Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bernardo Silva só valia 6,5 ME, mas o Mónaco pagou 15; Antunes também foi contratado acima do valor de mercado

Concorda com a análise? Esta questão do valor de mercado é sempre subjectiva. Alguns jogadores, pelo que apresentam nesse ano, histórico, serem internacionais, idade, dá para ter uma percepção de quanto valem. Outros, pelo critério da futurologia, são uma incógnita. E depois há o caso dos britânicos que por norma tem sempre uma valorização extra.
Os portugueses Bernardo Silva e Antunes foram contratados por montantes acima do valor de mercado por Mónaco e Dínamo Kiev, respetivamente, conclui o Observatório do Futebol.
Na lista de 50 transferências nas cinco principais Ligas europeias de futebol, analisada pelo gabinete suíço, os 15,7 milhões de euros (ME) pagos pelos monegascos ao Benfica por Bernardo Silva, de 20 anos, surgem substancialmente inflacionados face ao valor de mercado do médio, estimado em 6,5 ME. Esta foi a transferência com maior clivagem entre os valores pagos e a avaliação do Observatório do Futebol, seguindo-se os casos de Gabriel Paulista, avaliado em seis ME e que custou 15 ME ao Arsenal, e de Wilfried Bony, avaliando em 25,7 ME e contratado pelo Manchester City por 32 ME. No nono lugar desta hierarquia surge a transferência do lateral esquerdo Antunes, cujo valor estimado é de 3,9 ME, abaixo dos seis ME que custou aos ucranianos do Dínamo Kiev. No extremo oposto, destaca-se o espanhol Fernando Torres, contratado pelo Atlético Madrid por três ME, quando valeria 6,2. Entre os jogadores contratados com um ‘desconto’ superior a um milhão de euros constam Mapou Yanga-Mbiwa, pela Roma, Gabriel Paletta e Luca Antonelli, pelo AC Milan, Daniele Gastaldello, pelo Bolonha, Alfred Duncan, pela Sampdoria, e Manolo Gabbiadini, pelo Nápoles. Fonte: Agência Lusa

0 Comentários

  • Sombras
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 2:27 pm

    Os jogadores valem o que os clubes que os contratam pagam por eles e o que os clubes que os vendem aceitam receber. Se são 100 milhões ou um saco de bolas, são as leis do mercado a funcionar. Ponto final.

    • stanpanan
      Posted Fevereiro 9, 2015 at 3:27 pm

      Nem mais! Um jogador vale o que o outro paga por ele..

    • Alexandre
      Posted Fevereiro 9, 2015 at 9:25 pm

      Há outra coisa chamada manipulação do mercado. Esta ideia que o mercado é puro e justo e tem que determinar tudo e que tal lhe confere legitimidade tem sido altamente prejudicial para os países. Ponto final.

  • Mário Rebelo
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 2:33 pm

    Jack Cork a valer o mesmo que o Roque Santa Cruz é a piada do dia.

    De referir que mais uma vez o Milan fez um negócio financeiramente genial.

    • Karabatic13
      Posted Fevereiro 9, 2015 at 3:52 pm

      Desde os negócios Ibra e Kaka que o Milan sabe aproveitar-se dos flops das outras equipas. Braida e Galliani são 2 ratos desde os anos 80. Só resta o 2º.

  • Manuel
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 2:36 pm

    Os valores de mercado que existem escritos por teóricos que provavelmente nunca na vida fizeram um negócio, serão apenas jornalistas, valem zero porque o valor de mercado de um bem ou mercadoria é sempre determinado pelo valor que o comprador está preparado para pagar. Se pagaram 15,75M pelo Bernardo esse foi o valor de mercado do jogador na altura do negócio.

    O valor de mercado de um bem tem sempre várias componentes, o valor atual mais o valor futuro que o comprador espera lucrar com ele. Este valor futuro até pode não ser expresso apenas em números mas pode ter uma componente simbólica ou sentimental.
    Eu pessoalmente não dava isso pelo jogador mas por outro lado também não tenho esse dinheiro para pagar por ele por isso a minha opinião não vale nada!

    • JSC
      Posted Fevereiro 9, 2015 at 3:08 pm

      Não é bem assim, quer apenas dizer que vale esse valor em termos contabilísticos e para quem pagou, mas isso não quer dizer que valha isso. Por exemplo, se eu comprar uma maça por 100€, ela vale isso para o resto do mundo? Não, e ficam a pensar que sou estúpido. pode ser apenas mais uma medida para aumentar os activos de forma a equilibrar o passivo por exemplo.

    • Carlos Freitas
      Posted Fevereiro 9, 2015 at 4:24 pm

      O verdadeiro problema não são os valores que vêm a público mas trata-se de mais uma "Robertada".

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 9, 2015 at 5:43 pm

      Carlos Freitas. Já ouço essas das robertadas quase sempre que o Benfica fecha um negócio por valores altos. Pode ser um valor irreal para a actualidade do jogador e provavelmente ha muito cordelinho do Mendes. No entanto, desde que começou a haver grandes vendas no Benfica ainda não vi nada semelhante ao do Roberto. Podem ser pouco credíveis mas no entanto tem vindo a ser realizados.

    • Manuel
      Posted Fevereiro 9, 2015 at 7:46 pm

      JSC, é a primeira vez que leio algo parecido, mas tu deves ter estudado economia e gestão em alguma universidade que eu não conheço. Já agora podias colocar aí o nome da instituição pode ser que hajam pessoas aqui interessadas em matricular-se.

      Com que então a saída de caixa (crédito) de 100€ e entrada de 100€ em bens de consumo (activo) equilibra o passivo. Sim senhor, muito me contas, estamos sempre a aprender.

      Se ainda me falasses em lavagem de dinheiro… Mas para isso não é necessário comprar nada.

    • Carlos Freitas
      Posted Fevereiro 9, 2015 at 7:49 pm

      Vermelho, e o Garay?

    • Rui Barbosa
      Posted Fevereiro 9, 2015 at 8:38 pm

      Hoje o papel já não interessava, incrível ainda à pouco tempo para justificar um dos negócios mais ruinosos do clube veio com uma desculpa que o jogador estava avaliado nos ativos 0.

  • ADCD
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 2:40 pm

    Números são números, estatística é estatística……. A verdade é só uma, o Bernardo está a adaptar-se bem ao jogo do mónaco, tem apenas 20 anos logo uma margem de progressão enorme… Sim, foi sem dúvida um preço elevado para um atleta que no Benfica pouco jogou, mas a manter a evolução natural vai trazer bem mais beneficios ao mónaco… Tal como iria trazer ao SLB se apostasse nele…

  • André P. Santos
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 2:42 pm

    Principio basico de economia, o valor de um bem (ou jogador de futebol) e o valor que alguem esta disposto a pagar por ele, quem vende pelo preco de custo ou de mercado pode estar a deitar dinheiro fora, o Benfica e o Porto tem sido excelentes nesse capitulo, o meu Sporting ainda tem que la chegar, mas as condicaoes financeiras atuais sao as que se sabem e nao nos podemos fazer de rogados a dinheiro a entrar.

    Agora neste caso em particular, se o valor acrescido tem algo de suspeito por tras ou nao sao outras conversas.

    Cumprimentos

  • JSC
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 2:43 pm

    Neste momento no futebol não se sabe verdadeiramente quanto se paga, interessa-me 0 o que vem nos comunicados da CMVM, pois não dizem a forma de pagamento (hoje em dia a maior parte das transferências é por prestações), não falam sobre comissões nem os impostos pagos sobre esse montante, a CMVM recebe esses comunicados, mas não tem capacidade de investigar. Depois descobre-se uma suposta divida, mas que nunca veio nos relatórios de contas (caso Roberto, nunca foi aberta sequer uma investigação por mentir durante dois anos nos relatórios de contas isto numa outra empresa levaria a multas pesadas).

    O valor de um jogador pode ser anunciado esses valores, pois contabilisticamente eles passam a valer isso incrementando os activos, importante para clubes altamente endividados.

    Como não mando em nenhum clube, não tenho qualquer influência, mas se alguém me pedisse 20M + Nani pelo Rojo, mandava-os à fava, assim como outros exemplos em todos os campeonatos.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 9, 2015 at 4:19 pm

      Subscrevo inteiramente o teu comentário…na mouche

    • Manuel
      Posted Fevereiro 9, 2015 at 7:52 pm

      JSC, não mandas em nenhum clube e ainda bem pois a ajuizar pelos teus comentários com nível de conhecimentos que mostras possuir seria um desastre.
      Naturalmente com o nível elevado de conhecimentos que tens tudo o que seja R&C e comunicados à CMVM valem zero!

      Já agora aproveito a ocasião para te pedir para que nos expliques a nós pobres ignorantes quais foram as mentiras do negócio Roberto na tua versão muito particular.

  • LM
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 2:47 pm

    Mas isso é normal, nenhum jogador é vendido abaixo do preço de mercado, uma coisa é o valor que é atribuído na generalidade pelo "mercado" (que é algo que não existe…) outra coisa é o que os clubes estão dispostos aceitar pela cedência do jogador a titulo definitivo…

    Se o Benfica pediu X e o Monaco aceitou pagar, ninguém deve questionar… pois o valor de mercado é algo subjectivo.

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 2:50 pm

    O VM já aqui escreveu sobre o tema (penso que num Visao do Leitor, não me lembro quem ao certo, mas parecia um tipo conhecedor e muito sagaz), e isto resume-se a um ponto: o valor de um jogador é o que derem por ele.
    O caso inglês é particular, pois os clubes inflaccionam as transferências internas de modo a fazerem rodar o dinheiro no mercado inglês (capitalismo 1.0).
    Claro que depois há o factor intermediação, que acaba por inflaccionar os valores; caso as negociações fossem apenas entre clubes, decerto que os preços baixavam, mas a partir do momento em que há terceiros implicados, e que querem o seu quinhão, é natural que haja mais dinheiro a sair de quem compra (embora chegue menos a quem vende)

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 9, 2015 at 3:02 pm

      Com o fim dos Fundos, o preço dos passes seguindo a lógica de mercado vão baixar e muito, porque a procura vai diminuir, logo o preço tem de baixar para aumentar essa procura… e haverá menos "comissões para distribuir"…

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 9, 2015 at 3:10 pm

      Quanto à questão da velha máxima "o valor do jogador é que derem por ele" não deixa de ser uma "La Palissada" por assim dizer, não deixa de ser verdadeiro e factual, mas claramente há casos de jogadores vendidos muito acima do seu valor real, principalmente quando o PSG e o City (que chafurdam em Petróleo por todos os lados) entram ao barulho…ou mesmo o Real

      Digamos que se eu tiver algo para vender, e o City ou o PSG ou o Real Madrid vierem ter comigo para comprar, eu subo logo a parado e peço mais dinheiro que o valor real, porque sei que eles vão dar sem problemas aquilo que eu lhes pedir…ou seja há digamos que um aproveitamento de quem vende para tentar ganhar mais uns trocos…

      Imaginemos um exemplo concreto…um jogador que valha 20 milhões…se for la o Benfica ou Porto pede-se 25 para inicio de conversa…mas se for lá o PSG já se pede 40 milhões, e o PSG como não se esta para chatear dá os 40 milhões e pronto…o jogador passa a valer 40 milhões por isso?

      Se eu te vender um velhinho Siemens C45 por 500 eur, ele passa a valer isso? ou apenas tu foste enganado no negócio?

    • Antonio Macedo
      Posted Fevereiro 9, 2015 at 5:40 pm

      Kafka, não há dois jogadores iguais, logo cada jogador tem o seu valor e a máxima que o seu valor é o que pagarem por ele é verdade.

      O mesmo se aplica ao valor de um serviço.. Imagina o seguinte: eu quero uma massagem, no mercado se calhar encontro a 20 EUR e a 100 EUR, se pagar 100 EUR fui necessariamente enganado ou tive um serviço excepcionalmente bom?

      Já no teu exemplo de um telemóvel, é um produto que tem milhares de réplicas e o seu valor não é tão variável e por isso se o comprares por 500 ele não passa a valer isso e sim foste enganado.

    • Sombras
      Posted Fevereiro 9, 2015 at 7:41 pm

      isso não é assim tão linear Kafka, porque por exemplo, tu podes querer 500€ pelo teu Siemens, mas 500 outros vendedores podem querer só 100. Um jogador de futebol é único, no verdadeiro sentido da palavra, e bottom line, é mesmo factual que um jogador vale aquilo que pagarem por ele. Vamos dar o exemplo William Carvalho (como podíamos dar o exemplo Gaitán ou Danilo, irrelevante) eu digo que vale 10 milhões, tu dizes que vale 20 milhões, o presidente do Sporting diz que vale 45 milhões. Mas se ele aceitar uma proposta de 30 milhões + um croissant e um leite com chocolate, não passa a ser esse o valor dele? Se é inflaccionado, deflaccionado ou justo nunca o saberemos, mas na verdade foi o que foi pago por ele, é o valor dele.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 3:10 pm

    Contratado acima do valor de mercado foi o Maurício pela Lazio, que não vale nada e ainda pagaram por ele.

    Rui Brito

  • Samuel
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 3:11 pm

    Valor de mercado de um jogador:

    – Valor real do jogador ( Valor atual com potencial futuro – se for jovem esse valor do jogador pode aumentar – se for um jogador feito 26 – 27 anos apenas valerá o que vale e não irá ter acrescimo de margem de progressão )

    – Valor que o clube comprador está disposto a dar ( aqui surge a vontade de adquirir a todo o custo ou adquirir apenas se for um bom negócio )

    Valor exigido clube vendedor ( Se for jovem promessa terá que sair por valor elevados e terão que fazer um grande encaixe para deixar fugir, se for um excedentário até poderão deixar sair abaixo do valor de mercado, se for peça-chave do onze terão que pagar além do valor de mercado as perdas a nível competitivo por ficar sem um elemento importante )

    Tudo depende do contexto da venda e das vontades – estas análises são sempre subjetivas porque são olham ao rendimento do jogador e esquecem-se que os negócios têm mais variáveis. Os agentes fazem muito jogo tambem não esquecer este ponto. Esta análise para mim é de alguem que joga FM em que vê o jogador vale quanto? então compro por isso, é só carregar naquele botão "comprar"…. não há intermediários….

  • João
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 3:14 pm

    O jogador vale dependendo de quanto o clube que o contrata percisa dele, por exemplo o mesmo extremo vale mais para o clube que tem maus extremos, é muito relativo

  • José Miguel Mota Pinho
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 3:41 pm

    Até gostava de ver a análise à transferência do Mauricio.
    Pinho

  • Hugo Valente
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 4:20 pm

    Eu estou de acordo com todas as duvidas que se prendem com o valor do jogador…

    Penso que é um negocio extremamente duvidoso… por varios motivos:
    O jogador nao valia isso
    Nunca ficou claro se havia clausula, se nao havia, quais os termos, etc..
    Foi uma compra "limpa"… nao houve negociaçao, luta, jogador a fazer pressao, nada… um dia simplesmente a compra fez-se… e isso nao é normal.. o normal são as novelas, o regateio, etc..
    Foi uma compra num momento muito estranho. Se havia uma clausula, entao acabava em dezembro?? Empresta-se um jogador por um ano com uma clausula a dezembro? o normal é uma clausula de opçao no fim do emprestimo…sendo assim, porque o monaco é amigo e fecha o negocio em dezembro? porque nao deixar o jogador evoluir para confirmar as credenciais? nao faz sentido…
    Como muita gente diz…"estava vendido logo no inicio do emprestimo"… isso ainda faria menos sentido. No inicio do emprestimo nao faz sentido nenhum o jogador valer 15M€…

    enfim… negociatas

    • Alexis
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 8:42 am

      A clausula é activada quando o Monaco quiser com data limite a 31 de Maio.. é assim tão dificil?

    • Hugo Valente
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 1:45 pm

      entao que acto de ma gestao ou de bondade para com o benfica faz com que um clube que pode esperar ate 31 de maio o faça 6 meses antes??
      Imagina que o Bernardo afinal nao rende no resto da temporada o que rendia antes?
      imagina que o Bernardo tem uma lesao grave (bate na madeira…)
      Imagina que o Bernardo tem uma atitude negativa (mete-se a pancadaria com um colega de equipa…é apanhado com uma prostituta…. com drogas…etc..)

      nao ha nenhuma justificaçao para o clube exercer uma clausula antes do tempo..é algo nunca antes visto…

  • Nelson Mohr
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 4:31 pm

    Os négocios do Chantome e Paletta foram espectaculares. Muito bem o Bordeaux e o Milan respectivamente.

    De salientar que o Milan se mexeu bem neste mercado, continua é com um treinador pouco capaz ao leme…

  • asasas
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 11:34 pm

    O mangala para mim é pior que todos superando mesmo o negocio de roberto. Quando que o mangala pode ser considerado o defesa mais caro da historia. Nem na selecao do seu pais tem lugar garantido

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 11:55 pm

    Não gosto de "economistas" a falar de futebol. Empresários e fundos são lixo. Todos, sem excepção, mesmo os bons e honestos. Estragam o futebol, que é tão mais bonito quanto mais puro. O jogador actual é infantilizado, muito se fala da professionalização do futebol de hoje VS o futebol de há umas décadas atrás, mas se há coisas que inegavelmente são uma vitória, outras só tornaram os jogadores mais robóticos e limitados, tanto na "cabeça", como no campo.

    O protótipo do jogador de hoje é: profissional que só se concentrar em "jogar futebol", deixa o empresário mete-lo onde quer e a ganhar o que ELE acha justo; dá entrevistas baseadas no que o clube ou o empresário querem transmitir; gosta de dar uns toques na bola e até tem jeito mas para singrar obdece aos movimentos que o treinador lhe coloca na cabeça durante a semana sem os tentar perceber, apenas com o intuito de ter mais uns minutos e ganhar mais uns trocos.

    Bhlack ..

    Pedro, o Polvo

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 9:57 am

      Talvez dos melhores comentários que já alguma vez li aqui no blogue, simplesmente na mouche…subscrevo a 110% o teu comentário, não diria melhor naquilo que o Futebol se está a tornar…

      Isto é daqueles comentários que devia dar direito a post…PERFEITO

  • antonio pereira
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 10:31 am

    Existe o Valor de Mercado, Valor de Venda e Valor de Precisão. O Valor de Precisão representa o montante que o vendedor necessita para resolver um qq problema na sua vida ou seja o que dava jeito receber.
    No futebol Português este é o valor que na maior parte das vezes é comunicado ou porque dá jeito para mostrar os grandes negociadores que são, para manter os adeptos contentes, para camuflar a contabilidade, para uma lavagem ou para dar origem a comissões mais chorudas.

Deixa um comentário