Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica sugere controlo antidoping em todos os jogos das águias e do FC Porto

Boa medida? O doping é muito ignorado no futebol, mas era comum até aos anos 80 e selecções até venceram Mundiais com recurso a ele. Nos últimos anos os casos tem sido mais pontuais, mas um desporto limpo e transparente é sempre preferível à dúvida.

O Benfica considera «recomendável» que todos os jogos envolvendo a equipa da e a do FC Porto, até final da presente época, sejam objeto de controlo antidoping por parte da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP). «O Benfica reafirma que, no sentido de podermos contar com a maior transparência possível, seria recomendável que, daqui até ao final do campeonato, a ADOP pudesse realizar controlo antidoping antes e depois de todos os jogos em que participassem o Benfica e o FC Porto. Fica feito o apelo e o desafio», lê-se no site dos encarnados.

47 Comentários

  • Filipe22
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 2:57 pm

    Concordo, quem não deve não teme. Não tenho ideia dos custos, mas ficaria muito dispendioso fazer o controlo em todos os jogos?

  • Khal Drogo
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 2:58 pm

    E porque não aos jogos de Braga e Sporting? E os restantes?

  • LevonAronian
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 3:08 pm

    Não tem sentido. Controlo anti-doping em todos os jogos de Benfica e Porto só se também acontecer em todos os jogos do Tondela, Moreirense e etc, já chega de regras específicas para algumas equipas.

  • Kostadinov
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 3:12 pm

    Não só não vejo problema absolutamente nenhum nisso como acho totalmente recomendável. Agora também acho que limitar essas acções exclusivamente a Porto e Benfica não faz muito sentido.

  • E o que temos
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 3:13 pm

    Se isto acabar com os papagaios e as aves raras que comentam e gostam das teorias de conspiração, sim por favor.

  • Daniel Alves
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 3:15 pm

    Por mim tudo bem. Ontem já apareceu um comentador afecto ao Porto na CMTV a dizer que achava estranho os jogadores do Benfica correrem tanto nesta fase da época e depois de andarem meia época a passo e já não é o priimeiro a dizê-lo. Se é isto que é preciso para se calarem, que se faça.

    Embora fossem buscar outra coisa qualquer para falar, mas isso é outra história.

  • Tiago Martins
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 3:38 pm

    Concordo com a sugestão, não acho é o timing ideal, pois serviu também de resposta a uma insinuação vergonhosa de um dos vários patetas que comentam na televisão portuguesa.

  • Bruno Cunha
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 3:43 pm

    Isto tudo porque ontem um homenzito na CMTV insinuou que os jogadores do Benfica andavam doppados, porque corriam muito.
    É sinal que a equipa anda a jogar bem quando se houvem coisas dessas.

  • Malloy
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 3:43 pm

    fica o reparo que o SLB apenas respondeu a uma intervenção de ontem feita por um dos paineleiros , daqueles que ate são associados ao Hacker Rui Pinto; que insinuou que os jogadores do Sport Lisboa e Benfica corriam demais e que devia haver controlo anti-doping a’ equipa encarnada

  • Tim Cahill
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 3:47 pm

    Pura ignorância: isto tem a ver com o senhor que diz que o Benfica corre demais?

  • Diogo Moura
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 3:59 pm

    No futebol nunca foi muito apologistas de teorias da conspiração, porém, não deixa de ser estranho este comunicado do Benfica. Poderá existir alguma suspeita de casos de dopping no Porto? Ou será um “payback” pelo levantamento de suspeitas sobre o Jonas?
    Uma coisa é certa, o Porto, parecendo que não, até vai rodando bastante o onze inicial – visto que muitos jogadores se vão lesionando ao longo da época – porém, casos de dopping é o que não falta no futebol. Especialmente nos escalões inferiores onde não existe qualquer tipo de controlo.
    Uma boa medida na minha opinião.

    • E o que temos
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 5:06 pm

      Suspeitas? Depende se estamos a falar de jogadores atuais ou não, é que já vieram ex-jogadores a publico admitar que se dopavam no Porto

  • Joga_Bonito
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 4:07 pm

    Isto deveu-se a mais uma suspeita lançada pelo advogado do hacker criminoso, que extorque pessoas e instituições. O Benfica respondeu e bem, como que dizendo quem não deve não teme.
    Bela resposta, ainda que o silêncio era o que certas pessoas mereciam.

  • Federer
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 4:26 pm

    Pedido estranho, e porquê só o Porto e Benfica. Afinal o complexo de falar sempre do outro tb existe por parte do Benfica.

    • Fabio Mendes
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 4:58 pm

      Nada disso.

      Isto foi um pedido do Benfica após um comentário do Sr. Aníbal Pinto, adepto do FCP ter insinuado que os jogadores do Benfica “andavam a correr muito” alegando doping..

    • Daniel Alves
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 5:03 pm

      Isto vem no seguimento de um comentário de um paineleiro afecto ao Porto na CMTV que disse que os jogadores do Benfica estavam a correr muito e que nesta fase adiantada da época é estranho haver tanta força.
      Só o Porto e Benfica porque o comentador é do Porto e fez insinuações sobre o Benfica. E porque são os maiores candidatos ao título (talvez os únicos).

  • Tiago Peixoto
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 4:28 pm

    Preferia que o controlo fosse feito pela própria UEFA, mas duvido que seja possível. De qualquer forma concordo com a ideia, não se tem nada a perder (para o Porto não vai fazer diferença, é claro que não jogam sob doping, os coitados não podem com uma gata pelo rabo).

  • pdomingues
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 4:57 pm

    Mais um episódio de isto esta tudo podre…
    O Benfica para propor isto das duas uma:
    Ou têm o plantel todo em condições, e suspeita ou tem informações que algo se passa do outro lado e assim coloca o FCP contra a parede (não aceitar este repto coloca o FCP sob suspeita)
    Ou simplesmente tem a cena controlada no controlo brigada de controlo e vai colocar o FCP sob muita pressão para aguentar este fim de época.
    De qualquer forma, é colocar todo o futebol sob suspeita… o que é sempre agradável…

    • Darth Vader
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 5:06 pm

      Ou então deveu-se ao lançamento de mais uma suspeita ridícula de que os jogadores do Benfica “andavam a correr muito”. Pelo menos desta vez, quem colocou o futebol sob suspeita não foi o Benfica, pelo contrário.

    • Gil Rodrigues
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 5:11 pm

      Isto é consequência de uma insinuação de um “paineleiro” afecto ao FCP num programa (lixo) da CMTV. Esta é a resposta de “quem não deve não teme”.

    • Ricardo Matos
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 7:51 pm

      Isto tudo começou na CMTV, logo é palha para arder, só isso. Mas nós, como inteligentes que somos, vamos usar mais este episódio para andar a perder tempo com acusações sobre quem manda em quem, e a dizer que o Benfica controla ou que o Porto é corrupto. O meu é que é bom e o teu não presta. Mais do mesmo, portanto.

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:37 pm

        Ricardo Matos,

        O futebol português, mais concretamente os três grandes mais o Braga, parecem as crianças da escola primária.

        Saudações Leoninas

  • Abilio
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 4:58 pm

    Quem não se lembra?

    https://www.youtube.com/watch?v=Q0jZRdDxiTs

    Ou do Fernando Couto, entre outros…

    • paulopinheiro
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 8:53 pm

      Como disse Romário, “O Casagrande nunca chutou em lugar nenhum”. Não é uma observação totalmente certeira, mas o Casagrande foi medíocre no FC Porto.

  • Heisenberg
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 5:26 pm

    Era essencial que o VM tivesse feito um enquadramento da situação, o porquê deste comunicado e deste tema ter surgido. Vê-se alguns users a questionar o porque desta situação (Ideias como “o Benfica controla o brigada antidoping” ou “esta limpo e suspeita do Porto” e ainda “Porquê só o Porto e o Benfica?”)

    Esta situação surgiu ontem, depois do jogo, no programa Pé em Riste, quando Aníbal Pinto (advogado do Hacker Rui Pinto, e que foi recentemente contratado pela CMTV para ser o representante do FCPorto nesse mesmo programa) ao ser questionado sobre o momento da equipa do Benfica:
    P: – O Benfica está demolidor?
    R: – Está e eu estou curioso para ver os resultados anti-doping.

    E daqui para frente só piorou, com uma insinuação muito feia e que deviam urgentemente fazer-se testes anti-doping ao plantel do Benfica.. Minutos depois fonte do Benfica contactou a CMTV e indicou esta tal proposta de se fazerem testes antes e depois dos jogos até ao final da Época a Benfica e Porto, e publicou hoje sobre esse tema. Este foi o contexto (não foi uma iniciativa do Benfica, criada do nada só porque sim)

    PS – Fora deste tema, só eu é que acho estranho o Aníbal Pinto, advogado do Rui Pinto, assumir-se como um comentador do FCPorto num programa de televisão?

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:08 pm

      Da parte do Aníbal Pinto não és o único, a mim tb me parece estranho que de repente o homem apareça e como o que interessa é audiência, quanto mais conteúdos no enredo, melhor. Não falo dou outros: Serrão, Lopes, Guedes, etc., pq esses, gostando ou não deles (e relativamente aos do SLB aplica-se o mesmo) sempre foram comentadores portistas nos painéis; o Pinto caiu de paraquedas (ou não)…

    • Sombras
      Posted Fevereiro 20, 2019 at 11:22 am

      Estranho? Só para quem acredita na carochinha.

  • Fernandes35
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 5:34 pm

    Malta que procura comentar cheia de indignação, vejam primeiro o background que deu lugar a este comunicado do Benfica, se calhar vão mudar o que iam escrever ou calar-se para não dizerem baboseiras.
    É óbvio que é uma resposta ao que o paineleiro da CMTV disse, só não percebe isso quem é muito mesquinho e segue a lenga-lenga de que o Benfica tem tudo comprado/manietado.

  • Kafka
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 6:02 pm

    Não só era controlo, como o controlo deveria ser a todos os jogadores do plantel, mas óbvio que o Porto jamais aceitaria esta situação e todos sabem bem porquê

    • Kostadinov
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 6:11 pm

      Porquê?

    • RicardoFaria
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 7:37 pm

      As vezes não consigo compreender como aceitam certos comentários teus uma vez que parece que apenas os fazes para criar discussões.
      Insinuas algo mas não dizes o porquê das tuas palavras..

      Saudações DesPortistas!

    • paulosousaw
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 8:23 pm

      Se o teu objetivo é incendiar, parabéns, conseguiste.
      Agora não te esqueças que um dos últimos senão o último dos grandes no futebol com o caso positivo de doping, foi no Benfica com o Nuno Assis .

    • CarlosFCP
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 8:41 pm

      O súbito interesse do Benfica também é bastante suspeito, mas como tens o trauma dos anos 90 em que o teu clube com planteis de liga dos campeões não conseguiu vencer nada, assumes logo que o Porto não teria interesse em colaborar

      • Kafka
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:13 pm

        Se alguém aqui tem trauma com os anos 90, são vocês portistas porque sabem bem o que aconteceu e como aconteceu, mas são incapazes de o admitir e por isso ficam tão incomodados sempre que se fala no assunto

        Eu não tenho trauma nenhum, tanto que não tenho problema nenhum em falar nos últimos 35 anos e de tudo o que aconteceu nestes 35 anos, já vocês ficam logo todos incomodados sempre que se toca neste assunto, o que demonstra quem é que aqui tem o trauma

      • Sombras
        Posted Fevereiro 20, 2019 at 11:21 am

        O Benfica interessou-se devido a uma suspeita lançada pelo Porto que “os jogadores do Benfica corriam muito para esta fase da época…”.

  • Zico
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 6:57 pm

    Este pedido foi feito em resposta ao comentador da CMTV ligado ao FCP que levantou suspeitas sobre os jogadores do Benfica e a utilização de substâncias dopantes.
    Quanto à resposta do Benfica, que não se costuma deixar influenciar por estes paineleiros, tive conhecimento (se é verdade ou não, confesso que não sei, nem gosto de alimentar teorias da conspiração), que o Marega foi realizar tratamentos para recuperar da lesão muscular ao Dubai, existindo alguns tratamentos disponíveis e substâncias que ajudam na regeneração muscular, mas que são consideradas dopantes. Se essa informação me chegou, é natural que também tenha chegado ao Benfica, daí que tenham pedido estes controlos, até para ver a reação do FCP.
    Quanto à realização de exames anti-doping consecutivamente às mesmas equipas, até há pouco tempo atrás (e atualmente penso que se mantém) era prática regular na 2ª Liga, os 2 primeiros classificados serem controlados em TODOS os jogos nas últimas 10 jornadas do Campeonato, apenas 2 jogadores por equipa, claro. Daí que o problema não será a questão financeira, certamente.
    Não seria má ideia realizar esses controlos de forma mais consistente, mas como diz a ADOP, os controlos não podem ser a pedido do freguês, nem cedem a pressões.

  • Madame Tatica
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 7:10 pm

    Neste tema em vez de comentar quem disse o quê e porquê, deve-se discutir que o controlo anti-doping deve ser efetuado a qualquer clube sobre qualquer circunstância, estejam a lutar pelo título, manutenção, 7º ou 8º lugar.
    Por um lado, há bastantes apologistas de que o Tugão é o que é e que se comenta isto e aquilo e que as outras ligas “é que são”, mas nesta panóplia de comentários lêem-se mais insultos do que propriamente soluções, opiniões ou críticas sustentadas.

    • Zico
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 8:14 pm

      Ao longo de toda a época são realizados controlos a jogos de todas as equipas, aleatoriamente. Na 1ª Liga não sei como procedem na fase final da época, mas na 2ª Liga faziam controlos como expliquei no comentário anterior, sem prejuízo de, nos outros jogos, continuarem a fazer controlos em jogos aleatórios.
      O problema de realizarem mais controlos em quase todos os jogos levanta vários problemas:
      – a ADOP controla não só o futebol, mas TODOS os outros desportos! Até o Xadrez e o Ténis de Mesa.
      – não existe mão de obra suficiente para serem realizados tantos controlos como seria desejável e, mesmo assim, em termos comparativos com outros países, o ratio número de controlos por ano/número de RCDs (Responsáveis de controlo de dopagem) disponíveis, é altíssimo.

      • Madame Tatica
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:33 pm

        Obrigado pelo esclarecimento Zico.
        De facto, tenho de concordar com os problemas que apontas, o que só sugere que tal proposta irá ser impossível de concretizar a não ser que, como por vezes nos vamos habituando, e mal, haja uma concentração excessiva no futebol em detrimento dos outros desportos, sujeitos ao controlo.
        Deixo apenas a adenda que este tipo de comunicados por parte dos clubes acaba por não deixar nem um nem outro sair por cima da discussão, dando demasiada importância a comentadores que a ninguém interessam tirando relevância àquilo em que se devem concentrar: preparar, treinar e executar bom futebol para ser bem sucedido.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 8:56 pm

    Bem-vindos a mais um episódio da série “Portuguese Football Files”.

    Já agora genérico desta nova série poderia ser este:

    https://www.youtube.com/watch?v=HQoRXhS7vlU

    Saudações Leoninas

  • Francis19scp
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:53 pm

    O que o Benfica sugere é normal. Ora vejamos: sempre que um artista manda para o ar alguma insinuação qualquer um dos grandes costuma responder até bastantes vezes. O que é grave para mim: hoje em dia qualquer artista que percebe zero de futebol, que nunca jogou futebol, mas que comenta futebol insinua o que quer que seja e os clubes ficam associados a isso. Não há filtro. Amanhã pode aparecer o meu vizinho afeto ao Benfica a comentar na CMTV a dizer que sabe que os jogadores do Porto se dopam, mas que não partilha quem lhe forneceu a informação, e esse assunto com 0 de base é comentado até à exaustão e até um clube de maneira oficial responde.
    Conclusão: há demasiados zés-ninguéns que comentam futebol e que incrivelmente conseguem influenciar o futebol.

  • Carlos C.
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:14 pm

    Nos moldes atuais duvido que algum jogador(e que alguém da equipa técnica) seja burro o suficiente para se deixar apanhar num controlo anti-dopping.
    Gostava de ver os critérios usados pela USADA nos testes aos jogadores e ai sim iria se ver a quantidade de dopping que se usa no futebol, como a FIFA não é burra nenhuma isso nunca vai acontecer.
    Teste no dia de jogo é apenas e não mais que isso que um pseudo controlo à inteligência dos médicos dos clubes.
    Nos dias de hoje existem várias substancias que tem um corte espaço de detecção, algumas horas, e que por consequência são usados durante a semana para assegurar que nos dias de jogo não seja detetado.
    Outro método muito utilizado é a micro-dosagem que permite que os níveis são se alteram muito do normal.

Deixa um comentário