Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica, SC Braga e Paços de Ferreira punidos com jogo à porta fechada

Mais um caso no futebol português, sendo que este comportamento dos adeptos já não é uma novidade. Recorde-se que a última jornada ficou marcada pelas agressões e desacatos provocados por adeptos do Boavista num restaurante nos Açores.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol puniu Benfica, SC Braga e Paços de Ferreira com um jogo à porta fechada. Os três clubes ainda poderão recorrer, algo que provocará a suspensão do referido castigo. Caso o pleno do órgão mantenha o castigo, poderão ainda recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto, embora nesse caso já seja necessária uma providência cautelar, que o TAD terá de aceitar, para a suspensão do castigo se manter. Na base da decisão estão casos da época passada. No caso do Benfica, a sanção surge perante a reincidência dos adeptos dos Encarnados no arremesso de objectos perigosos para o relvado, uma vez que, após as multas aplicadas pela mesma razão em jogos com Tondela, Portimão e Paços de Ferreira, os adeptos das Águias repetiram o comportamento no Estoril e o clube ficou a sujeito a um castigo de um a três jogos à porta fechada. O CD da Federação acabou por optar pela sanção mínima. Quanto a SC Braga e Paços de Ferreira, clube que milita agora na II Liga, foram castigados por “agressões simples com reflexo no jogo por período igual ou inferior a 10 minutos”, ao abrigo do artigo 181.º do Regulamento Disciplinar, que prevê punições de um a dois jogos à porta fechada. No caso dos Gverreiros, a punição deveu-se a a acontecimentos ocorridos na receção ao Sporting, enquanto a pena dos pacenses resulta do mau comportamento dos adeptos no jogo em casa com Belenenses.

57 Comentários

  • Sam Tuga
    Posted Setembro 12, 2018 at 9:46 am

    Acho muito bem (e ate sou Benfiquista) que comecem a castigar os Clubes por estes e outros atos. Os clubes que comecem a expulsar(de socios e dos proprios recintos) estes indivíduos que vão com intenções de estragar o espetaculo. Vejo tantos adeptos a analizar as finanças do clube e quanto pagam em comissões etc mas na hora de atirar as tochas/petardos, arrancar cadeiras ou ate mesmo incendiar e nao os vejo preocupados com as multas a pagar. Ha que começar a ser mais drástico, multas mais pesadas, proibição de entrar em recintos desportivos e nao so assim como jogos a porta fechada. Ha que cortar o mal pela raiz

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 12, 2018 at 9:44 am

    Acho muito bem estes castigos.

    Vou-me centrar no Benfica que é o meu clube, nós (eu incluido) somos uns adeptos mesmo cordeirinhos. Isto de mandar tochas é uma burrice, temos de começar a tê-los no sitio e a invadir o relvado e empurrar os jogadores adversários, temos de invadir os centros de estágio dos árbitros. Isso sim, são atitudes de bons adeptos e que merecem reconhecimento.

    • Sam Tuga
      Posted Setembro 12, 2018 at 10:28 am

      Esses tipos de adeptos são reconhecidos e respeitados pelo medo e distúrbios que criam. Infelizmente em Portugal é preciso ser muito corajoso para ir ao Dragão vestido com adereços do Benfica por exemplo ou a Guimarães com os de Braga etc. Em Portugal infelizmente o desporto ficou doentio.

      • Teixeira
        Posted Setembro 12, 2018 at 3:45 pm

        Boas,
        Comentário típico de quem nunca veio ao Dragão ver um jogo desses.
        Eu já me desloquei à Luz e já fui bem “recebido” como também já fui mal “recebido”. Qual é a conclusão disso? Que não posso ir ver futebol à Luz?

        Quanto ao caro Rodolfo,
        Acho que já chega de continuar a insistir na ideia que os portistas são todos uns mauzões e os outros é que são santos. Já ouviu falar em very-light? Adepto italiano morto, diz-lhe alguma coisa? Jogador de hóquei hospitalizado em coma, diz-lhe alguma coisa? O “barbas” entrar em campo e dar um cachaço “amigo” ao fiscal de linha, recorda-se?

        Deixem lá as conversas de café por favor. Arruaceiros há e continuará a haver em todos os clubes, até serem tomadas mais medidas destas pela FPF e sobretudo pelos próprios clubes, que são coniventes. Não sou grande fã de certos apoios que o FCP dá aos Super Dragões.

        Cmpts

  • IamLeandro
    Posted Setembro 12, 2018 at 9:09 am

    Não dá para aceitar este tipo de castigo quando vejo o Pizzi a ser agredido a soco em pleno estádio do Dragão por um adepto do FCP, quando vejo a Juve Leo a lançar 20+ tochas para o relvado durante o derby e nada acontece

  • Joao Duarte
    Posted Setembro 12, 2018 at 7:31 am

    Sou totalmente a favor destas sanções em caso de prevaricação. Contudo espero que haja mais clubes a serem castigados por situações idênticas ou mais graves, se não acontecer será inadmissível e espelha o estado atual do futebol em Portugal.

  • Tiago Martins
    Posted Setembro 12, 2018 at 1:20 am

    Dualidade de critérios gritante. Numa época onde tudo e mais alguma coisa se sabe, será interessante no futuro relembrar estes factos associados a eventuais informações que se saibam no futuro.

  • brunovilaverde
    Posted Setembro 12, 2018 at 12:46 am

    Sou a favor destes castigos, mas não deviam de ser só aplicados a estes 3 clubes acima.
    Haveriam de ser aplicados a todos sem excepção, porque maus comportamentos há em muitos mais estádios, inclusivé no do meu clube.

    Saudações DesPortistas!

  • Eagle1991
    Posted Setembro 11, 2018 at 11:40 pm

    Interessante. Passa se de multas de caracacá a jogos à porta fechada. Tenho pena quando uma bancada da luz ardeu, quando houveram bolas de golfe a chover no dragão e até algo como adeptos entrarem em campo e agredirem jogadores ou árbitros nada ter acontecido.

  • Salah
    Posted Setembro 11, 2018 at 10:52 pm

    Sou a favor de castigos pesados, embora seja muito discutível a lógica que há em castigar 53 mil adeptos pelo comportamento de 2 mil. Apesar disso não posso ignorar que na época passada o Patrício levou com dezenas de tochas em cima e aparentemente isso foi considerado algo perfeitamente normal. E como este exemplo devem haver mais uns 20, 30, 40…

    Repito, sou a favor da tolerância zero, e totalmente contra a pirotecnia (se for ilegal), mas a hipocrisia é tanta que se torna extremamente difícil não olhar para estes castigos com cinismo. Se nas próximas semanas mais ninguém for castigado, é preciso ser muito ingénuo para acreditar em coincidências (e que jeito deu castigar 3 clubes ao mesmo tempo…). Em cima disto, estes prazos, como é habitual, são para rir.

    Mas se este processo está longe de ser perfeito, a resposta do Benfica foi, como vem sendo habitual, indigna de um clube tão grande. Quem se orgulha de apoiar as claques não pode vir agora mandar as culpas para terceiros. Um clube que defende a sua imagem não pode passar os dias a dizer que é vítima de decisões “ilegais” e “ridículas”, como se fosse dono do país, Isso é o que se faz nas caixas de comentários como esta.

    E a hipocrisia suprema, é que quando os adeptos mandaram tochas em Madrid, ninguém viu os dirigentes a dizerem que a culpa era do Atlético. Foi ao CONTRÁRIO: “o SL Benfica apresenta desculpas ao Club Atlético de Madrid e aos seus apoiantes, em particular àqueles que foram afetados pela atitude irresponsável desta minoria”.

    Portanto, assumiram a responsabilidade das tochas em Madrid, mas em Portugal a culpa é do Estoril. A diferença é que sabem que na UEFA o Benfica não conta para o totobola, e em Portugal Benfica, Sporting e Porto estão convencidos que podem fazer o que quiserem com total impunidade.

    Com ou sem castigos, é impossível não detectar imensa hipocrisia de todos os lados. Mais um dia no futebol português…

  • Sombra76
    Posted Setembro 11, 2018 at 10:37 pm

    Mais um caso absurdo que só vai servir para incendiar a opinião pública.

    A UEFA pune sempre um clube com jogos à porta fechada com pena suspensa porque quer efetivamente mudar comportamentos.

    Por cá só alguns são punidos e outros fazem o mesmo ou pior e nada lhes acontece. Não pode haver dois pesos e duas medidas!

    Continuam a brincar com o Benfica e com os benfiquistas mas a paciência tem limites. Já faltou mais para haver um levantamento popular de protesto porque a ditadura nojenta que está no poder não pode continuar a consporcar tudo.

  • Number10
    Posted Setembro 11, 2018 at 9:27 pm

    Concordo com os castigos, ma infelizmente por culpa de alguns adeptos sem cérebro o clube e a maior parte dos outros adeptos é que são prejudicados. O próprio Benfica deveria proibir certos adeptos de entrar no estádio, penso que não deve ser muito difícil de identificar principalmente na Luz. O que não concordo é que parece que são sempre os mesmos a levar castigos quando adeptos (legais ou não) de outros clubes que fazem igual ou ainda pior.

  • Teixeira
    Posted Setembro 11, 2018 at 9:09 pm

    Boas,

    A mim como portista, o que me espanta nisto tudo é aplicar castigos referentes à época passada. Anda tudo louco, só pode… Então o que andaram estes senhores da FPF a fazer no ano passado? Porque é que não actuaram? Será que ninguém lhes pergunta isso? Que raio de justiça a nossa, parece que este ano, quando o Ministério Público acordou, toda a gente vai atrás. Andaram a brincar com a história das claques e agora acordaram para a vida.

    Para mim são castigos ridículos e despropositados. Qualquer dia vão castigar um jogador porque agrediu alguém no ano passado.

    Que triste justiça a nossa. Obrigado Meirim!

    Cmpts

  • El Pibe
    Posted Setembro 11, 2018 at 8:29 pm

    Eu sou Benfiquista e no caso do Benfica isto é injusto por duas bitolas opostas: Por um lado, há tochas no campo em todos os jogos da Luz (o que passará pela cabeça destes anormais para terem a necessidade de acender tochas e atira-las para o campo), não foram só 3 de certeza, por isso até devia ser um castigo pior.
    Por outro lado, só há tochas na Luz? De multas de tuta e meia passa-se para jogos à porta fechada?

    Não se percebe critério nem proporção e fica um sabor a aleatoriedade que não serve a nenhum órgão de disciplina ou justiça.

    Dito isto, acho muito bem. Os clubes têm que ser responsabilizados pelo que se passa nos seus estádios, queremos todos que uma família possa ir a um estádio sem correr o risco de levar com uns calduços, insultos ou artefactos de pirotecnia. O Benfica ainda tem mais a reflectir, uma vez que tem uma postura com as claques demasiado ambígua para ser simpático.

  • castigador.da.parvoice
    Posted Setembro 11, 2018 at 8:21 pm

    É impressão minha ou não foi o ano passado que um adepto do Porto, em pleno estádio do dragao, invadiu o campo e agrediu um jogador adversário (mais especificamente o Pizzi)? E não foi também no ano passado, no jogo Sporting Benfica em alvalade que se viu o maior número de tochas enviadas para o relvado de toda a época? Eu até podia concordar com castigos (e concordo) agora não me parece muito justo que alguns clubes tenham um ‘get out of jail card’…

    • Pedro Raimundo
      Posted Setembro 11, 2018 at 9:06 pm

      Agora fez-me lembrar daquele adepto do Benfica, que, em pleno estádio da Luz, entrou em campo para agredir um árbitro e ainda teve tempo para voltar para a bancada sem que ninguém fizesse nada. E por lá continuou a assistir ao jogo como se não fosse nada… até teve direito a um close up por parte da transmissão do jogo, incrível!!!

      • Kafka
        Posted Setembro 11, 2018 at 10:50 pm

        Incrível é a claque oficial do Porto invadir o centro de estágio dos árbitros ameaçando-os e pasme-se não aconteceu nada ao Porto, fantástico… E mais fantastico ainda é não ver o user Pedro Raimundo indignado com isso, porque talvez ache normal que se invada centros de estágio e ameace os árbitros…

        Mas pronto está bem

      • castigador.da.parvoice
        Posted Setembro 11, 2018 at 9:49 pm

        Mais incrível ainda é a claque organizada e legal do FCP invadir o campo a meio debum jogo que a sua equipa estava a perder por um engenheiro macaco ter considerado que o estádio tinha problemas estruturais. Tendo-se provado que nada disso se verificava, o clube em questão não sofreu qualquer sanção. Ainda foi beneficiado com um adiamento de um mês, contra todos os regulamentos, da continuação do jogo ilegal incompreensivelmente interrompido. Isto há coisas! Termino por dizer que tudo o que referi se sucedeu o ano passado. O que o meu amigo quer lembrar, esquecendo toda uma infinidade de outras coisas, não se sucedeu o ano passado, tal como a invasão e ameaça flagrante aos árbitros no centro de estágio de Gaia por sujeitos obhectivamente identificados como pertencentes à claque organizada e legalizada dos superdragoes que ocorreu há dois anos.

  • FRedondo
    Posted Setembro 11, 2018 at 7:58 pm

    Eu sou muito otimista e até as vezes chego a ser inocente. Gostava mesmo q estes castigos não tivessem possibilidade de recurso. Gostava q estes casos fossem analisados por um comité independente da liga e q decisão fosse tomada dois a três dias depois do incidente. Gostava q a liga tivesse autonomia para o fazer. Gostava q o mesmo acontecesse com os castigos aos jogadores, quer por expulsão quer por comportamentos incorrectos. Gostava q os clubes não fossem coadunantes com as máfias q cantam musicas de apoio (ou insultos aos adversários) todas as semanas e q por meios próprios pudessem castigar os adeptos com comportamentos desviantes. Acho q o futebol português ia ser muito mais “crescido”. Temos matéria prima interessante. Não temos dinheiro. Podíamos reunir meia dúzia de malta inteligente e não ligada a nenhum clube e avançar com medidas para fazer crescer as ligas profissionais e tornar o nosso futebol um exemplo. Gostava mesmo q isso acontecesse… Vou ficar a torcer.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 11, 2018 at 6:50 pm

    Muito bem, mais vale tarde que nunca mas é para se rever a velocidade destas decisões.

  • Pésquerdo
    Posted Setembro 11, 2018 at 6:48 pm

    Não concordo. Devia penalizar-se as pessoas, não os clubes. Já há capacidade tecnológica para identificar os arruaceiros e criminosos dentro dos estádios, bastava investir um pouco.
    Acham mesmo que eles querem saber do clube para alguma coisa? Mesmo nas tais “claques legalizadas”? Que vão ficar muito tristes por ter provocado transtornos ao clube?

    Veja-se na Inglaterra que quem tivesse conduta anti-desportiva ou com indícios de hooliganismo era identificado. Ia directamente passar uma semana na cadeia e era logo banido “for life” de entrar em recintos desportivos. Acabou-se logo com os “tough guys” das claques e com a violência nos recintos de futebol por lá.

    • FilipeA
      Posted Setembro 11, 2018 at 7:09 pm

      Sim e não. O clube também é responsável pelo que entra no estádio (sim, somos todos ingénuos e vamos assumir que não estava lá nada preparado).

  • Vitoria SC
    Posted Setembro 11, 2018 at 6:43 pm

    cumprir os regulamentos é sempre óptimo.

    o problema é a total falta de coerência. a total falta de um critério absolutamente rápido e transparente que decida e resolva estas coisas sem termos tempo para criar polémicas sequer.

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 11, 2018 at 6:40 pm

    O que descredibiliza por completo estes castigos é a inacreditável morosidade com que demora a sair um destes castigos.

    Nem se põe em causa a justiça dos mesmos mas é impossível fazer-se justiça quando uma decisão destas diz respeito ao ano passado e ainda dá direito a recurso suspensivo.

    As leis existem, estão lá para serem aplicadas e nunca um caso destes (ou outros) poderá demorar mais de 15 dias a ser sancionado, não só para os prevaricadores não insistirem em comportamentos incorrectos, mas também para a Justiça não correr o risco de se “esquecer” de outras situações tão ou mais gravosas.

  • R1906
    Posted Setembro 11, 2018 at 6:38 pm

    Não vai dar em nada, de recurso em recurso até não acontecer nada.

  • nOxf4
    Posted Setembro 11, 2018 at 6:36 pm

    Sendo eu sócio do Paços pelo sexto ano consecutivo, só tenho a apoiar estas medidas!
    Recordo-me bem dos acontecimentos relativos ao encontro com o Belenenses… O povo português chega a um ponto que não consegue ver futebol corretamente. É triste mas é a realidade que se vive. Sendo eu pacense 3 vendo com os meus próprios olhos o sucedido, acho justíssimo o castigo aplicado ao Paços

  • T. Pinto13
    Posted Setembro 11, 2018 at 6:20 pm

    Acho muito bem estes castigos mas por outro lado os clubes não têm culpa das ações dos seus “adeptos” e estes sim deveriam de ser punidos.

  • ThatMan
    Posted Setembro 11, 2018 at 6:19 pm

    Acho bem que os regulamentos sejam cumpridos, e se os clubes devem ser castigados com um jogo à porta fechada, assim seja.

    Falando mais do Benfica, por ser o meu clube, pode ser que se comece a revistar as claques como deve ser e que não sei deixe entrar objetos deste tipo.

  • BioSpot
    Posted Setembro 11, 2018 at 6:09 pm

    Completamente a favor destes castigos. O que se pede agora é celeridade de todos estes processos e o mesmo tratamento para as restantes claques.
    E tudo isto, não pode ser apenas tentativas para mudar o estado do futebol em Portugal, há que mudar de vez o disco e a mão suave que se usa no futebol Português, cada vez mais é necessária a mudança da mentalidades.
    Até gosto de claques, pelo ambiente que dão ao estádio, por todo o apoio, mas é preciso que se comportem, é preciso que os responsáveis dentro delas mudem aquele chip, de interesses e guerrilhas.

  • Joao X
    Posted Setembro 11, 2018 at 6:05 pm

    Acho muito bem. Aliás tem que haver mais castigos caso haja incidentes. E este tipo de ‘adeptos’ nem sequer devia entrar no estádio.

  • Deusebio
    Posted Setembro 11, 2018 at 6:03 pm

    Numa era em que todos os estádios têm câmaras dentro e nas imediações do estádio, pune-se o clube que joga em casa, em vez do adepto, que seria facilmente identificado pelas imagens, e posteriormente impedido de entrar em recintos desportivos. Penso que seria uma melhor e mais justa solução, servindo de dissuasão para outros potenciais prevaricadores.
    Dito isto, fico à espera de castigo para o Sporting (aquela chuva de tochas em cima do Patrício nem na América do sul) e para o Porto (devido à entrada de um adepto em campo e subsequente agressão ao Pizzi).

    • R1906
      Posted Setembro 11, 2018 at 6:23 pm

      Parece-me claro que o Sporting foi castigado nesse acontecimento com o Patrício, com uma multa.
      O Benfica só é castigado porque é reincidente. Não foi porque fizeram 1 vez, foi porque fizeram n vezes tais actos. Aliás e não fazem só por cá, porque convém relembrar o caso como o Atlético de Madrid, que foi o único que os dirigentes do Benfica tiveram que baixar a cabeça pedir desculpa, por motivos óbvios, por cá estão se lixando, talvez mude.

      Eu sinceramente era a favor que no Sporting no final de cada mês , se apresenta-se a factura das multas que aconteceram devido as claques e que tivessem que pagar na hora. Muito giro dizer que apoiam quando todos os meses dao milhares de multas aos clubes.

      • Sombras
        Posted Setembro 11, 2018 at 7:40 pm

        O Sporting também é reincidente. Todos os clubes são reincidentes no que há pirotecnia diz respeito, é completamente transversal a todos.

        • R1906
          Posted Setembro 11, 2018 at 7:50 pm

          Depende do espaço temporal e depende da altura em que as actuais pessoas que estão no CD da FPF lá estão.

          • Sombras
            Posted Setembro 11, 2018 at 8:31 pm

            As pessoas no CD da FPF só castigam o que lhes interessa castigar. Isso é completamente relevante, o tempo não começa a ser contado do zero cada vez que existem mudanças.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 11, 2018 at 6:17 pm

      Exato.

  • Turiacus
    Posted Setembro 11, 2018 at 5:56 pm

    Acho que sim, que este tipo de episódios merece castigo e não é apenas com multas que as claques vão parar com isto. Se os clubes começarem a ser castigados com jogos à porta fechada certamente que os certos clubes repreenderão as respetivas claques e outros que, eventualmente, não as apoiem poderão até tomar outras medidas mais pesadas.
    É necessário é que haja coerência e o mesmo nível de celeridade para tratar destes processos, não pode ser diferente para gregos e para troianos. O Porto também deveria ser devidamente punido devido à invasão de campo por parte de um adepto que resultou numa agressão ao Pizzi (salvo erro), durante o clássico da 1ª volta da época passada. Vi o jogo no estádio por isso não me recordo realmente quem foi o jogador agredido.

  • User1990
    Posted Setembro 11, 2018 at 5:55 pm

    Acho muito bem estes castigos, mas só espero igualdade de tratamento para todos os clubes, clubes que até têm comportamentos piores do que estes pelos quais foram castigados estás três equipas. Não esquecer o que aconteceu nos dois jogos da época passada em que o benfica visitou os seus dois maiores rivais, esperemos que haja o mesmo tipo de tratamento para esses clubes também.

  • Estigarribia
    Posted Setembro 11, 2018 at 5:54 pm

    Eu não sou contra o fim das claques, mas se estes comportamentos continuarem, seja em que clube forem, não há outra solução que não seja o fim de todas as claques.

    Num mundo perfeito, eu diria que estes três castigos seriam exemplos para os outros clubes, mas na realidade não é bem assim e tudo isto vai continuar a acontecer.

    Saudações Leoninas

  • Khal Drogo
    Posted Setembro 11, 2018 at 5:51 pm

    Muito mais do que os clubes em causa, quem deveria ser fortemente punido eram os adeptos responsáveis. Parolos não fazem falta aos estádios – perdoem-me a expressão.

  • Francisco Torgal
    Posted Setembro 11, 2018 at 5:46 pm

    Acho bem que sejam dados castigos por atitudes destes chamados “adeptos”. Alguém sabe se aconteceu alguma coisa relativa aos comentários racistas ao Nelson Semedo num jogo em Guimarães? Lembro-me de haver cadeiras a voar para o campo também. Nada contra o Guimarães, apenas me recordo do episódio.

    • Di Sanctis
      Posted Setembro 11, 2018 at 5:54 pm

      Convém é também dizer que o Semedo mandou calor os adeptos do Vitória. Dai desencadeou o resto da situação.

      • Vermelho
        Posted Setembro 11, 2018 at 8:19 pm

        Não estou a ver o porquê do Semedo ter mandado calar os adeptos “do nada”, embora saiba perfeitamente que ele o fez. Qualquer das formas, não é esse gesto que desculpa a gravidade da situação.

      • Francisco Torgal
        Posted Setembro 11, 2018 at 6:24 pm

        Não sei o que o Semedo disse. Se foi algo tão mau sim deveria ter sido sujeito a penalização ou multa. Mas não justifica nem iliba o comportamento dos adeptos, que é o tópico desta notícia, daí ter sublinhado o incidente relativo a essa pequena amostra de adeptos envolvidos no confronto.

        • Rabensandratana
          Posted Setembro 11, 2018 at 6:56 pm

          Sim, o Semedo nesse jogo foi mesmo um santo, ele é que incentivou à violência e mais não digo, lembro-me perfeitamente desse jogo.
          Os adeptos do Vsc, já são conhecidos e aí ninguém diz o contrário mas o português Semedo esteve bastante mal.

          • Di Sanctis
            Posted Setembro 11, 2018 at 7:12 pm

            Eu estava na nascente mesmo junto ao relvado e onde o Semedo incendiou a bancada. Reitero que no passado os adeptos do Vitória ferviam em pouca água e que cometiam erros, mas neste caso o Semedo sim foi o causador da situação. Fez um gesto absolutamente lamentável e propiciador da situação!

            • Joao Duarte
              Posted Setembro 12, 2018 at 7:29 am

              E fez esse gesto porquê? Porque lhe estavam a chamar nomes. Não lhe apeteceu do nada começar a mandar calar os adeptos.

            • DM
              Posted Setembro 11, 2018 at 8:11 pm

              Qual é o gesto que desculpabiliza racismo e arremesso de cadeiras?
              Ele fez esse esse gesto do nada?
              Nada desculpabiliza o gesto que ele teve?
              Mas o gesto que ele teve desculpabiliza racismo? Desculpabiliza o arremesso de cadeiras?

              • Kafka
                Posted Setembro 11, 2018 at 8:50 pm

                Se em Portugal Porto e Sporting levaram a cabo uma das maiores campanhas racistas já vistas no futebol português relativamente ao Renato, e os adeptos do Porto e Sporting apoiaram essa campanha, logo sim o racismo em Portugal é justificável, desde que consistia em atacar o Benfica

      • tubaroes azuis
        Posted Setembro 11, 2018 at 6:10 pm

        É que mandar calar às pessoas é mais do que motivo para levares com cadeiras e insultos racistas.

        • Di Sanctis
          Posted Setembro 11, 2018 at 6:25 pm

          Se estivesse focado no jogo e não em mandar calar com gestos uma bancada, nada tinha acontecido.

          • DM
            Posted Setembro 11, 2018 at 10:02 pm

            Se os adeptos estivessem focados no jogo e em apoiar a sua equipa e não em chamar nomes e atirar cadeiras a um jogador nada tinha acontecido

  • MuchoG
    Posted Setembro 11, 2018 at 5:46 pm

    A malta das claques que faz isto para mim não são adeptos do Benfica nem de qualquer outro clube que dizem “apoiar”, no caso do meu clube já foram avisados mais que uma vez que comportamentos destes iriam resultar em castigo e continuam a fazer isto com frequência. O Benfica até tem posto avisos no ecrã gigante antes de jogos da Champions mas esta gente não é muito inteligente e prefere prejudicar o clube.
    Sei que o Benfica não tem claques oficiais mas se existe apoio do clube por fora esse apoio devia terminar depois de continuarem com comportamentos contra o Benfica, cambada de imbecis.

  • Bruno_Costa
    Posted Setembro 11, 2018 at 5:38 pm

    Pode ter ou não razão – só peço é que haja celeridade em processos de disciplina. Muitas vezes vemos casos que podem ser analisados e resolvidas em uma semana levarem meses. Uma das muitas coisas que tem que melhorar no nosso futebol.

  • LevonAronian
    Posted Setembro 11, 2018 at 5:36 pm

    Sem entrar na questão se são justos ou não porque não sei, a lentidão como se tomam decisões é absurda, suponho que de repente Braga Benfica e Paços tenham cometido nas mesma altura irregularidades ou seja o que for que leve a isto.
    Agora que pelo menos levam os castigos à avante (e façam em todos os casos iguais), senão mostra que é só a fingir, como habitual

Deixa um comentário