Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bola de Ouro 2013: FIFA recorda no perfil de Ronaldo que Messi marcou mais golos

Estranho, ou talvez não, já que em 2013 Ronaldo já apontou 62 golos (e promete não ficar por aqui) contra os 45 de Messi.
A FIFA divulgou o perfil dos 23 candidatos à Bola de Ouro 2013. Curiosamente, o único elemento que tem uma referência negativa na sua nota é Cristiano Ronaldo. Entre elogios à época dos 23 escolhidos, referências ao passado, e até alguma futurologia (a FIFA não tem dúvidas que Messi vai ser o melhor marcador de sempre da La Liga e da Liga dos Campeões), a FIFA decidiu referir que Ronaldo em 2012-13 marcou muitos golos, mas na liga espanhola marcou menos 11 que Messi. Num descrição algo simples, o máximo que a FIFA conseguiu acrescentar foi que CR7 é um símbolo dos merengues e até pode acabar a carreira no Real. Mas a Bola de Ouro é sobre o ano de 2013? Ou sobre a época 2012-13 mais o meio ano final de 2013 (afinal um ano equivale a um ano e meio para a FIFA)? Não seria mais interessante destacar que Ronaldo foi o melhor marcador da Liga dos Campeões (talvez a maior competição do Mundo) e este ano é o melhor marcador da LC, da La Liga e já leva 62 golos (de longe o melhor marcador a nível Mundial)? 

79 Comentários

  • slb1994
    Posted Novembro 14, 2013 at 8:05 pm

    Boa tarde a todos.

    Já manifestei a minha opinião sobre o circo, desculpem, gala da FIFA e os seus respectivos prémios de """mérito""" desportivo.
    Mas este ano vou acompanhar a gala , para ver até que ponto o ridiculo irá imperar sobre claras evidências: Cristiano Ronaldo está a ser, sem dúvida alguma o melhor jogador de 2013

    Olhando para aqueles que serão os principais rivais ( Ribery e Messi):

    Ribery- É um grande jogador? Sem duvida, aliás é melhor jogador francês da atualidade, e foi o melhor jogador do Bayer este ano . Foi o melhor do mundo este ano? Claro que não. Foi uma peça importantíssima, mas longe de ser tão influente como Ronaldo a nivel de jogo e de golos.

    Messi: É um grande jogador? Não, é um jogador formidável, um autêntico monstro do futebol. Dos melhores jogadores de sempre. Foi o melhor do mundo este ano? Claro que não. Esteve fora vários jogos e não jogará mais este ano, já para não falar que esteve em alguns jogos … de corpo presente (meias finas da LC , 1ª mão por exemplo).Estando numa equipa mais forte que o Real, foi menos decisivo em tudo, mesmo contando com Iniesta, Xavi etc. (Um Christian Irobiso com "serventes"como estes era homem para marcar 20 golos numa época)

  • Diogo
    Posted Novembro 14, 2013 at 7:30 pm

    É sempre a mesma coisa, a FIFA é uma palhaçada mas nós sabemos bem quem é o melhor do mundo.. Cristiano Ronaldo

  • Santos
    Posted Novembro 14, 2013 at 7:17 pm

    Siga… Mais uma dúzia de jogos a marcar na média dos 2 golos.
    Espero que continuem a provocar o "animal", porque é disso que ele vive para se motivar…

  • Rodrigo
    Posted Novembro 14, 2013 at 6:36 pm

    Pelos vistos a campanha em favor do Messi continua e mesmo tendo feito uma epoca abaixo do normal e provavel que acrescente mais uma Bola de Ouro ao seu palmares. Por outro lado, podera deixar-se de parte a hipotese do Ribery (aquele que conseguiu aliar titulos a uma grande prestaçao individual em 2013) vencer, assim como do Cristiano Ronaldo que continua a ser perseguido pela FIFA e sempre alvo de comparaçao com o Messi (mas com referencias apenas aos pontos negativos, ja que nao dizem que em 2013 tem mais golos que o argentino).

  • PR
    Posted Novembro 14, 2013 at 5:11 pm

    O Ronaldo é um parvalhão. Porquê valorizar tanto um prémio que é resultado da votação de meia-dúzia de pessoas que, numa grande proporção, escolhem certamente com motivações diversas da mera apreciação qualitativa dos jogadores? Ronaldo deveria desprezar este prémio e nem sequer aparecer a qualquer cerimónia de entrega. A grandeza dos jogadores não é servida por prémios individuais. É do reconhecimento e da memória dos adeptos que ela se alimenta. E, portanto, Ronaldo só tem de se concentrar em fazer o que melhor sabe, jogar a bola e ajudar as suas equipas (selecção incluída) a conquistar títulos. Tudo o resto é irrelevante…

  • Captain Tsubasa
    Posted Novembro 14, 2013 at 4:26 pm

    Estive a ler com atenção a foto posta pelo Visão de mercado, e reparei num pormenor, ou seja, todos neste blogue criticam o destaque dado ao Messi no perfil do Cristiano Ronaldo, mas em contrapartida ninguém critica o destaque dado ao Cristiano ROnaldo no perfil do LEwandovski…é um facto que não deixa de ser engraçado

    • Paconassa
      Posted Novembro 14, 2013 at 11:26 pm

      Tsubasa, o problema, a meu ver, nem está na referência ao Messi, até porque o CR7 é referenciado no perfil do Lewandoski igualmente. A questão é que a FIFA está a comparar os golos marcados pelo CR e pelo Messi correspondentes à época 2012/2013. Ou seja, aquela comparação que a fifa establece (dos 34 vs 45 golos) tem imensos golos que se referem ao ano de 2012 que não entra para a votação da bola de ouro 2013. Está a compreender? Se nos remetermos só ao ano de 2013, e não à época de 2012/2013, então CR7 foi o melhor marcador, não só da Liga como da Liga dos Campeões

    • Jonas
      Posted Novembro 14, 2013 at 8:17 pm

      Esta última frase dos fans do Messi não se dirigia a si, não o quero julgar nesse aspecto, porque li os seus outros comentários.

      Não que ache que as críticas feitas pelo VM são inteiramente justas, mas na minha opinião, Ronaldo parece menos empolgado e elogiado que os outros. Mesmo com Lewandowski, que apesar de estar comparado pela negativa ao primeiro, é-lhe referido o facto de ter batido um recorde ao marcar 4 golos num jogo da semi-final da Champions.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 14, 2013 at 7:48 pm

      Jonas, não deves ter lido todos os meus comments, pois se lesses percebias que eu nesta história só acho uma coisa, esta guerra é estéril, é estão discutir o sexo dos anjos nada mais…pois tal como eu já disse por mais do que uma vez aqui, os jogadores definem-se por patamares, e o ROnaldo e Messi estão no mesmo patamar, logo se depois um é 0.1% melhor que o outro é uma discussão inócua…e é ridiculo que para se gostar de um tenha de se odiar o outro, eu cá adoro os 2, porque adoro futebol e como tal adoro poder estar a assistir a história em directo que é poder ver todas as semanas 2 dos 10 melhores jogadores da história…quero lá saber de bolas de ouro da fifa sem credibilidade nenhuma…

    • Jonas
      Posted Novembro 14, 2013 at 6:06 pm

      Como o destaque dado à vitória do Dortmund e ao poker do Lewandowski contra o Real Madrid, no seguimento da frase que tão atentamente leu…

      A meu ver, gostos não se discutem, se acha que o Messi esteve (ou é) melhor que Ronaldo é a sua opinião. Honestamente, para mim, estão os dois no mesmo patamar. Mas também acho engraçado quando os fans do Messi vêm criticar o Ronaldo num post que servia para criticar a FIFA.

  • Emigra
    Posted Novembro 14, 2013 at 3:53 pm

    é ridiculo!!!
    estou farto da fifa, farto
    o que podemos fazer contra estes senhores!?

  • ACarmo
    Posted Novembro 14, 2013 at 3:46 pm

    Tanta discusão esquecem-se todos de uma coisa, quem decide quem vai ganhar vao ser os capitaes e selecionadores de cada selecçao por isso o critério depende de muitas pessoas… claro que se essas pessoas podem ser influenciadas por outros intervenientes, isso nao é discutivel é uma realidade…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 14, 2013 at 6:51 pm

      assim como ronaldo nao foi a votaçao para poder ficar em 1º.

      «Eu juro que votei em Mario Balotelli, mas a FIFA deu o meu voto para Messi», disse Tomas Rosicky, supostamente a um repórter da Al Jaazera, citado pelo portal mexicano conexiontotal.

      tens aqui uma dessas noticias. disse… supostamente. que fonte incrivel.

      os votos sao publicos, e ridiculo essas suposuçoes. um ou outro trocado e os outros votos? ele ganhou com 41.60% quase mais 20% que o ronaldo. nao digam disparates

    • Emigra
      Posted Novembro 14, 2013 at 3:54 pm

      o ano passado houve alguns seleccionadores a dizerem que tinham votado no Ronaldo mas que a fifa tinha contabilizado no messi…

  • Pedro Fakir
    Posted Novembro 14, 2013 at 3:27 pm

    Os critérios utilizados são os piores para definir o melhor jogador, para mim. Este prémio faz cada vez mais uma pessoa deixar de gostar de futebol porque a única coisa que interessa são as estatísticas(neste caso os golos) e com isso perde-se a magia do futebol.
    Acho que Messi este ano não devia ter hipoteses de ganhar e acho que o justo vencedor seria Ribery, mas muito dificilmente vai acontecer e tendo que ser um ou outro, Ronaldo e Messi, acho que o Ronaldo já leva algum avanço sobre Messi e ainda por cima este está lesionado até Janeiro se não me engano.

  • Sideshow Bob
    Posted Novembro 14, 2013 at 3:24 pm

    Esta discussão sobre quem merece mais, quais os critérios, quem foi mais isto e aquilo, torna se saturante.
    Nós (e quando digo nós digo a maioria dos portugueses) preferimos o Ronaldo, os centro-europeus provavelmente preferem o Ribery, no Pacifico o Messi, e quem sabe no Cazaquistão o ídolo até pode ser o Zlatan, e daí??
    O que é certo é que são jogadores extraordinários e que durante uma determinada altura do ano (civil, época, o que quiserem) foram os melhores!
    Eu não me esqueço do fabuloso mês de Outubro do Zlatan, ou do final de época em grande do Ribery, por exemplo..

    Acho que muita gente leva isto demasiado a sério, em Fevereiro ou Março já andavam a discutir quem merecia este prémio…

    Além de que essa questão do anti patriotismo se não gostarmos/preferirmos/defendermos até a morte o Ronaldo é absolutamente descabida. Não creio que essa visão do "Whoever is not with me is against me" faça sentido neste assunto. Por exemplo eu se fosse capitão de uma selecção e pudesse votar o meu voto ia para o Ibra, foi o jogador que mais me encheu as medidas este ano (civil, época, o que quiserem), não creio que isso faça de mim mais ou menos português do que os outros!

    Um abraço

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 14, 2013 at 5:42 pm

      Sideshow Bob, plenamente de acordo contigo, como já o disse em posts anteriores é saturante esta discussão estéril…é discutir o sexo dos anjos…as pessoas a dada altura esquecem-se de usufruir do futebol destes 2 tremendos jogadores, pois parece que para se gostar de um, tem de se odiar outro…eu cá adoro os 2, são simplesmente fabulosos.

  • Nuno Bento
    Posted Novembro 14, 2013 at 2:48 pm

    Os critérios utilizados para a atribuição do Ballon D'Or são claros e bastante simples: são sempre aqueles que dão o prémio ao Messi.

  • Suspeito do Costume
    Posted Novembro 14, 2013 at 2:06 pm

    A necessidade que a Fifa tem em meter o nome ''Messi'' em todos os textos do melhor do mundo…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 15, 2013 at 10:06 am

      chamar a messi o "argentino das hormonas"… mas voce e fan de futebol ou ve so uns jogos? incrivel como ha insultos para um dos melhores do mundo. se gosta de ronaldo, goste, masnao tente gozar com o messi.veio de um problema complicado e ganhou tudo o que havia para ganhar.

    • Hugo
      Posted Novembro 15, 2013 at 2:19 am

      Observo a enorme preocupação que o mosqueteiro tem em defender a fifa e o argentino das hormonas

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 14, 2013 at 7:56 pm

      tomas eu percebo o seu comentario. mas a fifa tem que ter em consideraçao que esses tais 45 golos na 1º metade sao importantes para a conquista do titulo, portanto nao podem ser deixados de fora

    • Anónimo
      Posted Novembro 14, 2013 at 7:16 pm

      Se são dados relativos à mesma competição e visto que a Bola de Ouro é correspondente ao ano civil porque a FIFA não revela quem tem mais golos neste ano civil? Quem é o melhor marcador da LC e da La Liga? Aliás, o Messi até podia ter marcados os 45 golos na 1ª metade do ano desportivo anterior (eu sei que é impossível, mas é apenas um exemplo) e o Ronaldo os 30 e tal dele em 2013, que é o que realmente conta. Ou seja, o que quero dizer aqui é, não interessa o que ambos fizeram na época desportiva 2012-2013, o que interessa é o que fizeram no ano civil 2013.. E se a FIFA fosse razoável e parcial não comparava aqueles números, pois eles no fim não interessam, só interessam aqueles marcados em 2013. A análise correcta seria a comparação de golos em 2013. E, volto a referir que referir Messi no perfil de Ronaldo a dizer que o argentino superou o português é lamentável, pois isto dá uma imensa projecção mediática ao jogador do Barcelona, mais uma, no confronto destes excelentes jogadores.

      SL

      Tomás

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 14, 2013 at 6:43 pm

      tomas nao diga disparates. sao dados relativos a competiçao onde jogaram. lewandowski foi tao longe como ronaldo em todas as competiçoes, este ate eliminou ronaldo. nao e nada inaceitavel. inaceitavel seria dizer que ronaldo foi o 2º melhor marcador e nao referir quem foi o 1º.

    • Anónimo
      Posted Novembro 14, 2013 at 5:45 pm

      Há uma diferença.. O Lewandowksi não é dos favoritos para ganhar o prémio, logo a inclusão do nome do Ronaldo no texto dele é irrelevante, e não vai dar uma parte mediática tão grande ao Ronaldo como o Messi no texto do nosso capitão. Agora quando se mete o nome do Messi no texto do seu maior rival, a dizer que o argentino superou o português, quando estes os dois concorrem pelo mesmo prémio é ridiculo e inaceitável e não deveria ser muito difícil entender isso. Aliás, a Bola de Ouro corresponde ao ano civil de 2013, onde o Ronaldo supera em tudo o Messi, mas no entanto, o sr. Blatter consegue fazer com que Messi seja mais bem visto que o ''comandante''. É, também, de lamentar que o presidente do R. Madrid foi uma das várias pessoas que estiveram na redação destes perfis e isto aconteça, muito mau mesmo.

      SL

      Tomás

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 14, 2013 at 5:12 pm

      Com certeza será a mesma necessidade que teve de falar do Cristiano Ronaldo no perfil do Lewandovski?

  • MosqueteiroSLB
    Posted Novembro 14, 2013 at 2:02 pm

    estas manias de perseguiçao da fifa ja sao ridiculas. onde e que fala mal do ronaldo? diz que teve menos golos, e um facto. assim como diz em lewa na champions.

    eu gosto do ronaldo mas nao exagerem. dizem que a fifa muda os criterios assim como voces tambem mudam. ronaldo em 2013 ganhou 0. nada.taça do rei? nao.supertaça? nao. este ano esta em 3º. com portugal nem tivemos qualificaçao directa. o que e que ronaldo fez? marcou. ganhou? nao.

    sim, ronaldo tem mais mais golos em 2013, mas o messi esteve lesionado.

    eu ja tinha dito, e fui criticado. nao se pode esquecer a 1º metade da epoca, que ocorreu em 2012. porque e igualmente importante para as conquistas. e obvio que ser o melhor marcador da laliga tem influencia, mesmo que na 2º metade nao tenha marcado tantos como o ronaldo.

    alem disso nem vamos falar de passes para golo.

    dizer que ronaldo merece ganhar quando o ano passado dizem que a fifa foi corrupta em dar este premio a messi e altamente incoerente. visto que messi ganhou e marcou mais. ronaldo nao ganha e merece? o vencedor e ribery. ronaldo merece discutir com messi o 2º lugar. ganhar seria injusto

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 14, 2013 at 10:59 pm

      filipe, quando um deles joga metade do tempo lesionado e fora de forma nao me parece justo. nao sei se lembra do inicio deste ano quando o messi ja estava a ganhar distancia, mas depois veio as lesoes e foi apanhado. essa media deve-se a sua ma forma

      jonas, eu disse isso da incoerencia porque a nacionalidade nao deve ser tida em conta na escolha de um jogador, assim como o clube, assim como as atitudes. deve ser visto pelo que faz em campo.

      quanto ao ribery tem razao, eu queria dizer um alemao do bayern, em 2012, visto que foram as finais todas e tambem as meias no euro.

      como ronaldo a vencer essas competiçoes existiram varios clubes, por isso e que referenciei a liga inglesa e a alema. messi nesse ano ganhou so a taça do rei, e verdade, mas ao menos ganhou uma taça e bateu o recorde de golos. ronaldo este ano nao bateu (ainda) nenhum recorde, e nao ganhou nada. se se considera a segunda metade da epoca de 2012, entao messi nessa 2º metade leva uma grande vantagem, pois ficou em 1º. ou seja em 2 as metades temo 2º lugar e 1º. neste ano temos para ronaldo 2º lugar e por enquanto 3º. os dados sao diferentes. por exemplo no bayern foram a final da champions acabaram em 2º lugar e no ano seguinte na 1º metade estavam em 1º. melhores que o real.

      ja agora se a argentina nao joga messi nao tem culpa.

      quanto a essa primeira frase sim, e um argumento, os factos sao os numeros, eu admiti que prefiro messi. essa e a minha opiniao, pode ter uma diferente.

      eu vou expressar a minha opiniao sobre o facto de ronaldo nao ser o melhor, podera gerar polemica.

      o jogo do ronaldo perdeu a "beleza", ja nao e tao tecnico. neste momento o jogo dele baseia-se a apanhar os adversarios em contra-ataque, por isso e que ele nao deesce, e depois aproveita nao estar la o defesa . o ronaldo quando apanha a bola ou ganha em velocidade ou puxa para o meio e remata. e eficaz, marca golos bonitos, e de vez em quanto sai uma excelente finta, isto tudo juntando a sua grande capacidade de jogar com dois pes e um excelente passe. messi desiquilibra mais com a bola no pe. nao tem medo de partir para cima de 3,4 adversarios, e isso e espectaculo, ronaldo nao o faz, salvo uma vez ou outra.

      ja disse em varios posts e volto a dizer. o jogador neste momento que mais aprecio e sem duvida iniesta. e iniesta nao tem medo para ir cima de adversarios assim como messi, por isso e que ha fotos, onde se ve 7 jogadores para eles. e isso por si desiquilibra. o jogo do ronaldo e mais simples. e confesso que admiro o espetaculo. o di maria a correr para cima da defesa as vvezes ate me impressiona mais que o ronaldo marcar 2 golos num jogo.

      quem nao se lembra de ronaldinho? apesar de ter passado ao lado de uma excelente carreira, ainda teve os seus anos. e para qualquer fan de futebol e obrigatorio ver os seus videos. ele contagiava as pessoas ao jogar, pois era o tal futebol espectaculo.

      ps- apesar de nani ter sido criticado, e eu incluido neste grupo, eu gostava que ronaldo fosse mais destemido como nani. ronaldo tem mais qualidade que este, se tivesse coragem de se meter la para o meio a furar, portugal estaria muito melhor.

    • Filipe
      Posted Novembro 14, 2013 at 10:32 pm

      Entao o messi tem menos golos por ter menos jogos? Então porque a media de golos do messi é de cerca de 0,80 e a do cr7 chega aos 1,40(ou perto disso)? Pois.

    • Jonas
      Posted Novembro 14, 2013 at 9:55 pm

      Organizemo-nos. Sem tirar o devido mérito a Ribery, vou resumir esta questão a Ronaldo vs Messi, que gera sempre mais indefinição.

      Porque acha então que Messi deve ficar à frente de Ronaldo este ano? Porque ganhou títulos e o Barcelona na segunda metade de 2013 mantém-se em primeiro lugar, certo? E Ronaldo não ganhou nenhum título, embora tenha mais golos que Messi. Não discordo das suas razões, são completamente válidas.

      Porém, em 2012, Ronaldo venceu a liga e a supertaça espanhola. Messi venceu a taça. A ver, Ronaldo ganhou mais títulos que Messi, mas Messi foi o melhor marcador do ano civil. Seguindo a lógica, quem arrebatava o prémio seria Ronaldo, ou não?

      Os factos estão lá, depende é da maneira como olha para eles. Em 2012 Ribery nem entra nas contas da Bola de Ouro, tanto que no Euro 2012 a França ficou-se pelos quartos. E Messi não fez nada de importante pela selecção em 2012, ainda mais razão me dá a mim.

      Eu disse que eles estavam no mesmo patamar. Disse-o pelo futebol que vejo regularmente dos dois. Óbvio, pondo-os ao mesmo nível, prefiro que Ronaldo ganhe porque é um jogador português.

      Desculpe-me, mas "eu vejo quem mais futebol jogou, e foi Messi" não é um facto, é um argumento, que por sua vez é parvo. Tal como a sua melhor frase, "gostar mais de ronaldo por ser português e dizer que a fifa é corrupta é incoerente". Isto é um facto?

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 14, 2013 at 9:18 pm

      no meu nick esta slb porque nao tenho vergonha de dizer que sou do slb, esta por estar. nao tem a ver com clubices ou nao.

      a minha defesa do andre almeida disse que merecia ir a seleçao pois era mais experiente e jogou jogos com uma dificuldade maior. no recente jogo com o sporting so me deu mais razao. mas nunca disse que ele era de topo, alias eu nem defendo a sua titularidade. ivan cavaleiro disse que era bom, mas nao para titular. andre gomes eu disse que merecia oportunidades mas nao a titular, ainda nao e melhor que enzo, mas um bom suplente. portanto essa defesa nem deve ser para aqui trazida. nunca disse que ivan era melhor que os extremos de outras equipas.

      o meu argumento da champions foi- o chelsea ganhou a champions mas fez uma ma epoca, e por isso nao teve nenhum jgador eleito.por isso a discussao foi entre ronaldo e messi. ja o bayern ganhou a champions e tudo mais, por isso entra ribery, que merece ganhar.

      eu sugiro que messi foi melhor porque messi ganhou 1 campeonato, e neste esta em 1º. agora dar um titulo a um jogar que nao ganhou nada e este ano esta em 3º… se o 3º lugar merece entao quem deveria ter ganho em 2012 seria um jogador do bayern e nao ronaldo pois ficaram em 2º e foram a final da champions.

      sinceramente em 2012 eu nao me esqueci das assistencias, eu nao as referi, apesar do messi ter mais. nao sei porque puxa esse assunto.

      eu disse que a la liga naoo deve ser diferenciada das outras. nao disse para ronaldo ir la jogar. porque dar a ronaldo , e nao a van persie? ou nesse ano a lewandowski? tambem ganharam as suas ligas.

      ja agora que me cita porque nao cita esta frase no meu primeiro comentario- "ronaldo merece discutir com messi o 2º lugar". eu digo que ele nao merece ganhar. nem sei porque começou esta discussao entre messi e ronaldo quando eu digo claramente que quem mercece ganhar e o ribeuy.

      quanto ao euro 2012 nao fui eu que puxei o assunto. mas se e assim porque defende o ronaldo e nao o ribery? sim portugal tinha no grupo a alemanha, mas nos passamos em 2º. depois ganhamos a holanda , fraquissima que se nao me engano nem pontos fez, e ganhamos a dinamarca a rasca. ganhamos ainda a republica checa. se nao acha obrigaçao ganha a dinamarca e a republica checa e a uma pessima holanda, que bastou para chegarmos longe, entao devera ficar contente se amanha nao ganharmos porque ficar a frente da russia nao dava e evitar palyoff era dificilimo. ja agora a copa america de messi foi em 2011 e tambem foi eliminado pelos campeoes, nao tao fortes, uruguai. nao vamos comparar anos diferentes.

      jonas nao percebe que gostar mais de ronaldo por ser portugues e dizer que a fifa e corrupta e incoerente. pois decide a sua opiniao com base no pais, nao no futebol jogado.
      nao tenho vergonha de dizer que acho messi superior a ronaldo, nao gosto e que digam o que eu digo por ele ser formado no sporting. porque gosto muito dele, assim como de figo e os outros todos. se acha os meus argumentos parvos tudo bem. mas sao factos e factos contam

      ps- escrevo aqui porque comento sem a certeza, mas quanto as assistencias esses seus dados parecem-me incorrectos, pois eu vi em algum sitio que messi era, a seguir a ozil que mais passes fez. volto a referir que nao tenho certezas

    • Jonas
      Posted Novembro 14, 2013 at 8:10 pm

      Se o Ronaldo tivesse sido formado no Benfica você viria aqui defendê-lo com todas as forças, como fez do André Almeida, André Gomes, Ivan Cavaleiro… Defende o Benfica até à última possibilidade, mas Ronaldo vs Messi você é justo. Acredito.

      O seus primeiros argumentos são: "Como o Chelsea ganhou a Champions mas foi horrível, tem de se dar o prémio ao jogador com mais golos (esquecendo as assistências, que coerente…)" e "Ganhar a La Liga não deve ser diferenciado de ganhar a Premier League ou a Bundesliga porque não é a melhor", mas no seu comentário sugere que Messi foi melhor que Ronaldo em 2013 porque Ronaldo não ganhou nada, só marcou mais golos… É um bocado contraditório, mesmo com Ribery à mistura. Quer que Ronaldo ganhe a Premier League a jogar no Real? Até fazia uma perninha…

      Quanto a assistências, eu digo que é absurdo porque pode verificar facilmente que Ronaldo tem normalmente tantas assistências como Messi. Segundo dados da liga espanhola, em 2011/2012 Ronaldo fez 12 e Messi fez 14, em 2012/2013 Ronaldo fez 10 e Messi fez 12, este ano Ronaldo leva 5 e Messi 4… pois… e assumo que dados da Champions sejam semelhantes (não verifiquei). Mas segundo o que diz, Messi está envolvido em "mais golos, golos esses cruciais".

      Quanto ao Euro 2012 nem comento. Resumir umas meias finais como uma mera "obrigação" quando Portugal tinha no grupo a Alemanha e a finalista do Mundial 2010 é ridículo. Aliás, isto porque Messi fez muito melhor com a Argentina.

      Pus "só" como está aqui, entre aspas, porque tem como comparação uma liga e uma supertaça ganhas pelo Ronaldo, não foi como maneira de denegrir a taça por si só. Nada contra a taça, antes pelo contrário. E tem toda a razão, Ronaldo não ganhou nada, é um facto.

      Já o escrevi noutro comentário, ponho tanto Messi como Ronaldo no mesmo patamar, prefiro o segundo simplesmente porque é português, o Sporting nem é o meu clube. E digo-lhe, acho honestamente incrível vir com argumentos do "eu vejo quem mais futebol jogou, e foi messi", porque você não é, aparentemente, um guru do futebol. Se gosta mais de Messi, diga que gosta mais de Messi, o pessoal aceita, e escusa de defender o seu gosto (porque gostos não se discutem) com argumentos parvos.

      A clubice vem do seu nick, presumo que seja ferveroso adepto do Benfica, que respeito como qualquer outro.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 14, 2013 at 6:39 pm

      jonas, antes de mais nao seja ridiculo. ter jogado no sporting nao tem nada a ver. acha que toda a gente resume duelos entre jogadores a meras clubices? sinceramente jogadores como o ronaldo que o sporting forma nao me dao problema nenhum. enquanto esteve no clube nao fez muito, nao prejudicou o benfica, saiu e tornou-se grande. façam mais desses que a seleçao precisa.

      ja agora sao coisas que nao tem nada a ver. o messi quando ganhou a disputa era entre ele e ronaldo. quem ganhou a champions foi o chelsea que fez um pessimo campeonato e bastante irregular, mesmo nas escolhas dos jogadores. nao seria justo dar um premio a um jogador desta equipa. por isso resumiu-se ao jogador que mais golos marcou a nivel mundial. e como era 2012, na 1º metade ficou em 2º e ganhou a taça do rei. e na segunda metade estava em 1º. ganhar a la liga deve ser diferenciado de ganhar a premier league ou a bundesliga? nao e melhor, por isso nao se da so por ganhar a liga. este ano tudo mudou. o bayern ganhou a champions e temos mais um jogador na disputa…ribery. este ganhou tudo, o que nao aconteceu em 2012.

      agora a diferença nesses 2 anos. messi em 2012 ganhou a taça do rei e ronaldo o campeonato. em 2013 ronaldo nao ganhou nada e messi ganhou o campeonato. em 2012 messi bateu o recorde do mundo de golos. em 2013 ronaldo nao bateu. em 2012 ronaldo ficou a 20 golos de messi. em 2013 ronaldo tem mais 15 que messi. na liga espanhola este ano, messi tem 700 min, ronaldo tem 1100. se isto nao e diferente, entao nao sou eu que escondo as preferencias. ronaldo nao ganhou nada, nao foi decisivo para nada, esta em 3 lugar no campeonato. dar um premio a quem nao ganhou nada e que e injusto. o que e diferencia o ronaldo de , sei la, diego costa? falcao?

      ja agora dizer que as assistencias nao contam e ridiculo. messi esteve involvido em mais golos. golos esses cruciais para a vitoria da sua equipa. como e que podemos analisar o desempenho de um jogador sem contar as assistencias?por exemplo, se messi finta a equipa toda e oferece um golo, para mim, tem uma nota maior do que alguem o fazer e oferecerem o golo a ronaldo. 1 tem um golo, o outro 1 assistencia. quem foi mais importante… nao se pode decidir.

      ja agora, qual foi a dificuldade de chegar as semi finais no euro 2012? sim perdemos com a campea, mas tirando a espanha , onde ronaldo decidiu nao bater penalty (so o jogador mais experiente), jogamos contra a alemanha, perdemos. e os outros jogos foram faceis. holanda num mau momento, uma pessima dinamarca, que ainda nos espetou 2 golos, se quiser analisar esses golos quem faz a assistencia e o defesa direito , ronaldo nao pressionou, e jogamos contra a republica checa. qual e o merito? era a nossa obrigaçao.

      e resumir a taça do rei a "so", como e que resume as conquistas do ronaldo este ano?

      ninguem muda os criterios, os defensores do ronaldo inventam guerras parvas, que jogadores deste calibre nao merecem as suas carreiras resumidas a isto. eu sou portugues e admiro muito ronaldo. mas isso nao conta na minha lista de coisas favoraveis. eu vejo quem mais futebol jogou, e foi messi.

      respeito a sua opiniao, mas nao a resuma a coisas parvas, como excluir dados e inventar clubices. bom senso

    • Jonas
      Posted Novembro 14, 2013 at 5:59 pm

      Mosqueteiro, em 2012 Ronaldo venceu La Liga (Real Madrid com recorde de pontos e golos marcados) e Supertaça Espanhola e foi às semi-finais do Euro 2012… Messi (só) levou a Taça do Rei e marcou mais golos no ano civil. Se Messi ganhou o ano passado, porque é que Ronaldo não pode ganhar este, já que fez mais golos?

      Ninguém muda critérios. Se achou justo o Messi ter ganho em 2012, também tem de achar justo Ronaldo ganhar em 2013. É simples. A FIFA aparentemente seguiu esse critério, logo para mim era provável isso acontecer.

      Sei que é difícil esconder o seu clubismo, mas o Ronaldo já não joga no Sporting. E o argumento da lesão é absurdo, mas isso nem comento. Tal como o das assistências, que contam principalmente quando Messi tem menos golos e está lesionado… Bom senso.

  • Joao
    Posted Novembro 14, 2013 at 1:44 pm

    Eu acho que os títulos colectivos devem contar SE nessa equipa existir um jogador superior aos outros. No Bayern isso não acontece, do nível do Ribery existem pelo menos Lahm, Schweinsteiger, Robben, Muller etc. . .
    Álias, eu até nem percebo muito bem todo este hype à volta do Ribery porque para mim o Robben e Muller foram melhores e mais decisivos este ano.

  • Filipe
    Posted Novembro 14, 2013 at 1:43 pm

    Se o que conta são os títulos colectivos e a importância que um jogador teve na conquista desses mesmos títulos, então o Sneijder em 2010, Xavi e o Iniesta num desses anos anteriores já tinham ganho uma Bola de Ouro e mesmo o Ronaldo em 2012.
    Mas, o critério tem sido que o Messi e o Ronaldo são os dois melhores com larga vantagem e têm ficado os dois em 1º e 2º, respectivamente, nos últimos anos …

    Por isso, CR7 é quem merece ganhar.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 14, 2013 at 1:41 pm

    Só os anti-Ronaldo, não conseguem admitir que mesmo que o seu "filho perfeito" seja um jogador enorme, só tem as Bolas de Ouro que tem, porque tem sido completamente beneficiado e as votações têm tido umas "maõzinhas" exteriores.

    "O pior cego é aquele que não quer ver".

    Resta-me dar os parabéns a Messi pela 5ª Bola de Ouro, e "dizer" a Ronaldo para esquecer um prémio falsificado e que as pessoas (com um mínimo de inteligência) cada vez começam a dar menos importância…

  • André Pinho
    Posted Novembro 14, 2013 at 1:38 pm

    Não importa irmos aqui buscar títulos, rendimento no ano civil ou na época desportiva, quem tem melhor equipa ou quem é mais importante: os melhores jogadores do Mundo são Messi e Ronaldo por mais voltas que se dê, portanto o prémio que distingue o melhor jogador do Mundo tem de ser sempre entregue a um deles enquanto continuarem a jogar assim (é mais provável que seja um deles a perder fogo, do que algum outro a atingir o nível que estes dois têm exibido nas últimas 5 épocas).

    Seja qual for o ponto por onde se analisa a situação, Ronaldo merece esta distinção em 2013, porque efectivamente, dentro do futebol estratosférico que os dois jogam, tem sido mais consistente e mais espectacular nos últimos 18 meses.

    Quanto a "critérios", parece-me uma discussão inútil. Este é um prémio de votação. As pessoas votam em quem gostam mais, e acabou. Não se pode criticar o capitão do Bangladesh por gostar mais do Messi, ou o Seleccionador da Tanzânia por gostar mais do Ronaldo.

  • Suarez
    Posted Novembro 14, 2013 at 1:38 pm

    Um pouco off topic, mas penso que seria pertinente falar sobre a altura em que é atribuída a Bola de Ouro. Não seria muito mais razoável esta eleição ser no final da época?

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 14, 2013 at 2:57 pm

      Suarez, não podia estar mais de acordo, o prémio devia ser atribuido em Julho ou Agosto, pois é aí que termina a época…e desde que eu me lembro, ou seja, década de 90 que o prémio apesar de ser entregue em Janeiro, reportava-se ao que os jogadores fizeram na época futebolística anterior…não faz sentido algum atribui-se um prémio baseado em 2 épocas distintas.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 14, 2013 at 1:47 pm

      Depende. Seria assim se o critério fosse o "melhor jogador da temporada X". Mas na realidade, sempre ouvi dizer que este prémio elegia o "melhor jogador do mundo no ano Y"

  • Renato Novais
    Posted Novembro 14, 2013 at 1:35 pm

    Boa tarde!
    É a primeira vez que vou comentar algo aqui no VM.

    Então é o seguinte, eu sou português sim, mas não sou fã do CR7, gosto mais do Messi, mas acho que gostos não se discutem e não é por eu e o CR7 sermos portugueses que tenho obrigação de gostar mais dele que dos outros, mas eu sei e claro que o CR7 é um grandíssimo jogador, muito empenhado em tudo o que faz, eu sei que sim, mas gosto mais da magia do Messi.. Quem não gosta do Messi mas sim do Cristiano, eu respeito claro, mas como disse gostos não se discutem, porque senão, todos gostariamos sempre do mesmo e isso não tinha "pica" para nada.

    O que eu queria dizer sobre isto é o seguinte: Acho que a FIFA está a ser uma ****a mesmo para o Cristiano, mesmo gostando mais ou menos do Messi ou sobre outro jogador que fosse, não têm de dizer em público nem andar a meter o perfil que puseram do Cristiano.. Todos os eleitos tiveram as suas positividases na época anterior e é isso que têm de apresentar.. Penso que quem merecia ganhar a meu ver era o Ribéry pela época estrondosa que fez, mas.. Acho que o melhor jogador do mundo é para o jogador que se sobressai mais na equipa, que é melhor marcador de x e y competições e ganha títulos colectivos, Ribéry ganhou tudo é verdade, mas acho que o Messi também merece porque foi o melhor marcador da Europa de novo e ganhou alguns títulos colectivos, mas isto é em relação à época passada.. Para a próxima Bola de Ouro a seguir a esta atrevo-me a dizer que o Cristiano ganha com larga margem, está numa época absurda mesmo.

    Cumprimento.

  • Anónimo
    Posted Novembro 14, 2013 at 1:06 pm

    Defendem a vitoria de Ronaldo este ano mas criticam a vitoria de Messi em 2010 e 2012(e ganhou um titulo em cada)!!Mas afinal quem em 2010 e 2012 marcou tanto como o Messi??

    Luis Lopes Silva

    • Kacal
      Posted Novembro 14, 2013 at 1:51 pm

      Se o critério for o mesmo sempre, o Messi mereceu vencer em 2010 e 2012 e o Ronaldo merece vencer em 2013, afinal, quem marcou tantos golos com o Ronaldo neste ano civil???

  • Captain Tsubasa
    Posted Novembro 14, 2013 at 12:54 pm

    Pronto lá vai voltar a guerra inócua entre Messi e ROnaldo, é discutir o sexo dos anjos sobre um prémio que não tem importância alguma na minha opinião…

    Admito estar errado, mas desde que me lembro (inicios da década de 90) que o prémio apesar de ser dado só no fim do ano, reporta-se essencialmente ao ano do futebol (neste caso 2012/2013) e não ao ano civil, até porque o ano civil não faz sentido algum na minha opinião, pois isso englobaria 2 épocas de futebol diferente…mas terminar aqui a minha argumentação, porque já sei o que vai dar este post, é os pró-ronaldo com ódio ao Messi a debitarem os recordes do Ronaldo…e os pró-Messi com ódio ao Ronaldo a debitarem os recordes do Messi…como não faço parte de nenhuma dessas facções, porque adoro os 2 e acho-os 2 dos 10 melhores jogadores da história, e não dou importância nenhuma a este prémio, estou OUT deste post

    • Kacal
      Posted Novembro 14, 2013 at 7:08 pm

      Exacto. :)

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 14, 2013 at 5:15 pm

      Nisso também te dou razão, quem vota com base nisso, é simplesmente zero, até porque de pseudo-santos esta o Inferno cheio, e quem foge aos impostos de boa pessoa não tem nada…nisso concordo, o critério usado para votação deverá ser apenas o que se faz dentro das 4 linhas mais nada do que isso, na minha opinião

    • Kacal
      Posted Novembro 14, 2013 at 4:43 pm

      Exacto, não é nisso que eu critico as Pessoas, eu critico aquelas que nem conhecem o Messi pessoalmente ou que nem jogam com ele na mesma equipa e apenas jogaram alguns jogos contra ele e outros nem isso, que votam nele porque acham que ele é uma excelente pessoa e muito humilde e um excelente rapaz, é nessa parte que eu critico e não gosto nada.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 14, 2013 at 3:55 pm

      Kacal, e digo-te eu para mim no global o Messi até é melhor que Cristiano, portanto até podia estar aqui a defender a credibilidade deste prémio, mas para mim não tem credibilidade nenhuma, o Messi ter ganho 4 bolas é-me igual, não lhe dou mais valor por isso e menos ao Cristiano por só ter uma…

      E agora faço-te uma pergunta, imagina-te jogador de futebol, e jogavas na Selecção com o Cristiano Ronaldo e eras tu o capitão de equipa, e eras muito amigo do Cristiano, tu como amigo dele, na altura de votar, mesmo que ele tivesse feito uma época ma, não votavas nele na mesma? uma vez que eras amigo dele? …aposto que tu e qualquer (eu incluído) votaríamos no nosso amigo, mesmo que tivéssemos a consciência que ele não foi o melhor naquele ano, logo só por este exemplo, este prémio perde toda a credibilidade na minha opinião…não pode ser os jogadores e treinadores a votar…

    • Kacal
      Posted Novembro 14, 2013 at 3:01 pm

      Captain Tsubasa, pronto, ok, então este prémio não tem credibilidade nenhuma e não vale a pena pensar em ganha-lo porque as votação são pelo o que se gosta mais e pelos amigos, eu já percebi isso, mas, custa-me ver isso, mas, isso já é outra conversa. :)

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 14, 2013 at 2:30 pm

      LuisRafaelSCp, concordo que o critério devia ser uniforme, mas toda a gente esquece-se de uma coisa, não há critério possivel dado os moldes da votação actual em que é todos os capitães e seleccionadores, ou seja, eles como eu disse em resposta ao Kacal, quem vota, vota em função de uma possível amizade que tenha com determinado jogador que jogue no mesmo clube que ele por exemplo (o Casillas houve um ano que votou no Sergio Ramos), ou vota por uma questão de nacionalidade (por exemplo o Bielsa quando treinava o Chile votar no Messi, ou o Fernando Santos votar sempre no Ronaldo) , ou então votam porque acham que o jogador X é o melhor do Mundo na globalidade e nem se estão para chatear a analisar a época de x ou y e se de facto naquele ano justificou ser o melhor ou não, porque independentemente de quem vença (caso seja o Ribery), os 2 melhores do Mundo continuarão a ser o Messi e Ronaldo e acredito que muitos seleccionadores e capitães acabam por cair neste erro de votar em quem acham melhor e não em quem foi o melhor naquele ano em concreto

      Vocês culpam a FIFA como se fosse a FIFA a ter lá 19 ou 11 pessoas para votar a decidir quem ganha, quando não é isso que se passa, isso sim acontecia no France Footbal que era um grupo de 15 ou 20 jornalistas que votavam, e votavam com base num critério único e tinham de basear o voto nesse critério, agora com este molde da FIFA é impossivel haver critério logo não faz sentido criticarem a FIFA, podem sim criticar a FIFA no sentido de se mudar a forma de eleição e passar a ser ao estilo do que era o France Football..

    • Anónimo
      Posted Novembro 14, 2013 at 1:55 pm

      Concordo, ultimamente tenho lido em todo o lado que o prémio é referente ao ano civil, sendo que sempre julguei que fosse referente ao ano desportivo, no entanto até faz algum sentido ser do ano civil senão o prémio teria que ser dado em Setembro por exemplo. Quanto a quem merece, enfim, não vejo credibilidade nenhuma neste momento, quando pertencia à France Football sim, mas creio que um ponto está assente, o Messi não merece, mas isso não lhe retira qualquer mérito, apenas este ano não foi o melhor..

      G_Star

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 14, 2013 at 1:45 pm

      kacal, explico de uma forma muito simples, este prémio não tem critério algum e vocês não conseguem perceber isso, porque quem vota são os seleccionadores e capitães de todas as selecções do Mundo inteiro, logo não há critério nenhum, portanto quem vota, faz a votação na maioria das vezes por simpatia (as amizades e etcc que alguns têm porque se conhecem dos clubes) e opinião de quem é o melhor (no global e não naquela época em questão)…o que gera que muitas das vezes quem vai votar nem sequer se dê ao trabalho de analisar quem foi melhor, apenas pensa "para mim o melhor do Mundo é X então voto em X, sem sequer dar ao trabalho de analisar se mesmo sendo o melhor do Mundo, foi ou nao o melhor daquele ano), é simples

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 14, 2013 at 1:43 pm

      O problema é esse Tsubasa, é que tu tens o teu critério (época desportiva), mas a FIFA não o define… de ano para ano parece que troca o critério para aquele que Messi está mais bem enquadrado para ser o vencedor.

    • Kacal
      Posted Novembro 14, 2013 at 1:29 pm

      Captain Tsubasa, OK, tudo bem, mas, se o que conta é a época anterior e não o ano civil, como explicas que o Sneijder que ganhou tudo pelo Inter e chegou á final do Mundial 2010 (sendo o melhor marcador com os mesmos golos do Villa e o Muller, 5 golos) na época 2009/2010 e o Ronaldo, campeão espanhol em 2011/2012 com apenas 4 golos a menos que o Messi, chegaram os dois ás meias-finais da Champions e quem venceu os dois prémios foi o Messi, então os 91 golos marcados num ano civil do Messi não contam porque o que conta é a época anterior e não o ano civil, não percebi essa.

  • Kacal
    Posted Novembro 14, 2013 at 12:51 pm

    Claro que era de destacar que o Ronaldo para além de ter feito um fim de época 2012/2013 muito bom, está a fazer um inicio de época 2013/2014 ainda melhor, sendo o melhor marcador da Liga dos Campeões com 8 golos e o melhor marcador da Liga BBVA com 16 golos, tendo 24 golos em 17 jogos, mas, pelos vistos, agora já só conta a época 2012/2013 e não o ano civil 2013, isto é uma vergonha, este ano estão a pôr muitos mais candidatos á Bola de Ouro, o Messi e o Ronaldo são, de longe, os melhores jogadores do Mundo e como nos últimos 4/5 anos, um deles tem de ser eleito porque são simplesmente melhores que os restantes e se formos a ver na "luta" um com o outro, neste ano civil de 2013, o Ronaldo foi o melhor e ainda faltam 10 jogos para ele fazer boas exibições e marcar muitos mais golos, agora se já só conta a época 2012/2013 e não o ano civil 2013, então o critério mudou e é ridículo, mas, com o Blatter já podemos esperar tudo, enfim… que triste.

  • Euclides!
    Posted Novembro 14, 2013 at 12:43 pm

    Quem for licenciado nas áreas de comunicação sabe perfeitamente como é que se fazem este jogos, fazendo uso da escritas, linhas editoriais para tenta manipular a opinião publica, desde os diários desportivos as opiniões encomendadas, o futebol é cada vez mais como a política, um mundo onde se consegue transformar o mau em aceitável, o bom é razoável e o impensável em possível…

    Não há duvidas que a maquina catalã tem muita influência nos meandros da FIFA, não fosse o patrocinador principal ser do Qatar, depois o facto de Messi ser a figura máxima da Adidas que é aos anos parceiro da FIFA entre outras coisas também faz diferença…

    Mas tal como já muita gente disse, é anormal aquilo que se passa, Messi não mereceu as bolas de ouro que ganhou em 2010 e 2012, a de 2010 deveria ter sido ganha ou por Sneijder, Xavi, Iniesta, e a de 2012, por Ronaldo ou Iniesta, mas continua-se a deturpar as coisas e a criar mitos

    agora resulta que Messi é um sério candidato a ganhar uma 5ª bola de ouro, só por já ter 4…

    • Euclides!
      Posted Novembro 14, 2013 at 12:59 pm

      Acrescentar ainda, que quem decide quem ganha este prémio são os países de 3º mundo, pois representam a maioria dos votos, e logo esses países são mais facilmente alvos de coação da parte da FIFA, inclusivamente das marcas desportivas que possam representar, sendo que jogadores, treinadores e selecções das quais tenham afiliação com determinados patrocinadores ou interesses, irão votar em função desses mesmos interesses…

      por tudo isto a Bola de Ouro tornou-se uma anedota a partir do momento em que a FIFA lhe deitou as mãos, quando era eleito por votações de jornalistas na France Football nada disto acontecia.

  • Jonas
    Posted Novembro 14, 2013 at 12:42 pm

    Mais do mesmo… O único ponto positivo do perfil do Ronaldo é que os dois nomes estão escritos em letras maiúsculas e os outros têm o primeiro nome em minúsculas.

    Para além de que isto está tudo referente à temporada 2012/2013 (onde, por comparação, Messi foi ligeiramente superior) sem referência ao ano civil. Nos últimos 5 meses de 2013 Ronaldo tem sido invariavelmente superior, mas duvido que chegue para a FIFA.

  • Bruso
    Posted Novembro 14, 2013 at 12:38 pm

    Palhaçada. Esta FIFA está se tornando uma instituição sem qualquer credibilidade. 1ºfoi o caso de suborno para a atribuição do Mundial ao Qatar, 2º A constante defesa do Messi 3º Escolhas tendenciosas para a Bola de Ouro 4º a imagem de bebedo que o seu presidente tem passado. E se já não bastasse voltam a colocar o Messi no céu e o Ronaldo na mer*a mais uma vez. É rídiculo.

  • Che
    Posted Novembro 14, 2013 at 12:32 pm

    A FIFA é a maior palhaçada que pode haver. Este ano vão mudar novamente os critérios e agora a desculpa para o Messi ganhar vai ser 'coitadinho esteve lesionado e o que conta é o ano futebolistico e nao civil…'!!

    Até o Piqué já veio dizer que se o Messi se ganhar ele farta-se de rir… Quando isto acontece está tudo dito do lixo que é a FIFA…

    Se o Ronaldo não ganha este ano, bem que se pode começar a criar outra federação bem rivalizar com a FIFA.

    Já agora, uma curiosidade, a FIFA é considerada uma associação sem fins lucrativos que lucrou no ultimo Mundial 900milhões de dolares…

    Leiam o livro 'Jogada Ilegal' do Luis Aguilar e tenho dito!

  • Gandhy
    Posted Novembro 14, 2013 at 12:31 pm

    O Messi é um ET, mas ter quatro bolas de ouro de o Ronaldo uma é ridículo!!! E este ano de 2013, se vencer ainda mais ridículo. Recordar que por exemplo em 2010, Sneijder merecia ter ganho a bola de ouro, e foi entregue ao …. Messi. Sneijder venceu em 2010 a Champions batendo o Barça de Messi, a Liga e Taça Italiana, e levou a sua selecção à final do mundial. Por isso se vê o que vale estas votações.

    • Suarez
      Posted Novembro 14, 2013 at 11:44 pm

      Uma rapariga que gosta e percebe de futebol?! Acho que estou apaixonado :)
      Agora mais a sério, Cláudia, concordo com parte do seu comentário. Só discordo na parte do Ronaldo ser arrogante. Ele não é arrogante, não tem é falsas modestias nem é hipocrita. Se a imprensa não o defende quase nunca, o persegue e o trata mal várias vezes, porque há-de ele ser simpático?

    • José Nogueira
      Posted Novembro 14, 2013 at 4:38 pm

      O Gabriel é daquelas pessoas que depois de ver a sua equipa perder um jogo onde foi a melhor equipa em campo, diz que o que interessa é que dê espectáculo e jogue bonito. Ainda acredita em vitórias morais?
      Como disse e bem, o futebol é um jogo de equipa, mas também, é um jogo em que o que interessa é ganhar. Que vale de uma equipa jogar só para o entusiasmo quando depois não ganha títulos? E acho que um jogador é mais valorizado quando faz a diferença num jogo em que ganha, do que marcar 3 ou 4 golos e depois a sua equipa perder.
      Vamos lá a ver sr.gabriel, em que ficamos?

    • Cláudia Marujo
      Posted Novembro 14, 2013 at 4:04 pm

      È caricato este seu comentário, como é possível atribuir tanto valor a certos e determinados jogadores, e rebaixar alguém com tanto valor, como o Ronaldo. È certo que Ribery , Messi, Ibrahimovic têm muito valor sem dúvida , mas quando elegemos o melhor jogador do mundo , estamos a eleger um modelo de jogador que na presente época se destacou mais que os restantes jogadores, além dos números fantásticos de Ronaldo , ele é um jogador , com uma qualidade técnica e tática fora do comum, é um jogador com um sentido posicional excelente, um jogador crucial em bolas paradas , um jogador como poucos a jogar de cabeça, um dos jogador com mais velocidade com e sem bola e além disso um jogador com prestações excelentes tanto a nível de selecção , como a nivel de clube. È ridiculo Messi ter 4 bolas de ouro e Ronaldo apenas 1 , a única explicação para tal , só poderá ser o facto de Messi ser um jogador humilde perante a imprensa e Ronaldo ser um jogador um pouco mais arrogante , nenhum outro argumento mais , poderá justificar esta tremenda injustiça.

    • Gabriel
      Posted Novembro 14, 2013 at 2:27 pm

      Caro Euclides… eu também sou Português, mas tenho olhos na cara. Dizer que Ronaldo é o melhor jogador do mundo desde 2006 é claramente ser faccioso. Já vi que não gosta nada do Messi, mas isso também é demais.

      E que raio de conversa essa de virem sempre a dizer que o rapaz só joga bem por causa do colectivo do Barça já chateia. Então o futebol não é um jogo de equipa? Até parece que o ROnaldo joga sozinho! Então os golos todos que marca de encostar ou já dentro da pequena area? É o próprio Ronaldo que se assiste a ele próprio? O ano passado, por exemplo, o Ozil foi o jogador com mais assistências do campeonato, que beneficiou e muito o Ronaldo. Lá está, jogo de equipa! Curiosamente, nesse ano, o segundo melhor assistente foi o… Messi, que foi também o melhor marcador. Que raio?! Então mas afinal o rapaz também sabe jogar, não?

      E quanto à história dos critérios para a bola de ouro, de uma vez por todas: NÃO HÁ CRITÉRIOS!
      Cada capitão e seleccionador vota no jogador que considera ou considerou o melhor, da forma que lhe apetecer.

      Posto isto, consider o Messi o melhor jogador do mundo, de forma absoluta. No entanto, relativamente ao ano de 2013, a escolha é complicada. Fez um final de época muito bom, na primeira metade do ano, e agora, um final de ano mais fraco. Não me parece que escolheria para 1º lugar.

      – Ribery fez uma época colectiva fantástica, mas não é claramente o melhor jogador do mundo.
      – O Ibrahimovic é dos jogadores que mais me entusiasma a jogar e aquele que mais coisas faz que eu atribuiria como dignas do melhor jogador de futebol do mundo (atenção – futebol – não atletismo!) Um pouco como o iniesta..
      – O Neymar não conta para esta votação… ainda. Pois tem todo o potencial para vir a fazer jogadas verdadeiramente fantásticas, com pormenores deliciosos, que o colocariam, para mim na mesma gaveta de Ibrahimovic e Iniesta (como o Ronaldinho antes, por exemplo).
      – Finalmente, o Ronaldo, é um jogador fantástico, mas há muito que não me entusiasma o estilo de jogo. Pois aprecio muito mais a "força da técnica que a técnica da força". O Ronaldo dos primeiros anos de Manchesters sim! Eu bem sei que era muito menos eficaz e decisivo, mas para mim, muito mais entusiasmante. No entanto, fazendo uma análise objectiva, este ano o Ronaldo terá de estar nos 2 primeiros. Não sei se em primeiro, porque não foi decisivo (pois creio que nada ganhou de relevante), mas principalmente porque poucas vezes me fascina, poucas vezes afirmo: "genial". É sempre obvervações mais físicas e ao nível de numeros, e como tal pouco entusiasmante, para mim.

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Novembro 14, 2013 at 2:06 pm

      Mas porquê o Ribery!? É superior a Muller? É superior a Schweinsteiger (de certeza que está mal escrito mas também é impossível acertar), ou melhor, é superior ao Robben!? Em quê!? Digam-me lá em que é que o "Scarface" é superior ao Holandês!?

      Isto é tudo uma grande treta… Existem dois jogadores que estão um nível a cima de todos os outros: Messi e Ronaldo, o resto são histórias.. Eu prefiro Ronaldo, pelo que se esforça, pelo seu trabalho e por ser português, mas sou o primeiro a dizer que o Messi é melhor. Sim não temos gostar dos melhores, porque se não ninguém apoiava Sporting, Porto ou Benfica e era tudo do Bayern de Munique. Agora essa história de o Ribery ter de ganhar só porque ganhou tudo é uma bela treta. Tal como é a do Sneijder…

      A verdade é que os melhores do mundo são Ronaldo e Messi. Os outros todos (Ribery, Zlatan, Neymar, Robben, Pirlo, Van Persie, Montero – Vá este foi só por brincadeira – são muito muito muito bons mas nunca serão como os dois primeiros…

    • Euclides!
      Posted Novembro 14, 2013 at 1:37 pm

      Não há critérios nenhuns na entrega deste prémio, o que conta são as votações, amanhadas ou não, depois logicamente pode se discutir, mas critérios não existem… até porque se Houvessem critérios, Messi não teria 4 bolas de Ouro, isso é certo, o facto também de não haver qualquer nível de separação entre o que são vitórias colectivas da prestação individual faz com que muitas vezes se aproveite essa "gap" para fazer campanha a sua maneira…

      Quando Ronaldo ganhou a liga espanhola com record de golos e pontos, e quando marcou 46 golos e deu o titulo ao Real, os jogadores da Liga Espanhola elegeram o Messi como o melhor jogador, porque servindo-se de o facto de ter marcado mais 4 golos, mas no ano anterior, o Ronaldo tinha marcado 5 ou 6 golos a mais que o Messi e deram o prémio na mesma ao Messi por ter sido campeão… portanto isto é o perfeito exemplo que os prémios por votação, não tem qualquer critério, tem-se é preferências, antipatias, simpatias, jogos de interesses etc etc

      Ribery ou Messi irão ganhar, Ronaldo não, mas Ronaldo é o melhor jogador do Mundo de 2006 até aos dias de hoje, o Messi é um grande jogador e esteve muito bem no Barcelona de Guardiola, mas só brilhou por culpa da qualidade colectiva do Barcelona, hoje tirado a nú o que é Messi, nota-se claramente que não tem mesmo nível do Ronaldo, Ronaldo é monstruoso goste-se ou não da figura, é aquilo (PONTO) em qualquer é aquilo, já Messi, o melhor já passou e já não voltará, porque os jogadores do Barcelona já alguns estão em declínio…

      Ronaldo ainda andará a calar bocas e alimentar invejas pelo menos até aos 32 anos, pois é um jogador como Ibrahimovic, uma força da Natureza com um talento como Poucos…

    • Kacal
      Posted Novembro 14, 2013 at 1:13 pm

      Sim o Ribéry merece este ano, mas, não deve ganhar porque nos últimos 4/5 anos, este critério não contou, se não o Sneijder teria vencido em 2010, o Ronaldo em 2012 e o Xavi e o Iniesta já teriam uma Bola de Ouro.
      O critério tem sido, com ou sem títulos, o Messi e o Ronaldo são os dois melhores do Mundo com larga vantagem e têm ficado em 1º e 2º, respectivamente, por isso, a "luta" tem que ser entre eles e vendo entre eles, o Ronaldo foi superior este ano civil e ainda tem 10 jogos pela frente, mas, se o que conta é a época anterior e não o ano civil, ainda é mais ridículo, porque assim o Messi não fez 91 golos e o Ronaldo ganhou o campeonato e o Sneijder venceu tudo na época 2009/2010, por isso, alguém que se decida no critério a escolher.

    • Captain Tsubasa
      Posted Novembro 14, 2013 at 12:56 pm

      João, muito bem metida essa

    • João Lains
      Posted Novembro 14, 2013 at 12:47 pm

      Então isso quer dizer que o Ribéry merece vencer este ano, certo?

  • Nuno R
    Posted Novembro 14, 2013 at 12:30 pm

    Eu votaria no Pilro. Um tipo que possui uma vinha e produz umas garrafitas de qualidade terá sempre o meu voto.

  • Saiyan
    Posted Novembro 14, 2013 at 12:06 pm

    Estes perfis mais parece propaganda para ganhar o Messi outra vez.

  • Gonçalves
    Posted Novembro 14, 2013 at 11:54 am

    Mas alguém dúvida que a FIFA vai dar a Bola de Ouro ao Messi?? é só ler esses perfis e tirar as dúvidas
    se isto continua assim vai ser messi em 1º, ribéry 2º, ibra em 3º, neymar em 4º e ronaldo em 5º

    FORÇA no vosso trabalho VM. Não desistam deste projecto…percebo que tenham pouco tempo pessoal e profissional mas por favor não acabem com o VM. Vão ver que os clicks na publicidade e comentários vão aumentar. Não desanimem este é de longe o melhor site de Desporto em Portugal e não pode acabar.

    • Diogo Fialho
      Posted Novembro 14, 2013 at 1:22 pm

      Não acredito que tenham a displicência de meter o Ronaldo em 5.º, mas se a "FIFIA" continuar assim, não tenho dúvidas que acontecerá algo assim do género…

  • Homero Ramos (Polameiro City)
    Posted Novembro 14, 2013 at 11:51 am

    Em termos de títulos Ronaldo parte provavelmente atrás dos outros candidatos, mas esta resposta "às provocações de Blatter", com golos atrás de golos, fazem dele o melhor jogador do mundo nesta altura. Se dúvidas houvesse, ficariam já dissipadas com os números que apresenta neste ano. Esperemos que continue a marcar e já esta sexta feira, em duelo com outro grande jogador, que provavelmente também já merecia uma bola de ouro.

  • Nuno R
    Posted Novembro 14, 2013 at 11:50 am

    para começar, era bom que os perfis estivessem em português do Camões.
    Depois, o perfil refere-se à temporada passada, ou ao ano em causa?
    Enfins…

Deixa um comentário