Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bernardo Silva no Benfica até 2019

Para quando uma oportunidade na equipa principal? Será que a vai ter?
Bernardo Silva, médio de 19 anos, renovou contrato com o Benfica até Julho de 2019 (fica com uma cláusula de 30 milhões de euros). Também Rochinha, uma das principais figuras da equipa de juniores, renovou (fica ligado às águias até 2018). VM – Temos de maneira recorrente destacado a magia de Bernardo Silva, ainda recentemente fizemos um post (ler aqui) sobre este tema – É evidente que estamos perante um predestinado (há muito tempo que não aparecia um jogador português com esta técnica pura – Agora a questão é perceber como irá ser a sua evolução e principalmente afirmação na equipa principal dos encarnados. O trabalho do Benfica está a ser bem feito ao nível da formação, a fornada de juniores e juvenis é de grande qualidade (são as melhores em Portugal), e a protecção como aconteceu com Rochina, com a renovação de contrato, e com os juvenis Yuri Ribeiro, Ruben Dias, Francisco Ferreira, Gonçalo Rodrigues, Pedro Rodrigues, João Carvalho, Diogo Gonçalves, Aurélio Buta e Renato Sanches (que assinaram recentemente um vínculo profissional com as águias) também foi conseguida. O problema é que isto só faz sentido se o clube da Luz criar condições para que estes jovens tenham espaço no plantel principal (e isso só é possível se a política de contratações mudar). De que vale formar bem, ter jovens promessas acima da média, se depois os mesmos nunca vão ser aposta na equipa A?

127 Comentários

  • Miguel
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:15 pm

    Quem ja viu este menino jogar ao vivo sabe que a bola "corre" para ele… É fantástico, o ultimo fim-de-semana vi este rapaz jogar frente ao Farense é incrivel, no aquecimento sentou 3 ou 4 jogadores da propria equipa, demonstra uma entrega fantástica, vê-se claramente que é o líder desta equipa B do Benfica. É um excelente jogador. Fico pasmado como é que atualmente face às escassez de opções de qualidade que o Benfica têm no tridente ofensivo (apenas Gaitan, Markovic têm merecido regularmente a confiança de JJ) como é que este menino nao é sequer convocado. Não é inferior ao Djuricic, e quem promoveu na imprensa o Ivan Cavaleiro poderia tambem promover este rapaz que é muito melhor jogador que o Ivan.

  • Carlos Atalaia
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:18 pm

    Figura quem? O Rochinha? Porque fez um hat-trick? O Bueno tb fez um poker uma vez.

    O rapaz nem é titular. O meio-campo/ataque mais forte é: Gilson, Guzzo e Nuno Santos; Hildeberto, Romário e Guedes. É ver as convocatórias das selecções jovens.

    Só foi pena não ter ido para o porto. Ele e o Sancidino. Seriam dois barretes quase do tamanho do Ismaylov. Ainda por cima devem ganhar balúrdios para a idade que têm e para a qualidade que mostraram. Para o Sancidino, a minha aposta é mesmo que esteja numa distrital no prazo de 5/6 anos.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2013 at 4:31 pm

      O Rochinha já esteve no Porto. Agora, não é titular? e o Nuno Santos joga no meio campo? A não ser que no Rio Ave o tenha feito. Parece-me que não tem visto nem os jogos nem as fichas de juniores da equipa de juniores do benfica.
      Nuno Santos joga quase sempre no tridente da frente.
      Saudações
      Crow

    • Carlos Atalaia
      Posted Dezembro 12, 2013 at 4:49 pm

      Eu sei que tem. Já vi jogos em 4-3-3. Já vi 4-2-4. Eu disse a equipa mais forte, fiz uma espécie de combinação. O que interessa é que nunca será titular na B sequer. E o porto queria vi-lo buscar. O Benfica impediu a contratação com um contrato de valores milionários.

    • Иo Иame Boy
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:12 pm

      Carlos, você vê os jogos dos juniores do Benfica? Rochinha é titular indiscutível.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:23 pm

    Antes do Ivan Cavaleiro jogar já eu dizia para o porem a jogar em vez do Ola John e iam ver as diferenças. Neste momento Ivan vai tendo minutos, vai tendo bons lances e Ola John nem calça, só mesmo para os treinos
    Agora só digo para porem este a jogar em vez do Djuricic e companhia e depois vão ver as diferenças.

    As pessoas podem não acreditar, podem até dizer que não lhes interessa se jogam com 11 portugueses ou com 11 estrangeiros, mas a minha convicção é que faz toda a diferença. Os portugueses e especialmente os da formação "sonham" anos e anos para chegar à equipa principal… é quase como eu ter sonhado pisar o estádio de alvalade cheio, e hoje em dia estar lá… iria dar tudo pelo clube que amo, que me lançou no futebol. Além de que saberia a grandeza do clube, ao contrário de outros que vêm cá fazer duas épocas a ganhar o ordenado e borrifarem-se para tudo (Labyad, ou então o Schaars que achava que o Sporting não era mais do que lutar pelo 7º lugar e então disse que não podia ficar mais tempo).

    As pessoas desvalorizam, mas na minha opinião, um clube vencedor precisa de ter referências, alguém que conheça e sinta o clube dentro de campo. A formação é o caminho, ainda para mais com a "crise"…

    O Benfica tem uma boa geração de valores, Cancelo, Ivan Cavaleiro e Bernardo Silva (já para não falar em André Gomes que não sou especialmente fã), são jogadores que têm de fazer parte do futuro, e quando falo fazer parte não é como o André Gomes, a jogar 10 minutos por mês na equipa A…

    Infelizmente, e como já referi várias vezes nas últimas semanas, a política do Benfica para a sua equipa A, na minha opinião não é de quem pensa num futuro próximo lançar jovens. Quando Luisão e Garay saírem certamente que serão outros contratados e nenhum miúdo será lançado por ser demasiado jovem para jogar como central. O Oblak ainda é muito novo para ser guarda redes. O Bernardo Silva e o André Gomes são ofuscados pelas "estrelas" de milhões, como o Djuricic… o Cardozo e o Lima quando saírem/acabarem carreira, certamente que terão substitutos à altura.. Nelson Oliveira? Claro que não, um polaco, um argentino ou algo do género que custa 10 milhões!

  • Miguel Cardoso
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:30 pm

    Ha muito que não via um jogador que me entusiasmace tanto como o Bernardo!
    Agora espero que apóstem nele, mas enquanto o treinador se chamar JJ vai ser difícil…ver jogadores como Markovic que nada dão à equipa, e que ainda são estrangeiros é demasiadobmau, mais ainda quando temos jogadores portugueses com esta qualidade!

  • Kacal
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:31 pm

    Eu, como Português, quero acreditar que sim e espero que lhe dêem essa oportunidade, ele merece-a e tem a qualidade e talento necessários para se conseguir afirmar na equipa principal do Benfica e ser a nova "estrela" a sair da formação do Benfica, é muito jovem e tem uma enorme margem de progressão, se for bem orientado e motivado e se for uma aposta do treinador pode bem ser uma enorme mais-valia a médio prazo, se o Benfica jogar em 4-4-2 (Losango), já imaginaram??? ter á semelhança de 2009/2010 com Aimar, Saviola e Cardozo, mas, agora ter Bernardo Silva, Markovic e Cardozo, todos jogariam na posição certa para renderem mais, Matic a 6, Salvio á direita e Enzo Peréz á esquerda a fazer de "Ramires", atacar e ajudar o Matic, seria magnifico ou então usar o 4-2-3-1, com Matic e Enzo ou Matic e Fejsa, Salvio, Bernardo Silva e Gaitán e Cardozo na frente, mas, eu acho que no fim da época, o Matic e o Gaitán devem sair, assim abre mais espaço para o Bernardo Silva e o Ivan Cavaleiro mostrarem o seu valor, espero que tenham as oportunidades necessárias para evoluírem e se afirmarem na equipa principal.

    No fim da época, com as prováveis saídas de Matic e Gaitán, seria assim:

    4-4-2 (Losango, como em 2009/2010):

    MDF: Fejsa ou Contratação
    MD: Salvio
    ME: Enzo Peréz
    MO: Bernardo Silva
    SA: Markovic
    PL: Cardozo

    4-2-3-1:

    MDF: Fejsa ou Contratação
    MC: Enzo Peréz
    ED: Salvio
    MO: Bernardo Silva
    EE: Enzo Peréz ou Markovic
    PL: Cardozo

    É a opinião de um Portista, vale o que vale, que acham Benfiquistas???

    • Pedritxo
      Posted Dezembro 12, 2013 at 4:44 pm

      de facto, markovic e bernardo silva sairiam beneficiados com essa tatica, agora para jogar com essa na champions e perigoso, mas salvio e enzo perez defendem bem, portanto disfarçaria.
      gostava de isso acontecer.

    • Kacal
      Posted Dezembro 12, 2013 at 4:46 pm

      na posição de extremo esquerdo, não é Enzo Peréz ou Markovic, mas, sim, Pizzi (se ficar) ou Markovic.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 4:53 pm

      sinceramente espero que o jj nao volte ao 4-4-2.nao me parece que seja possivel voltar ao jogo de 2009/10. o 4-4-2 nao me parece que funcione, talvez com fejsa a fazer de javi era possivel. matic ataca demasiado e fica uma abertura (e ainda por cima com enzo na linha) muito grande no meio,

      quanto ao resto parece-me bem. enzo nao sabe jogar mal, apesar de nao o ter visto jogar na esquerda deve desenrascar, sem ser no losango. no losango o trabalho dos medios e muito mais, e um medio como enzo que defende bem e ataca bem e fundamental.

      quanto a markovic e uma incognita. a SA deve render muito mais. na esquerda nao se sabe, vai variando. depois teriamos sempre ivan para entrar.

    • Kacal
      Posted Dezembro 12, 2013 at 4:59 pm

      Pedritxo, acho que funcionaria bem. :-)

      MosqueteiroSLB, são só hipóteses, depois em campo é uma questão de testar, mas, no "papel" funcionaria bem, quem sabe o Benfica não contrata de novo o Javi Garcia que tem sido pouco utilizado no Man City.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:22 pm

      apesar de ser diferente do matic daria muito jeito, mas duvido.
      uma das coisas que o jesus faz e bem, tambem temos que reconhecer, e por e bem os extermos a defender. salvio e muito competente, enzo tambem, gaitan vai melhorando, e ate markovic ja defende.

      o markovic na ala e rapido, pelos vistos ja defende, mas nao sei se daria certo. mas sim, valia a pena experimenar,

    • Ricardo Peixoto
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:28 pm

      Javi Garcia tem sido fortemente apontado ao Nápoles, agora que falaram nele lembrei-me e penso que para ele era uma mais valia o Nápoles este ano tem um plantel fantástico e com ele só ficaria a ganhar assim como ele que voltaria a jogar com regularidade e em grande plano.

      Mas certamente que o Benfica terá outros (e muitos outros) debaixo de olho.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:43 pm

      Por acaso ainda não tinha pensado nesse 4-4-2 losango, mas olhando à táctica e ao seu 11 parece-me que encaixava muito bem… e beneficiava jogadores como Markovic e até o Djuricic (10 "puro"). Talvez o mais prejudicado fosse o Enzo.

    • Kacal
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:46 pm

      Exacto, eu acho que com um MDF de qualidade (contratado, caso saia o Matic e o Gaitán) e com o resto que eu falei (tácticas, jogadores, etc), acho que poderia funcionar, é uma questão de experimentar. :-)

    • Kacal
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:08 pm

      LuisRafaelSCP, é uma hipótese, nem todos podem ser beneficiados, mas, eu acho que resultaria, é questão de testar dentro de campo, mas, o JJ é muito teimoso e o que ele acha é o que está certo, por isso, duvido que experimente.

    • Sideshow Bob
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:18 pm

      E que tal outra abordagem no mercado sem ser vender os maiores valores?

      Porque não assegurar rentabilidade financeira com a venda dos excedentários?
      Carlos Martins, Djaló, Michel, Kardec, Urreta, etc?
      Até te dou de barato a venda do Gaitan, mas não creio que a única forma de obter rentabilidade financeira seja vender os melhores jogadores como Matic por exemplo.

      Mas sim, concordo que o Bernardo num 4-3-3 ia ser uma aposta brilhante.

      Um abraço

    • Kacal
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:54 pm

      Sideshow Bob, eu não sou Benfiquista, sou Portista, eu falei nas vendas do Matic e do Gaitán por que acho que é o que vai acontecer, não disse que seria a melhor opção, os Benfiquistas é que têm que falar sobre vendas, compras e finanças do clube, eu dei a minha ideia sobre a táctica e a utilização dos jogadores, mas, concordo contigo.

  • KingLeao
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:42 pm

    O VM ou gosta deve mesmo ter um odio especial pelo Scp e principalmente direcao dizer que o Benfica tem melhores Juniores e Juvenis de Portugal e ridiculo principalmente nos juniores, onde o Scp domina e avassala com tudo estao em 1o com 7 ou 9 pontos de destancia da Liga e nao me venham com desculpa de que esta na CL Youth porque o Scp tambem estava e disseram exactamente a mesma coisa, O Scp tem e sempre vai ter a melhor formacao em Portugal e no mundo so superado por Barcelona, so porque o Benfica tem o Bernardo confesso talvez o melhor jogador formado no Benfica desde os tempos do Rui Costa, mas tirando esse acho o Ivan um bom extremo mas nao o que a impresa e os propios adeptos do Benfica querem que ele seja, quando conseguirem fazer 20 milhoes com 2 jogadores da formacao que apenas jogaram 14 jogos pela equipa A do Scp como esta direcao fez, venho aqui pedir desculpa,

    SL

    • Nuno R
      Posted Dezembro 12, 2013 at 4:49 pm

      Bem argumentado, com imparcialidade e rigor. Pr'a cima deles, e em força!
      É um prazer ver textos bem fundamentados.

    • Afonso
      Posted Dezembro 12, 2013 at 4:52 pm

      Não eram os Sportinguistas que diziam que o Benfica apenas ganhou o campeonato transacto devido à NextGen? Agora não serve o argumento? -.-'

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:10 pm

      "e sempre vai ter a melhor formação em Portugal e no mundo só superado por Barcelona"

      Enfim…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:15 pm

      sim, dois jogadores muito bem formados que quiseram logo ir embora.
      o sporting domina e avassala? o ano passado nos fomos campeoes. este ano fomos so das equipas que mais marcou na youth league.ja agora o sporting jogou a next gen, nao a youth league, acho que nem as mesmas equipas tem. podes ver isso com o facto de se nao me engano quem eliminou o sporting foi o aston villa.
      sim nos juniores neste momento estao com mais 6 pontos, mas o que interessa e a fase final.
      quanto aos juvenis o benfica esta a ,tambem, 6 potnos de distancia do sporting, mas neste escalao estamos em 1º.

      o sporting no mundo e so superado pela do barcelona? ahaha, muito bom. e mais valorizado um jogador que saiu das escolas do sporting ou um das do real? real madrid tem melhor escola. arsenal. ramsey foi para o arsenal quando era menor. walcott tambem.gnabry. szczesny tambem.gibbs. o sporting tem quem? ronaldo e moutinho. em 2º plano nani (numa pessima fase) e bruma ( a começar). depois e miguel velosos, postigas e companhia.
      como arsenal arranjo eu mais formaçoes.o arsenal arpoveitou jovens da formaçao, e esta a fazer o que o sporting nao fez, ter sucesso nao so nacionalmente como internacionalmente.

      a formaçao do benfica tem ganho cada vez mais titulos. podemos nao aproveitar os jogadores, mas isso e falta de aproveitamento nao falta de qualidade.

      o bernardo silva vai calar muita gente

    • Simoes
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:19 pm

      nao ha razao para se ficar tao chateado com o futebol de formação, e os titulos nesses escaloes valem o que valem. o que interessa sao os jogadores de qualidade produzidos que chegam a equipa A, e ai o Sporting leva muita(mesmo muita) vantagem aos seus rivais, de resto podem ficar com os titulos e com os elogios todos que pouco me chateia. Formaçao é um trabalho de muito tempo e ainda é muito cedo avaliar jogadores dos juvenis e juniores, mas é preciso realçar a tentativa de contrariar os ultimos anos na aposta da formação do benfica, que lhes corra bem e ajude a selecção.

      Bernardo Silva é um predestinado com a bola nos pés, e tenha cabeça e pode chegar muito longe.
      Sou do Sporting mas este jogador cativa-me, e é daqueles que faz valer a pena ver bola

    • Barack Obama
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:27 pm

      Continua-se a especular, especular, … Porque a realidade é bem diferente.

      Por exemplo o Bruma já joga na liga dos campeões, e ainda se continua a falar que as melhores fornadas de jovens são de jogadores de equipas B.

      Amigos MosqueteiroSLB e Ricardo Ricard, digo apenas dois nomes, depois vocês podem argumentar.
      Figo e Ronaldo.

      Cumps,
      BO

    • Barack Obama
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:33 pm

      Amigo mosqueteiroSLB, já nao lia tantos disparates juntos a muito tempo.

      Ramsey e Szczęsny formados no Arsenal?
      Gibbs ai no meio porque? Por ser um jogador normalissimo?

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:33 pm

      figo ja passou amigo. a formaçao nao vale pelo que formou ha mais de 10 anos atras. estamos a falr de agora. se e para referir nomes ao acaso so digo eusebio, esse que ganhou coisas pelo benfica, ao contrario dos dois por si selecionados que a unica coisa que aprenderam nos seniores do sporting foi que se quisessem ganhar teriam que sair

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:41 pm

      Fala-se em formação e um benfiquista contra-argumenta com Eusébio. Épico

    • Barack Obama
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:41 pm

      Amigo MosqueteiroSLB, Eusebio? Desculpe, não percebi.

    • Barack Obama
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:43 pm

      Moutinho, Postiga? A sério MosqueteiroSLB, vamos parar de brincar.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:54 pm

      ramsey foi para o arsenal em 2008. neste momento ele tem 22 anos, quase 23. ele foi para o arsenal sem ter 18 anos, idade da formaçao. pelo menos e isso que os sportinguistas dizem de uns quantos que jogaram nos B contra o benfica.
      scezesny foi para o arsenal em 2006. na altura tinha 16 anos , ele nasceu em 90.

      gibbs esta ai no meio porque e o titular do 1º classificado da liga inglesa. e foi formado. pela mesma razao de que voces se gabam de terem o andre martins.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:39 pm

      amigos, o eusebio nao foi sobre a formaçao. concordo que me expressei mal. podia ter escolhido outro jogador desse ano que efectivamente ganhou muito mais que o figo e que o ronaldo no sporting.

      so mesmo os sportinguistas para falarem da formaçao. sim formaram o ronaldo, mas tirando o dinheiro o que e que ele deu ao sporting? o sporting nao tem fama la fora. e apenas uma especie de vitoria moral. o objectivo e ser como o barça forma usa e ganha com eles. o sporting forma mas nao ganha nada. ja disse e volto a dizer, prefiro ganhar com argentinos do que nao ganhar com portugueses. na seleçao e diferente, prefiro perder com pts do que ganhar com estrangeiros.

      mas pronto, fala-se de formaçao e o sporting vai buscar jogadores que foram formados ha mais de 10 anos… epico. ha quem nao saiba viver o presente. podem sempre ver o ronaldo a jogar pelo sporting, nos seniores mal jogou, na rtp memoria. divirtam-se.

      o sporting e aquela equipa que quando vende os jogadores insulta-os por terem saido, mas depois se derem alguma coisa… sairam de alcochete, que orgulho.

    • Mitt Romney
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:42 pm

      Aigo Mosqueteiro, na linha do Eusebio, aproveito para enunciar os jogadores que o porto formou: Deco, Hulk, Jardel, entre outros..

    • Biscoito Avatar
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:43 pm

      Agora a sério, só nao vê quem nao quer… A melhor formaçao neste momento é o Benfica, simplesmente porque tem melhores jogadores nas camadas jovens. Se vao chegar à A ou nao, nao faço ideia, mas isso nao interessa aqui. O Sporting depois do Nani, só teve Bruma. Os do Benfica estão apenas a aparecer agora, pois antes do Seixal Campus, formaçao era algo impensável para s da Luz, vocês sabem. Basta olhar para a UEFA Youth League e mesmo para os que já vao na equipa B.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:20 pm

      MosqueteiroSLB

      Diz que o Benfica tem a melhor formação actualmente e que o Sporting já passou à história porque forma mas não ganha nada. Só sabe falar em Ronaldo, mas esquece-se que depois disso já foram vendidos o Nani, o Moutinho e o Veloso, além de Bruma e Ilori este ano que renderam 20 MILHÕES com 19 anos.
      Mas o mais engraçado é dizer que o Benfica tem a melhor formação actualmente, mas que nem lhe interessa se o Benfica joga com 11 estrangeiros. Ao mesmo tempo consegue mostrar preocupação com a selecção jogar com estrangeiros ou não LOOL

      Pessoas como você, que dizem literalmente que não querem saber se o Benfica joga ou não com portugueses, nem devia opinar sobre a selecção.

      Grande coerência…

    • Barack Obama
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:47 pm

      Amigo Biscoito Avatar, o seu comentário é sábio. Formar jogadores para jogarem em equipas a sério é o que menos interessa no meio disto tudo que chamam "formação".

      Permita-me que diga que está errado quando diz que depois da Nani só teve Bruma.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 9:03 pm

      luisrafaelscp voce e um sabio no que toca a mudar as palavras do outro. ate me fez ir reler o meu comentario para perceber que eu nao disse nada disso. fica aqui um esclarecimento.

      luisrafaelscp juntar ai o moutinho so vem confirmar o meu ultimo paragrafo quando sai e uma vergonha, a maça podre, passado um bocado passa a ser orgulho. tem ai a sua coerencia. dejesavam que ele falhasse, nao o fez, ja e um orgulho.bruma e ilori igual(estes ainda vao na fase do odio).

      eu em nenhum comentario disse que a nossa formaçao era melhor. o kingleao disse que o sporting dominava e avassalava, eu apenas disse que nao era verdade.
      disse que estamos a falar de agora, nao de jogadores formados a 10 anos atras, por isso ir buscar jogadores ja retirados como o figo nao faz sentido.

      eu nunca disse que nao queria o benfica com portugueses. eu disse e que prefiro ganhar com estrangeiros do que perder com portugueses. agora, e obvio que nao quero esses estrangeiros na seleçao. os estrangeiros representam paises, os de ca representam a seleçao.
      eu defendo a integraçao do bernardo silva na equipa. eu defendo quase sempre os portugueses que estao no benfica. eu sou a favor da titularidade de silvio. eu sou a favor do ivan, sou a favor do andre gomes. nao meta palavras na minha boca.

      luisrafael, se eu lhe desse a hipotesse de ficar + 10 anos sem ganhar campeonatos com portugueses, ou de ganhar com estrangeiros, vai-me dizer que preferia a 1º? eu que ja o vi dizer nos comentarios que prefere que o sporting ganhe a seleçao?

      e eu e que nao devo falar sobre a seleçao?

      nao metam palavras na minha boca. ja no eusebio foi igual. aprendam a citar-me, assim nao se enganam

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 12, 2013 at 9:25 pm

      Eu não sou hipócrita… o meu clube é o Sporting, e tenho muito orgulho na nossa formação! É óbvio que gostaria de ganhar mais, mas não posso deixar de reforçar que o Benfica gastando rios de dinheiro, não tem feito melhor nos últimos anos (relembro que desde 2000, ambos têm 2 campeonatos ganhos…)

      Só acho piada que benfiquistas falem que a sua formação está em força e que depois digam que o Sporting formou Ronaldo à 10 anos… pois é, foi aí que referi Moutinho e os outros, que já jogaram no Sporting depois de Ronaldo, ou seja, não foi o último excelente jogador a sair das escolas do Sporting! Eu sei que vos dói, que a espinha dorsal seja toda do Sporting, e que provavelmente fruto da fraca aposta dos rivais, assim vai continuar a ser, mas tentem respeitar mais a formação do Sporting pelo menos!

      E acho também muita piada que benfiquistas que querem ganhar, seja com 11 estrangeiros ou não, depois queiram e exijam bons resultados à selecção.

      Eu gosto de ganhar, mas não à força toda… acredito e desejo que o meu Sporting seja campeão, mantendo a sua identidade e dignidade! Isso para mim é fundamental…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 9:50 pm

      a espinha dorsal… isso deve-se especialmente ao treinador da seleçao. acho que ate os sportinguistas discordam de varias escolhas.
      voltam a falr do nosso orçamento. a conversa vai sempre parar ao mesmo. o nosso orçamento deve-se a ir a champions e a vender mais e mrlhor (este ano e exceçao). parem de se justificar com isso.
      conesguiu nao me responder. prefere ficar sem ganhar com a equipa que esta ou mudar para estrangeiros e ganhar? antes da vossa crise era so estrangeiros na equipa, agora que tem portugueses acham que sao melhores que os outros? o benfica meteu ainda nesta semana 3 portugueses na champions. no campeonato temos posto varios. incrivel como vao sempre desde 2000, fazendo 14 anos. um numero irregular. porque nao fazem numeros regulares como 10 anos? onde ganharam 0 campeonatos.
      eu nunca disse que o sporting nao forma bem. eu disse e que nao fez utilidade dessa formaçao (sem ser em termos monetarios). eu nunca disse que a nossa formaçao esta em força. comparado com os ultimos anos temos vindo a recuperar que e o que eu digo. nos ultimos anos as formaçoes do benfica tem ganho no geral mais titulos qu a do spporting, sao factos nao e inventado. podemos nao estar a aproveitar, mas nao e falta de qualidade,

      por querer que o benfica ganhe nao posso exigir bons resultados a seleçao? porque? se o benfica conseguir vencer com estrangeiros e nao com portugueses entao deve querer dizer alguma coisa. ha mais portugueses nao e so no benfica. tem piada porque falam da espinha dorsal da seleçao, mas a jogar no sporting so tem 1 jogador, o guarda redes. curiosamente tem sido dos que mais tem enterrado a seleçao.
      a dignidade do sporting? o sporting passado 10 anos ve-se a frente, em vez de celebrarem como clube que sao, como o benfica faz, nao, cantam cançoes a insultar-nos… ai se ve a diferença entre os 2 clubes. estamos sempre na vossa cabeça.

      incrivel como me vem criticar por eu criticar quem diz que so a formaçao do barcelona esta atras da do sporting. se acham isto, entao estao muito enganados. e ve-se pelos vossos titulos.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 9:57 pm

      que a formaçao do sporting so esta atras da do barcelona*

    • Santos
      Posted Dezembro 12, 2013 at 10:09 pm

      Espinha dorsal é por causa do PB ? Mais um tesourinho.
      Gostaria de saber quem lá metia, sem contar os jogadores formados ou passados no Sporting.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 12, 2013 at 10:12 pm

      Curioso que diga que o Sporting estava cheio de estrangeiros e que agora que não tem dinheiro é que aposta na formação. Isso é mito, o Sporting à muitos ANOS que é um clube formador, com crise ou sem crise!

      Eu prefiro ganhar com uma equipa com identidade, e a identidade do Sporting é a formação. Não é por acaso que a época passada fez o que fez com estrangeirada e este ano está como está com aposta na formação.
      Ganhar é compatível com aposta na formação, até porque não defendo um plantel apenas de portugueses, não é preciso nem 8 nem 80!

      A espinha dorsal da selecção é FORMADA no Sporting, tem apenas um elemento na selecção (André Martins não deve contar para si), porque como é óbvio, não tem capacidade financeira para segurar os excelentes jogadores que forma num campeonato como o português. Básico

    • João Silva
      Posted Dezembro 12, 2013 at 10:29 pm

      Alguém me sabe dizer porque é que 10M (Bruma) + 7M (Ilory) dá 20M?
      Devo ter faltado a essa aula de matemática…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 10:57 pm

      santos, depende de quem o pb estava disposto a chamar.

      luisrafael tem razao esqueci-me do andre martins. ja agora quantos minutos e que ja jogou neste apuramento? nao tem capacidade? o sporting por boas propostas vendeu o nani, o moutinho e o ronaldo. o resto…

      luisrafael e santos, eu pergunto, a serio que acham que o sporting tem a melhor formaçao do mundo?

    • Santos
      Posted Dezembro 13, 2013 at 12:08 am

      Não é o PB, estava a perguntar-te a ti.
      Não é orgulho cego pela formação do Sporting, mas quais são neste momento os jogadores com qualidade e/ou forma que possam ser seleccionáveis e não tenham feito formação no Sporting? Isto sem contar com o que passaram por lá como o J.Pereira ou Postiga.
      Por muito que se rodeie, bate-se na mesma porta…

      Não tem a melhor formação do mundo, para mim nestes últimos anos é claramente o Barcelona, isso nem é discutível, agora no geral, tirando esse "monstro", Dortmund começou agora a mostrar o fruto da aposta na formação, Ajax continua a lançar talentos do melhor (pena grande parte não vingar ou fazer más opções), Arsenal (até é muito "gozado" por andar sempre atrás dos miúdos, chegando mesmo ao ponto de até quando são recém-nascidos) e Sporting que tem sempre metido jovens a jogar ao longo destes anos. Mosqueteiro, já na altura de PB se apostava na prata, mesmo com reforço todos cheios de nove-horas PB preferia jogar com os formados na academia (não esquecer que orientou o juniores onde foi campeão). Aposta da formação não é de agora, e mesmo quando o Sporting voltar a ter dinheiro, a aposta irá sempre existir, nisso ponho as mãos no fogo.

      Há um padrão? Há, todos estes clubes tirando o Barça, estiveram apertados de dinheiro, mas isso não promoveu melhores coisas? Óbvio.
      Lembras-te de quando o Benfica esteve lá no fundido à custa de Vale e Azevedo?Pois, são escolhas… mas parece-me que esta recente aposta trás agua no bico.

    • Montez
      Posted Dezembro 13, 2013 at 12:44 am

      Falta saber é o papel que tanto Barcelona como o Manchester United tiveram para a afirmação de ambos os jogadores… Basta ver a evolução a nível físico que ambos tiveram…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 13, 2013 at 1:05 am

      Joao Silva,

      Bruma saiu por 8 milhões, mais 4 milhões faseadamente. Ilori saiu por 7 milhões = 19 milhões, peço desculpa por ter inventado 1 milhão.
      Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=677626&tm=27&layout=123&visual=61

      já agora, o Sporting ficou com 25% da mais valia de uma transferência futura, ou seja, muito provavelmente no futuro o valor total das transferências até vai passar largamente os 20 milhões.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 13, 2013 at 1:09 am

      João Silva,

      Corrijo. Fui ver os comunicados do SCP à CMVM.

      Bruma = 10 milhões + 3 por objectivos
      Ilori = 7.5 milhões

      Anda realmente à volta dos 20, se a sua matemática não for diferente da minha!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 13, 2013 at 1:11 am

      MosqueteiroSLB

      A melhor não digo, porque existe a do Barça, que até tem capacidade para segurar todos os jogadores que forma e ainda repescar aqueles que não aproveita de início (Cesc, Piqué, Alba…).

      Mas a 2ª melhor, actualmente sim… até porque é a única formação do mundo que em toda a história, que lançou dois jogadores considerados os melhores do mundo. Já para não falar em outros jogadores reconhecidos internacionalmente como o Nani, Moutinho ou Futre

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 13, 2013 at 1:13 am

      Mosqueteiro

      Vendeu também o Quaresma ao Barça, assim como o Simão. Vendeu o Miguel Veloso para o campeonato italiano, o Moutinho por mais de 10 milhões, e mais recentemente o Bruma para a Turquia a ganhar bem ou o Ilori para o Liverpool.

      Se o Sporting tivesse dinheiro para esbanjar, teria dado um super ordenado ao Moutinho para ele ficar, e agora teria renovado com o Bruma por exemplo. Só fala no que lhe interessa,,,

    • Barack Obama
      Posted Dezembro 13, 2013 at 9:30 am

      Amigos, quando falamos de formação, e MosqueteiroSLB afirma Eusébio para contrapor Figo e Cristiano Ronaldo, acho que ficou tudo dito.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 13, 2013 at 9:45 am

      Esquecer as escolas de Ajax, Manchester, Real, Dortmund, Bayern, então esquecer atualmente estes dois últimos e quase uma farsa, que de maneira contínua desde de décadas põe cá para fora jogadores incríveis e dizer que o Sporting atualmente em formação só é superado pelo Barça e um comentário digno

      Acarub

    • NSC
      Posted Dezembro 13, 2013 at 10:40 am

      Vejam as convocatórias dos últimos 2 anos para todas as selecções jovens dos sub 21 para baixo e vejam qual é o clube que tem mais jogadores convocados. Dou uma pista: não é o SCP.

    • João Silva
      Posted Dezembro 13, 2013 at 12:39 pm

      Eu tinha ido ver os valores à CMVM antes de comentar…
      Mas já dás os 3M pelo Bruma por objectivos como garantidos porque?
      Sabes quais são os objectivos?
      Imagina que é utilização, em muitas partidas não tem jogado.
      E se for ser campeão, o Gala no campeonato não tá famoso…
      Tens mesmo de rever essa matemática.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 13, 2013 at 1:52 pm

      BO ja disse que o eusebio nao teve a ver com a formaçao. se for ver eu disse"se e para dizer nomes ao acaso".
      o ronaldo e o figo ganharam 0 no sporting. ganharam tanto que nem quiseram ca voltar. e por isso que o ronaldo ja disse varias vezes que nao quer acabar a carreira no sporting (apesar de muitos sportinguistas acharem que ele quer).

      luisrafael esse seu comentario e o melhor. actualmente tem a 2º melhor formaçao do mundo por ter formado dois jogadores. 1 deles ja nao joga. ja viu que todos os jogadores que disse, nenhuma ganhou fama pelo sporting. o objectivo da formaçao e ser um barça, ser um arsenal, ser um dortmund. estes actualmente sao melhores que o sporting. pouco me interessa se o sporting formou 2 dos melhores ou nao. como ja disse isso e apenas uma vitoria moral. era preferivel ganharem champions do que bolas de ouro. o sporting quer comparar com os jogadores que lança com os outros?

      lusirafael, vamos fazer um comentario sobre todos os jogadores que falou.
      moutinho e futre- safaram-se melhor no porto
      nani-fase descendente da carreira
      quaresma- tambem acabou no porto
      miguel veloso…
      bruma e ilori- dois que queriam sair a força toda
      simao- acabou por vir para o benfica
      tem aqui, nenhum destes quer voltar para o sporting. nenhum destes teria orgulho de fazer uma decisao a rui costa. estes querem e dinheiro.

      ja agora, prefere ter um jogador formado no clube que nada ganhe no clube ou ter um jogador nao formado que ganhe o mesmo premio no clube (ao ganhar no clube, mostra bem o que era o clube a nivel internacional)? sinceramente, prefiro a 2º. prefiro ter tido o eusebio do que ter formado o ronaldo e o figo.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 13, 2013 at 11:49 pm

      O objectivo da formação é ser um Arsenal. Mas o que é que o Arsenal fez a mais que o Sporting? ahahahah

      Consigo não vale a pena, vale tudo para desvalorizar aquela que é uma formação reconhecida MUNDIALMENTE! (Em espanha e inglaterra, são vários os artigos sobre a Academia e as equipas que vêm conhecer as instalações e métodos de trabalho)

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 13, 2013 at 11:50 pm

      Também não deixa de ser hilariante que para falar da formação não seja válido falar em Figo, mas o sr. para referir um jogador que ganhou muitos títulos no Benfica tenha de falar no… Eusébio! Super riso…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 14, 2013 at 2:44 am

      o que e que o arsenal fez a mais que o sporting? essa pergunta e a seria? isso e que da riso.
      vao estudar tanto a alcochete como todos os anos vao ao seixal fazer jogos.

      eu so falei no eusebio para expor o meu argumento, ou seja, prefere formar um jogador que nao de nada ao clube, ou nao formar e ganhar? super riso? ok. parabens. formaram o figo que foi o melhor do mundo noutro clube. nos tivemos o eusebio que o foi no nosso clube. nao precisamos de vender.
      explique-me so o que e que o sporting fez na ultima decada que eu nao tenho estado muito atento ao futebol… nao se esqueça de incorporar as suas excelentes participaçoes na champions que ate o fraquinho do jesus conseguiu ultrapassar. o arsenal este ano ja foi ate ao vosso recorde

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 14, 2013 at 5:36 pm

      O Eusébio foi o melhor do mundo no Benfica? Desconhecia…. aliás, pensava que apenas dois portugueses tinham sido considerados como melhor jogador do mundo, curiosamente ambos foram lançados… pelo Sporting.

      Aquilo que lhe estou a dizer, é que nos últimos anos o Benfica nem forma, nem GANHA, é assim tão difícil de perceber? Prefiro uma política actual do Sporting, do que esbanjar dinheiro em estrangeiros e quem continua a ganhar os campeonatos.. é o Porto! E o passivo a aumentar abruptamente.

      Já agora, diga-me também o que fez o Benfica na última década? É que eu tenho andado atento ao futebol, e vejo uma década muito idêntica de ambos os clubes (inclusive ambos com uma final europeia perdida), com a diferença que o Sporting sempre somou mais umas Taças de Portugal na era do Paulo Bento. Isto é facto.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 14, 2013 at 7:08 pm

      E parabéns por chegar aos quartos de final da Champions, isso dá uns valentes troféus para os museus.. upss, o Benfica só abriu agora 1, quando o Sporting já tinha 2 abertos á uns bons anos!

  • Miguel Cardoso
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:43 pm

    Em losango, na minha opinião trocaria o Enzo de posição com o Bernardo, ou seja, Enzo a 10 e Bernardo a me! Em 4 2 3 1 sim, o Bernardo a 10!

  • gonzab
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:45 pm

    Para mim é uma notícia com sabor agridoce. Por um lado revela atenção e cuidado em renovar com as jovens promessas das escolas. Por outro, pode significar mais 6 anos de estagnação no desenvolvimento do jogador, entre equipa B, empréstimos e sabe-se lá mais o quê, sabendo como o Benfica lida com estes casos.

    Mas, como o VM bem diz, é um tipo de jogador que não aparecia há algum tempo em Portugal. Sendo um caso único nos tempos recentes, torna-se impossível adivinhar qual será realmente o tratamento do Benfica. Mas pessoalmente, não estou com muita fé.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:53 pm

    Falam-se de putos de 15 e 16 anos como se do ronaldo se tratasse…

    Numa equipa com rui costa e figo, o melhor na altura do campeonato do mundo sub-20 foi o….

    Peixe.

    Fura

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:10 pm

      Nem mais! Faz-me uma enorme confusão que se diga que o Benfica tem jogadores com muito mais futuro, e que mete mais jogadores nas selecções que o Sporting… isso com as idades deles vale 0 ou quase.

      Outro exemplo é o Moutinho ter sido sempre suplente do João Coimbra nas camadas jovens. O que eles jogam nos sub-15 vale o que vale.. a transição até aos seniores e pós seniores sofre muitas transformações!

    • Ricardo Peixoto
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:34 pm

      Nem mais… Mas também penso que não há mal nenhum em segurar as "pérolas", o quero Bernardo é capaz de fazer ninguém tem dúvidas. A duvida que eu tenho é da capacidade que ele é que o clube lhe vai dar para travar a "mania do vedetismo" porque um jogador destes com o mercado que certamente vai ter ou terá, não lhe faz bem e só cabe a ele é ao clube o proteger.

      Eu começo a cansar-me um bocado das ideias da melhor formação do pais ou do mundo. Eu gostava que tudo o que saísse de portugal fosse do melhor que há no mundo era bom sinal para a selecção. Mas nós temos alguns bons jovens depois o que estraga é a transição porque o talento esta lá, os pés também só a cabeça é que pode ser desviada, não se sabe bem para onde.

    • RF
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:01 pm

      Nem mais.
      O melhor exemplo disso é o William Carvalho. Jogador de selecção A que se não fosse o Leonardo Jardim daqui a dois anos estava nas destrital. A linha que define o sucesso do insucesso é muito ténue nas camadas jovens.
      Só um exemplo gritante: Coitado do Bernardo Silva ao pé do Edgar Marcelino nas camadas jovens (fintava equipas inteiras) e agora está em Marrocos.
      O Bernardo Silva precisa é de jogar na equipa A. mas também tem de ter sorte de entrar numa equipa estabilizada e não com hiper pressão como está a do Benfica. Ao minimo falhanço cai o estadio da luz em cima dele.
      Atrevo-me a dizer que se fizesse as exibições exporádicas do Markovic caía tudo em cima dele.
      Só uma nota: se ele fosse um craque já estava a jogar nos SUB 21 como o Bruma esteve.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:13 pm

      RF, o Bernardo já está a jogar nso sub-21.

      Rodrigo Martins

    • Иo Иame Boy
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:20 pm

      RF, o Bernardo Silva está a jogar nos sub 21 e está a ser dos melhores jogadores, no último jogo até fez uma assistência de calcanhar e marcou um golo.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:31 pm

      rf, ele ja joga nos sub 21…
      nao cai nada em cima dele. basta ver quando ele saiu contra o sporting B. ate o helder ficou impressionado.

    • Redceltic
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:20 pm

      RF, bernardo Silva já está a jogar nos sub 21.
      Qtos aos outros comentários, são tipicos de clubite e tão somente. Há uns anos o Sporting era mto bom nas camadas jovens pq metia mtos nas seleções jovens, agora esse argumento já não é válido pq não mete… enfim..
      A questão aqui é simples: Bernardo tem um talento inato como ja não se via num jogador português da sua idade desde Ronaldo ou Quaresma. Se vai dar grande jogador ou não só o futuro dirá.

  • Paulo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:02 pm

    Bernardo Silva é um talento e devia começar a entrar na equipa principal. A clausula de rescisão de 30M nem me parece muito elevada para o seu caso. Como as coisas estão, se Bernardo confirmar o seu potencial pode facilmente chegar um clube e bater a clausula. Por exemplo o Sporting tem colocado clausulas absurdas nos seus jogadores, na casa dos 60M, no caso do Bernardo ficava melhor protegido com uma clausula maior, desta maneira nenhum clube aceitar dar mais de 30M por ele

  • MosqueteiroSLB
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:17 pm

    excelente medida do benfica. renovar com uum excelente jogador com muito futuro, e que ama o clube.

    espero que o benfica o utilize.
    agora o jj esta expulso e nao me parece que ele assim o va lançar. ele tem a mania de dar 1 milhao de informaçoes quando lança um jogador.
    espero que seja o titular na taça da liga, e aos poucos va ganhando o seu espaço. o djuricic nao provou nada. a meu ver rodava com o markovic ali no meio, e enzo mais atras. nos jogos mais dificeis jogava o enzo a 10 para dar mais segurança defensiva. tenho muitas esperanças neste jogador.

  • PM
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:23 pm

    Eu como sportinguista sou um grande defensor dos miudos da formação. Fico bastante satisfeito quando vejo os Ronaldos, Quaresmas, Vianas, Velosos, Moutinhos, Nanis, Patricios, Brumas, Adriens, André Martins, Cédrics, William Carvalhos a despontar na equipa principal! É fabuloso!

    Acho uma pena o Benfica gastar tanto dinheiro em estrangeiros e apostar pouco nos jogadores da formação encarnada. Sinceramente acho que o caminho seguido nos últimos anos não é sustentável. Apostem sem medos no Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, Cancelo, Oblak…só traz vantagens! São mais baratos (desde logo porque não custam os milhões de Ola John, Funes Mori) e têm uma maior identificação com o clube!

    Os jogadores portugueses e a seleção nacional agradece!

  • Kev
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:31 pm

    Se eu disser que não percebo este hype, choviam criticas?

    • Gabriel
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:44 pm

      Minhas não, pois concordo consigo.

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:51 pm

      Eu não criticava,só perguntava de que clube é adepto.

    • Kev
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:58 pm

      Acho que toda a gente sabe que clube é que eu apoio, Sr Incendiário Ricardo Ricard.
      Mas não é por ai, acredite, só não percebo.
      Ser do SCP ou não, não tem nada a ver.

    • Sideshow Bob
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:11 pm

      Obviamente Kev, é inegável a qualidade do jogador em causa, independentemente do clube onde joga e do clube de que és adepto.

      Um abraço

    • Sideshow Bob
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:12 pm

      Deparei me com este pequeno texto sobre o jogador, creio que está tudo dito:

      "Já chega de tanto desperdício. Os grandes talentos não necessitam de "tempos de adaptação", de "cuidada e paulatina integração", de medos e temores e cobardias por parte de quem os treina. Os génios precisam de jogar, de entrar em campo e libertar a criação que lhes brota do cérebro e sai pelos pés. Precisam de constantes desafios, encontrar novas aventuras, outras montanhas para escalar. Bernardo Silva tem de estar a jogar na equipa principal. Já. Não daqui a um mês, 6 meses ou um ano. Cada jogo que perde é menos uma oportunidade para crescer e se tornar naquilo que, bem potenciado, será: jogador da elite mundial."

      Um abraço

    • fabio jesus
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:25 pm

      Subscrevo Kev, por exemplo não vejo ninguem a falar do Iuri Medeiros que está a fazer uma excelente temporada.

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:27 pm

      Incendiário? Veja lá as acusações senão ainda sou preso.

      Claro que não quer dizer nada,os Sportinguistas nem são conhecidos pelos super mega hype´s nem nada.

    • Kev
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:42 pm

      Eu não faço hype a ninguem, se fizesse, sim, seria a um jogador do SCP, como foi referido em cima, o Iuri Medeiros (falo muitas vezes sobre ele aqui, mas tambem, basta ver os Golões que ele tem marcado na segunda liga)

      Reconheço as qualidades do Bernardo Silva, acho que tem um toque de bola de génio, e acho também que burros são os dirigentes por não lhe darem o "desafio" de jogar na A de vez em quando, mas não percebo este hype, sinceramente.
      Este hype de porem as recepções de bola em GIF por exemplo.

      De relembrar que na pré época quando o SCP jogou c o SLB, o João Mário também teve direito a uns GIFs que circularam na Internet durante imenso tempo, dele a tirar jogadores da frente, com recepção de bola com o peito e continuar, etc, e não vi o VM a fazer este hype, por exemplo.

      Quanto à parte do incendiário, sabes bem do que estou a falar. :)
      Abraço

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 9:08 pm

      kev, se pedisse aos jogadores dos 3 grande para fazer aquela receçao aposto que nem 1/5 a fazia. quem jogou futebol sabe que aquilo nao e de todo facil.
      kev, e incrivel como refere um jogo da pre-epoca, e depois disso o que fez joao mario? o benfica na pre epoca perdeu com equipas de divisoes inferiores. nas pre epocas do benfica os jogadores que mais se destacam sao os que fazem menos durante a epoca. ainda me lembro ha 1 ano o melhor do benfica foi o carlos martins.
      ja agora, aquele gif vem porque este post e sobre o bernardo, nao sobre o iuri, nao sobre o joao mario.

    • Kev
      Posted Dezembro 12, 2013 at 10:56 pm

      Era um exemplo, por amor de deus.
      E este Gif não foi apresentado só hoje, é ai que eu quero chegar.

      Mas quando as pessoas não percebem o que é um exemplo, enfim.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 11:39 pm

      a meu ver foi um mau exemplo. quando andava o andre gomes a jogar em vez do joao mario era um escandalo. mas o que e que joao mario tem feito a mais que o andre gomes? mesmo a mais que o bernardo silva? no sporting, e como ja foi referido, ate o iuri ja fez mais que o joao mario.
      o joao mario teve o seu hype, inferior ao do bernardo mas teve. ilori teve o seu hype, dier teve o seu hype, bruma teve o seu hype. nao percebo como dizem que e so no benfica. o sporting aqui no vm teve como hypes exagerados (nao deixam de ter potencial) dier, ilori e bruma. o benfica teve markovic e agora bernardo.
      so no futuro e que se vai ver se bem ou mal

  • Bishara
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:39 pm

    Tenho vindo a destacar a última questão que o VM faz neste post em outros comentários.

    A tendência normal, parece-me a mim, é que as formações dos clubes com maior poderio financeiro venham a suplantar, em termos de quantidade (e consequentemente qualidade), as formações de clubes menores. Antevendo a comparação feita entre Benfica e Sporting, para mim é completamente normal e esperado que o Benfica aumente drasticamente a qualidade dos seus formandos (aparecem mais jogadores e com mais qualidade) em relação ao Sporting. O investimento feito pelo clube da Luz nos últimos anos a nível de infra-estruturas, staff técnico, scouts e parcerias terá de ter o seu devido resultado no presente ou futuro próximo. Na minha opinião, o Sporting beneficia de outro tipo de recursos que não os financeiros (experiência e métodos de treino e acompanhamento, por exemplo) para tornar os seus jovens em potenciais activos, e o resultado dos últimos 20/25 anos (o espaço temporal que presenciei) está à vista de todos.

    Tanto os recursos financeiros como os não financeiros poderão criar uma base sustentável no longo prazo. O Sporting provou que conseguia manter a sua mais valia ao nível da academia, e pelo menos até hoje é o clube português, de longe, que mais retorno conseguiu fazer exclusivamente da sua própria formação. Ao Benfica falta saber se os resultados compensam tanto investimento. Não acho que a partir de exemplos como Ivan Cavaleiro ou Bernardo Silva, pelo seu nível presente, se possa concluir que o Benfica já está a frente do Sporting no que toca à formação. É uma completa falácia. É um facto que o Benfica conseguiu criar bases para o futuro, mas há que ter paciência. Pessoalmente sou da opinião de que quem beneficia é o futebol Português e a selecção, porque mesmo que o Benfica não aproveite os seus jovens, outros clubes estarão certamente dispostos a isso.

    Deixo também uma pergunta. Que importa vencer campeonatos de juvenis e juniores se o aproveitamento a nível sénior não é conseguido?

    • Alberto Bastos
      Posted Dezembro 12, 2013 at 10:58 pm

      A questão que deixa no último parágrafo é tudo, deve ser essa a essência, o grande objetivo da Formação.
      Ora, pelo que vemos, o Benfica quer…propaganda!
      Eles eram os Andrés, o Gomes e o Almeida -apostas na A, com alguma consistência? ZERO!
      Depois, veio o Cavaleiro. Bem publicitado, a encher primeiras páginas dos principais tablóides desportivos. Aproveitamento consistente? Não brinquem com os jogadores, desculpem a franqueza.

      Não é um ou outro jogador, numa dada época, que vai servir de "pedra de toque", nada garante que não sejam, como quase sempre tem acontecido, exemplos isolados.
      Depois, o essencial: que aproveitamento REAL apresenta já a formação do Benfica? Seja no Benfica ou noutros clubes, que provaram já, a nível sénior, os jogadores formados no Seixal?

      Não falo no Porto, que tem uma filosofia diferente. Para mim, têm juniores para que os jogadores não sejam aproveitados noutros clubes e têm equipa B para servir de "depósito" de compras/comissões bombásticas.

      E falando de equipas B, volto ao Benfica: outro "depósito" de compras/comissões chorudas?

      Há outro aspecto que raras vezes é falado e tem muito peso no que se vai fazendo em "formação": a UEFA exige, aos clubes inscritos nas provas europeias, uma quota, cada vez maior, de jogadores oriundos da respectiva formação…

      Uma última questão: que será mais importante em jovens, desenvolvê-los tecnicamente e prepará-los para ganhar os "seus" campeonatos ou desenvolvê-los tecnicamente, deixando em 2º plano as vitórias e dar grande atenção ao desenvolvimento tático dos jovens?

    • Alberto Bastos
      Posted Dezembro 12, 2013 at 11:43 pm

      Embora não seja grande defensor da ideia de que o poderio financeiro, trazendo quantidade, vai trazer qualidade em valor correspondente, entendo que o seu comentário é o mais lúcido que, até ao momento, aqui temos. Bem haja por ele.
      O problema da formação é…quem vai aproveitá-la? Em que moldes?
      Já deu para ver que, neste momento, Benfica e Porto têm as Bês, não para receber os juniores mais evoluídos ou os seniores de 1º ano, mas para terem mais um contentor de estrangeiros (compras=comissões?) que, isto cá para nós, só vai retirando lugar aos portugueses, mesmo aos mais evoluídos. E assim sendo, que importa ter a melhor ou a pior formação? Fico com a impressão de que é, apenas, para esconder outros negócios…

      Entretanto, ao que parece, o BES e o BCP/Millenium começam a fechar a teta, os fundos de jogadores estão sob observação da UEFA, sendo de esperar, portanto, muita pressão sobre muitos clubes nos próximos anos.
      O FC Porto, com um endividamento bancário (já) relativamente baixo, está na frente;
      o Sporting, com a restruturação financeira e apoiando-se na sua formação, meteu pés a caminho;
      o Benfica… e o Benfica? As sucessivas emissões de obrigações, de valor cada vez mais elevado (então os juros…) necessitam dos bancos para "tornarem firme" as emissões, mas os bancos, agora controlados de bem mais perto pelo Banco de Portugal, ainda terão margem de manobra para justificarem empréstimos a clubes contabilizados em Crédito Mal Parado?
      Bom, mais mês e meio e já saberemos o que teve que fazer a direcção do Benfica para aliviar a pressão dos bancos credores, pois não me parece que esta oportuna entrevista de Domingos Soares Oliveira sobre a Benfica Tv resolva o problema…

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:53 pm

    O curioso é que no Campeonato Nacional de Juniores na Zona Sul, o Sporting tem mais 6 pontos que o ADO e o Benfica e o VM consegue dizer que é a melhor geração de juniores em Portugal. Claro que o que interessa é a fase de apuramento do campeão, mas excepto os deslizes com o Estoril, Setúbal e Atlético, temos feito um campeonato muito positivo. Com isto, não quero dizer que o Benfica não esteja a evoluir na formação, o Bernardo Silva é o exemplo da evolução do clube neste aspecto, mas para quê formar para depois estar a sustentar outros clubes que não o seu?

    MDS

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:57 pm

      Portanto o Atlético de Madrid esta a frente do Real Madrid concluimos que o Atlético tem mais qualidade que o Real… Logica

      Manel

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:57 pm

      Manel, claro que é isso que não quero dizer, pronto aí touché!
      O que pretendo explicar e não referi no 1º comentário,( é por isso que digo touché, quando alguém me consegue dar um argumento mais forte que o meu, dou razão a essa pessoa) é que embora haja uma evolução da formação por parte do Benfica, este mesmo tem que pedalar muito para chegar ao mesmo nível do Sporting, e em relação ao Juniores, o Benfica, que está a fazer uma excelente Liga dos Campeões Sub19, em termos internos não está a provar que é a melhor fornada, aliás se formos ver as convocatórias da selecção, benfica aparece atrás do Sporting e dos Andrades. Por isso é que afirmo que até agora constato tal facto, no fim é que se vê qual a melhor equipa.

      MDS

    • João Silva
      Posted Dezembro 12, 2013 at 10:38 pm

      Quem é o campeão de juniores e de juvenis (sendo que muitos destes campeões fazem parte agora da equipa de juniores)?
      Quem é que passou a mini champions em primeiro sendo que só Barça e Chelsea fizeram mais pontos em 32 equipas?
      Quem é que aos 17 anos anda a jogar de 3 em 3 dias com viagens pelo meio?
      Vem falar de 6 pontos de vantagem numa 1ª fase?
      No fase final falamos…

  • MosqueteiroSLB
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:56 pm

    curioso que um dos maiores talentos da sua geraçao tenha um clausula de 30 milhoes (justissima) e um jogador que ninguem conhece que veio das distritais tenha uma clausula de 60 milhoes.

    • Mitt Romney
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:44 pm

      Por acaso nao sabia que o toze tinha uma clausula de 30 milhoes.. mas obg pela informação

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:07 pm

      MosqueteiroSLB,

      Que eu saiba este post está relacionado com a Formação, especialmente a notícia da renovação dos jogadores Bernardo Silva e Rochinha e, não clausulas de rescisão, por isso com todo o respeito, não percebo o sentido do seu comentário, mas mesmo assim posso comentar. Cada presidente põe a clausula que acha que é adequada e que garanta um encaixe financeiro bastante positivo, e entendo estas clausulas altas postas pelo BDC como uma medida de protecção e para mostrar, que se o jogador se revelar bom, que os clubes interessados na aquisição desse mesmo vão ter que largar muito dinheiro para o adquirir.
      Um abraço,

      MDS

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:15 pm

      E? O Makukula também teve cláusula de 50 milhões? Qual a relevância disso? Cada clube mete as cláusulas que quer…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:40 pm

      Sim, nao fui muito feliz no meu comentario. as vezes o benfiquismo cega-me.. toze e claramente melhor.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 9:11 pm

      pode nao ter sido o meu melhor comentario. alias , admito que cometi um erro ao vir falar de clausulas de outros jogadores que nao do clube. nao era este o post adequado. apesar de achar que 60M e um claro exagero.

      mais ridiculo que isto e mesmo aqui o comentario acima de mim efectuado as 19:40, ser de um comentador que escreveu o meu nick e que comentou fazendo-se passar por mim. isso e que e ridiculo. se acha que toze e melhor entao comente com o seu nick. que eu saiba eu posso ter as minhas opinioes

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 10:16 pm

      O comentario acima (21:11) nao e meu. nao sei quem é. axo lamentavel virem comentar a dizer que o outro e que nao e meu.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 10:51 pm

      e so para dizer que eu nunca escrevi um comentario com x em vez de ch. ja nao vale a pena responder mais a partir disto.

      boa noite

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 6:01 pm

    o Bernardo pode ser muito evoluido tecnicamente e ate pode compreender bastante bem o jogo mas penso que estará um pouco atrasado fisicamente, ou atleticamente se quiserem. Ainda vai ter que ganhar corpo e resistencia para entrar no mundo dos seniores. Aos poucos, primeiro o djuricic.
    Ate o Andre Gomes que é forte e tem bom remate e grande passe e protecçao de bola, vai ter de evoluir atleticamente e ganhar mais dinamica, mais pedalada. E o Nelson Oliveira que é um touro tambem sentiu a diferença quando chegou aos seniores e parece estar agora a adaptar-se. O que parece que vai sentir menos, é o cavaleiro. É muito rapido e está cheio de vontade. Para ja tem sido um sucesso. Começou nervoso mas tem estado melhor a cada jogo. O Cancelo ca para mim terao de o subir no terreno mas é o que tem maior potencial fisico tecnico.
    O Bruma jogou a liga dos campeoes pelo Galatasarai mas o andre gomes e o cavaleiro jogaram nela pelo benfica. Vamos ver quem la jogará no proximo ano.
    Ripas

    • Euclides!
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:36 pm

      Pois está, nem vai evoluir o que podia em termos físicos, porque a direcção do Benfica foi incompetente, quando um se tem um jogador daquela qualidade técnica, deve-se apostar cedo nele nos séniores (e digo cedo… 17 anos no mínimo) para que ele ganhe outra capacidade física e embalagem em termos competitivos, aquilo que se esta a passar é que o jogador apesar de talentoso e ser acima da média, é que ele vai estagnar, se é que já não estagnou por estar com 19/20 anos ainda na equipa B… os jovens crescem fisicamente até aos 20 anos, a partir dessa idade é mais difícil evoluir a vertente muscular e ganhar corpo… portanto

      *Moutinho estreou-se no Sporting com 16 na temporada 2004/2005, apenas um exemplo do que é formar como deve ser, hoje tem 25/26 anos e parece um veterano a jogar, com ainda mais 8/9 anos de carreira pela frente…

      A qualidade dos jogadores não tem idade, quando eles são bons com 19, já o eram com 17… a diferença é que aos 16/17 há uma margem que permite trabalhar os jogadores e evolui-los, esticar ainda mais até onde pode ir a sua evolução,

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:56 pm

      O Moutinho não se estreou no Sporting com 16 anos.

      Tinha 17 anos quando foi campeão da Europa sub-17 em Viseu e era suplente.

      Efectivamente os jovens crescem até aos 20 anos e até esta idade é necessário ter cuidado com o seu desenvolvimento físico, não puxar demais por eles no ginásio, para evitar assim o mesmo que sucedeu com o Paulo Futre, que logo que chegou ao FCPorto com 18 anos (e pela mão do Artur Jorge), foi submetido a um trabalho exagerado no ginásio, que originou que alguns anos mais tarde (cerca dos 28 anos) começasse a lesionar-se quase permanentemente, o que provocou o seu abandono no futebol de forma prematura.

      roque

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:00 pm

      Moutinho tem 27.. estreou-se com 18…

      Mariamia

    • Kafka
      Posted Dezembro 13, 2013 at 12:34 pm

      Concordo com o Euclides, um jogador de futebol quando é bom, tem de começar logo a ser aposta como titular nos seniores aos 16/17 anos, e basta ver que a grande maioria dos grandes jogadores foi com essa idade que se estreou…no caso do Bernardo Silva, já devia estar na 3ª época como sénior na equipa principal do Benfica, e no entanto ainda nem na primeira época está, pelo que a tendencia será como o Euclides disse e muito bem, para a estagnação, infelizmente em Portugal salvo raras excepções ninguém põe jogadores de 16 ou 17 anos a jogar o que me faz imensa confusão,mas pronto, enfim

    • Anónimo
      Posted Dezembro 13, 2013 at 5:24 pm

      Euclides, desculpa la mas isso que escreveste é uma grande falácia. As pessoas evoluem fisicamente e muito a partir dos 20 ate chegarem ao apogeu fisico aos 29 anos. Não é dificil compreender que se ganha massa muscular e capacidade toraxica com o treino. E pode ser genetico e nao ter nada a haver com incompetencia. Cresce mais tarde, qual é o poblema? há muitos! e essa de ser bom aos 17 e aos 19 é outra. Vê-se logo que não pescas muito disto, sem ofensa. So tacticamente vao andar ate aos 28 a aprender.
      Ripas

    • João Silva
      Posted Dezembro 13, 2013 at 8:58 pm

      O Bernado há 3 anos nem titular nos juvenis era, no entanto já devia estar nos séniores desde essa altura, é só génios por aqui.

  • fabio jesus
    Posted Dezembro 12, 2013 at 6:51 pm

    O Iuri Medeiros é tão bom quanto o Bernardo Silva.

    • João Sousa
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:05 pm

      Deves estar bêbedo só pode.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:30 pm

      Incrível tal comparação num dia depois de ver os dois jogar um derbi e ver qual desequilibrou mais a balança.
      Ambos são dois grandes talentos mas temos de ser justos e admitir que o Bernardo é um elemento como a algum tempo não desponta no futebol português.

      Saudações Portistas
      Afonso

    • fabio jesus
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:31 pm

      O que é que o Bernardo Silva mostrou a mais que o Iuri Medeiros?

    • Jamaican
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:33 pm

      Cuidado, não diga isso que vêm aí já os mosqueteiros da formação do Benfica cair-lhe em cima.
      É que o Iuri não tem direito a capas de jornais e também não tem semana sim, semana sim, textos a promovê-lo à descarada.
      Mas joga que se farta.

    • Kev
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:44 pm

      João Sousa, ja viste o Iuri a jogar? Já viste os GOLÕES que ele tem marcado?
      Pois.

    • Kev
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:44 pm

      Apoiado, Fábio!
      São duas posições diferentes, também.
      Vamos ter uma bela selecção se ambos se afirmarem.

    • José Santos
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:56 pm

      Cheio de conteúdo o seu comentário João Sousa, nem sei como o VM deixa passar este tipo de comentários que nada acrescentam a uma discussão de ideias. Adiante. Parece-me que o Bernardo Silva é um diamante puro que precisa de ser bem trabalhado para que a sua transição para os séniores seja a melhor pois talento não lhe falta e a selecção portuguesa bem precisa de um jogador como ele. Em relação à sua comparação fabio jesus, também concordo que o Iuri Medeiros não é inferior ao Bernardo em termos de potencial, se bem que o jogador do Benfica já demonstra uma maturidade de jogo superior ao Iuri além de jogador com os dois pés. Desejo a maior sorte aos dois jogadores para que confirmem tudo aquilo que prometem.

      SL

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2013 at 7:58 pm

      Mais técnica, mais capacidade competitiva, mais dinâmica e acima de tudo que é um aspecto que nesta idade marca uma grande diferença entre eles mais maturidade e cabeça. Acho que Iuri Medeiros é um belíssimo jogador no entanto acho que Bernardo Silva encontra-se num patamar acima

      Saudações Portistas
      Afonso

    • gonzab
      Posted Dezembro 12, 2013 at 8:07 pm

      Sei de duas coisas que neste momento colocam Bernardo Silva acima do Iuri Medeiros, já que o fabio perguntou o que tinha feito a mais. Já foi considerado o melhor jogador do mês da segunda Liga e é convocado regularmente para os sub-21 (um escalão acima do Iuri). Se me conseguir apresentar factos que contra balancem estes, então podemos admitir que o Iuri é melhor, mas de resto será uma discussão inútil. O meu desejo é que ambos sejam os melhores do mundo, tanto quanto possível, mas afirmações deste género sem fundamento, são ridículas.

    • fabio jesus
      Posted Dezembro 12, 2013 at 8:31 pm

      Eu disse que era melhor?O que eu disse é que era tão bom quanto o Bernardo Silva.Esses prémios não valem rigorosamente nada e têm pouca credibilidade.Tente acompanhar os jogos do Sporting B e veja os Golos que ele tem marcado.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2013 at 8:45 pm

      Pouca credibilidade porque não é um jogador do seu clube a ganha-lo. Incrível a falta de coerência.

      Ronny10

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2013 at 9:34 pm

      Podemos todos concordar que ontem Bernardo foi superior ao Iuri. Se é tao bom ou melhor nao sei pq nao costumo ver os jogos do Sporting B! Rui Matos

    • JN
      Posted Dezembro 13, 2013 at 5:09 pm

      Estás louco fabio jesus.

      Então onde é que o Iuri tem uma imagem animada de uma recepção de bola que vi o Yannick Djaló fazer uma igualzinha em directo na RTP?

      Não tem…

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 10:03 pm

    Como já disse ontem o Iuri tem por trás a força do DNA de formação do Sporting que é uma forte marca diferenciadora em Portugal. Atenção não é o único clube que forma em Portugal e formar significa apenas e só po-los a jogar na equipa A, potenciando a carreira do jogador a nível de clubes e na seleção se tiverem valor para tal. Guimarães e Maritimo são dois bons exemplos. O facto de jogar no Benfica é um forte elemento dissuasor para a possibilidade de Bernardo ter uma carreira como o seu talento possibilitaria. A possibilidade de ter mais talento que Iuri não é muito relevante. Não deve ser chocante dizer que o crescimento da "formação" do Benfica é perniciosa para o futebol português pelo facto de estatisticamente os jogadores falharem o salto. Na história houve várias indústrias que foram abandonadas pela quantidade de desperdício que resultava da sua ação. A "formação" do Benfica nunca se poderá coadonar com a contratação em massa todas as épocas. Bernardo tentará contrariar o forte vento adverso no Benfica, Iuri tentará aproveitar o vento facilitador no Sporting esperando que o seu mau génio ao contrário da boa cabeça de Bernardo, não o prejudique.
    Artur Trindade

  • Santos
    Posted Dezembro 12, 2013 at 10:19 pm

    É um prodígio e espero que consiga vingar ao mais alto nível.
    O Benfica está a aproveitar "bem" a sua formação, apostou forte de à largos anos para cá neste capitulo e começam a nascer alguns de entre tantos.

    A verdade, e sei porque já me passou pelos olhos, é que o Benfica consegue mais influencia sobre os clubes "pequenos", conseguindo resgatar e pôr a treinar para observação mais jogadores que o Sporting, muitas vezes até os pais dos miúdos sendo Sportinguistas. Poder monetário? Pois, talvez, para alguns clubes este tipo de parcerias é um balão de oxigénio para a manutenção do clube em camadas jovens, muitas vezes até transporte, equipamentos e material de treino é pago.
    Se é desculpa para alguma coisa? Não, óbvio que não, e há sempre quem fuja à regra no que toca a isso, alguns preferem ir treinar a Alcochete que ao Seixal, muito pela fama que o Sporting tem ganho pela sua formação, todos aspiram a serem os próximos "Ronaldos made in Alcochete".

    Que venham mais vinte do Benfica, a selecção precisa!

  • Rabensandratana
    Posted Dezembro 12, 2013 at 10:47 pm

    O SLB a guardar e a precaver-se de um futuro ataque de algum clube.
    Bernardo Silva tem todas as condições de ser o futuro 10 da selecção A, apenas tem de melhorar a sua intensidade, já que tem grandes características em que se diferencia dos de mais jogadores, duvido é que o Jorge Jesus lhe dê oportunidades e é aí que talvez possa ser prejudicado o jovem prodígio português.

  • Pedro Martins
    Posted Dezembro 12, 2013 at 10:54 pm

    Vim aqui a secção dos comentarios para ver o que diziam os leitores do VM sobre o Rochinha, mas infelizmente o que vejo é uma enorme discussão sobre qual formação é melhor e qual utiliza mais jogadores e bla blá.
    É chato porque podiam estar a falar das qualidades e defeitos dos jogadores e 90% está a discutir clubitiquices !
    Se alguem me quiser falar um pouco do Rochinha,eu agradecia obrigado !

Deixa um comentário