Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica só consegue margem mínima; Encarnados dominaram mas revelaram falta de criatividade e a eliminatória fica em aberto; Cervi marcou, Grimaldo foi o principal destaque, Jardel esteve imperial, Castillo acrescentou mais que o apagado Ferreyra

Benfica 1-0 Fenerbahçe (Cervi 69′)

Resultado positivo mas longe de ser confortável. O Benfica ganhou vantagem na 3.ª pré-eliminatória da Champions, ao bater o Fenerbahçe, na Luz. Os encarnados, que estiveram fortes na pressão e reacção à perda de bola, dominaram o jogo todo, e principalmente na 2.ª parte instalaram-se no meio campo contrário (18 remates contra 4), no entanto revelaram alguma falta de criatividade o que hipotecou um marcador mais tranquilo. Cervi, que nem realizou uma boa exibição, apontou o golo que dá alguma tranquilidade, mas este encontro teve em Grimaldo o grande protagonista, com o espanhol a ser dos poucos a desequilibrar e a construir. Na defesa, que não passou por dificuldades, Jardel foi a principal figura. Já o ataque teve pouco Ferreyra (Castillo deu-se mais ao jogo nos minutos que esteve em campo).

No que respeita ao encontro, na primeira parte o Benfica teve mais iniciativa, mas com dificuldades em chegar com qualidade ao último terço, demonstrando pouca dinâmica e acções quase sempre denunciadas. À passagem da meia-hora surgiu o primeiro lance de perigo depois de Demirel sacudir para a frente, mas Skrtel evitou o golo de Ferreyra. Já em cima do intervalo o avançado argentino ganhou bem espaço dentro da área, mas rematou fraco à figura quando podia ter feito mais, mantendo-se assim o nulo ao intervalo. Na segunda parte os encarnados surgiram mais pressionantes, tendo Salvio dado o mote com um remate de fora da área para bela defesa de Demirel. Rui Vitória mexeu na sua equipa, lançando Castillo para o lugar de Ferreyra. Aos 69 minutos as águias conseguiram chegar à vantagem por intermédio de Cervi, que ganhou algum espaço e rematou de pé esquerdo para o fundo das redes, embora fique a ideia de que Demirel podia ter feito melhor. Pouco depois foi a vez de Salvio ser rendido por Zivkovic. Nesta altura o Benfica dominava por completo e Castillo viria a ter uma boa chance para marcar, mas rematou fraco quando estava em zona frontal. De seguida foi Pizzi com um grande passe a colocar a bola na cabeça de André Almeida, com o desvio a sair pouco ao lado. Já em tempo de compensação, o lance mais perigoso do Fenerbahçe, com um remate de Alici de longe que saiu por cima. No entanto, estava feito o resultado, com a turma da Luz a seguir para a Turquia em vantagem.

Benfica – Objectivo cumprido, com os encarnados a viajarem para a Turquia em vantagem na eliminatória e sem sofrer golos em casa, no entanto o domínio devia ter permitido mais que a margem mínima. A exibição não foi brilhante, em especial na primeira parte onde a dinâmica escasseou, mas na segunda as águias surgiram mais pressionantes e com uma circulação mais rápida, justificando a vitória e outro marcador. Defensivamente não sentiram muitos problemas, com Vlachodimos a ser pouco testado, tendo a preciosa ajuda da sua dupla de centrais, principalmente Jardel, que esteve intransponível (ganhou todos os duelos). Os laterais André Almeida (quase marcou) e Grimaldo também estiveram seguros nesse plano e ainda deram uma preciosa ajuda no ataque (embora nem sempre bem no capítulo do cruzamento), com o espanhol a demonstrar mais uma vez que é muito importante na forma como ultrapassa a primeira zona de pressão e faz a diferença no último terço com a sua técnica e criatividade. Fejsa realizou mais uma exibição de alto nível, colocando ao dispor da sua equipa a sua capacidade na ocupação de espaços e recuperação em zonas adiantadas. Pizzi subiu de rendimento na etapa complementar, enquanto Gedson, na sua estreia na formação principal, foi importante pela agressividade que coloca na pressão e recuperação, assim como na condução de bola, embora não tenha sido muito feliz nas acções no último terço. Salvio, embora por vezes inconsequente, foi dos mais inconformados, já Cervi, que até nem estava a fazer um grande jogo, foi o herói ao apontar o único golo da partida. Ferreyra passou ao lado do encontro (poucas ou quase nenhuma vez servido também) e desperdiçou a sua única oportunidade. Castillo, que saiu do banco, mostrou outra agressividade e foi mais expedito na hora de rematar. Nota também para a boa entrada de Zivkovic.

Fenerbahçe – a estratégia da formação turca era óbvia, levar a eliminatória para a 2.ª mão de preferência sem sofrer golos (notou-se pela forma como foram queimando algum tempo), e não fosse o golo do Cervi podiam ter sido felizes. No entanto, na segunda parte foram empurrados pelos encarnados e no ataque foram uma nulidade (o maior lance de perigo surgiu já nos descontos). Demirel demonstrou insegurança em alguns momentos e acabou por ser mal batido no golo. Já a defesa, com Srktel imperial no jogo aéreo e nos duelos, foi segurando o nulo, bem ajudada pelo experiente Topal, que foi importante na ocupação de espaços, servindo assim de tampão no miolo. As estrelas Dirar, Valbuena (por vezes displicente) e Giuliano pouco se viram, tal como Potuk, que esteve quase sempre desacompanhado. Soldado veio dar outra presença já perto do final, mas já foi tarde.

XI do Benfica: Odysseas; André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Pizzi, Gedson Fernandes; Salvio, Cervi e Ferreyra.

XI do Fenerbahçe: Volkan, Isla, Skrtel, Neustadter, Hasan Ali, Mehmet Topal, Elif Elmas, Dirar, Valbuena, Giuliano e Alper Potuk.

157 Comentários

  • Dca
    Posted Agosto 7, 2018 at 9:52 pm

    Que segunda parte interessante. A reação à perda foi brutal, muita agressividade e isso foi algo que não se viu a época passada (é sempre um bom pronuncio). Grimaldo não é só um lateral que da profundidade, cria e constrói com uma facilidade brutal. Cervi ao nível da criação e desequilíbrio é terrível. Salvio, tanto faz muita porcaria como leva a equipa para a frente. Excelente Fejsa no posicionamento e a dupla de centrais.
    Primeira parte pouco criativa (muito mais rapidez na segunda) e os cruzamentos com esta equipa vale pouco a pena (a menos que sejam tensos pelo chão como o do Gedson) são fortíssimos no jogo aéreo em bolas laterais.

  • MuchoG
    Posted Agosto 7, 2018 at 9:53 pm

    No geral uma boa exibição do Benfica, a pressão alta quase que sufocou o Fenerbahçe que pouco consegui fazer, nas poucas vezes que a passou criou algum perigo, a defesa joga muito baixa.
    Os mesmos sinais da pré época, muita bola, pressão alta e mais uma vez muito dependente das triangulações nas alas. Pouco jogo interior e os avançados voltaram a não ser servidos (tirando o Castillo no fim), pressão muito bem feita por Gedson e Fejsa deixando Pizzi comandar o jogo.
    Cervi pode ter marcado mas não o vai fazer muito e continua muito “barata tonta”, mas já percebi que RV tem fetiche, vou me preparar para mais uma época com Ziv e Rafa no banco.
    Defesa pouco testada mas atenta, Jardel imperial no ar, Grimaldo muito forte a subir, AA o contrário.
    Salvio o clássico, tanto ia marcando dois golaços como perdeu todas as bolas restantes, Ferreyra outra vez a não ser servido.
    1-0 é bom mas um bocado curto, aquele ambiente na Turquia é infernal, é ir com atenção mas sem autocarro, meter Ziv por Cervi que oferece jogo interior e cruzamento.

  • R1906
    Posted Agosto 7, 2018 at 9:53 pm

    Porque é que o jogo deu na BTV? Não era suposto ser na TVI?

    A eleven sports entra mas poucos desenvolvimentos além de testes que até mal correm.

    • Aftaminas
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:02 pm

      Só os play-offs e a UCL em siestão abrangidos pela venda de direitos à Eleven. As pré-eliminatórias são jogo a jogo

    • Estigarribia
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:05 pm

      Na TVI só a partir do playoff.

      P.S.: Estou a ver a TVI 24 e ouvir o Dani é simplesmente sofrível. Pode ter sido um bom jogador, mas como comentador é horrível.
      Sou Sportinguista, mas gosto de ouvir falar o Diamantino Miranda.

      Saudações Leoninas

    • Aslio
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:16 pm

      Os jogos das pré-eliminatórias não estão incluídos no pacote de jogos da Champions.

    • R1906
      Posted Agosto 8, 2018 at 12:34 am

      Ok obrigado a todos. Sendo assim já está percebido. No entanto penso que é a primeira vez que isto acontece.

  • Player19
    Posted Agosto 7, 2018 at 9:54 pm

    Basicamente faltou JONAS!

    • Einstein de Avanca
      Posted Agosto 7, 2018 at 11:10 pm

      Realmente, jogos europeus, costuma a ser um fartote de golos do Jonas…

      • Fernando neves _36
        Posted Agosto 8, 2018 at 6:32 pm

        Mas ainda não percebeste que o Jonas não é só pelos golos ? Com o que ele dava a equipa hoje o mais certo era o ferreyra ter feito um golo devido ao que o Jonas cria.

      • Fernando neves _36
        Posted Agosto 8, 2018 at 6:34 pm

        Tu ainda não conseguiste entender
        que o Jonas não é só pelos golos que marca mas também pelo que dá a equipa ?
        Com ele o ferreyra rendia o triplo como rendeu o Mitroglou.

  • Mastodon
    Posted Agosto 7, 2018 at 9:54 pm

    Ainda estou para ver uma equipa da Turquia que apresente algo mais que mediano!

  • Kacal
    Posted Agosto 7, 2018 at 9:55 pm

    É dos melhores resultados possíveis, já que marcam um pelo menos e não sofrem nenhum em casa. Lá basta um golo para o Fenerbahçe precisar de 3 e eu acredito que o Benfica marcará pelo menos um na Turquia. Não está fechado, mas considero que o Benfica está com pé e meio na próxima fase, vamos ver. É positivo para Portugal. Curioso serem dois “mal amados” dos benfiquistas e supostamente a posição onde havia mais duvidas no golo (Cervi a marcar com assistência de Salvio)… ahahah!

    • Bio
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:08 pm

      O Cervi até pode ter marcado, mas isso não invalida a exibição horrível em todos os aspectos que ele fez.

      • Kacal
        Posted Agosto 7, 2018 at 10:22 pm

        Nem eu disse o contrário, até porquê não vi o jogo. Não disse que calou os críticos, mas sim que foi curioso ser ele a marcar com assistência do Salvio e foi!

  • LevonAronian
    Posted Agosto 7, 2018 at 9:55 pm

    Dos bons resultados, o pior possível, sobretudo depois do jogo que foi.
    Exibição em crescendo, um segunda parte completamente dominada, mas falta objetividade no último terço, criamos poucas oportunidades para o domínio que tivemos.
    Agora na Turquia é preciso entrar no jogo como entramos na srgunda de hoje, é fundamental maracr um golo e não permitir os Turcos embalarem no seu estádio.

    Agora contra o Vitória, reconhecendo que é um jogo dos mais difíceis, tendo em conta que quarta temos um jogo absolutamente decisivo, descansava Grimaldo, Pizzi e Salvio, que têm mais historial de lesões e têm estado muito bem. Entravam Yuri, Zivkovic no meio campo e Rafa

    • LevonAronian
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:01 pm

      Notas:
      – Gedson tira alguma qualidade de passe no processo ofensivo, mas traz o pulmão ao meio-campo que o Benfica desesperava.
      – Castillo marcou pontos em realção a Ferreyra, neste jogo fez lembrar os pivôs no futsal na forma de jogar. Gostava de ver Castillo a desgastar a defesa na 1º parte e ver o Ferreyra a entrar mais tarde.

    • coach407
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:36 pm

      Qual é o historial de lesões do Pizzi? Querias dizer Fejsa? Em 5 anos, o Pizzi teve alguma lesão?

      • LevonAronian
        Posted Agosto 7, 2018 at 11:12 pm

        Peço desculpa, queria dizer jogadores que têm dificuldade em manter o seu nível com vários jogos consecutivos num curto espaço de tempo. Ainda por cima 2 desses jogos com o Fenerbhace serão de exigência máxima

      • LevonAronian
        Posted Agosto 7, 2018 at 11:13 pm

        Uma lesão até tinha dado jeito ao Pizzi a ver se tinha descansado estes últimos anos

  • RicardoFaria
    Posted Agosto 7, 2018 at 9:55 pm

    O Benfica teve mais posse de bola mas não criou grandes oportunidades de golo.
    Grimaldo aparece em grande forma neste início de época e fez mais um excelente jogo.
    Os centrais praticamente não tiveram trabalho.
    Na frente de ataque Castillo entrou muito bem e em pouco tempo fez bem mais que Ferreyra durante o tempo que esteve em campo.
    A margem é mínimo mas, na minha opinião, vai ser suficiente para ultrapassar esta equipa turca que não me pareceu nada de especial.

    Saudações DesPortistas!

  • w0bbly
    Posted Agosto 7, 2018 at 9:56 pm

    Faltou alguma clarividência e acutilância ofensiva. Processo defensivo pareceu solidificado mas também não foi muito testado. Meio campo bem engrenado (Pizzi está a bom nivel, Gedson oferece intensidade e Fejsa é o monstro do costume). AA se fosse tecnicamente mais dotado era de grande nivel. Grimaldo canaliza muito jogo e esteve bem no plano defensivo. Cervi apesar do golo, algo inconsequente. Bom jogo de Salvio e boa entrada de Castillo. Ferreyra até esteve bem em alguns apoios mas ainda está fora de forma claramente. Benfica tem tudo para passar mas na Turquia é sempre dificil. Fica claramente a imagem de que este Benfica é dos chamados três grandes o que se apresenta mais forte

  • João Ribeiro
    Posted Agosto 7, 2018 at 9:56 pm

    Se a primeira parte tivesse metade da qualidade que teve a sua primeira parte, o Benfica levaria para a Turquia a eliminatória quase podre. Ainda assim acho que o Benfica tem tudo para passar atendendo ao que o Fenerbahçe (não) mostrou neste jogo. O miúdo Gedson parece-me ser um jogador impressionante; já o Ferreyra, se não começa a esforçar-se minimamente, em janeiro leva guia de marcha.

  • Sombras
    Posted Agosto 7, 2018 at 9:57 pm

    Péssimo resultado para o que domínio que foi demonstrado em campo, e que nos deixa com pouca margem para mas uma viagem infernal à Turquia.
    Muito bem Cervi (os jogos Europeus dão-lhe uma mudança extra), Jardelão imperial, e Grimaldo sempre a desequilibrar. Salvio e Pizzi bem, embora com uma ou outra decisão infeliz, e Vlachodimos pareceu-me seguro. Não gostei nada de Ferreyra (não faz sentido ser o titular num 4-3-3 nesta fase) e adorei Castillo, que tem que ser o titular.

    Em suma, somos muito melhores que o Fenerbahçe, mas colocámo-nos a jeito para sofrer.

    PS: após o jogo de hoje estou confiante para a época que se avizinha, assim não seja sabotada pelo senhor do bigode agora ou em Janeiro. Mais uma vez o maior adversário do Benfica é o próprio Benfica, o que é triste.

  • David A.
    Posted Agosto 7, 2018 at 9:57 pm

    O Zivkovic nao ser titular para mim é um mistério, porque para mim ele é melhor que qualquer um dos jogadores à frente do Fejsa e atrás avançado. Por falar em avançado, este Ferreyra está a desiludir imenso para quem vinha tão cotado. Valeu pela vitória e por não sofrer nenhum, mas o futebol pobre do ano passado continua.

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 7, 2018 at 9:57 pm

    1-0 é curto para o que aconteceu no jogo. A transição defensiva foi quase perfeita, a pressão alta resultou muito bem, mas falta aquele elemento que tira um coelho da cartola, que desequilibre no último terço. Salvio e Cervi não o conseguem fazer, pede-se a titularidade de Rafa ou Zivkovic.

    De resto gostei, Gedson esteve muito bem, Grimaldo também e Fejsa limpou tudo como sempre. Castillo entrou bem e espero que seja o titular na segunda mão.

    • v de vendetta
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:04 pm

      Aquilo que ninguém vê ou percebe é que cervi e salvio fazem uma pressão muito melhor que rafa e zivkovic e apoiam muito mais os laterais em momentos defensivos daí o serem titulares.

  • Il Codino Divino
    Posted Agosto 7, 2018 at 9:57 pm

    Afinal o Tondela ganhou ao Real Madrid. Pelo menos no dia do sorteio era o que parecia, segundo alguns adeptos do Benfica.

    Ainda nada está ganho e o jogo na Turquia vai ser muito difícil. Não basta o ambiente, junta-se o facto do Fenerbahçe ser obrigado a ganhar. Mas tenham lá calma e acreditem mais um bocadinho. No mínimo dos mínimos é uma eliminatória 50-50. O Benfica foi perdulário e mostrou pouca criatividade, mas dominou o jogo. Acho que isto mostra bem que o Fenerbahçe não é nenhum papão.

    • Bruno Cunha
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:01 pm

      Engraçado que por momentos até achei que estava a ver o Benfica-Tondela. A eliminatória vai ser muito diferente na 2º mão, pois o Fener vai ter de arriscar em vez de por 10 homens na grande área.

      • Il Codino Divino
        Posted Agosto 7, 2018 at 10:26 pm

        Exacto, ainda podemos ser eliminados. A boa notícia, para além da vitória, é o facto de não termos sofrido golos. Mas os comentários antes do jogo foram tristes. Inclusive ao ponto de dizerem que se podia avançar já para a época 19/20.

    • Miguel SADSC
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:02 pm

      Entrou na moda os comentários à Kafka e Rodolfo (honestamente não tenho a certeza que o user a que me refiro se chame Rodolfo, se estiver enganado peço desculpa). É muito bom dizer mal gratuitamente porque dá sempre resultado. Se a época der buraco “eu disse, sempre soube, é realismo não pessimismo”, se correr bem “estou muito feliz por estar enganado a minha equipa ganhou” vamos beber umas e tá tudo fixe

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Agosto 7, 2018 at 9:59 pm

    Não há espaço para duvidas, o nosso melhor onze neste momento é:
    Vlachodimos; AA, Grimaldo, Jardel e Ruben Dias; Fejsa, Pizzi e Gedson; Cervi, Zivkovic e Castillo.
    A unica posição que pode haver contestação é entre Cervi e Rafa

    • Sombras
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:23 pm

      O nosso melhor onze inclui Jonas. Saia quem sair, é irrelevante, o melhor onze do Benfica tem que incluir Jonas.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:35 pm

      Isso suscita grandes dúvidas, desde logo o afastar o Salvio e manter o Cervi.

    • Einstein de Avanca
      Posted Agosto 7, 2018 at 11:06 pm

      Cervi é o pior extremo do SL Benfica.

      • Bernardo Guerreiro
        Posted Agosto 8, 2018 at 3:07 am

        Em termos do quê? Só o Salvio tem tanto golo, só o Rafa tem tanta velocidade e só Zivko ajuda tanto a defender, ele junta essas 3 características.

        • Pedro Almeida
          Posted Agosto 8, 2018 at 10:46 am

          Salvio é mais intenso e desequilibra mais.
          Tanto Rafa e Zivkovic têm mais técnica, lêem melhor o jogo e definem bem( a finalização do Rafa é que falha e muito) ou seja estes dois deviam ser os titulares mas por alguma razão não convenceram o RV.

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Agosto 8, 2018 at 10:50 am

          Está enganado. O Salvio tem mais golo, o Rafa é mais veloz e o Cervi defende mais e melhor que o Zivkovic.

  • Miguel SADSC
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:00 pm

    Muita posse mas pouca criatividade. Ferreyra muito sozinho. Não sei até que ponto não seria possível combinar Ferreyra e Castillo (à semelhança do que o Porto fez o ano passado com Marega numa frente com dois homens).

    Qualquer coisa como
    Vlachodimos
    AA Jardel Dias Grimaldo

    Fejsa
    Gedson Pizzi
    Salvio

    Castillo Ferreyra

  • Joao X
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:00 pm

    Não vi o jogo mas o resultado é muito bom.

  • Fernandes35
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:01 pm

    Parece que sou o único que não gosto realmente nada da exibição… Os problemas mantém-se em termos de modelo de jogo, valeu que do outro lado havia uma equipa mais preocupada em não perder, permitindo que o Benfica joga-se instalado no meio-campo adversário e fosse presa fácil face à pressão alta. Pressão alta que foi dos poucos destaques positivos.

    • Rui Pedro
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:09 pm

      A sério que comparas este Benfica ao do ano passado? Não tem nada nada a haver. O que éramos fraquissimos o ano passado este ano estamos 3x melhor, e o que éramos mais fortes o ano passado este ano temos pior. Básicamente agora sabemos defender, sabemos controlar (aleluia) mas infelizmente em processo ofensivo estamos mais fracos. Precisamos de alguem que seja mais criativo e mais desequilibrador que o Pizzi por exemplo porque vai haver jogos que … vai ser complicado. Mas no geral parece-me que estamos bem mais fortes.

      • Fernandes35
        Posted Agosto 7, 2018 at 11:35 pm

        Não concordo apesar de se notar algumas melhorias no que toca à pressão. Mas depois de exprimido, é só isso, o que é manifestamente pouco para uma equipa que está praticamente intacta. Na minha óptica, só demonstra falta de qualidade ou trabalho do treinador.

  • Marinho
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:01 pm

    No geral uma boa exibição. Não sofremos golos e vai com vantagem, seja ela mínima ou não.
    Para quem tinha medo, o benfica fez a parte dele e dominou, e ganhou, agora isto é uma eliminatória a duas mãos e na segunda penso que se pode fazer bem melhor, principalmente a nível de jogo interior.
    Uma grande pressão do Benfica mas também contra uma equipa que me pareceu que não sabia sair a jogar muito bem.
    Falarei só num jogador, Grimaldo, se ele quer sair, está a fazer por isso, grande jogador, grande jogo.
    Sexta é ganhar ao Guimarães e preparar depois o jogo na Turquia.

  • Darth Vader
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:02 pm

    Deixa a ideia de não ter sido tão bom assim já que o domínio foi tanto, mas não se conseguiu traduzir numa grande avalanche ofensiva e lances perigosos.
    Apesar disso, foi um bom jogo que vem ao encontro daquilo que tinham sido as indicações dadas na pré-época. Este modelo de jogo dá maior consistência e capacidade de pressão, mas os alas do Benfica não são do tipo que procuram o jogo interior e isso dificulta a vida a um jogador como Ferreyra que necessita de ser servido e está constantemente sozinho na área. Apesar do golo, algo fortuito, Cervi devia ir para o banco nesta altura e permitir a entrada de Rafa, que creio ter características mais interessantes para este tipo de jogo.
    O resultado pode não ser volumoso, mas estamos melhor agora do que quando começamos e tenho a certeza que o Benfica marca na Turquia.

  • Santos David
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:02 pm

    Resultado que acaba por ser curto visto a dominaçao do Benfica Gostei bastante da exibiçao
    Ponto mais escuro; ou o Facundo muda qualquer coisa na sua maneira de jogar ou os colegas se adaptam ao jogo dele, senao vai estar complicado So é o principio espero para ver isto vai melhorar
    Nao quero chegar a dizer que o Castillo merece mais que o Facundo senao qualquer coisa nao estara bem

  • ATSAONiNO
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:04 pm

    O ferreyra é mau? Ou é o Benfica que cria pouquíssimo? Nem cruzamentos faz…

  • MikeM
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:06 pm

    O problema do Benfica continua a ser o mesmo. É o pouco que acrescentam jogadores como Salvio e Cervi nas linhas, mais a falta de rapidez de processos do Pizzi, que limita-se na maior parte das vezes a circular a bola, raramente transporta jogo para a frente e pára demasiadas vezes o contra ataque e ainda também a pouca capacidade do André Almeida em desequilibrar na frente. Mas isto não é de agora, portanto a incompetência continua, tanto da parte da direcção, como principalmente do treinador, que continua a jogar religiosamente com eles.
    No caso do extremos é demasiado notório, Salvio estraga 90% das jogadas de ataque do Benfica e decide quase sempre mal, é muito pouco inteligente e é um jogador tecnicamente razoável que pensa que é o Messi. Já o seu compatriota do outro lado, o Cervi, consegue ser ainda pior, não tem a mínima criatividade e está cada vez mais parecido com o Capel, baixa a cabeça, chega a linha e centra, nem vê se tem algum colega na área nem algum adversário à frente, é centrar e pronto. Hoje deu para rir, porque faz o golo e o comentador define a sua exibição como “belíssima”. Apesar do golo, que ainda bem que entrou, fez uma exibição miserável, como é hábito também.
    Excelente exibição dos centrais, Ferreyra foi menos um mas esta táctica não o favorece uma vez que fica completamente sozinho na frente e assim Castillo, pelo físico dá muito mais que o argentino, Fejsa continua um monstro defensivamente mas falta-lhe alguém à frente com outra capacidade de construir e transportar jogo, coisa que Pizzi não consegue.
    Depois é a conversa de sempre também, falta treinador. Com o jogo empatado e com os turcos completamente metidos na sua área, tira um avançado para meter outro, quando deveria ter tirado o Pizzi ou o Gedson.
    O resultado não é excelente mas é positivo, apesar de perigoso.

    • castigador.da.parvoice
      Posted Agosto 8, 2018 at 8:19 am

      Metesse ele dois avançados e levasse um golo de contra-ataque e o meu amigo estaria aqui a cruxifica-lo por ter tirado um jogador do meio campo. Criticar é facílimo! Incrível que se fale mal do treinador por ter feito uma substituição que resultou a 100%. O Benfica só não marcou pelo menos mais um golo por manifesto azar e, claro, alguma falta de entrozamento e ritmo por estarmos no primeiro jogo da época.

      • MikeM
        Posted Agosto 8, 2018 at 9:54 am

        A substituição resultou a 100% porquê? Porque teve a sorte de marcar um golo? O Benfica só não marcou mais um ou dois ou três porque não criou uma oportunidade clara para isso, entrou um em que o guarda-redes até é mal batido, mas de resto houve uma excelente reacção à perda da bola, muito boa pressão, mas total falta de ideias e criatividade na frente, era bola na para a área e esperar que caísse do céu.
        A táctica do Fenerbahce foi esta, perder tempo, dar bola ao Benfica e defender, por isso tivemos tanta posse de bola e deu a ideia de sufoco, que realmente a espaços houve mas sem criar perigo real para os turcos.
        Azar era ter acertado nos postes ou o guarda-redes ter feito um mão cheia de boas defesas, o que não aconteceu. Os remates à baliza foram todos previsíveis e bolas perfeitamente defensáveis (até o do golo).

        • castigador.da.parvoice
          Posted Agosto 8, 2018 at 10:12 am

          Eu disse manifesto azar E falta de entrozamento e ritmo por ser o primeiro jogo da época. O azar está no facto de 70% dos remates que fizemos à baliza terem batido num dos 10 jogadores turcos que estavam na área. Com sorte um deles ou não tinha batido ou tinha ressaltado para golo. O golo marcado pode ser frango, mas frango atenuado pelo guarda-redes não ter visto a bola a sair dos pés do Cervi (que para além do golo sofreu um penalti logo a abrir o jogo). O Fenerbahce, infelizmente, não é o Empoli e o jogo não era a feijões.

          • MikeM
            Posted Agosto 8, 2018 at 10:31 am

            E o que tenho eu a ver com o Empoli? Essa mentalidade é do outro lado.
            Ah com sorte a bola tinha batido num adversário e entrado na baliza? Então o Benfica teve azar ou não teve sorte? É que é um bocado diferente. Estar à espera que a bola bata em alguém e entre é esperar pela sorte e o Benfica não precisa disso.
            Falta de entrosamento de uma equipa que joga e treina junta, pelo menos a grande parte, há anos? Que estranho.
            O guarda-redes é mal batido e todos os remates à baliza foram de fácil defesa, não queiram fazer do jogo de ontem um jogaço do Benfica, que deveria ter goleado e não o fez por manifesto azar. É mentira.
            O que se deveria discutir é essa falta de entrosamento, de criatividade e de um sistema de jogo ofensivo decente, porque desde a entrada de Rui Vitória, e já vai para a 4ª época, o jogo do Benfica é isto, vive de rasgos individuais, é bom contra equipas pequenas, mas com equipas mais fortes é uma pobreza total.

            • castigador.da.parvoice
              Posted Agosto 8, 2018 at 6:52 pm

              De facto, nos últimos 4 anos o Benfica tem sido uma nulidade ao nível atacante, que o digam os registos de golos da liga, taças e, mesmo, liga dos campeões. O meu amigo pode dar uma de “fartai vilanagem” por o ano passado a época ter corrido, em todas as vertentes, francamente mal (mesmo assim lutou-se pelo título até à 31ª jornada e acabou-se em 2.º lugar, quem dera ao Jejum…), agora não dá é para apagar os números e os factos. Já agora, fica o registo de Rui Vitória no Benfica em 3 anos: 2 campeonatos nacionais, 1 taça de Portugal, 1 taça da liga, 2 supertaças, 1 quartos e 1 oitavos de final da champions. Mas pronto, no tempo do Damásio e do Vale de Azevedo é que era bom! Ah e viva o Porto…

              • MikeM
                Posted Agosto 8, 2018 at 10:35 pm

                O nome estaria adequado se castigasse metade do que diz.
                É com cada argumento que até fico parvo.
                Mas agora eu dizer que o treinador é fraco, que tem ganho porque tem tido os melhores plantéis e que no ano passado, com um plantel mais fraco (também por sua culpa) fez uma época desastrosa quer dizer que no tempo do Azevedo é que era bom e viva o Porto? Ou “quem dera ao Jejum”?
                A falta de sentido crítico de alguns adeptos mete-me confusão, como se ganhou em dois anos, esquecemo-nos todos que a equipa não apresenta absolutamente nada contra equipas de valor semelhante, que em 3 anos não há as mínimas rotinas nem um sistema de jogo minimamente decente, que fomos completamente envergonhados na Liga dos Campeões e que não ganhámos nada internamente.
                Mas vá lá, lutou-se pelo título até à 31ª jornada e acabou-se em segundo! Imagine-se conquistar estes feitos. Eu nem sei como não fomos todos para o Marquês festejar.

                • castigador.da.parvoice
                  Posted Agosto 8, 2018 at 11:05 pm

                  Eu descrevi as últimas 3 épocas do Vitória no Benfica, mas o meu amigo gosta mesmo é de falar na última não é. Depois diz que terá ganho nos dois primeiros anos porque teria uma equipa fantástica, mas dar valor pir ter apostado, ao contrario do seu antecessor, em jogadores da equipa b e mesmo dos juniores como Ederson,Nelson Semedo, Lindeloff, Renato Sanches e Guedes, isso já não faz. Depois vangloriza-se novamente por o Benfica ter tido uma má época o sno passado falando da liga dos campeões (deve ter ficado tão feliz) mas não elogia a passagem ais quartos e oitavos nos anos anteriores. Isso foi só xampa do dertotas. Sinceramente estou mesmo sem paciência para estas diatribes de pseudoespevialistasde futebol que não dizem uma única coisa produtiva ou construtiva mas vanglorizam-se de saber criticar. Em bom inglês get a life e já agora choose another club irra

                  • MikeM
                    Posted Agosto 8, 2018 at 11:47 pm

                    Ahaha get a life? E esta agora saiu de onde? Talvez do mesmo sítio das anteriores.
                    Mas eu como benfiquista fiquei feliz de a minha equipa ter feito 0 pontos num grupo com Basileia e CSKA?
                    O jantar deve ter sido bem regado (ou então foi coca-cola a mais, pela conversa não deve ter ainda idade para beber) porque não se percebe quase nada do que escreve. Eu é que não digo nada produtivo?
                    Eu digo que quero ver o meu clube a jogar muito melhor, com jogadores que sejam mais valias e um treinador à altura do clube mas não digo nada de produtivo.
                    Há com cada um que até faz impressão.
                    Ahahah “get a life e já agora choose another club”.
                    Metade em português metade em inglês, porque para bom entendedor meia palavra bas.
                    Cheers e keep tranquilo because Rui Vitória é o best!

  • coach407
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:07 pm

    Jardel a responder a quem disse que ele tem “falta de velocidade” quando é o jogador mais rápido do 11 titular do Benfica. Mais uma grande exibição, a sua velocidade, força e leitura de jogo torna-o um inquestionável. Rúben Dias também esteve a grande nível. Espero que seja esta a dupla de centrais. O Conti tem bons pés e potencial mas abordagens como a do lance do 3-2 contra o Lyon em que deixa a bola passar propositadamente não dão grande confiança (apesar de terem batido mais no André Almeida que também ficou mal na fotografia). O Lema já tinha falado na altura da contratação dele. Do que eu conhecia não tinha qualidade para o Benfica mas se realmente foi um dos melhores centrais do campeonato argentino é porque evoluiu bastante e a custo zero aceita-se no entanto parece que não evoluiu assim tanto.

    Vlachodimos não teve trabalho nenhum, não deu para tirar grandes notas.

    Pizzi fantástico tirando no momento do remate, foi espalhando qualidade com a sua capacidade na decisão e precisão.

    Salvio também esteve em grande e foi atenuando a nulidade que é o Ferreyra. Cervi esteve bem, tal como Gedson.

    No próximo jogo dava novamente a titularidade ao Ferreyra para dar uma oportunidade num nível mais baixo com o Guimarães na Luz só pela qualidade que mostrou anteriormente. No entanto se não se destacar vai para o banco na Turquia. O Castillo acrescentou muito mais, nem para apoio frontal serviu. Que nulidade. Na Ucrânia é normal os defesas não tentarem antecipar-se? É que da maneira que ele espera sempre pela bola e nem tenta ganhar posição parece que não pressionavam quando jogava no Shakhtar…

    • Kafka
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:55 pm

      Contra amadores e jogos a brincar, andaste aqui a falar das bolas paradas do Pizzi e hoje que foi a sério e portanto o Pizzi voltou à mediocridade habitual a bater bolas porque nem sequer tem força para bater na bola, tu como é óbvio nem uma palavra sobre isso… Mais uma vez falhaste completamente, dizias tu que Pizzi é um dos melhores em Portugal a bater bolas paradas… Cada previsão do Coach, já sabemos, acontece sempre o contrário do que o coach diz..

    • Einstein de Avanca
      Posted Agosto 7, 2018 at 11:04 pm

      Essa 1ªfrase começou tão bem que é pena que tenha acabado com uma atrocidade…
      Cervi esteve bem? O que um frango não tolda…

      • coach407
        Posted Agosto 8, 2018 at 12:33 am

        “Cervi esteve bem”, não disse que fez um jogo fantástico. Além do golo conseguiu ser muitas vezes o apoio frontal que não foi o Ferreyra com metade do seu tamanho, nos movimentos interiores foi dando qualidade e sequência ao jogo com clarividência. Não conseguiu desequilibrar muito mas com o Isla é muito complicado fazer melhor.

        No geral, não fez um grande jogo mas teve nota positiva obviamente. O Gedson também não fez um grande jogo e disse o mesmo.

        Esqueci-me também de referir o André Almeida que esteve a um nível impressionante tanto defensivamente (pobre Valbuena) como ofensivamente.

    • ThatMan
      Posted Agosto 8, 2018 at 11:36 am

      A primeira frase chega.

      Nota-se que esses comentários devem estar em pré-epoca também.

  • REIIBRA
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:09 pm

    Bom jogo contra uma equipa que demonstrou claramente ser inferior mas que se o Benfica não tomar cuidado pode muito bem virar a eliminatória em Istambul. Continua a haver pouca chegada à área e poucas chances de golo e sem essas chances Ferreyra não rende como é óbvio.

    Vlachodimos- pouco trabalho; rasoável com os pés

    AA- bem em uma ou outra incursão ofensiva e a defender

    RD e Jardel- não são brilhantes na saída de bola mas não compremeteram nem na tal saída nem a defender

    Grimaldo- excelente tanto a defender como a atacar

    Fejsa- bem, apesar de estar um pouco abaixo do nível da época passada. Problemas físicos?

    Gedson- não esteve tão pressionante como de costume mas com bola esteve bem

    Pizzi- o mesmo de Gedson só que este não costuma pressionar :-)

    Salvio- um pouco melhor do que na época passada, já não precisa de estragar tantas jogadas para fazer uma. Deu a assistência.

    Ferreyra- como já disse, sem chances não há muito que possa fazer. Apesar disso, esteve bem a combinar com os colegas

    Cervi- fez o golo mas de resto esteve fraquinho

    Ziv- escondido

    Eu nem sou desses que critica tudo e mais alguma coisa mas não usar as 3 substituições é ridículo. Nem que fosse para poupar alguém fisicamente devido ao acumular de jogos que aí vem com Champions e Campeonato.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:10 pm

    Este Fenerbahçe nem arranhou .. Equipa envelhecida, sem capacidade ofensiva, que se limitou a defender o 0-0 e que acabou por pagar isso com a derrota. Faz falta um avançado claramente e velocidade na frente, sendo que na saída de bola também cometeram vários erros. Mérito da pressão do Benfica, mas não só. Depois lá apareceu o Demiral a dar um franguito, ele que nunca foi bom. Nota positiva para Skrtel apenas.

    Benfica a cumprir a sua função e acho que resolveu a eliminatória. As equipas turcas fiam-se sempre no factor casa, mas acabam sempre por perder na maioria das vezes. O Benfica é claramente melhor, não sofreu golos em casa e pode ir à Turquia ganhar até. Nota para o grande jogo de Grimaldo, que está num nível brutal neste arranque de época. Gostei do Salvio e do Jardel também.

  • Ezio
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:12 pm

    Será que não dará para trocar a posição do Cervi com o Grimaldo? Até podem de trocar de camisola e joga o Grimaldo a extremo e o Cervi a lateral…

  • DNowitzki
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:12 pm

    O mesmo futebol de sempre, pouca criatividade, pouco chegar à baliza adversária… enfim, vai ser lindo na Turquia.

    Almeida, Pizzi e Cervi não podem ser titulares no Benfica. Há não muito tempo houve ali Di Maria, Gaitan, Semedo e Aimar. É todo um mundo de diferença.

    Ferreira até agora tem sido um flop. Gosto mais do touro chileno. Pelo menos com esse há jogo dentro da área adversária.

    • Dca
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:28 pm

      Mas qual vai ser lindo na Turquia? Essa mentalidade de medo já irrita. Cuidado é connosco porque eles aqui nem arranharam. Se todos tivéssemos essa mentalidade da Turquia estávamos tramados.

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:16 pm

    Esta nova versão do Benfica de Rui Vitória, mesmo tendo uma série de sinais positivos em termos de processo defensivo (linhas mais subidas, pressão mais alta, sectores mais juntos, maior eficácia na recuperação), transformou-se em tudo aquilo que odeio numa equipa quando na fase ofensiva do jogo.

    O Benfica tornou-se uma equipa espanhola, com muita posse, muito passe para trás e para os lados, pouquissima objectividade, ausência total de movimentos interiores, o ponta de lança é uma ilha na frente (principalmente Ferreyra) e a equipa é totalmente dependente da largura dos extremos e dos overlaps dos laterais.

    Ou seja, salvo algum lance individual ou alguma falha defensiva, este Benfica é facilimo de anular.

    E foi assim toda a primeira parte.

    Na segunda foi mais do mesmo, mas o factor Castillo (pode não ser um primor de técnica mas é um autêntico bicho) e a falta de pernas do lar de idosos de Istanbul fizeram com que o Benfica parecesse melhor do que aquilo que foi na realidade.

    A defesa raramente teve trabalho e foi anulando os velhinhos com bastante à vontade, o meio campo recuperou imensas bolas (Fejsa é um panzer), Gedson e Pizzi trabalharam bem, o miúdo precisa de ganhar mais confiança, faz tudo bem, aparece sempre nos sitios certos mas precisa melhorar a sua capacidade de decisão, Pizzi procurou lançar jogo mas não tinha para quem, já que ninguém se mexia na frente, Salvio acabou por ser o principal desequilibrador (volto a dizer que é o melhor extremo do Benfica apesar da falta de amor de alguns), e Cervi acabou por ser o herói mas foi porventura o pior jogador em campo.
    Incrível como o pequeno argentino é tão burro.

    Ferreyra está a ter o mesmo impacto que teve na Ucrânia quando chegou, ou seja uma nulidade.
    O argentino nunca se deu ao jogo e precisa de ter uma equipa a jogar para ele o que não tem. Vai ser uma relação difícil…

    Já Castillo repito o que já disse quando chegou. Será daqueles avançados que daqui a pouco tempo terá conquistado por completo os adeptos.

    Em suma, para tanta posse, falta alguém que faça o inesperado e não o que está no script enfadonho. Falta a arte de Jonas…mas no caso de faltar o goleador brasileiro só há um jogador capaz de dar indisciplina a este chato jogo espanhol. Só João Felix o conseguirá fazer ( ou se RV quiser ser mais ousado porque não apostar em João Filipe).

    A eliminatória está na mão. O lar de idosos de Istanbul é uma equipa apática e bastará ao Benfica jogar como quer jogar (ou seja somar passes para trás e para os lados), manter a posse e apostar nos contra ataques (é jogo para Rafa).

    Já cheira a Spartak que a concretizar-se será um teste bem mais complicado.

    • SouthEagle
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:23 pm

      Totalmente de acordo. Apenas uma questão que não concordo. O facto do Ferreyra ser uma nulidade deve-se ao modelo de jogo da equipa. O Ferreyra é jogador para jogar num ataque a dois ou então no 4-2-3-1 com o 10 proxima dele. No Benfica isso não acontece, nem tem nenhum médio próximo nem os extremos ajudam.

      • Flavio Trindade
        Posted Agosto 7, 2018 at 10:39 pm

        O Shakthar joga essencialmente da mesma forma. A diferença é que os extremos jogam por dentro, e há médios muito fortes na chegada o que fazia com que Ferreyra conseguisse sempre fugir às marcações e aparecer no espaço vazio para finalizar

    • Dca
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:29 pm

      Comeca-se de trás para a frente. O processo ofensivo esse vem mais à frente cheira me.

      • Flavio Trindade
        Posted Agosto 7, 2018 at 10:40 pm

        DCA,
        Em teoria tens toda a razão e louvo-te o optimismo!

      • Kafka
        Posted Agosto 7, 2018 at 10:41 pm

        Sim porque o treinador do Benfica tem mesmo capacidade e conhecimento para por uma equipa a jogar com qualidade ofensiva… Em NENHUMA equipa que treinou até hoje teve, mas agora ia ter, esta certo, é mesmo isso

        • Joao Duarte
          Posted Agosto 7, 2018 at 11:36 pm

          Ele não tem capacidade para nada, nem no processo ofensivo nem no defensivo. É um treinador medíocre. Os treinadores não evoluem nem nada.

          • Kafka
            Posted Agosto 8, 2018 at 6:36 am

            Qual é mesmo a dúvida que é um treinador medíocre?

          • Kafka
            Posted Agosto 8, 2018 at 7:26 am

            Já agora disseste bem, os treinadores evoluem, já RV evolui mas com enorme delay relativamente a qualquer outro treinador… Precisou de 4 anos para aprender que uma equipa de topo tem de jogar com pressão alta, repito 4 anos para aprender o básico dos básicos que é a pressão alta numa equipa de topo, algo que o Ajax na década de 70 já fazia, já passaram 50 anos desde aí e só agora o RV aprendeu algo tão básico como a pressão alta… É o mesmo que um prof matemática só aos 50 anos de idade descobrir como se faz 2+2..mas pronto está bem

        • Dca
          Posted Agosto 8, 2018 at 1:20 am

          Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:29 pm

      Excelente comentário, subscrevo na íntegra. Ferreyra foi uma nulidade, Jonas fez uma falta imensa, a defesa, Fejsa incluído, esteve muito bem, Gedson bem até aos 70 m, mal a partir daí, Salvio é o extremo que mais faz a diferença e fez a assistência para o golo, Pizzi bem a passar e distribuir mas remata com a mesma potência que a minha avó, de Cervi salvou-se o golo e Castillo muito mais útil que o Ferreyra. A acefalia ofensiva do Benfica é preocupante.

      • Flavio Trindade
        Posted Agosto 7, 2018 at 10:41 pm

        O Pizzi precisa de uma boa feijoada para dar energia antes de jogar…
        Mas até nem tem estado mal neste início de época.

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Agosto 7, 2018 at 10:46 pm

          Pois, até tem estado bem, mas fez 2 remates e pelo menos outros tantos cruzamentos que me exasperaram. Em relação à parte culinária, uma feijoada à transmontana se calhar até lhe caía bem ;-)

    • tacuarita
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:44 pm

      Concordo com tudo! Ainda assim o Cervi é daqueles jogadores que me custa dizer que foi o pior, porque ele luta e dá-se muito ao jogo, mas tem uma definição de lances que roça o desastre.
      Em termos ofensivos eu digo-te que este onze resolveria esse problema: Fejsa e Gedson no meio campo, Pizzi na direita, Zivko na esquerda, Castillo e Jonas na frente, Salvio a lateral.
      Os ovos estão lá, mas o chef ainda não percebeu a receita.
      Ainda assim é preciso algum cuidado com o lado emocional destas equipas turcas que se transformam por completo quando jogam no seu estádio! Lembro que podiamos ter levado 3 em 2013, com penaltis falhados e bolas no poste, e tinhamos uma equipa muito melhor.

      • Einstein de Avanca
        Posted Agosto 7, 2018 at 11:01 pm

        Já a mim não me custa dizer que o Cervi é banal pois, apesar da atitude (e é a única coisa positiva que tem), isso não chega para um clube como o SL Benfica.

    • Miguel Carvalho
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:50 pm

      Concordo em parte, a confirmar.se a saída de Jonas o melhor reforço vai ser a vinda do krovinovic..e aí até o Ferreyra vai aumentar o rendimento

    • Einstein de Avanca
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:58 pm

      Subscrevo o seu comentário, mas isto está longe de estar fechado. Hoje tiveram bem defensivamente, mas tenho medo de como vamos aguentar quando tivermos sobre grande pressão. Hoje, até ao golo, estávamos cheios de medo (imagem do treinador) de errar e parecíamos bloqueados.

    • Knox_oTal
      Posted Agosto 7, 2018 at 11:13 pm

      Excelente comentário Flávio! Só não estou tão pessimista quanto ao processo ofensivo, acho que é sobretudo um problema de entrosamento do Ferreyra, porque as ideias parecem estar lá, aliás, bastou trocar de 9 e as jogadas começaram a ser logo bem mais assertivas e incisivas. Tenho a mesma opinião do Castillo!

      Acho que o argentino precisa de algum tempo para ganhar confiança e dar-se mais ao jogo, já na Ucrânia, como referes, foi igual! Mas no longo termo o Facundo deve ganhar o lugar, pois é claramente melhor jogador.

      Mais, quando Gedson ganhar também ele mais confiança e a aventurar-se mais na área, a coisa ficará mais favorável penso eu, pelo menos espero! Por ser um jogo importante, o Pizzi também esteve mais resguardado e não fez tantos movimentos de rotura e de aproximação à área, como fez por exemplo com o OL. Com o decorrer da época, a clarificação da situação do Jonas e melhor conhecimento entre Facundo e a equipa, as coisas devem começar a dar bem mais frutos, como quem diz, GOLOS!

      Saudações Desportivas

  • Pedro Almeida
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:19 pm

    A principal crítica à equipa é na criação onde se viu que estamos muito piores. Não entendo o porquê da ausência do Zivkovic do onze, será que o RV já se esqueceu da ala esquerda que Cervi, Grimaldo e o sérvio fizeram na melhor fase do Benfica o ano passado? É que tem feito imensa falta pois Cervi não desequilibra sozinho e é fraco na decisão tal como o seu compatriota do outro lado. Salvio perde demasiadas jogadas porque não sabe quando soltar a bola mas mesmo assim está melhor do que na época passada.
    Quem sofre com esta inércia em criar oportunidades de golo é o Facundo que nunca é servido em condições.
    Defensivamente a equipa não foi muito testada mas a equipa em geral esteve bem e o Rúben Dias voltou às boas exibições o que é positivo para ele( as críticas ultimamente já têm sido demais e muitas vezes injustas).
    Quanto ao futuro da equipa espero que o Jonas não saía porque para além dos golos ele cria inúmeras situações de golo não só para ele mas para os colegas apesar de que nesta altura parece difícil que tal aconteça. Acho que mais tarde ou mais cedo o 4-4-2 irá regressar porque o problema do 8 está resolvido com Gedson e penso que a equipa poderá melhorar com esse sistema mas para isso é preciso colocar os melhores.
    Onze que gostava de ver na segunda mão:
    Odysseas, André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo, Fejsa, Gedson, Pizzi, Zivkovic, Salvio , Castillo

  • Jorge Deus
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:22 pm

    Rezava para que Sálvio tivesse sido vendido neste mercado de transferências para finalmente explorarmos o Zivko ou o Rafa ( upgrade claro ao Sálvio ), espero que ainda chegue uma alternativa forte para “8”, um LD e se não for chatear muito.. um ala forte para o que este sistema 4-3-3 pede.

    O Castillo irá ser certamente muito importante na 2a mão.

  • Kacal
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:25 pm

    Já agora, se o Benfica e os benfiquistas não quiserem o Ferreyra, mandem-no para o Dragão que nós aceitamos! :)

    • Daniel Alves
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:35 pm

      Apesar de tudo vamos mantê-lo por uns tempos. É capaz de dar jeito :-)

      • Kacal
        Posted Agosto 7, 2018 at 10:53 pm

        Pronto, nesse caso fiquem com ele uns tempos e depois mandem-no para cá, à vontade. Mas a sério, acredito que ele ainda vai adaptar-se e depois começará a render e marcar, é preciso tempo mas a qualidade ele tem e tem as características para fazer mossa cá e ser goleador. :)

        • Daniel Alves
          Posted Agosto 7, 2018 at 11:18 pm

          Espero que sim, embora Castillo pareça ser o melhor posicionado para ser titular neste momento. Hoje era difícil ele fazer melhor, nenhum cruzamento para ele saiu em condições e ele não é avançado de jogar de costas para a baliza e segurar bolas.
          Acredito que com o Guimarães meta uma lá dentro, se jogar.

          • Kacal
            Posted Agosto 7, 2018 at 11:46 pm

            Exacto! Precisa de ter bem apoiado e servido também. Creio que ele rende mais com um avançado ao lado ou um médio mais perto dele com quem possa tabelar. Mas sobretudo tem que haver cruzamentos para ele poder finaliza-los. Mas assim que a equipa se adaptar melhor a ele e ele à equipa vai correr melhor, é dar tempo ao tempo.

    • Estigarribia
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:37 pm

      Comentário top, Kacal. ?

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Agosto 7, 2018 at 10:51 pm

        Muito Obrigado, Estigarribia. Ahah. Era um avançado que gostava de ter no Dragão e como tem tido dificuldades em adaptar-se no Benfica, podia vir para o Norte, é só uns kms ahah. Não me importava nada, bem pelo contrário. ✌

        Saudações DesPortistas

  • Zandinga
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:25 pm

    Benfica consegue recuperar as bola muito rápido, mas depois a nível de criatividade e processos ofensivos é uma equipa muito básica, chega a ser irritante!
    Um jogador com as características do Ferreira nunca se vai dar bem com este estilo de jogo, ele precisa que os jogadores do meio campo joguem mais perto dele com bola, até porque o forte dele são as movimentações de rotura! Se virem os golos dele no Shaktar vão ver que são quase tds com base em movimentações muito inteligentes da sua parte, a grande diferença é que n Shaktar ele jogava com jogadores top em criatividade e desiquilibrios.
    Acho que o Ferreira só se vai dar bem n Benfica se o Zivkovic voltar a jogar n meio, pk é um jogador que consegue criar desiquilibrios com bola n pé e que é fortíssimo no ultimo passe!

    Para o estilo de Jogo do Benfica é preferível jogar com o Castillo, pk é mais forte a segurar a bola!

    O Sálvio pode perder muitas bolas, mas n 1ª parte era o único que conseguia levar a bola pá frente. Prefiro 1000 vezes um jogador destes do que alguém tipo Cervi que a maior parte das vezes passa a bola pó lado e para traz ou faz cruzamentos muito fracos.

  • Knox_oTal
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:31 pm

    Muita melhor a exibição, sobretudo na segunda parte, que o resultado! Excelente reacção à perda, processo defensivo sólido (a dupla de centrais neste momento é esta, 30M pelo Dias? Deixem estar o rapaz se faz favor!) e boas jogadas de entendimento nas alas, entre o lateral, ala e médio-interior (a ala esquerda é mais eficiente!).

    Aliás, estes movimentos tem vindo a ser implementados por RV desde que se passou a 4-3-3, e neste momento nota-se um nível de rotinas muito interessante, fazendo com o Benfica sai por exemplo com um muito maior “à vontade” desde trás (perdem-se muita menos bolas e as saídas são limpas). Isso é factor muito positivo em relação ao ano passado, principalmente na primeira metade da época, pois alivia um pouco o “fardo” do médio de transição (Gedson) ou de construção (Pizzi) na hora da transição ofensiva. Vimos saídas em apoio com respectivos trios nas alas, saída em transporte pelo jovem do Seixal e alguns lançamentos longos do Pizzi, isso torna a equipa menos previsível, dá maior segurança à saída de bola e protege mais os médios interiores!

    A maior pecha foi na zona de decisão e, mais do que a falta de criatividade referida pelo VM, na minha opinião o grande problema é a gritante falta de entrosamento de Ferreyra com o resto da equipa. Na primeira parte, a equipa dominou na mesma, chegava à frente, mas não tinha referência pois o argentino raramente se deu ao jogo. E quando aparecia não conseguia segurar uma bola, muito frágil no choque e preso de movimentos. A reforçar esse aspecto, na segunda parte, além de maior velocidade de execução, vimos que com a entrada de Castillo a equipa passou a ter uma referência e a produção ofensiva subiu instantaneamente. O chileno não é um fora-de-série, mas caramba o homem trabalha que se farta. Segurou, ganhou no choque, procurou os colegas para jogadas em apoios. Enfim, para mim o Castillo é o titular neste momento, sendo que a longo prazo Ferreyra deve ganhar o lugar pois é melhor finalizador e tem mais “escola” de avançado (é importante gerir com cuidado o estado anímico do Facundo, parece algo instável em termos de confiança).

    Quanto aos destaques, na defesa todos estiveram bem, com destaque para Grimaldo. A atacar esteve na bitola habitual, ou seja, muito bem!, mas a defender também esteve a top hoje. Já a dupla de centrais e Fejsa secaram por completo Giuliano (o craque!), Potuk e Soldado! Pizzi e Gedson (é mesmo preciso dar 8M pelo Gabriel?!?) muito bem igualmente, complementam-se na perfeição, faltando apenas mais chegada à área, mas talvez isso virá com o tempo quando Gedson começar a soltar-se mais. Salvio no seu estilo característico, ganha umas perde outras, mas é inegável que está num excelente momento e é dos que desequilibra mais na frente. Já Cervi não percebo o porquê da titularidade no lugar de Zivkovic, aliás a única coisa que me ocorre é que como se trata de uma eliminatória importante, o argentino seja titular em função da sua excelente reacção à perda e o facto de ajudar imenso na defesa (também se pode dizer que tem mais apetência pelo golo). Já com bola o sérvio é MUITO melhor, sobretudo no cruzamento, jogo entre-linhas e movimentos interiores, apesar disso chegou mais tarde do Mundial e também ainda não deve estar no ponto.

    Ao treinador, que esteve bem a preparar o jogo e nas mexidas, só tenho a apontar o facto de não ter feito a 3ª substituição. Nos últimos 15 min se Rafa tem entrado, com os turcos de rastos fisicamente, aquela defesa ia abanar por todo o lado e nem Skrtel (enorme jogo!) lhes valia, quer me parecer. Podias eventualmente ir para a Turquia muito mais tranquilos.

    Posto isto, o resultado não é maravilhoso e será bem sofrido lá (aliás como português e benfiquista já estou vacinado contra isso eheheh), mas o Benfica é mais equipa que o Fenerbahçe e se tiver ao seu nível na segunda mão passará com mais ou menos dificuldade. Pelo menos, acredito nisso!

    Saudações Desportivas

    • Gil Rodrigues
      Posted Agosto 7, 2018 at 10:48 pm

      Muito bom (e lúcido) comentário!

    • Einstein de Avanca
      Posted Agosto 7, 2018 at 11:51 pm

      Só um ponto: não é prioritário mas Gabriel dava jeito pois é diferente do que temos (meia distância e chegada à área por exemplo).

      • Knox_oTal
        Posted Agosto 8, 2018 at 12:12 am

        Na minha opinião, não vale o investimento apesar de ser bom jogador! O Benfica leva um jogo oficial esta época, ou seja, Gedson vai crescer muito mais ao longo do tempo e, à medida que for ganhando confiança, virá a tal chegada à área e mesmo o arriscar no remate de fora da área (algo que eu acho que ele é capaz de fazer com qualidade).

        Para rodar, temos o Zivko, o Krovi há-de voltar, o Keaton deve ter minutos nas Taças e mesmo o Samaris, que vai ficando no plantel!

        Se optarmos pelo 4-4-2, fica Gedson para 8 box-to-box, com Alfa Semedo como alternativa, o moço mostrou na pré-época que também é capaz de galgar metros com a bola! Numa lógica de maior gestão da posse, há opção Krovi (com o back-up Pizzi à direita)!

        A investir a sério, que seja por uma clara mais valia, Ramires por exemplo, ou então um lateral direito que acrescente mais que o André Almeida ofensivamente. Apesar disso, mesmo não apreciando sobremaneira o estilo, o André assegura na perfeição o lugar! Na baliza, Odysseas para já mostra-se uma boa aposta, tendo que melhorar os pontapés (hoje deve ter falhado quase todos!).

        Resumindo, exceptuando oportunidades de negócio verdadeiramente interessantes do ponto de vista financeiro/desportivo, o Benfica que se deixe estar quieto e potencie o plantel que tem!!!

        Apenas a minha opinião…

        Saudações Desportivas

      • Nuno Duarte
        Posted Agosto 8, 2018 at 9:01 am

        Completamente de acordo…

    • castigador.da.parvoice
      Posted Agosto 8, 2018 at 6:57 pm

      Obrigado pelo seu comentário. Fala efectivamente de futebol e, se faz críticas, são construtivas. É uma enorme lufada de ar fresco face aos comentários que aqui pululam que parecem apenas manifestos ataques a tudo o que é do Benfica: direcção, equipa técnica e jogadores, nada escapa. Impressionante como após jogar 60m no seu primeiro jogo oficial pelo Benfica já se quer apelidar o Ferryra de flop (e isto supostos benfiquistas…). Mais uma vez obrigado (acrescentando que concordo com tudo o que diz e acrescentando que sem grandes azares, penso que o Benfica acabará por passar esta elimintatória, apostando no resultado de 2-1 para o Benfica)

      • Knox_oTal
        Posted Agosto 8, 2018 at 7:21 pm

        Alguém me disse no outro dia para ignorar esses benfiquistas, e acho que é mesmo o melhor! Há mentalidades difíceis de mudar…

        De resto, obrigado pelo feedback (igual para o Gil Rodrigues)! É apenas a minha perspectiva de “treinador de bancada”, com algumas teimosias minhas e uma ou outra pérola (como quem diz barbaridades! eheheh) pelo meio. Ainda assim, é sempre positivo saber que a nossa opinião é partilhada e que tem alguma lógica eheheh…

        Saudações Desportivas

  • tacuarita
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:31 pm

    Primeira parte que não lembra ao diabo, devia dar multa ao clube.
    Segunda parte mais interessante, boas combinações, muito Salvio, melhor Pizzi, excelente Grimaldo.
    Que se tenha a coragem de sentar o Ferreyra e meter o Castillo, o chileno foi sempre superior ao argentino nos jogos de preparação, mas claro como jogou os oitavos da Champions e vem cotado de craque tem logo lugarzinho à sua espera. Gritante a forma como o jogo muda com o Castillo, muito melhor na agressividade e tecnicamente, ao lado do Jonas (se o brasileiro quiser mesmo ficar) será mortifera a dupla!
    O Fenerbahçe felizmente que não gostei nada do que vi, uma equipa sem ideias, laterais e meio campo limitados, os melhores acabam mesmo por ser os centrais que cortaram quase tudo o que chegou. Benfica com Rui Vitória chega para este Fenerbahçe.

    Só uma nota para o árbitro da partida: pior interveniente dentro do campo. Como Demirel acaba o jogo sem levar um amarelo é obra, e muitas faltas por marcar a favor do Benfica, foi péssimo mesmo!

  • porra33
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:40 pm

    Notas positivas: Gedson (para mim o melhor em campo), Grimaldo, Fejsa e os centrais e Castillo.
    Notas negativas: Ferreyra (ainda está muito pouco entrusado, talvez necessite de companhia), Pizzi e Cervi (que parecem eu a jogar com os operadores de 50 anos da fábrica, só começo a jogar bem ao fim de meia hora depois de eles se cansarem e passar a haver espaço…) e Rui Vitória que não meteu Rafa, que voltou a dar o lugar cativo ao Pizzi e que tardou em mexer…

  • Francisco Torgal
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:40 pm

    Tirando a finalizar, foi um jogo muito bom por parte do Benfica… geriram bem a posse e recuperavam bem a bola. So falta mais assertividade no ultimo passe e golos.

  • Mantorras
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:42 pm

    Bom jogo, surpreendeu-me a intensidade e a quantidade de volume ofensivo. O tempo que passamos em cima deles, praticamente todo o jogo, mesmo que eles sejam fraquinhos (eu so vi este jogo deles e jogaram muito pouco), nao e facil.

    Primeira parte acabou o gas cedo, mas a segunda merecia claramente um resultado mais volumoso. Se ainda tivessemos nos alguem capaz de marcar golos (oh wait Jo…).

    Continuo a achar o GR bom jogador, a linha defensiva esteve muito bem, mesmo os laterais no aspecto ofensivo estiveram bem, Fejsa nao muito forte na primeira parte, mas perfeito na segunda. Salvio com os problemas do costume, mas foi o nosso melhor extremo, Cervi foi o mais fraco, mas acaba por marcar, Pizzi esteve muito bem e Gedson tem uma dinamica e pedalada diferente… encheu o campo. Ferreyra mais uma vez nao mostra nada de mais, muito lento e pouco lutador, falhou um lance em que foi invejoso e podia claramente fazer melhor, espero que mostre mais, nao resolve problemas complicados, parece estar la para ser servido… Castillo entrou bem e foi melhor que Ferreyra, mais movel e lutador, criou outro tipo de problemas.

    Resumindo, fiquei muito mais convencido hoje, a atitude foi muito boa.

  • Red Punisher
    Posted Agosto 7, 2018 at 10:50 pm

    1ª parte a roçar o Benfica de 2017-2018.
    2ª parte a alinhavar um hipotético Benfica de 2018-2019.
    Umas pequenas notas:
    -A substituição de FF por Castillo podia ter corrido MUITO mal caso o Fener fizesse um golo entre os 65-75′ -ideias de RV…que devia, dada a circunstância do jogo optar pela saída de Gedson ou Salvio e manter 2 atacantes fazendo com que jamais o Fener passasse o MC;
    -O golo de Cervi aos 69′ é um claro frango de um GR que revelou ao longo da sua carreira ter um Ego superior aos demais (sendo caso para dizer “toma lá fresquinho”);
    – RV continua a revelar muita dificuldade no processo ofensivo da equipa e duvido que consiga evoluir com os anos (mas ainda acredito que sim). No processo defensivo teve bem, no entanto deve obrigar o T GR a mandatar Odysseas a treinar afincadamente o jogo com os pés – que terror!
    Jardel surpreendeu-me hoje pela positiva, enorme jogo (embora o ataque turco só se vá ver em Istanbul);
    -Gedson merece a titularidade mas como RD não saiu, suspeito que a velha raposa (LFV) queira vender 1 ou outro porque as comissões falam mais alto e se elevam perante o clube, embora entenda…se fez o Seixal, tem que o rentabilizar.
    -AA continua um jogador medíocre, com bom pulmão.
    -RD foi o jogador mais consistente nos 90′ a par de Castillo nos 27+4min!
    Bem..agora é esperar que não entremos a perder cedo na Turquia e,quiçá, marcar primeiro, caso RV faça o pressing da ICC nos primeiros 15′ de cada jogo eu acredito!!

    • Pedro Almeida
      Posted Agosto 7, 2018 at 11:37 pm

      Não faz qualquer sentido passar a jogar num 4-4-2 com dois avançados que não criam jogo, era basicamente apostar no jogo direto algo bastante criticado quando o RV o fez o ano passado.

      • Einstein de Avanca
        Posted Agosto 7, 2018 at 11:48 pm

        Penso que podia resultar com Pizzi na direita e Zivko na esquerda, com Grimaldo e 1DD de propensão ofensiva a dar largura (no caso de Grimaldo até podia ser apostar nos cruzamentos de Zivko e penetrações centrais do espanhol).

        • Pedro Almeida
          Posted Agosto 8, 2018 at 12:24 am

          Terias sempre menos 2 jogadores no momento da criação porque tanto o Castillo como o Ferreyra são bons a meter a redondinha dentro das redes mas de resto não dão grande coisa neste aspeto sendo que Chileno até já mostrou mais do que o Argentino.
          Para jogar em 4-4-2 precisas de alguém que possa jogar a 9.5 como diria o Jesus. Dentro do plantel Zivkovic ou Pizzi seria a minha escolha.

        • Red Punisher
          Posted Agosto 8, 2018 at 12:29 am

          Penso que LFV ainda venderá 1-2 jogadores, emprestará 1-2 e chegará 1-2 jogadores ao plantel! + novidades virão para a equipa jogar ou não em 442

      • Red Punisher
        Posted Agosto 8, 2018 at 12:21 am

        estavas habituado a uma dupla de jogadores na frente que não ferreyra e castillo. Quando RV os meter juntos e perder o medo (vs Tondelas…) verás que pode e deve funcionar como boa alternativa.

        • Pedro Almeida
          Posted Agosto 8, 2018 at 10:40 am

          Situações específicas em que é preciso fazer tudo para marcar não é uma estratégia ideal para jogar de inicio.

          • Red Punisher
            Posted Agosto 8, 2018 at 1:45 pm

            sim, mas é necessário arranjar planos B e C, coisa que RV nunca foi perito como deves concordar, devido a algumas limitações táticas, especialmente em jogos de igual calibre ou superior ao do Benfica..contra o Santa Clara é fácil, contra o Porto..nem por isso

      • Natan265
        Posted Agosto 8, 2018 at 6:39 am

        completamente

    • Natan265
      Posted Agosto 8, 2018 at 6:40 am

      A equipa estava a começar a criar jogo em 433, passar para o 442 era quebrar isso e apostar na chouriça na área. Acho que esteve bem

      • Red Punisher
        Posted Agosto 8, 2018 at 1:46 pm

        sim, esteve bem, mas bastava estes 27+4 minutos terem um desfecho de 0-1 e não de 1-0 que se meteria em causa o seu “custo de oportunidade”. Espero que continue bem, era bom sinal mas estou desconfiado para o jogo da 2ª mão,

        • Natan265
          Posted Agosto 8, 2018 at 2:21 pm

          Isso é o risco de qualquer treinador. Ele não quis tirar ninguem do meio para não se expôr defensivamente e precisamente para evitar golos do fenerbahce. Não sofrer golos no 1º jogo em casa é o principal objetivo numa eliminatória a 2 mãos

          • Einstein de Avanca
            Posted Agosto 8, 2018 at 3:40 pm

            Não concordo com a última frase. No meu entender, o principal objetivo é ganhar vantagem. 10-9 em casa será sempre melhor que 0-0.

            • Natan265
              Posted Agosto 8, 2018 at 4:00 pm

              sem dúvida, é factual isso que disseste. Mas uma equipa que se atira para cima do adversário (ainda por cima com a qualidade do Fenerbahce), arrisca-se a levar contra ataque e golo, o que deixa a equipa da casa muito mais vulnerável. Tem de ser uma abordagem equilibrada, uma vez que 1-0 é muito melhor que 2-1 e por aí em diante. Por isso acho que o Rui Vitória esteve bem ao não procurar o golo cegamente

    • castigador.da.parvoice
      Posted Agosto 8, 2018 at 7:04 pm

      Interessante que foi com a substituição que o RV fez que o Fener nunca mais chegou à área do Benfica e acabámos por colocar o adversário contra as cordas e, imagine-se, ganhar o jogo!!! Mas pronto, o amigo é que sabe. O treinador de ginástica não pesca nada disto! O mais engraçado era ir ver como comentou o facto de o Derrotas ter tirado um elemento do meio-campo para colocar um atacante no jogo contra o Porto na luz o ano passado. Just saying…

      • Red Punisher
        Posted Agosto 9, 2018 at 12:55 am

        um elemento que é Seferovic…que não é Castillo. Ele percebe imenso..mas a tua ironia assentava melhor a um estilo SC..
        No entanto proponho-te a dizer os prós e contras de RV na LC nas 3 épocas sff

        • castigador.da.parvoice
          Posted Agosto 9, 2018 at 9:03 am

          Em termos de méritos pode ver logo uma pequena resenha nas palavras do Guardiola quando falou sobre o Benfica no âmbito dos quartos de final da liga dos campeões… outro dos grandes méritos dele é ter apostado, com extraordinário sucesso, na prata da casa (algo que o seu antecessor se recusava a fazer), sendo que neste campo deu possibilidade a jogadores como Ederson, Lindeloff, Nelson Semedo, Renato Sanches, Guedes e agora Ruben Dias e Gelson Fernandes para se revelarem e imporem. O Vitória pode ter muitos defeitos e não é, de certeza, um dos melhores treinadores do mundo, mas o que arrelia é simplesmente estarem sempre a arrasar o homem, sendo que isso já era verdade nas duas épocas em que atingiu indubitavelmente resultados extremamente positivos. Outra coisa é parecer que estão a torcer para que o vosso clube perca para que possam correr com o Vitória, algo que, sinceramente, não me cabe na cabeça. Já que até o refere, termino por dizer que o Porto, por exemplo, tem um treinador que eu considero ser francamente pior do que o próprio Vitória, mas como teve a “sorte” de ver um conjunto de adversários a terem sucessivos “azares” nos jogos com o Porto já é o maior.

  • Tiago Martins
    Posted Agosto 7, 2018 at 11:06 pm

    Resultado e segunda parte positivas, depois de um primeiro tempo deprimente. Que o plantel está mais forte é uma evidência (o leque de guarda-redes, centrais e de médios estão mais fortes do que na época passada, sendo que pior atualmente não há nenhum … ) mas é normal que substituindo Ziv/Kro e Jonas por Gedson e Facundo Ferreyra haja muito menos fluidez e criatividade no ataque.
    Grimaldo, Fejsa e Jardel num nível superior, Gedson a bom nível. Arbitragem paupérrima (desde o penalti claro no primeiro minuto, a uma mão clara perto da área entre outros vários erros técnicos e disciplinares).
    Frente ao Vitória, substituiria Cervi por Zivkovic e Castillo. Na Turquia, talvez apostasse em Rafa.

  • Manchester Is Red
    Posted Agosto 7, 2018 at 11:10 pm

    Muito desiludido com o Ferreyra e muito entusiasmado com Castillo.

    O Chileno neste nosso campeonatozinho vai fazer mossa. Que panzer.

    • Nuno Duarte
      Posted Agosto 8, 2018 at 8:55 am

      Nao estou desiludido com o Ferreyra, a equipa e que nao joga com ele. O homem esta fechado no meio dos defesas a tentar apanhar qq coisa. O Ferreyra tem de jogar com alguem mais perto. Mantendo esta tatica vai crescer muito com o regresso do Krovi, e tambem acredito que cresca muito se tiver um Jonas em condicoes ao lado. Sozinho, acho que o Castillo dara mais a equipa.

  • Einstein de Avanca
    Posted Agosto 7, 2018 at 11:24 pm

    Antes de mais, a posse de bola é quase irrelevante neste jogo já que foi estratégico do lado turco.
    1ªparte sem criatividade do SL Benfica, onde provou-se (mais uma vez) que, com Salvio e Cervi, não dá. Como disse o Guardiola do Bernardo, tem de ser (dado as opções para extremo) Zivko +10.
    2ªparte muito melhor, principalmente após o golo que libertou um pouco a equipa e mexeu com os turcos.
    Espetacular o Grimaldo e dupla de centrais. Horrível o Ferreyra, apesar de estar longe de ser o maior culpado por não conseguir entrar em jogo (aquele lance de golo tem de ser melhor definido!).
    Cervi é banal, Almeida é curto para titular (os cruzamentos é uma lotaria), Gedson bem sem bola e foi melhorando com bola ao longo do jogo, Pizzi bem (grande assistência para Almeida), Zivko e Castillo (vai fazer muita mossa cá e vai ser importante para os pântanos que poderão aparecer no inverno) com boas entradas.
    Foi um 6 em 10 a exibição e 7 em 10 o resultado na minha opinião.

    • Einstein de Avanca
      Posted Agosto 7, 2018 at 11:55 pm

      Falta-me referir mais uma coisa. Estranho como, de repente, o Jonas (que toda a gente sabe que é o craque que é) já é tido como se fosse meter 2 ou 3 batatas neste jogo dado o seu historial em jogos europeus.

  • Francisco Rocha
    Posted Agosto 7, 2018 at 11:30 pm

    Boa segunda parte por parte do Benfica.
    Não estou desapontado com a exibição do Ferreyra e até já estava à espera que não fosse grande coisa hoje. Tem ótimas movimentações no último terço, principalmente na área. O problema dele e da equipa é a forma como servem o ponta de lança e a criatividade, falta dela neste caso, no último terço. Conseguimos manter a bola em posse mas o último terço é pouco dinâmico, falta velocidade, critério, criatividade e acima de tudo alguém com último passe. Para mim esse alguém é o Zivkovic (o melhor é o Jonas mas esse “não tem condições”). A partir do momento em que passa a ser melhor servido vai jogar muito melhor.
    Gostei do meio campo. O Fejsa é um tanque e o Gedson uma locomotiva. O Pizzi tem estado muitíssimo bem, tem tido bastante critério, boa visão de jogo, boa qualidade de passe. A única coisa que não gosto no Pizzi é alentidão que apresenta na recuperação da bola e falta de intensidade de jogo, mas isso não é de agora.
    Para além da falta de velocidade e criatividade no ataque, outro grande problema do Benfica é a lateral direita. O Almeida é simplesmente medíocre. É bom relembrar que o Semedo na sua última época de águia ao peito era o maior desequilibrador da equipa, tinha uma grande influência no jogo ofensivo e tinha uma grande capacidade de recuperação e velocidade que até nos permitia jogar com menos um na defesa (Luisão). Ir de Semedo para Almeida é angustiante. Bem sei que não é possível contratar um jogador de valia semelhante e pelo valor da venda (obviamente), mas é possível contratar alguém com características semelhantes e que possa evoluir. Precisamos de um lateral que dê profundidade à ala direita porque se é para jogar com o Salvio é preciso alguém que possa ajudar no ataque para o argentino não abusar dos dribles porque acaba por falhar a maior parte.
    Para terminar, o resultado acaba por ser escasso pelo que se fez na segunda parte. O jogo na Turquia vai ser muito difícil mas acho que passamos ao play-off!

  • TugadaBola
    Posted Agosto 7, 2018 at 11:32 pm

    há um problema com a construção da equipa neste momento para efeitos ofensivos.
    hoje o Benfica mostrou-se muito bem defensivamente especialmente na pressão no meio-campo.
    isto deve-se ao facto de o Benfica ter entrado em campo com um um 6 e dois 8s e de se ter lançado com dois extremos que fazem bom trabalho defensivo.
    assim o Benfica, ao entrar com Gedson e Pizzi, que nenhum tem capacidade de finalizar a meia distancia e com Cervi e Salvio que, por força do pé mais forte, fazem tendencialmente o movimento de ir a linha centrar e não a diagonal para a baliza fez com que todas as bolas ou acabassem no Ferreyra (e depois Castillo) ou que fossem para uma entrada de área onda os remates acabavam maior parte para bem longe da baliza.
    Ora, a meu ver, o Benfica fica apenas com a seguintes opções para resolver este problema.
    – ou troca os actuais extremos por outros que consigam fazer um movimento diagonal e aparecerem em zona de finalização – que seria trocar o rafa pelo cervi e o zivkovic pelo Salvio (embora portugues seja mau no q toca a finalizar e o servio não rompe tão bem em velocidade como salvio)
    – ou arranja um 10 que saiba fazer finalizar fora de área – como tinha o talisca e antes bruno cesar ou carlos martins ou tb cardozo e lima que fora de area criavam mais perigo do que dentrov
    – ou ACORDAR e renovar com jonas e meter o brasileiro em vez do 2º medio centro (ou mesmo tirar um extremo podendo meter zivko ou pizzi numa ala)
    quem tiver visto este jogo e o anterior contra o Lyon vê uma equipa a tentar toda jogar para o Ferreyra mas ninguem a jogar com ele.

  • Adnarim
    Posted Agosto 7, 2018 at 11:50 pm

    Jogo razoável do Benfica.

    Em suma:

    1a Parte fraquinha, sem intensidade, previsível. 2a parte mais rápida, mais dentro do que se mostrou na pré-época. Melhor defensivamente, mas ainda falta processo ofensivo.

    Individualmente:

    Criticar Pizzi quando é simplesmente (ao par de Jonas) o jogador com mais critério a jogar, roça o imbecil. Foi com o crescimento de Pizzi na 2parte que o Benfica cresceu e ponto final. Salvio, para mim, vale pelo físico e por ser um jogador com golo, mas é o jogador que mais me irrita. É impressionante a quantidade de más decisões, perdas de bola fáceis, chutar quando deve passar e vice-versa. Um jogador com qualidade técnica e física e faz o que “não” faz ao jogo, enfim. Zivkovic foi logo outro perfume.
    Gedson, temos jogador, não engana. Classe, intensidade, potência física, critério com e sem bola.
    RD/Jardel, fortíssimos. Admirou-me a velocidade que o Jardel apresentou nesta fas tão inicial (algo que costuma ser só mais para o meio da época)
    AA, não se pode pedir muito mais. Cumpriu defensivamente. Má 1parte. melhorou na 2a.
    Fejsa, que nunca se aleije.
    Cervi, algo trapalhão, não sabe travar por vezes, mas a dupla com Grimaldo funciona bem quando jogam simples.
    Ferreyra, normal dentro do que vi na pré-época, ou seja, muito pouco. Pela pré-época deveria ter avançado o Castillo. Hoje ele está melhor e fará mais falta um avançado do seu estilo para o que a equipa precisa. Para já Ferreyra pouco mostrou.
    Ody, deu para ver pouco neste jogo.

    No geral, resultado interessante, ganhar sem sofrer, mas mais um golo seria merecido. Acredito que o Benfica marcará na Turquia.

    PS: Ainda sonho com um meio campo Fejsa, Krovi, Gedson, Pizzi, Zivk ;)

    Cumps

    • Natan265
      Posted Agosto 8, 2018 at 6:34 am

      Epa, tudo dito. Eu fui muito crítico do Pizzi na época passada, porque efetivamente ele fez uma má época. Mas bater nele só porque sim, é absurdo e mostra que muita gente não sabe ver futebol. Salvio, depois das boas indicações dos ultimos jogos, voltou ao registo típico dele. E do Cervi não consigo gostar, ele só está lá para dar continuidade às jogadas do Grimaldo. Continuo a achar que deviamos ir buscar um extremo esquerdo de categoria, ou apostar no Jota (ainda acho que está algo verde). Castillo mesmo que não seja um finalizador nato, arrasta marcações, luta, ganha bolas, se a equipa precisar de bater longo, ele segura a bola de costas para a baliza.. é fulcral.

    • Nuno Duarte
      Posted Agosto 8, 2018 at 8:49 am

      Estou a ver uma tendencia muito grande nos comentarios de querer fazer do Gedson aquilo que ele (ainda) nao e. Na minha modesta opiniao, mais um jogo pobre do Gedson, bom na parte em que da alguma presenca fisica ao meio campo, mas de resto mal no posicionamento, nos apoios que da aos colegas, em suma ainda esta muito verdinho. Gostaria de ver o Alfa Semedo a ser testado na posicao, porque so o que o Gedson da e fisico, o Alfa ainda dara mais. E sinceramente gostei do que vi dele nos jogos de preparacao, bom toque de bola, boa visao de jogo. O Gedson espero que venha a ser um muito bom jogador, mas ainda esta muito longe de o ser.

  • ACT7
    Posted Agosto 8, 2018 at 12:23 am

    Não vi os primeiros 30 min. só ouvi no rádio.
    Pelo que li, faltou algum discernimento na definição das jogadas o que nos causou problemas ofensivos.
    Na segunda gostei, vi uma equipa com garra, segura e vontade (era isto que eu pedia ano passado). Boa reacção à perda da bola, já era notório desde a pré época que o RV estava a trabalhar isto, mas é mais fácil chamar de professor de trampolim e até se recolhe alguma popularidade por aqui.
    Boa segurança defensiva que apresentamos hoje, Fejsa também em grande nível. Assim sendo estamos a dar boas rotinas à equipa. Ofensivamente, nota-se pouco trabalho e estamos a dar a bola aos jogadores e dizer resolvam. Falta também o Jonas, que em condições é o nosso melhor atacante.
    Gostei mais do Castillo, acredito que com ele de início podíamos ter mais perigo, se os Turcos chegaram ao final rotos, com o chileno trabalhar acabavam o jogo de gatas.
    Nota para o facto de o Benfica mesmo a ganhar 1-0, não ter medo de ir para cima deles.
    Gostava de ver Zivkovic no 11, acho que podemos ganhar outro tipo de magia que nos tem faltado.
    Gedson é craque, com ele, Pizzi e Krovinovic, guardava os 8M€ do Gabriel, renovava com o Jonas e ia buscar um lateral direito (não que o Almeida tenha estado mal).
    Muito sinceramente o 1-0 é melhor que o 2-0, o 2-0 é um resultado muito perigoso, pois vais do céu ao inferno facilmente, assim a equipa sabe que não está nada ganho e têm que continuar a dar o litro.

    • Kafka
      Posted Agosto 8, 2018 at 10:07 am

      Precisou de 4 anos para começar a trabalhar a pressão alta, se isto não é de um “professor de trampolim” é do quê?

      É a inexistência de processo ofensivos é de um treinador de futebol? Ou de um treinador de trampolins?

  • Pedro17velho
    Posted Agosto 8, 2018 at 12:37 am

    Boa noite a todos!

    Antes de mais adorei o record a fazer de um erro nos painéis do campo uma notícia bombástica a circular na net, mas depois vais a ler o artigo e eles ainda conseguem escrever pior, não interessa vamos ao jogo

    Bom jogo em ascendente do Benfica, enorme gedson, grande jogo, as vezes para o cérebro por uns segundos mas o miúdo está a querer crescer.
    Grimaldo, que senhora exibição seria o melhor em campo em circunstância normais.
    Dupla de centrais muito activa muito forte, bom jogo…
    Almeida e eu que até não gosto dele, fez um bom jogo
    Salvio esteve bastante bem a puxar jogo a carregar e a soltar as bancadas(sim também ajuda), muito bom jogo do argentino que se melhorar mais um pouco, mãos ritmo, pode voltar a parecer o salvio que chegou à luz.
    Ferreira muito esforçado e sem culpa do jogo
    Pizzo jogou bem, mas sem dúvida que não é o que precisamos, eu colava na esquerda em vez do cervi que não gostei Tambem do jogo dele por complicar às vezes o fácil, mas voltando ao Pizzo penso que tenderia mais na esquerda
    FEJSA, que monstro, o homem recuperou inúmeras bolas, o homem saiu a jogar, o homem arregaçava as mangas e mostrava os pitões, não há palavras, não fosse ele massacrado por lesões e problemas físicas e seria sem dúvida um top 10 mundial
    Mais uma vez Rui Vitória a ser Rui Vitória, e com o jogo bloqueado a trocar PL por PL, correu bem, se corresse mal queria ver…
    Ferreira, bem o homem moves se muito bem, tem faro, procura, faz lembrar outros enormes PL que vi actuar no melhor palco do mundo, mas não pode nem consegue ser alguém quando o futebol não empurra para ele, ele precisa de alguém ao lado dele, alguém que combine que force o 1×1 para Ferreira explodir, agora assim, sem companhia, sem extremos que saibam cruzar em espaço vazio, o homem não se safa…tem de procurar e encaixar as movimentações da equipa e moldar em o jogo a ele, depois o problema de nenhum dos extremos ou laterais sem contar com Grimaldo, eles não sabem cruzar, e assim não é fácil
    Muito bem o Benfica em bloco, o benfica coeso é oferecer linhas de passe à reagir bem à perda, a pressionar alto e bem, houve ali duas ou três saídas que pressionaram mal e ia abrindo buraco, bem naquilo que marca o jogo, nas segundas bolas e no preenchimento e colocação nos espaços, mal o Benfica na decisão…
    Falta muito trabalho a esta equipa, mas por favor, sai cervi, entra pizzi na esquerda e Jonas a acompanhar Ferreira..
    Ou então coloquem o Grimaldo a extremo, o homem parte tudo…
    De qualquer das formas nota positiva a toda a gente, claro 20 a FEJSA, é nota 5 a Rui Vitória, 2 subs é quase matar o banco e reservas só indica que falta gente, é depois na falta de ambição face à um adversário que não fazia 3 passes seguidos ou tampouco ganhar uma 2 bola controlada, abdicar de Ferreira ainda 0.0 e colocar Castillo é de um medo terrível.
    Atitude de alguns elementos dos turcos perfeitamente exageradas, deprimente
    Saudações e rumo ao playoff

  • Lorde Eder o artilheiro de Paris
    Posted Agosto 8, 2018 at 9:10 am

    O Ferreyra não acrescentou mais porque o Rui Vitória insistiu, durante todo o tempo que o argentino esteve em campo, em mandar a equipa fazer cruzamentos pelo ar… Assim que a bola começou a ir pelo chão, curiosamente, o Benfica marcou um golo e criou muito mais perigo (há coincidências do caraças, quem diria que tentar algo diferente podia trazer um resultado diferente?) entrou o Castillo e jogou bem, mas talvez se Ferreyra tivesse sido servido daquela maneira pudesse ter estado mais presente no jogo. Rui Vitória, para não variar, apostou no chutão para a frente e no cruzamento sem lógica durante, pelo menos, uma hora de jogo. Pizzi foi anulado ofensivamente e (mais uma vez) uma nulidade defensivamente. O melhor momento do Benfica foi sempre o da pressão aos defesas do Fenerbahçe, de resto foi uma equipa pouco acima de banal. Já chega de mau futebol. Há que ter a humildade de admitir que há certas ideias de jogo que não funcionam e mudá-las.

    • Daniel Rosa
      Posted Agosto 8, 2018 at 11:43 am

      Não podia discordar mais. O posicionamento ofensivo entre Castillo e ferreyra são completamente diferentes. O Castilho pressiona, combate, recua para tabelar, ganha bolas lá a frente e movimenta-se muito bem. O Ferreira é mais posicional, entre os defesas e necessita de muito mais apoio dos extremos, no entanto tem mais classe e melhores pés, e teve realmente uma má estreia.

      • Lorde Eder o artilheiro de Paris
        Posted Agosto 8, 2018 at 1:03 pm

        O que quis dizer foi que a má estreia do Ferreyra se deve ao estilo de jogo que RV teima em tentar impor no Benfica: o chutão para a frente nas saídas e os constantes cruzamentos pelo ar. É lógico que a estreia dele não foi feliz, mas também não vi nenhum jogo de pré-época em que ele fosse propriamente feliz. Faz mais sentido, a ser para atacar desta forma, que ele esteja acompanhado no ataque (por Jonas, fazendo ele o papel que fazia Mitroglou há duas épocas), mas para isso é preciso que a equipa jogue em 4-4-2. Quando o sistema é o 4-3-3, creio que faça mais sentido jogar com um avançado mais móvel, que procure a bola em zonas mais baixas do terreno, como faz Castillo (ou Jonas, que continuo a achar incompreensível que saia, caso se confirme a partida).

  • George Orwell
    Posted Agosto 8, 2018 at 9:49 am

    Uma primeira parte miserável, com algumas melhorias na segunda, mas ofensivamente os processos estão muito longe do que podem e devem ser.
    Grimaldo a ser o melhor em campo, com destaque para o míudo Gedson. Entrou nervoso e isso notou-se nas suas acções nos primeiros minutos, mas soltou-se e na segunda parte melhorou substancialmente. Fico é chateado por termos jogado praticamente com 9, já que aquele lado direito é completamente ridículo. Ao vivo então as limitações dos dois “craques da bancada” ainda são mais agudas.
    É surreal como ainda há quem defenda aqui Salvio e que é um craque, quando é, de longe, o pior extremo do Benfica em praticamente todos os aspectos. É constrangedor ver o argentino a jogar, com duas palas nos olhos e tudo à base…da força e falta de inteligência.
    Nota ainda para Castillo que é, fisicamente, soberbo e, num campeonato como o nosso, creio que vai fazer estragos.

  • Eagle1991
    Posted Agosto 8, 2018 at 4:38 pm

    1ª parte muito fraca: demérito do Benfica pela circulação lenta e previsivel e mérito do Fener pelo posicionamento irrepreensível (anti jogo e picardias constantes eram ecitadas). 2ª parte com maior dinâmica e pressão a meio campo o que permitiu recuperar a bola mais alto e criar mais jogadas de perigo.

    Globalmente há aspetos a melhorar como a intensidade principalmente a meio campo (atenção que na turquia vai ser duro) mas também há aspetos positivos como não ter sofrido golos e perder poucas bolas.

    Individualmente gostei muito do Grimaldo que foi eficaz a defender e irreverente a atacar, aliás a defesa esteve toda muito bem (Almeida até ia marcando e s centrais irrepreensíveis). No meio campo não gostei do Pizzi, Fejsa foi eficiente à sua maneira e Gedson tem tudo para crescer dado que mesmo perdendo algumas bolas que não devia demonstra uma excelente visão de jogo, tem alguma intensidade de jogo (o que falta a pizzi) e não tem medo de assumir jogo o que para um rapaz de 19 anos é louvável. Na frente Ferreyra necessita de tempo de adaptação e que a equipa se adapte à sua forma de jogar que é muito diferente da de Jonas. Para já Castillo parece-me partir à frente pois demonstra agressividade e tem capacidade de choque fora do comum. Quanto aos extremos temos quantidade mas qualidade nem ve-la. Cervi marca mas e demasiadas vezes inconsequente perdendo bolas que não devia perder e Salvio é super irregular. Faz uma arrancada boa mas depois é capaz de decidir mal. Zivko entrou muito bem e gostava de o ver entrar de inicio com o Vitória e Rafa tem aquela aversão enorme ao golo que se for mitigada daria grande jogador mas nestas condições continua a ser o gajo que finta meia equipa mas depois remata à figura.

    Em suma, resultado bom, não excelente. Marcar e não sofrer em casa é sempre um bom presságio mas para a semana Istambul será um inferno e temos de estar preparados para tudo pois estes turcos são bem sacanas (basta ver o anti jogo e provocações tanto para jogadores adversários como para o público)

Deixa um comentário