Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Benfica tem a melhor escola de formação em Portugal»; Belenenses empata em Setúbal; PSG goleia, Mónaco também venceu

Concorda? É inegável que as águias estão a trabalhar bem, como demonstra a final da Youth League, os 30 milhões que receberam com Bernardo e André Gomes (de longe o clube que mais encaixou com a formação nos últimos 3 anos), e até a política que estão a seguir esta época, introduzindo vários elementos dos juniores na equipa B. Falta é dar mais um passo…
Miguel Cardoso, antigo adjunto do Sporting, e actual responsável pela formação do Shakhtar Donetsk, destacou o bom trabalho do Benfica nas camadas jovens colocando mesmo as águias como o clube n.º 1 em Portugal neste capítulo. “Trabalhei muitos anos em Lisboa, bem como no Porto. Desde que se mudaram, na temporada de 2006/2007, para o Caixa Futebol Campus, desenvolveram a sua Academia. Neste momento, não será demasiado dizer que são a formação mais forte em Portugal. Nos últimos três anos, o Benfica ganhou mais campeonatos na formação do que o Sporting e o FC Porto juntos. Nesta altura, o Benfica tem uma grande representação nas seleções jovens de Portugal”, disse o treinador, em declarações ao site oficial do clube ucraniano.

Resultado que pode permitir uma ultrapassagem por parte dos rivais – O Belenenses empatou (1-1) em Setúbal e pode perder o 6.º lugar para o Paços de Ferreira. Em pior situação estão os Sadinos que correm o risco de descer aos lugares de despromoção (só tem mais 2 pontos que o Gil Vicente). Quanto ao jogo,  Pelé, na marcação de uma grande penalidade, colocou os ‘azuis’ em vantagem, aos seis minutos, mas o brasileiro João Schmidt empatou, aos 30, para os anfitirões, que terminaram a partida reduzidos a 10, devido à expulsão de Miguel Lourenço (81).


Moutinho e Bernardo Silva foram titulares – Pressão para o Lyon. O PSG goleou, em casa, o Lens, por 4-1, e assumiu, à condição, a liderança da Ligue 1. David Luiz, Ibrahimovic, Matuidi e Pastore marcaram antes da visita ao terreno do Chelsea. Triunfo também do Mónaco, que continua na luta por um lugar na Champions. O conjunto de Jardim venceu, por 3-1, na deslocação à casa do Evian. Os jovens Martial e Almamy Touré fizeram o gosto ao pé, e Berbatov “obrigou” ao auto-golo de Kassim Abdallah. Nos outros jogos do dia, destaque para o golo de Carlos Eduardo (médio ligado ao FC Porto) na derrota do Nice frente ao Bastia.

0 Comentários

  • João Dias
    Posted Março 7, 2015 at 9:26 pm

    Uma autêntica fábrica de talentos. Muitos e bons jogadores. Se o Benfica aproveitasse melhor o seu talento não duvidem que teríamos das seleções mais temíveis do mundo.

    Atenção ao Porto, também. Estão cada vez mais fortes em termos de formação. A nível de pontas-de-lança são de longe, a melhor escola do país.

    • Vital Moreira
      Posted Março 7, 2015 at 10:33 pm

      Ainda hoje o Porto apresentou-se contra o Benfica com 6 estrangeiros em campo. Ponta de lança incluído. Achas que isto é formar? Isto é comprar já feito.

      A Dragon Force não está a funcionar, porque devia estar a absorver muito mais talento do que actualmente está (a zona norte tem imensa densidade populacional). O Porto basicamente não se preocupa com a sua formação. Ponto final.

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Março 7, 2015 at 10:35 pm

      O Benfica trabalha bem a formação até à equipa B. Na equipa principal é uma desgraça a aposta residual que fazem nos seus próprios jogadores. 3 Guarda redes que já passaram dos 35 e não dão uma oportunidade ao Varela? Vai ser o novo Moreira, ficar na prateleira até aos 27 anos?

    • Galileu Galilei
      Posted Março 7, 2015 at 11:15 pm

      O Moreira teve uma lesão bem grave, pois ele vinha a ser o GR do Benfica.

    • João
      Posted Março 8, 2015 at 12:14 pm

      "Comprar já feito"– com 16 anos.

      Uma pessoa lê mas não acredita.

  • Anónimo
    Posted Março 7, 2015 at 9:28 pm

    Sou vitoriano e dou grande valor a formação que tento sempre seguir o máximo possível. E também acho que o Benfica já é claramente o clube que está mais forte na formação e não falo pelos títulos. Não dão é seguimento a isso na equipa principal.

    João Ribeiro

  • Rodrigo
    Posted Março 7, 2015 at 9:28 pm

    Nao sao a melhor formaçao porque a melhor formaçao e aquela que consegue criar jogadores e leva-los a equipa principal. Posso dizer que e neste momento o clube com camadas jovens mais talentosas, mas nao se pode dizer que seja a melhor formaçao quando o unico jogador que tem espaço (e pouco) e o Guedes.

    Em França, boas vitorias de Monaco e PSG (o ultimo golo e uma delicia), enquanto que no campeonato portugues o empate se aceita neste jogo. Foi um jogo fraco, pelo que a divisao de pontos se aceita. Destaco a qualidade do Schmidt no meio-campo do Vitoria (bom no passe e um excelente golo), enquanto que no Belenenses bom jogo do Nelson, do Sturgeon (enquanto apareceu o Belenenses esteve por cima) e do Dalcio (muita qualidade tecnica). Por outro lado, o Marcos Vinicius foi um desastre na lateral esquerda (nao e lateral de raiz, e certo) e no Belenenses o Rui Fonte passou ao lado do jogo. Estranhei tambem o Carlos Martins ter sido suplente nesta partida.

    • João Dias
      Posted Março 7, 2015 at 9:34 pm

      Como esteve o Bernardo Silva?

    • Anónimo
      Posted Março 7, 2015 at 9:36 pm

      Ai sim? De que serve produzires 1, 10 ou 100 melhores jogadores do mundo se depois não ganhas títulos nenhuns e não os consegues vender a um bom preço como o benfica faz? O benfica tem a melhor formação nos últimos 3 anos, negar isso só mesmo que não quer ver.

      Guilherme

    • Filipe M
      Posted Março 7, 2015 at 9:40 pm

      Eu percebo o teu ponto de vista mas não concordo. O Benfica tem a melhor formação. Que culpa tem todo o edifício da formação que o treinador da equipa principal não aproveite melhor os seus talentos? Percebes o que digo?

    • Rodrigo
      Posted Março 7, 2015 at 9:45 pm

      Percebo, mas pela mesma razao que referi nao considero o Chelsea uma das grandes formaçoes da Europa. Assim como o Benfica tem uma formaçao com muito talento (em escalas diferentes naturalmente), mas e raro o jogador que tem minutos na equipa A, pelo que nunca se pode comparar a um Ajax ou Barcelona.

    • FÁBIO COSTA
      Posted Março 7, 2015 at 9:48 pm

      Eu que sou portista, admito que o Benfica é a melhor formação em Portugal. Há muitos que dizem que é o Sporting e vêem com o argumento que colocam mais jogadores na equipa principal, mas a verdade é que é mais difícil alguém entrar no 11 do Benfica do que no 11 do Sporting…

    • Filipe M
      Posted Março 7, 2015 at 10:25 pm

      Rodrigo, eu percebo perfeitamente o teu ponto de vista e o que queres dizer. Mas repara que uma coisa é o futebol profissional e outra é o futebol de formação. São duas realidades distintas, duas estruturas diferentes. Não me parece justo que as formações do Benfica ou do Chelsea possam ser de alguma maneira beliscadas pelo simples facto de Jesus e Mourinho não fazerem uso do enorme talento que de lá provém.

    • Antonio Oliveira
      Posted Março 7, 2015 at 10:34 pm

      Por favor parem de dizer que o Sporting nao ganha titulos por apostar na formaçao. O Sporting nao ganha titulos porque os jogadores que nao sao da formaçao sao fracos e nao por os da formaçao serem fracos, se nao fosse a formaçao o Sporting estava muito pior que o que está. É so lembrar por exemplo a equipa do Sporting que tinha Veloso, Moutinho, Nani,… Será que era por Moutinho, Nani e Veloso serem maus que o Sporting nao ganhava titulos ou porque os outros fora da formaçao( sem ser Liedson) serem fracos?????

    • Pedro
      Posted Março 7, 2015 at 10:36 pm

      Fábio Costa…no entanto William, Adrien, Nani, Patrício e talvez Tobias tinham grandes possibilidades de serem titulares no benfica…e são todos da formção

    • Vasco Galhofo
      Posted Março 7, 2015 at 10:37 pm

      esteve na final da Liga Europa e numa semi-final, ganhou duas taças de Portugal e fez estes resultados modestos, mas sólidos com plantéis com muitos jogadores da formação. Nesta década o 11 base do Sporting só por duas vezes não teve uma maioria de jogadores da formação, curiosamente essas duas épocas estão entre as 3 piores da última década…

    • Rodrigo
      Posted Março 7, 2015 at 11:00 pm

      Filipe M, o objectivo da formaçao e servir a equipa principal. E por ai que eu meço a qualidade de uma formaçao. Se isso nao acontece, algo nao esta a funcionar bem.

    • Filipe M
      Posted Março 7, 2015 at 11:08 pm

      Rodrigo, temos visões diferentes. Tu estás a referir-te ao aproveitamento que a equipa principal faz da formação. Eu acho que a qualidade da formação é uma coisa e o seu aproveitamento (ou não) é outra coisa diferente. O facto de Mourinho não apostar nas camadas jovens, não invalida que a formação do Chelsea não tenha muita qualidade. O mesmo para Benfica/Jesus. Acho que é mais por aí.

    • JMF
      Posted Março 7, 2015 at 11:34 pm

      Não faz sentido separar a "formação" do "objectivo final" da "formação", que é naturalmente "formar" jogadores seniores, portanto, a "melhor formação" nunca pode ser separada dos "resultados finais" que apresenta ("ah e tal, são todos muito bons até aos juniores, mas depois não dão nada no futebol a sério"), ou seja, avalia-se a "melhor formação" pelos jogadores que consegue "formar" nos futebol dos "grandes", e nunca pelos Pains ou Nélson Oliveiras que ficaram pelo caminho… Neste aspecto, a resposta é fácil de dar…

    • Rodrigo
      Posted Março 8, 2015 at 12:05 am

      Nem mais, JMF.

    • Filipe M
      Posted Março 8, 2015 at 12:37 am

      Se se avalia a melhor formação pelos jogadores que consegue formar no futebol dos grandes, o Benfica só no último ano ganhou 30 milhões em 2 elementos oriundos da formação. Eu estava a referir-me mais ao facto de ser o próprio clube a fazer o aproveitamento dos jogadores. Mas se querem por o caso assim (numa visão mais abrangente, nos séniores), ainda é mais gritante a superioridade da formação do Benfica em relação às demais.

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Março 8, 2015 at 1:43 am

      Primeiro que tudo os títulos pouco importam.
      Segundo não interessa só as receitas porqur a seguir vão ter de gastar esse dinheiro a comprar jogadores enquanto que o Sporting pode pode não ter vendido muito (bruma e Ilori são os casos mais destacados) mas ao servir se dos elementos da formação não tem de gastar a comprar.
      De resto é de destacar o bom desenvolvimento nas camadas jovens por parte do Benfica tal como já tinha vincado anteriormente, o problema tem sido na transição equipa B para a A.
      Pinho

    • Chilavert
      Posted Março 8, 2015 at 3:46 am

      Por muito enviesada que pareça a melhor formação só se vê no profissional!
      Passo a explicar:A melhor formação é sempre aquela que consegue colocar jogadores da maior qualidade possivel nos profissionais(na propria equipa ou noutras).
      O Barça não fornece só jogadores á sua equipa mas sim a varias outras em grande nivel(Thiago Alcantara, Cesc Fabregas, Iago Falqué).
      Posto isto e perante o não aproveitamento da formação por parte do SLB na propria equipa principal e por ter apenas 2 ou 3 jogadores em equipas internacionais com destaque (Bernardo Silva, André Gomes, Mario Rui) não pode ser considerada a melhor formação portuguesa(pelo menos ainda).
      Para mim o SCP continua a ser a equipa melhor forma em Portugal ainda que se possa discutir o decrescimo de qualidade dos jogadores que tem saido de lá

  • Luis
    Posted Março 7, 2015 at 9:32 pm

    Evoluíram bastante sim…mas existem diferenças entre fazer uma equipa de juniores para ganhar competições e entre fazer uma equipa de juniores que forme jogadores para a equipa A. O C.Ronaldo nunca foi campeão de juniores no Sporting por exemplo. O próprio Aurélio Pereira disse que a preocupação dele é formar jogadores para a equipa A e não para ganhar campeonatos de juniores. Mas que é verdade que o Benfica tem melhorado muito…lá isso é. Vamos é ver depois quantos é que se fazem jogadores profissionais.

    • Mysticman10
      Posted Março 7, 2015 at 9:50 pm

      É isto.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Março 7, 2015 at 10:54 pm

      E veja-se o que Ronaldo deu ao Sporting… Nada. Apenas vitórias Morais.
      O Benfica conseguiu que o André Gomes ganhasse mais pelo Benfica do que o Ronaldo pelo Sporting.
      Eu prefiro formar 1 que ajude do que 10 que só ganhem por outros clubes

    • Luis
      Posted Março 8, 2015 at 12:56 am

      Ronaldo deu reconhecimento mundial a um clube que já tinha formado Figo e outros grandes jogadores..vale o que vale é certo. É importante ganhar títulos sim, mas era praticamente impossível manter o Ronaldo em Portugal por mais tempo, quer pela qualidade do jogador quer pela condição financeira do clube

    • Rui Ferreira
      Posted Março 8, 2015 at 1:53 pm

      Mosqueteiro mas achas que o Andre Gomes ajudou ao pagarem pela qualidade do jogador ou foi o Jorge Mendes que sacou mais um negócio pouco claro para ajudar o Benfica? É preciso ter noção das coisas

  • Invictus
    Posted Março 7, 2015 at 9:33 pm

    Ñ concordo, os sub17 do FCP metem 6 jogadores na seleção nacional.
    Nos sub 19 o Benfica tem dominio, mas o FCP na minha opinião tem as 2 maiores estrelas da formação falo do Sub 16 Rui Pedro e do Sub17 Moreto Cassama.

    • Gustavo
      Posted Março 7, 2015 at 9:52 pm

      O Benfica tem melhor formaçao que o Porto, mas a do Porto tambem é muito boa. O problema é quando sobem a seniores deixam de contar para o clube.

    • Manuel
      Posted Março 7, 2015 at 10:28 pm

      Compilando os jogadores que foram chamados nas últimas convocatórias para as seleções de sub-15, sub-16, sub-17, sub-18, sub-19 e sub-20, chegamos à conclusão que foram chamados 35 atletas do Benfica, 16 do Porto e 26 do Sporting. Formação é isto.
      O que fazem e que caminho levam depois dos 20-21 anos, depois de adultos, isso quase nunca é da responsabilidade directa dos clubes formadores.
      E se eles todos decidem deixar o futebol e seguir outras carreiras será que podemos apontar o dedo e dizer que foi um fracasso dos clubes formadores? O sucesso mede-se de muitas formas e é impossível terem todos carreiras de sucesso no futebol. Uns terão mais, outros terão menos.
      "Muitos são os chamados, poucos são os escolhidos".

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Março 8, 2015 at 1:45 am

      Cassama que é um produto do scouting do Sporting.
      Pinho

  • António Coutinho
    Posted Março 7, 2015 at 10:00 pm

    Espero que o Benfica continue com a melhor formação do País por muitos anos, e que o Sporting continue a escalar jogadores para a equipa principal com qualidade. A lógica de Aurélio Pereira faz todo o sentido. É certo que o Sporting anda arredado dos títulos há muito, sobretudo a equipa principal, é certo que entra em campo muitas vezes com 6 ou 7 jogadores da formação e que dá sempre a impressão de faltar ali qualquer coisa, mas acredito que com o tempo as coisas possam resultar, aliás, seria demasiado exigente pedir a este Sporting o Título de campeão num prazo de 3 anos após a entrada de Bruno de Carvalho. Tem sido muito criticado pela política ao nível da formação, mas a pouco e pouco já se notam algumas melhorias, nomeadamente em alguns jogadores (caso de Matheus Pereira), que achavam ter legitimidade para exigirem mundos e fundos. Se a formação do Sporting anda em crise, o que dizer de Tobias, Wallyson, Matheus, jogadores de qualidade inegável para a equipa A, e só para citar casos mais recentes. O objectivo da formação passa por introduzir 3 a 4 jogadores no máximo de qualidade no quadro principal da equipa por ano, e não criar 11 jogadores "bonzitos" que possam ser campeões sub-19 ou irem longe nas Youth League. Seguindo a lógica, há uns anos o Sporting foi convidado por duas vezes a estar presente nas edições experimentais da competição, onde estavam as melhores equipas formadoras da Europa, o que não acontece actualmente porque tudo depende da prestação das equipas principais, e lembro-me que numa dessas edições perdemos a final com o Inter onde este foi massacrado. O fim dos fundos e o combate ao "tráfico" de sub 19 acredito que possam trazer benefícios inegáveis à formação de jogadores, e já agora, sanearem por completo estes empresários sanguessugas.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Março 7, 2015 at 10:50 pm

      O regulamento mudou. Já não é só sobre a principal.
      E isso que dizes para te sentires melhor com o saco de boxe que foi o Sporting na youth?
      O Sporting foi convidado. Disseste bem. E não era nada experimental. Era uma competição diferente. Esta e oficial da UEFA.
      Já agora 11 bonzitos?

    • MosqueteiroSLB
      Posted Março 7, 2015 at 10:51 pm

      Eu também quero que o Sporting continue como nos últimos 10 anos. Formam muito, mas não ganham nada com esses mesmos jogadores. Infelizmente depois o Porto ganha com eles e assim podem continuar-se a gabar da vossa formação .

  • João Lains
    Posted Março 7, 2015 at 10:02 pm

    Não duvido das palavras deste senhor por quem tenho um grande respeito. Percebe imenso de futebol. Fez parte da equipa técnica de Domingos Paciência no Braga e agora para além de controlar todo o futebol de formação do Shakhtar, é também o treinador da segunda equipa. Para quem teve oportunidade de o ouvir no programa Resultado Final, acredito que como eu, também ache que estas palavras não foram ditas ao desbarato.

  • Anónimo
    Posted Março 7, 2015 at 10:07 pm

    Hoje o FCP ganhou 3 0 ao SLB, NO SEIXAL, em JUNIORES. Vale o que vale. Já para não dizer que o FCP tem uma formação com politica diferente das outras. Vários jogadores jogam emprestados noutros clubes, como o Padroense, outros sobem de escalão muito antes do tempo, como o Rui Pedro ou o Cassama.

    Discutem muito isto, mas o que se deve discutir é quem aproveita mais. Formar para os outros de pouco vale. Digo eu, BradleyPitt.

  • Antonio Oliveira
    Posted Março 7, 2015 at 10:13 pm

    Sinceremente nao percebo este endeusamento à formaçao do Benfica. Estão a trabalhar muito bem mas nao vejo a qualidade superior que tem sobre Sporting e Porto, pelo menos ao nivel que se fala, exagera-se muito. Um exemplo deste exageramento é só ver a geraçao de 95 que toda a gente dizia que a do Benfica era a melhor e agora nos seniores nas equipas B ve-se que tanto a do Porto como do Sporting são muito melhores que a do Benfica.

    Neste momento as formaçoes de Sporting, Benfica e Porto estao ao mesmo nivel. O escalao de juniores a melhor equipa é sem duvida a do Benfica( a geraçao de 97 é a melhor de sempre do benfica), o Porto tem tambem uma grande equipa e o Sporting tem uma equipa fraca( mas tambem nao é tao fraca como se anda a falar). Nos juvenis o Sporting tem o maior numero de bons jogadores( mais de 10 jogadores com muito potencial), sao a base das seleçao tanto sub-17 como sub-16 mas os 2 melhores jogadores sao do Porto. Nos iniciados nao conheço muito bem as equipas do Porto e Benfica por isso nao vou falar( o Sporting tem 2 miudos muito bons, verdadeiros prodigios).

    Por outra lado do endeusamento da formaçao do Benfica está na moda dizer que a formaçao do Sporting está péssima mas isso é um mito gigante. Mesmo nos juniores que é uma equipa fraquissima o Sporting tem Matheus Pereira e Rafael Barbosa que facilmente chegarao a jogadores dos seniores. Nos juvenis tem muitos jogadores com muito potencial( Gonçalo Vieira, Abud Conte, Joao Simoes, Bruno Paz, Pedro Ferreira, Rafael Duarte, Leonardo Almeida, Diogo Santos, Gil,…). Nos iniciados tem 2 verdadeiros prodigios, Bernardo Sousa e Diogo Bras( já esteve certo no Real Madrid mas o Sporting conseguiu segurar).

    Há um problema enorme que a maior parte das pessoas tem que é olhar para os resultados na formaçao e dizer se as equipas sao boas ou más por aí. Nao há nada mais errado é só ver que a melhor equipa de juniores( Benfica) só tem 2 pontos nesta fase e a melhor equipa de juvenis da zona sul(Sporting) nem se apurou para a fase final.

    Resumo: Nao vejo diferença de qualidade entre as formaçoes de Porto, Benfica e Sporting e mesmo que haja mais qualidade na do Benfica está longe, muito longe de ser o exagero que se fala.

    • Invictus
      Posted Março 7, 2015 at 10:37 pm

      Sub 17 Seleção Nacional 6 jogadores do FCP : Generoso,Rui Pedro,Idrisa Sambu,Moreto Cassama,Rui Pires,Bruno Preira.

      Sub19: Verdasca, R.Macedo,S.Ribeiro

      Sub20: Tomas Podstawski, Francisco Ramos, Rafa, Ivo Rodrigues, Andre Silva.

      Os 2 melhores jogadores que falas do FCP sub17 são Moreto Cassama e Rui Pedro?

      Concordo contigo quando dizes que as 3 formações estão equiparadas.

    • KingLeao
      Posted Março 8, 2015 at 12:07 pm

      Na geracao dos juvenis esqueceste do talentoso jefferson encada.

  • luis bcn
    Posted Março 7, 2015 at 10:16 pm

    Nos ultimos 10 anos o Benfica foi campeao de sub-19..uma vez. O ano passado foi o Braga. Não falo muito das equipas B que estao cheias de reforços mas mesmo assim ainda nao tiveram nenhum ano como a melhor equipa B.

    As "pérolas" que renderam 30 milhoes ao benfica sao jogadores que em nada mostraram o valor pago por eles e que tem o dedo de Jorge Mendes, que para qualquer pessoa que esteja atenta sabe perfeitamente o que significa. E o scp fez mais de 30 milhoes com a formaçao nos ultimos 3 anos…é um facto.

    Depois ha que perceber que as competições de juniores sao muito enganadoras. O Porto e o benfica já estão nos quartos da youth league e a um jogo de se enfrentarem nas meias e o Benfica já está 6º na fase de apuramento.

    Portugal tem tido muitos talentos e bons resultados nas camadas jovens mas a realidade é que esses jogadores ultimamente nao chegam a nada.

    O benfica nao tem nenhum jogador que utilize da formação no plantel de forma regular..e isso diz tudo.

    No ultimo jogo de sub-21 a sério jogaram 2 jogadores do Benfica…da equipa b.

    Estes factos nao só contradizem que o Benfica é uma potencia na formação como até questionam se sao alguma potencia.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Março 7, 2015 at 10:45 pm

      Se calhar o Benfica só está em 6 porque mudou a equipa já pensaste nisso? Por alguma razão depois do jogo do Liverpool mudamos a equipa e começamos a empatar.
      Estamos em 6 porque os melhores foram para a B e dois foram hoje titulares.

    • JMF
      Posted Março 7, 2015 at 11:44 pm

      Haja alguém esclarecido, informado, e lúcido: como é que se pode ser uma "potência na formação" se nas últimas décadas não se formou um único grande jogador sequer (um único!) para a Selecção Nacional de Portugal?!

    • Anónimo
      Posted Março 8, 2015 at 10:43 am

      Claro, tudo dito!

      José Antonio

  • Guilherme Silva
    Posted Março 7, 2015 at 10:17 pm

    Acho que é um elogio que neste momento faz todo o sentido. O Benfica aproveitou bem a contenção de custos do Sporting e contratou alguns bons responsáveis técnicos em Alvalade, e neste momento é quase um viveiro de talentos. Tem bastantes bons jogadores, e já arrecadou uns milhões com a venda de jogadores formados no clube. Falta, assim como no meu clube, um maior aproveitamento destas pérolas, porque senão de nada vale gastar dinheiro a formar se não é para aproveitar os craques que saem dali. Em termos de talento em bruto, considero que sim, neste momento têm a melhor escola portuguesa. Mas atenção, que no Porto também há muitos e bons talentos, que tal como os do Seixal, só precisam de uma oportunidade. Mas para isso é necessário ambos os clubes mudarem de rumo e de estratégia e dar tempo para que estes jovens se desenvolvam na equipa principal, tal como o Sporting foi forçado a fazer pela contenção de custos. Como disse noutro post, há males que vêm por bem, e neste caso as dívidas que os dois clubes têm que pagar devido aos seus orçamentos gigantescos e insustentáveis, pode vir a forçar uma aposta na formação que doutra maneira talvez não seria feita. Tanto os clubes como a selecção só tinham a ganhar com isso.

  • Kafka I
    Posted Março 7, 2015 at 10:20 pm

    Mais do que se discutir quem tem a melhor formação ou não, deve-se discutir quem aproveita da melhor forma a formação que tem…e neste momento é o Sporting que melhor faz esse aproveitamento, no entanto isso também pouco ou nada significa, pois Benfica e Porto têm politicas desportivas diferentes, derivado de também terem tido ao longo dos últimos anos, maior capacidade para investir em jogadores estrangeiros de qualidade superior

    Face a estas premissas, acaba por ser difícil de certa forma dizer de facto quem é a melhor formação, porque o Sporting é sem dúvida a que a aproveita melhor, agora Benfica e Porto não chegam a usar o que formam, logo não dá para comparar politicas desportivas diferentes..

  • Invictus
    Posted Março 7, 2015 at 10:29 pm

    Quem teve um grande salto nas formações foram exactamente FCP e Benfica, e o futuro do futebol com falta dinheiro vai passar em parte pela formação.
    Ñ esquecer que vamos ter os sub20 no campeonato do mundo e do FCP vai estar Ivo Rodrigues,Tomas Podstawski,Andre Silva,Francisco Ramos e Rafa.

    Nos sub 17 tambem metemos 6 jogadores : Bruno Pereira(defesa) Moreto Cassama e Rui Pires(medios) Generoso,Idrisa Sambu e Rui Pedro (avançados)

    Nos sub 19: Verdasca, R.Macedo e S.Ribeiro

  • Vasco Galhofo
    Posted Março 7, 2015 at 10:45 pm

    Há quem diga que o Sporting tem perdido muito na formação e até que a equipa é fraca por jogar constantemente com tantos jogadores formados internamente. Mas se calhar estava ainda pior sem esses jogadores.

    Vejamos a última década do Sporting. Desde 2004/2005 o Sporting ficou 5 vezes em 2º lugar e duas vezes em 3º (mais dois 4ºs e um 7º lugar), esteve na final da Liga Europa e numa semi-final, ganhou duas taças de Portugal e fez estes resultados modestos, mas sólidos, com plantéis com muitos jogadores da formação.

    Nesta década o 11 base do Sporting só por duas vezes não teve uma maioria de jogadores da formação, curiosamente essas duas épocas estão entre as 3 piores da última década…

    A formação às vezes não serve só um objectivo absoluto. Poucos clubes foram campeões europeus ou competitivos internacionalmente tendo por base a formação (como Ajax ou Barça). Mas isso não invalida que outros clubes sustentem os seus projectos na formação. E mesmo que essa formação não chegue para ganhar títulos (e que não haja dinheiro para complementar a formação com grandes jogadores), isso não invalida que essa formação não seja de Topo. E isso vê-se pela quantidade de jogadores que ainda vão obtendo sucesso depois e saírem sem ganharem títulos.

  • Carlos Gonçalves
    Posted Março 7, 2015 at 11:18 pm

    Eu quero lá bem saber dos resultados das Youth Leagues eu quero é a formação a gerar muito bons e extraordinários jogadores para a equipa A. Tudo na essencia assenta no mesmo : dinheiro. Quem o tem (independentemente de onde vem) compra 45 estrangeiros e mete um tuga na equipa principal quando o rei faz anos. Quem como o Sporting que é sempre bom recordar ficou de rastos no pós Godinho Lopes não tem competitividade para comprar tem que equilibrar as contas e viver com 1/3 daquilo que os seus competidores directos vivem. Como se pode dizer que algum clube em Portugal tenha melhor formação que o Sporting? Com que competem aqueles que advogam isso contra nomes (uns com mais qualidade que outros é certo mas todos claramente de bons jogadores para cima) como Rui Patricio, Cedric, Tobias, William, Adrien, João Mário e Carlos Mané (estou a deixar de fora propositadamente André Martins que pese internacional é para mim um jogador apenas razoável a bom)? Bernardo Silva e André Gomes e mais?? Gonçalo Paciência e mais ??

    • JMF
      Posted Março 7, 2015 at 11:52 pm

      Bernardo Silva ainda não foi sequer chamado à Selecção Principal de Portugal, e esse Gonçalo Paciência nem sequer jogou uma vez a titular no FCP para o campeonato! Como pode haver comparação com o clube que dá quase todos os principais jogadores à Selecção Nacional?

  • RG
    Posted Março 8, 2015 at 12:03 am

    Claro que o SLB tem a melhor formação em Portugal e isso facilmente se nota pela vitoria de 1 em 3 campeonatos de juvenis, 2 em 3 de iniciados e 1 em 3 em Juniores ( sendo que este tem muito que se lhe diga ). Claro que também se nota pelo enorme aproveitamento que tem sido efectuado na equipa principal!

  • Miguel Courela
    Posted Março 8, 2015 at 12:03 am

    Nos séniores é que se vê a melhor formação. Os melhores talentos são formados no Sporting. O resto é conversa.

Deixa um comentário