    O melhor avançado para fazer o papel do ramos era o guedes, e já vimos ele fazer isso muitíssimo bem e conseguir remediar muito o trabalho defensivo que não existia do pizzi quando este último foi adaptado a médio centro. E o guedes tem outras coisas muito importantes, vontade e capacidade física. Tem de jogar para recuperar forma, é dos maiores talentos do plantel.
    Claro que existem coisas que na liga dos campeões não podemos nos dar ao luxo de fazer, como é jogar sem o florentino e ainda por cima meter o chiquinho quase como se fosse o totobola a ver se se falhava realmente tudo.
    Não entendo o que se passa com o nosso único trinco de raiz…será que é vontade da direcção de o vender? Será que é assim tão impossível de lá dentro verem que ele é o único que recupera bolas, mesmo que como se tem visto a espaços, anda sem ritmo porque não joga 2 jogos seguidos? Incrível.
    Começa-se a entender que o nosso plantel a nível interno dá plenamente para o gasto, mas para nível europeu estão a faltar acertos do treinador e que talvez saiam dali 2 ou 3 jogadores que parece que a atitude este ano está muito longe da da época passada.
    Convém também relatar que em todos os jogos europeus o benfica tem motivos de queixa….hoje aos 76min o lateral deles ia para a rua e nada. Nos frente ao inter e salzburgo…penaltis não marcados. Poucos lances de queixa é certo, mas todos cruciais. Assim fica dificil…
    E tanta porrada levou o neves coitado…não sei até que ponto o lance da pitonzada quase no joelho não era vermelho direto.
    Melhores em campo, neves e o tiago. A postura deles é de jogador à benfica!
    Esperemos que o clube consiga manter o nível interno…visto que também vai levar com muitas rasteiras das arbitragens, todas as jornadas há pequenos prejuízos que só não são grandes porque o nível dos jogadores para o nosso campeonato ainda é bastante alto.

    • Bob
      Posted Outubro 25, 2023 at 1:16 am

      Coitadinho, a nivel interno a culpa é dos árbitros sem duvida.
      Imagina seres de uma equipa que vende o Musa a 5 milhões para o Benfica, imagina….

      Coitadinhos, vocês são tão coitadinhos, os árbitros prejudicam-vos imenso, é uma cabala….que pena.

    • Mantorras
      Posted Outubro 25, 2023 at 9:50 am

      A primeira frase, desde ha muito que acho que e isso que vai acontecer, e ate me surpreende ele ainda nao ter experimentado. E quando isso “nao der”, finalmente mudar para 433.

    • Gndias
      Posted Outubro 25, 2023 at 12:32 pm

      Estão mal habituados em Portugal , depois lá fora é tudo penalty e expulsão

      Começar a entender este falhanço tb começa por aí

  • guilhermessi
    Posted Outubro 24, 2023 at 9:42 pm

    Incrível como, depois de um ano passado em que até se contratou cirurgicamente, o Benfica voltou à postura de novo rico que se viu em 2020, quando Vieira tinha umas eleições para ganhar.

    Fazer de um médio que é muito bom, mas que o treinador claramente não sabe como utilizar, o jogador mais caro de sempre do futebol português é mau.

    Gastar 20M num ponta que não é capaz de sobressair perante Musa (que eu até aprecio… como suplente, papel que desempenhou de forma soberba no ano passado) é péssimo.

    Dar 14M pelo Jurásek é… nem sei.

    Meanwhile, o Boavista tem um lateral direito melhor que o nosso, sendo que o nosso nem suplente tem.

    A isto, juntamos um treinador que:

    – Abdicou de um dos esteios da equipa campeã do ano passado – Florentino – vá-se lá saber porquê;
    – Está a dar cabo da vida ao Aursnes, metendo-o constantemente a trocar de posição, acabando ele por não ganhar rotinas em nenhuma. O Fred anda irreconhecível, mas não tem sequer 1% da culpa;
    – Acha normal meter o Kökçü a 6 num meio-campo a 3, na UCL;
    – Não soube, até ver, integrar um talento como Di Maria sem dar cabo do coletivo;
    – É fraco a ler o jogo – acho que não vale a pena elaborar esta afirmação, basta mencionar os jogos contra Inter, Real S. e Gil Vicente.

    É uma receita para o desastre. O Benfica hoje é uma equipa medonha do ponto de vista coletivo e com claras deficiências em certas zonas do terreno, a nível individual.

    • guilhermessi
      Posted Outubro 24, 2023 at 9:47 pm

      Esqueci-me de mencionar os aberrantes milhões (não sei bem quantos) torrados no Tengstedt.

      E só não falo do Schjelderup também porque acho que esse tem tanta qualidade que vai acabar por render, a bem ou a mal.

  • DNowitzki
    Posted Outubro 24, 2023 at 10:00 pm

    Para todos os que afirmam que o grupo deste ano é mais forte e que o Inter e a Real coiso-e-tal, não é isso que está em questão.
    *
    O relevante é que o Benfica não compete. Não compete!

  • Eusebio
    Posted Outubro 24, 2023 at 10:09 pm

    Este resultado pouco importa (assim como qualquer outro resultado com qualquer outra equipa) porque o importante é que ja ganhamos ao Porto este ano. Venha 2024/2025.

  • Mr.433
    Posted Outubro 24, 2023 at 11:30 pm

    Não percebo a necessidade de RS ter de inventar todos os jogos. Aursens praticamente não jogou a 8 este ano nem o ano passado. As alternativas a Kökçü e Neves são Florentino e surpreendente Chiquinho (que ainda se mantém), é com eles que vai rodando e dando minutos de jogo. Mas depois, na hora de verdade inventa num jogo importantíssimo, ao meter aursens no meio.

    A mudança para 433 na segunda parte foi algo de surreal, e o facto dele não perceber o erro que fez ao fim de 15minutos e mandar mudar para o 4231 outra vez foi pior ainda. Do nada, Rafa que não joga no corredor a uns 3 anos teve de la ir, aursens e João neves na dupla mais subida sem rotinas alguma. Kökçü a ser o trinco a fazer de pêndulo ali sozinho atrás é de rir (o Kökçü é mais rápido 10 do que 6, joga num duplo pivô a 8 mas não é 6 puro nunca). Mudar para 433 meteu Rafa, Neves, Aursens e Kökçü em posições que não tem rotinas alguma e ainda mais sozinho deixo Cabral (que é péssimo). Isto num jogo difícil e da importância deste. Mesmo considerando as alterações dele ao intervalo, tudo o que tinha de fazer era deixar o 4231 e meter aursens no corredor e Kökçü no meio como sempre. Vale o que vale estás teorias, mas que pelo menos rotinas tinha aquela tática.

    Florentino tem de jogar, em especial na Champions.

    Guedes não conta porque? Foi dos melhores na taça. E está no banco a uns 6 jogos, não é pelo físico.

    Artur é despachar o mais rápido possível, de sonho seria um negócio à lá RDT (o papa veio este ano pode ser que esse milagre aconteça)

    • Tiago Silva
      Posted Outubro 25, 2023 at 7:01 am

      Não concordo quanto ao erro na mudança de sistema. O Jurasek estava a ser engolido pelo Kubo e estava a precisar de ajuda, daí a passagem do Aursnes para interior esquerdo para ajudar o Jurasek nessa tarefa sem perdermos gente no meio-campo. A saida de bola também estava muito fraca, daí a entrada do Kokcu como 6 para dar mais linhas de passe. Não resultou como queriamos porque as dinamicas não estavam lá e a equipa não está rotinada para jogar desta forma. Aqui é que está o erro, estamos no segundo ano do treinador, é suposto vermos algumas variantes táticas bem trabalhadas. Então o nosso momento ofensivo é medonho, poucas dinamicas ofensivas e era cada um por si.

  • golias
    Posted Outubro 24, 2023 at 11:45 pm

    Não gosto muito de criticar porque não acrescenta nada e é só atirar mais lenha para a fogueira mas há algo que é preciso ser dito.

    Um grande treinador não se vê nos momentos das vitórias e em que tudo corre bem (veja-se o exemplo recente de Bruno Lage), um grande treinador vê se nos momentos difíceis, na capacidade em dar a volta nas adversidades e infelizmente RS tem sido uma desilusão autência, este Benfica é medonho. Por exemplo, surpreende-me ver um meio-campo com um Kokcu que tarda a justificar os milhões gastos, até ver o que se viu foi um jogador que passa bem a bola sim senhor, mas que em tudo o resto é curto (principalmente na falta de agressividade). Não sei qual seria a solução, mas é para isso que o RS lá está, e infelizmente ele parece tão a nora quanto eu.

  • Rosso
    Posted Outubro 25, 2023 at 3:09 am

    Esta Real joga muito. Lembra-me aquela equipa, qual era…? Ah, sim, Benfica 2022-23.

    Que diferença. Como é óbvio, até para ficar na Liga Europa vai ser difícil. Alguém sequer imagina o Benfica a pontuar em S. Sebastian?

    • Valentes Transmontanos
      Posted Outubro 25, 2023 at 11:33 am

      Com o saldo de golos actual, “basta” ganhar por 2 na Áustria e esperar que o RB também perca os restantes jogos.

  • henry14
    Posted Outubro 25, 2023 at 4:18 am

    Tudo demasiado mau. 3 jogos, e derrotas, 0 golos. 2 derrotas que podiam ter sido bem mais pesadas para agravar.
    Onde já vimos isto?
    Onde anda a famosa regra dos dez segundos para chegar à baliza contrária de Schmidt? Nunca sabemos o que fazer com a bola.
    Começo a render-me às críticas a Jurasek, parece mesmo muito limitado. Bernat não deveria ser titular?
    O futuro não é risonho.
    E o inferno da luz? Péssimo como sempre que a equipa não joga um chavelho…

  • Escluis
    Posted Outubro 25, 2023 at 4:37 am

    A maldição da injustiça ao Tino.
    Não comento muito, mas o meu comentàrio è o mesmo:
    1. Jurasek nao sabe dominar a bola
    2. Meio campo, meio campo, meio campo. Quando falo de meio campo, lembro-vos do que aconteceu ao Real galatico quando saiu makelele.

    O principal jogador do futebol moderno, em qualquer tatica è o medio defensivo. O Porto sempre nos bateu ai, com raçudos medios defensivos. Sem eles não há sincronizaçao da defesa, dobra aos laterais, saida controlada, choque, pressão, antecipaçao… O benfica deitou fora tudo isto quando era sò copiar o meio campo do ano passado. No caso de duvida, em vez de um pivot a 2 (enzo-tino), metia 3 (tino-neves-kokcu ou tino-aursens-kokcu) dependendo de ter joao mario ou não em campo. Estes jogadores com rotinas feitas, lutavam com qualquer outro meio campo. Agora, meter kokcu-neves ou neves-chiquinho, isso è piada. Grande piada. Nao vale essa de que nos treinos justificam, porque nos vemos jogos e os jogos tem estatisticas e resultados.

    • SilvadasAguas
      Posted Outubro 25, 2023 at 9:03 am

      Pois, se nao gostam do Tino (e foi so dos jogadores com mais recuperaçoes de bola na ultima champions, nao me importo que so jogue pro lado e falhe dois ou 3 passes desses por jogo) entao que tivessem gasto dinheiro a serio num 6, nao andarem a tentar fazer do Joao Neves o que ele nao é, porque depois passamos jogos inteiros a correr atras do adversario ( nao vale a pena dizerem que corre muito quando na maior parte do tempo é a correr pra tentar recuperar a falha na pressao subida), so desgasta o meio campo e torna a defesa muito mais exposta. neves e kokçu, ou neves e chiquinho, ou neves e aursnes assemelha-se muito aos meios campos com weigl e companhia, é bar aberto pros adversarios

      • Joga_Bonito
        Posted Outubro 25, 2023 at 12:25 pm

        Exacto. Eu gosto muito do Tino mas se não o queriam então que torrassem 25 milhões no Sangaré para 6 e só depois vir o Kokcu. Dizia-se que o Sangaré era inacessível e era jogador para custar 40 milhões e ia para a PL mas continua aonde está e não o fomos buscar. Se não querem o Tino, deixem-no sair (ele por mim ficava) e tragam Sangaré. Os 25 milhões gastos no Cabral, que não eram necessários com Musa, H. Araújo, Tengsted e Guedes (que acho que pode fazer de 9 com qualidade) eram investidos em Sangaré e o Kokcu vinha depois.

        Concordo inteiramente com o desgaste do Neves, o puto tem corrido muito mas é a vir fazer de bombeiro, ao invés de estar mais liberto para fazer transições como 8, além de dar muita raça na recuperação de bola. Está tudo mal pensado este ano com o duplo pivot.

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 25, 2023 at 8:02 am

    O Benfica torrou 60 milhões em jogadores que não conseguem sobressair e acabam por ser os miúdos da formação que mais tentam remar contra o marasmo que se tornou o jogo da equipa..

    Quantas academias de formação não davam para construir com esses 60 milhões de euros??

  • Bayern de Monchique
    Posted Outubro 25, 2023 at 8:20 am

    Não me querendo alongar muito, até porque não sou Benfiquista e não sofro assim tanto como outros users, dá-me a sensação que o Schmidt (e o clube) está a passar por aquele síndrome em que se fazem contratações avultadas em que depois há a pressão de colocar os jogadores a jogar dê por onde der. Sinto que existem muitos jogadores que “têm de jogar”, o que naturalmente acaba por descompensar a equipa.

    Focando-me no meio-campo: a entrada de Di Maria, Kokçu e a afirmação de João Neves veio baralhar muita coisa. O primeiro é um desequilibrador nato; o segundo tem de justificar os milhões e o terceiro joga bem e tem de ser potenciado. O Aursnes que rendeu imenso a interior anda a desempenhar todas as funções do campo e o João Mário, lá está, tem de jogar. Ainda falta o Neres, não é? E o mais engraçado disto tudo é que o jogador que garantia algum equilíbrio no meio campo, na época passada, só tem 3 titularidades e é o 17.º jogador com mais minutos esta época…

    Já na frente, a saída do Gonçalo não foi devidamente colmatada e com isso o Benfica perdeu imenso poder na frente no que diz respeito à pressão alta e na forma como condicionam a saída de bola. Cabral até poderá ser útil em jogos em que o Benfica tem 60-70% posse de bola mas em jogos como o de ontem, em que tem de correr, pfff… É minimizar as perdas em Janeiro.

  • João
    Posted Outubro 25, 2023 at 8:26 am

    Acho que como foi aqui falado no blog anteriormente começaram bem a planificação da época , pelo menos antecipadamente mas depois terminaram o mercado pessimamente.

    Então este foi o MVP da liga holandesa ?
    Hmm , não é mau jogador mas de longe valer o que foi pago. Vale mais meio pé do enzo.
    Conseguiram ir a tempo de remediar o erro de ter dado 12M pelo DE com o bernat mas na direita já se sabia que ia ser um problema.
    Os 25M naquele ponta era mais ou menos esperado o que poderia ser.. A verdade é que os gastos maiores não estão a render , a juntar a mais 2 ou 3 em fora de forma.
    As únicas contratações efetivamente foi o Redes e o Angelito

  • SilvadasAguas
    Posted Outubro 25, 2023 at 8:51 am

    Maior banho de bola que vi um equipa a dar no estadio da Luz, fantasticos adeptos da Real Sociedad, jogaram em casa, deram um excelente ambiente à opera da Luz. Quanto ao Benfica, apenas cheirou a bola e de longe, nao ha capacidade de pressao ( trocar Ramos e Enzo por Cabral e Kokçu é aberrante neste aspeto), a juntar isto tira-se da equipa o unico jogador capaz de pressionar e desarmar que é Florentino, e com isto ainda se consegue queimar o Joao Neves que nunca na vida pode ser um 6 num meio campo a dois (as vezes a um). Joao Mario fora dela, Aursnes joga em tanto lado que depois nao joga bem em nenhum, Jurasek é o que sabemos, Rafa parece querer ligar o modo amuado, safam-se os desgraçados dos centrais onde este ano estao muito mais expostos e o miudo Gouveia que pelo menos nao tava com medo de tentar levar o jogo pra frente. A champions esta fechada, tentar nao fazer 0 pontos novamente, o campeonato é tao mau que da pra estar a 1 ponto do primeiro com 2 meses de completa nulidade de futebol

  • Knox_oTal
    Posted Outubro 25, 2023 at 9:13 am

    Que fraquinho! É por estas e por outras que não me identifico com este Benfica, que não passa de um entreposto comercial com uma direcção aburguesada, refém de interesses parasitas e uma massa adepta muito pouco exigente no que deveria ser!

    Quanto à equipa, eu acho que este grupo de jogadores tem bastante potencial! Quem acha o plantel insuficiente ou desequilibrado, o que dirão do Braga, Sporting e FCP então?!? O plantel é excelente para o nível esperado em Portugal, com a pequena excepção das estranhas opções na lateral direita! Mas o está mesmo aí, opções… do treinador!!! Agora é fácil falar, mas já o ano passado fiquei sempre de pé atrás com este treinador…

    Nunca fez um trabalho de estalo em lado nenhum, nunca ganhou nada de relevo e as suas equipas vão do oito ao oitenta muito rapida e frequentemente! Basta atentar ao que aconteceu no PSV antes de vir para a Luz… não há coincidências! Transições defensivas deploráveis e uma equipa partida… É o que acontece às equipas de RS quando a equipa não tem jogadores que consigam suprir individualmente essas lacunas, e bem falta Enzo e Ramos que muito disfarçaram o ano passado!!!

    Esta época parece ter vindo decidido também a destruir o balneário, gerindo pessimamente vários jogadores! Desde a questão do GR, passando por Florentino (o único que podia equilibrar aquele meio-campo), Aursnes (vai ser queimado pelo treinador e é pena, pois é um belo jogador), Neres, a gestão dos laterais tem sido folclórica e a do 9 que parece o jogo da cadeira!!! Uma gestão muito precipitada e de idiossincrasias (Amorim é teimoso, mas este alemão bate-o aos pontos o que é dizer muito… e nunca aprende com os erros).

    Os reforços mesmo que quisessem se afirmar (e é verdade que não gostei de todos, isto é, de Artur Cabral, a sério que o viram como sucessor do Ramos?!?) era difícil com tanta volatilidade na equipa, tanto são titulares como vão para o banco/bancada. E depois RS gosta de inventar e pedir coisas aos jogadores que eles não podem dar… Um atalho para o insucesso portanto!

    Depois, o balneário… esta equipa continua com jogadores que já deram provas que não são solução para que o Benfica dê um salto de ambição e de patamar! Até concordei que se deixasse sair Grimaldo, mas deixar sair o espanhol e ficar com Rafa não faz sentido absolutamente nenhum! O ciclo do português na Luz acabou há muito, jogador completamente estagnado e acomodado, sem atitude nenhuma! Parece ser muito bom moço, mas dentro de campo não se vê “fome de ganhar”. E no Benfica no mínimo os jogadores deviam ter vontade!!! Aliás ficando Guedes, e vindo Di Maria, o Rafa é estritamente necessário para quê mesmo?!? O Guedes finaliza melhor e o argentino é uma referência na tomada de decisão e definição dos lances. No final da época, espero que haja bom senso para que Rafa saía, juntamente com Chiquinho. O João Mário poderia ficar se reduzir o salário, já tem muitos anticorpos nos adeptos e já não me parece capaz de ser titular indiscutível, logo algo tem que ceder se for para continuar! E eu gosto bastante dele.

    Quanto ao futuro próximo, Gouveia deveria ser pelo menos o primeiro a saltar do banco. Cimentar um verdadeiro 4-3-3 com um onze tipo e dar-lhe rodagem. Trubin; Aursnes (já que é para adaptar que se escolha uma posição e o deixemos crescer nela), António Silva, Otamendi, Jurasek (com um meio campo mais sólido a apoiar e uma transição defensiva mais eficaz o checo tem ainda potencial por explorar); Florentino, Neves, Kokçu (qual é a dúvida?!?); Neres/Di Maria (o que estiver melhor), Cabral ou Musa (depois da escolha, há deixar o jogador fazer uma série de jogos para tirar ilações e não andar constantemente a mudar, tendo em conta o investimento e mesmo não apreciando muito o jogador, era sensato dar 4/5 titularidades ao brasileiro) e Guedes (já mostrou mais vontade, nos poucos minutos que fez, do que Rafa). Basta não inventar e esta equipa em Portugal tem tudo para limpar a nível interno, lá fora já só peço atitude e ambição!!!

    Saudações desportivas

  • MikeM
    Posted Outubro 25, 2023 at 9:28 am

    Dos jogos mais ridículos e desesperantes que tive o desprazer de ver.
    Não dá para explicar, uma equipa que precisa de vencer, a jogar em casa, é completamente engolida por outra que sabia que o empate já seria um excelente resultado.
    A Real Sociedad tem uma boa equipa e, sobretudo, são bem treinados, mas estão longe de ser um colosso mundial, vimos o Braga a bater o pé ao Real Madrid e o Benfica a ser totalmente subjugado pela Real Sociedad, não dá para compreender. Falta qualidade, talvez, mas falta sobretudo treino e atitude, porque tirando dois ou três jogadores, os outros andaram ali à espera que o jogo acabasse.
    Total incapacidade de sair a jogar sob pressão, total falta de ideias e muita falta de qualidade.
    O que um Enzo Fernandez fazia ao resto dos companheiros, pareciam todos melhores do que realmente são porque tinham aquele pêndulo que recuperava, distribuía e comandava, sem ele Aursnes parece uma barata tonta no meio campo, João Mário nem se vê, os laterais parecem amadores…
    Na teoria, e sem conhecer os jogadores contratados, Jurasek e Kokcu pareciam boas apostas, mas quem os contratou nunca os deve ter visto jogar.
    Sobre o turco, não tenho dúvidas que é um bom jogador, mas Ola John e Djuricic também eram… Vinha para ser o substituto do Enzo, mas não podia ser mais diferente. Muito longe da capacidade física e rotação do argentino, tem boa qualidade de passe mas falta-lhe físico para ser um box-to-box, ontem entrou depois do intervalo e não se viu em campo.
    O checo, já lhe dei o benefício da dúvida, continuo a achar que tem sido o bode expiatório quando os colegas têm estado igualmente maus (o título é que foi atropelado pelo Kubo, mas o Otamendi também o foi várias vezes e o golo surge depois dele sair), mas ainda assim apresenta limitações técnicas que um jogador que custou 15 milhões não podia apresentar.
    Do Arthur Cabral nem consigo falar, 20 milhões…. Não se destaca em absolutamente nada. Pouco móvel, pouco rápido, não acerta uma receção, não domina uma bola dentro da área, não finaliza. Não percebo o motivo da contratação nem que a pediu, se foi por insistência do treinador, se foi o diretor desportivo que achou ser um bom negócio, mas alguém tinha de se chegar à frente e explicar como se gastam mais de 60 milhões em 3 jogadores e nenhum dos 3 é uma mais valia para a equipa.
    Vai-se safando o João Neves, ontem faz uma primeira parte horrível mas foi dos poucos a crescer na segunda e a levar a equipa para a frente, o António Silva nem isso porque, para mim, é novamente o principal responsável pelo golo sofrido, péssima abordagem ao lance, colocou-se atrás do Bah quando deveria ter ficado a fechar o espaço por onde a bola passou, o Otamendi, sobretudo pela atitude que falta aos restantes e mais nenhum.
    Continuo, também, sem perceber porque é que o Florentino continua a ser queimado, formou com o Enzo um meio campo fortíssimo, sai o argentino e o português deixa de jogar. O cúmulo é entrar o Chiquinho no decorrer do jogo e não o Florentino. Mas alguém acredita que é com o Chiquinho que algo vai melhorar?
    É tipo a substituição do Bah ontem, o Aursnes faz um jogo miserável, mas o treinador prefere tirar o lateral direito e meter o norueguês nessa posição. Deixei de entender qual é mesmo a sua posição porque tem estado mal em todas este ano.

  • porra33
    Posted Outubro 25, 2023 at 9:28 am

    Não querendo arranjar desculpas, o primeiro jogo foi o que foi, o segundo fomos manietados e nem ideias houve, e no terceiro fomos também dominados mas acho que houve boas ideias com más escolhas.

    Neste momento o 4-4-2 não dá. Não temos meio campo fiável para isso nem dinâmicas colectivas com os extremos e laterais a conseguirem pressionar e sair a jogar. Jurasek não pode ser titular na Champions pelo que compromete na saída de bola, toda a saída que o ano passado passava por Grimaldo fica comprometida com o checo e mesmo Bah não sendo tão mau de pés precisa de outro tipo de apoio. Bernat tem outro toque e tem que jogar.

    Com pena minha J. Neves não serve para este meio campo a 2 a este nível independentemente do parceiro. J. Mário é uma sombra que não dá apoio no meio. Aursnes corre mas não ganha bolas (neste momento acrescenta mais como lateral ou médio esquerdo). Kokcu não tem intensidade para meio campo a dois. No entanto gostei da ideia do 4-3-3 na segunda parte mas tem sempre que ter Tino porque Tino permite recuperar bolas que nem Neves nem Aurnses conseguem. Kokcu a construtor porque sai com qualidade mas com Tino para recuperar a bola mais à frente ou para destruir e Neves/Aurnses para a rotação. Chiquinho continua uma inutilidade em qualquer função.

    O trio ofensivo não teve bola mas acho que a saída de Musa foi precipitada. Arthur esforçou-se mas foi curto e a jogar sempre muito longe da baliza. Acho que Guedes terá uma boa oportunidade para ganhar a frente de ataque nestes jogos. Rafa e Neres não tiveram bola e o último marcou mal os cantos. Gostei de T. Gouveia.

    Quanto à Real, uma equipa que joga muito bem, fortíssima na pressão, todos em sintonia e com jogadores que desequilibram de diferentes maneiras. Definitivamente uma equipa a evitar no pote 3 como muitos disseram. Achei Merino e Mendez jogadores com o mesmo perfil longilíneos mas com grande amplitude e inteligência de movimentos, Barrenetxea, inteligente e vertical, Kubo tecnicamente exuberante e muito desequilibrador, e Oyarzabal um cão de caça disfarçado de ponta de lança a morder e a recuperar bolas para irem para a placa giratória montada por Alguacil.

    Champions já foi, o último lugar do grupo parece ser o mais provável de acontecer, resta ir pontuando para tentar a Liga Europa. Um Benfica 23/24 equivocado sem uma equipa, Schmidt tem crédito para resolver o problema, mas a verdade é que desde Janeiro que o nível da equipa desceu drasticamente mas há matéria prima para fazer melhor. Resta saber se o alemão tem capacidade de perceber os jogadores, perceber as dinâmicas que estes conseguem meter o jogo e criar uma sintonia como havia o ano passado com novos intervenientes e uma nova táctica.

    • RuiCosta10
      Posted Outubro 25, 2023 at 10:21 am

      Concordo com várias coisas; Musa não devia ter saído, Kokçu é mais um 10 que um 8 e sem bola não dá o suficiente, Arthur não é jogador para pressionar muito logo fica a milhas do que era o Ramos (apesar de ter cabedal e bom toque de bola), Jurasek fica àquem do desejado para a saída de bola (especialmente pelo que se pagou).

      Gouveia e Guedes tinham certamente feito melhor que Neres/João Mário.

      • porra33
        Posted Outubro 25, 2023 at 12:20 pm

        J. Mário está uma nulidade e a entrada de Arthur poderia ser no sentido do bloco do Benfica subir e conseguir chegar à área, mas a R. Sociedad esteve muito afinada na pressão o jogo todo e só mesmo nos últimos 10 min é que baixou um pouco. Jurasek dá contra equipas pequenas que ele com espaço e a atacar não é mau, na Champions é claramente insuficiente..

    • bong0
      Posted Outubro 25, 2023 at 10:28 am

      Gosto da ideia do meio-campo a 3, sempre gostei, mas o que se faz a Rafa?

      • Borsalino
        Posted Outubro 25, 2023 at 10:32 am

        Ao Rafa? Banco.

      • porra33
        Posted Outubro 25, 2023 at 12:22 pm

        O Rafa cabe na esquerda a ir para o meio mas para isso tem que ser com um ponta tipo Musa ou Arthur, com Guedes por exemplo já não combina tão bem, Gouveia, Guedes, Neres teria energia e mobilidade para este tipo de jogos eventualmente

    • AngeloGJ
      Posted Outubro 25, 2023 at 11:01 am

      Concordo com varios pontos, e principalmente com o facto de que o nem Neves nem Kokcu teem caracteristicas para jogar num meio campo a 2, mas caso o meio campo passa-se a ser a 3 com Florentino(mais posicional), Neves/Aursnes(box-to-box e transportadores), e Kokcu (medio ofenviso), ha jogadores do trio da frente que passariam a ter um papel mais secundario e que teriam de sair do 11 como Rafa ou Joao Mario, Guedes e Tiago Gouveia seriam as melhores solucoes para esquerda, Di Maria e Neres a direita, e sobraria pouco espaco para Joao Mario e Rafa.

      • porra33
        Posted Outubro 25, 2023 at 1:00 pm

        João Mário está numa forma medíocre é fácil tirá-lo da equipa. Rafa é mais difícil, mas é hipótese para a esquerda e acho que se entenderia bem com Bernat. Neste momento vejo Guedes mais como opção para a frente sinceramente especialmente em jogos onde é preciso condicionar a primeira saída de bola do adversário.

    • Mantorras
      Posted Outubro 25, 2023 at 12:00 pm

      Acho que a ideia dele quando mexeu e mudou para 433 era subir as linhas, como fizemos na segunda parte da supertaca, e pressionar mais alto, tentando abafar a Real, para depois iniciar as jogadas a partir dai. Tinha o Neves e o Aursnes prontos para pressionar alto, e o Kokcu assim fica protegido, e se a equipa jogar subida e o adversario nao jogar a vontade, o Kokcu tambem consegue ser eficaz na pressao. Nao se percebe muito bem tirar o Musa neste caso… mas e o que temos.
      —-
      No entanto, a Real saia na boa, a nossa pressao continuou ineficaz, e a partir desse momento estamos quase mortos no jogo, o meio campo continua a ser batido, Kokcu mostra as fragilidades (parece-me que ate fisicamente nao estava pronto para 90min), os da frente comecam a baixar os bracos quando sao batidos e a equipa fica perdida.
      —-
      E uma equipa perdida vive de rasgos, lampejos individuais e umas corridas. Uma arrancada que pode dar folego a equipa, levantar as bancadas e eventualmente dar ali 2min de outra atitude, mas nao passa disso. Isso nao e uma equipa consciente e presente em todos os momentos do jogo.
      —-
      Comeco a achar que o 433 e a unica solucao, ate porque acho que Musa e Cabral jogam melhor assim. E preciso ajudar os laterais e o meio, e assim sendo, a solucao passa por 3 no meio.
      – Na defesa o GR e os centrais estao mais ou menos tranquilos e os laterais tem que ser Bah e Bernat, e o que temos.
      – No meio joga Tino (que nao volte com a parvoice que foi o jogo com o Estoril), e 2 entre Kokcu, Aursnes e Neves, dependendo dos jogos, dos momentos, etc.
      – Nas alas tens Rafa e Guedes, por exemplo, para a esquerda, e Neres e Di Maria para a direita, com Gouveia a joker, sendo que todos quase podem fazer ambos os lados. Ha 2 com capacidade de pressionar e defender, o Guedes e o Gouveia, e 3 que nem por isso… o treinador e que tem que escolher e proteger a equipa.
      – Na frente Musa ou Cabral.
      – JM, Chiquinho e Tangstedt podem ir.

      • porra33
        Posted Outubro 25, 2023 at 1:06 pm

        Concordo na generalidade. Acho que Tino teria tido efeito a 8 e Kokcu a 6 no sentido de Tino recuperar bolas mais à frente e o turco a dar apoio na construção desde trás que esteve muito dependente do duo de centrais, os laterais perdiam imediatamente a bola.

        Quanto ao desânimo dos da frente concordo, o Rafa estava completamente frustado e impotente, o psicológico depois pesava.

        Gosto do que propões apenas consideraria Guedes para avançado também especialmente nestes jogos onde é preciso pressionar a primeira linha de construção (apesar que provavelmente a R. Sociedad ter capacidade para encontrar outras soluções, são muito bons mesmo). As dispensas concordo em absoluto.

        • Mantorras
          Posted Outubro 25, 2023 at 1:20 pm

          Subscrevo (principalmente o ultimo paragrafo). Eventualmente, ele vai experimentar o Guedes na frente.

      • Bruno Cunha
        Posted Outubro 25, 2023 at 1:47 pm

        A pressão nao funcionou porque Kokcu assumiu a posição de 6 e enquanto toda a equipa estava a pressionar alto Kokcu estava quase como 3 central, criando um espaçamento gigante.
        Todo o estádio se estava a aperceber da enorme cratera entre setores, no entanto vias Kokcu relaxado e o treinador sem dizer nada.
        – Ha uma jogada em especifico em que a frente de ataque esta a pressionar alto, Cabral sai ao GR que ,quase a parecer que estava a gozar connosco, pica a bola por cima da pressão para um jogador livre que logicamente seria o homem de Kokcu, mas apercebeste que este esta quase a 30m dele.
        – Isto logicamente foi se repetindo e para mim e muito estranho como e que nem o jogador, nem o treinador nem os próprios colegas disseram/fizeram nada

  • AngeloGJ
    Posted Outubro 25, 2023 at 10:26 am

    Nao estou muito surpreso com esta derrota do Benfica, nem com a falta de qualidade que a equipa apresenta, desde a pre-epoca que se ve alguns indicatores negativos e o Benfica ter calhado num grupo da champions league em que TODAS as equipas teem no seu estilo jogo as caractertisticas que mais causam dificuldade ao Benfica (pressao alta, agressividade, ataque a profundidade e rigor/flexibilidade tactica), a permanencia de jogadores que apesar de terem feito uma boa epoca sempre foram jogadores inconsistentes e sem capacidade de lideranca, e com reforcos que teem qualidade mas nao encontraram um colectivo forte, seria sempre um desafio muito grande o Benfica repetir o que fez a epoca passada em contexto de champions.

    Quanto ao jogo o Benfica, primeiramente o Benfica nao tem melhor equipa do que a Real Sociedad, metia no maximo 3/4 jogadores no 11 da equipa basca, e depois em termos de qualidade de jogo os bascos jogam muito a bola e sao uma equipa muito mais madura e trabalhada do que o Benfica, a derrota acaba por ser um resultado justo ja que o Benfica a partir do minuto 25 deixou de existir.

    E para mim ha um aspecto cruciail que vai deixar o Schmidt sempre mal na fotografia, a inflexibilidade tactica. Os grandes jogos sao cada vez mais batalhas tacticas, compreendo que o Schmidt na sua forma de ver o jogo prefira uma abordagem mais “fiel ao modelo”, mas isto só o limita e faz do Benfica uma equipa muito facil de anular e dele um treinador com pouca capacidade de reagir, é quase como se alguem fosse para uma luta sem treinar e estudar o adversario e se confiasse unicamente nas suas habilidades mas o adversario dedicou 2/3 meses para treinar e estudar e preparar um plano e é igualmente habilidoso, quem estara mais perto da vitoria?. Um Benfica que nao estiver a 100% (a todos os niveis) será sempre presa facil se nao tiver flexibilidade tactica, o FCP por exemplo consegue competir contra quase todos os adversarios porque apesar de nao jogar nada tem um treinador que é muito competente na estrategia e preparacao tactica dos jogos ( e o Amorim tambem ja vem afinando o Sporting na mesma linha), e na elite do futebol isto aos dias de hoje faz MUITA diferenca.

    E olhando para a carreira de Schmidt nao me lembro de alguma vez ter demonstrado ser um treinador que se re-inventa quando as coisas correm mal, no Leverkusen foi do muito bom para o muito mau e foi despedido e no PSV do bom para o fraco e os holandeses queriam que saisse. Diz-se que os grandes treinadores tambem se veem quando as coisas correm mal e na capacidade de reagir, e penso que esta epoca sera importante para se concluir que tipo de treinador o Schmidt pode ser para o Benfica e se o clube pode ter sucesso continuo com este treinador, o alemao trouxe coisas interessantes a epoca passada, perdeu alguns jogadores que foram fundamentais (Enzo, Ramos e Grimaldo) e neste momento nao tem jogadores para jogar da mesma forma, se quiser ter sucesso vai ter de conseguir remodelar o barco em movimento e a duvida que tenho é se vai conseguir.

  • fanatic
    Posted Outubro 25, 2023 at 11:00 am

    Uma coisa pouco falada e que o Schmidt tem abusado (e de que maneira) é os jogadores a jogarem fora de posição. Ontem na segunda parte dei por mim com um 6 a lateral direito (aurnes), um medio centro a extremo direito (neves, quando o Rafa voltou no final a jogar mais no meio), um 10 a 6 (kokcu) e um extremo esquerdo a 10 (Rafa). Ja nem falo do João Mario a extremo esquerdo.

    Gostava de ver um onze em que os jogdores jogassem realmente nas suas posições (em 4-3-3) com Trubin, Bah, Antonio, Otamendi, Bernat, Florentino, Neves, Kokcu, Rafa, Guedes e Di Maria. Com os laterais bem subidos, Rafa e Di maria a aparecerem em zonas de finalização, com Kokcu (que desperdicio um gajo que remata tao bem estar longe da baliza…) mais perto da area, Tino a dar equilibrios com subida dos laterais e Neves em alta rotação a jogar a 8

    • Borsalino
      Posted Outubro 25, 2023 at 11:23 am

      Concordo especialmente com a questão do Kokçu! Viu-se contra o Guimarães no golo apontado, contra o Porto na Supertaça quando faz o passe para o Di María… ele faz a diferença é mais à frente.

  • rmatos24
    Posted Outubro 25, 2023 at 11:27 am

    Muito a dizer sobre este jogo e sobre aquilo que o Benfica aparenta ser atualmente:

    – O tal Benfica europeu parece ser “one season wonder”, em que numa época por outra mostramos ser um clube que faz frente aos grandes na Europa e que todos respeitam, para noutras épocas sermos o bobo da corte e nem capacidade temos para fazer 1 golo. Isto de sermos uma equipa reconhecida a nível europeu carece de consistência ao longo dos anos, claro que épocas más podem acontecer, mas há que ser regular. Isso o Benfica não consegue. Não me venham com entrevistas do Rui Costa a mandar areia para os olhos. Se é para embandeirar o Benfica europeu, a exigência tem que ser outra. O Porto, critique-se o método ou a forma de ser, é uma equipa que cimentou a sua posição na Europa, seja com o Hulk, Falcão e James, seja com Zaidu, Marcano e Eustáquio.

    – Depois, o jogo de ontem. Que amasso. Que chocolate. Aquilo que vi o Benfica o ano passado fazer em tantos jogos, controlar, não deixar o adversário respirar, recuperar bolas em zonas altas… Fez a Real Sociedad na Luz. O 0-1 é simpático para o Benfica. Que inoperância em inverter a tendência do jogo. Não ganhamos segundas bolas, chegou a meter dó ver o João Neves a correr “atrás deles” perante a apatia de certos colegas. E defensivamente? Que diferença em relação ao Benfica do ano passado. Os laterais são fracos, é um facto, Bah está mal fisicamente e dá cada vez mais a ideia que não passa disto e o Jurasek tem limitações técnicas e parece muitas vezes mal posicionado, mas estiveram quase sempre em situações de 1 para 1 com jogadores de grande valia. O Kubo então parecia que estava no recreio. O ano passado era complicado meter o Benfica em situações de sufoco, havia mais solidariedade, recuperava-se bolas mais acima no terreno, as rotinas sentiam-se ao ver o jogo. Então o que aconteceu?

    – Sou sincero, acho que Schmidt não é mau treinador, mas está a sofrer aquilo que muitos sofrem e acaba por ser a “morte” deles em muitos clubes. A teimosia e inflexibilidade. As minhas ideias é que estão corretas e não vou mudar por nada. E isso preocupa-me, pois assim o Schmidt enganou-me bem o ano passado. Certo que saíram jogadores importantes no esquema tático, mas acho que já se percebeu que a coisa não está a dar e que as escolhas deste ano estão a sair (para já) ao lado. O ano passado ia entregando o ouro ao bandido porque após uma brilhante primeira fase da época, andou ali a insistir nos chiquinhos desta vida, até ver que não dava mais e lançou o Neves e apostou finalmente no Neres, para resolver o campeonato no final.

    – Este ano. Alguém que me explique o que aconteceu ao Florentino. Tratou mal o Schmidt? É um caso tipo João Victor que treina mal? Amuou? Alguém que me diga por favor. Passou a desaparecido e os jogos que faz é precisamente aqueles que não deve fazer. Parece castigo. A maioria das grandes equipas europeias tem um grande recuperador de bolas. O Tino não é nenhum prodígio técnico, mas como recuperador não há muitos iguais atualmente.

    – Depois se no ano passado rebentou a equipa com a utilização do mesmo 11 quase até final, este ano alguém que me diga o 11 base do Benfica? Epá, acho que a maioria dos benfiquistas queria rotação, mas rotação com pés e cabeça, cimentando um 11 tipo e ir mexendo algumas peças aqui e ali para gerir fisicamente a equipa. Afinal qual é o meio campo do Benfica? O Aursnes é médio, lateral ou ala? Vai acabar por ser criticado por não estabilizar em lado nenhum, sendo o jogador chave do Benfica o ano passado. E na frente? Epá, se é obrigatório jogar o gordo porque custou 20 e tal milhões, então que jogue sempre para ganhar ritmo e rotinas! Senão, se é por rendimento, tem que jogar obrigatoriamente o Musa! E jogar mais tempo! Não é isto de andarem sempre a queimar o rapaz. É bom suplente e blá blá blá, mas neste momento, com as opções que há, tem que ser o titular indiscutível!

    – Não me alongando mais, mas neste momento o que me custa mais, concluindo o que referi, é esta noção da incapacidade que me parece haver de reverter a situação. E quando a coisa mudar (espero que mude), que não seja tarde demais.

    • Mantorras
      Posted Outubro 25, 2023 at 1:14 pm

      Pegando no penultimo ponto, ja nao me lembro em que conferencia foi, talvez na pos jogo com o Inter, em que o Roger disse taxativamente que, ao contrario do ano passado, este ano ainda nao tinha uma equipa top, e que nao tinha encontrado o melhor 11. Na altura achei que as declaracoes foram bastante sinceras.
      Ontem, no final, deu vibes “da mesma coisa”, quase como se ja estivesse a espera que o adversario fosse melhor e resignado porque nao encontrou formula para os superar.
      Ele anda a experimentar muito, mas enquanto o faz a equipa tem apresentado um colectivo claramente fraco.

  • Stravinsky
    Posted Outubro 25, 2023 at 11:36 am

    Vi um bocado da segunda parte.
    Que gosto dá ver jogar esta Real Sociedad! Nota-se que é trabalho de treinador e o Alguacil está de parabéns.
    Foi a primeira vez que vi o João Neves jogar e, apesar de haver muita coisa a melhorar muito, há ali muita qualidade! O Benfica que monte uma equipa à volta do miúdo e que não esteja já a pensar em milhões!

    • DNowitzki
      Posted Outubro 25, 2023 at 5:55 pm

      Com este fiasco na LC, para tapar o buraco mínimo de 60 milhões nas contas, basta aparecer uma proposta jeitosa que o rapaz é despachado.

  • Pablo
    Posted Outubro 25, 2023 at 12:28 pm

    Levamos um amasso pela segunda vez na champions. Eu já estou acostumado, Benfica não passa disto. Equipa burguesa que tem do bom e do melhor. Tiveram quantos dias de folga? Uns 5. Próxima paragem, sai mais 5 dias para os comandantes Rafa e João M descansarem. Enquanto esses e a direção não saírem do clube a mentalidade não mudará.
    *
    Roger anda tonto, contra o Inter disse que um ponto era ótimo, ontem disse que os principais jogos são contra o Porto. Fez uma péssima gestão com o guarda redes que nos custou logo uma derrota em casa na primeira jornada. Muito bem, que venha o Marcelino Toral…
    *
    Florentino dos melhores a defender na champions ano passado, esse ano nem conta. Sempre o mesmo: jogar com um meio campo a 2. RV tentou mudar e não continuaram.
    *
    Bernat, Florentino, Guedes têm de ser titulares já, 4x3x3 pelo menos na champions.
    *
    Benfica jogando em casa ou fora dá na mesma, queria ver quantas derrotas temos em casa nas competições internacionais e com os grandes. Que fraqueza.

  • Zerobola
    Posted Outubro 25, 2023 at 6:40 pm

    Pior que a derrota é atitude mostrada esta época. Não vejo a equipa a melhorar passamos se uma época passada pra uma das melhores equipa a pressionar para uma que não pressiona nada. Depois rui costa tem de vir explicar o critério das contratações foram muitos milhões em jogadores que não valem nem metade do que foi pago .muito poder dado ao alemão e agora estamos reféns. Somos muito maiores que o Porto e dizer que o que ele disse na conferência é não saber a grandeza do Benfica

Deixa um comentário